Priscilla de Sales Brito

Arquiteta e urbanista em atuação. Pós-graduada lato sensu em Design de Experiência do Usuário pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bacharela em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário UNIESP com início superior pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diplomada em Design de Interiores pelo Centro Universitário de Maringá (UniCESUMAR). Desde 2010, vivência em sociologia urbana por meios teóricos e imagéticos; experiência da pessoa usuária em produtos/espaços físicos e digitais; pesquisa e prática em Habitação Social - socioespacial, tecnologias BIM para projetos em ATHIS e qualidade do ambiente construído; análise, mineração e tratamento de dados urbanísticos para estudo do espaço diverso e acessível; design efêmero urbano com intervenções em arte e tecnologias envolvidas; paisagem urbana; espaços públicos nos seus âmbitos sociais, políticos e artísticos/poéticos; projetos de edificações e arquiteturas de interiores centradas na pessoa usuária, com foco em acessibilidade, diversidade e singularidade. Servidora pública pelo IBGE durante o Censo Demográfico 2020.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Design de Experiência do Usuário

2022 - 2023

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Spectrum

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2018 - 2021

Centro Universitário UNIESP
Título: Monotonia (Ar)riscada: A padronização no maior conjunto habitacional do Brasil
Orientador: Prof. MSc. Paulo José Rossi

Graduação em Design de Interiores

2017 - 2019

Centro de Ensino Superior de Maringá

Graduação em Ciência da Computação

2013 - 2017

Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2010 - 2017

Universidade Federal de Campina Grande

Formação complementar

2019 - 2019

Pensamento Curatorial Como Prática Social. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural de João Pessoa, FUNJOPE, Brasil.

2019 - 2019

GATILHO: Estímulos, Provocações e Orientações para Artes Visuais. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural de João Pessoa, FUNJOPE, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Gerenciamento de Obras. (Carga horária: 5h). , Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande, FMN/CG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em A Importância do Desenho e Ilustração na Arquitetura. (Carga horária: 5h). , Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande, FMN/CG, Brasil.

2017 - 2017

Workshop Internacional Coletivo BOAMISTURA. (Carga horária: 40h). , Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, Brasil.

2016 - 2016

Fundamentos de Design Gráfico para Jogos Digitais. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FACISA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Análise de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação Visual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Espaços Paramétricos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Desenho Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Urbanismo Tático.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Sociologia Urbana e Direito à Cidade.

Organização de eventos

AQUINO, A. P. P. ; MENDES, B. B. ; BRITO, P. S. . CineLAB. 2018. (Outro).

Participação em eventos

SAAU '17 IESP.Pense fora da casa!. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BRITO, P. S. ; AQUINO, A. P. P. ; GUIMARAES, A. C. B. ; MENDES, B. B. ; LIMA, B. A. ; PONTES, B. F. ; BARBOSA, I. R. L. ; NASCIMENTO, R. M. B. . Os Festejos Juninos em Campina Grande: Evolução e percepção dos usuários no Parque do Povo. In: TICYUrb · Proceedings of the Third International Conference of Young Urban Researchers, 2018, Lisboa. ProductCity. The City as a Product. Lisboa: Manuel Garcia-Ruiz, 2018. v. 3. p. 121-137.

  • BRITO, P. S. ; BRANQUINHO, J. G. ; VILELA, A. M. ; ARAUJO, R. P. ; LIMA, J. M. A. . Tecnologia e ATHIS: Como a plataforma BIM auxilia nos projetos de Assistência Técnica. In: I Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste: da extensão universitária à prática profissional, 2020, Recife. Publicação - I Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste. Salvador: Ana Clara de Araújo e Mariana Pardo, 2020. v. 1. p. 136-137.

