Patricia Lacombe Pinheiro

Doutora pelo Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação. Especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Instituto Sistemas Humanos em parceria com o Centro de Formação Alana. Especialização em Formação Docente para o Ensino de Ciências pela Universidade de Stanford. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar as relações entre o ensino, a educação como direito humano, a arte e os processos de criação nesse contexto, tendo iniciado seu percurso como educadora em 1993. Possui experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atuou como coordenadora acadêmica em cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnologia; foi membro de Comitê de ENADE e avaliação institucional. Atualmente é presidente voluntária na OMEP BR SP (Organização Mundial que atua em defesa da infância) e formadora de professores nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, ciências da matemática e linguagens da arte.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

2017 - 2022

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Saber e a Arte: Experiências de insurgência entre ser da escola e ocupar a escola.
Prof.ª Dra. Luiza Helena da Silva Christóv. Palavras-chave: ocupação; arte; escola; saberes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte/educação.

Mestrado em Politicas Sociais

2013 - 2014

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: A ASSEMBLEIA COMO MOVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE DO JARDIM PANTANAL, Ano de Obtenção: 2014
Profa Dra. Rosemay Aparecida Santiago.Palavras-chave: Educação; Gestão Participativa; Comunidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Formação Docente para o Ensino de Ciências - PED

2019 - 2020

Stanford University
Título: Portfólio de Atividades
Orientador: Rachel Lotan

Especialização em Ética, Valores e Cidadania

2013 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Assembleia Escolar: Uma experiência democrática no interior de um NSE na comunidade do Jardim Pantanal
Orientador: Daniella Gardini Scalet

Especialização em Construcionismo Social

2011 - 2013

Instituto Familiae
Título: Práticas colaborativas em territórios de vulnerabilidade.
Orientador: Roseli Righetti

Especialização em Violência Institucional e Familiar

2009 - 2011

Centro de Formação Instituto Alana
Título: Educadores X Mediação em contextos de vulnerabilidade
Orientador: Lena Bartman Marko

Graduação em PEDAGOGIA

2005 - 2007

Faculdade Montessori de Educação e Cultura
Título: Assembléia escolar como forma de resolução de conflitos.
Orientador: Márcia Geuse

Graduação em Artes Visuais

2003 - 2005

Faculdade Montessori de Educação e Cultura
Título: Vernissage
Orientador: Nelson Screnci

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Ferramentas Avaliativas para o Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2017

Ética e Compliance: anticorrupção global.. (Carga horária: 40h). , Rede Laureate, LAUREATE, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Lilian Bacich & Morin). (Carga horária: 30h). , Instituto Singularidades, SINGULARIDADES, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Modalidades avaliativas a serviço da aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação da Escola da Vila (ZPD), ESCOLA DA VILA, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Pedagogia e Contemporaneidade. , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Professor Laureate do Séc XXI. , Rede Laureate, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em INSTITUTO INHOTIM: Um olhar para a arte contemporãnea. (Carga horária: 30h). , Centro de Formação do SESC, SESC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Capacitação para Coordenadores Acadêmicos no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Inovação & Educação. (Carga horária: 8h). , FOCO - Centro de Formação Escola Projeto Vida, FOCO, Brasil.

2015 - 2015

Oportunidades e Desafios da Globalização - Tony Blair. (Carga horária: 4h). , Rede Laureate, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Meet up - Design Thinking. (Carga horária: 8h). , Escola de Design Thinking, DESIGN THINKING, Brasil.

2014 - 2014

Formação em Mediação Transformativa Reflexiva. (Carga horária: 100h). , Mediativa, MEDIATIVA, Brasil.

2014 - 2014

Os desafios da Educação Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2014 - 2014

Políticas de acesso e permanência aos IES. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2013 - 2013

Espaços Habitados. (Carga horária: 30h). , Diálogos e Viagens Pedagógicas, DVP, Brasil.

2012 - 2012

Como Promover o Desenvolvimento Local?. (Carga horária: 30h). , Instituto para Assessoria para o Desenvolvimento Humano, IADH, Brasil.

2012 - 2012

Mobilização & Aprendizagem - PhD Celso Vasconcelos. (Carga horária: 30h). , Centro de Formação Instituto Alana, CFIA, Brasil.

2012 - 2012

ESPECIALIZACIÒN DOCENTE. (Carga horária: 36h). , Jardím Fabulinus - Buenos Aires (AR), JF, Argentina.

2012 - 2012

Curso Básico de Mediação. (Carga horária: 24h). , Mediativa, MEDIATIVA, Brasil.

2011 - 2011

O Desenvolvimento da Primeira Infância. (Carga horária: 30h). , Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, FMCSV, Brasil.

2011 - 2011

O Desenvolvimento da Primeira Infância. (Carga horária: 30h). , Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, FMCSV, Brasil.

2011 - 2011

Justiça em Círculo: Círculo Restaurativo. (Carga horária: 16h). , Mediativa, MEDIATIVA, Brasil.

2011 - 2011

Pedagogia da Cooperação - Fabio Brotto. (Carga horária: 30h). , Instituto Pandavas, IP, Brasil.

2011 - 2011

Governança Local - Ladislau Dawbor. (Carga horária: 30h). , Instituto Alana, ALANA, Brasil.

2010 - 2011

Introdução ao Construcionismo Social. (Carga horária: 100h). , Instituto Familiae, FAMILIAE, Brasil.

2010 - 2010

Educação Inclusiva. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2010 - 2010

A Educação nos Diferentes Contextos. (Carga horária: 16h). , Centro de Formação Instituto Alana, CFIA, Brasil.

2010 - 2010

Desafios da Gestão. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2010 - 2010

As Práticas de Linguagem e a Avaliação. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2010 - 2010

Disciplina: Autoridade, Moral e Ética.. (Carga horária: 30h). , Centro de Formação Instituto Alana, CFIA, Brasil.

2010 - 2010

Simpósios de Educação Integral. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2009 - 2009

Ações a favor da formação da equipe pedagógica. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2009 - 2009

O Orientador pedagógico e a família contemporânea. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2009 - 2009

Contação de Histórias com Ilan Breman. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2008 - 2008

Literatura de Cordel. (Carga horária: 30h). , Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.

2008 - 2008

Terapia Comunitária - Dr. Adalberto Barreto. (Carga horária: 30h). , Centro de Formação Instituto Alana, CFIA, Brasil.

2008 - 2008

Do Grito à resolução do conflito. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2007 - 2007

O Lúdico na Educação de 0 à 3. (Carga horária: 30h). , Escola VILA, VILA, Brasil.

2004 - 2004

CHAMEX - Formação para Arte Educadores. (Carga horária: 100h). , Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2003 - 2003

Reggio Emilia: Uma nova Pedagogia. (Carga horária: 30h). , Open Group, OP, Itália.

1999 - 1999

Cidadania e Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , SIEESP, SIEESP, Brasil.

1999 - 1999

Jogos Teatrais. (Carga horária: 30h). , SIEESP, SIEESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

LACOMBE, P. ; Souza, A. ; Zeminian, P. ; Nascimento, L. ; Cascarelli, C. ; KALLAS, C. L. . Prelúdio da Reforma Agrária: Formas de (RE)EXISTÊNCIA. 2016. (Outro).

Participação em eventos

ERREQ UFRJ - Macaé.A Gestão de Conflitos em sala de aula. 2017. (Simpósio).

Arte/Educação.Inovação na Educação. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional de Promoção de Leitura e Mediação Cultural.Gestão democrática e mediação cultural: processos de inclusão e garantia de direitos.. 2016. (Simpósio).

COIPESU. A ASSEMBLEIA ESCOLAR COMO MOVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS COMUNIDADES EM VULNERABILIDADE. 2014. (Congresso).

Seminário Ed. Infantil e diferença - UFSCar.Projeto Intergeracional: O que você me conta?. 2012. (Seminário).

VIOLAR UNICAMP.ASSEMBLEIA ESCOLAR RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).

Simpósio.Aulas de CN. 2007. (Simpósio).

Congresso Saber. 2005. (Congresso).

Forum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jane Hoi Ling NG Chang

LACOMBE, P.; Zenun, K.. O coordenador pedagógico e as diversas relações na formação docente.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Formação Continuada de Professores) - Faculdade SESI de Educação.

Aluno: Susileide Amara Nogueira dos Santos

LACOMBE, P.; Zenun, K.. Participação efetiva dos jovens na gestão da escola: um caminho a ser seguido na superação do fracasso escolar.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Formação Continuada de Professores) - Faculdade SESI de Educação.

Aluno: Clava Maria Duque Estrada Ferreira

GOMES, L. G.;LACOMBE, P.. Arte: matéria obrigatória no currículo escolar. 2017 - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Aluno: Eric Reis Alves

GOMES, L. G.;LACOMBE, P.. Grafite como instrumento de arte educação. 2015 - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Aluno: Müller de Oliveira Mendonça

GOMES, L. G.;LACOMBE, P.. Arte, Ciência e Contemporaneidade: uma análise do Manifesto Místico de Salvador Dalí. 2015 - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Aluno: Eliana Conceição de Oliveira

GOMES, L. G.;LACOMBE, P.. A Arte Educação na Semana Cultural: um estudo sobre a Escola Estadual Professor Rogério Levorin. 2015 - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Aluno: Aline Monique

MONIQUE, A.; GOMES, L. G.;LACOMBE, P.. Nos passos do Flâneur. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Orientou

Aline Duque

Inclusão: estratégia, conceito ou percepção; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Patricia Lacombe Pinheiro;

Ana Elisa Caldana

Formação de professores: um olhar refinado para a diversidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Patricia Lacombe Pinheiro;

Fernanda Arantes Ballardin

O Ateliê como espaço de contemplação da diversidade; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Patricia Lacombe Pinheiro;

Produções bibliográficas

  • LACOMBE, P. . Alunos debatem com Geraldo Alckmin. Jornal Alana, São Miguel Paulista, p. 1 - 1, 30 set. 2008.

  • LACOMBE, P. . II Forum de Arte/Educação Centro de Capacitação Paula Souza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACOMBE, P. . Seminário Internacional de Promoção de Leitura e Mediação Cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACOMBE, P. . I Forum de Arte e Educação do Centro Paula Souza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACOMBE, P. . A Prática da assembleia e a formação de sujeitos do diálogo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACOMBE, P. ; ZANON, F. . Criança em Pauta: Uma comunidade escolar escrevendo a sua história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LACOMBE, P. ; Cavalcanti R. . A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA TRANSFORMANDO OS CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LACOMBE, P. ; Cavalcanti R. . Projeto Intergeracional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PLACOMBE, ; LACOMBE, P. . 21 SINPEEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACOMBE, P. . Necessidade Educativa Especial 2009 (Entrevista).

  • LACOMBE, P. . Assembléias Escolares 2008 (Texto).

Outras produções

PLACOMBE, ; LACOMBE, P. . Elaboração de material didático - FUNDAÇÃO BRADESCO. 2016.

LACOMBE, P. . Infância e culturas. 2015.

LACOMBE, P. . Assessoria pedagógica para a rede municipal de Carapicuíba. 2013.

LACOMBE, P. . Vernissage CEI Alana. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Oliveira, D. ; LACOMBE, P. . Como é a gestão pedagógica no terceiro setor?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACOMBE, P. . Gestão de Conflitos em sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LACOMBE, P. . Gestão de Conflitos em Sala de Aula. 2011. .

LACOMBE, P. . Gestão de Conflitos em Sala de Aula. 2010. .

LACOMBE, P. . Gestão de Conflitos em Sala de Aula. 2009. .

LACOMBE, P. . Artes Visuais no CEI. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACOMBE, P. . Educador Formador. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Marchesini, Ale ; LACOMBE, P. ; CORIGLIANO, I. ; Caetano, Carol . Armazenamento Cheio: Corpo denúncia!. 2021. Performática.

Souza, A. ; Zeminian, P. ; Nascimento, L. ; Cascarelli, C. ; LACOMBE, P. . Semana Cultural Intercursos. 2016. Outra.

LACOMBE, P. . Ressignificando a Matemática; Simpósio Interno ESCOLA DA VILA (2007). 2007 (Simpósio) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Criança em Pauta: Uma comunidade escolar escrevendo a sua história, Descrição: Projeto de promoção de alargamento de nível de consciência e reforma na estrutura político-pedagógica do plano de Educação Infantil do município de Carapicuíba. Pesquisa de intervenção em escola "case", a fim de orientar uma nova prática para a infância, via assessoria pedagógica e imersão em uma Unidade Escolar do território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Patricia Lacombe Pinheiro - Coordenador / Fernanda Zanon - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Quais os Impactos da Assembleia escolar na formação do sujeito social do Jardim Pantanal?, Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado, com ênfase nos aspectos que permeiam a construção das relações sociais entre crianças e adolescentes que frequentaram o NURECA (Núcleo Sócio Educativo localizado na comunidade do Jardim Pantanal). O projeto contou com a investigação das competências e habilidades dialógicas que os sujeitos adquiriram a partir da vivência na instituição que se organizava de forma democrática e participativa. A proposta dessa pesquisa foi oferecer referências, recursos e possibilidades de atuação para educadores sociais dentro e fora das instituições de educação formal / popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Patricia Lacombe Pinheiro - Coordenador / Rosemary Aparecida Santiago - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Editora Movimenta

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Autora de Livro Didático, Carga horária: 20

Outras informações:
Autora de Material Didático de Artes Integradas para o Ensino Fundamental I.Cadernos de Formação do ProfessorCadernos de Atividade - Livro do ProfessorCaderno de Atividades - Diário de Bordo do EstudanteVolumes: 1,2,3,4 (1 ano)Volumes: 1,2,3,4 (2 ano)

2018 - 2020

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita F

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 12

2023 - Atual

Faculdade Sequencial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica da Pós-Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.Responsável pelos Projetos e Cursos de Extensão.Corresponsável pelos Programas e Políticas de Ensino na Graduação e Pós-Graduação.Concepção e desenvolvimento do PPC, Matriz Curricular, Planos de Ensino, Planos de Aula e Sistemas de Avaliação da Pós-Graduação.Responsável pelas ações de fomento a produção científica através do NUPEX.Membro da CTA institucional.Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

2012 - Atual

subVERse Assessoria e Consultoria em Educação e Arte-Educação

Vínculo: Sócia-fundadora, Enquadramento Funcional: Gestora

Outras informações:
Sócia-fundadora; formadora; coordenadora de projetos. Empresa de assessoria e consultoria de projetos no âmbito da educação formal e informal. Atuação em Escolas, Educativos, Instituições Culturais e Sociais. Elaboração de programas, projetos e revisão de currículos. Elaboração e revisão de materiais didáticos. Produção e supervisão de processos de avaliação e mapeamento. Cartografias sensíveis, A/r/tografia e performance como linguagem. Organização e participação em eventos e festivais de arte e cultura. Atuação em laboratórios de artes visuais e cênicas.

2018 - Atual

Faculdade SESI de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência do ensino superior: licenciaturas, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente responsável pelas unidades de ensino do eixo de formação pedagógica nos cursos de licenciatura em ciências humanas, linguagens das artes,ciências da natureza e ciências da matemática. Orientação do programa de residência pedagógica. Programa de formação por áreas de conhecimento. Participação de NDE.

2014 - 2018

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenação e Docência do Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora acadêmica e docente dos cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Coordenadora acadêmica do Curso Tecnólogo em Produção Cultural. Orientadora de prática de estágio. Docente titular da disciplina: Práticas Inclusivas e Metodologias Ativas. Responsável pela elaboração e revisão das matrizes, PPC e regulamento de estágio. Elaboração e ajuste de ementa, plano de aula e plano de ensino. Membro do Comitê de ENADE Membro do NDE.

2017 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual do Curso de Pedagogia, Carga horária: 30

Outras informações:
Orientação de Projeto Integrador (ABPL e DT). Correção e supervisão do desenvolvimento de atividades discentes no AVA. Encontros virtuais com os discentes para orientação e esclarecimento de dúvidas acerca dos conteúdos e atividades dos módulos de formação. Participação de reuniões virtuais com a supervisão e a tutoria presencial do curso.

2015 - Atual

Faculdade SESI de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada para a Pós-Graduação

Outras informações:
Professora Convidada para lecionar as disciplinas: "Diversidade Sociocultural e Práticas Inclusivas na Escola" e, "A escola como espaço de pesquisa" no curso de Formação para Coordenadores Pedagógicos.

2012 - 2013

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docência do Ensino Superior: Pós-Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora convidada para o programa de Pós-Graduação em Educação Social, lecionando para a disciplina de Violência como problema educativo. Elaboração de ementa, plano de ensino e plano de aula. Avaliação formativa, criterial, qualitativa e quantitaiva.

2007 - 2013

Instituto Alana

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Mediação Cultural, Carga horária: 40

Outras informações:
Promovida a Direção Pedagógica no ano de 2011. Gestão do núcleo de mediação cultural para crianças e adolescentes. Direção do Centro de Ed. Infantil. Organização de PPP, Planejamento e processos de avaliação. Responsável pela dimensão educacional, cultural e pedagógica. Orientação e coordenação dos projetos integradores e interdisciplinares. Planejamento e coordenação das Mostras Culturaia e do Vernissage. Orientação e supervisão pedagógica de professores. Docente do Centro de Formação Alana na Zona Leste.

2015 - 2016

Escola Projeto Vida

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
Planejamento e gerenciamento do projeto pedagógico; formação docente; atendimento às famílias; orientação e supervisão da prática pedagógica; orçamento e articulação de departamentos; elaboração de relatórios e do cumprimento das métricas de trabalho; avaliação de desempenho e de cilos; acompanhamento da rotina pedagógica e do percurso de desenvolvimento discente.

2003 - 2007

Cruzada Pró-Infância

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Supervisão e orientação de professores. Coordenação de projeto integrado. Formação de docentes. Contratação e avaliação funcional. Articulação comunitária e orientação de famílias. Planejamento e articulação com SME-SP.

2012 - 2015

Instituto Sidarta

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação pedagógica, assessoria educacional ao município de Carapicuíba, produção de ementas e métricas de formação para os educadores da rede municipal, organização dos espaços de diálogo e interlocução com outras instituições, avaliação e planejamento da prática pedagógica da UE Luiz Simplício de Andrade.

2007 - 2007

Escola da Vila

Vínculo: Programa interno de formação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Participação nos programas internos de formação, reuniões pedagógicas e funcionais. Co-participação em planejamentos e desenvolvimento da prática pedagógica com os 5 anos do EF II. Produção teórica para Simpósio e Programas de formação de estágio.

1994 - 2002

Escola Arco Íris

Vínculo: Professor Docente EI, Enquadramento Funcional: Professora Polivalente, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente de séries inciais. Planejamento e elaboração de PPP, Unidades didáticas e Planos de aula. Participação da elaboração da Mostra de Cultura da Infância (anos 1994 a 2001). Artculação com pais e comunidade escolar.

2002 - 2002

E.E. Professor Mario Arminante

Vínculo: Oficineira de Artes, Enquadramento Funcional: Professora atribuida, Carga horária: 16

Outras informações:
Tutora e monitora de artes para comunidades em vulnerabilidade social. Coordenação de polo do programa Parceiros do Futuro em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

2002 - 2002

Escola Estadual Professor Aldonio da Fonseca

Vínculo: Oficineira de Artes, Enquadramento Funcional: Professora Atribuida, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Artes. Elaboração de programas de formação e mobilização comunitária. Ocupação do espaço e intervenção cultural na comunidade.