Durval Uchoas Braga

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI (1982) e Especialista pela PUC-RJ (1984). Obteve os Títulos de Mestre (1992) e de Doutor (2001) em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - DEF/FEM/ UNICAMP. Professor Titular do quadro permanente da UFSJ / Departamento de Mecânica - DEMEC, desde 1983. Docente dos Cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei - PROEN / UFSJ, Docente do quadro permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica na Área de Materiais e Processos de Fabricação - PPMEC / PROPE / UFSJ. Orientador de Monografias e TCC`s de acadêmicos dos Cursos de Educação Empreendedora e Mídias da Educação no Ensino a Distância do NEAD / UFSJ / UAB. Atuando em atividades administrativas, de ensino e de pesquisas em processos de fabricação por usinagem dos materiais metálicos.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica

1997 - 2001

Faculdade de Engenharia Mecânica
Título: A técnica de mínima quantidade de fluido de corte aplicada na furação de uma liga de alumínio - Silício.
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Eduardo Diniz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Furação; Mínima quantidade de lubrificante; Aluminum Silicon Alloy; Mínima Lubrificação por Névoa.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Indústria Metal-Mecânica.

Mestrado em Engenharia Mecânica

1990 - 1992

Faculdade de Engenharia Mecânica
Título: Monitoramento do Processo de Torneamento via Parâmetros Elétricos do Motor da Máquina.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Eduardo Diniz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Engenharias

Especialização em Engenharia Mecânica

1983 - 1984

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Resolução No 14/77 do Conselho Federal de Educação.

Graduação em Engenharia Mecânica

1977 - 1982

Universidade Federal de Itajubá

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Usinagem dos Materiais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

Participação em eventos

21 ° CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Avaliação do torneamento do aço inoxidável super duplex UNS A32760quando alterados ângulos de posição da ferramenta e parâmetros de corte. 2014. (Congresso).

11 Congreso interamericano de Computación Aplicada a la Industria de procesos. Simulação de trajetórias de usinagem e sua real influência no desgaste de fresas ball para fresamento de acabamento do fundo de perfil envolvente de engrenagens cônicas. 2013. (Congresso).

XIX SIC: trabalhos de iniciação científica da UFSJ e de outras instituições.Avaliador no XIX SIC. 2012. (Seminário).

10° Congreso Interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos. Avaliação Experimental do Desempenho do Processo de Fresamento Frontal do Aço ABNT 1045 para Fresas com Diferentes Números de Arestas. 2011. (Congresso).

21st International congress of mechanical engineering. Design of a quick-stop device easy to operate for chip formation study on turning. 2011. (Congresso).

9° Simpósio de Mecânica Computacional - SIMMEC 2010. 2010. (Simpósio).

Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE DE SAÍDA DA FERRAMENTA NO PROCESSO DE TORNEAMENTO DO AÇO. 2010. (Congresso).

Congresso Usinagem 2010. Avaliação experimental do desempenho do processo de torneamento do aço ABNT 1045 quando utilizada a técnica da mínima quantidade de lubrificante. 2010. (Congresso).

Feira Internacional da Mecânica - FEIME 2010.Feira Internacional da Mecânica - FEIME 2010. 2010. (Outra).

IX Congresso de produção Cientìfica. PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE ATOMIZAÇÃO DE FLUÍDO LUBRIFICANTE EM AR COMPRIMIDO. 2010. (Congresso).

IX Congresso de produção Cientìfica. AVALIAÇÃO DO USO DE LUBRIFICANTES EM INDÚSTRIAS DE USINAGEM DA REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL REI. 2010. (Congresso).

Semana da Engenharia Elétrica e Mecânica.Paletra - Inovações Tecnológicas na Usinbagem de Materiais Metálicos. 2009. (Seminário).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO. Avaliação da qualidade de furos em Aço AISI H113 endurecido usinado em altas velocidades de corte. 2009. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO. Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas. 2009. (Congresso).

V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008. A técnica de MQL pode comprometer o desempenho do processo de furação da liga Alumínio-Silício A356 com broca helicoidal de metal duro. 2008. (Congresso).

V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008. Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas. 2008. (Congresso).

Primeiro Seminário do IFM.A Resistência de Corte da Liga Alumínio-Silício A356 na Operação de Furação com Broca Helicoidal de Metal Duro. 2007. (Seminário).

Primeiro Seminário do IFM.Estudo experimental da variação de temperatura no roscamento de material endurecido. 2007. (Seminário).

Encontro de acadêmicos da Engenharia Mecânica.Evolução dos Processos de Fabricação na Indústria e transformação Metal-mecânica. 2006. (Outra).

Feira Internacional da Mecânica - FEIME. 2006. (Encontro).

IV CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Coordenação de Sessão Técno-Científica. 2006. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. 2006. (Congresso).

SEDIP - Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas.Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos de pesquisa. 2006. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Engenharia de fabricação. Participação no III COBEF, Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2005. (Congresso).

Colóquio de Usinagem.Décimo Colóquio de Usinagem. 2004. (Encontro).

III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Participação do III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, CONEM-2004, ocorrido no período de 10 a 13 de agosto de 2004, em Belém PA.. 2004. (Congresso).

Palestra Técnica - SANDVIK. 2004. (Encontro).

Usinagem 2004 - Feira e Congresso.Participação no Usinagem 2004 - Feira e congresso. 2004. (Encontro).

SEDIP.Participação na XV Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisa da Universidade Federal de São João del Re,i em 11 de abril de 2002.. 2002. (Seminário).

Semana da Engenharia Mecânica e Elétrica.Minicurso - Inovações Tecnológicas na Usinbagem de Materiais Metálicos e Novos Materiais. 2002. (Encontro).

IV CONGRESSO IBEROAMERICANODE INGENIERIA MECÂNICA. Utilização da Técnica de Mínima Lubrificação por Névoa na Furação da Liga de Alumínio-Silício SAE 323. 1999. (Congresso).

IV Congresso IberoAmericano de Ingienieria Mecânica. Apresentador do trabalho Proposta de modelo de otimização do processo de usinagem, dos autores Nivaldo Lemos Coppini e Elessandro Antônio Baptista, da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jose Francisco de Oliveira

FERREIRA, J. R.BRAGA, D. U.; Silva, G.. Estudo do fresamento de acabamento da liga de alumínio aeronáutico 7075-T6. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Dario Geraldo Rodrigues

NEVES, F. O.; VIEIRA, J. de M.;BRAGA, D. U.. Análise comparativa da formação de roscas internas por corte e laminação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Cleiton Arlindo Martins

NEVES, F. O.BRAGA, D. U.; COSTA, A. R.. Estudo do comportamento de defeitos de superfície em aço baixo carbono em operações de extrusão a frio.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Aldembar de Andrade Sarmento

COPPINI, N. L.; MIRANDA, G. W. A.;BRAGA, D. U.. Influência do acabamento superficial do substrato de metal duro no desempenho de ferramentas (pastilhas) com revestimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de Taubaté.

Aluno: JANAINA APARECIDA PEREIRA

MACHADO, A. R.;BRAGA, D. U.; BARROSO, M. A. de S.; VIEIRA, J. de M.. IInfluência da sequência de arestas e do número de interrupções nos testes de vida com insertos quadrados de metal duro. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carlos Alberto Magalhaes

BRAGA, D. U.; RIBEIRO, M. V.; NORONHA, J. L.;FERREIRA, J. R.. Usinagem por Torneamento em Acabamento da Liga de Ti-6Al-4V. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lincoln Cardoso Brandão

BRAGA, D. U.; NOVASKI, O.; CARVALHO, R. R. da S.. A Influência da Velocidade de Avanço no desgaste de ferramentas em operações de torneamento. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Marcio Aurélio da Silva

Da Silva, M. B.;BRAGA, D. U.; MACHADO, A. R.; Araújo, C. A.; Machado, I. F.. Estudo do contato entre material da peça e superfície de folga da ferramenta de usinagem. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lincoln Cardoso Brandão

COELHO, R. T.; de OLIVEIRA, J. F. G.;BRAGA, D. U.; ABRÃO, Alexandre Mendes;FERREIRA, J. R.. Estudo experimental da condução do calor no fresamento de materiais endurecidos utilizando altas velocidades de corte. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Sander Chaves da Silva

BRAGA, D. U.; FILHO, E. V. G.; de CARVALHO, J.; CRNKOVIC, O. R.; TOLEDO, J. C.. Um sistema de auxílio ao projetista de peças fundidas através da integração entre a técnica DFM e projeto Auxiliado por Computador. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Leão Quadro

ALVES, H. W. L.;BRAGA, D. U.; GORGULHO, H. F.. OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REFINAMENTO DE GRÃO DA LIGA ALSi11Mg0,1 COM ALB2. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Física e Química de Materiais) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Lincoln Cardos Brandão

COELHO, R. T.;BRAGA, D. U.; de OLIVEIRA, J. F. G.. Estudo experimental da condução de calor no fresamento de materiais endurecidos utiçlizando altas velocidades de corte.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aldembar de Andrade Sarmento

MIRANDA, G. W. A.; COPPINI, N. L.;BRAGA, D. U.. Estudo da influência da integridade superficial na aderência de ferramentas de metal duro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de Talbaté.

Aluno: Maraísa Freire Lacerda

NEVES, F. O.BRAGA, D. U.. Gestão democrática: A formação de equipe visando o empreendedorismo na educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora / EAD / UFSJ) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Maria Aparecida Vieira de Souza

NEVES, F. O.BRAGA, D. U.. Empreendedorismo e Educação: Visão Geral nas escolas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora / EAD / UFSJ) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Ariadine Roberta da Silva

BRAGA, D. U.SILVA, A. S. C. daNEVES, F. O.. Xadrez: O jogo como instrumento no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora / EAD / UFSJ) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Elizabeth Aparecida Pereira

BRAGA, D. U.NEVES, F. O.SILVA, A. S. C. da. Aprendendo com as mídias:estimulando a leitura através do computador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Marli Aparecida de Freitas Costa

BRAGA, D. U.NEVES, F. O.SILVA, A. S. C. da. SOFTWARS EDUCACIONAIS: Um apoio pedagógico para a educação infantil:. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: MARIA DAS GRAÇAS ROSA MORAIS

SILVA, A. S. C. daBRAGA, D. U.NEVES, F. O.. A contribuição do gestor escolar pela educação de qualidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Maria do Carmo Rodrigues

SILVA, A. S. C. daNEVES, F. O.BRAGA, D. U.. O papel do professor empreendedor na escola como facilitador da aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: WALERIA RAMOS FLORENTINO RIBEIRO et

SANTOS, T.;BRAGA, D. U.. al.,. Total de sete monografias defendidas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora / EAD / UFSJ) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Aluana Teodorico Gimenez et

BRAGA, D. U.; SILVA, A. A. M.; CASTANHEIRA, A. C.. al.. Total de quatro monografias defendidas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Ricardo José Resende

SILVA, A. S. C. daBRAGA, D. U.NEVES, F. O.. Tecnica de resfriamento de trilhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Diego Roberto da Rocha Santos

SILVA, A. S. C. daBRAGA, D. U.; MALAFAIA, A. M. S.. Avaliação da dureza de uma junta soldada com eletrodo revestido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Daniel Coutinho de Oliveira

SILVA, A. S. C. daBRAGA, D. U.. Análise da tenacidade de chapas de aço ABNT 1020 soldadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Josué Gonçalves Santos

SILVA, A. S. C. daBRAGA, D. U.. Custos em Soldas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

da Silva, E. M.;BRAGA, D. U.NEVES, F. O.. Concurso Público para Professor de Magistério Superior. 2015. Universidade Federal de Itajubá.

BRAGA, D. U.. Responsável pela seleção de Recurso Humano para Concurso Técnico Mecânico em Processo de Fabricação por Usinagem. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.

SABARIZ, A. L. R.;BRAGA, D. U.; FERNANDINO, R.. Docente de Nível Superior - Processo para contratação de Professor Doutor Universitário na Área de Materiais do DEMEC/UFSJ. 2005. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.; MONTEVECHI, J. A. B.; COSTA, S. C. da; SANTOS, J. N.. Docente de Nível Superior Classe de Professor Assistente, Área de Fabricação do DEP / UNIFEI. 1998. Universidade Federal de Itajubá.