  • BRITO, P. S. ; BRANQUINHO, J. G. ; ARAUJO, R. P. ; LIMA, J. M. A. . Análise dos Benefícios da Plataforma BIM quando utilizado em Projetos de ATHIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ANDRADE, V. ; BRITO, P. S. ; EMANUEL, A. ; SANTANA, E. ; VIDAL, F. . Don't Kill The Bat. 2017 (Game Design).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    São João de Campina Grande: O Parque do Povo em laytout histórico como representação urbana do direito à cidade e da mercantilização do espaço, Descrição: Estudos e base de dados sociais, históricos, políticos, culturais e urbanos são fundamentos para a análise das mudanças de layout e incorporação do espaço público Parque do Povo, na cidade de Campina Grande, pelos usuários, no período de realização da festa "O Maior São João do Mundo", evento que o local abriga anual e tradicionalmente. Tratamento de questões como mobilidade, área por uso, perfil de usuários, gênero, acessibilidade e segurança urbana são ênfase para argumentar a diagramação do Parque do Povo no São João ao longo do tempo e as propostas atuais de mudanças de local e layout como resultado ou consequência de um canto urbano sendo enfaticamente produto do mercado de capital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla de Sales Brito - Integrante / Aida Paula Pontes de Aquino - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento de estratégias para Uso, Manutenção e Recuperação de Moradias com Incorporação de TS, Descrição: A implementação de TS visa o desenvolvimento social, enfocando especialmente a população Em situação de vulnerabilidade. Como essa população, historicamente, participação reduzida na consolidação de técnicas e arranjos produtivos, na formulação de bases normativas e legais e na organização econômica,faz-se necessário apoiar seu desenvolvimento por meios de política publicas que envolva em TS. Não se trata simplesmente de ampliar o acesso às estruturas institucionais existentes, transferindo as praticas convencionais a novos contextos, mas de caminho para a construção de novas praticas pela própria população, de modo que essa possa para si o conhecimento e os recursos disponíveis. Embora tenha havido significativo avanços na última década, as políticas publicas vigentes ainda preservam aspectos assistencialismo, estabelecendo uma relação assimétrica cujo pressuposto é a idéia e que a população mais vulnerável deve ser atendida . Assim, por exemplo, muitas políticas participativas representam uma melhoria em relação às políticas autoritárias que as precederam, mas não chegam a ultrapassar o estágio da participação informática, conciliatória e cooptativa. Os processos assim gerados são definidos de antemão pelas mesmas importâncias administrativas e técnicas que também denominam as práticas mais convencionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscilla de Sales Brito - Integrante / José Wallace Barbosa do Nascimento - Coordenador / Myllena Miliann Silva Melo - Integrante / Gabriella Eloy Cavalcanti - Integrante / Favianny Ricarte Farias Beserra - Integrante / Miriam de Farias Panet - Integrante.

Prêmios

2018

DESIGUALDADES E CIDADES: C E G A (Menção Honrosa), PROJETAR.org.

2018

BRASIRAMA (Menção Honrosa), HACKFEST e Ministério Público Federal.

2009

Medalha de Bronze, Olímpiada Campinense de Matemática, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Laboratório de Rua, LABRUA. , Rua Lino Gomes da Silva, Nº. 177, São José, 58400360 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 00000000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - 2023

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Urbanística de Censo Demográfico., Carga horária: 40

Outras informações:
Análise e reconhecimento demográfico e urbano. Processamento e atualização de dados. Busca e detalhamento de informações coletadas e integração com o sistema de mapeamento brasileiro de estatísticas urbanísticas. Supervisão urbana (edificações, aparelhagem e equipamentos urbanos, usos, qualidade do espaço). Contratação e desligamento de funcionários.

2019 - Atual

Fundação Cultural de João Pessoa

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Fotógrafa, Carga horária: 10

Outras informações:
Fotográfa e participante do Ciclo de Pesquisa e Produção Sensorial da Fotografia Contemporânea.

2020 - 2021

Escritório de Práticas e Projetos em Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária., Carga horária: 20

Outras informações:
ESTE.Lar Desenvolvimento de projeto arquitetônico interdisciplinar para uma instituição de apoio social e estritamente sustentável com propostas vernaculares, de baixo orçamento. LUMINOTECNIA/PAISAGEM URBANA Desenvolvimento de propostas luminotécnicas para edifícios tombados e de interesse histórico na cidade de João Pessoa e Cabedelo, Paraíba.

2021 - 2021

CRN Arquitetura

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta/Designer, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de conceituação e arquitetura de interiores para espaços de condomínio vertical.

2019 - Atual

Laboratório de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12

2019 - 2019

Centro Universitário UNIESP

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina monitorada: Fotografia e Expressão.

2017 - 2018

Laboratório de Rua

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

2011 - 2012

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora. Modalidade: ITI-A, Carga horária: 20

2021 - 2021

Prefeitura Municipal de Boa Vista

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30