Junior Cesar Mota

Doutor em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, no Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental e no Grupo de Pesquisa: Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, com período Sanduíche a ser realizado na Universidad de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela, Espanha. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC, no Grupo de Pesquisa: Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Contestado - UNC. Graduação em Pedagogia (habilitado também em gestão, orientação e supervisão) pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe. Atualmente atua como Professor Substituto na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Tem experiência na área de Educação, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Ambientalização Curricular, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Fundamentos da Educação e Formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Ambiental

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Proposta Teórico-Metodológica para a Ambientalização Curricular: Integrando a Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior.
Orientador: em Universidade de Santiago de Compostela ( Pablo Ángel Meira Cartea)
com Dione Iara Silveira Kitzmann. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2014 - 2015

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Limites e Possibilidades na transição para Espaços Educadores Sustentáveis em escolas municipais de São João Batista - SC,Ano de Obtenção: 2015
Antonio Fernando Silveira Guerra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Espaços Educadores Sustentáveis; Programa Nacional Escolas Sustentáveis.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Especialização em Psicopedagogia Institucional

2013 - 2014

Universidade do Contestado, UnC
Título: O Processo de Alfabetização e Letramento e as contribuições do Sociointeracionismo de Vygotsky.
Orientador: Josiane Schueda Raiser

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
Título: A leitura de mundo no processo de alfabetização e letramento
Orientador: Eliani Aparecida Busnardo Buemo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Filosofia I. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Curso Internacional de Educación Ambiental. (Carga horária: 8h). , Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia, CEIDA, Espanha.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima. (Carga horária: 90h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2016 - 2016

Seminário: Ambientalização Curricular na Furg - Potencialidades e Desafios.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2015 - 2015

Sustentabilidade e Meio Ambiente. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2015 - 2015

Formação Pedagógica Continuada para Tutores e Articuladores. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2015 - 2015

Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Instituição Cursos 24 horas, 24 HORAS, Brasil.

2014 - 2014

Formação Pedagógica Continuada para Tutores e Articuladores. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2013 - 2014

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação E Cultura, MEC, Brasil.

2013 - 2013

Prova Brasil e Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 24h). , Humanity Centro de Negócios Pesquisa e Desenvolvimento Social Ltda, HUMANITY, Brasil.

2012 - 2012

Formação Continuada. (Carga horária: 12h). , SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA, SSE_PPROV, Brasil.

2011 - 2011

Formação Continuada. (Carga horária: 16h). , SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA, SSE_PPROV, Brasil.

2010 - 2010

Formação Continuada. (Carga horária: 16h). , SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA, SSE_PPROV, Brasil.

2010 - 2010

Linux. (Carga horária: 45h). , Instituição Cursos 24 horas, 24 HORAS, Brasil.

2010 - 2010

Memorização e Leitura Dinâmica. (Carga horária: 40h). , Instituição Cursos 24 horas, 24 HORAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental e Sustentabilidade.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas; Educação; Formação de professores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOTA, J. C. . Organizador do X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2018. (Outro).

MOTA, J. C. ; PEDRUZZI, A. N. ; AMORIM, F. ; MADRUGA, E. B. ; SAGGIOMO, T. . VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2016. (Outro).

MOTA, J. C. . Seminário - Ambientalização Curricular: Potencialidades e Desafios. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Pedagoxía da Oportunidade. 2019. (Exposição).

X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.A Educação Ambiental como possibilidade de ressignificação e compreensão do ser. 2018. (Outra).

IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental.Ambientalização Curricular na Educação Superior: contribuições para a sensibilização socioambiental dos sujeitos. 2017. (Encontro).

IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA.A Educação Ambiental Estética e a Ambientalização Curricular na Educação Superior: diálogos emergentes. 2017. (Outra).

XIX Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire.Diálogos entre Freire e Adorno: por uma educação emancipatória. 2017. (Outra).

XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Potencialidades e desafios no processo de Ambientalização Curricular na Universidade Federal do Rio Grande - FURG: primeiras impressões. 2017. (Encontro).

XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Potencialidades e desafios para o processo de Ambientalização Curricular na Universidade Federal do Rio Grande - FURG: primeiras impressões. 2017. (Outra).

15ª Mostra da Produção Universitária.Ambientalização Curricular na Furg: do currículo tradicional ao ambientalizado. 2016. (Outra).

IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo.A Educação Ambiental Estética como uma ferramenta à (re)significação do ser-sensível. 2016. (Seminário).

IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de políticas educacionais e formação de professores.Os desafios das formações continuadas em educação ambiental: algumas reflexões. 2016. (Simpósio).

Seminário Ambientalização Curricular: Potencialidades e Desafios. 2016. (Outra).

VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.As teses do Programa De Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande: Um olhar para a linha Educação Ambiental Não-Formal. 2016. (Outra).

XI Anped Sul.Possibilidades e Limitações na transição de escolas para espaços educadores sustentáveis. 2016. (Outra).

7 Encontro de Educação Ambiental - divulgação de práticas e partilha de experiências.A Percepção de Professores da Vila da Gloria - Brasil Sobre a Sustentabilidade Socioambiental. 2015. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENPEX 2015.Cultura popular brasileira: conhecimentos e valores herdados através dos tempos. 2015. (Outra).

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. 2015. (Outra).

SemiEdu 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital.A inserção da temática ambiental e as representações sociais de acadêmicos em um curso de Pedagogia. 2015. (Outra).

Seminário de Educação - SemiEdu.Comunidades + sustentáveis = Escolas + Sustentáveis. 2014. (Seminário).

X ANPED SUL. 2014. (Seminário).

XII Simpósio Integrado de Pesquisa Furb/Univille/Univali.A leitura de mundo no processo de alfabetização e letramento.. 2014. (Simpósio).

Conae 2014. 2013. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENPEX 2012.A relação dos ambientes Físico, Sócio-Cultural e Semântico com os processos de ensinar e aprender das crianças pequenas. 2012. (Encontro).

I Simpósio da Educação. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andrea Pereyra Gioria

MOTA, J. C.; ALBANI, I. C.. Educação Ambiental: a interpessoalidade a partir dos rios internos do ser humano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rafaela Jaeger Guasselli

MOTA, J. C.; NOVELLO, T.. O Repensar, reutilizar, reciclar, reduzir e recusar - uma estratégia para reeducar a mudança de hábitos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Antonio José Hartmann

MOTA, J. C.; PODEWILS, T. L.. Percepção socioambiental e sentido de pertencimento ao lugar: um estudo fenomenológico com alunos de uma escola pública municipal de Gravataí-RS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Evanilda Braga da Silva

MOTA, J. C.; PODEWILS, T. L.. Alimentação orgânica e Educação Ambiental: possibilidades para uma vida saudável. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: João Nicanor da Costa

MOTA, J. C.; NOVELLO, T.. Educação Ambiental nos lugares urbanos e turísticos: o pertencimento e a valorização ao ambiente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: JÉSSICA SANNA SOARES

MOTA, J. C.; PODEWILS, T. L.. A Educação Ambiental e a sensibilização acerca do cuidado da água: uma concepção crítica e transformadora. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Gabriela Gonçalves Marcelino

MOTA, J. C.; PODEWILS, T. L.. Entre o lançar e o puxar das redes: a Educação Ambiental e o trabalho coletivo de pescadores na luta contra os Resíduos Sólidos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Jonathan Amaral Belo

KITZMANN, D. I. S.;MOTA, J. C.; PEREIRA, C. R.. Gestão ambiental: a Educação Ambiental no âmbito das escolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Kátia Rekowsky Bisrtrichi

MIRANDA, D. M.;MOTA, J. C.; POZENATO, M.. Educação Ambiental nas Escolas Municipais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Luci Nara Rita Dias

MIRANDA, D. M.;MOTA, J. C.; POZENATO, M.. Integração da Educação socioambiental no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio Fernando Silveira Guerra