SILVA, J. S. dos R.;BRAGA, D. U.NEVES, F. O.. Docente de Nível Superior - Concurso Público para o cargo de professor assistente do DEMEC/UFSJ. 1992. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.. Avaliador ad hoc em três projetos de pesquisa na seleção do PIBIC / UFSJ. 2015. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.. Parecerista do IV COEN/UFSJ - Congresso de Engenharias da UFSJ. 2015. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.. Banca Examinadora de Avaliação da Progressão Funcional de Professor Associado. 2014. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; SILVEIRA, M.; STRECKER, K.. Banca examinadora do processo seletivo primeiro semestre de 2014 do PPMEC. 2014. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; CORREA FILHO, J. A.. Processo de Progressão para classe de Associado - Kurt Strecker. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, DURVAL UCHÔAS; CARVALHO, J. M.; SILVA, A. J.. Processo de Progressão para classe de Associado - Márcia Cardoso Barreto. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; SILVA, A. J.. Processo de Progressão para classe de Associado - Kely Valéria Simões Franciscatti. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; SILVA, A. J.. Processo de Progressão para classe de Associado - Lane Maria Rabelo Baccarini. 2013.

BRAGA, D. U.; SILVA, V. R. V.. Progressão Professor Associado - Sérgio A. A. Gama Cerqueira. 2012. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; CORREA FILHO, J. A.. Progressão Funcional Associado - Maria Leônia Chaves de Resende. 2012. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; BRITO, J. N.; SILVA, V. R. V.. Progressão Professor Associado - Antonio Luiz Ribeiro Sabariz. 2012. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; SILVA, A. J.. Progressão Funcional Associado - Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. 2012. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.; CARVALHO, J. M.; SILVA, A. J.. Progressão Funcional Associado - Marcelo da Silva Batista. 2012. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.. Vice Coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da UFSJ. 2011. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRANDÃO, L. C.; SILVA, V. R. V.;BRAGA, D. U.. Progressão horizontal de docente - Fredertico Ozanan neves, em 11/02/2010. 2010. Universidade Federal de São João Del Rei.

SILVA, V. R. V.;BRAGA, D. U.; CERQUEIRA, S. A. A. G.. Progressão horizontal - Prof. Antônio Luis Ribeiro Sabariz em 14 de maio de 2010.. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; RESENDE, D J. de; CERQUEIRA, S. A. A. G.. Progressão vertical de docente - Vânia Regina Vellosos Silva, em 14/04/2009. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.. Corpo Docente para o Colegiado do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da UFSJ, conforme portaria Nº1.078 de 25 de agosto de 2009. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.; RIBEIRO, C. G.. Comissão de Sindicância designada como Presidente pela Portaria 1.204, de 29 de setembro de 2009. 2009. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.; BRANDÃO, L. C.; SILVA, V. R. V.. Progressão horizontal de docente - Frederico Ozanan Neves, em 25/02/2008. 2008. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.. Colegiado do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da UFSJ, conforme Portaria N° 839 de 25/08/2008 da Reitoria. 2008. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.. Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica da PROEN/ UFSJ para o período de 31/10/2008 a 30/10/2010, conforme Portaria N° 1086 de 31/10/2008 da Reitoria. 2008. Universidade Federal de São João Del-Rei.

SILVA, V. R. V.;BRAGA, D. U.; BRANDÃO, L. C.. Progressão horizontal de docente - Antônio Luiz Ribeiro Sabariz, em 14/05/2008. 2008. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.NEVES, F. O.; SILVA, V. R. V.. Avaliação de processo de progressão horizontal de docente de carreira superior , no DEMEC/UFSJ. Interessado prof. Marcos Sávio de souza, em 28/03/07.. 2007. Universidade Federal de São João Del Rei.

SILVA, V. R. V.; SABARIZ, A. L. R.;BRAGA, D. U.. Avaliação de processo de progressão horizontal de docente de carreira superior , no DEMEC/UFSJ. Interessado prof. Kurt Strecker, em 14/09/2007.. 2007. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.; BRITO, J. N.; SILVA, V. R. V.. Avaliação de processo de progressão horizontal de docente de carreira superior , no DEMEC/UFSJ. Interessado prof. Frederico Ozanan Neves, em 09 de fevereiro de 2006. 2006. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRAGA, D. U.. Avaliação de processo de progressão horizontal de docente de carreira superior , no DEMEC/UFSJ. Interessado prof. Marcos Sávio de souza, em 23/03/05.. 2005. Universidade Federal de São João Del Rei.

BRAGA, D. U.. Colegiado de Curso de Engenharia Industrial Mecânica para o período de 03/11/2004 a 02/11/2006.. 2004. Universidade Federal de São João Del Rei.

Orientou

TIAGO SANTOS VELOSO

ANÁLISE DOS ESFORÇOS DE CORTE NO TORNEAMENTO DO AÇO ABNT 1045 QUANDO UTILIZADAS FERRAMENTAS COM DIFERENTES SUPERFÍCIES DE FOLGA; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

Grupo de 15 acadêmicos do NEAD / UFSJ

Trabalhos de Conclusão de Educação Empreendedora; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora / EAD / UFSJ) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

Juliana Magalhães Gonsalves

Análise dos esforços de corte no torneamento do aço ABNT1045 quando utilizadas ferramentas com diferentes superfícies de folga; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Rodrigo da Silva Barbosa

Avaliação dos esforços de corte no fresamento frontal da liga de Aluminio-Silicio (A356) quando mantida constante a produção de peças; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luís Guilherme Souza Parreiras

AVALIAÇÃO DO TORNEAMENTO CILÍNDRICO DE DESBASTE DA LIGA A356 AUTOMOTIVA, PARA DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE REFINADOR E MODIFICADOR DE GRÃO; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Elifas Levi da Silva

Usinabilidade de materiais metálicos ferrosos; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Reinaldo Emílio Cruz de Jesus

Avaliação dos esforços, temperatura e integridade superficial em torneamento do aço inoxidável super duplex UNS S32760 quando alterado o ângulo de posição da ferramenta e os parâmetros de corte; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Cláudio Parreira Lopes

Monitoramento do Desgaste de Ferramentas no Fresamento de Engrenagens Fundidas em Aço ABNT 4140; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Natalia Fernandes Pinto

Análise dos esforços de corte no roscamento do aço ABNT 1045 quando utilizados diferentes ajustes da ferramenta; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Deibe Valgas dos Santos

Avaliação dod esforços de usinagem na furação do ferro fundido vermicular; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Jose Sebastiao dos Reis Silva

Otimização de Processo de Usinagem dos Materias Metálicos; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Josef Svork Junior

Avaliação da usinabilidade de tubos por processo de roscamento; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Robson Bruno Dutra Perreira

Avaliação do quebra-cavaco na dinamica do torneamento do aço ABNT 1045; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lincoln Cardoso Brandão

A influência da velocidade de avanço no desgaste de ferramentas em operação de torneamento; 1997; 140 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá,; Coorientador: Durval Uchoas Braga;

Grupo de quatorze profissionais da educação púbica

; Trabalho de Conclusão de Curso de Mídia aplicada a Educação / NEAD; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Eduardo Mostaro Pimentel

Proposta de método de programação CNC alternativo para o estudo do processo de formação de cavacos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Fábio Assunção Rosa

Avaliação dos esforços de usinagem e rugosidade do aço abnt 1045 no torneamento com metal duro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Óliver Dias Tiradentes

A usinabilidade do ferro fundido cinzento FC-200 no processo de furação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Ricardo Heitor do Nascimento

Análise de falhas para máquinas e equipamentos da produção metal-mecânica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Milton Martins Vicente

Avaliação do uso de lubrificantes em indústrias de usinagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Carlos Eduardo Moraes

Atividades fim para implantação do sistema de gerenciamento da Manutenção SGM, da Companhia Rio Doce Manganês; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Tiago Luis Oliveira

Manutenção e Estudo de Casos na Produção de Amortecedores; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Braulio Almeida de Melo

Gas GLP - Projeto e Especificações de sistemas; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Ramon César Salvino

Gestão de folha de processo para Usinagem - Realizado na Triuse Usinagem; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Diogo Almeida Chaves de Resende

Planejamento e Controle de Produção do Gasoduto de Cacimbas; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Erico Miguel

Gestão de Manutenção em Mineração; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Fernando Ricardo de Castro Júnior

Gestão da Produção em Mecânica Pesada; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Rodrigo Salles Costa

Gestão da Produção Automotiva; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Yan Frederico da Silva Milagres

Gestão da Produção de tecidos; 2006; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Érico Miguel Costa

Gestão da Manutenção; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Bolivar dos Santos Dutra

Gestão da Manutenção automotiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Carlos Toshio Yamaguchi

Engenharia e Qualidade de Estruturas Metálicas realizado na Usiminas Mecânica S; A; ; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Samuel Elias Ferreira

Estudo e Determinação dos Parâmetros das Torqueadeiras da Cofap; 2005; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Débora Carreira

Plano de Manutenção - Sistema de despoeiramento on line em mineração na Rio Doce Manganes (RDM); ; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Edilberto da Silva Souza

Correlação entre processo de usinagem convencional e CNC; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Dario Geraldo Rodrigues

Planejamento de processo de usinagem de componentes automotivos, realizado na TRW Automotive Brasil Ltda; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Everton Lopes Pereira

Projeto e Especificações de Câmara Frigorífica; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Emerson Ozanan Ramos

Manutenção geral de componentes e equipamentos de uma indústria Cimenteira - Lafarge Cemento - Concrebrás ; Arcos MG; 2002; 22 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Carlos Alexandrede Azevedo

Acompanhamento e ações em fabricação, produção e manutenção mecânica - Ciclope Componentes Automotivos; Lavras MG; 2002; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Fábio Assunção Rosa

AVALIAR A INFLUÊNCIA DA COBERTURA EM FERRAMENTAS DE METAL DURO NOS ESFORÇOS DE USINAGEM E RUGOSIDADE DO AÇO ABNT 1045 EM TORNEAMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lucas Souza Nicácio Parreiras

AVALIAÇÃO DA RUGOSIDADE E DUREZA SUPERFICIAL NO FRESAMENTO DO AÇO H13 NO ESTADO ENDURECIDO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Bruno Arrais Bezerra

Análise dos esforços de corte no torneamento do aço ABNT1045 quando utilizadas ferramentas com diferentes superfícies de folga; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alan Carvalho de Brito

Análise dos esforços de corte para diferentes coberturas de brocas na furação do ferro fundido vermicular; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Angelo Freire Marincek

Análise dos esforços de corte no fresamento frontal da liga de Aluminio-Silicio A356 para diferentes ângulos de entrada da fresa; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Camilo Lellis dos Santos

Análise dos esforços e rugosidade quando alterados avanço e velocidade de corte no fresamento frontal do aço SAE 8640; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luis Fernando Silva ventura

Furação de liga de Alumínio utilizada na fabricação de autopeças; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Décio José da Rocha Alves

Estudo do desempenho de ferramentas no processo de fabricação por torneamento em ferro fundido; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Eduardo Mostaro Pimentel

PROPOSTA DE MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO CNC ALTERNATIVO PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CAVACOS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Óliver Dias Tiradentes

A Usinabilidade na Furação de Ferro Fundido; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

George Tadeu Dias

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE ATOMIZAÇÃO DE FLUÍDO LUBRIFICANTE EM AR COMPRIMIDO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Sérgio Yuri

Análise do cavaco no torneamento de material metálico ferroso quando utilizadas ferramentas com superfície de saída alterada; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lincoln Maia Teixeira (PIIC)

Projeto e Construção de um Equipamento de Atomização de Fluído Lubrificante em Ar Comprimido; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luís Guilherme Souza Parreiras

Avaliação experimental do desempenho do processo de fresamento frontal do aço ABNT 1045 para fresas com diferentes números de arestas; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Milton Martins Vicente

Avaliação do uso de lubrificantes em indústrias de usinagem da região de São João del Rei; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Rafael Flávio Pimenta Pereira

O efeito lubri-refrigerante na operação de torneamento quando utilizado MQL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Flávio Moreira de Cerqueira

Adaptação do Modelo Econômico do Processo de Usinagem às Inovações Tecnológicas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Avaliação experimental da resistência ao corte do Aço ABNT 1045 no processo de furação; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Marcus Vinicius Félix

Análise Experimental e Otimização de Processo de Moagem de Materiais Cerâmicos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Everton Lopes Pereira

DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE COMPUTACIONAL PARA O MODELAMENTO GRÁFICO EM TORNEAMENTO; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Samuel Elias Ferreira

Monitoramento como Elemento Indispensável Para Automação da Manufatura; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Samuel Eliasd Ferreira

Usinagem do aço SAE 1045 sob diferentes condições de lubri-refrigeração; 2003; 70 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Rodney Alvim de Oliveira

Mínima Quantidade de Fluido de Corte - Uma Opção Atual; 2002; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Samuel Elias Ferreira

Monitoramento Indireto da Potência de Corte no Processo de Usinagem com Mínima Quantidade de Fluido de Corte Atomizado; 2002; 60 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Camilo Lellis dos Santos

Monitoramento como elemento indispensável para a automação da manufatura; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Jose Sebastiao dos Reis Silva

A Influência da Velocidade de Avanço na Vida de Ferramentas Monocortantes; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Jose Sebastiao dos Reis Silva

Estudo do Comportamento do Tipo e Forma de Cavaco em um Processo de Torneamento em Função da Profundidade de Corte e Avanço, para um par Ferramenta-Peça; ; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lincoln Cardoso Brandão

Controle de Superfícies Usinadas por Torneamento em função do Raio de ponta e do avanço da ferramenta; ; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lincoln Cardoso Brandão

Obtenção das Constantes x e k de Taylor para cálculo de vida de ferramentas por um método prático; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Turma de Quinze alunos do polo de Campos Gerais / MG

Trabalhos de Conclusão de curso de Educação Empreendedora / EAD; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Empreendedora / EAD / NEAD) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Eduardo Mostaro Pimentel

Monitoria de Usinagem dos Materiais - Integral; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Rafael Mancilha Ferre

Monitoria de Usinagem dos Materiais - Noturno; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Bruno Arrais Bezerra

Monitoria de Usinagem dos Materiais - Integral; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Rafael Mancilha Ferre

Monitoria de Usinagem dos Materiais - Noturno; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Natalia Fernandes Pinto

Estágio docência; 2014; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Estágio docencia; 2014; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

George Tadeu Dias

Monitoria de Usinagem dos Materiais; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Lincoln Maia Teixeira

Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Fábio Assunção Rosa

Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luis Gustavo Dornela Silva

Monitoria de Usinagem dos Materiais; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Jânio Geraldo Ferreira

A Usinabilidade do Aço Inoxidável em Torneamento; 2012; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

EMERSON DE SOUZA CRUZ

Monitoria de Usinagem dos Materiais; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Ângelo César Fernandes

Usinagem dos Materiais; 2010; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Nivaldo Pinto

Usinagem dos materiais; 2010; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alan Marques do Nascimento

Monitoria da Disciplina Usinagem dos Materiais; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alan Souza Silva

Monitoria de Usinagem dos Materiais; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luis Fernando Silva ventura

Monitoria da Disciplina Usinagem; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Luís Guilherme Souza Parreiras

Monitoria na Disciplina Usinagem; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Silvana de Campos

Monitoria da Disciplina Usinagem; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Anderson Vitor de Freitas

Atividades Prática de Laboratório de Usinagem; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Federal de São João Del Rei; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alex Sander Chaves da Silva

AVANÇOS TECNOLOGICOS EM PROCESSO DE FABRICAÇÃOUMA CONDIÇÃO ATUAL - Projeto Recém - Doutor; 2005; 100 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Allan Eduardo Souza Carvalho

Práticas de Usinagem; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Apoio à UFSJ; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alex Sander Chaves da Silva

AVANÇOS TECNOLOGICOS EM PROCESSO DE FABRICAÇÃOUMA CONDIÇÃO ATUAL - Projeto Recém - Doutor; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Alex Sander Chaves da Silva

AVANÇOS TECNOLOGICOS EM PROCESSO DE FABRICAÇÃO UMA CONDIÇÃO ATUAL - Projeto Recèm Doutor; 2003; 100 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Federal de São João Del Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Durval Uchoas Braga;

Produções bibliográficas

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . Study of Residual Stresses on Cold-Forming Metals Using Stress Corrosion. Materials and Manufacturing Processes , v. 1, p. 1, 2014.

  • NEVES, F. O. ; OLIVEIRA, T. L. L. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . Influence of Heat Treatment on Residual Stress in Cold-Forged Parts. Advances in Materials Science and Engineering (Online) , v. 2014, p. 1-6, 2014.

  • PEREIRA, ROBSON BRUNO DUTRA ; BRAGA, DURVAL UCHÔAS ; NEVEZ, FREDERICO OZANAN ; SILVA, ALEX SANDER CHAVES . Analysis of surface roughness and cutting force when turning AISI 1045 steel with grooved tools through Scott-Knott method. International Journal, Advanced Manufacturing Technology , v. I, p. 1-11, 2013.

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; PARREIRAS, L. G. S. ; SILVA, A. S. C. da . Evaluación Experimental del Desempeño del Proceso de Fresado Frontal del Acero ABNT 1045 para Herramientas con Diferentes Números de Aristas. Informacion Tecnologica , v. 23, p. 89-96, 2012.

  • VIAL, M. R. R. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Pouco fluido pode comprometer furação de Al-Si com broca de metal duro. Máquinas e Metais , v. 47, p. 114-124, 2011.

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. . Nem sempre a broca desgastada influencia a qualidade do furo em materiais endurecidos. Máquinas e Metais , v. 47, p. 114-125, 2011.

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; Nocelli, G. C. ; BRANDÃO, L. C. . De que forma a qualidade é afetada pelo fluido e pela velocidade de corte. Máquinas e Metais , v. ano 48, p. 32-48, 2011.

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; de CERQUEIRA, F. M. . Adapatação do modelo econômico do processo às atualizações tecnológicas. Máquinas e Metais , v. 30/07, p. 126-139, 2009.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; SILVA, V. R. V. ; de SOUZA, M. S. . Projeto voltado para a moldagem de peças fundidas. FS. Fundição e Serviços , v. 01/07, p. 76-87, 2008.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; FILHO, E. V. G. . Metodologia de Identificação de Defeitos em Fundidos, Usando o Diagrama de Causa e Efeito. FS. Fundição e Serviços , v. 01/07, p. 74-81, 2008.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRANDÃO, L. C. ; BRAGA, D. U. . Estudo da variação de temperatura na usinagem de materiais endurecidos. Máquinas e Metais , v. 493, p. 94-111, 2007.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. . Sistema Inteligente e Auxílio ao Projetista de Peças Fundidas em Areia. FS. Fundição e Serviços , v. 01/05, p. 56-63, 2006.

  • MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. ; DINIZ, A. E. ; BRAGA, D. U. . Quando as Brocas de Metal Duro Revestidas Dispensam o Uso de Fluidos de Corte. O Mundo da Usinagem (São Paulo) , v. 20/02, p. 20-25, 2006.

  • BRAGA, D. U. ; FERREIRA, S. E. . Como programar a operação de torneamento. Máquinas e Metais , v. 471, p. 362-375, 2005.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Minimum Lubrication in AL-Si Drilling. Revista Brasileira de Ciências Mecânicas , v. XXV, n.1/63, 2003.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Using a minimum quantity of lubricant (MQL) and a diamond coated tool in the drilling of aluminum silicon alloys. Journal of Materials Processing Technology , v. 122/1, p. 127-138, 2002.

  • FERREIRA, S. E. ; OLIVEIRA, R. A. de ; BRAGA, D. U. . A racionalização do fluido de corte reduz o consumo de energia elétrica. Premio Sociedade de Engenheiros de Ciência e Tecnologia, Prêmio SME, 2002.

  • MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, Nivaldo Lemos ; DINIZ, A. E. ; BRAGA, D. U. . Quando as brocas de metal duro revestidas dispensam os fluidos de corte. O Mundo da Usinagem (São Paulo) , São Paulo, v. 3-2001, p. 20-25, 2001.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Performance do processo de furação de liga de alumínio-silício utilizando a técnica de mínima lubrificação por névoa. Máquinas e Metais , v. 413, p. 104-115, 2000.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; COPPINI, Nivaldo Lemos ; MIRANDA, G. W. A. . Furação de liga de Alumínio Silício Utilizando Lubrificação por Névoa. Máquinas e Metais , São Paulo, v. 413, p. 104-115, 2000.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; COPPINI, N. L. . Monitoramento Indireto da Vida da Ferramenta de Torneamento Usando Parâmetros Elétricos da Máquina-Ferramenta. Revista Brasileira de Ciências Mecânicas , RBCM, v. XV, n.3, p. 210-220, 1993.

  • SILVA, A. S. C. da ; RESENDE, F. A. C. ; SILVA, V. R. V. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . El Análisis Numérico de las Tensiones en una Carcaça de Mancal Axial Deslizante. In: Congreso Interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos, CAIP'2015, 2015, Cartagena de Indias / Colombia. CAIP`2015, 2015. v. 12º.

  • LOPES, C. P. ; BRAGA, D. U. ; OLIVEIRA, W. C. . Estudo da rigidez estrutural da ferramenta de corte e sua influência na formação do cavaco.. In: XXXVI Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2015, Rio de Janeiro - MG. CILAMCE`2015, 2015.

  • dos SANTOS, D. V. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação da vida da broca de metal duro na furação do ferro fundido vermicular.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, Salvador - BA. 8º COBEF, 2015.

  • PARREIRAS, L. G. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação dos Esforços de Corte no Torneamento de Acabamento da Liga de Alumínio Silício (A356) com diferentes tratamentos de refino de grão. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, Salvador - BA. 8º COBEF, 2015.

  • dos SANTOS, D. V. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, E. L. da . ANALYSIS OF MULTIPLE COMPARISONS TEST ON INFLUENCE OF CARBIDE TOOLS DRILLIN COATINGS CUTTING FORCE OF DRILLING COMPACTED GRAPHITE IRON. In: 23rd ABCM International Congresso of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro - RJ. COBEM 2015, 2015.

  • SILVA, E. L. da ; BRAGA, D. U. ; dos SANTOS, D. V. . Cutting Parameters Influence Analysis on Residual Stress Generation in Iron Turning Operation Cast Nodular Austempered. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro - RJ. COBEM 2015, 2015.

  • dos SANTOS, D. V. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação de esforços em brocas na usinagem do ferro fundido vermicular. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecâniva, 2014, Uberlândia - MG. VIII CONEM, 2014.

  • SILVA, E. L. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE CORTE NOS ESFORÇOS DE USINAGEM E NA MORFOLOGIA DOS CAVACOS FORMADOS EM OPERAÇÃO DE TORNEAMENTO DO FERRO FUNDIDO NODULAR AUSTEMPERADO. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia- MG. CONEM -2014, ISSN 2178 ? 180x, 2014. v. VIII.

  • de JESUS, R. E. C. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DA FERRAMENTA E DOS PARÂMETROS DE CORTE NO TORNEAMENTO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32760.. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia - MG. CONEM -2014 - 2178 - 180x, 2014. v. VIII.

  • COUTINHO, D. ; SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . ANÁLISE DA TENACIDADE DE CHAPAS DE AÇO 1020 SOLDADAS PELO PROCESSO MIG/MAG POR DIFERENTES SOLDADORES. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia - MG. CONEM -2014, ISSN 2178 ? 180x, 2014. v. VIII.

  • LOPES, C. P. ; OLIVEIRA, W. C. ; BRAGA, D. U. . COMPARAÇÃO ENTRE PERFIS DE DENTES DE ENGRENAGENS TEÓRICO E REAL UTILIZANDO MÉTODOS DE TRAÇAGEM E USINAGEM. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2014, Rio de Janeiro. CREEM, 2014. v. XXI.

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da ; de JESUS, R. E. C. . AVALIAÇÃO DO TORNEAMENTO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32760 QUANDO ALTERADOS ÂNGULO DE POSIÇÃO DA FERRAMENTA E PARÂMETROS DE CORTE. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá - MT. 21° CBECIMAT, 2014.

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . INFLUÊNCIA DA LUBRIFICAÇÃO COM ÓLEOS VEGETAIS COMBINADOS COM PARTÍCULAS SÓLIDAS EM PRODUTOS ESTAMPADOS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá - MT. 21° CBECIMAT, 2014.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Estudo da influência da relação da altura do massalote e o diâmetro do canal de alimentação na resistência mecânica de peças fundidas em alumíniode. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá - MT. 21° CBECIMAT, 2014.

  • LIMA, F.C. ; PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. ; MORAES, R. F. . Modelagem das componentes da força de usinagem no torneamento do aço abnt 1045 através de metodologia de superfície de resposta. In: 7º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação - COBEF2013, 2013, Penedo, Itatiaia, RJ. COBEF 2013, 2013.

  • BRAGA, D. U. ; LOPES, C. P. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Simulação de trajetórias de usinagem e sua real influência no desgaste de fresas ball para fresamento de acabamento do fundo de perfil envolvente de engrenagens cônicas. In: 11 Congreso interamericano de Computación Aplicada a la Industria de procesos, 2013, Lima / Peru. Computación aplicada a la industria de procesos - CAIP / 2013. Lince - Lima: R&F Publicaciones y Servicios S.A.C., 2013.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Uma ferramenta para colaborar com o projetista de peças fundidas em areia. In: CAIP' 2013, 2013, Lima / Peru. 11° Congreso interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos, 2013.

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação Experimental e numérica do efeito de cunhagem sobre as tensões residuais em um componente automotivo. In: CAIP' 2013, 2013, Lima / Peru. 11° Congreso interamericano de Computación Aplicada a la Industria de Procesos, 2013.

