Thales Vilela Lelo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica Divinópolis. É membro do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - USP), do Grupo de Pesquisa Ponto - afetos, gêneros, narrativas (UFOP) e do Grupo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS - UNICAMP), todos certificados pelo CNPq. Atua predominantemente nos seguintes campos: 1) Teorias da Comunicação, com ênfase em epistemologia, metodologias e técnicas de pesquisa, modelos comunicacionais e estudos em dispositivos midiáticos (televisão, cinema documentário, fotografia, artes visuais etc) e na investigação dos processos de midiatização; 2) Teorias do Jornalismo, sobretudo no âmbito das teorias da narrativa e do acontecimento, no domínio da ética profissional, na sociologia do mundo do trabalho dos jornalistas e nos estudos em desinformação e fact-checking; 3) Teorias da Imagem, especialmente em suas interfaces com a estética da comunicação e com a filosofia política contemporânea; 4) Teoria Social, com ênfase em Sociologia do Trabalho, Sociologia Contemporânea e Teoria Crítica.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2015 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional
José Roberto Montes Heloani. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Mestrado em Comunicação Social

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A dimensão política das interações comunicativas em Papo de Polícia: cenas de dissenso e reconfigurações do mundo comum,Ano de Obtenção: 2015
Ângela Cristina Salgueiro Marques.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política; Interações Comunicativas; Cenas de dissenso; Mundo comum; Papo de Polícia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.

Graduação em Jornalismo

2008 - 2012

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Nas tessituras do jornalismo e da vida cotidiana: Interlocuções entre fontes de informação e repórteres na experiência pública
Orientador: Marta Regina Maia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do trabalho. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Desafios do trabalho de campo. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Critical Theory and Its Discontents. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Francês Básico Inicial. (Carga horária: 104h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação e Interações Sociais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

História do Cinema. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2010 - 2010

O cinema e a vida - procedimentos e abordagens. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Análise do Discurso: Arte Retórica e Teoria Semiol. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Curso Livre de Audiovisual. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2006 - 2007

Inglês. , ICBEU, ICBEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Metodologia de Pesquisa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria Política Contemporânea.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Sociologia do trabalho.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. IV Fórum em Comunicação e Trabalho. 2019. (Congresso).

XXVIII Encontro Anual da Compós. Recepção de fake news e fact-checking em contexto de polarização política. 2019. (Congresso).

16 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Um fenômeno negligenciado? A persistência do sofrimento ético nas trajetórias de jornalistas. 2018. (Congresso).

42 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.Ativismos Antidemocráticos no Brasil Atual. 2018. (Encontro).

XXVII Encontro Anual da Compós.Caminhos de uma estética pós-Kantiana?. 2018. (Encontro).

15 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.O gênero da precariedade nas reestruturações do mundo do trabalho dos jornalistas. 2017. (Encontro).

3 Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma.Um grupo profissional em vias de dissolução? Tendências de reestruturação no mundo do trabalho dos jornalistas em São Paulo. 2017. (Simpósio).

I Seminário Internacional Trabalho no Brasil e na França: sentido das mudanças e mudanças de sentido. 2017. (Seminário).

Seminário Os fins da democracia. 2017. (Seminário).

XXVI Encontro Anual da Compós.Estéticas da condição humana. 2017. (Encontro).

40 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Narrativas de um instável cotidiano: feições morais do conflito Israel-Palestina no cinema documentário. 2016. (Congresso).

6 Aula Magna de Referência Interprogramas - O que é Comunicação? Trajetórias Epistemológicas. 2016. (Outra).

I Simpósio Acontecimento, Narrativas e Temporalidades.Acontecimento, política e memória das narrativas do golpe de 64. 2016. (Simpósio).

XXV Encontro Anual da Compós.Quando as imagens rasgam o tecido do sensível. 2016. (Encontro).

13 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Diante do olhar dos outros: aspectos sensíveis de uma política das narrativas midiáticas. 2015. (Congresso).

39 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Entre 'bandidos' e 'cidadãos de bem': entraves à reciprocidade comunicativa nas interações do programa Papo de Polícia. 2015. (Congresso).

Encontro dos Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp. 2015. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.Dimensões pré-patológicas do sofrimento no trabalho: atividade, subjetividade e engajamento crítico na terceira geração dos estudos clínicos na França. 2015. (Encontro).

12 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O potencial crítico das narrativas jornalísticas sobre o período ditatorial. 2014. (Congresso).

4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina. O Conceito de Circulação na Comunicação e Sua Diversidade Teórica. 2014. (Congresso).

IV Seminário de Teorias da Comunicação: desafios e potencialidades investigativas.Figuras do 'comum' na comunicação: pensando as interações a partir de suas tensões. 2014. (Seminário).

V Seminário Nacional de Sociologia & Política.Regimes de visibilidade midiática: das possibilidades (e contradições) da mobilidade simbólica dos moradores de favela em programas televisivos. 2014. (Seminário).

XXIII Encontro Anual da Compós. Política, polícia, estética e cenas dissensuais: desafios impostos à pesquisa em Comunicação no diálogo com Rancière. 2014. (Congresso).

11 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Infância e ditadura: quando o jornalismo reconstrói narrativas traumáticas sobre filhos de torturados no Brasil. 2013. (Congresso).

1 Seminário América Latina: Diversidade, Cultura e Mídia. 2013. (Seminário).

Colóquio Internacional Tecnologia e Democracia: governança, ativismo e accountability. 2013. (Congresso).

IX ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O conceito de interação como chave heurística para operacionalização dos circuitos de comunicação/cultura em investigações empíricas. 2013. (Encontro).

Seminário Temático Teorias da Comunicação: articulações, aplicações e limites.Pela renovação da crítica nos estudos em Comunicação: aportes para um engajamento responsável nas pesquisas. 2013. (Seminário).

1 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.A arte de se (re)descobrir no presente: irrupção dialógica em entrevistas jornalísticas. 2011. (Encontro).

2 Seminário de Pesquisa em Comunicação.Trajetos percorridos em entrevistas midiáticas: das camadas de interação à irrupção de horizontes possíveis. 2011. (Seminário).

9 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.A positividade do conflito em entrevistas jornalísticas. 2011. (Encontro).

Debate com estudantes do componente curricular Teoria da Comunicação I.A experiência da pesquisa e da iniciação científica no curso de Jornalismo. 2011. (Encontro).

Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo.Lugares instituídos e espaços praticados: a entrevista, representações sociais e aproximações entre documentários e jornalismo. 2011. (Encontro).

II Colóquio em Imagem e Sociabilidade - Acontecimento: Reverberações. 2011. (Congresso).

III Semana de Estudos em Comunicação Social - Jornalismo. 2011. (Outra).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Lugares instituídos e espaços praticados: a entrevista, representações sociais e as proximidades entre documentário e jornalismo. 2011. (Seminário).

XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Interstícios da pesquisa em Comunicação: a notabilidade do debate epistemológico nas investigações efetivadas na Graduação. 2011. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A ritualização do corpo dissonante nos media: uma abordagem interdisciplinar dos discursos sobre celebridades da moda do Fashion Rio 2011. 2011. (Congresso).

1 Seminário de Pesquisa em Comunicação.Lugares instituídos e espaços praticados: a entrevista, representações sociais e aproximações entre documentários e jornalismo. 2010. (Seminário).

Cine Festival Inconfidentes - 1 Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Mariana.Sineiros. 2010. (Outra).

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2010.Sineiros. 2010. (Outra).

II Semana de Estudos em Comunicação Social - Jornalismo (SECOM). 2010. (Outra).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. ENTRE O GENIAL E O COMUM: A FACHADA PESSOAL DA CELEBRIDADE JORNALÍSTICA E SUAS ESPECIFICIDADES NA ESFERA MIDIÁTICA. 2010. (Congresso).

XV Festival Brasileiro de Cinema Universitário.Sineiros. 2010. (Outra).

XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas. 2010. (Seminário).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fala Tu: Um olhar sobre o cinema documentário contemporâneo no Brasil pelas lentes de Guilherme Coelho. 2010. (Congresso).

Efeitos da Subjetividade na Comunicação.Violência, Agressividade, Subjetividade e Mídia. 2009. (Seminário).

Falar para as massas, falar com o outro: valores e desafios do jornalismo. 2009. (Encontro).

II Encontro Memorial do ICHS.As expressões da ideologia do cotidiano em Fala Tu. 2009. (Encontro).

III Encontro Mineiro de Análise de Discurso.A entrevista dialógica no filme "O fim e o princípio", de Eduardo Coutinho. 2009. (Encontro).

I Semana de Estudos em Comunicação Social - Jornalismo (SECOM). 2009. (Outra).

Palestra - O Sistema de Cotas Raciais e Sociais nas Universidades como Estratégia para o Combate ao Racismo. 2009. (Outra).

Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas. 2009. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. 2009. (Encontro).

Seminário CULT sobre Jornalismo Cultural. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sarah Evelyn Oliveira do Patrocínio

LELO, T. V.; MAIA, M. R.; MARIANO, A. F. C.. Marielle Franco: acontecimento e metacrítica nas narrativas da Ponte Jornalismo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Allan Alves da Silva

LELO, T. V.; RODRIGUES, C. C.; COUTO, D. M. B.. Rastros seguindo o caminho da lama. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Cássia Xavier Pereira

SANCHOTENE, C. R.;LELO, T. V.; RASLAN FILHO, G. S.. Midiatização da cultura NERD: interações e laços sociais entre fãs da saga Star Wars em Divinópolis ? MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: João Marcos Fiuza Ribeiro

LELO, T. V.; SANCHOTENE, C. R.; COUTO, D. M. B.. Interações jornalísticas no Whatsapp: Projeto experimental de informações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Rodrigues de Alcantara Silva

LELO, T. V.; SANCHOTENE, C. R.; FRANCA, T. H. P. M.. Um estudo de caso sobre a percepção de mídia hostil e os efeitos de terceira pessoa em feministas e conservadores cristãos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Luciano Mendes Vidal

