Alcio Manoel de Sousa Figueiredo
Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1998) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Atualmente é professor das disciplinas de direito civil, processo civil, direito empresarial, direito do consumidor do Centro Universitário Campos de Andrade, editor da Revista Jurídica Uniandrade e Membros do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito. Advogado - Assessoria Empresarial e Jurídica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, direito do consumidor, direito empresarial, aspectos econômicos e financeiros do sistema financeiro da habitação.
Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas
2000 - 2003
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: REVISÃO DO CONTRATO: Em face da teoria da imprevisão e da teoria da onerosidade excessiva
, Ano de Obtenção: 2003.Luiz Rodrigues Wambier.Palavras-chave: direito civil; revisao do contrato; consumidor; imprevisão; contrato; onerosidade. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais / Especialidade: Direito do Consumidor. Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.
Especialização em Direito Contemporâneo e Suas Instituições Fundamen
1999 - 1999
Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos
Título: Cartão de Crédito
Orientador: José Antonio Peres Gediel
Aperfeiçoamento em Direito de Família
1999 - 1999
Instituto dos Advogados do Paraná
Ano de finalização: 1999;
Aperfeiçoamento em I Curso de Estudos Superiores Em Processo Civil As
1995 - 1995
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Ano de finalização: 1995;
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.
Participação em eventos
Semana Jurídica de 27 a 31 de outubro de 2008 - Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).Aspectos Econômicos e Financeiros dos Contratos Bancários. 2008. (Encontro).
Curso de cálculos no sistema financeiro da habitação.Professor curso: Cálculos no Sistema Financeiro da Habitação. 2005. (Outra).
IV Semana de atualização pedagógica.IV Semana de atualização pedagógica. 2005. (Encontro).
Núcleo de pesquisa.Revisão do contrato em face da teoria da imprevisão e da teoria da onerosidade excessiva. 2003. (Encontro).
II FORUM SOBRE O PAPEL SOCIAL DOS CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.Ética e Consumo. 2002. (Outra).
Curso de Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação.Professor Curso: Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação. 2001. (Outra).
Curso de Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação.Professor Curso: Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação. 2001. (Outra).
IV - Encontro CEDEPE - Direito Bancário Atual.IV Encontro do CEDEPE. 2001. (Encontro).
Seminário de energia elétrica: privatização, regulação econômica e seus impactos.Seminário de energia elétrica. 2001. (Seminário).
Curso de Cálculos do Ssistema Financeiro da Habitação.Professor Curso: Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação. 2000. (Outra).
Núcleo de Estudos: Exclusão e Desigualdade - UEPG.Núcleo de Pesquisa. 2000. (Outra).
Seminário do Sistema Financeiro da Habitação.Seminário do Sistema Financeiro da Habitação. 2000. (Seminário).
Vi- Encontro Nacional das Entidades de Defesa do Consumidor - ENEDC.VI - ENEDC. 2000. (Encontro).
Curso de Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação.Professor Curso: Cálculos do Sistema Financeiro da Habitação. 1999. (Outra).
Participação em bancas
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Usucapião Familiar e a Função Social da Propriedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Responsabilidade Civil do Estado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Síndrome de Burnout e o Ambiente do Trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Adoção Internacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. O Artigo 28 da Lei n.º 11.343/2006 e sua Natureza Jurídica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Crimes Hediondos: A (in) Responsabilidade da Norma Contida na Lei n.º 11.464/2007. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. A execução de alimentos com fundamento nos artigos 732 e 733 do Código de Processo Civil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Responsabilidade civil do meio de comunicação televisivo pela veiculação da publicidade ilícita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
LEDERMANN, A. A. M. R.;FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Crimes contra a ordem tributária cometido por particulares em relação à tributos federais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
TEIXEIRA, D. P.;FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Isenção da Confins para as sociedades civis prestadoras de serviços de profissões legalmente regulamentadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
PAULA, A. E. T.;FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Imunidade de impostos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
COSTA, C. J. S.;FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. Lei Kandir: Aumento nas exportações, perda na arrecadação do ICMS no Estado do Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
SILVA, P. R.;FIGUEIREDO, Alcio. M. S.. O trabalho do menor aprendiz à luz do direito do trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade.
Orientou
EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE: APLICABILIDADE NO PROCESSO TRABALHISTA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO DENTISTA EM FACE DO CODIGO CIVIL E DO CDC; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Sucessão Testamentária: Testamento Vital; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Responsabilidade Civil do Médico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
O Dever do Advogado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Sujeitos da Obrigação Alimentar no Direito de Família; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A inversão do Ônus da Prova no Código de Defesa do Consumidor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Csamento Religioso com Efeitos Civis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Presunções em Processo Administrativo Fiscal e na Lei Paranaense n; º 11; 580/2006; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Medida cautelar na Lei do Inquilinato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Diferença entre Regime Geral da Previdência Social e Regime Progressivo da Previdência Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Análise Criminológica e a Imputabilidade dos Assassinos em Série; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Exclusão da Sucessão por Indignidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A Ação Civil Pública no Direito do Consumidor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Direito Canônico Contemporâneo: Celibato dos Sacerdotes na Igreja Católica Apostólica Romana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A inversão do ônus da prova no direito do consumidor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Alienação Fiduciária em Garantia de bens móveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Recuperação Judicial da empresa com fundamento no princípio da viabilidade econômico-financeira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A função social dos contratos no código civil brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Partilha de bens nas relações homoafetivas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
O Recurso de Agravo no Código de Processo Civil sob à égide da Lei 11; 187/2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Alienação Fiduciária de bem imóvel; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Exceção de pré-executividade no processo de execução; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Quebra do sigilo bancário; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Sistema Financeiro da Habitação para as classes menos favorecidas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
A teoria da lesão nos contratos bancários; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Formação dos contratos eletrônicos de consumo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Processo de Recuperação Judicial: Estudo de caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Noturno) - Uniandrade - Campos Universitário Andrade; Orientador: Alcio Manoel de Sousa Figueiredo;
Produções bibliográficas
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. ; SILVA, A. ; SAMPAIO, A. S. ; SANTOS, D. T. R. . Direitos Humanos dos Portadores de Deficiência Mental. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 26, p. 1458-1477, 2017.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. ; SANTOS, D. T. R. ; SILVA, A. ; SAMPAIO, A. S. . O Direito das Crianças com Síndrome de Down na Escola Regular. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 26, p. 1438-1449, 2017.
-
ANGELO, B.J.M. ; FIGUEIREDO, A.M.S. . Sujeitos da Obrigação Alimentar no Direito de Família Brasileiro. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 1, p. 1054-1116, 2016.
-
FIGUEIREDO, A.M.S. ; VOGT, A.M.C. ; PAOLA, B.O. ; FERNANDES, C. ; SANTOS, D.T.R. ; DUTRA, D.A. ; ZANARDINI, F.E.H. ; MALMANN, I.F. ; MACHADO, J.C.D. ; CHASSOT, J.I. ; ZANONI, L.C.A. ; OLIVEIRA, M.C.M. ; SANTOS, M.G. ; ZANIONI, P.J. ; SANTIAGO, R.M. ; BALUTA, V.H. . Direito e Educação: Histórico, Atividades e Pesquisa. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 2, p. 1325-1336, 2016.
-
BALUTA, V.H. ; OLIVEIRA, M.C.M. ; FIGUEIREDO, A.M.S. . O Direito a Educação Previsto no Ordenamento Jurídico Brasileiro em Relação à Pessoa Idosa. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 2, p. 1414-1437, 2016.
-
LEITE, A. R. ; FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Direito Canônico Contemporâneo: Celibato dos Sacerdotes na Igreja Católica Apostólica Romana. REVISTA JURÍDICA UNIANDRADE , v. 2, p. 838-891, 2015.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Teoria da Justiça de John Rawls: Possibilidades e Avanços no Estado Democrático de Direito Brasileiro. Revista Jurídica Uniandrade , v. 1, p. 158-170, 2014.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. ; VIDAL, A. A. ; SCHMIDT, R. J. ; RODRIGUES, V. A. . Princípios da Seguridade Social. Revista Jurídica Uniandrade , v. 2, p. 251-269, 2014.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Ações Coletivas nos Estados Partes do Mercosul. Revista Jurídica Uniandrade , v. 19, p. 84-120, 2013.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Defesa do Consumidor: Ações Coletivas no Mercosul. Lex. Jurisprudencia do Supremo Tribunal Federal , v. 378, p. 38-73, 2010.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . TABELA PRICE: Capitaliza Juros ?. Revista dos Tribunais (São Paulo) , São Paulo, v. 833, n.marco 2005, p. 107-149, 2005.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Historiografia e metamorfose da cláusula rebus sic stantibus: teoria da imprevisão. Revista Jurídica Uniandrade , Curitiba, v. 1, n.2, p. 69-107, 2005.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . As Cláusulas Abusivas no Sistema Financeiro da Habitação. Revista Bonijuris, Curitiba, v. 502, n.set/2005, p. 15-17, 2005.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revisão do contrato habitacional numa perspectiva civil-consumerista-constitucional. Repertório de Jurisprudência IOB, São Paulo, v. III, n.04/2004, p. 123-136, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Administradora de Cartão de Crédito - Instituição Financeira!?. Revista dos Tribunais (São Paulo) , São Paulo, v. 819, p. 101-112, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Historiografia e aspectos conjunturais para a edificação do Código Civil Brasileiro. Revista Bonijuris, Curitiba - Paraná, v. XVI, n.489, p. 15-20, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Entidades Desportivas - Eleições dos dirigentes em assembléias gerais. Repertório IOB Jurisprudência: Civil, Processual, Penal e Comercial, São Paulo, v. III, p. 529-531, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Administradora de cartão de crédito - Instituição Financeira!?. Revista Jurídica Uniandrade , Curitiba, v. 01, n.01, p. 07-20, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Historiografia e aspectos conjunturais para a edificação do Código Civil Brasileiro. Doutrina Jurídica Brasileira , Caxias do Sul, v. cd rom, n.cd rom, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Administradora de Cartão de Crédito - Instituição Financeira !?. CD-ROM Juris PLenum, Caxias do Sul - RS, v. 02, n.jul/ago, 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. ; Adriana CAmpagnoli ; Araci Costa ; Nadia Kovaleski . A mulher, seu espaço e sua missão na sociedade. Análise crítica das diferenças entre os sexos. Emancipação , Ponta Grossa - Brasil - Paraná, v. 3, n.1, p. 127-153, 2003.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Administradora de Cartão de Crédito - Instituição Financeira!?. Revista Bonijuris, Curitiba, v. 15, n.480, p. 16-21, 2003.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Limites e Possibilidades: Globalização e a Legalização da Exclusão Social. Plúrima: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, Porto Alegre - Editora Síntese, v. 30, n.6, p. 135-147, 2002.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Exclusão, pobreza e desigualdade no espaço local. Jurisprudência Brasileira , Curitiba, v. 195, p. 35-55, 2002.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Direito Bancário Constitucional. Revista do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas - Fumec, Porto Alegre, v. 31, p. 47-54, 2002.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça: Uma visão sócio-econômica. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre - Rs, v. 21, p. 09-29, 2002.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Limites e possibilidades: Globalização e a legalização da exclusão social. Oficina (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 1, n.15, p. 6-21, 2001.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Medida Provisória. Jurisprudência Brasileira , Curitiba, v. 185, n.1, p. 9-25, 2000.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Abc do Consórcio: Teoria e Prática. 5ª. ed. Curitiba: Juruá, 2009. v. 1. 208p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Prática Processual no Sistema Financeiro da Habitação. 3ª. ed. Curitiba: Juruá, 2009. v. 1. 336p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Cálculos no Sistema Financeiro da Habitação. 13. ed. Curitiba: Juruá, 2007. v. 01. 382p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Juros Bancários: limites e possibilidades. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2007. v. 01. 208p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. ; OLIVEIRA, Álvaro J. Carvalho de (Org.) ; FRANÇA Fº, Walter (Org.) ; CARVALHO, Uesler (Org.) ; LEITE, Tância de Carvalho (Org.) ; NOVAIS, Sérgio H. Andrade (Org.) ; ALMEIDA, Nilzete da Costa (Org.) ; THOMÉ, Márcia Correia (Org.) ; ROCHA, Maria Clara da Silva (Org.) ; GONCALVES, Lindoval C. (Org.) . Sistema Financeiro da Habitação: Reflexos Financeiros e Econômicos. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora Ltda, 2004. v. 1. 192p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Tabela Price e Capitalização de Juros. 1. ed. Curitiba: Editora Juruá Ltda, 2004. v. 1. 202p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revisão do contrato: Fundamentos da ordem civil - consumerista - constitucional para revisão e modificação dos contratos. 1. ed. Curitiba: Jurua Editora Ltda, 2004. v. 1. 400p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Cartão de Crédito: Questões Controvertidas. 2. ed. Curitiba: Juruá Editora Ltda, 2003. v. 1. 179p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . abc do consórcio. 2. ed. Curitiba: Juruá Editora, 1992. v. 01. 224p .
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revisão do Contrato Habitacional numa Perspectiva Civil-Consumerista-Constitucional. In: FIGUEIREDO, Alcio Manoel de Sousa.. (Org.). Sistema Financeiro da Habitação: Reflexos Financeiros e EConômicos. 1ed.Curitiba: Editora Juruá Ltda, 2013, v. 1, p. 125-155.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça - Uma visão socioeconômica. In: FIGUEIREDO, Alcio Manoel de Sousa. (Org.). Sistema Financeiro da Habitação: Reflexos Financeiros e Econômicos. 1ed.Curitiba: Editora Jurua Ltda, 2004, v. 1, p. 157-186.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . As cláusulas abusivas no Sistema Financeiro da Habitação. Estado do Paraná, Curitiba, p. 14 - 14, 05 mar. 2006.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . As cláusulas abusivas no SFH. Consumidor S.A., São Paulo, p. 45 - 45, 01 maio 2004.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Direito Bancário Constitucional. Jornal Síntese, Porto Alegre, p. 18 - 20, 01 mar. 2002.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Banco Central pode aplicar multas nos consórcios. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba - Paraná, , v. 2, p. 15 - 15, 13 jul. 1993.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Legislação Inoperante. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba-Paraná, , v. 1, p. 12 - 12, 16 nov. 1992.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Legislação Inoperante. Jornal Estado do Paraná, Curitiba - Paraná, , v. 2, p. 12 - 12, 05 nov. 1992.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Legislação Inoperante. Jornal do Estado, Curitiba - Paraná, , v. 2, p. 14 - 14, 07 out. 1992.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Consórcios mais honestos. Jornal do Povo, Maringá - Paraná, , v. 1, p. 3 - 3, 27 abr. 1992.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Consórcios mais honestos. Jornal Indústria e Comércio, Curitiba - Paraná, , v. 1, p. 15 - 15, 24 abr. 1992.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Exclusion, pobreza y desigualdad en el espacio local. In: XXIII Congresso Latino Americano de Sociologia, 2001, Antigua. América Latina: entre la globalización del subdesarrollo y la emergencia de nuevas alternativas, 2001.
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Estatuto da Criança e do Adolescente: Direito e Deveres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Hitoriografia e aspectos conjunturais para a edificação do Código Civil Brasileiro. Caxias do Sul - RS: Editora Plenum - CD ROM, 2006 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Tabela Price: Capitaliza Juros ?. Caixias do Sul - RS: Editora Plenum - CD ROM, 2006 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Administradora de Cartão de Crédito - instituição financeira!?. Florianópolis: Revista eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2003 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Direito Bancário Constitucional. Salvador: Revista eletrônica de direito da UNIFACS, 2002 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Direito Bancário Constitucional. Curitiba: Site da Editora Juruá - www.jurua.com.br, 2002 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça: uma visão sócio-econômica. Salvador 2002 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Limites e Possibilidades: Globalização e a Legalização da exclusão social. Porto Alegre: Juris Síntese, 2001 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça: Uma visão sócio econômica. Porto Alegre: Juris Síntese, 2001 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça: Uma visão sócio econômica. Florianópolis: Revista Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Acesso à Justiça: Uma visão sócioéconômica. Ponta Grossa: Site da Universidade Estadual de POnta Grossa, 2001 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Medidas Provisórias. Curitiba: Site da Editora Juruá -, 2001 (Artigo).
-
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Responsabilidade Civil do Estado. Porto Alegre: Juris Síntese, 2000 (Artigo).
Outras produções
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Cálculos no Sistema de Financeiro da Habitação. 2002.
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.26, n. 1. 2017. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.24, n. 1. 2016. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.25, n. 2. 2016. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.22, n. 1. 2015. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.23, n. 2. 2015. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.21, n. 2. 2014. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.20, n. 1. 2014. (Editoração/Periódico).
FIGUEIREDO, Alcio. M. S. . Revista Jurídica Uniandrade - v.19, n. 1. 2013. (Editoração/Periódico).
Prêmios
2007
Patrono de Turma do Curso de Direito - Nome da Turma: "Conquista 2006", Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE.
1992
Voto de louvor e aplauso pelo lançamento do livro ABC do Consórcio, Câmara Municipal de Curitiba - Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Assessoria Empresarial e Jurídica. , Rua Roque Lazarotto, Boa Vista, 82560420 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 30225649, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2019
Centro Universitario Campos de AndradeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2011
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Curso de Pós-graduação - Direito Imobiliário Aplicado a Gestão Empresarial - Disciplina: Contratos em Esapécie Aplivados à Gestão Imobiliária - Carga horária - 30 horas
Atividades
-
10/2007
Ensino, Direito Imobiliário Aplicado a Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contratos em Espécies Aplicados à Gestão Imobiliária
2007 - 2007
Centro Universitário RadialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR III, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas de Direito Civil V e Direito Processual Civil II
2006 - 2007
Faculdade Cenecista de Campo LargoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplina: Direito Comercial
2005 - 2005
Faculdades Integradas Santa Cruz de CuritibaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor da disciplina de Direito Civil I; Direito Empresarial I
Atividades
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil I, Direito Empresarial I
2018 - 2019
Uniandrade - Campos Universitário AndradeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estrurante (NDE) do Curso de Direito - Sede Muiricy
2002 - 2019
Uniandrade - Campos Universitário AndradeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Curso de Direito, na disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Empresarial, Dirweito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor.
2011 - 2018
Uniandrade - Campos Universitário AndradeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Direito, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Direito da Uniandrade
Membro do Núcleo Docente Estruturante da Uniandrade
Atividades
-
08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenador Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador de pesquisa.
-
01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa - Revista Jurídica, Núcleo de Pesquisa - Revista Jurídica.,Atividade realizada, Membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica Uniandrade.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de direito.,Cargo ou função, Professor integrante do colegiado do curso de direito.
-
05/2002
Ensino, Direito Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Comercial I, Direito Comercial II, Direito do Consumidor, Introdução ao Estudo do Direito
2002 - 2002
Faculdade Católica de Ciências EconômicasVínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor módulo do curso especialização
Outras informações:
Professor do curso de especialização - Pós-Graduação -, em Perícia Técnica, EConômica e Financeira da Faculdade Católica de Ciências EconÔmicas de Salvador - Bahia, na disciplina (módulo: 30 horas) Legislação do Sistema Financeiro da Habitação.
Atividades
-
10/2002 - 12/2002
Ensino, Pós-Graduação:Perícia Técnica,Econômic,Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Legislação no Sistema Financeiro da Habitação
1999 - 2002
Centro de Estudos Superiores JuruáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de cursos, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor dos cursos à distância (pela internet); Professor de cursos presencial.
Atividades
-
08/1999 - 10/2002
Ensino, Calculos do Sistema Financeiro da Habitação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise crítica da jurisprudência, Conteúdo teórico básico do sistema financeiro da habitação, legislação, Modulo financeiro - planilhas - cálculos, Sistema de amotizações
1991 - Atual
Assessoria Empresarial e JurídicaVínculo: sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - advogado, Carga horária: 60
Outras informações:
Escritorio de advocacia que atua nas áreas cíveis, federal e trabalhista. Contando com aproximadamente 2.000 clientes.
Atividades
-
07/1991
Direção e administração, Assessoria Empresarial e Jurídica.,Cargo ou função, sócio proprietário.
-
07/1991
Serviços técnicos especializados , Assessoria Empresarial e Jurídica.,Serviço realizado, pareceres para clientes.
-
07/1991
Serviços técnicos especializados , Assessoria Empresarial e Jurídica.,Serviço realizado, atendimento a clientes e controle adm. finanaceiro da empresa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alcio Manoel de Sousa Figueiredo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?