Tamires Neres Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2014.2). Participou Participou da Comissão Organizadora da IV Jornada de Biologia, ofertada pela Uespi - Parnaíba, durante o período de 18 a 21 de outubro de 2011. Nesse mesmo evento participou do minicurso "Biologia Marinha". Possui experiência na área de micronúcleo de peixes, esse trabalho teve início em agosto de 2012 onde fez parte da Extensão Universitária em Iniciação Científica - PIBIC, (Carga Horária de 120h), pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Parnaíba, Brasil, sendo bolsista CNPQ, vigência 2012-2013, sendo essa bolsa renovada por igual período, 2013-2014. Participou do minicurso "Implantação de GPS", realizado durante a Semana do Meio Ambiente de Parnaíba, entre os dias 05 e 07 de junho de 2013. Participou do curso "Adaptação de técnicas de citogenética de camarões", realizado pela Embrapa Meio-Norte, Paranaíba/PI (2012). Na Embrapa Meio-Norte, participou ainda do curso "Sustentabilidade como foco do desenvolvimento (2012). Participou também da Comissão Organizadora do I Simpósio Regional de Diversidade Biológica, realizado pela Uespi-Parnaíba, durante o período de 28 a 30 de agosto de 2013, nesse mesmo evento a pesquisadora apresentou o trabalho entitulado de "Avaliação da genotixidade das águas do Açude Grande e Lagoa, em peixes do gênero Astyanax no município de Campo Maior, trabalho este, também apresentado no XIII Simpósio de Produção Científica e XII Seminário de Iniciação Científica, que ocorreram no período de 06 a 08 de novembro de 2013, na Uespi campus Torquato Neto, Teresina/PI, ainda no evento de Iniciaçao Científica, a pesquisadora também apresentou o trabalho "Análise Citogenética da população de Astyanax sp do Rio Longá no município de Boa Hora (PI), onde participou voluntariamente, da pesquisa. Ainda no I Simpósio Regional também apresentou o trabalho "Análise Cromossômica da população de Astyanax sp do Rio Longá no município de Buriti dos Lopes (PI)" e o trabalho "Análise Citogenética da população de peixes do gênero Astyanax do Rio Parnaíba - Teresina (PI)", onde participou voluntariamente de ambos os trabalhos; no mesmo simpósio ainda participou do minicurso "Test Smart". Participou também da Comissão Organizadora da I Mostra Científica de Biologia e Ciências da Natureza, realizado em 25 de junho de 2016, no Polo da Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Piauí na cidade de Buriti dos Lopes, Piauí, Brasil. Possui pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior (2016-2017) pela Universidade Cândido Mendes, UCAM, Rio de Janeiro, Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2016 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: A inclusão de alunos com surdez na Universidade Aberta do Brasil-polo Buriti dos Lopes
Orientador: Dra. Sâmia Paula Santos Neves Oliveira

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2011 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Unidade Escolar Dep. Francisca Trindade

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Implantação de PGRS. 2013. (Outra).

I SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA.ANÁLISE CROMOSSÔMICA DA POPULAÇÃO DE Astyanax sp DO RIO LONGÁ NO MUNICÍPIO DE BURITI DOS LOPES (PI). 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA. 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA.ANÁLISE CITOGENÉTICA DA POPULAÇÃO DE PEIXES DO GÊNERO Astyanax DO RIO PARNAÍBA- TERESINA (PI). 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA.AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DAS ÁGUAS DO AÇUDE GRANDE E LAGOA, EM PEIXES DO GÊNERO Astyanax NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR (PI). 2013. (Simpósio).

SEMINÁRIO DROGAS POR QUÊ? DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

TESTE SMART. 2013. (Outra).

XIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA- XII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICAINU.ANÁLISE CITOGENÉTICA DA POPULAÇÃO DE PEIXES DO GÊNERO Astyanax sp DO RIO LONGÁ DO MUNICÍPIO DE BOA HORA (PI). 2013. (Seminário).

XIII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA- XII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICAINU.AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DAS ÁGUAS DO AÇUDE GRANDE E LAGOA, EM PEIXES DO GÊNERO Astyanax NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR (PI). 2013. (Seminário).

Abrangência do Conhecimento Ecológico em aula de campo. 2012. (Outra).

Adaptação de técnicas de citogenética para camarões. 2012. (Outra).

II Jornada de Integração do Ensino de Ciências de Parnaíba. 2012. (Outra).

Sustentabilidade como foco do desenvolvimento. 2012. (Outra).

Biologia Marinha. 2011. (Congresso).

IV Jornada de Biologia da Universidade Estadual do Piauí. 2011. (Outra).

SEMINÁRIO DE SEXUALIDADE. 2011. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Biomonitoramento por meio de micronúcleo de peixes do gênero Astyanax no município de Campo Maior(PI), Descrição: Biomonitoramento da Lagoa e do Açude Grande de Campo Maior (PI) utilizando peixes do gênero Astyanax. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamires Neres Rodrigues - Integrante / Alessandra Ribeiro Torres - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: