Michelle Venancio de Paula
Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2008). Pós Graduação em Serviço Social e Saúde pela Faculdades Olga Mettig (2010). Pós Graduação Multiprofissional em Cuidados Paliativos pelo Instituto Hólon/ Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2018). Tem experiência nas áreas de Assistência Social, Saúde, Infância e Juventude, Preceptoria em Serviço Social.
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização Lato Sensu Multiprofissional em Cuidados Paliativos
2017 - Atual
Instituto Hólon / Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Especialização em Serviço Social e Saúde
2009 - 2010
Faculdades Integradas Olga Mettig
Título: O acesso da população em situação de rua aos serviços socioassistenciais em Salvador
Orientador: Jucileide Ferreira do Nascimento
Graduação em Serviço Social
2005 - 2008
Universidade Católica do Salvador
Título: Os impactos do trabalho na saúde mental dos profissionais do Hospital de Custódia e Tratamento - HCT/BA
Orientador: Edna Amado Nonato
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Participação em eventos
I Fórum de Gestão Pública.I Fórum de Gestão Pública. 2017. (Outra).
Palestra: Judicialização da Saúde.Judicialização da Saúde: O Papel da Advocacia, dos Promotores, Defensores Públicos e Magistratura na Efetivação do Direito à Saúde na Bahia. 2017. (Outra).
I Fórum de Cuidados Paliativos do CREMEB. 2016. (Outra).
II Fórum de Avaliação da Violência Contra Vulneráveis. 2016. (Outra).
III Fórum de Serviço Social do Hospital Martagão Gesteira. 2015. (Outra).
I Seminário A Saúde da População em Situação de Rua de Salvador. 2015. (Seminário).
Seminário 18 de maio.seminário 18 de maio. 2014. (Seminário).
III Seminário sobre Práticas Profissionais na Contemporaneidade.O Hospital São Jorge - atuação do Serviço Social. 2013. (Seminário).
I Seminário de Prevenção ao Suicídio.Prevenção ao suicídio. 2013. (Seminário).
IV Seminário sobre Práticas Profissionais na Contemporaneidade.O Hospital São Jorge - atuação do Serviço Social. 2013. (Seminário).
Curso de Iniciação de Metodologia Científica.Atendimento a pacientes classificados como não urgente em uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA e suas implicações. 2012. (Outra).
XII Encontro Estadual de Direitos Humanos: positivação, promoção e defesa dos direitos humanos.Positivação, promoção e defesa dos direitos humanos. 2012. (Encontro).
II Congresso Integrado de Enfermagem e Serviço Social do HGRS: Em defesa dos direitos e da emancipação humana. 2011. (Congresso).
Seminário de Alcoólicos Anônimos para Profissionais.Seminário para profissionais. 2011. (Seminário).
Seminário do Serviço Social do HEOM: Os impactos do processo de trabalho sobre as relações profissionais na saúde.Os impactos do processo de trabalho sobre as relações profissionais na saúde. 2011. (Seminário).
I Seminário Estadual sobre população em situação de rua.Seminário Estadual sobre população em situação de rua. 2010. (Seminário).
VII Conferência Estadual de Assistência Social. 2009. (Outra).
II Fórum Internacional de saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos.A experiência do censo no Hospital de Custódia e Tratamento da Bahia como contribuição para o processo de desinstitucionalização.. 2008. (Outra).
III Feira de Saúde do Hospital de custódia e Tartamento - HCT/BA. O Hospital de Custódia e Tratamento na luta Antimanicomial. 2008. (Feira).
I Seminário Interisnstitucional de Educação Permanente em saúde Mental.O Hospital de Custódia e Tratamento - HCT/BA. 2008. (Seminário).
I Seminário Proteção Social no Sistema prisional em Debate.Debate sobre os pacientes psiquiátricos em conflito com a lei do HCT/BA. 2008. (Seminário).
Mesa de debate sobre a Luta Antimanicomial.Mesa de debate sobre a luta antimanicomial. 2008. (Outra).
I Seminário do Projeto Tecendo Laços: Uma experiência de reconquista do direito à convivência familiar. 2007. (Seminário).
Semana Social Arquidiocesana - ASA. 2007. (Oficina).
VI Conferência Estadual de Assistência Social. 2007. (Outra).
I Encontro de Saúde Mental. 2006. (Encontro).
III Seminário da Infância e Juventude - Programa Retorno ao LAR. 2006. (Seminário).
IX Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Violência X Direitos Humanos. 2006. (Outra).
Semana Social Arquidiocesana - ASA. 2006. (Oficina).
Seminário da infância e Juventude:Direito da Criança e do Adolescente à Convivência familiar e Comunitária - Programa Retorno ao Lar.Debate sobre o direito da criança e adolescente à convivência familiar e comunitária. 2006. (Seminário).
Seminário da Infância e Juventude: O Ministério Público e os desafios para efetivação do ECA.O Ministério Público e os desafios para efetivação do ECA.. 2006. (Seminário).
XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESS. 2006. (Encontro).
XXVIII Encontro Regional dos estudantes de Serviço Social - ERESS. 2006. (Encontro).
VIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC.diversos. 2005. (Outra).
XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESS. 2005. (Encontro).
XXVII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - ERSS. 2005. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
PAULA, M. V. . III Seminário sobre Práticas Profissionais na Contemporaneidade - área de saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, M. V. . IV Seminário sobre Práticas Profissionais na Contemporaneidade - área de saúde.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, M. V. . A atual crise política do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, E. L. ; DUARTE, M. ; PAULA, M. V. . A importância da inclusão da família no tratamento do portador de transtorno mental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, M. V. . Os determinantes sociais da doença. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, V. ; BEHY, L. S. ; CORREIA, L. C. ; COSTA, Aline de Oliveira ; DANTAS, M. A. ; KICHISE, M. ; NASCIMENTO, S. C. ; PAULA, M. V. ; SANTOS, L.F. . A experiência do censo no Hospital de Custódia e Tratamento da Bahia como contribuição para o processo de desinstitucionalização.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, M. V. . O Hospital de Custódia e Tratamento na luta antimanicomial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, M. V. . Violência X Direitos Humanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, M. V. . Os determinantes sociais da doença 2009 (artigo).
-
PAULA, M. V. . A atual crise política do Brasil 2009 (Artigo).
-
PAULA, M. V. . A importância da inclusão da família no tratamento do portador de transtorno mental 2009 (Artigo).
-
PAULA, M. V. . Os impactos do trabalho na saúde mental dos profissionais do Hospital de Custódia e Tratamento - HCT/BA. Salvador: ESSUCSAL, 2008 (Monografia).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
Atendimento a pacientes classificados como não urgente em uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA e suas implicações., Descrição: Projeto de Pesquisa do Curso de Iniciação de Metodologia Cientifica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Venancio de Paula - Coordenador / Ana Mary Laranjeira de Lima Amy - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2007
Associação Comunitária Flor da PrimaveraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora Social, Carga horária: 10
Outras informações:
Creche e Escola Comunitária: atuação com crianças de 0 a 06 anos.
2006 - 2007
Ministério Público do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Atendimento ao adolescente infrator autor de ato infracional. Atendimento ao público, acompanhamento de caso, famílias, visitas domiciliares e institucionais, relatórios, parecer social, encaminhamentos, etc.
2006 - 2008
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de serviço Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Hospital de Custódia e Tratamento - HCT/BA. Pacientes psiquiátricos em conflito com a lei. Acompanhamento dos casos, famílias, grupos, relatório social, encaminhamentos para a rede socioassistencial, etc. Estágio curricular (2006 a 2008) e extra curricular (2007 a 2008).
2008 - 2008
American Institutes of ResearchVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e entrevistadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa Trabalho Infantil e Relações de Trabalho na Bahia - Brasil
Programas PETI e Agente Jovem.
2008 - 2008
SOCIEDADE HÓLONVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto Ciranda Educativa - Convivência Familiar e Comunitária na Juventude. Acompanhamento das famílias, encaminhamento para a rede socioassistencial, relatório social, discussão de casos, etc
2009 - 2010
Fundação José SilveiraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 44
Outras informações:
Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão - SETAD
Programa Salvador Cidadania.
Abordagem de Rua.
Atendimento a pessoas em situação de rua.
2009 - 2010
Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do CidadãoVínculo: Orientador Social, Enquadramento Funcional: Orientadora Social, Carga horária: 10
Outras informações:
Prefeitura Municipal de Salvador
Projovem Adolescente: serviço socioeducativo com aulas de cidadania, direitos humanos, sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, entre outros. Atuação na Atenção Básica da Assistência Social.
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Atendimento Integrado, Carga horária: 40
Outras informações:
Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer ? SEMPRE
2010 - 2010
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Outras informações:
Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão - SETAD
Centro de Triagem: Unidade de abrigamento provisório para população em situação de rua com funcionamento 24 horas. Atuação na Alta complexidade da Assistência Social.
2010 - 2014
Obras Sociais Irmã DulceVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Obras Sociais Irmã Dulce - OSID
Hospital São Jorge - UPA de Roma (Emergência)
Atuação na Média Complexidade da Saúde
Atividades
-
07/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Associação Obras Sociais Irmã Dulce - OSID.,Linhas de pesquisa
2017 - 2017
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a PobrezaVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Supervisor de Unidade, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O trabalho Infantil e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes - Carnaval de Salvador 2017
Regime Especial de Administrativo - REDA
Supervisão de equipe de edeucadores sociais;
Controle de formulários e registros;
Supervisão da execução das atividades diárias;
Conhecimento nos procedimentos e normas da Assistência Social;
Atendimento e orientação do público alvo, relacionado a festa Momesca.
2015 - 2015
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a PobrezaVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Supervisor de Unidade, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O trabalho Infantil e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes - Carnaval de Salvador 2015
Regime Especial de Administrativo - REDA
Supervisão de equipe de edeucadores sociais;
Controle de formulários e registros;
Supervisão da execução das atividades diárias;
Conhecimento nos procedimentos e normas da Assistência Social;
Atendimento e orientação do público alvo, relacionado a festa Momesca.
2014 - 2014
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a PobrezaVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Supervisor de Unidade, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O trabalho Infantil e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes - Carnaval de Salvador 2014
Regime Especial de Administrativo - REDA
Supervisão de equipe de edeucadores sociais;
Controle de formulários e registros;
Supervisão da execução das atividades diárias;
Conhecimento nos procedimentos e normas da Assistência Social;
Atendimento e orientação do público alvo, relacionado a festa Momesca.
2014 - 2014
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a PobrezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS Fazenda Coutos
2015 - 2017
Hospital Martagão GesteiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Hospital Pediátrico. Atuação na Unidade de Treinamento para Desospitalização - UTD, Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar - PAVD, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTINEO, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica - UTIPED, Preceptoria em Serviço Social, Supervisão de estágio curricular. Atuação na Alta Complexidade da Saúde.
2016 - 2016
AGÊNCIA ADVENTISTA DE DESENVOLVIMENTO E RECURSOS ASSISTENCIAISVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA.
ADRA GARCIA: abrigo para população em situação de rua. Atuação na Alta Complexidade da Assistência Social.
2017 - 2017
Curativos - Serviço de Saúde domiciliarVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Acolhimento e encaminhamento das vítimas e famílias do acidente marítimo de Mar Grande - Vera Cruz - Bahia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michelle Venancio de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?