KITZMANN, D. I. S.;GUERRA, ANTONIO FERNANDO SILVEIRA; CAMPOS, M. A. T.; CAPORLINGUA, V. H.;SCHMIDT, E. B.; COUSIN, C. S.. A integração da educação ambiental nos currículos da educação superior: uma proposta metodológica para a ambientalização curricular. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Cássia Ferri

GUERRA, A. F. S.; KITZMANN, D.I.S.;FERRI, C.. Limites e possibilidades à transição para espaços educadores sustentáveis em escolas municipais de São João Batista -SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Cássia Ferri

GUERRA, A. F. S.; KITZMANN, D.I.S.;FERRI, CÁSSIA. Ambientalização Curricular em Escolas Municipais de Educação Básica de São João Batista - SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Claudia da Silva Cousin

KITZMANN, D. I. S; GUERRA, A. F. S.;COUSIN, CLÁUDIA DA SILVA; SCHMIDT, E. B.; DICKMANN, I.. Proposta Metodológica para Ambientalização Curricular - PMAC: integrando na Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior.. 2020. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Claudia da Silva Cousin

GUERRA, A. F. S.; TORALES-CAMPOS, M. A.; KITZMANN, D. I. S;COUSIN, Cláudia da Silva; CAPORLINGUA, V. H.. A integração da Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior: uma proposta metodológica para a Ambientalização Curricular. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vanessa Hernandez Caporlingua

KITZMANN, D. I. S.; COUSIN, C. S.; SCHMIDT, E. B.;CAPORLINGUA, V. H.; GUERRA, A. F. S.; CAMPOS, M. A. T.. A integração da Educação Ambiental nos currículos do Ensino Superior: uma proposta metodológica para a ambientalização curricular. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

DIONE IARA SILVEIRA KITZMANN

Guerra, A.F.S.;KITZMANN, Dione Iara Silveira; Ferri, C.. Limites e possibilidades à transição para espaços educadores sustentáveis em escolas municipais de São João Batista - SC.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

DIONE IARA SILVEIRA KITZMANN

Guerra, A.F.S.;KITZMANN, Dione Iara Silveira; Ferri, C.; Hostins, R.C.L.. AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM ESCOLAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Francisca Arreguy Focaccia

As PANCs na Educação Básica: cuidar do corpo e do ambiente (re)pensando os hábitos alimentares; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Laís Belsito

Comunidades pesqueiras tradicionais da reserva extrativista do Rio Araranguá: as percepções da comunidade diante das perspectivas de mudanças na atividade pesqueira; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Liziane Raupp Lopes

Repensando o currículo no anos iniciais do Ensino Fundamental: a Ambientalização Curricular e suas possibilidades; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Nemar Gil Limeira Neto

Adoção: um olhar ambiental no processo social; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Rafael Martins Ribeiro

Pesca artesanal no litoral sul de Santa Catarina: uma contribuição para a identificação de conflitos socioambientais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Bianca Tajes Silva

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos e Pertença ao lugar: uma experiência na associação de classificadores de resíduos recicláveis e sólidos - ACRER; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Keslei Rosendo da Rocha

De quem é esse ?lixo?? A relação entre moradores, prefeitura e o ?lixo? em Rio Grande, RS; De quem é esse ?lixo?? A relação entre moradores, prefeitura e o ?lixo? em Rio Grande, RS; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Antonio José Hartmann

Percepção socioambiental e sentido de pertencimento ao lugar: um estudo fenomenológico com alunos de uma escola pública municipal de Gravataí-RS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Evanilda Braga da Silva

Alimentação orgânica e Educação Ambiental: possibilidades para uma vida saudável; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Gabriela Gonçalves Marcelino

Entre o lançar e o puxar das redes: a Educação Ambiental e o trabalho coletivo de pescadores na luta contra os Resíduos Sólidos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

JÉSSICA SANNA SOARES

A Educação Ambiental e a sensibilização acerca do cuidado da água: uma concepção crítica e transformadora; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

