Valquíria Luna Arce Lima

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade do Estado do Amazonas, integrou o grupo Cátedra Amazonense de Estudos Literários (CAEL). Foi bolsista de iniciação científica dos projetos "Estudo da Variedade Urbana Culta em Manaus" (2009), "A feminina palavra muda na guerra de 'Um homem: Klaus Klump'" (2010) e "Musicalidade e Estrutura Musical de Pensamento na Obra de Luiz Bacellar" (2012).

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Literatura, cultura e contemporaneidade

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: ITINERÁRIO DE BLOOM ? Estudo da contemporaneidade de Uma viagem à Índia através da poética do movimento,Orientador:
Alexandre Montaury.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras

2008 - 2013

Universidade do Estado do Amazonas
Título: INVISÍVEL LIRA: MÚSICA E ESTRUTURA MUSICAL DE PENSAMENTO EM FRAUTA DE BARRO
Orientador: Allison Marcos da Silva Leão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

História da Arte - Rumos. (Carga horária: 18h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2012 - 2012

Fractais do ser na lírica de Astrid Cabral. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2011 - 2011

Literatura Surda. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2011 - 2011

Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2011 - 2011

Vozes da poesia periférica. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2010 - 2010

Estruturas Básicas da Língua Alemã. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2010 - 2010

Literatura Comparada e Estudos Culturais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2010 - 2010

Literatura e História: Inventar o passado. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2005 - 2010

Avançado B2. (Carga horária: 500h). , Aliança Francesa de Manaus, AF, Brasil.

2009 - 2009

A correlação entre Grafemas e Fonemas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2008 - 2008

Reforma Ortográfica. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2008 - 2008

Língua Grega e Formação da Língua Portuguesa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEÃO, Allison ; LUNA, Valquíria. . III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. 2012. (Outro).

RIOS, Otávio. ; LUNA, Valquíria. . Simpósio Internacional Margens & Periferias. 2011. (Outro).

LEÃO, Allison ; RIOS, Otávio. ; LUNA, Valquíria. . II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea.A impossibilidade do desejar em "Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares". 2016. (Outra).

XV ABRALIC. Identidades Amazônicas: natureza e cosmogonias não-ocidentais. 2016. (Congresso).

XXV Congresso Internacional da ABRAPLIP. ITINERÁRIOS DE BLOOM ? Estudo dae Uma viagem à Índia através da poética do movimento. 2015. (Congresso).

Colóquio Internacional Literatura e Diversidade Cultural: Repensando a Lusofonia.A feminina palavra muda na guerra de "um homem: Klaus Klump". 2012. (Outra).

III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário - Amazônia: Literatura e Cultura.INVISÍVEL LIRA: MÚSICA E ESTRUTURA MUSICAL DE PENSAMENTO EM FRAUTA DE BARRO. 2012. (Outra).

I Encontro de Estudos de Português do Norte. 2011. (Encontro).

Jornada Nacional de Literatura. 2011. (Outra).

Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. 2011. (Outra).

Simpósio Internacional Margens & Periferias.Monitoria. 2011. (Simpósio).

II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: Literatura, Interfaces, Fronteira..A feminina palavra muda na guerra de. 2010. (Outra).

Jornada de Letras da UEA - ENS. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lara Nogueira da Silva Leal

COUTINHO, A. M. B.;LEAL, L. N. S.; STUDART, J. V.. Itinerários de Bloom: Estudo de Uma viagem à Índia a partir da Poética do Movimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Júlia Vasconcelos Studart

COUTINHO, A. M. B.;STUDART, Júlia Vasconcelos; LEAL, L. N. S.. Itinerários de Bloom: Estudo de Uma viagem à Índia a partir da Poética do Movimento". 2016. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Allison Marcos Leão da Silva

LEÃO, Allison; ALEIXO, M. F. K.; PASCOA, M.. Invisível lira: música e estrutura musical de pensamento em Frauta de barro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

Rosana Kohl Bines

BINES, R. K.; BRAGANCA, M.. Itinerário de Bloom: estudo de uma viagem à Índia através de uma poética do movimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvana Andrade Martins

Registros de Elocuções Formais da fala dos Manauaras: materiais para estudo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Silvana Andrade Martins;

Allison Marcos Leão da Silva

Invísivel lira: musicalidade e estrutura musical de pensamento na poesia de Luiz Bacellar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Fapeam; Orientador: Allison Marcos Leao da Silva;

Allison Marcos Leão da Silva

A feminina palavra muda na guerra de Um homem: Klaus Klump; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Fapeam; Orientador: Allison Marcos Leao da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUNA, Valquíria. ; LEÃO, Allison . Invisível Lira: Música e estrutura musical de pensamento em. In: Juciane Cavalheiro; Luciane Párcoa, Márcio Páscoa; Maurício Matos. (Org.). Alteridade Consoante: Estudos sobre Música, Literatura e Iconografia. 1ed.Manaus: FAPEAM/ PPGLA/ Valer, 2013, v. , p. 277-289.

  • LUNA, Valquíria. . A Feminina Palavra Muda na Guerra de 'Um homem: Klaus Klump'. In: Colóquio Internacional Literatura e Diversidade Cultural, 2012, Porto Alegre. Colóquio Internacional Literatura e Diversidade Cultural - Anais. Porto Alegre: PUC RS, 2012.

  • LUNA, Valquíria. . INVISÍVEL LIRA: MÚSICA E ESTRUTURA MUSICAL DE PENSAMENTO EM FRAUTA DE BARRO. In: III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário, 2012, Manaus. Livro de Resumos do III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. Manaus: UEA Edições, 2012.

  • LUNA, Valquíria. . A Feminina Palavra Muda na Guerra de 'Um homem: Klaus Klump'. In: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário, 2010, Manaus. Livro de Resumos do II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. Manaus: UEA Edições, 2010. p. 111.

  • LUNA, Valquíria. . ITINERÁRIOS DE BLOOM ? Estudo dae Uma viagem à Índia através da poética do movimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUNA, Valquíria. . INVISÍVEL LIRA: MÚSICA E ESTRUTURA MUSICAL DE PENSAMENTO EM FRAUTA DE BARRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUNA, Valquíria. . A Feminina Palavra Muda na Guerra de 'Um homem: Klaus Klump'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUNA, Valquíria. . A feminina palavra muda na guerra de. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Invisível Lira: musicalidade e pensamento musical na poesia de Luiz Bacellar, Descrição: Visando aprofundar os estudos sobre a obra de Luís Bacellar, essa pesquisa se volta a um aspecto notório de sua poesia: a música. A relação entre esta e sua obra, no entanto, vai além das marcas musicais observáveis em seus versos. O caráter musical que se pretende desvendar é o do pensamento que compõe a sua obra, a cosmovisão musical, movimentos não apenas captáveis sensorialmente, mas a partir de uma dinâmica específica do jogo entre as imagens. O fundamento dessa cosmovisão musical é justamente o ritmo, não o da medida, apreensível e aparente, mas o ritmo anterior à linguagem, o do pensamento que gera a frase, invisível e incorpóreo. O que se busca, dessa forma, é apreender em diversos níveis, a presença e a significação da musicalidade ? desde os elementos musicais aparentes para além destes - e desse ritmo invisível na obra do poeta amazonense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valquíria Luna Arce Lima - Integrante / Allison Leão - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    A Feminina Palavra Muda na Guerra de "Um homem: Klaus Klump", Descrição: O Projeto ?A feminina palavra muda na Guerra de Um homem: Klaus Klump? presta-se a analisar o romance Um homem: Klaus Klump (2007), do escritor português Gonçalo Tavares, investigando, na obra, a presença da voz feminina, decifrando a violência vivida pelas mulheres ? já que se trata de um romance sobre a guerra ? suas batalhas, armas, estratégias, medos e motivos. A tarefa é desafiadora, pois a obra de Tavares, como grande parte das suas obras, gira em torno do universo masculino e do ponto de vista das personagens masculinas. A pesquisa, então, intentou descobrir, dentro desse contexto, qual o papel da mulher, como esta se expressa no contexto masculino e ?falocêntrico? bélico e, principalmente, como a guerra toma lugar no pensamento feminino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valquíria Luna Arce Lima - Integrante / Allison Leão - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Estudos da Variedade Urbana Oral Culta de Manaus, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valquíria Luna Arce Lima - Integrante / Silvana Andrade Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional