ARLAN DE ASSIS GONSALVES
Possui GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA (2005), pela Universidade Federal de Alagoas, MESTRADO EM CIÊNCIAS (2008) e DOUTORADO EM CIÊNCIAS (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da UFAL. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO III de Química Analítica, vinculado ao Colegiado de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Também é DOCENTE PERMANENTE do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS da UNIVASF, tendo sido Vice-Coordenador desta Pós-Graduação no período de Jun/2016 a Out/2017. Na Pós-graduação ministra a disciplina de Ciência de Polímeros. Já foi Docente COORDENADOR do Colegiado de Ciências Farmacêuticas da UNIVASF (CFARM) no período de Out/2013 a Out/2015, assumindo conjuntamente uma cadeira efetiva no Conselho Universitário da UNIVASF (CONUNI). Atualmente é PRESIDENTE do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia (NDE). Tem experiência na área de Química atuando na orientação de estudantes de IC, Mestrado e Doutorado em projetos relacionados com os seguintes temas: 1) Desenvolvimento de matrizes poliméricas para liberação modificada de fármacos; 2) Síntese de moléculas bioativas; e 3) Desenvolvimento de roteiros experimentais para o ensino de Química.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em CIÊNCIAS - ÁREA: QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL
2008 - 2012
Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia
Título: SÍNTESE DE BIOADSORVENTE DERIVADO DA QUITOSANA E APLICAÇÃO NA PRÉ-CONCENTRAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE ÍONS COBRE(II) EM ÁLCOOL ETÍLICO COMBUSTÍVEL POR ESPECTROFOTOMETRIA
Orientador: Profa. Dra. Fabiane Caxico de Abreu Galdino
, Ano de obtenção: 2012. Palavras-chave: Pré-Concentração de Íons Cu(II); Quitosana Funcionalizada; Espectrofotometria de Absorção Molecular.
Mestrado em CIÊNCIAS - ÁREA: QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL
2006 - 2008
Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia
Título: DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARACETAMOL EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS EMPREGANDO ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO E DETECÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA, Ano de Obtenção: 2008
Prof. Dr. Paulo César Costa de Oliveira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Análise por Injeção em Fluxo (FIA); Espectrofotometria de Absorção Molecular; Paracetamol.
Graduação em FARMÁCIA BACHARELADO
2002 - 2005
Universidade Federal de Alagoas
Título: DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO ANALÍTICO PARA A DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE NITRITO E NITRATO EM LEITE EMPREGANDO ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO E DETECÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA.
Orientador: Profa. Dra. Cristiane Xavier Galhardo
Formação complementar
2019 - 2019
Compreensão Oral em Língua Inglesa. (Carga horária: 180h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2014 - 2014
Introdução - Conhecendo o Moodle. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Material para Educação a Distância. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2007 - 2007
A Importância da Amostragem na Química Ambiental. (Carga horária: 8h). , 14º Encontro Nacional de Química Analítica, 14º ENQA, Brasil.
2007 - 2007
HR-CS Atomic Absorption Spectrometry. (Carga horária: 8h). , 14º Encontro Nacional de Química Analítica, 14º ENQA, Brasil.
2006 - 2006
Planejamento Racional de Fármacos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2004 - 2006
Extensão universitária em Iniciação Científica. (Carga horária: 1840h). , Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento Analítico, LINDA, Brasil.
2005 - 2005
Atenção Farmacêutica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Estágio Extracurricular. (Carga horária: 182h). , Laboratório de Parasitologia e Virologia, LAPEVI, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Química Medicinal. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2003
Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2003 - 2003
Dermocosméticos e Permeação Cutânea. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: POLÍMEROS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: SÍNTESE ORGÂNICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
Organização de eventos
GONSALVES, A. A. . X Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e V Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco. 2015. (Outro).
GONSALVES, A. A. . IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco. 2013. (Outro).
GONSALVES, A. A. . Seleção Pública Simplificada para Carreira no Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 33/2011 UNIVASF). 2011. (Concurso).
GONSALVES, A. A. . II Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco. 2009. (Outro).
GONSALVES, A. A. . III Jornada Científica de Farmácia. "O Novo Profissional da Saúde: o elo entre a Tecnologia e a Terapia Humanizada".. 2005. (Outro).
Participação em eventos
5a SEMANA FARMACÊUTICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO.DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS UTILIZANDO BIOPOLÍMEROS NATURAIS E MODIFICADOS. 2015. (Simpósio).
II Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco. 2009. (Simpósio).
14º Encontro Nacional de Química Analítica.Procedimento Analítico para Quantificação de Paracetamol Utilizando FIA com Detecção Espectrofotométrica. 2007. (Encontro).
14º Encontro Nacional de Química Analítica.Quantificação de Captopril em Formulações Farmacêuticas Empregando FIA-EAM. 2007. (Encontro).
3º Semana de Química.Aplicações da Análise por Injeção em Fluxo para o Desenvolvimento de Metodologias Analíticas nas Áreas de Controle Ambiental, Industrial e Farmacêutico.. 2007. (Seminário).
Comemoração do Dia do Químico.Otimização de Parâmetros Experimentais de Procedimento Analítico para a Determinação Espectrofotométrica de Paracetamol em Medicamentos. 2007. (Encontro).
2º Semana de Química.Aplicação da Análise por Injeção em Fluxo na Quantificação de Íons Fe(II) em Fármacos de Ação Anti-anêmica.. 2006. (Encontro).
13º Encontro Nacional de Química Analítica.Desenvolvimento de Procedimento Analítico para a Determinação de Nitrito e Nitrato em Leite com Detecção Espectrofotométrica Empregando Sistemas de Injeção em Fluxo (FIA). 2005. (Encontro).
28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Determinação de Cálcio em Leite por Análise por Injeção em Fluxo (FIA) Utilizando Murexida como Reagente Colorimétrico.. 2005. (Encontro).
III Jornada Científica de Farmácia. 2005. (Outra).
IV Congresso Pernambucano de Farmacêuticos. Emprego do Sulfato de Hidrazina na Especiação de Nitrato e Nitrito em Alimentos Utilizando Análise por Injeção em Fluxo (FIA). 2005. (Congresso).
I Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Determinação de Nitrito e Nitrato em Leite Empregando Análise por Injeção em Fluxo (FIA) e Detecção Espectrofotométrica.. 2004. (Congresso).
II Jornada Científica de Farmácia da UFAL. 2003. (Outra).
I Jornada Científica de Farmácia da UFAL. 2003. (Outra).
III Jornada de Farmácia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. 2002. (Outra).
