Luciana Castaneda Ribeiro

Fisioterapeuta. Especialista em Biomecânica. Mestre em Política Pública e Economia da Saúde pela UFRJ e Doutora em Epidemiologia pela ENSP - FIOCRUZ. Tem formação na área de Políticas de Saúde, Reabilitação, Epidemiologia, Avaliação de Tecnologias em Saúde e em Tecnologia Assistiva. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Líder da Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade. Atua em pesquisas que envolvem modelos de Reabilitação e Tecnologia Assistiva de órteses, próteses e materiais especiais. Atualmente, é coordenadora nacional de pesquisa multicêntrica com fomento do CNPq e encomendada pelo Ministério da Saúde sobre a expansão da reabilitação em saúde no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente

2012 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Funcionalidade e Incapacidade em pacientes com Câncer de Colo de Útero - abordagem através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Orientador: Rosalina Jorge Koifman
Coorientador: Anke Bergmann.

Mestrado em Saúde Coletiva

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta epidemiológica.,Ano de Obtenção: 2012
Ligia Bahia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Biomecânica

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise do sinal de eletromiografia dos músculos bíceps braquial e extensores do punho em tarefas de preensão dos segmentos dominante e não-dominante.
Orientador: Marco Antonio Cavalcanti Garcia

Graduação em Fisioterapia

2002 - 2007

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Título: Influências do programa de reabilitação pulmonar associado ao protocolo de mobilidade torácica na sensação da dispnéia e qualidade de vida do paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica.
Orientador: Rodrigo Pena

Formação complementar

2021 - 2021

Evaluacion de Mano y Miembro Superior. (Carga horária: 2h). , Academia de Manos, HAND THERAPY, Argentina.

2020 - 2020

CONFECÇÃO DE ÓRTESES DE MEMBRO SUPERIOR. (Carga horária: 16h). , TERAPIA ASSISTIVA EM TERAPIA OCUPACIONAL, TA_EM_TO, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Lego Education Academy. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisa da Universidade Positivo, CPUP, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 90h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Diretrizes Metodológicas do Sistema GRADE. (Carga horária: 30h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Direitos das Pessoas com Deficiência e Ampliação da Comunicação. (Carga horária: 30h). , Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG, EEFFTO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Direitos das Pessoas com Deficiência e Habilidade Física e Motora. (Carga horária: 30h). , Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG, EEFFTO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Avaliação de Tecnologias em Saúde. (Carga horária: 90h). , Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde, IATS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação Banco de avaliadores do Sinaes/BASIs.. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Multiplicadores de ensino a distância. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Hermínio da Silveira, UNI-IBMR, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação externa do PMAQ-AB. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

CIF - Treinamento avançado. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Treinamento no uso da CIF. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Reabilitação Cardíaca. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, INCL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Planejamento em Ciência e Tecnologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Outros / Área: Tecnologia da Informação e Comunicação.

Grande área: Outros / Área: Tecnologias Médicas e da Saúde.

Organização de eventos

MACIEL, A. ; CASTANEDA, LUCIANA . I Colóquio ? Práticas Educativas em EaD e Tecnologias Digitais.. 2019. (Outro).

CORREA, A. ; Castaneda, L. R. . I Intercâmbio Brasil - Portugal: Experiencias de utilização da CIF no Ensino em Saúde. 2018. .

CASTANEDA, LUCIANA ; ANDRADE, F. G. . I Simpósio Funcionalidade Humana em Foco ? do Cuidado em Saúde a Seguridade Social no Brasil. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

3 International Symposium: ICF Education.Implementation of a course on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in a Physical Therapy Undergraduate Program.. 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde e Funcionalidade.Funcionalidade Humana: do objeto de pesquisa ao fazer multiprofissional em saúde. 2017. (Simpósio).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. LIMITAÇÕES NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO TRAUMÁTICA DE PLEXO BRAQUIAL ? UMA ANÁLISE BASEADA NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE.. 2015. (Congresso).

I Semana de Extensão: Diversidade, Saúde e Cultura.CIF na Prática Clínica do Fisioterapeuta. 2015. (Encontro).

Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Desportiva. Sistema de Funcionamento da CIF nas Disfunções Neuromusculoesqueléticas. 2013. (Congresso).

Congresso da Associação de Fisioterapia do Estado do Rio de Janeiro. Aplicação da CIF em Pediatria. 2011. (Congresso).

VI Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro. Classificação Internacional de Funcionalidade: como operacionalizar na assistência e na pesquisa?. 2011. (Congresso).

XI SEMANA DE SAÚDE COLETIVA.A Importância da CIF para prática do fisioterapeuta. 2011. (Simpósio).

27ª Semana de Fisioterapia.A importância da Fisioterapia na Integração Ensino, Serviço e Comunidade. 2010. (Simpósio).

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: avanços e perspectivas.III Jornada de Fisioterapia da Unigranrio. 2010. (Simpósio).

IX Jornada de Fisioterapia em Oncologia.Aplicabilidade da CIF na Fisioterapia Onco-Funcional. 2010. (Simpósio).

Sanemento dos Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

1 Encontro da CIF para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. 2009. (Encontro).

Atividade Complementar.Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: objetivos e aplicações clínicas. 2009. (Seminário).

Atividades Complementares.Aplicações da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) na prática clínica da reabilitação. 2009. (Outra).

Seminário de Abordagem Interdisciplinar em Câncer de Mama e I Fórum de Fisioterapia em Oncologia do Município de Niterói.Classificação Internacional de Funcionalidade. 2009. (Seminário).

VIII FisioCidade e V Encontro de Ex-alunos.Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: objetivos e aplicações clínicas. 2009. (Simpósio).

Atividade Complementar.Qualidade de vida para pacientes pneumopatas crônicos. 2008. (Seminário).

Atividade Complementar.Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - OMS: evidências, aplicações e perspectivas.. 2008. (Seminário).

Atividade Complementar.Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Evidências e Aplicações. 2008. (Seminário).

VII Fisio-Cidade e IV Encontro de Ex-Alunos.A importância da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde e suas aplicações. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Rafael da Costa Jahara

LINS, M.; VIDAL, M.; LOBO, M.; VIEIRA, P.;Castaneda, L. R.. Aplicação do Método CHAP e Simulação para Diagnóstico e Intervenção na Cadeia Produtiva da Oficina Ortopédica da ABBR. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Soares de Assis Mariz

MINAYO, M. C.; ANDRADE, C.;Castaneda, L. R.. Homicidio no municipio do Rio de Janeiro. Quem mata?. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: DANIELLE CRISTINA GOMES

LONGO, E.;CASTANEDA, LUCIANA. VINCULANDO CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS DE QUALIDADE DE VIDAPARA CRIANÇAS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA COM ACLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Leonardo Valesi Valente

ALVARENGA FILHO, H.; PEREIRA, A.G.;CASTANEDA, LUCIANA. Aplicação dos instrumentos MSQOL-54 e EDSS na avaliação de qualidade de vida e incapacidade em esclerose múltipla: Revisão sistemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Alonso Monteiro Bezerra

COUTINHO, E.; PINHEIRO, G.;CASTANEDA, LUCIANA. Prevalência e Fatores Associados às Manifestações Musculoesqueléticas em Adultos Brasileiros - Pesquisa Nacional de Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafaella Stradiotto Bernardelli

Castaneda, L. R.; MOZER, A.; IOSHII, S.; MARAES, V.; MARIOTTI, M.. ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO EM CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO BRASIL. 2020. Tese (Doutorado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Juliana Nogueira Coelho

RIBERTO, M.; HERRERO, C.; CHAVES, T.;Castaneda, L. R.. Validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro e descrição do perfil funcional de indivíduos com doença neurovascular, amputações, lesão medular e lombalgia. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Henrique Ferreira de Araujo Barbosa

Castaneda, L. R.; MARTINS, E.; LIMA, M.; SILVA, T. P. E.. PRONTIDÃO TECNOLÓGICA E VALIDAÇÃO DO DataCIF VERSÃO 2.0: UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE. 2020. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Paula Corrêa Cabral

TREVISAN, C.; HOROVITZ, D.; BARTH, A.;Castaneda, L. R.. Habilitades pragmáticas e a funcionalidade de crianças com Síndrome de Deleção 22q11.2. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pesquisa aplicada à saúde da criança e da mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rafaella Stradiotto Bernardelli

MOZER, A.;Castaneda, L. R.. ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO EM CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO BRASIL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia em Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: LUCIANA APARECIDA MESQUITA

