Erick de Paula Crisafuli
Possui especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras. É Mestre em História da Ciência/História da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo orientado pelo Prof.Dr.Ubiratan D' Ambrosio. Ex- Membro do Grupo de Educação Estatística da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", sob a orientação da Profa.Dra. Maria Lúcia Wodewotzki. Ex- Aluno especial do Programa de Estudos Pós- Graduados em Política Científica e Tecnologia do Instituto de Geociências da UNICAMP (Nível: Doutorado). Doutor pelo Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática Da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Ex. Membro do Grupo de História e Epistemologia na Educação Matemática (CNPq/PUC/SP), atuando na área de História da Estatística/História da Matemática e Educação Estatística. Professor titular da Universidade Presidente Antônio Carlos: Unidade Barbacena/MG. Leciona as disciplinas: Estatística Básica, Estatística Aplicada,Matemática Básica, Álgebra Linear e Cálculo Integral e Diferencial. Ex- Membro/Vocacionado da Companhia de Jesus.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2011 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Frederico Pimentel Gomes e a Estatística Experimental no Brasil
, Ano de obtenção: 2015. Fumikazu Saito. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Matemática.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Educação.
Doutorado interrompido em 2009 em Política Científica e Tecnologia
2009 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: A contribuição da ESALQ para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil
Orientador: Tamáz Szmrecsányi
Coorientador: Não houve. Ano de interrupção: 2009Palavras-chave: História da Estatística.Grande área: OutrosSetores de atividade: Educação.
Mestrado em História da Ciência
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil
Orientador: Ubiratan D'ambrosio
, Ano de Obtenção: 2006.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Matemática; História da Estatística.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em matemática e estatistica
2002 - 2003
Universidade Federal de Lavras
Título: Métodos para o cálculo de raízes polinomiais
Orientador: Daniel Furtado Ferreira
Aperfeiçoamento interrompido em 1998 em Seminarista (Vocacionado)
1997 - Atual
Comunidade Vocacional dos Jesuítas
Título: Não houve. Ano de finalização: 1998
Orientador: Pe. José Ramón F. de La Cigonã,SJ
Bolsista do(a): Bolsa da Companhia de Jesus, CVJA, Brasil. Ano de interrupção: 1998
Graduação em andamento em História - Licenciatura
2025 - Atual
Graduação em Matematica
1998 - 2001
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
Título: Sem título
Formação complementar
2000 - 2000
Extensão universitária em Analise Combinatória e Probabilidades. , Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em equações diferenciais. , Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Geometria Plana. , Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo Integral e Diferencial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática.
Organização de eventos
CRISAFULI, E. P. . R.P.Crease: A medida do mundo.. 2014. (Outro).
Participação em eventos
A Extensão e seus desafios.. 2024. (Encontro).
Workshop Os Desafios no processo de avaliação. 2024. (Encontro).
Conflitos: por que não resolvê-los. 2023. (Encontro).
Desafios para a Docência. 2023. (Encontro).
Projeto Conectando: Sistemas para Sensores.Sistemas para Sensores: Um caso Aplicado. 2023. (Encontro).
Workshop Elaboração de Questões. 2023. (Outra).
Workshop em Elaboração de Questões e Itens de Múltipla Escolha.. 2018. (Outra).
XX Encontro Regional de História:ANPUH/MG - História em Tempos de Crise.Frederico Pimentel Gomes e a Estatística Experimental no Brasil. 2016. (Encontro).
II Seminário de Formação Docente. 2015. (Seminário).
I Seminário de Formação Docente. 2015. (Seminário).
XII Convibra. Frederico Pimentel Gomes e o Ensino e Pesquisa da Estatística Experimental no Brasil. 2015. (Congresso).
?Formação de professores, mais especificamente de professores de matemática: demandas institucionais e da Universidade?, ministrado pelo professor convidado Prof. Dr. Marc Bailleul (UNICAEN? FR).. 2014. (Seminário).
Seminário II. 2014. (Encontro).
Seminário IV -Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de matemática: Algumas possibilidades de Pesquisa.. 2014. (Encontro).
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces.O contexto em que se inserem as pesquisas estatísticas de Frederico Pimentel Gomes.. 2013. (Outra).
IV Jornada de História da Ciência e ensino: Construindo interfaces.. 2013. (Outra).
Seminário de Tese.O contexto em que se inserem as pesquisas Estatísticas de Frederico Pimentel Gomes (1921-2004). 2013. (Outra).
II Seminário de Teorias em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
Seminário de Teorias em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
XXVI SEAC. 2011. (Simpósio).
XXIII SEAC - SIMPÓSIO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS. (UNIPAC/MG). 2008. (Simpósio).
A FÍSICA NA HISTÓRIA. 2007. (Oficina).
JORNADA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO. A "FILOSOFIA" ESTATÍSTICA NA GESTÃO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE. 2007. (Congresso).
XXII SEAC - SIMPÓSIO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. UNIPAC -MG.. 2007. (Simpósio).
COLÓQUIO CESIMA ANO X. 2005. (Congresso).
SEMANA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO..SEMANA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO. 2005. (Encontro).
SEMINÁRIO DO MEIO-DIA. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIOS ESPECIAIS. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO ESPECIAL EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIOS DO MEIO-DIA(P.E.P.G. EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA). 2004. (Seminário).
SEMINÁRIOS ESPECIAIS. 2004. (Seminário).
XVI REUNIÃO DA REDE DE INTERCÂMBIOS PARA A HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS QUIMICAS E BIOLOGICAS. 2004. (Congresso).
II ENCONTRO TÉCNICO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. 2003. (Encontro).
III ENCONTRO TÉCNICO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. 2003. (Encontro).
I ENCONTRO TÉCNICO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. 2002. (Encontro).
PALESTRA SOBRE CONTROLE ESTATÍSTICO E GESTÃO DE QUALIDADE. 2002. (Outra).
PALESTRA SOBRE TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM. 2002. (Outra).
VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO. 2002. (Congresso).
PALESTRA PARA OS ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU). 2001. (Outra).
SEMANA DA MATEMÁTICA. 2000. (Outra).
Participação em bancas
CRISAFULI, E.; BERTOLA, T.; MIRANDA, S. T.. Técnicas de reforço em estruturas de telhados para instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios residenciais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.; SILVA, N. N.; CARNEIRO, F. R.. Estudo do Impacto da Variação de Parâmetros em Uma Rede Neural Artificial Aplicado a Bases com Diferentes Características.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.; SILVA, N. N.. Medical Schedule. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E.; MIRANDA, S. T.; BERTOLA, T.. Influência de Novas Tecnologias na Execução de Obra na Engenharia Civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E.; MIRANDA, S. T.; BERTOLA, T.. Dimensionamento do Sistema Coletor de Esgotos Domésticos de um Loteamento no Pará-PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BERTOLA, T.;CRISAFULI, E. P.; STEFANI, R.. Análise Estrutural Sucedida a Fundação Profunda em Estacas Com Procedimento em Provas de Cargas,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E.; BERTOLA, T.; MATOS, E.. A Sustentabilidade da Construção Civil: Um Estudo Bibliográfico sobre o Descarte de Resíduos Sólidos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.; STEFANI, R.; MATOS, E.. Análise da Resistência Residual do Concreto com Agregados da Região de Barbacena/MG.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
MATOS, E.; STEFANI, R.;CRISAFULI, E.. Patologia do Concreto Armado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E.; STEFANI, R.; MATOS, E.. BIM e Projetos na Construção Civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.; SILVA, J. O.; SILVA, N. N.; RESENDE, R. S.. Desenvolvimento de um jogo digital para o ensino de conceitos de Lógica de Programação,. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.; RESENDE, R. S.; SILVA, N. N.; SILVA, J. O.. Nakatomi: Sistema Web de Aluguel. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
RESENDE, R. S.;CRISAFULI, E. P.; SILVA, J. O.. Análise e documentação de rede de um hospital. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SILVA, J. O.; RESENDE, R. S.;CRISAFULI, E. P.. VAM: Aplicativo para gerenciamento de vans escolares e universitárias.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
RESENDE, R. S.; SILVA, J. O.;CRISAFULI, E. P.. MOVIO - Software para gestão de Associações de lojas do setor moveleiro.. 2019.
