Rosemary dos Santos
Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber. Associada da ANPed e da AbdC. Foi Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2021-2024). Procientista (FAPERJ). Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2012 - 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: FORMAÇÃO DE FORMADORES E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CIBERCULTURA: ITINERÂNCIAS DE GRUPOS DE PESQUISA NO FACEBOOK
, Ano de obtenção: 2015. Edméa Oliveira dos Santos. Palavras-chave: pesquisa-formação; Multirreferencialidade; formação de professores.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2010 - 2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: Itinerâncias de uma Pesquisa-formação multirreferencial
, Ano de Obtenção: 2011.Edméa Oliveira dos Santos.Palavras-chave: cotidianos; cibercultura; Redes Sociais; pesquisa-formação; Multirreferencialidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação com Aplicação da Informátca
2008 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Pesquisa Colaborativa e Redes Sociais na Escola Básica:Desafios e Potenciais da Cibercultura
Orientador: Edméa Santos
Especialização em Docência
2000 - 2001
S B I
Título: Educação Especial no Ensino Superior
Orientador: Palmiro de Souza Anhemberguer
Graduação em Letras
1995 - 1999
Fundação Educacional Duque de Caxias
Título: O Ensino de Literatura Infantil nas Sérieis Iniciais
Orientador: José André Martins
Pós-doutorado
2023 - 2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência.
Formação complementar
2017 - 2017
Minicurso Internet das Coisas. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Curso de Formação para Professores. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Formação em História e Cultura Afro-brasileira e A. (Carga horária: 70h). , Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
2007 - 2008
Mídas na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2007 - 2007
Robótica. (Carga horária: 40h). , MIT - Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
2006 - 2007
Extensão universitária em Ciclo básico do Curso de Extensão a distancia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2006 - 2006
Uso criativo da Tecnologia. (Carga horária: 30h). , Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
2006 - 2006
Projetos Comunitários. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
TraansD I Introdução ao Pensamento Transdisciplina. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cibercultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Organização de eventos
SANTOS, R. ; FERNANDES, T. . I Seminário Temático LêTece/EduCiber: A Formação de Professores na Cibercultura e sua articulação com os fenômenos sócio-técnicos, éticos, políticos e culturais mediados por tecnologias digitais em rede.. 2023. (Outro).
SANTOS, R. . I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: SOBRE AS REDES DE CONHECIMENTOS E SIGNIFICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2022. (Outro).
SANTOS, E. O. ; SANTOS, R. . IV Encontro Internacional de Docência na Cibercultura. 2022. (Outro).
SANTOS, R. . Redes Educativas e as Tecnologias, docência na resistência e na criação. 2022. (Outro).
SANTOS, R. . 7 Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídias. 2021. (Outro).
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; VELLOSO, Luciana . III Encontro Internacional Docência e Cibercultura, com o Tema: Fazeressaberes de docentes na cibercultura. 2019. (Outro).
SANTOS, R. . 6º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2018. (Outro).
SANTOS, R. . I Encontro Internacional Docência e Cibercultura. 2015. (Outro).
Fichmann,Silvia ; SANTOS, R. ; Garabetti,Katya . 1º Rally Virtual da Amazônia. 2004. (Outro).
Participação em eventos
41a Reunião Nacional da ANPEd.Vic Coordenadora do GT16 - Educação e Comunicação. 2023. (Outra).
41a Reunião Nacional da ANPEd.Coordenadora da Sessão Apresentação de Trabalhos do GT16 - Educação e Comunicação. 2023. (Outra).
41a Reunião Nacional da ANPEd.A inteligência artificial generativa e os desafios para a pesquisa em educação. 2023. (Outra).
41a Reunião Nacional da ANPEd.Avaliadora Ad-Hoc do GT16 - Educação e Comunicação da avaliação dos trabalhos. 2023. (Outra).
Seminário Temático: A Formação de Professores na Cibercultura e sua articulação com os fenômenos sócio-técnicos, éticos, políticos e culturais mediados por tecnologias digitais em rede..A formação de professores na Cibercultura e sua articulação com os fenômenos sócio-técnicos, éticos, políticos e culturais mediados por tecnologias digitais em rede. 2023. (Seminário).
Seminário Temático: A Formação de Professores na Cibercultura e sua articulação com os fenômenos sócio-técnicos, éticos, políticos e culturais mediados por tecnologias digitais em rede..Ecologias da Educação: emergência de conceitos. 2023. (Seminário).
15a Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2022. (Outra).
15a Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2022. (Outra).
As Redes Educativas e as Tecnologias Docentes, na resistência e na criação.Coordenadora do Eixo nas redes educativas, nos cotidianos e nas práticas culturais. 2022. (Seminário).
CIET:EnPET|CIESUD:ESUD|2022 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância). Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas. 2022. (Congresso).
Encontro de parceiros no Capes Print - Cotidianos, redes educativas, processos culturais e Imagens.?A vida é uma dança cósmica?: dancemos na educação em ritmo decolonial. 2022. (Encontro).
I Seminário Educação na Cibercultura: sobre as redes de conhecimentos e significações nas práticas pedagógicas e na formação docente.A formação de professores na Cibercultura e sua articulação com os fenômenos sócio-técnicos, éticos, políticos e culturais mediados por tecnologias digitais em rede. 2022. (Seminário).
I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: SOBRE AS REDES DE CONHECIMENTOS E SIGNIFICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA FORMAÇÃO DOCENTE.Mensagem de boas-vindas do EduCiber e abertura do 1º Seminário do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense ? FEBF/UERJ. 2022. (Seminário).
IV Encontro Internacional Docência e Cibercultura (e-Doc)..Coordenadora do Eixo Fenômenos da Cibercultura. 2022. (Encontro).
10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (10}o SIMEDUC),.PRÁTICAS DE EMPODERAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DE PESSOAS SURDAS. 2021. (Simpósio).
30ª UERJ Sem Muros no modelo virtual.CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA NA CIBERCULTURA.. 2021. (Outra).
40a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd,. 2021. (Congresso).
I Congresso Internacional Leila Diniz. 2021. (Congresso).
XII Jornada Pedagógica de Educação Infantil.Ambiências formativas em tempo de novas educações: o que aprendemos com a pandemia?. 2021. (Outra).
XI Seminário dos laboratórios e grupos de pesquisa em educação, imagem e som.Apresentador e coordenador de grupo articulado. 2021. (Seminário).
14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd. Educação, tecnologia e enfrentamento de desigualdades. 2020. (Congresso).
Curso Docência e Didática Online para Ambientes Virtuais de Aprendizagens.Conteúdos em Hipertexto: Potenciais para educação online. 2020. (Outra).
Reunião pedagógica da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Práticas e usos de ambientes virtuais de aprendizagem: como pensar novas Educações. 2020. (Encontro).
Webinário ?Questões Atuais em Ensino?,.DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE PRÁTICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA?. 2020. (Outra).
Webnário: Redes sociais na integração com AVA na educação online,.PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2020. (Outra).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA...PORQUE RESISTIR É PRECISO!. 2020. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XX ENDIPE. 2020. (Encontro).
25o CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância,. A Associação Brasileira de Educação a Distância ? ABED. 2019. (Congresso).
39ª Reunião Nacional da ANPEd. O MERGULHO NAS PERIFERIAS: AS PRÁTICAS REESCREVENDO A HISTÓRIA DAS ESCOLAS E AS NOSSAS HISTÓRIAS. 2019. (Congresso).
X Seminário Redes As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos.A PRÁTICA DOS BOOKTUBERS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CIBERCULTURA COM O USO DE WEBQUEST INTERATIVA. 2019. (Seminário).
6º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia.Educação online: a produção de múltiplas linguagens na formação docente. 2018. (Outra).
II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Reinventando Paulo Freire: a formação de formadores em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. (Congresso).
IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2018. A criação de atos de currículo em ambiências formativas na escola básica. 2018. (Congresso).
I WORKSHOP EM HUMANIDADES DIGITAIS.?CIBERCULTURA E FORMAÇÃO : SABERES EM MOVIMENTO. 2018. (Outra).
Seminário Nacional de EAD do ANDES.Trabalho Docente, Organização e Luta do(as) Trabalhadores no EAD. 2018. (Seminário).
V (IN)FORMACCE ? Colóquio Nacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.As conversas no WhatsApp como dispositivo de pesquisa multirreferencial com os cotidianos. 2018. (Outra).
V (IN)FORMACCE - Colóquio de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.O CINEMA E A EMERGÊNCIA DE CURRÍCULOS MULTIRREFERENCIAIS NA CIBERCULTURA. 2018. (Outra).
VCEDUCE.NOTAS SOBRE CIDADANIA E A CONDIÇÃO PÓS-HUMANA: O CASO SOPHIA. 2018. (Outra).
XI Simpósio Nacional da ABCiber.EDUCAR NA CIBERCULTURA: FORJANDO DISPOSITIVOS FORMATIVOS, COLETIVOS E EM REDE. 2018. (Simpósio).
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. A DIDÁTICA E O DIGITAL EM REDE: ESPAÇOSTEMPOS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PLURAIS. 2018. (Congresso).
38ª Reunião Nacional da Anped. Da Formação De Formadores Na Cibercultura: O Contexto Contemporâneo E A Atuação Docente Universitária. 2017. (Congresso).
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.MC-34 - PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA: NOTAS PARA PROFESSORES E PESQUISADORES. 2017. (Outra).
As Redes Educativas e as Tecnologias Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.AS IMAGENS EM BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA INGLESA E AS POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2017. (Seminário).
IV (IN)FORMACCE.A ARTICULAÇÃO DA INTERFACE CIDADE?UNIVERSIDADE E A SUA DIMENSÃO INFORMATIVA E DIGITAL. 2016. (Outra).
XVIII ENDIPE. DIDÁTICA EM REDE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E INTERSUBJETIVIDADE:. 2016. (Congresso).
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO.PESQUISA NO FACEBOOK: O FENÔMENO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE EM 2014. 2015. (Seminário).
4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.AMBIÊNCIAS DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL EM AMBIENTES HÍBRIDOS. 2014. (Outra).
III (IN)FORMACCE ? Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL COM OS COTIDIANOS: A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA. 2014. (Encontro).
VI Congresso Internacional Pesquisa (auto)biográfica. PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL COM OS COTIDIANOS: A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA. 2014. (Congresso).
VII Jornadas Nacionales sobre la Formación del Profesorado. A tessitura do conhecimento em rede:itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial com os cotidianos. 2013. (Congresso).
VII Seminário Internacional Redes.Comunicação em Rede: Experiências Formativas na Cibercultura. 2013. (Seminário).
ANPED. Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencial. 2012. (Congresso).
XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2012. (Congresso).
10º Encontro de`Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Anpedinha.OS USOS DOS PROFESSORES DAS MÍDIAS DIGITAIS E SOFTWARES SOCIAIS:. 2011. (Encontro).
I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS, E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.CAIU NA REDE É PEIXE. O CURRÍCULO NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS.. 2011. (Seminário).
VI Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais da internet: notas de uma pesquisa-formação multirreferencial em um curso de especialização. 2011. (Seminário).
V Simpósio Abciber.A Tessitura do Conhecimento numa Rede Social da Internet: um estudo netnográfico na interface Facebook. 2011. (Simpósio).
XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía. A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de uma pesquisa-formação mutirreferencial em um curso de especialização. 2011. (Congresso).
XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía. A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de uma pesquisa-formação mutirreferencial em um curso de especialização. 2011. (Congresso).
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de uma pesquisa-formação mutirreferencial em um curso de especialização. 2011. (Congresso).
2º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia.A TESSITURA DO CONHECIMENTO VIA MÍDIAS DIGITAIS E REDES. 2010. (Outra).
33ª Reunião Anual da Anped. 2010. (Congresso).
8º E-tic Mundos virtuais e web 2.o perspectivas para a Educação.OS USOS DOS PROFESSORES DAS MÍDIAS DIGITAIS E SOFTWARES SOCIAIS:. 2010. (Seminário).
III CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. Pesquisa Colaborativa e Redes Sociais na Escola Básica: Desafios e Potenciais dos Blogs. 2010. (Congresso).
II Seminário Web Currículo PUC-SP.Redes Sociais na Internet: Notas sobre o NIng. 2010. (Seminário).
IV Simpósio ABCIBER.Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre cinema e blog no contexto de uma pesquisaformação. 2010. (Simpósio).
V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2010. (Outra).
V Seminário do Laboratório Educação e Imagem.Cineclube dispositivo multirreferencial de pesquisa. 2010. (Seminário).
XV Semana da Educação. Eixo Tematico: 3 - Pesquisa em instituições escolares e não-escolares. 2010. (Congresso).
XV Semana de Educação.A fotografia e o digital: edição e publicação a partir de um software social. 2010. (Seminário).
As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO.A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. (Seminário).
III ENGECOMP-Semana de Ciência e Tecnologia.Comunidade no Orkut:Uma Proposta de Aprendizagem. 2008. (Seminário).
II Seminário de Mìdias & Educação do Colégio Pedro II.Evolução e Diversidade. 2008. (Seminário).
XIII Semana da Educação. Projetos de Aprendizagem Colaborativa com o Uso do Computador. 2008. (Congresso).
5º Telecongresso Internacional de Educação. Educação de Jovens e Adultos e Informática Educativa. 2007. (Congresso).
IV Seminário Tonomundo.Novas Tecnologias a caminho da Formação Humana. 2007. (Seminário).
IX Semináriode Educação de Duque de Caxias: Educar para Incluir. 2007. (Seminário).
Seminário do Mídias no Ciclo Básico.Eja e Informática Educativa: Uma Proposta Significativa de Aprendizagem e Inclusão Social. 2007. (Seminário).
4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Mídia e Educação: incluir na sociedade do conhecimento. 2005. (Congresso).
Atividade Lúdica Educacional.Re-Vivendo nossa Cultura-Histórias e Lendas da Comunidade. 2004. (Outra).
I Encontro de Formadores Mediadores Locais. 2004. (Encontro).
Um novo olhar sobre a Avaliação.Um novo olhar sobre a avaliação. 2004. (Seminário).
II Encontro de Formadores Mediadores Locais. 2003. (Encontro).
VII COINFE. Produção de Textos com auxílio dos recursos tecnológicos. 2003. (Congresso).
Proposta Pedagógica-Sintonia,Eficácia e Sucesso. 2002. (Seminário).
6º Educador-Congresso Internacional de Educação. 1999. (Congresso).
II Congresso ABEU de Educação. 1998. (Congresso).
Premio Incentivo à Educação Fundamental 1997.Por Uma Ação Libertadora. 1997. (Seminário).
VI Semana da Educação.Experiências bemn sucedidas no Ensino Fundamental. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, R.; DIAS, K.; REIS, L. R.. A ciberliteratura e o ?sentirfazerpensar? nas pesquisas com os cotidianos. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORAES, D. A. F.; MELLO, D. E.;SANTOS, R.; JESUS, A. R.; RAMOS, S. G. M.. Formação continuada de professores: subsídio teórico e acompanhamento sistematizado da atuação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
SANTOS, R.; BERINO, A.; VELLOSO, L.; PIMENTEL, C.. Inspirações e autorias nas criações das fanfics na cibercultura. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; ALVES, L. P.; BRITO, G. S.. Conversando a gente se entende: os processos formativos que emergem dos usos das Tecnologias do Encontro nos espaçostempos da Educação Infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, W. B.; FARBIARZ, A.;SANTOS, R.. Cibercultura e as reverberações da pandemia no cotidiano escolar macaense. 2024. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.
VASCONCELOS, M. C. C.; SANTOS, Edméa. O.;DOS SANTOS, ROSEMARY. O CIBERHOMESCHOOLING COMO FORMA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR NA CIBERCULTURA. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; MELLO, D. E.; MORAES, D. A. F.; RAMOS, S. G. M.; FRANCO, S. A. P.. Práticas colaborativas com tecnologias digitais: um estudo com crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
SANTOS, R.; MOTTA, F. M. N.; SILVA, J. A.. Entre muros e metáforas: o discurso visual de uma comunidade escolar no cronotopo pandêmico. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; CORDEIRO, L. Z.; LOPES, L. R.. Práticas decoloniais no ?ensinoaprendizagem? da língua inglesa na cibercultura: uma tessitura (im)possível de ?fazer-pensar??. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará.
CORDEIRO, L. Z.; CONCEICAO, W. L.;SANTOS, R.. A pesquisa-formação na cibercultura para um currículo da diferença. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará.
BERINO, A.; ALMEIDA, F. S.;SANTOS, R.. Uma escritora silenciada: por que levar as obras de Maria Firmina dos Reis para a sala de aula da educação básica?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BARBOSA, G. S.; FERNANDES, A. H.. Práticas curriculares cotidianas e formação de professores de química na cibercultura. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BOSCARIOLI, C.; COUTO JUNIOR, D. R.. Ciberativismo: as redes sociais e os fenômenos da cibercultura na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; PUGGIAN, C.; GONCALVES, R. M.. Filosofia e sociologia nas rodas de conversas online: o que a pandemia nos ensinou?. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GUIMARAES, D. N.; SCHIRMER, C. R.; PLETSCH, M. D.. Acessibilidade digital enquanto direito humano: diálogos sobre a usabilidade de dispositivos e de estratégias acessíveis para a pessoa com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, N.; REIS, L. R.;SANTOS, R.; PEREIRA, J. V.; PASSOS, M. C. P.. Processos curriculares e movimentos migratórios: Os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; SILVA, D. G.. Narrativas transmídias e apropriações de letramentos digitais e literários por crianças: Contribuições às práticas pedagógicas de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, R.; CASTRO, Amanda Motta; CHAIGAR, V. M. A.; CAETANO, M. R. V.. Educação Política e Ativismo nas Redes Sociais : Um estudo do movimento #ELENÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.
SANTOS, R.; GUEDES, M. G. S.; DO NASCIMENTO, WANDERSON FLOR; de Medeiros, Cristiano Sant'Anna,. Tambores decoloniais: Percorrendo memórias e sonhos dos ogans nos espaços educativos dos terreiros. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GUEDES, M. G. S.; GELADO, G. V.. A sala de aula não cabe no mundo: Compreendendo a nagologia educacional e suas metodologias singulares. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BRUNO, A. R.; SCORTEGAGNA, L.. Acesso à informação e transparência ativa: Desafios e possibilidades para o acesso e a disponibilização de informações públicas na Universidade Federal de Juiz de Fora?. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, R.; LAPERUTA-MARTINS, M.; CASTELA, G. S.; BOSCARIOLI, C.. Multiletramentos no ensino fundamental I: Processos de criação e práticas pedagógicas de uma formação continuada para professores de Toledo/PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SANTOS, R.SANTOS, E. O.; PIMENTEL, M. G.; VELLOSO, Luciana. Conversas docentes no WhatsApp: uma pesquisa multirreferencial com os cotidianos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; VASCONCELOS, R. F. R. R.; MIGUEL, J. R.; RODRIGUES, G. C.. Portal de Informática Educativa: um repositório digital temático em tecnologia educacional para a formação continuada de professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
SANTOS, R.; SILVA, F. C.. Leitura na cibercultura: dispositivos para a ampliação dos multiletramentos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SANTOS, R.; MARTINS, H. G.; REIS, H. M. S.. Curso de Formação para a docência on-line: uma proposta para a formação continuada. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
SANTOS, R.; BERINO, A.; VELLOSO, Luciana. Narrativas de Formação: práticas de multiletramentos na cibercultura. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; FIGUEIREDO, M. P. S.; COLACIQUE, R.. Docência Online na Graduação da UERJ/FEBF: contribuições dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.SANTOS, E. O.; PORTO, C.. Eventos científicos online: um fenômeno da Educação na Cibercultura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; PIMENTEL, M. G.; FRANGELLA, R. C. P.. As tecnologias Digitais na Formação das(dos) Futuras(os) Professor(es) de um Instituto de Educação no Estado do Rio de Janeiro/BR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUEDES, M. G. S.;SANTOS, R.; OLIVEIRA, O. F.. Infância e redes educativas no Ilê Omiojuarô. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PIMENTEL, M. G.;SANTOS, R.; FORNAZIN, M.. Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
PIMENTEL, M. G.;SANTOS, R.; FORNAZIN, M.. Sistemas de Apoio a Negócios. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; REGO, A. V. B. S.; CHAMPANGNATTE, D. M. O.. Zumberj: Cinema, Tecnologia e Invenção na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOBREIRA, H. G.; SILVA, D. M. E.;SANTOS, R.. Guarda o celular e presta atenção na aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Edméa. O.; OLIVEIRA, I. B.;SANTOS, R.. Os cibervídeos na Educação Online: uma pesquisa-formação na cibercultura. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOBREIRA, H. G.; ROQUE, G. O. B.;SANTOS, R.. PROUCA; existe vida após a morte?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; REIS, L. R.; PASSOS, M. C. P.; CORDEIRO, L. Z.; VELLOSO, L.. CIBERGAMBIARRAS COMO QUEM DÁ NÓ EM PINGO D?ÁGUA - ARTES DE FAZER COM AS PRÁTICAS COTIDIANAS DA CIBERCULTURA. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BERINO, A.; ALMEIDA, W.; COUTO JR., D.;SANTOS, R.; RIBEIRO, S. J. T.. Professores no Youtube! O inédito viável freireano na pandemia. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MELLO, D. E.; ALVES, L. P.; PEREIRA, T. V.; FERNANDES, T.;DOS SANTOS, ROSEMARY. CIBERLAB - LABORATÓRIO UBÍQUO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: "EU QUASE QUE NADA NÃO SEI, MAS DESCONFIO DE MUITA COISA". 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; FERREIRA, S. L.; SILVA, P. R. B. S.; SCHNEIDER, H. N.; PIMENTEL, M. G.. O pensamento computacional com a educação on-line no ensino médio integrado. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, E. O.; SOARES, A. M. D.; SANTOS, A. C. S.; SALES, K. M. B.;SANTOS, R.. Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na jornada da educação online durante a pandemia de covid-19. 2023. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; OLIVEIRA, E. S. G.; DIAS, A. P.; MAGALHAES, E. M.. Educação Mediada por Tecnologias: formação docente e inovação metodológica. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; SANTOS, Edméa. O.; MADDALENA, T. L.; PIMENTEL, M. G.; CORREIA, A. P.. Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas por uma educação-mundo. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.SANTOS, E. O.; VELLOSO, Luciana; LINHARES, R. N.. O ocupar na cibercultura: ciberativismo como atos de currículo de uma formação em movimento. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; PIMENTEL, M. G.; FORNAZIN, M.; BOSCARIOLI, C.; SIQUEIRA, S. W. M.. Relacionamentos entre features de bate-papo e conceitos da didática. 2020. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; OLIVEIRA, O. F.; BERINO, A.; SANTOS, Edméa. O.; SANTOS JUNIOR, R. N.; SILVA, Alexandra Lima da. Crianças, adolescentes e duas Angolas na Baixada Fluminense. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ESQUINCALHA, A. C.;SANTOS, R.; GIRALDO, V. A.; PINTO, M. M. F.; CYRINO, M.. Professores de Matemática em uma comunidade virtual de prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GUEDES, M. G. S.; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; FEIX, T. A.; MOTTA, G. M.. Entre travessias e encruzilhadas: em busca de uma Pedagogia para a arte do carnaval. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, E. O.; CARDOSO, J. S.; XAVIER, A. C. S.; SOUZA, E. C.;SANTOS, R.. Digital Storytelling: uma experiêcia de Pesquisa-formação na Cibercultura. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUEDES, M. G. S.;SANTOS, E. O.; SUSSEKIND, M. L.; MACEDO, R. S. A.;SANTOS, R.. Redes Educativas no Terreiro Ilê Omidayê: uma pesquisa com os cotidianos na Cibercultura. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Edméa. O.;SANTOS, R.; GUEDES, M. G. S.; LACERDA, C. B. F.; PIMENTEL, M. G.. Visualidades surdas na Cibercultura: Aprendizagem em rede. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BERINO, A.; SOARES, M. C. S.; GARCIA, A.; SILVA, T. R.. A websérie Conversas Sobre "Educações" formação docente na cibercultura. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; PEREIRA, T. V.; MELLO, D. E.. CIBERLAB - laboratórios ubíquos em tempos de cibercultura: Eu quase que não sei. Mas desconfio de muita coisa. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BERINO, A.; COUTO JUNIOR, D. R.. Meus professores estão no Youtube! Narrativas em vídeo e formação dos professores em diálogo com Paulo Freire. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; CORDEIRO, L. Z.; PASSOS, M. C. P.; BERINO, A.; SOUZA, F. F.. Cibergambiarras: invenções cotidianas em tempos de incertezas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; SANTOS, Edméa. O.; SALES, K. M. B.; SANTOS, A. C. S.. Educação online na formação de formadores: uma ciberpesquisa-formação na cibercultura. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERREIRA, S. L.;SANTOS, R.; SILVA, P. R. B. S.; PIMENTEL, M. G.. Pensamento computacional e educação online: aprendizagens em redes na educação básica. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe) - Universidade Federal de Sergipe.