SILVA FILHO, A. L.; FIGUEIREDO, E. M.;CASTANEDA, LUCIANA. INCAPACIDADES EM MULHERES SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE CÂNCER DE COLO UTERINO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: DANIELLE CRISTINA GOMES

LONGO, E.;CASTANEDA, LUCIANA. ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS DE QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA UTILIZANDO A CIF. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Loureiro Cunha

RODRIGUES, E. C.; NOGUEIRA, L. C.;Castaneda, L. R.. Tradução e Adaptação Transcultural do Instrumento "Stroke Rehabilitation Motivation Scale". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Ana Carolina Oliveira Fernandes Ribeiiro

Castaneda, L. R.; RODRIGUES, E. C.; NOGUEIRA, L. C.. Tradução e adaptação transcultual da " Kinesthesic and visual imagery questionnaire" para a língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Beatriz Oliveira Mariano

CASTANEDA, LUCIANA. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EXPOSIÇÃO NEUROSENSAÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA: uma possibilidade de inserção. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Karen de Souza Abrahão

Castaneda, L. R.; Bergmann A. Proposta de Core Set da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para mulheres com câncer de mama no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Amanda da Conceição Gonçalves

ASSIS, M.; ARAUJO, F.;Castaneda, L. R.. Multiplicar para combater: a experiência de formação de multiplicadores para a prevenção e combate ao abuso infanto-juvenil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Ferreira Moreira

AMORIM, J.;Castaneda, L. R.; COSTA, A. M.. Capacidade Funcional associada a atividade física no lazer em idosos: Pesquisa Nacional de Saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: JULIA RODRIGUES SIQUEIRA

REIS, F. J. J.; NOGUEIRA, L. C.;Castaneda, L. R.. Percepção e conhecimento dos conceitos da Prática Baseada em Evidência pelos alunos do IFRJ Campus Realengo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Sarah Gomes Pitta Lopes

Castaneda, L. R.; GOMES, L.. Critérios para incoporação de medicamentos como novas tecnologias no Sistema Único de Saúde: um instrumentos para ampliação do acesso à saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Cordeiro Rodrigues

Castaneda, L. R.; REIS, F. J. J.; BARBOSA, A. C.. A relação entre capacidade para o trabalho, limitação das atividades e restrição à participação em pessoas com hanseníase. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Arthur Marilac Ferreira

SOARES, J.;Castaneda, L. R.. O papel da Farmácia em equipe multiprofissional no SUS: um olhar crítico a partir do Projeto PET - Saúde Redes de Atenção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza de Oliveira Carvalho

DAMES, K.;Castaneda, L. R.. Panorama da formação dos profissionais de saúde para a gestão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Sarah Gomes Pitta

CASTANEDA, LUCIANA. Critérios para incorporação de medicamentos como novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS): um instrumento para ampliação do acesso à saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Gomes Cavalcanti

Castaneda, L. R.; COUTO, A.; ESCORSIM, D.. A incidência do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres atendidas pelo SUS, na cidade de Itamarandiba - Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Aluno: Marcelo Soares de Moraes

Castaneda, L. R.; GOUVEA, C.. Prevalência de positividade de hepatite B em doadores de sangue no Hemonúcleo Costa Verde em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2012.

Aluno: Paula Pose Simão

SENA, R.;Castaneda, L. R.. Hepatite C: Epidemiologia, fatores de transmissão e novas terapias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Hermínio da Silveira.

BARBOSA, A. C.;Castaneda, L. R.. Processo seletivo para disciplina de Educação e Promoção em Saúde e Fisioterapia Comunitária. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Castaneda, L. R.; SIMOES, P. P.; CASTRO, P.. Processo Seletivo para professor da disciplina de Fundamentos Sócio-Antropológicos. 2013. Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Castaneda, L. R.; FREITAS, C. F.; PEREIRA, V. S.. Processo Seletivo para Docente da disciplina de Integralidade e Saúde. 2012. Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Castaneda, L. R.; Ribeiro A. Processo seletivo para professor da disciplina de Nutrição em Saúde Coletiva. 2011. Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Castaneda, L. R.; Palumbo A; Sanches D. Processo seletivo da disciplina de Processos Biológicos. 2011. Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Comissão julgadora das bancas

Ronir Raggio Luiz

KOIFMAN, R. J.; BERGMANN, Anke;LUIZ, Ronir RaggioBAHIA, Ligia. Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta epidemiológica nos sistemas de informação em saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gina Torres Rego Monteiro

KOIFMAN, R. J.; CASTRO, S. S.; THULER, L. C.;MONTEIRO, G.T.R.SILVA, I. F.. Elaboração de Lista Resumida da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para Mulheres com Câncer do Colo do Útero no Brasil.. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Ilce Ferreira da Silva

Thuler, L.C.S.; Gina Torres Rego Monteiro;Silva, IF; KOIFMAN, R. J.; Bergman, A.. Elaboração de lista resumida da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para mulheres com câncer de colo de útero no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Luiz Claudio Santos Thuler

Thuler, L.C.S.; CASTRO, S. S.; MONTEIRO, G. T. R.; SILVA, I. F.. Elaboração de lista resumida da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para mulheres com câncer de colo de útero. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Anke Bergmann

KOIFMAN, R. J.BERGMANN, A.; LUIZ, R. R.. Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade como ferramenta epidemiológica. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anke Bergmann

BERGMANN, A.; CASTRO, S. S.; SILVA, I. F.; KOIFMAN, ROSALINA J.. Elaboração de uma lista resumida da classificação internacional de funcionalidades (CIF) para mulheres com câncer de colo uterino. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Orientou

LARA CAROLINA JANUARIO CABRAL

Modelo de avaliação da funcionalidade de Crianças Cronicamente Complexas, sob a perspectiva dos responsáveis; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz; (Coorientador);

Fernanda Ribeiro da Silva

Itinerário de formação do Técnico em Órteses e Próteses no Brasil ? diagnóstico situacional e arranjos produtivos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Geovanna Lemos Lopes

Funcionalidade e incapacidade de indivíduos hansenianos de uma área de alta endemicidade de antiga colônia; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doenças Tropicais) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Ana Paula Corrêa Cabral

Habilidades Pragmáticas e a Funcionalidade de crianças com Síndrome de Deleção 22q11; 2; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Amanda da Conceição Gonçalves

Operacionalização das Diretrizes para a Formação em Tecnologia Assistiva nas Oficinas Ortopédicas do SUS - Estudo de Caso; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Juliana Cossich

Inovação para a agenda das oficinas ortopédicas do Sistema Único de Saúde ? estudo protótipo de prótese de membro superior por fabricação aditiva; ; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Regis de Souza Valentim

Avaliação dos Centros Especializados em Reabilitação no estado do Rio Grande do Norte; 2019; Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Fagner Rosemberg

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Laura Cristina Machado Ribeiro de Souza

PREVALÊNCIA DE INCAPACIDADE EM CRIANÇAS COM SÍNDROMECONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

MARIA LETÍCIA DE MELO LIMA

ÓRTESES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA DA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA; 2019; Dissertação (Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

ELIDA RAQUEL FREITAS NERI BULHOES

Funcionalidade no Puerpério: identificação de categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na perspectiva de fisioterapeutas especialistas brasileiros; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Thaissa Hamana de Macedo Dantas Soares

Avaliação da funcionalidade em mulheres incontinência urinária; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Fernanda dos Reis Souza

Impacto da Síndrome Congênita do Vírus Zika na funcionalidade de cuidadores; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Joyce Caldas de Oliveira

FISIOTERAPIA ÁQUATICA NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL EM ADULTOS ? REVISÃO DA LITERATURA E RELATO DE CASO; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISITORAPIA NEUROFUNCIONAL) - Faculdade Redentor; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Jéssica Guimarães

UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF) NO CAMPO DA NEUROLOGIA: USO E IMPLEMENTAÇÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISITORAPIA NEUROFUNCIONAL) - Faculdade Redentor; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Thamires Gonçalves Pinto

PERFIL DOS USUÁRIOS DAS OFICINAS ORTOPÉDICAS DA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO TRANSVERSAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Lidiane Oliveira

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM OS DISPOSITIVOS ASSISTIVOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO DAS OFICINAS ORTOPÉDICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Rebeca Barros

Diagnóstico Situacional das Oficinas Ortopédicas habilitadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio de Janeiro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Jéssica Capichoni Conceição

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA: UM ESTUDO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Thays Batista Pontes Costa

FUNCIONALIDADE NO RASTREAMENTO A INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES NA IDADE FÉRTIL; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Carolina Souza Ferreira De Sá

Associação entre o nivel de atividade fisica e presença de comorbidades antes de iniciar o tratamento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Tayssa Dias Vieira dos Santos

Educaçao Permanente em Saúde no Campus Realengo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Vivian da Silva Martins

A pesquisa em saúde no Campus Realengo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma década de história; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Íris Nascimento de Souza

Incapacidade funcional, limitação funcional, capacidade funcional ? do que estamos falando?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Valkiria Araujo

Funcionalidade em mulheres com Câncer de Mama; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

LARA CAROLINA JANUARIO CABRAL

Ligação da Functional Status Scale (FSS) à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incpacidade e Saúde (CIF); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Nayara Pereira dos Santos

Ligação de instrumentos de avaliação para lactentes com Síndrome Congênita associada ao vírus Zika com a Classificação Internacional de Funcionalidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Kenia Cruz

A utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) por profissionais de saúde no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Larissa Nascimento dos Santos Silva

INFLUÊNCIA DA IDADE NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES AO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Maria Beatriz Dutra

]O USO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE NO CONTEXTO DE REABILITAÇÃO EM ADULTOS: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Daniely Santa Reis

Atuação da fisioterapia no idoso frágil comunitário ? uma revisão sistemática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Hermínio da Silveira; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Thiago Oliveira

Perfil dos Docentes de Fisioterapia das Instituições de Ensino Superior do Município do Rio de Janeiro, Brasil, 2010; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Hermínio da Silveira; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Tiago da Rocha Camargo

LINK ENTRE O M; D; ANDERSON SYMPTOM INVENTORY ? HEAD AND NECK MODULE (MDASI-H&N) E A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF), PARA AVALIAÇÃO DE PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Phillipe Féo

Repercussões do condicionamento físico na qualidade de vida de pacientes portadores de DPOC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

BRENDA STEPHANY CAMÔES

Prevalência e fatores associados à Incontinência Urinária em mulheres na idade fértil, Rio de Janeiro, Brasil; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Paula Thaís Ortiz de Carvalho

Abordagem da funcionalidade de pacientes hemiparéticos crônicos através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Castaneda Ribeiro;

Foi orientado por

Anke Bergmann

Elaboração de uma lista resumida da classificação internacional de funcionalidades (CIF) para mulheres com câncer de colo uterino; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Anke Bergmann;

Ligia Bahia

Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta epidemiológica; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Bahia;

Produções bibliográficas

  • DANTAS, D. ; Castaneda, L. R. ; HAMANA, T. ; SOUZA, I. . Functioning of women in the postpartum period: An International Classification of Functioning, Disability and Health-based consensus of physical therapists. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 1, p. 1-11, 2021.

  • DANTAS, JARDELINA HERMECINA ; DANTAS, THAISSA HAMANA DE MACEDO ; PEREIRA, ALIANNY RAPHAELY RODRIGUES ; CORREIA, GRASIELA NASCIMENTO ; CASTANEDA, LUCIANA ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA . Sexual function and functioning of women in reproductive age. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 33, p. 5-12, 2020.

  • FLEMING, ALINE MOTA ; RIBEIRO, CARLA TREVISAN ; HOROVITZ, DAFNE GANDELMAN ; RIBEIRO, LUCIANA CASTANEDA ; CORRÊA, ANA PAULA CARVALHO . Description of Functioning in Children and Adolescents with Mucopolysaccharidosis - Case series. Journal of Inborn Errors of Metabolism and Screening , v. 8, p. 1-7, 2020.

  • DANTAS, DIEGO DE SOUSA ; CORREA, ANA PAULA ; BUCHALLA, CASSIA MARIA ; CASTRO, S. S. ; Castaneda, L. R. . Biopsychosocial model in health care: reflections in the production of functioning and disability data. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 33, p. e003321, 2020.

  • Castaneda, L. R. . FORMAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS DE IMPRESSÃO 3D NO SUS. Educação Profissional e Tecnológica em Revista , v. 4, p. 215-224-224, 2020.

  • CORRÊA, ANA PAULA CARVALHO ; RIBEIRO, CARLA TREVISAN MARTINS ; HOROVITZ, DAFNE DAIN GANDELMAN ; RIBEIRO, LUCIANA CASTANEDA . Identification of relevant International Classification of Functioning Disability and Health (ICF) categories in patients with 22q11.2 Deletion Syndrome: a Delphi exercise. CODAS , v. 32, p. 19-27, 2020.

  • Castaneda, L. R. ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA ; OLIVEIRA, A. T. R. ; CASTRO, S. S. . Diagnóstico situacional dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Oficinas Ortopédicas: Projeto CER-Brasil. ACTA FISIÁTRICA , v. 27, p. 256-259, 2020.

  • SANTOS, L. ; Castaneda, L. R. ; Bergmann A ; THULER, L. C. S. ; KOIFMANN, R. ; AGUIAR, S. . Health-related Quality of Life in Women with Cervical Cancer. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 1, p. 1-8, 2019.

  • Castaneda, L. R. . O Cuidado em Saúde e o modelo Biopsicossocial ? apreender para agir. CODAS , v. 31, p. 13-15, 2019.

  • Castaneda, L. R. ; COSSICH, J. ; HAMANA, T. ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA . Identificação de Conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em Medidas de Qualidade de Vida para o Câncer do Colo do Útero. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA , v. 64, p. 509-516, 2019.

  • ARAUJO, V. ; SEIPPEL, T. ; CASTANEDA, LUCIANA . UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ? REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA , v. 65, p. 8-15, 2019.

  • HAMANA, T. ; Castaneda, L. R. ; CAMPELLO, C. ; CORREIA, G. ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA . Functioning and disability of premenopausal women with urinary incontinence: An assessment by using the World Health Organization Disability Assessment Schedule-WHODAS 2.0. NEUROUROLOGY AND URODYNAMICS , p. 1-8, 2019.

  • GOMES, D ; LONGO, E ; DE CAMARGO, O ; DE SOUSA DANTAS, D ; FERREIRA, H ; REGALADO, I ; RIBEIRO, L ; PEREIRA, S . Common content between quality of life questionnaires for children with cystic fibrosis and the International Classification of Functionality, Disability and Health.. JOURNAL OF REHABILITATION MEDICINE , v. 1, p. 1-9, 2019.

  • GUERRA, R. ; CASTANEDA, LUCIANA ; ALBUQUERQUE, R. . Patient Preferences for Breast Cancer Treatment Interventions: a Systematic Review of Discrete Choice Experiments. Patient-Patient Centered Outcomes Research , v. 1, p. 1-8, 2019.

  • Castaneda, L. R. ; BERGMANN, ANKE ; CASTRO, S. S. ; KOIFMAN, ROSALINA . Prevalência de incapacidades e aspectos associados em mulheres com câncer de colo do útero, Rio de Janeiro, Brasil. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 1, p. 1, 2019.

  • DUARTE, J. ; Andrade F.G ; CASTANEDA, LUCIANA ; MARTINS, J. V. . Validação de um instrumento de avaliação da Funcionalidade para indivíduos com lesão traumática do plexo braquial ? perspectiva dos pacientes. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA , v. 54, p. 14-20, 2018.

  • DANTAS, THAISSA HAMANA DE MACEDO ; CASTANEDA, LUCIANA ; MAGALHÃES, ADRIANA GOMES ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA . Linking of assessment scales for women with urinary incontinence and the International Classification of Functioning, Disability and Health. DISABILITY AND REHABILITATION (ONLINE) , v. 40, p. 1-7, 2018.

  • CASTANEDA, LUCIANA . A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) - um caminho para a Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano , v. 20, p. 229-233, 2018.

  • Castaneda, L. R. ; BERGMANN, ANKE ; CASTRO, S. S. ; KOIFMAN, ROSALINA . Functioning in Women with Cervical Cancer in Brazil: the Perspective of Experts. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 1, p. 1, 2018.

  • Castaneda, L. R. ; Bergmann A ; CASTRO, S. S. ; KOIFMANN, R. . Incapacidade/deficiência em mulheres com câncer do colo de útero: abordagem de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/ICF). Revista Brasileira de Qualidade de Vida (RBQV) , v. 10, p. 8-15, 2018.

