Karina Saiuri Takatori

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2011-2016). Residencia médica em oftalmologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2017-2020) com título CBO/AMB/MEC. Subespecialização em transplante de córnea na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2020-2021).

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2020 - 2021

Universidade Estadual de Campinas
Residência médica em: Transplante de córneaNúmero do registro: .

Especialização - Residência médica

2017 - 2020

Universidade Estadual de Campinas
Residência médica em: OftalmologiaNúmero do registro: .

Graduação em Medicina

2011 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Anglo Campinas Unidade Taquaral

Formação complementar

2020 - 2021

Extensão universitária em Catarata, córnea e cirurgia refrativa. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Oftalmologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Oftalmológica.

Organização de eventos

TAKATORI, K. S. ; LOPES, G. A. . Curso introdut[ório da Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade. 2013. (Outro).

TAKATORI, K. S. . II Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus. 2012. (Outro).

TAKATORI, K. S. ; LOPES, G. A. . Curso introdutório da Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Curso Refrativa RIO. 2022. (Outra).

10 jornada paulista de oftalmologia. 2019. (Outra).

10 jornada paulista de oftalmologia.Úlcera de córnea em ambos os olhos em paciente usuário de lente de contato gelatinosa. 2019. (Outra).

XVI congresso brasileiro de transplante. AVALIAÇÃO DA TAXA DE REJEIÇÃO DOS PRIMEIROS TRANSPLANTES ENDOTELIAIS CORNEANOS REALIZADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP. 2019. (Congresso).

12 Simpósio internacional de Glaucoma da Unicamp. 2018. (Simpósio).

9 jornada paulista de oftalmologia. 2018. (Outra).

Congresso Brasileiro de oftalmologia 2018. 2018. (Congresso).

61° Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 61° Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2017. (Congresso).

8 jornada paulista de oftalmologia. 2017. (Outra).

Congresso Brasileiro de oftalmologia 2017. 2017. (Congresso).

Intensive Course ? Medical Education in Focus: Combining School of Medical Sciences (SMS) ? Unicamp and Maastricht University Experiences.Intensive Course ? Medical Education in Focus: Combining School of Medical Sciences (SMS) ? Unicamp and Maastricht University Experiences. 2015. (Outra).

IV BRAINCOMS - The Brazilian International Congress of Medical Students. IV BRAINCOMS - The Brazilian International Congress of Medical Students. 2015. (Congresso).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015. (Congresso).

XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp. XXIII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp. 2014. (Congresso).

17o Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. 17o. Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. 2012. (Congresso).

Curso Introdutório da Liga de Cardiologia.Curso Introdutório da Liga de Cardiologia. 2012. (Seminário).

Discussão de Caso Clínico na LACMSC.Caso Clínico de Pé Diabético. 2012. (Outra).

Encontro de Ligas ANAD.Encontro de Ligas. 2012. (Encontro).

UPA.Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade da Medicina Unicamp. 2012. (Oficina).

Workshop Medicina Unicamp.Oficina de Contagem de Carboidratos e Aplicação de Insulina. 2012. (Oficina).

Curso Introdutório da Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade.Curso Introdutório da Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade. 2011. (Seminário).

Curso Introdutório da Liga de Homeopatia.Curso Introdutório da Liga de Homeopatia. 2011. (Seminário).

I Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus.I Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus. 2011. (Simpósio).

Workshop Medicina Unicamp.Oficina de Pé Diabético. 2011. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Dificuldades associadas à autoaplicação de insulina em pacientes portadores de Diabete Mellitus tipo 1 e 2 em serviço de atenção terciária, Descrição: Trata-se de um estudo quantitativo que objetiva descrever dificuldades relacionadas à autoaplicação de insulina em portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e 2 acompanhados em serviço terciário. Sabemos que o tratamento adequado é o principal fator relacionado ao controle da doença e prevenção de possíveis complicações, para isso, são necessários o aprendizado correto da técnica adequada de manuseio e aplicação da insulina. No entanto, mesmo em pacientes insulinizados há muito tempo, é frequente o desconhecimento dessas técnicas, o que contribui para uma aplicação inadequada do medicamento e interfere na eficácia do tratamento. Além do desconhecimento da técnica de uso da insulina, outros fatores como déficits visuais, motores e neurológicos também correspondem a grandes barreiras à autoaplicação correta, e devem ser investigados pelo profissional antes da orientação de autoaplicação. Visto isso, esse trabalho irá enumerar tais barreiras com o intuito de conhecermos a principal falha e dificuldade dos pacientes na insulinoterapia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karina Saiuri Takatori - Coordenador / Maria Candida Ribeiro Parisi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2013 - 2016

    Avaliação do nível de conhecimento acerca do Diabetes Mellitus dos pacientes internados na Enfermaria Geral de Adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Descrição: O Diabetes é uma doença que atinge 371 milhões de pessoas em todo o mundo (IDF Diabetes Atlas 5th Edition Update for 2012), sendo estimado pela Sociedade Brasileira de Diabetes que 12 milhões de pessoas possuam a doença no Brasil em 2012. Até 2030, segundo estimativas, 552 milhões de pessoas serão acometidas pelo diabetes. Visto tais estimativas negativas, o processo de educação na saúde torna-se um ponto de extrema relevância, já que, no processo saúde-doença, considera-se fundamental o conhecimento do indivíduo sobre as doenças com as quais é acometido, a fim de se evitar complicações e ajudar na efetividade do tratamento. A educação de pessoas não atingidas pela doença também é necessária, visto que tal aprendizado contribui sobremaneira para a prevenção de eventuais moléstias, permitindo que o indivíduo adote comportamentos que não comprometam a sua saúde. Entretanto, em um país como o Brasil, devido a sua extensão geográfica e grande disparidade econômica, as informações nem sempre atingem de forma igual e eficiente toda a população, sendo necessário que se avalie os grupos nos quais tal difusão é deficitária, promovendo-se campanhas de conscientização e educação em saúde. Este projeto tem como objetivos quantificar e qualificar, por meio da versão brasileira do questionário DKN-A de um questionário sócio-econômico e cultural, o conhecimento dos pacientes da Enfermaria Geral de Adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas sobre o Diabetes Mellitus e suas correlações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Karina Saiuri Takatori - Coordenador / Gabriel Ayub Lopes - Integrante / Maria Candida Ribeiro Parisi - Integrante / Julia Boccato - Integrante / Mariana Chiaradia Dominguez - Integrante / Mariana Resende - Integrante / Jefferson Moreira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. , Rua Tessalia Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitaria, 13083887 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 35218883, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora da LDMHO

2021 - 2022

Bela Vista Hospital de Olhos

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2023

Hospital Regional de Piracicaba

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 12

2022 - 2023

Ambulatório Médico de Especialidades de Limeira

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 12

2022 - 2023

Cosimo Clinica oftalmológica

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 4

2022 - 2023

Ver Mais Oftalmologia

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 4

2022 - 2023

Raskin Hospital de Olhos

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 4

2022 - 2023

Clin Care Oftalmologia

Vínculo: Médica Oftalmologista, Enquadramento Funcional: Médica Oftalmologista, Carga horária: 10