LELO, T. V.; SANCHOTENE, C. R.; COUTO, D. M. B.. Neymar Júnior: o exemplo da midiatização no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Maira de Jesus Santos Lima

COUTO, D. M. B.;LELO, T. V.; SANCHOTENE, C. R.. Marketing de conteúdo: um estudo das estratégias de comunicação da Netflix. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Matheus Augusto Silva Lima

LELO, T. V.; BARROS, J. V.; COSTA, M. H. B. C.. As revistas Veja, Isto É e Carta Capital no segundo turno das eleições: análise do enquadramento das revistas e a construção da imagem de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Garcias Oliveira

CALCA, R. P.; FRANCA, T. H.;LELO, T. V.. Instagram: a ideia de felicidade como forma de sobreposição da realidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Allan Alves da Silva

RAJAO, N. C.; RASLAN FILHO, G. S.;LELO, T. V.. A caminho do Novo Bento: uma análise sobre o olhar da imprensa e da comunidade diante da reconstrução de Bento Rodrigues, MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Regiane Borges Glicério

SANCHOTENE, C. R.; PAES, P. S.;LELO, T. V.. O jornalista como empreendedor no Youtube: percepções sobre a profissão e o mercado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: João Marcos Fiuza Ribeiro

LELO, T. V.; SANCHOTENE, C. R.; COUTO, D. M. B.. Interações jornalísticas em plataforma digital: um estudo do ZapNews. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Karolline Goulart Costa

LELO, T. V.; PAES, P. S.; BARROS, J. V.. Particularidades do jornalismo independente: o que as marcas textuais nos dizem a respeito da interação público-veículo comunicacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Nogueira Marques

SANCHOTENE, C. R.; RASLAN FILHO, G. S.;LELO, T. V.. Quando a arma é a notícia: a circulação de fake news e comentários de leitores no Facebook. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Letícia Ferreira

ANJOS, C. M. V.; COSTA, M. H. B. C.;LELO, T. V.. Cleitinho: o fenômeno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Laryssa Costa Gomes

RASLAN FILHO, G. S.; BARROS, J. V.;LELO, T. V.. Rede Social Invisível: Spotify como espaço de produção de identidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Sergio Lopes

LELO, T. V.; ALVIM, M. H.; COUTO, D. M. B.. As mudanças nas narrativas fotográficas de Oliviero Toscani para a Benetton. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Garcias Oliveira

CALCA, R. P.; FRANCA, T. H. P. M.;LELO, T. V.. Instagram: a idealização da vida segundo o imperativo da felicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Nogueira

SANCHOTENE, C. R.;LELO, T. V.; PAES, P. S.. A circulação de fake news em redes sociais digitais: um estudo a partir dos comentários dos leitores no Facebook. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vander Casaqui

HELOANI, J. R. M.;CASAQUI, VanderFIGARO, R.; MICK, J.; LEITE, M. P.. Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Marta Regina Maia

MAIA, Marta R.; ZAMIN, A.; SCHWAAB, R.. Nas tessituras do Jornalismo e da vida cotidiana: interlocuções entre fontes de informação e repórteres na experiência pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Reges Toni Schwaab

MAIA, M. R.ZAMIN, A.SCHWAAB, R.. Nas tessituras do jornalismo e da vida cotidiana: interlocuções entre fontes de informação e repórteres na experiência pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Marcia de Paula Leite

LEITE, M. P.; LELO, T. V.. Reestruturações produtivas no mundo de trabalho dos jornalistas:Precariedade, tecnologia e manifestações da Identidade profissional.. 2019. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Roseli Aparecida Fígaro Paulino

HELOANI, R.; Figaro, Roseli; LEITE, M. P.; CASAQQUI, V.; MICK, J.. REESTRUTURAÇÕES PRODUTIVAS NO MUNDO DO TRABALHO DOS JORNALISTAS: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia Ciências Humanas da Unicamp.

Roseli Aparecida Fígaro Paulino

HELOANI, R.; LEITE, M. P.; Figaro, Roseli. Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precarização, tecnologia e manifestações da identidade profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia Ciências Humanas da Unicamp.

André Guimarães Brasil

BRASIL, AndréJESUS, Eduardo de; MARQUES, Angela. A dimensão política das interações comunicativas em Papo de Polícia: cenas de dissenso e reconfigurações do mundo comum. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

André Guimarães Brasil

BRASIL, André; MIGLIORIN, C.; MARQUES, Angela. A dimensão política das interações comunicativas em Papo de Polícia: cenas de dissenso e reconfigurações do mundo comum. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Roberto Montes Heloani

HELOANI, JOSÉ ROBERTO M.; LEITE, Márcia de Paula; PAULINO, R. A. F.; Mick, Jacques; Casaqui, Vander. Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

José Roberto Montes Heloani

HELOANI, J. R. M.; LEITE, Márcia de Paula; PAULINO, R. A. F.. Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precarização, tecnologia e manifestações da identidade profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Ângela Maria Zamin

MAIA, Marta R.;ZAMIN, ASCHWAAB, R. T.. Nas tessituras do Jornalismo e da vida cotidiana: interlocuções entre fontes de informações e repórteres na experiência pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Marcos Fiuza Ribeiro

Interações jornalísticas em plataforma digital: projeto experimental de informações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Luciano Mendes Vidal

Neymar Júnior: o exemplo da midiatização no Instagram; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Matheus Augusto Silva Lima

As revistas Veja, Isto É e Carta Capital no segundo turno das eleições: um estudo de caso sobre a percepção de mídia hostil e os efeitos de terceira pessoa em feministas e conservadores cristãos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Allan Alves da Silva

Rastros: seguindo o caminho da lama; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Lucas Rodrigues de Alcantara Silva

Um estudo de caso sobre a percepção de mídia hostil e os efeitos de terceira pessoa em feministas e conservadores cristãos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Paulo Sergio Lopes

As mudanças nas narrativas fotográficas de Oliviero Toscani para a Benetton; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Thales Vilela Lelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marta Regina Maia

Nas tessituras do Jornalismo e da vida cotidiana: interlocuções entre fontes de informação e repórteres na experiência pública; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marta Regina Maia;

Marta Regina Maia

Lugares instituídos e espaços praticados: a entrevista, as representações sociais e as proximidades entre documentário e jornalismo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Regina Maia;

Marta Regina Maia

Trajetos percorridos em entrevistas midiáticas: das camadas de interação à irrupção de horizontes possíveis; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Regina Maia;

Marta Regina Maia

O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Regina Maia;

Ângela Cristina Salgueiro Marques

A DIMENSÃO POLÍTICA DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS EM PAPO DE POLÍCIA: Cenas de dissenso e reconfigurações do mundo comum; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Angela Cristina Salgueiro Marques;

Roseli Aparecida Fígaro Paulino

2019; Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Roseli Aparecida Figaro Paulino;

José Roberto Montes Heloani

Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional; 2019; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: José Roberto Montes Heloani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LELO, T. V. . O sofrimento ético no mundo do trabalho dos jornalistas. E-COMPÓS (BRASÍLIA) , v. 23, p. 1-20, 2020.

  • LELO, T. V. . A precarização das condições de trabalho dos jornalistas de São Paulo segmentada por faixas etárias: uma identidade profissional em risco?. TEMPO SOCIAL (ONLINE) , v. 31, p. 243-261, 2019.

  • LELO, T. V. . A feminização do jornalismo sob a ótica das desigualdades de gênero. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 27, p. 1-14, 2019.

  • LELO, T. V. . Espectadores da condição humana em ambientes midiáticos. REVISTA COMPOLITICA , v. 9, p. 7-27, 2019.

  • LELO, T. V. . Imagens das classes média e alta na história do cinema documentário brasileiro. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 24, p. 147-164, 2018.

  • LELO, T. V. . Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?. Revista Brasileira de Ciência Política , v. 22, p. 161-190, 2017.

  • LELO, T. V. . O que é ser espectador quando as imagens nos desafiam?. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 146-158, 2017.

  • LELO, T. V. . Aportes para a renovação da crítica nos estudos em Comunicação. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 39, p. 33-56, 2017.

  • LELO, T. V. . Cenas de um cotidiano instável em três filmes documentários sobre o conflito Israel-Palestina. DEVIRES (UFMG) , v. 14, p. 16-35, 2017.

  • LELO, T. V. . Faces do comum na comunicação: da partilha à disjunção. Galáxia (São Paulo. Online) , v. 31, p. 66-78, 2016.

  • LELO, T. V. . Cenas comunicativas como palco de tensões: dos impasses que permeiam a constituição recíproca de interlocutores em Papo de Polícia. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 43, p. 200-219, 2016.

  • LELO, T. V. . Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM , v. 4, p. 118-127, 2016.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . O potencial crítico das narrativas jornalísticas sobre o período ditatorial no Brasil. Brazilian Journalism Research (Online) , v. 11, p. 128-145, 2015.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . The potential for criticism in journalistic narratives about the dictatorial period in Brazil. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH (ONLINE) , v. 11, p. 122-139, 2015.

  • LELO, T. V. ; OLIVEIRA, A. K. C. ; MARQUES, A. C. S. . Política, polícia, estética e cenas dissensuais: desafios impostos à pesquisa em Comunicação no diálogo com Rancière. Líbero (FACASPER) , v. 18, p. 29-42, 2015.

  • LELO, T. V. ; GROHMANN, R. N. . A diversidade do conceito de circulação nos estudos em Comunicação. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação , v. 5, p. 21-34, 2014.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . Memórias da ditadura militar no jornalismo: matrizes de sentido nas narrativas sobre crianças vítimas de tortura. Revista Fronteiras (Online) , v. 16, p. 2-10, 2014.

  • MAIA, MARTA REGINA ; LELO, THALES VILELA . A morte de Vladimir Herzog: narrativas do trauma na memória coletiva. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC) , v. 11, p. 21-33, 2014.