SILVA, J. O.;CRISAFULI, E. P.; RESENDE, R. S.. Estudo da utilização de softwares como recurso de armazenamento de dados no setor de saúde e sua adaptabilidade.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SILVA, L. M.; SILVA, N. N.;CRISAFULI, E.. Implantação de telefonia VOIP em uma Empresa Têxtil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SILVA, L. M.; SILVA, N. N.;CRISAFULI, E. P.. Predição de ativos da bolsa de valores utilizando aprendizado de máquina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SILVA, L. M.; SILVA, N. N.;CRISAFULI, E. P.. Reconhecimento de sinais de LIBRAS usando visão computacional no sistema Android.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CRISAFULI, E. P.. V Mostra Científica do UNIPAC/Barbacena. 2024. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SANTIAGO, R. V.;CRISAFULI, E. P.. O uso de Metodologias Diferenciadas no Ensino de Matemática: A prática Profissional dos Professores da Rede Estadual de Ensino de uma Microrregião da Zona da Mata Mineira. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
GONCALVES, G. A. S.;CRISAFULI, E. P.. Aproveitamento de Amora Preta (Rubus spp.) de Descarte Comercial na Produção de Licor.. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
OLIVEIRA, L. G.;CRISAFULI, E. P.. Fatores Associados a adesão de Medicamentos Genéricos por Indivíduos do Município de Rio Pomba/MG. 2017. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
VALENTE, G. F. S.;CRISAFULI, E. P.. Resíduos de Jamelão na Elaboração de Brownie.. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
BAPTISTA, E. B.;CRISAFULI, E. P.. Avaliação da Qualidade dos Serviços Oferecidos no Sistema único de Saúde em Município Rural da Zona da Mata Mineira.. 2017. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ABREU, D. N.;CRISAFULI, E. P.. Prevalência do Diagnóstico de Demência e a Correlação Sociodemográfica nas Instituições Asilares em Cidades Selecionadas da Zona da Mata - MG. 2017. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CARVALHO, P. S.;CRISAFULI, E. P.. Novas Perspectivas à Luz da Congruência Módulo "M".. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
FIGUEIREDO, C. M. M.;CRISAFULI, E. P.. Prevalência de Bronquiolite Aguda em Lactentes Atendidos pelo Setor de Fisioterapia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.. 2017. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
REIS, M. F.;CRISAFULI, E. P.. Prática do Autoexame das mamas entre as alunas dos cursos de saúde da UNIPAC/JF. 2017. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
DIAS, E. G.;CRISAFULI, E. P.. Visão das Gestantes Quanto à Importância das Ações Realizadas pelo Enfermeiro no Pré-Natal. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SANTOS, E. M. P.;CRISAFULI, E. P.. Pesquisa de Mercado: Hábitos de consumo e perfil do consumidor de carne bovina e carne suína nos municípios de Astolfo Dutra e Juiz dr Fora.. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BAPTISTA, E. B.;CRISAFULI, E. P.. Avaliação da qualidade da água de consumo humano proveniente de diferentes fontes de comunidades rurais da Zona da Mata Mineira.. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
HABER, I. S.;CRISAFULI, E.. Adequação das escolas da trigésima oitava Superintendência Regional de Ensino de Ubá, à legislação vigente em relação à educação de surdos. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
MELO, P. M.;CRISAFULI, E. P.. Mensuração da pressão expiatória em mulheres fumantes e não fumantes, através do método de Manovacuometria.. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ANDRADE, A. L. A.;CRISAFULI, E. P.. A dimensão relacional nas dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6o ano em uma Escola do Vale do Rio Doce-MG.. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