  • LOPES, C. P. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Analysis of tool wear in the generation of industrial gear teeth.. In: COBEM' 2013, 2013, Ribeirão Preto / SP. 22nd International Congress of Mechanical Engineering, 2013.

  • da SILVA, J. A. ; de Souza, D. A., ; BRAGA, D. U. . Simulação do processo de aspersão de óleo atomizado. In: III Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, 2013, São João del Rei - MG. III COEN.Eng, 2013.

  • ALVES, D. J. R. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da ; NEVES, F. O. . Estudo do desempenho de ferramentas no processo de fabricação por torneamento em ferro fundido- PIBIC_CNPq. In: Congresso de Produção Científica, 2012, São João del Rei. X CPC, 2012.

  • LOPES, C. P. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Analise do desgaste de ferramentas no processo de fresamento de engrenagens com grandes dimensões fundidas em aço ABNT - 4140. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis - MA. VII CONEM 2012, 2012.

  • BRAGA, D. U. ; SILVA, J. S. dos R. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Comparação do desempenho de duas ferramentas de cerâmica a base de óxido de alumínio e nitreto de silício no faceamento de ferro fundido nodular no estado endurecido. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis - MA. VII CONEM 2012, 2012.

  • SOUZA, D. A. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . DETERMINAÇÃO DE TENSÕES RESIDUAIS EM MATERIAIS METÁLICOS UTILIZANDO MICRO-INDENTAÇÃO. In: Congresso Nacional de Engenharia mecânica, 2012, São Luis MA. VII CONEM. Rio de Janeiro: ABCM, 2012. v. VII.

  • NEVES, F. O. ; CALDEIRA, L. M. S. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . EFEITO DA INTEGRIDADE SUPERFICIAL DA MATÉRIA PRIMA NOS PRODUTOS EXTRUDADOS A FRIO. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis MA. VII CONEM. Rio de Janeiro: ABCM, 2012. v. VII.

  • SILVA, A. S. C. da ; CARVALHO, C. A. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS EM PEÇAS FUNDIDAS EM MOLDES DE AREIA VERDE COM LIGA DE ALUMÍNIO. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012. VII CONEM. Rio de Janeiro: ABCM, 2012. v. VII.

  • FERREIRA, F. A. ; SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS EM CHAPAS DE AÇO 1020 SOLDADAS PELO PROCESSO DE ELETRODO REVESTIDO COM PRÉ-AQUECIMENTO. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis MA. VII CONEM. Rio de Janeiro: ABCM, 2012. v. VII.

  • TIRADENTES, O. D. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Usinabilidade do ferro fundido no processo de furação. In: XII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2012, São João del Rei - MG. XII CONEMI, 2012.

  • DIAS, G. T. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE ATOMIZAÇÃO DE FLUÍDO LUBRIFICANTE EM AR COMPRIMIDO. In: Congresso brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul, RS. 6º COBEF, 2011. v. 6º.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; GARCIA, G. . Método de auxilio ao projetista na seleção de processo de soldagem. In: 10º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a La Industria, 2011, Girona Catalunya Espanha. 10º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a La Industria. Girona Espanha, 2011. v. 10°.

  • BRAGA, D. U. ; PARREIRAS, L. G. S. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação Experimental do Desempenho do Processo de Fresamento Frontal do Aço ABNT 1045 para Fresas com Diferentes Números de Arestas. In: 10º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a La Industria de Procesos - 10° CAIP 2011, 2011, Girona Catalunya Espanha. 10° CAIP 2011, 2011.

  • PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SANTOS, C. L. dos ; YURI, S. . Design of Quick-Stop Device easy and safe to operate for chip formation study on turning. 21 CONEM. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal - RN. Anais do COBEM 2011, 2011.

  • VILHENA NETO, A. L. ; SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . ANÁLISE COMPARATIVA DAS TENSÕES RESIDUAIS EM CHAPA DE MATERIAL METÁLICO FERROSO LAMINADO APÓS A SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO. In: Congresso Brasileiro Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul - RS. COBEF, 2011.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; FILHO, E. V. G. . METODOLOGIA BASEADA NA TÉCNICA DE PROJETO VOLTADO PARA MODELAGEM DE PEÇAS FUNDIDAS.. In: Congresso Brasileiro Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul - RS. COBEF, 2011.

  • OLIVEIRA, T. L. L. de ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO SOBRE TENSÕES RESIDUAIS EM PRODUTOS DE AÇO FORJADOS A FRIO. In: Congresso Brasileiro Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul - RS. COBEF, 2011. v. 6.

  • NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; SILVA, A. S. C. da . RESIDUAL STRESS IN COLD STRETCHING METAL PARTS. In: International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal RN. XXI COBEM, 2011. v. XXI.

  • YURI, S. ; PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Influência da superfície de saída da ferramenta no processo de torneamento do aço 1045 - VI CONEM 2010. In: Congresso Naconal de Engenharia Mecânica, 2010. Congresso Naconal de Engenharia Mecânica, 2010. v. VI.

  • NEVES, F. O. ; OLIVEIRA, M. M. ; BRAGA, D. U. . Redução de tensões residuais de peças usinadas através da pós-conformação a frio. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande, PB. VI CONEM 2010, 2010. v. VI.

  • NEVES, F. O. ; OLIVEIRA, T. L. L. de ; BRAGA, D. U. . Qualificação das propriedades lubrificantes de fluidos de fontes renováveis e do seu desempenho na integridade. In: Congressao Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande, PB. VI CONEM 2010, 2010. v. VI.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; VILHENA NETO, A. L. . Analise do defeito de causa e efeito em peças soldadas no processo MIG / MAG.. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e industrial, 2010, Vitória - ES. X CONEMI, 2010.

  • DIAS, G. T. ; BRAGA, D. U. . Projeto e construção de um equipamento de atomização de fluido lubri-refrigerante em ar comprido. In: Congresso de Iniciação Científica, 2010, São João del Rei. IX CPC, 2010.

  • VICENTE, M. M. ; BRAGA, D. U. . Avaliação do uso de lubrificantes em industrias de usinagem da região de São joão del Rei. In: Congresso de Iniciação Científica, 2010, São João del Rei. IX CPC, 2010.

  • VENTURA, L. F. S. ; BRAGA, D. U. . Furação em ligas de alumínio - silício na fabricação de auto peças. In: Congresso de Produção Científica, 2010, São João del Rei. X CPC, 2010.

  • NEVES, F. O. ; NOCELLI, G. C. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Avaliação da qualidade de furos em Aço AISI H13 endurecido usinado em altas velocidades de corte, 5º COBEF. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 2009, Belo Horizonte MG. 5º. COBEF. São Paulo SP: ABCM, 2009.

  • de CERQUEIRA, F. M. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas, 5° COBEF. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 2009, Belo Horizonte MG. 5° COBEF. São Paulo SP: ABCM, 2009.

  • OLIVEIRA, R. A. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. . Residual stress evaluation in cold engineering forming using identation test. In: International Congress of mechanical Engineering, 2009, Gramado - RS. 20th COBEM 2009, 2009.

  • BRAGA, D. U. ; PARREIRAS, L. G. S. ; NEVES, F. O. . Experimental evaluation in face milling process of ABNT 1045 steel with different number of inserts and constant feed rate. In: International Congress of mechanical Engineering, 2009, Gramado - RS. 20th COBEM 2009, 2009.

  • PARREIRAS, L. G. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Avaliação experimental do desempenho do processo de fresamentofrontal do Aço ABNT 1045 para fresas com diferentes números de arestas - VIII CPC. In: Congresso de Produção Científica, 2009, São João del Rei. VIII CPC 2009, 2009.

  • PEREIRA, R. F. P. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . O efeito lubri refrigerante na operação de torneamento quando utilizado MQL - VIII CPC. In: Congresso de Produção Científica, 2009, São João del Rei. VIII CPC 2009, 2009.

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; VIAL, M. R. R. . A técnica de MQL pode comprometer o desempenho do processo de furação da liga Alumínio-Silício A356 com broca helicoidal de metal duro. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008, Salvador BA. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008. v. V.

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; de CERQUEIRA, F. M. . Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008, Salvador BA. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008. v. V Cong.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Estudo sobre a determinação de tensões residuais em materiais conformados a frio, através da corrosão localizada. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008, Salvador BA. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008. v. V.

  • NOCELLI, G. C. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Influência da interação entre a velocidade de corte e o estado de uso da broca na qualidade de furos em aço endurecido.. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008, Salvador BA. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008. v. V.

  • NOCELLI, G. C. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Desempenho da lubri-refrigeração e da velocidade de corte na qualidade do furo no Aço ABNT H13. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008, Salvador BA. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2008, 2008. v. V.

  • NEVES, F. O. ; BRANDÃO, L. C. ; BRAGA, D. U. . Nem sempre a broca desgastada influencia a qualidade do furo em materiais. In: Feira e Congresso - Usinagem 2008, 2008, São Paulo SP. Feira e Congresso - Usinagem 2008. São Paulo SP: Aranda Editora - Máquinas e Metais, 2008. v. 2008.

  • VIAL, M. R. R. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Avaliação experimental da resistência ao corte de uma liga de Alumínio-Silício na operação de furação - XV SIC 2007. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2007, São João del Rei. XV SiC, 2007. v. XV.

  • FÉLIX, M. V. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Analise experimental e otimização de processo de moagem de materiais cerâmicos - XV SIC 2007. In: Congresso de Iniciação Científica, 2007, São João del Rei. XV SIC, 2007. v. XV.

  • de CERQUEIRA, F. M. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas - XV SIC 2007. In: Seminário de iniciação Científica, 2007, São João del Rei. XV SIC, 2007. v. XV.

  • de ALCANTRARA, F. H. L. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Estudo sobre a determinação de tensões residuais em materiais conformados a frio, através da corrosão localizada - XV SIC 2007. In: XV Seminário de Iniciação Cientídfica, 2007, São João del Rei. XIV SIC, 2007. v. XV.

  • VIAL, M. R. R. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . A resistência de corte da liga Alumínio-Silício A356 na operação de furação com broca helicoidal de metal duro - IFM 2007. In: Primeira Assembléia Geral do IFM, 2007, Campinas. Seminário do IFM, 2007.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Estudo experimental da variação de temperatura no roscamento de material endurecido - IFM 2007. In: Assembléia Geral do IFM, 2007, Campinas. Assembléia IFM, 2007. v. I.

  • BRANDÃO, L. C. ; COELHO, R. T. ; BRAGA, D. U. . Influência dos Sistemas de refrigeração na furação do aço AISI H13 endurecido com variação da velocidade de corte. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2006, Recife. IV CONEM. Recife: UFPE, 2006. v. IV. p. 88.

  • BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. ; COELHO, R. T. ; NEVES, F. O. . Sistemas Lubri/Refrigerantes na Furação do Aço AISI H13 Endurecido. In: Colóquio de Usinagem, 2006, Goiânia. XI Colóquio de Usinagem. Goiânia GO: CEFET -GO, 2006.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRANDÃO, L. C. ; BRAGA, D. U. . Estudo experimental da variação a temperatura no processo de roscamento de material endurecido. In: Usinagem 2006 - Feira e Congresso, 2006, São Paulo SP. Anais em mídia eletrônica. São Paulo SP: Aranda Editora, 2006.

  • SILVA, A. S. C. da ; de SOUZA, M. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, V. R. V. . Fundição de peças de estanho em coquilha: Uma proposta de otimização do processo. In: Seminário de Fundição da ABM, 2006, São PAulo. VI Seminário de Fundição da ABM, 2006.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; FILHO, E. V. G. ; de SOUZA, M. S. . Projeto voltado para modelagem de peças fundidas. In: Anais do COBEF, 2005, Joinville SC. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2005.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; FILHO, E. V. G. . Sistema inteligente de auxilio ao projetista de peças fundidas em areia. In: Anais do COBEF, 2005, Joinville SC. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2005.

  • FERREIRA, S. E. ; SANTOS, C. L. dos ; SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. . Variação dimensional no ensaio de torneamento do aço ABNT 1045 sob diferentes condições de lubi-refrigeração. In: Anais do COBEF, 2005, Joinville SC. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2005.

  • BRAGA, D. U. ; FERREIRA, S. E. . Planejamento das operações de usinagem no torneamento por um programa computacional. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belem. CONEM, 2004. v. III.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; FILHO, E. V. G. . Metodologia de identificação de defeitos em peças fundidas através da utilização do diagrama de causa e efeito. In: XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais, 2004, Salvador. Fundição, 2004.

  • SILVA, A. S. C. da ; BRAGA, D. U. ; de SOUZA, M. S. . Metodologia de projeto voltada para modelagem de peças fundidas. In: CBECIMAT, 2004, Porto Alegre RS. Congresso Brasileiro de Ciências de materiais, 2004.

  • BRAGA, D. U. ; FERREIRA, S. E. ; PEREIRA, E. L. . Programando a Operação de Torneamento. In: Colóquio de Usinagem, 2004, Belo Horizonte. 10 Colóquio de Usinagem, 2004.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. . A mínima quantidade de lubrificante e a racionalização de energia elétrica na furação de uma liga de Al-Si hipoeutética. In: III Congreso Boliviano de ingeníeria mecánica, 2003, Lima - Peru. III COBIM, 2003.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Planejamento das operações de usinagem no torneamento por um programa computacional. In: PRÊMIO SOCIEDADE MINEIRA DE ENGENHEIROS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2003, Belo Horizonte. SME, 2003. v. 12°.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Planejamento das operações de usinagem no torneamento por um programa computacional. In: Colóquio de Usinagem, 2003, Uberlândia. 9° Colóquio, 2003.

  • SILVA, A. S. C. da ; FILHO, E. V. G. ; BRAGA, D. U. . Técnicas computacionais que auxiliam os projetistas de peças fundidas. In: 2° Congreso Boliviano de Inginieria de Mantenimiento, 2003, Lapaz / Bolìvia. 2° COBOMAN, 2003.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Monitoramento e racionalização de fluidos de corte em processos de usinagem. In: 8° Colóquio de usinagem, 2002, Belo Horizonte, 2002.

  • OLIVEIRA, R. A. de ; BRAGA, D. U. . Mínima quantidade de fluido de corte atomizado - Uma opção atual. In: 8° Colóquio de usinagem, 2002, Belo Horizonte, 2002.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Aspectos negativos do uso de fluido emulsionavel na furação de uma liga de alumínio silício hipoeutética.. In: CONEM'2002, 2002, João Pessoa. II Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2002.

  • FERREIRA, S. E. ; OLIVEIRA, R. A. de ; BRAGA, D. U. . A racionalização do fluido de corte reduz o consumo de energia elétrica. In: Prêmio Sociedade Mineira de Engenheiros de Ciência e Tecnologia - SME, 2002, Belo Horizonte. SME, 21p, Novembro., 2002.

  • MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. ; DINIZ, A. E. ; BRAGA, D. U. . Contribuição ao Processo de Furação a Seco do Aço 4340 com Brocas de Metal Duro Revestidas. In: Primeiro Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2001, Curitiba. Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2001. v. CD.

  • MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. ; DINIZ, A. E. ; BRAGA, D. U. . Furação Sem Fluido de Corte e com Fluido de Corte Atomizado do Aço SAE 4340 e da Liga de Alumínio-Silício SAE 323. In: V Congreso Iberoamericano de Ingenieria Mecanica; IV Congreso Nacional de Ingenieria Mecanica., 2001, Mérida, Venezuela. V Congreso Iberoamericano de Ingenieria Mecanica, 2001. p. 1009-1014.

  • MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. ; BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. . Furação Sem Fluido de Corte do Aço ABNT 4340 com Brocas Helicoidais de Metal Duro Revestidas. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2001, Uberlândia MG. Proceedings of COBEM 2001, Manufacturing Process, 2001. v. 14. p. 550-558.

  • FERREIRA, J. R. ; SANTOS, J. N. ; FILHO, F. T. ; DINIZ, A. E. ; BRAGA, D. U. . Usinagem de aços endurecidos com mínima lubrificação. In: CONEM'2000, 2000, Rio Grande do norte - Natal. Anais do congresso Nacional de Engenharia Mecânica - 2000, 2000.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Minimal Lubrication in Aluminum-Silicon Alloy (A356) Drilling. In: Integrity/ Reliability / Failure-An International Conference, 1999, Porto, Portugal. Proceedings of the Integrity/ Reliability / Failure-An International Conference. Porto, Portugal: University of Toronto, Canada & University of Porto, Portugal, 1999. v. 141. p. 213-215.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Minimal Lubrication in the Drilling Process of Aluminum-Silicon Alloy - A356 ( (SAE 323). In: 3rd International Machining & Grinding Conference, 1999, Cincinatti - Ohio - EUA. Proceedings of the 3rd International Machining & Grinding Conference. Dearborn - MI - USA: Society of Manufacturing Engineers - SME, 1999. v. 1. p. 1-13.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Utilização da Técnica de Mínima Lubrificação por Névoa na Furação da Liga de Alumínio-Silício SAE - 323. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA - CIDIM, 1999, Santiago - Chile. IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA - CIDIM´99. Santiago - Chile: CIDIM, 1999. v. 3.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Performance do Processo de Furação de Liga de Alumínio-Silício Utilizando a Técnica de Mínima Lubrificação por Névoa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA - COBEM, 1999, Águas de Lindoia - MG. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA MECÂNICA - COBEM´99. Campinas SP: UNICAMP, 1999.

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; DINIZ, A. E. . Correlating Electrical Current of the Machine Tool and Tool Life in Turning Process, 14 th CANCAM`93. In: Canadian Congress of Applied Mechanics - CANCAM`93, 1993, Ontario - Canada. Proceedings of the 14 th Canadian Congress of Applied Mechanics - CANCAM`93. Kingston, Ontario, Canada: Queen´s University, 1993. v. 1. p. 41-42.

  • PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. . Influência das condições de corte e do quebra-cavaco no fluxo, curvatura e quebra do cavaco. XV Coloquio de Usinagem. In: XV Colóquio de Usinagem, 2011, Juiz de Fora MG. Anais do XV Colóquio de Usinagem, 2011. v. XV.

  • ALVES, D. J. R. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Estudo do Desempenho de ferramentas no processo de fabricação por torneamento em ferro fundido cinzento. In: XV Colóquio de Usinagem, 2011, Juiz de Fora MG. XV Colóquio de Usinagem, 2011.

  • PARREIRAS, L. G. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Avaliação experimental do desempenho do processo de fresamentofrontal do Aço ABNT 1045 para fresas com diferentes ângulos de posição - XVII CREEM. In: Congresso Regional de Ensino de Engenharia, 2010, Viçosa MG. XVII CREEM, 2010.

  • YURI, S. ; BRAGA, D. U. ; PEREIRA, R. B. D. ; NEVES, F. O. . Efeito da geometria da ferramenta no torneamento do aço ABNT 1045. In: Congresso Regional de Ensino de Engenharia, 2010, Viçosa MG. XVII CREEM, 2010.

  • PEREIRA, R. F. P. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Avaliação da técnica de MQL na operação de torneamento do aço ABNT 1045, 13° Colóquio de Usinagem. In: 13° Colóquio de Usinagem, 2009, Uberlândia. 13° Colóquio de Usinagem, 2009.

  • PARREIRAS, L. G. S. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Avaliação experimental do desempenho do processo de fresamentofrontal do Aço ABNT 1045 para fresas com diferentes números de arestas - 13 Colóquio de Usiinagem. In: Colóquio de usnagem, 2009, Uberlandia. 13° Colóquio de Usinagem, 2009.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Estudo experimental da variação de temperatura no roscamento de material endurecido - COBEF 2007. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2007, Estância de São Pedro. IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. São paulo: ABCM - Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas., 2007. v. IV.

  • VIAL, M. R. R. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Implicações entre variáveis do processo de furação da liga Alumínio-Silício AQ356 com broca de metal duro - CREEM 2007. In: Congressao Nacional de Estudantes de Engenheraia mecânica, 2007, Uberlândia. XIV CREEM, 2007. v. XIV.

  • FÉLIX, M. V. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Auxílio à Mecânização de massa cerâmica - CREEM 2007. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2007, Uberlândia. CREEM 2007, 2007. v. XIV.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRANDÃO, L. C. ; BRAGA, D. U. . Estudo experimental da variação da temperatura no roscamento de material endurecido. In: XIV SIC - Seminário de Iniciação Científica, 2006, São João del Rei. XIV SIC. São João del Rei: UFSJ / PROPE, 2006.

  • VIAL, M. R. R. ; BRAGA, D. U. . Materiais endurecidos & sua usinabilidade. In: Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisa - SEDIP/UFSJ, 2006, São João del Rei. XIX SEDIP. São João del Rei: UFSJ, 2006.

  • PEREIRA, G. B. ; NEVES, F. O. ; BRAGA, D. U. ; BRANDÃO, L. C. . Estudo experimental da variação de temperatura no roscamento de material endurecido. In: Semana de Divulgação de Estudos e Pesquisa, 2005, São João del Rei. XVIII SEDIP. São João del Rei: UFSJ/ PROPE, 2005.

  • PEREIRA, E. L. ; FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Uma interface computacional para o modelamento gráfico em torneamento. In: CREEM, 2004, Nova Friburgo RJ. Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Mecânica -30/08 a 03/09, 2004.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. ; SANTOS, C. L. dos . Condições iniciais de corte no torneamento obtidas por um programa computacional. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2003, Santos. CREEM, 2003. v. X.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. ; SANTOS, C. L. dos . Projeto de um sistema de monitoramento indireto da potência de corte no torneamento. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2003, Santos. CREEM, 2003. v. X.

  • BRAGA, D. U. ; FERREIRA, S. E. ; SANTOS, C. L. dos . Torneamento sem fluido de corte pode comprometer a vida da ferramenta. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2003, Santos. CREEM, 2003. v. X.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Planejamento das operações de usinagem no torneamento por um programa computacional. In: XVI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas, 2003, São João del Rei. XVI SEDIP, 2003. v. XVI.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Usinagem do aço ABNT 1045 sob diferentes condições de lubri-refrigeração. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, São João del Rei. SIC, 2003. v. XI.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. ; FERREIRA, D. A. . Monitoramento e Racionalização de Fluido de Corte em Processos de Usinagem. In: CREEM, 2002, Itajubá. Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia, 2002. v. IX.

  • OLIVEIRA, R. A. de ; BRAGA, D. U. . Mínima Quantidade de Fluido de Corte Atomizado - Uma Opção Atual. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia, 2002, Itajubá. CREEM, 2002. v. IX.

  • PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Planejamento Fatorial e Teste de Scott-Knott na análise da Força de Corte no torneamento do aço ABNT 1045. X MGEST. In: Anais do X MGEST, 2011, São João del Rei MG. X MGEST, 2011., 2011.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Usinagem do Aço ABNT 1045 sob diferentes condições de lubri-refrigeração. In: Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2004, Cuiabá MT. 11° JNIC 56° Reunião Anual SBPC, 2004.

  • PEREIRA, E. L. ; BRAGA, D. U. . Desenvolvimento de uma interface computacional para o modelamento gráfico em torneamento. In: XVI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas, 2003, São João del Rei. SEDIP, 2003. v. XVI.

  • SANTOS, C. L. dos ; BRAGA, D. U. . Estudo da capabilidade no ensaio de torneamento com aço ABNT 1045 em diferentes condições de corte. In: XVI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas, 2003, São João del Rei. SEDIP, 2003. v. XVI.

  • PEREIRA, G. B. ; BRAGA, D. U. . Influência do raio de ponta na vida da ferramenta em processo de torneamento do aço ABNT 1045. In: XVI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas, 2003, São João del Rei. SEDIP, 2003. v. XVI.

  • OLIVEIRA, R. A. de ; BRAGA, D. U. . Mínima Quantidade de Fluido de Corte Atomizado - Uma Opção Atual. In: Semana de Divulgação de Estudos e Pesquisa, 2002, São João del Rei. XV, 2002.

  • FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Monitoramento Indireto da Potência do corte no Processo de Usinagem com Mínima Quantidade de Fluido de Corte Atomizado. In: Semana de Divulgação de Estudos e Pesquisa, 2002, São João del Rei, 08/04. XV, 2002.

  • BRAGA, D. U. . Aspectos Negativos do Uso de Fluido Emulsionável na Furação de uma Liga de Alumínio-Silício Hipoeutética. In: Semana de Divulgação de Estudos e Pesquisa, 2002, São João del Rei, 2002.

  • BRAGA, D. U. ; LOPES, C. P. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Simulação de trajetórias de usinagem e sua real influência no desgaste de fresas ball para fresamento de acabamento do fundo de perfil envolvente de engrenagens cônicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. ; SILVA, J. S. dos R. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE DUAS FERRAMENTAS DE CERÂMICA A BASE DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO E NITRETO DE SILÍCIO NO FACEAMENTO DE FERRO FUNDIDO NODULAR NO ESTADO ENDURECIDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. ; PARREIRAS, L. G. S. ; NEVES, F. O. ; SILVA, A. S. C. da . Avaliação Experimental do Desempenho do Processo de Fresamento Frontal do Aço ABNT 1045 para Fresas com Diferentes Números de Arestas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURI, S. ; PEREIRA, R. B. D. ; BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. . Influência da superfície de saída da ferramenta no processo de torneamento do aço 1045. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. ; PEREIRA, R. F. P. ; NEVES, F. O. . Avaliação experimental do desempenho do processo de torneamento do aço ABNT 1045 quando utilizada a técnica da mínima quantidade de lubrificante - Usinagem 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. ; NEVES, F. O. ; de CERQUEIRA, F. M. . Adaptação do modelo econômico do processo de usinagem às inovações tecnológicas, 5. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. . MINI CURSO - Introdução ao comando numérico computadorizado aplicado às máquinas-ferramentas de 26 a 28 de setembro.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAURICIO, P. ; BRAGA, D. U. . Novas técnicas de Usinagem - Evolução das ferramentas monocortantes de metal duro - SANDVIK. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, D. U. ; FERREIRA, J. R. . Inovaçoes tecnológicas na usinagem de materiais metálicos e novos materiais - SEMELT. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, D. U. . Aspéctos negativos do uso de fluido emulsionável na furação de AlSi. - XV SEDIP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. ; DINIZ, A. E. ; MIRANDA, G. W. A. ; COPPINI, N. L. . Utilização da Técnica de Mínima Lubrificação por Névoa na Furação da Liga de Alumínio-Silício SAE - 323. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAPTISTA, E. A. ; COPPINI, N. L. ; BRAGA, D. U. ; BRAGA, D. U. . Proposta de modelo de otimização do processo de usinagem - Apresentador. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, D. U. . A técnica de mínima quantidade de fluido de corte aplicada no processo de furação de uma liga de alumínio-silício. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica., 2001 (Tese de Doutorado).

Outras produções

FERREIRA, S. E. ; BRAGA, D. U. . Tornear ( Projeto em desenvolvbimento desde 2002). 2005.

BRAGA, D. U. . Revisor de artigos completos submetidos ao 6° COBEF 2010. 2010.

BRAGA, D. U. . Revisor de attigos para o CAIP'2011 - 10º Congreso Interamericano de Computación Aplicada a La Industria de Procesos. 2010.

BRAGA, D. U. . Revisor de artigos para o 20º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, COBEM. 2009.

BRAGA, D. U. . Revisor de artigos completos submetidos ao V CONEM. 2008.

BRAGA, D. U. . Revisor de artigos completos submetidos ao 5° COBEF 2009. 2008.

BRAGA, D. U. . Revisor de artigos completos submetidos ao 4° COBEF ? Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, ocorrido em Águas de São Pedro SP de 15 a 18 de abril de 2007.. 2007.

BRAGA, D. U. . Revisor de Artigo Completo sumetido para publicação na Revista Brasileira de Ciências Mecânicas (Journal of the brasilian society of mechanical sciences),. 2007.

BRAGA, D. U. . Revisor de Artigo Completo sumetido para publicação na Revista Brasileira de Ciências Mecânicas (Journal of the brasilian society of mechanical sciences),. 2006.

BRAGA, D. U. . Revisor de cinco trabalhos completos submetidos ao IV CONEM 2006.. 2006.

BRAGA, D. U. . Revisor de quatro trabalhos tecnico-científicos completos submetidos para apresentação no 8 CAIP, a ser realizado em Assunção Paraguai em 2007 - Congreso Interamericano de computación aplicada a la industria de procesos. 2006.

BRAGA, D. U. . Revisor da RBCM, Revista Brasileira de Ciências Mecânicas (Journal of the brasilian society of mechanical sciences),. 2005.

BRAGA, D. U. . Revisão e tres trabalhos científicos submetidos ao COBEF/2005. 2005.

BRAGA, D. U. . Revisor de Artigo Completo sumetido para publicação na Revista Brasileira de Ciências Mecânicas (Journal of the brasilian society of mechanical sciences),. 2005.

BRAGA, D. U. . Revisão de quatro trabalhos Cientìficos na Área de Processos de Fabricação submetidos ao III CONEM 2004, conforme memo recebido de Prof. Eduardo. 2004.

BRAGA, D. U. . Introdução ao Comando Numérico em máquinas Ferramentas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, D. U. . Curso de programação e operação do centro de usinagem ROMI - Comando SIEMENS 810D. 2008. (Curso).

BRAGA, D. U. . Introdução ao Comando Númérico aplicado às Máquinas Ferramentas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Comparação do desempenho de ferramentas cerâmicas no torneamento de ferro fundido nodular austemperado - Mestrado - Fábio, Descrição: Objetiva-se comparar o desempenho de duas ferramentas cerâmicas a base de Nitreto de Silício no torneamento do ferro fundido nodular austemperado para diferentes parâmetros de corte, pela caracterização dos tipos e mecanismos de desgaste que ocorrem nas ferramentas, pela textura da superfície dos corpos de prova através da medição de parâmetros de rugosidade e mediante análise de imagens da superfície, pela integridade das superfícies dos corpos de prova com base na medição da microdureza e, finalmente, pelo monitoramento dos esforços de corte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Integrante / Kurt Strecker - Coordenador / Fábio Assunção Rosa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise dos esforços de corte para diferentes coberturas de brocas na furação do ferro fundido vermicular - PIBIC - CNPq 2013 - Alan, Descrição: Analisou-se os esforços de corte na furação do ferro fundido vermicular da norma ASTM A 842/2004. As brocas utilizadas foram helicoidais revestidas e de mesma geometria, sendo a Alcrona Pro e a Hélica revestidas com AlCrN-based, e a Futura Top com cobertura de TiAlN. Foi analisado os esforços de corte nas diferentes coberturas. O método utilizado na interpretação dos resultados foi a análise de variância Anova, e para confirmação utilizou-se o teste de causa e efeito Tukey. Através da análise gráfica foi possível afirmar que a Futura Top apresenta menor esforço de corte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Alan Carvalho de Brito - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise dos esforços de corte no fresamento frontal da liga de Aluminio-Silicio A356 para diferentes ângulos de entrada da fresa - PIBIC ? CNPq - Ângelo, Descrição: Objetivou-se avaliar os esforços de corte no fresamento frontal da liga de Alumínio-Silício A356 para diferentes ângulos de entrada da fresa. Foram realizados nove ensaios para avaliar o momento torçor e as forças de corte, de avanço e passiva para espessuras de corte com 0%, 8% e 16% do diâmetro da fresa, utilizando uma ferramenta de metal duro revestido, com ângulo de posição de 90º, 20 mm de diâmetro e duas arestas de corte e avanço de 0,12 mm/rotação dente, velocidade corte de 200 m/minuto e rotação de 3200 rpm, mantendo-se constante a quantidade de material removido. A força de corte apenas se mostrou diferente quando utilizada espessura de corte menor, pois a área de corte é dependente não só da espessura de corte variável, mas também da profundidade de corte que foi aumentada nesta condição de corte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Ângelo Freire Marincek - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise dos esforços e rugosidade quando alterados avanço e velocidade de corte no fresamento frontal do aço SAE 8640 - PIIC - UFSJ ? Camilo, Descrição: Objetiva-se avaliar o desempenho de fresas com pastilhas de metal duro tipo R390/11T304M/PM - CT530 no processo de fresamento frontal do aço SAE 8640, quando utilizados diferentes avanços da ferramenta e velocidades de corte, tendo como variáveis de respostas os esforços de corte e a rugosidade da superfície usinada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Camilo Lellis dos Santos - Integrante / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Avaliação dos Esforços de Corte no Torneamento da Liga de Alumínio Silício A(A356) Quando Utilizada Diferentes Anteligas para tratamento de Refino e Modificação de Grão - Mestrado - Luis Guilherme, Descrição: Com o objetivo de conhecer e aprimorar o processo de usinabilidade das ligas A356 este trabalho foi motivado através da avaliação dos esforços de corte no torneamento cilíndrico tangencial de acabamento da liga A356 tratadas com diferentes tipos de modificador de grão e refinador de grão para ferramentas com e sem cobertura. Para o tratamento da liga foram selecionadas anteligas com o poder de refino de grão, o TiBAl5/1, o TiCAl315 e o TiAl10%, combinadas com a anteliga SrAl10%, que tem o poder de modificador de grão, e ligas com poder de refinador e modificador de grão, o Strobloy5% e o SrTiBAl10%. Para o processo de torneamento foram escolhidas duas ferramentas, uma com cobertura, 1005, e outra sem cobertura, H10. Com auxílio de um planejamento experimental aleatorizado por níveis foi possível avaliar as variáveis de resposta, momento Torçor (Mt), Força de avanço (Ff), Força de corte (Fc) e Força Passiva (Fp) e confrontar com as variáveis anteligas e cobertura da ferramenta. Para análise dos resultados preliminares com 95% de confiabilidade tratados por meio de ferramenta estatística, ANOVA, foi possível verificar que, houve tendência a menor esforço de corte para os corpos de prova tratados com a anteliga combinada SrTiBAl10% e ferramentas sem cobertura. Conclui se que apesar de maior consumo específico, o tratamento da liga A356 com a anteliga SrTiBAl10% é a melhor opção dentre as anteligas utilizadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Luis Guilherme Souza Parreiras - Integrante.