  • LELO, T. V. ; MARQUES, A. C. S. . Democracia e pós-democracia no pensamento político de Jacques Rancière a partir das noções de igualdade, ética e dissenso. Revista Brasileira de Ciência Política , v. 15, p. 349-374, 2014.

  • MARQUES, A. C. S. ; LELO, T. V. . Aspectos poético-comunicacionais da filosofia política de Rancière a partir dos conceitos de dano, dissenso e desidentificação. In Texto (UFRGS. Online) , v. 31, p. 52-67, 2014.

  • CAMINHAS, L. R. P. ; LELO, T. V. . Identificação e reconhecimento: pela apreensão das lutas sociais nos processos de interação e nos dispositivos midiáticos. Comunicação & Informação (UFG) , v. 17, p. 95-110, 2014.

  • CAMINHAS, L. R. P. ; LELO, T. V. . Circuitos e interação: articulações metodológicas para análise de produtos culturais midiáticos. Sessões do Imaginário (Impresso) , v. 19, p. 39-50, 2014.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . Subjetividades em cena no jornalismo biográfico de José Castello. Revista Mediação , v. 15, p. 123-136, 2013.

  • LELO, T. V. . O acontecimento e as fontes de informação no jornalismo: da abordagem ritualística à hermenêutica. Estudos de Jornalismo e Mídia , v. 10, p. 145-164, 2013.

  • GROHMANN, R. N. ; LELO, T. V. . Os laços colaborativos e as relações de comunicação no mundo do trabalho: o caso dos jornalistas freelancers. In Texto (UFRGS. Online) , v. 2, p. 92-108, 2013.

  • LELO, T. V. . Narrativas midiáticas como catalisadoras de controvérsias públicas. Rumores (USP) , v. 7, p. 353-370, 2013.

  • LELO, T. V. ; CAMINHAS, L. R. P. . Alfred Schütz e a Comunicação: Contribuições Epistemológicas e Conceituais para o Estudo das Interações Sociais. Novos Olhares , v. 2, p. 72-81, 2013.

  • LELO, T. V. . Sociabilidade e desentendimento: aspectos litigiosos e criativos das interações sociais. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , v. 18, p. 319-336, 2013.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . Redes sociais, experiência pública e política do dissenso. Revista Comunicação Midiática (Online) , v. 8, p. 254-271, 2013.

  • LELO, T. V. . Caros Amigos: conexões entre projeto gráfico e linha editorial. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 14, p. 1-12, 2012.

  • LELO, T. V. . O Jornal como Dispositivo de Subjetivação: onde está o leitor?. Revista Anagrama (USP) , v. 5, p. 1-15, 2012.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . A fachada pessoal da celebridade jornalística na esfera midiática. Rastros (Joinville) , v. 13, p. 1-13, 2012.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . Da dimensão positiva do conflito em entrevistas jornalísticas. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 26, p. 25-33, 2012.

  • LELO, T. V. ; MAIA, M. R. . O diálogo possível em entrevistas midiáticas: a evidência da experiência social na circularidade da relação. Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social , v. 3, p. 1-18, 2011.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil: análise do filme Fala Tu. Razón y Palabra , v. 76, p. 1-16, 2011.

  • LELO, T. V. . Da sujeição à trama, a trama sujeita a apropriações: tensões entre mundo social e produções em cinema documentário e jornalismo. Revista Anagrama (USP) , v. 5, p. 1-16, 2011.

  • MAIA, M. R. ; LELO, T. V. . A entrevista dialógica no filme "O fim e o princípio", de Eduardo Coutinho. Comunicarte , v. 1, p. 59-76, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Contracampo. 2020.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Ex aequo. 2020.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Compolítica. 2020.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Estudos em Jornalismo e Mídia. 2020.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Líbero. 2020.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Animus. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Tempo Social. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Líbero. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Contracampo. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista MATRIZes. 2019.

LELO, T. V. . Relato do artigo de Camila Marques, 'Distinção e estilo de vida: a recepção de A Regra do Jogo por mulheres de diferentes classes sociais', apresentado no GT Recepção, circulação e usos sociais das mídias da XXVIII Compós. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Tríade: comunicação,cultura e mídia (v.8,n.15). 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido ao Dossiê Temático Estudos feministas e de gênero em jornalismo: história, metodologia e epistemologia, da revista Âncora. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Fronteiras. 2019.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Perspectivas Contemporâneas. 2018.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Mediação (v.25, n.19). 2018.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Animus (v.17, n.32). 2018.

LELO, T. V. . Relato do artigo de Irene Machado, 'Aventura do cinema em tradução audiovisual: o espaço na espiral do tempo', apresentado no GT Comunicação e Experiência Estética da XXVII Compós.. 2018.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Tríade: comunicação,cultura e mídia. 2018.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Tríade: comunicação,cultura e mídia (v.6, n.11). 2018.

LELO, T. V. . Relato do artigo de Maurício Lissovsky, 'Fotografia e Antropogênese: o melhor amigo do homem', apresentado no GT Comunicação e Experiência Estética da XXVI Compós.. 2017.

