Marcos Vasconcelos Correia

Mestre em Administração de Empresas pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2008). MBA em Gestão Pública pela Unopar (2019). Especialista em Marketing pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2002). Graduado em Administração de Empresas pela UniChristus (2000). Atuou em cargos gerenciais na área comercial de grandes grupos e como Coordenador do Curso de Administração, bem como Coordenador de Estágio Supervisionado em Administração na FAP - Faculdade Paraíso do Ceará de 2010.2 até 2013.2. Lecionou nesse período as disciplinas de Gestão das Organizações, Tópicos II, Gestão Mercadológica, Planejamento e Marketing, Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo. Atualmente atua como Professor Efetivo do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Zona Norte nos cursos de Técnico em Comércio e superior em Tecnólogo em Marketing e como voluntário no programa Mulheres Mil do Governo Federal que tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. E-mail institucional: marcos.vasconcelos@ifrn.edu.br ou e-mail pessoal: marcos.adm.vascon@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Administração de Empresas

2006 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: Relacionamento com o cliente - uma análise do uso da estratégia de CRM e suas implicações em uma empresa de locação de vídeos em Fortaleza., Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Prof. Dr. Jose de Paula Barros Neto
Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Estratégia empresarial; Competitividade; CRM; Satisfação; Fidelização. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em MBA em Gestão Pública

2018 - 2019

Universidade Norte do Parana
Título: MBA em Gestão Pública

Especialização interrompida em 2013 em Docência do Ensino Superior

2012 - Atual

Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte CE
Ano de interrupção: 2013

Especialização em Gerência Executiva de Marketing

2001 - 2002

Universidade Federal do Ceará
Título: O Marketing como ferramenta estratégica para os serviços temáticos de alimentação
Orientador: Maria Zilah Sales de Albuquerque

Graduação em Administração

1997 - 2000

Unichristus - Centro Universitário Christus
Título: A importância da comunicação em marketing como fator gerador de demanda para empresa Doce Marrom na cidade de Fortaleza
Orientador: Joysinett Moraes da Silva

Formação complementar

2012 - 2012

Formação de Coordenador e Auditor da Qualidade.. (Carga horária: 64h). , RS2 Consultoria, RS2, Brasil.

2010 - 2010

Formação de Auditor Interno. (Carga horária: 40h). , Faculdade Paraíso do Ceará, FAP, Brasil.

2009 - 2009

AFO - Administração Financeira e Orçamentária. (Carga horária: 24h). , Master Concursos, MC, Brasil.

2009 - 2009

Administração Geral. (Carga horária: 30h). , Master Concursos, MC, Brasil.

2007 - 2007

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2005

Certificação Continuada ANBID. (Carga horária: 40h). , Associação Nacional dos Bancos de Investimento, ANBID, Brasil.

2005 - 2005

Aperfeiçoamento do Gerente Comercial. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento Itaú, CTI, Brasil.

2002 - 2002

Formação de Gerente para Varejo. (Carga horária: 200h). , Centro de Treinamento Itaú, CTI, Brasil.

2000 - 2000

Introdução à Gerência de Loja. (Carga horária: 60h). , Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

CORREIA, M. V. . Dia do Administrador - Novos Modelos de Gestão. 2012. (Outro).

CORREIA, M. V. . VII Semana da Administração FAP - Gestão Pública e Privada os caminhos da Administração.. 2012. (Outro).

CORREIA, M. V. . Dia do Administrador - Postura e Comportamento em redes sociais.. 2011. (Outro).

CORREIA, M. V. . VI Semana do Administrador FAP - Gestão Organizacional: Tendências para o crescimento de um novo mercado regional.. 2011. (Outro).

CORREIA, M. V. . Dia do Administrador - Os desafios para os atuais e futuros administradores. 2010. (Outro).

CORREIA, M. V. . V Semana do Administrador FAP - Empregabilidade e Empreendedorismo no novo nordeste.. 2010. (Outro).

Participação em eventos

5ª EXPOTEC - Exposição Tecnológica, Científica e Cultura do Campus João Câmara. 2019. (Exposição).

Maratona Universitária de Negócios Sociais - SEBRAE.Maratona Universitária de Negócios Sociais - SEBRAE. 2018. (Encontro).

XII CONNEPI - Congresso Norte-Nordestes de Pesquisa e Inovação. Relacionamento com o cliente: um estudo de caso na pousada pinheiro em João Câmara-RN.. 2018. (Congresso).

1ª Feira de Empreendedorismo e Negócios da Região do Mato Grande RN. Jurado no Torneio de Ideias. 2015. (Feira).

I FIECN - Fórum Internacional de Ensino de Ciências da Natureza.O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO E.M.:FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU TRANSMISSÃO DE ERROS CONCEITUAIS?. 2014. (Outra).

X Congresso de Iniciação Científica do IFRN (X CONGIC) e II Mostra Tecnológica. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO RESTAURANTE DA PINA UTILIZANDO O MÉTODO SERVQUAL.. 2014. (Congresso).