  • 2012 - Atual

    A influência do raio de arredondamento das arestas de corte das pastilhas de metal duro no roscamento de tubos de alta pressão - Mestrado Josef, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar e correlacionar componentes geométricos e superficiais do raio de arredondamento de ferramenta que influenciam sobre o desempenho mecânico das pastilhas de usinagem de roscas ?Premium? e, se possível, estabelecer parâmetros de aplicabilidade de classificação de raio de arredondamento com os materiais e tipos de roscas a serem usadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / JOSEF SVORC JUNIOR - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise dos esforços de corte no roscamento do aço ABNT 1045 quando utilizados diferentes ajustes da ferramenta - Mestrado - Natália Fernandes, Descrição: O controle do processo de roscamento é um desafio, devido ao material da peça, a tolerância dimensional, a profundidade da rosca, os equipamentos utilizados serem complexos. Pretende-se, portanto, alcançar um maior entendimento sobre o comportamento dos esforços de corte durante a operação de roscamento do aço ABNT 1045, quando utilizados diferentes ajustes da ferramenta de metal duro com cobertura, sem utilização de fluído de corte, utilizando diferentes métodos de penetração da mesma, quando a área de corte se mantém constante e variável durante os passes da rosca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Natália Fernandes Pinto - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação dos esforços de corte das brocas de metal duro com diferentes revestimentos na furação do ferro fundido vermicular - Mestrado / Deibe - 2011, Descrição: A pesquisa tem por objetivo avaliar os desgastes e esforços de corte de brocas de metal duro no processo de furação de ferro fundido vermicular. Para isso, idealizou-se para os ensaios um planejamento experimental com diferentes níveis para as vaiáveis material de ferramenta, avanço e velocidade de corte. Espera-se obter ao término da pesquisa um conhecimento da usinabilidade do ferro fundido no processo de furação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Deibe Valgas dos Santos - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Monitoramento do Desgaste de Ferramentas no Fresamento de Engrenagens Fundidas em SAE-4140 - Mestrado / Claudio 2011, Descrição: A pesquisa foi elaborada para fins de determinar o momento que as ferramentas devem ser substituídas no processo de fabricação por fresamento frontal, visando cessar a subjetividade que é peculiar às práticas incorretas de usinagem. Para isso, sensores serão instalados no conjunto máquina-ferramenta e, através de sistemas de monitoramento far-se-a uma análise dos sinais amostrados sempre correlacionados aos efeitos reais causados pelo efeito da usinagem, principalmente por se tratar de corte interrompido e com choque mecânico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Cláudio Parreira Lopes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Avaliação dos esforços, temperatura e integridade superficial em torneamento do aço inoxidável super duplex UNS S32760 quando alterado o ângulo de posição da ferramenta e os parâmetros de corte - Mestrado / Reinaldo, Descrição: A pesquisa será realizada para o processo de usinagem por torneamento visando avaliar a usinabilidade da Liga níquel cobre, Monel k-500, quando variado o ângulo de posição da ferramentas de corte, a profundidade de corte, o avanço da ferramenta e a velocidade de corte. Como variáveis de reposta, pretende-se avaliar a formação do cavaco segundo os tipos e formas, assim como, esforços de corte, desgastes e avarias nas ferramentas bem como a integridade superficial das peças usinadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Reinaldo Emílio Cruz de Jesus - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ANÁLISE DA USINABILIDADE DO FERRO FUNDIDO NODULAR AUSTEMPERADO - Mestrado / Elifas 2011, Descrição: A pesquisa traz como proposta a análise da usinabilidade do ferro fundido nodular austemperado. O objetivo é avaliar as limitações técnicas da usinagem do ADI através do emprego de diferentes ferramentas de corte e condições de corte, analisando o efeito da variação dos parâmetros de corte no acabamento superficial, nas forças e potências de corte e no desgaste das ferramentas. Para a realização das análises será utilizado um modelo experimental estatístico composto de 72 experimentos. Espera-se determinar (para as condições pré-estabelecidas), em quais faixas de variação dos parâmetros de corte ocorreu à formação da martensita induzida por deformação, fenômeno prejudicial à usinagem do ADI, assim como para quais valores dos parâmetros de corte o processo de usinagem do material foi otimizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Elifas Levi da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Eduardo Mostaro - PROPOSTA DE MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO CNC ALTERNATIVO PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CAVACOS - PIBIC / FAPEMIG 2011, Descrição: A separação da ferramenta da peça durante o processo de corte através de parada orientada da máquina ferramenta garantirá a integridade do processo, já que a separação da ferramenta da peça será feita com a parada da máquina ao invés de usar dispositivos que atuem por energia mecânica de impacto. O uso de tal metodologia poderá ser apresentado como uma alternativa comparativa ao uso dos dispositivos de parada rápida, até então difundidos como método atual de obtenção da raiz do cavaco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Robson Bruno Dutra Pereira - Integrante / Eduardo Mostaro Pimentel - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A USINABILIDADE NA FURAÇÃO DO FERRO FUNDIDO - PIbiC / CnPQ 2011- Óliver Dias, Descrição: Para melhorar o desempenho dos processos de usinagem, tanto em economia quanto em tecnologia, diversas operações são atualmente realizadas com o uso de ferramentas revestidas. Os revestimentos, em geral, conferem uma combinação de propriedades como estabilidade química, dureza elevada mesmo a altas temperaturas, resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito melhorando as condições de corte na interface cavaco-ferramenta e aumentando a resistência das ferramentas ao desgaste, permitindo assim um aumento significativo em sua vida. Dessa forma, optou-se pelo desenvolvimento da pesquisas para avaliar o desempenho de diferentes materiais de brocas e condições de corte na furação do ferro fundido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Óliver Dias Tiradentes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Estudo do desempenho de ferramentas no processo de fabricação por torneamento em ferro fundido - PIBIC/ UFSJ 2010 - Décio José, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a degradação das ferramentas de metal duro no processo de torneamento do ferro fundido. Para atingir esse objetivo, serão realizados ensaios experimentais, com diferentes parâmetros do processo de torneamento, analisando os cavacos obtidos, as potências requeridas, propriedades e estrutura do material, a qualidade da superfície usinada e os tempos de usinagem. Trabalhar-se-á com e sem refrigeração, com o propósito de analisar a influência do fluido de corte no desgaste das ferramentas. Os resultados obtidos poderão ser usados posteriormente para análise da viabilidade de se trabalhar sem o fluido de corte. Finalmente, conhecendo-se as limitações da máquina, analisar-se-á procedimentos, a fim de se obter melhores índices de produtividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / José Sebastião dos Reis Silva - Integrante / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Décio José da Rocha Alves - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Furação de liga de Alumínio utilizada na fabricação de autopeças - PIBIC / FAPEMIG - 2010 - Luis Fernando, Descrição: Buscando melhorar o desempenho dos processos de usinagem, tanto em economia quanto em tecnologia, diversas operações são atualmente realizadas com o uso de ferramentas revestidas. Os revestimentos, em geral, conferem uma combinação de propriedades como estabilidade química, dureza elevada mesmo a altas temperaturas, resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito melhorando as condições de corte na interface cavaco-ferramenta e aumentando a resistência das ferramentas ao desgaste, permitindo assim um aumento significativo em sua vidal. Dessa forma, se torna importante o contínuo desenvolvimento de pesquisas. Abordar o desempenho de diferentes materiais de brocas com revestimentos na furação de ligas de alumínio é de suma importância, visto que há pouco desenvolvimento nesta linha de pesquisa. Atualmente este tipo de furação se torna de maior interesse visto serem as ligas de AlSi muito utilizadas na fabricação de autopeças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Rafael Flávio Pimenta Pereira - Integrante / Luis Fernando Silva Ventura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    APQ-01374-09 - EDITAL Nº 01/2009 ? Demanda Universal / FAPEMIG com recurso de R$ 34.000,00., Descrição: Serão realizados ensaios experimentais, com diferentes parâmetros do processo de torneamento, analisando os cavacos obtidos na usinagem de materiais ferrosos e a qualidade da superfície usinada. Avaliar-se-á as influências do avanço da ferramenta, da profundidade de corte, da velocidade de corte, do tipo de ferramenta de metal duro e, também, da presença de quebra-cavacos na ferramenta de corte no fenômeno de formação de cavacos. Será feito um diagnóstico do processo de torneamento através de informações oferecidas pela análise do cavaco buscando-se uma correlação entre o tipo e forma do cavaco e as condições de usinagem avaliadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Sérgio Yuri - Integrante / Robson Bruno Dutra Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2012

    Mestrado / José Sebastião - 2009 Avaliação de ferramentas de cerâmicas no torneamento de cilindros de ferro fundido nodular, Descrição: O desempenho de um processo de usinagem seja ele por torneamento ou não, depende de vários fatores, tais como: usinabilidade dos materiais, potência e rigidez dos equipamentos, material, geometria da ferramenta de corte, processo de formação cavacos, refrigeração, entre outros. Este trabalho tem como objetivos avaliar a utilização de ferramentas de cerâmica, no processo de usinagem no faceamento de corpos de prova em ferro fundido nodular com dureza variando entre 60 a 75 Shore. Os testes serão realizados em um torno ROMI UT 42A CNC de grande porte, utilizando as ferramentas de corte de cerâmica de nitreto de silício, cerâmica mista e em cerâmica de oxido de Zircônio, adaptador Capto C8X-ASHA-55090-32M, suporte 500 100141R265 e inserto SNGN 250924. Este trabalho visa estudar o desgaste da ferramenta de cerâmica, sendo, inserto na cor preta em cerâmica de nitreto de silício (Si3N4,), cerâmica branca em óxido de Alumínio (Al2O3) + Óxido de Zircônio (ZrO2) e cerâmica cinza em óxido de Alumínio (Al2O3) + Carbonitreto de titânio (TiCN), nos ensaios experimentais no torneamento de ferro fundido nodular endurecido. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / José Sebastião dos Reis Silva - Integrante / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2011

    Mestrado / Robson 2009 -2010 - Análise do cavaco no torneamento do Aço ABNT 1045 quando utilizadas ferramentas com diferentes superfícies de saída, Descrição: As pesquisas em processos de fabricação por usinagem têm sua grande importância no fato de que estes representam a classe mais largamente empregada na cadeia de fabricação de produtos mecânicos no industrializado mundo moderno. O seu impacto econômico é bastante significativo, uma vez que representam mais de 15% do valor total dos produtos industrializados, quer sejam ou não mecânicos (MERCHANT apud RODRIGUES, 2005). Entre os aspectos influentes em tais processos, encontra-se o mecanismo de formação de cavacos, o qual é responsável por fração significativa da energia despendida no processo de usinagem. Além disso, sua relação com a qualidade da superfície usinada, bem como com a integridade do conjunto máquina-ferramenta, é notável. Logo, o entendimento e controle do fluxo e da forma do cavaco tem sido objeto de pesquisa de forma a proporcionar melhorias nos processos de usinagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante / Robson Bruno Dutra Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2010

    PIBIC / CNPq - 2009 /2010 - George Tadeu - Projeto e Construção de um Equipamento de Atomização de Fluído Lubrificante em Ar Comprimido, Descrição: O uso de meio auxiliar de corte em processos de usinagem, como os fluidos lubro-refrigerantes, são prejudiciais à saúde e ao ambiente, mas tecnicamente ainda são indispensáveis para algumas operações de usinagem dos materiais. Com o advento da evolução tecnológica de materiais para ferramentas e de máquinas, assim como, de exigências legais, alternativas tem sido experimentada para o uso de um volume mínimo de fluido atomizado pelo ar comprimido, também chamado de mínima quantidade de fluido (MQF).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Túlio Hallak Panzera - Integrante / José Antônio da Silva - Integrante / Lincoln Maia Teixeira - Integrante / George Tadeu Dias - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del Rei - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    PIBIC / CNPq - 2009 /2010 - Sérgio Yuri - Análise do Cavaco no Torneamento de Materiais Metálicos Ferrosos quando Utilizadas Ferramentas com Superfície de Saída Alterada, Descrição: A produtividade e qualidade de um processo de usinagem dependem de vários fatores, tais como: usinabilidade dos materiais, potência e rigidez de equipamentos, ferramentas de corte, morfologia de cavacos, lubrificação e refrigeração. Por esse motivo, inúmeros trabalhos foram e são realizados para melhorar a produtividade e a qualidade dos processos de usinagem. Duas das maiores preocupações em medidas de desempenho de usinagem são: formação de cavaco e vida de ferramenta. Entender a formação de cavaco e seu fluxo é fundamental para o desenvolvimento de artifícios para o processo de quebra de cavacos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Túlio Hallak Panzera - Integrante / Sérgio Yuri - Integrante / Robson Bruno Dutra Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    PIBIC / CNPQ - Milton Martins - Avaliação do uso de lubrificantes em indústrias de usinagem da região de São João del Rei, Descrição: No sentido de contribuir para a busca de soluções e entendimentos ecologicamente corretos para o uso de fluidos lubri-refrigerantes, avaliar-se-á o uso de lubrificantes junto ao cenário de transformação metal-macânica, visando a possibilidade de introdução de novas tecnologias para a racionalização de seu uso nos processos de usinagem, aliado à redução dos custos de fabricação, aumento da produtividade e preservação do meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Milton Martins Vicente - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    PIBIC / FAPEMIG - 2008 - 2009 - Luis Guilherme - Avaliação experimental do desempenho do processo de fresamento frontal do aço ABNT 1045 para fresas com diferentes números de arestas, Descrição: Considerando o setor produtivo que utiliza de usinagem dos metais, observa-se um constante investimento para o domínio e aplicação de novas tecnologias no processo de fresamento, cuja otimização depende do levantamento de dados referentes às variáveis de influência do processo. Pela importância e expressiva freqüência de uso do fresamento frontal na usinagem, esta pesquisa foi proposta visando conhecer os fatores e limitações do processo, indiretamente representado pelo esforço de corte, através de uma avaliação experimental do fresamento do aço ABNT 1045 quando utilizados diferentes avanços por aresta da fresa, representado pela variação do número de arestas de corte, e também, diferentes ângulos de posição da aresta de corte da ferramenta. Destaca-se na pesquisa a manutenção da velocidade de avanço da mesa que representa uma produção constante de material usinado nas diferentes situações de corte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Luis Guilherme Souza Parreiras - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    PIBIC / CNPq - 2008 / 2009 - Rafael Flávio - O efeito lubri-refrigerante na operação de torneamento quando utilizado MQL, Descrição: Meios auxiliares lubri-refrigerantes são utilizados em operações de usinagem dos metais com ganho para o processo de fabricação. Assim, esta pesquisa tem por objetivo específico avaliar o desempenho da operação de torneamento do Aço ABNT 1045 laminados quando utilizadas diferentes concentrações de óleo mineral atomizado pelo ar comprimido. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Túlio Hallak Panzera - Integrante / Rafael Flávio Pimenta Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    APQ-6145-6.01/07/ FAPEMIG - Estudo do desempenho de processo de fabricação por fresamento, furação e roscamento de materiais empregados na fabricação de moldes e matrizes - APQ-6145-6.01/07 FAPEMIG, Descrição: Objetiva-se neste projeto avaliar a temperatura de processos de usinagem em operações de fresamento, furação e roscamento quando utilizados materiais metáliicos. Paralelamente, serão aplicadas técnicas de monitoramento e controle de processo, materiais endurecidos e altas velocidades de corte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    TEC - 1769/05 - FAPEMIG - Avaliação da performance da lubri-regrigeração no roscamento de materiais endurecidos., Descrição: O roscamento de material endurecido tem sido uma constante na fabricação de moldes e matrizes e, por esta razão, optou-se por avaliar seu comportamento quando utilizados dois meios lubri-refrigerantes e sem meio auxiliar. A temperatura foi a variável de resposta monitorada na direção de avanço da ferramenta e em distâncias diferentes da parede usinada. Utilizou-se nos experimentos um planejamento aleatorizado por níveis (modelo de efeitos fixos), com o qual se pode concluir que as variáveis de influência se mostraram independentes. Palavras-chave: Roscamento; Mínima Quantidade de Lubrificante; Temperatura; Aço AISI H13.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Frederico Ozanan Neves - Integrante / Reginaldo Teixeira Coelho - Integrante / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2006 - 2007