LELO, T. V. . Elaboração de pareceres para artigos submetidos ao dossiê 'Diversidade cultural/sexual e de gênero' (v.5, n.10) da Revista Tríade: comunicação, cultura e mídia. 2017.

LELO, T. V. . Elaboração de parecer para artigo submetido à revista Parágrafo - Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM. 2016.

LELO, T. V. . Relato do artigo de Benjamin Picado e Consuelo Lins, 'Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães', apresentado no GT Comunicação e Experiência Estética da XXV Compós.. 2016.

MARQUES, A. C. S. ; LELO, T. V. ; OLIVEIRA, A. K. C. . Relato do artigo de Eduardo de Jesus, 'UM PISCAR DE OLHOS: experiência estética e vida cotidiana , apresentado no GT Comunicação e Experiência Estética da XXIII Compós.. 2014.

LELO, T. V. ; BATISTA, C. T. ; CAMINHAS, L. R. P. ; BARBOSA, L. F. M. ; CARVALHO, S. ; CASTRO, S. D. ; CAMPELO, T. B. . Documentário em Vídeo. 2008.

LELO, T. V. ; MAIA, M. R. . Sineiros. 2010. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Comunicação e trabalho no universo brasileiro do fact-checking: um mapeamento dos projetos e dos profissionais que atuam no setor, Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no contexto atual de intensa preocupação com o impacto da propagação de desinformações na esfera pública (NYHAN e REIFLER, 2010, 2013) e no crescente crédito atribuído às agências de fact-checking como estratégia de enfrentamento das fake news (NYHAN e REIFLER, 2012; GRAVES, 2016a, 2016b) para atestar que, não obstante a expansão destas iniciativas no Brasil e a consolidação de uma literatura internacional sobre a temática, há no país uma escassez de estudos dedicados a realizar: a) um levantamento dos projetos de fact-checking brasileiros, identificando sua distribuição regional, as estruturas organizacionais que viabilizam estes empreendimentos, seu atrelamento ou independência das grandes corporações de mídia, os modelos de financiamento adotados, a sustentabilidade das iniciativas e o perfil sócio profissional dos comunicadores que atuam no setor; b) um delineamento das trajetórias dos jornalistas que ingressam no fact-checking, a forma como convocam elementos da cultura jornalística e dos critérios editoriais empregados pelas agências para conferir sentido aos seus processos de trabalho, bem como as especificidades da interlocução com o seu público leitor. Esta investigação se propõe a compensar estes dois déficits por meio de um estudo de caso (YIN, 1994) de escopo exploratório (GIL, 1994) sobre este filão do mundo do trabalho dos jornalistas, empregando uma triangulação de métodos (FÍGARO, 2014) para compor uma amostra não probabilística que viabilize a elaboração de um mapeamento consistente das agências de fact-checking e um perfilamento qualitativo dos profissionais que atuam no ramo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Coordenador / Roseli Aparecida Figaro Paulino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2015 - 2019

    Reestruturações produtivas no mundo do trabalho dos jornalistas: precariedade, tecnologia e manifestações da identidade profissional, Descrição: Por meio de extensa investigação empírica empreendida com jornalistas profissionais que atuavam no Estado de São Paulo entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017, a presente pesquisa é conduzida por dois objetivos centrais: 1) Compreender como a identidade profissional dos membros desta esfera do mundo do trabalho é reconfigurada à luz de um cenário de reestruturações nas organizações de mídia, de mutações em seus modelos de gestão e de incorporação de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) nas redações; 2) Apreender como os jornalistas lidam com as condições de trabalho aos quais estão submetidos e atribuem significado aos sofrimentos experimentados em suas trajetórias. O procedimento metodológico adotado envolveu uma triangulação de métodos quantitativos e qualitativos, englobando a aplicação de dois surveys, a realização de 15 entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo de 102 matérias veiculadas em meio digital que discorreram sobre as mutações no mundo do trabalho dos jornalistas. Os resultados obtidos pela investigação evidenciam: a) a alta rotatividade dos profissionais nas redações, somada à precarização ascendente dos mais experientes no setor, criando obstáculos à socialização em uma comunidade de trabalhadores; b) uma corrosão de princípios éticos legitimados pelo campo jornalístico em benefício à maximização dos lucros provenientes de receitas publicitárias; c) o patente descrédito atribuído aos mecanismos de ação coletiva e a sistemática recusa dos profissionais em se reconhecerem como membros de uma classe trabalhadora; d) o nexo entre a progressiva feminização no setor e uma ascendente precariedade laboral que acomete mais incisivamente as comunicadoras; e) a recorrência sistemática de situações de assédio moral, injustiças e de infração à ética profissional nas redações, que, atreladas a uma ausência de experiências de reconhecimento no trabalho, contribuem para o surgimento de patologias, ao desestímulo com a carreira e aos esforços recorrentes de jornalistas por tematizarem o sofrimento experimentado em suas rotinas produtivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Coordenador / José Roberto Montes Heloani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2013 - 2015

    A dimensão política das interações comunicativas em Papo de Polícia: cenas de dissenso e reconfigurações do mundo comum, Descrição: Esta pesquisa tem como questão nodal as tensões que envolvem a construção recíproca de sujeitos como interlocutores em uma cena comunicativa, e os desafios impostos a uma investigação debruçada em apreender o processo de edificação e sedimentação dessas cenas, tomando como ponto de partida um produto cultural midiático. O objeto empírico de referência é a primeira temporada da série Papo de Polícia, composta de sete episódios que foram veiculados no canal Multishow em 2011. O protagonista do programa é o policial civil Roberto Chaves, que foi convidado para o ?desafio? de se hospedar sete dias no Complexo do Alemão (RJ) no intuito de relatar, por meio de um diário em vídeo, as vivências no local e a interação com os moradores. A trama toma como pano de fundo as interações historicamente conflituosas entre policiais e habitantes de favelas, e será o objetivo desse trabalho apreender como o contato entre esses sujeitos na série pode ou não gerar cenas polêmicas de enunciação, nas quais a potencial construção dos sujeitos como interlocutores (e não como inimigos) coloca em relação mundos que se tangenciam e se repelem. A tônica destas cenas diz respeito às condições nas quais os parceiros de diálogo podem ser reconhecidos como ?seres de palavra?. Reconhecer o outro como um parceiro envolve considera-lo como artífice de um mundo comum partilhado. Destarte, procurar-se-á, inicialmente, compreender as noções de ?comum? que sustentam o dispositivo de Papo de Polícia, e que estreitam laços com uma forma de apreender as práticas comunicativas, percebidas como ?ação em comum?. Em seguida, as implicações dessa visada ?relacional? da comunicação serão contrastadas com outra maneira de perceber o ?comum? inerente aos processos interacionais: um comum fraturado, cindido entre as premissas que governam uma ação mutuamente referida (que presumem compreensão recíproca e certa igualdade de entendimento), e as formas de distribuir os termos do comum que hierarquizam os corpos e mesmo engolfam seus intervalos sob o ideal de uma aliança entre supostos parceiros. Sob esse conjunto de premissas conceituais, a análise se dirigirá às imagens de Papo de Polícia: o que elas solicitam do espectador? Adentrar na paisagem entrevista por essa interrogação exigirá a formulação de operadores que permitirão ?abrir o olhar? para os elementos que as compõem, em seus aspectos discursivos e expressivos. Na incursão ao programa, serão apontadas formas distintas de percorrer a trilha das imagens deixadas por ele e as interações que conformam suas cenas: de um lado, cabe observar as manifestações da ?comunhão? entre policial e moradores do Complexo do Alemão ao longo da série; de outro, as desestabilizações a esse quadro, que despontam em momentos em que o dispositivo configurado para a temporada é provisoriamente cindido. Perceber-se-á que nessas ocasiões se torna possível colocar em suspenso, e mesmo sob verificação, o ?comum? que até então embasara as interações da trama.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Integrante / Ângela Cristina Salgueiro Marques - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2012 - 2012