  • Duarte, J. ; MARTINS, J. V. ; ANDRADE, F. G. ; Castaneda, L. R. . Validação de um instrumento de avaliação da Funcionalidade para indivíduos com lesão traumática do plexo braquial - perspectiva dos pacientes. Validação de um instrumento de avaliação da Funcionalidade , v. 54, p. 14-20, 2018.

  • SILVA FILHO, EDSON MENESES DA ; LIMA, ANA LÚCIA DE ; CEZARINO, LEANDRO GONÇALVES ; SOUZA, FELIPE HEYLAN NOGUEIRA DE ; CASTANEDA, LUCIANA ; DANTAS, DIEGO DE SOUSA . Carta ao editor. CODAS , v. 29, p. 1-2, 2017.

  • CASTRO, SHAMYR SULYVAN DE ; CASTANEDA, LUCIANA ; ARAÚJO, EDUARDO SANTANA DE ; BUCHALLA, CÁSSIA MARIA . Aferição de funcionalidade em inquéritos de saúde no Brasil: discussão sobre instrumentos baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Revista Brasileira de Epidemiologia (Online) , v. 19, p. 679-687, 2016.

  • CASTANEDA, LUCIANA ; SILVEIRA, HEITOR ; CASTRO, SHAMYR SULYVAN . Resposta ao Debate 'O uso da CIF em inquéritos de saúde: uma reflexão sobre limites e possibilidades'. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online) , v. 19, p. 688-689, 2016.

  • CASTANEDA, LUCIANA ; BERGMANN, ANKE ; BAHIA, LIGIA . The International Classification of Functioning, Disability and Health: a systematic review of observational studies. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 17, p. 437-451, 2014.

  • CASTRO, SHAMYR SULYVAN ; CASTANEDA, LUCIANA ; SILVEIRA, HEITOR . Identification of common content between the questionnaire of the Health Survey (ISA-SP) and the International Classification of Functionality, Disability, and Health. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 17, p. 59-70, 2014.

  • CASTANEDA, LUCIANA ; CASTRO, SHAMYR SULYVAN DE ; BAHIA, LIGIA . Construtos de incapacidade presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): uma análise baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , v. 31, p. 419-429, 2014.

  • CASTANEDA, LUCIANA ; CASTRO, SHAMYR SULYVAN DE . Brazilian publications on the International Classification of Functioning. Acta Fisiatrica (USP) , v. 20, p. 29-36, 2013.

  • LOPES, GEOVANNA LEMOS ; CASTANEDA, LUCIANA ; SOBRAL, LUCIANE LOBATO . Addressing functional activities and the influence of environmental factors in post-stroke hemiparetic patients before and after physical therapy. Acta Fisiatrica (USP) , v. 19, p. 237-242, 2012.

  • Castaneda, L. R. ; Thiago Camardo ; Plácido T . Ligação entre o M.D. Anderson Symptom Inventory-Head and Neck Module e a Classificação Internacional de Funcionalidade,para Avaliação de Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 57, p. 49-55, 2011.

  • Lemos T ; Castaneda, L. R. ; L. Paladino ; L.A. Imbiriba ; C Domingues Vargas ; Garcia M . Temporal changes in the myoelectric activity between the dominant and non dominant arms in a simple manual task. Revista Andaluza de Medicina del Deporte , v. 4, p. 1-5, 2011.

  • Castaneda, L. R. ; Heitor Silveira ; Andrade F.G ; Martins J . Abordagem da funcionalidade de pacientes hemiparéticos crônicos através da Classificação Internacional de Funcionalidade. Fisioterapia Brasil , v. 12, p. 330-335, 2011.

  • Castaneda, L. R. ; Plácido T . Ligação do King?s Heath Questionário com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para avaliação de pacientes com incontinência urinária pós cirurgia oncológica ginecológica. Acta Fisiatrica (USP) , v. 17, p. 18-21, 2010.

  • Andrade F.G ; Castaneda, L. R. ; Martins J . Modelo de avaliação para indivíduos hemiparéticos baseado no core set da classificação internacional de funcionalidade (CIF) para acidente vascular encefálico. Terapia Manual , v. 32, p. 278-282, 2009.

  • Castaneda, L. R. ; CASTRO, S. S. ; CORREA, A. P. C. ; CARRAPATOSO, B. C. ; OLIVEIRA, BISMARCK ; RIBEIRO, Carla Trevisan M. ; DANTAS, D. C. P. ; EYKEN, E. B. B. D. V. ; ANDRADE, F. G. ; SOUZA, Í. N. ; AMORIM, J. S. C. ; ALVES, J. C. T. ; CRUZ, K. A. ; SILVA, M. B. D. O. ; BIZ, Maria Cristina Pedro ; SOUZA, N. C. O. ; PEREIRA, NAYARA ; SANTOS, Wederson . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF): experiências acadêmicas no Brasil. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020. v. 1. 135p .

  • Castaneda, L. R. ; SOUZA, I. ; SOUZA, K. . A FUNCIONALIDADE E OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. In: Pâmella Santos dos Passos, Lesliê Vieira Mulico.. (Org.). Educação e Direitos Humanos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.João Pessoa: Editora IFPB, 2020, v. 1, p. 194-222.

  • BRAGA, R. ; SAMPAIO, P. ; SOARES, J. ; CASTANEDA, LUCIANA . Serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na Clínica Escola do Campus Realengo ? IFRJ. In: Sidiney Cruz. (Org.). Os ?Nós? que fortalecem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. 1ed.Blumenau: Associação Brasileira das Editoras Universitárias, 2019, v. 1, p. 1-204.

  • Andrade F.G ; CASTANEDA, LUCIANA . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na prática do Fisioterapeuta. In: Baez C. (Org.). PROFISIO NEUROFUNCIONAL. 5ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 45, p. 8-32.

  • CASTANEDA, LUCIANA ; CASTRO, S. S. ; ANDRADE, F. G. . O panorama de utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) no contexto da reabilitação e do cuidado em saúde - Onde estamos?. In: Eduardo Santana; Maria Cristina Pedro Biz. (Org.). Implantando a CIF - o que acontece na prática?. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2017, v. 1, p. 157-176.

  • ANDRADE, F. G. ; CASTANEDA, LUCIANA . Classificação Internacional de Funcionalidade na Fisioterapia Neurofuncional. In: Cristiane Baez;Licia Facchinetti. (Org.). Programa de Atualização PROFISIO - Fisioterapia Neurofuncional. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2013, v. 4, p. 43-66.

  • CASTANEDA, LUCIANA . Professores do IFRJ utilizam impressora 3D para criar equipamentos de segurança. CIDADE ALERTA RIO, 08 abr. 2020.

  • Castaneda, L. R. . Professora do IFRJ vai coordenar equipe de avaliação nacional de centros especializados em reabilitação. IFRJ ASCOM, Rio de Janeiro, p. 1 - 7, 17 abr. 2019.

  • Castaneda, L. R. ; Thiago Camardo ; Plácido T . Ligação entre o MDASI-H&N e a CIF. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Castaneda, L. R. ; Andrade F.G ; Martins J . Modelo de avaliação para hemiparéticos crônicos baseado na CIF. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Castaneda, L. R. ; Heitor Silveira ; Andrade F.G ; Martins J . Utilização da CIF para pacientes hemiparéticos crônicos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Castaneda, L. R. ; Garcia M ; Lemos T . Padrão Temporal do sinal de EMG entre os membros dominante e não-dominante em tarefas de alcance e preensão. In: XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009, São Paulo. XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009.

  • Plácido T ; Castaneda, L. R. . Correlação do King?s Heath Questionário com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, para avaliação de pacientes com incontinência urinária pós-cirurgia oncológica ginecológica.. In: I Congresso Brasilieiro de Fisioterapia em Oncologia, 2009, Porto Alegre. Correlação do King?s Heath Questionário com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, para avaliação de pacientes com incontinência urinária pós-cirurgia oncológica ginecológica., 2009.

  • LOPES, G. L. ; Castaneda, L. R. ; SOBRAL, L. L. . Desempenho funcional de individuos hemiparéticos crônicos pós-AVE antes e apos tratamento fisioterapêutico.. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurologica, 2012, Rio de Janeiro. Desempenho funcional de individuos hemiparéticos crônicos pós-AVE antes e apos tratamento fisioterapêutico., 2012. v. 16. p. 149-149.

  • Castaneda, L. R. ; Andrade F.G ; Heitor Silveira ; Martins J . Prevalência de Incapacidades em indivíduos com Doença de Parkinson de acordo com a linguagem da Classificação Internacional de Funcionalidade. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011, Rio de Janeiro. XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011.

