Cláudia Polubriaginof

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro - UNISA, São Paulo. Graduada em História pela UNISA (2014) e Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (2000). Especialista em Enfermagem Psiquiátrica pela FMUSP, e em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pelo Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa. Professora do Curso de Graduação em Medicina e Enfermagem da UNISA nas disciplinas de Medicina de Família e Comunidade e Enfermagem na Atenção Psicossocial. Orientadora da Liga de Saúde Mental do Curso de Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde - GETS/PPGSC/FCMSCSP/CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas

2014 - 2016

Universidade de Santo Amaro
Título: LIGA BRASILEIRA DE HYGIENE MENTAL: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO DISCURSO MÉDICO PSIQUIÁTRICO (1923-1947)
, Ano de Obtenção: 2016.Paulo Fernando de Souza Campos.

Especialização em Especialização Em Qualidade de Serviços de Saúde

2006 - 2006

Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Balanced Scorecard (BSC) nas Organizações de Saúde: um estudo comparativo
Orientador: Ana Paula Novaes

Graduação em História

2011 - 2014

Universidade de Santo Amaro
Título: As práticas de enfermagem no Hospital do Juquery na gestão de Pacheco e Silva (1923-1937)
Orientador: Paulo Fernando de Souza Campos

Formação complementar

2004 - 2004

Acompanhamento Terapêutico. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2001 - 2002

Aprimoramento em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde M. (Carga horária: 1817h). , INSTITUTO DE PSIQUIATRIA, IPQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: História das Ciências.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Qualidade dos Serviços de Saúde.

Organização de eventos

POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . 26o Semana Acadêmica de Enfermagem. 2022. (Outro).

Participação em eventos

18o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2022. (Seminário).

Acervos e fontes para a história da saúde em São Paulo. 2022. (Seminário).

II Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Saúde Mental do Curso de Enfermagem da UNISA.Dependência química e redução de danos. 2022. (Outra).

1º Setembro amarelo da Liga Acadêmica de Saúde Mental de Enfermagem.A representação do suicídio no Cinema. 2021. (Simpósio).

72o Congresso Brasileiro de Enfermagem. A saúde mental dos profissionais de enfermagem diante a pandemia por COVID-19. 2021. (Congresso).

23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. CUIDADO AOS PSYCHOPATHAS: O QUE DIZ O PRIMEIRO LIVRO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA. 2020. (Congresso).

23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. O IMPACTO DA COVID-19 JUNTO A POPULAÇÃO NEGRA. 2020. (Congresso).

XLI Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates ? COACME JCP. A saúde tem cor? O contraste da Medicina com os demais cursos da saúde. 2020. (Congresso).

22o Congresso de Iniciação Científica da Unisa. PERFIL COMPORTAMENTAL FRENTE À DEPENDÊNCIA TÉCNOLÓGICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2019. (Congresso).

22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Percepção dos universitários dos cursos de saúde, frente ao apoio psicopedagógico. 2019. (Congresso).

22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. TCAP ? Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica ? Binge Eating Disorder. 2019. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. SUICÍDIO NA POPULAÇÃO TRANSGÊNERO. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DA TRANSEXUALIDADE EM SÃO PAULO: A PERSPECTIVA DOS USUÁRIO. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. O Aumento da Incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis na Terceira Idade. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. As representações sociais dos profissionais de saúde frente ao paciente atendido. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Revisão literária sobre o consumo de álcool e outras drogas por estudantes universitários. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Doenças Infecciosas e Parasitárias - O Aumento da Incidência de IST?s na Terceira Idade: Resumo Literário. 2018. (Congresso).

21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Depressão em médicos: uma classe que precisa de atenção. 2018. (Congresso).

20o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Suicídio na adolescência. 2017. (Congresso).

20o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. Processo de luto na família do suicida. 2017. (Congresso).

20o Congresso de Iniciação Científica da UNISA. PEP (Profilaxia pós-exposição sexual): uma possibilidade para a prevenção de HIV. 2017. (Congresso).

As doenças e os espaços de exclusão. 2015. (Encontro).

II Simpósio Internacional da ANHE.Cuidados aos psychopathas: representações da enfermagem no primeiro manual de enfermagem psiquiátrica brasileiro. 2015. (Simpósio).

Lembrar para não esquecer: 50 anos do golpe civil-militar de 1964. 2014. (Outra).

VII Simpósio Nacional de História Cultural: escritas, circulação, leituras e recepção.A enfermagem no Hospital do Juquery na gestão de Pacheco e Silva (1923-1937). 2014. (Simpósio).

XXII Encontro Estadual de História.Minicurso: A ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985). 2014. (Encontro).

XXII Encontro Estadual de História.Enfermagem, cuidado e poder no Hospital do Juquery na gestão Pacheco e Silva (1923-1936). 2014. (Encontro).

XXII Encontro Estadual de História. 2014. (Encontro).

16o. Congresso de Iniciação Científica e 10o. Mostra de Pós-graduação na UNISA. 2013. (Congresso).

Curso de formação de tutores do Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (cr. 2013. (Outra).

Ensino estruturado para autistas na abordagem TEACCH. 2013. (Outra).

I Encontro de Pesquisa Políticas e Identidades Ibero-Americanas. 2013. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa Políticas e Identidades Ibero-Americanas.Práticas de Enfermagem no Mundo Ibero-Americano. 2013. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa Políticas e Identidades Ibero-Americanas.Práticas de Enfermagem no Hospital do Juquery na Gestão de Pacheco e Silva (1923-1936). 2013. (Encontro).

IV Jornada de História da Ciência e Ensino. 2013. (Outra).

IV Jornada de História da Ciência e Ensino.Mini curso: Eugenia, ciência de uma época. 2013. (Outra).

Jornada de História da Ciência e Ensino. 2013. (Outra).

Mini curso: O jornal como fonte de pesquisa histórica: métodos e técnicas. 2013. (Outra).

Palestra: O feminino em Dom Casmurro: uma leitura junguiana de suas personagens. 2013. (Simpósio).

Palestra: República dos Manos. 2013. (Outra).

13o. Seminário Nacional de História da Ciência. 2012. (Seminário).

Técnicas avançadas de estudo. 2012. (Outra).

Projeto Senar Rondon - 2a Edição.Agora é a hora dos assentamentos rurais. 2011. (Outra).

Curso Didática do Ensino Superior - Extensão EaD. 2010. (Outra).

Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. Balanced Scorecard (BSC) nas organizações de saúde: um estudo comparativo. 2007. (Congresso).

Intervenções em Saúde Mental: o paciente grave.Intervençoes no paciente psiquiátrico grave. 2007. (Encontro).

58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).

Simpósio Internacional - Suicídio: avanços e atualizações. 2004. (Simpósio).

Curso de Atualização: Princípios Estatísticos em Planejamento de Estudos na Área da Saúde. 2003. (Outra).

BLS - Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde. 2001. (Oficina).

II Encontro Paulista de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental:. 2001. (Encontro).

Curso: Novas tendências na prevenção das infecções relacionadas a cateteres vasculares. 2000. (Outra).

II Curso de Atualização em Oncologia - Enfermagem. 2000. (Outra).

II Curso de Introdução à Liga de Oncologia. 2000. (Outra).

IV Simpósio Internacional do Estudo e Tratamento da Dor. 2000. (Simpósio).

Curso: Corticoterapia Sistêmica na Prática Médica. 1999. (Outra).

II Jornada de Enfermagem. 1999. (Outra).

VII Simpósio de Ventilação Mecânica. 1999. (Simpósio).

Curso de atualização em Oncologia. 1998. (Outra).

I Curso de Eletrocardiograma. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Amanda Maria de Queiroz

Denise Yamamoto; Priscila Paruci;POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA. A comunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro: mecanismos de desenvolvimento de ansiedade e depressão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Santo Amaro.

Aluno: Elayne Carvalho dos Santo

POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA; Mariano Chinaia; Isabel Palumbo. Pensamentos e Sentimentos da Transexualidade em São Paulo: a perspectiva dos usuários do CRD (Centro De Referência e Defesa da Diversidade). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro.

Aluno: Anderson Gomes Pesanha

POLUBRIAGINOF, Cláudia. As políticas públicas de saúde que contemplem o público LGBT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro.

Aluno: Jéssica Saraiva Dias

Mariano Chinaia; Carla Conde;POLUBRIAGINOF, Cláudia. A Família como Parceira no Desenvolvimento Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro.

Aluno: Erika Lopes Loiola

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Atuação do enfermeiro nos Centros de Atenção Psicossocial em álcool e drogas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Juliana Santana de Carvalho

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Humanização: a problematização da PNH nas práticas de trabalho, uma reflexão na visão de gestores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Francisca Eilone de Lima Garcia

POLUBRIAGINOF, Cláudia. O adoecimento do enfermeiro e o impacto na prestação da assistência ao paciente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Bruna Brecht Alves

Bucchi, Sarah;POLUBRIAGINOF, Cláudia. Manifestações da síndrome de burnout e do estresse em estudantes de enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Beatriz Ramos

POLUBRIAGINOF, Cláudia. O impacto das lesões ocupacionais na enfermagem visando a prevenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Elizio Dias de Barros

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Assistência de enfermagem para abstinência de opióides. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Elionai Pedrosa de Oliveira

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Redução de danos para cadastrados alcoolista na atenção primária da saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Nadine Briza Ramaalho

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Crack: redução de danos e consultório de rua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Talita Caroline Viana Saud

POLUBRIAGINOF, Cláudia. Psicopatia infantil: a maldade vem de berço?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: PATRÍCIA ROCHA CARVALHO

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CAMPOS, P. F. S.. Identidade de gênero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Winny Dias

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CAMPOS, P. F. S.. DERMACAMP - Sentindo na pele, fazendo a diferença na vida das pessoas com problemas crônicos de pele por meio da integração social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Fabiana Azevedo de Menezes da Silva

VAIE, Sylvia;POLUBRIAGINOF, Cláudia. A importância da comunicação escrita na equipe de enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Rafael Marcelino Pastor

POLUBRIAGINOF, Cláudia; VAIE, Sylvia. Contenção física da paciente psiquiátrico: os cuidados pertinentes de enfermagem sob a ótica da humanização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Vela Lúcia Maranhão Campos Camilote

POLUBRIAGINOF, Cláudia; VAIE, Sylvia. A comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o paciente traqueostomizado sob ventilação mecânica na UTI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Thaís Helena Mendes

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CASTRO, Rosiani de Cássia B Ribeiro. Revisão bibliográfica sobre o conhecimento do enfermeiro que atua em psiquiatria em relação a seu papel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Lindasselva Soares dos Santos

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CASTRO, Rosiani de Cássia Ribeiro de. A família e o paciente psiquiátrico perante o tratamento e a desinstitucionalização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Letícia Costa Pinto

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CASTRO, Rosiani de Cássia B Ribeiro. Tentativas de suicídio: uma revisão bibliográfica e a repercussão para a enfermagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Cristina Almeida de Campos

POLUBRIAGINOF, Cláudia; CASTRO, Rosiani de Cássia B Ribeiro. Identificação na literatura dos transtornos psicológicos e psiquiátricos que podem ocorrer em pacientes no pós-operatório sa cirurgia bariátrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro.