    Nas tessituras do jornalismo e da vida cotidiana: Interlocuções entre fontes de informação e repórteres na experiência pública, Descrição: Este trabalho se propõe a investigar, a partir de uma pesquisa empírica realizada na Editoria de Gerais do Jornal Estado de Minas, as interlocuções que se estabelecem entre repórteres e fontes de informação no processo de produção das reportagens jornalísticas. Para concretizar tal proposta, pretende-se apreender o jornal como uma ?província da realidade? inserida nas tessituras da vida cotidiana - dependente dos acontecimentos que se destravam diariamente nesta atmosfera e de seu processamento nas rotinas de produção por meio de um corpo de expectativas acionado situacionalmente na experiência pública de ?objetivar? as ocorrências que irrompem e de apontar os sujeitos autorizados a discorrer sobre elas como fontes de informação. Este corpo de expectativas, por sua vez, é remodelado nas ações concretas dos repórteres no mundo social e em suas interações com as fontes em ocasiões de entrevista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Integrante / Marta Regina Maia - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Trajetos percorridos em entrevistas midiáticas: das camadas de interação à irrupção de horizontes possíveis, Descrição: A proposta deste projeto é a de averiguar, em narrativas audiovisuais configuradas em documentários e jornalismo, as múltiplas camadas superpostas em faixas de atividades pelos atores sociais no decorrer das entrevistas presentes nestes dispositivos. A proeminência da entrevista enquanto espaço por onde os atores sociais caminham, operando dissonâncias e atualizando as expectativas dos realizadores, efetiva o preenchimento e a exposição de lacunas que são decorrentes das seleções operadas no processo de gravação de imagens. Nestes lugares praticados, as tensões entre mundo social e projetos de realizadores se explicitam na projeção em direção à resistência do ambiente na busca de trazer à tona experiências traumáticas dos entrevistados. Esta pesquisa então ampliará sua proposta-base para o diagnóstico do horizonte de possibilidades que resgata as tensões do presente congelado nas imagens no desenrolar da narrativa. Apontando as complementaridades entre os modos de agir com o outro em documentários e produtos jornalísticos, pretende-se clarificar, ao final, as inquietações sobre quais competências são necessárias para apreender os ?horizontes possíveis? imersos nestes encontros e o que eles dizem sobre a relação de documentários e jornalismo com o mundo social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Integrante / Marta Regina Maia - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Lugares instituídos e espaços praticados: a entrevista, as representações sociais e as proximidades entre documentários e jornalismo., Descrição: Este projeto toma como base epistemológica as reflexões sobre lugares instituídos pelos gêneros nos dispositivos midiáticos e cinematográficos, com o fim de escancarar alguns dos sentidos, leituras e enquadramentos propostos nas narrativas destes meios. No processo de construção de um discurso sobre a vida cotidiana, estes elementos compõem grande parte das experiências mediadas, apresentando facetas e recortes de um real intangível. Assim, compreende-se esta realidade presumivelmente ?captada? pelas lentes da objetiva na ótica da artificialidade, abarcando esta asserção para dois dos gêneros primordialmente compostos por esta interlocução com os fatos e acontecimentos da ordem do real: a reportagem jornalística e o cinema documentário. Tenta-se então encontrar elos entre as características destas duas propostas de contrato com o habitual, partindo da análise comparada entre duas edições do programa Profissão Repórter e os documentários brasileiros contemporâneos O Prisioneiro da Grade de Ferro e Pro Dia Nascer Feliz. Dimensionadas as nuances da relação entre estes objetos de análise, parte-se para um diagnóstico das potencialidades de apropriação (e transgressão) do espaço pelos atores sociais retratados nas obras. Levando em conta seus modos de projeção para a câmera e as representações assumidas neste processo principalmente através da entrevista, será possível articular ? ainda que minimamente ? a existência de acontecimentos que ludibriam as lógicas cristalizadas nos encadeamentos narrativos, expondo este ponto como nevrálgico e ao mesmo tempo como incontornável nos procedimentos de mediação com o real.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Integrante / Marta Regina Maia - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo apreender as circunstâncias da produção de algumas práticas de mediação, no caso alguns documentários produzidos no Rio de Janeiro entre 2002 e 2008, que tentam construir diversos sentidos da realidade social. O objetivo da pesquisa é o de situar o documentário, principalmente aqueles que detêm algumas de suas raízes no cinema interativo, como um possível vislumbrador de possibilidades de narrativas humanizadas na retratação do cotidiano de anônimos cariocas, utilizando como aporte teórico as noções de dialogia na entrevista propostas por Edgar Morin (1997) e complementadas por Cremilda Medina (1995), o conceito de intertextualidade, entendida como rede de relações entre textos e a indicação e análise das fontes prioritárias encontradas nestes documentários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thales Vilela Lelo - Integrante / Marta Regina Maia - Coordenador / Ubiratan Garcia Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2020

Melhor tese defendida no ano de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp com indicação para o Prêmio CAPES de Tese 2020., Universidade Estadual de Campinas.

2011

Prêmio de Melhor Trabalho na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP., Universidade Federal de Ouro Preto.

2010

Vencedor na Modalidade JO 14 - Documentário em Vídeo do Expocom Sudeste, Intercom Sudeste 2010.

2010

Menção Honrosa por ter se destacado no XVIII Seminário de Iniciação Científica, na condição de apresentador do trabalho "O documentário interativo no Rio de Janeiro: dialogia e fontes anônimas", Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes. , Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Butantã, 05508020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914081, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Atividades

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Designado dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica Divinópolis.

Atividades

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cobertura Jornalística e Redação II , Estágio Curricular II, Ética e Legislação na Comunicação Social, TCC I

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Legislação na Publicidade e Propaganda

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Discurso e Comunicação Política, Estágio Curricular I, TCC II, Teorias da Comunicação

  • 03/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Divinópolis, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Jornalismo.

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Legislação na Publicidade e Propaganda

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cobertura Jornalística e Redação II, Ética e Legislação na Comunicação Social, TCC I

2015 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente (monitor) de disciplina, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitor na disciplina "Estágio Supervisionado I", ministrada pelo Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para os cursos de licenciatura, a fim de estágio supervisionado em docência no ensino superior.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Administração e Supervisão Educacional.,Linhas de pesquisa

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

2014 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente (monitor) de disciplina, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor na disciplina "Projetos A2", ministrada pela Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, turno matutino, a fim de estágio supervisionado em docência no ensino superior.

2013 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente (monitor) de disciplina, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor na disciplina "Introdução aos estudos de linguagem", ministrada pela Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, turno matutino, a fim de estágio supervisionado em docência no ensino superior.

2009 - 2012

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/PIBIC sob orientação da Profª. Dra. Marta Regina Maia.

2010 - 2010

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curador do 1 Cine Festival Inconfidentes

Outras informações:
Curador do Cine Festival Inconfidentes - 1 Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Mariana, realizado em 2010 na cidade de Mariana/MG.

Atividades

  • 05/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, .,Linhas de pesquisa

2017 - 2017

Jornal da Unicamp

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Repórter colaborador do Jornal da Unicamp (JU) por meio de parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

2008 - 2009

Correio Trespontano

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.