Érico Braga Barbosa Lima
Coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, de 2015 a 2018, tem graduação em Engenharia Mecânica (1994), mestrado em Literatura Brasileira (1997) e doutorado em Estudos de Literatura (2002) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi professor-pesquisador e coordenador de projetos de pesquisa da Cátedra UNESCO de leitura PUC-Rio (2006-2012), professor adjunto da USU ? Universidade Santa Úrsula (2002), professor adjunto do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (NDE - Núcleo docente estruturante, 2002 -2013) e professor convidado de 6 cursos e 11 disciplinas de pós-graduação da PUC-Rio (2004 ? 2013). Participou dos projetos de pesquisa da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio (2006-2018), tendo feito parte de seu núcleo fundador. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura, atuando principalmente em: teorias e práticas de leitura, literatura brasileira, crítica literária, poesia e estudos de literatura. Foi editor-chefe da REVISTA CÁTEDRA DIGITAL (2015-2018), do site PRALER (Biblioteca Digital de Práticas de Leitura) e do site oficial da Cátedra UNESCO.
Foi responsável pela criação, elaboração, captação de recursos para, coordenação e desenvolvimento da Biblioteca de Práticas Leitoras, o PRALER (2009 ? 2016), inicialmente financiado pelo MEC. Também foi responsável pela criação, captação de recursos, curadoria, produção e realização da exposição multimídia de poesia e artes visuais TEKNÓSPOIÉSIS, com o apoio da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e o patrocínio do Instituto Oi-Futuro e da Lei de Incentivo Cultural - ICMS - da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2006, desenvolveu o projeto Leitores da Ribalta, com o apoio da Cátedra UNESCO de Leitura, a Coordenação Central de Educação à Distância da PUC-Rio (CCEAD) e o Instituto Embratel 21, que compreendeu a produção de entrevistas (sua transcrição, análise e composição de ensaios) com 48 poetas do cenário artístico-cultural da cidade do Rio de Janeiro.
No EAD, participou, em 2007, como orientador de 27 monografias de pós-graduação do Curso de Tecnologias da Educação da CCEAD, programa premiado pelo MEC. Em 2013 foi tutor de 65 agentes de leitura no projeto Agentes de Leitura, MEC/PUC-Rio.
De 2007 a 2009 desempenhou o papel Gerente de Projetos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, onde, entre as demais atividades, também participou do Projeto ViVa-Leitura (MEC), inicialmente como co-coordenador e posteriormente no desenvolvimento da metodologia de análise e como analista.
Desenvolveu (2002 ? 2018) a pesquisa Perfil do Leitor Universitário: compilação, catalogação, desenvolvimento de metodologia de análise objetiva e subjetiva dos mais de 5.000 depoimentos e registros textuais e audiovisuais de alunos das disciplinas de Formação de Leitores, Conscientização literária e Metodologia do Texto Acadêmico das turmas da UniverCidade, UGF, USU e PUC-Rio, de 2002 a 2013.
Ministrou diversas palestras pelo país sobre Formação de Leitores e Práticas e Teorias de Leitura (2006-208) e coordenou o projeto LER: Verbo em Formação - realização de 12 minidocumentário didático-ficcionais sobre os principais conceitos associados à Leitura e à Formação de Leitores. Tendo sido fundador e editor da REVISTA ESCRITA (revista do programa de pós-graduação do Departamento de Letras da PUC-Rio) de 1995 a 2002, atualmente é editor-chefe da Editora Antigo-Leblon (http://antigoleblon.com.br/) tendo publicado um romance -tese, dois livros de crítica, outro de ensaios, cinco livros de poemas, um infantojuvenil e um livro de entrevistas.
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
1998 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Perfis de Leituras e de Leitores em órbita do genial e eclético sergipano Tobias Barreto de Menezes, jurista, filósofo, jornalista, poeta e polêmico ensaísta que quase tudo leu e sobre quase tudo escreveu..
Eliana Garcia Madureira Yunes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tobias Barreto; Leitura; Perfil de Leitor; Evando dos Santos; Século XIX; Escola de Recife. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Crítica. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Letras
1995 - 1997
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos: alquimia e transdisciplinaridade
, Ano de Obtenção: 1997.Eliana Garcia Madureira Yunes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: poesia; transdisciplinaridade; Bachelard; Augusto dos Anjos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior; Outros.
