Ana Carolina Rosa Limeira
Vasta experiência como Coordenadora/Supervisora Pedagógica (Implementando, avaliando, coordenando e planejando o desenvolvimento de projetos pedagógicos da Educação Profissional e Ensino Regular (Ensino Médio, Fundamental II e Educação Infantil) , aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades dos alunos, professores e instrutores, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Na área do Ensino à Distância atuei como Coordenadora Pedagógica (Responsável pelo processo educacional, ou seja, pela implantação e manutenção das atividades didático-pedagógicas e pelo acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como pela orientação dos alunos e da equipe docente, visando assegurar a eficácia das condições didático-pedagógicas). Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos. Enquanto Líder de Processos Educacionais, atuei coordenando atividades educacionais; acompanhando o planejamento, o desenvolvimento e a implantação do Projeto Político Pedagógico - PPP e materiais didático-pedagógicos; assessorando a escola na organização de novas propostas pedagógicas; acompanhando os processos de regularização de projetos; orientando e capacitando os professores; acompanhando professores e alunos; orientando pedagogicamente todos os processos. Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos. Como Tutora as funções pedagógicas realizadas, tiveram como objetivo envolver fazeres significativos no campo pedagógico, como: a) auxiliar os alunos na exploração dos materiais do curso; b) praticar intervenções que estimulassem a criticidade dos alunos; c) planejar e propor estratégias; d) traçar objetivos; e) construir planos de estudo, bem como orientar os alunos do decorrer de seus Cursos. Já na função social foi de incentivar e motivar os alunos a sentirem prazer nas práticas interativas e colaborativas. As funções técnicas, portanto, estavam vinculadas ao conhecimento e às tecnologias. Ou seja, auxiliar os alunos quanto ao domínio das tecnologias, para fazer com que os mesmos se sentissem confortáveis no uso das novas tecnologias aplicadas à educação.
Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2011 em Política y Gestión de la Educación
2009 - interrompida
CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMÍA HUMANA
Orientador: Sem Orientador;Ano de interrupção: 2011
Especialização em Supervisão, Orientação, Inspeção e Gestão Escolar.
2016 - 2016
Proliz
Título: O papel da Supervisão Pedagógica
Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional
2006 - 2008
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: A informática educativa na intervenção psicopedagógica
Orientador: Beatriz Christo Gobbi
Especialização em Novas Tecnologias na Educação
2006 - 2008
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Os feitos e (e)efeitos da robótica pedagógica e suas implicações no contexto educacional
Orientador: Beatriz Christo Gobbi
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Participação em eventos
III Seminário Regional de Formação de Professores ? ?Infância, Educação e Cidadania?. 2007. (Seminário).
X Ciclo de Palestras sobre as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. 2007. (Outra).
Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente. 2005. (Congresso).
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).
55ª SBPC.A influência da utilização de um carro-robô de baixo custo com crianças, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. 2003. (Seminário).
Ciclo de Debates: reflexões sobre a educação. 2003. (Outra).
Fórum Mundial de Educação.Atividades Pedagógicas utilizando um carro-robô de baixo custo, auxiliando no ensino-aprendizagem. 2003. (Outra).
Fórum Mundial de Educação/2003. Atividades pedagógicas utilizando um carro-robô de baixo - custo auxiliando no ensino-aprendizagem. 2003. (Congresso).
Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).
II Ciclo de debates: revisitando saberes ? Alfabetização ampliada. 2003. (Outra).
IV Semana Acadêmica de Serviço Social. 2003. (Outra).
V Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire. 2003. (Outra).
· I Fórum Regional Sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua dos Vales do Rio Pardo e Taquari. 2002. (Seminário).
· VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.Educação Libertadora e cidadã é possível: O caso do Projeto Avança Boa Esperança. 2002. (Seminário).
II Encontro Latino-Americano para Estudos da Criança. 2002. (Encontro).
II Seminário Regional de Formação de Professores. 2002. (Seminário).
IIV Seminário Regional de Educação Básica. 2002. (Seminário).
O Adolescente em Conflito com a Lei: um problema de quem?. 2002. (Encontro).
O Adolescente em Conflito com a Lei: um problema de quem?. 2002. (Encontro).
Seminário Interdisciplinar em Supervisão Escolar. 2002. (Seminário).
VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.21 dia de cidadania: educação e lazer contribuindo para a qualidade de vida. 2002. (Seminário).
Vitimização: Aspectos legais, sociais e estratégias de enfrentamento. 2002. (Seminário).
· VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.Atividades pedagógicas utilizando um carro-robô controlado por computador auxiliando no ensino-aprendizagem. 2001. (Seminário).
· VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.Programa de Educação Popular: Assessoria Pedagógica à Associação Comunitária Pró ? Amparo do Menor ? COPAME. 2001. (Seminário).
Dificuldades de Aprendizagem. 2001. (Outra).
I Fórum Regional de Debates sobre o Sistema Carcerário e Cidadania. 2001. (Seminário).
IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2001. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LIMEIRA, A. C. R. ; GRAZIOLA JUNIOR, P. . Atividades Pedagógicas utilizando um carro-robô de baixo custo, auxiliando no ensino-aprendizagem. In: Fórum Mundial de Educação, 2003, Porto Alegre. Fórum Mundial de Educação, 2003.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; GRAZIOLA JUNIOR, P. ; HEATING, W. . A influência da utilização de um carro-robô de baixo custo com crianças, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. In: 55ª SBPC, 2003, Pernambuco. 55ª SBPC, 2003.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; HEATING, W. . Atividades Pedagógicas utilizando um carro-robô controlado por computador auxiliando no ensino-aprendizagem. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002, Santa Cruz do Sul. VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; HOPPE, M. . 21 dias de cidadania - Educação e lazer contribuino para a qualidade de vida. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002, Santa Cruz do Sul. VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; AMARO, S. . Educação Libertadora e Cidadã é possível: O caso do Projeto Avança Boa Esperança. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002, Santa Cruz do Sul. VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2002.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; HOPPE, M. . 21 dia de cidadania: educação e lazer contribuindo para a qualidade de vida. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2002, Santa cruz do Sul. VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2002.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; AMARO, S. . Educação Libertadora e cidadã é possível: O caso do Projeto Avança Boa Esperança. In: · VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2002, Santa Cruz do Sul. · VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2002.
-
LIMEIRA, A. C. R. . Projeto Crianças com Diabetes Mellitus. In: VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2001.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; OLIVEIRA, C. . Programa de Educação Popular: Assessoria Pedagógica à Associação Comunitária Pró ? Amparo do Menor ? COPAME. In: · VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. · VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2001.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; HEATING, W. . Atividades pedagógicas utilizando um carro-robô controlado por computador auxiliando no ensino-aprendizagem. In: · VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2001.
-
LIMEIRA, A. C. R. ; OLIVEIRA, C. . Programa de Educação Popular: Assessoria Pedag[ogica à Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor - COPAME. In: VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino e Extensão da UNISC, 2001.
Outras produções
LIMEIRA, A. C. R. . Concepção de Alfabetização no Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concurso).
Prêmios
2002
Mensão Honrosa, Mercur e UNISC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Criarte Objetivo. , Instituto Padre Reus, Centro, 96810912 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil, Telefone: (034) 38311900
Experiência profissional
2005 - 2008
Instituto Padre ReusVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação de atividades de Educação a Distância; acompanhamento do planejamento, desenvolvimento e implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem; assessoramento da escola na organização de propostas pedagógicas; acompanhamento dos processos de regularização de projetos de EAD junto as parcerias realizadas entre a respectiva escola, Universidade, entre outras; orientação e capacitação dos professores inseridos no contexto do EAD; acompanhamento do desempenho dos professores e a participação dos alunos; acompanhamento e orientação pedagogica de todo o processo de elaboração do material didático e editoração dos Cursos Profissionalizantes e Apostilas preparatórias para concursos
2004 - 2005
Colégio FênixVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora de Informática (1ª a 8ª série) ? 2004 Professora (1ª série) - 2004 Professora (2ª série) ? 1º semestre 2005
2005 - 2008
Editora e Escola de Educação Profissional a DistânciaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica (Coordenando atividades de Educação a Distância; acompanhando o planejamento, o desenvolvimento e a implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e materiais didático-pedagógicos impressos e digitais; assessorando a escola na organização de novas propostas pedagógicas; acompanhando os processos de regularização de projetos de EaD; orientando e capacitando os professores; acompanhando o desempenho dos professores e a participação dos alunos; orientando pedagogicamente todo o processo de elaboração do material didático e editoração dos Cursos Profissionalizantes e Apostilas preparatórias para concursos). Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos.
2008 - 2010
Centro Educacional Casa da CriançaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica (Coordenando ações pedagógicas que visam integrar a criança ao meio e ao processo ensino-aprendizagem, oferecendo-lhe apoio e acompanhamento no alcance de sua auto-realização e desenvolvimento de suas potencialidades, orientando, estimulando e acompanhando a ação educativa no processo de planejamento e dinamização do currículo seguindo a linha pedagógica e objetivos estabelecidos, visando o despertar do processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil). Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos.
2010 - 2011
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Processos Educacionais
Outras informações:
Líder de Processos Educacionais/Pedagoga (Coordenando atividades educacionais; acompanhando o planejamento, o desenvolvimento e a implantação do Projeto Político Pedagógico - PPP e materiais didático-pedagógicos; assessorando a escola na organização de novas propostas pedagógicas; acompanhando os processos de regularização de projetos; orientando e capacitando os professores; acompanhando professores e alunos; orientando pedagogicamente todos os processos pedagógicos da referida instituição de ensino). Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos.
2011 - 2011
Solução Escola de ProfissõesVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica (Responsável pelo processo educacional da Escola, ou seja, pela implantação e manutenção das atividades didático-pedagógicas e pelo acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como pela orientação dos alunos e da equipe docente, visando assegurar a eficácia das condições didático-pedagógicas). Acompanhamento nas atividades de Recrutamento e Seleção, Treinamento, integração de novos Colaboradores; Elaboração e Cumprimento do Plano de Treinamentos.
2011 - 2012
Programa Se Liga ? Programa do Governo do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Social
Outras informações:
Técnica Social (Acompanhar os adolescentes egressos de medidas socioeducativas de semiliberdade e internação, por meio de atendimentos individuais e articulação constante com a rede. Realizando apresentações do programa dentro dos centros socioeducativos e das casas de semiliberdade; participando de estudos de casos; mapeando e articulando a rede social; realizando visitas domiciliares; promovendo a inserção dos adolescentes em cursos de formação básica para o trabalho e profissionalização; articulando as redes municipal e estadual de educação para promover a inserção dos adolescentes; conhecendo os serviços e equipamentos da rede SUS, visando a continuidade ou inserção do adolescente, em atendimento da área da saúde, quando necessário; desenvolvendo oficinas, atividades e grupos de discussão com os adolescentes, e também promovendo e acompanhando atividades culturais (teatros, cinema, parques etc.).
2011 - 2013
Escola Municipal Casimiro de AbreuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora de Inglês, Informática e Regente de Turma; Recuperadora/Psicopedagoga (Diagnosticar, orientar e intervir nos problemas emergentes dos processos de aprendizagem. Esclarecer os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorecer o desenvolvimento de atitudes e processos metodológicos adequados; bem como, orientar pais e professores, em todos os níveis educativos).
2013 - 2015
SESI / SENAI - MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA PEDAGÓGICA
Outras informações:
Supervisora Pedagógica (Implementando, avaliando, coordenando e planejando o desenvolvimento de projetos pedagógicos da Educação Profissional (Cursos Técnicos e de Qualificação) e Ensino Médio, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades dos alunos, professores e instrutores, acompanhando e avaliando os processos educacionais.
2016 - 2016
Colégio AtenasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tecnologias aplicada à Educ.
2015 - 2015
Colégio Educacional ABC-AngloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tecnologias aplicada à Educ.
Outras informações:
Coordenadora de Tecnologias aplicada à Educação + Trabalho voltado para Oficinas de Aprendizagem.
2016 - Atual
E.E. Coronel João CândidoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Carolina Rosa Limeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?