ESQUINCALHA, A. C.; GIRALDO, V. A.; PINTO, M. M. F.; CYRINO, M.;SANTOS, R.. Professores de Matemática em uma comunidade virtual de práticas: o reconhecimento da identidade no ciberespaço. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; SOARES, A. M. D.;SANTOS, E. O.. Ambientes Virtuais em processos formativos de educadores ambientais: espaço de integração para o ambiente educativo de " Convivência Pedagógica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; OLIVEIRA, E. S. G.; MATTAR NETO, J. A.. Tecnologias e Educação: formação docente na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, C. E. R.; OLIVEIRA, R. B. C.; ESQUINCALHA, A. C.;SANTOS, R.. 1997-2017: 20 anos de PROINFO: articulações e efetivações. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SANTOS, E. O.; LINHARES, R. N.;SANTOS, R.; VELLOSO, Luciana; RIBEIRO, M. R. F.. Informática em ato e o Ocupar na Cibercultira: a formação em movimento no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUEDES, M. G. S.; OLIVEIRA, O. F.;SANTOS, R.. Corporeidades, escritas e oralidades: os processos educativos de crianças nos terreiros de Candomblé Angola. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PIMENTEL, M. G.;SANTOS, R.; ARAUJO, R. M.; FORNAZIN, M.. Aprendizagem em Rede por Meio de Bate-papo e o Projeto do Sistema de Rede Social Tagarelas.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.SANTOS, E. O.; CARDOSO, J. S.; ALVES, L. R. G.; SOUZA, E. C.. Digital Storytelling na Formação de Professores: uma ciberpesquisa-formação na cibercultura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GUEDES, M. G. S.; SUSSEKIND, M. L.; PIMENTEL, M. G.. Educação e Direitos Humanos na Cibercultura: Dilemas Docentes e Formação para as Diversidades. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AMPARO, F. V. S.; SANTOS, G. A. L. C.;SANTOS, R.. O papel do letramento informacional e midiático na formação do professor da Educação Básica. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA) - Colégio Pedro II.
SANTOS, R.; MOTTA, F. M. N.; SILVA JUNIOR, J. A.. Reflexões sobre as vozes dos sujeitos do espaço de desenvolvimento infantil cidade de Lídece no cronotopo pandêmico. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.. Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; ALVES, L. P.; BRITO, G. S.. Conversando a gente se entende: as tecnologias do encontro cocriadas nos cotidianos escolares da educação infantil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.. Formação continuada de professores: Subsídio teórico e acompanhamento sistematizado da atuação docente. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina.
SANTOS, R.; ALVES, W. B.; FARBIARZ, A.. Cibercultura e as reverberações da pandemia no cotidiano escolar macaense. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.; BERINO, A.; ALMEIDA, F. S.. Silenciamento e apagamento histórico: por que levar Maria Firmina dos Reis para sala de aula do ensino médio. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; CORDEIRO, L. Z.; LOPES, L. R.; TAKAKI, N. H.. Práticas decoloniais no ensino e aprendizagem da língua inglesa: Uma pesquisa-formação multirreferencial com praticantes culturais do ensino médio integrado no contexto sociotécnico cibercultural. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, R.; MELLO, D. E.; MORAES, D. A. F.; RAMOS, S. G. M.; FRANCO, S. A. P.. Práticas colaborativas com tecnologias digitais: um estudo com crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
CORDEIRO, L. Z.;SANTOS, R.; CONCEICAO, W. L.. A pesquisa-formação na cibercultura para um currículo da diferença: itinerâncias, orientação sexual e identidade de gênero dos estudantes LGBTQIA+. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, R.; BARBOSA, G. S.; FERNANDES, A. H.. Práticas curriculares cotidianas e formação de professores de química na cibercultura. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GONCALVES, R. M.; PUGGIAN, C.. Tecendo Redes Educativas no Ensino de Filosofia e Sociologia na Pandemia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; COUTO JUNIOR, D. R.; BOSCARIOLI, C.. Ativismo político nas redes sociais: uma pesquisa sobre seu praticantes e os fenômenos da cibercultura. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; VELLOSO, Luciana; COUTO JUNIOR, D. R.;CARVALHO, F. S. P.. Cibercultura, violência e formação de professores: Cartografando práticas (ciber)ativistas de enfrentamento aos discursos de ódio na internet. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.. Acessibilidade digital enquanto Direito Humano: diálogos sobre a usabilidade de dispositivos e de estratégias acessíveis para a pessoa com deficiência. 2021.
BOSCARIOLI, C.; LAPERUTA-MARTINS, M.; TORRENTES, G. C.;SANTOS, R.. Multiletramentos no ensino fundamental I: Processos de criação e práticas pedagógicas de uma formação continuada para professores de Toledo/PR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
VASCONCELOS, R. F. R. R.;SANTOS, R.; REIS, H. M. S.; MARINHO, H. G.. De tutor para tutor: curso de formação para docência on-line. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
SANTOS, R.; FIGUEIREDO, M. P. S.; COLACIQUE, R.. Docência Online na Graduação da FEBF: contribuições dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; VELLOSO, Luciana; BERINO, A.. Produção de narrativas na Cibercultura: histórias de vida na formação do Pedagogo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; SOUZA, F. F.;AMARAL, M. M.. Mobile Game na Educação Básica - experiências docentes de ciberpesquisa-formação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; BARBOSA, G. S.; VICTER, E. F.. Construção de Conceitos matemáticos pertencentes ao campo multiplicativo em periferias urbanas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINHARES, R. N.;SANTOS, R.. Uso da lousa digital na Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentino Menezes/SE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Tiradentes.
SANTOS, R.SANTOS, E. O.; PIMENTEL, M. G.; VELLOSO, Luciana. Etnopesquisa-formação na Cibercultura: os sentidos da escola nas conversas docentes no WhatsApp. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; FERNANDES, A. H.; PISCHETOLA, M.; FETZNER, A. R.. O professor e as imagens midiáticas - contextos de visualidades e questões para a Educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RIBEIRO, M. R. F.;SANTOS, R.; SILVA, F. C.. Leitura na cibercultura: dispositivos para a ampliação dos multiletramentos de uma escola da Educação Básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOBREIRA, H. G.;SANTOS, R.. O PROUCA e a atividade docente: existe vida após a morte?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOBREIRA, H. G.;SANTOS, R.; SILVA, D. M. E.. A autoria ou a repodução no cotidiano (semi) formador do Projeto Acelera. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CHAMPANGNATTE, D. M. O.;SANTOS, R.; OLIVEIRA, R. C.. Realidades Inventadas: Jogos Online e Simuladores na Educação a Distancia como Interfaces no Processo de Ensino Aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
SANTOS, R.; PEREIRA, T. V.; FRANGELLA, R. C. P.; PIMENTEL, M. G.. O celular na Formação das futuras professoras: o caso de um Instituto de Educação no Estado do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; REGO, A. V. B. S.; CHAMPANGNATTE, D. M. O.. Zumberj como dispositivo de pesquisa e diálogo com a cultura contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; GOLDSCHMIDT, R. R.. Sistema de tutoria: entre competências e habilidades à luz dos editais de seleção de tutores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.; GOLDSCHMIDT, R. R.. Análise acerca das competências e funções dos tutores de pedagogia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.; GOLDSCHMIDT, R. R.. Qualidades e atribuições exigidas para tutores: uma comparação entre editais de seleções de tutores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Recursos do moodle e da web 2.0: possibilidades e desafios educacionais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Interações em ambientes virtuais de aprendizagem e as competências do tutor: um estudo sobre os cursos a distância de uma instituição de ensino superior privada do rio de janeiro.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Aprendizagens significativas no contexto da educação a distancia: o uso do material didático na perspectiva de protagonismo do aluno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Implantação de curso de educação de jovens e adultos na modalidade a distância: aspectos legais e premissas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. As competências pedagógicas necessárias à utilização de ferramentas de interação e comunicação disponíveis no ava usadas por uma determinada universidade privada. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A relação socioafetiva entre tutor/aluno nos cursos de educação a distância: o caso de uma universidade privada do rio de janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A importância do design instrucional na criação de um ambiente favorável à interação tutor-aluno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A gestão de cursos à distância no processo inclusivo de alunos surdos no ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Produção de material didático: avaliação organizacional do material impresso no contexto de um projeto instrucional que valoriza a construção da informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Os diversos tipos de mídia e/ou suportes midiáticos usados atualmente para projetos educacionais e seus usos específicos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A influência do material didático na motivação do aluno e seu aprendizado autônomo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A cibercultura como aliada ao processo de ensino/aprendizagem no ava (ambiente virtual de aprendizagem). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A importância dos ambientes virtuais e mídias de comunicação como instrumentos cooperativos entre tutor - aluno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. As potencialidades do moodle como tecnologia viabilizadora da aprendizagem sob a perspectiva da web 2.0. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. O estado da arte da produção do material didático impresso em ead. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. O papel da educação a distância brasileira no cenário educacional de jovens e adultos: suas interfaces. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. A gestão, o plano e o bom material didático impresso para a ead. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Educação a distância: possibilidades e desafios educacionais no ambiente virtual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Educação a distância: possibilidades e desafios educacionais no ambiente virtual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Possibilidades e desafios educacionais de ambientes virtuais: moodle e aprendizagem não formal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Possibilidades e desafios: o facebook como recurso educacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Possibilidades e desafios educacionais de ambientes virtuais: contribuições do referencial de qualidade para ead no uso das mídias digitais e sociais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Critérios de qualidade para material didático impresso na ead. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.. Competências e habilidades do tutor na educação a distância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, R.; PIRES, L. A.. Os usos dos artefatos e fenômenos ciberculturais como proposta de novos currículos praticados no período pandêmico.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.
SANTOS, R.; PIRES, L. A.. Memorial Acadêmico: a busca de um sonho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.
SANTOS, R.; VIDAL, T.. Os usos das tecnologias na secretaria escolar: desafios e prioridade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; ALVES, L. P.. Um olhar a partir da experiência na creche Municipal " Amor à criança" no Município de Belford Roxo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, R.; CALIXTO, H. R. S.. A importância da Leitura na Educação Infantil e os usos do digital em rede. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, L. P.;SANTOS, R.. A importância do Brincar e as ressonâncias da brincadeira na infância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, L. P.;SANTOS, R.. Contação de histórias na educação infantil: os efeitos das narrativas orais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Explorando a natureza rizomática das interações e experiências de leitura significativas e colaborativas no ciberespaço: um olhar através do Instagram; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A LITERATURA NEGRA COMO DISPARADORA DE LETRAMENTOS RACIAIS; Início: 2024; Tese (Doutorado em PPGE) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Coorientador);
DESENHO DIDÁTICO INTERATIVO ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR; Início: 2024; Tese (Doutorado em PPGE) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Coorientador);
FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: Processos formativos e subjetivos na cibercultura produzindo saberes para pensar a violência na/da escola; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A educação híbrida na perspectiva da Cibercultura: criando ambiências formativas em um diálogo entre egressos da UERJ e graduandos de pedagogia; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: a pesquisa-formação multirreferencial como contexto, campo de investigação e dispositivo formativo na cibercultura; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
(Re)invenção do Cotidiano: lives musicais como potência de aprendizagens em Redes Educativas; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
AMBIÊNCIAS FORMATIVAS E OS USOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS E BOLSAS UERJ; (Orientador);
Convergência Midiática, educação e docência na cibercultura; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Departamento de extensão UERJ; (Orientador);
A ciberliteratura e o ?sentirfazerpensar? nas pesquisas com os cotidianos; 2025; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Inspirações e autorias nas criações das fanfics na cibercultura; 2024; Dissertação (Mestrado em rograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
?Conversando a gente se entende? Os processos formativos que emergem dos usos das Tecnologias do Encontro nos espaçostempos da Educação Infantil; 2024; Dissertação (Mestrado em rograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
A prática pedagógica em ambientes virtuais em cursos de educação a distância no período acadêmico emergencial na UERJ; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Práticas Curriculares Cotidianas e Formação de Professores de Química na Cibercultura; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
CIBERATIVISMO: AS REDES SOCIAIS E OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Filosofia e sociologia nas rodas de conversas online: o que a pandemia nos ensinou?; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
O flanar ubíquo e as criações cotidianas de professores do Curso de pedagogia da FEBF; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Mobile Game na Educação Básica: experiências docentes de ciberpesquisaformação; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
CONVERSAS DOCENTES NO WHATSAPP: UMA PESQUISA MULTIRREFERENCIAL COM OS COTIDIANOS; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Narrativas de Formação: Práticas de multiletramentos na cibercultura; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Docência Online na Graduação da UERJ/FEBF: contribuições dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Zumberj: Cinema, Tecnologia e Invenção na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemary dos Santos;
CIBERGAMBIARRAS COMO QUEM DÁ NÓ EM PINGO D?ÁGUA - ARTES DE FAZER COM AS PRÁTICAS COTIDIANAS DA CIBERCULTURA; 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
CIBERLAB - LABORATÓRIO UBÍQUO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: "EU QUASE QUE NADA NÃO SEI, MAS DESCONFIO DE MUITA COISA"; 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rosemary dos Santos;
WIKI: FERRAMENTA DE COLABORAÇÃO E BUSCA DE CONHECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: A EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: USOS DE BLOGS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EAD; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
GAMIFICAÇÃO: FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DO MODELO DE ACESSIBILIDADE EM GOVERNO ELETRÔNICO (E-MAG); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
A INTERFACE ENTRE O FACEBOOK E O MOODLE COMO ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
REDES SOCIAIS E MOODLE: ELEMENTOS DE INTERAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM REDE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O APOIO DO FACEBOOK COMO MEIO FACILITADOR DE COMUNICAÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
O SISTEMA MOODLE FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
O AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO SUPORTE PARA A EFETIVAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
O SISTEMA MOODLE E SEU USO NA EAD; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EAD: PLATAFORMA MOODLE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância das competências e atuação dos tutores no processo de aprendizagem em EAD; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
COMPETÊNCIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS DO TUTOR EM EAD: O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA AFETIVA, COMUNICACIONAL E CRIATIVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
Importância das teorias de aprendizagem e desenvolvimento para o exercício da função de tutor na EAD; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
Competências pedagógicas do tutor em EAD na perspectiva de suas habilidades criativas aliadas as comunicacionais e socioafetivas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem em EAD; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DISCENTE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
O USO DAS REDES SOCIAIS E INTERNET PELOS ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DO COLÉGIO CEAT - CENTRO EDUCACIONAL ANÍSIO TEIXEIRA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
TUTORIA À DISTÂNCIA: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS SUAS COMPETÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
UM OLHAR SOBRE AS IMAGENS EM BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA INGLESA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS AO TUTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Rosemary dos Santos;
Uso da Informática nas séries Iniciais no Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
O FAZER DISCENTE NO USO DOS SOFTWARES SOCIAIS FACEBOOK E TWITTER EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL: Registros de uma itinerância; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
AUTORIA DE JOGOS 2D EM AMBIENTES COLABORATIVOS ATRAVÉS DO SOFTWARE GAMEMAKER: uma proposta lúdica para iniciar programação de computadores; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
OS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E COMUNICACIONAIS DO ORKUT A INTENÇÃO DE UM ESTUDO DE PESQUISA-FORMAÇÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Aplicação da Informátca) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância da Educação Infantil no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
Os usos dos artefatos e fenômenos ciberculturais como proposta de novos currículos praticados no período pandêmico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS E BOLSAS UERJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Memorial acadêmico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
OS USOS DAS TECNOLOGIAS NA SECRETARIA ESCOLAR DESAFIOS E PRIORIDADES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Ambientes Virtuais de aprendizagem e a docência- discência em tempos de Pandemia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IC Uerj; Orientador: Rosemary dos Santos;
O uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula:Desafios para a Formação Docente; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Incentivo à leitura através dos meios tecnológicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Educação a distância: um olhar sobre a mediação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Do quintal a internet: mudanças culturais das brincadeiras através do tempo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância de interação entre família e a escola: uma aproximação necessária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A síndrome de Burnout e suas intercorrências nas práticas pedagógicas de professores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A atuação do pedagogo no contexto socioeducativo de adolescentes em conflito com a lei; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
O enfrentamento da morte e a equipe escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Aprendendo a lidar com as diferenças na escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DO DIGITAL EM REDE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DA PRÉ-ESCOLA AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância da utilização das novas tecnologias no aprendizado e desenvolvimento dos alunos portadores de necessidades especiais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A FUNÇÃO PSICOLÓGICA DOS CONTOS DE FADA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Habilidades e estratégias docentes para a aprendizagem com os usos das novas tecnologias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
O papel do docente na construção do saber dos alunos com altas habilidades/supedotação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Educação Infantil: brincadeira é coisa séria; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância da formação do professor para a Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Dilemas na alfabetização na atualidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
Uma reflexão sobre o lúdico na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A importância da leitura no processo ensino-aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS ORAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
O USO DAS TECNOLOGIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
PEDAGOGIA ATRAVÉS DA EAD: UMA CONQUISTA AO NOSSO ALCANCE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: A ATUAÇÃO E OS DESAFIOS DO PEDAGOGO ALÉM DO ÂMBITO ESCOLAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
DOCÊNCIA NA COMTEMPORANEIDADE: PRATICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosemary dos Santos;
AMBIÊNCIAS FORMATIVAS E OS USOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DEPARTAMENTO DE ESTÁGIOS E BOLSAS UERJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOSDA CIBERCULTURA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IC Uerj; Orientador: Rosemary dos Santos;
AMBIÊNCIAS FORMATIVAS E OS USOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Rosemary dos Santos;
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOSDA CIBERCULTURA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Rosemary dos Santos;
AMBIÊNCIAS FORMATIVAS E OS USOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Rosemary dos Santos;
Docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis e currículos online; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOSDA CIBERCULTURA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemary dos Santos;
Docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis e currículos online; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
Convergência Midiática, Educação e Docência na Cibercultura; 2024; Orientação de outra natureza - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA, A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E SUAS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS; 2024; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Orientador: Rosemary dos Santos;
Convergência Midiática, Educação e Docência na Cibercultura; 2024; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosemary dos Santos;
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA, A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E SUAS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS; 2023; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Orientador: Rosemary dos Santos;
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA, A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E SUAS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Orientador: Rosemary dos Santos;
Tecendo Redes Educativas no Ensino de Filosofia e Sociologia na Pandemia; 2021; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicaçãoem Periferias Urbanas) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Orientador: Rosemary dos Santos;
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA, A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E SUAS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Extensão; Orientador: Rosemary dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, R. ; PEREIRA, T. F. ; FARIAS, L. A. . Um pio de resistência: conversas faladas, cantadas e ficcionadas nos/dos/com os cotidianos. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 43, p. 123-142, 2025.
-
SANTOS, ROSEMARY DOS ; PEREIRA, THAYRA FERNANDES ; VIANA, YASMIN DO NASCIMENTO . Fiar a fuga, desfiar o silêncio: imagens como dispositivos de resistência e criação. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design , v. 9, p. 1-20, 2025.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; ALMEIDA, W. . Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 22, p. e57338-27, 2024.
-
SANTOS, R. ; GONÇALVES, L. ; FERNANDES, T. . Currículos-quimera: o processo formativo que atravessa a pesquisa e o exercício de reinventar, reinventando-se. Revista de Educação Pública , v. 33, p. 256-280, 2024.
-
SANTOS, R. ; SILVA, A. B. ; SANTOS, A. R. . Ciberdocumentário AmarElo como dispositivo de experiências culturais periféricas. RETRATOS DA ESCOLA , v. 17, p. 757-773, 2023.
-
SANTOS, R. ; TAMAYO, C. . Povos indígenas e suas epistemologias: ressignificar as caminhadas e as trilhas percorridas por dois grupos de pesquisa. REVISTA DEBATES INSUBMISSOS , v. 6, p. 233-251, 2023.
-
VIANA, YASMIN DO NASCIMENTO ; SANTOS, ROSEMARY DOS . As fanfics e suas práticas de autorias entre fãs na cibercultura. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA , v. 10, p. 972, 2023.
-
DOS SANTOS, ROSEMARY ; MADDALENA, TANIA LUCÍA . OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA E SUAS REDES DE DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM. Revista Docência e Cibercultura , v. 7, p. 14-26, 2023.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 33, p. 1-24, 2022.
-
SANTOS, R. ; DE CASTRO, LUIS HENRIQUE MONTEIRO ; GONCALVES, L. C. . Ideias desviantes e incertezas como elementos para pensar o futuro. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE , v. 11, p. 119-134, 2022.
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . 'QUANTAS VIDAS VOCÊ VAI SALVAR AGORA?? SOBRE 'A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM TEMPOS DE COVID-19. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 68-80, 2022.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; COLACIQUE, R. . Estratégias de Empoderamento na Constituição dos Sujeitos Surdos. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , p. 2-23, 2022.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . Currículos multirreferenciais na ciberpesquisa-formação: uma conversa com o filme -Avatar-. SÉRIE-ESTUDOS , p. 173-195, 2022.
-
SANTOS, R. ; FARIAS, L. A. ; AVELAR, M. S. . Os fenômenos da cibercultura: como as narrativas pandêmicas se entrelaçam às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica. Revista Espaço do Currículo , v. 15, p. 1-10, 2022.
-
SANTOS, R. ; MATURANA, L. L. R. . JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS PLATAFORMAS PARA EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Educação,Cultura e Sociedade , v. 11, p. 4-23, 2021.
-
SANTOS, R. ; MATURANA, L. L. R. . Experiências formativas ciberculturais na educação básica a partir do mobile game. InterSaberes Revista Científica , v. 16, p. 27-42, 2021.
-
SANTOS, R. ; RIBEIRO, Y. V. . AS TÁTICAS DA PERIFERIA PARA OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA: TRABALHO DE CAMPO NA CIBERCULTURA. InterSaberes Revista Científica , v. 15, p. 7-21, 2020.
-
SANTOS, R. ; COUTO JUNIOR, D. R. ; VELLOSO, Luciana . OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Teias (Rio de Janeiro) , v. 21, p. 91-108, 2020.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. . AMBIÊNCIAS FORMATIVAS COMO ESPAÇOSTEMPOS DE AUTORIAS NO ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 36, p. 1-21, 2020.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; COUTO JUNIOR, D. R. . Grupos de Pesquisa Online na Formação de Professores Pesquisadores: produzindo Conhecimento na Cibercultura. Revista de Educação a Distância e Elearning , v. 3, p. 6-18, 2020.
-
DE CASTRO, LUIS HENRIQUE MONTEIRO ; SANTOS, ROSEMARY DOS . O uso do Arduino e a criação de objetos educacionais em tempos e espaços desarticulados. Revista de Ciência da Computação , v. 2, p. 05-12, 2020.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. . Coreografias Didáticas e Inovações Pedagógicas Contemporâneas para uma Educação Emancipadora. EDUCAR EM REVISTA , v. 36, p. 1-20, 2020.
-
SANTOS, R. ; MATURANA, L. L. R. . EXPERIÊNCIAS DOCENTES E DISCENTES EM ?CIBERPESQUISA? FORMAÇÃO ATRAVÉS DO MINECRAFT. Revista Querubim (Online) , v. 5, p. 49-53, 2020.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SILVA, A. B. . Formação de sujeitos autores-cidadãos na cibercultura: um modo de resistir para re (existir). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 42, p. 1-14, 2020.