João Nicanor da Costa

Educação Ambiental nos lugares urbanos e turísticos: o pertencimento e a valorização ao ambiente; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Junior Cesar Mota;

Alexa Carvalho

A diferença cultural nas escolas: processo de valorização e respeito às diferenças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Carina Adriana Vogel

O lúdico como processo facilitador do ensinar e do aprender; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Cristiana Mariani Covalsky

Limitações e possibilidades de aprendizagem dos acadêmicos da modalidade EAD; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Tamires Dada

A inserção da Educação Ambiental no Ensino Fundamental: concepções e práticas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

ALINE DE SOUZA ALVES

Ambientes na Educação Infantil e suas influências no processo de Ensinar e Aprender; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Aline Wolf Assini

As dificuldades e superações de mães, donas de casa e esposas para concluir o Ensino Superior; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Alisson Marchi

Os desenhos como instrumento de análise dos sentimentos e emoções de crianças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Daniela Godoy da Silva

As crianças com necessidades especiais aos olhos de outras crianças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Elaine Cristina Dalagnolli

Métodos avaliativos no processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Fernanda Arruda Comodo

Ainda somos crianças: percepção dos professores do 5 ano acerca do aprender brincando; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Suéli Boos

Resgate das brincadeiras antigas como processo de preservação cultural; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Susiane Pinheiro Hodecker

Desafios dos docentes em sala de aula: o docente no 1 ano do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Leidiani Cardoso

As diferenças sociais e o preconceito na literatura infantil: uma abordagem necessária; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Junior Cesar Mota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Fernando Silveira Guerra

Limites e possibilidades na transição para espaços educadores sustentáveis em escolas municipais de São João Batista ? SC; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Fernando Silveira Guerra;

DIONE IARA SILVEIRA KITZMANN

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: Integrando a Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior; 2020; Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dione Iara Silveira Kitzmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HARTMANN, A. J. ; MOTA, JUNIOR CESAR . Percepção socioambiental e pertencimento ao lugar em uma escola pública. Revista interritórios , v. 6, p. 435-457, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOTA, J. C. . Parecerista do X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2018.

MOTA, J. C. . Membro da Comissão Científica e de avaliação dos trabalhos no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA. 2017.

MOTA, J. C. . Parecerista do IX Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2017.

MOTA, J. C. . Parecerista do VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2016.

MOTA, J. C. . A cultura e a arte: há potência na escola para a educação ambiental estésica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOTA, J. C. . A cultura e a arte: há potência na escola para a educação ambiental estésica. 2017. .

