Jonas Pereira de Araújo

Possui graduação em Letras habilitação Português/ Espanhol pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2007); Especialização Lato Sensu na área de Estudos Línguísticos pela mesma universidade (2009); e Mestrado em Letras - Linguística e Transculturalidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino (SED/MS), e também Professor da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Aquisição da Escrita, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Espanhola e Redação. Atualmente é Coordenador dos Núcleos de Língua Portuguesa, Migrantes e Escolas do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Dourados.

Informações coletadas do Lattes em 25/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2014 - 2016

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL NOS 1º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
, Ano de Obtenção: 2016.Edilaine Buin Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Estudos Linguísticos

2008 - 2009

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: COESÃO E COERÊNCIA - UM ESTUDO COMPARATIVO DE PRODUÇÕES DO 9º ANO DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO EM ITAPORÃ ? MS
Orientador: Prof. Drª Elza Sabino da Silva Bueno

Graduação em Letras habilitação Português/ Espanhol

2004 - 2007

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formação complementar

2025 - 2025

Educação Midiatica na Prática. (Carga horária: 20h). , Instituto Palavra Aberta, EDUCAMIDIA, Brasil.

2025 - 2025

Português como Língua de Acolhimento na Educação Básica.. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2025 - 2025

Atualização em Acolhimento de Imigrantes e Refugiados. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Jornada dos Profissionais da Educação: A educação acontece no plural. (Carga horária: 60h). , SED - Secretaria Estadual de Educação MS, SED, Brasil.

2024 - 2024

SEMANA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SEMED 2024 - LINGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS, SEMED Dourados, Brasil.

2023 - 2023

Curso de Gestão para Dirigente Escolar. (Carga horária: 40h). , SED - Secretaria Estadual de Educação MS, SED - MS, Brasil.

2023 - 2023

Conferência Nacional Extraordinária de Educação em Mato Grosso do Sul. (Carga horária: 12h). , SED - Secretaria Estadual de Educação MS, SED - MS, Brasil.

2023 - 2023

Curso de Formação Pedagógica/Educacional. (Carga horária: 120h). , Federação dos Trabalhadores em Educação, FETEMS, Brasil.

2023 - 2023

O Coordenador Pedagógico no Exercício de sua Função. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, SED - MS, Brasil.

2023 - 2023

Conferência Nacional Extraordinária de Educação em Mato Grosso do Sul. (Carga horária: 12h). , SED - Secretaria Estadual de Educação MS, SED - MS, Brasil.

2020 - 2020

Dialogando sobre a Educação em Tempos de Pandemia. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS, SEMED Dourados, Brasil.

2019 - 2019

?O Papel do Coordenador Pedagógico na Implementação do Currículo de Referên. (Carga horária: 60h). , SED - Secretaria Estadual de Educação MS, SED, Brasil.

2019 - 2019

Pojeto Político Pedagógico, Base Nacional Comum - Formação na Escola. (Carga horária: 80h). , Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS, SEMED Dourados, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação a distância para seleção de Avaliadores do Enem 2018. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Capacitação a Distância para Aaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e seleção e Promoção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetizaçã. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2012 - 2012

Programas do Livro. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2012 - 2012

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - Nível Básico e Intermediári. (Carga horária: 144h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Organização de eventos

ARAÚJO, Jonas Pereira de . 1º ForCampo - Formação no Campo. 2025. (Outro).

ARAÚJO, Jonas Pereira de . Jornada Pedagógica dos Profissionais da Educação de Dourados-MS.. 2025. (Outro).

ARAÚJO, Jonas Pereira de . ?XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras?. 2005. (Congresso).

ARAÚJO, Jonas Pereira de . I ENIC (Encontro de Iniciação Científica da UEMS). 2004. (Outro).

Participação em eventos

AcolhEduc - Acolhimento Linguístico para os Esudantes Migrantes da Rede Municipal de Dourados.Apresentação das Provas de Nivelamento em Língua Espanhola. 2025. (Seminário).

Curso de Capacitação de Aplicadores SAEB 2019.Curso de Capacitação de Aplicadores SAEB 2019. 2019. (Outra).

III Semana Acadêmica Integrada da EAD UFGD ..Educação, inclusão e TICs: diálogos e rede.. 2019. (Encontro).

PPP, BNCC e Formação na Escola.PPP, BNCC e Formação na Escola. 2019. (Encontro).

Conhecendo Libras. 2018. (Outra).

