Vinicius Prates da Fonseca Bueno

Vinicius Prates é jornalista, professor e pesquisador. Tem experiência de 35 anos atuando como jornalista em mídias massivas, especializadas e em assessoria de imprensa, dentre as quais se destacam: Rede Record de Televisão; SBT; Rede Sesc-Senac de Televisão; Editora Globo/Globolivros; Rádio Jovem Pan; Rádio Eldorado; Scientific American Brasil; Agência PINI; Agência Report; assessoria de imprensa do SESI/SENAI-SP no sistema FIESP; SP4 Comunicação Corporativa; Pluricom Comunicação Integrada. Iniciou sua carreira de professor universitário na Universidade Paulista (UNIP) em 2007 onde permaneceu até 2017. Desde então lecionou ainda na FIAM-FAAM; na Universidade Metodista de São Paulo; no programa de especialização da Universidade Anhembi-Morumbi. Atualmente é professor e pequisador do Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações (MPCom) e também do curso de graduação em Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCL/UPM), na qual é membro do Colegiado de Graduação. Nesta mestma instituição coordena os projeto de pesquisa 'Antagonismos e aproximações nas relações entre culturas organizacionais' e 'O Centro de São Paulo no Antropoceno: interculturalidades para uma gente sem mundo'; é ainda coordenador adjunto do Grupo de Pesquisa em Mídia Impressa - 1 Dia, 7 Dias do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGCOM/PUC-SP), no qual desenvolve o projeto de pesquisa 'Comunicação pós-acontecimental'. É membro da Associação Internacional de Estudos Transculturais e Interculturais. É ainda membro da rede internacional de pesquisadores da Global Social Norms (GSN), desenvolvida pelo Institute for Futures Sudies da Linköping University da Suécia. É parecerista regular da Revista Galáxia, do PPGCOM/PUC-SP (Conceito Capes A2). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisa financiada por bolsa integral do CNPq; mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); especialista pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); graduado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (FCL). Em 2013 assistiu como aluno especial ao curso semestral Communication Technology Graduated Seminars na Northern Illinois University (EUA). É autor de 'Um mapa da ideologia no Antropoceno' (2020) e co-organizador de 'Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional' (2017) e de 'Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política' (2022). Suas pesquisas de mestrado e doutorado, bem como seus trabalhos mais recentes, são análises discursivas baseadas nas teorias do sujeito e do acontecimento, e têm como objeto enunciados ambientalistas e políticos, tanto na mídia massiva quanto nas redes sociais online.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A natureza deslocada: construção dos sentidos da sustentabilidade ambiental empresarial na revistas de economia e negócios Exame, IstoÉ Dinheiro e Época Negócios
José Luiz Aidar Prado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: discurso; enunciação; imprensa; sustentabilidade; responsabilidade social empresarial.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informação e comunicação.

Mestrado em Comunicação Social

2006 - 2008

Universidade Metodista de São Paulo
Título: O capital dá a palavra: um estudo do discurso da responsabilidade social empresarial na revista, Ano de Obtenção: 2008
Elizabeth Moraes Gonçalves.Palavras-chave: mídia especializada; pós-moderno; discurso; responsabilidade social empresarial; sustentabilidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Informação e comunicação.

Especialização em Globalização e Cultura: Sociologia da Mudança

2000 - 2001

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Título: não há
Orientador: não há

Graduação em Jornalismo

1989 - 1992

Faculdade Casper Líbero
Título: AIDS e a mídia

Formação complementar

2021 - 2021

II Fórum de atividade transformadora e planejamento pedagógico. (Carga horária: 30h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2020 - 2020

Elaboraçao de instrumentos avaliativos no ensino superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2019 - 2019

Interdisciplinaridade. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias para a produção científica e editorial em jornalismo. (Carga horária: 6h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2016 - 2016

Perpsectiva para educação ambiental em projetos políticos pedagógicos. (Carga horária: 6h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2015 - 2015

Forum Permanente de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 15h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2013 - 2013

Communication Technology Graduated Seminars. , Northern Illinois University, NIU, Estados Unidos.

2010 - 2010

Semiótica e Enunciação. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2002 - 2002

Civilização e Barbárie. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, SMC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

PRATES, V. . IV Encontro Internacional de Gestão e Comunicação. 2025. (Outro).

CARDOSO, J.B. ; PRATES, V. ; DUGNANI, Patrício ; PINTO, P.R. . V Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral. Os desafios da Interculturalidade. 2025. (Outro).

PRATES, V. ; PAIXAO, P. ; NASCIMENTO, M. . XVI Encontro de Comunicação e Letras. 2021. (Outro).

PRATES, Vinicius ; LOPES, M. J. A. . XV Encontro de Comunicação e Letras. 2020. (Outro).

PRATES, Vinicius . Produção em telejornalismo: desafios e perspectivas. 2017. (Outro).

PRATES, Vinicius . X Encontro de Comunicação e Letras. 2016. (Outro).

PRATES, Vinicius . VI Fórum de Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2016. (Outro).

PRATES, V. . Encontro de Jornalismo - Jornalismo em Construção. 2014. (Outro).

PRATES, V. . Encontro de Jornalismo - A realidade do mercado. 2013. (Outro).

PRATES, Vinicius . Artigo científico: concepção, desenvolvimento e contribuição ao saber. 2012. (Outro).

PRATES, Vinicius . I Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana: sessão temática II - cibercultura. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral. Os desafios da Interculturalidade.Interculturalidades no capitalismo comunicacional: como ver (e ser visto) em paralaxe. 2025. (Simpósio).

L'Eredità delle Donne - IV Edizione.Perspectivas do ecofeminismo. 2024. (Simpósio).

VI Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociaiss.Discurso ambientalista nas cooperativas do antropoceno. 2024. (Seminário).

1o. Congresso Internacional de Interculturalidade, Lusofonia, Identidade e Comunicação. Enunciados falsos que circularam nas redes sociotécnicas durante a pandemia da Covid-19.. 2022. (Congresso).

IV Simposio Internacional de Comunicación y Cultura.Semioses do Minhocão, uma tragédia em três atos: de não-lugar a anti-lugar e hiper-lugar. 2022. (Simpósio).

Pentálogo XII do CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação.As redes extremistas e seus percursos passionais. 2022. (Seminário).

Seminários da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.A natureza deslocada: apropriações políticas e sociais da crise ambiental. 2022. (Seminário).

III Fórum de Aprendizagem Transformadora. 2021. (Outra).

18 Encontro da SBPJor.Análise semiótica dos afetos no fact checking sobre a covid-19. 2020. (Encontro).

XVII Semana de Preparação Pedagógica. 2020. (Outra).

XVI Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2019. (Outra).

XV Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2019. (Outra).

XXVIII COMPÓS - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. 2019. (Encontro).

Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático II.Fake profiles: laughter, scorn, reverse. 2018. (Outra).

XIII Semana de Prepração Pedagógica Mackenzie. 2018. (Outra).

XIV Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2018. (Outra).

Crescimento econômico, meio ambiente e conflitos na América Latinaina. 2017. (Seminário).

Currículo Lattes: preenchendo com eficácia.. 2017. (Oficina).

Horizontes do Objeto.relatoria de workshop acadêmico. 2017. (Outra).

Interdisciplinaridades: atravessando fronteiras do conhecimento. 2017. (Outra).

Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático: jornadasa internacionais. O significante 'povo brasileiro' na crise política do impeachment de Dilma Rousseff. 2017. (Congresso).

Produção em telejornalismo: desafios e perspectivas.Produção em telejornalismo: desafios e perspectivas. 2017. (Outra).

Produtos de extensão: reportagem audiovisual para projetos. 2017. (Oficina).

Publicação científica e indexidadores. 2017. (Outra).

Teoria e prática em projetos e jornalismo. 2017. (Outra).

XII Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2017. (Outra).

XI Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2017. (Outra).

XXVI COMPÓS - Encontro Anual da Compós. O afastamento de Dilma Roussef: afetos e discursos em disputa na política. 2017. (Congresso).

A interdisciplinaridade como pradigma das ciências contemporâneasass. 2016. (Outra).

Ajustando nossa epistemologia para uma visão ampla da realidade. 2016. (Outra).

Desafios da pesquisa no ensino superior. 2016. (Outra).

Empreendedorismo e negócios de alto impacto social. 2016. (Outra).

Extensão no Projeto Pedagógico do CEFT. 2016. (Outra).

Formação para a cidadania. 2016. (Outra).

Horizontes do Objeto.Correlatoria do ciclo de workshops teóricos. 2016. (Outra).

Horizontes do Objeto - Ciclo de workshops teóricos.TV aberta e mídias sociais. 2016. (Outra).

IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.A dieta do fim do mundo: perversões do sujeito do consumo diante da crise ambiental. 2016. (Simpósio).

IX Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2016. (Outra).

O ecossistema de inovação dos Estados Unidos. 2016. (Outra).

Processos e aspectos pedagógicos do curso de jornalismo. 2016. (Outra).

Segundo encontro - Extensão: diálogos e provocações. 2016. (Outra).

VIII Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2016. (Outra).

X Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2016. (Outra).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "Considerações sobre o discurso cicloativista na São Paulo dos carros". 2016. (Congresso).

Horizontes do objeto.Ciclo de workshops teóricos. 2015. (Outra).

VII Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie. 2015. (Outra).

VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo - Enec. Sustentabilidade como fantasia liberal - capitalista. 2014. (Congresso).

XII Alaic. A crise ambiental no jornalismo de economia e negócios: da natureza deslocada à fantasia sustentável. 2014. (Congresso).

Department of Communication's Third Friday Colloquium - Cameras in Illinois Courtroomsms Fin. 2013. (Outra).

II Econtro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA).O ethos discursivo da Rede Sustentabilidade: a construção do Mesmo e do Outro nas plataformas digitais de relacionamento. 2013. (Encontro).

Transformações da biopolítica. 2012. (Outra).

XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Regimes de convocação da biopolítica do desempenho nas revistas brasileiras de negócios. 2012. (Congresso).

A condição glocal: a vida humana na civilização mediática avançada.A glocalização radical do sujeito ecoeficiente. 2011. (Outra).

I Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental.A glocalização radical do sujeito ecoeficiente. 2011. (Encontro).

Vida glocal: cenários ampliados. 2011. (Outra).

A dinâmica dos regimes de sentido. 2010. (Outra).

Aula Magna Eric Landowski. 2010. (Outra).

Diálogos Transdiciplinares: comunicação, mídia e cultura.O capital dá a palavra. 2008. (Seminário).

Horizontes do Objeto - Ciclo de Workshops Teóricos.Análise do Discurso e mídia - o caso do discurso socioambiental. 2008. (Encontro).

III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.A abordagem da análise do discurso sobre a mídia no pós-moderno. 2008. (Simpósio).

Horizontes do Objeto - Ciclo de Workshops Teóricos. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Christian Dino Batsi

PRADO, J. L. A.; MOTTA, L. T.;PRATES, V.. Deslocados forçados: (in)visibilidade dos migrantes ambienetais nas mídias. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Michele Miyuki Yang

PRADO, J. L. A.; MARTYNIUK, V.L.;PRATES, V.. Estudo semiótico dos vínculos afetivos na campanha presidencial de Lula em setembro de 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafael Giovannini

PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR; CHAIA, V.;PRATES, V.. Eleições à flor da pele: análise discursiva dos vídeos do Movimento Brasil Livre nas eleições de 2018. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raul Prospero Marques Caldeira

PRADO, J. L. A.; TRIVINHO, E. R.;PRATES, Vinicius. Polarização nas eleições de 2018: análise discursiva dos pornais de notícia Brasil 247 e O Antagonista. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paulo Arisol Sabino de Souza

PRADO, J. L. A.; FERRARA, L.;PRATES, Vinicius. Deslocamento discursivo de Getúlio Vargas em seu segundo governo. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Soares Mesquita

PRADO, J. L. A.; MELLO, C.P.N.;PRATES, Vinicius. A construção do Sucesso e os Contratos Comunicacionais Presentes nos Portais Folha de S. Paulo e Estadão. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana Cristina da Silva Ferreira

PRADO, J. L. A.; LONGHI, C. R.;PRATES, Vinicius. Em busca da autonomia da mulher: análise do contrato de comunicação da Marcha das Vadias. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Robinson Quintanilha

PRATES, V.; COSTA, C. R.. Transformações contemporâneas no papel social do jornalista: o caso da mídia automotiva no Brasil. 2015 - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Lygia Maria Silva Rocha

PRADO, J. L. A.; SANTOS, R. C.; MARTYNIUK, V.L.; FIORE, M.;PRATES, V.. Sinal de fumaça: o discurso sobre a maconha no jornalismo científico brasileiro e sua relação com a causa antiproibicionista. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Cerqueira Lobo

PRADO, J.L.A.; LONGHI, C. R.;PRATES, V.; LANA, L.. Lugar de Mulher: uma cartografia da construção discursiva da liberdade nas revistas femininas. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Bezerra Furtado Barros

PRADO, J. L. A.; CESAROTTO, O. A.; CASAQUI, V.; CHAIA, V.;PRATES, V.. Alteridades incorporadas: o distensionamento antagônico no discurso sustentável do Guia Exame. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lygia Maria Silva Rocha

PRADO, J. L. A.; BUENO, A. M.;PRATES, Vinicius. Sinal de fumaça: o discurso sobre a maconha no jornalismo científico brasileiro e sua reação com a causa antiproibidionista. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Romulo Fernando Lemos Gomes

PRADO, J. L. A.; NOBRE, H. H. M.;PRATES, Vinicius. Democracia digital popular: enunciação, cadeias de equivalências e hegemonia nos dispositivos Participa.br e Decide Madrid. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Bezerra Furtado Barros

PRADO, J. L. A.; CASAQUI, V.;PRATES, V.. Do antagonismo ao agonismo: a construção das figuras antagonistas no discurso sustentável do Guia Exame. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Cerqueira Lobo

PRADO, J.L.A.; LONGHI, C. R.;PRATES, Vinicius. Cartografias do mundo "feminino": análise discursiva de mídias voltadas para o público feminino. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: PEDRO HENRIQUE CANDIDO DE OLIVEIRA

PRADO, J. L. A.; MARTYNIUK, V.L.;PRATES, Vinicius. Os selos ESG como enunciadores da sustentabilidade corporativa. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: PRISCILA PEZATO

PRADO, J. L. A.; SOUZA, P.R.E.;PRATES, V.. Discursos sobre educação das juventudes. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Michele Miyuki Yang

AIDAR PRADO, JOSE LUIZ; TRIVINHO, E. R.;PRATES, V.. Estudo semiótico dos vínculos afetivos na campanha presidencial de Lula em setembro de 2022. 2023.

Aluno: Rafael Giovannini

PRADO, J. L. A.PRATES, Vinicius; CHAGAS, Viktor. Eleição á flor da pele: análise discurvisa dos vídeos do movimento Brasil livre nas eleições 2018. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raul Prospero Marques Caldeira

PRADO, J. L. A.PRATES, Vinicius; CHAIA, V.. Polarização e eleições 2018: análise discursiva dos portais de notícias Brasil 247 e O Antagonista. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Soares Mesquita

PRADO, J.L.A.; MELLO, C.P.N.;PRATES, Vinicius. Estratégias comunicacionais do jornalismo na era digital: a construção do "a mais" em direção ao sucesso e seus contratos comunicacionais". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: FERREIRA, JULIANA C

PRADO, J. L. A.; LONGHI, C. R.;PRATES, Vinicius. S.. Contrato de comunicação e produção de sentido na marcha das vadias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Veríssimo Fernandes

PRADO, J. L. A.; Azevedo, F.;PRATES, V.. O escândalo político na mídia semanal: os contratos de comunicação na cobertura de escândalos envolvendo PT e PSDB nas revistas Carta Capital e Veja. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Robinson Quintanilha

CAZELOTO, E.; COSTA, C. R.;PRATES, Vinicius. Especialistas versus amadores: o papel do jornalista na mídia especializada em automóveis no contexto da web 2.0. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Heytor Henrique da Silva de Azevedo Aroc

PRATES, V.; TRIGO, J. A.; TONI, M.. Navala: ouça minha verdade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Juan Pablo Montenegro Corona

HARRIS, H. A.; PINTO, P.R.;PRATES, V.. Como é trabalhar com a criação de conteúdo na internet?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renan Parpinelli Medeiros de Alencar

GURGEL, A.; FRANGE, Marcelo B.;PRATES, V.. Impressões da primeira Esports World Cup. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabella Icassati Livoratti

PRATES, V.; PAIERO, D. C.; TRIGO, J. A.. Cura: uma reportagem transmídia sobre restauração de áreas degradadas do Pantanal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruna Marotta Costa

SANDANO, C.E.; OLIVEIRA, VANESSA;PRATES, V.. Análise da polarização dos veículos de imprensa sobre o novo projeto de lei de aborto. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Caio Augusto de Morais Oliveira

SANDANO, C.E.; ABRUNHOSA, L.;PRATES, V.. Diferentes arranjos: as diferentes percepções sobre a música. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Clara Costa Campos

OLIVEIRA, VANESSA; ABRUNHOSA, L.;PRATES, V.. Seja Lutz - explorando a diplomacia brasileira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Milena Tachji Ogeia

DIAS, V.; SANTANA, Yonara;PRATES, V.. Pelo olhar da diáspora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Orientando Frederico Creazzo Amaral Cury

TRIGO, J. A.; PAIXAO, P.;PRATES, V.. Sportswashing: a infusão do esporte na política. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Jean Louis Teppet Filho

TRIGO, J. A.; PAIXAO, P.;PRATES, V.. Análise do discurso dos portais esportivos. Estudo dos portais ESPN e Globoesporte. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Mei

TONI, M.; GURGEL, A.;PRATES, V.. Cunhadas: um videodocumentário sobre mulheres de presidiários. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Enrico Sommerfeld Claramunt

PRATES, V.; GURGEL, A.; PAIXAO, P.. Saúde mental em campo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marcela Cunha Sousa

PRATES, V.; GURGEL, A.; PAIXAO, P.. Olimpíadas além do pódio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Luiza Sanches Mião

OLIVEIRA, VANESSA; SANDANO, C.E.;PRATES, V.. Terremoto em Santiago do Chile: 2010. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Leonardo Medeiros Grané

OLIVEIRA, VANESSA; SANDANO, C.E.;PRATES, V.. Faz o pix: um podcast pra te ajudar a entender mais de economia e finanças pessoais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Matheus Costa Soares

PRATES, V.; SANDANO, C.E.; OLIVEIRA, VANESSA. Beting: a biografia do biógrafo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Manoel Lima

LOURENÇATO, A.;PRATES, V.; THOMAZ, D.. Crítica gastronômica tradicional e a relação com o TikTok. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Daniel Oliveira Saltes

LOPES, M. J. A.; MORAES, F. O.;PRATES, V.. Atenção assertiva: o cotidiano de portadores de TDAH. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel Henrique Carille

PINTO, P.R.; DIAS, V.;PRATES, V.. A cobertura jornalística dos cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruno de Souza Xavier

TONI, M.; DIAS, V.;PRATES, V.. O jornalismo policial e a atuação de membros das forças de segurança nas redes sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Liberali Gambassi

DIAS, V.; PINTO, P.R.;PRATES, V.. Bastidores do radiojornalismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Mateus Frizzero

DIAS, V.; PINTO, P.R.;PRATES, V.. O futebol que (quase) ninguém vê. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Artur Neves Sebastião

SANDANO, C.E.; TONI, M.;PRATES, V.. A história do futebol de botão no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabela Silva Matos Pereira

NASCIMENTO, M.; SANDANO, C.E.;PRATES, V.. Princesa do Litoral: videodocumentário sobre a cidade de Iguape-SP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Giovanna Mazagão

NASCIMENTO, M.; LOURENÇATO, A.;PRATES, V.. Vozes da Bela Vista: memórias, histórias e identidades locais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Bortoletto Moreno

NASCIMENTO, M.; PAIXAO, P.;PRATES, V.. Sarau do Vale: um documentário sobre educação e arte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Paola Mercadante Von Atzingen

PRATES, V.; SANDANO, C.E.; PAIERO, D. C.. Comunicação organizacional: os impactos no novo mercado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Henrique Caprini Negrão de Lima

PRATES, V.; SANDANO, C.E.; NASCIMENTO, M.. A relevância do Movimento Verde Amarelo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Mariana Vieira Magalhães

PRATES, V.; THOMAZ, D.; NASCIMENTO, M.. Ansiedade em estudantes de medicina no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thiago Patrício e Silva

PRATES, V.; THOMAZ, D.; NASCIMENTO, M.. A história do surf no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luisa Heizenreder Cury

PRATES, V.; HARRIS, H. A.; PAIERO, D. C.. Plano de Comunicação da Sacola Principal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rodrigo Torres Augusto Ferreira

PRATES, V.; GURGEL, A.; PAIERO, D. C.. Os efeitos da depressão no indivíduo e no círculo familiar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thomas Kronig

THOMAZ, D.; PAIERO, D. C.;PRATES, V.. Paralimpod: os desafios da cobertura jornalística. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Vinicius Vieira de Macedo Lima

PRATES, V.; SANDANO, C.E.; TRAJANO, Tânia. Travesti não é bagunça: uma narrativa sobre a realidade do mercado de trabalho para mulheres trans e travestis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruna Odriozola Altenfelder Silva

PRATES, V.; SANDANO, C.E.; PAIXAO, P.. Do zero ao sucesso: jovens empreendedoras do sécuo XXI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro Gonçalves Miranda Braga

PRATES, V.; SANTORO, A. C. T.; LOPES, M. J. A.. Beabá do clima. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Luisa Domingues Pires dos Santos

NASCIMENTO, M.;PRATES, V.; PINTO, P.R.. Portuguese Student Trip: uma chuva de oportunidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: JOÃO GUILHERME SCHNEIDER

NASCIMENTO, M.;PRATES, V.; THOMAZ, D.. Altas Horas na pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Júlia Farias Camargo

PEREIRA, F.;PRATES, V.; DIAS, V.. À moda brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Kessy Alana Santos Balog

PRATES, V.; PEREIRA, F.; VIEIRA, Nancely. Brechós como ferramenta de estímulo à moda sustentável. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Hellen de Oliveira Camilo

HARRIS, H. A.; LOURENÇATO, A.;PRATES, Vinicius. O melhor dos melhores amigos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Matheus de Oliveira Fiuza

SANTOS, R. F.; GONDO, R.;PRATES, V.. O presente e o futuro da cobertura dos e-sports no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Arnaldo Dib Filho

CONRADO, J. M.; LOURENÇATO, A.;PRATES, V.. Por trás da vida de jogadores profissionais de videogamente: quebrando estereótipos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Giorgia Maria Leme Parrini

NASCIMENTO, M.; TRIGO, Thales.;PRATES, V.. Potencialidade informacional de uma fotografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alexandre Sousa Melo

PRATES, V.; GURGEL, A.; TRIGO, J. A.. Exploração espacial brasileira: potencialidades e desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Camila Santiago Depane

PRATES, V.; LOURENÇATO, A.; PINTO, P.R.. Mães universitárias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Julia Simões Romano

PRATES, V.; LOPES, M. J. A.; PINTO, P.R.. A jornada da mulher no jornalismo esportivo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rafael Soto Borges

PRATES, V.; MORAES, F. O.; THOMAZ, D.. Dia a dia de um ativista do movimento vegado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lucca Redua Gonçalves Neto

PRATES, V.; THOMAZ, D.; PAIXAO, P.. A cobertura jornalística em casos polêmicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia dos Santos Silva

PINTO, P.R.; NASCIMENTO, M.;PRATES, V.. O aumento das ocupações durante a pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thaís Cruz Santos

SANTORO, A. C. T.;PRATES, V.; SANDANO, C.E.. Violência sexual contra mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Natália Belo Cândido

PINTO, P.R.; LOPES, M. J. A.;PRATES, V.. A relação da opinião pública com a notícia: uma análise das fake news na pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Andressa de Oliveira Camillo

PRATES, V.; GURGEL, A.; TRIGO, J. A.. Tecnologias de reconhecimento. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rai Augusto Barreiro Fernandes

PRATES, Vinicius; TONI, M.; SANDANO, C.E.. Garoto do Ninho: a História de Gedson dos Santos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Izabel Tereza Rodrigues dos Santos

PRATES, Vinicius; THOMAZ, D.; PEREIRA, F.. Precarizou. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: THAIS MARIANO DE SOUSA

PRATES, Vinicius; NASCIMENTO, M.; SANDANO, C.E.. Paredes Invisíveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Samuel José de Melo Soares

PRATES, Vinicius; SANTORO, A. C. T.; DIAS, V.. Futebol além do gol: o amor dos torcedores brasileiros pelos seus clubes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alice Lins Ferrante Canovas

SANDANO, C.E.;PRATES, Vinicius; HARRIS, H. A.. Poeira Cósmica: uma odisseia pelos misteriosos buracos negros no espaço-tempo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Victoria Johanna Jodjahn Gonçalves

PEREIRA, F.;PRATES, Vinicius; BUFARAH, A.. Portal Online Janelas de Osasco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thaís Oliveira Teixeira

SANDANO, C.E.; NASCIMENTO, M.;PRATES, Vinicius. Maternidade para além da materinidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Joyce Oliveira da Silva

PRATES, V.; PINTO, P.R.; SANDANO, C.E.. (Re)aprendendo a viver. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marlana Zanatta

PRATES, Vinicius; THOMAZ, D.; PINTO, P.R.. Empreendedorismo feminino: uma resposta ao aumento do desemprego entre as mulheres na pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thais Silveira Paiva Pereira

PRATES, V.; LOURENÇATO, A.; PEREIRA, F.. Cultura caipira e a Princesinha do Vale: histórias de Paranapanema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Sabrina Damas

PAIXAO, P.;PRATES, Vinicius; ALENCAR, V.. Além do tradicional: as opções da carreira jornalística fora das redações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Edward Gonçalves Pepe

SANTOS, R. F.;PRATES, V.; CASTRO, E.. Série de reportagens sobre correspondentes para meio online. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Luísa Silva Thibes

PRATES, Vinicius; PAIXAO, P.. Mulheres no mundo esportivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Júlia Campoy Chichizola

MORAES, F. O.;PRATES, Vinicius. Autoestima e câncer. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Patrícia Carvalho Leite

SANTORO, A. C. T.;PRATES, Vinicius. Enem 2019 na Folha de S. Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Caio Dias Simões

PRATES, Vinicius; THOMAZ, D.; MORAES, F. O.. Jornalismo policial: entre o entretenimento e o sensacionalismo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruna Liu Zhen

NARDY, F.; MORAES, F. O.;PRATES, Vinicius. Revista Beta. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Mariana Oliveira Freitas

PEREIRA, F.; PAIXAO, P.;PRATES, Vinicius. Assessoria de imprensa da cervejaria Dogfight. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Aaron Batelli dos Santos Moço

CONRADO, J. M.; DUGNANI, Patrício;PRATES, Vinicius. Análise dos jingles no mercado contemporâneo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabella Baliana

HARRIS, H. A.;PRATES, Vinicius; FERRARI, MARIANA. A espera pela vida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Victor Caruzo

PRATES, Vinicius; SANDANO, C.E.; PEREIRA, F.. Jornalismo, juventude e música. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ricardo Marangoni

PRATES, Vinicius; PEREIRA, F.; OLIVEIRA, VANESSA. O contraste da ilha. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carlos José Gomes Júnior

FICKELSCHERER, Cristine; SCHWARTZ, R.;PRATES, Vinicius. Facebook e algoritmos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel Croquer

PRATES, Vinicius; TONI, M.; DIAS, V.. A linguagem do jornalismo digital: um estudo de caso da cobertura da Folha de São Paulo durante o início da pandemia do Covid-19 no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Gabriel Sabatini

SANDANO, C.E.; LOURENÇATO, A.;PRATES, Vinicius. Mais que um jogo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Flores

LOPES, M. J. A.; PEREIRA, F.;PRATES, Vinicius. Mini programa seriado: Discurso em Rede. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Santos

SANTORO, A. C. T.;PRATES, Vinicius; HOLLANDA, DIOGO. Cobertura ambiental da Folha de S.Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pamela Cristina Novais

CRISTÓVAM, LIDIANE; PAES, DENISE;PRATES, Vinicius. Magic Kingdom: uma perspectiva de marketing experimental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Nina Gattis

PRATES, Vinicius; LOPES, M. J. A.; MORAES, M.. Em êxtase. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: João Augusto Quintino

TONI, M.;PRATES, Vinicius; GURGEL, A.. Fake news, pós-verdade e eleição. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Leetícia Pazero

MORAES, F. O.; AGUIAR, C. M.;PRATES, Vinicius. Dream Maker Disney. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Louise Daud

TONI, M.; PIGNATARI, M.;PRATES, Vinicius. Quem paga o pato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Giovanna Ribeiro

MORAES, F. O.; LOPES, M. J. A.;PRATES, Vinicius. Luzes na avenida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maria Beatriz Avanso

MORAES, M.; PINTO, P.R.;PRATES, Vinicius. História (Re)veladas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lara Karoline

REVELY, Leslie; HARRIS, H. A.;PRATES, Vinicius. Videodocumentário Deixe-me falar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Naddaf Remmer

PRATES, Vinicius; Mazza, Fernanda; DAMANTE, Nara. Intramuros: a história do Juquery. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Vinicius Bernardo

PRATES, Vinicius; GURGEL, A.. Livro reportagem São Bento de Sorocaba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Gama Fakri

PRATES, Vinicius; CONRADO, J. M.; PINTO, P.R.. Mulheres no mercado de trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Martinelli

PRATES, Vinicius; SANTOS, R. F.. Documentário Everaldo Marques. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luíza Tozzato

DIAS, V.;PRATES, Vinicius; Sbragia, Piero. Videodocumentário O Sentido do Tempo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Palas

PRATES, Vinicius; PINTO, Débora; Mazza, Fernanda. Livro reportagem: pornô, prazer e vício. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Sérgio Carramão

PRATES, Vinicius; CONRADO, J. M.; SANTOS, R. F.. Livro reportagem: histórias de bares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bárbara Pereira

DIAS, V.;PRATES, Vinicius; SBARAI, Rafael. Websérie Alimentando Histórias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Caio Siqueira

THOMAZ, D.; LOURENÇATO, A.;PRATES, Vinicius. O samba paulista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luis Ottoni

DIAS, V.;PRATES, Vinicius; MACEDO, LETICIA.. Janelas quebradas - grande reportagem de TV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Pedro da Rocha

PRATES, Vinicius; PINTO, P.R.; LOPES, M. J. A.. Pérolas Negras - o time de futebol dos haitianos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marcelo Rossi

HARRIS, H. A.;PRATES, Vinicius; MORAES, M.S.. Contracultura no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernanda Pilão Amorim

PRATES, Vinicius; HARRIS, H. A.; NASCIMENTO, M.. O ciclo das flores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Matheus Carneiro

PRATES, Vinicius; TRIGO, J. A.; CONRADO, J. M.. Mudanças no jornalismo esportivo da Globo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Felipe Taboada

PRATES, Vinicius; TRIGO, J. A.; LIMA, M.. Revista Astrobiologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marina Milhomen

SANDANO, C.E.;PRATES, Vinicius; SANTOS, R. F.. Reportagem multimídia - Mundo adentro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thainá Dias

PRATES, Vinicius; LIMA, M.; MORA, F.. Atrizes do teatro musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Stephanie Ramos

LOURENÇATO, A.; PINTO, P.R.;PRATES, Vinicius. Site - Sampa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marina Xavier

PAIERO, D. C.;PRATES, Vinicius; CRISTINA, P.. Minha casa é sua também. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Gabriela Piske

HARRIS, H. A.;PRATES, Vinicius; ROCCO, A.. Atletas e cadeirantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Raíssa Jorgenfelth

PRATES, Vinicius; LOPES, M. J. A.; ASSUNÇÃO FILHO, F.. Jornalismo investigativo e Josmar Jozino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Guilherme Perez

PRATES, Vinicius; LOPES, M. J. A.; FAZIO, A.. Livro fotográfico Nhanderú-Tupã. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Hyader Oliveira

PRATES, Vinicius; LOPES, M. J. A.; MODERNELL, R.. Memórias de brinquedo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Arthur Gabor

SANTOS, R. F.; BUFARAH, A.;PRATES, Vinicius. Reportagem em vídeo: Jiu Jitsu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Rodrigues

NASCIMENTO, M.; RIBEIRO, M.;PRATES, Vinicius. Reportagem em vídeo: canal influenciar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Guimarães

MORAES, M.; REVELY, L.;PRATES, Vinicius. Documentário: Transcender. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Araújo

TRIGO, J. A.; NOBREGA, A.;PRATES, Vinicius. Chefs de Restaurantes [documentário]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Camila Eneyla

TRIGO, J. A.; FONSECA, P.;PRATES, Vinicius. Esporte para portadores de NEC - Livro fotográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: VIVIAN ESTRELA

SANDANO, C.E.; DIAS, V.;PRATES, Vinicius. A riqueza dos sinais - Documentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Beatriz Carnevale

THOMAZ, D.; FELERICO, S.;PRATES, Vinicius. Esporte e infância - Programa de Televisão. 2017.

Aluno: Amanda Mendes

PRATES, Vinicius; LOBO, F.; SANTORO, A. C. T.. Desacomodar a luta feminina - Livro Reportagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruna Ferreira

PRATES, Vinicius; SANTORO, A. C. T.; LOBO, F.. Garoa no meu teto - Livro Reportagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruno Leão

SANDANO, C.E.; LOPES, M. J. A.;PRATES, Vinicius. Motion Graphics. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marco Antonio Ferreira

PRATES, Vinicius; CAZELOTO, E.; MORAES, F. O.. Trump e a mídia americana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Sonia Cury

PRATES, Vinicius; PAIXAO, P.; FERNANDES, P. V.. Recente presente - Livro reportagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Isabela Lisboa

PRATES, Vinicius; PERPETUO, I. F.; MORAES, F. O.. Terceiro Sinal - Website. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Pessoa

PRATES, Vinicius; TONI, M.. A imagem feminina na capa das revistas de celebridades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: João Mariano dos Reis

PRATES, Vinicius; NOBREGA, A.; PERIAGO, F.R.. Democratização do ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luan Henrique

THOMAZ, D.; PERIAGO, F.R.;PRATES, Vinicius. Ocupação sem teto - Documentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Flavia Dominguez

TRIGO, J. A.; FIORI, B.;PRATES, Vinicius. Mudança de vida - Livro reportagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Letícia Teixeira

PINTO, P.R.; TRIGO, J. A.;PRATES, Vinicius. A opinião pública na era 2.0. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Laura Cruz

PRATES, Vinicius; CAPOANO, E.; CAZELOTO, E.. A mídia e a campanha de Bernie Sanders. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: BIANCA BELL PAREJA

PRATES, Vinicius; JULIBONI, Marcio; THOMAZ, D.. Ditadura: o drama dos militantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renata Estimo

PRATES, Vinicius; HARRIS, H. A.; MITRAUD, F. S.. The News Room e o bom jornalismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Juliana Brozinga

PRATES, Vinicius; PINTO, P.R.; LOPES, I.. Website Hora do Rango. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Vitória Fernanda

PRATES, Vinicius; MORAES, M.; BORGES, R.. Não dá para fugir desrta coisa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Débora Pires

PRATES, Vinicius; ZANELLA, P.; TRIGO, J. A.. Amores sólidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carolina Alberti

PRATES, Vinicius; FELERICO, S.; SANTORO, A. C. T.. Reportagem Online Atletas Militares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luis Otávio Carvalho

PRATES, Vinicius; PERIAGO, F.R.; THOMAZ, D.. Documentário: A pedra no caminho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: BEATRIZ BOTURÃO

PRATES, Vinicius; THOMAZ, D.; JULIBONI, Marcio. Documentário: Porto de Santos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: FERNANDA AMBROSANO

PRATES, Vinicius; DIAS, V.; LOPES, M. J. A.. Livro fotográfico: Dias em que há flora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rodolfo Vieira

PRATES, Vinicius; MORAES, F. O.; MORAES, M.. Livro reportagem: Vozes sufocadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Catherine Barros

PRATES, Vinicius; HARRIS, H. A.; MORAES, F. O.. Grande reportagem: Profissões em extinção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Marques

TRIGO, J. A.; PINTO, P.R.;PRATES, V.. Revista Tecnologias Analógicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Mateus Vasconcellos

LOPES, M. J. A.;PRATES, V.; PINCER, C.. Crítica de mídia e ombudsman. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alexandre Lago

SANTOS, R. F.; PAIXAO, P.;PRATES, V.. Interesse público e ética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amanda Rodrigues

TRIGO, J. A.; PERIAGO, F.R.;PRATES, V.. Canal Off. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Emanuelle Ribeiro

SANDANO, C.E.; CAPOANO, E.;PRATES, V.. Estereótipos islâmicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: BEATRIZ DESTEFANI

TRIGO, J. A.; THOMAZ, D.;PRATES, Vinicius. Revista Gourmetização dos Pães. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Júlia Ferreira

TRIGO, J. A.; SALINAS, F.;PRATES, Vinicius. Documentário Cosplay. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Nadja Pontes

SCHWARTZ, R.;PRATES, Vinicius; CLEMENTE, J.. Documentário Culturas de Periferia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Lucas Caetano

LOPES, M. J. A.;PRATES, Vinicius; PINCER, C.. Monografia Alckmin e Haddad na Folha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Julia Brunelli

SANDANO, C.E.; MORAES, F. O.;PRATES, Vinicius. Monografia Jornalismo Econômico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

TABET, L. F.; OLIVEIRA, J. G.;PRATES, Vinicius. BASTOS; R. SANTOS JR.; R SANGES; R. SOUZA; T. BUENO.Documentário da terra à mesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção de Fotografia, Cinema, Rádio, Tv e Vídeo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

Aluno: CACHOEIRA, KELLY P

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. ; FERREIRA, SILVIA, A..Teologia inclusiva e novas igrejas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: OLIVEIRA, ALINE A

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. ; SANTOS, VANESSA L..Serviço voluntário: um ato para fazer a diferença. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: oliveira, a

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. ; FAGNANI B.; GOMES, D.; SANTOS, T.; MOTA, T..Os que enxergam os invisíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Neves, L

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. F.; VOGL, R..A revolução dos jornalismo com a chegada das mídias sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: MACHADO, CAMILA N

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.. M.; IBIAPINO, ISIS R.O.; MENESES, SABRINA..Iguais: a luta continua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Nathalie Bortolotti

HARRIS, H.; GURGEL, A.;PRATES, V.. Giro Belas Artes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Tarso Bezerra

SCHWARTZ, R.; MINARDI, I.;PRATES, V.. Orla da Exclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thiago Romero

QUEIROZ, A.; TRIGO, J. A.;PRATES, V.. Like a Rolling Stone. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Maercio Ramos

TRIGO, J. A.; MODERNELL, R.;PRATES, V.. Novas narrações esportivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Thaíus Soares

PRATES, V.; LIMA, M.; RAHAL, C. A.. Portugal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fátima Maria Lopes

PRATES, V.; SANTOS, R. F.; AGUIAR, C. M.. Mães em busca de seus filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Daniela Bertoncini

PRATES, V.; TRIGO, J. A.; PAIXAO, P.. Não é apenas uma fase. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Juliana Bittencourt

PRATES, V.; LOPES, M. J. A.; CAPOANO, E.. Veja e o Estaddo Islâmico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Carolina Ferreira

PRATES, V.; SCHWARTZ, R. M. P. B.; DAVINO, G. E.. As crônicas de gelo e fogo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Olivia Mendes

PRATES, V.; SANTORO, A. C. T.; PEIXOTO, F.. O Haiti é aqui. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luíza Caricati

PAIERO, D. C.; HARRIS, H. A.;PRATES, V.. Leitores da Vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Mariana Santos da Silva

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. Projeto de assessoria de imprensa: plano de comunicação interna para empresa de pequeno porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: João Roberto Pólvora; Júlio B

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. Alves Neto; Guilherme Magna.Música Independente na Cidade de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Michele Diniz Dantas

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. Sobreviventes do espelho: histórias de mulheres vítimas dos padrões de beleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Ronaldo de Matos da Silva; Thais Alves Siqueira

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. Projeto você repórter: a cultura digital a serviço da difusão do jornalismo comunitário contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Madelaine Vitória Garcia Gomes

PRATES, Vinicius; SANTOS, E. W.; Marques, L. H.. A Voz do Brasil: da origem à evolução técnica e jornalística atual - uma análise de conteúdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Marcella Soler; Natália Rodrigues

DIAS, V.; PEREIRA, F.;PRATES, Vinicius. Em busca da fama: o sonho de ser uma miss. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Fernandes; Tarantelli; Antonelli; Collini; Mazzaferro

DIAS, V.; PEREIRA, F.;PRATES, Vinicius. Ostentação: palavra que eu gosto de ouvir. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Luiz Eduardo Afonso de Carvalho

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. Fotojornalismo atual: uma argumentação sobre a função do fotojornalismo moderno. 2011.

Aluno: Danielle Ferreira; Elaine Bernardino; Sabrina Alarcon

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. Desafiando gigantes. 2011.

Aluno: Amanda Morais; Karlene Vieira; Weslei Nunes

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. Além dos limites: o desafio da gravidez na penitenciária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Ágatha Santos, Anara Hilário, L

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. Inomata, Sara Casemiro.Mulheres em pauta: o melhor prorama para a sua sexta-feira. 2011.

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. C. Bernardes; D. Albernaz Silva; M.A. Silva; M.M. Diaz.PF: a sua melhor opção de prato fino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

SANTOS, E. W.;PRATES, Vinicius. Rodrigues; M. Oliveira; P. Marques, S. Gotardi; V. Curuçá.Revista segmentada: terceiro setor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: José Francisco das Neves

FERREIRA, Paulo; REBECCHI. Claudia N.;PRATES, Vinicius. A dinâmica das relações públicas nas redes sociais on-line. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Thayara Martinez

FERREIRA, Paulo; REBECCHI. Claudia N.;PRATES, Vinicius. Cado DuPont Brasil: a adaptação das estratégias globais de comunicação, voltada à sustentabilidade, à realidade brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: SANTANA, Aline P

MANDAJI, M; FARIA, Sérgio Braga de.;PRATES, Vinicius. ; CARVALHO, D. Rodrigues; FREITAS, Orides.O jornalismo especializado em sustentabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Luana Procópio Vieira e Talita Jacote

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; SAMPAIO, D.. Mulher na imprensa futebolística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Amanda Lopes, Hector Fêlix e Tancredo Junior

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; FARIA, Sérgio Braga de.. O Agronegocio nas ondas do rádio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Desiree Avila, Isabella Mendonça e Stella Carolina Campos

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; SAMPAIO, D.. TABU - As novas tendências do universo feminino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Tiago Brito Alonso

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; SAMPAIO, D.. Jornalismo em Saúde: Uma análise da cobertura sobre saúde no Caderno Vida & do Jornal O Estado de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Maria José Ribeirinho, Flávia Carolina Amaral e Juliana Lope

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; ASCARI, E.. A História da Arte Produzida no Embu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Pollyana Miranda

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.. A Abordagem Midiática da homossexualidade feminina - Revista Duas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Aline Borges de Barros; Ana Carolina de Souza e Carina Nasci

PRATES, Vinicius; TOLEDO, Isabel; MANDAJI, M.. Na corda bamba: as dores e as delícias das artes circenses. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Amanda Dumitru, Gisele Alexandre, Juliana Tarifa e Nathane S

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.. O Jornalismo Cultural no segmento da Música pop no Brasil - Anuário de Música Pop. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Eduardo Aguiar, Egberto Simoes, Rennê Paro e Thábata Oliveir

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; FARIA, Sérgio Braga de.. Reviravolta: o lixo reciclando vidas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: André Alves; Aryane de Faria; Fernanda Beziaco, Jean P

SOARES, M.C.; CARVALHO, I. A.;PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; FARIA, Sérgio Braga de.. Garn.Bandas de Garagem - o poder da internet sobre a indústria fonográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Camila Lima Paulos; Daniele Barros e Pamela Fortes

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.. Revista Arquibancada - A Revista feito por e para torcedores apaixonados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Andressa Simonini

CAMARGO, M; ALMEIDA, G; MANDAJI, M.;PRATES, Vinicius. Revista Tipo Assim. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Tiago Viel

PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.. Punks em SP: O som do Protesto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: André Ribeiro, Prisicla Pereira e Silvana Lima

PUGA, V.;PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.. Em busca de pais e filhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Aluno: Jeverson Andrade, Ricardo Marabezzi, Wilkner Anderson e out

SILVA, Renata;PRATES, Vinicius; MANDAJI, M.; ALMEIDA, G. O Jornalismo comprometido com a democratização da Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Paulista.

Orientou

Vinícius Jorge Ribeiro Lima

Imprensa e população de rua em São Paulo; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Heytor Henrique da Silva de Azevedo Aroc

Navala: ouça minha verdade; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Isabella Icassati Livoratti

Cura: uma reportagem transmídia sobre restauração de áreas degradadas do Pantanal; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Enrico Sommerfeld Claramunt

Saúde mental em campo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Marcela Cunha Sousa

Olimpíadas além do pódio; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Matheus Costa Soares

Beting: a biografia do biógrafo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Paola Mercadante Von Atzingen

Comunicação organizacional: os impactos no novo mercado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Henrique Caprini Negrão de Lima

A relevância do Movimento Verde Amarelo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Mariana Vieira Magalhães

Ansiedade em estudantes de medicina no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Luisa Heizenreder Cury

Plano de Comunicação da Sacola Principal; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Rodrigo Torres Augusto Ferreira

Os efeitos da depressão no indivíduo e no círculo familiar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Thiago Patrício e Silva

A história do surf no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Vinicius Vieira de Macedo Lima

Travesti não é bagunça: uma narrativa sobre a realidade do mercado de trabalho para mulheres trans e travestis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Bruna Odriozola Altenfelder Silva

Do zero ao sucesso: jovens empreendedoras do sécuo XXI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Pedro Gonçalves Miranda Braga

Beabá do clima; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Alexandre Sousa Melo

Exploração espacial brasileira: potencialidades e desafios; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Andressa de Oliveira Camillo

Tecnologias de reconhecimento; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Camila Santiago Depane

Mães universitárias; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Julia Simões Romano

A jornada da mulher no jornalismo esportivo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Rafael Soto Borges

Dia a dia de um ativista do movimento vegado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Lucca Redua Gonçalves Neto

A cobertura jornalística em casos polêmicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Rai Augusto Barreiro Fernandes

Garoto do Ninho: a História de Gedson dos Santos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Izabel Tereza Rodrigues dos Santos

Precarizou: o trabalho dos entregadores na cidade de São Paulo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

THAIS MARIANO DE SOUSA

Paredes Invisíveis; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Samuel José de Melo Soares

Futebol além do gol: o amor dos torcedores brasileiros pelos seus clubes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Thais Silveira Paiva Pereira

Cultura caipira e a Princesinha do Vale: histórias de Paranapanema; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Marlana Zanatta

Empreendedorismo feminino: uma resposta ao aumento do desemprego entre as mulheres na pandemia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Ester Vitoria da Silva Conceição

Dossiê autoras nacionais independentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Giiulia Pereira Giaffredo

A orfandade pós-incidente na Barragem I da Vale do Rio Doce em Brumadinho; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Joyce Oliveira da Silva

(Re)aprendendo a viver; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Ana Luísa Silva Thibes

Mulheres no mundo esportivo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Nina Gattis

Em êxtase; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Gabriel Croquer

A linguagem do jornalismo digital: um estudo de caso da cobertura da Folha de São Paulo durante o início da pandemia do Covid-19 no Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Ricardo Marangoni

O contraste da ilha; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Victor Caruzo

Jornalismo, juventude e música; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Caio Dias Simões

Jornalismo policial: entre o entretenimento e o sensacionalismo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Laís Coquemala

Juventude e Feminilidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Leonardo Mantovani

Esporte para portadores de deficiência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Leonardo Canteiro Nonis

Futebol e sociedade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Júlia Naddaf Remer

Intramuros: a história do Juquery; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Vinicius Bernardo

Livro reportagem São Bento de Sprocaba; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Amanda Gama Fakri

Mulheres no mercado de trabalho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Fernanda Martinelli

Documentário Everaldo Marques; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Júlia Palas

Livro reportagem: pornô, prazer e vício; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Sérgio Carramão

Livro reportagem: histórias de bares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Pedro da Rocha

Pérolas Negras - o time de futebol dos haitianos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Fernanda Pilão Amorim

O ciclo das flores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Matheus Carneiro

Mudanças no jornalismo esportivo da Globo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Felipe Taboada

Revista Astrobiologia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Thainá Dias

Atrizes do teatro musical; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Raíssa Jorgenfelth

Jornalismo investigativo e Josmar Jozino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Guilherme Perez

Livro fotográfico Nhanderú-Tupã; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Hyader Oliveira

Memórias de brinquedo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Amanda Mendes

Desacomodar da luta feminina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Bruna Ferreira Pinheiro

Garoa no meu teto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Marco Antonio Ferreira

Trump e a mídia americana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Júlia Pessoa

A imagem feminina nas capas de revistas de celebridades; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Sonia Cury

Presente recente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Isabela Lisboa

Terceiro Sinal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

João Mariano dos Reis

Democratização do ensino superior; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Laura Cruz

A mídia e a campanha de Bernie Sanders; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

BIANCA BELL PAREJA

Ditadura: o drama dos militantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Renata Estimo

The News Room e o bom jornalismo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Juliana Brozinga

Website Hora do Rango; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

CACHOEIRA, KELLY P

; FERREIRA, SILVIA, A; ; Teologia inclusiva e novas igrejas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

OLIVEIRA, ALINE A

; SANTOS, VANESSA L; ; Serviço voluntário: um ato para fazer a diferença; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

oliveira, a

; FAGNANI B; ; GOMES, D; ; SANTOS, T; ; MOTA, T; ; Os que enxergam os invisíveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Neves, L

F; ; VOGL, R; ; A revolução dos jornalismo com a chegada das mídias sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

MACHADO, CAMILA N

M; ; IBIAPINO, ISIS R; O; ; MENESES, SABRINA; ; Iguais: a luta continua; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

João Roberto Pólvora; Júlio B

Alves Neto; Guilherme Magna; Música Independente na Cidade de São Paulo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Mariana Santos da Silva

Projeto de assessoria de imprensa: plano de comunicação interna para empresa de pequeno porte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Eduardo Apolinário; Fabiana Camurugy; Felipe A

Barbosa; The book is on the table: impressões do livro impresso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Thayara Martinez

Caso DuPont Brasil: a adaptação das estratégicas globais de comunicação, voltadas à sustentabilidade, à realidade brasileira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

José Francisco das Neves

A dinâmica das relações públicas nas redes sociais on-line; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A; Santos, A; Faria, F; Beziaco, J; Garnier, R; Souza; Bandas de Garagem - o poder na internet sobre a indústria fonográfica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

E

Aguiar, E; Simões, R; Paro, T; Oliveira; O lixo reciclando vidas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Pollyana Miranda

A abordagem midiática da homossexualidade feminina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Dumitru, G; Alexandre, J; Tarifa, N; Siciliano; O jornalismo cultural no segmento da música pop no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

C

Paulos, D; Barros, P; Fortes; Revista Arquibancada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Andressa Semonini

Revista Tipo Assim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Paulista; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Beatriz Martins de Oliveira

Análise da construção do discurso neoliberalista do MBL no Facebook; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Carolina Figueiredo Gomes

A estratégia de comunicação do governo Bolsonaro e a criação de verdades: figurativização das mídias e os significantes vazios; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Vinicius Prates da Fonseca Bueno;

Produções bibliográficas

  • PRATES, V. . O engano, a doença, a morte: Como as fake news simularam técnicas canônicas do jornalismo durante a pandemia de Covid-19. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO , v. 14, p. 83, 2023.

  • PRATES, Vinicius . Antropoceno, o homem morto pelo Quixote nos fixa o seu olhar. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , p. 122-138, 2022.

  • PRATES, Vinicius . AS CARTAS EXTRAVIADAS ENTRE A UNIVERSIDADE E A HISTÉRICA. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 15, p. 72-82, 2022.

  • PAIERO, D. C. ; PRATES, V. . O -Povo Brasileiro- nos tuítes de Lula e Bolsonaro Aproximações e antagonismos nas eleições presidenciais de 2022. INTELLÈCTUS (UERJ. ONLINE) , v. 21, p. 164-180, 2022.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, Vinicius . Propagação do vírus, disseminação do ódio: circulação dos afetos nas fakenews sobre a covid-19. RIZOMA , v. 8, p. 10-25, 2020.

  • AIDAR PRADO, JOSE LUIZ ; PRATES, Vinicius . Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. E-COMPÓS (BRASÍLIA) , v. 1, p. 1-0, 2020.

  • PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR ; BUENO, VINICIUS PRATES DA FONSECA . O afastamento de dilma roussef: afetos e discursos em disputa na política. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO) , v. 26, p. 31913, 2019.

  • PRATES, V. . The Anthropocene Diet: perversions of consumers facing the environmental crisis. International Journal of Zizek Studies , v. 11, p. online, 2017.

  • PEREIRA, Heloisa P. ; PRATES, Vinicius . O sujeito de bicicleta: considerações sobre o discurso cicloativista na São Paulo dos carros. Galáxia (São Paulo. Online) , v. 1, p. 112-124, 2017.

  • PRATES, Vinicius ; PEREIRA, H. P. . Dissensos sobre o ethos discursivo da Rede Sustentabilidade: a 'nova política' no Facebook. Parágrafo , v. 1, p. 175-182, 2015.

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, V. . Sobre a sustentabilidade como fantasia liberal-capitalista: do tampão verde à ecologia sem natureza. REVISTA FAMECOS (ONLINE) , v. 22, p. 1-14, 2015.

  • PRATES, Vinicius . Wi-fi na Floresta Negra. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , p. 179-184, 2015.

  • PRATES, Vinicius . A crise ambiental no jornalismo de economia e negócios: da natureza deslocada à fantasia sustentável. Líbero (FACASPER) , v. 1, p. 55-64, 2014.

  • PRATES, Vinicius . Entre formigas e estrelas. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 25, p. 206, 2013.

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, V. . Convocation regimes for environmentalism in Brazilian business magazines. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH (ONLINE) , v. 8, p. 173-191, 2012.

  • PRATES, Vinicius . Discursos da sustentabilidade nos meios empresariais. Revista Nexi , v. 2, p. 1, 2012.

  • ARAUJO, J. M. F. ; LEMOS, Lúcia ; FIGUEIREDO, R. M. ; PRATES, Vinicius . A ciência na mídia: análise das matérias de capa das revistas Superinteressante e Scientific American Brasil. Cambiassú (UFMA) , v. XVI, p. 192-211, 2006.

  • PEREIRA, H. P. ; PRADO, J. L. A. ; PRATES, V. . Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1. ed. Barueri (SP): Estação das Letras e Cores, 2022. v. 1. 180p .

  • PRATES, Vinicius . Um mapa da ideologia no Antropoceno. 1. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2020. v. 1. 186p .

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, Vinicius . Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. v. 1. 240p .

  • CAPOANO, E. ; SOUZA, VÍTOR ; PRATES, V. . Circulation systems, emotions, and presenteeism: three views on hate speech based on attacks on journalists in Brazil. In: Branco Di Fátima. (Org.). Hate speech on social media: a global approach. 1ed.Covilhã (PT) / Quito (EQ): LabCom Books, 2023, v. 7, p. 159-184.

  • PRATES, V. . 2010: a Pax Petista. Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 17-29.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, V. . Perfis falsos: o riso, o escárnio e o avesso. In: Heloisa Prates Pereira; José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 45-56.

  • PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR ; PRATES, V. . O significante "povo brasileiro": triagem e mistura no impedimento de Dilma Rousseff. In: Heloisa Prates Pereira; José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 57-79.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, V. . Dissensos sobre o ethos discursivo da rede sustentabilidade: a 'nova política' no Facebook. In: Heloisa Prates Pereira; José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 81-93.

  • PRADO, JOSÉ LUIZ AIDAR ; PRATES, V. . MBL passionalizado em 2018. In: Heloisa Prates Pereira; José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 95-113.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, V. . Propagação do vírus, disseminação do ódio: circulação dos afetos nas fake news sobre a covid-19. In: Heloisa Prates Pereira; José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Comunicação em rede na década do ódio: afetos e discursos em disputa na política. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022, v. 1, p. 115-129.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, Vinicius . Fake profiles: the laugh, the derision, the reverse. In: João Carlos Correira; Anabela Gradim; Ricardo Morais. (Org.). Pathologies and dysfunctions of democracy in the media context. 1ed.Covilhã - Portugal: Labcom Communication & Arts, 2020, v. 1, p. 91-108.

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . O significante 'povo brasileiro' na crise política do impeachment de Dilma Rousseff. In: Liziane Guazina; Hélder Prior; Bruno Araújo. (Org.). (Des)construindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff. 1ed.Florianópolis: Insular, 2019, v. , p. 47-66.

  • PRATES, Vinicius . Da natureza deslocada à fantasia sustentável. In: José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. 1, p. 131-151.

  • PRATES, V. . A glocalização radical do sujeito ecoeficiente: a sustentabilidade como ponto nodal de uma experiência glocal radicalizada. In: Eugênio Trivinho. (Org.). A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada. 1ed.São Paulo: Annablume, 2014, v. , p. 173-184.

  • PRATES, Vinicius . Módulo Discurso. In: PRADO, J. L. A.. (Org.). Regimes de visibilidade em revistas: análise multifocal dos contratos de comunicação. 1ed.: , 2011, v. , p. 1-.

  • PRATES, Vinicius . Módulo Revista Época Negócios. In: PRADO, J. L. A.. (Org.). Regimes de visibilidade em revistas: análise multifocal dos contratos de comunicação. : , 2011, v. , p. -.

  • PRATES, V. . Trump aposta no dumping socioambiental. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4 - 4, 30 jan. 2025.

  • PRATES, V. . Messi supera ovo no incrível mundo de memelândia. Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 26 dez. 2022.

  • PRATES, V. . 5 filmes que ajudam a entender a Semana de Arte Moderna de 22. Leia Mais Bahia, p. 1 - 1, 15 fev. 2022.

  • PRATES, V. . Novo episódio de Matrix cria expectativa entre cinéfilos e filósofos. O Laboratório do Doutor NIn, 29 nov. 2021.

  • PRATES, V. . Novo Matrix cria expectativa entre cinéfilos e filósofos. Hoje em Dia, Belo Horizonte, 23 nov. 2021.

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . Polarização ou democracia?. Correio do Povo, Porto Alegre, p. 1-1 - 1-1, 15 jun. 2019.

  • LOBO, F. ; PRATES, Vinicius . Corte profundo no coração do sistema. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 25 jul. 2017.

  • PRATES, Vinicius ; LOBO, F. . O Brasil é para amadores. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 1, 17 maio 2017.

  • PRATES, Vinicius . Revistas no divã. Marketing Industrial, São Paulo, p. 20 - 20, 31 out. 2011.

  • PRATES, Vinicius ; PEREIRA, H. P. . Análise semiótica dos afetos no fact checking sobre a covid-19. In: 18 Encontro Anual da SBPJor, 2020, online. Anais do 18 Encontro de Pesquisadores em Jornalismo, 2020.

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. In: XXVIII Compós - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2019, Porto Alegre. Anais da XXVIII Compós - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . O afastamento de Dilma Roussef: afetos e discursos em disputa na política. In: XXVI Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. Anais do XVII Econtro Anual da Compós, 2017.

  • PRATES, Vinicius ; PEREIRA, H. P. . O sujeito de bicicleta: considerações sobre o discurso cicloativista na São Paulo dos carros. In: XXXIX INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, Vinicius . Sustentabilidade como fantasia liberal - capitalista. In: VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo - ENEC, 2014, Riio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo - ENEC, 2014.

  • PRATES, Vinicius . A crise ambiental no jornalismo de economia e negócios: da natureza deslocada à fantasia sustentável. In: XII Congresso Alaic 2014, 2014, Lima - Peru. Anais del XII Congresso Alaic 2014, 2014.

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, Vinicius . O ethos discursivo da Rede Sustentabilidade: a construção do Mesmo e do Outro nas plataformas digitais de relacionamento. In: II Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (II EICA), 2013, São Cristóvão - SE. Anais EICA 2013. São Cristóvão - SE: UFS.

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, V. . Regimes de convocação da biopolítica do desempenho nas revistas brasileiras de negócios. In: XI Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevideu, Uruguai. Ponencias de Alaic 2012, 2012.

  • PRATES, Vinicius . Sujeito ecoeficiente e glocalização: a sustentabilidade como ponto nodal de uma experiência glocal radicalizada. In: Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, 2011, São Cristóvão - SE. Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, 2011.

  • PRADO, J. L. A. ; Candido, P.H. ; PRATES, V. . Discurso ambientalista nas cooperativas do antropoceno. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRATES, V. . Sistemas de circulação, emoções e presenteísmo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRATES, Vinicius . Políticas da crise ambiental: um mapa da ideologia do Antropoceno. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, H. P. ; PRATES, Vinicius . Fake profiles: laughter, scorn, reverse. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, Vinicius . O afastamento de Dilma Roussef: afetos e discursos em disputa na política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRADO, J. L. A. ; PRATES, Vinicius . O significante 'povo brasileiro' na crise política do impeachment de Dilma Rousseff. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRATES, Vinicius . A dieta do fim do mundo: perversões do sujeito do consumo diante da crise ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRATES, Vinicius ; PEREIRA, H. P. . O sujeito de bicicleta: considerações sobre o discurso cicloativista na São Paulo dos carros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRATES, Vinicius . A crise ambiental no jornalismo de economia e negócios: da natureza deslocada à fantasia sustentável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, Vinicius . Sustentabilidade como fantasia liberal - capitalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRADO, J.L.A. ; PRATES, V. . Regimes de convocação da biopolítica do desempenho nas revistas brasileiras de negócios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRATES, Vinicius . Sujeito ecoeficiente e glocalização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRATES, Vinicius . A glocalização radical do sujeito ecoeficiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRATES, Vinicius . A abordagem da análise do discurso sobre a mídia no pós-moderno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRATES, Vinicius . O capital dá a palavra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRATES, Vinicius . Análise do Discurso e mídia - o caso do discurso socioambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRATES, Vinicius . O capital dá a palavra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRATES, V. ; CRUZ, LAURA . Bernie Sanders no jornal online Politico: um socialista à porta da Casa Branca. São Paulo: Mackenzie, 2021 (Capítulo de livro sem registro DOI).

  • PRATES, V. . Articulações discursivas e o ambientalismo: sentidos em (des)construção. Florianópolis, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PRATES, Vinicius . O outro capital. São Paulo: GALÁXIA - PUC-SP, 2011 (Resenha).

  • PRATES, Vinicius . Uma abordagem sobre o pós-moderno em Análise do Discurso. São Bernardo do Campo - SP: Portal da Universiade Metodista de São Paulo, 2008 (Artigo).

Outras produções

PRATES, Vinicius . Ad hoc pro honorem. 2018.

PRATES, Vinicius . Ad hoc pro honorem. 2018.

PRATES, V. . Parecer 45 para o XIII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação. 2016.

PRATES, V. . Parecer 48 para o XIII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação. 2016.

PRATES, V. . Parecer 56 para o XIII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação. 2016.

PRATES, V. . Parecer para a Revista Galáxia - PUC-SP. 2015.

PRATES, V. . Parecer para a Revista Líbero - FCL. 2015.

PRATES, V. . Parecer para a Revista Galáxia - PUC-SP. 2015.

PRATES, V. . Parecer para a revista International Journal of Zizek Studies - Northern Illinos University-NIU. 2014.

PRATES, V. . Parecer para a Revista Galáxia - PUC-SP. 2014.

PRATES, V. . Parecer para a revista COMtempo - FCL. 2013.

PRATES, Vinicius . Parecer para a revista COMtempo - FCL. 2013.

PRATES, V. . Com criação de bolhas e fake news, redes sociais favorecem o discurso da direita, afirma pesquisador. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PRATES, Vinicius . Os impactos da falta de permeabilidade do solo na cidade de São Paulo. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RICUPERO, R ; LEITÃO, S. ; PRATES, V. ; PRUDENTE, A . A crise climática e a governança global. 2025. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PRATES, V. . Programa Pensa Verde - COPs. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PRATES, V. . Programa Pensando Verde - Antropoceno. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PRATES, V. . Discurso e hegemonia em Laclau e Mouffe. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeo-aula).

PRATES, Vinicius . Sobre a razão populista de Laclau. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo-aula).

PRATES, Vinicius . Sobre o discurso em Laclau e Mouffe. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo-aula).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Finding popular solutions to climate change, Descrição: O mundo está em meio a uma crise climática. A gravidade de suas consequências naturais e humanas dependerá de como as sociedades agirão para combatê-la. Uma barreira significativa à ação política é que as políticas climáticas frequentemente enfrentam oposição pública, incluindo derrotas em referendos e reações negativas dos eleitores. Para superar esse obstáculo, este projeto de pesquisa visa identificar políticas climáticas eficazes que obtenham amplo apoio, informando, assim, estratégias de mitigação climática politicamente viáveis. Realizaremos uma pesquisa global sobre a opinião pública em relação a 30 políticas climáticas em 138 países. A pesquisa também investigará os determinantes das opiniões políticas, com foco nas crenças sobre os impactos das políticas, tanto positivos (por exemplo, benefícios climáticos) quanto negativos (por exemplo, custos), e nas avaliações subjetivas de tais impactos (por exemplo, preocupações com a justiça).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Coordenador / Kimmo Eriksson - Integrante / Pontus Strimling - Integrante / Giulia Andrighetto - Integrante / Tomás Caycho-Rodríguez - Integrante / Michele Gelfand - Integrante / Ike Ernest Onyishi - Integrante / Paul van Lange - Integrante.

  • 2023 - Atual

    O centro de São Paulo no Antropoceno: interculturalidades para uma gente sem mundo, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar como diferentes grupos organizacionais quecoabitam o Centro de São Paulo produzem sentidos sobre as vivências da região, e notadamente sobre asrelações de mesmidade e alteridade inseridas neste contexto urbano. Tomando por base o Objetivo deDesenvolvimento Sustentável 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, sintomal da época geológica doAntropoceno, a pesquisa tem como objeto a produção significante de actantes diversos a respeito de umaregião que se tornou locus privilegiado para a compreensão das dinâmicas das megacidades. O Centro deSão Paulo tem seus sentidos disputados e deslocados por enunciadores que se colocam desde um extremodisfórico, figurativizado-o como o anti-lugar da crise humanitária e da degradação urbanística, até aquelesque, por sua vez, euforizam o hiper-lugar do legado arquitetônico e da economia criativa. A pesquisa terácomo base a produção semiótica de enunciadores que se alinham em torno de cadeias equivalenciais dessessentido diversificados, como ocupações de luta por moradia popular, organizações de proteção a pessoas emsituação de rua, sociedades de defesa de interesses locais e patrimoniais, coletivos culturais,empreendimentos privados (notadamente do setor imobiliário, de gastronomia, lazer, arte e espetáculos)poder público, dentre outros. O corpus será coletado em diferentes suportes, como páginas de redessociotécnicas online, material publicitário, imprensa profissional e alternativa, grafites e outras m ídiasexternas, produções artísticas. O referencial teórico baseia-se em duas vertentes: a) nas teorias pós-estruturalistas e na filosofia do acontecimento; b) na bibliografia sobre o Antropoceno, sobretudo naquilo quediz respeito a suas implicações nas vivências (des)territoriais. A pesquisa resultará em duas modalidades deprodução: textos acadêmicos direcionados aos pares na forma de artigos científicos e de um livro; uma mídiadigital online voltado a um público não especializado com o resultado da pesquisa em linguagem jornalística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    Antagonismos e Aproximações nas Relações Micropolíticas entre Culturas Organizacionais, Descrição: Num ambiente de superprodução semiótica propiciado pelas redes sociotécnicas, a pesquisa tem como objetivo investigar as aproximações e os afastamentos no complexo campo discursivo dasdiferentes culturas organizacionais. Nas empresas capitalistas privadas há uma série de possíveis posições de enunciação, condicionadas pela inserção geográfica, de setor produtivo, de forma de administração do capital, e assim por diante. A elas instâncias tradicionais, como governos, sindicatos, partidos, organizações sem fins lucrativos de interesse social. Recentemente, novos atores vêm enriquecendo a ecologia do mundo corporativo, a partir de perspectivas das associações mais fluidas e contigenciais que enfatizam o papel do empreendedorismo individual. Dadas essas condições, busca-se entender as relações micropolíticas de uma organização em relação a diferentes formas de associação que partilham sentidos advindos de formações discursivas diversas, seja qual for sua natureza. Essa compreensão deve contribuir para a criação deprodutos e serviços comunicacionais capazes de lidar com os stakeholders externos de maneira qualificada, ampliando a possibilidade de diálogos e interações no campo discursivo partilhado pela organização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    Comunicação pós-acontecimental, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Aidar Prado em 20/04/2023., Descrição: Essa pesquisa, de caráter teórico, pensa a Comunicação como campo tensivo pós-acontecimental, em que novos sujeitos, fiéis ao acontecimento, constroem um processo de verdade democrático (conforme Badiou), para além do Capitalismo Comunicacional. Para dar conta dessa conjunção, examinaremos a comunicação no Capitalismo Comunicacional em rede, em que o modelo idealizado de sujeito é o autoempreendedor de si que capitaliza a atenção em rede, a partir de convocações que apelam não só aos discursos, mas também ao sensível dos corpos. Isso gera um contexto de precariedade em que muitos se tornam invisíveis e matáveis, e outros, visíveis e celebráveis, capitalizadores de atenção, mais-gozo e mais-valor. Coloca-se então a questão de pesquisa: como pensar a Comunicação para além desse contexto de inteligibilidade neoliberal, considerando o funcionamento das máquinas semióticas em rede que geram tais convocações de atenção dos corpos, dentro de tal economia libidinal, que apela não apenas às mentes, mas aos modos de gozo dos corpos? O que se visa é o vislumbre da emergência de novos mundos a partir do ato, agência ou acontecimento. Metodologicamente cruzaremos saberes da área da Comunicação com a Psicanálise, a Teoria do Discurso, a Semiótica Tensiva e a Teoria do Acontecimento. Os principais autores a trazer para essa empreitada são: Butler, Žižek, Badiou, Rodrigues, Lacan, Freud, Miller e Laclau, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Integrante / José Luiz Aidar Prado - Coordenador.

  • 2019 - 2022

    Análise discursiva em mídias jornalísticas e sociais, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto midiático contemporâneo, de interatuação entre os meios de comunicação em rede e os meios de comunicação em massa, como são produzidos os sentidos na arena política. Para esse fim, são produzidas análises discursivas, baseadas nas teorias do sujeito e do acontecimento, que têm como objeto enunciados ambientalistas e políticos, tanto na mídia massiva quanto nas redes sociais online. Buscamos mapear os afetos envolvidos na construção da imagem do Mesmo e do Outro que, numa sociedade crescentemente polarizada, são elemento fundamental para a compreensão da distribuição de saberes e poderes, que constituem regimes de verdade e descobram novas posições de sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Coordenador / Carolina Figueiredo - Integrante.

  • 2017 - 2022

    Comunicação e Sintoma, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Aidar Prado em 08/07/2017., Descrição: Se por um lado o mundo está hoje, a partir das tecnologias eletrônicas de comunicação, repleto de dispositivos capturadores de atenção e convocadores para práticas de consumo-cultural, também, por outro lado, os enunciadores não hegemônicos têm, na internet, um lugar para as suas contra-convocações. A comunicação é o grande ponto nodal desse capitalismo cognitivo e precisa ser estudado como tal, não apenas como um paradigma crítico idealizado como na teoria comunicativa de Habermas. É o que se pretende fazer nessa pesquisa, a partir não somente das teorias da comunicação, mas também das teorias elaboradas no campo da filosofia política, como as de Alain Badiou, Jacques Rancière e Slavoj Zizek. Nessas teorias é possível encontrar um paradigma crítico sem a idealização das teorias racionalizadoras. Assim sendo, o papel da filosofia política (ou da metapolítica, como prefere Badiou) é primordial, na medida em que se trata de politizar a análise desse campo comunicativo do capitalismo globalizado, em que o multiculturalismo é sua lógica cultural. Para Zizek), o multiculturalismo é esse complemento da lógica capitalista em que a diferença é tornada motor do modo de produção cinemático, ou seja, tornada nicho. Assim sendo, a passagem do capitalismo fordista produtivista para o capitalismo informacional multiculturalista, em que a diferença organiza os guetos segmentados de consumo (cada um na sua, cada tribo na sua, todos consumindo ou transformando seu inconformismo em cultura menos ou mais visível e vendável) e pode ser descrita por uma série de parâmetros: a) o mercado transformou-se em único universal (cf. Jameson); b) a instância de controle social não incide mais de modo centrado em proibições que exigem renúncia, em outras palavras, o supereu sofre um deslocamento no sentido de criar uma sociedade de consumo da busca de prazer desinibido (posso e devo gozar, viver plenamente minhas energias criativas, buscando qualidade de vida, aliviando o stress da vida veloz, liberando o gozo sexual e assumindo a pluralidade de minhas identidades conforme as contingências...); c) o inconsciente é parcialmente colonizado pela propaganda (ibid.), fazendo com que proliferem imagens atratoras de gozo, ligadas às figuras do corpo ou de suas partes imantadas com intensidade gozosa. Desta forma, contra o espalhamento imaginário regido pelos simulacra da sociedade pós-moderna de consumo, Zizek postula o ato: 'é necessária a asserção de um Real que, ao invés de ser apanhado no círculo vicioso com sua contraparte imaginária, (re)introduz a dimensão da impossibilidade que exaure (enxuga) o imaginário; em resumo, é necessário um ato como oposto à mera atividade, o autêntico ato que envolve atravessar a fantasia'. Por trás da atividade do sujeito há uma fantasia subjacente; o ato ocorre somente 'quando o próprio background fantasmático é alterado'. O ato vai, portanto, no sentido do atravessamento da fantasia, como em uma psicanálise, provocando um giro no discurso: 'podemos realizar atos de fala (speech acts) somente se aceitarmos a alienação fundamental na ordem simbólica e o suporte necessário para o funcionamento dessa ordem, enquanto o ato enquanto real é um evento que ocorre ex nihilo, sem qualquer suporte fantasmático' (idem). O ato rompe, portanto, com a comunicação-sintoma e se põe do lado do objeto e não do sujeito: 'o ato designa, assim, o nível em que as divisões e os deslocamentos fundamentais usualmente associados ao sujeito lacaniano estão momentaneamente suspensos'. Em outras palavras, o sujeito que pratica esse ato real não é o sujeito intencional, o sujeito sistêmico que planeja o ato visando fins segundo a razão estratégica, segundo a lógica do analista simbólico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Integrante / PRADO, José Luiz Aidar - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2011

    Regimes de visibilidade em revistas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Aidar Prado em 08/07/2017., Descrição: Esse projeto, que gerou um DVD com bancos de dados em hipermídia, contendo hipertextos, videos e verbetes, buscou explicitar os regimes de visibilidade construídos em revistas. Seguimos dois movimentos interligados: o primeiro, epistemológico, procurou repensar a teoria da comunicação na fase do capitalismo globalizado, que trate, do ponto de vista crítico, da construção de um saber sobre as figurativizações e tematizações midiáticas do Mesmo e do Outro em revistas. O segundo movimento construiu a hipermídia em que esses saberes se puseram como um projeto de educação para a mídia, por meio de uma análise dos textos midiáticos de revistas voltadas ao público feminino (Claudia, Nova, Marie Claire, Boa Forma, Bons fluidos, Boa Forma, Criativa, TPM, Corpo a Corpo, etc), masculino (Men´s Health, Playboy), à construção da saúde (VivaSaúde, Saúde, Vida Simples(, as dirigidas a executivos e empresários (Época Negócios, Exame e Você SA), adolescente (Capricho, ATREVIDA, TodaTeen, Loveteen), e negro (Raça Brasil).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Prates da Fonseca Bueno - Integrante / PRADO, José Luiz Aidar - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2025

Expocom Sudeste - Modalidade Rádio, TV e Internet (onrientador de Yeshin Park, Isabele Marinho, Victória Aguiar, Anna Letícia e Rebecca Rachel)), Intercom.

2020

Orientação de TCC - Expocom Sudeste (orientanda Júlia Naddaf Remer), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom.

2017

Paraninfo dos formandos em jornalismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

2008

Paraninfo dos formandos em jornalismo, Unip - Universidade Paulista.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Comunicação e Letras. , Rua Piauí, 143, Higienópolis, 01241001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21148320

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Comunicação e Letras.,Linhas de pesquisa

  • 08/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo e Opinião, Jornalismo Científico, Jornalismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade

2009 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Coord. Adj. Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 08/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Linhas de pesquisa

2025 - Atual

Linköping University, LiU

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em projeto de pesquisa

Outras informações:
Colaborador em projeto de pesquisa internacional

2025 - Atual

Associação Internacional de Estudos Transculturais e Organizacionais

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2019 - 2020

SP4 Comunicação Corporativa

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Repóter, redator, editor, Carga horária: 6

Outras informações:
Repórter, redator e editor de conteúdos de ciência, tecnologia e inovação

2007 - 2017

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

2012 - 2015

FIAM-FAAM Centro Universitário

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2010 - 2010

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

2010 - 2010

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

2004 - 2012

Editora GLOBO

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 2

Outras informações:
Redator dos press releases dos livros publicados pela Editora Globo / Globolivros

2010 - 2010

Scientific American Brasil

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Editor assistente, Carga horária: 30

Outras informações:
Editor assistente de três volumes da revista Scientific American Brasil - Especial Oceanos

2007 - 2008

Editora PINI

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Repóter, redator, editor, Carga horária: 30

Outras informações:
Repórter, redator e editor de revistas especializadas da Editora Pini

2005 - 2006

Agência Report

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Repóter, redator, editor, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de reportagens para revistas especializadas; apuração, redação e edição de relatórios corporativos de sustentabilidade.

2006 - 2006

Pluricom Comunicação Integrada

Vínculo: Colaborador autônomo, Enquadramento Funcional: Redator, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Redator de conteúdos de comunicação política

2003 - 2005

Serviço Social da Indústria / Serviço Social de Aprendizagem Industrail

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessor de Imprensa do SESI-SP/SENAI-SP, instituições vinculadas ao sistema FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)

1998 - 2002

Rede Sescsenac de Televisão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Jornalista da Rede SescSenac de Televisão

1994 - 1998

Rede Record de Televisão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Jornalista do Jornal da Record e Jornal da Record Segunda Edição

1993 - 1993

Rádio Eldorado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Redator do Jornal Eldorado

1991 - 1993

Sistema Brasileiro de Televisão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Jornalista do TJ Brasil, com Boris Casoy

1989 - 1991

Rádio Jovem Pan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Redator da Rádio Jovem Pan