Luís Gustavo Alexandre da Silva

Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Mestre em Educação (2004) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura - Nedesc (2022-2026), membro da Rede de Planejamento e Gestão Educacional - Replag e da Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional - REIPEGE. Presidente da Comissão de Autoavaliação e Acompanhamento de Egressos - PPGE/UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Gestão Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2005 - 2009

Universidade Federal de Goiás
Título: Cultura e Instituição escolar: os processos de dominação, a organização, a gestão e as práticas docentes
, Ano de obtenção: 2009. João Ferreira de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura da escola.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2002 - 2004

Universidade Federal de Goiás
Título: As mudanças na gestão e organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia de reforma
, Ano de Obtenção: 2004.João Ferreira de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão escolar; Democracia;Burocracia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional. Setores de atividade: Educação.

Graduação em História Bacharelado e Licenciatura

1995 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado

2015 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Políticas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico.

Organização de eventos

SILVA, L. G. A. . XIX Simpósio da Faculdade de Educação da UFG. 2010. (Outro).

Participação em eventos

XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O processo de reforma educacional no sistema estadual de ensino de Goiás: da indução a cultura de avaliação às contradições na gestão dos processos educativos e no trabalho do diretor escolar. 2021. (Simpósio).

XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste.Sistema Estadual de Ensino de Goiás: o processo de reforma educacional e seus efeitos sobre a gestão escolar e o trabalho do diretor. 2020. (Outra).

39ª Reunião Nacional da ANPEd.Painel Temático - Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes oficiais e seus desdobramentos em escolas. 2019. (Outra).

XXIV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2019. (Simpósio).

XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O processo de reforma educacional e seus desdobramentos na gestão da escola pública no sistema estadual de educação de Goiás. 2019. (Simpósio).

XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Estado, reformas e gestão dos sistemas públicos de educação: uma revisão de literatura dos artigos científicos publicados sobre a questão (2003-2014). 2017. (Congresso).

V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Estado, Reformas e Gestão da Educação: uma revisão de literatura sobre o avanço dos procedimentos gerenciais e do poder das instituições privadas no campo educacional. 2016. (Congresso).

37ª Reunião Anual da Anped. 2015. (Congresso).

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Organização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação em Goiás. 2013. (Simpósio).

Seminário Políticas e Gestão da Educação: atuais desafios. 2012. (Seminário).

VIII Encontro Regional da Anpae Sudeste.Gestão escolar: o paradigma gerencial e o trabalho do dirigente escolar em Goiás. 2012. (Encontro).

VII Seminário da Anpae Centro-Oeste.Pesquisas no Centro-Oeste. 2012. (Seminário).

34ª Reunião Anual da Anped.Cultura, participação e prática docente: reflexões e desafios para a escola pública. 2011. (Outra).

33ª Reunião Anual da Anped. Gestão escolar democrática: uma análise dos limites culturais a serem superados em um contexto tradicional. 2010. (Congresso).

32ª Reunião Anual da Anped.Cultura e Instituição escolar: os processos de dominação e as práticas docentes. 2009. (Outra).

20 anos da Constituição Federal: avanços e recuos no campo da Educação. 2008. (Outra).

XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisa da FE/UFG - Educação e Sociedade.A cultura e a organização da escola. 2008. (Simpósio).

I Conferência Municipal de Educação Básica.Democracratização da gestão e qualidade social da educação. 2007. (Outra).

II Ciclo de Palestras do Estágio Supervisionado da UEG - Pires do Rio.Plano de Desenvolvimento da Escola e suas aplicações na gestão da escola. 2007. (Outra).

II Encontro de Política e Administração da Educação do Tocantins.A Gestão e a Organização da Escola: perspectivas e desafios. 2007. (Encontro).

III Semana de Educação da Faculdade Araguaia.Educação e participação: PPP e PDE modelos de gestão em conflito. 2007. (Outra).

IV Semana Universitária e II Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas de Mineiros.PDE - Trabalho pedagógico e participação. 2007. (Encontro).

Palestra Magna do escritor Fernando Morais. 2007. (Outra).

Reuniões do grupo de pesquisa - A qualidade da educação básica no Estado de Goiás. 2007. (Encontro).

29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG. 2006. (Simpósio).

28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

28º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

Educação Brasileira hoje: Formas e reformas. 2005. (Seminário).

IX Seminário da Anpae - Sudeste - Educação Brasileira, hoje: Formas e reformas.As mudanças na organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia da reforma.. 2005. (Seminário).

Semana Academica do curso de Pedagogia - Fafich.Mini curso: Projeto político pedagógico. 2005. (Encontro).

Formação e profissionalização docente frente aos desafios da educação escolar.Mini curso: Gestão escolar. 2004. (Seminário).

III Seminário da Linha de Pesquisa - Formação e Profissionalização Docente. 2004. (Seminário).

IV Seminário da Anpae/Encontro Estadual da Anfope. 2004. (Seminário).

Palestra: As mudanças na gestão e organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia de reforma.As mudanças na gestão e organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia de reforma. 2004. (Encontro).

Educação Brasileira: Desafios e oportunidades de transição. 2003. (Seminário).

XIII Simpósio de estudos e pesquisas educacionais - Educação e Cultura.Adesão e resistência dos educadores ao modelo de gestão técnico-racional no cotidiano da escola pública em Goiás. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Elisane Silva Alves

SILVA, L.G.A. Gestão democrática e gerencialismo a percepção dos diretores das escolas estaduais da coordenação regional de Goiânia estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thaís Tolentino Santos Souza

ASSIS, L. M.; GABASSA, V.;SILVA, L. G. A.. Avaliação externa e qualidade da educação básica: concepções e práticas em disputa. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Lázara Lisboa da Costa Mendonça

SILVA, L. G. A.; BRZEZINSKI, I.; ARAUJO, D. S.. A gestão da escola pública no Sistema Municipal de Goianésia-GO. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Meire Lúcia Andrade da Silva

ASSIS, L. M.; DOURADO, L. F.; LAGARES, R.;SILVA, L.G.A; GOMES, M. P.. Cumprimento da Gestão Democrática em planos municipais de educação no Estado do Tocantins: Indicadores, Interveniências e Resultados. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

AMARAL, N. C.; OLIVEIRA, João Ferreira; DOURADO, L. F.; FERREIRA, J. R. R.;SILVA, L. G. A.. Estado e Planejamento educacional no contexto do federalismo: o processo de elaboração dos planos municipais de educação em Goiás. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jacira Garcia Gaspar

OLIVEIRA, J. F.;SILVA, L. G. A.; FERREIRA, S.. O papel do ensino superior em Araguaína-TO. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Suely Pereira de Sousa

SILVA, L.G.A. A reforma educacional Pacto pela Educação no Estado de Goiás: as implicações no trabalho docente. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: HEMANUELLE DI LARA SIQUEIRA JACOB

SILVA, L.G.A. O novo Ensino Médio: implementação e implicações no CEPI Professor Pedro Gomes. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Meire Lúcia Andrade da Silva

ASSIS, L. M.;SILVA, L.G.A; DOURADO, L. F.; LAGARES, R.; GOMES, M. P.. Cumprimento da Gestão Democrática em planos municipais de educação no Estado do Tocantins: Indicadores, Interveniências e Resultados. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

DOURADO, L. F.; AMARAL, N. C.; OLIVEIRA, J. F.;SILVA, L. G. A.. O processo de elaboração dos planos municipais de educação em Goiás (2014-2015)/; um estudo de caso múltiplo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Elisane Silva Alves

MORAES, Karine Nunes;SILVA, Luís Gustavo A.; MARQUES, L.. Gestão Democrática e Gerencialismo em escolas estaduais da regional de Goiânia ? a percepção de gestores. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thaís Tolentino Santos Souza

ASSIS, L. M.; GABASSA, V.;SILVA, L. G. A.. Avaliação Externa em larga escala e qualidade da educação na visão dos professores: concepções teóricas e políticas em disputa. 2019.

Aluno: Ricardo Conceição Moraes

ASSIS, Lúcia Maria de; BARRA, V. M. L.;SILVA, L. G. A.. Conselho Municipal de Educação do Município de Rio Verde - Goiás e sua concepção de educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Lázara Lisboa da Costa Mendonça

ARAUJO, D. S.; BRZEZINSKI, I.;SILVA, L. G. A.. As contribuições da gestão democrática para a qualidade do processo ensino-aprendizagem: o olhar do diretor. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Yasmin Vitória Jubé

MUNDIM, M. A.;SILVA, L.G.A. O Neoliberalismo e o gerencialismo como imperativos da reforma educacional no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Wanessa Tavares Silva

SILVA, L. G. A.; OLIVEIRA, João Ferreira. As concepções de gestão escolar nos artigos publicados pela RBPAE da ANPAE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Leia Cristina Fernandes Toledo

SILVA, L. G. A.; OLIVEIRA, João Ferreira. Educação Infantil no Brasil: as concepções presentes nas políticas, programas e ações no período de 2003 a 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Magnum José Fernandes de Souza

SILVA, L. G. A.; BORGES, M.. Entre o professor e o profissional: nos caminhos e descaminhos da profissão de Educação Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado.

Aluno: Elenice Maria Guerra de Melo

NUNES, Denise Vieira; SILVA, Yara Oliveira;SILVA, L. G. A.. Formação de professores frente aos desafios da sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado.

Aluno: SILMARA RODRIGUES DA SILVA

SILVA, L. G. A.; RODRIGUES, Wanderlan; NUNES, Denise Vieira. Gestão democrática e escola pública em Goiás. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado.

Aluno: LUCIANA DE OLIVEIRA PRADO

SILVA, L. G. A.; RODRIGUES, Wanderlan; AMORIM, Eron. A educação brasileira sob o regime militar:autoritarismo versus democracia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado.

Aluno: Susana Martins de Oliveira

SILVA, Yara Oliveira; NUNES, Denise Vieira;SILVA, L. G. A.. As competências mais relevantes para o exercício da docência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado.

SILVA, L. G. A.. Banca de Avaliação de Trabalhos apresentados na IV Semana Universitária. 2007. Fundação de Ensino Superior de Mineiros.

Orientou

Elivânia Souza Mendonça

O papel do coordenador administrativo e financeiro na gestão escolar: uma análise das escolas estaduais de anos finais do ensino fundamental em Goianésia; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Daiana Pires Tizzo

O papel do tutor educacional na gestão escolar: os dilemas e contradições no papel do tutor educacional nas escolas públicas estaduais em Goiás no contexto do Programa Jovem de Futuro/Circuito de Gestão; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Izadora Sarmento Loureiro Pedrosa

Educação Escolar e Neoliberalismo: para onde vão os estudos no Brasil; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

ISADORA DE SOUZA NEIVA

A influência dos parâmetros gerenciais no processo de provimento da função de diretor escolar no sistema estadual de ensino de Goiás; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Hélen Consuelo Delmondes

; A atuação do diretor escolar nas escolas municipais de Goiânia e os desafios para a efetivação da gestão democrática; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Fernanda Juliano da Silva Altino

Gestão democrática nos Planos Nacionais de Educação: revisão sistemática de literatura entre os anos 2001 a 2024; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Carlos Antônio Fortuna Carvalho

Educação como instrumento de hegemonia: a análise das contradições e disputas pelo controle da hegemonia materializadas na Conae/2010 e no Plano Nacional de Educação 2014-2024; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Daiana Pires Tizzo

Trabalho do tutor educacional como formador no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no sistema de ensino regular do Estado de Goiás; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

ALICE DA SILVA CASTRO

O Neoliberalismo na escola: a terceira via e os reflexos do projeto agrinho; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Gabriela Botelho

Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor: o trabalho do diretor escolar em análise; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Valéria Pereira da Silva Sanches

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Elis Regina Dantas

A importância da família no desenvolvimento da aprendizagem dos filhos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Helena Cristina Santana Santos

A importância da participação dos pais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Reyssa Afonso Aquino

O papel da gestão escolar democrática para intensificar a participação da comunidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Gabriela Carvalho Maurício Vaz de Resende

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e a perspectiva da gestão democrática; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Andréia Batista de Menezes

A família e a escola no processo da educação infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Elziene Franco Monteiro de Lima

Formação Continuada em Serviço: uma análise da eficácia do curso na prática docente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Lidiana Ferreira da SIlva

A desvalorização docente e a síndrome de Burnout; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafich; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Andréia Carvalho Mendes Mendonça

Profissão docente nos dias atuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Keila Dias Campos

A ideologia de Paulo Freire; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Eliene Sousa Pereira Dias

As diferentes qualificações para a participação dos pais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Jovair Barbaresco

O Plano Nacional de Educação: uma análise das concepções de gestão em disputa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Welida Alves da Cruz Andrade

O perfil do gestor frente ao processo de reforma gerencial e as implicações disso na gestão democrática; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafich; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Gizele Garcia Borges Silva

O Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Politico Pedagógico na escola pública: a disputa entre projetos de sociedade divergentes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafich; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

MARIA LÚCIA DE SOUSA CARVALHO

Gestão Escolar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

IVONE RODRIGUES DA SILVA

O papel do diretor na gestão escolar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

ANALZIRA APARECIDA DE MATOS BARROS

Gestão e política educacional: uma análise do projeto político-pedagógico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafich; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Vanusa Lopes da Silva

Gestão escolar no colégio estadual; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafich; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Mônica Angélica de Oliveira Marinho

Políticas educacionais e gestão dos sistemas municipais de educação em Goiás; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Wagner Santos Luiz

Políticas públicas educacionais e a gestão dos sistemas municipais de educação em Goiás; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Gustavo Alexandre da Silva;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, ANA PAULA ; SILVA, LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA ; ECHALAR, ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO . A descentralização do ensino em um município goiano: contextos de uma autonomia relativa. REVISTA INTERTERRITÓRIOS , v. 11, p. 01-25, 2025.

  • BOTELHO, G. ; SILVA, L. G. A. . Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor: o trabalho do diretor escolar em análise.. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 16, p. 1-21, 2022.

  • SILVA, LUÍS GUSTAVO A. ; TIZZO, D. . O Trabalho do Tutor Educacional no Sistema Estadual de Ensino de Goiás. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 47, p. 779-794, 2022.

  • SILVA, L. G. A. ; REIS, G. . Os efeitos da descentralização na gestão da escola pública e no trabalho do diretor em tempos de reforma educacional. CADERNOS DE PESQUISA , v. 28, p. 303-319, 2021.

  • SILVA, LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE ; TEIXEIRA, RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES . REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO: DO ENFRAQUECIMENTO DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ÀS CONTRADIÇÕES NA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 37, p. 303-319, 2021.

  • SILVA, LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA . n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 13, p. 01-19, 2019.

  • SILVA, LUIS GUSTAVO A. ; TEIXEIRA, R. A. G. . A reforma educacional no sistema estadual de ensino de Goiás: as contradições do processo de responsabilização na gestão da escola e no trabalho do diretor. Revista de Estudos Aplicados em Educação , v. 4, p. 109-123, 2019.

  • SILVA, Luís Gustavo A. ; FERREIRA, SUELY . Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano de Ações Articuladas: interferências e contradições do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE) , v. 26, p. 1108-1127, 2018.

  • SILVA, L. G. A. . O Plano de Ações Articuladas e o regime de colaboração: promessas não cumpridas de fortalecimento das relações de colaboração entre os municípios e a União. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 33, p. 337, 2017.

  • SILVA, LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA ; SAMPAIO, CÉSAR LUIS . Trabalho e autonomia do coordenador pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no Estado de Goiás. Ensaio (Rio de Janeiro. Online) , v. 23, p. 964-983, 2015.

  • SILVA, L. G. A. ; FERREIRA, S. ; OLIVEIRA, João Ferreira . O planejamento educacional no Brasil: políticas, movimentos e contradições na gestão dos sistemas municipais. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 30, p. 79-95, 2014.

  • SILVA, L. G. A. ; ALVES, Miriam Fábia . Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes a gestão, a autonomia e a organização do trabalho escolar. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 28, p. 665-681, 2012.

  • SILVA, L. G. A. . OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL. Inter-ação (Goiânia) , v. 36, p. 225-244, 2011.

  • SILVA, L. G. A. . Participação e prática docente: reflexões e desafios para a escola pública. Educativa (Goiânia. Online) , v. 14, p. 341-357, 2011.

  • SILVA, L. G. A. . Formação docente e transformação social: uma crítica ao conceito de professor-reflexivo. Goyases: revista de ciências humanas da FAFICH , v. 02, p. 49-68, 2009.

  • SILVA, L. G. A. . Cultura e instituição escolar: os processos de dominação, a organização, a gestão e as práticas docentes. Linhas Críticas (UnB) , v. 15, p. 307-326, 2009.

  • SILVA, L. G. A. . Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa. Linhas Críticas (UnB) , v. 13, p. 161-320, 2008.

  • SILVA, L. G. A. . As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma. Linhas Críticas (UnB) , v. 11, p. 265-284, 2005.

  • TEIXEIRA, R. A. G. ; SILVA, L.G.A . Perfil do diretor escolar. 1. ed. Goiânia: Cegraf, 2025. 89p .

  • SILVA, LUÍS GUSTAVO A. ; TEIXEIRA, R. A. G. . A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2022. 150p .

  • SILVA, L. G. A. . Gestão de Sistemas Públicos de Educação. 1. ed. Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2017. 248p .

  • SILVA, L. G. A. . Formação de Gestores: Teoria e prática. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC-GO, 2011. v. 500. 184p .

  • SILVA, L. G. A. . Os processos de dominação na escola pública. Goiania: Editora da Universidade Católica, 2009. 240p .

  • SILVA, L. G. A. . Educação e Participação. 1. ed. Goiania: Editora da UFG, 2006. v. 300. 195p .

  • SILVA, L. G. A. ; FERREIRA, S. . Plano de ações articuladas: impactos e contradições na Gestão dos sistemas municipais de educação em Goiás. In: Luis Gustavo Alexandre da Silva. (Org.). Gestão de Sistemas Públicos de Educação. 1ed.Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 89-111.

  • SILVA, L. G. A. ; FERREIRA, S. . Planejamento educacional e a Formação continuada dos dirigentes municipais de educação: contradições e limites do Pradime como processo formativo. In: Luis Gustavo Alexandre da Silva. (Org.). Gestão de Sistemas Públicos de Educação. 1ed.Campinas - São Paulo: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 201-220.

  • SILVA, L. G. A. ; ALVES, M. F. ; FERREIRA, S. . Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME: entre a intencionalidade e a responsabilização educacional. In: FERREIRA, Suely.. (Org.). Políticas e Gestão da Educação nos municípios goianos: planejamento, financiamento e carreira docente. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. , p. 7-251.

  • SILVA, L. G. A. . O conselho escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SILVA, Carlos Cardoso; ROSA, Sandra Valéria Limonta. (Org.). Anos Iniciais do Ensino Fundamental: política, gestão, formação de professores e ensino. 1ed.Campinas-SP: Mercado da Letras, 2015, v. , p. 85-105.

  • FERREIRA, S. ; OLIVEIRA, J. F. ; SILVA, L. G. A. . Gestão e qualidade na educação municipal no Brasil: impasses, desafios e perspectivas. In: LAGARES, R.; ROCHA, D.; OLIVEIRA, J.F. (Org.). Educação no Território Municipal: planejamento, gestão e currículo. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico,, 2015, v. , p. 41-68.

  • SILVA, L. G. A. ; ASSIS, Lúcia Maria de ; OLIVEIRA, J. F. . A gestão escolar no contexto atual: o paradigma gerencial e o trabalho do dirigente escolar em Goiás. In: OLIVEIRA, João F.; OLIVEIRA, Dalila; VIEIRA, Lívia. (Org.). Trabalho Docente na Educação Básica em Goiás. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. , p. 197-217.

  • SILVA, L. G. A. . Contrato, carreira e remuneração docente em Goiás. In: OLIVEIRA, João F.; OLIVEIRA, Dalila; VIEIRA, Lívia. (Org.). Trabalho Docente na Educação Básica em Goiás. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. , p. 97-114.

  • SILVA, L. G. A. ; SILVA, Andréia Ferreira ; REIS, Geovana ; LOUREIRO, Walderes ; MORAES, Karine Nunes ; Oliveira ; JESUS, Janaína Cristina . A qualidade da educação básica no município de Goiânia. In: SILVA, Andréia Ferreira; OLIVEIRA, João Ferreira; LOUREIRO, Walderês Nunes. (Org.). A qualidade da educação básica municipal: sistemas e as escolas em Goiás. São Paulo: Xamã, 2009, v. , p. 123-149.

  • SILVA, L. G. A. ; RODRIGUES, Cleide A. C. ; SOUZA ; TERRA, W. A. . Escolas gerenciadas: cotidiano, tensões e produção do trabalho escolar. In: Marilia Fonseca; Mirza Seabra Toschi; João Ferreira de Oliveira. (Org.). Escolas Gerenciadas - Planos de Desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. 01ed.Goiania: Editora da Universidade Católica de Goias, 2004, v. 01, p. 165-187.

  • SILVA, Luís Gustavo A. . La gestión democrática en las Escuelas Públicas Brasileñas. Dirección y Liderazgo Educativo, 18 jan. 2023.

  • SILVA, L. G. A. ; CATANI, A. M. . Estado, reformas e gestão dos sistemas públicos de educação: uma revisão de literatura dos artigos científicos publicados sobre a questão (2003-2014). In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa - PB. Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção, 2017. v. 45. p. 636-645.

  • SILVA, L. G. A. ; CATANI, A. M. . Estado, Reformas e Gestão da Educação: uma revisão de literatura sobre o avanço dos procedimentos gerenciais e do poder das instituições privadas no campo educacional. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política da gestão e educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: Biblioteca Anpae, 2016. v. 41.

  • FERREIRA, S. ; SILVA, L. G. A. . Sistemas Municipais de Educação e os desafios na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade. In: IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae São Paulo, 2014, São Paulo. Gestão de sistemas e instituições de ensino: políticas e práticas profissionais. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, 2014. p. 1177-1189.

  • SILVA, L. G. A. ; FERREIRA, S. . Organização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social, 2013.

  • SILVA, L. G. A. ; OLIVEIRA, João Ferreira ; ASSIS, Lúcia Maria de . Gestão Escolar: o paradigma gerencial e o trabalho do dirigente escolar em Goiás. In: VIII Encontro Regional da Anpae Sudeste, 2012, Campinas. Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo de pesquisa e para os profissionais da Educação. Campinas: Editora Martingraf Grafica e Editora Ltda, 2012.

  • SILVA, L. G. A. . Cultura, participação e prática docente: reflexões e desafios para a escola pública. In: 34ª Reunião Anual da Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social, 2011.

  • SILVA, L. G. A. . Gestão escolar democrática: uma análise dos limites culturais a serem superados em um contexto tradicional. In: 33ª Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

  • SILVA, L. G. A. . Cultura e Instituição escolar: os processos de dominação e as práticas docentes. In: 32ª Reunião Anual da Anped, 2009, Caxambu. 32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação, 2009.

  • SILVA, L. G. A. . Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. Educação, Ética e Democracia. Cuiabá: Gráfica da UFMT, 2006.

  • SILVA, L. G. A. . Sistema Estadual de Ensino de Goiás: o processo de reforma educacional e seus efeitos sobre a gestão escolar e o trabalho do diretor. In: XV Reunião Regional da Anped Centro Oeste (ANPED-CO), 2020, Uberlândia - MG. XV Reunião Regional da Anped Centro Oeste (ANPED-CO), 2020.

  • SILVA, Luís Gustavo A. . O processo de reforma educacional e seus desdobramentos na gestão da escola pública no sistema estadual de educação de Goiás. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e Gestão da Educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social, 2019, Curitiba. Política e Gestão da Educação Básica. Curitiba: Editora da Anpae, 2019. v. II. p. 69-72.

  • SILVA, L. G. A. . A cultura e a organização da escola. In: XVII Simpósio de estudos e pesquisas da Faculdade de Educação/UFG, 2008, Goiania. Educação e Sociedade - Sentidos da formação humana. Goiania: Editora da UFG, 2008.

  • SILVA, C. C. S. ; SILVA, LUIS GUSTAVO A. . Experiências e vivências de aprendizagem no Senac. In: 15º Compeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Ertensão UFG, 2018, Goiânia. 15º Compeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Ertensão UFG. Goiânia: Editora da UFG, 2018. p. 44-46.

  • SANTOS, K. G. M. ; SILVA, LUIS GUSTAVO A. . Vivências significativas no estágio não-obrigatório para a formação docente. In: 15º Compeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Ertensão UFG, 2018, Goiânia. 15º Compeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Ertensão UFG, 2018. p. 62-64.

  • SILVA, L. G. A. . IX Seminário da Anpae Sudeste - Educação Brasileira, hoje: Formas e reformas. In: IX Seminário da Anpae - Sudeste - Educação Brasileira, hoje: Formas e reformas, 2005, Piracicaba. As mudanças na gestão e organização da escola. Piracicaba: Universidade Metodista, 2005.

  • SILVA, L. G. A. . XIII Simpósio de estudos e pesquisas educacionais - Educação e Cultura. In: XIII Simpósio de estudos e pesquisas educacionais - Educação e Cultura, 2003, Goiania. Educação e Cultura. Goiania: Editora da UFG, 2003.

  • TIZZO, D. ; SILVA, L. G. A. . O Trabalho do Tutor Educacional no Sistema Estadual de Ensino de Goiás. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , 2022.

  • SILVA, L. G. A. . O processo de reforma educacional no sistema estadual de ensino de Goiás: da indução a cultura de avaliação às contradições na gestão dos processos educativos e no trabalho do diretor escolar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. G. A. . Sistema Estadual de Ensino de Goiás: o processo de reforma educacional e seus efeitos sobre a gestão escolar e o trabalho do diretor. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Luís Gustavo A. . O processo de reforma educacional e seus desdobramentos na gestão da escola pública no sistema estadual de educação de Goiás. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Luís Gustavo A. . Painel Temático: Política e Gestão da Educação Básica: diretrizes oficiais e seus desdobramentos em escolas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. G. A. ; TEIXEIRA, R. A. G. . A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública. Curitiba: Appris, 2022 (Livro (no prelo)).

Outras produções

SILVA, L. G. A. ; ECHALAR, J. ; TEIXEIRA, R. A. G. ; ASSIS, Lúcia Maria de ; LIMA, D. C. . Projeto de Autoavaliação e Acompanhamento de Egressos do PPGE/FE/UFG. 2024.

LIMA, D. C. ; MACHADO, E. C. O. ; TOASSA, G. ; SILVA, L. G. A. . Guia de Integridade Científica do PPGE/FE/UFG. 2023.

SILVA, L. G. A. ; AFONSO, Hamilton ; BIONE, Marcelo Mara . Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2006.

SILVA, L. G. A. . Avaliação Institucional - Unitins. 2001.

SILVA, L. G. A. . Band Eleições - Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, D. C. B. P. ; TOASSA, G. ; MACHADO, E. C. O. ; SILVA, L.G.A . Guia de integridade científica do PPGE/UFG/UFG. 2023. (Manual Técnico).

SILVA, L. G. A. . Desafios da gestão escolar na pandemia da Covid19: relatos de experiências de diferentes contextos. 2023. (Parecer periódico).

SILVA, L. G. A. . Organização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação em Goiás. 2016. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. G. A. . Curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    O perfil dos diretores escolares e a gestão da escola pública no sistema estadual de ensino de Goiás, Descrição: Este estudo pretende analisar questões referentes aos temas diretores escolares, gestão da escola e reforma educacional visando apreender o movimento e as contradições inerentes à implementação de políticas públicas articuladas à um processo de reforma da educação constituída pela introdução dos princípios da nova gestão pública, da reconfiguração dos procedimentos de avaliação e da reestruturação curricular com significativos efeitos sobre a gestão da escola e o perfil do diretor escolar pertencente ao sistema estadual de ensino de Goiás. Nesse contexto, o papel do diretor escolar torna-se ainda mais complexo, sendo obrigado a se adaptar às orientações gerenciais estabelecidas pelos órgãos de regulação, responder aos compromissos administrativos, distribuir o coletivo escolar na nova estrutura organizacional, submeter a comunidade escolar aos procedimentos avaliativos, motivar os docentes a elaborarem projetos pedagógicos e buscar parcerias com o setor privado para financiar os eventos pedagógicos da escola. Assim, a pesquisa tem por objetivo investigar o perfil do diretor escolar e a gestão da escola no contexto de reforma educacional no sistema estadual de ensino de Goiás, bem como, compreender os efeitos do processo de reforma no perfil do diretor e na condução da gestão das escolas pertencentes ao sistema estadual de ensino de Goiás.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Coordenador / Cesar Luis Sampaio - Integrante / Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2018 - 2021

    O processo de reforma educacional e os impactos sobre a gestão da escola pública no sistema estadual de educação em Goiás, Descrição: Este estudo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar, visando a apreender o movimento e as contradições inerentes à implementação, na escola pública estadual, de um processo de reforma educacional permeado pela introdução dos princípios da nova gestão pública, da reestruturação curricular e da reconfiguração dos procedimentos de avaliação. Para identificar com maior precisão o objeto da pesquisa, a investigação tem como base a análise dos seguintes documentos oficiais: o Programa Reconhecer, as diretrizes avaliativas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e o Currículo-Referência do sistema estadual de ensino. Esses documentos foram elaborados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) destinados a regulamentar a gestão do sistema, a avaliação e o currículo implementados nas escolas públicas estaduais.Diante desse contexto de reforma foram levantados questionamentos sobre as reais possibilidades do Programa Reconhecer, do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e do Currículo-Referência constituírem um modelo de organização curricular, avaliativo e de gestão realmente eficiente e capaz de cumprir seus objetivos de melhorar a aprendizagem dos alunos diante da atual estrutura de funcionamento do sistema estadual de educação de Goiás e da perspectiva de planejamento contida nos planos divulgados pelo governo estadual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Coordenador / Geovana Reis - Integrante / Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estado, Reformas e Gestão dos Sistemas Públicos de Educação: Concepções, embates e perspectivas, Descrição: Trata-se de uma pesquisa integrada entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de São Paulo, sob a coordenação geral dos professores João Ferreira de Oliveira (UFG); Nelson Cardoso Amaral (UFG) e Afrânio Mendes Catani (USP) - Interlocutor do Grupo de Pesquisa da FEUSP. O projeto teve início em 2012 e deverá ser concluído no final de 2015. É financiado pelo CNPq/CAPES no âmbito da Ação Transversal nº 06/2011 ? Casadinho/Procad. A pesquisa Estado, Reformas e Gestão dos Sistemas Públicos de Educação: Concepções, embates e perspectivas tem como objetivo realizar uma ampla revisão de literatura referente ao tema gestão da educação, em especial, apreender a concepção de estado e de gestão presente no processo de reforma administrativa gerencial brasileira, bem como os embates e perspectivas concernentes ao conceito de gestão e gestão da educação instituído no processo de reforma educacional e na consolidação dos sistemas públicos de educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Coordenador.

  • 2013 - 2017

    Organização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação em Goiás, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a organização e a gestão dos municípios goianos que possuem institucionalizados seus Sistemas Municipais de Educação (SMEds) e, como as políticas para educação básica a partir da década de 2000, especificamente o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação vem sendo utilizado na gestão da educação pelo município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Coordenador / Suely Ferreira - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Gerencialismo na escola pública: um estudo sobre as mudanças na gestão e organização das escolas vencedoras do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar questões referentes ao tema da gestão e da organização da escola, visando apreender o movimento, as contradições e o processo de hegemonia inerentes à implementação na escola pública de um modelo gerencial de organização, de gestão e de controle da produção do trabalho escolar. Nesse sentido, pesquisar a organização e a gestão escolar implica compreender a concepção de educação e a lógica que fundamenta a dinâmica escolar. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar torna-se fundamental para a pesquisa, porque constitui uma referência de organização e de gestão para a escola pública fundamentada nos princípios de eficiência e de eficácia no trabalho docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Coordenador / ALVES, Miriam Fábia - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando os seus atores, o que fazem e em que condições se realiza o trabalho nas Escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. A instituição proponente é a UFMG. A pesquisa abrangerá municípios e capitais de sete estados, inclusive Goiânia. A coordenação Geral será da profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira (UFMG) e a Coordenação no Estado de Goiás será do Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    A Qualidade na Educação Básica Municipal: os sistemas e as escolas municipais, Descrição: A pesquisa objetiva estudar a qualidade da educação básica municipal em municípios goianos que tenham instituições de Ensino Superior que ofereçam cursos de licenciatura plena regulares e interesse em participar da pesquisa. O estudo se concretizará por meio da análise dos sistemas e escolas municipais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Geovana Reis - Integrante / Karine Moraes - Integrante / Walderes Loureiro - Integrante / Andréia Ferreira da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Custo-Aluno - qualidade em escolas públicas de educação básica, Descrição: O projeto investiga o custo-aluno-ano em escolas públicas consideradas de qualidade no Estado de Goiás. O projeto integra pesquisa mais ampla financiada pelo INEP em que buscou-se analisar o custo aluno-ano em escolas que oferecem condições para a oferta de ensino de qualidade. As escolas foram selecionadas a partir dos indicadores do Censo Escolar produzido pelo INEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Nelson Amaral - Integrante / Luiz Fernandes Dourado - Coordenador., Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Novos modelos de gestão da educação básica: o que mudou na escola?, Descrição: A pesquisa examina o impacto do PDE/ FUNDESCOLA na gestão do trabalho escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Gustavo Alexandre da Silva - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Coordenador / Mirza Toschi - Integrante / Marília Fonseca - Integrante.

Prêmios

2011

Paraninfo da Turma de Pedagogia - 2011, Faculdade de Educação - UFG.

2009

Mérito Editorial, Universidade Católica de Goiás.

2008

Nome de Turma - Formandos Pedagogia 2008, FESG - GO.

2007

Nome de Turma - Formandos Pedagogia 2007, FESG - GO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. , Rua 235, Setor Leste Universitário, 74605050 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (062) 32012210

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico, Políticas Educacionais

2004 - 2010

Fundação de Ensino Superior de Goiatuba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 24

Atividades

  • 06/2004 - 05/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Educacional, Introdução a Metodologia Científica, Organização do Trabalho Pedagógico, Orientação e Supervisão Educacional, Políticas Educacionais

  • 02/2005 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para a elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia.

2000 - 2002

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2000 - 06/2002

    Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Planejamento Educacional, Metodologia do Ensino de História, História da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Educação e Trabalho

  • 06/2000 - 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Tocantinópolis.,Cargo ou função, Representante da Comissão de Avaliação Institucional da Unitins.

  • 01/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Tocantinópolis.,Cargo ou função, Participante da comissão de elaboração do PDI - GT Avaliação Institucional.

  • 05/2000 - 10/2001

    Direção e administração, Campus de Tocantinópolis.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/2000 - 06/2001

    Extensão universitária , Campus de Tocantinópolis.,Atividade de extensão realizada, Programa Alfabetização Solidária.