NABACK, S. C.;CRISAFULI, E. P.. Análise de erros nas prescrições e receitas médicas na Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Norte do Município de Juiz de Fora/MG. 2016. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
LAIZO, A.;CRISAFULI, E. P.. Frequência de Obesidade em Estudantes do Ensino Médio da Cidade de Santos Dumont/MG. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
SANTOS, E. M. P.;CRISAFULI, E. P.. Pesquisa de Mercado: Perfil dos consumidores de produtos Lácteos no Município de Contagem/MG. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
MERULA, R. V.;CRISAFULI, E. P.. Doze Anos de Atuação do Banco de Olhos do Hospital Regional Dr. João Penido (FHEMIG), Juiz de Fora/MG. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CORTES, D.;CRISAFULI, E. P.. Efeito Agudo do Alongamento Estático e Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva sobre o desempenho da força em séries sucessivas na extenção do joelho. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ARANTES, E. O.;CRISAFULI, E. P.. Sentimentos de Mulheres que Vivenciam o Tratamento de Câncer de Mama em Barbacena/MG. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BORGES, M. S.;CRISAFULI, E. P.. Histerectomia: Impacto na vida e sexualidade das mulheres. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
RIBEIRO, A. C.;CRISAFULI, E. P.. Perfil da Dispensação e Prescrição de Medicamentos no Município de São João Nepomuceno /MG. 2015. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Orientou
O Uso da Análise Exploratória de Dados em uma Instituição Filantrópica; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Ensino de Cálculo Diferencial e Integral I através da Web; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Abordagem do Cálculo Diferencial e Integral I através de um site; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Estatística aplicada à pesquisa de mercado e opinião pública; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Estatística aplicada à pesquisa de mercado e opinião pública; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Educação à Distância como Reforço no Ensino/Aprendizagem de Álgebra Linear; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, PROPE - UNIPAC; Orientador: Erick de Paula Crisafuli;
Produções bibliográficas
-
CRISAFULI, E. P. . Frederico Pimentel Gomes e o Ensino e pesquisa da Estatística Experimental no Brasil. Congresso Virtual Brasileiro - Administração , v. 01, p. 01-14, 2015.
-
CRISAFULI, E. P. ; SAITO, F. . O contexto em que se insere as pesquisas estatísticas de Frederico Pimentel Gomes (1921-2004). HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES , v. 8, p. 39-49, 2013.
-
CRISAFULI, E. P. . O contexto em que se insere as pesquisas estatísticas de Frederico Pimentel Gomes.. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces , v. 7, p. 22-23, 2013.
-
Cristina Caldas ; DAMBROSIO, U. ; CRISAFULI, E. P. ; GUIMARAES, F. . 'Vazios' que revolucionaram a matemática. COMCIÊNCIA (UNICAMP) , v. IV, p. 01-04, 2008.
-
CRISAFULI, E. P. ; SILVA, N. N. ; MELO, H. L. A. ; SOUZA, M. B. . Arquitetura e Engenharia: Ensaios Multidisciplinares. 01. ed. Ponta Grossa: Aya Editora, 2022. 177p .
-
CRISAFULI, E. . Frederico Pimentel Gomes e a Pesquisa Estatística no Brasil. 01. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. 116p .
-
SILVA, I. G. ; SILVA, R. A. ; CRISAFULI, E. P. . A importância da Análise Exploratória de dados em uma Instituição Filantrópica. In: Prof.° Dr. Myller Augusto Santos Gomes. (Org.). Administração pública e privada: novas tendências e perspectivas 3. 1ed.Ponta Grossa: Aya Editora, 2022, v. 3, p. 09-21.