MOTA, J. C. . Princípios e Fundamentos da Ambientalização Curricular: uma Proposta Metodológica para a a Educacão Superior. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Ambientalização e sustentabilidade nas universidades: subsídios e compromissos com boas práticas socioambientais, Descrição: Este projeto pretende gerar subsídios para a elaboração de políticas institucionais de ambientalização curricular e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES). Será desenvolvido em duas IES comunitárias (Univali - SC e Unisinos - RS), em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, campus de São Carlos SP. Como objetivos específicos pretende-se: integrar pesquisadores comprometidos com a temática socioambiental; elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Senso; identificar abordagens e metodologias, relacionadas com as diferentes dimensões da sustentabilidade nas universidades; definir critérios, indicadores, estratégias e ações aplicáveis às IES, no âmbito dos projetos de sustentabilidade na pesquisa, ensino, e gestão dos campi universitários; fortalecer a parceria entre as IES e a USP em torno da Plataforma "Informação, sensibilização e avaliação da sustentabilidade na Universidade" (convênio USP-Brasil e UAM-Espanha). Tem como metas: planejamento e elaboração do diagnóstico; definição de indicadores, estratégias e ações estruturantes; reflexão sobre as práticas de sustentabilidade, avaliação e socialização dos resultados. O público-alvo são professores e pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação Stricto Senso, gestores administrativos e funcionários das IES. A abordagem metodológica caracteriza-se pelo enfoque quanti-qualitativo com base na pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003) e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), aplicação de questionários on-line, realização de entrevistas semiestruturadas (SZYMANSKI, 2002). A relevância desse projeto se justifica pela articulação com politicas públicas e Diretrizes Curriculares Nacionais em Educação Ambiental (DCNEA). SUB-PROJETOS: 2012 - Sub-projeto 1- Ambientalização curricular e sustentabilidade na Univali: Limites e possibilidades Descrição: Este projeto vinculado a projetos de iniciação científica do Artigo 170, PIBIC e ProBIC da Univali teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali, com base nos indicadores de ambientalização da Red de Ambientalización Curricular de los Estúdios Superiores Rede ACES (2000). Buscou-se diagnosticar o grau de ambientalização curricular dos cursos de graduação, identificar abordagens e metodologias, e sugerir subsídios e estratégias à política institucional de ambientalização curricular. A pesquisa foi do tipo quanti-qualitativa com o uso de técnicas de análise documental dos planos de ensino, aplicação de questionário on-line e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). A análise foi realizada pelos(as) pesquisadores(as) do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e com a participação dos bolsistas de iniciação científica. Dos 1037 documentos de 27 cursos de graduação dos campi de Itajaí e Balneário Camboriú selecionados na primeira etapa da pesquisa, 102 planos de ensino, que correspondem a 9,83% do total apresentaram elementos que sugeriam evidências de ambientalização de acordo com os indicadores. Na segunda etapa da pesquisa, as 51 disciplinas que apresentaram pelo menos três indicadores de ambientalização foram identificadas em 18 cursos dos dois campi. De modo geral, em todas as Áreas o número de disciplinas nos currículos dos cursos de graduação que evidenciaram indícios de que estão direcionadas à ambientalização curricular é baixo. Foi identificada a presença de mais de três indicadores na Área das Engenharias (20 disciplinas), Ciências da Saúde, (nove), das Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Sociais e Aplicadas (oito disciplinas cada uma), as outras áreas do conhecimento (quatro) e as áreas de Ciências Humanas e de Ciências Biológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Junior Cesar Mota - Integrante / Antonio Fernando Silveira Guerra - Coordenador / Eliane Renata Steuck - Integrante / Jaqueline Maria Alexandre Weiler - Integrante / Denise Lemke Carletto - Integrante / Raquel Fabiane Mafra Orsi - Integrante / Aloisio Ruscheinsky - Integrante / Mara Lúcia Figueiredo - Integrante / Aldo Roberto Ometto - Integrante / Patrícia Cristina Silva Leme - Integrante / Patrick Deconto Pelicciolli - Integrante / Victor Eduardo Lima Ranieri - Integrante / Marcia Pereira da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    As ações e práticas em educação ambiental na transição das escolas para espaços educadores sustentáveis, Descrição: A Educação Ambiental (EA) nas escolas brasileiras passou a contar, a partir de 2013, com o apoio de recurso financeiro federal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Escola Sustentável), o qual ?prevê recursos a serem empregados na melhoria da qualidade de ensino e a transição das escolas para a sustentabilidade socioambiental, considerando a gestão, o currículo e o espaço físico? (BRASIL, MEC, 2014). O programa é dividido em três ações: 1- Apoiar a criação e o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida); 2-Adequar o espaço físico, visando à destinação apropriada de resíduos da escola, eficiência energética e uso racional da água, conforto térmico e acústico, mobilidade sustentável e estruturação de áreas verdes; 3- Promover a inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico (PPP) da escola. A escola contemplada pode utilizar o recurso em uma ou mais ações relacionadas ao espaço físico, à gestão ou ao currículo. Esse projeto de iniciação científica do Artigo 171/FUMDES do Governo do Estado de Santa Catarina, desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí ? Univali apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo de identificar as ações e estratégias em Educação Ambiental, voltadas à sustentabilidade planejadas por instituições de ensino da rede pública, contempladas com recursos financeiros do PDDE Escola Sustentável, nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e São João Batista ? SC. A metodologia, do tipo qualitativa, constou da revisão literária sobre o Programa Nacional Escolas Sustentáveis, coleta de dados das escolas contempladas no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sistematização dos dados e leitura minuciosa dos planos. Os dados foram analisados considerando as ações e estratégias financiadas pelo PDDE Sustentável. Dentre os três municípios analisados, foram 59 escolas contempladas, e pode-se identificar que as estratégias mais evidentes nos planos de ação foram aquelas relacionadas a ação de número 2 (de adequar o espaço físico), com um total de 156 estratégias, das quais se destacam a coleta de água da chuva e organização de hortas; seguidas pela Ação 3 (inclusão da temática socioambiental no PPP) com 73 e, na sequência, a Ação 1 (voltada à criação e fortalecimento da Com-Vida) com 68 estratégias. Acredita-se que isso aconteça pelo fato das instituições compreenderem que a EA para tornar-se efetiva, necessita de ações concretas e visíveis, a serem apresentadas à comunidade como modelo de uma escola sustentável. Com isso, as atividades que envolveriam as dimensões do currículo, da gestão democrática e interação escola-comunidade, previstas no Programa Nacional Escolas Sustentáveis ? PNES ? (BRASIL, MEC, 2014), não foram priorizadas. Sabe-se que a formação desses espaços educadores sustentáveis vai muito além de discursos referentes a questões ambientais, e ações e práticas pontuais em eventos como a semana do Meio Ambiente, ou datas como o dia mundial da água, dia da árvore. Por isso a relevância dessa pesquisa se justifica por gerar subsídios aos gestores de políticas públicas em EA, e contribuir para a melhoria da gestão das diferentes dimensões da escola, o que implica em melhoria na qualidade do ensino, pois como determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a mesma é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental. (BRASIL, MEC-CNE, 2012). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Junior Cesar Mota - Integrante / Antonio Fernando Silveira Guerra - Coordenador / Eliane Renata Steuck - Integrante / Jaqueline Maria Alexandre Weiler - Integrante / Erica Aparecida Souza da Silva - Integrante / Raquel Fabiane Mafra Orsi - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Ambientes Educacionais: alternativas pedagógicas para compreensão do processo educativo na Educação Infantil, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as finalidades e prioridades de um Centro de Educação Infantil do município de São João Batista/SC em seus aspectos fisico, econômico, social e semântico, oportunizando conhecimento, pesquisa, e novos olhares para o ambiente educacional. A maneira como está materializado os espaços, revelam as finalidades e as prioridades do CEI de acordo com as indicações apresentadas na legislação e nos documentos norteadores da Educação Infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Junior Cesar Mota - Integrante / Claudia Kuinta Dias Hohmann - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Honra ao mérito: Aluno destaque do curso de Pedagogia, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Matrícula Universal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação

  • 2016 - 2019

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental.

    Atividades

    • 09/2016

      Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Apropriação Digital, Fundamentos da Educação Ambiental, Constituição de Educadores Ambientais, Educação no Processo de Gestão Ambiental, Projetos de Ação Ambiental, Seminário Integrador I, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 2016 - 2019

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa: Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2016 - 10/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.,Atividade realizada, Mediador de Grupo de Trabalho no VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.

  • 2014 - 2015

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Educação Estudos Ambientais e Sociedade, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2015 - 07/2015

      Estágios , Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Univali, .,Estágio realizado, Estágio de Docência PPGE/Mestrado Acadêmico.

  • 2014 - 2016

    Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutoria externa, Carga horária: 16

    Atividades

    • 03/2014 - 02/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e a Formação do Professor, Estágio Curricular Obrigatório, Metodologia Científica, Políticas Educacionais, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Teorias e Práticas do Currículo, Trabalho de Graduação (TG)

  • 2011 - 2012

    Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

  • 2010 - 2014

    Prefeitura Municipal de São João Batista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40