Wellington Hannibal Lopes

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas (UFMS, 2005), Mestre em Biodiversidade Animal (UFSM, 2007), Doutor em Ecologia e Conservação (UFMS, 2017). É professor da Universidade Estadual de Goiás. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade - PPGAS-UEG (set/2021-jan/2024) e coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Sudoeste (2018-2019). É autor dos livros: Mamíferos do Pantanal (2015) e Mamíferos do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza (2023), e organizador do livro Biodiversidade, Manejo e Conservação do Sul de Goiás (2017). É líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação em Paisagens Fragmentadas (CNPq), e do Laboratório de Ecologia e Biogeografia de Mamíferos - Lecobioma. Pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (INCT-EECBio) e do grupo Macroecologia e Mudanças Climáticas (UFJ). É membro do Comitê de Coleções Mastozoológicas da SBMz (colaborador região Centro-Oeste). É orientador nos Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Sociedade (UEG-Quirinópolis), Biodiversidade Animal (UFG-Goiânia) e Biodiversidade e Conservação (IF-Goiano-Rio Verde). É editor associado da revista Sapiência (UEG). Tem publicações na área da ecologia de mamíferos, com ênfase em: i) biodiversidade e distribuição de mamíferos Neotropicais, e ii) ecologia e conservação de mamíferos em paisagens fragmentadas.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Conservação

2013 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Community structure and functional composition of small mammals in a transitional region between Tropical rain forest and Savanna
Orientador: Vanda Lúcia Ferreira
Coorientador: Nicolay Leme da Cunha.

Mestrado em Biodiversidade Animal

2006 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Uso de estrato vertical por pequenos mamíferos em floresta de galeria e cerradão no sudoeste do Brasil
, Ano de Obtenção: 2007.Nilton Carlos Cáceres.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

2002 - 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAQ
Título: Ecologia do Marsupial Thylamys macrurus (DIDELPHIDAE) em fragmentos de Cerrado em Dois Irmãos do Buriti, MS, sudoeste do Brasil
Orientador: Nilton Carlos Cáceres

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução ao Sistema de Informação Geográfica com QGIS. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Gerenciamento e Manejo de Unidades de Conservação. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2002 - 2002

Animais peçonhentos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia e Conservaçao de Mamíferos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biogeografia de Mamíferos.

Organização de eventos

Hannibal, Wellington . IV SIAS - Simpósio Interdisciplinar Ambiente e Sociedade: Ciência e o papel das Universidades para o Meio Ambiente. 2022. (Outro).

Hannibal, Wellington . I Feira Interdisciplinar de Cursos do Câmpus Sudoeste da UEG: ?Povos Tradicionais?. 2022. .

Hannibal, W. . II Internacional Interdisciplinary Seminar on Environment and Society & III Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS). 2020. (Outro).

HANNIBAL, W. . XX SIMBIO: Simpósio de Biologia - Ecologia Urbana: saúde e sustentabilidade. 2019. (Outro).

HANNIBAL, W. . XV SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Tecnologias e Mediação. 2019. (Outro).

Hannibal, W. . XIX SIMBIO - Biotecnologia: desafios para a conservação. 2018. (Outro).

HANNIBAL, W. . XIV SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).

HANNIBAL, W. . XVIII Simpósio de Biologia - SIMBIO. 2017. (Outro).

Participação em eventos

I Feira Interdisciplinar de Cursos do Câmpus Sudoeste da UEG. Coleções Zoológicas e a Conservação da Biodiversidade. 2022. (Feira).

IV SIAS - Simpósio Interdisciplinar Ambiente e Sociedade: Ciência, o papel das Universidades para o Meio Ambiente e Sociedade. 2022. (Simpósio).

IV SIAS - Simpósio Interdisciplinar Ambiente e Sociedade: Ciência, o papel das Universidades para o Meio Ambiente e Sociedade.Mediador da palestra de abertura: Universidade e a Pluraridade da Ciência. 2022. (Simpósio).

IV SIAS - Simpósio Interdisciplinar Ambiente e Sociedade: Ciência, o papel das Universidades para o Meio Ambiente e Sociedade.Avaliador na temática Biodiversidade, paisagens naturais e antrópicas. 2022. (Simpósio).

IV SIAS - Simpósio Interdisciplinar Ambiente e Sociedade: Ciência, o papel das Universidades para o Meio Ambiente e Sociedade.Mediador: Egressos do PPGAS. 2022. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Exploring patterns of taxonomic, functional and phylogenetic beta-diversity variation of neotropical small mammals in a highly fragmented landscape. 2022. (Congresso).

I Encontro Unificado de Ciências Biológicas da UEG: as diferentes faces da profissão biólogo.Ecologia de Mamíferos em Paisagens Fragmentadas. 2021. (Encontro).

Mocó.Introdução a diversidade funcional e filogenética aplicada à mastozoologia. 2021. (Oficina).

Mocó. 2021. (Outra).

Semana Mundial do Meio Ambiente ? A importância de Unidades de Conservação e a Economia da Natureza.Mamíferos do Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza: Cenário Atual e Perspectivas Futuras. 2021. (Outra).

II Internacional Interdisciplinary Seminar on Environment and Society & III Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS).Geologia, formação e ocupação do Cerrado. 2020. (Seminário).

II Internacional Interdisciplinary Seminar on Environment and Society & III Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS).Comissão Científica. 2020. (Seminário).

II Internacional Interdisciplinary Seminar on Environment and Society & III Simpósio Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade (SIAS). 2020. (Seminário).

XVI SEPE ? Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão com a temática ?Formação universitária e atuação profissional: possibilidades para o cenário pós-pandemia.Dicas de produção científica em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).

XIX SIMBIO - Biotecnologia: desafios para a conservação. 2018. (Simpósio).

9º Congresso Brasileiro de Mastozoologia & 9º EBEQ. Using ecological traits to assess the relative importance of habitat-quality on filtering small mammal community in a fragmented landscape. 2017. (Congresso).

SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Planejamento da amostragem: dez passos para montar um projeto de pesquisa. 2015. (Seminário).

XVI SIMBIO - Simpósio de Biologia. 2015. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Beatriz Fermino

MENDONCA, M. A. C.; ELER, E. S.;HANNIBAL, W.. Estudo citogenético de 10 espécies de pequenos mamíferos não voadores (Didelphimorphia e Rodentia) amostrados em Rio Verde, GO. 2024. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde.

Aluno: Poliana Ribeiro Dourado

MORAIS, I. L.; ARRUDA, R. S.;HANNIBAL, W.. Panorama das Unidades de Conservação do Cerrado e Produção Científica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Denise Carolina Pfingstag

TERRIBILE, L. C.;HANNIBAL, W.; COELHO, C. P.. Lacunas do conhecimento, mudança climática e conservação de Thismia panamensis (Standl.) Jonker no Cerrado. 2022. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde.

Aluno: Érika Cristina Soares Valadão

BLAMIRES, D.; GUIMARAES, L. D.;HANNIBAL, W.. Avifauna urbana nas praças públicas de Iporá, Estado de Goiás. 2021. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sara Karla De Abreu Andrade Carvalho

MORAIS, I. L.; SANTOS, S. X.;HANNIBAL, W.. AGARICALES (BASIDIOMYCOTA) DO BRASIL: DISTRIBUIÇÃO, DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nayara Lima Batista

ROCHA, E. C.; CASTRO, A. L. S.;HANNIBAL, W.. Mamíferos de médio e grande porte da região do Cantão, Tocantins: diversidade, uso do habitat e eficiência de métodos de amostragem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado) - Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Aluno: Wagner Bertholdo Burghausen

VIEIRA, EMERSON M.; MACHADO, RICARDO BOMFIM;Hannibal, Wellington. Efeitos da disponibilidade de recursos alimentares nos parâmetros populacionais, reprodutivos, na área de uso e na condição corporal de Rhipidomys macrurus (Rodentia, Cricetidae). 2020. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marco Antônio Guimarães Silca

CARVALHO, F.;HANNIBAL, W.; MOREIRA, J. C.. Armadilhas fotográficas e predação de ninhos artificiais no Cerrado. 2020. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Aluno: RITIELLY MARIA GUIMARÃES GUERINO

MORAIS, I. L.;HANNIBAL, W.; MARTINS, C. M.. Impactos socioambientais da eucaliptocultura e avaliação da toxicidade dos compostos naturais de folhas de Eucalyptus urophylla S.T. Blake (Myrtaceae) em Allium cepa L. (Amaryllidaceae). 2019. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Carolina Emília dos Santos

MORAIS, A.; LIMA-RIBEIRO, M.;HANNIBAL, W.. O plano de manejo das áreas protegidas do Cerrado é uma ferramenta efetiva para conter a perda de habitat?. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Aluno: Roniel Freitas Oliveira

TERRIBILE, L. C.; LIMA-RIBEIRO, M.;HANNIBAL, W.. Diversidade, distribuição e conservação de mamíferos de médio e grande porte em uma zona de transição Cerrado-Mata Atlântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Aluno: Roniel Freitas Oliveira

TERRIBILE, L. C.; DINIZ FILHO, J. A. F.; NABOUT, J. C.; CASTRO, M. C.;HANNIBAL, W.; LIMA-RIBEIRO, M.. O Grande Intercâmbio Biótico Americano e a extinção do metatério Thylacosmilus atrox (Sparassodonta, Metatheria) na América do Sul. 2023. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Karolina Mendes Moreno

MORAIS, A.; CORTES, L. G.; TERRIBILE, L. C.; BASTOS, R. P.;HANNIBAL, W.. Priorização de anfíbios deficientes de dados na região neotropical e sua vulnerabilidade à mudança climática. 2023. Tese (Doutorado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thiago Mateus Rocha dos Santos

AOKI, C.; GOMES, M. A.;HANNIBAL, W.; FISCHER, E.. Sexual and density dependent behavior in two neotropical small mammals. 2020. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Carolina da Cunha Ribeiro

NOMURA, F.;HANNIBAL, W.; GRANZOTTI, R. V.; BERLINCK, C. N.. Efeito do fogo espaço temporal na dinâmica de multicomunidades no Parque Nacional das Emas. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jefferson Eduardo Silva Miranda

GONCALVES, L. O.; FREITAS, S. R.;Hannibal, Wellington. Analysis of the scientific production about wildlife roadkill in Brazil and the knowledge of roadkills in protected areas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Silvana Rodrigues de Sousa Borges

DE MORAIS, ALESSANDRO RIBEIRO;HANNIBAL, W.; BARBOSA, H. O.. A influência de variáveis ambientais locais e da paisagem sobre a diversidade de peixes de riachos em paisagens alteradas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde.

Aluno: Poliana Ribeiro Dourado

MORAIS, I. L.; OLIVEIRA, A. P.;HANNIBAL, W.. Panorama das Unidades de Conservação do Cerrado e Produção Científica. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Arthur Justino Guanaes dos Santos

CACERES, N. C.; GONCALVES, P.;HANNIBAL, W.. Influência de Filtros Ambientais e Interações Bióticas em Pequenos Mamíferos do Extremo Sul da Floresta Atlântica. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Flávia Cristina Costa Gomes

NOVAES, M. C.;HANNIBAL, W.; FERREIRA, R. G. N.. Perfis dos estudos de comportamento animal e a implicação para a conservação das espécies. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marco Antônio Guimarães Silva

MOREIRA, J. C.; CARVALHO, F.;HANNIBAL, W.. A borda aumenta a diversidade de predadores de ninho? Estudo de caso em fragmentos vegetais sobre terras agrícolas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Aluno: Érika Cristina Soares Valadão

BLAMIRES, D.; MORAIS, I. L.;HANNIBAL, W.. Avifauna urbana nas praças públicas de Iporá, Estado de Goiás. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Kamila Cabral da Silva

TEIXEIRA, L. H. M.; CARVALHO, V. P.;HANNIBAL, W.. Morcegos de um fragmento de mata nativa no município de Quirinópolis, Goiás, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Líllian Andrade Dias

COSTA, R. R. G. F.; ROSSI, R. F.;HANNIBAL, W.. Monitoramento da fauna silvestre atropelada na GO-164. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gilson da Rocha Santos

RÍMOLI, J.;HANNIBAL, W.; BARROS, A.. Comportamento social em bugios pretos e dourados (Alouatta caraya, Humboldt, 1812) em um fragmento urbano de mata ciliar na margem esquerda do rio Aquidauana, Anastácio/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ.

Aluno: Natasha Rodrigues Azambuja

CACERES, N. C.; FLORA, F. D;HANNIBAL, W.. Estrutura de comunidade e uso de habitat por mamíferos de médio e grande porte da Estação Ecológica do Taim, RS, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rodrigo dos Santos

RÍMOLI, J.;HANNIBAL, W.; BÉDA, A. F.. Ecologia e comportamento de bugios pretos (Alouatta caraya, Primates, Atelidae) em fragmento florestal na margem esquerda do Rio Aquidauana, Anastácio, Mato Grosso do Sul. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ.

Aluno: Lucas Wagner Contar Vendimiati

RÍMOLI, J.;HANNIBAL, W.; LUNA, H. S.. Predação e dispersão de sementes por bugios-pretos (Alouatta caraya, PRIMATES, ATELIDAE) em fragmentos florestais em Aquidauana/MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ.

SANTORI, R. T.; RIZZO, A. E.;HANNIBAL, W.. Avaliação de Processos de Promoção Docente do Centro Biomédico da UERJ. 2021. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SANTANA, F. A.;HANNIBAL, W.; TOSTA, L. A.. Comissão especial para processo seletivo simplificado de docente e funcionário técnico admistrativo - auxiliar de laboratório - Curso de Ciências Biológicas. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

RESENDE, I. L. M.; SANTANA, F. A.;HANNIBAL, W.. Comissão Especial para Processo Seletivo Simplificado de Docentes e funcionários Técnicos administrativos. 2013. Universidade Estadual de Goiás.

Orientou

FILLIPE MENDES DE ARAÚJO

Arborização em Quirinopolis/GO: Uma proposta metodológica de mudança microclimatica no ambiente urbano; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Antonio Marcos Lopes dos Santos

Efeitos da composição e configuração da paisagem na probabilidade de ocupação de felinos no Brasil central; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; (Orientador);

Carolina Pereira Fontoura

Cariótipo e diversidade genética de pequenos mamíferos não voadores no sul de Goiás, Brasil central; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde; (Orientador);

RAFAEL GABRIEL CABRAL FILHO

Mamíferos atropelados em rodovias do Brasil central: Importantes dados para a ecologia de estradas e coleções científicas; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Ana Claudia Bernardes Dias

Estrutura das comunidades de pequenos mamíferos da América do Sul; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Carolina Alves Pereira

O matich perfeiro: a percepção das pessoas sobre os mamíferos em paisagens fragmentadas contribui para a conservação da biodiversidade; Início: 2023; Tese (Doutorado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; (Orientador);

Hermes Willyan Parreira Claro

Efeito dos atributos da paisagem na dieta e frequência de dano genotóxico em pequenos mamíferos do Brasil central; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

LUCAS DE OLIVEIRA SAMPAIO

Descrição crânio-dentária do gênero Calomys (Rodentia: Sigmodontinae) para o Brasil central; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Rafaela Aparecida Gomes da Luz

Sucesso germinativo de sementes dispersas pela anta brasileira Tapirus terrestris (Mammalia, Perissodactyla); Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Deivid Pereira de Souza

Seleção de habitat por mamíferos de médio e grande porte em uma paisagem fragmentada do Brasil central; 2024; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás, ; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Luana Silva Flores

Comportamento e interações de tatus no Brasil central: registros inéditos e uso de tocas por diversas espécies de vertebrados; 2024; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Rosalinda dos Santos Damasceno Carvalho

Diagnóstico da fauna recebida no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Caldas Novas, Goiás, Brasil central; 2024; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Rio Verde, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Carolina Alves Pereira

Mamíferos de médio e grande porte da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza, sul de Goiás, Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Ana Claudia Bernardes Dias

Pequenos mamíferos de uma área protegida: explorando padrões de diversidade em uma paisagem altamente fragmentada; 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Patricia Rezende Bernardes

Mamíferos carnívoros das unidades de conservação do Brasil: composição, riqueza e conservação; 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, ; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Thaynara Lorrane Linhares da Silva

Ectoparasitos de pequenos mamíferos não voadores do Brasil: tendências, lacunas e um estudo de caso; 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Hermes Willyan Parreira Claro

Diet of small mammals in semi-deciduous forest fragments in central Brazil; 2021; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Aline Mamede Vidica Oliveira

Etnozoologia: uma ciência voltada para a conservação da biodiversidade; 2020; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Juliana Cunha Barros

Qualidade física do solo sob diferentes usos; 2020; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, ; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Millena Heloisa Silva

Período de atividade e frequência de ocorrência de ungulados em uma unidade de conservação no sul de Goiás, Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Letícia Soares Pereira

Dieta de pequenos roedores em fragmentos de flroesta semidecidual no Brasil central; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Natalia Aparecida Albino Silva

O clima determina a segregação espacial nas espécies de Caluromys? Uma abordagem com os modelos de nichos ecológico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Andressa dos Santos Pinheiro

Testes de micronúcleos em roedores silvestres expostos em área mineração: uma revisão da literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Larissa Aparecida Alves dos Santos

Dieta de marsupiais em uma paisagem fragmentada no sul do estado de Goiás, Brasil central; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Kenned Fellype Francisco Alves

Coleções biológicas da Universidade Estadual de Goiás: o quanto mantemos de biodiversidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Ana Claudia Bernardes Dias

Distribuição de Callithrix penicillata (Primates, Callithrichidae) na malha urbana de Quirinópolis, Goiás, Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Gleice Renata Batista Arquelino

Diagnóstico de pesquisa na revista Landscape Ecology (2006-2018); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Valquiria Vilalba Figueiredo

Ecologia populacional de Gracilinanus agilis (Didelphimorphia, Didelphidae) em fragmentos de floresta estacional no sul de Goiás; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Patricia Rodrigues de Jesus

Dieta e dispersão de sementes por Tapirus terrestris (Perissodactyla, Tapiridae) em fragmentos de Cerrado no sul de Goiás, Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Giselle Arantes Ferreira

Distribuição da "cuíca-d'água" Chironectes minimus (Didelphimorphia, Didelphidae) no estado de Mato Grosso do Sul, sudoeste do Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Fernando Venceslau Viana

Mamíferos de médio e grande porte em fragmentos de Cerrado no município de Quirinópolis, Sul de Goiás; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Thiago de França Silvério

Pequenos mamíferos em fragmentos de Cerrado no município de Quirinópolis, sul de Goiás; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Alexandra de Jesus Martins

Diagnóstico da fauna silvestre apreendida/recolhida pela Polícia Militar Ambiental no Centro-Oeste de Mato Grosso do Sul no período de 2002 a 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Dimitrius Alves Cabral Cavalcante de Sousa

Composição da comunidade e eficiência de captura de pequenos mamíferos floresta de galeria e cerradão no município de Aquidauana, MS, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Maria Eduarda da Silva

Dieta de pequenos mamíferos não voadores do sul de Goiás, Brasil central; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Milena Silva dos Anjos

Diversidade de morcegos (Mammalia, Chiroptera) na mesorregião sul do estado de Goiás, Brasil; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Lethicia Beatriz Carvalho Ferreira

Frugivoria e dispersão de sementes pela anta brasileira Tapirus terrestris em uma unidade de conservação no sul de Goiás, Brasil; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Ana Claudia Bernardes Dias

Distribuição de Callithrix penicillata em malha urbana de Quirinópolis, Goiás, Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Juliane Silva Alencar

Dieta de mico-estrela (Callithrix penicillata) em remanescentes urbano no município de Quirinópolis, Goiás; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Wesley Batista Parreira

Padrão de atividade de mico-estrela (Callithrix penicillata) em remanescentes urbano no município de Quirinópolis, Goiás; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Arthur Cesar de Carvalho

Mamíferos de médio e grande porte de fragmentos florestais do sudoeste de Goiás, Brasil; 2014; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Valquiria Vilalba Figueiredo

Pequenos mamíferos em fragmentos de Cerrado no sul de Goiás; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências BIológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wellington Hannibal Lopes;

Produções bibliográficas

  • PALUDO, RAQUEL LOREN DOS REIS ; PAULA, WARLEY VIEIRA DE FREITAS ; NEVES, LUCIANNE CARDOSO ; DE PAULA, LUIZA GABRIELLA FERREIRA ; DE LIMA, NICOLAS JALOWITZKI ; DA SILVA, BIANCA BARBARA FONSECA ; PEREIRA, BRENDA GOMES ; PÁDUA, GRACIELLE TELES ; DANTAS-TORRES, FILIPE ; LABRUNA, MARCELO B. ; MARTINS, THIAGO FERNANDES ; SPONCHIADO, JONAS ; SOUSA-PAULA, LUCAS CHRISTIAN DE ; Hannibal, Wellington ; KRAWCZAK, FELIPE DA SILVA . Rickettsial Infection in Ticks from a National Park in the Cerrado Biome, Midwestern Brazil. PATHOGENS , v. 13, p. 13, 2024.

  • CLARO, H. W. P. ; BERNARDES DIAS, ANA CLAUDIA ; ALVES, C. ; HANNIBAL, W. . Can the type and placement of traps influence the capturability of marsupials according to their body weight? A case study with Didelphis albiventris and Gracilinanus agilis in central Brazil. Zoologia , v. 41, p. e23030, 2024.

  • Hannibal, Wellington ; SOUSA, DAIENE L. H. ; SINANI, THOMAZ R. F. ; LANDGREF FILHO, PAULO . First predation event of an anuran by in the Pantanal wetland, central portion of South America. MAMMALIA , v. 88, p. 1, 2024.

  • CLARO, HERMES WILLYAN PARREIRA ; Hannibal, Wellington ; BENVINDO-SOUZA, MARCELINO ; DE MELO E SILVA, DANIELA . The use of the micronucleus test and comet assay in wild rodents: a historical review and future perspectives. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 196, p. 773, 2024.

  • Hannibal, Wellington ; PARREIRA CLARO, HERMES WILLYAN ; BERNARDES-DIAS, ANA CLAUDIA ; ALVES, CAROLINA ; BERNARDES, PATRICIA REZENDE ; SILVA, THAYNARA LORRANE LINHARES DA . Non-volant mammals of the Serra da Fortaleza Wildlife Refuge, southern Goiás, central Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 19, p. 883-900, 2023.

  • BERNARDES DIAS, ANA CLAUDIA ; FONTOURA, C. P. ; GONÇALVES, PABLO RODRIGUES ; SILVA, C. A. O. ; MENDONCA, M. A. C. ; HANNIBAL, W. . CITOGENÉTICA DE PEQUENOS MAMÍFEROS A PARTIR DA EXTRAÇÃO DA MEDULA ÓSSEA: UMA DESCRIÇÃO MAIS DETALHADA DA TÉCNICA IN VIVO COM AJUSTES. Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology , v. 20, p. 98-107, 2023.

  • FLORES, L. ; HANNIBAL, W. . First published records of six-banded armadillo Euphractus sexcinctus carrying offspring in its mouth in Brazil. Brazilian Journal of Mammalogy , v. 92, p. e922023128, 2023.

  • FREITAS-OLIVEIRA, RONIEL ; GUIMARÃES-SILVA, MARCO ANTONIO ; ANDREANI, TAINÃ LUCAS ; Hannibal, Wellington ; BASTOS, ROGÉRIO P. ; MOREIRA, JÂNIO C. ; MORAIS, ALESSANDRO RIBEIRO . New records of White-lipped Peccaries in altered landscapes of the Brazilian Midwest. Mammal Research , v. 68, p. 1, 2023.

  • CARVALHO, S. K. A. A. ; MORAIS, I. L. ; CALACA, F. J. S. ; HANNIBAL, W. . Agaricales no Brasil: um panorama da produção científica, lacunas e tendências. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e28911326458, 2022.

  • CLARO, H. W. P. ; Hannibal, Wellington . Diet of small mammals in semi¿deciduous forest fragments in Central Brazil. AUSTRAL ECOLOGY , v. 1, p. 1-5, 2022.

  • VALADAO, E. C. S. ; FRANCO, G. A. M. ; HANNIBAL, W. ; BLAMIRES, D. . Estrutura das assembleias de aves nas praças públicas de Iporá, Estado de Goiás. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 35548-35568, 2022.

  • DIAS, A. C. B. ; HANNIBAL, W. ; MARTINEZ, R. A. ; RODRIGUES, P. R. . Distribution, activity patterns and diet of Callithrix penicillata (primates: callithrichidae) in an urban area in central Brazil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-10, 2022.

  • OLIVEIRA, S. R. ; Hannibal, Wellington ; MIRANDA, J. E. S. ; OLIVEIRA, G. V. . First published record of rodent predation by guira cuckoo in Brazil: notes about vertebrate predation. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 17, p. 563-567, 2022.

  • OLIVEIRA, R. F. ; Hannibal, Wellington ; TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. . Implications of climate change for the distribution of the water opossum (Chironectes minimus): habitat loss and conservation opportunities. MAMMALIAN BIOLOGY , v. 1, p. 1, 2021.

  • VIDICA, A. M. ; Hannibal, Wellington . The role of ethnozoology for the mammal conservation of the Brazilian Cerrado. SCIENTIA PLENA , v. 17, p. 1-13, 2021.

  • FIGUEIREDO, VALQUIRIA VILALBA ; DA CUNHA, NICOLAY LEME ; DE MORAIS, ALESSANDRO RIBEIRO ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; Hannibal, Wellington . The importance of sampling methods and landscape variation on explaining small mammal communities in a Neotropical ecotone region. Mammal Research , v. 66, p. 301-312, 2021.

  • BENVINDO-SOUZA, MARCELINO ; ARLEM-TOMAZ, ACÁCIO ; FOLADOR-SOTERO, DAIANY ; DE MELO E SILVA, DANIELA ; Hannibal, Wellington . Accidental capture of the arboreal rodent Rhipidomys cf. macrurus in a mist-net in Silvânia National Forest, Brazil. Mammalogy Notes , v. 7, p. 202, 2021.

  • CLARO, H. W. P. ; Hannibal, W. . Litter size and reproductive conditions in small mammals of southern Goiás, Brazil. Mammalogy Notes , v. 7, p. 229, 2021.

  • Hannibal, Wellington ; ZORTEA, M. ; CALAÇA, ANALICE MARIA ; CARMIGNOTTO, A. P. ; BEZERRA, A. M. R. ; CARVALHO, H. G. ; BONVICINO, C. R. ; MARTINS, A. C. M. ; AGUIAR, L. M. S. ; SOUZA, M. B. ; MATTOS, I. ; OLIVEIRA, R. F. ; BRITO, D. ; SILVA, D. A. ; GUIMARAES, M. A. ; CARMO, E. M. B. ; MOREIRA, J. C. . Checklist of mammals from Goiás, central Brazil. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 23, p. 1, 2021.

