Andrea Thompson Da Poian
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).
Atualmente é Professora Titular do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sua linha de pesquisa está voltada para o estudo de diferentes aspectos da interação vírus-célula, principalmente nos seguintes temas: mecanismos de entrada dos vírus em suas células hospedeiras, estrutura das proteínas virais e suas mudanças conformacionais durante a infecção, efeitos da infecção sobre o metabolismo celular, e respostas celulares à infecção.
Coordenou o Programa de Pós-graduação em Química Biológica (conceito 7 da CAPES) de 2005 a 2009 e atualmente é diretora adjunta de graduação do IBqM.
Atua também na área de Educação em Ciências, em projetos que visam aproximar a universidade da escola básica, principalmente no que diz respeito às práticas de ensino de ciências, além de elaborar e avaliar novas propostas de abordagem de temas relacionados à bioquímica nos Ensinos Fundamental e Médio. Participa também de atividades de difusão de ciências e é diretora do Instituto Ciência Hoje e editora da área de Ciências Biológicas das revistas de divulgação científica Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças.
Escreveu o livro-texto de Bioquímica "Integrative Human Biochemistry", publicado pela Editora Springer com distribuição internacional. Produziu o material didático de Bioquímica para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância do Centro de Ensino Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e elaborou a proposta pedagógica do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional da CAPES (PROFBIO), do qual foi membro do Comitê de Implantação e atualmente integra sua Comissão Nacional.
Informações coletadas do Lattes em 09/03/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química Biológica
1991 - 1994
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo da Estabilidade e da Desmontagem de Vírus Icosaédricos Através do Uso de Pressão Hidrostática Combinada a Uréia e Baixas Temperaturas
Orientador: Jerson Lima da Silva
Palavras-chave: Estabilidade Proteica; Estados Conformacionais; Estrutura de Proteinas; Virus; Interacoes Proteina/Proteina; Interacoes Proteina/Rna. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos/Especialidade: virologia.
Participação em bancas
Da Poian, A.T.. A espessura do vivo: pensando o conceito de vida no currículo de Biologia. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (32001010175P5)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Análise filodinâmica da introdução do subtipo C do HIV-1 no Brasil e sua dispersão para a região nordeste do país. 2018. Dissertação (Mestrado em BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.
Da Poian, A.T.. Efeitos da modulação pelo diabetes do tipo 1 em mitocôndrias do sistema nervoso central. 2016. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Efeitos da exposição ao ferro sobre o metabolismo mitocondrial e redox de células tumorais do sistema nervoso central. 2015. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Avaliação do efeito da expressão da proteína NS1 do vírus da dengue em células hepáticas humanas: análises ultraestruturais e proteômicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.
Da Poian, A.T.. Identificação de miRNAs humanos modulados durante a infecção pelo vírus da dengue. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Papel de exossomos provenientes de linhagens de carcinoma mamário humano na biologia plaquetária e coagulação sanguínea. 2014. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Interação entre flavivírus e megacarioblastos: papel nas alterações hemostáticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A T.. Análise dos níveis de expressão do sensor viral RIG-I e das ligases de ubiquitina RNF125 e TRIM25 em indivíduos saudáveis e portadores do HIV. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Avaliação da estabilidade estrutural e inativação por alta pressão hidrostática do vírus da influenza humana X-31. 2012. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A T.. Efeitos de agentes moduladores do microambiente nas propriedades hidrolíticas e estruturais da peptidase 3CL do SARS coronavírus. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.
DA POIAN, A. T.. Rastreamento das proteínas de envelope do vírus Mayaro durante os eventos iniciais da infecção. 2010. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Caracterização da interação entre o vírus da dengue e plaquetas humanas: ativação plaquetária, função mitocondrial e secreção de citocinas. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.
DA POIAN, A. T.. Microplusina, um peptídeo antimicrobiano de Rhipicephalus (Boophilus) microplus: estrutura, dinâmica e interação com íons cobre II. 2010. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Extratos bioativos da bactéria Teredinibacter turnerae: efeitos em células do sistema imune e atividade antiviral. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Modulação da ativação de linfócitos B pelo vírus da dengue. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Efeito da aclimatação ao frio sobre o metabolismo mitocondrial e glicolítico do músculo branco de peixes dourados, Carassius auratus. 2009. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Análise proteômica comparativa entre plasmas de doadores saudáveis e de pacientes com dengue grave. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.
DA POIAN, A. T.. Atividade antifúngica associada aos ovos de Rhodnius prolixus: uma possível associação simbiótica entre bactérias e insetos. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Dermatan sulfato de ascídias (Chordata ? Tunicata): estrutura, atividade biológica e papel fisiológico. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. O netrófilo participa da modulação do ciclo estral em camundongos?. 2006. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Seleção e caracterização de peptídeos recombinantes miméticos de antígenos do vírus da dengue por "phage display. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética e Bioquímica) - Universidade Federal de Uberlândia.
DA POIAN, A. T.. Alterações na função mitocondrial promovidas pela alimentaçõa com sangue no mosquito Aedes aegypti. 2006. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Interação e estudo estrutural do peptídeo PW2 com membranas fosfolipídicas por ressonância magnética nuclear. 2005. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo dos polissacarídeos sintetizados pelo caracol Achatina fulica Bowdich 1822: estrutura, localização e biomineralização. 2005. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Condroitim sulfato fucosilado como um novo anticoagulante oral. 2005. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Caracterização funcional do fator transcricional SmPUR-a de Schistosoma mansoni. 2004. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo da composição e localização tecidual de glicosaminoglicanos sulfatados em duas espécies de oligochaetas: Eisenia foetida e Eudrilus eugeniae (Annelida). 2004. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Clonagem e caracterização funcional de SmGCN5, uma histona acetil transferase de Schistosoma mansoni. 2004. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo dos mecanismos envolvidos na aquisição do estado fusogênico viral: alfavírus (Mayaro) e filovírus (Ebola) como modelos. 2003. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. As provas do tipo vestibular e a LDB/96. O caso da Biologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo de canias de potássio dependentes de voltagem em linhagens leucêmicas humanas. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Colaboração internacional no âmbito da investigação científica e formação de pessoal entre Brasil e França. 2002. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Ação hormonal na atividade e distribuição intracelular da fosfofrutocinase-1 de músculo esquelético de coelho. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Isolamento e caracterização de um fator de transcrição tipo b-ZIP de A. thaliana induzido por ácido abscíssico. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Influência de osmólitos na associação entre a fosfofrutocinase-1 de músculo esquelético de coelho com filamentos de actina. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Efeitos dos íons ferro e radicais livres nas enzimas glutationa redutase e lactato desidrogenase. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Consequências da substituição da água por solventes orgânicos (DMSO e etileno glicol) em fibras musculares permeabilizadas e no subfragmento 1 (S1) da miosina. 2000. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Caracterização da interação da lipoforina com o corpo gorduroso de Rhodnius prolixus. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Efeito do dimetilsulfóxido (DMSO) no ciclo catalítico da miosina. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Caracterização do processo de polimerização da laminina induzido por acidificação do pH". 1999. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo da variabilidade genética de Euterpe edulis Martius (Palmae). 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Caracterização da interação entre rhGM-CSF e glicosaminoglicanos. 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Modificações promovidas pela uréia e metilamenas na função e estrutura da miosina de músculo esquelético. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Heterogeneidade conformacional persistente da triosefosfato isomerase: separação cromatográfica de frações com distintas sensibilidades ao cloridrato de guanidina. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. . Estudo comparativo entre a estabilidade estrutural das cepas selvagem e mutantes do Bacteriófago P22. 1996. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Purificação e caracterização de três Populações de vitelina em ovócitos de Rhodnius prolixus. 1996. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Caracterização de vias de tráfego de proteínas envolvida na biogênese e funcionamento de lisossomos. 2021. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.
Da Poian, A.T.. Controle da resposta celular ao estresse sobre a maquinaria de tradução durante a infecção por flavivírus: causas e consequências. 2020. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Da Poian, A.T.. Estudo sobre a fisiologia mitocondrial de adipócitos brancos e marrons. 2020. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Os efeitos do vírus da Zika durante as etapas do desenvolvimento cortical e formação do corpo caloso. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Papel da imunidade inata no desenvolvimento e progressão das amiloidoses. 2015. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Envolvimento de p38 MAPK da célula hospedeira no ciclo de vida do Vaccinia vírus. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Da Poian, A.T.. S-nitrosilação de proteínas sarcoméricas: novos alvos para a modulação da contratilidade cardíaca. 2014. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Identificação de fatores celulares envolvidos na regulação negativa do co-receptor CD4 por Nef do HIV-1. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.
Da Poian, A.T.. Efeito da ovariectomia no fígado e no BAT de ratas wistar. 2013. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Estudo dos mecanismos de ativação e apoptose de monócitos e linfócitos T durante a infecção pelo vírus da dengue. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.
Da Poian, A.T.. Análise comnparativa do secretoma de urina de pacientes com carcinoma renal de células claras em relação a doadores saudáveis. 2013. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Estudo da regulação por substratos no metabolismo oxi-redutivo em diferentes sistemas biológicos. 2012. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A T.. Mecanismo de ação do Cidofovir sobre a replicação do vírus vaccínia: comprometimento da morfogênese e do empacotamento do DNA viral. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.BOZZA, M. T.; Machado, FS;TEIXEIRA, M. M.. Imunopatologia da dengue: receptores de quimiocinas CC e células INKT. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.
DA POIAN, A. T.. The interplay between HIV-1 gp41, membranes and pre-fusion antiviral agents. 2008. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade de Lisboa.