-
CRISAFULI, E. P. . Alice Cooper: The Rock and Roll Horrorshow. Jornal Praça Pública, Barbacena/MG, p. 02 - 02, 01 set. 2012.
-
CRISAFULI, E. P. . Siméon-Dennis Poisson e sua distribuição de probabilidades. Revista arScientia, São Paulo, p. 01 - 03, 27 ago. 2008.
-
CRISAFULI, E. P. . A "filosofia" estatística na gestão da qualidade e da produtividade.. Caderno de resumos da Jornada de História da Ciência e Ensino, São Paulo, p. 22 - 22, 27 jul. 2007.
-
CRISAFULI, E. P. . A Filosofia Estatística na Gestão da Qualidade e da Produtividade. Revista Arscientia, São Paulo, p. 01 - 04, 25 jun. 2007.
-
CRISAFULI, E. P. . A pseudociência de um notório Reichsfuhrer-SS. Revista Arscientia., São Paulo, p. 1 - 4, 05 abr. 2007.
-
CRISAFULI, E. P. . A matemática e o Reich de mil anos. Revista Arscientia, São Paulo, p. 01 - 04, 13 nov. 2006.
-
CRISAFULI, E. P. . Um estudo sucinto sobre o desenvolvimento da Matemática Atuarial. Revista arScientia, São Paulo, p. 01 - 04, 11 jun. 2006.
-
CRISAFULI, E. P. . A matemática e o Reich de mil anos. Matemática na Veia.
-
CRISAFULI, E. P. . SATANISMO: pavimentando o caminho para o Rock and Roll. Jornal saiba mais- Barbacena/MG, Barbacena/MG.
-
CRISAFULI, E. P. . Frederico Pimentel Gomes e o Ensino e Pesquisa da Estatística Experimental no Brasil. In: XII Convibra- Administração, 2015. Convibra Administração, 2015. p. 01-14.
-
CRISAFULI, E. P. . O contexto em que se insere as pesquisas estatísticas de Frederico Pimentel Gomes.. In: IV Jornada de História da Ciência e Ensino, 2013, São Paulo. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, 2013. v. 07. p. 22-23.
-
CRISAFULI, E. P. . A "filosofia" estatística na gestão da qualidade e da produtividade.. In: Jornada de História da Ciência e Ensino, 2007, São Paulo. Caderno de resumos da Jornada de História da Ciência e Ensino da PUC/SP., 2007. p. 22-22.
-
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. In: Semana Acadêmica dos estudantes de Pós - Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005, São Paulo. semana acadêmica da PUC/SP, 2005.
-
CRISAFULI, E. P. . Frederico Pimentel Gomes e a Estatística Experimental no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRISAFULI, E. P. . Frederico Pimentel Gomes e o Ensino e Pesquisa da Estatística Experimental no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRISAFULI, E. P. . RADFORD, L. (c00rd.). ?Introduction? e BERNARD, A. ?History within math and science teaching: a historical issue?, in Mathematics & Mathematics Education: Searching for Common Ground.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRISAFULI, E. P. . O contexto em que se insere as pesquisas estatísticas de Frederico Pimentel Gomes (1921-2004). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRISAFULI, E. P. . A "filosofia estatística" na gestão da qualidade e da produtividade.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FRANCA, L. ; SILVEIRA, S. ; CRISAFULI, E. . A Formação da Personalidade. Porto Alegre: Edições Hugo de São Vitor, 2019 (Livro de Educação e Filosofia).
-
Caldas,C. ; DAMBROSIO, U. ; Cordeiro, G. ; CRISAFULI, E. P. . "Vazios" que revolucionaram a matemática. Campinas: SBPC/Labjor - Unicamp., 2008 (Entrevista).
-
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes Para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil 2007 (Dissertação de Mestrado).
-
CRISAFULI, E. P. ; D'ambrosio,u. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil 2006 (Dissertação de Mestrado).
-
CRISAFULI, E. P. ; D'ambrosio,u. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil. Banco de teses e dissertações do Ministério da Educação, 2006 (Dissertação de Mestrado).
-
CRISAFULI, E. P. ; D'ambrosio,u. . A Contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil. Madrid: biblioteca.universia.net, 2006 (Dissertação de Mestrado).
-
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil 2006 (Dissertação de Mestrado).
-
CRISAFULI, E. P. ; FERREIRA, D. F. . Métodos para calculo de raízes polinomiais. Lavras/MG: Editora da UFLA, 2003 (Monografia).
Outras produções
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2013; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2013; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da Estatística Experimental no Brasil. 2013; Tema: História da Matemática. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2013; Tema: História da Estatística.. (Site).
CRISAFULI, E. P. . A matemática e o Reich de mil anos. 2011; Tema: História da Matemática. (Blog).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . Vazios que revolucionaram a matemática. 2008; Tema: História da Matemática. (Site).
CRISAFULI, E. P. . A matemática e o Reich de mil anos. 2008; Tema: História da Matemática. (Blog).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2008; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Matemática. (Site).
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. . Breve história da matemática atuarial. 2006; Tema: História da Matemática. (Blog).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Estatística. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Ciência. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; DAMBROSIO, U. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2006; Tema: História da Ciência. (Site).
CRISAFULI, E. P. ; SILVA, N. N. ; ARAUJO, H. L. ; SOUZA, M. B. . Educação à distância como reforço no Ensino/Aprendizagem de Álgebra Linear e Geometria Analítica.. 2020. (Relatório de pesquisa).
FRANCA, L. ; CRISAFULI, E. . O Método Pedagógico dos Jesuítas .. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro de Educação e Filosofia).
CRISAFULI, E. P. . Teoria Dos Conjuntos para a Computação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CRISAFULI, E. P. . Queensryche: Previsivelmente imprevisíveis.. 2012 (Comentário).
CRISAFULI, E. P. . A contribuição de Frederico Pimentel Gomes para o desenvolvimento da estatística experimental no Brasil. 2005 (Apresentação de Painel) .
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2018
História e Epistemologia na Educação Matemática, Descrição: Investigar nas relações da história e epistemologia da matemática para o ensino da matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Erick de Paula Crisafuli - Integrante / Prof.Dr. Fumikazu Saito - Coordenador / Marisa da Silva Dias - Integrante / Ana Rebeca Miranda Castillo - Integrante / Antonio Sérgio Cobianchi - Integrante / Diana Mazo Malheiro - Integrante / Rafael Rix Geronimo - Integrante / Wilson Monteiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
1991
"PRIMEIRO EMPREGO", CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e Administrativas. , Rodovia MG KM12, Colônia Rodrigo Silva, 36201143 - Barbacena, MG - Brasil, Telefone: (32) 3236938800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2025 - Atual
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Cálculo Numérico e Equações Diferenciais Ordinárias (Curso de Engenharia Civil)
2025 - 2025
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Física II - Termologia/ondas/ótica geométrica para o Curso de Agronomia.Professor de Álgebra Linear para o Curso de Engenharia Civil.
2024 - 2025
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de Física III - Eletricidade. Curso de Engenharia Civil.
2024 - 2024
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Álgebra Linear para o Curso de Agronomia.Professor de Geometria Analítica para o Curso de Agronomia.Professor de E.D.O. para o Curso de Engenharia Civil
2023 - 2024
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Álgebra Linear para o curso de Engenharia Civil.Professor de Cálculo de Limites e Derivadas para o curso de Ciência da Computação.Professor de Matemática para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
2023 - 2023
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Cálculo Diferencial e Integral para o Curso de Engenharia CivilProfessor de Cálculo Fundamental para o Curso de Arquitetura e Urbanismo.Professor de Matemática Discreta para o Curso de Ciência da Computação.
2022 - 2023
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Cálculo Aplicado para o Curso de Engenharia Civil
2022 - 2022
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Álgebra Linear para os Cursos de Engenharia Civil e Agronomia
2021 - 2022
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Cálculo Integral e Diferencial para os cursos de Engenharia Civil e Agronomia.
Professor de Cálculo de Limites e Derivadas para o curso de Ciência da Computação.
Professor de Matemática Básica para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia.
2021 - 2021
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Cálculo Aplicado para o Curso de Engenharia Civil.
Professor de Estatística Geral para os Cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Professor de Matemática Discreta para o Curso de Ciência da Computação.
2020 - 2021
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Álgebra Linear para o curso de Engenharia Civil.
Professor de Cálculo de Integrais para o curso de Ciência da Computação.
2020 - 2020
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Calculo Integral e Diferencial para o curso de Engenharia Civil
Professor de Cálculo I para o curso de Ciência da Computação
Professor de Estatística Aplicada para os cursos de Administração e Ciências Contábeis
Professor de Matemática Básica para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
2019 - 2020
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Cálculo Avançado para o Curso de Engenharia Civil.
Professor de Cálculo II e Matemática Discreta para o Curso de Ciência da Computação.
2019 - 2019
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Matemática Básica para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Professor de Álgebra Linear e Cálculo Numérico para o curso de Engenharia Civil.
Professor de Matemática Discreta para o curso de Ciência da Computação.
Professor de Estatística Geral para os cursos de Ciências Contábeis e Administração.
2018 - 2019
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Estatística Geral para os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciência da Computação.
Professor de Cálculo Integral e Diferencial para o Curso de Ciência da Computação.
Professor de Cálculo Numérico e Equações Diferenciais Ordinárias para o Curso de Engenharia Civil
2018 - 2018
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Álgebra Linear para o Curso de Engenharia Civil.
Professor de Matemática Discreta e Cálculo II para o Curso de Ciência da Computação.
Professor de Matemática Básica para os Cursos de Administração e Ciências Contábeis.
2017 - 2018
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Membro do CEP.
Professor de Matemática IV para o curso de Engenharia Civil.
Professor de Cálculo I para o curso de Ciência da Computação.
2017 - 2017
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro do CEP.
Professor de Cálculo II para o Curso de Engenharia Civil.
2016 - 2017
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Cálculo Integral e Diferencial I para o Curso de Engenharia Civil.
Professor de Cálculo Integral e Diferencial II para o Curso de Ciência da Computação.
Membro do CEP.
2016 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Fundamentos Matemáticos para a Computação.
Professor de Matemática Básica para os Cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Professor de Cálculo I e Cálculo II para o Curso de Ciencia da Computação.
2015 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Estatística Básica para o Curso de Direito.
Professor de Bioestatística para o Curso de Nutrição.
Professor de Cálculo I e Cálculo II para o Curso de Ciência da Computação.
Membro do CEP.
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.Titular 1-A, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor das seguintes disciplinas:
Cálculo I
Matemática Financeira I
Matemática Básica
Fundamentos de Matemática para a Computação
Estatística Básica
Membro do CEP - Comitê de Ética e Pesquisa.
2014 - 2015
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Prof.Adjunto 1-A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Estatística para o Curso de Ciências Contábeis.
Professor de Estatística Aplicada para os Cursos de Administração e Psicologia.
Professor de Bioestatística para o Curso de Nutrição.
2014 - 2014
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Estatística Geral para o Curso de Administração.
Auxiliar Acadêmico.
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Matemática Básica para o Curso de Ciências Contábeis.
Professor de Estatística Aplicada à Administração.
Auxiliar Acadêmico.
Membro do NDE dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Estatística aplicada à Psicologia.
Professor de Estatística Geral para o Curso de Ciências Contábeis.
Professor de Bioestatística para o Curso de Nutrição.
Auxiliar acadêmico no Curso de Ciências Contábeis.
2012 - 2012
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Estatística Aplicada para o Curso de Administração.
Professor de Matemática Básica para o Curso de Administração.
Professor de Matemática Básica para o Curso de Ciências Contábeis.