  • MORAIS, I. L. ; RIZZO, C. D. ; BRANDELERO, S. M. ; HANNIBAL, W. . Eficácia de placas educativas no descarte de resíduos sólidos e a não alimentação do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e300101321463, 2021.

  • Hannibal, Wellington ; BERNARDES DIAS, ANA CLAUDIA ; PARREIRA CLARO, HERMES WILLYAN ; VILALBA FIGUEIREDO, VALQUIRIA . Coleção de Mamíferos da Universidade Estadual de Goiás [CMUEG]: dados para o centro-oeste do Brasil. Brazilian Journal of Mammalogy , v. 2, p. 1, 2021.

  • ANTUNES, P. C. ; MIRANDA, C. L. ; Hannibal, W. ; ARAGONA, M. ; GODOI, M. N. ; RADEMAKER, V. ; MOZERLE, H. B. ; SANTOS-FILHO, M. ; LAYME, VIVIANE MARIA GUEDES ; ROSSI, R. V. ; BRANDAO, M. V. ; SEMEDO, T. B. F. . Marsupiais da Bacia do Alto Paraguai: uma revisão do conhecimento do planalto à planície pantaneira. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 16, p. 527-577, 2021.

  • ANTUNES, P. C. ; MIRANDA, C. L. ; Hannibal, W. ; GODOI, MAURICIO N. ; ARAGONA, M. ; MOZERLE, H. B. ; RADEMAKER, V. ; SANTOS-FILHO, M. ; LAYME, VIVIANE MARIA GUEDES ; BRANDAO, M. V. ; SEMEDO, T. B. F. . Roedores da Bacia do Alto Paraguai: uma revisão do conhecimento do planalto à planície pantaneira. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 16, p. 579-649, 2021.

  • ARAUJO, L. A. F. ; HANNIBAL, W. ; COSTA, R. R. G. F. ; ROSSI, R. F. ; CLARO, H. W. P. . Efeito da paisagem sobre os atropelamentos de mamíferos de médio e grande porte no sul de Goiás, Brasil. Oecologia Australis , v. 24, p. 164-172, 2020.

  • Hannibal, Wellington ; CUNHA, NICOLAY LEME DA ; FIGUEIREDO, VALQUIRIA VILALBA ; TERESA, FABRÍCIO BARRETO ; Ferreira, Vanda Lúcia . Traits reveal how habitat-quality gradients structure small mammal communities in a fragmented tropical landscape. AUSTRAL ECOLOGY , v. 45, p. 79-88, 2020.

  • DA ROSA, CLARISSA ALVES ; RIBEIRO, BRUNO R. ; BEJARANO, VANESA ; PUERTAS, FERNANDO HENRIQUE ; BOCCHIGLIERI, ADRIANA ; DOS SANTOS BARBOSA, ADRIANA LOESER ; CHIARELLO, ADRIANO GARCIA ; PAGLIA, ADRIANO PEREIRA ; PEREIRA, ADRIELE APARECIDA ; DE SOUZA MOREIRA, ADRYELLE FRANCISCA ; DE SOUZA, AGNIS CRISTIANE ; PELLEGRIN, AIESCA ; GATICA, AILIN ; MEDEIRO, AKYLLAN ZOPPI ; PEREIRA, ALAN DEIVID ; BRAZ, ALAN GERHARDT ; YANOSKY, ALBERTO ; VALENZUELA, ALEJANDRO EDUARDO JORGE ; BERTASSONI, ALESSANDRA ; HANNIBAL, W. ; et.al . NEOTROPICAL ALIEN MAMMALS: a data set of occurrence and abundance of alien mammals in the Neotropics. ECOLOGY , v. 1, p. 1, 2020.

  • CLARO, H. W. P. ; ROSSI, R. F. ; HANNIBAL, W. . Bird communities in urban habitat: the importance of vegetation in city squares. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 9, p. 201-207, 2020.

  • NAGY'REIS, MARIANA B. ; DE FARIA OSHIMA, JÚLIA EMI ; KANDA, CLAUDIA ZUKERAN ; PALMEIRA, FRANCESCA BELEM LOPES ; DE MELO, FABIANO RODRIGUES ; MORATO, RONALDO GONÇALVES ; BONJORNE, LILIAN ; MAGIOLI, MARCELO ; LEUCHTENBERGER, CAROLINE ; ROHE, FABIO ; LEMOS, FREDERICO GEMESIO ; MARTELLO, FELIPE ; ALVES'EIGENHEER, MILENE ; DA SILVA, RAFAELA APARECIDA ; SILVEIRA DOS SANTOS, JULIANA ; PRIANTE, CAMILA FÁTIMA ; BERNARDO, RODRIGO ; ROGERI, PATRICIA ; ASSIS, JULIA CAMARA ; HANNIBAL, W. ; et.al . NEOTROPICAL CARNIVORES: a data set on carnivore distribution in the Neotropics. ECOLOGY , v. 1, p. 1, 2020.

  • VIDICA, A. M. ; Hannibal, W. . Trends in scientific publication on ethnozoology: Brazil?s highlight in international science. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 691-698, 2020.

  • Hannibal, W. ; ARGUELHO, W. C. ; MOREIRA, J. C. ; AOKI, C. . Use of understory for frugivory by Thrichomys fosteri (Rodentia, Echimyidae). Oecologia Australis , v. 23, p. 1100-1103, 2019.

  • Hannibal, Wellington ; JESUS, P. R. ; OLIVEIRA, R. F. ; RAGUSA-NETTO, J. . Frugivory and seed dispersal by the lowland tapir in a fragmented landscape of Cerrado in southern Goiás, Brazil. BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOZOOLOGIA , v. 84, p. 19-22, 2019.

  • SANTOS, PALOMA MARQUES ; BOCCHIGLIERI, ADRIANA ; CHIARELLO, ADRIANO GARCIA ; PAGLIA, ADRIANO PEREIRA ; MOREIRA, ADRYELLE ; SOUZA, AGNIS CRISTIANE ; ABBA, AGUSTIN MANUEL ; PAVIOLO, AGUSTIN ; GATICA, AILIN ; MEDEIRO, AKYLLAN ZOPPI ; COSTA, ALAN NILO ; GALLINA, ALBERTO GONZALEZ ; YANOSKY, ALBERTO A. ; JESUS, ALEJANDRO ; BERTASSONI, ALESSANDRA ; ROCHA, ALESSANDRO ; BOVO, ALEX AUGUSTO ABREU ; BAGER, ALEX ; MOL, ALEXANDRA CRAVINO ; HANNIBAL, W. ; et.al . NEOTROPICAL XENARTHRANS: a data set of occurrence of xenarthran species in the Neotropics. ECOLOGY , v. 100, p. e02663, 2019.

  • Hannibal, Wellington ; RENON, POLLA ; FIGUEIREDO, VALQUIRIA VILALBA ; OLIVEIRA, RONIEL FREITAS ; MORENO, ANTONIO EDUARDO ; MARTINEZ, ROMARI ALEJANDRA . Trends and biases in scientific literature about marmosets, genus Callithrix (Primates, Callitrichidae): biodiversity and conservation perspectives. NEOTROPICAL BIOLOGYAND CONSERVATION , v. 14, p. 529-538, 2019.

  • GONCALVES, F. ; HANNIBAL, W. ; GODOI, M. N. ; MARTINS, F. I. ; OLIVEIRA, R. F. ; FIGUEIREDO, V. ; CASELLA, J. ; SA, E. F. G. G. . Non-volant mammals from the Upper Paraná River Basin: a dataset from a critical region for conservation in Brazil. ECOLOGY , v. 99, p. 499, 2018.

  • HANNIBAL, W. ; CUNHA, N. L. ; DALPONTI, G. ; OLIVEIRA, S. R. ; PEREIRA, K. R. F. . ROADKILL AND NEW RECORDS FOR GIANT ARMADILLO (Priodontes maximus) IN CENTRAL-WESTERN BRAZIL. MASTOZOOLOGIA NEOTROPICAL /JOURNAL OF NEOTROPICAL MAMMALOGY , v. 25, p. 229-234, 2018.

  • CANDEIRO, C. R. A. ; BRUSATTE, S. L. ; SIMBRAS, F. M. ; SANTOS-PEREIRA, C. ; SOUZA-JUNIOR, A. L. ; CAVALCANTI, R. ; CARELLI, D. ; MORAIS, I. L. ; NOGUEIRA-GOMES, M. M. ; SOUZA, J. B. F. ; GIL, L. M. ; ROSSI, R. F. ; Hannibal, W. ; COSTA, R. R. G. F. ; OLIVEIRA, G. . New reports of Late Cretaceous reptiles from the Bauru Group of southern Goiás State, Brazil.. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES , v. 85, p. 229, 2018.