Orientou

Alzélia Oliveira

O programa de redução de danos como cerramento de abordagem e vinculação com o usuário de craca; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Juliana Parreira

Contenção Mecânica: indicação e procedimento; 2006; 56 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento Em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde M) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

ALEXANDRE COSTA FERNANDES

Mulheres negras na Enfermagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Karen Roberta Dos Santos Ricardo

Mulheres negras na Enfermagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Erika Lopes Loiola

Atuação do enfermeiro nos Centros de Atenção Psicossocial em álcool e drogas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Kátia Ribeiro Leite

Depressão pós parto na adolescência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Elizio Dias de Barros

Assistência de enfermagem para abstinência de opióides; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Nadine Briza Ramalho

Crack: redução de danos e consultório de rua; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Elionai Pedrosa de Oliveira

A redução de danos para cadastrados alcoolistas na atenção primária da saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Talita Caroline Viana Saud

Psicopatia infantil: a maldade vem de berço?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Similda de Sousa Lima Patrício

A motivação do consumo de álcool durante a gravidez e suas consequências; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Sara Lima de Oliveira

Violência da equipe de enfermagem na assistência à parturiente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Rosimeire Massena Souza

O papel do enfermeiro ao estresse do cuidador de idoso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Rayssa Fabre Olher

Depressão entre acadêmicos de enfermagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Odemara Natami Martins

O trabalho do enfermeiro na redução de danos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Nancy Elizabeth Milian Custódio

A qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Cristiane Matos da Silva

Obesidade infantil: fatores de risco e intervenções de enfermagem pertinentes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Jéssica Lemos de Alencar

Uso de substâncias psicoativas entre universitários da área de saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Bianca Cristina Silva Santos

Alcoolismo na adolescência: abordagem e intervenção de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Clara Lorena Almeida Reis

Esquizofrenia e suicídio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Fernanda Pereira Pascoal

Assistência de enfermagem para crianças autistas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Lorraine Rodrigues de Freitas Fernandes

Uma abordagem da enfermagem em relação aos sentimentos e pensamentos dos pacientes portadores de úlcera de perna; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Maria Aurideia Vasconcelos Viana

Gestantes com HIV: possibilidades para a enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Renata Dias Vieira

O papel do enfermeiro no diagnóstico e tratamento da dependência do álcool; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Selma Souza Del Nero

Segurança do paciente e erros de medicação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Thais Lemes

Papel do enfermeiro com o paciente esquizofrênico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Susana Fernandes da Silva

Suicídio e seu impacto no contexto familiar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Maria do Carmo Reis Crespilho

A ótica dos agentes comunitários de saúde sobre o Programa Saúde da Família; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Gabriela Pereira Sá

Os benefícios da música na prática de enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Rilza Teresa Anunciação de Jesus

Assistência de enfermagem ao portador da doença de Alzheimer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Wagner Celso Gomes Barbosa

Blog: Uma Ferramenta para Enfermagem na Assistência ao Transtorno Alimentar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Rebeca Beatriz Lucena dos Santos

A Identificação da Emergência Psiquiátrica e a Abordagem da Equipe de Enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Patrícia Galdino do Amaral dos Santos

Tentativa de suicídio - assistência de enfermagem a pacientes ue tentaram suicídio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Fernanda Senna de Macedo

Separação dos pais na infância = depressão na adolescência?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Michele da Silva Polo

Proposta de assistência de enfermagem à criançaportadora da Síndrome de Asperger; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Bulimia Nervosa: papel da família no tratamento da doença; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Elainne Christina Teixeira de Araújo

Dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem ao lidar com o paciente terminal: sua influência no cuidado; 2006; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Juliana Malagó da Matta Diniz

Reinserção psicossocial X esquizofrenia: desafios e possibilidades; 2006; 31 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Lucimara Apolonio de Souza

Assistência de enfermagem ao paciente com Transtorno de Personalidade Borderline; 2006; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Tatiana Gambarelli Soares

Eletroconvulsoterapia (ECT): atualização e assistência de enfermagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Thais Gomes Caballero

Depressão pós-parto em adolescentes sem apoio familiar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Tahys Emanuelle Aranha Nazaro

Depressão pós-parto versus psicose puerperal: diferenciando comportamentos para individualizar a assistência; 2006; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Roseli de Oliveira Albano

A contribuição do Toque Terapêutico para a assistência de enfermagem; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Reginaldo Costa de Oliveira Dias

Emergência Psiquiátrica no pronto socorro do hospital geral: as principais ocorrências e intervenções de enfermagem; ; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Elisangela Bezerra Lourenço Azevedo

Inventário do Programa da Disciplina Elaborado por Maria Rosa de Sousa Pinheiro para o Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (1958-1966); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Santo Amaro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Eliane Regina Torres Pereira

Os sentimentos dos pais ao entregar o filho à equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Santo Amaro, Universidade de Santo Amaro; Orientador: Cláudia Polubriaginof;

Produções bibliográficas

  • MISIUNAS, GIOVANNA FERNANDES ; CAVALINI, CAMILA SCHNEIDER ; SOUZA, GUILHERME VASCONCELOS DE ; SANTOS, RAFAELA SLEMAN CARDOSO DOS ; POLUBRIAGINOF, CLAUDIA . UM PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NOS IDOSOS EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS FAIXAS ETÁRIAS, NAS REGIÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2013 A 2023: ESTUDO ECOLÓGICO. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 50-51, 2024.

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA ; FRANCO DE LIRA SIQUEIRA, LUCCIANO ; DE SOUZA CAMPOS, PAULO FERNANDO . NARRATIVAS MÉDICAS SOBRE FEMINILIDADE NAS PUBLICAÇÕES DA LIGA BRASILEIRA DE HIGIENE MENTAL (1925-1947). História e Cultura , v. 11, p. 208-228, 2022.

  • WAKIM FERLA, BR ; CURCIO OLIVA DE PAULA, CAICO BRUNO ; BARROS, FERNANDA CAROLINA ; MARSURA CASELLI, VICTORIA ; POLUBRIAGINOF, CLAUDIA . BIBLIOGRAPHIC REVIEW ON CONGENITAL SYPHILIS. Perspectivas em medicina legal e pericias medicas , v. 7, p. e220306, 2022.

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA ; CAMPOS, PAULO . Psychiatric nursing: analysis of the Manual Cuidados aos Psychopathas. Referência (Coimbra) , v. IV Série, p. 125-132, 2016.

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . Liga Brasileira de Higiene Mental: Pacheco e Silva e o ideário da mulher higienizada. In: Paulo Fernando de Souza Campos; Gustavo Querodia Tarelow. (Org.). Mentes, corpos e comportamentos: novos olhares sobre a história da psiquiatria. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2023, v. , p. 260-282.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; SILVA, JP ; OLIVEIRA, Romário Freitas de ; FAILE, Patrícia Ganem Sanches . Manejo do paciente psiquiátrico internado. In: Marsal Sanches; Ricardo Ushida; Sérgio Tamai. (Org.). Manejo do paciente psiquiátrico grave. 1ed.São Paulo: Roca, 2009, v. , p. 1-176.

  • MARIANO, S. ; RODRIGUES, AVP ; CARDOSO, CAS ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . Psiquiatria X Religião. In: 9o Congresso de Iniciação Científica, 2006, São Paulo. 9o Congresso de Iniciação científica, 3a Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. São Paulo, 2006.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; FAILE, Patrícia G S ; OLIVEIRA, Romário Freitas de . Enfermagem Psiquiátrica: a experiência da Santa Casa de São Paulo - a reabilitação psicossocial na prática diária.. In: Congreso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. 56o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . O IMPACTO DA COVID-19 JUNTO A POPULAÇÃO NEGRA. In: 23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2020, São Paulo. ANAIS 23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2020. p. 183-184.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . CUIDADO AOS PSYCHOPATHAS: O QUE DIZ O PRIMEIRO LIVRO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA BRASILEIRO?. In: 23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2020, São Paulo. ANAIS 23o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2020. p. 705-708.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Percepção dos universitários dos cursos de saúde, frente ao apoio psicopedagógico e a relação professor-aluno. In: 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019, São Paulo. ANAIS 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019. p. 776-777.