-
SANTOS, R. ; DE CASTRO, LUIS HENRIQUE MONTEIRO . AMBIÊNCIAS FORMATIVAS EM TEMPO DE NOVAS EDUCAÇÕES: O QUE APRENDEMOSENSINAMOS COM A PANDEMIA. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 6, p. 360-378, 2020.
-
MATURANA, L. L. R. ; SANTOS, R. . Trilhas para Além do Instituído - A Releitura Através do Mobile Game Minecraft na Educação Básica da Rede Pública de Ensino. Revista Querubim (online) - UFF - 2020.. Revista Querubim (Online) , v. 05, p. 49-53, 2020.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . CULTURAS COTIDIANAS NA INTER-RELAÇÃO DA CIDADE COM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, À LUZ DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 17, p. 592-615, 2019.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; MARIAT, F. . O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA. REVISTA OBSERVATÓRIO , v. 5, p. 182-201, 2019.
-
SANTOS, R. ; ALMEIDA, W. ; SANTOS, E. O. . A DISCURSIVIDADES DOS MEMES ? MIMETIZANDO NAS REDES EDUCATIVAS. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 11, p. 57-89, 2019.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. 33-44, 2019.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SANTOS, E. O. . Letramentos digitais: o cinema como dispositivo didático-pedagógico potencializador de atos de currículo, no ensino superior. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 41, p. 159-190, 2019.
-
COUTO JUNIOR, D. R. ; SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana . Rede social e comunicação ubíqua: o que podemos aprender com Black Mirror?. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 19, p. 1128-1146, 2019.
-
SANTOS, R. ; JESUS, R. S. . OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP. Revista Communitas , v. 3, p. 214-224, 2019.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; CARVALHO, F. S. P. . Medios digitales generadores de actos de currículo y autorías en redes de aprendizaje híbridas. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57, p. 1-23, 2019.
-
SANTOS, R. ; MATURANA, L. L. R. . Experiências curriculares com o jogo digital Minecraft através da ciberpesquisa-formação no contexto educacional da periferia. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 15, p. 264-280, 2019.
-
SANTOS, R. ; COUTO JUNIOR, D. R. . Tem cientista na rede! Práticas formativas na cibercultura. BOLETIM GEPEM (ONLINE) , v. 1, p. 6-21, 2019.
-
DOS SANTOS, ROSEMARY ; LUCENA, S. . AMBIÊNCIAS FORMATIVAS ESPAÇOSTEMPOS DE INVENÇOES E FORMAÇÃO DOCENTE. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO , v. 25, p. 1-1, 2019.
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . QUAIS CORPOS IMPORTAM? NOTAS SOBRE CIDADANIA E A CONDIÇÃO PÓS-HUMANA: O CASO SOPHIA. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO) , v. 16, p. 1-15, 2018.
-
SANTOS, R. . A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 23, p. 153-174, 2018.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, Edméa. O. ; RIBEIRO, M. . A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 18, p. 37-60, 2018.
-
RIBEIRO, MAYRA RODRIGUES FERNANDES ; CARVALHO, FELIPE DA SILVA PONTE DE ; SANTOS, ROSEMARY DOS . AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura , v. 2, p. 1-13, 2018.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . A FORMAÇÃO DO FORMADOR NA CIBERCULTURA E SUAS AS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO , v. 6, p. 35-49, 2017.
-
SANTOS, ROSEMARY . GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR. Teias (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 320-337, 2017.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA FAEEBA , v. 24, p. 69-82, 2015.
-
SANTOS, R. . Da formação de formadores na cibercultura: o contexto contemporâneo e a atuação docente universitária. Educação & Imagem (UERJ) , v. 1, p. 1-5, 2015.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. . Aprender e Ensinar em 140 Caracteres- Comunicação em Rede: formação na cibercultura. Revista Educaonline , v. 8, p. 61-81, 2014.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . A WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no Moodle. Educacao, Formacao & Tecnologias , v. 7, p. 30-46, 2014.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; CARVALHO, F. S. P. . Composições híbridas na pesquisaformação multirreferencial. Tempos e Espaços em Educação , v. 8, p. 53-61, 2014.
-
SANTOS, R. ; Cunha . Etnografia Virtual e os Estudos com os Cotidianos: a tessitura do conhecimento em rede. Revista Educaonline , v. 7, p. 22-39, 2013.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . PRÁTICAS MULTIRREFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO ONLINE: EXPRESSÕES DE UMA PESQUISA. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 7, p. 153-172, 2013.
-
SANTOS, Edméa. O ; SANTOS, R. . A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de uma pesquisa-formação multirrefe rencial em um curso de especialização. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 18, p. 43-69, 2013.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, Edméa. O . CIBERCULTURA: REDES EDUCATIVAS E PRÁTICAS COTIDIANAS. Pesquiseduca , v. 4, p. 159-183, 2012.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, Edméa. O . Professores em Formação em Busca dos Sentidos Contemporâneos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación , v. 20, p. 171-184, 2012.
-
WEBER, A. ; SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Caiu na rede é peixe: o currículo no contexto das redes sociais. Conhecimento & Diversidade , v. 4, p. 56-75, 2012.
-
SANTOS, R. . Pesquisa colaborativa e redes sociais na escola básica: desafios e potenciais dos blogs. Revista Magistro , v. 1, p. 42-56, 2010.
-
COLACIQUE, R. (Org.) ; DOS SANTOS, ROSEMARY (Org.) ; AMARAL, M. M. (Org.) . Praticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia. 1. ed. Rio de Janeiro: Independente, 2021. 385p .
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. (Org.) ; PORTO, Cristiane. (Org.) . MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS CURRÍCULOS. 1. ed. João Pessoa: UFBP, 2017. v. 1. 372p .
-
OSORIO, C. T. ; SANTOS, R. . A vida é uma dança cósmica: dancemos na Educação em ritmo decolonial. In: Alessandra Nunes Caldas; Nilda Alves. (Org.). Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais: encontros com parceiros do CAPESPRINT. 1ed.Petropolis: DP et Alii Editora Ltda, 2024, v. , p. 79-93.
-
SANTOS, R. ; AIRES, L. ; AVELAR, M. S. . Práticas curriculares cotidianas e ciberculturais no ensino de química. In: Maria Souza Magalhães. (Org.). Metodologias de Pesquisa Online. 1ed.Rio de Janeiro: editora Ayvu, 2023, v. 4, p. 328-352.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; COLACIQUE, R. . Práticas de empoderamento na constituição de pessoas surdas. In: Ronaldo Nunes Linhares; Valéria Pinto Freire; Alexandre Meneses Chagas. (Org.). Livro: Comunicação, educação e sociedade: dialogicidade e esperançar é fundamental. 1ed.Aracaju-SE: EDUNIT, 2022, v. , p. 307-329.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; COLACIQUE, R. . Práticas de Empoderamento de Pessoas Surdas como forma de inclusão no cenário contemporâneo. In: Ronaldo Nunes Linhares Valéria Pinto Freire Alexandre Meneses Chagas. (Org.). COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: DIALOGICIDADE E ESPERANÇAR É FUNDAMENTAL. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2022, v. 1, p. 307-323.
-
SANTOS, ROSEMARY DOS ; Maturana, Liliene Lopes Russell . Experiências e autorias formativas com o mobile game Minecraft nos cotidianos da educação básica. In: Fabrício Tonetto Londero; Graziela Frainer Knoll. (Org.). Upgrade: jogos, entretenimento e cultura. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 134-150.
-
SANTOS, R. ; AIRES, L. ; AVELAR, M. S. ; HASSEL, M. . SONHOS DE AKIRA KUROSAWA E AILTON KRENAK para ?vermosouvirmos sentirmospensarmos?* o mundo. In: Nilda Alves. (Org.). Conversas com Kurosawa. 1ed.São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2021, v. 1, p. 175-199.
-
SANTOS, R. ; CASTRO, L. H. M. ; GONCALVES, L. C. . Imagens que provocam e mobilizam saberes docentes/discentes. In: Maurício Amormino Júnior. (Org.). Pensando os cotidianos com imagens. 1ed.Rio de janeiro: Autografia, 2021, v. 1, p. 124-142.
-
SANTOS, R. ; RIBEIRO, M. R. F. ; CARVALHO, F. S. P. . Educação Online: aprenderensinar em rede. In: Edméa Santos; Fábio Ferrentini Sampaio; Mariano Pimentel. (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, v. 1, p. 1-24.
-
SANTOS, R. ; JESUS, R. S. ; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . Ambiências formativas no whatsApp: Itienrâncias docentes em tempos de Comunicação Móvel e ubíqua. In: Diene Eire de Mello. (Org.). Reflexões e experiências didáticas com tecnologias digitais. 1ed.Londrina: Tuxped Servicos Editoriais, 2020, v. 1, p. 59-82.
-
SANTOS, R. ; FERREIRA, C. N. ; SANTOS, E. O. . PRÁTICAS MULTIRREFERENCIAIS NOS MULTILETRAMENTOS HIPERMIDIÁTICOS: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ/FEBF. In: Terezinha Fernandes, Cristiano Maciel, Edmea Santos. (Org.). Educação a distância Multiletramentos e Linguagens Multimodais. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2020, v. 2, p. 212-231.
-
Ferreira, Cleide Nunes ; SANTOS, ROSEMARY DOS . AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS NA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. Educação: Políticas, Estrutura e Organização 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 150-154.
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; AMARAL, M. M. . BOOKTUBER: UMA PROPOSIÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CIBERCULTURA COM O USO DE WEBQUEST INTERATIVA. In: Cristiane Porto e Edmea Santos. (Org.). O LIVRO NA CIBERCULTURA. 1ed.São Paulo: Editora universitária Leopoldianum, 2019, v. 1, p. 239-258.
-
SANTOS, R. ; MARCELINO, C. ; SANTOS, E. O. . DESENHO DIDÁTICO: VIVÊNCIAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO. In: Maria Neide Sobral, Carlos Magno Gomes, Eliana Romão. (Org.). Didática on-line : letramentos, narrativas e materiais. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2017, v. 2, p. 165-181.
-
SANTOS, ROSEMARY DOS ; Carvalho, Felipe da Silva Ponte ; Maddalena, Tânia Lúcia . Conversas ubíquas via Whatsapp: ambiências formativas multirreferenciais.. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. 1ed.Bahia: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 193-214.
-
SANTOS, R. . WEBQUEST INTERATIVA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA E SUA ARTICULAÇÃO ENTRE MOODLE E REDE SOCIAL. MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS CURRÍCULOS. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2017, v. 1, p. 87-114.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Desenhos de uma Pesquisa formação multirreferencial em ambientes híbridos. Práticas pedagógicas na educação a distância concepções, tendências e desafios. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2016, v. 406, p. 123-141.
-
SANTOS, R. ; COSTA, A. M. F. R. ; SANTOS, E. O. . CIBERCULTURA, CIÊNCIA E A EMERGÊNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS ON-LINE. In: Cristiane Porto, Flávia Rosa, Flavio Tonetti. (Org.). FRONTEIRAS E INTERFACES DA COMUNICAÇÃO. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. 1, p. 24-41.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; RODRIGUES, M. L. . PESQUISA NO FACEBOOK: O FENÔMENO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 2014. In: Simone Lucena, Marizete Lucini. (Org.). Educação, comunicação e diversidade: pesquisas e conexões. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2016, v. 1, p. 52-70.
-
SANTOS, R. ; MARCELINO, C. . Vídeos digitais na pesquisa em educação e cibercultura: narrativas e imagens com a rede social YouTube em convergência com ambientes virtuais de aprendizagem. In: CRISTIANE PORTO EDMÉA SANTOS MARIA LUÍZA OSWALD EDVALDO COUTO. (Org.). Vídeos digitais na pesquisa em educação e cibercultura: narrativas e imagens com a rede social YouTube em convergência com ambientes virtuais de aprendizagem. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 11-401.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. . Comunicação em rede: experiência formativas na cibercultura. In: Tamara Tania Cohen Egler. (Org.). de baixo para cima: política e tecnologia na educação. 1ªed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 199-215.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. ; DAVILA, C. . AMBIÊNCIAS DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL EM AMBIENTES HÍBRIDOS. In: Adriana Hoffmann Fernandes;Guaracira Gouvêa Souza;Rita Migliora. (Org.). 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: Culturas: Encontros e Desencontros. 1ed.Rio de Janeiro: Faperj, 2014, v. 1, p. 221-227.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. ; AMARAL, M. M. ; ROSSINI, T. . CONVERSAS E NARRATIVAS: OS RASTROS DOS PRATICANTES NA CIBERCULTURA E NA CIDADE. In: Simone Lucena. (Org.). CONVERSAS E NARRATIVAS: OS RASTROS DOS PRATICANTES NA CIBERCULTURA E NA CIDADE. 1ed.Bahia: Editora da UFBA, 2014, v. 1, p. 137-149.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. ; SANTOS, E. O. . Educação online em ato de currículo: interfaces potencializadores de autoria em ato. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Márcio Silveira Lemgruber, Estrella D?Alva Benaion Bohadana. (Org.). Educação e tecnologia: parcerias 3.0. 1ed.Rio de Janeiro: Fábrica de Conhecimento / Estácio, 2014, v. 1, p. 241-262.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Professores em formação na cibercultura: em busca de sentidos contemporaneos. In: Jean Mac Cole Tavares Santos; Sandra Regina Paz. (Org.). ENSINO MÉDIO: Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias. 272ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 69-86.
-
SANTOS, Edméa. O ; SANTOS, R. ; ROCHA, A. A. W. N ; ROSSINI, T. . Docência na cibercultura: possibilidades de usos de REA. In: Alexandra Okada. (Org.). Open Educational Resources and Social Networks: Co-Learning and Professional Development. 1ªed.Londres:: Scholio Educational Research & Publishing, 2012, v. 1, p. 1-399.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA. In: Giselle Martins dos Santos Ferreira; Estrella D?Alva Benanion Bohadana; Alberto José da Costa Tornaghi. (Org.). Educação e tecnologia: parcerias. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2012, v. 1, p. 175-188.
-
SANTOS, Edméa. O ; SANTOS, R. . Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre cinema e blog no contexto de uma pesquisa-formação multirreferencial. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). Escola tecnologias digitais e cinema. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. 1, p. 125-144.
-
DOS SANTOS, ROSEMARY . ?Flash Mobs?: ativismo juvenil no caso George Floyd #BlackLivesMatter. Revista Docência e Cibercultura, p. 1 - 1, 11 jun. 2020.
-
SANTOS, R. . Blogs: ambientes colaborativos de aprendizagem. Educação & Imagem (UERJ), http://www.lab-eduimagem.pro.b, 02 ago. 2010.
-
SANTOS, R. . Jornal Folha Dirigida. Sempre é tempo de começar a aprender, Suplemneto do Professor, 15 out. 2005.
-
SANTOS, R. . Colégio premiado em Caxias. Jornal O DIA, Caderno Educação, p. 2 - 12, 08 set. 2005.
-
SANTOS, R. . Alfabetização de Adultos migra das ONGs para Ensino Público. O Estado de São Paulo, Caderno de Educação, p. 02 - 06, 29 ago. 2005.
-
SANTOS, R. . Internet o que muda na escola?. Época (São Paulo), Sociedade, p. 4 - 114, 08 nov. 2004.
-
SANTOS, R. ; JESUS, R. S. . O mergulho nas periferias: as práticas reescrevendo a história das escolas e as nossas histórias. In: 39ª Reunião Nacional da ANPEd, 2019, Rio de Janeiro. Educação Pública e Pesquisa: ataques lutas e resistências. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. v. 1. p. 1-6.
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . Notas sobre cidadania e a condição pós-humana: o caso Sophia. In: V CEDUCE - Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Rio de Janeiro. Anais V CEDUCE. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2018. v. 2. p. 1-12.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; PORTO, Cristiane. . A didática e o digital em rede: espaçostempos de aprendizagem e formação plurais. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - XIX Endipe, 2018, Salvador. XIX Endipe 2018. Salvador: Endipe, 2018. v. 1. p. 1-23.
-
JESUS, R. S. ; CARVALHO, F. S. P. ; SANTOS, R. . Ciberformação docente: notas de narrativas tecidas por um grupo de professores via aplicativo whatsapp. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Rio de Janeiro. Anais V CEDUCE. Rio de Janeiro: Realize Eventos e Editora, 2018. v. 2. p. 1-4.
-
SAGRES, O. ; SANTOS, R. . As imagens em blogs educacionais de língua inglesa e as possibilidades de seus usos na prática pedagógica. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 1-16.
-
SANTOS, R. . Da formação de formadores na cibercultura: o contexto contemporâneo e a atuação docente universitária. In: AnPed, 2017, São Luis. Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de reesistência. Rio de Janeiro: Anped, 2017. v. 1. p. 1-16.
-
RODRIGUES, M. L. ; SANTOS, R. . Pesquisa no Facebook: o fenômeno das eleições para presidente em 2014. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e As Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e As Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 1-13.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. ; DAVILA, C. . Ambiências de pesquisa-formação multirreferencial em ambientes híbridos. In: 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014, Rio de Janeiro. 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: Culturas: Encontros e Desencontros. Rio de Janeiro: Ebook, 2014. v. 1. p. 221-227.
-
SANTOS, R. . Pesquisa-Formação Multirreferencial com os cotidianos: a Formação de Formadores na Cibercultura. In: VI Congresso Internacional Pesquisa (auto)biográfica, 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica entre o público e o privado: modos de viver, narrar e guardar. Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 16-41.
-
SANTOS, R. . A tessitura do conhecimento em rede: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial com os cotidianos. In: VII Jornadas Nacionales sobre la Formación del Profesorado, 2013, Mar Del Plata. VII Jornadas Nacionales sobre la formacion del profesorado. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2013. v. 1. p. 1-12.
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. . Comunicação em rede: experiências formativas na cibercultura. In: VII Seminário Internacional Redes, 2013, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e Subversões na Atualidade. Rio de Janeiro, 2013. v. 1. p. 1-14.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencial. In: AnPEd, 2012, Ipojuca. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. Ipojuca, 2012. v. 1. p. 1-16.
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Didática e Práticas de Ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação e seus impactos no cotidiano das práticas pedagógicas e de ensino. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012. v. 1. p. 883-894.
-
SANTOS, R. ; ROCHA, A. A. W. N . Caiu na rede é peixe. O currículo no contexto das redes sociais.. In: I Seminário Currículos, Culturas, Cotidianos e Formação de Educadores, 2011, Vitória. I Seminário Currículos, Culturas, Cotidianos e Formação de Educadores, 2011. v. 1. p. 4-34.
-
SANTOS, Edméa. O ; SANTOS, R. . A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de. In: XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011, Coruña. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Gal ego-Portugués de Psicopedagoxía. Coruña: Revista Gelgo-Portuguesa de Psicoloxía e Educación., 2011. v. 1. p. 134-134.
-
Cunha ; SANTOS, R. . A Tessitura do Conhecimento numa Rede Social da Internet: um estudo netnográfico na interface Facebook. In: V Simpósio ABCiber 2011, 2011, Florianópolis. Educação, processos de aprendizagem e cognição, 2011. v. 1. p. 1-16.
-
Cunha ; SANTOS, R. . A Tessitura do Conhecimento numa Rede Social da Internet: um estudo netnográfico na interface Facebook. In: V Simpósio Abciber, 2011, Florianópolis. ABCiber V Simpósio 2011. Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 1-17.
-
SANTOS, R. ; SILVA, E. C. E. . Redes Sociais na Internet: Notas sobre o NIng. In: II Seminário Web Currículo PUC-SP, 2010, São Paulo. Integração de Tecnologias na prática pedagógica no currículo, 2010.
-
SANTOS, R. . Pesquisa colaborativa e redes sociais na escola básica: desafios e potenciais dos blogs. In: III Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2010, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2010. p. 09-143.
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . Os usos dos professores das mídias digitais e softwares sociais:potenciais comunicacionais. In: Mundos virtuais e web 2.0 - perspectivas para a Educação, 2010, Rio de Janeiro. 8º E´TIC, 2010.
-
SANTOS, R. . A fotografia e o digital: edição e publicação a partir de um software social. O que muda?. In: XV Semana de Educação, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana de Educação - Memórias, Pesquisas e Práticas Pedagógicas: 60 anos da Edu-Uerj, 2010.
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre cinema e blog no contexto de uma pesquisaformação. In: IV Simpósio ABCIBER, 2010, Rio de Janeiro. Educação, Processos de Aprendizagem e Cognição?, do IV Simpósio Nacional da ABCiber, 2010.
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . Cineclube atividade multirreferencial de pesquisa-formação. In: V Seminário do Laboratório Educação e Imagem, 2010, Rio de Janeiro. O Olhar - o sentuido da modernidade. Que sentidos na contemporaneidade?, 2010. v. 1.
-
SANTOS, R. . A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Os outros como legítimo OUTRO, 2009, Rio de Jnaeiro. As Redes de Conhecimento e a Tecnologia, 2009.
-
SANTOS, R. . Projetos de Aprendizagem Colaborativa com o Uso do Computador. In: XII Semana de Educação, 2008, Rio de Janeiro. Educação, formação e sociedade, 2008.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; COLACIQUE, R. . Práticas de empoderamento na constituição de pessoas surdas. In: 10 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (10o SIMEDUC), 2022, Aracaju/SE. Anais 10 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. Tiradentes: EDUNIT, 2022. v. 10.
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; VELLOSO, Luciana . A prática dos booktubers na produção de conhecimentos na cibercultura com o uso de webquest interativa. In: X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 2019, Rio de Janeiro. Anais Seminário Redes. Rio de Janeiro: uerj, 2019. v. 1. p. 24-28.
-
SANTOS, R. . Reinventando Paulo Freire: a formação de formadores em ambientes virtuais de aprendizagem. In: II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018, Minas Gerais. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global. Belo Horizonte: Galoá, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
SANTOS, R. . Os usos dos professores das mídias digitais e softwares sociais: Potenciais comunicacionais das redes. In: 10º Encontro de`Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Anpedinha, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 1-8.
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: uma experiência formativa utilizando a metodologia da webquest interativa. In: 2º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia, 2010, Rio de Janeiro. Educação, Artes e Comunicação: Interfaces, 2010.
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, L. ; FERNANDES, T. . Educação Superior a Distância e Qualidade: Para além da denúncia, o que podemos anunciar?. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE , 2024.