  • GRILO, CLARA ; COIMBRA, MICHELY R. ; CERQUEIRA, RAFAELA C. ; BARBOSA, PRISCILLA ; DORNAS, RUBEM A. P. ; GONÇALVES, LARISSA O. ; TEIXEIRA, FERNANDA Z. ; COELHO, IGOR PFEIFER ; SCHMIDT, BRENDA R. ; PACHECO, DIANA L. K. ; SCHUCK, GABRIELA ; ESPERANDO, ISADORA B. ; ANZA, JUAN A. ; BEDUSCHI, JÚLIA ; OLIVEIRA, NICOLE R. ; PINHEIRO, PAULA F. ; BAGER, ALEX ; SECCO, HELIO ; GUERREIRO, MARCELLO ; HANNIBAL, W. ; et.al . BRAZIL ROAD-KILL: a data set of wildlife terrestrial vertebrate road-kills. ECOLOGY , v. 99, p. 1, 2018.

  • Hannibal, Wellington ; CUNHA, NICOLAY LEME DA ; FIGUEIREDO, VALQUIRIA VILALBA ; ROSSI, REILE FERREIRA ; CÁCERES, NILTON CARLOS ; Ferreira, Vanda Lúcia . Multi-scale approach to disentangle the small mammal composition in a fragmented landscape in central Brazil. JOURNAL OF MAMMALOGY , v. 99, p. 1, 2018.

  • TOMAS, W. M. ; ANTUNES, P. C. ; BORDIGNON, M. O. ; CAMILO, A. R. ; CAMPOS, Z. ; CAMARGO, G. ; CARVALHO, L. F. A. C. ; CUNHA, N. L. ; FISCHER, E. ; GODOI, M. N. ; HANNIBAL, W. ; MOURAO, G. ; RÍMOLI, J. ; Santos, C. F. ; SILVEIRA, M. ; TOMAS, M. A. . Checklist of mammal species from Mato Grosso do Sul, Brazil. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA , v. 107, p. e2017155, 2017.

  • Hannibal, Wellington ; Caceres, Nilton . Os quase desconhecidos do Alto Paraguai. Revista Ciência Pantanal , v. 3, p. 64, 2017.

  • OLIVEIRA, R. F. ; Hannibal, Wellington . Effects of patch attributes on the richness of medium and large-sized mammals in a fragmented semi-deciduous forest. MASTOZOOLOGÍA NEOTROPICAL (IMPRESA) , v. 24, p. 401-408, 2017.

  • Hannibal, Wellington ; GODOI, MAURICIO NEVES ; TOMAS, WALFRIDO MORAES ; PORFIRIO, GRASIELA ; Ferreira, Vanda Lúcia ; CÁCERES, NILTON . Biogeography and conservation of non-volant mammals from the Urucum Mountains: a Chiquitano dry forest ecoregion in western Brazil. MAMMALIA , v. 81, p. 169-180, 2017.

  • Hannibal, Wellington ; FIGUEIREDO, V. ; CUNHA, N. L. . Population seasonal variation of Gracilinanus agilis (Mammalia: Didelphidae) in semi-deciduous forest fragments. Mastozoología Neotropical (Impresa) , v. 23, p. 81, 2016.

  • Hannibal, Wellington ; CLARO, H. W. P. ; FIGUEIREDO, V. ; OLIVEIRA, R. F. . Predation of Calomys expulsus (Rodentia: Cricetidae) by Glaucidium brasilianum (Strigiformes: Strigidae) in a semi-deciduous seasonal forest fragment. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitao , v. 38, p. 181-185, 2016.

  • Hannibal, Wellington ; Godoi, Maurício Neves . Non-volant mammals of the Maracaju Mountains, southwestern Brazil: Composition, richness and conservation. Revista Mexicana de Biodiversidad , v. 86, p. 217-225, 2015.

  • Hannibal, Wellington ; FIGUEIREDO, V. ; CLARO, H. W. P. ; CARVALHO, A. C. ; CABRAL, G. P. ; OLIVEIRA, R. F. ; AQUINO, H. F. ; VIANA, F. V. ; SILVEIRO, T. F. ; SILVA FILHO, J. J. . Mamíferos não voadores em fragmentos de Cerrado no sul do estado de Goiás, Brasil. Boletim da Sociedade Brasileira de Mastozoologia , v. 74, p. 103, 2015.

  • Hannibal, Wellington . Mammals of medium and large size from a fragmented seasonal forest landscape in Mato Grosso do Sul state, central-western Brazil . Check List (São Paulo. Online) , v. 10, p. 1430, 2014.

  • HANNIBAL, W. ; FIGUEIREDO, V. ; LANDGREF FILHO, P. ; Godoi, Maurício Neves . New records of Monodelphis kunsi (Didelphimorphia, Didelphidae) from Brazil. Mastozoología Neotropical (Impresa) , v. 19, p. 317, 2012.

  • CACERES, N. C. ; NAPOLI, R. P.D. ; HANNIBAL, W. . Differential trapping success for small mammals using pitfall and standard cage traps in a woodland savannah region of southwestern Brazil. Mammalia (Paris) , v. 75, p. 45-52, 2011.

  • CACERES, N. C. ; Godoi, Maurício Neves ; HANNIBAL, W. ; Ferreira, Vanda Lúcia . Effects of altitude and vegetation on small-mammal distribution in the Urucum Mountains, western Brazil. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY , v. 27, p. 279-287, 2011.

  • Caceres, Nilton ; Napoli, Rodrigo ; Casella, Janaina ; HANNIBAL, W. . Mammals in a fragmented savannah landscape in south-western Brazil. Journal of Natural History , v. 44, p. 491-512, 2010.

  • HANNIBAL, W. ; CACERES, N. C. . Use of vertical space by small mammals in gallery forest and woodland savannah in south-western Brazil. Mammalia (Paris) , v. 74, p. 247-255, 2010.

  • CACERES, N. C. ; HANNIBAL, W. ; FREITAS, D. R. ; SILVA, E. L. ; ROMAN, C. ; CASELLA, J. . Mammal occurrence and roadkill in two adjacent ecoregions (Atlantic Forest and Cerrado) in sout-western Brazil. Revista Brasileira de Zoologia (Online) , v. 27, p. 709-717, 2010.

  • CACERES, N. C. ; CASELLA, J. ; VARGAS, C. F. ; PRATES, L. Z. ; TOMBINI, A. A. M. ; GOULART, C. S. ; HANNIBAL, W. . Distribuição geográfica de pequenos mamíferos não voadores nas Bacias do Rio Araguaia e Paraná, região centro sul do Brasil. Iheringia. Série Zoologia , v. 98, p. 173-180, 2008.

  • CACERES, N. C. ; BORNSCHEIN, M. R. ; HANNIBAL, W. ; PERCEQUILLO, A. R. . Mammals of the Bodoquena Mountains, southwestern Brazil: an ecological and conservation analysis. Revista Brasileira de Zoologia (Impresso) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-4670 Zoologia (Curitiba. Impresso)) , v. 24, p. 426-435, 2007.

  • CACERES, N. C. ; NAPOLI, R. P.D. ; HANNIBAL, W. ; CASELLA, J. ; GAZETA, G. S. . Natural history of the marsupial Thylamys macrurus (Mammalia, Didelphidae) in fragments of savannah in southwestern Brazil. Journal of Natural History , v. 41, p. 1979-1988, 2007.

  • ALVES, C. ; Hannibal, Wellington . Mamíferos do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza. 1. ed. Anápolis: Editora UEG, 2023.

  • Hannibal, Wellington ; DUARTE, L. A. ; SANTOS, C. C. . Non Volant Mammals of the Pantanal and Surrounding. 1. ed. , 2019.

  • ANDRADE, C. M. S. ; PRECIOSO, D. ; SILVA, E. B. ; AZEVEDO, G. X. ; SANTOS, J. C. V. ; GOULART, J. C. ; SILVA, L. G. ; SALES, M. P. M. ; SILVA, M. M. ; COSTA, RAONI R. G. F. ; ROSSI, REILE FERREIRA ; SOUZA, R. B. ; BESSA, S. ; Hannibal, Wellington ; PINHEIRO, Z. D. . Docência e Inovação na Educação Básica: múltiplos olhares. 1. ed. Campinhas: Editora D7 Livros, 2018. v. 1. 164p .

  • Hannibal, Wellington ; ROSSI, R. F. (Org.) ; MORAIS, I. L. (Org.) ; TEIXEIRA, L. H. M. (Org.) . Biodiversidade, manejo e conservação do sul de Goiás. 1. ed. Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017.

  • Hannibal, Wellington ; DUARTE, L. A. ; SANTOS, C. C. . Mamíferos não voadores do Pantanal e entorno. x. ed. Campo Grande: Natureza em Foco, 2015. 224p .

  • MACHADO, N. T. G. ; PERICO, E. ; MULLER, L. G. ; SILVA, K. L. F. ; SEIBERT, C. S. ; XIMENES, M. F. ; HANNIBAL, W. ; MORAIS, E. R. ; JARDIM, J. G. ; DALMOLIN, A. C. . Sociedade, natureza e tecnologia: contribuições para a Agenda 2023. Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU. 1ed.São Paulo: Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo, 2023, v. 1, p. 325-350.