Seminário Final do PNAIC - Memórias e Registros..Memórias, práticas e registros do PNAIC que faoreçam o protagonismo estudantil de MS. 2018. (Seminário).

4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: TRÊS EPISÓDIOS DE ESCRITA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. 2016. (Outra).

Conferência de Abertura - António Nóvoa - Formar Professores Para a Escola do Futuro - II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado:. 2016. (Simpósio).

Formação de Professores do Programa Agrinho. 2016. (Oficina).

COLÍTERAS - Congresso de Línguas e Literaturas.. 2015. (Congresso).

IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

"A correção textual: reconstrução da discursividade e mecanismos parafrásticos"". 2014. (Outra).

3º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL.. 2014. (Outra).

GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS.RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM E TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL: 1º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Outra).

IX Encontro do PROLER: Leituras, linguagens, tecnologias. 2014. (Encontro).

Minicurso Alfabetização e Ortografia.Alfabetização e ortografia. 2014. (Outra).

Curso Inclusão Digital rural.Curso Inclusão Digital Rural. 2012. (Outra).

Formação Continuada para Coordenadores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.Formação Continuada. 2012. (Outra).

Formação continuada para profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: Reflexão e ação no contexto escolar.Formação continuada para profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: Reflexão e ação no contexto escolar. 2012. (Outra).

Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. 2011. (Outra).

Formação Continuada: ?Programa conhecimento em foco? do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.? Formação Continuada: ?Programa conhecimento em foco? do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2011. (Outra).

Formação continuada para Coordenadores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.Formação continuada para Coordenadores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. 2011. (Outra).

HIPERTEXTO - Elaboração de Planejamento - Editor de textos Word- Interação - Facebook..HIPERTEXTO - Elaboração de Planejamento - Editor de textos Word- Interação - Facebook.. 2011. (Oficina).

Participação na Oficina ?A Redação no Vestibular da UFGD?.?A Redação no Vestibular da UFGD?. 2010. (Oficina).

?Curso de Introdução a Planilhas Eletrônicas?.?Curso de Introdução a Planilhas Eletrônicas?. 2009. (Outra).

Formação Continuada: ?Programa conhecimento em foco? para docentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio..Formação Continuada: ?Programa conhecimento em foco? para docentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio.. 2009. (Outra).

Jornada Pedagógica Dom Bosco: ?Pela Excelência na Prática Docente.?.Jornada Pedagógica Dom Bosco: ?Pela Excelência na Prática Docente.?. 2009. (Encontro).

?Encontro Pedagógico Dom Bosco - Motivar para Ação; Aula de Português: Uma reflexão; Ensino de Exatas; Oficina: A arte como alternativa de expressão?..?Encontro Pedagógico Dom Bosco - Motivar para Ação; Aula de Português: Uma reflexão; Ensino de Exatas; Oficina: A arte como alternativa de expressão?.. 2008. (Encontro).

?III CELLMS? ? Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul ? IV EPGL (Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras ? e I EPPGL ? Encontro de Pós-Graduação em Letras. ?III CELLMS? ? Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul ? IV EPGL (Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras ? e I EPPGL ? Encontro de Pós-Graduação em Letras. 2007. (Congresso).

Conferência das Cidades: ?Desenvolvimento Urbano com a Participação Popular e Justiça Social?. ?Avançando na Gestão Democrática das Cidades?.. 2007. (Outra).

I Semana de Apresentação de Trabalhos de Conclusão do Curso de Letras da UEMS. 2007. (Outra).

I Seminário de Relações em Gênero: Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).

Mini-Curso ?Produção Textual em Perspectiva: Uma Abordagem Didático-Metodológica?.Mini-Curso ?Produção Textual em Perspectiva: Uma Abordagem Didático-Metodológica?. 2007. (Oficina).

Projeto de Ensino: ?Desenvolvimento da Competência Pragmática dos Aprendentes de Espanhol Como Língua Estrangeira Por Meio de Filmes?..Projeto de Ensino: ?Desenvolvimento da Competência Pragmática dos Aprendentes de Espanhol Como Língua Estrangeira Por Meio de Filmes?.. 2007. (Outra).

Projeto de Ensino: ? I Capacitação de Monitores em Morfossintaxe?.? I Capacitação de Monitores em Morfossintaxe?. 2007. (Outra).

VOZ: INSTRUMENTO DE TRABALHO. (Minicurso: A voz do professor merece cuidados).. 2006. (Outra).

?XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras?. ?XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras?. 2005. (Congresso).

Encontro Municipal da Comunidade Negra - Negritude Orgulho em Movimento -. 2005. (Encontro).

Minicurso - ?Arte Literária: A Ética e a Estética no Desenvolvimento Humano?.. 2005. (Outra).

Minicurso -Santiago de Compostela. Tema: ?O Mítico Caminho da Espanha?. 2005. (Outra).

?Uso integrado da Informática às Atividades de pesquisa e de Aprendizado?..?Uso integrado da Informática às Atividades de pesquisa e de Aprendizado?.. 2004. (Outra).

3º ESMEL Encontro sul-matogrossense de Estudantes de Letras. ?Da Formação à Transformação: A Inclusão Social Pela linguagem?.3º ESMEL Encontro sul-matogrossense de Estudantes de Letras. ?Da Formação à Transformação: A Inclusão Social Pela linguagem?. 2004. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras da UEMS.I Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras da UEMS. 2004. (Encontro).

II Capacitação para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado - MOVA - MS Alfabetizado. 2004. (Outra).

V Encontro Estadual de Leitura. (PROLER) ?Leitura e Memória: A Formação do Leitor Crítico?..V Encontro Estadual de Leitura. (PROLER) ?Leitura e Memória: A Formação do Leitor Crítico?.. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ellen da Silva Ribeiro Rosa

Elza Sabino da Silva Bueno; MORAES, E. T.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. "Variação Linguística: um olhar sobre as histórias em quadrinhos em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio de escolas públicas de Dourados". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandra Rodrigues da Silva

MIQUELETTI, Eliane Aparecida; ESPINDOLA, S.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. "O Terena da Reserva de Dourados: porque deixam de falar a língua terena?". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thaís Polo Ferreira

Elza Sabino da Silva Bueno; MORAES, E. T.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. Estudo da variação linguística e de marcas de oralidade presentes nas obras Contos Crioulos e Caraí Ervateiro de Hélio Serejo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Wallison Tiago Rocha

MIQUELETTI, Eliane Aparecida; GAMA, A. S.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. A semiótica francesa e a escolha de temas e figuras na construção de notícias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras habilitação Português/ Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Stephane Nasralla Cruz

Elza Sabino da Silva Bueno; MIQUELETTI, Eliane Aparecida;ARAÚJO, Jonas Pereira de. "O uso de Charges como recurso de construção do saber no livro didático de língua portuguesa".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

PRESSOTO, Paulo Henrique; FRANTZ, M. C.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

PRESSOTO, Paulo Henrique; FRANTZ, M. C.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MANFIO, A. K.; FRANTZ, M. C.;ARAÚJO, Jonas Pereira de. Membro da banca examinadora de Extraordinário Aproveitamento nos Estudos de Língua Espanhola dos acadêmicos Aroldo Roberto Frost Lopes, Claudinei Cardoso Neves e Marcos Eli Koswoski.. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MANFIO, A. K.;ARAÚJO, Jonas Pereira de; FRANTZ, M. C.. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo de Docentes. 2012. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Rosângela Soares de Brito

O Ensino de Língua Estrangeira nas Escolas Públicas de Dourados/MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Jonas Pereira de Araújo;

Tania Insauralde Sanabria

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Jonas Pereira de Araújo;

Flávio de Paula

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Jonas Pereira de Araújo;

Produções bibliográficas

  • BUIN, EDILAINE ; ARAÚJO, JONAS PEREIRA DE . IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 57, p. 1220-1243, 2018.

  • Elza Sabino da Silva Bueno ; PRESSOTO, Paulo Henrique ; ARAÚJO, Jonas Pereira de . Estudos Linguísticos e Literários I um olhar da lato sensu. 01. ed. Dourados - MS: Editora UEMS, 2011. v. 01. 186p .

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Profissão: Professor. Diário MS, Dourados - Itaporã MS, p. 02 - 02, 10 out. 2012.

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de ; Elza Sabino da Silva Bueno ; Miriam Hammes . Do latim ao português por meio dos radicais greco-latinos.. In: III Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul - III CELLMS, 2008, Dourados. Do latim ao português por meio dos radicais greco-latinos.. Dourados - MS: Editora UEMS, 2008. v. 01. p. 01-13.

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de ; Elza Sabino da Silva Bueno . ?Mecanismos de Coesão e Coerência em Produções Textuais de Alunos de Escola Pública de Itaporã-MS?. In: 1º Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS ,2007, Dourados. 1º ENIC, 2007. v. 1. p. 01-24.. In: 1º Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS, 2007, Dourados - MS. ?Mecanismos de Coesão e Coerência em Produções Textuais de Alunos de Escola Pública de Itaporã-MS?, 2007. v. 01. p. 01-24.