Jornada Multidisciplinar em Urgência e Emergência. 2002. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Anatomia. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
MAIA, G. L. A.; GONSALVES, J. K. M. C.;GONSALVES, A. A.. Potencial da farinha de macambira (Bromelia laciniosa) como novo insumo farmacêutico. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ALENCAR FILHO, E. B.; OLIVEIRA, A. P.;GONSALVES, A. A.. Estudo da relação quantitativa estrutura-atividade (QSAR) de derivados isatínicos de adutos de Morita-Baylis-Hillman com atividade antiproliferativa celular.. 2019. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ROLIM, L. A.;GONSALVES, A. A.; ARAUJO, E. C. C.. Semissíntese de hidrazonas derivadas de metabólitos secundários de origem vegetal e avaliação do potencial antitumoral. 2018. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE LIMA, R. S.; SILVA, F. S.;GONSALVES, A. A.. Compósito de hidroxiapatita, polietilenoglicol e uma fibra vegetal para uso na liberação modificada de fármacos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; MOURA, M. P. S.; ROLIM, L. A.. Desenvolvimento de método analítico para a determinação de resíduos de deltametrina e lambda-cialotrina em amostras de solo do Submédio do Vale do São Francisco. 2018. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; SANTOS, A. N.; FERRAZ, A. V.. Caracterização da gipsita da Região do Araripe Pernambucano. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
RIBEIRO, L. A. A.; LIMA, M. S.;GONSALVES, A. A.. Preparação e avaliação da blenda polimérica de membrana da casca do ovo/quitosana como um sistema matricial de liberação do fármaco nimesulida. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Oliveira, H. P.; da Costa, M. M.;GONSALVES, A. A.. Preparação e caracterização de polímeros condutores: aplicação em músculos artificiais e agente antimicrobiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
RIBEIRO, L. A. A.; MARQUES, M. A.;GONSALVES, A. A.. Dispersões Sólidas de Nifedipino em Eudragit L-100: Caracterização e Comparação de Parâmetros Farmacocinéticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Oliveira, H. P.; ALENCAR FILHO, E. B.;GONSALVES, A. A.. Estudos de adsorção de azul de toluidina e safranina em biomaterial lignocelulósico. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ROLIM, L. A.;GONSALVES, A. A.; MOURA, M. P. S.. Desenvolvimento de formulações fitocosméticas fotoprotetoras a base de Ximenia americana L., nativa do semiárido brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Oliveira, H. P.; Andrade, C. A. S.;GONSALVES, A. A.. Compósitos ramificados de polipirrol/dióxido de titânio/óxido de zinco aplicados na degradação de rodamina B e rodamina 6G. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
NUNES, X. P.;GONSALVES, A. A.ALMEIDA, J. R. G. S.. Estudo químico e biológico das partes aéreas de Simira gardneriana M. R. Barbosa & A. L. Peixoto (Rubiaceae). 2014. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MATOS, M. H. T.; ROLIM, L. A.; CARVALHO, M. T. B.;GONSALVES, A. A.. Análise metabolômica em Jatropha mutabilis para seleção de extrato e desenvolvimento de filme cicatrizante. 2025. Tese (Doutorado em RENORBIO) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GONSALVES, A. A.; VIEIRA, G. A. B.; BRITTO, D.. Emprego de polieletrólito polissacadírico no nanoemcapsulamento de material genético para aplicação em vacinas não-virais e controle de pragas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; ARAUJO, E. C. C.. Estudo da relação quantitativa estrutura-atividade (QSAR) de derivados isatínicos de adutos de Morita-Baylis-Hillman com atividade antiproliferativa celular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
OLIVEIRA, R. A. P.; MOURA, J. A.;GONSALVES, A. A.. Caracterização de aglutinantes utilizados em dosimetria TL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
BRITTO, D.; DE LIMA, M. A. C.;GONSALVES, A. A.. Nanoencapsulação de vitamina C extraída de resíduo agroindustrial para a preparação de filmes comestíveis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE LIMA, R. S.; SILVA, F. S.;GONSALVES, A. A.. Compósito de hidroxiapatita, polietilenoglicol e uma biofibra vegetal para uso na liberação controlada de fármacos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
NUNES, X. P.;GONSALVES, A. A.. Determinação de resíduos de deltametrina, cipermetrina e lambda-cialotrina em amostras de solo no Vale do São Francisco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MOURA, M. P. S.;GONSALVES, A. A.. Estudo fitoquímico por técnicas hifenadas e desenvolvimento de matéria-prima padronizada a base de Alternanthera brasiliana (L.) Kuntze. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
BRITTO, D.;GONSALVES, A. A.; LIMA, M. S.. Preparação de formulação a base de extrato de casca de uva nanoencapsulada por quitosana. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE LIMA, R. S.; SILVA, F. S.;GONSALVES, A. A.. Caracterização do compósito de gesso com fibra obtida de Calotropis procera como biomaterial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ARAUJO, E. C. C.;GONSALVES, A. A.. Biomonitoramento da atividade antinociceptiva da Morus Nigra L. para o desenvolvimento de um medicamento fitoterápico inovador. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
LIMA, M. S.; DE SOUZA, M. E. A. O.;GONSALVES, A. A.. Microencapsulamento em spray dryer do extrato de semente de uva originado do resíduo da indústria de suco: influência de encapsulantes em parâmetros de processo e perfil de flavanóis do pó obtido. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE DERIVADOS DE FRUTAS E HORTALIÇAS) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
GONSALVES, A. A.; VIANA, K. W. C.; QUADROS, C. P.. Determinação de minerais por fotometria de chamas em leites in natura de diferentes pontos de venda em Petrolina/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; DIAS, C. H. A.; COLOMBO, A. V.. Análise do potencial anticloro do Clorfree. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; GUIMARÃES, D. G.; ARAÚJO, C. R. M.. Desenvolvimento de complexos metálicos de cobre e zinco de interesse farmacológico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; SANTOS, A. C. F.; ARAÚJO, T. F. S.. Avaliação da relação entre o consumo de álcool e dislipidemias em uma amostra da população de Petrolina-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
SANTANA, DANIELLA BARRETO;GONSALVES, A. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J.. Prevalência de parasitos com potencial zoonótico no solo do Parque Josefa Coelho, região central de Petrolina-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
SANTANA, D. B.;GONSALVES, A. A.; COLOMBO, A. V.. Síntese e avaliação in vitro da atividade leishmanicida de análogos do metronidazol sobre formas promastigotas de Leishmania amazonensis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ALENCAR FILHO, E. B.; MAIA, G. L. A.;GONSALVES, A. A.. Estudo da relação quantitativa estrutura-atividade de derivados 1,2,4-oxadiazol isoxazol com atividade larvicida em Aedes aegypti. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M.; ARAUJO, E. C. C.;GONSALVES, A. A.. Avaliação da atividade fotoprotetora de formulações contendo curcumina e derivados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ROLIM, L. A.;GONSALVES, A. A.; ALENCAR FILHO, E. B.. Otimização e validação de metodologia analítica para quantificação dos compostos cantin-6-ona e 5-metoxicantin-6-ona e estudo de estabilidade preliminar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Martins, M. G.;GONSALVES, A. A.; ALENCAR FILHO, E. B.. Síntese e atividade antimicrobiana do ácido 3-hidroxi-3-(2-nitrofenil)-2-metilenopropiônico e compostos análogos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DA SILVA, C. A.; SILVA, K. M.;GONSALVES, A. A.. Pesquisa de geo-helmintos em areias de praças públicas da cidade de Petrolina-PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MAIA, G. L. A.; CORCINO, C. O.;GONSALVES, A. A.. Síntese de filtros químicos da classe das oximas e determinação de seus fatores de proteção solar UVB em formulações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ARAUJO, E. C. C.; JÚNIOR, R. P. S.;GONSALVES, A. A.. Síntese de derivados da vanilina e posterior avaliação de suas atividades fotoprotetoras frente à radiação UVB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Neri, D. F. M.; ROLIM, L. A.;GONSALVES, A. A.. Otimização da produção de galactooligossacarídeos por b-galactosidase imobilizada em celulose extraída do bagaço de cana-de-açúcar magnetizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ALENCAR FILHO, E. B.; MAIA, G. L. A.;GONSALVES, A. A.. Síntese de filtros químicos derivados do salicilaldeído e determinação de seus fatores de proteção solar UVB em formulações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; ROLIM, L. A.; MOURA, M. P. S.. Avaliação In Vitro da Utilização da Membrana da Casca do Ovo de Gallus gallus domesticus como Biomaterial para o Desenvolvimento de um Sistema de Liberação de Nimesulida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
ROLIM, L. A.; MOURA, M. P. S.;GONSALVES, A. A.. Avaliação in vitro da utilização da membrana da casca do ovo de Gallus gallus domesticus como biomaterial para o desenvolvimento de um sistema de liberação de fármaco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GALHARDO, C. X.; DE PAULA, F. S.;GONSALVES, A. A.. Desenvolvimento de Procedimento Analítico para a Determinação Indireta de Ácido Áscórbico usando Espectrofotometria associada à Análise por Injeção em Fluxo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas.
NASCIMENTO, T. G.; OLIVEIRA, P. C. C.;GONSALVES, A. A.. Desenvolvimento de Procedimento Analítico para a Determinação de Captopril empregando Análise por Injeção em Fluxo e Detecção Espectrofotométrica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.
MOURA, M. A. B. F.; REYS, J. R. M.;GONSALVES, A. A.; CALDAS, D. P. C. M.; DA SILVA, A. C.. Estudo Farmacoepidemiológico do Uso de Fármacos Anorexígenos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.
GONSALVES, A. A.; OLIVEIRA, P. C. C.; PEREIRA, C. F.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Efetivo (Edital 49/2015 UNIVASF). 2016. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
SILVA, A. M. C.;GONSALVES, A. A.; GALHARDO, C. X.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 36/2014 UNIVASF). 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.; MAIA, G. L. A.; SILVA, K. M.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 59/2014 UNIVASF). 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 45/2012 UNIVASF, Campus Petrolina Centro). 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 28/2012 UNIVASF). 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Professor Efetivo (Edital 10/2011 IF Sertão-PE, Campus Ouricuri). 2011. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
GONSALVES, A. A.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Superior - Professor Substituto (Edital 33/2011 UNIVASF). 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
GONSALVES, A. A.. Provimento de cargos na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Professor Efetivo (Edital 03/2010 IF Sertão-PE, Campus Petrolina). 2010. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Orientou
DESENVOLVIMENTO DE CATALISADOR HETEROGÊNEO SOBRE MATRIZ POLIMÉRICA USANDO SULFETO MINERAL PARA CONVERSÃO DE GLICERINA LOIRA EM EPICLORIDRINA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
SÍNTESE DE TIAZOIS DERIVADOS DO p-TOLUALDEÍDO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E FARMACOLÓGICO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
SÍNTESE DE TIAZOIS DERIVADOS DO 4-CLOROBENZALDEÍDO E ENSAIOS IN SILICO DE PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E FARMACOLÓGICO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
SÍNTESE DE TIAZOIS DERIVADOS DO ANISALDEÍDO E ENSAIOS COMPUTACIONAIS DE PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E FARMACOLÓGICO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);
PREPARAÇÃO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE PECTINA/ÁGAR ÁGAR E APLICAÇÃO COMO FILME ORODISPERSÍVEL VEGANO DE ANTI-HIPERTENSIVO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);
PREPARAÇÃO DE BLENDAS POLIMÉRICAS DE PECTINA/MALTODEXTRINA E AVALIAÇÃO COMO FILME ORODISPERSÍVEL VEGANO DE FÁRMACO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);
Preparação de matrizes poliméricas de quitosana e carboximetilcelulose com antiinflamatório incorporado e ensaios de liberação in vitro; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, ; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Incorporação de Sulfetos Metálicos em Filmes de Quitosana Reticulada e Aplicação em Catálise Heterogênea; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Preparação e avaliação da blenda polimérica de membrana da casca do ovo/quitosana como um sistema matricial de liberação do fármaco nimesulida; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, ; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
ESTUDOS DE ADSORÇÃO DE AZUL DE TOLUIDINA E SAFRANINA EM BIOMATERIAL LIGNOCELULÓSICO; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Avaliação integrada do impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana de trabalhadores rurais do Submédio do vale do São Francisco e preparação de potenciais antídotos para a intoxicação aguda por organofosforados; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, ; Coorientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Preparação e caracterização de quitosanas modificadas para obtenção de materiais de interesse farmacêutico e alimentício; ; 2024; Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais (25020013001P4)) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, ; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Assistência farmacêutica no setor público nos últimos 10 anos (2008-2018); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Prestação de atendimento psicológico ao cidadão preso e o direito à saúde básica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Conselhos de saúde: dificuldades e facilidades na gestão do SUS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OBSERVACIONAL EM ESCOLAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
RELATO DA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CIDADE DE AFRÂNIO-PE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
DIFICULDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA COMPILAÇÃO DE RELATOS SOBRE O TEMA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
LUDICIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
APROVEITAMENTO DA ENERGIA RENOVÁVEL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CENTRO EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de N-acilidrazonas derivadas da isoniazida e predição in silico de características químicas, farmacológicas e toxicológicas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese e avaliação de atividade biológica in silico de compostos hidrazônicos derivados de chalconas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de N-acilhidrazonas derivadas de cetonas a,b-insaturada e avaliação in silico do potencial farmacológico e toxicológico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Avaliação da atividade fotoprotetora de formulações contendo curcumina e derivados; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de derivados da vanilina e posterior avaliação de suas atividades fotoprotetoras frente à radiação UVB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
SÍNTESE DE FILTROS QUÍMICOS DA CLASSE DAS OXIMAS E DETERMINAÇÃO DE SEUS FATORES DE PROTEÇÃO SOLAR UVB EM FORMULAÇÕES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
PESQUISA DE GEO-HELMINTOS EM AREIAS DE PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PETROLINA-PE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de filtros químicos derivados do salicilaldeído e determinação de seus fatores de proteção solar uvb em formulações; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Avaliação In Vitro da Utilização da Membrana da Casca do Ovo de Gallus gallus domesticus como Biomaterial para o Desenvolvimento de um Sistema de Liberação de Nimesulida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
DESENVOLVIMENTO DE FILME POLIMÉRICO DE DESINTEGRAÇÃO ORAL PARA ADMINISTRAÇÃO DO CAPTOPRIL; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
SÍNTESE DE DERIVADO HETEROCÍCLICO DO 4-HIDROXI-3-METOXIBENZALDEÍDO DA CLASSE TIAZOL; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
SÍNTESE LINEAR DE TIAZOL DERIVADO DO 2-HIDROXIBENZALDEÍDO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
SÍNTESE DE DERIVADO DO 4-HIDROXIBENZALDEÍDO CONTENDO O HETEROCICLO TIAZOL; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de híbridos moleculares inéditos do safrol e isoniazida e ensaios computacionais de perfil farmacológico; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de novos híbridos moleculares derivados do safrol e hidralazina e ensaios in silico de propriedades farmacológicas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Preparação de blendas de lignina e quitosana e avaliação como matriz polimérica de liberação modificada de nimesulida; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de N-acilidrazonas derivadas da benzilidrazida e ensaios computacionais de propriedades físico-químicas e farmacológicas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de N-acilidrazonas derivadas da isoniazida e ensaios in silico de propriedades farmacológicas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de acilhidrazonas estruturalmente semelhantes e avaliação computacional de parâmetros de interesse farmacêutico; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de hidrazonas derivadas de benzoínas e avaliação computacional de perfil químico e de bioatividade e toxicidade; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Uso da estratégia de hibridação molecular na síntese de N-acilidrazonas e avaliação do potencial antimicrobiano destes compostos; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Preparação laboratorial de filtros químicos da classe das chalconas e oximas derivados da acetovanilona e do 4-nitrobenzaldeído e produção de novas formulações fotoprotetoras; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese linear de filtros químicos da classe das chalconas e oximas derivados da acetovanilona e do 4-metoxibenzaldeído e produção de novos cosméticos fotoprotetores; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese linear de chalconas e hidrazonas usando acetovanilona, aldeídos p-substituídos e fenilhidrazina; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de compostos análogos da classe das chalconas e N-acilhidrazonas usando acetovanilona e isoniazida; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de uma série de chalconas e N-acilhidrazonas análogas usando 4-metoxiacetofenona e o composto bioativo isoniazida; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de compostos pirazolínicos visando obter novos protótipos com atividade anticâncer; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese, purificação e caracterização de hidrazonas inéditas visando ensaios de atividade biológica de interesse; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de novas chalconas e pirazolinas análogas e com provável ação anticâncer; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de novas substâncias com possível atividade antibiótica por acoplamento estrutural de antibacterianos disponíveis comercialmente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Uso de técnicas de Síntese Orgânica e Química Farmacêutica para a preparação de novas substâncias com atividade antibacteriana; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Produção de formulações cosméticas fotoprotetoras contendo novos filtros químicos da classe dos isoxazois; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de protótipos anti-inflamatórios inéditos de pirazolina e pirazol utilizando uma hidrazina não-aromática; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de compostos heterocíclicos di-nitrogenados com possível ação antiinflamatória utilizando uma hidrazina aromática; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese, purificação e caracterização de análogos pirazolínicos obtidos a partir do benzaldeído e salicilaldeído; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese, purificação e caracterização de análogos pirazolínicos obtidos a partir do 4-hidroxibenzaldeído e vanilina; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de éster de oxima derivado do p-acetil-benzaldeído e preparação de fotoprotetor contendo este filtro químico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Síntese de éster de oxima derivado da vanilina acetilada e preparação de fotoprotetor contendo este filtro químico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Estudos de adsorção em coluna de leito fixo de azul de metileno na casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica l; ); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Estudos de adsorção em coluna de leito fixo de íons cromo(VI) na casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica l; ); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Estudos de adsorção em batelada de azul de metileno na casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica l; ); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Estudos de adsorção em batelada de íons cromo(VI) na casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica l; ); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
ESTUDO DA REAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA ENTRE O FÁRMACO HIDRALAZINA E O ÍON FE(II) E APLICAÇÃO EM DETERMINAÇÕES ANALÍTICAS DESTE METAL EM AMOSTRAS DE INTERESSE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Arlan de Assis Gonsalves;
Produções bibliográficas
-
DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; LAYSNA DOS ANJOS SANTOS, VICTÓRIA ; SILVA SIMPLICIO, SIDNEY ; GALVÃO GUIMARÃES, DÉLIS ; MELO ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA . PROPOSTA DE SÍNTESE ONE-POT: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA E MEDICINAL A PARTIR DA PREPARAÇÃO DO HETEROCICLO TIAZOL. QUÍMICA NOVA (ONLINE) , v. 48, p. 1/e-20250059-7, 2025.
-
G. GUIMARÃES, DÉLIS ; L. A. SANTOS, VICTÓRIA ; S. SIMPLICIO, SIDNEY ; A. GONSALVES, ARLAN ; J. S. GOUVEIA, JOÃO ; B. ALMEIDA, FERNANDA ; A. GUSMÃO, LUIZA ; C. TEDESCO, ANTONIO ; L. PRIMO, FERNANDO ; A. ROLIM, LARISSA ; R. M. ARAÚJO, CLEÔNIA . Naphthoxazoles Derived from Lapachol as Fluorescent DNA Probes: Synthesis and Binding Studies with Calf Thymus DNA. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 36, p. 1/e-20240188-12, 2025.
-
CAMPOS, WESLEY RANDSON ALCANTARA ; COSTA, MATEUS MATIUZZI DA ; ROSA, DANILLO SALES ; Gonsalves, Arlan de Assis ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO . Antimicrobial Activity of Lapachol-Based Semicarbazones Against Drug-Resistant Bacterial Strains and in Silico ADMET Evaluation. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 67, p. 1/e24240053-13, 2024.
-
DA SILVA, EDILANE ALMEIDA ; DO VALE, ISMAEL HOLANDA ; SOUSA, ELIZABETE SILVA ; SIMPLICIO, SIDNEY SILVA ; DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO . Potential leishmanicidal of the thiosemicarbazones: A review. Results In Chemistry , v. 9, p. 101609, 2024.
-
OLIVEIRA, VANESSA ; SÁ, INGREDY ; DA SILVA, GEORGTOWN ; SANTOS, VICTÓRIA ; ARAÚJO, CLEÔNIA ; GONSALVES, ARLAN . SEMICARBAZONAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA E QUÍMICA MEDICINAL. QUIMICA NOVA , v. 46, p. 207-214, 2023.
-
DE SOUSA, VALÉRIA CARLOS ; DE CÁSSIA VIANA CARVALHO, RITA ; DOS REIS BARCELAR, KARLA GERMANA ; DE MELO, DANIELLY SILVA ; NUNES, JAMYLLE MELO ; DE ARAÚJO SOUSA, PAULO SÉRGIO ; ROCHA, JEFFERSON ALMEIDA ; LIMA, CRISTIANE COSTA ; DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO ; DA COSTA, MARCÍLIA PINHEIRO ; DA FRANCA RODRIGUES, KLINGER ANTÔNIO ; DE MORAES ALVES, MICHEL MUÁLEM ; DE AMORIM CARVALHO, FERNANDO AÉCIO . Synthetic hydrazones: In silico studies and in vitro evaluation of the antileishmania potential. TOXICOLOGY IN VITRO , v. 88, p. 105560, 2023.
-
Santos, Victória Laysna dos Anjos ; Gonsalves, Arlan de Assis ; GUIMARÃES, DÉLIS GALVÃO ; SIMPLICIO, SIDNEY SILVA ; Oliveira, Helinando Pequeno de ; RAMOS, LARA POLYANA SILVA ; COSTA, MARCÍLIA PINHEIRO DA ; OLIVEIRA, FÁTIMA DE CÁSSIA EVANGELISTA DE ; PESSOA, CLAUDIA ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO . Naphth[1,2-d]imidazoles Bioactive from β-Lapachone: Fluorescent Probes and Cytotoxic Agents to Cancer Cells. MOLECULES , v. 28, p. 3008, 2023.
-
COSTA LIMA, CRISTIANE ; GALVÃO GUIMARÃES, DÉLIS ; VIEIRA CASTRO, MATHEUS ; SILVA SIMPLICIO, SIDNEY ; LAYSNA DOS ANJOS SANTOS, VICTÓRIA ; DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; ROBERTA MELO ARAÚJO, CLEÔNIA . Chá de Flores de Hibisco (Hibiscus Sabdariffa L.) como Indicador Ácido-Base: Proposta de Atividade Prática de Ensino. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 88-101, 2023.
-
SILVA, JUSSARA DE JESUS ; SIMPLICIO, SIDNEY SILVA ; SANTOS, VICTÓRIA LAYSNA DO ANJOS ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO ; Gonsalves, Arlan de Assis . Desenvolvimento e avaliação fotoprotetora, in vitro, de formulações de mistura curcuminoide e chalconas estruturalmente relacionadas. SCIENTIA PLENA , v. 18, p. 104501, 2022.