Graduação em Engenharia Mecânica
1988 - 1994
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Determinação do Número de Reynolds em dutos com líquidos de alta viscosidade pelo ?Least Square?s Method?
Orientador: Maurício Nogueira Frota
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias da Leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Práticas da Leitura.
Organização de eventos
LIMA, Érico Braga Barbosa ; Maria Helena Ribeiro . TEKNOSPOIESIS. 2011. (Festival).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; OITICICA, Ricardo . TEKNOSPOIESIS, Poéticas do Oral ao Digital. 2011. (Exposição).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; YUNES, E. . Ciclo de Palestras Transdisciplinares PUC-Rio. 2000. (Outro).
Participação em eventos
Projeto Grandes Escritores.Formação de Leitores. 2008. (Oficina).
Projeto Grandes Escritores.Formação de Leitores. 2008. (Outra).
Perfil do Leitor Universitário: percursos e registros.Perfil do Leitor Universitário: percursos e registros. 2007. (Seminário).
Encontro de Leitores Itapetinga.Formação de Leitores. 2006. (Oficina).
POETAS NO PILOTIS.POETAS NO PILOTIS. 2006. (Outra).
Projeto Grandes Escritores.Formação de Leitores. 2006. (Oficina).
Projeto Grandes Escritores.Formação de Leitores. 2006. (Outra).
Terceiro Fórum Estadual de Leitura. Leitura e Argamassas II. 2005. (Congresso).
Forum de Poesia da UFRJ. Forum de Poesia da UFRJ. 2004. (Congresso).
Terça Converso no Café.Augusto dos Anjos: Entre a Cruz e a Caldeira. 2003. (Encontro).
VII Mostras Puc.Histórias de leituras e história de leitores: o perfil do poeta e o perfil do leitor. 2003. (Oficina).
ESSEL.A Linguagem na Filosofia Antiga. 2001. (Oficina).
NET PUC.Núcleo de Estudos Transdiscipinares. 2001. (Simpósio).
ESSEL.A Linguagem na filosofia Contemporânea. 2000. (Oficina).
Simpósio Internacional de Leitura. Simpósio Internacional de Leitura- Diversas conferências. 2000. (Congresso).
Novas Epistemologias.Novas Epistemologias. 1999. (Seminário).
O que tem a pós?.O que tem a pós? Palestra para o progrma especial de treinamento para os alunos de Letras. 1999. (Seminário).
VII Congresso de Estudos da Linguagem.Estudos da Linguagem. 1998. (Seminário).
VII Congresso de Estudos da Linguagem ASSEL. Augusto dos Anjos: Entre a Cruz e a Caldeira; análise de aspectos alquímicos e cientificistas. 1997. (Congresso).
III Semana da integração Científica e Cultural.A Revista literária e Augusto dos Anjos: Caricatura e Paradoxo. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
LIMA, Érico Braga Barbosa. Dramaturgia Contemporânea infantil do Rio de Janeiro: a busca por novos caminhos. 2007. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. A Palavra Germinada: o grito do romance lírico em lavoura arcaica.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Literatura Brasileira) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. . Não serás outro - diário sobre políticas públicas e leitura literária. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Potifícia Universidade Católica o Rio de Janeiro.
TELES, G. M.; Diniz, Julio Cesar Valladão; Cunha, Eneida Leal; Fernandes, José; Bettencourt, Lucia Oliveira Lima de Andrade;LIMA, Érico Braga Barbosa; Del Rio, Nilce Pereira Rangel. O Homem é o Bobo do Homem. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Potifícia Universidade Católica o Rio de Janeiro.
KATZ, Chaim Samuel; MENEZES, Aluisio Pereira de; Schollhamer, Karl Erik; YUNES, E.;LIMA, Érico Braga Barbosa. Nietzsche e a experiência do filósofo-artista. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Potifícia Universidade Católica o Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. POÉTICAS DA CONCRETUDE: Poesia e realidade em Augusto dos Anjos , João Cabral de Melo Neto e Haroldo de Campos.. 2011. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.
LIMA, Érico Braga Barbosa. Incorporais RPG: design poético para um jogo de representação.. 2008. Tese (Doutorado em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. Ler Ouvir pensar e Escrever ? A formação de leitor em curso de pré-vestibular comunitário. 2008. Tese (Doutorado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. Uma Ponte pela Escrita. 2008. Tese (Doutorado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. Novas Produções rizomáticas: navegando pelo pensamento tecnológico Internet ? leituras de uma comunicação literária da dissipação. 2006. Tese (Doutorado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Érico Braga Barbosa. A Representação Feminina na Literatura Brasileira no Enfoque de José Alencar, Machado de Assis e Adélia Prado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. A Bíblia Como Literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. .A Interdisciplinaridade entre a Leitura e o Direito.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. A Importância da Leitura no Processo Socializador da Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. As Descobertas do Aluno na Apreciação à Leitura.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. .A Literatura Brasileira Apresentada como Enredo nos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade.
LIMA, Érico Braga Barbosa. O corpo do cortiço e o cortiço no corpo: um mapeamento da cultura do corpo no romance de Aluísio Azevedo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de pós-graduação em Literatura Brasileira) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Prática Pedagógica E Produções Audiovisuais: Uma Integração Viável E Necessária; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagens Através Das Mídias: Uma Proposta De Utilização Nas Escolas Públicas No Município De Manaus; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias: Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Prática Pedagógica E Produções Audiovisuais: Uma Integração Viável E Necessária; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Formação De Professores Para A Integração Das Tecnologias E Informação E Comunicação Na Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Formação De Professores Para A Integração Das Tecnologias E Informação E Comunicação Na Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Formação De Professores Para A Integração Das Tecnologias E Informação E Comunicação Na Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Prática Pedagógica E Produções Audiovisuais: Uma Integração Viável E Necessária; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Formação De Professores Para A Integração Das Tecnologias E Informação E Comunicação Na Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias: Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Computacional Midiática: Uma Proposta De Utilização Do Computador Na Perspectiva De Morin; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias: Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias: Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Computador Como Ferramenta Mediatizadora De Uma Prática Educativa De Qualidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Computador Como Ferramenta Mediatizadora De Uma Prática Educativa De Qualidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagens Atraves Das Midias: Uma Proposta De Utilização Nas Escolas Públicas No Município De Manaus; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias - Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Computacional Midiática: Uma Proposta De Utilização Do Computador Na Perspectiva De Morin; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Computador Como Ferramenta Mediatizadora De Uma Prática Educativa De Qualidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Computacional Midiática: Uma Proposta De Utilização Do Computador Na Perspectiva De Morin; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagens Atraves Das Midias: Uma Proposta De Utilização Nas Escolas Públicas No Município De Manaus; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Formação De Professores Para A Integração Das Tecnologias E Informação E Comunicação Na Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Através Das Mídias Uma Proposta De Utilização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Computador Como Ferramenta Mediatizadora De Uma Prática Educativa De Qualidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aprendizagem Computacional Midiática: Uma proposta de Utilização do Computador na Perspectiva de Morin; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Livro reportagem: filho legítimo ou bastardo da literatura?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Representações e Saudades nos Textos dos Cronistas e dos "Viajantes" do Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Aspesctos Biográficos: como se produz uma biografia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Encontrando teresa: da formação de Leitor á do poeta; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Através das 'bifurcações' entre literatura e música, teatro ou cinema, caracterizar a construção do perfil de leitor (e cidadão); 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Fragmentos de um discurso amoroso sobre leitura; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Palimpsestos: uma fábrica de livros; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A importância da educação integral no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Geografias distantes, misérias próximas: Leitura Comparada dos romances Vidas secas, De Graciliano Ramos e Hora di Bai, de Manoel Ferreira; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Carlos Drummond de Andrade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
CENSURA E REPRESSÃO: A LITERATURA EM MEIO À DITADURA MILITAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
LIMA BARRETO: UM CRÍTICO À FRENTE DE SEU TEMPO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Hora de Clarice Lispector; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A TRILOGIA INDIANISTA DE JOSÉ DE ALENCAR E SUAS ORIGENS ROMÂNTICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
VINÍCIUS: UM SINÔNIMO DE POESIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Variação Linguística e o Preconceito em Sala de Aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Formação do Leitor Crítico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Tempo Urbano na Poesia de Ferreira Gullar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Ensino de Literaturas no Ensino Médio e a Formação do Leitor Crítico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Lima Barreto; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Internetês ? O Uso Constante da Variação Linguística; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Feminismo na Obra de Chico Buarque em Paralelo às Cantigas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Retórica como Arte Literária; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Viés Denunciante no Teatro Brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Literatura Oral no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A crônica: gênero e fotografia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Monteiro Lobato e a formação de leitor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Preconceito Linguistico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Produção Textual e seus Processos Discursivos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A recepção da obra de Jorge Amado no ano de seu centenário; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A formação do docente como leitor social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Lygia Bojunga Nunes e a trilogia do livro: a relação com o leitor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Futuros Leitores das Escolas do Amanhã; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Importância dos contos de fadas na formação leitora de alunos do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
José de Alencar: perfis de mulheres; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário do Rio de Janeiro; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Através de Olhares ? A Visão da Medusa em A Paixão Segundo GH; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Fantástico na Literatura Brasileira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
; Literatura de Cordel: Poesia popular, mar de significância; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
; A Importância da Gramática Reflexiva no Atual Contexto Lingüístico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
; A Representação Feminina na Literatura Brasileira no Enfoque de José Alencar, Machado de Assis e Adélia Prado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
O Incentivo da Leitura na Adolescência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
; Como Lidar Com as Variantes Lingüísticas em Sala de Aula; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Capitu: Um Olhar Sobre a Ressaca; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Indústria Cultural ? O Reflexo de Uma Sociedade Decadente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Indústria Cultural ? O Reflexo de Uma Sociedade Decadente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Dom Casmurro: Ideológico Maquiavélico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Poesia e Música: A Poética das Letras e sua Sonoridade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
As Vozes Ideológicas Por Trás das Personagens de Monteiro Lobato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
A Evolução da Mulher na Sociedade a Partir de José de Alencar ? Lucíola e Senhora; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
As Relações Sociais e As Pressuposições acerca de Helena; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Érico Braga Barbosa Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . De João a João: cinematografias da Cena aberta. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 5, p. 1, 2003.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Depois de Feito (Volume 2). 1. ed. RIO DE JANEIRO: Antigo Leblon, 2024. 234p .
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Leitores universitários: quem são, onde vivem, o que leem?.... 1. ed. RIO DE JANEIRO: Antigo Leblon, 2020. v. 1. 120p .
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Augusto dos Anjos: alquimia e transdisciplinaridade. 1. ed. RIO DE JANEIRO: Antigo Leblon, 2020. v. 1. 320p .
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Depois de feito (Volume 1). 1. ed. RIO DE JANEIRO: Antigo Leblon, 2020. v. 1. 157p .
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . O homem que tudo leu. 1. ed. Rio de Janeiro: Antigo Leblon, 2008. 720p .
-
LIMA, R. B. (Org.) ; LIMA, Érico Braga Barbosa (Org.) . Novíssima Gramática do Velho Português. '1. ed. Rio de Janeiro: ANtigo Leblon, 2007. v. 1. 350p .
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . QUem mais fala do(s) Livro(s)?!.... Rio de Janeiro: ANtigo Leblon, 2006. v. 1. 220p .
-
LIMA, R. S. B. (Org.) ; LIMA, Érico Braga Barbosa (Org.) . Paulo Fortes: um brasileiro na ópera. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Antigo Leblon, 2004. v. 1. 296p .
-
YUNES, Eliana ; LIMA, Érico Braga Barbosa . Práticas Leitoras: a vida também é para ser lida. In: Eliana Yunes. (Org.). Leitores a Caminho: formando agentes de leitura. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-rio, 2011, v. , p. 89-.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa ; CYNTRAO, Silvia ; YUNES, Eliana ; CASTELLO, José . A Fértil dialógica dos poetas da ribalta: registro e crítica, Rio de Jneiro, 1996-2006. In: Primeiro Simpósio de Poesia de Brasília, 2011, Brasília (DF). Poesia Contemporânea: olhares e lugares. Brasília (DF): UnB, 2011.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Leituras e Argamassa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Leitura e Argamassa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, Érico Braga Barbosa ; YUNES, Eliana ; JARDIM, Eduardo . Hanna Arendt, a dignidade da política. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008 (Leituras Compartilhadas).
-
MATOS, Maurício ; BRITTO, PAulo Henriques ; LIMA, Érico Braga Barbosa . Acaso e Poesia de uma poética experiencial. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Os Dois Prados. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Kama Antropofágyka. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . Ciumalha Crônica dos Enganados 2004 (Leituras Compartilhadas).
-
LIMA, Érico Braga Barbosa . O Ego Perdido, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
YUNES, Eliana ; LIMA, Érico Braga Barbosa . MAGIS: catálogo de abstracts. 2004.
MAIA, Ivone ; LIMA, Érico Braga Barbosa . Grupo de pesquisa em Literatura Popular Nordestina. 2002.
LIMA, Érico Braga Barbosa ; ALVAREZ, C. M. . Quem mais fala dos livros?!.... 2006. (entrevistas, editor-chefe).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; ESTEVEZ, L. ; CASTRO, S. R. . Ciclo de Vídeo Conferências. 2006. (mesa de entrevistas).
LIMA, R. B. ; LIMA, Érico Braga Barbosa . O Antigo Leblon: uma aldeia encantada. 2005. (Editoração/Livro).
LIMA, Érico Braga Barbosa . Sylvio Brasileiro Romero. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos para exposição).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; FARIA, A. ; ESTEVEZ, C. ; CHIGRES, C. ; MATOS, M. . História de Leituras e Histórias de Leitores. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, Érico Braga Barbosa . Aspectos da Interpretação textual: uma abordagem epistemológica. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, Érico Braga Barbosa . Espetáculo itinerante e interativo Lucho Apoelo: os dois Prados. 2005. Performática.
LIMA, Érico Braga Barbosa ; BRASIL, D. ; LEVINE, G. ; ESTEVEZ, L. ; MELLO, H. ; TERRA, M. ; BORN, R. ; CASTRO, S. R. . Poesia Popular Brasileira - PPB (Segundo Festival Carioca de Poesia). 2000. Coreográfica.
LIMA, Érico Braga Barbosa . Primeiro Sarau de Poesia Mística do Leblon. 2007 (Produção executiva).
LIMA, Érico Braga Barbosa . Poetas no Pilotis. 2006 (Palestra, exposição de obra poética).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; BORN, R. . Quotidianos de nós. 2005 (Produção, direção musical, poemas e composições).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; ESTEVEZ, L. ; BRASIL, D. ; BORN, R. ; CASTRO, S. R. . Simplesmente Baco. 2004 (Direção muscical, poemas e composições).
LIMA, Érico Braga Barbosa . Forum de poesia da UFRJ. 2004 (palestra e apresentação de composição musical: "Versos Íntimos").
LIMA, Érico Braga Barbosa ; ESTEVEZ, L. ; BORN, R. ; LEVINE, G. ; BRASIL, D. ; Humberto Mello ; CASTRO, S. R. . Terceiro Festival Carioca de Poesia. 2001 (Poesia).
LIMA, Érico Braga Barbosa ; ESTEVEZ, L. ; CASTRO, S. R. ; BRASIL, D. ; BORN, R. ; MELLO, H. ; TERRA, M. ; LEVINE, G. . Primeiro Festival Carioca de Poesia. 1999 (Festival de poesia).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
PRALER (Biblioteca Digital de Práticas Leitoras) 2, Descrição: Continuação de pesquisa homônima (2009-2012) de conteúdo digital para composição de acervo sobre práticas leitoras disponibilizado em site para consulta e instrução didática para professores formadores de leitores, mediadores de leitura e interessados em leitura em geral. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Érico Braga Barbosa Lima - Coordenador / RIBEIRO, Maria Helena - Integrante.
-
2006 - 2011
Atuação dialógicas no ambiente poético culural. Formação de leitores sob a influência de interações artísticas., Descrição: O projeto, intitulado leitores da ribalta, reúne depoimentos e entrevistas de mais de cinquenta poetas de notória e constante atuação no cenário artístico cultural da cidade do Rio de Janeiro em videoconferências sediadas na CCEAD (Coordenação Central de Ensino a Distância) em parceria com o instituto Embratel.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Érico Braga Barbosa Lima - Coordenador.
-
2002 - 2018
Perfil de Leitor Universitário (Letras), Descrição: Análise de depoimentos, entrevistas e trabalhos de alunos de Letras de universidades do Rio de Janeiro, que tratamde suas história de leituras, sua formação e conceitos sobre leitura, literatura e cultura contemporânea. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Érico Braga Barbosa Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
Experiência profissional
2002 - 2002
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Atividades
-
04/2002 - 07/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Oral e Escrita
2013 - 2013
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Nucleo Docente Estruturante, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
1) Práticas de Leitura, Escrita e Responsabilidade social
2) Trabalho de Conclusão de Curso (orientador geral)
3) Poesia de expressão portuguesa: diálogos
4) Poética
5) Modernas Tendências da Crítica
6) Discurso da Crítica
7) Narrativa Brasileira
8) Manifestações Literárias de Identidade Portuguesa
2012 - 2013
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Nucleo Docente Estruturante, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas
1) Recortes Literários
2) Introdução aos estudos literários
3) Construção e Identidade Literária Portuguesa
4) Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso
5) Formação de Leitores
6) Teoria da Literatura
Outras atividades desenvolvidas:
7) Orgnização de eventos culturais
8) Escrita e direção de peça de teatro com corpo discente
2012 - 2012
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Nucleo Docente Estruturante, Carga horária: 20
Outras informações:
1) Recortes Literários
2) Narrativa Brasileira
3) Introdução aos Estudos Universitários
4) Formação do Leitor
5) Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
6) OPoética
Outras atividades desenvolvidas:
7) Organização de eventos culturais
8) Coordenação da revista docente
2011 - 2012
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Nucleo Docente EStruturante, Carga horária: 20
Outras informações:
1) Mitologia
2) Discurso da Crítica
3) Práticas de Leitura, Escrita e Responsabilidade Social
4) Antropologia Cultural e Relações Etnicorraciais
5) Orientação de Trabalho de COnclusão de Curso
Outras atividades desenvolvidas:
6) Orgnização de eventos culturais
7) Coordenação da revista docente
2011 - 2011
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
1) Discurso da Crítica
2) Práticas de Leitura, Escrita e Responsabilidade Social
3) Formação do Leitor
4) Mitologia
2010 - 2010
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 16
Outras informações:
1) Estilística
2) Formação de Leitores
3) Metodologia do Texto Acadêmico
4) Narrativa Brasileira
5) Poética
6) Recepção do Teto Literário
7) Recortes Literários
2010 - 2010
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
1) Metodologia do Texto Acadêmico
2) Poética
3) Práticas de Leitura, Escrita e Responsabilidade Socia
2009 - 2009
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas na Escola de Letras:
1) Formação de Leitores
2) Recortes Literários
3) Filosofia e Ética
2009 - 2009
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 18
Outras informações:
1) Formação de Leitores
2) Discurso de Leitores
3) Recortes Literários
4) Práticas de Leitura, Escrita e REsponsabilidade Social
5) Mitologia
6) Teorias da Literatura
7) Narrativa Brasileira
8) Modernas Tendências da Crítica
2008 - 2008
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 14
Outras informações:
Disciplnas ministradas na Escola de Letras
1) Discurso da Crítica
2) Formação de Leitores
3) Recortes Literários
Atividades de cunho científico cultural
4) Sarau dos alunos de letras
5) Revista dos professores
2008 - 2008
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14
Outras informações:
Disciplinas Ministradas na Escola de Letras:
1) Recortes Literários
2) Formação de Leitores
3) Filosofia e Ética
Eventos ou realizações de cunho cultural-pedagógico
3) Revista dos alunos de Letras
4) Revista dos professores de Letras
5) Sarau dos alunos de Letras
2007 - 2007
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas na Escola de Letras:
1) Praticas de Leitura e Escrita e Responsabilidade Social
Disciplinas ministradas na Escola de Fisioterapia:
2) Técnicas de Estudo e Pesquisa
2007 - 2007
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Ministradas na Escola de Letras:
1) Modernas Tendencias da Critica
2) Metodologia Científica
3) Praticas de Leitura Escrita e Responsabilidade Social
Disciplnas ministradas na Escola de Fisioterapia
4) Introdução às CIencias Sociais
Disciplnas ministradas na Escola de Enfermagem
5) Oficina de Textos
2006 - 2006
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas ministradas: "Metodologia do Texo Acadêmico" e "Estudos de literatura Brasileira I"
2006 - 2006
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14
Outras informações:
Disciplinas ministradas para a Escola de Letras:
1) Modernas Tendências da Crítica
2) Discurso da crítica
3) Teorias da Literatura
Disciplinas ministradas para a Escola de Fisioterapia:
1) Atividade Estruturada 2
2) Tecnicas de Estudo e Pesquisa
2005 - 2005
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: "Teorias da Cultura II", "Metodologia do Texo Acadêmico" e "Estudos de literatura Brasileira II"
2005 - 2005
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas ministradas: "Teorias da Cultura II" e "Metodologia do Texo Acadêmico"
2004 - 2004
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor das disciplinas "Teorias da Literatura", "Teorias da Cultura I", "Metodologia do Texto Acadêmico" e "Estudos de literatura Brasileira I."
2004 - 2004
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 14
Outras informações:
Ministrou as disciplinas: "Teorias da Literatura", "Modernas Tendências da Crítica" e "Estudos de literatura Brasileira I"
2003 - 2003
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor das disciplinas "Metodologia Científica" e "Introdução à Cultura Brasileira"
2003 - 2003
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor das disciplinas "Narrativa Brasileira" e "Estudos de Literatura Brasileira I"
2002 - 2002
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor das disciplinas "Laboratório de Textos", "Conscientização Literária" e "Narrativa brasileira I"
1999 - 1999
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Curso de Extensão - Oficina poética, Carga horária: 3
Outras informações:
Oficina Poética intitulada: "Histórias de Leituras & Histórias de Leitores" oferecida a alunos e funcionários.
Atividades
-
03/1999 - 07/1999
Extensão universitária , Central de Cursos de Extensão, Letras.,Atividade de extensão realizada, Oficina poética.
2011 - 2011
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: professor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor do curso "Leitura: teoria e Práticas"com a disciplina: "EStratégias de leitura e formação de leitor" (2011)
2010 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor (Pós graduação), Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor do curso de Literatura e Pensamento Contemporâneo: disciplinas "Oficina pética"
2010 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor pós gradução, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor do curso de Literatura e Pensamento Contemporâneo: disciplina "Estratégias de leitura (teorias de leitura)" (2010)
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina "Formação de leitores" para o curso de pós-graduação lato sensu Literatura Brasileira.
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor (pós-graduação), Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor do curso de Produção do Livro: disciplina de "O mercado editorial do ponto de vista do autor" (2009-2010)
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina "Formação de leitores" para o curso de pós-graduação lato sensu Literatura Brasileira.
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina "Formação de leitores" para o curso de pós-graduação lato sensu Literatura Brasileira.
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor da disciplina "O mercado Editorial do Ponto de Vista do autor" para o curso de pós-graduação lato sensu "A Produção do Livro".
2006 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Módulo: "Historiografia Literária" para o curso de Pós-graduação "Literatura Brasileira" (CCE/PUC-Rio - Central de Cursos de Extensão)
2005 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Módulo: "Formação de Leitores" para o curso de Pós-graduação "Literatura Brasileira" (CCE/PUC-Rio - Central de Cursos de Extensão)
2005 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Módulo: "Formação de Leitor" para o curso de Pós-graduação "Literatura Brasileira"
2004 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Módulo: "Historiografia Literária" para o curso de Pós-graduação "Literatura Brasileira" (CCE/PUC-Rio - Central de Cursos de Extensão)
1996 - 1996
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Curso de extensão, Carga horária: 2
Outras informações:
Curso intitulado "Aspectos da Interpretação Textual: uma abordagem epistemológica das estratégias de Leitura" - Projeto NovIdade - vinculado ao Departamento de Serviço Social da PUC-Rio
Atividades
-
02/2013 - 10/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutoria do curso de agentes de leitura do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio
-
03/1996 - 06/1996
Extensão universitária , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso para terceira idade.
2015 - 2018
Potifícia Universidade Católica o Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como Coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, lotada no IILER - Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio exercendo atividades de gerenciamento, pesquisa e prospecção.
Atividades
-
06/2015 - 07/2018
Direção e administração, Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.,Cargo ou função, Coordenador.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Érico Braga Barbosa Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?