Ricardo Sanovick Shimada da Silva
possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006). É pós-graduando em Literatura, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência, como docente, na área da Literatura e gramática. Experiente no ramo de revisão de textos.
Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Literatura
2007 - Atual
Graduação em Letras - Português/Inglês
2004 - 2006
Universidade de Mogi das Cruzes
Orientador: Prof Dr. Julio Neves Pereira
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Revisor ortográfico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Participação em eventos
Escola da Ponte Portugal: uma reflexão sobre a educação. 2006. (Seminário).
Ortografia: ensinar e aprender. 2006. (Encontro).
De Machado de Assis à Clarisse Lispector Uma visão panorâmica da Literatura Brasileira. 2006. (Outra).
Práticas de leitura cognitiva e interpretação de texto. 2005. (Congresso).
Festa Internacional de Literatura de Paraty/RJ. 2005. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SANOVICK, Ricardo ; Claudinei Nascimento . Manual de Redação e Estilo "Padronizações e Normas". , 2006.
-
SANOVICK, Ricardo . A Literatura Fantástica de Murilo Rubião. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANOVICK, Ricardo . Segunda a sexta-feira, das 8 às 18h: o complicado caso da crase. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANOVICK, Ricardo . LITERATURA EM FOCO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANOVICK, Ricardo . Poesias de um doido varrido. 2006. (Apresentação de obra artística/Literária).
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
Cursinho pré-vestibular MSUVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de gramática, redação e inglês
2007 - Atual
CTO PublicidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor de texto, Carga horária: 45
2007 - Atual
Editora Ciranda CulturalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor de texto
2005 - 2007
Editora FlamboyantVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor e orientador gramatical, Carga horária: 20
2005 - Atual
Colégio Walter NegreliVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Sanovick Shimada da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?