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: TRÊS EPISÓDIOS DE ESCRITA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Práticas de letramento, imagens e escrita: a construção da (in)coerência textual em produções escritas de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Linguagem Comunicação e Interação na Instituição Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Imagens e escrita: a construção da coerência textual por alunos do 1º e 5º anos - um estudo comparativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Aquisição da escrita: Relação entre texto verbal - não verbal e a construção da coerência textual.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Práticas de Letramentos e a relação existente entre a imagem e a escrita na construção da (in)coerência textual: um estudo comparativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . ' Aquisição da escrita e práticas de letramento'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Leitura e Produção de Texto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Leitura, imagens, intertextualidade e a construção do texto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM E TEXTO NA CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL: 1º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Interdisciplinaridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Gêneros textuais, Tipologia textual e Sequência Didática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . Os PCNs de Língua Portuguesa e os desafios de Alfabetizar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . ?Mecanismos de Coesão e Coerência em Produções Textuais de Alunos de Escola Pública de Itaporã-MS?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de ; Miriam Hammes . ?Do latim ao português através dos radicais Greco-latinos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de ; Miriam Hammes . ?Do latim ao português através dos radicais Greco-latinos?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de ; SANTOS, Marcela Rodrigues dos ; GOMES, Simone Espírito Santos . ?CUNHATAÍ: uma aposta no Novo Romance Histórico Brasileiro? I. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENANI, N. ; ARAÚJO, Jonas Pereira de . Intensa DOR, Imenso AMOR!. Itaporã - MS, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENANI, N. ; ARAÚJO, Jonas Pereira de . Intensa DOR, Imenso AMOR!. 2012. (Editoração/Livro).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . ?Curso Básico de Língua e Literatura espanhola?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • ARAÚJO, Jonas Pereira de . ?Projeto de Leitura, Literatura, Interpretação e Produção Textual?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GONCALVES., P. C. ; ARAÚJO, Jonas Pereira de . ?Curso básico de Língua e Cultura Espanholas?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Colaborador no Projeto de Pesquisa: Descrição e Variação Linguística no Português de Fronteira., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Pereira de Araújo - Integrante / BUENO, Elza Sabino da Silva - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Produção Escrita - Mecanismos de coesão e coerência textuais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Pereira de Araújo - Integrante / BUENO, Elza Sabino da Silva - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Do Latim ao português através dos radicais greco-latinos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Pereira de Araújo - Integrante / BUENO, Elza Sabino da Silva - Coordenador.

Prêmios

2024

Projeto Resgate à Infância ? Prêmio MPT na Escola 2024, Ministério Público do Trabalho.

2022

Prêmio MPT na Escola 2022, Ministério Público do Trabalho.

2013

Professor de Língua Espanhola destaque do ano da Cidade de Itaporã MS, El Shaday - Pesquisas e Propagandas.

2012

Professor de Língua Espanhola destaque do ano da Cidade de Itaporã MS, El Shaday Propagandas e Pesquisas.

2011

Professor de Língua Espanhola destaque do ano da Cidade de Itaporã MS, El Shaday - Pesquisa e Eventos.

2009

Professor de Língua Espanhola destaque do ano da Cidade de Itaporã MS, El Shaday - Pesquisa e Eventos.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2016

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 13

Atividades

  • 02/2012 - 12/2016

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura Espanhola II, III e IV, Língua Espanhola II e IV

2008 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Líng Port. Literatura e Redação, Carga horária: 20

2025 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS, SEMED Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleos do Dep. de Ensino, Carga horária: 40

2018 - 2024

Secretaria Municipal de Educação de Dourados-MS, SEMED Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Língua Portuguesa Ens Fundamental, Carga horária: 20

2014 - Atual

Escola Estadual Antônio João Ribeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

2010 - 2013

Escola Estadual Antônio João Ribeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental II e Médio (EJA)

  • 02/2010 - 12/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenador de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio (EJA).

2014 - 2014

E.E. Manuel Ferreira de Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2008 - 2012

Escola Rodrigues Alves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2008 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa; Literatura; Espanhol (Cursinho Pré-Vestibular).

2012 - 2014

Escola de Idiomas - PBF

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4

2008 - 2012

Escola Cecilia Meireles

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa e Espanhola do Ensino Fundamental.

Atividades

  • 01/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Espanhola