Chris Alves da Silva

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade Católica de Brasília (2006) e especialização em Educação Infantil (2008) e Educação a Distância (2009) pela mesma instituição. Obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2010) e atualmente é doutoranda em Educação na Universidade Católica de Brasília (2025).Atua como docente na Universidade Católica de Brasília, lecionando nos cursos de graduação de Tecnologia da Informação (TI), Licenciaturas e disciplinas de formação geral. Coordena o Programa Protagonismo Discente (PPD) e integra a equipe do Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacional (NITE).Atuou no apoio à gestão e foi docente nos cursos lato sensu na Universidade Católica de Brasília (UCB), além de ter lecionado na UNICEPLAC e no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), onde também atuou como coordenadora de área do PIBID/Pedagogia.Seu campo de atuação concentra-se na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Tecnologias Educacionais e Educação Infantil, abordando principalmente os seguintes temas: Educação Infantil, Educação a Distância, Alfabetização, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2025 - Atual

Universidade Católica de Brasília
Orientador: Prof. Dr. Célio da Cunha

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal
, Ano de Obtenção: 2010.Profº Dr. Gilberto Lacerda dos Santos.Palavras-chave: Educação Infantil; Prática Docente; Uso de novas tecnologias de informação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática educacional. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida

2023 - 2024

Universidade Católica de Brasília
Título: Projeto Protagonismo Discente PPD, Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacional- NITE e seus desafios
Orientador: Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Especialização em Educação a Distância

2008 - 2009

Universidade Católica de Brasília
Título: Coordenação Pedagógica na Educação a Distância: Espaço de interação e convivência
Orientador: Profa. MSc Ana Paula Costa e Silva

Especialização em Educação Infantil

2007 - 2008

Universidade Católica de Brasília
Título: Letramento digital: construindo o uso social das tecnologias de informação e comunicação na Educação Infantil.
Orientador: Profa. MSc.Nina Cláudia de Assunção Mello

Graduação em Normal Superior

2003 - 2006

Universidade Católica de Brasília
Título: De professor explicador a professor ignorante : Recriando e Repensando a prática docente
Orientador: Prof.ª MSc Paula Gomes de Oliveira

Formação complementar

2025 - 2025

Professor Assistente I do curso de Pedagogia.Coordenadora de área do PIBID. (Carga horária: 30h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2022 - 2022

Offline: 15 minutos! III Jornada Acadêmica EDU. (Carga horária: 1h). , inicie, INICIE, Brasil.

2022 - 2022

re_pense: Arquitetura e narrativa de experiências de aprendizagem. (Carga horária: 1h). , inicie, INICIE, Brasil.

2022 - 2022

re_pense: Storytelling III Jornada Acadêmica EDU. (Carga horária: 1h). , inicie, INICIE, Brasil.

2022 - 2022

Mão na massa: Nas ondas do rádio. (Carga horária: 1h). , inicie, INICIE, Brasil.

2022 - 2022

Storytelling com foco em Personagens. (Carga horária: 8h). , Curso Livre, CL, Brasil.

2021 - 2021

Escape room e elementos do design de jogos. (Carga horária: 2h). , inicie, INICIE, Brasil.

2021 - 2021

Foco, análise crítica e reflexão: criando mapas mentais. (Carga horária: 2h). , inicie, INICIE, Brasil.

2021 - 2021

Processos Compartilhados - Oficina de produção de podcast com Tiago Rogero. (Carga horária: 3h). , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.

2016 - 2016

Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h). , Práticas Educacionais Inovadoras, PEIN, Brasil.

2010 - 2011

Programa de Reconstrução das Práticas Docentes. (Carga horária: 100h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Aprendizagem Cooperativa em estilo Salesiano IUS. (Carga horária: 240h). , Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual, UCB VIRTUAL, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Progr de formação continuada dos coord e tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2008

UCA- Um computador por aluno. (Carga horária: 10h). , Fundação Victor Civita, FVC, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Curso de Formação em Hist. Afro-Brasileira. (Carga horária: 70h). , Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.

1998 - 1998

Formação de Líderes. , Igreja Presbiteriana Central do Gama, IPCG, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Organização de eventos

SILVA, C. A. . V Simpósio da UCB Virtual: Educação para o empoderamento do sujeito construindo a sociedade do bem viver. 2013. (Outro).

SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. ; Michelle Jordão Machado . VI Simpósio da UCB Virtual- Redes de Aprendizagem : Possibilidades e Desafios para a Educação Superior. 2013. (Outro).

SILVA, C. A. . IV Simpósio da UCB Virtual- Inclusão Social caminhos para uma universidade inclusiva. 2012. (Outro).

SILVA, C. A. . X Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

II Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica,.Relatos de experiência e percursos da formação profissional dos docentes coordenadores de área do PIBID. 2024. (Encontro).

A PRÁTICA DOCENTE E OS 20 ANOS DA LEI 10.639/2003... 2023. (Outra).

BNCC NAS ESCOLAS : AVANÇOS E DESAFIOS,.BNCC NAS ESCOLAS : AVANÇOS E DESAFIOS,. 2023. (Outra).

Currículo Lattes e possibilidade de Pesquisa.Currículo Lattes e possibilidade de Pesquisa. 2023. (Outra).

Curso de Formação e Capacitação dos docentes e estudantes do PIBID e da Residência Pedagógica - UDF, BNCC nas escolas: avanços e desafios ? Compreensão das relações históricas, suas características e implicações na prática pedagógica.BNCC nas escolas: avanços e desafios ? Compreensão das relações históricas, suas características e implicações na prática pedagógica. 2023. (Outra).

Diga-me quem tu és! Implicações da LGPD na docência. 2023. (Outra).

I Seminário de Integração da Rede PRIL UFMS-UNEMAT-UCB.PRÁTICA PEDAGÓGICA ? EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: COMPARTILHANDO NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE VISITA ÀS SALAS DE RECURSOS. 2023. (Seminário).

I Seminário de Integração da Rede PRIL UFMS-UNEMAT-UCB.PRÁTICA PEDAGÓGICA ? EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: COMPARTILHANDO NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE VISITA ÀS SALAS DE RECURSOS. 2023. (Seminário).

Mindset Docente: modelo e atitude mental frente aos desafios. 2023. (Outra).

MULTILETRAMENTOS PENSANDO OS DIZERES E OS FAZERES DA PRÁTICA EDUCACIONAL.MULTILETRAMENTOS PENSANDO OS DIZERES E OS FAZERES DA PRÁTICA EDUCACIONAL. 2023. (Outra).

PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. (Encontro).

Semana Pedagógica UCB 2/2023.NIte ? Como criar um fórum e a Entrega de Atividades no AVA?. 2023. (Oficina).

Workshop: Narrativa e Significado: Teoria e Prática. 2023. (Outra).

X ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ENTREOLHARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/PEDAGOGIA NA ESCOLA CLASSE 308 SUL. 2023. (Congresso).

1º Simpósio de Acessibilidade e Inclusão do UDF- Cine e Vídeo Debate.1º Simpósio de Acessibilidade e Inclusão do UDF- Cine e Vídeo Debate. 2022. (Simpósio).

ABERTURA OFICIAL DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO UDF.ABERTURA OFICIAL DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO UDF. 2022. (Outra).

Storytelling com foco em Personagens.Storytelling com foco em Personagens. 2022. (Outra).

Trilha de aprendizagem moodle EAD para docentes. 2022. (Outra).

Capacitação de Tutores EAD 2021/2. 2021. (Outra).

Fala autêntica e escuta empática na perspectiva da comunicação não-violenta.Fala autêntica e escuta empática na perspectiva da comunicação não-violenta. 2021. (Oficina).

Oficina Semana Pedagógica Uniceplac.Como tornar a aula mais dinâmica. 2021. (Oficina).

Semana Pedagógica - Centro Universitário Planalto Central Apparecido dos Santos,.Feedback. 2021. (Oficina).

2° Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação.Os filmes infantis no dia a dia da sala de aula: uma união possível. 2017. (Oficina).

Formação Docente para Novas Matrizes Curriculares. 2016. (Outra).

III Seminário Internacional de Educação.Jogando e Aprendendo- Uma proposta de uso da Brinquedoteca Virtual da UCB. 2015. (Seminário).

Congresso das instituições universitárias Salesianas do Brasil. .. 2013. (Congresso).

Oficina do programa de reconstrução das Práticas Docentes.O uso Pedagógico do Facebook. 2013. (Oficina).

Treinamento Básico de Combate a Incêndio e abandono de edificações em caso de incêndio ou pânico. 2013. (Outra).

XI Acadêmica do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião.Juventude, Mídia e Redes Sociais. 2013. (Outra).

Mesa Redonda com os alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia.Educação Continuada: Cenários, desafios e perspectivas. 2012. (Outra).

Oficina Google Docs: Questionário para pesquisas acadêmicas.Oficina Google Docs: Questionário para pesquisas acadêmicas. 2012. (Oficina).

Oficina - Formação Professores.Recursos Tecnológicos no cotidiano da sala de aula. 2011. (Oficina).

Oficina Fórum de Discussão: uma abordagem pedagógica.Fórum de Discussão: uma abordagem pedagógica. 2010. (Oficina).

Oficina para Tutores.Oficina para Tutores. 2010. (Oficina).

6ª Semana do curso de Pedagogia.Vamos Brincar de Yoté?. 2009. (Oficina).

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Coordenação Pedagógica na Educação a Distância. 2009. (Congresso).

II Encontro Inter-Regional- Norte, Nordeste e Centro-Oeste- sobre Formação Docente para a Educação Superior.Pedagogia universitária, currículo e tecnologias da informação e comunicação: uma experiência docente. 2009. (Encontro).

Oficina de Ensino e Aprendizagem Estratégias de Ensino e Aprendizagem- Semana de formação continuada "Educar pela pesquisa". 2009. (Oficina).

Palestra curso de Pedagogia.O sabor da aula. 2009. (Encontro).

9º Encontro de Pesquisa em Educação- ANPED - Centro Oeste. 2008. (Encontro).

I Congresso de Tecnologias na Educação. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional sobre Educação a Distância. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Ciclos de Seminários Internacionais Educação século XXI. 2007. (Seminário).

Treinamento - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2007. (Outra).

IV Semana de Educação - Quem queremos ser? Identidade, Práxis e Perspectivas da formação e do trabalho do Pedagogo/Educador na UCB e no Brasil. 2006. (Outra).

VIII Semana Universitária Católica de Brasília. 2006. (Outra).

XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educaçao - UFG.Diário de aprendizagem: Uma viagem pelas palavras. 2006. (Simpósio).

Conhecer Ciências através da beleza do mundo.I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES. 2005. (Encontro).

Espaço de Aprendizagem Práticas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior : Literatura Infanil. 2005. (Oficina).

Espaço de Aprendizagem Práticas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior : Trabalhos com jornais em sala de aula. 2005. (Oficina).

Espaço de Aprendizagem Práticas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior - Materiais Pedagógicos. 2005. (Oficina).

Exercícios de ser criança: Uma condição para o educador.VII Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília. 2005. (Outra).

Fórum de Educação a Distância - Para quem estuda, pesquisa, faz Educação a Distância ou tem curiosidade em conhecer. 2005. (Outra).

Fórum Social Mundial em Porto Alegre. 2005. (Encontro).

III Semana dos cursos de Pedagogia e Normal Superior: Quem somos nós? A formação de Educadores na UCB. 2005. (Outra).

VII Semana Universitária.Exercícios de ser criança: Uma condição para o educador. 2005. (Outra).

VII Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília. 2005. (Outra).

I Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD. 2004. (Encontro).

Seminário Internacional de Alfabetização e Letramento na Infância. 2004. (Seminário).

VI Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília. 2004. (Outra).

II Semana dos Cursos de Pedagogia e Normal Superior: Uma Educação para novos tempos. 2003. (Outra).

Encontro Marcado com o Livro. 2000. (Outra).

I Jornada de Cursos Faculdades Integradas. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rosângela Oliveira Costa

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. O gênero artigo de opinião no 7º ano do Ensino Fundamental e os mecanismos de ensino. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Bárbara Cristina de Jesus

LUCENA, J. I. A.;SILVA, C. A.. Mediação de conflitos no recreio: Ação preventiva na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Elder Aparecido Soares

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Exigências e lacunas da LDB quanto ä formação docente para atuar na educação a distância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Kelly Cristina Zangiacomo

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Como a motivação dos educandos pode ser trabalhada nas aulas de produção textual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Jussara Mendonça de Oliveira Seidel

LUCENA, J. I. A.;SILVA, C. A.. Percepções e significações de Educação a Distância (EAD) para estudantes de pedagogia presencial e a distância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Quartim José

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. Comunidade Escolar e a relação de convivência como aliados da Gestão Educacional Empreendedora. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Mateus Grangeiro

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. Olimpíadas Científicas como ferramentas educativas e elementos de construção da imagem institucional escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento eGestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Rachel Paulino Dornelas

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. A importância do uso da mídia nos processos de ensino e aprendizado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Andre Luiz Castro Garbulha

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Projeto de Desenvolvimento e implantação de brinquedoteca virtual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: José de Assis Elias de Brito

Michelle Jordão Machado;SILVA, C. A.. Competências atitudinais do gestor escolar: uma perspectiva humana e democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Roberta Drehmer de Miranda

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Sistema preventivo de Dom Bosco, tecnologias de informação e ensino jurídico: uma proposta metodológica interdisciplinar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Adriana Paula Zamin Scherer

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Influência da Pedagogia Salesiana na prática docente em disciplinas da área das ciências exatas e da terra. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Solange Rodrigues da Silva

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Tecendo o texto: O Uso de elementos coesivos nos textos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Carlos Alberto Serra Negra

SILVA, A. P. C. E.;SILVA, C. A.. Perfil Bibliométrico da produção científica da revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) no período de 2002 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cintia Eliza Dezotti Luiz

FREITAS, O. C. R.;SILVA, C. A.. Resignificando o papel do Orientador Educacional para restaurar a paz nas escolas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Isabela Galvão Barbosa Stempniak

FREITAS, O. C. R.;SILVA, C. A.. Tablets em sala de aula como uma significativa ferramenta em sua atuação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Juliana Móiz de Oliveira

EGREJA, J.;SILVA, C. A.. Reciclando ideias para ações concretas: Conservaçao e Manutenção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Flávia Neves Coelho de Souza Bilar

MACHADO, M. J.;SILVA, C. A.. A mediação pedagógica como instrumento de construção de uma educação a distância humanizada e de qualidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Carolina Savioli Martins

MACHADO, M. J.;SILVA, C. A.. As dificuldades na implantação e oferta da modalidade EAD em instituição particular de ensino profissional no DF. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Telma Cristina Bianchi Bahia

SILVA JUNIOR, J. M.;SILVA, C. A.; BRIGATTE, A. M.. Pesquisa na Internet: Como os alunos aprendem a pesquisar com ajuda e orientação eficiente do professor. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Letícia Vialta da Silva

EGREJA, J.;SILVA, C. A.. Interdisciplinaridade na ação docente: Ensinando as percepções de mundo através das ciências da natureza. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Aldalena Fiuza Costa Moura

FREITAS, E. E.;SILVA, C. A.. O uso da informática educativa no oratório do Instituto Waldemar Falcão em Aracati. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Tayana Cácia Emilio

FREITAS, E. E.;SILVA, C. A.. O planejamento de aula através de matodologia de grupos de aprendizagem cooperativa na aprendizagem de alunos do 7 ano do ensino fundamental II. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Patrícia Pascoal da Assunção Certório

FREITAS, E. E.;SILVA, C. A.. Informática na educação - O uso da linguagem lúdica e a logo na formação continuada dos professores do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Maria de Fátima Silva Maia

FREITAS, E. E.;SILVA, C. A.. O uso da tecnologia em sala de aula através da metodologia de Aprendizagem Cooperativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Marilza Alves Baraúna

ALVES, N. A.;SILVA, C. A.. Dificuldades mais recorrentes no processo de conhecimento e utilização das ferramentas tecnológicas pelos professores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Francielle Cristo de Souza

ALVES, N. A.;SILVA, C. A.. A eficácia da utilização do vídeo na etapa inicial da Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Márcia Azevedo Leite de Moraes da Silva

ALVES, N. A.;SILVA, C. A.. Quando brincar? A importância da brincadeira na educação básica I - Das séries iniciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Glaucia Aparecida Vital da Cruz Campos

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. A importância do ensino de artes na educação básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Rosana Mora Armanhi

FREITAS, E. E.;SILVA, C. A.. Inovando com a metodologia de grupo de aprendizagem cooperativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Ana Lúcia Tampellini

Jussara Seidel;SILVA, C. A.. Tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem cooperativa: Indicando possibilidades para os educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Veridiana Zanin de Oliveira Freitas

Jussara Seidel;SILVA, C. A.. O desafio das novas tecnologias e aprendizagem cooperativa no contexto educativo das séries iniciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Walkíria Cogo Malgueiro

Jussara Seidel;SILVA, C. A.. Os estudantes de 10 a 13 anos revelam o que sabem sobre as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICEs). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Ana Helta Cocker Gomes de Souza Peres

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. A importância dos jogos tradicionais utilizando o brinquedo reciclável. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Fabiana Conceição Matos Hofer

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. O uso das TIC's no combate a indisciplina. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Ivo José Miguel Luis

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Gestor eficaz: Os desafios e surpresas da Gestão Democrática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Carlos Kibanda Esteves Martins

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Avaliação Institucional: Compromisso com a Gestão de qualidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Julio Cesar de Melo Cordeiro

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. Recursos Tecnológicos como agente motivador no processo ensino aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Maria Inês Violato Rodrigues Pinto

SILVA JUNIOR, J. M.;SILVA, C. A.. A metodologia do grupo de aprendizagem cooperativo e o uso da BlogQuest como ferramenta para facilitar a concentração e desmistificar o teorema de Pitágoras. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Katia Maria Averaldo Guimarães

SILVA JUNIOR, J. M.;SILVA, C. A.. A metodologia WebQuest e suas potencialidades em projetos educacionais direcionada ao ensino fundamental II. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Ilza Léa do Nascimento

SILVA JUNIOR, J. M.;SILVA, C. A.. O uso do video na construção e contextualização do conhecimento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Lúcia de Fátima Campos Dias

Jussara Seidel;SILVA, C. A.. Relação sócio-afetiva dos educadores e educandos e as possíveis repercussões no ensino-aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Beronicy Paula de Morais Farias

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Ensino Médio: Espaço de contribuição para a formulação/implementaçaõ das Políticas Públicas para o Ensino Médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Grasiela Cristina Corrêa da Silva

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Educação Brasileira no Brasil x Educação Brasileira no Japão: Um estudo comparado segundo a Lei de Diretrizes e Bases. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Fabiana Alves dos Santos

SANTINI JUNIOR, N.;SILVA, C. A.. A utilização do BSC como estratégia de Gestão: Estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Organizações com ens. no BSC) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Fabiana Andrade Gomes

SANTINI JUNIOR, N.;SILVA, C. A.. O papel do arquiteto no processo de construção do Balanced Scorecard. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Organizações com ens. no BSC) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Renata Aguiar Monfardini

SANTINI JUNIOR, N.;SILVA, C. A.. Projeto de implementação do Balanced Scorecard em um Tribunal Regional do Trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Organizações com ens. no BSC) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Danielle Vitória da Costa R

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. de Aquino. O pedagogo: Uma nova perpectiva para a gestão de pessoas nas organizações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Daniel Kiakanda

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Perfil dos gestores das Escolas Técnicas inseridas na Reforma Educativa em Angola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Maizé de Fátima Fastudo Rosa Dinau Henriques Jordão

SACRAMENTO, M. H.;SILVA, C. A.. A contribuição do Gestor Educacional para enquadramento de professores especializados no processo de reforma educativa em Angola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Participação em banca de Carolina

Aluno: Luis Antonio da Silva

BRIGATTE, A. M.;SILVA, C. A.. Avaliação institucional da educação básica: compromisso com a qualidade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Afonso Nkuansambu

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. O perfil do director como lider na gestão escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Raquel Andrade

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Investigando competências dos docentes em busca da melhoria da qualidade do ensino da escola pública do DF. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Amilcar Cabral de Azevedo Pedro

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. O papel do gestor escolar na gestão democrática: a comunidade como suporte da gestão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Diego dos Santos Alves

FREITAS, O. C. R.;SILVA, C. A.. O papel político, social e pedagógico do gestor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Cinara Silva Alves Rocha

SILVA, A. P.;SILVA, C. A.. Aplicação da Gestão Educacional Democrática na Instituição de crianças em uma Entidade Religiosa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Amanda Galvão Folha

AOYAMA, E.;SILVA, C. A.; FERREIRA, V.. A formação inicial do pedagogo para atuação em espaços não escolares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Stella Maria Antunes Costa

AOYAMA, E.; FERREIRA, V.;SILVA, C. A.. A psicomotricidade na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Stella Maria Antunes Costa

AOYAMA, E.; FERREIRA, V.;SILVA, C. A.. As contribuições brincadeiras no socialização e educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Denyse Rafaella de Freitas Pereira

AOYAMA, E.;SILVA, C. A.; STANLEI, M.. As contribuições brincadeiras dos jogos e brincadeiras no processo de socialização e aprendizagem na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Gabriella Heloisa Marini

AOYAMA, E.;SILVA, C. A.; STANLEI, M.. Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Rebeca Balica Oliveira

AOYAMA, E.;SILVA, C. A.; STANLEI, M.. A prevenção e intervenção do pedagogo frente à agressividade infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Aluno: Karen Drielly

SILVA, C. C. F. E.;SILVA, C. A.. Tecnologias da Informação e da Comunicação: um estudo de caso sobre o uso pedagógico no 5° ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Marilene Albuquerque

OLIVEIRA, P. G.;SILVA, C. A.. A literatura infantil e suas práticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Gisele Cristina

Silva, E.B.;SILVA, C. A.. Ludicidade e educação Matemática no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Nádia Fernandes

AGUIAR, R. M. R.;SILVA, C. A.. A importância do Brincar no desenvolvimento dos estudantes autistas das séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: RENATA HELENA

AGUIAR, R. M. R.;SILVA, C. A.. A importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CARVALHO, F. G. B.;SILVA, C. A.. A evolução no processo inclusivo da rede regular de ensino do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Paula Borges

OLIVEIRA, P. G.;SILVA, C. A.. A contação de histórias na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Maria Patrícia dos Santos

SIVERES, L.;SILVA, C. A.. A percepção dos pais e responsáveis de uma brinquedoteca pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Danielle Villar Figueiredo

SILVA, V. A.;SILVA, C. A.. A Dança- Educação numa perspectiva curricular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Júnia Daniel da Costa Melo

RAPOSO, D. M. S. P.;SILVA, C. A.. Criatividade em classes de Alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Alexandre Augusto Amorim Campelo

SILVA, V. A.;SILVA, C. A.. A Educação Contemporânea sob a perspectiva da transdisciplinaridade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Elleoni Marisa Lopes Furtado de Oliveira

SILVA, V. A.;SILVA, C. A.. Perpecção ambiental de parcela da comunidade da vila do Iapi, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Isabel Cristina Silva

MACHADO, M. J.;SILVA, C. A.. Pedagogia Empresarial: um caminho a percorrer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Adriana Gonçalves da Cruz Amaral

AGUIAR, R. M. R.;SILVA, C. A.. A música como elemento facilictador da aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Elisabeth Akemi Watanabe dos Santos

SOUSA, R. C. V. M.;SILVA, C. A.. TDAH: O transtorno que precisa ser compreendido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Giselle Ramos da Silva Aoki

SOUSA, R. C. V. M.;SILVA, C. A.. Crianças nipônicas e crianças brasileiras um relacionamenton intercultural: O caso da escola Tayo-Japão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Aluno: Maria Regina Aray Conjiu

SOUSA, R. C. V. M.;SILVA, C. A.. A importância do ensino infantil para as crianças brasileiras no Japão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual.

Orientou

Ana Paula Costa e Silva

Estratégias Gerenciais que contribuem para a Efetividade de Cursos Superiores á Distância; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Edna Maria de Sousa Pequeno dos Santos

Práticas Pedagógicas na Educação de surdos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa eTecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Fernanda Aparecida de M

Martinelli F; Victor; Orientação profissional: assistência, presença e direcionamento por meio de recursos humano-cristãos e midiáticos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Guilardo Holanda da Silva

A atuação do professor de Geografia nas ações pedagógicas motivacionais no contexto da sala de aula; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Geografia para o EF e EM) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Jaqueline Maria do Nascimento Oliveira

O professor e Geografia como agente facilitador da implementação do projeto pedagógico pastoral na E-Escola (escola tecnicamente interativa); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Geografia para o EF e EM) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Silvana Vieira Favarin Celestino

As crianças da pré-escola descobrem o mundo por meio dos sentidos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Naturais na Educação Infantil e no EF) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Rodolfo Medeiros Cunha

Coordenadores de Curso de Graduação na articulação de planos de formação continuada de professores; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Roberta Cortozi José

A avaliação no processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências para o 5º ano; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Rossana Maria Santini

A utilização dos jogos de informática como auxiliar no ensino de ciências; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Rangel Melo de Oliveira

Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional; ferramentas aliadas na educação inclusiva; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

António Francisco Dala

A escola como espaço ambientalmente responsável: Uma questão de gestão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Daniel Manuel Cortezão

Gestão Escolar: Parceria escola comunidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Fernando Manuel João

Gestão Escolar: Escola e comunidade - Estudo de caso da escola Dom Bosco; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Luciane Soeiro Costa Genovês

Os desafios do educador no trabalho com a dislexia agregada a tecnologia educacional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Andrieli Aparecida Vaz Pereira

Robótica Educacional: Aplicação do cálculo de frequencia das engrenagens; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Cintia Eliza Dezotti Luiz

A utilização e a influência do computador conectado a internet na aprendizagem na 4ª série no ensino fundamental I; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Helio Rodrigues Bassanelli

As tecnologias educacionais e o ensino da geografia: Um estudo de caso levantamento do uso e aplicação das tecnologias educacionais no material didático da rede salesiana de escolas (RSE) do ensino fundamental II (8º e 9º) ano; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Oberdan Sisdelli

A transmissão do quinto para o sexto ano do ensino fundamental e a utilização da informática na educação destes estudantes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Silvânia Ribeiro de Oliveira

Uso da tecnologia (internet) no estudo da história; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Iolanda Bertolin Maia

A pedagogia de projetos como auxiliar no desenvolvimento didático; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Clairê Terezinha Viacelli Bilhar

Análise da internet como recurso tecnológico facilitador do Ensino no Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Erika Félix da Silva

O desenvolvimento cognitivo infantil na infância com crianças de 2 a 5 anos no contexto sócio-cultural do século XXI; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Jader Tavares de Spindola

O uso da informática na aprendizagem escolar: Um caso particular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Florismilia Maria de Oliveira de Almeida

A importância do lúdico na educação infantil e no processo de ensino aprendizagem com crianças de 4 a 5 anos do jardim II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Edinelton Silva de Carvalho

Informática na educação: a utilização crítica e criativa da internet como fonte de grande potencial a pesquisa pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental I do colégio Dom Bosco Leste de Manaus; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Joelma de Farias e Farias

Aprendizagem Cooperativa no 1º ano do ensino fundamental: Desafios e Perspectivas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Ana Lice Amador dos Santos

O uso do computador como recurso pedagógico: Interação as práticas do educador; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Jaqueline dos Santos Sabino

A importância da leitura e escrita no desenvolvimento das crianças do 5º ano do ensino fundamental da escola Laura Vicunha; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Cleide Fiamoncinni

A importância do uso das tecnologias na educação infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Cláudia Andrea de Almeida Castro

Jogos Cooperativos para crianças entre 7 e 9 anos para aprendizagem da língua inglesa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Zoraia da Silva Assunção

"Projeto varal de poesia": Perspectivas e desafios dos recursos da informática educacional aplicados no desenvolvimento do projeto com as turmas do 4º ano do ensino fundamental no instituto Maria Auxiliadora de Natal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Aurea Martins Lopes

O Papel do Gestor na construção da gestão democrática: desafios e perspectivas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Flávia Neves Coelho de Souza

O papel do Gestor na Gestão democrática: Um estudo de caso do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Maristela Ferrari Neves

A escola como organização social e democrática: Uma questão de gestão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Laura dos Santos

A importância dos contos de fadas para crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil: O olhar do professor na sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Auretiana da Conceicão

O brincar no desenvolvimento da Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Chris Alves da Silva;

Marcella Carolina Rodrigues Costa e Silva

Mapeando as dificuldades dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília em ambiente virtual; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Cátia Conceição Almeida Cornelio

Os jogos como apoio as aprendizagens nas salas de educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Dayane Feitosa da Silva

A inserção do aluno autista em sala de aula regular e o programa Son-Rise: Desafios e Possibilidades; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Inês Meireles Armando

A subjetividade da formação docente perante a educação inclusiva na Educação Infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Fernanda Pagani Tessinari

O processo de Avaliação como mediação da construção do conhecimento nos cursos técnicos do Senai Vitória; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual; Orientador: Chris Alves da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, A. P. ; SILVA, C. A. . ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 10, p. 00, 2012.

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, C. A. ; Jussara Seidel ; SACRAMENTO, M. H. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES. COLABOR@ (CURITIBA) , v. 6, p. 1, 2010.

  • SILVA, C. A. ; BRASIL, W. M. ; MELLO, N. C. . Letramento digital: contruindo o uso social das tecnologias de informação e comunicação na Educação Infantil. REVISTA DIÁLOGOS: PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , v. 11, p. 44-51, 2009.

  • SILVA, C. A. ; OLIVEIRA, A. B. C. M. ; SILVA, M. C. B. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRECRUZANDO OLHARES ... In: Célio da Cunha; Carla Cristie de França. (Org.). Formação Docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. 1ed.Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, 2019, v. 1, p. 7-139.

  • SILVA, C. A. ; BORGES, Lívia Freitas Fonseca ; MIRANDA, Joseval dos Reis . PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE. In: Ana Maria Irio Dias; Eugênio Pacelli Leal Bittencourt; Sônia de Fátima Rodrigues Santos; Zenilda Botti Fernandes. (Org.). Docência universitária: saberes e práticas em construção. 01ed.Belém: IFPA/Unama, 2011, v. , p. 01-464.

  • SILVA, C. A. ; COSTA, M. E. S. ; SILVA, A. S. ; SILVA, N. L. G. ; SILVA, L. B. A. . ENTREOLHARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/PEDAGOGIA NA ESCOLA CLASSE 308 SUL. In: Congresso Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado - RS. Anais do Congresso Nacional das Licenciaturas. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2023. v. 9. p. 1-8.

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, A. P. ; SILVA, C. A. . Contribuições do Moodle para processos educacionais fundamentados na interação, afetividade e colaboração. In: MoodleMoot Brasil, 2013, São Paulo. Anais do MoodleMoot Brasil, 2013.

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, C. A. ; SEIDEL, J. M. O . Sistematização interdisciplinar de aprendizagem: um caminho para a construção de trabalhos de conclusão de curso. In: 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Anais do 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013.

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, C. A. . Atividades culturais: caminho para a formação integral de professores. In: IV Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do IV Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2012.

  • SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, C. A. ; SEIDEL, J. M. O . Fórum de Autoria: Possibilidades e Desafios na superação do Plágio em Trabalhos de Conclusão de Curso. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais do 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012.

  • SILVA, C. A. . Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. In: 3º Simpósio Hipertexto e tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

  • SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. . Coordenação Pedagógica na Educação a Distância. In: ABED, 2009, Fortaleza. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009.

  • SILVA, C. A. ; ROSSETO, G. A. . Conhecer ciências através da beleza do mundo. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e III Encontro Regional de Ensino de Biologia da regional RJ/ES, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO (I Encontro Nacional de Ensino de Biologia) III ENEBIO RJ/ES (III Encontro Regional de Ensino de Biologia da regional RJ/ES). Rio de Janeiro: Gráfica UFRJ, 2005. p. 05-911.

  • SILVA, C. A. . Diário de aprendizagem: Uma viagem pelas palavras. In: XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação-UFG, 2006, Goiânia. Estado, Educação e Cultura.

  • SILVA, C. A. ; SILVA, C. A. . Prática Pedagógica ? Educação Especial, Diversidade e Inclusão: Compartilhando Nossas Experiências de Visita às Salas de Recursos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. . Infância e Tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. A. . O Uso Pedagógico do Facebook. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. A. . Juventude, Mídias e Redes Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. A. . Educação Continuada: Cenários, Desafios e Perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. ; SILVA, A. P. . Atividades Culturais: caminho para a formação integral de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. ; Jussara Seidel . FÓRUM DE AUTORIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO PLÁGIO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. . Redes de que importam. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. . Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. . O Sabor da Aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. . Coordenação Pedagógica na Educação a Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Lívia Freitas Fonseca ; SILVA, C. A. ; MIRANDA, Joseval dos Reis . Pedagogia Universitária, currículo e tecnologias da informação e comunicação: Uma experiência docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. P. C. E. ; BRIGATTE, A. M. ; SILVA, C. A. . Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem- Conceitos e Aplicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. A. . Diário de Aprendizagem: Uma viagem pelas palavras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. ; ROSSETO, G. A. . Conhecer Ciências através da beleza do mundo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. A. . Ensino Híbrido: Uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Brasília: Revista Aprendizagem em EAD, 2016 (Resenha).

Outras produções

SILVA, C. A. . Educação Continuada: Cenários, Desafios e Perspectivas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, C. A. . Video de apresentação do AVA UNICEPLAC da disciplina de Leitura e Escrita. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SILVA, C. A. . Como organizar sua rotina de estudos: dicas importantes. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/Site).

SILVA, C. A. . Oficina Fórum Avaliativo. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, C. A. . Capacitação docente e tutor em Elaboração de questões enade. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, C. A. . Oficina: Feedback. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, C. A. . Oficina: Como tornar uma aula mais dinâmica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, C. A. . Explicações sobre Trabalho Bimestral - Disciplina de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SILVA, C. A. ; MARIZ, R. S. . Roda de Conversa: Reflexões em tempos de pandemia. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/Site).

SILVA, C. A. . Leitura e escrita: introdução.. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/Site).

SILVA, C. A. . Como acessar sua sala de aula- Turma de Ética, Cidadania e Realidade Brasileira. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SILVA, C. A. . Brinquedoteca UCB Virtual. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/Site).

SILVA, C. A. . Mídias na Educação Básica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo em formato Hipertextual).

SILVA, C. A. . Vamos brincar de Yoté?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, C. A. ; SILVA, A. P. C. E. ; Jussara Seidel ; Michelle Jordão Machado . Manual para Orientadores TCC. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Pedagógico).

SILVA, C. A. . Ei Amigo! Vamos brincar de Mbube, Mbube?. 2008. (Plano 12 - Publicado na Seção IV - Livro História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. , Quadra QS 7 LOTE 01 EPCT, Areal (Águas Claras), 71966700 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 30353938, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - 2024

Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

2023 - 2024

UDF Centro Universitário

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Assistente I do curso de Pedagogia.Coordenadora de área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprograma Pedagogia no período de 01/10/2022 a 19/03/2024,

Atividades

  • 10/2022 - 03/2024

    Outras atividades técnico-científicas , UDF- Centro Universitário, UDF- Centro Universitário.,Atividade realizada, Coordenadora de área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

2023 - Atual

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor ND I, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2020

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Assistente da Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Assistente da Pós-Graduação, Carga horária: 40

2006 - 2006

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação em Pesquisa junto ao Observatório de Violências nas Escolas

Atividades

  • 02/2007 - 08/2020

    Direção e administração, Católica Virtual.,Cargo ou função, Assistente da Pós-Graduação dos cursos a Distância.

2003 - 2006

Colégio Dom Cesar

Vínculo: Professora do ens. Fund. I, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Atividades

  • 01/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências, Estudos Sociais ( História e Geografia), Matemática, Português

2008 - 2008

Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Professora Tutora no curso de Especialização para professores do Ensino Médio do GDF

Atividades

  • 04/2008 - 12/2008

    Ensino, Curso de Esp. para Prof. do Ensino Médio do GDF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo 4: Fundamentos do Currículo do Distrito Federal para o Ensino Médio, Módulo 3: Recursos mediáticos e on-line na coordenação pedagógica, Módulo 2: Coordenação Pedagógica: espaço de aprendizagem coletiva e de estímulo a práticas criativas e inovadoras, Módulo 1: Coordenação pedagógica e o papel do coordenador, Avaliação de Aprendizagem no Ensino Médio, Coordenação Pedagógica no Ensino Médio

2006 - 2007

Projeto Yoté- MEC/FNDE

Vínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessora Pedagógica no Projeto Yoté.

Atividades

  • 03/2006 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Projeto Yoté- MEC/FNDE.,Cargo ou função, Assessora Pedagógica.

2009 - 2009

Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasilia

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Professora Tutora no curso de Pedagogia UAB/ UnB

Atividades

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aprendizagem e Desenvolvimento do Portador de Necessidades Especiais

2021 - 2022

Rede Salesiana Brasil

Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como tutora do curso de Metodologias Ativas.