Fernanda Da Cunha Nascimento

Doutoranda em História Social - FFP/UERJ desde 2021 com o Projeto de Pesquisa: Do Mito à História: A escritura da Redenção dos Cativos na obra de Tirso de Moina - um debate historiográfico na construção da memória institucional. Mestrado e Bacharelado em História e Bens Culturais da Igreja Católica pela Pontifícia Università Gregoriana de Roma/IT(2018) com Título e grado reconhecido pela UNIRIO - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Curso de Extensão em Historia da Igreja(2007) Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Licenciatura plena em História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Duque de Caxias (2003); Curso em Teologia Pastoral pelo Seminário Maior Paulo VI da Diocese de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (2001) - Diploma não reconhecido pelo MEC. Estudos e pesquisas nas áreas de História Local com ênfase em Baixada Fluminense; Cristandade e Islamismo no Mar Mediterrâneo e o protagonismo da mulher na sociedade e na Igreja. Habilitação para Ensino Religioso junto à Diocese de Nova Iguaçu. Experiência na formação cultural e religiosa de jovens universitárias junto ao Conservatório della Ss. Concezione detto della Viperesche em anexo ao Colégio Teológico Feminino Santa Cecilia em Roma (IT); Professora de História da Igreja junto ao Seminário Diocesano São Paulo VI. Membro da Comissão de Fé e Política da CNLB- Conselho Nacional de Leigos no Brasil, Leste I e Coordenadora da Escola Vivencial do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Grupo Executivo de Nova Iguaçu/RJ.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Do mito à História: A escritura da Redenção dos Cativos na obra de Tirso de Molina - um debate historiográfico na construção da memória institucional
Daniela Calainho.

Mestrado em História e Bens Culturais da Igreja

2010 - 2018

Pontificia Università Gregoriana
Título: Redemptionum Recensiones Medii Aevi - A escritura da Redenção das Mercês em época moderna, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Defraia, Stefano, O.de. M
Coorientador: Moralez, Martím M. SJ. Bolsista do(a): ADVENIAT, ADV, Alemanha. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Teologia pastoral

1997 - 2001

Instituto e Filosofia e Teologia Paulo VI
Título: Ir. Filomena Mártir da Baixada Fluminense
Orientador: Celso Carias

Graduação em História e Bens Culturais da Igreja

2008 - 2010

Pontificia Università Gregoriana
Título: Il Conclave de Benedetto XV
Orientador: Roberto Regoli
Bolsista do(a): ADVENIAT, ADV, Alemanha.

Graduação em História

2000 - 2003

Faculdade de Filosofia e Letras de Duque de Caxias
Título: A Santa do Povo - Processo de Canonização da Ir.Filomena
Orientador: Nielson Bezerra

Formação complementar

2015 - 2018

Pesquisa Cientifica. (Carga horária: 360h). , Pontificia Università Gregoriana, UNIGRE, Itália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Bens Culturais da Igreja.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teologia Prática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ensino Religioso.

Participação em eventos

Curso Livre Religião no espaço público: interseccionalidades, resistências e ameaças à democracia. 2022. (Outra).

Escola de Bens Culturais da Diocese de Limeira - Arte Sacra e Vaticano II no Brasil: recepção e perspectivas. 2022. (Seminário).

100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie. 2021. (Outra).

A ONDA CONSERVADORA: HISTÓRIA, RELIGIÃO E POLÍTICA NO BRASIL E NA EUROPA. 2021. (Outra).

Jornadas de Teologia - CNBB- PUC RIO. 2020. (Encontro).

I Seminário Brasileiro da Sociedade de Estudos Jesuítas: Jesuítas e Globalização. 2019. (Seminário).

XIII Semana de Estudos Medievais. 2019. (Simpósio).

Paolo VI. Ritratto spirituale di Giovanni Battista Montini ? Il Vescovo di Roma. Mistica oggettiva ed ecclesiologia di Paolo VI. 2018. (Encontro).

Uomini e donne nella Chiesa: la corresponsabilità, per esempio. 2018. (Encontro).

Diaconato e diaconia. Per essere corresponsabili nella chiesa. 2017. (Encontro).

Parliamo di donne. 2017. (Oficina).

Relazioni di coppia e famiglie: disincanto, resistenze e speranze. 2017. (Congresso).

Il Concilio Vaticano I e la modernità: storiografia e semantica. 2016. (Seminário).

Convegno sulla Costituzione Dogmatica Dei Verbum. 2015. (Congresso).

L?esperienza religiosa cristiana del vedere e dell?udire: per un?arte contemporanea. 2015. (Congresso).

Carlo Magno, Roma e la Chiesa. 2014. (Congresso).

Seminário Jesus Histórico: Os olhares da Ciência sobre o início do cristianismo-IFCS/UFRJ. 2004. (Seminário).

V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas.. 2004. (Congresso).

As dimensões da Guerra contra o Terror. 2003. (Encontro).

Estudo de Campo ? Os caminhos da Fé? : a ocupação colonial portuguesa e a arte barroca na Baixada Fluminense.. 2003. (Outra).

Conselho Regional dos Documentalistas - Qualificação para exercentes.. 2002. (Congresso).

II Congresso de Professores e Pesquisadores de História da Baixado Fluminense ? Tema: Baixada Fluminense uma historiografia em Construção. 2002. (Congresso).

Semana Integrada de Educação História e Geografia. 2002. (Seminário).

IV Semana de Estudos Medievais-IFCS/UFRJ. 2001. (Congresso).

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE.. 2001. (Seminário).

XXI Simpósio Nacional de História - A História no Novo Milênio: entre o individual e o Coletivo.]. 2001. (Congresso).

[De ?Iguassú? a ?Baixada? exclusão e Identidade nos 500 anos.]. 2000. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Seminário Maior São Paulo VI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Outras informações:
Metodologia; História da Igreja e Bens culturais; História da Liturgia; Concílio Vaticano II

2014 - 2018

Conservatorio dalla Ss. Concezione detto della Viperesche

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 4

2008 - 2008

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Outras informações:
Interrompidos para estudos de Mestrado e Pesquisa acadêmicas

2004 - 2005

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Professora Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 12