-
Simplicio, S. S. ; SANTOS, V. L. A. ; Campos, W. R. A. ; GUIMARÃES, D. G. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Ammonium Nitrate: Good or Bad Guy?. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 13, p. 156-166, 2021.
-
DA SILVA, G. A. O. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Evaluation of eggshell membrane as an alternative biopolymeric matrix for delivery of nimesulide. Revista Colombiana de Ciencias Quimico Farmaceuticas , v. 50, p. 550-570, 2021.
-
SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. ; SILVA, M. F. S. ; OLIVEIRA, F. C. E. ; COSTA, M. P. ; PESSOA, C. O. ; ARAÚJO, C. R. M. . Hydrazones derived from natural aldehydes: in vitro cytotoxic evaluation and in silico pharmacokinetic predictions. Revista Colombiana de Ciencias Quimico Farmaceuticas , v. 50, p. 217-235, 2021.
-
MEDEIROS, MARIA ALICE MIRANDA BEZERRA ; GAMA E SILVA, MARIANA ; DE MENEZES BARBOSA, JACKSON ; MARTINS DE LAVOR, ÉRICA ; RIBEIRO, TIAGO FEITOSA ; MACEDO, CÍCERO ANDRÉ FERREIRA ; DE SOUZA DUARTE-FILHO, LUIZ ANTONIO MIRANDA ; FEITOSA, THIALA ALVES ; DE JESUS SILVA, JUSSARA ; FOKOUE, HAROLD HILARION ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO ; DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; AUGUSTO DE ARAÚJO RIBEIRO, LUCIANO ; ALMEIDA, JACKSON ROBERTO GUEDES DA SILVA . Antinociceptive and anti-inflammatory effects of hydrazone derivatives and their possible mechanism of action in mice. PLoS One , v. 16, p. e0258094, 2021.
-
GUIMARÃES, D. G. ; Simplicio, S. S. ; SOUSA, VALÉRIA ; RODRIGUES, K. A. F. ; CARVALHO, F. A. A. ; CARNEIRO, S. M. P. ; COSTA, M. P. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Synthesis and antileishmanial activity of naphthoquinone-based hybrids. Revista Colombiana de Ciencias Quimico Farmaceuticas , v. 50, p. 505-521, 2021.
-
SANTOS, VICTÓRIA ; GUIMARÃES, DÉLIS ; NISHIMURA, RODOLFO ; ROLIM, LARISSA ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA . NAFTOIMIDAZÓIS E NAFTOXAZÓIS - PROMISSORES COMPONENTES DE SISTEMAS TERANÓSTICOS. QUÍMICA NOVA (ONLINE) , v. 45, p. 560-577, 2021.
-
SOUZA, DÉBORA ; SOUSA, VALÉRIA ; CRUZ, LUCAS ; CARNEIRO, SABRINA ; ALVES, MICHEL ; CARVALHO, FERNANDO ; COSTA, MARCÍLIA ; CORRÊA, CÍNTIA ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA . SÍNTESE, ATIVIDADE ANTILESHMANIA E CITOTÓXICA DE HIDRAZONAS DERIVADAS DE ALDEÍDOS NATURAIS. QUIMICA NOVA , v. 43, p. 50-57, 2020.
-
ARRUDA, I. E. ; MACEDO, B. V. S. ; MACEDO, J. C. ; Campos, W. R. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . PREPARAÇÃO DE HIDRAZONA E N-ACILIDRAZONA USANDO FÁRMACOS COMERCIAIS COMO REAGENTES: AULAS PRÁTICAS DE SÍNTESE DE COMPOSTOS BIOATIVOS. QUIMICA NOVA , v. 43, p. 642-648, 2020.
-
SANTOS, VICTÓRIA ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA . RESGATE DA REAÇÃO DE DEBUS-RADZISZEWSKI: ENSINO PRÁTICO DE REAÇÕES MULTICOMPONENTES NA SÍNTESE DA LOFINA. QUIMICA NOVA , v. 43, p. 1344-1349, 2020.
-
GUIMARÃES, DÉLIS GALVÃO ; DE ASSIS GONSALVES, ARLAN ; ROLIM, LARISSA ARAÚJO ; ARAÚJO, EDIGÊNIA CAVALCANTE ; DOS ANJOS SANTOS, VICTÓRIA LAYSNA ; SILVA, MARIA FRANCILENE SOUZA ; DE CÁSSIA EVANGELISTA DE OLIVEIRA, FÁTIMA ; DA COSTA, MARCÍLIA PINHEIRO ; PESSOA, CLAUDIA ; FONSECA GOULART, MARÍLIA OLIVEIRA ; SILVA, THAISSA LUCIO ; SANTOS, DANYELLE CÂNDIDO ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO . Naphthoquinone-based hydrazone hybrids: synthesis and potent activity against cancer cell lines. Medicinal Chemistry , v. 17, p. 945-955, 2020.
-
CORCINO, C. O. ; Teles, R. B. A. ; ALMEIDA, J. R. G. S. ; Lirani, L. S. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, A. A. ; MAIA, G. L. A. . Avaliação do efeito do uso de agrotóxicos sobre a saúde de trabalhadores rurais da fruticultura irrigada. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 3117-3128, 2019.
-
Campos, W. R. A. ; Souza, D. C. M. ; GUIMARÃES, D. G. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . SÍNTESE MECANOQUÍMICA DE AZINAS ACÍCLICAS SIMÉTRICAS E DETERMINAÇÃO DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR UVB IN VITRO. QUIMICA NOVA , v. 43, p. 305-312, 2019.
-
ARAÚJO, C. R. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GUIMARÃES, D. G. ; GONSALVES, A. A. . The interdisciplinarity in drug discovery. Journal of Analytical & Pharmaceutical Research , v. 7, p. 222-224, 2018.
-
SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOLÉCULAS BIOATIVAS: REGRA DOS CINCO DE LIPINSKI E PREPARAÇÃO DE HETEROCICLO 1,3,4-OXADIAZOL EM FORNO DE MICRO-ONDAS DOMÉSTICO. QUÍMICA NOVA (ONLINE) , v. 41, p. 110-115, 2018.
-
G. GUIMARÃES, DÉLIS ; A. ROLIM, LARISSA ; DE A. GONSALVES, ARLAN ; M. ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA . Biological Potential of Synthetic Hydrazones in the Last Decade: A Systematic Review. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 9, p. 2551-2592, 2017.
-
GUIMARÃES, D. G. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Synthesis of 4-((5-acetamido-2-hydroxyphenyl) diazenyl) benzenesulfonic, a Azobenzene Derivative of the Acetaminophen, and Evaluation its Potential as a pH Value Indicator. Revista Virtual de Química , v. 8, p. 1461-1475, 2016.
-
LEITE FILHO, C. A. ; REIS, S. A. G. B. ; ROLIM, L. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Synthesis of Vanillin Derivatives and Evaluation as Photoprotective Agents against the UVB Radiation. Revista Virtual de Química , v. 8, p. 2057-2071, 2016.
-
ARAÚJO, C. R. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. . Acetylcholinesterase - AChE: A Pharmacological Interesting Enzyme. Revista Virtual de Química , v. 8, p. 1818-1834, 2016.
-
ARAÚJO, C. R. M. ; SANTOS, V. L. A. ; LEITE FILHO, C. A. ; GONSALVES, A. A. ; MAIA, G. L. A. . Desenvolvimento de fármacos por hibridação molecular: uma aula prática de química medicinal usando comprimidos de paracetamol e sulfadiazina e a ferramenta virtual scifinder.. Química Nova (Impresso) , v. 38, p. 868-873, 2015.
-
ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Oximes: Chemical Properties, Methods of Preparation and Applications in Synthesis of Nitrogen Functional Groups. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 7, p. 1469-1495, 2015.
-
Gonsalves, Arlan de Assis ; LEITE FILHO, CARLOS ALBERTO ; MEDEIROS, FELIPE S. DE ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Tamarindus Shell: Caracterization and Adsorption Studies of Methylene Blue and Chromium(VI) Using Finite Batch Technique. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 6, p. 1466-1482, 2014.
-
ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; SANTOS, V. L. A. ; GUIMARÃES, D. G. ; OLIVEIRA JUNIOR, R. G. ; ALMEIDA, J. R. G. S. ; GONSALVES, A. A. . Synthesis and in vitro Determination of SPF-UVB Oximes Derived from Lapachol. Revista Virtual de Química , v. 6, p. 1702-1712, 2014.
-
GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. . Contextualizando reações ácido-base de acordo com a teoria protônica de Brönsted-Lowry usando comprimidos de propranolol e nimesulida. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 1236-1241, 2013.
-
GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; SOARES, N. A. ; GOULART, M. O. F. ; GALDINO, F. C. A. . Diferentes estratégias para a reticulação de quitosana. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 1215-1223, 2011.
-
GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GALHARDO, C. X. ; GOULART, M. O. F. ; GALDINO, F. C. A. . Hydralazine Hydrochloride: An Alternative Complexometric Reagent for Total Iron Spotometric Determination. American Journal of Analytical Chemistry , v. 02, p. 776-782, 2011.
-
GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES. 2. ed. Belém-PA: Home Editora, 2025. 64p .
-
GONSALVES, A. A. . Concentração de Soluções. 1. ed. PETROLINA: UNIVASF, 2017. v. 1. 52p .
-
GONSALVES, A. A. . Equilíbrio Ácido-base na Química Analítica. 1. ed. PETROLINA: UNIVASF, 2017. v. 1. 73p .
-
Simplicio, S. S. ; SANTOS, V. L. A. ; LIMA, C. C. ; CASTRO, M. V. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, C. R. M. . REAÇÃO DE DEBUS-RADZISZEWSKI ? RELEVANTE METODOLOGIA PARA A SÍNTESE DE 1,3-IMIDAZÓIS E 1,3-OXAZÓIS. In: Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. (Org.). O papel fundamental da química entre as ciências naturais. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena Editora, 2022, v. 1, p. 172-188.
-
Santos, Victória Laysna dos Anjos ; Oliveira, Helinando Pequeno de ; Gonsalves, Arlan de Assis ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA MELO . NAFTOIMIDAZÓIS COMO POTENCIAIS COMPONENTES TERANÓSTICOS FLUORESCENTES: SÍNTESE E AVALIAÇÃO. Trabalhos nas Áreas de Fronteira da Química. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 196-208.
-
SOUZA, V. C. ; SANTOS, I. L. ; SANTOS, R. R. L. ; CARNEIRO, S. M. P. ; CARVALHO, F. A. A. ; GONSALVES, A. A. ; GUIMARÃES, D. G. ; ARAÚJO, C. R. M. ; COSTA, M. P. . Avaliação da atividade antileishmania in vitro de novos derivados quinónicos semi-sintéticos sobre formas promastigotas de leishmania major. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Medicinal Laboratorial, 2018, Teresina-PI. Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais 2018, 2018.
-
Campos, W. R. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Semissíntese de naftalenona-monofenilhidrazonas com potencial antitumoral. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro-BA. Anais da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. p. 1960.
-
Neta, M. S. S. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Semissíntese de naftofenilhidrazonas com potencial antitumoral a partir da alfa-lapachona. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. Anais da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. p. 1427.
-
Souza, D. C. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Semissíntese de nafto-1-ona-2-fenilhidrazonas com potencial antitumoral. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro-BA. Anais da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. p. 677.
-
SILVA, J. D. ; SILVA, J. J. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese, purificação e caracterização de análogos pirazolínicos obtidos a partir do benzaldeído e salicilaldeído.. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro-BA. Anais da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. p. 1067.
-
SILVA, J. J. ; SILVA, J. D. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese, purificação e caracterização de análogos pirazolínicos obtidos a partir do 4-hidroxibenzaldeído e vanilina. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016, Juazeiro-BA. Anais da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2016. p. 1198.
-
Neta, M. S. S. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Determinação do fator de proteção solar - UVB in vitro dos extratos de Sideroxylon obstusifolium. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
Aquino, T. V. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Síntese de oximas naftoquinônicas com potencial de reativação da AChE inibida por organofosforados. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Síntese de oxima ortonaftoquinônica com potencial de reativação da AChE inibida por organofosforados. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
BASTOS, M. D. M. ; SANTOS, V. L. A. ; CORCINO, C. O. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Avaliação do potencial da 3-fenilamino-2-oxima-3-metilbutilacetato em reativar a AChE inibida por organofosforado. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
SILVA, J. J. ; LIMA NETO, M. J. ; REIS, S. A. G. B. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese de éster de oxima derivado do p-acetil-benzaldeído e preparação de fotoprotetor contendo este filtro químico. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
Barros, M. M. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Determinação do fator de proteção solar - UVB de azocompostos derivados da vanilina. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
LIMA NETO, M. J. ; SILVA, J. J. ; REIS, S. A. G. B. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese de éster de oxima derivado da vanilina acetilada e preparação de fotoprotetor contendo este filtro químico. In: X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015, Juazeiro-BA. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2015.
-
SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Síntese da 2-hidroxi-3-[2-(oxima)-3-metil-3-(isopropilamino)butil]-1,4-naftoquinona, amino oxima naftoquinônica com potencial cardiovascular e em reativar a AChE inibida por organofosforados. In: IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014, Juazeiro-BA. Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014.
-
BASTOS, M. D. M. ; GONSALVES, ARLAN ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. . Síntese da 2-cloro-8-hidroxi-2,6-dimetilocton-3-ona oxima, 7-cloro-6-(oxima)-3,7-dimetiloctonal e 3,7-dimetiloct-6-enal oxima, oximas monoterpênicas com potencial cardiovascular. In: IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014, Juazeiro-BA. Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014.
-
LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Adsorção do corante azul de metileno em coluna de leito fixo usndo a casca do tamarindo como bioadsorvente alternativo. In: IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014, Juazeiro-BA. Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014.
-
MEDEIROS, F. S. ; LEITE FILHO, C. A. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Estudos de adsorção de íons cromo(VI) em coluna de leito fixo preenchida com a casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica L.). In: IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014, Juazeiro-BA. Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2014.
-
MEDEIROS, F. S. ; LEITE FILHO, C. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Estudos de Adsorção de Íons Cromo (VI) na Casca do Fruto do Tamarindo (Tamarindus indica L.). In: VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF - VIII JIC, 2013, PETROLINA-PE. Anais VIII JIC/ II JOINT/ II Mostra de Pós-Graduação/UNIVASF, 2013. v. CET007.
-
SANTOS, V. L. A. ; GUIMARÃES, D. G. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . SÍNTESE DO 2-HIDROXI-3-[2-(OXIMA)-3-METIL-3-(DIFENILAMINO)BUTIL]-1,4-NAFTOQUINONA, DIFENILAMINO OXIMA NAFTOQUINÔNICA COM POTENCIAL CARDIOVASCULAR. In: VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF - VIII JIC, 2013, PETROLINA-PE. Anais VIII JIC/ II JOINT/ II Mostra de Pós-Graduação/UNIVASF, 2013. v. CET008.
-
BASTOS, M. D. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . SÍNTESE DO 3-DIFENILAMINO 2-OXIMA 3-METILBUTILACETATO, POTENCIAL REATIVADOR DA AChE INIBIDA POR ORGANOFOSFORADO. In: VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF - VIII JIC, 2013, PETROLINA-PE. Anais VIII JIC/ II JOINT/ II Mostra de Pós-Graduação/UNIVASF, 2013. v. CET009.
-
MACEDO, J. C. ; SILVA, J. J. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Avaliação da atividade fotoprotetora de formulações contendo curcumina e derivados curcuminoides. In: VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro-BA. VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017.
-
MACEDO, B. V. S. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese de híbrido molecular com possível atividade antimicrobiana partindo-se da vanilina - um aldeído fenólico de ocorrência natural. In: VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro-BA. VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017.
-
ARRUDA, I. E. ; ARAÚJO, CLEÔNIA ROBERTA M. ; GONSALVES, ARLAN . Síntese de composto pirazolínico com possível atividade biológica partindo-se da vanilina - um aldeído fenólico de ocorrência natural. In: VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro-BA. VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2017.
-
ARAÚJO, J. M. S. ; DOS ANJOS, V. H. A. ; dos Anjos, D. S. C. ; GONSALVES, A. A. . Incorporação de sulfetos metálicos em blendas de membrana da casca do ovo/quitosana para aplicação em catálise heterogênea. In: I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016, Juazeiro-BA. Anais do I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016.
-
DA SILVA, G. A. O. ; GONSALVES, A. A. . Preparação de blenda de membrana da casca do ovo de galinha e quitosana como matriz biopolimérica. In: I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016, Juazeiro-BA. Anais do I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016.
-
DOS ANJOS, V. H. A. ; ARAÚJO, J. M. S. ; GONSALVES, A. A. . Preparação de matriz biopolimérica usando a membrana da casca do ovo de galinha contendo sulfetos metálicos incorporados para aplicação em catálise heterogênea. In: I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016, Juazeiro-BA. Anais do I Congresso de Ciência dos Materiais e V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, 2016.
-
LIMA NETO, M. J. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Construção de um sistema alternativo de extração de lapachol (SAEL) empregando materiais alternativos. In: IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2013, Juazeiro-BA. Anais do IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco, 2013.
-
LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . CARACTERIZAÇÃO DA CASCA DO FRUTO DO TAMARINDEIRO: UM ADSORVENTE ALTERNATIVO PARA O CORANTE AZUL DE METILENO. In: VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF - VIII JIC, 2013, PETROLINA-PE. Anais VIII JIC/ II JOINT/ II Mostra de Pós-Graduação/UNIVASF, 2013. v. CET011.
-
SANTOS, V. L. A. ; BASTOS, M. D. M. ; GUIMARÃES, D. G. ; LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Preparação do complexo de zinco, potencial antifúngico, empregando o ácido β-lapachona-oxima-3-sulfônico, um derivado do lapachol.. In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais - IV SIMPRONAT, 2012, João Pessoa - PB. Anais do IV SIMPRONAT, 2012.
-
LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. ; GUIMARÃES, D. G. ; SANTOS, V. L. A. ; BASTOS, M. D. M. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Síntese de complexo de zinco da β-lapachona-oxima, um derivado do lapachol, visando estudo posterior da atividade antifúngica sobre praga de videira.. In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais - IV SIMPRONAT, 2012, João Pessoa - PB. Anais do IV SIMPRONAT, 2012.
-
BASTOS, M. D. M. ; SANTOS, V. L. A. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Emprego de hemiterpenóide para a preparação de oxima com potencial em reativar a AChE inibida por organofosforado.. In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais - IV SIMPRONAT, 2012, João Pessoa - PB. Anais do IV SIMPRONAT, 2012.
-
LEITE FILHO, C. A. ; MEDEIROS, F. S. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Avaliação da capacidade adsortiva da casca do fruto tamarindeiro utilizando o corante azul de metileno como mólecula modelo.. In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro-BA. Anais da VII JIC, 2012.
-
MEDEIROS, F. S. ; LEITE FILHO, C. A. ; ARAÚJO, C. R. M. ; GONSALVES, A. A. . Estudo da cinética de adsorção do corante safranina na casca do fruto do tamarindeiro (Tamarindus indica L.).. In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro-BA. Anais da VII JIC, 2012.
-
BAMBERG, V. M. ; GONSALVES, A. A. . Estudos da reação complexométrica entre o fármaco hidralazina e o cátion ferro(II).. In: VII Jornada de Iniciação Científica da UNIVASF, 2012, Juazeiro-BA. Anais da VII JIC, 2012.
-
BAMBERG, V. M. ; SILVA, M. T. ; GONSALVES, A. A. ; ARAÚJO, C. R. M. . Método Espectrofotométrico Alternativo para Determinação Indireta de Captopril Através da Inibição da Complexação Cu(II)-Cuprizona.. In: Congresso Brasileiro De Ciências Da Natureza, 2011, Senhor do Bonfim. Anais do Congresso Brasileiro De Ciências Da Natureza, 2011. v. único. p. 131-131.
-
GONSALVES, A. A. ; TONHOLO, J. ; MENEGHETTI, S. M. P. ; LIMA, A. C. A. ; PINHO JÚNIOR, W. ; SILVA, A. R. ; LIMA, G. E. S. . Estudo Comparativo da Eletrodegradação do Diesel e Biodiesel produzido a partir de Óleo de Soja.. In: IV Encontro Nacional de Química Ambiental - ENQAMB, 2008, João Pessoa. IV Encontro Nacional de Química Ambiental - RESUMOS, 2008.
-
GONSALVES, A. A. ; VASCONCELOS, C. C. ; OLIVEIRA, P. C. C. . Procedimento Analítico para Quantificação de Paracetamol utilizando FIA com Detecção Espectrofotométrica. In: 14 Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2007, João Pessoa. 14 Encontro Nacional de Química Analítica - RESUMOS, 2007.
-
GONSALVES, A. A. ; VASCONCELOS, C. C. ; OLIVEIRA, P. C. C. . Quantificação de Captopril em Formulações Farmacêuticas empregando FIA-EAM. In: 14 Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2007, João Pessoa. 14 Encontro Nacional de Química Analítica - RESUMOS, 2007.
-
GONSALVES, A. A. ; GALHARDO, C. X. ; OLIVEIRA, P. C. C. . Desenvolvimento de Procedimento Analítico para a Determinação de Nitrito e Nitrato em Leite com Detecção Espectrofotométrica empregando Sistema de Injeção em Fluxo (FIA). In: 13º Encontro Nacional de Química Analítica/1º Congresso Íbero-Americano de Química Analítica 13º ENQA/1º CIAQA, 2005, Niterói - RJ. 13º Encontro Nacional de Química Analítica - RESUMOS, 2005.
-
GONSALVES, A. A. ; GALHARDO, C. X. ; OLIVEIRA, P. C. C. ; LIMA, F. L. L. . Determinação de Cálcio em Leite por Análise por Injeçao em Fluxo (FIA) utilizando Murexida como Reagente Colorimétrico. In: 28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - 28º SBQ, 2005, Poços de Caldas - MG. 28º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RESUMOS, 2005.
-
GONSALVES, A. A. ; GALHARDO, C. X. ; OLIVEIRA, P. C. C. ; BRITO, P. H. S. ; IBANES, R. R. ; LIMA, F. L. L. . Emprego do Sulfato de Hidrazina na Especiação de Nitrato e Nitrito em Alimentos utilizando Análise por Injeção em Fluxo (FIA). In: IV Congresso Pernambucano de Farmacêuticos - IV COPEFARMA, 2005, Olinda - PE. IV Congresso Pernambucano de Farmacêuticos - RESUMOS, 2005.
Outras produções
GONSALVES, A. A. . Polímeros Condutores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GONSALVES, A. A. ; Neri, D. F. M. . Adsorption: Using the Tamarind Fruit as an Adsorbent for Effluent Treatment. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula experimental no MIT Blossoms).
GONSALVES, A. A. ; SANTOS, D. M. . Aplicações da Análise por Injeção em Fluxo para o Desenvolvimento de Metodologias Analíticas nas Áreas de Controle Ambiental, Industrial e Farmacêutico.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONSALVES, A. A. ; SANTOS, D. M. ; CRUZ, S. M. . Aplicação da Análise por Injeção em Fluxo na Quantificação de íons Fe(II) em Medicamentos de Ação Antianêmica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE QUITOSANAS MODIFICADAS PARA OBTENÇÃO DE MATERIAIS DE INTERESSE FARMACÊUTICO E ALIMENTÍCIO, Descrição: A quitosana (QTS) é um heteropolissacarídeo preparado a partir da reação de N-desacetilação da quitina. Trata-se de um biopolímero com biocompatibilidade e biodegradabilidade, facilmente modificado por reações químicas para produzir derivados, e tais características despertam o interesse de diversos pesquisadores para o uso nas mais diversas áreas tecnológicas. Desta forma, o presente projeto visa preparar e caracterizar quitosanas modificadas e utilizá-las como matriz polimérica para produzir materiais de interesse tecnológico nas áreas farmacêutica e alimentícia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Arlan de Assis Gonsalves - Coordenador / GEORGTOWN ALMIR OLIVEIRA DA SILVA - Integrante.
-
2017 - Atual
SÍNTESE DE COMPOSTOS COM POTENCIAL ANTIBIÓTICO EMPREGANDO ESTRUTURAS PRIVILEGIADAS, Descrição: Quando um antibiótico antibacteriano é descoberto e introduzido no mercado, sua utilidade clínica começa a diminuir até um ponto em que há um aumento na restrição de seu uso. Esta restrição é provocada pelo surgimento de cepas bacterianas resistentes. A rápida evolução da resistência aos antibióticos tem diminuído drasticamente o arsenal de drogas disponíveis. Portanto, uma busca contínua por novos fármacos deve ser realizada de forma a repor o arsenal terapêutico que foi perdido. Neste sentido, o presente projeto visa sintetizar compostos contendo esqueletos estruturais de estruturas privilegiadas segundo à Química Farmacêutica de forma a obter novos candidatos a fármacos com ação antibiótica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Arlan de Assis Gonsalves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS UTILIZANDO A MEMBRANA DA CASCA DO OVO DE GALINHA COMO MATRIZ BIOPOLIMÉRICA, Descrição: Estudos previamente realizados no Laboratório de Química Analítica da UNIVASF (Campus Petrolina Centro) mostraram que a membrana da casca do ovo de galinha (MCO), um material de natureza proteica, e a quitosana (QTS), um biomaterial de natureza polissacarídica, são polímeros biocompatíveis capazes de formarem blendas poliméricas por interações eletrostáticas. Desta forma, este projeto visou a preparação, caracterização e estudo destes biomateriais, de forma isolada e na forma de blendas, visando avaliar se os mesmos poderiam atuar como excipientes alternativos poliméricos e modificadores da liberação de fármacos em formulações farmacêuticas. Neste projeto, o fármaco modelo adotado nos estudos de incorporação/liberação foi a nimesulida, uma ativo farmacológico comercial da classe dos anti-inflamatórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Arlan de Assis Gonsalves - Coordenador / GEORGTOWN ALMIR OLIVEIRA DA SILVA - Integrante.
-
2012 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS VISANDO CONTRIBUIR COM O ENSINO DE QUÍMICA, Descrição: Este projeto visa desenvolver roteiros de aulas práticas de Química usando, sempre que possível, materiais e reagentes alternativos, de baixo custo, fácil aquisição e normalmente conhecidos pela população, para auxiliar no ensino de conceitos importantes de disciplinas de Química e voltados para aplicação em aulas de cursos de nível médio e/ou superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Arlan de Assis Gonsalves - Coordenador / Cleônia Roberta Melo Araújo - Integrante.
Prêmios
2018
Menção Honrosa de Invenção ? Uso da membrana da casca do ovo de galinha como excipiente polimérico natural modificador da liberação de fármacos em formulações farmacêuticas sólidas, V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco - NIT UNIVASF e NIT IF Sertão-PE.
2016
Menção Honrosa de Invenção - Filtro que utiliza a casca do tamarindo como adsorvente de corantes orgânicos catiônicos dissolvidos em meio aquoso., III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco -NIT UNIVASF e NIT IF Sertão-PE.
2016
Menção Honrosa de Invenção - Formas farmacêuticas sólidas de suplementos alimentares e nutricionais a base de membrana da casca do ovo de galinha in natura., III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco -NIT UNIVASF e NIT IF Sertão-PE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Ciências Farmacêuticas. , Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, 56304917 - Petrolina, PE - Brasil, Telefone: (87) 38629353, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Servidor Público Federal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Colegiado de Pós-graduação em Ciência dos Materiais da UNIVASF.Linhas de pesquisa
-
08/2014
Ensino, Ciência dos Materiais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência dos Polímeros
-
01/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Colegiado de Ciências Farmacêuticas.Linhas de pesquisa
-
01/2009
Ensino, Ciências Farmacêuticas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica I (Qualitativa), Química Analítica II (Quantitativa), Química Geral e Inorgânica
-
01/2009
Extensão universitária , Colegiado de Ciências Farmacêuticas.Atividade de extensão realizada, Projetos Vinculados a Núcleos Temáticos da Instituição.
-
06/2016 - 10/2017
Direção e administração, Colegiado de Pós-graduação em Ciência dos Materiais da UNIVASF.Cargo ou função, Vice-Coordenador do Colegiado de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (CPGCM) da UNIVASF.
-
10/2013 - 10/2015
Direção e administração, Colegiado de Ciências Farmacêuticas.Cargo ou função, Coordenador do Colegiado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (CFARM) da UNIVASF.
-
10/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da UNIVASF (CONUNI).Cargo ou função, Membro Conselheiro Titular representando o Colegiado de Ciências Farmacêuticas da UNIVASF.
-
10/2011 - 10/2013
Direção e administração, Colegiado de Ciências Farmacêuticas.Cargo ou função, Vice-Coordenador do Colegiado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (CFARM) da UNIVASF).
2007 - 2008
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Contrato Anual, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Química Analítica, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Química 3, Química Analítica Qualitativa
-
06/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica Qualitativa
-
06/2007 - 12/2007
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa
2007 - 2007
Núcleo de Educação para o TrânsitoVínculo: Convite, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor responsável por ministrar as aulas de Substâncias Psicotrópicas para as turmas de Instrutores de Trânsito e Psicólogos Peritos em Trânsito.
Atividades
-
01/2007 - 12/2007
Ensino, Formação Psicólogo Perito e Instrutor em Trânsito, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Substâncias Psicotrópicas e Direção
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ARLAN DE ASSIS GONSALVES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?