Tiago Alves Nunes
Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - PPGLinC-UFBA. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará - PPGL/UFC e graduado em Letras Português com habilitação em Espanhol e respectivas literaturas pela mesma universidade. Integrante do Grupo de pesquisa DECOLIDE - Decolonialidade, linguagem, identidade e educação. Atualmente, trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, na Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação 1, como assessor educacional e formador de professores. Atua na área da Linguística Aplicada, na interface linguagem, educação e sociedade, dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, multiletramentos, narrativas e decolonialidade.
Informações coletadas do Lattes em 19/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em LÍNGUA E CULTURA
2017 - 2022
Universidade Federal da Bahia
Título: Memórias, narrativas de deslocamento e identidades transterritorializadas de migrantes em fluxo forçado: entre o desejo do ser, do pertencer e do (re)existir.
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. Palavras-chave: Memórias; Narrativas de deslocamento; Identidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Lingüística
2014 - 2016
Universidade Federal do Ceará
Título: Do verbal ao imagético: o letramento visual nas abordagens de leitura no ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola
, Ano de Obtenção: 2016.Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em CLOn - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: Moodle para Professor. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em CLOn - Formação Básica em EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). (Carga horária: 28h). , Organização Internacional para as Migrações, OIM, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Ciclos Formativos de Ensino de Espanhol. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Ciclo de estudos do Grupo de Pesquisa CNPq DECOLIDE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2020 - 2020
Oficina de Formação de Professores para acolhimento e integração. (Carga horária: 5h). , Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Estudando a ordem de palavras nas variedades do espanhol. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Os estudos de letramento: da participação social às práticas de empoderamen. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2015
Extensão universitária em Língua inglesa. (Carga horária: 420h). , Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 90h). , Instituto UFC Virtual, UFC VIRTUAL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Análise dos preconceitos na mídia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Língua Catalã em foco. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull), IBFCRL, Brasil.
2012 - 2012
De viagem pela Espanha: percursos virtuais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2012
Extensão universitária em Curso de Inglês (intermediário - B2). (Carga horária: 288h). , Future Jobs, FUTURE JOBS, Brasil.
2011 - 2011
Leer y contesta: ¿por qué no les gusta leer?. (Carga horária: 2h). , Santillana, SANTILLANA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Oficina de expressão e interação oral em espanhol. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em SELIN (Seminários linguísticos) - DLV/UFC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
A televisão e os espanhóis. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2009
Extensão universitária em Língua Espanhola. (Carga horária: 420h). , Instituto municipal de pesquisa, adminstração e recursos humanos, IMPARH, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
Organização de eventos
NUNES, T. A. ; ARAUJO, D. N. . I Simpósio de Linguagens do Projeto Novo Vestibular - UFC. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Virtual UFBA 75 Anos. Caminhos outros possíveis: translinguagem, práticas identitárias e ensino de línguas. 2021. (Congresso).
I Congresso de Ensino de Linguagens. 2021. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Educação linguística em espanhol no contexto de pandemia: o que dizem os(as) professores(as) sobre suas práticas?. 2021. (Congresso).
XIII Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras e Seminário Comemorativo dos 10 anos do PPGLinC.Educação decolonial, ensino de línguas, direitos humanos e práticas de linguagem na contemporaneidade. 2020. (Seminário).
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - UFBA 2019. Linguagem e migração transnacional: uma análise discursiva da representação e subalternização de refugiados venezuelanos pela mídia jornalística brasileira. 2019. (Congresso).
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - UFBA 2018. LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO UPT. 2018. (Congresso).
III Seminário Diálogos entre a Pós e a Graduação.narrativas e bilinguismo: identidade e percepções sobre a língua na relação intercultural português-espanhol. 2018. (Seminário).
XII SEPESQ 2018.Educação, Direitos Humanos e Linguagem: caminhos que se bifurcam na Linguística Aplicada Contemporânea. 2018. (Seminário).
IV Colóquio do GEPPELE.Aprender a escuchar: caminos para el análisis y producción de actividades auditivas de espaol/le. 2017. (Outra).
VI Congresso Nordestino de Espanhol: O Nordeste em Foco.. MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LE: QUAL O TRATO DADO AO LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE ESPANHOL/LE NO ENSINO MÉDIO?. 2016. (Congresso).
VI Congresso Nordestino de Espanhol: O Nordeste em Foco.. LA INADECUACIÓN PRAGMÁTICA EN LAS INTERACCIONES EN ESPAOL NOS ENCANTA MUCHO. 2016. (Congresso).
XXVI Jornada do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. ABORDAGENS DE LEITURA E LETRAMENTO VISUAL: A (IN)VISIBILIDADE DE IMAGENS COMO TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Congresso).
II CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Letramentos e ensino de espanhol: análise das práticas letradas e eventos de letramento de alunos do ensino médio público. 2015. (Congresso).
II CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Concepções de alunos do nível médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2015. (Congresso).
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. 2015. (Congresso).
IV FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Língua.O (des)acesso discursivo na construção da representação do jovem pela mídia. 2014. (Outra).
XXXII Encontro de Iniciação Científica - UFC.Os verbos introdutores de opinião na construção da representação social do jovem colombiano em contexto de violência. 2013. (Encontro).
XXXI Encontro de Iniciação Científica - UFC.Discurso, metáfora e representação social: a pobreza como instrumento de disputa (e controle) de poder em notícias dos jornais argentinos El Clarín e La Nación. 2012. (Encontro).
XXXI Encontro de Iniciação Científica - UFC.Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar (Parte I). 2012. (Encontro).
8ª Semana de Humanidades.Imagens: uma análise multissemiótica com uma abordagem crítica. 2011. (Outra).
I Colóquio do GEPPELE.Análise de imagens à luz do letramento crítico e multissemiótico. 2011. (Outra).
XXX Encontro de Iniciação Científica.Letramento crítico e práticas discursivas situadas: impactos no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. 2011. (Encontro).
7ª Semana de Humanidades UFC/UECE. 2010. (Outra).
Discurso e Poder - Professor Doutor Teun A. Van Dijk. 2010. (Outra).
I Jornada Linguístico Didática - Escola Educar SESC.Alfabetização, Letramento, Letramentos, multiletramentos e Formação de Professores. 2010. (Oficina).
Jornadas Didácticas de Espaol como Lengua Extranjera - UFC. 2010. (Outra).
X Feira das profissões.Exposiçao do Curso de Letras. 2010. (Outra).
XXIX Encontro de Iniciação Científica.A intertextualidade no Livro Memórias de Emília, de Monteiro Lobato. 2010. (Outra).
8ª Semana de Humanidades.Imagem: uma análise multissemiótica com uma abordagem crítica. 2001. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. L. M.;NUNES, T. A.; REIS, P. T.. La esclava blaca: tradição, cultura e identidade afro-diaspórica presentes em uma série colombiana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.
ALVES, A. A.;NUNES, T. A.; GOUVEIA JUNIOR, J. R. R.. Seleção de Alunos Cursistas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática - Matem@tica na Pr@tica. 2020. Instituto Federal da Bahia.
Produções bibliográficas
-
NUNES, T. A. . Por uma educação linguística decolonial do português a migrantes em fluxo transnacional forçado no Brasil. ABEHACHE , v. 19, p. 29-44, 2021.
-
SAMPAIO, F. A. ; NUNES, T. A. . Os eventos de letramento de discentes do projeto Universidade Para Todos: uma análise qualitativa. Revista Entrepalavras , v. 11, p. 1-24, 2021.
-
SANTOS, K. C. ; BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. . Perspectivas de língua na EaD: reflexões sobre a educação linguística a partir de narrativas de coordenadoras e professores formadores. BABEL , v. 10, p. 1, 2020.
-
NUNES, T. A. ; VIANA, M. M. . Compreensão oral de espanhol no ensino básico, emoção e letramento crítico: proposta de produção e aplicação de atividade. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 2, p. 197-216, 2019.
-
OLIVEIRA, L. C. ; NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. . Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia. Revista Entrepalavras , v. 8, p. 246, 2018.
-
SANTOS, G. J. L. ; NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . O (des)acesso discursivo na construção da representação do jovem pela mídia. LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB) , v. 11, p. 672-690, 2017.
