Maria Julieta Ramallo García

Graduada em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia /(PPGA) da Universidade Federal Fluminense (2019). Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC/CPDOC) na Faculdade Getúlio Vargas. Membro do Conselho Editoral da Revista de Pós-Graduação do PPHPBC/CPDOC, Mosaico. Pesquisa as ditaduras latino americanas com ênfase na ditadura brasileira, como a representação de passados traumáticos, a elaboração de políticas de memória, os usos políticos e públicos do passado, tendo como enfoque a produção da verdade, administração de conflitos, cidadania e direitos.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História, Política e Bens Culturais

2019 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: As vítimas dos Esquadrões da Morte do Rio de Janeiro a partir das colunas policiais,
Angela Moreira Domingues da Silva.

Mestrado em Antropologia

2017 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: Comissão da Verdade para quem? A construção da lista de "mortos e desaparecidos políticos" da Ditadura Militar,Ano de Obtenção: 2019
Lucia Eilbaum.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2006

CAP Unigranrio

Formação complementar

2020 - 2020

Disputas pela Memória, movimentos sociais e direitos humanos. (Carga horária: 45h). , Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, PPGAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Organização de eventos

GARCIA, M. J. R. . Conversa com o Prof. José Claudio S. Alves, sobre a obra "Dos Barões Ao Extermínio Uma História Da Violência Na Baixada Fluminense". 2021. (Outro).

GARCIA, M. J. R. . Seminário Internacional Memórias, Reparação e Direitos. Experiências Comparadas entre Brasil e Argentina.. 2019. (Congresso).

GARCIA, M. J. R. . Seminário Nossas Vidas Importam- Diálogos Brasil - Argentina. 2018. (Congresso).

GARCIA, M. J. R. . XI Jornada de Alunos PPGA/UFF. 2017. (Outro).

GARCIA, M. J. R. . V Seminário Internacional do INCT-InEAC. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Latino Americano de Ciências Sociais- CLACSO. ?Mortos e desaparecidos políticos?: a construção da ?vítima? nas comissões da verdade vinculadas ao período ditatorial no Brasil.. 2018. (Congresso).

VI Seminário Internacional do INTC- INEAC.?Mortos e desaparecidos políticos?: a construção da ?vítima? nas comissões da verdade vinculadas ao período ditatorial no Brasil.. 2018. (Seminário).

XII Jornada de Alunos do PPGA/UFF.?Mortos e desaparecidos políticos?: a construção da ?vítima? nas comissões da verdade vinculadas ao período ditatorial no Brasil.. 2018. (Seminário).

XXVI ENECS. 2011. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira

EILBAUM, Lucia; MEDEIROS, F.;FERREIRA, L. C. M.. Mortos e desaparecidos políticos: a construção da "vítima" a partir da Comissão Nacional da Verdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira

EILBAUM, Lucia; MEDEIROS, F.;FERREIRA, L. C. M.. "Mortes poíticas": uma categoria em debate. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Medeiros Santos

MEDEIROS, Flavia; FERREIRA, L. C. M.;EILBAUM, L.. Mortos e desaparecidos políticos: a construção da "vítima" a partir da Comissão Nacional da Verdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Lucia Eilbaum

EILBAUM, Lucia; FERREIRA, L. C.; MEDEIROS, Flavia. "Mortos e desaparecidos políticos": a construção da "vítima" a partir da Comissão Nacional da Verdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Antonio Cerdeira Pilão

PRIMEIRA UNIÃO POLIAMORISTA DO BRASIL: DEBATES PÚBLICOS E REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Cerdeira Pilão;

Sérgio Pereira Leite

Agronegócio, políticas públicas e mudanças sociais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Sergio Pereira Leite;

Sérgio Pereira Leite

Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Pereira Leite;

Lucia Eilbaum

?Mortos e desaparecidos políticos?: a construção da ?vítima? a partir da Comissão Nacional da Verdade; 2019; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Lucia Eilbaum;

Produções bibliográficas

  • SOUZA LIMA, CAMILA ; POPPE, ISABELLA ; RAMALLO GARCIA, MARIA JULIETA . Entrevista de Patrícia Oliveira. MOSAICO (RIO DE JANEIRO) , v. 12, p. 245-266, 2020.

  • GARCIA, M. J. R. . A LUTA PELA CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA ?MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS? ATÉ A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. .. In: Michel Lobo Toledo Lima; Roberto Kant de Lima. (Org.). Entre normas e práticas: os campos do Direito e da segurança pública em perspectiva empírica. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2020, v. 34, p. 286-302.

  • GARCIA, M. J. R. . ?Mortos e desaparecidos políticos?: a construção da ?vítima? nas comissões da verdade vinculadas ao período ditatorial no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GARCIA, M. J. R. . 'Agronegócio', Políticas Públicas e Mudanças Sociais: um estudo a partir de cinco regiões específicas.. 2014. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, M. J. R. . Relatório Técnico-Científico. 2012. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Estudos sobre o autoritarismo, Descrição: O grupo de estudo concentra-se nas relações de governos autoritários e regimes políticos ditatoriais, sobretudo na América Latina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Julieta Ramallo Garcia - Integrante / Angela Moreira Domingues da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação na extensão: "Agronegócio", Políticas Públicas e Mudanças Sociais: um estudo a partir de cinco regiões específicas. A pesquisa tem o objetivo de se aprofundar e detalhar aspectos que são considerados importantes para uma compreensão mais fina das transformações e mudanças sociais observadas nas chamadas áreas de expansão do "agronegócio" brasileiro, a partir do levantamento bibliográfico do Banco de Teses da Capes após 2007 e da própria instituição- coordenada pelo prof Sérgio Pereira Leite.

2012 - 2012

Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
Participação na extensão: Observatório de Políticas Públicas- OPPA. O projeto foi criado com o objetivo de analisar e debater um conjunto de políticas públicas e programas governamentais direcionadas ao meio rural- Coordenado pelo prof Sérgio Pereira Leite.