Maria de Lourdes Soares Henriques

possui graduação em em Desenho e Plásticas - Faculdades Unidas de Bage (1967) graduação em Filosofia pela Faculdades Unidas de Bagé (1968), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor titular da Universidade da Região da Campanha e coordenadora do curso de educação artística da Universidade da Região da Campanha, membro do Núcleo de Estudos Avançados da URCAMP, professora de Pós- Graduação na áreas de Artes Visuais e Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação,avaliação de curso, artes e pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1990 - 1992

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Drª Maria Emilia Amaral Engers.Palavras-chave: artes plásticas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Especialização em História e Cultura Brasileira Contemporânea

1986 - 1986

Faculdades Unidas de Bage

Especialização em Teoria Critica da arte Contemporânea

1982 - 1982

Faculdades Unidas de Bage

Aperfeiçoamento em tecnologia Educacional

1978 - 1978

Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul
Ano de finalização: 1978;

Graduação em Filosofia

1964 - 1968

Faculdades Unidas de Bage

Graduação em Desenho e Plásticas

1964 - 1967

Faculdades Unidas de Bage

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Participação em eventos

Congrega Urcamp 2009. A vida e a obra de Ivan Lima Soares. 2009. (Congresso).

Congrega Urcamp.Congrega Urcamp. 2009. (Encontro).

Congrega Urcamp. Exposição Itinerante e releitura da obra de Marly Meira. 2008. (Congresso).

Congrega Urcamp 2008.Pintando a Escola: Uma proposta de integração da universidade e educação infantil. 2008. (Encontro).

1º Seminário Institucional de Extensão Universitária.Seminário. 2007. (Seminário).

Exposição Itinerante da Obra Danúbio Gonçalves.Exposição. 2005. (Encontro).

Pesquisa em Poéticas Visuais.Encontro Nacional de Pesquisa em Artes. 2003. (Encontro).

IV Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo.Materiais alternativos. 2003. (Outra).

A Universidade e osw Desafios da Ciencia no Novo Milênio.Materiais alternativos- desfios e possibilidades. 2002. (Outra).

A UNIVERSIDADE I OS DESAFIOS DA CIÊNCIA NO NOVO MILÊNIO.A discirminação racial na escola. 2002. (Outra).

A Universidade e os Desafios da Ciência no Novo Milênio.A Educação Interconectada: As Novas Tecnologias Comunicacionais frente a Educação Continuada do Professor do Ensino Fundamental. 2002. (Outra).

1ª emana Acadêmica do Centro de Ciências da Educação ,Comunicação e Artes.Professor Reflexivo. 2001. (Outra).

1º Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. 2000. (Congresso).

Constructivismes:usages et perspectives em éducation. Constructivismes:usages et perspectgives em éducation. 2000. (Congresso).

II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região SuANPED.II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul. 1999. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Anelise Alt da Silva

HENRIQUES, M. L. S.. A Relação da Arte de Miró com o desenho infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Carmem de Souza Quintana

HENRIQUES, M. L. S.. As Artes Visuais como forma de expressão e comunicação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Patrícia Colman Dinegri

HENRIQUES, M. L. S.. A Obra de Portinari e a visão da criança. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Vilma Machado Garibaldi Lopes

HENRIQUES, M. L. S.. Olhar estético da criança. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Sandra Mara Llano de Brito

HENRIQUES, M. L. S.. OSignificado da forma em Cerâmica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Patgricia Schmidt

HENRIQUES, M. L. S.. Stress e a Profissão Docente. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Docência no Ensino Superior) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Monica Lamas de Morais

HENRIQUES, M. L. S.. Perfil das pessoas na terceira idade na sociedade atual- aspectos educacionais e sociais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Esp. Educação Aspectos Legais e Metodológico) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Jianni Marin

HENRIQUES, M. L. S.. O Design das embalagens dos vinhos da vinícola Dom Cândido. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Roberta da Silva Gomes

HENRIQUES, M. L. S.. O Uso da Tecnologia Avançada a Favor da Arte na Publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marsal Alves Branco

HENRIQUES, M. L. S.. As vinhetas de estéticas contemporâneas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda) - Universidade da Região da Campanha.

HENRIQUES, M. L. S.. Reconhecimento do curso de Artes Vsuais Barra Mansa - INEP -Centro Universitário de Barra Mansa - RJ. 2006.

HENRIQUES, M. L. S.. Autorização de Funcionamento Curso de Educação Artística INEP Instituto Superior Uirapuru - SP. 2006.

HENRIQUES, M. L. S.. Reconhecimento de curso - INEP Curso de Artes Visuais UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - SP. 2005.

HENRIQUES, M. L. S.. Reconhecimento de Curso Licenciatura em Educação Artística-INEP- CENTRO UNIVERSITÁRIO BENNETT - RJ. 2003.

HENRIQUES, M. L. S.. Reconhecimento de Curso do Curso de Comunicação Visual - Bacharelado - INEP- Habilitação em Desgin Universidade Federal de Santa Catariana. 2003.

HENRIQUES, M. L. S.. 2ª Amostra de iniciação científica e2ª jornada de pós-graduação, pesquisa e extensão. 2003. Universidade da Região da Campanha.

HENRIQUES, M. L. S.. 1ª Mostra de Iniciação Científica e 1ª Jornada de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão. 2002. Universidade da Região da Campanha.

Orientou

Ana Claúdia Germano Pagliosa

Anita Malfatti, A mulher e a artista; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Maria de Lourdes Soares Henriques;

Carmen Regina de Dutra Maurente

O significado da arte para os alunos do curso de pós-graduação em artes visuais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Artes Visuais na Educação) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Maria de Lourdes Soares Henriques;

Produções bibliográficas

  • HENRIQUES, M. L. S. . Uma revisão reflexiva sobre o professor de arte. Infgormativo da URCAMP/ Bagé, p. 16-17, 2001.

  • HENRIQUES, M. L. S. . O Significado do Curso de Metodologia do Ensino Superior na Vida Acadêmica dos Docentes da URCAMP. Anais do I simpósio de educação Superior, Canoas/\RS, p. 103-103, 2000.

  • HENRIQUES, M. L. S. . Pesquisa uma proposta multidisciplinar. Bagé: EDIURCAMP, 1996. v. 1000. 109p .

  • HENRIQUES, M. L. S. . Exposição Itinerante e Releitura da Obra de Danúbio Gonçalves. In: CONGREGA URCAMP, 2006, SÃO GABRIEL. Revista Congrega Urcamp. Bagé: Grafica Instituto de Menores, 2006. v. 01. p. 38-38.

  • HENRIQUES, M. L. S. . O papel das ONGS na taxa de analfabetismo. In: 1ªMostra de Iniciação Cientíca de 1ª Jornada de Pós -Graduação, Pesquisa e Extensão, 2002. A Universidade e os Desafios da Ciência no Novo Milênio. Bagé: entro de Comunicações - gráfica- URCAMP. p. 286-286.

  • HENRIQUES, M. L. S. . La signification du cours de méthodologie dans I enseignement supérior. Colloque Construtivismes: usages et perspectives em éducation GENÉVE, 2001.

  • HENRIQUES, M. L. S. . A relação interação-percepção como recurso pedagógico na prática docente do ensino superior. Aanis do I Simpósio de Educação Superior, Canoas/RS, p. 94-94, 2000.

  • HENRIQUES, M. L. S. . A Tecnologia , a Arte e a Humanização do Ensino. Anais da ANPED- Universidade Federal do Parana, Parana, 1999.

Outras produções

HENRIQUES, M. L. S. . Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HENRIQUES, M. L. S. . Inconsciente. 2006. (Obra de artes visuais/Pintura).

HENRIQUES, M. L. S. . Fragmentos. 2004. (Obra de artes visuais/Pintura).

HENRIQUES, M. L. S. . O Lavrador. 1983. (Obra de artes visuais/Gravura).

HENRIQUES, M. L. S. . O Engraxate. 1967. (Obra de artes visuais/Pintura).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Pesquisa Educacional nos Cursos de Licenciaturas, Descrição: Autonomia e independência sempre foram os marcos característicos da dimensão ética e política do trabalho docente. Em nosso entendimento, o elemento que faz o imbricamento entre a teoria e a prática é o processo de pesquisa que se desenvolve ao longo de toda a formação profissional. Com isso assumimos que não há formação completa quando se extingue dos cursos de licenciatura os processos investigativos constitutivos do saber docente. Ao nos questionarmos de que forma os professores dos Cursos de Licenciatura, do Centro de Ciências da Educação Comunicação e Artes do Campus-Bagé da URCAMP, estão trabalhando a pesquisa educacional em sala de aula, buscamos nossa identidade enquanto instituição superior e também levamos esse profissional da educação a uma reflexão sobre sua prática, sobre seu modus operantis em sala de aula, o qual muitas vezes não se percebe como educador pesquisador. O nosso objetivo é constatar como esses professores estão trabalhando a pesquisa educacional em suas atividades pedagógicas. Para o desenvolvimento deste estudo inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica com os autores: Nóvoa, Barbosa, Pimenta, Ludke, Périssé, Anastaciou entre outros. Após esse momento partir-se-á para a coleta de dados através de um questionário aberto, pois se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo com uma abordagem de estudo de caso. Esta amostra será formada por 70% do universo total dos 60 professores que estão atuando no CCECA, e os registros serão feitos por meio de gravações, transcrições, tendo por elementos norteadores os eixos investigativos que emergirão por ocasião do trabalho de unitarização durante a análise de conteúdo. A técnica de análise e interpretação dos dados será a análise de conteúdo que permite descrever e interpretar dados, criando condições para uma leitura crítica e profunda, buscando atingir aspectos qualitativos, centrados na compreensão do fenômeno em si, para tal o autor referenciado foi Roque Moraes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Lourdes Soares Henriques - Coordenador / Ada Maria Machado Guimarães - Integrante / Linda Suzana Torres - Integrante.

Prêmios

2003

Dr. ATTILA tABORDA, Universidade da Região da Campanha.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Região da Campanha, coodenadora do curso de Ed. Artistica. , av Tupy Silveira, 2099, centro, 96400-110 - Bage, RS - Brasil, Telefone: (053) 32428244, Ramal: 292, Fax: (053) 32428244, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - 1994

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: conselheira, Enquadramento Funcional: conselheira

Outras informações:
Nomeada como conselheira do Conselho Municipal de Cultura conforme portaria nº 26/94 emitida pelo Prefeito Municipal de Bagé- RS em março de 1994, conforme determina a Lei Municipal 22/66

Atividades

  • 07/2004

    Direção e administração, coodenadora do curso de Ed. Artistica, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2003

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Artre na Publicidade

  • 03/1989

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ed. Artistica

  • 03/1985

    Ensino, Educação Artistica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, expressão Gráfica I, II, III

  • 12/1997 - 12/2000

    Direção e administração, chefe de departamento, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 12/1992 - 12/1996

    Direção e administração, coodenadora do curso de Ed. Artistica, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 12/1989 - 11/1992

    Direção e administração, chefe de departamento, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.