IX Encontro Pedagógico da FAP - Didática para o pensamento crítico - uma abordagem para ENADE.. 2012. (Encontro).

Conferência IES Management - Práticas e Gestão em Instituições de Ensino Superior, Workshop Indicadores de Desempenho em IES, Workshop Captação, Fidelização e Retenção de Alunos (15 à 17/06 - 24h). 2011. (Outra).

Descerramento da placa dos alunos de Administração - turma 2010.2.Homenagem como professor da turma de Administração de 2010.2. 2011. (Outra).

IV Feira de Profissões do Colégio Salesiano São João Bosco.Exposição da FAP - Faculdade Paraíso do Ceará. 2011. (Oficina).

VII Encontro Pedagógico da FAP - A Dimensão Sociodramática dos Processos de Aprendizagem em Sala de Aula.. 2011. (Encontro).

XIV ENCONTRO VOCACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Colégio Pequeno Príncipe.Profissões, mercado de trabalho e novos rumos.. 2011. (Encontro).

3 Semad - Seminário de Administração da Macroregião de Picos - dias 4, 5 e 6 de Novembro.. 2010. (Seminário).

3 Semad - Seminário de Administração da macro-região de Picos-PI - Empreendedorismo e Gestão Social..Empreendedorismo Social. 2010. (Seminário).

Dia da Responsabilidade Social - FAP..Voluntário no dia da Responsabilidade Social.. 2010. (Outra).

EPROCAD - Encontro de Professores e Coordenadores de cursos de Administração.. 2010. (Encontro).

I Fórum Fastjob de Empregabilidade. 2010. (Seminário).

III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão da FAP - Faculdade Paraíso do Ceará..RELACIONAMENTO COM O CLIENTE UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRATÉGIA DE CRM E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA REDE DE VÍDEOLOCADORA. 2010. (Encontro).

Seminários em Gestão da Acerte consultoria Jr./ UFC - Universidade Federal do Ceará - Cariri..Aliando conhecimentos acadêmicos e visão de negócios. 2010. (Outra).

V Encontro Pedagógico - FAP Faculdade Paraíso-CE. 2010. (Encontro).

VI Encontro pedagógico da FAP. 2010. (Encontro).

FIA 2009 - Fórum Internacional de Administração - Estratégia e Inovação. 2009. (Outra).

III Seminário de Estudos Organizacionais - Perspectivas e Desafios - Governança Corporativa, Ensino e Pesquisa em Adm. e Controladoria, Ética e Responsabilidade social Empresarial, Assédio nas Organizações e Gestão do Afetivo nas Organizações.. 2009. (Seminário).

Seminário de Empreendedorismo e Marketing do curso de Arquitetura da UNIFOR - Universidade de Fortaleza..Empreendedorismo e Marketing - Comportamentos do empreendedor.. 2009. (Seminário).

Palestra sobre marketing - Faculdade UNICE - CE.O que é Marketing?. 2007. (Seminário).

Brasil: Competitividade e mercado Global. com Marcos Troyjo - presidente internacional do jornal Gazeta Mercantil. 2006. (Seminário).

Ensino em Mestrados e Doutorados no Brasil - Avaliações de cursos, tendências e perspectivas - Sonia Calado - comitê de avaliação da CAPS. 2006. (Seminário).

Inovação na gestão de mudanças - Dra. Hilma Barros - PhD. em Comportamento Organizacional. auditório da FIEC. 2006. (Seminário).

Pós Globalização, Racionalidade, Economia, e Administração - Prof. Omar Aktouf, PhD. Montreal - Canadá. auditório FIEC. 2006. (Seminário).

VI Semana de Administração da Faculdade Christus.VI Semana da Administração da Faculdade Christus. 2006. (Encontro).

Encontro de Marketing e Vendas - com Paulo Angelim, Cláudio Diogo, Leila Navarro, Raul Candeloro, Clarice Leal e Alfredo Rocha - Centro de convenções. 2005. (Encontro).

I Ciclo de Palestras da Faculdade Christus - Gestão de Organizações - Marketing - Negócios. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: José Jairo Pereira Graciano

BRANDAO, H. A.; VIVIAN, E.;CORREIA, M. V.. Hotelaria na cidade de Juazeiro do Norte - CE: um estudo de caso da qualidade percebida pelos romeiros que buscam hotel como meio de hospedagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MÁRCIO ROSENDO DE BARROS

TAVARES, C. V. C. C.;CORREIA, M. V.; LIMA, H. P.. Compreender e Identificar o Perfil do Consumidor Universitário de uma IES do Juazeiro do Norte na Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Cristiane Fernandes de Oliveira

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; SILVA, L. S.. Estudo de Caso do Mix de Marketing e de Comunicação da Rede de Farmácias Pague Menos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Ana Alice Gonçalves da Silva

LIMA, F. G. C.;CORREIA, M. V.; LEITE, A. R. A.. Análise Revisional e Estudo de Caso na Empresa Mega Calçados Situada em Juazeiro do Norte-CE e os Pressupostos Conceituais da Sustentabilidade: Como as Empresas Evoluem Economicamente Atreladas à Sustentabilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Camila Raquel Figueiredo Nogueira

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; LEITE, A. R. A.. Plano de Negócio: Elaboração de um Plano de Negócio para um Mercantil em Juazeiro do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Francisca Santos da Silva Filha

LIMA, F. G. C.;CORREIA, M. V.; LEITE, A. R. A.. Crescimento x Desenvolvimento: Polos Calçadistas e Semi Jóias de Juazeiro do Note-CE, Uma Abordagem Sustentável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: José Elielton Alves Bezerra

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; ALENCAR, R. S.. Plano de Negócio: Avaliação de Implantação de uma Empresa de Consultoria, Projetos e Treinamentos em Juazeiro do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Luiz Carlos Rocha da Costa

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; ALENCAR, R. S.. Plano de Negócio: Desenvolvimento de Projeto para uma Fábrica de Fraldas Descartáveis Infantil em Juazeiro do Norte-CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Jéssica Mayara Ferreira dos Santos

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; LEITE, A. R. A.. Perspectivas dos Estudantes de Administração em Abrir seu Próprio Negócio a Partir da Visão de uma Oportunidade: Um Estudo Realizado Juntos aos Alunos de uma IES Privada na Cidade de Juazeiro do Norte - CE.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Tarley Junior da Silva Gomes

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; LEITE, A. R. A.. A Utilização das Redes Sociais para Divulgação de uma Marca: Estudo Realizado nas Empresas Varejistas de um Shopping em Juazeiro do Norte - CE.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Maria Gismar Tanasio da Silva

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; PEDROZA, M. I.. Plano de Negócio: Avaliação da Implantação de uma Padaria na Cidade de Juazeiro do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Delane Kelly da Silva

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; PEDROZA, M. I.. A Importância da Integração entre os Setores e o uso Adequado das Informações na Tomada de Decisão: Um Estudo de Caso sobre a Implantação de um Sistema ERP em uma Imobiliária Localizada em Juazeiro do Norte - CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: NIWMÁRIO FREIRES DE OLIVEIRA

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; TAVARES, C. V. C. C.. Plano de Negócio: Avaliação da Implantação de uma Loja de Serviço em Informática.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Aucilândia Martins Brito

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; SANTOS, K. C.. Estilos de Liderança no Contexto do Varejo da Cidade de Juazeiro do Norte - CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Débora Cristiane Ferreira Almeida

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; SARAIVA, P.M.. Responsabilidade Social Empresarial Centrada na Mudança do Relacionamento Empresa-Consumidor: Estudo de Caso no Varejo Bancário de Juazeiro do Norte - CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: MIKAEL OLIVEIRA DAMASCENO

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; TAVARES, C. V. C. C.. Plano de Negócio: Avaliação de Implantação de uma Empresa de Comercialização e Distribuição de Produtos de Higiene Pessoal e Perfumaria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Francisca da Silva Santos

CORREIA, M. V.. Estudo de viabilidade de implantação de uma Necrópole Ecumênica em Brejo Santo - CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Eduardo Henrique Teixeira

CORREIA, M. V.. Plano de negócios - CMT Terraplenagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Kátia Maria dos Santos

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; PEREIRA, M. P. F.. A Importância das Políticas Públicas para a Agricultura Familiar para o Desenvolvimento Local: Um Estudo de Caso no Município de Brejo Santo - CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Josefa Pereira Galvão

RAMOS, I. M. M.;CORREIA, M. V.; PEREIRA, M. P. F.. A Comunicação Interna como Instrumento Influenciador no Desempenho Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Distribuição.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Rodolfo de Alcântara Freitas

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; SOARES, A. A. C.. Plano de Negócio: Avaliação da Implantação de uma Escola de Educação Infantil e Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Aleksei Bresciani Colle Bettini de A

MAIA FILHO, N. S.;CORREIA, M. V.; SILVA, L. S.. Lins.Análise Estratégica de Micro e Pequena Empresa de Lavagem Automotiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Maria Arrais Lavor

HOLANDA, A. G.;CORREIA, M. V.; PEREIRA, M. P. F.. O Processo de Recrutamento e Seleção: Um Estudo de Caso em uma Média Empresa de Juazeiro do Norte - CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Aluno: Thayse de Oliveira Miranda

RAMOS, I. M. M.;CORREIA, M. V.; RAMOS, Roberto Rodrigues. Marketing de Relacionamento: Análise de Satisfação, Confiança e Lealdade como Estudo de Caso em um Supermercado de Juazeiro do Norte-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Terezinha Cristina Rodrigues Teixeira

RAMOS, I. M. M.; RAMOS, Roberto Rodrigues;CORREIA, M. V.. A Política de microcrédito como Geradora de Emprego e Renda: Um Estudo do Crediamigo no Cariri. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: RODRIGO DO NASCIMENTO SOUZA

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; SANTOS, K. C.. A Análise do Perfil de Consumo dos Estudantes do Curso de Administração da Faculdade Paraíso para a Utilização do Comércio Virtual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Maria das Graças Cruz Figueiredo

ALENCAR, R. S.;CORREIA, M. V.; SARAIVA, P.M.. Plano de Negócios: Avaliação de uma Loja de Materiais de Construção - Construcenter.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Kátia Michelly Almeida Nunes

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; SANTOS, K. C.. Comunicação no Terceiro Setor: Estudo de Caso na ONG Instituto de Eco Cidadania Juriti.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Ana Cinthia da Silva

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; SANTOS, K. C.. A Influência de Culturas Corporativas no Comportamento Organizacional: Estudo de Caso em uma Instituição Bancária.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Breno Pessoa Duarte

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; SILVA, L. S.. A Importância do Planejamento e Controle Financeiro para o Empreendedor Individual de Juazeiro do Norte-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Daniel Macêdo Saraiva

SOARES, A. A. C.;CORREIA, M. V.; RAMOS, I. M. M.. Marketing de Relacionamento no Contexto B2B: Análise da Distribuição de Produtos Oi em Juazeiro do Norte-CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Elidiane Nunes dos Santos Silva

MAIA FILHO, N. S.;CORREIA, M. V.; SOARES, A. A. C.. O Estilo de Liderança Eficaz em Call Centers de Planos de Saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Felipe Alves de Oliveira Bezerra

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; HOLANDA, A. G.. Análise da Capacidade Produtiva de uma Fábrica de Refrigerantes na Cidade de Juazeiro do Norte-CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Francimar do Nascimento Ferreira

SILVA, L. S.;CORREIA, M. V.; ANDRADE, R. L.. Análise e Interpretação dos Custos em uma Empresa Alimentícia Situada em Juazeiro do Norte-CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Getúlio Moreira Saraiva

PEREIRA, M. P. F.;CORREIA, M. V.. Plano de Negócio: Análise de Viabilidade da Empresa ADM Desenvolve, que oferece Cursos e Treinamentos na Área Empresarial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Jose Lima de Sousa Júnior

ALENCAR, R. S.;CORREIA, M. V.; SARAIVA, P.M.. Proposta de Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade para Melhoria do Processo Produtivo na Empresa Ibovale em Juazeiro do Norte-CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Jeane de Freitas Sousa

SANTOS, K. C.;CORREIA, M. V.; HOLANDA, A. G.. A Apocalíptica Comunicação Organizacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Rosimeire Ribeiro Lima Vital

SARAIVA, P.M.;CORREIA, M. V.; RAMOS, I. M. M.. Plano de Negócios: Avaliação de Implementação de uma Empresa de Desenvolvimento e Comercialização de Softwares em Juazeiro do Norte-CE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Islly Gabrielle Tavares Limachi

CORREIA, M. V.. Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de caso múltiplo em escolas particulares no Cariri.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Eduardo Mariano Lima Júnior

CORREIA, M. V.. A importância do Endomarketing para a Construtora CRC em Juazeiro do Norte: Um estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Rayane de Aquino Saraiva

CORREIA, M. V.. Satisfação dos Clientes Corporativos nos serviços de telefonia móvel na região metropolitana do Cariri: Uma análise utilizando a técnica do incidente crítico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

Aluno: Chagas Feitosa Alencar

CORREIA, M. V.. A função de Relações públicas como estratégia de Marketing: um estudo de caso na Cajuína São Geraldo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora do professor Romão Soares Sampio. 2012. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora do professor Diego de Sousa Guerra. 2012. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora da professora Halana Adelino Brandão. 2012. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora da professora Kely Cristina dos Santos. 2012. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora do professor Antônio Edinardo de Oliveira. 2012. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora da professora Aline Gomes Holanda. 2010. Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE.

CORREIA, M. V.. FAP - Banca julgadora do professor Ricardo Correia Moreira. 2010. Faculdade Paraíso do Ceará.

CORREIA, M. V.. Coordenação da comissão de seleção do Edital 19/2019 ITEN Hotel de Projetos.. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

CORREIA, M. V.. VI Encontro de Iniciação Científica Faculdade Paraíso e V Encontro de Extensão FAP. 2013. Faculdade Paraíso do Ceará.

Orientou

CICERA VALDENIA BEZERRA DOS SANTOS

Satisfação do Consumidor em Serviços - Um Estudo de Caso na Ótica San Vallentin na Cidade de Juazeiro do Norte - CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Adriana Karine Araújo Barbosa Calou

Cultura e Clima Organizacional: A Importância da Análise Organizacional para a Empresa Kero Pão na Cidade de Juazeiro do Norte - CE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Géssica Janaina de Santana Monte

Análise da Qualidade em Serviços: Um Estudo Sobre a Percepção dos Clientes em Relação aos Serviços de uma Pousada em Juazeiro do Norte-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Luanna Isabelle Costa Felizardo

Comportamento de Consumo: Uma Análise e Decisão de Compra de Automóveis Novos em Juazeiro do Norte-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Luana Pinheiro Gouveia

A importância das Redes Sociais Como Ferramenta de Marketing para Aumento de Vantagem Competitiva em uma IES de Juazeiro do Norte-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Nilanny Phamela Santana Gomes

Marketing no Varejo: A Estratégia do Estímulo Olfativo em Lojas do Cariri Garden Shopping; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Sidney Hebert da Silva

A Importância da Análise de Cenários e do Planejamento Estratégico para a Gestão de Futuros Negócios: Um Estudo com Empreendedores Premiados pelo MPE Brasil em Juazeiro do Norte-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Luciano Bezerra da Silva

Gestão Social - Um Estudo de Caso Sobre a Contribuição do Associativismo em Juazeiro do Norte-CE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Clédson Bezerra Palácio

A Importância da Gestão da Inovação para uma Ótica na Cidade de Juazeiro do Norte-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Thiago Alves Leite

A importância da Qualidade no Atendimento como Diferencial Competitivo na Empresa MT Créditos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Davi Pereira Piancó

Empreendedorismo e Inovação: Uma Análise da Inovação na Empresa Bahamas Calçados em Juazeiro do Norte - CE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Karyna Trajano Rodrigues

O Networking como Estratégia de Seleção: Um Estudo de Caso na Empresa Zenir Móveis e Eletrodomésticos em Juazeiro do Norte - CE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Kássya Trajano Rodrigues

Marketing de Relacionamento: Um Estudo de Caso em uma Concessionária de Motocicletas Honda na Cidade de Juazeiro do Norte - CE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Paulo Juscelino Fernandes da Costa

Marketing de Serviços: Um Estudo de Caso em Uma Agência Bancária Privada de Juazeiro do Norte - CE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Irismar Tanasio da Silva

Gestão da Inovação nas Empresas da Cidade de Juazeiro do Norte - CE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Elaine Cristina Macedo Machado

Marketing no Varejo: As Estratégias e Inovações Adotadas por Uma Empresa de Jóias em Juazeiro do Norte - CE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

MARCELO PINHEIRO RODRIGUES

Qualidade em Serviços: Um Estudo Sobre a Satisfação do Atendimento ao Cliente em uma Empresa de Transportes na Cidade de Juazeiro do Norte - CE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Natália Diniz Matos Cavalcante

Comunicaçã Organizacional: A importância da Comunicação Organizacional na Atuação das Equipes em uma IES na Cidade de Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

João Paulo Soares dos Santos

A Influência do Posicionamento de Marca na Decisão de Compra dos Consumidores de Leite em Pó em Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Marysangela de Oliveira Tavares

Empreendedorismo e Inovação: Um Estudo de Caso das Características Empreendedoras do Dirigente da Empresa Nutriagro em Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Rosivânia Ferreira de Sá

Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Análise da QVT em Uma Empresa de Comercialização de Motos na Região do Cariri; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Karísia Monteiro Maia

Comportamento do Consumidor: Uma Análise do Comportamento de Compra dos Consumidores da Loja Arezzo em Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Sabrina Braga de Almeida Gonçalves

Comprometimento Organizacional no Serviço Público: Um Estudo de Caso na Receita Federal de Juazeiro do Norte - CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Glauco Brasileiro Lustosa

Qualidade de Serviços: Uma Análise de Serviços na Empresa HB Gráfica em Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Gilvanildo Ferreira Alves

A Importância da Publicidade e Propaganda na Gestão Estratégica para as Empresas Clientes da TV Verdes Mares Cariri; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Cícera Lucimar da Silva Medeiros

Qualidade de Serviços: Um Estudo de Caso na Unidade SESC em Juazeiro do Norte-CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Cicera Samara do Nascimento

Relacionamento com o Cliente: O Marketing de Relacionamento como Diferenciação Competitiva para a WR Engenharia na Cidade de Juazeiro do Norte-CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Eduardo Mariano Lima Júnior

Marketing de Relacionamento: O CRM como Diferencial Competitivo para uma Construtora em Juazeiro do Norte-CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Jailson Ferreira Mateus

Qualidade de Serviços: Uma Análise dos Serviços Prestados em uma IES em Juazeiro do Norte - CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Wallyson Uchoa de Souza

Marketing de Serviços: Uma Análise da Qualidade dos Serviços Prestados por uma Instituição Financeira Bancária; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso do Ceará; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Bruna Soares da Gama

Planejamento Financeiro Pessoal e a Importância da Gestão dos Próprios Recursos - Um Estudo de Caso com Estudantes de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará - FAP; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Tárcio Vieira de Araújo

Pós-Venda: A Importância do Pós-Venda como Estratégia Competitiva para a Empresa Hidromec em Juazeiro do Norte-CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Suerla Maria de Andrade Dantas

Competências Gerenciais: Uma Análise do Nível de Competência Gerencial para o Sucesso dos Alunos do Curso de Administração da Faculdade Paraíso-FAP; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Marcos Antonio Pereira

Networking como Ferramenta de Empregabilidade: Um Estudo de Caso no Curso de Adminstração de Empresas de uma IES Particular em Juazeiro do Norte-CE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Francisca Fabiana Agostinho da Silva

A Percepção dos Valores Organizacionais e sua Influência no Clima e na Satisfação no Trabalho em uma IES Privada; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Christianne Kelly Soares dos Santos

Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de Caso na Empresa Trevo Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo no Aeroporto Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Francisco José de Vasconcelos Barros

Gestão Organizacional - Uma Análise sobre a Percepção de Alguns Gestores da Terceira Idade em Relação aos Jovens Universitários em Administração; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Antonio Narje Vieira Macedo

Qualidade de Vida no Trabalho - Uma Avaliação sobre a QVT em uma Empresa do Setor de Telefonia na Região do Cariri; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Francisca Josefa de Lima Lopes

Políticas Públicas: A importância da Educação Técnica Pública Estadual como Forma de Desenvolvimento Profissional para os Jovens de Juazeiro do Norte-CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Mauricélio Gomes de Abreu

Qualidade de Serviços: Um estudo de caso na Oliveira Marini Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Juliana Rodrigues Holanda e Lídia Eletícia Santos C

Melo; Marketing de Serviços: Análise da satisfação dos clientes do salão Vera Cabelos em João Câmara; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Daniela Nascimento de Lima e Maria Liania da Silva Targino

Marketing de Serviços: Estudo em uma Confeitaria em João Câmara; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

NICOLAS DANTAS DE OLIVEIRA

Relacionamento com o cliente: Um estudo de caso na pousada Pinheiro em João Câmara; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Ana Flávia Ribeiro da Silva e Stefhanee Ribeiro Medeiros

Diagnóstico Organizacional no Restaurante Dom Oscar; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Augusto César de Oliveira e José Pedro Dias Martins

Análise das práticas administrativas do Instituto Federal Campus João Câmara - Diagnóstico Organizacional; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Raquel de Souza Barateiro e Roberta Pereira Varela

Diagnóstico Organizacional da Empresa Paul Pitcher; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Alberto Noam Henrique Dias e Viviane Tavares de Lima

Diagnóstico Empresarial no Supermercado Central; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Lara Lays Silva da Costa e Leonardo Campos Gomes

Diagnóstico empresarial da Empresa Elisa Magazine; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Evanisia Teixeira da Silva e Jean Dias Tavares

Relatório de Consultoria Organizacional na Empresa Maria Flor; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Cooperativismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Jesseline Souza Martins e Carlos Felipe Fernandes

Relatório de Consultoria Organizacional realizado na empresa Kapricho Magazine; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Cooperativismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Marcos Vasconcelos Correia;

Produções bibliográficas

  • NELSON, R. A. R. R. ; CORREIA, M. V. . Da Correção Adequada do FGTS. Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária , v. 25, p. 68-82, 2015.

  • NELSON, R. A. R. R. ; CORREIA, M. V. . FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) - EM BUSCA DA CORREÇÃO JUSTA. Revista de La Facultad de Ciencias Económicas , v. 1, p. 147-163, 2015.

  • NELSON, R. A. R. R. ; CORREIA, M. V. . Do Direito a uma 'justa' correção do FGTS. Revista Fórum Trabalhista - RFT , v. 4, p. 70, 2015.

  • NELSON, R. A. R. R. ; CORREIA, M. V. . Do FGTS e O Pleito Por Uma Justa Correção. Revista do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte , v. 12, p. 120-145, 2015.

  • NELSON, R. A. R. R. ; CORREIA, M. V. . Pelo Direito a uma 'justa' correção do FGTS. Doutrinas Jurídicas , v. 1, p. 1, 2015.

  • CORREIA, M. V. ; SILVA, F. F. da . A percepção dos valores organizacionais e sua influência no clima e na satisfação no trabalho em uma instituição de ensino superior privada. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 432032012, 2012.

  • CORREIA, M. V. ; GAMA, B. S. da . Planejamento financeiro pessoal e a importância da gestão dos próprios recursos - Um estudo de caso com os estudantes de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará - FAP CE. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 431032012, 2012.

  • CORREIA, M. V. . O Impacto da Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) como forma de desenvolvimento para os alunos das escolas profissionais de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 443042012, 2012.

  • ALVES, G. F. ; CORREIA, M. V. . A Importância da Publicidade e Propaganda na Gestão Estratégica para as Empresas Clientes da TV Verdes Mares Cariri.. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 391112011, 2011.

  • ASSIS, D. S. F. ; CORREIA, M. V. . Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados pelo Restaurante da Pina Utilizando o Método Servqual.. In: X CONGIC - Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2014, Pau dos Ferros-RN. X CONGIC - Inovação e Criatividade no Sergão do Alto Oeste Potiguar. Natal: Editora do IFRN, 2014. p. 2045-2052.

  • ABREU, M. G. ; CORREIA, M. V. . Qualidade de serviços: um estudo de caso no aeroporto regional do Cariri em Juazeiro do Norte CE.. In: XV Eread - Maceió, 2011, Maceió. XV Eread - Comunicação e Gestão - Do Networking às parcerias Estratégicas., 2011.

  • CORREIA, M. V. . Relacionamento com o cliente uma análise do uso da estratégia de CRM e suas implicações em uma rede de vídeolocadora.. In: III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão da FAP - Faculdade Paraíso do Ceará, 2010, Juazeiro do Norte - CE. III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão da FAP - Faculdade Paraíso do Ceará, 2010.

  • CORREIA, M. V. ; ASSIS, D. S. F. . Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados pelo Restaurante da Pina Utilizando o Método Servqual.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA, M. V. ; CORTEZ, J. P. B. ; ASSIS, D. S. F. . Avaliação da Qualidade de Serviços Prestados em Restaurantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. S. ; CORREIA, M. V. . O Gestor e a Responsabilidade Social: Estudo De Caso Em Um Supermercado De Juazeiro do Norte-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREIA, M. V. . Alinhando conhecimento acadêmico e visão de negócios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, M. V. . Empreendedorismo e Marketing. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, M. V. . O que é Marketing?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, M. V. . O que é Marketing?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CORREIA, M. V. . O Marketing para o Dia das Crianças. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, M. V. . 6ª Semana de Administração da FAP. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, M. V. . Colação de grau da turma de Administração e Direito da FAP de 2010.2. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, M. V. . Uma vida acompanhada pela 'educação Christus'.. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, M. V. . Empreendedorismo e Inovação na Região do Mato Grande. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Oficina de Marketing para Hotel de Projetos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . Oficina de Marketing para Hotel de Projetos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . MULHERES MIL (Voluntário) - Empreendedorismo e Geração de Renda - Curso FIC Mulheres Mil - Curso de Cuidador de Idosos.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . MULHERES MIL - Introdução à Administração - FIC em Auxiliar Administrativo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . MULHERES MIL - Processos de Recursos Humanos - Curso FIC em Aux. Administrativo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . MULHERES MIL - Vendas e Qualidade no atendimento - Curso FIC em Auxiliar Administrativo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . PRONATEC - Avaliação de Desempenho - FIC Auxiliar de Recursos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . PRONATEC - Motivação e Trabalho em Equipe - FIC Auxiliar de Recursos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . PRONATEC - Retenção de Pessoas - FIC Auxiliar de Recursos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . PRONATEC - Treinamento e Desenvolvimento - FIC Auxiliar de Recursos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . MULHERES MIL (Voluntário) - Introdução à Administração - Curso FIC Mulheres Mil - Disciplina de Introdução à Administração no curso de Auxiliar Administrativo.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORREIA, M. V. . Gestão do Relacionamento com o Cliente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CORREIA, M. V. . Administração de Pequenos Hotéis e Pousadas. 2012. .

CORREIA, M. V. . Administração de Pequenos Hotéis e Pousadas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - AdministraçãodeMarketing).

CORREIA, M. V. . Treinamento de Gestão em Vendas - Pós-Venda e Fidelização do Cliente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Gestão de Produtos e Serviços. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Avaliação Externa para Reconhecimento do curso de Administração.. 2010. (Resultado de trabalho para Reconhecimento do curso de Administração da FAP.).

CORREIA, M. V. . Estudos de Cases de Marketing. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Gerência de Marca. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Marketing Direto, Marketing de Relacionamento e Fidelização. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Estratégia Empresarial. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Gerência e desenvolvimento de Produtos.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Administração de Marketing).

CORREIA, M. V. . Merchandising. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Segmentação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Argumentação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Produtos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Precificação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, M. V. . Negociação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    COMPORTAMENTO DE CONSUMO: UMA ANÁLISE SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DE MOTOS NOVAS EM JOÃO CÂMARA E CEARÁ-MIRIM - RN., Descrição: Estudo sobre o comportamento de consumo de motos novas na região de João Câmara e Ceará-Mirim.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vasconcelos Correia - Coordenador / Daniel dos Santos Franco de Assis - Integrante / João Paulo Brandão Cortez - Integrante.

  • 2014 - Atual

    EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE DO PERFIL, INTERESSE E CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFRN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS JOÃO CÂMARA., Descrição: Estudo sobre o perfil, características e interesse em Empreender dos alunos dos três cursos integrados do Campus João Câmara. Tal pesquisa leva em consideração as características dos conjuntos desenvolvidas por McClelland.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vasconcelos Correia - Coordenador / Loyze Karla Souza da Silva - Integrante / Jéssica Millena Soares da Silva - Integrante.

Prêmios

2015

Certificado de Mérito Comunitário - Serviços prestados à sociedade., Junior Achievement - Programa Miniempresa.

2013

Menção Honrosa pelo incentivo dado aos alunos sobre o concurso de ideias de negócios inovadores 2013 e difusão do empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica., IFRN - Campus Natal Central / ITNC - Incubadora Tecnológica, Campus - Natal Central.

2012

Reconhecimento por Contribuição Revelante para o Desempenho do MPAC (Mestrado) no quesito EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS., UFC - FEAAC - Universidade Federal do Ceará..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus João Câmara. , BR 406, km 73, nº 3500, Perímetro rural, 59550000 - João Câmara, RN - Brasil, Telefone: (84) 40054105, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor dos cursos de Administração e Cooperativismo - Tendo lecionado as disciplinas de Administração de Empresas Cooperativistas; Empreendedorismo; Gestão Pública e Terceiro Setor, Projetos em Empresas Cooperativistas, Marketing e Serviços e Fundamentos da Administração. Atualmente lotado no campus Natal Zona Norte atuando no curso superior de Tecnologia em Marketing.

2010 - 2013

Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte - CE

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio - Curso Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando também como professor na Graduação e Pós-Graduação:

* Graduação: Gestão das Organizações (2 sem.); Tópicos II (4 sem.); Gestão Mercadológica (5 sem.); Planejamento e Marketing (7 sem.) e Gerenciamento de Pequenas e Médias empresas (8 sem).
* Pós-Graduação: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

2013 - 2013

São Camilo - Unidade Crato-CE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do Curso de MBA em Liderança Internacional na disciplina de D.E - Desenvolvimento de Equipes.

2010 - 2013

RS2 Consultoria

Vínculo: Consultor Organizacional, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços de consultoria, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuando como Consultor de Gestão da Qualidade e Gestão Organizacional - Consultoria e treinamento em Gestão.

2010 - 2011

WISE - Consultoria e Treinamento

Vínculo: Consultor e Facilitador, Enquadramento Funcional: Consultor e Facilitador convidado, Carga horária: 8

Outras informações:
Responsável por consultorias e treinamentos na área administrativa/ mercadológica para colaboradores de diversas empresas da região.

2006 - 2010

Faculdade Ateneu - Pós-graduação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do curso de MBA, Carga horária: 6

Outras informações:
Ministrando as cadeiras de Cases de Marketing, Gerência de Marca, Gerência de Produtos e Serviços e Marketing de Relacionamento no curso de MBA do Instituto Ateneu.

2008 - 2009

Instituto Sapienta - UVA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 6

Outras informações:
Convidado a ministrar a disciplina de Gerência e Desenvolvimento de Produtos e Marcas no curso de Pós-graduação do Instituto Sapienta de Ensino Superior ISES.

Atividades

  • 06/2008

    Ensino, Administração de Marketing, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência e desenvolvimento de Produtos

2009 - 2009

FIC - Faculdade Integrada do Ceará

Vínculo: Aprovado em seleção, Enquadramento Funcional: Aprovado para professor da disciplina de O&M

Outras informações:
Aprovado na seleção para professor da disciplina de Organização, Sistemas e Métodos em Julho de 2009.

2007 - 2008

Atlântica Distribuidora de bebidas - Grupo Schincariol

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão de equipe de vendas (acompanhamento, avaliação, treinamento, motivação, reuniões: diárias, semanais e mensais, etc.); acompanhamento e análise de relatórios de gestão como: volume, tendência, realizado, preço médio, cobertura, desempenho de material pesado, índice de produtividade, segmentação, desempenho por supervisor e vendedor, etc.; negociação com clientes do mercado frio, adegas, auto-serviço e casas especiais, gerenciamento de carteira de clientes; acompanhamento e análise de mercado; administração de pós-venda, elaboração e distribuição de metas; pesquisa de mercado; cálculos financeiros, seleção e treinamento de pessoal sobre assuntos como: argumentação, negociação em vendas, precificação, merchandising, produtos, atendimento, etc, entre outros serviços relacionados ao cargo.

2001 - 2005

Banco Itaú SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento de carteira de clientes pessoa jurídica e pessoa física, consultoria de investimentos, análise de risco, visita a clientes, prospecção de mercado, cálculos financeiros, planejamento mensal de vendas, negociações com clientes, cobrança, análise e concessão de crédito, treinamento de novos funcionários e outros serviços relacionados ao cargo.

1998 - 2001

TIM Telecomunicações SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendente Comercial, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atendimento ao cliente, registro de serviços, fornecimento de informações sobre telefonia móvel celular, operação de terminais e micros, treinamento e desenvolvimento de estagiários, treinamento em atendimento de tele-marketing.