Marysol Alves de Oliveira Araújo

Possui graduação em Ciências Sociais (1999) e Mestrado em Políticas Públicas (2004) pela Universidade Federal do Piauí. Trabalhou na ONG Instituto de Revitalização para o Trabalho (IRT), desenvolvendo atividades como Assessora Técnica e Coordenadora de Projetos. Tem experiência na área acadêmica e social, com foco em temas como criança, adolescente, violência doméstica e economia solidária. Atualmente, trabalha na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), sendo responsável por programas que concedem auxílio e bolsas de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento de projetos científicos e de inovação no Ceará.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Políticas Públicas

2002 - 2004

Universidade Federal do Piauí
Título: A atuação do Executivo e do Conselho de Direito na construção da política de atendimento à criança e ao adolescente no município de Teresina-PI
, Ano de Obtenção: 2004.Washington Luis de Sousa Bonfim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: políticas públicas; criança e adolescente; conselho; Executivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.

Graduação em Ciências Sociais

1996 - 1999

Universidade Federal do Piauí
Título: A violência doméstica sofrida pela criança na cidade de Teresina-PI
Orientador: Maria Lídia M de N. Pessoa

Formação complementar

2024 - 2024

ANÁLISE DE DADOS COM POWER BI. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGPCE, Brasil.

2022 - 2022

FUNDAMENTOS BÁSICOS DO SAP. (Carga horária: 8h). , Centro Educacional Ka Solution, KA SOLUTION, Brasil.

2021 - 2021

Finanças Públicas. (Carga horária: 5h). , Fundação Getulio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2021 - 2021

Planejamento para Implementação do Modelo de Excelência em Gestão. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Validação do Relatório de Melhoria da Gestão das Transferências da União. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Plano de Melhoria da Gestão das Transferências da União. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam.... (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Planilha Eletrônica e Processador de Texto (Libreoffice-Calc e Writer). (Carga horária: 40h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGPCE, Brasil.

2007 - 2007

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Iniciando Um Pequeno Grande Negócio Via Internet. (Carga horária: 30h). , Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Estratégias de Captação de Recursos. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac, SENAC*, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Avaliação de Políticas e Programas Sociais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Questao Social e Políticas Públicas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Políticas Públicas e Conselhos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Introdução à História Oral. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Brasil o que fazer? Leitura sobre o pens. social. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em A Entrevista Etnográfica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em O Uso da Internet na Pesquisa e no Ensino. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Sociologia Política. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1997 - 1997

III Curso de Capaciação Universidade Solidária. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Introdução a Metodologia e a Pesquisa Científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

OLIVEIRA, M. A. de . 8ª edição da Feira do Conhecimento ? Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios. 2024. .

OLIVEIRA, M. A. de . Seminário Políticas Públicas, Cidadania, Meio Ambiente. 2003. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro de boas práticas do PPSUS: compartilhando experiências de de gestão. 2021. (Encontro).

Feira do Conhecimento. 2018. (Feira).

Fórum de Fortalecimento da Rede SICONV - Etapa Ceará. 2018. (Outra).

I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. 2006. (Encontro).

I Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária.Uma outra exonomia é possível. 2005. (Seminário).

Uma Outra Economia é Possível.I Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária do Ceará. 2005. (Seminário).

O Serviço Social e a Esfera Pública no Brasil: o desafio de construir, afirmar e consolidar direitos. XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2004. (Congresso).

Seminário.Histórias da África. 2004. (Seminário).

Pacto pela paz, uma construção possível.III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adoelscente de Teresina-PI. 2003. (Outra).

Seminário.Gestão Pública e Controle Social. 2003. (Seminário).

Seminário Políticas Públicas, Cidadania, Meio Ambiente.Políticas Públicas, Cidadania, Meio Ambiente. 2003. (Seminário).

Trabalho e Desigualdades Sociais na Atual Reestruturação Capitalista.I Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2003. (Outra).

V Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí.V Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí. 2003. (Outra).

54 Reunião Anual da SBPC.54 Reunião Anual da SBPC. 2002. (Outra).

II Encontro Estadual de Conselheiros/as de Lideranças do Movimento Social Popular do Piauí.II Encontro Estadual de Conselheiros/as de Lideranças do Movimento Social Popular do Piauí. 2002. (Encontro).

I Encontro Nacional de Secretárias (os) Executivas (os) dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.I Encontro Nacional de Secretárias (os) Executivas (os) dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. 2001. (Encontro).

IV Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí.IV Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí. 2001. (Outra).

IV Semana de Ciências Sociais: Repensando a formação do cientista social da UFPI.IV Semana de Ciências Sociais: Repensando a formação do cientista social da UFPI. 2001. (Outra).

Ciências Sociais 15 anos. Reflexão crítica sobre o Piauí na virada do século.Ciências Sociais 15 anos. Reflexão crítica sobre o Piauí na virada do século. 2000. (Outra).

II Semana de Ciências Sociais observação e crítica numa visão real.II Semana de Ciências Sociais observação e crítica numa visão real. 1999. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BONFIM, Washington Luis de Sousa ; OLIVEIRA, M. A. de ; SILVA, Nascimento da . Descentralização, Participação e Esfera Pública: reflexões sobre a literatura com base no caso de Teresina, Piauí. Sociedade e Cultura , v. 7, p. 21-35, 2005.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BRANCO, P. V. C. ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . Ensino Jurídico e Identidade dos Bacharéis. Scientia et SPES , Teresina-PI, v. 1, n.1, p. 149-165, 2002.

  • OLIVEIRA, M. A. de . A casa como palco da violência. Jornal AHEMIS, Teresina-PI, p. 05, 01 ago. 2000.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . A Atuação do Executivo e do Conselho de Direito na Contrução da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente no município de Teresina-PI.. In: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. O Serviço Social e a Esfera Pública no Brasil: o desafio de construir, afirmar e consolidar direitos, 2004.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . A Atuação do Executivo e do Conselho de Direito na Contrução da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente no município de Teresina-PI.. In: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. O Serviço Social e a Esfera Pública no Brasil: o desafio de construir, afirmar e consolidar direitos, 2004. p. 190-190.

  • OLIVEIRA, M. A. de . Mudança Institucional: a participação da sociedade civil no município de Tersina-PI. In: 54a. Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia-GO. Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras, 2002.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; PESSOA, M. L. M. N. ; LUZ, L. C. X. . Violência doméstica contra a criança em Teresina: quem é o agressor?. In: Encontro de Pesquisadores do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2001, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi. Teresina-PI: EDUFPI, 2001. v. 01. p. 90.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BRANCO, P. V. C. ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . O Ensino Jurídico e a Identidade dos Bacharéis. In: Encontro de Pesquisadores do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2001, Teresina-PI. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi. Teresina-PI: EDUFPI, 2001. v. 01. p. 120.

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . A Atuação do Executivo e do Conselho de Direito na Construção da Política de Atendimento destinada à Criança e ao Adolescente no município de Teresina-PI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BONFIM, Washington Luis de Sousa . Mudança Institucional: a participação da sociedade civil no município de Teresina, Piauí. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, M. A. de . Descentralização e participação na definição das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente no município de Teresina-PI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. A. de ; BONFIM, Washington Luis de Sousa ; BRANCO, P. V. C. . Ensino Jurídico e Identidade dos Bacharéis. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. A. de ; PESSOA, Maria Lídia Medeiros de Noronha ; LUZ, L. C. X. ; BONFIM, Mauriceia L N . Violência Doméstica sofrida pela criança em Teresina: quem é o agressor?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. A. de . O Perfil da Violência Doméstica sofrida pela Criança em Teresina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

OLIVEIRA, M. A. de . Resignificando a relação entidade-conselho-conselheiros. 2004.

OLIVEIRA, M. A. de . Mesa Redonda: Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. 2004. (Seminário: Polifonias Discursivas III: Ciências Sociais, Políticas Públicas, Psicanálise).

OLIVEIRA, M. A. de . Mudança Institucional: a participação da sociedade civil no município de Teresina-PI.. 2001. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, M. A. de . Facilitadora da Oficina de Sensibilização, capacitação e articulação em relações de gênero. 2000. (Oficina).

OLIVEIRA, M. A. de . A violência doméstica sofrida pela criança no município de Teresina-PI. 1999. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, M. A. de . Secretária de Cultura e Lazer do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, gestão 97/98. 1997 (Gestão) .

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2004

    Participação política na administração local: a construçao do atendimento à criança e ao adolescente em Teresina-PI., Descrição: .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marysol Alves de Oliveira Araújo - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2000

    Violência doméstica sofrida pela criança na cidade de Teresina, Descrição: .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marysol Alves de Oliveira Araújo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Divisão Científica. , Av. Oliveira Paiva, 941, Cidade dos Funcionários, 60420511 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32759115, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2012

Instituto de Revitalização para o Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora

2008 - 2012

Instituto de Revitalização para o Trabalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Programas Sociais, Carga horária: 20

2005 - 2007

Instituto de Revitalização para o Trabalho

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

1999 - 2000

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

1999 - 2000

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

1998 - 1999

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2002 - 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Letras, Mestrado Em Políticas Públicas.,Linhas de pesquisa

  • 11/1999 - 02/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisa e Estudos Sobre a Criança e o Adolescente.,Linhas de pesquisa

  • 11/1999 - 02/2000

    Estágios , Núcleo de Pesquisa e Estudos Sobre a Criança e o Adolescente.,Estágio realizado, Elaboração de projeto, execução da pesquisa e elaboração de relatório.

  • 07/1998 - 06/1999

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia e Clínica Odontológica.,Estágio realizado, Programa "Bolsa de Trabalho".

2001 - 2001

Academia Piauiense de Letras

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

2000 - 2000

Academia Piauiense de Letras

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2001 - 02/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Academia Piauiense de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 05/2000 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Academia Piauiense de Letras.,Linhas de pesquisa

2001 - 2001

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2001 - 12/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa

2003 - 2003

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/2003 - 07/2003

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

2000 - 2000

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2000 - 06/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Wall Ferraz.,Linhas de pesquisa

1999 - 1999

PLAN INTERNACIONAL BRASIL LTDA

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Entrevistadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1999 - 07/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Plan Internacional Brasil Ltda.,Linhas de pesquisa

1994 - 1995

Banco do Nordeste do Brasil

Vínculo: Provisório, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1994 - 12/1995

    Estágios , Setor de Serviços.,Estágio realizado, Atendimento e Informática.