  • Andrade F.G ; Castaneda, L. R. ; Heitor Silveira ; Martins J . Modelo de avaliação funcional para pacientes hemiparéticos crônicos baseado no Core Set da CIF para Acidente Vascular Encefálico. In: II Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2009, Belo Horizonte. II Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2009.

  • Castaneda, L. R. . Aboradagem da Funcionalidade de hemiparéticos crônicos através da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, 2009.

  • Castaneda, L. R. ; Plácido T . A Classificação Internacional de Funcionalidade aplicada em um modelo de avaliação de atividades diárias em indivíduos idosos. In: I Congresso Nacional de Fisioterapia - UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. I Congresso Nacional de Fisioterapia - UFRJ, 2008.

  • Castaneda, L. R. ; Plácido T . Correlação do King's Health Questionário com a Classificação Internacional de Funcionalidade para avaliação de pacientes com incontinência urinária. In: I Congresso Nacional de Fisioterapia - UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. I Congresso Nacional de Fisioterapia - UFRJ, 2008.

  • SOUZA, N. ; CABRAL, L. ; CASTANEDA, LUCIANA ; TREVISAN, C. . Ligação de um instrumento de avaliação clínica de exposição ao vírus Zika com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Acta Fisiatrica (USP) , 2021.

  • CASTRO, S. S. ; Castaneda, L. R. . Thoughts on the discussion about the revision of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) scheme. Acta Fisiatrica (USP) , 2020.

  • ANDRADE, F. G. ; Castaneda, L. R. . Implementation of a course on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in a Physical Therapy Undergraduate Program.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Castaneda, L. R. ; Andrade F.G . LIMITAÇÕES NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO TRAUMÁTICA DE PLEXO BRAQUIAL ? UMA ANÁLISE BASEADA NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: avanços e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

Castaneda, L. R. ; SOEIRO, R. ; JAHARA, R. ; FERRO, L. E. C. ; FERREIRA, G. S. M. ; MAGALHAES, G. . Laboratório de Impressão 3D na Oficina Ortopédica do Centro de Atenção a Saúde Funcional Ramon Freitas ? Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. 2020.

ARAUJO, G. ; CASTANEDA, LUCIANA . Sistema de Informação para identificação da clientela do Centro Especializado em Reabilitação II - Univali. 2020.

COSSICH, J. ; Castaneda, L. R. . Manual Científico - Evidenciando a Fisioterapia. 2018.

Castaneda, L. R. . Os recursos abertos como ferramenta para a pesquisa em saúde. 2018.

Castaneda, L. R. ; SOEIRO, R. M. . Protótipo de Prótese de Mão Infantil. 2020.

CASTANEDA, LUCIANA ; SOEIRO, R. . O uso da Impressão 3D para confecção de Tecnologia Assistiva de baixo custo. 2019.

Castaneda, L. R. ; SOEIRO, R. M. ; FERREIRA, G. S. M. . Digitalização de modelo negativo corrigido de órtese Ankle Foot (AFO). 2020.

AMORIM, J. ; Castaneda, L. R. ; LOPES, S. P. ; GOMES, P. ; ROSA, W. . Teste de Liberação de Interferon-gama (IGRA) para detecção de tuberculose latente em pacientes imunocomprometidos. 2020.

DANTAS, D. ; SOUZA, I. ; Castaneda, L. R. ; HAMANA, T. . Análise dos serviços de reabilitação habilitados como Centros Especializados em Reabilitação (CER) pelo Ministério da Saúde, com relação à adesão aos princípios e às diretrizes definidos nas normativas da RCPCD. 2019.

LEBORATO, R. ; ALBUQUERQUE, R. ; Castaneda, L. R. ; BARUFALDI, L. . Eficácia e segurança da vareniclina no tratamento para a cessação do tabagismo. 2018.

Castaneda, L. R. . Convênio com o Ministério da Saúde em prol do SUS. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTANEDA, LUCIANA . Uso da Impressão 3D como tecnologia para enfrentamento ao COVID 19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Castaneda, L. R. . IFRJ produz Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por impressão 3D. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CASTANEDA, LUCIANA . Professora do IFRJ vai coordenar equipe de avaliação nacional de centros especializados em reabilitação. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Castaneda, L. R. . Recursos de Acessibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, C. ; Castaneda, L. R. ; CASTRO, S. S. . Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade. 2020; Tema: Iniciativas concretas para o Brasil no que toca à utilização do modelo Biopsicossocial da Funcionalidade. (Site).

SILVA, N. ; Castaneda, L. R. ; SOEIRO, R. M. . Distribuição dos serviços de Reabilitação e Oficinas Ortopédicas que recebem investimento do Ministério da Saúde no Brasil. 2020. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Castaneda, L. R. . Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2019. .

CASTANEDA, LUCIANA . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF): USO E IMPLEMENTAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANEDA, LUCIANA . Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF): USO E IMPLEMENTAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANEDA, LUCIANA . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF): USO E IMPLEMENTAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DANTAS, DIEGO DE SOUSA ; CASTRO, S. S. ; Castaneda, L. R. . Glossário da Funcionalidade. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário).

CASTANEDA, LUCIANA . Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANEDA, LUCIANA . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANEDA, L. ; Castaneda, L. R. . Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Reabilitaç. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANEDA, LUCIANA . ?USO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Oncologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saude. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Castaneda, L. R. . A utilização da CIF. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade: como operacionalizar na assistência e na pesquisa?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Andrade F.G ; Castaneda, L. R. . Treinamento Básico no Uso da CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Castaneda, L. R. . Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    CER mais Brasil: Desenvolvimento dos parâmetros de cobertura para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Oficinas Ortopédicas orientados ao modelo Biopsicossocial, Descrição: Contextualização: A proposta de pesquisa em que consta o plano de trabalho tem o objetivo geral de avançar no desenvolvimento inédito de parâmetros que subsidiem a tomada de decisão para a habilitação de novos pontos de atenção especializada em reabilitação orientados ao modelo Biopsicossocial e a Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. Metodologia: pela triangulação de métodos de pesquisa conta com a colaboração internacional de pesquisadores fortemente envolvidos com o desenvolvimento de indicadores da reabilitação em saúde alinhada ao modelo Biopsicossocial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram elencadas cinco etapas de desenvolvimento da pesquisa. Conta o projeto com desenho de estudo Delphi para validação internacional do protocolo de pesquisa e inquérito nacional nos serviços de atenção especializada e atenção básica. Também foi proposta a análise de dados secundários de inquéritos de base populacional já realizados no Brasil. Visando a Tradução do Conhecimento, será proposto Observatório da Política Pública de Reabilitação no país e a elaboração de cursos de atualização profissional na plataforma da Universidade Aberta do SUS como contrapartida institucional de apoio financeiro. Com um desenho amostral nacional robusto, a comunidade epistêmica envolvida no projeto de pesquisa e inovação CER mais Brasil, articulou uma proposta pela Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade. O resultado final esperado visa o fortalecimento dos Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas como ordenadores do cuidado em saúde para as pessoas com deficiência no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Juleimar Amorim - Integrante / THAISSA HAMANA - Integrante / CASTRO, SHAMYR - Integrante / JULIANA COSSICH - Integrante / Thamires Gonçalves - Integrante / Fagner Rosemberg - Integrante / FERNANDA RIBEIRO - Integrante / Amanda Gonçalves - Integrante / Indyara de Araujo Morais - Integrante / weverton rosa - Integrante / LARA CAROLINA cabral - Integrante / MARINA CARVALHO - Integrante / BRUNA BARRETO - Integrante / ROSEANE RIBEIRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

  • 2018 - 2020

    CERBRASIL - Avanços, Desafios e Operacionalização dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), Descrição: O projeto tem o objetivo de caracterizar os Centros Especializados de Reabilitação (CER) como agentes de fortalecimento a Integralidade do Sujeito tendo como alinhamento a Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência (RCPCD). O projeto de caráter multicêntrico com representatividade nacional conta com catorze instituições de dez estados brasileiros e prevê a realização de seis etapas de pesquisa que visam atender as solicitações do presente edital pela identificação do cenário da oferta dos serviços de CER no Brasil. Caracterizar por uma matriz de indicadores aspectos envolvidos na qualidade do cuidado em saúde e a articulação com demais pontos da RCPCD também são objetivos principais da presente proposta. Foram delineados cinco recortes metodológicos alinhados a perspectiva dos recursos humanos em saúde, dos usuários dos serviços de CER, da literatura e de um painel de especialistas intersetorial com formação acadêmica diretamente envolvida no cuidado a pessoa com deficiência no Brasil. Os resultados do estudo serão divulgados por produtos comprometidos com a transparência e universalidade do acesso a informação. Os produtos serão divididos em recursos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) visando o processo de tomada de decisão, de Cartilhas do Cuidado a Pessoa com Deficiência alinhadas ao modelo Biopsicossocial na perspectiva do plano Viver sem Limites e por produtos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante / Shamyr Sullyvan de Castro - Integrante / Geovanna Lemos Lopes - Integrante / Cássia Buchalla - Integrante / Juleimar Amorim - Integrante / DIEGO DANTAS - Integrante / WEDERSON SANTOS - Integrante / THAISSA HAMANA - Integrante / JULIANA COSSICH - Integrante / cristina bis - Integrante / iris souza - Integrante / TIOTREFIS FERNANDES - Integrante / Ronaldo Manasses Rodrigues Campos - Integrante / ANA PAULA CORREA - Integrante / Fabiola Chesani - Integrante / Roosevelt Mota - Integrante / Gustavo Araujo - Integrante / Joao Sergio Oliveira - Integrante / Mylena do Nascimento Santos - Integrante / Rafael Machado Soeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2018 - 2020

    Sistematização da gestão da saúde da pessoa idosa com auxílio de indicadores da funcionalidade do idoso (IFI) baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)., Descrição: Projeto aprovado em Edital do PPSUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / Shamyr Sullyvan de Castro - Integrante / DIANA NORONHA SANTOS - Coordenador / ABRAHÃO FONTES - Integrante / CLEBER LUZ SANTOS - Integrante / KIONNA SANTOS - Integrante / MAIRA GRAZIELE DE MENEZES - Integrante / BERNARDO ARAUJO - Integrante / MONICA FRANK - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2020

    Habilidades Pragmáticas e funcionalidades de crianças com síndrome de deleção 22q11.2, Descrição: Descrever e correlacionar as Habilidades Pragmáticas e funcionalidades de crianças com síndrome de deleção 22q11.2, de acordo com a Classificação internacional de funcionalidade e incapacidade em saúde (CIF).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / CARLA TREVISAN RIBEIRO - Coordenador / ANA PAULA CORREA - Integrante., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2018 - 2019

    Implantação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nas rotinas de estágio do IFRJ? Fortalecendo o ensino baseado em competências, Descrição: Contextualização: a reabilitação é uma intervenção fundamental de saúde para a população. A demanda por serviços de reabilitação já excede a disponibilidade, deixando uma grande necessidade em saúde não atendida. A utilização de estratégias de Tecnologias Leves para o Cuidado em Saúde é uma possibilidade para os paises de baixa e média renda. A incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) no ensino em saúde é altamente recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Objetivo: propor um modelo de aplicação da CIF para as rotinas de estágio em Fisioterapia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O processo de implantação da CIF pretende atingir três objetivos não excludentes: 1) unificar a linguagem utilizada nas rotinas de estágio; 2) incorporar a avaliação biopsicossocial nos prontuários; 3) incorporar um Indicador Sintético da Incapacidade. A capacitação dos docentes e discentes visa a construção coletiva e o desenho individual do processo de implantação em cada serviço de estágio. A implantação do projeto será avaliada pelo indicador de efetividade previsto na Avaliação de Tecnologias em Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante / CRISTIANE BAEZ - Integrante / Beatriz Carrapatoso - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - 2019

    Prevalência e fatores associados à Incontinência Urinária em mulheres na idade fértil, Rio de Janeiro, Brasil., Descrição: A perda da continência urinária pode afetar até 50% das mulheres em alguma fase de suas vidas, afetando adversamente a qualidade de vida, levando a implicações importantes em muitas esferas como a psicológica, social, física, econômica, do relacionamento pessoal e sexual. A Sociedade Internacional de Continência (ICS) tem recomendado o uso de questionários de qualidade de vida em todo e qualquer estudo sobre incontinência urinária. O King?s Health Questionnaire (KHQ), é um instrumento que avalia o sintomas de incontinência urinária. Permite a mensuração global e também avalia o impacto dos sintomas nos vários aspectos da individualidade na qualidade de vida. Um dos questionárior de avaliação clínica para estimar a prevalência de IU é o International Consultation on Incontinence Questionnnaire - Short Form (ICIQ-SF). Avalia por uma escala numérica o impacto da incontinência urinária na vida diária e classifica clinicamente os tipos de IU e é considerado como ?padrão- ouro?. O objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de incontinência urinária e os fatores associados em uma amostra de mulheres na idade fértil. Metodologia: Estudo observacional do tipo transversal com mulheres funcionárias e discentes dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciencia de Tecnologia do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / JULIANA COSSICH - Integrante / Brenda Camões - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta qualitativa e quantitativa no cuidado em saúde, Descrição: Propor, aplicar e discutir maneiras de incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nos diferentes níveis de cuidado em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Shamyr Sullyvan de Castro - Integrante / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante / Juleimar Amorim - Integrante / DIEGO DANTAS - Integrante / MARIA BEATRIZ DUTRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2017 - 2019

    Da teoria à prática - Operacionalização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nas políticas e diretrizes da Seguridade Social., Descrição: No âmbito da redes de cuidado e referência das políticas da Seguridade Social, o objetivo da presente linha de pesquisa é avançar na proposição e apresentação das iniciativas de inclusão de tecnologias leves em saúde orientadas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / DIEGO DANTAS - Integrante / WEDERSON SANTOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2019

    Preferências e Qualidade de Vida de Pacientes com Cancer de Mama, Descrição: O objetivo do projeto é avaliar as preferências das pacientes com carcinoma de mama quanto a diferentes cenários terapêuticos, através de experimento de escolha discreta e avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde de pacientes com carcinoma de mama através de instrumentos genéricos e específicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Anke Bergmann - Integrante / LIZ ALMEIDA - Integrante / RENATA LEBORATO - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Outra.

  • 2017 - 2019

    Funcionalidade, fadiga e sono em mulheres em tratamento do câncer de mama, Descrição: A mulher com câncer de mama é afetada em diversos setores de sua vida em virtude do câncer, dos tratamentos associados a doença e cursam por vezes com fadiga e alterações de sono relacionadas ao tratamentos clínicos. Nesse sentido, e em consonância com as recentes tendências da área, esse projeto tem por objetivo melhor avalir a fadiga e alterações do sono em pacientes com câncer de mama após a finalização do tratamento clínico, efeitos crônicos da doença e tratamentos empregados, bem como de forma pioneira avaliar os impactos da fadiga e do sono na autonomia dessas mulheres para a execução da rotina diaria (funcionalidade). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / Anke Bergmann - Integrante / DANTAS, DIEGO DE SOUSA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    Preferências e Qualidade de Vida de Pacientes com Câncer de Mama, Descrição: O objetivo do projeto é avaliar as preferências das pacientes com carcinoma de mama quanto a diferentes cenários terapêuticos, através de experimento de escolha discreta e avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde de pacientes com carcinoma de mama através de instrumentos genéricos e específicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / LIZ ALMEIDA - Coordenador / RENATA GUERRA - Integrante / RITA ALBUQUERQUE - Integrante / FLÁVIA CORREA - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2018

    Application of International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in women's health, Descrição: This project intends to: to evaluate the functioning and disability of women of reproductive age and try to establish association with some health and disease outcomes. To analyze the main questionnaires and evaluation protocols used in women's health based on ICF. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / Diego de Souza Dantas - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2016 - 2017

    A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta de mensuração da incapacidade no contexto das doenças crônicas, Descrição: Considerando o impacto das doenças crônicas na saúde da população e sua respectiva repercussão nos setores econômico e social, a presente linha de pesquisa tem o objetivo de descrever o panorama de utilização da CIF como uma ferramenta de mensuração dos quadros de incapacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em um serviço de reabilitação no Centro-Oeste do Brasil., Descrição: Considerando a atual carga de doenças da população, os cuidados em saúde referentes a reabilitação são cada vez mais necessários. A reabilitação tem como foco principal o aumento da funcionalidade. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) fornece o sistema mais abrangente para documentação e abordagem de informações sobre funcionalidade da população. Objetivos: relatar a experiência da implementação da CIF no serviço de reabilitação de um hospital de referência em reabilitação do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Abordagem da funcionalidade de pacientes hemiparéticos crônicos através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Descrição: O objetivo do projeto é utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como ferramenta de avaliação do nível de funcionalidade em indivíduos hemiparéticos crônicos atendidos no centro de referência do Instituto de Neurologia Deolindo Couto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante / José Vicente MArtins - Integrante.

  • 2011 - 2012

    IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDO COMUM ENTRE O QUESTIONÁRIO DO INQUÉRITO DE SAÚDE ISA SP E A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF), Descrição: O objetivo do presente projeto é fazer a identificação de conteúdos comuns entre o questionário do Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) (Bloco de Deficiência Física e de Saúde Emocional) com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A primeira etapa da pesquisa consistiu na busca dos módulos do ISA que abordavam a questão da deficiência, as partes referentes à temática da deficiência foram destacadas e inseridas em um novo arquivo. Na segunda etapa, os conteúdos significativos foram extraídos. Na última, os conteúdos destacados foram codificados para os códigos da CIF por dois pesquisadores independentes. Para a análise estatística descritiva usou-se números puros, porcentagens e freqüências simples. O grau de concordância entre os dois profissionais que realizaram o processo de ligação foi calculado através do Coeficiente de Kappa e do intervalo de confiança... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Integrante / Heitor Silveira - Integrante / Shamyr Sullyvan de Castro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2011

    Abordagem da funcionalidade em indivíduos com doença de Parkinson e Parkinsonismo através do checklist da Classificação Internacional de Funcionalidade, Descrição: Utilização do Ckecklist da Classificação Intermacional de Funcionalidade para abordagem da funcionalidade em pacientes com Doença de Parkinson. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fernanda Guimarães de Andrade - Integrante / Paula Macedo Sant Anna de Mello - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2019

    Transferência de Tecnologia em Saúde Consórcio RedCap: uma estratégia de e-gov, Descrição: O REDCap é uma plataforma web segura para criar e gerenciar bancos de dados e pesquisas online. O processo simplificado da REDCap para criar e projetar projetos rapidamente oferece uma vasta gama de ferramentas que podem ser adaptadas a praticamente qualquer estratégia de coleta de dados. REDCap fornece os procedimentos de exportação automatizados para downloads sem costura de dados para o Excel e comuns pacotes estatísticos (SPSS, SAS, Stata, R), bem como um calendário do projeto built-in, um módulo de programação, ferramentas de relatórios ad hoc, e recursos avançados, como como lógica de ramificação, o upload de arquivos, e campos calculados.. O projeto de desenvolvimento tecnológico teve o objetivo de realizar a hospedagem, instalação e domínio do RedCap no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Roosevelt Mota - Integrante / Gustavo Araujo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Transferência de Tecnologia da Informação RedCap: uma estratégia de e-gov, Descrição: O REDCap é uma plataforma web segura para criar e gerenciar bancos de dados e pesquisas online. O processo simplificado da REDCap para criar e projetar projetos rapidamente oferece uma vasta gama de ferramentas que podem ser adaptadas a praticamente qualquer estratégia de coleta de dados. REDCap fornece os procedimentos de exportação automatizados para downloads sem costura de dados para o Excel e comuns pacotes estatísticos (SPSS, SAS, Stata, R), bem como um calendário do projeto built-in, um módulo de programação, ferramentas de relatórios ad hoc, e recursos avançados, como como lógica de ramificação, o upload de arquivos, e campos calculados.. O projeto de desenvolvimento tecnológico teve o objetivo de realizar a hospedagem, instalação e domínio do RedCap no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / THAISSA HAMANA - Integrante / Roosevelt Mota - Integrante / Gustavo Araujo - Integrante / Fagner Rosemberg - Integrante / RAFAEL SOEIRO - Integrante / FERNANDA RIBEIRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2020 - Atual

    Máscara respirador semifacial reutilizável - desenvolvimento por Manufatura Avançada e Ciência de Materiais, Descrição: Em virtude da dificuldade da garantia de abastecimento de máscaras do tipo PFF2 para suprimento da demanda emergencial de Equipamentos de Proteção Respiratória, houve uma crescente necessidade de aumento da produção desses dispositivos no cenário industrial do Brasil. E, tendo em vista as possibilidades de convergência tecnológica e fortalecimento do Ecossistema de Inovação a partir dos mecanismos de produção por Manufatura Aditiva e as potenciais aplicações da Ciência de Materiais para o desenvolvimento do sistema de filtragem para a proteção das vias áreas superiores na exposição potencialmente danosa à saúde, o presente projeto se justifica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Grazielle Rodrigues Pereira - Integrante / Luis Eduardo Cunha Ferro - Integrante / Marcos Henrique Garamvolgyi e Silva - Integrante / Gabriel Schonwandt Mendes Ferreira - Integrante / Saul Eliahú Mizrahi - Integrante / Indyara de Araujo Morais - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    3DSUS - Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Oficinas Ortopédicas no SUS, Descrição: O presente projeto busca potencializar ações em desenvolvimento da 3DSUS - Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Oficinas Ortopédicas no SUS. As ações de transferência de conhecimento sobre Fabricação Aditiva (Impressão 3D) são desenvolvidas como resultado de Extensão Tecnológica de projeto de pesquisa em andamento financiado pelo CNPq, pelo IFRJ e pelo Instituto Nacional de Tecnologia. Tem como atuação, o componente da Atenção Especializada do SUS, Oficinas Ortopédicas. A ação emergencial em andamento tem se dado em conjunto com Instituições de Ciência e Tecnologia (IcT) e duas Oficinas Ortopédicas. As atividades em andamento são uma pequisa-ação de Ensino-Serviço para a Saúde Pública, o Desenvolvimento de Produto, a Engenharia de Tecidos e a Educação Permanente em Saúde e tem neste recorte, representatividade nacional. Envolvem ações em Rede colaborativa para: 1) Prototipação Rápida de insumos e componentes para o enfrentamento a COVID 19 por Fabricação Aditiva (Impressão 3d), 2) Testagem de insumos e componentes para a produção emergencial de insumos e componentes de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por manufatura tradicional, e 3) Qualificação Profissional dos trabalhadores do SUS para o manuseio de tecnologias de Manufatura Avançada. A meta é a entrega de Kits de Convergência Tecnológica para estruturação de Laboratórios de Impressão 3D no SUS. Compõe o projeto, cinco Oficinas Ortopédicas distribuídas nacionalmente (Amazonas, Piauí, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul). Cada oficina participante receberá das Instituições de Ciência e Tecnologia envolvidas, suporte para a transferência de tecnologia de Fabricação Aditiva e Transformação Digital visando potencializar sua capacidade de resposta ao sistema local de saúde e garantindo a qualificação Profissional dos trabalhadores das Oficinas Ortopédicas para a Manufatura Avançada. Os resultados esperados visam mitigar o impacto da pandemia e colaborar para redução da transmissão comunitária da doença. A criação de Laboratórios de Impressão 3D no SUS espalhados nacionalmente e a Qualificação Profissional dos trabalhadores da Oficina Ortopédica para a produção e prototipagem de insumos e componentes prioritários para o enfrentamento a COVID 19 de acordo com as demandas epidemiológicas do Território, são as principais contribuições cientificas e tecnológicas identificadas no recorte aqui fomentado. Os produtos gerados pela implementação de Polos da Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Laboratórios de Impressão 3D no SUS irão atender as demandas locais que a pandemia impõe e podem ser potencialmente ampliados para as demais Oficinas Ortopédicas do SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fagner Rosemberg - Integrante / Rafael Machado Soeiro - Integrante / Rafael Jahara - Integrante / Gabriel Schonwandt Mendes Ferreira - Integrante / Amanda Gonçalves - Integrante / Alysson Alvim - Integrante / JIvago di Napoli - Integrante / Aderson Luz Carvalho - Integrante / Diego Ladeira Bento - Integrante / Ronaldo Braz Augusto - Integrante / Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça - Integrante / Luis Eduardo da Cunha Ferro - Integrante / Luiz Felipe Santoro - Integrante / William Fernandes Gouveia - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2019 - 2020

    Transferência de Tecnologia da Informação RedCap: uma estratégia de e-gov, Descrição: O REDCap é uma plataforma web segura para criar e gerenciar bancos de dados e pesquisas online. O processo simplificado da REDCap para criar e projetar projetos rapidamente oferece uma vasta gama de ferramentas que podem ser adaptadas a praticamente qualquer estratégia de coleta de dados. REDCap fornece os procedimentos de exportação automatizados para downloads sem costura de dados para o Excel e comuns pacotes estatísticos (SPSS, SAS, Stata, R), bem como um calendário do projeto built-in, um módulo de programação, ferramentas de relatórios ad hoc, e recursos avançados, como como lógica de ramificação, o upload de arquivos, e campos calculados.. O projeto de desenvolvimento tecnológico teve o objetivo de realizar a hospedagem, instalação e domínio do RedCap no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / THAISSA HAMANA - Integrante / Roosevelt Mota - Integrante / Gustavo Araujo - Integrante / Fagner Rosemberg - Integrante / RAFAEL SOEIRO - Integrante / FERNANDA RIBEIRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2020 - 2020

    Máscara respirador semifacial reutilizável - desenvolvimento por Manufatura Avançada e Ciência de Materiais, Descrição: Em virtude da dificuldade da garantia de abastecimento de máscaras do tipo PFF2 para suprimento da demanda emergencial de Equipamentos de Proteção Respiratória, houve uma crescente necessidade de aumento da produção desses dispositivos no cenário industrial do Brasil. E, tendo em vista as possibilidades de convergência tecnológica e fortalecimento do Ecossistema de Inovação a partir dos mecanismos de produção por Manufatura Aditiva e as potenciais aplicações da Ciência de Materiais para o desenvolvimento do sistema de filtragem para a proteção das vias áreas superiores na exposição potencialmente danosa à saúde, o presente projeto se justifica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Grazielle Rodrigues Pereira - Integrante / Luis Eduardo Cunha Ferro - Integrante / Marcos Henrique Garamvolgyi e Silva - Integrante / Gabriel Schonwandt Mendes Ferreira - Integrante / Saul Eliahú Mizrahi - Integrante / Indyara de Araujo Morais - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    3DSUS - Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Oficinas Ortopédicas no SUS, Descrição: O presente projeto busca potencializar ações em desenvolvimento da 3DSUS - Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Oficinas Ortopédicas no SUS. As ações de transferência de conhecimento sobre Fabricação Aditiva (Impressão 3D) são desenvolvidas como resultado de Extensão Tecnológica de projeto de pesquisa em andamento financiado pelo CNPq, pelo IFRJ e pelo Instituto Nacional de Tecnologia. Tem como atuação, o componente da Atenção Especializada do SUS, Oficinas Ortopédicas. A ação emergencial em andamento tem se dado em conjunto com Instituições de Ciência e Tecnologia (IcT) e duas Oficinas Ortopédicas. As atividades em andamento são uma pequisa-ação de Ensino-Serviço para a Saúde Pública, o Desenvolvimento de Produto, a Engenharia de Tecidos e a Educação Permanente em Saúde e tem neste recorte, representatividade nacional. Envolvem ações em Rede colaborativa para: 1) Prototipação Rápida de insumos e componentes para o enfrentamento a COVID 19 por Fabricação Aditiva (Impressão 3d), 2) Testagem de insumos e componentes para a produção emergencial de insumos e componentes de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por manufatura tradicional, e 3) Qualificação Profissional dos trabalhadores do SUS para o manuseio de tecnologias de Manufatura Avançada. A meta é a entrega de Kits de Convergência Tecnológica para estruturação de Laboratórios de Impressão 3D no SUS. Compõe o projeto, cinco Oficinas Ortopédicas distribuídas nacionalmente (Amazonas, Piauí, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul). Cada oficina participante receberá das Instituições de Ciência e Tecnologia envolvidas, suporte para a transferência de tecnologia de Fabricação Aditiva e Transformação Digital visando potencializar sua capacidade de resposta ao sistema local de saúde e garantindo a qualificação Profissional dos trabalhadores das Oficinas Ortopédicas para a Manufatura Avançada. Os resultados esperados visam mitigar o impacto da pandemia e colaborar para redução da transmissão comunitária da doença. A criação de Laboratórios de Impressão 3D no SUS espalhados nacionalmente e a Qualificação Profissional dos trabalhadores da Oficina Ortopédica para a produção e prototipagem de insumos e componentes prioritários para o enfrentamento a COVID 19 de acordo com as demandas epidemiológicas do Território, são as principais contribuições cientificas e tecnológicas identificadas no recorte aqui fomentado. Os produtos gerados pela implementação de Polos da Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Laboratórios de Impressão 3D no SUS irão atender as demandas locais que a pandemia impõe e podem ser potencialmente ampliados para as demais Oficinas Ortopédicas do SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / Fagner Rosemberg - Integrante / Rafael Machado Soeiro - Integrante / Rafael Jahara - Integrante / Gabriel Schonwandt Mendes Ferreira - Integrante / Amanda Gonçalves - Integrante / Alysson Alvim - Integrante / JIvago di Napoli - Integrante / Aderson Luz Carvalho - Integrante / Diego Ladeira Bento - Integrante / Ronaldo Braz Augusto - Integrante / Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça - Integrante / Luis Eduardo da Cunha Ferro - Integrante / Luiz Felipe Santoro - Integrante / William Fernandes Gouveia - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2019 - 2020

    Transferência de Tecnologia da Informação RedCap: uma estratégia de e-gov, Descrição: O REDCap é uma plataforma web segura para criar e gerenciar bancos de dados e pesquisas online. O processo simplificado da REDCap para criar e projetar projetos rapidamente oferece uma vasta gama de ferramentas que podem ser adaptadas a praticamente qualquer estratégia de coleta de dados. REDCap fornece os procedimentos de exportação automatizados para downloads sem costura de dados para o Excel e comuns pacotes estatísticos (SPSS, SAS, Stata, R), bem como um calendário do projeto built-in, um módulo de programação, ferramentas de relatórios ad hoc, e recursos avançados, como como lógica de ramificação, o upload de arquivos, e campos calculados.. O projeto de desenvolvimento tecnológico teve o objetivo de realizar a hospedagem, instalação e domínio do RedCap no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Luciana Castaneda Ribeiro - Coordenador / THAISSA HAMANA - Integrante / Roosevelt Mota - Integrante / Gustavo Araujo - Integrante / Fagner Rosemberg - Integrante / RAFAEL SOEIRO - Integrante / FERNANDA RIBEIRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2020

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

Outras informações:
Pesquisador do projeto ganhador do PPSUS: ?Avaliação de um modelo assistencial integrado e aprimorado por tecnologia para gestão da saúde da pessoa idosa: Estudo SIGEC?

Atividades

  • 07/2018 - 07/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Instituto Fernandes Figueira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Metodologia da Pesquisa

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Pessoal Docente.

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa

  • 02/2015

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Bioestatística, Gestão e Controle Social

  • 02/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Bioestatística, Gestão e Controle Social, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

  • 02/2015

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Bioestatística, Gestão e Controle Social, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

  • 02/2017 - 11/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 01/2017 - 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Conselho Acadêmico de Ensino de Graduação.

2011 - 2014

Centro Universitário Hermínio da Silveira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2013 - 12/2015

    Ensino, Neurociência da Reabilitação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística

  • 03/2013 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Hermínio da Silveira.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante de Fisioterapia.

  • 02/2013 - 12/2014

    Ensino, Estética, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística

  • 02/2012 - 12/2014

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Saúde publica e Bioestatistica, Integralidade e Saúde

  • 08/2011 - 12/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Fisioterapia Preventiva, Saúde Coletiva

  • 08/2011 - 12/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integralidade e Saúde, Saúde Publica, Epidemiologia e Bioestatística

  • 08/2011 - 12/2014

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Epidemiologia, Integralidade e Saúde, Saúde Coletiva

2018 - 2018

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Campo, Carga horária: 20

Outras informações:
Revisora de campo do Estado do Rio de Janeiro na pesquisa: Dolutegravir e desfechos de Gestação entre Mulheres que receberam antirretrovirais no Brasil?- Estudo Nacional.

2012 - 2012

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) no município do Rio de Janeiro.

2009 - 2011

Instituto de Neurologia Deolindo Couto - UFRJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na prática clínica da reabilitação neurológica.

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigadora de Campo, Carga horária: 12

Outras informações:
Investigadora de campo do projeto: Estudo sobre a mortalidade perinatal e de mulheres em idade fértil durante o ciclo gravídico-puerperal no município do Rio de Janeiro de 2006 a 2011.

2018 - 2018

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Nível II, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividades realizadas no Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS).

2017 - 2017

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigadora de campo

Outras informações:
Investigadora de campo do projeto: Preferências e Qualidade de Vida de Pacientes com Câncer de Mama. Pesquisa realizada no Hospital do Câncer III .