Membro do NDE dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
2012 - 2012
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Bioestatística (Curso de Nutrição)
Professor de Estatística Geral (Curso de Administração)
Professor de Estatística Geral ( Curso de Ciências Contábeis)
Professor de Estatística Aplicada (Curso de Psicologia)
2011 - 2012
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Estatística Aplicada para o Curso de Administração.
Professor de Estatística Geral para o Curso de Ciências Contábeis.
2011 - 2011
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Estatística Geral e Matemática I para o Curso de Administração.
Professor de Matemática Aplicada para o Curso Superior de Gestão Ambiental
2010 - 2010
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto- 1A, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de Estatística Básica e Estatística Aplicada para o Curso de Administração .
Professor de Matemática Básica para o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.
2010 - 2010
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto -1A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Estatística Aplicada para o Curso de Administração.
Professor de Estatística Geral para o Curso de Ciências Contábeis.
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Matemática 1 para o Curso de Administração.
Professor de Estatística para o Curso de Administração.
Professor de Estatística para o Curso de Geografia.
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1-A., Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Estatística Geral para o curso de Ciências Contábeis
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Matemática Financeira para o curso de Administração.
Professor de Estatística Geral e Aplicada para o curso de Administração.
2007 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Matemática Financeira 1 e Estatística aplicada à Administração.
2007 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Estatística aplicada à Administração .
2007 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Estatística Geral e Estatística Aplicada à Administração (Curso de Bacharelado em Administração)
Professor de Estatística Aplicada à Educação Física (Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física)
2006 - 2006
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Estatística aplicada à Administração
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: BOLSISTA- MESTRADO, Enquadramento Funcional: ALUNO BOLSISTA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio docência e trabalho no CESIMA.
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador
Outras informações:
Participante do grupo de pesquisa do CESIMA-PUC/SP
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Discente
Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Uma Historiografia Adequada para os Países Periféricos na Produção e Difusão do Conhecimento Científico, com Ênfase na História da Matemática. Mestrado: Descrição: Estudar a evolução histórica das idéias no tempo e no espaço (história da ciência sob influência de fatores socios-culturais e ambientais), com especial atenção para os países receptores de idéias e para os mecanismos dessa recepção. Isto requer tratar da geração (aspectos cognitivos) e organização intelectual (epistemologia) e social (história) e difusão(educação e popularização) das idéias. Particular atenção será dada às idéias matemáticas, e de como essas idéias se apresentam na educação matemática e na pesquisa matemática nesses países. HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Participantes:Claudio Marcio Ribeiro Magalhães ,Erick de Paula Crisafuli,Roberto Pepi, Sonia Regina Coelho Responsável: Prof.Dr. Ubiratan D'Ambrosio.
Atividades
-
02/2004 - 03/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro Simão Matias de estudos em História da Ciência., Centro Simão Matias de estudos em História da Ciência.,Atividade realizada, Discente- Pesquisador.
-
07/2005 - 12/2005
Estágios , CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA.,Estágio realizado, ESTÁGIO DOCÊNCIA NO CURSO DE TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS.
-
03/2004 - 07/2005
Extensão universitária , Centro Simão Matias de estudos em História da Ciência.,Atividade de extensão realizada, ORGANIZAÇÃO DAS OBRAS DIGITAIS DO RESPECTIVO CENTRO..
2006 - 2007
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador
Outras informações:
Faço parte do grupo de pesquisa e estudos em Educação Estatística sob a orientação de Professora Doutora Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki.
2014 - 2014
Escola de Aplicação da Unipac - Unidade Santo Agostinho.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de matemática para o segundo ano do ensino médio.
professor de matemática para o Terceiro ano do ensino médio.
2013 - 2013
Escola de Aplicação da Unipac - Unidade Santo Agostinho.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 12
2001 - 2002
Aprove vestibularesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do supletivo, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2001 - 03/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Erick de Paula Crisafuli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?