  • SCHUNCK, P. B. L. ; PANDOLFI, M. M. ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . TCAP ? Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica ? Binge Eating Disorder. In: 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019, São Paulo. ANAIS 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019. p. 1358-1358.

  • ZACARIAS, T. L. Q. ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . PERFIL COMPORTAMENTAL FRENTE À DEPENDÊNCIA TÉCNOLÓGICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNISA. In: 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019, São Paulo. ANAIS 22o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2019. p. 1854-1854.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Depressão em médicos: uma classe que precisa de atenção. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018, São Paulo. ANAIS 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018. p. 799-803.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Revisão literária sobre o consumo de álcool e outras drogas por estudantes universitários da área de Ciências Biológicas. In: Claudia Polubriaginof, 2018, São Paulo. ANAIS 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018. p. 1092-1094.

  • SANTOS, E. C. ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DA TRANSEXUALIDADE EM SÃO PAULO: A PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS DO CRD (CENTRO DE REFERÊNCIA E DEFESA DA DIVERSIDADE). In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018, São Paulo. ANAIS 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018. p. 1242-1242.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; PIBER, L. S. . SUICÍDIO NA POPULAÇÃO TRANSGÊNERO. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018, São Paulo. ANAIS 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018. p. 1272-1272.

  • PEREIRA, T. B. ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . As representações sociais dos profissionais de saúde frente ao paciente atendido no Pronto Socorro por tentativa de suicídio. In: 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018, São Paulo. ANAIS 21o Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2018. p. 1451-1451.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; CAMPOS, P. F. S. . Condutas do feminino: mulheres e psiquiatria na produção intelectual de Pacheco e Silva (1923-1937). In: Luso-Brazilian meeting on the History Tropical Medicine, 2015, Lisboa. 2º Encontro-Luso Brasileiro de História da Medicina Tropical. Lisboa, 2015.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; CAMPOS, P. F. S. . A enfermagem no Hospital do Juquery na gestão de Pacheco e Silva (1923-1937). In: VII Simpósio Nacional de História Cultural, 2014, São Paulo. Caderno de resumos - VII Simpósio Nacional de História Cultural História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepções. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. p. 229-230.

  • RUIZ, Juliana Helena ; OLIVEIRA, Romário Freitas de ; POLUBRIAGINOF, Cláudia ; SOUZA, Rodrigo . A contribuição da arteterapia na humanização da internação psiquiátrica.. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - Salvador, Bahia, 2004.

  • COSENTINO, José Eduardo Milori ; POLUBRIAGINOF, Cláudia . Esquizofrenia refratária e manejo de caso: relato de um caso. In: Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2002, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2002.

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Aplicação do diagnóstico de enfermagem na Psiquiatria. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem', 2001, Curitiba. 53o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001.

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . Especialista em dependência química e Redução de Danos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . Conscientiza COVID III. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . Depressão e Suicídio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA ; RODRIGUES, J. R. . A saúde mental dos profissionais de enfermagem diante a pandemia por COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA ; RODRIGUES, J. R. . A saúde mental dos profissionais de enfermagem diante a pandemia por COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . São Paulo pelas Lentes da Higiene: entre eugenia positiva e eugenia negativa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • POLUBRIAGINOF, CLÁUDIA . A saúde tem cor? O contraste da Medicina com os demais cursos da saúde. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia ; SALMAN, FC ; OLIVEIRA, TMG ; CORDON, R ; NOVAES, AP . Balanced Socorecard (BSC) nas organizações de saúde: um estudo comparativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . A enfermagem psiquiátrica em um serviço de referência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Ambiente Terapêutico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Enfermagem Psiquiátrica e Reabilitação Psicossocial na prática diária: a experiência da Santa Casa de São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Enfermagem em Saúde Mental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLUBRIAGINOF, Cláudia . Enfermeiros conceituando Diagnóstico de Enfermagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

