JÉSSICA BAZILIO CHAVES

Terapeuta Ocupacional, com experiências nas áreas de Saúde da Família e Saúde do Idoso. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-graduanda em Gestão do Cuidado em Saúde da Família pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Gerência de Unidades Básicas de Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Formação em Arteterapia.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2014 - 2016

Universidade Federal de Alagoas
Título: A intenção masculina de procurar as Unidades Básicas de Saúde: uma Análise da Teoria do Comportamento Planejado,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Sheyla Christine Santos Fernandes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Teoria do Comportamento Planejado; Comportamento; Homens.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Especialização em Gestão do cuidado em Saúde da Família

2020 - 2021

Universidade Federal de Alagoas
Título: A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA O CONTROLE DO TABAGISMO NO MUNICÍPIO DE MURICI ALAGOAS
Orientador: João Araújo Barros Neto

Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde

2017 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Processo circular na Atenção Básica. Ano de finalização: 2018

Aperfeiçoamento em Formação em Arte Terapia

2011 - 2013

Arte Terapia
Título: Arte terapia. Ano de finalização: 2013

Graduação em Terapia Ocupacional

2008 - 2013

Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas
Título: A Terapia Ocupacional e a Humanização na saúde: uma relação necessária
Orientador: Emanuella Pinheiro de Farias Bispo

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Formação Teórico-Prático de Música Aplicada à Saúde/Musicoterapia. (Carga horária: 10h). , Vida Harmônica Musicoterapia, VHM, Brasil.

2019 - 2019

Auriculoterapia. (Carga horária: 16h). , Instituto Agda Bianco, IAB, Brasil.

2018 - 2018

Apoiadores da Política Nacional de Humanização. (Carga horária: 80h). , Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, SESAU, Brasil.

2017 - 2018

Gerência de Unidades Básicas de Saúde. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. (Carga horária: 4h). , Associação dos Terapeutas Ocupacionais de Alagoas, ATOAL, Brasil.

2016 - 2016

Curso de estimulação cognitiva e motora aplicada a idosos. (Carga horária: 10h). , CEAFES, CEAFES, Brasil.

2015 - 2015

Preparatório DLOTCA. (Carga horária: 16h). , Neuropráxis, NEUROPRÁXIS, Brasil.

2015 - 2015

Instrumento de avaliação cognitivo-funcional em Terapia Ocupacional. (Carga horária: 16h). , Neuropráxis, NEUROPRÁXIS, Brasil.

2014 - 2014

Terapia Ocupacional em contextos hospitalares. (Carga horária: 16h). , Marília Bense Othero, MARÍLIA BENSE, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Monitoria de T.O aplicada à Saúde Pública. (Carga horária: 127h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Tecnologia Assistiva. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Monitoria de Anatomia Descritiva e Topográfica. (Carga horária: 136h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Monitoria da disciplina de Fundamentos de T.O. (Carga horária: 150h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.

2010 - 2010

Oficina teatral em atividades lúdicas. (Carga horária: 32h). , Atuart, ATUART, Brasil.

2010 - 2010

Agentes da Paz. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Paz, SEPAZ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: saúde mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Cognitiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Gerontologia.

Organização de eventos

CHAVES, J. B. . II Discussão sobre Saúde Mental: Loucura, desconstruindo olhares. 2013. (Outro).

RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. . Ciclo de palestras do dia da Saúde Mental. 2012. (Outro).

CHAVES, J. B. ; SANTOS, R. J. . I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Estudos em Recursos Terapêuticos. 2011. (Outro).

RODRIGUES, C. F. S. ; CHAVES, J. B. ; FREITAS, R. . VIII Jornada Alagoana de anatomia cirúgica. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Gestão Itinerante do Ministério da Saúde. 2019. (Encontro).

VI Seminário Alagoano de Atenção Básica. 2019. (Seminário).

Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. 2018. (Encontro).

II Mostra das ações da Política Nacional de Humanização de Alagoas. 2018. (Outra).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Terapia Ocupacional no NASF e a humanização na Saúde: uma relação necessária. 2015. (Congresso).

I Congresso de IST/AIDS e Hepatites virais. Redução de Danos. 2015. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química. O GRUPO DE TERAPIA OCUPACIONAL NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. A ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF). 2014. (Congresso).

V encontro de interiorização de Alagoas.As Possibilidades e as Contribuições da Terapia Ocupacional na Atenção Básica. 2014. (Encontro).

II Congresso Acadêmico da UNCISAL. 2012. (Congresso).

II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocialcc. A importância das atividades em grupo como facilitadoras do processo de Reabilitação Psicossocial em um CAPSad. 2012. (Congresso).

IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. O uso do Projeto Terapêutico Singular na formação do Terapeuta Ocupacional: uma possibilidade para a efetivação do cuidado integral em Saúde. 2012. (Congresso).

Congresso Multidisciplinar da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. 2011. (Congresso).

I Congresso Alagoano Interdisciplinar: Tecendo redes de Promoção da Saúde. Abordagem terapêutica ocupacional no processo de inclusão escolar. 2011. (Congresso).

Jornada Paraibana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2011. (Outra).

1. I Fórum Alagoano de prevenção de acidentes na infância. 2009. (Outra).

Evento em Comemoração ao dia da Terapia Ocupacional. 2009. (Outra).

II Curso introdutório à Liga Acadêmica de Estudos em Terapia Ocupacional. 2009. (Congresso).

I Jornada Científica do Programa de Extensão UNCISAIDS: "O universo feminino". 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Pedro Alan da Silva Gomes

REGO, A. P. M.;CHAVES, J. B.. Cuidados paliativos e o paciente oncológico sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: MÍRIAM DE FRANÇA CHAGAS

ANDRADE, M. F. L. O.;CHAVES, J. B.. Atuação da Terapia Ocupacional no NASF: reflexões sobre a prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: Camila Pereira Campos

SILVA, E. N.;CHAVES, J. B.. Raciocínio clínico em Terapia Ocupacional: sua construção e o processo de formação acadêmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: Anthony Rodrigo Antunes de Azevedo

CHAVES, J. B.; MATIAS, E. C.. Vivências e rotinas em CAPS de Alagoas: Experiência na formação em Terapia Ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: Kássia Luzia Lima Rodrigues

CHAVES, J. B.; RIBEIRO, M. C.. Percepções de estudantes sobre a formação interprofissional e as atuais bases integrativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: Maria Luiza Rodrigues Torres

CHAVES, J. B.; RIBEIRO, M. C.. Percepções dos estudantes de Terapia Ocupacional sobre a integralidade e interprofissional: influências na formação acadêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Aluno: Eline Vieira da Silva

RIBEIRO, M. C.;CHAVES, J. B.. A atuação dos profissionais de saúde em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico: perspectivas da Reabilitação Psicossocial. 2016.

Produções bibliográficas

  • CHAVES, JÉSSICA BAZILIO ; FERNANDES, SHEYLA CHRISTINE SANTOS ; BEZERRA, DANIELA SANTOS . A ausência masculina na atenção primária à saúde: uma análise da teoria da ação planejada. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA , v. 9, p. 38, 2018.

  • CHAVES, JÉSSICA BAZILIO ; SILVA, MARIA LÚCIA VICENTE DA ; BEZERRA, DANIELA SANTOS ; FERNANDES, SHEYLA C. S. ; CORDEIRO, EMANUEL DUARTE DE ALMEIDA . SAÚDE MASCULINA: O PARALELO PREVENÇÃO X CUIDADO À LUZ DA TEORIA DA AÇÃO PLANEJADA (TAP). Revista Saúde e Pesquisa , v. 11, p. 315, 2018.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; SILVA, R. C. O. ; PEREIRA, T. A. . O grupo de Terapia Ocupacional na Saúde Mental: a atividade como potencializadora de sociabilidade e protagonismo. PSICOLOGIA & SABERES , v. 6, p. 1, 2017.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; BARROS, A. C. ; CORREIA, M.S. ; LESSA, R. O. ; TAVARES, L. N. . O trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial em uma capital do nordeste:limites e desafios. REVISTA BAIANA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 40, p. 1, 2016.

  • RIBEIRO, M. C. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; MELO, J. S. ; COSTA NETO, M. J. ; MELO, P. C. G. E. ; ARAUJO, A. F. L. L. ; VANDERLEI, A. D. . A BUSCA DE TRATAMENTO PARA O USO ABUSIVO E DEPENDÊNCIA DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS.. A BUSCA DE TRATAMENTO PARA O USO ABUSIVO E DEPENDÊNCIA DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS.. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 3, p. 1-14.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; GOMES, R. R. ; MATIAS, E. C. ; MELO, J. S. ; COSTA NETO, M. J. ; SANTOS JUNIOR, S. F. ; MOUSINHO, K. C. . O GRUPO DE TERAPIA OCUPACIONAL NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. As ciências biológicas e da saúde na contemporaneidade 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 3, p. 150-157.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; SILVA, R. C. O. ; PEREIRA, T. A. ; MATIAS, E. C. . A contribuição do Grupo de Terapia Ocupacional para o nascimento de uma Oficina de Geração de Trabalho e Renda: relato de experiência.. In: 5 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016, São Paulo. Anais Eletrônicos do 5 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. ; RIBEIRO, K. C. . A QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO E OS DESAFIOS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL EM RIO LARGO, ALAGOAS. In: 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade, 2016. v. 25.

  • RIBEIRO, M. C. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. . PESSOAS COM USO DISFUNCIONAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS NA BUSCA DE CUIDADO. In: 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade. São Paulo: Revista Saúde e sociedade, 2016. v. 25.

  • HORA, L. M. N. R. ; CALHEIROS, P. F. F. ; RIBEIRO, M. C. ; SANTOS, S. A. ; CHAVES, J. B. . O CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES. In: Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2016, São Paulo. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.. Rio de Janeiro: Revista Interstitucional Brasil de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 2016.

  • HORA, L. M. N. R. ; RIBEIRO, M. C. ; SANTOS, S. A. ; CALHEIROS, P. F. F. ; CHAVES, J. B. . PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE ALAGOAS ACERCA DA INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL.. In: Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.. Rio de Janeiro: Revista Interstitucional Brasil de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 2016.

  • GOMES, R. R. ; RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. . POR QUE(M) COMEÇAR? POR QUE(M) CONTINUAR? MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS NA BUSCA DE CUIDADO POR USUÁRIOS DE UM CAPSAD. In: Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.. Rio de Janeiro: Revista Interstitucional Brasil de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 2016.

  • CALHEIROS, P. F. F. ; RIBEIRO, M. C. ; SANTOS, S. A. ; HORA, L. M. N. R. ; CHAVES, J. B. . MANICÔMIO JUDICIÁRIO E REFORMA PSIQUIÁTRICA: A PERCEPÇÃO DAS AÇÕES NO CONTEXTO DA REFORMA E O IMPACTO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CUIDADO. In: Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional., 2016.

  • CHAVES, J. B. ; BISPO, E. P. F. ; RIBEIRO, M. C. ; JUCÁ, A. L. . A TERAPIA OCUPACIONAL NO NASF E A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA.. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; BARROS, A. C. ; CORREIA, M.S. ; LESSA, R. O. ; TAVARES, L. N. ; CARVALHO, A. P. C. . ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E (IN)SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DIALÉTICOS NA SAÚDE MENTAL. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. ; RIBEIRO, K. C. . OS PROCESSOS DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: DESAFIOS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM RIO LARGO, ALAGOAS.. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; LESSA, R. O. ; BARROS, A. C. ; CORREIA, M.S. ; TAVARES, L. N. ; CARVALHO, A. P. C. . OS TRABALHADORES DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AS PERCEPÇÕES SOBRE SUAS PRÁTICAS: UMA REALIDADE DE MACEIÓ-AL.. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • MATIAS, E. C. ; RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, K. C. ; CHAVES, J. B. . Entre a Clínica e a Política: desafios para assegurar a gestão do cuidado em saúde mental em Rio Largo.. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais do III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015., 2015.

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. . O Grupo de Terapia Ocupacional na perspectiva da Redução de Danos: uma experiência em um Centro de Atenção Psicossocial.. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais do III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015., 2015.

  • MATIAS, E. C. ; CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. . A Redução de Danos como Transformadora do Cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais Eletrônicos do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2015.

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; CARVALHO, A. P. C. . A Formação Profissional para o Cuidado aos Usuários de Crack, Álcool e outras Drogas: uma experiência do PET- Saúde Mental. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais Eletrônicos do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2015.

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; CARVALHO, A. P. C. . O Exercício da Reabilitação Psicossocial nos Centros de Atenção Psicossocial de Maceió. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais Eletrônicos do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2015.

  • RIBEIRO, M. C. ; GOMES, R. R. ; MATIAS, E. C. ; CHAVES, J. B. . A Busca de Tratamento para o Uso Abusivo e Dependência de Crack, Álcool e outras Drogas: motivações e expectativas.. In: III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, 2015, João Pessoa. Anais Eletrônicos do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2015.

  • CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; RIBEIRO, M. C. . A importância das atividades em grupo como facilitadoras do processo de Reabilitação Psicossocial em um CAPSad. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; LIMA JUNIOR, S. D. . O uso do diário de campo como ferramenta facilitadora do cenário das práticas de saúde mental: um relato de experiência. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • CHAVES, J. B. ; NEVES, G. D. M. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. . A contribuição de um grupo motivacional no tratamento de usuários de um CAPSad: um relato de experiência. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; NEVES, G. D. M. ; RIBEIRO, M. C. . A importância da construção da Relação Acadêmico/Usuário: Uma experiência em um CAPSad. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • GOMES, R. R. ; DAMASCENO, M. V. ; CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . A utilização dos instrumentos CAGE e AUDIT para detecção de transtornos decorrentes do alcoolismo, na construção de um Projeto Terapêutico Singular. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; SANTOS, D. K. S. ; LIMA JUNIOR, S. D. . A importância do cuidado assistencial em saúde: uma experiência da Escola de Redução de Danos em um Albergue Municipal. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; LIMA JUNIOR, S. D. . Uma ação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com o Consultório na Rua Fique de Boa: Um relato de experiência na Atenção Primária à Saúde. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. . O Projeto Terapêutico Singular como ferramenta facilitadora das ações de Saúde Mental no Território. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . Moradores de rua e projetos sociais: possibilidades do campo social na formação em Terapia Ocupacional. In: IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional, 2012, Natal. A ciência da ocupação e a interdisciplinaridade nas políticas de saúde e do contexto social, 2012. v. único. p. 122-122.

  • CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . O uso do Projeto Terapêutico Singular na formação do Terapeuta Ocupacional: uma possibilidade para a efetivação do cuidado integral em Saúde. In: IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional, 2012, Natal. A ciência da ocupação e a interdisciplinaridade nas políticas de saúde e do contexto social, 2012. v. único. p. 123-123.

  • NEVES, G. D. M. ; CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; MELO, K. M. M. . A construção da Anamnese Psiquiátrica: Um redirecionamento do olhar do modelo hospitalocêntrico para a Reabilitação Psicossocial. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. Saúde Mental na Atenção Primária, 2012.

  • CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. ; SERAFIM, A. C. C. . AS AÇÕES DE REABILITAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO MATRICIAL: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MURICI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. ; MONTEIRO, E. S. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ATENÇÃO BÁSICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHAVES, J. B. . O Terapeuta Ocupacional na Reabilitação Gerontológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; BARROS, A. C. ; CORREIA, M.S. ; TAVARES, L. N. ; CARVALHO, A. P. C. . Atenção Psicossocial e (IN)satisfação profissional: processos dialéticos na Saúde Mental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; BISPO, E. P. F. ; RIBEIRO, M. C. ; JUCÁ, A. L. . A Terapia Ocupacional no NASF e a humanização na Saúde: uma relação necessária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. ; RIBEIRO, K. C. . Os processos de trabalho em um serviço de saúde mental: desafios da atenção psicossocial em Rio Largo, Alagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; LESSA, R. O. ; BARROS, A. C. ; CORREIA, M.S. ; TAVARES, L. N. ; CARVALHO, A. P. C. . Os trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial e as percepções sobre suas práticas: uma realidade de Maceió-AL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, E. M. ; CHAVES, J. B. . Oficina 'Redução de Danos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; HORA, L. M. N. R. ; CALHEIROS, P. F. F. ; CHAVES, J. B. ; SANTOS, S. A. . O cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial sob a perspectiva da Reabilitação Psicossocial: percepção dos trabalhadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; HORA, L. M. N. R. ; SANTOS, S. A. ; CALHEIROS, P. F. F. ; CHAVES, J. B. . Percepção dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial de Alagoas acerca da Intervenção da Terapia Ocupacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; CALHEIROS, P. F. F. ; SANTOS, S. A. ; CHAVES, J. B. . Manicômio Judiciário e Reforma Psiquiátrica: A percepção das ações no contexto da reforma e o impacto da Terapia Ocupacional no cuidado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; SILVA, R. C. O. ; CARDOSO, E. M. ; PEREIRA, T. A. . O grupo de Terapia Ocupacional na Saúde Mental: a atividade como elemento intermediário do cuidado em um CAPSII do município de Rio Largo, Alagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. ; MATIAS, E. C. . O grupo de Terapia Ocupacional na perspectiva da Redução de Danos: uma experiência em um Centro de Atenção Psicossocial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, E. M. ; CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. . A Redução de Danos como transformadora do cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; CARVALHO, A. P. C. . A formação profissional para o cuidado aos usuários de crack, alcoól e outras drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; RIBEIRO, M. C. ; CARVALHO, A. P. C. . O exercício da Reabilitação Psicossocial nos Centros de Atenção Psicossocial de Maceió-Alagoas: uma percepção de seus trabalhadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. C. ; GOMES, R. R. ; CARDOSO, E. M. ; CHAVES, J. B. . A busca de tratamento para o uso abusivo e dependência de crack, alcoól e outras drogas: motivações e expectativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATIAS, E. C. ; CHAVES, J. B. . Oficina de Redução de Danos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. . A ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. . As Possibilidades e as Contribuições da Terapia Ocupacional na Atenção Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, J. B. ; TAVARES, L. N. ; SANTOS, T. C. ; RIBEIRO, M. C. ; CARVALHO, A. P. C. . O processo de implantação de um grupo terapêutico em um CAPSad: relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; GOMES, R. R. ; DAMASCENO, M. V. ; RIBEIRO, M. C. . O uso do diário de campo como ferramenta facilitadora no cenário das práticas de Saúde Mental: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; RODRIGUES, R. ; DAMASCENO, M. V. ; RIBEIRO, M. C. . A contribuição de um grupo motivacional no tratamento de usuários de um CAPSad: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; RODRIGUES, R. ; DAMASCENO, M. V. ; RIBEIRO, M. C. . A importância das atividades em grupo como facilitadoras do processo de Reabilitação Psicossocial em um CAPSad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . A territorialização como possibilidade de ampliação das práticas de ensino saúde/comunidade: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . Moradores de rua e projetos sociais: possibilidades do campo social na formação em Terapia Ocupacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . O uso do Projeto Terapêutico Singular na formação do Terapeuta Ocupacional: uma possibilidade para a efetivação do cuidado integral em Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. ; CHAVES, J. B. ; GOMES, R. R. ; NEVES, G. D. M. . A aproximação dos acadêmicos com espaços de controle social: uma experiência no conselho de saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; SANTOS, D. K. S. ; DELANE JUNIOR, S. . A importância do cuidado assistencial em saúde: uma experiência da escola de redução de danos em um albergue municipal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; LIMA JUNIOR, S. D. . Uma ação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com o Consultório na Rua Fique de Boa: um relato de expriência na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. . O Projeto Terapêutico Singular como ferramenta facilitadora das ações de Saúde Mental no território. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, R. R. ; CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; NEVES, G. D. M. ; RIBEIRO, M. C. . A importância da construção da relação acadêmicos/usuário: uma experiência em um CAPSad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMASCENO, M. V. ; CHAVES, J. B. ; GOMES, R. R. ; SILVA, F. O. ; NUNES, K. G. ; ALEXANDRE, C. L. . O brincar na intervenção da Terapia Ocupacional no atendimento pediátrico: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, R. R. ; DAMASCENO, M. V. ; CHAVES, J. B. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . A utilização dos instrumentos CAGE e AUDIT para detecção de transtornos decorrentes do alcoolismo, na construção do Projeto Terapêutico Singular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, G. D. M. ; CHAVES, J. B. ; DAMASCENO, M. V. ; GOMES, R. R. ; MELO, K. M. M. . A construção da Anamnese Psiquiátrica: um redirecionamento do olhar do modelo hospitalocêntrico para a Reabilitação Psicossocial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. J. ; NEVES, G. D. M. ; CHAVES, J. B. ; SILVA, F. O. ; BISPO, E. P. F. . A atuação da Terapia Ocupacional no contexto escolar: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, G. D. M. ; SILVA, F. O. ; CHAVES, J. B. ; SANTOS, R. J. ; STEIN, S. . Elaboração de um dispositivo de Tecnologia Assistiva de baixo custo por acadêmicos de Terapia Ocupacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; SILVA, F. O. ; SANTOS, R. J. ; MELO, K. M. M. ; MENTA, S. A. . Ampliando a discussão sobre famílias: o diálogo teórico-prático a partir do uso do genograma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. N. ; SANTOS, J. A. ; CHAVES, J. B. ; RODRIGUES, R. L. ; BISPO, E. P. F. . A Terapia Ocupacional como interlocutora do processo multidisciplinar de educação nutricional : um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. N. ; CHAVES, J. B. ; CAVALCANTE, L. A. T. ; RODRIGUES, R. ; BEZERRA, R. . As condições de trabalho dos profissionais do setor do HEHA Maceió - AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, J. B. ; SANTOS, J. A. ; BISPO, E. P. F. . Abordagem terapêutica ocupacional no processo de inclusão escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PITTA, A. M. F. ; RIBEIRO, M. C. ; CHAVES, J. B. . Avaliar CAPS nordeste. 2013.

Prêmios

2012

A aproximação dos acadêmicos com espaços de controle social: uma experiência no conselho de saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Módulo de Saúde Mental na Residência Multiprofissional de Saúde da Família

2012 - 2013

Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno PET, Carga horária: 384

Atividades

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.,Linhas de pesquisa

  • 10/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.,Linhas de pesquisa

  • 06/2015 - 08/2015

    Ensino, Residência Multiprofissional de Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde Mental

2010 - 2011

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 120

2014 - 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Núcleo de Apoio à Saúde da Família

2014 - 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE RIO LARGO

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20

Outras informações:
CAPS Maria Salete da Silva

2015 - Atual

NEUROPSI

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Reabilitação Cognitiva

2016 - Atual

Instituto Pelletier

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 8

2016 - 2017

Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20

2016 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MURICI

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Atenção Básica, Carga horária: 30

2016 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MURICI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NASF, Carga horária: 30

2016 - 2016

Instituto FAL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de Saúde da Mulher, Carga horária: 8