-
SANTOS, R. . AULA PÚBLICA: A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE E SUAS REDES EDUCATIVAS: CRIAÇÕES DE PROFESSORES EM AMBIÊNCIAS FORMATIVAS PLURAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOS SANTOS, ROSEMARY ; VIANA, YASMIN DO NASCIMENTO ; PEREIRA, T. F. ; AIRES, L. ; GUEDES, L. ; CAMPOS, E. ; ARAUJO, A. . Apropriação criativa - Podcast Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas Educativas Não escolares. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOS SANTOS, ROSEMARY ; AIRES, L. . A Formação de Professores de Química/Ciências em Tempos de Educação 4.0. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Aula Magna 2023 do Mestrado: Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) - Trans(formação) na educação: quais são as questões que nos desafiam?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . A inteligência artificial generativa e os desafios para a pesquisa em educação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA E SUA ARTICULAÇÃO COM OS FENÔMENOS SÓCIO-TÉCNICOS, ÉTICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Aula pública - Práticas Pedagógicas e Invenções Educacionais Forjadas Pela Emergência dos Fenômenos Ciberculturais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Práticas educativas na cultura digital ▪ Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; PIMENTEL, M. G. ; BERINO, A. . Como consolidar e articular os estudos da Cibercultura nos programas de pós-graduação?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; SILVA, A. B. ; TABORDA, M. . Que redes/plataformas/AVAs e/ou sites nos ajudam/ ajudaram a pensar a formação de professores antes, durante e após a pandemia?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; LIMA, A. G. F. ; SANTOS, E. O. . Quais os caminhos ?pensadospossíveis? para criar ?Educações? na atual cena sociotécnica?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Literacias científicas na cibercultura: Uma introdução a interfaces de anotação pessoal e social. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . ?A vida é uma dança cósmica?:. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Educação online e fenômenos da cibercultura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . Educação, Tecnologias Digitais e Cibercultura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Movimentos sociais e ativismo nas redes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . O flanar ubíquo como dispositivo de pesquisa-formação na Cibercultura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Ambiências Formativas em Tempos de Pandemia: AprendendoEnsinando com os usos do Google e do Whatssapp. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Convergência midiática, educação e docência na cibercultura.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Ambiências formativas em tempo de novas educações: o que aprendemos com a pandemia?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Diálogos e práticas em Tecnologias Educacionais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . Coordenadora de grupo articulado ao laboratório Educação e imagem - ProPED. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Experiências insurgentes na formação de professores em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . Apresentadora de grupo articulado ao laboratório Educação e imagem - ProPED. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; SILVA, A. B. ; COLACIQUE, R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA?. PORQUE RESISTIR É PRECISO!. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Educação, tecnologia e enfrentamento de desigualdades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Ambientes virtuais de aprendizagem e suas interfaces como dispositivos de formação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos ; FERNANDES, T. . Conteúdo em Hipertexto: Potenciais para Educação Online. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Práticas e usos de ambientes virtuais de aprendizagem: como pensar novas Educações?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Docência Na Contemporaneidade: Práticas E Processos Da Cibercultura Em Tempos De Pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; JESUS, R. S. . O MERGULHO NAS PERIFERIAS: AS PRÁTICAS REESCREVENDO A HISTÓRIA DAS ESCOLAS E AS NOSSAS HISTÓRIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; AMARAL, M. M. . A PRÁTICA DOS BOOKTUBERS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CIBERCULTURA COM O USO DE WEBQUEST INTERATIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Escola e Cibercultura - Reflexões e Possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Reinventando Paulo Freire: a formação de formadores em ambientes virtuais de aprendizagem,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. ; VELLOSO, Luciana ; COUTO JUNIOR, D. R. . NOTAS SOBRE CIDADANIA E A CONDIÇÃO PÓS-HUMANA: O CASO SOPHIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Trabalho Docente, Organização e Luta do(a)s Trabalhadore(a)s no EaD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. ; PORTO, Cristiane. ; ALVES, A. L. ; FERNANDES, T. . A DIDÁTICA E O DIGITAL EM REDE: ESPAÇOSTEMPOS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PLURAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . EDUCAR NA CIBERCULTURA: FORJANDO DISPOSITIVOS FORMATIVOS, COLETIVOS E EM REDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . CIBERCULTURA E FORMAÇÃO : SABERES EM MOVIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; AMARAL, M. M. . CINEMA E A EMERGÊNCIA DE CURRÍCULOS MULTIRREFERENCIAIS NA CIBERCULTURA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . A criação de atos de currículo em ambiências formativas na escola básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Da Formação De Formadores Na Cibercultura: O Contexto Contemporâneo E A Atuação Docente Universitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Ambiências formativas e formação de professores no contexto da cibercultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . A ARTICULAÇÃO DA INTERFACE CIDADE?UNIVERSIDADE E A SUA DIMENSÃO INFORMATIVA E DIGITAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAVILA, C. M. ; SANTOS, E. O. ; SANTOS, R. ; BRUNO, A. R. . DIDÁTICA EM REDE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E INTERSUBJETIVIDADE:. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. . Facebook, Youtube e Ocupação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, M. L. ; SANTOS, R. . PESQUISA NO FACEBOOK: O FENÔMENO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE EM 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Formação de Formadores e Educação Superior na Cibercultura: itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Faceboo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Formação de Professores na Cibercultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. ; DAVILA, C. . 4º Colóquio de Pesquisas de Educação e Mídia Culturas: encontros e desencontros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. . PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL COM OS COTIDIANOS: A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Comunicação em rede: experiências formativas na cibercultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Comunicação em Rede: Experiências Formativas na Cibercultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . A tessitura do conhecimento em rede:itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial com os cotidianos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. . COMUNICAÇÃO EM REDE: Experiências formativas na cibercultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos ; DAVILA, C. M. ; LEAL, L. A. B. ; MASSA, M. S. . DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; SANTOS, E. O. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: Notas de uma pesquisa-formação multirreferencial em um curso de especialização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . OS USOS DOS PROFESSORES DAS MÍDIAS DIGITAIS E SOFTWARES SOCIAIS:. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; ROCHA, A. A. W. N . CAIU NA REDE É PEIXE. O CURRÍCULO NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Edméa. O ; SANTOS, R. . A tessitura do conhecimento via mídias e redes sociais da internet: notas de. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cunha ; SANTOS, R. . A Tessitura do Conhecimento numa Rede Social da Internet: um estudo netnográfico na interface Facebook. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, R. . Cibercultura em tempos de Mobilidade e Redes Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Os usos dos professores das mídias digitais e softwares sociais: Potenciais comunicacionais das redes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . Redes Sociais na Internet: Notas sobre o Ning. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Pesquisa Colaborativa e Redes Sociais na Escola Básica: Desafios e potenciais dos blogs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . Pensando com e sobre as imagens: uma convergência entre cinema e blog no contexto de uma pesquisaformação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . OS USOS DOS PROFESSORES DAS MÍDIAS DIGITAIS E SOFTWARES SOCIAIS:. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. ; Edméa Santos . A TESSITURA DO CONHECIMENTO VIA MÍDIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA UTILIZANDO A METODOLOGIA DA WEBQUEST INTERATIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . A fotografia e o digital: edição e publicação a partir de um software social. O que muda?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. . Projetos de Aprendizagem Colaborativa com o Uso do Computador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Evolução e Diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. . III ENGECOMP Semana de Ciência e Tecnologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. . Eja e Informática Educativa: Uma Proposta Significativa de Aprendizagem e Inclusão Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. . Eja e Informática Educativa: Uma Proposta Significativa de Aprendizagem e Inclusão Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. . Atividade Lúdica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. . Um novo olhar sobre a Avaliação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. . Congresso Estadual de Informática na Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Experiências bem sucedidas no Ensino Fundamental. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. . Por Uma Ação Libertadora. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. . Por Uma Ação Libertadora. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
DOS SANTOS, ROSEMARY . Avaliadora Ad-Hoc do GT16 - Educação e Comunicação. 2023.
SANTOS, R. . Avaliadora interno na 32a Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2023.
SANTOS, R. . Avaliadora interna nos projetos SELIC. 2022.
SANTOS, R. . Comitê de avaliação dos projetos IFRJ. 2022.
SANTOS, R. . Consultora ad-hoc em edital FAPITEC/SE/SEDUC/SE. 2022.
SANTOS, R. . Avaliadora interno na 31a Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2022.
SANTOS, R. . CONSULTORIA DE EDITAIS BOLSAS IC Jr/SEDUC'.. 2021.
SANTOS, R. . CONSULTORIA EM EDITAIS FAPITEC/SE/SEDUC/SE. 2020.
SANTOS, R. . Comitê Consultor Interno da SELIC. 2020.
SANTOS, R. . II SIMPÓSIO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO PPGE. 2019.
SANTOS, R. . Assessoria para o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). 2016.
SANTOS, R. . Assessoria para Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. 2016.
DOS SANTOS, ROSEMARY . Membro do Comitê Científico do X SEMINÁRIO DE LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IMAGENS E SONS. 2024.
DOS SANTOS, ROSEMARY . Membro do Comitê de Avaliação do Eixo PESQUISA, no âmbito do Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão nº 07/2024 do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 2024.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc de manuscrito submetido à Revista Periferia. 2023.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Educações/formações e o pensar/fazer filosófico: inventividades e possibilidades no campo da cibercultura - Revista Docência e Cibercultura (ReDoc). 2023.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Formação docente e cibercultura: percursos legais e as demandas da contemporaneidade - (ReDoc). 2023.
DOS SANTOS, ROSEMARY . Avaliação Ad Hoc de manuscrito submetido à 41ª Reunião Nacional da ANPEd - GT 16. 2023.
SANTOS, R. . Parecerista ad hoc da Revista Entreideias: educaçao, cultura e sociedade. 2023.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão A educação em tempos de tecnologia e informação: o uso da inteligência artificial é parceira ou concorrente dos professores no desenvolvimento do senso crítico estudantil? (Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências). 2023.
SANTOS, R. . Membro representante da Comissão de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT) como docente ad hoc. 2023.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Letramento histórico: o ensino de história à luz da consciência histórica na era da informação. 2023.
SANTOS, R. . Criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ProPEd UERJ. 2023.
SANTOS, R. . Participação do Comitê de Avaliação de propostas submetidas ao Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão nº 02/2023. 2023.
SANTOS, R. . Parecerista ad hoc de Cadernos CEDES, do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). 2023.
SANTOS, R. . Membro representante da Comissão de Comunicação e Tecnologias do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT). 2023.
SANTOS, R. . Membro representante da Comissão de Reestruturação Curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). 2023.
SANTOS, R. . Membro representante da Comissão de Recredenciamento Docente ? Edição 2023 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). 2023.
SANTOS, R. . Parecerista da Revista ReDoC.. 2023.
SANTOS, R. . Membro do Comitê de Avaliação PIBIC, PROCIÊNCIA, PIBITI, PIBIEX, PROINOVA do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 2023.
SANTOS, R. . Avaliador interno na 32a Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC). 2023.
DOS SANTOS, ROSEMARY . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido à Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2022.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido à Revista Teias (UERJ). 2022.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito dos trabalhos da 15a Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2022.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Cibercultura e educação básica: plano de aula sobre fake news para educação de jovens e adultos. 2022.
SANTOS, R. . Membro do Conselho Editorial no quadriênio 2022-2026. 2022.
SANTOS, R. . Coordenadora do GT 16 - Educação e Comunicação. 2022.
SANTOS, R. . Consultora ad-hoc no EDITAL FAPITEC/SE/SEDUC/SE No 02/2022 - PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NA ESCOLA ? BOLSAS IC Jr/SEDUC. 2022.
SANTOS, R. . Avaliador Titular do Comitê Científico do GT 16 - Educação e Comunicação da 15a Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2022.
SANTOS, R. . Membro do Comitê de Avaliação PROCIÊNCIA, PROINOVA, PROEXTENSÃO do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 2022.
SANTOS, R. . Avaliador interno na 31a Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC). 2022.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido à Revista Teias (UERJ). 2021.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido à Revista Interfaces da Educação (UEMS). 2021.
SANTOS, R. . Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFB). 2021.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido à 40ª Reunião Nacional da ANPEd - GT 16. 2021.
SANTOS, R. . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido ao XV Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2021.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Interfaces da Educação (UEMS). 2020.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Currículo sem Fronteiras. 2020.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Interinstitucional Artes de Educar. 2020.
SANTOS, R. . Membro do Comitê Consultor Interno da SELIC - processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UERJ. 2020.
SANTOS, R. . 2o Suplente do Comitê Científico do GT 16 - Educação e Comunicação. 2020.
DOS SANTOS, ROSEMARY . Avaliador Ad Hoc de manuscrito submetido ao GT 16 - Educação e Comunicação da ANPEd. 2020.
SANTOS, R. . Artigos avaliados para o GT 16 da 39ª Reunião Nacional da ANPEd. 2019.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Comunicação & Sociedade. 2019.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Entreideias. 2019.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Interfaces Científicas - Educação. 2019.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Educação em Revista (UFMG). 2019.
SANTOS, R. . Membro do Comitê Científico do 25o CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2019.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Interfaces Científicas - Educação. 2018.
SANTOS, R. . Trabalhos avaliados submetidos à 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2018.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Periferia. 2018.
SANTOS, R. . Avaliação de trabalhos no XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). 2018.
SANTOS, R. . Artigos avaliados de trabalhos submetidos à 13ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2018.
SANTOS, R. . Artigos avaliados para o 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. 2018.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista EAD em Foco. 2018.
SANTOS, R. . Livro avaliado submetido à Editora Universitária Tiradentes (Ednunit). 2018.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2018.
SANTOS, R. . Projetos avaliados da 28ª UERJ SEM MUROS. 2018.
SANTOS, R. . Avaliação da submissão: Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC). 2018.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Ensino e Aprendizagem: Uma análise das Metodologias Aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN (Revista EaD em Foco). 2018.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Potencialidades e limitações no curso de Licenciatura em Química em EaD do IFMT: percepção dos acadêmicos. (Revista EaD em Foco). 2018.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para a Revista Docência e Cibercultura (ReDoc). 2017.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão A precarização do trabalho do tutor a distância na Universidade Aberta do Brasil (Revista EaD em Foco). 2017.
SANTOS, R. . Avaliador do artigo científico para o SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016.
SANTOS, R. . Parecer para a Revista Educação, Formação & Tecnologias. 2016.
SANTOS, R. . Parecer para a Revista Científica em Educação a distância - EAD em Foco. 2016.
SANTOS, R. . Relatório Técnico para o livro App-learning: experiências de pesquisa e formação. 2016.
SANTOS, R. . Artigo avaliado para o II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. 2016.
SANTOS, R. . Parecer do artigo científico sob número #25533 - Revista Teias. 2016.
SANTOS, R. . Parecer do artigo científico #3452 do I Congresso Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação (UESC). 2016.
SANTOS, R. . Parecer para a Revista Educação Formação e Tecnologia. 2016.
SANTOS, R. . Avaliador Ad hoc da Revista EaD em Foco - Revista Científica em Educação a Distância (ISSN: 2177-8310). 2016.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Realização Artística por meio de Tecnologias de Informação nas Disciplinas de Atelier em Ensino à Distância: Desenho, Pintura, Gravura e Escultura (Revista EaD em Foco). 2016.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Uso de um Aplicativo como Apoio no Ensino-Aprendizagem: Um relato de Experiência com o Socrative durante um Programa de Monitoria. 2016.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão As Distâncias? da EaD na Formação de Professores: Um Estudo Preliminar com Estudantes de um Curso de Licenciatura (Revista EaD em Foco). 2016.
SANTOS, R. . Avaliação Ad Hoc da submissão Um estudo da percepção dos alunos de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD sobre a contribuição das TIC no processo de aprendizagem (Revista EaD em Foco). 2016.
SANTOS, R. . Parecer do artigo: Amo net! Seguindo as redes dos alunos da turma 605 na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres- Revista Teias. 2015.
SANTOS, R. . Tecnologia em Perspectiva. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, R. . Redes sociais na integração com AVA na Educação on-line. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, R. ; SANTOS, Edméa. O. ; FERNANDES, T. . Conteúdo em Hipertexto: Potenciais para Educação Online. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, R. . 2ª aula Curso de Extensão: 'Relações de Ensino do contexto da Educação Inclusiva'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, R. ; OLIVEIRA, L. M. P. ; DUARTE, R. M. ; ALONSO, K. M. . Simpósio: Didática online na pedagogia universitária: saberes didáticos em mobilidade. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTOS, R. . TIC Rosemary dos Santos - Tecnologia e as questões mentais na educação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, R. ; WANDERLEY, S. ; TAVARES, L. ; ALBAINE, M. . Tecnologia, educação e pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, J. F. F. ; Edméa Santos ; RIBEIRO, M. ; LINHARES, R. ; DOS SANTOS, ROSEMARY ; VELLOSO, Luciana . Defesa de tese de Joelma Fabiane Ferreira Almeida - O Ocupar Na Cibercultura: Ciberativismo Como Atos De Currículo De Uma Formação Em Movimento. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTOS, R. . Educiber UERJ. 2022; Tema: O grupo de Pesquisa Educação na Cibercultura investuga como a educação, a Cultura e a comunicação podem potencializar práticas docentes em redes.. (Rede social).
SANTOS, R. . Twitter. 2017; Tema: cibercultura. (Rede social).
SANTOS, R. . Página da Mestre Rosemary dos Santos. 2011; Tema: Produções acadêmicas. (Site).
SANTOS, R. . Facebook. 2010; Tema: Rede Social e Formação. (Rede social).
SANTOS, R. . Ambiências formativas em tempos de pandemia: os fenômenos da cibercultura e a atuação docente. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, R. ; PEREIRA, T. V. ; FIGUEIREDO, M. P. S. ; CORREA, A. . JORNADA DE CONVERSAS COM DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, R. ; CARVALHO, F. S. P. . Dossiê: Memes e Educação: práticas educativas em rede. 2019. (Editoração/Periódico).
SANTOS, R. . MC-34 - PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA: NOTAS PARA PROFESSORES E PESQUISADORES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, R. . 'PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA: NOTAS PARA PROFESSORES E PESQUISADORES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, R. . Educação OnLine. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização).
SANTOS, R. ; DIAS, Amália. . Editorial: Revista Periferia. 2016. (Editoração/Periódico).
SANTOS, ROSEMARY DOS . Revista EaD em Foco - Revista Científica em Educação a Distância. 2015. (Editoração/Periódico).
SANTOS, R. . Formação de Professores para tutoria. 2011. .
SANTOS, R. . Mídias Digitais e Redes Sociais para uma autoria do Professor. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, R. . Formação de Professores Para Uso do Moodle. 2010. .
SANTOS, R. ; Edméa Santos . Os usos das mídias digitais a partir de uma WebQuest Interativa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, R. . Blog: Interface de Comunicação e Recurso de Aprendizagem Significativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, R. . Google: a busca como ponto de partida para a pesquisa colaborativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, R. . Formação de Tutores. 2009. .
SANTOS, R. ; Garabetti,Katya . Revista Eletrônica MovimentAção. 2004. .
SANTOS, R. ; MADDALENA, T. L. ; MARTINS, S. ; AMARAL, M. ; CASTRO, L. H. M. ; GARCIA, I. F. D. ; AVELAR, M. S. . CiberCine - CurtaLeituraCurta: Curtas sobre Leituras e Leituras Curtas. 2022. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA E SUA ARTICULAÇÃO COM OS MOVIMENTOS SÓCIOTÉCNICOS, ÉTICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE, Descrição: Este projeto pretende investigar como os movimentos sociotécnicos, éticos, estéticos, políticos e culturais em suas múltiplas linguagens podem inspirar práticas docentes em redes educativas contribuindo para a formação de professores na atual fase da cibercultura. Pretende contribuir para a criação de políticas públicas de Educação e micropolíticas cotidianas de invenções curriculares, criando metodologias de pesquisa e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem os currículos escolares e universitários das práticas comunicacionais da Cibercultura. Optamos pela bricolagem da ciberpesquisa formação multirreferencial e das Pesquisas com os Cotidianos por contemplarem como campo de pesquisa os espaços de atuação do professor-pesquisador. Como dispositivos de pesquisa, lançamos mão de oficinas, interações nas redes sociais, criação de softwares, usos de AVAS. Dispositivos que revelam a formação do formador na cibercultura forjando outros espaçostempos de pesquisa acadêmica e de produção de múltiplas linguagens, articulando as interfaces escola-cidadeuniversidade-ciberespaço, estabelecendo outros sentidos para a prática pedagógica e para a pesquisa acadêmica nas diversas redes educativas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rosemary dos Santos - Coordenador.
-
2021 - Atual
A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE E AS SUAS REDES EDUCATIVAS: os desafios do ensino-aprendizagem em áreas de periferia urbana, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como a Educação, a Cultura e a Comunicação podem potencializar práticas docentes, no contexto da Cibercultura, estruturada pela mobilidade ubíqua. No exercício da pesquisa-formação, que não separa a docência do ato de investigar, e tem intencionalidade formativa, pretendemos engendrar atos de currículo com vistas a criação de oficinas entre docentes e discentes membros do projeto. Pretendemos visitar museus da cidade, criar um cineclube, promover rodas de leitura sobre a literatura da docência na contemporaneidade. Desse modo, nossa expectativa é a de que, apoiados em dispositivos diversos, como os laptops, tablets, mídias locativas, e pela emergência dos artefatos culturais que estruturam as redes de aprendizagem, em espaços-tempos plurais, e na articulação entre a universidade e a escola básica de periferia, possamos: a) privilegiar a docência na universidade e as novas redes educativas; b) pensar a formação de professores na cibercultura, do ponto de vista das pesquisas dos cotidianos, das práticas pedagógicas e da própria pesquisa acadêmica; c) contribuir com a formação dos sujeitos envolvidos e com a produção científica nos campos da Educação, Comunicação e Cibercultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rosemary dos Santos - Coordenador / Tatiana Rossini - Integrante / Mirian Maia do Amaral - Integrante / Luciana Velloso - Integrante / Rachel Colacique - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2021 - Atual
ADEQUAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UERJ, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemary dos Santos - Integrante / Talita Vidal Pereira - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Apoio ao uso das tecnologias digitais no CTE/UERJ: divulgação científica, educação online, convergência e letramento midiáticos, Descrição: Integra a equipe de pesquisadores do projeto Apoio ao uso das tecnologias digitais no CTE/UERJ: divulgação científica, educação online, convergência e letramento midiáticos, desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura e Pesquisa nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro 2021 da FAPERJ e coordenado pela pesquisadora Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemary dos Santos - Integrante / Michele Silva de Avelar - Integrante / Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley - Coordenador.
-
2019 - 2022
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE E REDES EDUCATIVAS: os desafios do ensino-aprendizagem em áreas de periferia urbana, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como a Educação, a Cultura e a Comunicação podem potencializar práticas docentes, no contexto da Cibercultura, estruturada pela mobilidade ubíqua. No exercício da pesquisa-formação, que não separa a docência do ato de investigar, e tem intencionalidade formativa, pretendemos engendrar atos de currículo com vistas a criação de oficinas entre docentes e discentes membros do projetoEDITAL : AUXÍLIO AO PESQUISADOR RECÉM-CONTRATADO (ARC)Financiamento: FAPERJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosemary dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: O projeto pretende investigar como a Educação, a Cultura e a Comunicação podem potencializar práticas docentes em redes educativas no contexto formal/informal da universidade e da escola básica contribuindo para a formação de professores na atual fase da cibercultura. A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. Em sua fase atual vem se caracterizando pela convergência dos dispositivos e redes móveis, como os laptops, celulares, mídias locativas, e pela emergência dos artefatos culturais que vêm estruturando redes sociais no ciberespaço e nas cidades. Nesse contexto, interessa-nos compreender como esses potenciais comunicacionais podem contribuir para a formação de professores em situações de aprendizagem formais e não formais. Optamos pela metodologia da pesquisa-formação multirreferencial por contemplar como campo de pesquisa os espaços de atuação profissional do professor-pesquisador e de seus colaboradores. A pesquisa prevê como resultados: a) privilegiar a docência na universidade e as novas redes educativas; b) pensar a formação de professores na cibercultura, do ponto de vista das pesquisas dos cotidianos, das práticas pedagógicas e da própria pesquisa acadêmica; c) contribuir com a formação dos sujeitos envolvidos e com a produção científica nos campos da Educação, Comunicação e Cibercultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rosemary dos Santos - Coordenador / Alexsandra Barbosa da Silva - Integrante / Leonardo Conceição Gonçalves - Integrante / Michele Silva de Avelar - Integrante / Letícia Aires - Integrante / Luiz Henrique Monteiro de Castro - Integrante / Mayara Oliveira Silva - Integrante / yasmin nascimento Ribeiro - Integrante / Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro - Integrante / Thayra Fernandes Pereira - Integrante / Lilian Morgana Alves Silva - Integrante / Luana Carla de Freitas Coelho - Integrante.
Prêmios
1997
Por Uma Ação Libertadora, Ministério da Educação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. , Rua General Manoel Rabelo, Vila São Luís, 25065050 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36518410, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Associado da faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF
2022 - 2023
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Linha Cotidianos, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora da Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais no Programação de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2016 - 2022
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Adjunta da faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF
Atividades
-
03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
1996 - 2018
Escola Municipal Profª Olga Teixeira de OliveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações:
Aposentada.
2014 - 2017
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2019 - Atual
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEdVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice coordenadora do GT 16, Carga horária: 0
Outras informações:
O GT 16 apresenta pluralidade de temas e de enfoques teóricos e metodológicos, no trato das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no campo da Educação e Comunicação, o que lhe confere um caráter inclusivo e multidisciplinar, na análise e na divulgação dos temas de pesquisa por ele trabalhados.
2023 - Atual
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - RJVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comitê Interno Prociência
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosemary dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?