DA POIAN, A. T.. Enzimas proteolíticas virais: dengue NS3 e poliovírus 3C. 2008. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal de São Paulo.
DA POIAN, A. T.. Papel de polissacarídeos sulfatados na fertilização de ouriços-do-mar. 2008. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Inovações no ensino das ciências e da saúde: pesquisa e desenvolvimento da ferramenta Constructore e do Banco Virtual de Neurociência. 2007. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Controle da geração de espécies reativas de oxigênio pelas ATP-fosfotransferases mitocondriais. 2006. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Uso da glicose-6-fosfato e da frutose-1,6-bisfosfato como sistemas regeneradores de ATP em corações de rato durante a isquemia cardíaca. 2006. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Do monômero ao capsídeo: estudos estruturais e termodinâmicos da proteína capsídica do vírus da imunodeficiência humano do tipo 1 (HIV-1). 2006. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Homeostase energética em sistemas biológicos. 2005. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estudo dos mecanismos de ligação de heme à matriz peritrófica de Aedes aegypti. 2005. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Novas estratégias para a modulação dos receptores de NMDA: a D-serina como alvo. 2004. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Homeostase energética em sistemas biológicos. 2004. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Transporte e papel do neuromodulador D-serina em cultura primária de astrócitos. 2003. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Identificação e organização supramolecular da laminina como determinante de sua atividade biológica. 2003. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estrutura, enovelamento e estabilidade do domínio extracelular da proteína precursora amilóide. 2003. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Microscopia de força atômica aplicada ao estudo de interações moleculares de interesse biológico. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Alterações estruturais associadas a mudanças de afinidade da troponina C pelo filamento fino em fibras de músculo esquelético. 2002. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. A proteinase aspártica ligadora de heme (THAP) de Boophilus microplus. Purificação, caracterização e implicações para um novo mecanismo regulatório de hemoglobinases. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Agregação de heme em animais hematófagos. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Museus interativos de ciências: espaços complementares de educação. O surgimento da primeira instituição brasileira. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Hidrolases ácidas ao longo da embriogênese de Rhodius prolixus. 2001. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. A imunologia no Brasil: perfil e tendências. 2000. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Estabilidade e aspectos estruturais da b-lactoglobulina bovina. 1999. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Papel do epitélio folicular na ovogênese Rhodnius prolixus. 1998. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Termodinâmica, cinética e heterogeneidade de enovelamento/associação de subunidades da triose fosfato isomerase. 1998. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Captação da RHBP e ovogênese em Rhodnius prolixus. 1998. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Concurso para Professor Adjunto A, do Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, área Aplicações biotecnológicas de agentes sub-virais e virais. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.
Da Poian, A.T.. Concurso para Professor Adjunto A 40 hs, DE, do Setor Fronteiras em Biotecnologia Aplicada às Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Concurso para Professor Adjunto 40 hs, DE, do Departamento de Genética ? Setor Genética Geral, Instituto de Biologia. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Concurso para Docente do Magistério Superior para a matéria Processos Bioquímicos/Bases Metabólicas da Saúde Humana. 2015. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Da Poian, A.T.. Concurso para Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina. 2015. Universidade de Lisboa.
Da Poian, A.T.. Concurso para Professor Adjunto 40 hs, DE, do Departamento de Virologia, Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DA POIAN, A. T.. Concurso para Professor Doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2013. Universidade de São Paulo.
DA POIAN, A. T.. Concurso para Professor Adjunto 40 hs, do Departamento de Biointeração, Instituto de Ciências da Saúde, UFBA. 2011. Universidade Federal da Bahia.
DA POIAN, A. T.. Concurso para Professor Adjunto 40 hs, DE, do Departamento de Bioquimica e Imunologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.
DA POIAN, A. T.. Concurso para Professor Adjunto 40 hs, DE, do Departamento de Microbiologia Médica, Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Da Poian, A.T.. Concurso para Professor Livre Docente, área de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Biologia Funcional e Biologia Tecidual, Instituto de Biologia. 2017. Universidade Estadual de Campinas.
Da Poian, A.T.. Prêmio Tese Destaque USP, área Ciências Biológicas. 2015. Universidade de São Paulo.
Da Poian, A.T.. Prêmio Tese Destaque USP, área Ciências Biológicas. 2014. Universidade de São Paulo.
Da Poian, A.T.. Prêmio CAPES de Teses, área Ciências Biológicas II, CAPES. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Da Poian, A.T.. Prêmio CAPES de Teses, área Ciências Biológicas II. 2011. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Comissão julgadora das bancas
FERREIRA, S. T.. Estudo da estabilidade e da desmontagem de virus icosaédricos através do uso de alta pressao hidrostatica combinada a ureia e baixas temperaturas. 1994. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Abordagem do tema fermentação na Educação de Jovens e Adultos: produção de uma sequência didática como estratégia de ensino investigativo; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (32001010175P5)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Desenvolvimento de um teste sorológico para a detecçãode anticorpos contra o SARS-CoV2para acompanhamento da resposta imunológica ao vírus; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Estudo do papel das proteínas não-estruturais do vírus da dengue na resposta imune inata; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
O ensino de ciências por meio da investigação: intervenção didática e concepções dos professores; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Mecanismos moleculares associados à biogênese de gotículas lipídicas induzida pela proteína NS3 do vírus da dengue; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Estrutura e dinâmica das proteínas mutantes R85C e L81C/L92C do capsídeo do vírus da dengue; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Caracterização de partículas nucleocapsídeo-like dos vírus dengue e Zikae estudo da influência de compostos aromáticos durante o processo de montagem; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Papel das espécies reativas geradas durante infecção de macrófagos pelo vírus Mayaro na patogênese da artrite viral; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Ensino de Ciências para crianças através de práticas investigativas/experimentais; Início: 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Inter-relação entre a resposta inflamatória induzida pela infecção do vírus artritogênico Mayaro e a polarização de macrófagos nos subtipos M1 ou M2; 2021; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Usando estados invisíveis para a determinação das propriedades estruturais da proteína nucleocapsídica do vírus da dengue sorotipo 2 ligada a ácido nucleico; 2021; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação para o ensino de fotossíntese no Ensino Médio; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (32001010175P5)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Sobrevivência: um jogo didático sobre educação nutricional/metabolismo energético e sua aplicação para alunos do terceiro ano do Ensino Médio; 2019; Dissertação (Mestrado em PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (32001010175P5)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Obtenção in vitro de partículas nucleocapsídeo-like do sorotipo 2 do vírus da dengue; 2018; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Estudo do papel da proteína NS3 do vírus da dengue no metabolismo de células humanas; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Inter-relação entre a disfunção mitocondrial e a resposta imune à infecção pelo vírus Mayaro em macrófagos murinos; 2018; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Expressão e caracterização estrutural da proteína mutante L81C/L92C do capsídeo do vírus da dengue; 2018; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Purificação e caracterização estrutural da proteína do capsídeo do vírus da dengue e seu mutante delta1-19; 2015; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Bioquímica no Ensino Médio: desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem deste tema; 2015; Dissertação (Mestrado em Formação científica para professores de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Alterações no metabolismo lipídico durante a infecção pelo vírus da dengue em um modelo animal para a doença grave; 2013; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Avaliação dos componentes afetivos deflagrados em cursos de formação para alunos da educação básica através de uma abordagem psicométrica; 2012; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Biogênese e função dos corpúsculos lipídicos na infecção pelo vírus dengue; 2011; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Análise da expressão de proteínas totais e mitocondriais de células de fígado humano (HepG2) infectadas com o vírus da dengue sorotipo 2 através de técnicas proteômicas; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Identificação das proteínas e análise dos peptídeos presentes no secretado de células HepG2 infectadas pelo vírus da dengue; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Secretoma de células HepG2 infectadas pelo vírus da dengue; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Caracterização do vírus da Influenza submetido ao tratamento com dietilpirocarbonato: importância dos resíduos de histidina na infecção viral; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Infecção pelo vírus Sindbis: envolvimento do metabolismo glicolítico e mitocondrial na disfunção de células de neuroblastoma, neuro 2a, em cultura; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo; 2008; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Estudos estruturais do peptídeo de fusão do vírus da estomatite vesicular por RMN na presença de vesículas lipídicas e micelas de SDS; 2006; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Análise da proteínas diferencialmente secretadas pelas células HepG2 infectadas pelo vírus da dengue-2 através de técnicas proteômicas; 2006; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Os nutrientes e a produção de energia: descrição e avaliação de uma proposta investigativa de ensino; 2006; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Desenvolvimento e padronização de um ensaio de PCR por transcrição reversa em tempo real para a detecção e quantificação de três sorotipos do vírus da dengue; 2005; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Inativação viral mediada por heme; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Determinação da estrutura tridimensional do peptídeo de fusão do vírus da estomatite vesicular; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
O metabolismo energético no Ensino Médio: diagnóstico e proposta de ensino; 2003; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Diferenças na fosforilação e na atividade da caseína cinase II (CKII) durante a infecção pelo vírus Mayaro; 2001; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Mudanças conformacionais na glicoproteína do vírus da estomatite vesicular induzidas por pH ácido: implicações na fusão de membranas; 2000; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Pressão Hidrostática Aplicada Ao Estudo dos Vírus: Isolamento de Intermediários da Montagem Viral e Obtenção de Partículas Inativadas; 1996; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Estrutura e dinâmica de proteínas do capsídeo de flavivírus: papel da região N-terminal desordenada; 2022; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Disfunção mitocondrial e produção de ROS induzidos pelo vírus da dengue em células endoteliais afetam a replicação viral, viabilidade celular e permeabilidade do endotélio; 2021; Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Alterações no metabolismo energético de células hepáticas infectadas pelo vírus da dengue; 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Modulaçõa da proteína alfa-enolase secretada por células hepáticas infectadas pelo vírus da dengue; 2014; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Análise e aplicação didática de textos da revista Ciência Hoje sobre a temática saúde: revelando o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade; 2014; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Estudo das respostas de células hepáticas (HepG2) à infecção pelo vírus da dengue (DENV-2) utilizando abordagem proteômica; 2014; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Alterações na função mitocondrial induzidas pela infecção do vírus Sindbis em neuroblastoma de comundongos e vírus da dengue em células hepáticas precedem a morte celular; 2012; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Estudo de regiões putativas de fusão da proteína G do Virus da Estomatite Vesicular quanto à capacidade de interação com membranas; 2011; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: análise das experiências de professores das áreas de Ciências e da Saúde com o uso da ferramenta de autoria Constructore; 2010; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Produção e influência do fator inibidor da migração de macrófagos (MIF) em arboviroses: papel na infecção pelo vírus do dengue e pelo vírus Sindbis; 2009; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Alterações na expressão gênica de células HepG2 infectadas pelo vírus da dengue 2; 2009; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Mecanismos de ação do 3-bromopiruvato, um agente anti-tumoral, sobre as vias de produção de ATP de céluals derivadas de hepatocarcinoma humano; 2008; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Design instrucional e ensino e aprendizagem de bioquímica a distância; 2008; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea Thompson Da Poian;
Fusão de membranas como alvo para a inativação viral e o desenvolvimento de vacinas; 2007; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Metabolismo energético na infecção viral de células de mamífero em cultura; 2005; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Fusão de membranas induzida pelo vírus da estomatite vesicular: mudanças estruturais na proteína G e sua interação com membranas; 2004; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Proteômica na identificação de proteínas diferencialmente secretadas por células HepG2 infectadas pelo vírus da dengue; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Diferenças na atividade da caseína cinase II (CKII) durante a infecção pelo vírus Mayaro; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Mudanças Conformacionais na Glicoproteína do Vírus da Estomatite Vesicular Induzidas por pH Ácido: Implicações na Fusão de Membranas; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Atividade da Caseína Quinase II na Infecção pelo Vírus Mayaro; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Efeitos do Glicerol na Dissociação da Proteína Repressora Arc; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Purificação do Bacteriófago R17 por Métodos Cromatográficos; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Thompson Da Poian;
Foi orientado por
?Estudo da Estabilidade e Desmontagem de Vírus Icosaédricos Através do Uso de Alta Pressão Hidrostática Combinada A Uréia e Baixas Temperaturas; 1994; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerson Lima da Silva;
Produções bibliográficas
-
ORTLIEB, LILIANE O. ; CARUSO, ÍCARO P. ; MEBUS-ANTUNES, NATHANE C. ; Da Poian, Andrea T. ; PETRONILHO, ELAINE DA C. ; FIGUEROA-VILLAR, JOSÉ DANIEL ; NASCIMENTO, CLAUDIA J. ; ALMEIDA, FABIO C. L. . Searching for drug leads targeted to the hydrophobic cleft of dengue virus capsid protein. JOURNAL OF ENZYME INHIBITION AND MEDICINAL CHEMISTRY , v. 37, p. 287-298, 2022.
-
CARUSO, ICARO PUTINHON DOS SANTOS ALMEIDA, VITOR DO AMARAL, MARIANA JULIANI DE ANDRADE, GUILHERME CALDAS DE ARAÚJO, GABRIELA ROCHA DE ARAÚJO, TALITA STELLING DE AZEVEDO, JÉSSICA MOREIRA BARBOSA, GLAUCE MORENO BARTKEVIHI, LEONARDO BEZERRA, PETER REIS DOS SANTOS CABRAL, KATIA MARIA DE LOURENÇO, ISABELLA OTÊNIO MALIZIA-MOTTA, CLARA L.F. DE LUNA MARQUES, ALINE MEBUS-ANTUNES, NATHANE CUNHA NEVES-MARTINS, THAIS CRISTTINA DE SÁ, JÉSSICA MARÓSTICA SANCHES, KAROLINE SANTANA-SILVA, MARCOS CAIQUE VASCONCELOS, ARIANA AZEVEDO DA SILVA ALMEIDA, MARCIUS DE AMORIM, GISELE CARDOSO ANOBOM, CRISTIANE DINIS Da Poian, Andrea T. Gomes-Neto, Francisco , et al. PINHEIRO, ANDERSON S. Almeida, Fabio C.L. ; Insights into the specificity for the interaction of the promiscuous SARS-CoV-2 nucleocapsid protein N-terminal domain with deoxyribonucleic acids. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOLOGICAL MACROMOLECULES , v. 22, p. 00136-2, 2022.
-
MEUREN, LANA MONTEIRO ; PRESTES, ELISA BEATRIZ ; PAPA, MICHELLE PREMAZZI ; DE CARVALHO, LUIZA RACHEL PINHEIRO ; MUSTAFÁ, YASMIN MUCUNÃ ; DA COSTA, LEANDRO SILVA ; Da Poian, Andrea T. ; BOZZA, MARCELO TORRES ; ARRUDA, LUCIANA BARROS . Infection of Endothelial Cells by Dengue Virus Induces ROS Production by Different Sources Affecting Virus Replication, Cellular Activation, Death and Vascular Permeability. Frontiers in Immunology , v. 13, p. 810376, 2022.
-
MEBUS-ANTUNES, NATHANE C. ; FERREIRA, WELLINGTON S. ; BARBOSA, GLAUCE M. ; NEVES-MARTINS, THAIS C. ; WEISSMULLER, GILBERTO ; ALMEIDA, FABIO C. L. ; Da Poian, Andrea T. . The interaction of dengue virus capsid protein with negatively charged interfaces drives the in vitro assembly of nucleocapsid-like particles. PLoS One , v. 17, p. e0264643, 2022.
-
ALTINCEKIC, NADIDE KORN, SOPHIE MARIANNE QURESHI, NUSRAT SHAHIN DUJARDIN, MARIE NINOT-PEDROSA, MARTÍ ABELE, RUPERT ABI SAAD, MARIE JOSE ALFANO, CATERINA ALMEIDA, FABIO C. L. ALSHAMLEH, ISLAM DE AMORIM, GISELE CARDOSO ANDERSON, THOMAS K. ANOBOM, CRISTIANE D. ANORMA, CHELSEA BAINS, JASLEEN KAUR BAX, ADRIAAN BLACKLEDGE, MARTIN BLECHAR, JULIUS BÖCKMANN, ANJA BRIGANDAT, LOUIS BULA, ANNA BÜTIKOFER, MATTHIAS CAMACHO-ZARCO, ALDO R. CARLOMAGNO, TERESA CARUSO, ICARO PUTINHON , et al. CEYLAN, BETÜL CHAIKUAD, APIRAT CHU, FEIXIA COLE, LAURA CROSBY, MARQUISE G. DE JESUS, VANESSA DHAMOTHARAN, KARTHIKEYAN FELLI, ISABELLA C. FERNER, JAN FLEISCHMANN, YANICK FOGERON, MARIE-LAURE FOURKIOTIS, NIKOLAOS K. FUKS, CHRISTIN FÜRTIG, BORIS GALLO, ANGELO GANDE, SANTOSH L. GEREZ, JUAN ATILIO GHOSH, DHIMAN Gomes-Neto, Francisco GORBATYUK, OKSANA GUSEVA, SERAFIMA HACKER, CAROLIN HÄFNER, SABINE HAO, BING HARGITTAY, BRUNO HENZLER-WILDMAN, K. HOCH, JEFFREY C. HOHMANN, KATHARINA F. HUTCHISON, MARIE T. JAUDZEMS, KRISTAPS JOVI', KATARINA KADERLI, JANINA KALNI'?, GINTS KA'EPE, IVETA KIRCHDOERFER, ROBERT N. KIRKPATRICK, JOHN KNAPP, STEFAN KRISHNATHAS, ROBIN KUTZ, FELICITAS ZUR LAGE, SUSANNE LAMBERTZ, RODERICK LANG, ANDRAS LAURENTS, DOUGLAS LECOQ, LAURIANE LINHARD, VERENA LÖHR, FRANK MALKI, ANAS BESSA, LUIZA MAMIGONIAN MARTIN, RACHEL W. MATZEL, TOBIAS MAURIN, DAMIEN MCNUTT, SETH W. MEBUS-ANTUNES, NATHANE CUNHA MEIER, BEAT H. MEISER, NATHALIE MOMPEÁN, MIGUEL MONACA, ELISA MONTSERRET, ROLAND MARIO PEREZ, LAURA MOSER, CELINE MUHLE-GOLL, CLAUDIA NEVES-MARTINS, THAIS CRISTTINA NI, XIAMONIN NORTON-BAKER, BRENNA PIERATTELLI, ROBERTA PONTORIERO, LETIZIA PUSTOVALOVA, YULIA OHLENSCHLÄGER, OLIVER ORTS, JULIEN Da Poian, Andrea T. PYPER, DENNIS J. RICHTER, CHRISTIAN RIEK, ROLAND RIENSTRA, CHAD M. ROBERTSON, ANGUS PINHEIRO, ANDERSON S. SABBATELLA, RAFFAELE SALVI, NICOLA SAXENA, KRISHNA SCHULTE, LINDA SCHIAVINA, MARCO SCHWALBE, HARALD SILBER, MARA ALMEIDA, MARCIUS DA SILVA SPRAGUE-PIERCY, MARC A. SPYROULIAS, GEORGIOS A. SREERAMULU, SRIDHAR TANTS, JAN-NIKLAS T'RS, KASPARS TORRES, FELIX TÖWS, SABRINA TREVIO, MIGUEL Á. TRUCKS, SVEN TSIKA, AIKATERINI C. VARGA, KRISZTINA WANG, YING WEBER, MARCO E. WEIGAND, JULIA E. WIEDEMANN, CHRISTOPH WIRMER-BARTOSCHEK, JULIA WIRTZ MARTIN, MARIA ALEXANDRA ZEHNDER, JOHANNES HENGESBACH, MARTIN SCHLUNDT, ANDREAS ; Large-Scale Recombinant Production of the SARS-CoV-2 Proteome for High-Throughput and Structural Biology Applications. FRONTIERS IN MOLECULAR BIOSCIENCES , v. 8, p. 653148, 2021.
-
NEVES-MARTINS, THAIS C. ; MEBUS-ANTUNES, NATHANE C. ; CARUSO, ICARO P. ; Almeida, Fabio C.L. ; Da Poian, Andrea T. . Unique structural features of flaviviruses? capsid proteins: new insights on structure-function relationship. Current Opinion in Virology , v. 47, p. 106-112, 2021.
-
CARUSO, ÍCARO P. ; SANCHES, KAROLINE ; Da Poian, Andrea T. ; PINHEIRO, ANDERSON S. ; Almeida, Fabio C.L. . Dynamics of the SARS-CoV-2 nucleoprotein N-terminal domain triggers RNA duplex destabilization. BIOPHYSICAL JOURNAL , v. 120, p. 2814-2827, 2021.
-
GAVINO-LEOPOLDINO, DANIEL ; FIGUEIREDO, CAMILA MENEZES ; DA SILVA, MARIANA OLIVEIRA LOPES ; BARCELLOS, LETÍCIA GONÇALVES ; NERIS, RÔMULO LEÃO SILVA ; PINTO, LARYSSA DANIELE MIRANDA ; ARAÚJO, SUZANA MARIA BERNARDINO ; LADISLAU, LEANDRO ; BENJAMIM, CLAUDIA FARIAS ; Da Poian, Andrea T. ; CLARKE, JULIA ROSAURO ; FIGUEIREDO, CLAUDIA PINTO ; Assunção-Miranda, Iranaia . Skeletal muscle is an early site of Zika virus replication and injury impairing myogenesis. JOURNAL OF VIROLOGY , v. 95, p. 000, 2021.
-
ROSSI, ÁTILA DUQUE ; HIGA, LUIZA MENDONÇA ; HERLINGER, ALICE LASCHUK ; RIBEIRO-ALVES, MARCELO ; DE MENEZES, MARIANE TALON ; GIANNINI, ANA LUCIA MORAES ; CARDOSO, CYNTHIA CHESTER ; Da Poian, Andrea T. ; TANURI, AMILCAR ; AGUIAR, RENATO SANTANA . Differential Expression of Human MicroRNAs During Dengue Virus Infection in THP-1 Monocytes. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology , v. 11, p. 1-8, 2021.
-
SILVA, V. P. R. ; Da Poian, Andrea T. ; SILVA, E. P. . Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 1-9, 2021.
-
FIGUEIREDO, CLAUDIA P. ; FONTES-DANTAS, FABRÍCIA L. ; Da Poian, Andrea T. ; CLARKE, JULIA R. . SARS-CoV-2-associated cytokine storm during pregnancy as a possible risk factor for neuropsychiatric disorder development in post-pandemic infants. NEUROPHARMACOLOGY , v. 201, p. 108841, 2021.
-
PINHEIRO, DANIEL J. L. L. ; OLIVEIRA, LEANDRO F. ; SOUZA, ISIS N. O. ; BROGIN, JOÃO A. FERRES ; BUENO, DOUGLAS D. ; MIRANDA, IRANAIA ASSUNÇÃO ; Da Poian, Andrea T. ; FERREIRA, SERGIO T. ; FIGUEIREDO, CLAUDIA P. ; CLARKE, JULIA R. ; CAVALHEIRO, ESPER A. ; FABER, JEAN . Modulation in phase and frequency of neural oscillations during epileptiform activity induced by neonatal Zika virus infection in mice. Scientific Reports , v. 10, p. 6763, 2020.
-
VASCONCELOS, THYAGO SANTOS ; DA POIAN, ANDREA THOMPSON . O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência -Versão 1.0-. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 13, p. 42-58, 2020.
-
FAUSTINO, ANDRÉ F. ; BARBOSA, GLAUCE M. ; SILVA, MICAEL ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. ; Da Poian, Andrea T. ; CABRITA, EURICO J. ; SANTOS, NUNO C. ; ALMEIDA, FABIO C. L. ; MARTINS, IVO C. . Fast NMR method to probe solvent accessibility and disordered regions in proteins. Scientific Reports , v. 9, p. 1647, 2019.
-
MORANDO, MARIA AGNESE ; BARBOSA, GLAUCE M. ; CRUZ-OLIVEIRA, CHRISTINE ; Da Poian, Andrea T. ; Almeida, Fabio C.L. . Dynamics of Zika virus capsid protein in solution: properties and exposure of the hydrophobic cleft are controlled by the -helix 1 sequence.. BIOCHEMISTRY , v. 58, p. 2488-2498, 2019.
-
FIGUEIREDO, CLAUDIA P. ; BARROS-ARAGÃO, FERNANDA G. Q. ; NERIS, RÔMULO L. S. ; FROST, PAULA S. ; SOARES, CAROLINA ; SOUZA, ISIS N. O. ; ZEIDLER, JULIANNA D. ; ZAMBERLAN, DANIELE C. ; DE SOUSA, VIRGINIA L. ; SOUZA, AMANDA S. ; GUIMARÃES, ANDRÉ LUIS A. ; BELLIO, MARIA ; MARCONDES DE SOUZA, JORGE ; ALVES-LEON, SONIZA V. ; NEVES, GILDA A. ; PAULA-NETO, HEITOR A. ; CASTRO, NEWTON G. ; DE FELICE, FERNANDA G. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; CLARKE, JULIA R. ; Da Poian, Andrea T. ; FERREIRA, SERGIO T. . Zika virus replicates in adult human brain tissue and impairs synapses and memory in mice. Nature Communications , v. 10, p. 1-16, 2019.
-
FERNANDES-SIQUEIRA, LORENA O. ; ZEIDLER, JULIANNA D. ; SOUSA, BRUNA G. ; FERREIRA, THIAGO ; Da Poian, Andrea T. . Anaplerotic Role of Glucose in the Oxidation of Endogenous Fatty Acids during Dengue Virus Infection. mSphere , v. 3, p. e00458-17, 2018.
-
KAVANAGH WILLIAMSON, MAIA ; COOMBES, NAOMI ; JUSZCZAK, FLORIAN ; ATHANASOPOULOS, MARIOS ; KHAN, MARIAM ; EYKYN, THOMAS ; SRENATHAN, USHANI ; TAAMS, LEONIE ; DIAS ZEIDLER, JULIANNA ; DA POIAN, ANDREA ; HUTHOFF, HENDRIK . Upregulation of Glucose Uptake and Hexokinase Activity of Primary Human CD4+ T Cells in Response to Infection with HIV-1. Viruses-Basel , v. 10, p. 114, 2018.
-
NEM DE OLIVEIRA SOUZA, ISIS ; FROST, PAULA S. ; FRANÇA, JULIA V. ; NASCIMENTO-VIANA, JÉSSICA B. ; NERIS, RÔMULO L. S. ; FREITAS, LEANDRO ; PINHEIRO, DANIEL J. L. L. ; NOGUEIRA, CLARA O. ; NEVES, GILDA ; CHIMELLI, LEILA ; DE FELICE, FERNANDA G. ; CAVALHEIRO, ÉSPER A. ; FERREIRA, SERGIO T. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; FIGUEIREDO, CLAUDIA P. ; Da Poian, Andrea T. ; CLARKE, JULIA R. . Acute and chronic neurological consequences of early-life Zika virus infection in mice. Science Translational Medicine , v. 10, p. eaar2749, 2018.
-
NERIS, ROMULO L. S. ; FIGUEIREDO, CAMILA M. ; HIGA, LUIZA M. ; ARAUJO, DANIEL F. ; CARVALHO, CARLOS A. M. ; VERÇOZA, BRUNNO R. F. ; SILVA, MARIANA O. L. ; Carneiro, Fabiana A. ; TANURI, AMILCAR ; GOMES, ANDRE M. O. ; Bozza, Marcelo T. ; Da Poian, Andrea T. ; CRUZ-OLIVEIRA, CHRISTINE ; Assunção-Miranda, Iranaia . Co-protoporphyrin IX and Sn-protoporphyrin IX inactivate Zika, Chikungunya and other arboviruses by targeting the viral envelope. Scientific Reports , v. 8, p. 9805, 2018.
-
ZEIDLER, JULIANNA ; FERNANDES-SIQUEIRA, LORENA ; BARBOSA, GLAUCE ; DA POIAN, ANDREA . Non-Canonical Roles of Dengue Virus Non-Structural Proteins. Viruses , v. 9, p. 42, 2017.
-
CRUZ-OLIVEIRA, CHRISTINE ; ALMEIDA, ANDREZA F. ; FREIRE, JOÃO M. ; CARUSO, MARJOLLY B. ; MORANDO, MARIA A. ; FERREIRA, VIVIAN N. S. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; GOMES, ANDRE M. O. ; Castanho, Miguel A.R.B. ; Da Poian, Andrea T. . Mechanisms of Vesicular Stomatitis Virus Inactivation by Protoporphyrin IX, Zinc-protoporphyrin IX and Mesoporphyrin IX. Antimicrobial Agents and Chemotherapy (Print) , v. 61, p. AAC.00053-17, 2017.
-
COELHO, SHARTON VINICIUS ANTUNES ; NERIS, RÔMULO LEÃO SILVA ; PAPA, MICHELLE PREMAZZI ; SCHNELLRATH, LAILA CASTRO ; MEUREN, LANA MONTEIRO ; TSCHOEKE, DIOGO A. ; LEOMIL, LUCIANA ; VERÇOZA, BRUNNO RENATO FARIAS ; MIRANDA, MILENE ; THOMPSON, FABIANO L. ; DA POIAN, ANDREA THOMPSON ; SOUZA, THIAGO MORENO L. ; CARNEIRO, FABIANA AVILA ; DAMASO, CLARISSA R. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; DE ARRUDA, LUCIANA BARROS . Development of standard methods for Zika virus propagation, titration, and purification. JOURNAL OF VIROLOGICAL METHODS , v. 246, p. 65-74, 2017.
-
ZEIDLER, JULIANNA DIAS ; FERNANDES-SIQUEIRA, LORENA O. ; CARVALHO, ANA S. ; CARARO-LOPES, EDUARDO ; DIAS, MATHEUS H.S. ; KETZER, LUISA A. ; GALINA, ANTONIO ; Da Poian, Andrea T. . Short-term starvation is a strategy to unravel the cellular capacity of oxidizing specific exogenous/endogenous substrates in mitochondria. JOURNAL OF BIOLOGICAL CHEMISTRY , v. 292, p. jbc.M117.786582, 2017.
-
SANTOS, G. C. ; ZEIDLER, J. D. ; PÉREZ-VALENCIA, J. A. ; SANT?ANNA-SILVA, A. C. B. ; DA POIAN, A. T. ; El-Bacha, T. ; ALMEIDA, F. C. L. . Metabolomic Analysis Reveals Vitamin D-induced Decrease in Polyol Pathway and Subtle Modulation of Glycolysis in HEK293T Cells. Scientific Reports , v. 7, p. 9510, 2017.
-
HEGEDUS, ANDREA ; KAVANAGH WILLIAMSON, MAIA ; KHAN, MARIAM BIBI ; DIAS ZEIDLER, JULIANA ; DA POIAN, ANDREA ; EL BACHA, TATIANA ; STRUYS, EDUARD ; HUTHOFF, HENDRIK . Evidence for altered glutamine metabolism in HIV-1 infected primary human CD4+ T cells. AIDS RESEARCH AND HUMAN RETROVIRUSES , v. oct 4, p. 1-12, 2017.
-
DA POIAN, ANDREA THOMPSON ; KETZER, LUISA ANDREA ; BRAGA, CAROLINA . Transformação de energia nos seres vivos. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA , v. 15, p. 126, 2017.
-
Assunção-Miranda, Iranaia ; CRUZ-OLIVEIRA, CHRISTINE ; NERIS, RÔMULO L.S. ; FIGUEIREDO, CAMILA M. ; PEREIRA, LUIZA P.S. ; RODRIGUES, DANIELLE ; ARAUJO, DANIEL F.F. ; Da Poian, Andrea T. ; BOZZA, MARCELO T . Inactivation of Dengue and Yellow Fever viruses by Heme, Cobalt-protoporphyrin IX and Tin-protoporphyrin IX. Journal of Applied Microbiology (Print) , v. 120, p. n/a-n/a, 2016.
-
El-Bacha, Tatiana ; STRUCHINER, CLAUDIO J. ; CORDEIRO, MARLI TENORIO ; ALMEIDA, FABIO C. L. ; DE AZEVEDO MARQUES, ERNESTO TORRES ; Da Poian, Andrea T. . 1 H NMR metabolomics of plasma unveils liver dysfunction in dengue patients. Journal of Virology (Print) , v. 90, p. JVI.00187-16, 2016.
-
CARUSO, MARJOLLY B. ; TRUGILHO, MONIQUE R.O. ; HIGA, LUIZA M. ; TEIXEIRA-FERREIRA, ANDRÉ S. ; PERALES, JONAS ; Da Poian, Andrea T. ; ZINGALI, RUSSOLINA B. . Proteomic analysis of the secretome of HepG2 cells indicates differential proteolytic processing after infection with dengue virus. Journal of Proteomics (Print) , v. S1874, p. 30307-4, 2016.
-
CAVALHEIRO, MARIANA G. ; COSTA, LEANDRO SILVA DA ; CAMPOS, HOLMES S. ; ALVES, LETÍCIA S. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; POIAN, ANDREA T. DA . Macrophages as target cells for Mayaro virus infection: involvement of reactive oxygen species in the inflammatory response during virus replication. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online) , v. 88, p. 1485-1499, 2016.
-
FREIRE, JOÃO M. ; SANTOS, NUNO C. ; VEIGA, ANA SALOMÉ ; Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Rethinking the capsid proteins of enveloped viruses: multifunctionality from genome packaging to genome transfection. The FEBS Journal (Print) , v. 00, p. n/a-n/a, 2015.
-
FREIRE, JOÃO M. ; VEIGA, ANA SALOMÉ ; REGO DE FIGUEIREDO, INÊS ; DE LA TORRE, BEATRIZ G. ; SANTOS, NUNO C. ; ANDREU, DAVID ; Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Nucleic acid delivery by cell penetrating peptides derived from dengue virus capsid protein: design and mechanism of action. The FEBS Journal (Print) , v. 281, p. 191-215, 2014.
-
HIGA, LUIZA M. ; CURI, BRUNO M. ; AGUIAR, RENATO S. ; CARDOSO, CYNTHIA C. ; DE LORENZI, ANDRÉ G. ; SENA, SILVIA L. F. ; ZINGALI, RUSSOLINA B. ; Da Poian, Andrea T. . Modulation of -Enolase Post-Translational Modifications by Dengue Virus: Increased Secretion of the Basic Isoforms in Infected Hepatic Cells. Plos One , v. 9, p. e88314, 2014.
-
FAUSTINO, ANDRÉ F. ; GUERRA, GABRIELA M. ; HUBER, ROLAND G. ; HOLLMANN, AXEL ; DOMINGUES, MARCO M. ; BARBOSA, GLAUCE M. ; ENGUITA, FRANCISCO J. ; BOND, PETER J. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. ; POIAN, ANDREA T. DA ; ALMEIDA, FABIO C. L. ; SANTOS, NUNO C. ; MARTINS, IVO C. . Understanding Dengue Virus Capsid Protein Disordered N-Terminus and pep14-23-Based Inhibition. ACS Chemical Biology , v. 10, p. 141120111159000-526, 2014.
-
CRUZ-OLIVEIRA, C. ; FREIRE, J. M. ; CONCEICAO, T. M. ; HIGA, L. M. ; CASTANHO, M. A. R. B. ; DA POIAN, A. T. . Receptors and routes of dengue virus entry into the host cells. FEMS Microbiology Reviews , v. 39, p. 155-170, 2014.
-
El-Bacha, Tatiana ; Da Poian, Andrea T. . Virus-induced changes in mitochondrial bioenergetics as potential targets for therapy. International Journal of Biochemistry & Cell Biology , v. 45, p. 41-46, 2013.
-
HOTTZ, E D. ; OLIVEIRA, M F. ; NUNES, P C. G. ; NOGUEIRA, R M R. ; VALLS-DE-SOUZA, ROGÉRIO ; DA POIAN, A T. ; WEYRICH, A S. ; ZIMMERMAN, G A. ; BOZZA, P T. ; BOZZA, F A. . Dengue Induces Platelet Activation, Mitochondrial Dysfunction and Cell Death through Mechanisms that Involve DC-SIGN and Caspases. Journal of Thrombosis and Haemostasis (Print) , v. 11, p. n/a-n/a, 2013.
-
GUABIRABA, RODRIGO ; BESNARD, ANNE-GAËLLE ; MARQUES, RAFAEL E. ; MAILLET, ISABELLE ; FAGUNDES, CAIO T. ; CONCEIÇÃO, THAIS M. ; RUST, NAIARA M. ; CHARREAU, SANDRINE ; PARIS, ISABELLE ; LECRON, JEAN-CLAUDE ; RENAULD, JEAN-CHRISTOPHE ; QUESNIAUX, VALÉRIE ; Da Poian, Andrea T. ; ARRUDA, LUCIANA B. ; SOUZA, DANIELLE G. ; RYFFEL, BERNHARD ; TEIXEIRA, MAURO M. . IL-22 modulates IL-17A production and controls inflammation and tissue damage in experimental dengue infection. European Journal of Immunology , v. 43, p. n/a-n/a, 2013.
-
FREIRE, JOÃO MIGUEL ; VEIGA, ANA SALOMÉ ; DE LA TORRE, BEATRIZ G. ; SANTOS, NUNO C. ; ANDREU, DAVID ; Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Peptides as models for the structure and function of viral capsid proteins: Insights on dengue virus capsid. Biopolymers (New York. Print) , v. 100, p. 325-336, 2013.
-
LUZ, MAURICIO R.M.P. ; OLIVEIRA, GABRIEL A. ; POIAN, ANDREA T. DA . Glucose as the sole metabolic fuel: Overcoming a misconception using conceptual change to teach the energy-yielding metabolism to Brazilian high school students. Biochemistry and Molecular Biology Education , v. 41, p. 224-231, 2013.
-
HOTTZ, E. D. ; LOPES, J. F. ; FREITAS, C. ; VALLS-DE-SOUZA, R. ; OLIVEIRA, M. F. ; BOZZA, M. T. ; DA POIAN, A. T. ; WEYRICH, A. S. ; ZIMMERMAN, G. A. ; BOZZA, F. A. ; BOZZA, P. T. . Platelets mediate increased endothelium permeability in dengue through NLRP3-inflammasome activation. Blood (Philadelphia, PA) , v. 122, p. 00-00, 2013.
-
FREIRE, JOÃO MIGUEL ; VEIGA, ANA SALOMÉ ; Conceição, Thaís M. ; KOWALCZYK, WIOLETA ; Mohana-Borges, Ronaldo ; ANDREU, DAVID ; SANTOS, NUNO C. ; Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Intracellular Nucleic Acid Delivery by the Supercharged Dengue Virus Capsid Protein. Plos One , v. 8, p. e81450, 2013.
-
FAUSTINO, ANDRÉ F. ; CARVALHO, FILOMENA A. ; MARTINS, IVO C. ; Castanho, Miguel A.R.B. ; Mohana-Borges, Ronaldo ; ALMEIDA, FÁBIO C.L. ; Da Poian, Andrea T. ; SANTOS, NUNO C. . Dengue Virus Capsid Protein Interacts Specifically with Very Low Density Lipoproteins. Nanomedicine , v. 10, p. 247-255, 2013.
-
Assunção-Miranda, Iranaia ; CRUZ-OLIVEIRA, CHRISTINE ; Da Poian, Andrea T. . Molecular Mechanisms Involved in the Pathogenesis of Alphavirus-Induced Arthritis. BioMed Research International , v. 2013, p. 1-11, 2013.
-
Carvalho, F. A. ; Carneiro, F. A. ; Martins, I. C. ; Assuncao-Miranda, I. ; FAUSTINO, A. F. ; Pereira, R. M. ; BOZZA, P. T. ; CASTANHO, M. A. R. B. ; MOHANA-BORGES, R. ; DA POIAN, A. T. ; Santos, N. C. . Dengue Virus Capsid Protein Binding to Hepatic Lipid Droplets (LD) Is Potassium Ion Dependent and Is Mediated by LD Surface Proteins. Journal of Virology (Print) , v. 86, p. 2096-2108, 2012.
-
Silva da Costa, Leandro ; Pereira da Silva, Ana Paula ; Da Poian, Andrea T. ; El-Bacha, Tatiana . Mitochondrial Bioenergetic Alterations in Mouse Neuroblastoma Cells Infected with Sindbis Virus: Implications to Viral Replication and Neuronal Death. Plos One , v. 7, p. e33871, 2012.
-
Martins I. C. ; GOMES-NETO, F. ; FAUSTINO, A. F. ; Carvalho, F. A. ; Carneiro, F. A. ; BOZZA, P. T. ; MOHANA-BORGES, R. ; CASTANHO, M. A. R. B. ; Almeida, Fabio C.L. ; Santos, Nuno ; Da Poian, A.T. . The disordered N-terminal region of dengue virus capsid protein contains a lipid-droplet-binding motif. Biochemical Journal (London. 1984) , v. 444, p. 405-415, 2012.
-
DA CONCEIÇÃO, THAÍS MORAES ; RUST, NAIARA MIRANDA ; BERBEL, ANA CAROLINA EGYPTO ROSA ; MARTINS, NATHALIA BALTHAZAR ; DO NASCIMENTO SANTOS, CARLOS ANTONIO ; DA POIAN, ANDREA THOMPSON ; DE ARRUDA, LUCIANA BARROS . Essential role of RIG-I in the activation of endothelial cells by dengue virus. Virology (New York, N.Y. Print) , v. 435, p. 281-292, 2012.
-
de Espíndola, Marina Bazzo ; El-Bacha, Tatiana ; Giannella, Taís Rabetti ; Struchiner, Miriam ; da Silva, Wagner S. ; Da Poian, Andrea T. . Teaching energy metabolism using scientific articles. Biochemistry and Molecular Biology Education , v. 38, p. 97-103, 2010.
-
Conceição, Thaís M. ; Da Poian, Andrea T. ; Sorgine, Marcos H.F. . A real-time PCR procedure for detection of dengue virus serotypes 1, 2, and 3, and their quantitation in clinical and laboratory samples. Journal of Virological Methods , v. 163, p. 1-9, 2010.
-
Conceição, Thaís M. ; El-Bacha, Tatiana ; Villas-Bôas, Camila S.A. ; Coello, Gerardo ; Ramírez, Jorge ; Montero-Lomeli, Monica ; Da Poian, Andrea T. . Gene expression analysis during dengue virus infection in HepG2 cells reveals virus control of innate immune response. The Journal of Infection , v. 60, p. 65-75, 2010.
-
Assuncao-Miranda, I. ; AMARAL, F. A. ; BOZZA, F. A. ; FAGUNDES, C. T. ; Sousa, L. P. ; SOUZA, D. G. ; PACHECO, P. ; Barbosa-Lima, G. ; Gomes, R. N. ; BOZZA, P. T. ; DA POIAN, A. T. ; TEIXEIRA, M. M. ; BOZZA, M. T. . Contribution of macrophage migration inhibitory factor to the pathogenesis of dengue virus infection. The FASEB Journal , v. 24, p. 218-228, 2010.
-
AssunÃÃo-Miranda, Iranaia ; Bozza, Marcelo T. ; Da Poian, Andrea T. . Pro-inflammatory response resulting from sindbis virus infection of human macrophages: Implications for the pathogenesis of viral arthritis. Journal of Medical Virology (Print) , v. 82, p. 164-174, 2010.
-
DA POIAN, A. T. ; El-Bacha, T. ; Luz, M. R. M. P. . Nutrient Utilization in Humans: Metabolic Pathways. Nature Education , v. 3, p. 11-11, 2010.
-
El-Bacha, T. ; Luz, M. R. M. P. ; Da Poian, A.T. . Dynamic adaptation of nutrient utilization in humans. Nature Education , v. 3, p. 8-8, 2010.
-
DA POIAN, A. T. ; Carneiro, F. A. ; Stauffer, F. J. S . Viral inactivation based on inhibition of membrane fusion: understanding the role of histidine protonation to develop new viral vaccines. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS , v. 16, p. 779-785, 2009.
-
SILVA, A. P. P. ; El-Bacha, T. ; SANTOS, R. S. ; Da Silva W. S. ; ALMEIDA, F. C. ; DA POIAN, A. T. ; GALINA, A. . Inhibition of energy-producing pathways of HepG2 cells by 3-bromopyruvate. Biochemical Journal (London) , v. 417, p. 717-726, 2009.
-
Samsa, Marcelo M. ; Mondotte, Juan A. ; Iglesias, Nestor G. ; Assunção-Miranda, Iranaia ; Barbosa-Lima, Giselle ; Da Poian, Andrea T. ; Bozza, Patricia T. ; Gamarnik, Andrea V. . Dengue Virus Capsid Protein Usurps Lipid Droplets for Viral Particle Formation. PLoS Pathogens , v. 5, p. e1000632, 2009.
-
Villas-Bôas, C.S.A. ; Conceição, T.M. ; Ramírez, J. ; Santoro, A.B.M. ; Da Poian, A.T. ; Montero-Lomelí, M. . Dengue virus-induced regulation of the host cell translational machinery. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 42, p. 1020-1026, 2009.
-
Melo, Manuel Nuno ; Sousa, Francisco J.R. ; Carneiro, Fabiana A. ; Castanho, Miguel A.R.B. ; Valente, Ana Paula ; Almeida, Fabio C.L. ; Da Poian, Andrea T. ; Mohana-Borges, Ronaldo . Interaction of the Dengue Virus Fusion Peptide with Membranes Assessed by NMR: The Essential Role of the Envelope Protein Trp101 for Membrane Fusion. Journal of Molecular Biology , v. 392, p. 736-746, 2009.
-
Stauffer, F. J. S ; MELO, M. N. ; Carneiro, F. A. ; SOUSA, F. J. R. ; JULIANO, M. A. ; JULIANO, L. ; MOHANA-BORGES, R. ; DA POIAN, A. T. ; CASTANHO, M. A. R. B. . Interaction between dengue virus fusion peptide and lipid bilayers depends on peptide clustering. Molecular Membrane Biology , v. 25, p. 128-138, 2008.
-
SARZEDAS, C. G. ; LIMA, C. S. ; JULIANO, M. A. ; JULIANO, L. ; VALENTE, A. P. ; DA POIAN, A. T. ; ALMEIDA, F. C. . A minor beta-structured conformation is the active state of a fusion peptide of vesicular stomatitis virus glycoprotein. Journal of Peptide Science , v. 14, p. 429-435, 2008.
-
HIGA, L. M. ; CARDOSO, M. B. ; CANELLAS, F ; SOARES, M. R. ; OLIVERIA-CARVALHO, A. L. ; CHAPEAUROUGE, A. ; ALMEIDA, P. M. ; PERALES, J. ; ZINGALI, R. B. ; DA POIAN, A. T. . Secretome of HepG2 cells infected with dengue virus: Implications for pathogenesis. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS , v. 1784, p. 1607-1616, 2008.
-
Luz, M. R. M. P. ; Oliveira, G. A. ; SOUSA, C. R. ; DA POIAN, A. T. . Glucose as the sole metabolic fuel: the possible influence of formal teaching on the establishment of a misconception about the energy-yielding metabolism among Brazilian students. Biochemistry and Molecular Biology Education , v. 36, p. 407-416, 2008.
-
Stauffer, F. J. S ; MIRANDA, J. M. ; Carneiro, F. A. ; SALGADO, L. ; MACHADO, G. ; DA POIAN, A. T. . Inactivation of vesicular stomatitis virus through inhibition of membrane fusion by chemical modification of the viral glycoprotein. Antiviral Research , v. 73, p. 31-39, 2007.
-
Luz, M. R. M. P. ; SILVA, F. S. ; OLIVEIRA, M. F. A. ; DA POIAN, A. T. . Reconhecendo concepções de alunos sobre a nutrição humana: a importância do uso de instrumentos diferenciados na avaliação de uma proposta de ensino. Em Formação (UFRJ. Impresso) , v. 2, p. 8-11, 2007.
-
El-Bacha, T. ; MIDLEJ, V. ; SILVA, A. P. P. ; COSTA, L. S. ; BENCHIMOL, M. ; GALINA, A. ; DA POIAN, A. T. . Mitochondrial and bioenergetic dysfunction in human hepatic cells infected with dengue 2 virus. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR BASIS OF DISEASE , v. 1772, p. 1158-1166, 2007.
-
Stauffer, F. J. S ; MIRANDA, J. M. ; SCHECHTER, M. C. ; QUEIROZ, F. A. ; SANTOS, N. O. ; ALVES, A. M. B. ; DA POIAN, A. T. . New chemical method of viral inactivation for vaccine development based on membrane fusion inhibition. Vaccine (Guildford) , v. 25, p. 7885-7892, 2007.
-
FREITAS, M. S. ; DA POIAN, A. T. ; BARTH, O. M. ; REBELLO, M. A. ; SILVA, J. L. ; GASPAR, L. P. . The fusogenic state of Mayaro virus indued by low pH and hydrostatic pressure. Cell Biochemistry and Biophysics , v. 44, p. 325-335, 2006.
-
Carneiro, F. A. ; Lapido-Loureiro, P. A. ; CORDO, S. M. ; Stauffer, F. J. S ; Weissmuller, G. ; Bianconi, M. L. ; JULIANO, M. A. ; JULIANO, L. ; BISCH, P. M. ; DA POIAN, A. T. . Probing the interaction between vesicular stomatitis virus and phosphatidylserine. European Biophysics Journal , v. 35, p. 145-154, 2006.
-
Carneiro, F. A. ; VANDENBUSSCHE, G. ; JULIANO, M. A. ; JULIANO, L. ; RUYSSCHAERT, J. ; DA POIAN, A. T. . Charged residues are involved in membrane fusion mediated by a hydrophilic peptide located in vesicular stomatitis virus glycoprotein. Molecular Membrane Biology , Reino Unido, v. 23, p. 396-406, 2006.
-
Stauffer, F. J. S ; El-Bacha, T. ; DA POIAN, A. T. . Advances in the development of inactivated virus vaccines. Recent Patent Reviews on Anti-Infective Drug Discovery , v. 1, p. 291-296, 2006.
-
MEIRA, D. D. ; CARVALHO, M. M. M. ; VEIGA, V. F. ; DA POIAN, A. T. ; HOLANDINO, C. ; FREITAS, M. S. ; Sola-Penna, M. . Clotrimazole decreases human breast cancer cells viability through alterations in cytoskeleton-associated glycolytic enzymes. Molecular Genetics and Metabolism (Print) , v. 84, p. 354-362, 2005.
-
DA POIAN, A. T. ; Carneiro, F. A. ; Stauffer, F. J. S . Viral membrane fusion: Is the glycoprotein G of rhabdoviruses a new class of viral fusion protein?. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 38, p. 813-823, 2005.
-
Luz, M. R. M. P. ; DA POIAN, A. T. . O ensino classificatório do metabolismo humano: consequências e propostas de mudanças. Ciência e Cultura, v. 57, p. 43-45, 2005.
-
El-Bacha, T. ; MENEZES, M. M. T. ; SILVA, M. C. A. E. ; Sola-Penna, M. ; DA POIAN, A. T. . Mayaro virus infection alters glucose metabolism in cultured cells through the activation of the enzyme 6-phosphofructo 1-kinase. Molecular and Cellular Biochemistry , v. 266, p. 191-198, 2004.
-
Carneiro, F. A. ; Stauffer, F. J. S ; LIMA, C. S. ; JULIANO, M. A. ; JULIANO, L. ; DA POIAN, A. T. . Membrane fusion induced by vesicular stomatitis virus depends on histidine protonation. JOURNAL OF BIOLOGICAL CHEMISTRY , v. 278, p. 13789-13794, 2003.
-
Oliveira, G. A. ; SOUSA, C. R. ; DA POIAN, A. T. ; Luz, M. R. M. P. . Students' misconceptions about energy-yielding metabolism: glucose as the sole metabolic fuel. Advances in Physiology Education , Estados Unidos, v. 27, p. 97-101, 2003.
-
Weissmuller, G. ; MORAES, M. B. ; PRAZERES, G. M. P. ; TEIXEIRA, L. S. P. ; COSTA, L. T. ; BATISTA, E. O. ; Carneiro, F. A. ; ISHIMARU, D. ; REZENDE, G. L. ; DA POIAN, A. T. . Multiple applications of atomic force microscopy in biology. Acta Microscópica , v. 12, p. 29-33, 2003.
-
Sola-Penna, M. ; Santos, A. C. ; Alves, G. G. ; El-Bacha, T. ; Faber-Barata, J. ; Pereira, M. F. ; Costa-Serejo, F. ; DA POIAN, A. T. ; Sorenson, M. . A radioassay for phosphofructokinase-1 activity in cells extracts and purified enzyme. Journal of Biochemical and Biophysical Methods , v. 50, p. 129-140, 2002.
-
Carneiro, F. A. ; Bianconi, M. L. ; Weissmuller, G. ; Stauffer, F. J. S ; DA POIAN, A. T. . Membrane recognition by vesicular stomatitis virus involves enthalpy-driven protein-lipid interactions. Journal of Virology , EUA, v. 76, n.8, p. 3756-3764, 2002.
-
BARROSO, M. M. S. ; LIMA, C. S. ; Silva-Neto, M. A. C. ; DA POIAN, A. T. . Mayaro virus infection cycle relies on casein kinase 2 activity. Biochemical and Biophysical Research Communications (Print) , v. 296, p. 1334-1339, 2002.
-
DA POIAN, A. T. ; JOHNSON, J. E. ; SILVA, J. L. . Protein-RNA interactions and virus stability as probed by the dynamics of tryptophan side chains. The Journal of Biological Chemistry , v. 277, p. 47596-47602, 2002.
-
DA POIAN, A. T. ; Carneiro, F. A. ; Ferradosa, A. S. . Low pH-induced conformational changes in vesicular stomatitis virus glycoprotein involve dramatic structure reorganization. The Journal of Biological Chemistry , v. 276, n.1, p. 62-67, 2001.
-
Oliveira, G. A. ; Torres, R. A. ; DA POIAN, A. T. ; Luz, M. R. M. P. . A short term program of science education based on the participation of high school students on the activities in a Brazilian international meeting on experimental biology. Journal of Biological Education , v. 36, p. 16-20, 2001.
-
DA POIAN, A. T. ; GOMES, A. M. O. ; COELHO-SAMPAIO, T. . Kinetics Of Intracellular Viral Disassembly Probed By Bodipy Fluorescence Dequenching. Journal of Virological Methods , v. 70, p. 45-58, 1998.
-
GASPAR, L. P. ; JOHNSON, J. E. ; SILVA, J. L. ; DA POIAN, A. T. . Partially Folded States Of The Capsid Protein Of Cowpea Severe Mosaic Virus In The Disassembly Pathway. Journal of Molecular Biology , v. 273, p. 456-466, 1997.
-
WEBER, G. ; DA POIAN, A. T. ; SILVA, J. L. . Concentration Dependence Of The Subunit Association Of Oligomers And Viruses And The Modification Of The Latter By Urea Binding. Biophysical Journal (Print) , v. 70, p. 167-173, 1996.
-
SILVA, J. L. ; FOGUEL, D. ; DA POIAN, A. T. ; PREVELIGE, P. . The Use Of Hydrostatic Pressure As A Tool To Study Viruses And Other Macromolecular Assemblages. Current Opinion in Structural Biology , v. 6, p. 166-175, 1996.
-
DA POIAN, A. T. ; GOMES, A. M. O. ; OLIVEIRA, R. J. N. ; SILVA, J. L. . Migration of vesicular stomatitis virus glycoprotein to the Nucleus of infected cells. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America , v. 93, p. 8268-8273, 1996.
-
SILVA, J. L. ; DA POIAN, A. T. ; FOGUEL, D. . Pressure And Cold Denaturation Of Proteins, Protein-Dna Complexes And Viruses. HIGH PRESSURE BIOCHEMISTRY AND ENZYMOLGY STEENBOCK, p. 134-145, 1996.
-
DA POIAN, A. T. ; OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, J. L. . Cold Deanturation Of An Icosahedral Virus: The Role Of Entropy In Virus Assembly. Biochemistry (Easton) , v. 34, p. 2672-2677, 1995.
-
DA POIAN, A. T. ; SILVA, J. L. . Protein-Rna Interactions In Cowpea Mosaic Virus Studied By Time-Resolved Fluorescence. Protein Engineering (Print) (Cessou em 2003) , v. 8, p. 121-121, 1995.
-
DA POIAN, A. T. ; JOHNSON, J. E. ; SILVA, J. L. . Differences In Pressure Stability Of The Three Components Of Cowpea Mosaic Virus: Implications For Virus Assembly And Disassembly. Biochemistry (Easton) , v. 33, p. 8339-8346, 1994.
-
OLIVEIRA, A. C. ; GASPAR, L. P. ; DA POIAN, A. T. ; SILVA, J. L. . Arc Repressor Will Not Denature By Pressure In The Absence Of Water. Journal of Molecular Biology , v. 240, p. 184-187, 1994.
-
DA POIAN, A. T. ; OLIVEIRA, A. C. ; GASPAR, L. P. ; SILVA, J. L. ; WEBER, G. . Reversible Pressure Dissociation Of R17 Bacteriophage: The Physical Individuality Of Virus Particles. Journal of Molecular Biology , v. 231, p. 999-1008, 1993.
-
Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Integrative Human Biochemistry. 2. ed. Springer International Publishing, 2021. v. 1. 685p .
-
Da Poian, Andrea T. ; CASTANHO, MIGUEL A. R. B. . Integrative Human Biochemistry. 1. ed. New York: Springer New York, 2015. v. 1. 421p .
-
Carvalho-Alves, P. C. (Org.) ; DA POIAN, A. T. (Org.) ; ABRAHAO, A. (Org.) . Bases moleculares em clínica médica. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2010. v. 1. 614p .
-
DA POIAN, A. T. ; Carvalho-Alves, P. C. (Org.) . Hormônios e metabolismo: integração e correlações clínicas. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003.
-
DA POIAN, A. T. ; Foguel, D. ; Dansa-Petretski, M. ; Machado, O. . Bioquimica II - volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ - Conçórcio CEDERJ, 2003. v. 2. 132p .
-
DA POIAN, A. T. ; Foguel, D. ; Dansa-Petretski, M. ; Machado, O. . Bioquímica II - volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ, 2003. v. 2. 222p .
-
DA POIAN, A. T. ; Foguel, D. ; Dansa-Petretski, M. ; Machado, O. . Bioquímica I - volume 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2002. v. 3. 86p .
-
DA POIAN, A. T. ; Foguel, D. ; Dansa-Petretski, M. ; Machado, O. . Bioquímica I - volume 2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2002. v. 3. 90p .
-
DA POIAN, A. T. ; Foguel, D. ; Dansa-Petretski, M. ; Machado, O. . Bioquímica I - volume 3. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2002. v. 3. 182p .
-
HIGA, L. M. ; CONCEICAO, T. M. ; El-Bacha, T. ; ASSUNÇÃO-MIRANDA, I. ; DA POIAN, A. T. . Target cells? responses to dengue virus infection: implications for pathogenesis. In: Ganim, B. and Reis A. (Org.). Dengue Virus: Detection, Diagnosis, and Control. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, Inc, 2010, v. 1, p. 00-000.
-
ASSUNÇÃO-MIRANDA, I. ; HIGA, L. M. ; BOZZA, F. A. ; DA POIAN, A. T. . Bases celulares da patogênese da dengue. In: CArvalho-Alves, PC; Da Poian, AT; Abrahão, A.. (Org.). Bases moleculares em clínica médica. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2010, v. 1, p. 73-87.
-
DA POIAN, A. T. ; ALMEIDA, F. C. ; VALENTE, A. P. ; MOHANA-BORGES, R. ; GOMES-NETO, F. . NMR to access the transient interactions between viral fusion peptides and their target membranes. In: Miguel A. R. B. Castanho. (Org.). Structure and function of membrane-active peptides. 1ed.La Jolla, CA: International University Line Publishers, 2009, v. 1, p. 1-23.
-
DA POIAN, A. T. . Integração hormonal do metabolismo durante o jejum. In: Andrea T. Da Poian; paulo César de Carvalho-Alves. (Org.). Hormônios e metabolismo: integração e correlações clínicas. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003, v. , p. -.
-
DA POIAN, A. T. ; Carvalho-Alves, P. C. . Introdução à ação hormonal. In: Andrea T. Da Poian; Paulo César de Carvalho-Alves. (Org.). Hormônios e metabolismo: integração e correlações clínicas. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003, v. , p. -.
Outras produções
Martins I. C. ; ALMEIDA, F. C. ; Santos, N. C. ; DA POIAN, A. T. . MEANS AND METHODS FOR THE INHIBITION OF THE FLAVIVIRUS REPLICATION. 2012.
Stauffer, F. J. S ; Carneiro, F. A. ; MIRANDA, J. M. ; MACHADO, G. ; DA POIAN, A. T. . Composição para Inativação Viral, Processo de Inativação Viral, Vacina e Processo de Produção de Vacina. 2004.
DA POIAN, A. T. . As plantas da Região Amazônica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Aplicação do método científico em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . As plantas da Região Amazônica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Aplicação do método científico em sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. ; ZINGALI, R. B. . Como paramos de sangrar?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Plantas: das sementes aos frutos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Mosquitos: Ciência e Mito. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Instrumentação para a realização de Cursos de Férias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. ; GALINA, A. . Interação Universidade-Escola: Trocando Figurinhas - Ciência dos Campeões. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . A multiplicação e a divisão dos microorganismo. O que a biologia tem a ver com a matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Coagulação: por que paramos de sangrar?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. ; GALINA, A. . Interação Universidade-Escola: Trocando Figurinhas - Ciência dos Campeões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. ; GALINA, A. . Interação Universidade-Escola: Trocando Figurinhas - Ciência dos Campeões. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Instrumentação para a realização de Cursos de Férias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Mosquitos: Ciência e Mito. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. ; GALINA, A. . Interação Universidade-Escola: Trocando Figurinhas - Ciência dos Campeões. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DA POIAN, A. T. . Digestão: qual é o caminho dos alimentos?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2000 - Atual
Respostas celulares à infecção viral, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral avaliar as respostas celulares à infecção viral. Para estes estudos, são usadas técnicas de microarray e proteômica para análises globais da expressão, síntese e secreção diferencial de proteínas envolvidas na patogênese da infecção assim como abordagens bioquímicas para avaliação de alterações na bioenergética e na fisiologia celular. Estes estudos têm sido desenvolvidos perincipalmente com o vírus da dengue e com o vírus Sindbis em diferentes modelos celulares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Andrea Thompson Da Poian - Coordenador / Tatiana El-Bacha - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Iranaia Assunção Miranda - Integrante.
-
1996 - Atual
Interação vírus-célula: mecanismos de entrada dos vírus nas células hospedeiras, Descrição: O objetivo deste projeto é gerar novas informações a respeito do processo de fusão de membranas mediado pelos vírus, etapa essencial à entrada dos vírus envelopados em suas células hospedeiras. Para isso, são combinadas abordagens de biologia estrutural, como fluorescência, microscopia de força atômica, calorimetria a ressonância magnética nuclear, a ensaios laboratoriais sobre a biologia celular. Estes estudos permitem o desenvolvimento de novos métodos de inativação viral baseados na inibição da fusão de membranas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andrea Thompson Da Poian - Coordenador / Fabiana Avila Carneiro - Integrante.
Prêmios
2011
Bolsa Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2008
Bolsa Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2006
Bolsa Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2004
Bolsa Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2002
Bolsa Cientista Jovem do Nosso Estado, FAPERJ.
2000
Bolsa Cientista Jovem do Nosso Estado, FAPERJ.
1998
Prêmio Antônio Luís Vianna, FUJB/SR-2 UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica. , Av. Carlos Chagas Filho, 373, CCS, bloco E, sala 18, Ilha do Fundão, 21941902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25626758, Fax: (021) 25626754
Experiência profissional
1996 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2019
Direção e administração, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Diretora Adjunta de Graduação.
-
12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Membro da Comissão Nacional do Mestrado Profissional para Professores de Biologia em Rede Nacional da CAPES (PROFBIO).
-
03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Progressão de Adjuntos.
-
02/2013
Ensino, Química Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos em Bioenergética e Metabolismo
-
01/2009
Ensino, Ciências Biológicas Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioenergética e Metabolismo
-
02/1996
Ensino, Química Biológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Adaptações metabólicas, Integração do metabolismo - preparação didática dos alunos de pós-graduação, Interação vírus-célula, Tópicos avançados - coordenação de seminários
-
05/2017 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biomédicas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Ciências Biológicas ? Modelidade Médica.
-
03/2015 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biomédicas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação para o Estágio Probatório e Progressão Horizontal na Classe de Professor Adjunto dos Docentes.
-
03/2015 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Implantação do Mestrado Profissional para Professores de Biologia em Rede Nacional da CAPES (PROFBIO).
-
01/2014 - 12/2016
Ensino, Ciências Biológicas a Distância (CEDERJ), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transformação de energia nos seres vivos
-
08/2000 - 07/2013
Ensino, Ciências Biológicas a Distância (CEDERJ), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica 1
-
03/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Membro do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
-
03/2004 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas Modalidade Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Adaptações metabólicas, Interação vírus-célula
-
03/2005 - 03/2009
Direção e administração, Instituto de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Biológica.
-
02/1996 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica M1, Interação vírus-célula
-
03/2003 - 02/2005
Direção e administração, Instituto de Ciências Biomédicas - Departamento de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Coordenador de Ensino de Graduação.
-
03/1999 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biomédicas - Departamento de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-graduação.
-
03/2001 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biomédicas - Departamento de Bioquímica Médica.,Cargo ou função, Representante na Congregação do Instituto.
2015 - Atual
Instituto Ciência Hoje/SBPCVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria, Carga horária: 4
2012 - Atual
Instituto Ciência Hoje/SBPCVínculo: Editor, Enquadramento Funcional: Editor Científico da Revista Ciência Hoje, Carga horária: 4
2012 - Atual
Instituto Ciência Hoje/SBPCVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor da Revista Ciência Hoje das Crianças, Carga horária: 4
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
Tipo | Título | Data depósito |
---|---|---|
INVENTOR | Composição para inativação viral, processo de inativação viral, vacina e processo de produção de vacina | 20/04/2004 |
Você é Andrea Thompson Da Poian?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andrea Thompson Da Poian e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?