  • Hannibal, Wellington ; Venturini, Alessandra . MAMÍFEROS NÃO VOADORES DO ECÓTONO CERRADOPANTANAL, SUDOESTE DO BRASIL. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. 1ed.: Editora Amplla, 2021, v. , p. 206-218.

  • Hannibal, Wellington ; LANDGREF FILHO, P. ; GODOI, M. N. . Fauna Terrestre de Quirinópolis: História Natural & Imagens. In: Maria da Felicidade Alves Urzedo. (Org.). Quirinópolis: História, Paisagem e Arte Expressa. 1ed.Porto Velho: Mundial Gráfica e Editora, 2020, v. , p. 634-642.

  • VIDICA, A. M. ; CANDIDO, S. ; BORGES, K. C. F. ; HANNIBAL, W. . Vertebrados mortos por queimadas em canaviais no sul de Goiás. In: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio Ambiente em Foco, Volume 6. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 17, p. 119-125.

  • DUARTE, L. A. ; HANNIBAL, W. ; SANTOS, C. C. . Species. Non-volant Mammals of the Pantanal and Surroundings. 1ed.Campo Grande: Natureza em Foco, 2019, v. , p. 38-195.

  • Hannibal, Wellington ; DIAS, A. C. B. ; PARREIRA, W. B. ; ALENCAR, J. S. . Cada macaco no seu galho: os saguis de Quirnópolis, sul de Goiás. Docência e Inovação na Educação Básica: múltiplos olhares. 1ed.Campinhas: Editora D7 Livros, 2018, v. , p. 93-.

  • Hannibal, Wellington ; FIGUEIREDO, V. ; OLIVEIRA, R. F. ; CLARO, H. W. P. . Mamíferos não voadores do sul goiano: biodiversidade e conservação. In: Wellington Hannibal, Reile Ferreira Rossi, Isa Lucia de Morais, Laura Helena Marcon Teixeira. (Org.). Biodiversidade, manejo e conservação do sul de Goiás. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017, v. , p. 175-187.

  • DUARTE, L. A. ; HANNIBAL, W. ; SANTOS, C. C. . Espécies. Mamíferos não voadores do Pantanal e entorno. 1ed.: Natureza em Foco, 2015, v. , p. 38-195.

  • HANNIBAL, W. ; FIGUEIREDO, V. . Mamíferos não-voadores do córrego João Dias, Aquidauana, Mato Grosso do Sul. In: Lucy Ribeiro Ayach, Nancy Cappi, Ricardo Henrique Gentil Pereira. (Org.). A Bacia Hidrográfica do Córrego João Dias: Uma Análise Ambiental Integrada. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. , p. 125-138.

  • CACERES, N. C. ; BORNSCHEIN, M. R. ; HANNIBAL, W. . Uso do habitat e a conservação de mamíferos do sul do Cerrado, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. In: Nelio Roberto dos Reis; Adriano Lucio Peracchi; Gisele A. Silva Doratti dos Santos.. (Org.). Ecologia de mamíferos do Brasil. Londrina: Technical Books, 2007, v. , p. -.

  • SILVA, M. E. ; CLARO, H. W. P. ; HANNIBAL, W. . Dieta do marsupial Gracilinanus agilis (Mammalia, Didelphidae) no Brasil central. In: Anais do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, Campus Sudoeste - Quirinópolis, 2023, Quirinópolis. A extensão no seu currículo: formação acadêmica e o protagonismo do estudante universitário, 2023. v. 3. p. 325-331.

  • VIDICA, A. M. ; CANDIDO, S. ; BORGES, K. C. F. ; Hannibal, W. . Vertebrados mortos por queimadas em canaviais. In: XV Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Crise ambiental: repensando os limites de crescimento, 2018.

  • OLIVEIRA, R. F. ; HANNIBAL, W. ; TERRIBILE, L. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. . Efeito da mudança climática na distribuição potencial da cuíca-d' água Chironectes minimus (Mammalia, Didelphidae). In: XVIII Simbio, 2017, Quirinópolis. Paleoclima e efeitos na megafauna, 2017.

  • ALVES, C. ; HANNIBAL, W. . Mamíferos de médio e grande porte da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza, sul de Goiás, Brasil. In: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2024, Armação dos Búzios. Resumos no 12 CBMz, 2024.

  • CLARO, H. W. P. ; HANNIBAL, W. ; SOUZA, M. B. ; SILVA, D. M. . The use of the micronucleus test and comet assay in wild rodents: a historical review and future perspectives. In: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2024, Armação dos Búzios. Resumos no 12 CBMz, 2024.

  • DIAS, A. C. B. ; FONTOURA, C. P. ; GONCALVES, P. ; SILVA, C. A. O. ; MENDONCA, M. A. C. ; HANNIBAL, W. . Cytogenetics of small mammals from bone marrow extraction: a more detailed description of the in vivo technique with adjustments. In: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2024, Armação dos Búzios. Resumos no 12 CBMz, 2024.

  • Hannibal, Wellington ; CUNHA, N. L. . Exploring patterns of taxonomic, functional and phylogenetic beta-diversity variation of neotropical small mammals in a highly fragmented landscape. In: XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022, Fortaleza-CE. XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022.

  • PEREIRA, C. A. ; HANNIBAL, W. . MAMÍFEROS EM CENTROS URBANOS: um conjunto de dados para o Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022, Fortaleza-CE. XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022.

  • DIAS, A. C. B. ; CUNHA, N. L. ; HANNIBAL, W. . Pequenos mamíferos de uma área protegida: explorando padrões de diversidade em uma paisagem altamente fragmentada. In: XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022, Fortaleza-CE. XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022.

  • PEREIRA, C. A. ; FERREIRA, L. B. C. ; RODRIGUES, P. R. ; BERNARDES, P. R. ; HANNIBAL, W. . Frugivoria e periodo de atividade da anta brasileira Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758) em uma unidade de conservaçao no sul de Goias, Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022, Fortaleza-CE. XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2022.

  • DIAS, A. C. B. ; Hannibal, W. . Distribuição de Callithrix penicillata (Primates, Callithrichidae) em malha urbana de Quirinópolis-GO, Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Mastozoologia e X Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, 2019, Águas de Lindóia. X CBMz XEBEQ, 2019.

  • Hannibal, Wellington ; ARAUJO, L. A. F. ; COSTA, R. R. G. F. ; ROSSI, R. F. ; CLARO, H. W. P. . Efeito da estrutura da paisagem sobre o atropelamento de mamíferos de médio e grande porte no sul de Goiás, Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Mastozoologia & X Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, 2019, Águas de Lindóia. X CBMz & XEBEQ, 2019.

  • HANNIBAL, W. ; RODRIGUES, P. R. ; FIGUEIREDO, V. ; OLIVEIRA, R. F. ; MORENO, A. E. ; MARTINEZ, R. A. . Trends and biases in scientific literature about marmosets, genus Callithrix (Primates, Callithrichidae): biodiversity and conservation perspective. In: X Congresso Brasileiro de Mastozoologia e X Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, 2019, Águas de Lindóia. X CBMz XEBEQ, 2019.

  • Hannibal, Wellington ; FIGUEIREDO, V. ; CUNHA, N. L. ; TERESA, F. B. ; FERREIRA, V. . Using ecological traits to assess the relative importance of habitat-quality on filtering small mammal community in a fragmented landscape. In: 9º Congresso Brasileiro de Mastozoologia & 9º EBEQ, 2017, Pirinópólis. A inserção da mastozoologia na sociedade moderna, 2017.

  • FIGUEIREDO, V. ; HANNIBAL, W. ; TERRIBILE, L. C. ; MORAIS, A. . Estrutura da comunidade de pequenos mamíferos em uma paisagem fragmentada do ecótono Cerrado-Floresta Atlântica. In: 9º Congresso Brasileiro de Mastozoologia & 9º EBEQ, 2017, Pirinópolis. A inserção da Mastozoologia na sociedade moderna, 2017.

  • HANNIBAL, W. ; STACHEIRA, C. . Ciências, Ambiente e Sociedade: Considerações sobre Pesquisa e Pós-Graduação na UEG. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Hannibal, Wellington ; CUNHA, N. L. . Exploring patterns of taxonomic, functional and phylogenetic beta-diversity variation of neotropical small mammals in a highly fragmented landscape. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HANNIBAL, W. . Mamíferos do Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza: Cenário Atual e Perspectivas Futuras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Hannibal, W. . Quem quer ser um cientista? Uma conversa sobre a Academia, Ciência, Isolamento e Publicações. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Hannibal, W. . Biodiversidade e Conservação: Importância das UCs. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANNIBAL, W. . Biodiversidade em Unidades de Conservação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HANNIBAL, W. ; RODRIGUES, P. R. ; FIGUEIREDO, V. ; OLIVEIRA, R. F. ; MORENO, A. E. ; MARTINEZ, R. A. . Trends and biases in scientific literature about marmosets, genus Callithrix (Primates, Callithrichidae): Biodiversity and Conservation perspective. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Hannibal, Wellington L. ; ARAUJO, L. A. F. ; COSTA, R. R. G. F. ; ROSSI, R. F. ; CLARO, H. W. P. . Efeito da estrutura da paisagem sobre o atropelamento de mamíferos de médio e grande porte no sul de Goiás, Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Hannibal, Wellington ; FIGUEIREDO, V. ; CUNHA, N. L. ; TERESA, F. B. ; FERREIRA, V. . Using ecological traits to assess the relative importance of habitat-quality on filtering small mammal community in a fragmented landscape. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Hannibal, Wellington . Ecologia e conservação de mamíferos do Cerrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GODOI, M. N. ; HANNIBAL, W. . Levantamento de mamíferos não voadores em áreas de eucalipitos em Mato Grosso do Sul, sudoeste do Brasil. 2008.

BERNARDES DIAS, ANA CLAUDIA ; CLARO, H. W. P. ; HANNIBAL, W. . Pesquisadores da UEG realizam monitoramento de animais silvestres na Serra da Fortaleza. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

HANNIBAL, W. . Projeto em Quirinópolis monitora e registra presença de mamíferos ameaçados de extinção. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

HANNIBAL, W. ; LIMA, L. ; FELIX, C. . Biodiversidade do Sul de Goiás - Quirinópolis. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BASTOS, R. P. ; HANNIBAL, W. . Cientistas unem esforços para estudar e proteger biodiversidade de Goiás. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Hannibal, Wellington ; CANDEIRO, C. R. A. . Répteis extintos ?dinossauros, crocodilomorfos e tartarugas? do sul de Goiás: novos registros para o Brasil Central. 2020; Tema: Quero Mais Ciência. (Blog).

Hannibal, Wellington ; DIAS, A. C. B. ; CLARO, H. W. P. ; Santos, C. F. ; SILVA, T. L. L. . Laboratório de Ecologia e Biogeografia de Mamíferos - LECOBIOMA. 2020; Tema: Divulgação sobre distribuição e ecologia de mamíferos Neotropicais. (Rede social).

HANNIBAL, W. ; PRECIOSO, D. ; SOUZA, E. A. ; ALVES FILHO, E. ; AZEVEDO, J. A. ; SOUZA, L. S. ; SOUZA, L. A. ; PAULA, M. M. ; ARAUJO, O. C. G. ; MOLINA, S. F. L. ; GONCALVES NETO, W. . Manual: Mãos e Olhares Diferentes I, II, III, IV e V. 2022. (Editoração/Livro).

HANNIBAL, W. ; REZENDE, A. A. A. ; PRECIOSO, D. ; SOUZA, E. A. ; SANTOS, G. C. ; AVES FILHO, E. ; SANTOS, J. C. V. ; FREITAS, H. C. ; SOUZA, L. S. ; PAULA, M. M. ; MOLINA, S. F. L. . Goyaz A Goiás. 2022. (Editoração/Livro).

Hannibal, Wellington ; DIAS, A. C. B. . Ecologia de Mamíferos em Paisagens Fragmentadas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Hannibal, Wellington . Técnicas de amostragem e captura de mamíferos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HANNIBAL, W. . Ecologia de mamíferos: amostragem e captura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Hannibal, Wellington . Planejamento da amostragem: 10 passos para montar um projeto de pesquisa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Hannibal, Wellington . 'Mamíferos'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HANNIBAL, W. . Técnicas de Manejo de Coleções Zoológicas - Mamíferos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HANNIBAL, W. . Métodos de amostragem e captura de mamíferos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HANNIBAL, W. . Métodos de amostragem e captura de mamíferos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HANNIBAL, W. . O estado de conservção do Cerrado brasileiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Estrutura das comunidades de pequenos mamíferos da América do Sul, Descrição: O estudo do nicho permite compreender interações, distribuição geográfica e até mesmo processos evolutivos das espécies. Essa tese utilizará a teoria de nicho para verificar estrutura e diversificação das comunidades de pequenos mamíferos da América do Sul. Investigaremos a estruturação dessas comunidades utilizando diversidade funcional (DF) e sobreposição de nicho climático (SN) para o continente, e entre biomas florestais e biomas abertos. Investigaremos também se a diversificação do grupo está associada a evolução do nicho climático das espécies. Utilizaremos dados de 487 espécies pertencentes as famílias Didelphidae, Echimyidae e Cricetidae. Investigaremos a associação entre matrizes SN e DF, utilizando o teste de Mantel, e faremos uma correlação entre SN e DF para testar essa interação para biomas abertos e florestais, utilizando ANOVA com coeficientes Z, e teste de Tukey. A correlação entre diversificação e evolução do nicho climático, seguirá a abordagem Cor-STRATES. Esperamos que entre didelfídios e equimídeos hajam menos eventos de exclusão e diferenciação por competição, por compartilharem a América do Sul por longo período (Mioceno) quando comparado aos roedores cricetídeos, que alcançaram a AS no final do Plioceno. Esperamos que para biomas florestais a estruturação da comunidade seja diferente quando comparada a biomas abertos, e também que a evolução do nicho climático tenha efeito nas taxas de diversificação desses animais, principalmente para os roedores. Acreditamos que essa tese possa responder questões sobre dinâmica das comunidades, e também, servir como base de estudo de eventos de especiação, e estruturação das comunidades de pequenos mamíferos da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Ana Claudia Bernardes Dias - Integrante / TERRIBILE, LEVI CARINA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Mamíferos não voadores do Brasil central: contribuições para história natural e coleções científicas, Descrição: Neste estudo, investigaremos a dieta das espécies de pequenos mamíferos e o padrão de atividade das espécies de mamíferos de médio e grande porte em uma paisagem fragmentada de Cerrado no sul do estado de Goiás. Adicionalmente, usarei os dados de coletas de pequenos mamíferos e das carcaças de mamíferos não voadores atropelados em rodovias do Brasil central para compor a Coleção de Mamíferos da Universidade Estadual de Goiás CMUEG. Mamíferos não voadores serão capturados (pequenos mamíferos) e amostrados (médio e grande porte) em uma paisagem fragmentada, na qual está inserida a área protegida Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza. As capturas serão realizadas com o uso de armadilhas de metal live traps e armadilhas de interceptação e queda pitfall traps, enquanto as amostragens serão feitas por meio de armadilhas fotográficas, ambas distribuídas em 20 hexágonos (~57 ha cada) nos anos de 2022 e 2023, em intervalos de três meses. A coleta de carcaças de mamíferos atropelados será feita em dois trechos das rodovias (BR-153, BR-365, BR-452, GO-164, GO-206), totalizando 1280 km percorridos a cada mês, durante os anos de 2022 e 2023.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Hermes Wyllian Parreira Claro - Integrante / Ana Claudia Bernardes Dias - Integrante / Carolina Alves Pereira - Integrante / Rafael Gabriel Cabral Filho - Integrante / Deivid Pereira de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Goiás - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2021 - 2024

    Efeitos da composição e configuração das paisagens sobre a biodiversidade: uma análise multinível, Descrição: A região sudoeste do estado de Goiás representa um bom modelo para a realização de estudos que estejam interessados em investigar os efeitos da perda e a fragmentação de habitats naturais sobre a biodiversidade. Essa região é, originalmente, coberta por vegetação de Cerrado e, historicamente, tem experimentado elevado nível de perda e fragmentação de habitats, devido a expansão de atividades agrícolas. Apesar disso, pouco se sabe a respeito da biodiversidade regional, uma vez que, para muitos grupos taxonômicos, a maioria dos estudos se resume apenas a levantamento de espécies. Considerando o exposto acima, o PELD EBMN considerará paisagens situadas no sudoeste goiano e investigará especificamente as seguintes questões científicas: 1) a riqueza de espécies (diversidade taxônomica) varia em resposta a perda e fragmentação dos habitats naturais? 2) a atividade acústica das espécies de anuros se altera em resposta a perda e fragmentação dos habitats naturais? 3) a quantidade de danos genéticos (p.ex. análises genotoxicologica) é dependente da perda e fragmentação de habitats naturais? E, por fim, 4) a diversidade genética em espécies vegetais varia em resposta a perda e a fragmentação dos habitats naturais? Inclusive, podemos elencar que com estas questões, a presente proposta PELD se diferenciará de outros próximos. Por fim, espera-se que ao produzir conhecimento científico de elevado nível, essa proposta possa efetivamente subsidiar planos de manejo e manutenção de paisagens favoráveis para a conservação da biodiversidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Integrante / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Levi Carina Terribile - Integrante / Alessandro de Morais - Integrante / Marco A. Guimarães - Integrante / Daniela Melo Silva - Integrante / Rogério P. Bastos - Coordenador.

