Guilherme da Costa Silva
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), graduação em Direito pela Faculdade Campo Real (2022) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é Oficial de Justiça e Avaliador - Tribunal de Justiça do Piauí (PI).
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
2011 - 2013
Universidade Estadual de Maringá
Título: DiSEN-CI: Um Servidor de Integração Contínua de Modelos, Ano de Obtenção: 2013
Elisa Hatsue Moriya Huzita.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Integração Contínua; Desenvolvimento Distribuído de Software; Desenvolvimento de Software Dirigido por Modelos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Direito Imobiliário e Condominial
2024 - Atual
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil
2024 - Atual
Aperfeiçoamento interrompido em 2011 em Administração de Banco de Dados Oracle e DB2
2010 - Atual
Centro de Ensino Superior de Maringá
Ano de finalização: 2011;Ano de interrupção: 2011
Graduação em Direito
2018 - 2022
FACULDADE CAMPO REAL
Título: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE AS REGRAS LICITATÓRIAS DA LEI Nº 8.666 DE 1993 E DA LEI Nº 14.133 DE 2021 SOB A LUZ DOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS
Orientador: João Ricardo Ribas Teixeira
Graduação em Ciência da Computação
2007 - 2011
Universidade Estadual de Maringá
Título: Um Estudo de Caso de Mineração de Dados para um Serviço de Aconselhamento Genético
Orientador: Raqueline R. de M. Penteado
Formação complementar
2014 -
Compilers. (Carga horária: 110h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2018 - 2018
Semana de Planejamento de Ensino, Pesquisa e Extensão 2018/1. (Carga horária: 12h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Semana de Planejamento de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017/1. (Carga horária: 28h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação de Representantes Locais da Comissão de Ética da UTFPR. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Semana de Planejamento de Ensino, Pesquisa e Extensão 2016/02. (Carga horária: 19h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Proc. de aprend. e comu. em Estúdio para aulas EAD. (Carga horária: 4h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2012 - 2012
As Melhores Estratégias para Gestão de Vendas. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos Legais na Gestão Fiscal. (Carga horária: 4h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Gerenciamento Financeiro na Prática. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Oratória: A Comunicação na Profissão. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Encante seu Cliente: O Diferencial é Você. (Carga horária: 4h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Leitura Integral. (Carga horária: 32h). , Programa Integral de Leitura para o Brasil, PILBRA, Brasil.
2011 - 2011
Programação para Android. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Gestão de Equipes. (Carga horária: 12h). , Dual Treinamentos, DUAL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Intro. Alg. de Comp. Natural p. Mineração de Dados. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Aprenda a Investir na Bolsa de Valores. (Carga horária: 10h). , XP Educação, XP EDUCAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Direito Empresarial. (Carga horária: 16h). , Benner Solutions, BENNER, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Web.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Software Dirigido por Modelos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Organização de eventos
BANASZEWSKI, R. ; SILVA, G. C. . VIII Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2019. (Concurso).
BANASZEWSKI, R. ; SILVA, G. C. . VII Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2018. (Congresso).
BANASZEWSKI, R. ; SILVA, G. C. . VI Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2017. (Congresso).
BANASZEWSKI, R. ; SILVA, G. C. . V Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2016. (Congresso).
SILVA, G. C. . Noite de Palestras de TSI. 2015. (Outro).
SILVA, G. C. ; FEDECHEN, E. A. . IV Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2015. (Congresso).
SILVA, G. C. ; FEDECHEN, E. A. . III Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
Semana de Inclusão da UTFPR Guarapuava.Semana de Inclusão. 2016. (Outra).
Semana da Inclusão. 2014. (Outra).
VI Fórum de Tecnologia em Software Livre. 2014. (Outra).
Palestra: Empreendedorismo e inovação na era das redes sociais e startups. 2013. (Outra).
Palestra: Sucesso, Motivação, Relacionamentos e Impactos. 2013. (Outra).
III Workshop Gerência de Projetos de Software. 2011. (Outra).
I Maratona de TI e Programação de Maringá. 2010. (Outra).
V Mostra Tecnológica de Maringá.Otimização de rotas para o transporte de mercadorias. 2010. (Outra).
IV Conferência Latino-americana de Software Livre - Latinoware. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, G. C.; SOARES, P. H.; BANASZEWSKI, R.. Sistema Web Colaborativo de Receitas com Busca Por Ingedientes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; SOARES, P. H.; BANASZEWSKI, R.. Sistema de controle para serviço de inspeção municipal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; SOARES, P. H.; ROHLING, A. J.. Obs-Guarapuava - Sistema para o Observatório Social de Guarapuava do município de Guarapuava - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; SARTORI, L. A. R.. Sistema para gerenciamento de licenças de posse e porte de armas de fogo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; SANTOS, R. B.. PREVCLASS: Sistema para Agilizar o Conselho de Classe em Colégios da Rede Estadual de Ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; NADIN, V.. Nexme! Aplicativo para promoção de eventos e integração social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; RIBAS, L. R.. Imagejs: Plataforma javascript para composição de um minieditor de imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; FEDECHEN, E. A.. Portal da Qualificação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; BANASZEWSKI, R.. Wegoal: Sistema para Gerenciamento e Compartilhamento de Objetivos Financeiros Individuais e Coletivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; FEDECHEN, E. A.. Sistema de Apoio À Gestão do Comércio Eletrônico por Inteligência de Negócios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SILVA, G. C.; MARCZAL, D.. Desenvolvimento de um Sistema para o Gerenciamento do Processo de Trabalho de Conclusão do Curso de TSI da UTFPR Câmpus Guarapuava. 2015.
Orientou
PREVCLASS: Sistema para Agilizar o Conselho de Classe em Colégios da Rede Estadual de Ensino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
Sistema para Automatização de Laudos Periciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
SAMP: SISTEMA DE AMPARO AO PROGRAMADOR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
SISTEMA OBS-GUARAPUAVA - SISTEMA PARA O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
Sistema para o controle de licenças de registros de posse e porte de armas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
IMAGEJS: Plataforma Javascript para Composição de um Mini Editor de Imagens; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
Sistema de Controle para Serviço de Inspeção Municipal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Costa Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, G. C. ; HUZITA, E. H. M. . DiSEN-CI: Um Servidor de Integração Contínua de Modelos. In: IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2013, João Pessoa. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2013.
-
SILVA, G. C. ; BENINCA, R. A. . Um Gerador de Analisador Léxico em Java. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, G. C. . DW3. 2018.
SILVA, G. C. . TSI Racing. 2015.
SILVA, G. C. . Web C. 2014.
SILVA, G. C. . Pong. 2014.
SILVA, G. C. . Simple Compiler Compiler. 2014.
SILVA, G. C. . Controle de redes distribuído autônomo para provedores. 2009.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Um guia simplificado para o TCC, Descrição: Elaboração de um guia simplificado para ser utilizado nas disciplinas de TCC e Metodologia de Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Letícia Correia - Integrante / Bruno Tibola Galdino - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2017 - Atual
Desenvolvimento de um Software Livre para o Observatório Social de Guarapuava, Descrição: O Observatório Social de Guarapuava (OSG) é uma Organização Não Governamental que possui como um de seus objetivos combater a corrupção em todas as suas formas. Uma das atividades do OSG é registrar e analisar informações de todas as sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos vereadores. Atualmente as atividades do OSG são realizadas manualmente em papel e planilhas, o que acarreta um grande volume de trabalho. O presente projeto consiste em desenvolver um software livre para informatizar essas atividades, facilitando o lançamento das informações e a geração de relatórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Roni Banaszewski - Integrante / Diego Marczal - Integrante / Willian Alberto Cruz Castaneda - Integrante.
-
2016 - 2017
Elaboração do Site de TSI, Descrição: O site oficial do curso de TSI da UTFPR é confuso para ser utilizado pelos alunos. O visual do site ainda é bem básico e necessita de melhorias. Ademais, é importante que os sites de hoje estejam preparados para serem visualizados em smartphones.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Diego Marczal - Integrante.
-
2017 - 2018
Desenvolvimento de um Software Livre para o Observatório Social de Guarapuava, Descrição: O Observatório Social de Guarapuava (OSG) é uma Organização Não Governamental que possui como um de seus objetivos combater a corrupção em todas as suas formas. Uma das atividades do OSG é registrar e analisar informações de todas as sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos vereadores. Atualmente as atividades do OSG são realizadas manualmente em papel e planilhas, o que acarreta um grande volume de trabalho. O presente projeto consiste em desenvolver um software livre para informatizar essas atividades, facilitando o lançamento das informações e a geração de relatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Roni Banaszewski - Integrante / Diego Marczal - Integrante / Willian Alberto Cruz Castaneda - Integrante.
-
2017 - Atual
Sistema de controle para serviço de inspeção municipal, Descrição: Atualmente, no município de Guarapuava, o processo para o cadastro e regulamentação de produtores rurais, bem como seus produtos, é feito de forma não informatizada, exigindo que os produtores compareçam à secretaria de agricultura diversas vezes durante as diferentes etapas do processo. O sistema proposto tem como finalidade auxiliar algumas destas etapas, oferecendo ferramentas que irão assistir tanto o produtor, quanto os funcionários da prefeitura. Esperando-se, desta forma, promover maior facilidade em todo o processo de regulamentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Alexandre Karpinski Manikowski - Integrante.
-
2016 - 2017
Elaboração do Site de TSI, Descrição: O site oficial do curso de TSI da UTFPR é confuso para ser utilizado pelos alunos. O visual do site ainda é bem básico e necessita de melhorias. Ademais, é importante que os sites de hoje estejam preparados para serem visualizados em smartphones.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Diego Marczal - Integrante.
-
2019 - Atual
Desenvolvimento de um software para gerenciar a elaboração de laudos periciais balísticos, Descrição: A prova pericial é essencial para o andamento e conclusão de investigações criminais. O laudo é uma variedade de prova, limitado a pareceres técnicos e objetivos, que tem por finalidade esclarecer fatos e seus efeitos. Considerado fundamental e um instrumento para o convencimento, que ele deve ser redigido de forma clara e transparente para o melhor entendimento (PRADO, 2014). No Paraná, existe uma grande carência de profissionais e cada área de atendimento é muito ampla, contribuindo para que os profissionais fiquem sobrecarregados. Isso faz com que hajam atrasos na conclusão dos laudos, podendo atrasar as investigações. Atualmente os peritos utilizam o Word para elaborarem laudos, o que também torna o processo não padronizado, pois cada perito o preenche da sua maneira. O software auxiliará a elaboração de laudos, uma vez que o processo será facilitado. Além disso, os laudos serão padronizados, diminuindo as diferenças de escrita entre os peritos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Milena Mognon - Integrante.
-
2017 - 2018
Desenvolvimento de um Software Livre para o Observatório Social de Guarapuava, Descrição: O Observatório Social de Guarapuava (OSG) é uma Organização Não Governamental que possui como um de seus objetivos combater a corrupção em todas as suas formas. Uma das atividades do OSG é registrar e analisar informações de todas as sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos vereadores. Atualmente as atividades do OSG são realizadas manualmente em papel e planilhas, o que acarreta um grande volume de trabalho. O presente projeto consiste em desenvolver um software livre para informatizar essas atividades, facilitando o lançamento das informações e a geração de relatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Roni Banaszewski - Integrante / Diego Marczal - Integrante / Willian Alberto Cruz Castaneda - Integrante.
-
2017 - Atual
Sistema de controle para serviço de inspeção municipal, Descrição: Atualmente, no município de Guarapuava, o processo para o cadastro e regulamentação de produtores rurais, bem como seus produtos, é feito de forma não informatizada, exigindo que os produtores compareçam à secretaria de agricultura diversas vezes durante as diferentes etapas do processo. O sistema proposto tem como finalidade auxiliar algumas destas etapas, oferecendo ferramentas que irão assistir tanto o produtor, quanto os funcionários da prefeitura. Esperando-se, desta forma, promover maior facilidade em todo o processo de regulamentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Alexandre Karpinski Manikowski - Integrante.
-
2016 - 2017
Elaboração do Site de TSI, Descrição: O site oficial do curso de TSI da UTFPR é confuso para ser utilizado pelos alunos. O visual do site ainda é bem básico e necessita de melhorias. Ademais, é importante que os sites de hoje estejam preparados para serem visualizados em smartphones.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Diego Marczal - Integrante.
-
2019 - 2019
Desenvolvimento de um software para gerenciar a elaboração de laudos periciais balísticos, Descrição: A prova pericial é essencial para o andamento e conclusão de investigações criminais. O laudo é uma variedade de prova, limitado a pareceres técnicos e objetivos, que tem por finalidade esclarecer fatos e seus efeitos. Considerado fundamental e um instrumento para o convencimento, que ele deve ser redigido de forma clara e transparente para o melhor entendimento (PRADO, 2014). No Paraná, existe uma grande carência de profissionais e cada área de atendimento é muito ampla, contribuindo para que os profissionais fiquem sobrecarregados. Isso faz com que hajam atrasos na conclusão dos laudos, podendo atrasar as investigações. Atualmente os peritos utilizam o Word para elaborarem laudos, o que também torna o processo não padronizado, pois cada perito o preenche da sua maneira. O software auxiliará a elaboração de laudos, uma vez que o processo será facilitado. Além disso, os laudos serão padronizados, diminuindo as diferenças de escrita entre os peritos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Milena Mognon - Integrante.
-
2017 - 2019
Sistema de controle para serviço de inspeção municipal, Descrição: Atualmente, no município de Guarapuava, o processo para o cadastro e regulamentação de produtores rurais, bem como seus produtos, é feito de forma não informatizada, exigindo que os produtores compareçam à secretaria de agricultura diversas vezes durante as diferentes etapas do processo. O sistema proposto tem como finalidade auxiliar algumas destas etapas, oferecendo ferramentas que irão assistir tanto o produtor, quanto os funcionários da prefeitura. Esperando-se, desta forma, promover maior facilidade em todo o processo de regulamentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Alexandre Karpinski Manikowski - Integrante.
-
2017 - 2018
Desenvolvimento de um Software Livre para o Observatório Social de Guarapuava, Descrição: O Observatório Social de Guarapuava (OSG) é uma Organização Não Governamental que possui como um de seus objetivos combater a corrupção em todas as suas formas. Uma das atividades do OSG é registrar e analisar informações de todas as sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos vereadores. Atualmente as atividades do OSG são realizadas manualmente em papel e planilhas, o que acarreta um grande volume de trabalho. O presente projeto consiste em desenvolver um software livre para informatizar essas atividades, facilitando o lançamento das informações e a geração de relatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Roni Banaszewski - Integrante / Diego Marczal - Integrante / Willian Alberto Cruz Castaneda - Integrante.
-
2016 - 2017
Elaboração do Site de TSI, Descrição: O site oficial do curso de TSI da UTFPR é confuso para ser utilizado pelos alunos. O visual do site ainda é bem básico e necessita de melhorias. Ademais, é importante que os sites de hoje estejam preparados para serem visualizados em smartphones.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Diego Marczal - Integrante.
-
2019 - 2019
Desenvolvimento de um software para gerenciar a elaboração de laudos periciais balísticos, Descrição: A prova pericial é essencial para o andamento e conclusão de investigações criminais. O laudo é uma variedade de prova, limitado a pareceres técnicos e objetivos, que tem por finalidade esclarecer fatos e seus efeitos. Considerado fundamental e um instrumento para o convencimento, que ele deve ser redigido de forma clara e transparente para o melhor entendimento (PRADO, 2014). No Paraná, existe uma grande carência de profissionais e cada área de atendimento é muito ampla, contribuindo para que os profissionais fiquem sobrecarregados. Isso faz com que hajam atrasos na conclusão dos laudos, podendo atrasar as investigações. Atualmente os peritos utilizam o Word para elaborarem laudos, o que também torna o processo não padronizado, pois cada perito o preenche da sua maneira. O software auxiliará a elaboração de laudos, uma vez que o processo será facilitado. Além disso, os laudos serão padronizados, diminuindo as diferenças de escrita entre os peritos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Milena Mognon - Integrante.
-
2017 - 2019
Sistema de controle para serviço de inspeção municipal, Descrição: Atualmente, no município de Guarapuava, o processo para o cadastro e regulamentação de produtores rurais, bem como seus produtos, é feito de forma não informatizada, exigindo que os produtores compareçam à secretaria de agricultura diversas vezes durante as diferentes etapas do processo. O sistema proposto tem como finalidade auxiliar algumas destas etapas, oferecendo ferramentas que irão assistir tanto o produtor, quanto os funcionários da prefeitura. Esperando-se, desta forma, promover maior facilidade em todo o processo de regulamentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Alexandre Karpinski Manikowski - Integrante.
-
2017 - 2018
Desenvolvimento de um Software Livre para o Observatório Social de Guarapuava, Descrição: O Observatório Social de Guarapuava (OSG) é uma Organização Não Governamental que possui como um de seus objetivos combater a corrupção em todas as suas formas. Uma das atividades do OSG é registrar e analisar informações de todas as sessões da Câmara Municipal de Guarapuava, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos vereadores. Atualmente as atividades do OSG são realizadas manualmente em papel e planilhas, o que acarreta um grande volume de trabalho. O presente projeto consiste em desenvolver um software livre para informatizar essas atividades, facilitando o lançamento das informações e a geração de relatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Roni Banaszewski - Integrante / Diego Marczal - Integrante / Willian Alberto Cruz Castaneda - Integrante.
-
2016 - 2017
Elaboração do Site de TSI, Descrição: O site oficial do curso de TSI da UTFPR é confuso para ser utilizado pelos alunos. O visual do site ainda é bem básico e necessita de melhorias. Ademais, é importante que os sites de hoje estejam preparados para serem visualizados em smartphones.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme da Costa Silva - Coordenador / Diego Marczal - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Tribunal de Justiça do Piauí (PI). , Avenida Manoel Lourenço Cavalcante, Nova Corrente, 64980000 - Corrente, PI - Brasil, Telefone: (89) 99420013
Experiência profissional
2017 - 2023
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor classe B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2017
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor classe A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2017 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Representante Local da Comissão de Ética da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
-
05/2017 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Comitê Interno para Eventos Científicos do Câmpus Guarapuava.
-
08/2016 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Responsável pelas Atividades Complementares do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
03/2015 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
03/2015 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, NDE do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
08/2014 - 09/2023
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Programação, Linguagem de Programação I, Programação para Internet I, Tópicos Especiais em Computação, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
08/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Comissão de Jubilamento do Câmpus Guarapuava.
-
11/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Comissão de Atualização do PLANCAP.
-
12/2015 - 08/2017
Direção e administração, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Substituto do Coordenador do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
11/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Comissão de Seleção das Propostas Submetidas ao Edital 015-2015/PROGRAD.
-
03/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Comissão de Readequação da Matriz Curricular do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
02/2015 - 12/2015
Direção e administração, Campus Guarapuava.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
-
09/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava- PR.,Cargo ou função, Comissão de Fiscalização do Restaurante Universitário.
-
04/2014 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarapuava- PR.,Cargo ou função, Comissão de Delineamento para Oferta de Pós-Graduação da Coordenação do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet.
-
02/2014 - 08/2014
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Internet I, Programação para Internet II, Trabalho de Conclusão de Curso I
2013 - 2014
Centro Universitário IngáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Atividades
-
07/2013 - 01/2014
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Banco de Dados I, Banco de Dados II, Informática para Engenharia, Introdução a Computação, Redes de Computadores
2013 - 2013
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Formador EAD-40, Carga horária: 16
Atividades
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Avançada (Java)
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação I (Java), Programação II (Java), Programação III (PHP)
2009 - 2010
Benner SolutionsVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 30
Outras informações:
Benner: Desenvolvedor Delphi e Visual Basic
2023 - Atual
Tribunal de Justiça do Piauí (PI)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Justiça e Avaliador, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme da Costa Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?