Monique Wermuth Figueras

Possui graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (1997) com habilitação em Supervisão Escolar e as disciplinas de Historia da Educação, Sociologia e Filosofia, várias especializações voltadas a area educacional e Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e Neuropsicopedagoga Clinica , Institucional e Hospitalar. Professora concursada efetiva aposentada da -SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas l, fez parte do FORUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , tendo sido por dois anos coordenadora do FORUM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TOCANTINS-FPEJA , do qual é membro fundador.Já foi membro da COMISSÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CNAEJA( 2011 a 2012), coordenadora do Nucleo de Atendimento Educacional Multiprofissional -NAEM como co -autora do mesmo e foi membro do Conselho de Alimentação Escolar de Palmas. do Conselho Muncipal da Criança e do adolescente-CMDCA de Palmas, do Conselho Municipal de Educação de Palmas de 2014 a 2017 e professora do PARFOR na UFT onde lecionou a disciplina Educação de Jovens e Adultos, Professora horista de pos graduação .Possui experiência na área de Educação, como docente desde a pequena infância a Pós graduação, também com ênfase em Gestão escolar( gestora do Colégio estadual Dom Alano) e do CEM de Palmas,Supervisora pedagógica ( escolar e da Secretaria Municipal de Educação) Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação de jovens e adultos, altas habilidades-superdotação, inclusao educacional ,administração pública; controle interno; politicas públicas, e educação cientifica.Autora do projeto de Feiras Cientificas Escolares e Feiras de Empreendedorismo, Ciencia, Inovação e Tecnologia -FECIT o qual virou lei municipal, coordenando o mesmo no periodo de 2014 a 2019 e fazendo parte do Comite cientifico da FECIT nas edições de 2022 e2023 represe ntando a OPAJE-UFT,,leciona nos cursos de especialização nas disciplinas da area educacional e é consultora educacional nas areas de educação cientifica e atendimento educacional especializado. E neuropsicopedagoga clinica, institucional e hospitalar com enfase em educação inclusiva,, onde possui em palmas seu consultorio de atendimento educacional especializado. .Atende individualmente pessoas com Deficiencias, TDG e Altas Habilidades, no seu consultorio usando tambem Aromoterapia.Fundadora do grupo de assistencia a familias em situação de pobreza Amor Agape, sem conotação politica ou religiosa e membro da Comitiva da Esperança , atuando na Capadocia-Taquari..Membro do Forum Municipal de Educação de Palmas-2023 a 2027.

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

2007 - 2011

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NA AREA DE ALTAS HABILIDADES:ESTUDO DE CASO DO NAAH/S-TO, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: OSCAR CONCEIÇÃO DE SOUZA
Grande área: Ciências Humanas

Especialização em andamento em MBA em Reabilitação Neuropsicologica e Desenvolvimento Cognitivo

2025 - Atual

Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Especialização em andamento em FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS

2016 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS
Bolsista do(a): PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS-TO, SEMED, Brasil.

Especialização em NEUROSPICOPEDAGOGIA CLINICA INSTITUCIONAL E HOSPITALAR

2017 - 2018

IEXCEED
Título: Altas Habilidades no Brasil hoje
Orientador: Fernanda Sader

Especialização em Formação de Gestores Educacionais

2015 - 2018

UnylEA
Título: Evasão na EJA
Orientador: Marcos Irondes

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL

2008 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Políticas Públicas na area de altas habilidades
Orientador: Soraia Napoleão Freitas

Especialização em EDUCAÇAO, DESENVOLVIMENTO E POLITICAS EDUCATIVAS

2005 - 2007

FACULDADE ADELMAR ROSADO
Título: PROJETO DE PESQUISA

Especialização em Metodologia de Matemática e Ciências

2005 - 2007

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
Título: A ludicidade em sala de aula

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E MET DE CIENCIAS E MATEMÁTICA

2005 - 2006

Sociedade de Educação Continuada
Título: A APLICABILIDADE DOS JOGOS MATEM[ATICOS EM UMA TURMA DE 4ª SÉRIE DO MUNICIPIO DE PALMAS
Orientador: BARTIRA DA SILVA SARDINHA MASSETI

Especialização em Administração e Planejamento para Docentes

1996 - 1998

Universidade Luterana do Brasil
Título: não foi solicitada monografia

Aperfeiçoamento em Curso de extensão em Formação de Formadores em Economia Solidária

2016 - 2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
Título: Economia Solidária. Ano de finalização: 2017

Graduação em Pedagogia

1993 - 1997

Universidade Luterana do Brasil

Formação complementar

2016 -

Extensão universitária em FORMAÇÃO BÁSICA E ESPECÍFICA PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS E CONS.TUTELARES. (Carga horária: 200h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2016 -

Extensão universitária em Fortalecimento de gestão. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2019 - 2020

AROMOTERAPIA. (Carga horária: 280h). , EKANTA, EKANTA, Brasil.

2018 - 2018

AVALIANDO E INTERVINDO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 2h). , clinic aprendizagem e companhia, ABED, Brasil.

2018 - 2018

PROGRAMA PSICOPEDAGOGICO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO NAS COMPETENCIAS E HA. (Carga horária: 80h). , CLINICA APRENDIZAGEM E COMPANHIA, PPAI, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Oficina de Planejamento e Orçamento Criança. (Carga horária: 20h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Nucleo Básico em Socioeducação. (Carga horária: 160h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

TIM FAZ CIENCIA. (Carga horária: 60h). , TIM, TIM, Brasil.

2016 - 2016

PLANO ESTADUAL DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. (Carga horária: 16h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2016 - 2016

CONTROLE SOCIAL, AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE POLITICAS PUBLICAS. (Carga horária: 24h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2016 - 2016

DIREITOS HUMANOS, NO MARCO DA FORMULAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DECENAL. (Carga horária: 16h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Formação continuada de professores e coordenadores pedagogicos do E.M.. (Carga horária: 100h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Formação continuada de professores e coordenadores pedagogicos do E.M.. (Carga horária: 100h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2015 - 2015

TIM FAZ CIENCIA. (Carga horária: 60h). , Instituto TIM, TIM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Formação continuada de professores e coordenadores pedagogicos do E.M.. (Carga horária: 100h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2013 - 2014

Programa de modernização da gestão Escolar. (Carga horária: 225h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO DE PALMAS, SEMED, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Defic. (Carga horária: 180h). , Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.

2013 - 2013

FORUM NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 21h). , FEDERAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS, FENERC, Brasil.

2012 - 2012

Ofician de formaçao de professores. (Carga horária: 8h). , Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.

2012 - 2012

Processos metodológicos de formação e sitematizaçã. (Carga horária: 40h). , Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, Brasil.

2012 - 2012

Qualidade de vida e marketing pessoal na Educaçao. (Carga horária: 120h). , instituto nacional de capacitaçao profissional, MITES, Brasil.

2010 - 2010

III OFINA DE TRABALHO DA AGENDA TERRITORIAL. (Carga horária: 24h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2010 - 2010

IALLA. (Carga horária: 120h). , Centro de Formación de la Cooperacion Española em Montevideo, CFC, Uruguai.

2010 - 2010

III Oficina de Trabalho da Agenda de Desenvolvimen. (Carga horária: 24h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2008 - 2008

FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Formação de Agente Públicos. (Carga horária: 40h). , Instituto de Contas do tocantins, TCE, Brasil.

2007 - 2007

2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA. (Carga horária: 32h). , UNITINS, UNITINS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Educação na Diversidade. (Carga horária: 240h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2006 - 2006

Seminário de Formação de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO, SEMED, Brasil.

2006 - 2006

CONGRESSISTA. (Carga horária: 40h). , CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO, CONSBRAD, Brasil.

2003 - 2006

especialização em gestão escolar e metodologia. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.

2004 - 2004

FORMAÇÃO COPNTINUADA PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO. (Carga horária: 96h). , Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.

2004 - 2004

TÉCNICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 100h). , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.

2004 - 2004

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 92h). , SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, SEDUC, Brasil.

2004 - 2004

DEFICIÊNCIA MENTAL-TEORIAS ESPECÍFICAS. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES, SECESP, Brasil.

2003 - 2003

COOPERJOVEM. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, Sescoop-TO, Brasil.

2002 - 2002

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES, SECESP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em TREINAMENTO BÁSICO DE DINÂMICA DE GRUPO. (Carga horária: 120h). , SOCIEDADE BRASIELIRA DE PSICOTERAPIA , DINAMICA DE GRUPO E PSICODRAMA, SOBRAP, Brasil.

1999 - 1999

ACONSTRUÇÃO DO NOVO LEITOR. (Carga horária: 20h). , Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, MARISTA, Brasil.

1998 - 1998

ADOLESCENCIA ADMINISTRANDO O FUTURO. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.

1993 - 1997

cursos de aprefeiçoamento pedagógico. (Carga horária: 450h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em QUALIFICAÇÃO DE SECRETÁRIOS DE ESCOLA DE 1º E 2º G. (Carga horária: 300h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP/RJ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Organização de eventos

FIGUERAS, M. W. . FECIT. 2022. .

FIGUERAS, M. W. . ATENDIMENTO A INFÂNCIA E ADOILESCENCIA. 2017. (Outro).

FIGUERAS, M. W. . Seminário de formaçao de Formadores da EJA. 2012. (Outro).

FIGUERAS, M. W. . SEMINARIO NACIONAL DE FORMAÇAO DE FORMADORES DA EJA. 2012. (Outro).

FIGUERAS, M. W. . Eneja. 2011. (Outro).

FIGUERAS, M. W. . Encontro Regional da Educação de Jovens e Adultos da região Norte. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

I SEMINARIO DO PARFOR.EDUCAÇÃO CIENTIFICA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2016. (Seminário).

ENEJA.Encontro Nacional de jovens e adultos. 2015. (Encontro).

FEBRACE. 2015. (Feira).

FECIT. FECIT. 2015. (Feira).

Seminario Desafios da Educação. 2015. (Seminário).

FEIRA DE CIENCIAS , INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.CAMINHO PERCORRIDO NAS FEIRAS CIENTIFICAS. 2014. (Seminário).

III Seminário Nacional pela Educação nas Prisões.GT Dversidade. 2012. (Seminário).

Pensar. 2012. (Congresso).

Pensar. 2012. (Congresso).

Reunião Técnica Internacional sobre Alfabetização de Jovens maiores de 15 anos, Adultos e Idosos [.Reunião Técnica Internacional sobre Alfabetização de Jovens maiores de 15 anos, Adultos e Idosos. 2012. (Encontro).

Seminario da educação do campo.Moderadora da mesa. 2012. (Seminário).

Vi ENCONTRO NACIONAL DE LIDERANÇAS DA MOBILIZAÇAO SOCIAL PELA EDUCAÇAO. 2012. (Encontro).

Eneja.Eneja. 2011. (Encontro).

EREJA Norte.Encontro Regional da EJA. 2011. (Encontro).

CONAE.observador. 2010. (Outra).

IALLA.EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA-IALLA. 2010. (Encontro).

II Workshop sobre o Programa um Computador.Programa um Computador -Uma experiência do Colegio Estadual Dom Alano Marie Du Noday. 2010. (Encontro).

ENEJA XI.FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE SUPERDOTAÇÃO. 2008. (Congresso).

12ª CONFERENCIA DE JOVENS CIENTISTAS. ICYS. 2006. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE SUPERDOTAÇÃO. 2006. (Congresso).

Febrace. FEIRA DE CIENCIAS E ENGENHARIA-FEBRACE-USP. 2005. (Congresso).

FEIRA DE CIENCIAS E TECNOLOGIA. ISEF/INTEL. 2005. (Congresso).

EDUCADOR. EDUCADOR. 2002. (Congresso).

SEMANA ACADEMICA D ULBRA.RESGATANDO A AUTO ESTIMA. 2001. (Seminário).

EDUCADOR. EDUCADOR. 2000. (Congresso).

CONGRESSO PARA EDUCADORES DA AMERICA LATINA. CONGRESSO PARA EDUCADORES DA AMERICA LATINA. 1997. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lílian Patrícia Mourão Veras

FIGUERAS, M. W.. SAUDE DO TRABALHADOR DOCENTE " UMA INVESTIGAÇÃO DOS SINTOMAS E DOENÇAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PALMAS-TO". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL.

FIGUERAS, MONIQUE WERMUTH. PREMIO EDUCADOR QUE INSPIRA. 2024. SECRETARIA MUNICIPAL D EDUCAÇÃO DE COLINAS.

FIGUERAS, M. W.. TDH. 2011. instituto consciencia de Goiás.

Orientou

Paulo Roberto Barbosa Sanches Júnior

PROJETO URBANÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA PÚBLICA; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em EDUCAÇÃO) - NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES-AMAPÁ; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

DNB; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em ENSINO MÉDIO) - SECRETAIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO TO; (Orientador);

Elzitânia Brito Nunes

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA O IDOSO: Sob a perspectiva do processo de construção da rede de construção criada pelo estatuto; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

SANDRA FRANCISCA DE CARVALHO SOUZA

A VIOLÊNCIA FÍSICA E OS MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Diana José da Silva

SAÚDE PÚBLICA E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestao Publica) - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOCANTINENSE; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ROSA HELENA DIAS PIAGEM

OS DESAFIOS DA PESSOA IDOSA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ADEIANA BARROS DE SOUSA

ATENDIMENTO A PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Frederico Urcino Cerqueira

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES DA CACHOEIRA DA RONCADEIRA NO DISTRITO DE TAQUARUÇÚ DO PORTO? PALMAS - TO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Vivianne Cristina Zani

BPC - BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA: POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS E SEUS ASPECTOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica) - Faculdade ITOP; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ELIDA DE SOUSA MILHOMEM NEVACK

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E NO ÂMBITO FAMILIAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Rosiane Rezende Vidal

A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

VIRGINIA ALVES RODRIGUES MARTINS

LEI MARIA DA PENHA: Real proteção da mulher brasileira?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ROSA AMÉLIA MARTINS MARQUES

VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

MARIA HELENA LEAL DA SILVA

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

MARIA EVONEIDE FREIRE DA SILVA

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FISICA NA VIDA DO IDOSO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

EMÍLIA MARIA DO SOCORRO BELEM RIBEIRO

RAÇA E ETNIA: POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Políticas Públicas e Serviço Social) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ELIANA TRISTÃO MOREIRA

INFLUENCIA DAS ARTES CÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM PARALISIA CEREBRAL; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Associação Educacional do Tocantins; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Naira de Carvalho Guerino Moraes

Afetividade: A carência da família e seu reflexo na escola; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

MARIA ALVES PEREIRA LUZ

CONSELHO TUTELAR: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

GEICE LEA DIAS DE OLIVEIRA

A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

GILSON JULIO PEIXOTO

A QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Monize Schuenck dos Santos

A influência do regime de tributação do Imposto de Renda no lucro das empresas de Transporte Coletivo no município de Palmas-TO; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Auditoria tributária) - FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL ? PALMAS/TO; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Genival Francisco de Carvalho

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A RELEVÂNCIA DO CONTROLE INTERNO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Pública) - FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL ? PALMAS/TO; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Antônia Vanier Tavares da Silva

DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO NOS ORGÃOS PÚBLICOS NA CIDADE DE PALMAS - TO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Pública) - FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL ? PALMAS/TO; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

SILAS DE BESSA MACEDO

RECURSOS PEDAGÓGICOS TECNOLÓGICOS COMO POTENCIALIDADES NA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: OLHAR DO PROFESSOR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docências do Ensino Superior) - Faculdade ITOP; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

EDSON ANSELMO LEMES DE SOUZA

A AFETIVIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação Psicopedagogia) - IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Caroline Campos Pacheco , Hugo Buratti Neto

Reprodução Artificial de Peixes Para Recuperação de Áreas Degradadas Pela Pesca Predatória; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão ambiental) - Insituto Tocantinense de Pós Graduação; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Giovanda Feitoza de Carvalho Alves

LEITURA E ESCRITA: UM CAMINHO SIGNIFICATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

CLEIDE PAZ LOPES BARBOSA

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Josefa Grigorio da Cruz Gois

GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

MARA ANDRÉIA PREDIGER

AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

ARILENE DIAS SOUSA BRAGA

ENSINO FUNDAMENTAL-DESAFIOS DE FORMAR LEITORES DO 1º AO 5º ANO; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Arilene Dias Souza Braga

ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DIANTE DO PROCESSO AVALIATIVO NO COTIDIANO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Marcos; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Emivaldo Ribeiro Cardôso

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Complementaçao em Pedagogia) - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOCANTINENSE; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Vilson Pereira dos Santos

A negação do direito à educação de pessoas com necessidades educacionais especiais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Complementaçao em Pedagogia) - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOCANTINENSE; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

CLAUDIA FAVARO DA SILVA

ALFABETIZAÇÃO NATURAL;DESAFIOS E SUCESSOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Ana Rachel da Silva Limeira

O BRINCAR E A PSICOMOTRICIDADE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Lílian Patrícia Mourão Veras

Saúde do trabalhador Docente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Paulo Roberto Barbosa Sanches Júnior

PROJETO URBANÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA PÚBLICA (20090861); 2009; Iniciação Científica - nucleo de atividades de altas habilidades; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

[Nome removido após solicitação do usuário]

DEDO NA BOCA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em ENSINO MÉDIO) - CENTRO DE ENSINO MEDIO DE PALMAS; Orientador: Monique Wermuth Figueras;

Produções bibliográficas

  • FIGUERAS, M. W. . PALMAS. PALMAS, SITE CIDADE DO CONHECIMENTO-TO, 2002.

  • FIGUERAS, M. W. . A EDUCAÇÃO. INTERATIVA, PALMAS-TO, 01 mar. 2000.

  • FIGUERAS, M. W. . Projeto Dedo na Boca -comando de voz. In: Feira de Ciencias INTEL/ISEF, 2005, Phoenix. DNB-DEDO NA BOCA, 2005.

  • FIGUERAS, M. W. . AVALIAÇÃO-MÉTODOS E TECNICAS PEDAGÓGICAS. In: CONGRESSO DE PEDAGOGIA, 1997, HAVANA. CONGRESSO DE PEDAGOGIA, 1997. v. 1.

  • FIGUERAS, M. W. . LA CALIDAD DE LA EDUCACION:METODOS E PROCEDIMENTOS PARA LA AVALUACION EN LA PRATICA PEDAGOGICA. In: PEDAGOGIA 97, 1997, HAVANA. PEDAGOGIA 97. HAVANA: MINISTERIO DA EDUCACION, 1997. v. 1.

  • SILVA, WAGNER RODRIGUES ; FERNANDES, ELIZANGELA ROCHA ; FIGUERAS, MONIQUE WERMUTH . Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica. RAÍDO (ONLINE) , 2018.

  • FIGUERAS, M. W. . EDUCAÇÃO CIENTIFICA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIGUERAS, M. W. . Supervisão escolar na diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUERAS, M. W. . A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO-MÉTODOS E TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FIGUERAS, M. W. . FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES. 2000.

FIGUERAS, M. W. . PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA. 1999.

FIGUERAS, M. W. . Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação. 2014.

FIGUERAS, M. W. . Educação Cientifica no cotidiano escolar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUERAS, M. W. . Febrace acontece. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FIGUERAS, M. W. . ATENDIMENTO A PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FIGUERAS, M. W. . feiras de ciencias, inovação e tecnologia. 2013. .

FIGUERAS, M. W. . Programa Brasil Alfabetizado. 2012. .

FIGUERAS, M. W. . Complementação Pedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUERAS, M. W. . Complementação Pedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUERAS, M. W. . PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO-FORMAÇÃO INICIAL. 2010. .

FIGUERAS, M. W. . MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA NO DIA A DIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . A INCLUSAÕ DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . gestão educacional. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . INCLUSÃO ESCOLAR E ALTAS HABILIDADES. 2009. .

Monique Wermuth Figueras ; FIGUERAS, M. W. . INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃOO. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2009. .

FIGUERAS, M. W. . FORMAÇÃO CONTINUADA. 2005. .

FIGUERAS, M. W. . CAPACITAÇÃO DE PARAMETROS CURRICULARES. 2002. (PCN EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS).

FIGUERAS, M. W. . formação de professores. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FORMAÇÃO DE PROFESSORES).

Vanessa Nunes Torres Silva Santos. ; FIGUERAS, M. W. . INFORMATIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO TOCANTINS. 2008 (ARTIGO) .

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

  • 2014 - 2019

    Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (30) Graduação: (50) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Monique Wermuth Figueras - Coordenador / Solange Alves OLiveira - Integrante.

Prêmios

2011

FEBRACE-USP, USP.

2009

FEBRACE, USP.

2006

PROFESSORA REPRESENTANTE DO BRASIL, CONFERENCIA DE JOVENS CIENTISTAS-ICYS-ALEMANHA.

2005

projeto dedo na boca-prof orientadora, FEBRACE-USP.

2005

PROJETO DEDO NA BOCA, INTEL/Estados Unidos.

2001

MELHORES POESIAS DO SÉCULO, EDITORA LITTERIS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

COMISSÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Vínculo: REPRESENTANTE DOS FORUNS EJA, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COMISSÃO ELEITO, Carga horária: 4

2011 - Atual

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOCANTINENSE

Vínculo: PROFESSORA HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA HORISTA DE POS GRADUAÇÃO, Carga horária: 6

Outras informações:
Ministra as aulas na Especialização e de complementação pedagógica referentes as disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Orientação de Artigos, Gestão ducacional, Gestão Pública, Docencia do Ensino Superior, Orientaçao de artigos, Estagios de Supervisão Escolar e Supervisão Escolar.

2009 - Atual

AGENDA TERRITORIAL

Vínculo: NOMEADA PELO GOVERNO ESTADUAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COMISSÁO ESTADUAL, Carga horária: 2

2015 - 2017

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Vínculo: , Enquadramento Funcional: SEMED, Carga horária: 4

2012 - 2014

Conselho Municipal de Alimentação Escolar

Vínculo: CONSELHEIRA, Enquadramento Funcional: SEMED, Carga horária: 4

2010 - 2012

Fortium Educacional

Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: prof. de curso prep. para concurso e pós grad, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministra as aulas na Especialização e referentes as disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Orientação de Artigos, Docencia do Ensino Superior e Orientaçao de artigos.

2010 - Atual

FORUM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TOCANTINS

Vínculo: COORDENADORA DO FORUM, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO FORUM ESTADUAL DA EJA, Carga horária: 10

Outras informações:
PROCESSO DE ELEIÇÃO, ONDE PARTICIPA HÁ 12 ANOS REPRESENTANDO PROFESSORES DA EJA

2007 - 2012

IGEP-INSTITUTO GÊNESIS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO-LATO SENSU

Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: professora contratada horista, Carga horária: 16

Outras informações:
Ministra as aulas na Especialização e de complementação pedagógica referentes as disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Orientação de Artigos, Gestão ducacional, Gestão Pública, Docencia do Ensino Superior, Orientaçao de artigos, Estagios de Supervisão Escolar e Supervisão Escolar.

2015 - Atual

Instituto Técnico de Educação e Cidadania

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: cnpq, Carga horária: 60

Outras informações:
Pofessora do curso de Pedagogia da UFT modular PARFOR

2012 - 2014

Instituto Técnico de Educação e Cidadania

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora contratada horista, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministra a disciplina de Tecnologia educacional na especialização de Docência do Ensino Superior e Gestão, Supervisão e Orientação Educacional

2006 - 2009

Instituto Tocantinense de Pós graduação

Vínculo: PROFESSORA HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministrou as aulas na Especializaçã referentes as disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Orientação de Artigos, Gestão Educacional, Gestão Pública, Docencia do Ensino Superior e Orientaçao de artigos.

2010 - 2011

RENAGESTE

Vínculo: COORDENADOR REGIONAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COORDENAÇÃO REGIONAL, Carga horária: 1

2010 - 2011

SECRETAIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO TO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Até abril de 2011

2002 - 2017

Secretaria de Educação do Estado

Vínculo: professora especialista, Enquadramento Funcional: concursada, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionar sociologia e Filosofia no Ensino Médio

2014 - Atual

Secretaria Muncípal de Educação de Palmas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Setorial ciencias e tecnologia, Carga horária: 40

2013 - 2014

Secretaria Muncípal de Educação de Palmas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente da Diversidade e Inclusão, Carga horária: 40

2012 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão da elaboração do Plano Municipal, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro da comissão constituída para elaboração do Plano Municipal de Educação.

1998 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESPECIALISTA, Carga horária: 40

Outras informações:
A PARTIR DE MARÇO DE 2012 ASSUMI A SUPERVISÃO DA EJA A NIVEL DE SISTEMA.

Atividades

  • 04/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro.Linhas de pesquisa

2016 - 2018

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora do Parfor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora da disciplina da EJA

2019 - 2021

Centro de Valorização da Vida

Vínculo: vOLUNTARIADO, Enquadramento Funcional: VOLUNTARIA, Carga horária: 6

Outras informações:
VOLUNTARIA PLANTONISTA