    PIBIC / IC - Avaliação experimental da resistência ao corte da liga de Alumínio A 356 na operação de furação., Descrição: Nas últimas décadas, pôde-se observar o crescente uso das ligas de Alumínio em substituição de peças de outros materiais como o ferro fundido. Como exemplo de alguns dos principais e mais conhecidos produtos das ligas de alumínio utilizadas em automóveis, pode-se citar, dentre outros: blocos de motores, pistões, coletores de admissão, cabeçotes de motores, rodas, carcaças de caixas de câmbio, bombas de água e de combustível, alguns componentes de sistemas de direção e de freio (Chiesa, et al., 1995; Coelho e Aspinwall, 1996). Paralelamente às inovações tecnológicas de processos de usinagem e dos materiais, além das exigências econômicas e ambientais que sugerem a racionalização do uso de meios auxiliares de corte, faz-se necessário o conhecimento de propriedades desses materiais permitindo uma melhor gestão para produção econômica. Neste sentido, observa-se uma escassez de informações sobre as propriedades inerentes à usinabilidade das ligas de Alumínio, em especial, para o processo de furação que, conforme Diniz, at al. 2001, é um dos mais importantes na indústria manufatureira, porém recebeu poucos avanços até alguns anos atrás. Neste sentido, optou-se por desenvolver esta pesquisa experimental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Marcia Regina Rodrigues Vial - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    PIBIC / IC - Adaptação do modelo econômico de usinagem às inovações tecnológicas., Descrição: A gestão econômica do processo de usinagem foi desenvolvida na época em que a produção de bens era realizada com máquinas mecanicamente automatizadas e com alto tempo de preparação (setup). Atualmente os paradigmas da manufatura se alteraram significativamente. Os lotes de peças são cada vez menores, o tempo de preparação da máquina reduzido, além de que, as máquinas modernas possibilitam um tempo de troca da ferramenta insignificante se comparado com o tempo de produção. Torna-se então necessário analisar as implicações do avanço tecnológico no Intervalo de Máxima Eficiência (IME), uma vez que, para o cenário atual, quando o tempo de troca da ferramenta tende para zero o equacionamento responsável pela obtenção da velocidade de Máxima Produção carece de uma abordagem especial. Objetivo deste trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Flávio Moreira de Cerqueira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2007

    PIBIC / IC - Análise experimental e otimização de moagem de material cerâmico., Descrição: A fabricação de peças artesanais com a utilização de material cerâmico, como matéria-prima, inclui os processos de extração e secagem de material de lavras, moagem, hidratação e amassadura da massa cerâmica, modelagem e queima das peças. A UFSJ tem se dedicado a esta linha de pesquisa e apresentado resultados que comprovam que os produtos artesanais dessa região apresentam-se com baixa resistência mecânica sendo a principal causa para a baixa produtividade. É notória a necessidade da mecanização da produção de massa cerâmica para permitir o aumento da produção que atenda a demanda sem que se tenham dificuldades as quais submetem o artesão a esforços incompatíveis com a evolução tecnológica. Esta foi a proposta da pesquisa realizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Marcus Vinícius Félix - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2005

    Recém-Doutor - Projeto de Pesquisa e orientação, Descrição: Projeto Institucional para recém doutor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Alex Sander Chaves da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PIBIC / IC - Desenvolvimento de uma interface computacional para o modelamento gráfico em torneamento., Descrição: Projeto Institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Everton Lopes Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2004

    APQ-AI / CNPq - Monitoramento como elemento indispensável para automação da manufatura., Descrição: Projeto Institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Camilo Lellis dos Santos - Integrante / Samuel Elias Ferreira - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    PIBIC / IC - Usinagem do aço ABNT 1045 sob diferentes condições de lubri-refrigeração., Descrição: Projeto Institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador.

  • 2001 - 2003

    APQ / CNPq - Processo 420169/01-6 (NV) - Auxílio à recém-doutor para aquisição de equipamentos e material de consumo, Descrição: Com a proposta de se estudar o tema "Mínima quantidade de fluido de corte atomizado aplicado na usinagem dos metais", desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte da racionalização dos meios auxiliares aplicados à usinagem dos metais e, também, foram utilizados diferentes condições de lubri-refrigeração aplicados em um planejamento de experimentos na operação de torneamento de acabamento do aço ABNT 1020 com ferramenta de metal duro P10.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Samuel Elias Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4

  • 1996 - 1999

    TEC 1916/96 FAPEMIG - A influência da velocidade de avanço na vida de ferramentas monocortantes, Descrição: Projeto Institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 1996

    PIBIC / IC - Estudo do comportamento do tipo e forma do cavaco em um processo de torneamento ...., Descrição: Projeto Institucional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador.

  • 1994 - 1995

    PIBIC / IC - Jose sebastião - Controle da superfície usinada por torneamento em função do raio de ponta e do avanço da ferramenta, Descrição: Utilizando-se o método de superfície de resposta foram escolhidos como variáveis de influência da operação de torneamentodo do aço ABNT 1045 diferentes raios de ponta e avanços para ferramenta de metal duro. Como variável de resposta foi monitorada a rugosidade da superfície da peça. Gráficos que correlacionam a rugosidade versus avanço foram plotados e comparados com o que sugere a literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / José Sebastião dos Reis Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 1993 - 1994

    PIBIC / IC - Lincoln C Brandão - Obtenção das Constantes x e k de Taylor para cálculo de vida, Descrição: Utilizando-se diferentes velocidades de corte para a operação de torneamento do aço ABNT 1045, usinou-se lotes de peças limitados por um critério definido para o fim da vida da ferramenta de metal duro. De posse dos resultados pôde-se, utililizando os modelos simplificados de vida de ferramentas, obter as constantes x e K para o processo e compará-las com as sugeridas pela literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Durval Uchoas Braga - Coordenador / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

Prêmios

2005

Paraninfo dos Engenheirandos, EIM/UFSJ.

2003

Homenagem Especial, EIM / UFSJ.

2002

Homenagem Especial, EIM / UFSJ.

2001

Doutor em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas FEM/UNICAMP.

1998

Cidadão Sanjoanense, Câmara de Vereadores / SJdRei.

1996

Homenagem Especial, EIM / FUNREI.

1995

Homenagem Especial, EIM / FUNREI.

1994

Nome de Turma, EIM / FUNREI.

1992

Mestre em Engenharia Mecânica, UNiversidade Estadual de Campinas FEM/UNICAMP.

1986

Homenagem Especial, EIM / FUNREI.

1985

Paraninfo dos Engenheirandos, EIM / FUNREI.

1984

Especialista em Engenharia Mecânica, Ponicícia Universidade Católica PUC/RJ.

1982

Engenheiro Mecânico, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São João Del Rei, Demec. , UFSJ/DEMEC - FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA, PRAÇA FREI ORLANDO, 170, Centro, 36307352 - São João del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 3792594, Ramal: 2605, Fax: (32) 3792306, URL da Homepage:

Experiência profissional

1983 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente da área de processo de fabricação da Engenharia Mecânica / UFSJ.

Atividades

  • 03/2002

    Direção e administração, Faculdade de Engenharia Industrial, Demec.,Cargo ou função, Responsável pela Área de Processos de Fabricação do DEMEC/FUNREI.

  • 03/2001

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Ferramentas, Tecnologia Mecânica II

  • 03/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia Industrial, Demec.,Linhas de pesquisa

  • 11/2004 - 11/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, Comec.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia Indústrial Mecânica da UFSJ.

  • 09/2002 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, Comec.,Cargo ou função, Membro do Colegiado dor Curso de Engenharia Industrial Mecânica da UFSJ, conforme Portaria N° 503 de 2 d/09/2002..

  • 05/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São João Del-Rei, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Executivo para pesquisa de Reitor da UFSJ.

  • 02/2002 - 02/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia Industrial, Faculdade de Engenharia Industrial.,Atividade realizada, Revisor de cinco trabalhos submetidos ao II Congresso Nacional de Engenharia Mecânica da área de Processos de Fabricação, revisados no período de 03 a 20 de fevereirol de 2002. O mesmo será realizado em Agosto de 2002..

  • 04/2001 - 04/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Avaliação para progressão vertical do Prof. Marcos S. Souza DEMEC/FUNREI, conforme ato de nomeação do Diretor do CENCI/FUNREI.

  • 03/2001 - 03/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da Banca de Avaliação para progressão horizontal da Profa. Vânia R. V. Silva do DEMEC/FUNREI, conforme ato de nomeação do Chefe do DEMEC/CENCI/FUNREI.

  • 11/2000 - 11/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Revisor de dois trabalhos protocolados com os números 51 e 77 e submetidos ao primeiro COBEF_2001, a ser realizado em Curitiba - PR no período de 2 a 4 de abril de 2001, conforme comunicado datado de 17 de novembro de 2000..

  • 08/2000 - 11/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Pesquisador do DEF/FEM/ UNICAMP designado para acompanhar o processo de fresamento do Aço SAE 1045 Utilizando ferramenta de Metal Duro, a ser realizado no período de agosto a novembro de 2000, pelo projeto PICDT..

  • 08/2000 - 08/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Revisor de um trabalho submetido à "Revista de Ciência & Tecnologia da UNIMEP", no período de 02 a 04 de agosto de 2000, conforme comunicado Artigo Fl N.º. 35 de 13 de julho de 2000..

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da equipe de ensaios de usinabilidade dos materiais, do DEF/FEM/ UNICAMP designado para monitorar o processo de Torneamento do Aço DIN 9S Mn28 utilizando ferramenta de Aço Rápido, realizado no período de 15 a 21 de junho de 2000..

  • 11/1999 - 11/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Apresentador de dois trabalhos de pesquisa científica IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA - CIDIM´99, realizado em Santiago - Chile no período de 23 a 26 de novembro de 1999..

  • 04/1999 - 04/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Revisor de quatro trabalhos submetidos ao XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica da área de Processos de Fabricação por usinagem, revisados no período de 05 a 20 de abril de 1999, conforme convite No .005/99 de 05 de abril de 1999..

  • 03/1999 - 03/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da equipe de ensaios de usinabilidade dos materiais, do DEF/FEM/UNICAMP designado para monitorar o processo de Torneamento do Aço SAE 1045 utilizando ferramenta intercambiável de Metal Duro, realizado no período de 20 a 30 de março de 1999. O mesmo.

  • 06/1998 - 06/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor de Ensino Superior, Classe Assistente, Nível I, Área: Fabricação. Departamento de Produção do Instituto de Engenharia Mecânica da EFEI, realizado nos dias 22 e 23/06/1998, conforme Portar.

  • 06/1998 - 06/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Professor convidado para proferir três Palestras na disciplina Usinagem dos Materiais, do Curso de graduação em Engenharia Mecânica / UNICAMP, nos dias 02, 08 e 16 de junho de 1998..

  • 12/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da Banca para Exame da Dissertação de Mestrado: " A Influência da Velocidade de Avanço no Desgaste de Ferramentas em Operação de Torneamento", em 29/12/1997, no Instituto de Engenharia Mecânica da EFEI, Itajubá MG, conforme a Portaria No 375 de 26.

  • 03/1995 - 03/1997

    Direção e administração, Demec, Cenci.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1992 - 03/1997

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Mecânica I, Tecnologia Mecânica II, Projeto de Ferramentas, Introdução ao CNC para Máquinas-Ferramenta

  • 03/1990 - 02/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia Industrial, Demec.,Linhas de pesquisa

  • 10/1992 - 01/1997

    Direção e administração, Faculdade de Engenharia Industrial, Demec.,Cargo ou função, Responsável pelos Laboratórios da Área de Processos de Fabricação do DEMEC/EIM.

  • 11/1995 - 11/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor de Ensino Superior, Classe Auxiliar, Nível I, Área: Fabricação. Departamento de Mecânica do CENCI / FUNREI, realizado nos dias 27 a 30/11/95, conforme Portaria No 590 de 21/11/95..

  • 03/1993 - 03/1995

    Direção e administração, Faculdade de Engenharia Industrial, Comec.,Cargo ou função, Responsável pela administração e supervisão das atividades da disciplina Estágio Supervisionado da EIM/UFSJ.

  • 03/1993 - 03/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Demec, Demec.,Atividade realizada, Responsável pela implantação de um Centro de Torneamento CENTUR 35-II - ROMI nos Laboratórios da EIM/UFSJ.

  • 03/1988 - 11/1990

    Direção e administração, Reitoria da UFSJ, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente de Vestibular - COPEVE.

  • 03/1983 - 03/1990

    Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Mecânica I, Tecnologia Mecânica II, Tecnologia Mecânica III, Projeto de Ferramentas, Soldagem, Desenho Técnico