POLUBRIAGINOF, Cláudia ; FAILE, Patrícia Ganem Sanches ; SILVA, Josenaldo Pereira da ; OLIVEIRA, Romário Freitas de ; RUIZ, Juliana Elena ; CARVALHO, Reinaldo Antônio de ; BARONE, Rita Luisa ; FÁTIMA, Luzete ; CARLOS, Luciene Espíndola . Regimento do Serviço de Enfermagem. 2003.

POLUBRIAGINOF, Cláudia ; Fontana, E ; MURAKAMI, J ; RODRIGUES, D ; ANJOS, S. ; OLIVEIRA, D ; SOARES, E . Regimento do Serviço de Enfermagem. 2008.

POLUBRIAGINOF, Cláudia . Enfermagem Psiquiátrica. 2010; Tema: Enfermagem Psiquiátrica. (Blog).

POLUBRIAGINOF, Cláudia . Contenção física no paciente psiquiátrico grave. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

POLUBRIAGINOF, Cláudia . Enfermagem Psiquiátrica: a individualização do cuidado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2008

    Os sentimentos dos pais ao entregar o filho à equipe de enfermagem do centro cirúrgico, Descrição: Este trabalho teve por objetivo identificar os sentimentos mais comuns dos pais ao deixar o filho no Centro Corúrgico e identificar a partir do cuidador a visão do papel da enfermagem neste contexto. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Conclui-se que a abordagem do profissional mostrou-se deficiente pois a maioria das mães entrevistadas não soube identificar o profissional que a recepcionou e a acolheu seu filho no Centro Cirúrgico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudia Polubriaginof - Coordenador / Eliane R. T. Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santo Amaro - Bolsa.

Prêmios

2008

11o. Congresso de Iniciação Científica da UNISA, Universidade de Santo Amaro.

2007

10o. Congresso de Iniciação Científica da UNISA, Universidade de Santo Amaro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Santo Amaro, Curso de Medicina. , Rua Eneas de Siqueira Neto, 340, Jd. das Imbuias, 04829300 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21418665, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

2011 - 2014

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Pós Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenação do Curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Atividades

  • 09/2005

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica, Relacionamento Interpessoal, Saúde Mental, Bases Teóricas e Históricas da Enfermagem

  • 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Santo Amaro, Universidade de Santo Amaro.,Atividade realizada, Orientação de TCC.

  • 09/2004 - 08/2005

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica, Dependência química

2021 - 2022

Hospital Escola Wladimir Arruda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica Especializada

2007 - 2008

Associação Congregação de Santa Catarina/PAI (SP)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica de Enfermagem, Carga horária: 44

2002 - 2006

Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo

Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 33

Atividades

  • 02/2005 - 08/2006

    Ensino, Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Psiquiatria Clínica

  • 02/2002 - 08/2006

    Serviços técnicos especializados , Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, Enfermagem.,Serviço realizado, Supervisão em enfermagem.

  • 04/2003 - 06/2003

    Treinamentos ministrados , Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, Enfermagem.,Treinamentos ministrados, Assistência de Enfermagem ao Portador de Esquizofrenia, Anotação de enfermagem na Psiquiatria

2003 - 2005

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 25

Atividades

  • 10/2003 - 06/2005

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica

2001 - 2002

Hospital Vera Cruz

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 36

Atividades

  • 01/2001 - 04/2002

    Serviços técnicos especializados , Hospital Vera Cruz.,Serviço realizado, Supervisão em Enfermagem.

  • 10/2001 - 10/2001

    Treinamentos ministrados , Hospital Vera Cruz.,Treinamentos ministrados, Comportamentos Psiquiátricos e cuidados de enfermagem