-
CARVALHO, J. L. Q. ; OLIVEIRA, L. C. ; NUNES, T. A. . Verbos modais como estratégia linguístico-discursiva de polidez linguística e preservação de faces nas interações médico-médico e médico-paciente da série House. Revista SOLETRAS , v. 0, p. 10-24, 2016.
-
NUNES, T. A. ; SA, K. B. . Estratégias de polidez linguística em entrevistas aos presidenciáveis Aécio e Dilma. Revista Philologus , v. 1, p. 64-78, 2016.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Uma imagem vale mais que mil palavras: as abordagens de leitura e suas implicações para o letramento visual.. Diálogo das Letras , v. 5, p. 138-160, 2016.
-
NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. ; OLIVEIRA, L. C. . Convergências e divergências nos conceitos de língua em Linguística. CENÁRIOS: REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 2, p. 20-39, 2016.
-
SANTOS, G. J. L. ; NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Metáforas conceituais na construção da representação social de pobreza pela mídia argentina. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 16, p. 173-190, 2015.
-
BAPTISTA, L. M. T .R. (Org.) ; NUNES, T. A. (Org.) . Práxis descolada e linguagens: por caminhos críticos, decoloniais e translíngues. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021. v. 1. 222p .
-
NUNES, T. A. . Linguagem e mobilidade: alguns construtos oportunos sobre fronteira, decolonialidade e ideologias linguísticas. In: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista; Tiago Alves Nunes. (Org.). Práxis descolada e linguagens: por caminhos críticos, decoloniais e translíngues. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 123-145.
-
OLIVEIRA, L. C. ; NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. . A elaboração de jogos educativos como recurso para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. In: Editora Atena. (Org.). olíticas públicas na educaç ão brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 230-240.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos e ensino de língua estrangeira: Qual o trato dado ao letramento visual em aulas de Espanhol/LE no Ensino Médio?. In: Antoni Lluch; Carlos Felipe Pinto; Juan Fernández García. (Org.). Estudos sobre a língua espanhola, seu ensino e suas literaturas no nordeste brasileiro. 1ed.Brasília - DF: Consejería de la Embajada de Espaa en Brasil, 2018, v. 1, p. 104-115.
-
NUNES, T. A. . Del dicho al hecho: multiliteracidades y enseanza de espaol lengua extranjera para brasileos en secundaria. In: Antônio Messias Nogueira; Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. (Org.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 276-290.
-
BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. . Multimodalidade, letramento visual e ensino de espanhol: algumas questões (im) pertinentes. In: Gretel Eres Fernández; Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista; Antonio Messias Nogueira da Silva. (Org.). Enseanza y aprendizaje del espaol en Brasil: aspectos lingüísticos, discursivos e interculturales. 'ed.Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de Espaa., 2016, v. 1, p. 115-129.
-
CARVALHO, J. L. Q. ; NUNES, T. A. . Análise do livro didático de língua inglesa: um olhar sobre as habilidades linguísticas. In: José Marcos Rosendo de Souza; Francisco Vieira da Silva. (Org.). Reflexões sobre o ensino de língua(s) e outras questões de linguagem. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. 19, p. 61-79.
-
BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. . Sujeitos em (trans)formação e (trans)formação de sujeitos: (re)pensando algumas questões sobre o ensino, aprendizagem e letramentos. In: Ana Flávia Lopes magela Gerhardt. (Org.). Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada.. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 243-.
-
VIANA, M. M. ; NUNES, T. A. . Aprender a escuchar: caminos para el análisis y producción de actividades auditivas de espaol/le. In: IV Colóquio do GEPPELE, 2017, Fortaleza. Anais do IV Colóquio do GEPPELE, 2017. v. 1. p. 59-77.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos e fotorreportagem na sala de aula: proposta de leitura e produção. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político. Niterói: Editora da UFF, 2017. v. 1. p. 141-153.
-
CARVALHO, J. L. Q. ; NUNES, T. A. ; OLIVEIRA, L. C. . Gêneros dialogais no ensino de língua inglesa: enfoques e possibilidades. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2016. v. 1. p. 1-8.
-
OLIVEIRA, L. C. ; NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. . Produção de materiais didáticos na aula de língua inglesa. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal/RN. Anais do III CONEDU. Campina Grande/PB: Editora Realize, 2016. v. 1. p. 1-10.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Abordagens de leitura e letramento visual: a (in)visibilidade de imagens como texto nas aulas de línguas materna e estrangeiras no ensino médio. In: XXVI Jornada do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa comunicação, 2016. v. 1. p. 707-718.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém - PA. Anais do IX Congresso Intenacional da ABRALIN. Belém: Abralin, 2015. v. 1. p. 618-623.
-
SALCEDO, J. M. ; NUNES, T. A. . A inadequação pragmática na interação em espanhol/LE entre estudantes brasileiros. In: III Colóquio do GEPPELE: 10 anos da lei 11.161 - Percursos, Conquistas e Desafios., 2015, Fortaleza. Anais do III Colóquio do GEPPELE. Fortaleza, 2015. v. 1. p. 38-51.
-
NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. ; OLIVEIRA, L. C. . Letramentos e ensino de espanhol: análise das práticas letradas e eventos de letramento de alunos do ensino médio público.. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. Anais do II CONEDU - 2015. Campina Grande - PB: Realize Editora. v. 2. p. 1-11.
-
OLIVEIRA, L. C. ; NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. . Concepções de alunos do nível médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. Anais do II CONEDU - 2015. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2015. v. 2. p. 1-9.
-
NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Análise das metáforas conceituais na construção da representação social de pobreza em notícias de jornais.. In: XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2012. v. 1.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . imagem: uma análise multissemiótica com uma abordagem crítica. In: VIII Semana de Humanidades e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades, 2011, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1 Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Abordagens de leitura e letramento visual: a (in)visibilidade de imagens como texto nas aulas de línguas materna e estrangeiras no ensino médio. In: XXVI Jornada do GELNE, 2016, Recife/PE. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de estudos Lin- guísticos do nordeste. Recife: Pipa Comunicações, 2016. v. 1. p. 631-632.
-
SALCEDO, J. M. ; NUNES, T. A. . A inadequação pragmática na interação em espanhol/LE entre estudantes brasileiros. In: III Colóquio do GEPPELE, 2015, Fortaleza. Anais do III Colóquio do GEPPELE: 10 anos da lei 11.161 - Percursos, Conquistas e Desafios., 2015. v. 1. p. 25-25.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém - PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015. p. 328-329.
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Análise de imagens à luz do letramento crítico e multissemiótico. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Novos rumos na formação do professor de espanhol: Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE na escola., 2011. v. 1.
-
NUNES, T. A. . O ensino e aprendizagem de línguas a migrantes e refugiados: perspectivas e vivências. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, T. A. . Multiletramentos na educação linguística de espanhol no contexto do ensino básico: concepções e práticas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, T. A. . Educação linguística em espanhol no contexto de pandemia: o que dizem os(as) professores(as) sobre suas práticas?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; SALCEDO, J. M. ; COELHO, M. O. B. ; SOUZA, R. . Caminhos outros possíveis: translinguagem, práticas identitárias e ensino de línguas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUNES, T. A. ; LOPES, M. ; BATISTA, M. . Discursos, direitos e dignidade humana: análises de processos de representação, subalternização e silenciamento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. . Linguagem e fluxo forçado: problemáticas e perspectivas no ensino e aprendizagem a refugiados venezuelanos no contexto brasileiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. ; SALCEDO, J. M. . Aromas de Andalucía: 'cacharricos' de colores, sabores y amores - un Café con Lorca y sus lectores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, T. A. . Linguagem e migração: problemáticas e perspectivas no ensino e aprendizagem de línguas em contexto de fluxo forçado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Linguagem e migração transnacional: uma análise discursiva da representação e subalternização de refugiados venezuelanos pela mídia jornalística brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. . narrativas e bilinguismo: identidade e percepções sobre a língua na relação intercultural português-espanhol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; SAMPAIO, F. A. . Letramentos e ensino de língua portuguesa: uma análise das práticas e eventos de letramento de alunos do UPT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Educação, Direitos Humanos e Linguagem: caminhos que se bifurcam no campo da Linguística Aplicada contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos e fotorreportagem na sala de aula: proposta de leitura e produção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, M. M. ; NUNES, T. A. . Aprender a escuchar: caminos para el análisis y producción de actividades auditivas de espaol/le. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos e ensino de LE: qual o trato dado ao letramento visual em aulas de espanhol/LE no ensino médio?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALCEDO, J. M. ; NUNES, T. A. . A inadequação pragmática nas interações em espanhol nos encanta mucho.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Abordagens de leitura e letramento visual: a (in)visibilidade de imagens como texto nas aulas de línguas materna e estrangeiras no ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALCEDO, J. M. ; NUNES, T. A. . A inadequação pragmática na interação em espanhol/LE entre estudantes brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Metáforas e representação da pobreza nos jornais argentinos El Clarín e La Nación: uma proposta de análise.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; CARVALHO, J. L. Q. ; OLIVEIRA, L. C. . Letramentos e ensino de espanhol: análise das práticas letradas e eventos de letramento de alunos do ensino médio público. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, L. C. ; CARVALHO, J. L. Q. ; NUNES, T. A. . Concepções de alunos do nível médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. . O (des)acesso discursivo na construção da representação do jovem pela mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. J. L. ; NUNES, T. A. . Uma abordagem discursiva das representações sociais: a violência nossa de cada dia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. . Os verbos introdutores de opinião na construção da representação social do jovem colombiano em contexto de violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Análise das metáforas conceituais na construção da representação social de pobreza em notícias de jornais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. J. L. ; NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Discurso, metáfora e representação social: a pobreza como instrumento de disputa (e controle) de poder em notícias dos jornais argentinos ?El clarín? e ?La nación?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar (parte 1).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. . Imagem: uma análise multissemiótica com uma abordagem crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. . Análise de imagens à luz do letramento crítico e multissemiótico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. . Letramento crítico e práticas discursivas situadas: impactos no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. ; REBOUCAS, S. P. . A intertextualidade no Livro Memórias de Emília, de Monteiro Lobato. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, T. A. . www.redAlumnos.com - Ambiente de aprendizagem social, 2012. (Tradução/Outra).
Outras produções
NUNES, T. A. . Parecer para o N 3, v. 3 da Revista Resenhando. 2021.
NUNES, T. A. . Parecer para o N 4, v. 1 da Revista Resenhando. 2021.
NUNES, T. A. . Parecer para o N 22 da Revista Inventário. 2018.
NUNES, T. A. . Módulo: Multiletramentos e ensino de espanhol: reflexões e práticas. 2022. .
NUNES, T. A. ; BAPTISTA, L. M. T .R. ; CONCEICAO, M. E. S. . Educação decolonial, ensino de línguas, direitos humanos e práticas de linguagem na contemporaneidade. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUNES, T. A. . Leitura e produção textual nas avaliações internas e externas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. . Educação, Direitos Humanos e Linguagem: caminhos que se bifurcam no campo da Linguística Aplicada contemporânea. 2018. .
NUNES, T. A. ; PASSOS, P. H. . Analisando imagens publicitárias e canções. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUNES, T. A. ; ARAUJO, D. N. ; ARAUJO, D. M. . Curso de cultura hispânica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAPTISTA, L. M. T .R. ; NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. . Ensino e aprendizagem de línguas: reflexões sobre a prática pedagógica através de filmes.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUNES, T. A. ; PASSOS, P. H. ; MONTE, W. . A sequência argumentativa em textos publicitários em língua portuguesa, inglesa e espanhola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ABREU, K. F ; NUNES, T. A. . Alfabetização, Letramento, Letramentos, Multiletramentos e formação de professor. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FURTADO, R. N. M. ; NUNES, T. A. ; SILVA, L. G. . Oficina de gêneros textuais e letramento crítico: o jornal na sala de aula (proposta didática). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Uma abordagem discursiva das representações socials: a violência nossa de cada dia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Livia Marcia Tiba Radis Baptista em 18/11/2013., Descrição: O presente projeto de pesquisa intitulado Uma abordagem discursiva das representações sociais é um desdobramento de um projeto mais amplo, qual seja, Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar. Neste sentido, tem como objeto a representação social da violência na mídia latino-americana. Pretende-se analisar as representações veiculadas pela mídia com ênfase na relação discurso, representação e práticas sociais, focalizando aspectos linguísticos (formais e discursivos) e sócio-históricos. . . Projeto de Iniciação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tiago Alves Nunes - Integrante / Lívia Márcia Tiba Rádis Bapstista - Coordenador / Gênessom Johnny Lima Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma proposta mulidisciplinar, Descrição: O Projeto de Pesquisa Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar tem como objeto a investigação dos processos discursivos envolvidos na construção de determinadas representações sociais relacionadas à profissão, etnia e gênero. Objetiva-se, assim, contribuir para a elucidação dos papeis sociais e para a conscientização acerca das ideologias de grupos e relações assimétricas de poder presentes na sociedade. Assim propõe-se como macro objetivo analisar as representações de grupos (profissionais e étnicos) veiculadas pela mídia ou por instituições e instâncias profissionais, tendo em vista a relação discurso, representação e práticas sociais, focalizando aspectos linguísticos (formais e discursivos) e sócio-históricos . . Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Tiago Alves Nunes - Integrante / Lívia Márcia Tiba Rádis Bapstista - Coordenador / Maria Valdenia Falcão do Nascimento - Integrante / Germana Pereira da Cruz - Integrante / Otávia de Farias - Integrante / Silvana Ribeiro - Integrante / Valney Veras - Integrante / Lucineudo Irineu Machado - Integrante / Cícero Anástacio de Miranda - Integrante / Triciane Rabelo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Letramento crítico e práticas discursivas situadas: impactos no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, Descrição: O presente projeto de pesquisa, intitulado volta-se para o estudo dos múltiplos letramentos, letramento crítico e suas implicações para o ensino de línguas no contexto brasileiro. Pretende-se possibilitar aos alunos graduandos e pós-graduandos do curso de Letras um aprofundamento teórico em torno de questões relacionadas com as práticas de leitura e escrita em língua estrangeira, considerando-as como social e historicamente situadas. . . Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Alves Nunes - Integrante / Lívia Márcia Tiba Rádis Bapstista - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2016
Trabalho em 3 Lugar no XVI Encontro de Pós-graduação e Pesquisa. Título: ALUNO PROTAGONISTA: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA, Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
2011
Nível "Intermediário (Muito bom) em espanhol" conferido pelo Certificado de Espaol: Lengua y Uso (CELU), Consorcio Interuniversitario de Espaol como Lengua Segunda y Extranjera (ELSE) - Argentina..
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Secretaria da Educação Básica do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2014 - 03/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa, Língua espanhola
2014 - Atual
Instituto UFC VirtualVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Atividades
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Observação de aulas de espanhol, Estágio de Elaboração e Aplicação de materiail didático
-
06/2015 - 12/2015
Ensino, Letras Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I: teoria e prática do ensino-aprendizagem da língua espanhola
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto Acadêmico
2012 - 2014
Projeto Novo Vestibular - Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista voluntário, Enquadramento Funcional: Professor/bolsista de Língua Portuguesa, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplina ministrada:
Produção Textual
Atividades
-
05/2012 - 03/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, Produção Textual
2011 - 2013
WIZARD BRASILVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol/LE e Português/LE, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Espanhol I
Espanhol II
Espanhol III
Espanhol IV
Português I
Atividades
-
02/2011 - 12/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol 1, Espanhol 2, Espanhol 3, Espanhol 4, Português LE 1, Português LE 2
2012 - 2013
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de I.C - PIBIC/CNPq, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: Uma abordagem discursiva das representações sociais: a violência nossa de cada dia. (PIBIC/CNPq - 2012/2013)
Orientadora: Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
2011 - 2012
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de I.C - PIBIC/CNPq, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: Representações sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar (parte 1) - (PIBIC/CNPq - 2011-2012)
Orientadora: Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
2010 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de I.C - PIBIC/CNPq, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: Letramento crítico e práticas discursivas situadas: impactos no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
Orientadora: Dra. Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
Atividades
-
08/2010 - 10/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Humanidades.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Alves Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?