  • 2021 - 2023

    Análise ambiental e socioeconômica em paisagens antrópicas e naturais, Descrição: A proposta Análise ambiental e socioeconômica em paisagens antrópicas e naturais cobre as duas linhas de pesquisa (Linha 1: Análises Socioambientais em Paisagens Naturais e Antropogênicas e Linha 2: Dinâmicas Socioeconômicas e Culturais em Ambientes Urbano e Rural) do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade - PPGAS. Deste modo, a proposta é abrangente e está de acordo com a área de concentração do PPGAS, fortalecida pelas suas linhas de pesquisa, e seus respectivos docentes. Dentre as ações que serão desenvolvidas, destacamos:-Plano de manejo da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza.-Consolidação da Coleção de Mamíferos da Universidade Estadual de Goiás CMUEG.- Ampliação e melhoras no acervo do Herbário José Ângelo Rizzo (JAR) com subsídio à parcerias de pesquisas entre instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais.- Levantamento da flora de Quirinópolis e região.- Contribuição com a criação da Unidade de Conservação na área urbana de São Simão, Goiás e com o Plano de Manejo desta Unidade de Conservação.-Estudos direcionados para análises ambientais e socioeconômicas na paisagem fragmentada da porção sul do estado de Goiás.-Revisão e ampliação do acervo da coleção biológica de aracnídeos e criação de catálogo online de espécies do Bioma Cerrado e catálogo online para a fauna de pseudoescorpiões brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / ISA LUCIA DE MORAIS - Integrante / Marcos Antônio Pesquero - Integrante / Patrick Thomaz de Aquino Martins - Integrante / Pedro Rogerio Giongo - Integrante / Everton Tizo Pedroso - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Goiás - Outra.

  • 2020 - Atual

    Qual a importância relativa de uma área protegida em uma paisagem altamente fragmentada? Uma perspectiva sobre os mamíferos do Brasil central, Descrição: A perda de vegetação nativa influencia negativamente a biodiversidade e, por consequência, altera o funcionamento dos ecossistemas. Unidades de conservação (UC) tem como objetivo a preservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos. No entanto, é ainda pouco conhecido o quanto da biodiversidade local ou regional, e principalmente da diversidade funcional e filogenética são mantidos nas áreas protegidas e quais fatores determinam o padrão de diversidade. Dessa forma, o objetivo deste projeto é avaliar a importância efetiva da UC Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza (RVSSF) em manter a biodiversidade e processos ecossistêmicos do Cerrado sul goiano. O RVSSF localiza-se no município de Quirinópolis, sul do estado de Goiás, está inserida em uma paisagem altamente fragmentada (com apenas 13% de cobertura nativa) do domínio Cerrado. Durante quatro campanhas no ano de 2020, registramos 25 espécies de mamíferos para área do RVSSF, com destaque para espécies ameaçadas de extinção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Hermes Wyllian Parreira Claro - Integrante / Ana Claudia Bernardes Dias - Integrante / Polla Renon Rodrigues - Integrante / Patricia Rezende Bernardes - Integrante / Thaynara L. Linhares da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Uso da paisagem, padrões de atividade e dieta de Callithrix penicillata (Primates, Callithrichidae) em ambiente urbano no sul de Goiás, Brasil, Descrição: Neste projeto nós investigamos a distribuição, interação com moradores, e a ecologia comportamental de saguis-de-tufo-preto (Callithrix penicillata) na área urbana de Quirinópolis, sul do estado de Goiás, Brasil central. Encontramos que C. penicillata ocorre por toda área urbana do município de Quirinópolis, ocupando, principalmente remanescentes florestais e matas de galerias do entorno da cidade. A alimentação suplementar, fornecida pela população foi a principal interação entre as pessoas e os saguis. No entanto, C. penicillata passou a maior parte do tempo em locomoção e descanso. Concluímos que C. penicillata está bem adaptado a área urbana do Brasil central, no entanto, devido a interação com as pessoas, destacamos que as populações desses saguis deverão fazer parte de futuras políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Valquiria Figueiredo - Integrante / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Ana Claudia Bernardes Dias - Integrante / Kenned Fellype Francisco Alves - Integrante / Polla Renon Rodrigues - Integrante / Wesley Batista Parreira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Influencia da estrutura da vegetação e disponibilidade de recursos alimentares sobre a comunidade de pequenos mamíferos florestais do sul de Goiás, Descrição: As espécies foram capturadas através da utilização de armadilhas de metal, Live trap dispostas em parcelas (grides), com um esforço de 10.752 armadilhas.noite. As coletas de dados foram realizadas durante 12 meses consecutivos, cobrindo as estações seca e úmida. Foram selecionadas seis variáveis estruturais da vegetação que podem influenciar a organização da comunidade de pequenos mamíferos. Para a determinação da disponibilidade de recursos alimentares (frutos e artrópodes) foram estabelecidas parcelas de 0,50 x 0,50 m em oito estações de captura em cada gride, sendo coletado todo o material da parcela e posteriormente triado. A estrutura da comunidade foi avaliada através de dados de abundância, riqueza e diversidade para cada fisionomia. A influência das variáveis de microhabitat e os recursos alimentares na comunidade de pequenos mamíferos foram testados através de análises univariadas e multivariadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Valquiria Figueiredo - Integrante / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Hermes Wyllian Parreira Claro - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Composição da Comunidade de Mamíferos Não-Voadores em Áreas de Cerrado no Sul de Goiás, Descrição: O projeto envolve o inventariamento dos mamíferos não-voadores da porção sul do estado de Goiás. As amostragens são realizadas em diferentes sítios dentro de alguns municípios do sul goiano. Os mamíferos de médio e grande porte são amostrados através de observação direta (visualização), indireta (fezes, rastros, tocas e sons) e armadilhas fotográficas. Os pequenos mamíferos são capturados com o auxílio de armadilhas de metal "live-trap" e armadilhas de interceptação e queda "pitfall trap".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Wellington Hannibal Lopes - Coordenador / Valquiria Figueiredo - Integrante / Roniel Freitas Oliveira - Integrante / Jaso José da Silva Filho - Integrante / Thiago de França Silveiro - Integrante / Giselle de Paula Cabral - Integrante / Hermes Wyllian Parreira Claro - Integrante.

Prêmios

2024

3º lugar no prêmio Goiás Sustentável na categoria Ciência e Educação com o estudo "Mamíferos não voadores do Brasil central: contribuições para história natural e coleções científicas", SEMAD - Goiás.

2022

3º Lugar no Concurso de Melhor Comunicação Oral - Categoria Mestrado, 11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia & 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

2015

Professor Homenageado, Turma de Ciências Biológicas UEG-Quirinópolis, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis.

2013

Trabalho premiado em 2º lugar, II Congresso Internacional Transdisciplinar de Proteção a Fauna.

2011

Professor Homenageado, Turma de Ciências Biológicas UFMS/CPAQ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2009

Professor Homenageado, Turma de Ciências Biológicas UFMS/CPAQ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2008

Professor Homenageado, Turma de Ciências Biológicas UFMS/CPAQ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis. , Avenida Brasil, nº 435, Hélio Leão III, 75860000 - Quirinópolis, GO - Brasil, Telefone: (64) 36512285, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Pós-Graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal - PPGBAN

2021 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado ao PELD EBMN, Carga horária: 5

2012 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente é Professor nas disciplinas de: Bioestatística, Biologia da Conservação e Zoologia de Vertebrados

Atividades

  • 01/2024

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Biologia da Conservação, Zoologia de Vertebrados

  • 01/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Sudoeste - Quirinópolis.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UEG).

  • 02/2018

    Ensino, Ambiente e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia do Cerrado

  • 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Câmpus Quirinópolis.,Linhas de pesquisa

  • 09/2021 - 01/2024

    Direção e administração, Universidade Estadual de Goiás.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade (PPGAS).

  • 01/2023 - 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Goiás.,Cargo ou função, Conselho Editorial da Editora da UEG.

  • 01/2018 - 12/2023

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Geologia e Paleontologia, Introdução à Estatística, Zoologia de Vertebrados I

  • 01/2018 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Sudoeste - Quirinópolis.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 01/2018 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Sudoeste - Quirinópolis.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia da Conservação, Geologia e Paleontologia, Introdução a Estatística

  • 02/2013 - 07/2015

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Geologia e Paleontologia, Parasitologia

  • 07/2012 - 06/2015

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Geologia e Paleontologia, Introdução à Estatística, Zoologia de Vertebrados I

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana e Comparada, Geologia e Paleontologia, Parasitologia

2019 - Atual

Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Vínculo: Docente Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação

Atividades

  • 08/2020

    Ensino, Biodiversidade e Conservação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Conservação do Cerrado

2004 - 2005

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico de laboratório, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2002 - 09/2005

    Estágios , GEMAP - Grupo de estudo em manejo de Áreas protegidas e Desenvol. Sustent.,Estágio realizado, Monitor Ambiental.

2012 - 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAQ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina ministrada: Ecologia dos Ecossistemas e da Biodiversidade

2008 - 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAQ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplina Ministrada: Histologia, Zoologia de Invertebrados e Zoologia de Vertebrados.

2007 - 2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAQ

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Ecologia de Campo, Ecologia Geral, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas II, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas III, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas IV.

Atividades

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia de Vertebrados, Zoologia de Invertebrados

  • 07/2007 - 12/2007

    Ensino, Geografia - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

  • 04/2007 - 12/2007

    Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas - II, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas - III, Prática de Ensino e Pesquisas Pedagógicas - IV

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo