Bianca Feijão de Meneses
Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Ceará em 2018, tendo obtido a distinção acadêmica Summa cum Laude. Como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, participou do Programa Ciências sem Fronteiras, com período na University of the West of England (UWE), em Bristol, na Inglaterra. Especialista em Projeto Arquitetônico Contemporâneo - teoria e prática, pela UFC. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU/UFMG). Autora de Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular - Teoria e Estratégias (dois volumes). É pesquisadora do grupo de pesquisa PRAXIS-EA/UFMG (praxis.arq.ufmg.br) e arquiteta associada ao escritório Rede Arquitetos (redearquitetos.com). Temas como processos de projeto e produção compartilhados e colaborativos, territórios autoconstruídos e Arquitetura Aberta (Teoria dos Suportes) são de seu interesse e permeiam sua atuação acadêmica e profissional.
Informações coletadas do Lattes em 17/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO
2021 - 2023
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Arquitetura-suporte para a moradia popular, Ano de Obtenção: 2024
Denise Morado Nascimento.
Especialização em Projeto Arquitetônico Contemporâneo: Teoria e Prática
2019 - 2022
Universidade Federal do Ceará
Título: Por A + B: Projeto de transformação de um bloco habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida
Orientador: Carlos Alberto Batista Maciel
Bolsista do(a): Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2013 - 2018
Universidade Federal do Ceará
Título: Arquitetura em processo: por uma abordagem possível
Orientador: Daniel Ribeiro Cardoso
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Introdução à Curadoria de Conhecimento. (Carga horária: 8h). , Inesplorato, INES, Brasil.
2021 - 2021
Arquitetura ordinária: aprendendo com o existente. (Carga horária: 32h). , Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, AEC/AU, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação Teórica de BIM. (Carga horária: 5h). , Sippro, SIPPRO, Brasil.
2020 - 2020
Gestores de Informações no ARCHICAD 23 - ID, Classificações, Propriedades e. (Carga horária: 6h). , Sala BIM - Escola de Archicad, SB, Brasil.
2020 - 2020
Projeto de Interiores no ARCHICAD 23 - Modelagem. (Carga horária: 7h). , Sala BIM - Escola de Archicad, SB, Brasil.
2019 - 2019
GIS Plus. (Carga horária: 12h). , Ladrilho Urbanismo e Arquitetura, LAD, Brasil.
2019 - 2019
Pathways towards Sustainable Futures. (Carga horária: 40h). , University of Groningen, RUG, Holanda.
2018 - 2018
II Workshop Américas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Workshop Maquetes Projetivas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Representação Gráfica em Arquitetura e Urbanismo. (Carga horária: 24h). , M O M - comunicação em arquitetura, M O M, Brasil.
2017 - 2017
Arquitetura Contemporânea Internacional. (Carga horária: 12h). , Gabriel Kogan, GK, Brasil.
2014 - 2014
Curso de ArchiCAD. (Carga horária: 24h). , Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Orçamento. (Carga horária: 24h). , Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.
2013 - 2013
Curso de AutoCAD. (Carga horária: 28h). , Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.
2003 - 2010
Inglês. (Carga horária: 462h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
NASCIMENTO, D. M. ; MENESES, B. F. ; TAVARES, A. C. M. ; SCHALLENBERGER, F. F. . Colóquio Outra lógica da prática para moradia e cidade: o direito de existir. 2025. (Outro).
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Lançamento do livro Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular. 2025. (Outro).
Participação em eventos
Colóquio Outra lógica da prática para moradia e cidade: o direito de existir.Plataforma de Estratégias para uma Arquitetura-Suporte. 2025. (Outra).
I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br].Complexo Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - AQUASIS. 2025. (Seminário).
I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br].Outra lógica para o projeto da moradia popular. 2025. (Seminário).
I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br].Arquitetura Apropriada: Conjunto MBV2 em Sobral-CE. 2025. (Seminário).
VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ8.Persistências latino-americanas: Centro de visitantes Banco dos Cajuais. 2024. (Encontro).
5º Workshop + Mutirão AnP. 2022. (Outra).
PRAXIS 10+. 2022. (Seminário).
VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | VII ENANPARQ.Leitura da Cidade Fractal na Região Metropolitana de Fortaleza. 2022. (Encontro).
XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional | XIX ENANPUR.A permanência dos edifícios ordinários frente à dinâmica imobiliária: uma proposta de intervenção para o Edifício Don Inácio, em Fortaleza-CE. 2022. (Encontro).
36m2 - Cuidados Compartidos. 2020. (Oficina).
Fórum da Cidade.Arquitetura em processo: por uma abordagem possível. 2019. (Outra).
XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional | XVIII ENANPUR.Do conflito às convergências: processo de corresponsabilidades como alternativa à demanda de moradia. 2019. (Encontro).
Confronting Informality Ideas Competition.From activism to community planning: Illustrating collective decisions making process over the territory periphery. 2018. (Outra).
Congresso Observatório das Metrópoles vinte anos | As metrópoles e o direito à cidade: dilemas, desafios e esperanças. A Trinca dos Hubs cearense e o caso do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: desenvolvimento para quem?. 2018. (Congresso).
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | V ENANPARQ.Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 2018. (Encontro).
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | V ENANPARQ.Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR-CE). 2018. (Encontro).
XXXVII Encontro de Iniciação Científica.Financeirização do desenvolvimento urbano na Região Metropolitana de Fortaleza: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 2018. (Encontro).
V Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uni7 - SAU. 2017. (Outra).
V Encontro Nordestino de Empresas Juniores. 2016. (Encontro).
3º Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos. 2015. (Outra).
Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2015. (Encontro).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2015.1. Projeto Arquitetônico 2. 2015. (Exposição).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2015.1. Projeto de Arquitetura Paisagística. 2015. (Exposição).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2015.2. Projeto Arquitetônico 3. 2015. (Exposição).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2015.2. História da Arquitetura e Urbanismo Brasil 2. 2015. (Exposição).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2015.2. Projeto Urbanístico 1. 2015. (Exposição).
Exposição de Trabalhos Acadêmicos 2014.2. Projeto Arquitetônico 1. 2014. (Exposição).
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2014. (Congresso).
2º Encontro Alagoano de Empresários Juniores. 2013. (Encontro).
Participação em bancas
SAMPAIO NETO, P. C.LEITE, R. C. V.MENESES, B. F.. Centro Social Lumen: Proposta para a sede Jangurussu. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
LEITE, R. C. V.SAMPAIO NETO, P. C.MENESES, B. F.. Arquitetura do cuidado: Proposta de hospital oncológico pediátrico no Sertão Central do Ceará. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
BRAGA, B. M.LEITE, R. C. V.MENESES, B. F.. Ponto de Convergência: Requalificação do Antigo Hotel Municipal de Morada Nova?CE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
ARAUJO, E. M. S.; ARAUJO, T. E. F.;MENESES, B. F.. Clube noturno: o Retrofit do Beira Rio Hotel. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário UNINTA.
LEITE, M. E. R. F.;MANUEL, A. J. T.MENESES, B. F.. Do cinza ao verde: o resgate da infraestrutura verde do Rio Jacurutu com parque linear em Santa Quitéria-CE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário UNINTA.
MELO, O. B. C.;PONTES, L. M.MENESES, B. F.. Empreendimentos LEED: Edifício comercial em Sobral-CE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário UNINTA.
ARAUJO, E. M. S.MUDO, E. B.MENESES, B. F.. Complexo comercial de pequeno porte na Meruoca. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário UNINTA.
MENESES, B. F.; SILVA, A. C. B.; BANDEIRA, B. S.. Comissão de Avaliação de Mérito do Prêmio de Excelência em Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Categoria I - Arquitetura, Edital de Concurso nº 004/2025. 2025. Conselho de Arquitetura Urbanismo do Ceará.
Produções bibliográficas
-
MENESES, B. F. ; CARDOSO, D. R. ; BRAGA, B. M. . Deambular enquanto abordagem crítico-propositiva. Revista Indisciplinar , v. 5, p. 264-287, 2020.
-
MENESES, B. F. . Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular. Teoria. v. 1.. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2025. 168p .
-
MENESES, B. F. . Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular. Estratégias. v. 2.. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2025. 112p .
-
MENESES, B. F. . Plataforma de Estratégias para uma Arquitetura-Suporte. In: Denise Morado Nascimento. (Org.). Outra lógica da prática para moradia e cidade: o direito de existir. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Arquitetura, 2025, v. , p. 42-47.
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. ; RIBEIRO, I. L. ; OLIVEIRA, B. P. . Casa das Vidocas [publicação de obra construída e perfil do escritório]. In: Fernando Serapião. (Org.). Monolito. Jovens Arquitetos: Geração 20. 1ed.São Paulo: Monolito, 2024, v. 64, p. 128-131.
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Arquitetura Apropriada: Conjunto MBV2 em Sobral-CE. In: I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br], 2025, Fortaleza. Anais Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br]: fronteiras híbridas, 2025.
-
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Outra lógica para o projeto da moradia popular. In: I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq. con. br], 2025, Fortaleza. Anais Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br]: fronteiras híbridas, 2025.
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Complexo Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - AQUASIS. In: I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq. con. br], 2025, Fortaleza. Anais Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br]: fronteiras híbridas, 2025.
-
NASCIMENTO, D. M. ; MENESES, B. F. ; OLIVEIRA, A. B. I. ; SANTOS, D. R. ; ANDRADE, T. A. S. . Por que estudar a [auto]construção?. In: XXI Enanpur, 2025, Curitiba. Anais do XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Campina Grande: Realize Editora, 2025. p. 1-22.
-
FEIJÃO DE MENESES, BIANCA ; MORADO, DENISE . Estratégias de projeto para uma arquitetura-suporte da moradia popular. In: 11ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 2023, 2023, João Pessoa. Anais do Seminário Internacional PROJETAR: Projetar para quem? Projetar para quê? Projetar como?. João Pessoa: Even3, 2023.
-
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Leitura da Cidade Fractal na Região Metropolitana de Fortaleza. In: VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | VII ENANPARQ, 2022. Políticas governamentais e práticas territoriais: conflitos e alinhamentos, 2022.
-
MENESES, B. F. ; RODRIGUES, B. P. ; PARENTE, D. B. . A permanência dos edifícios ordinários frente à dinâmica imobiliária: uma proposta de intervenção para o Edifício Don Inácio, em Fortaleza-CE. In: XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional | XIX ENANPUR, 2022, Blumenau. Planejando o Urbano e o Regional - Organizando a Esperança, 2022.
-
MENESES, B. F. . Do conflito às convergências: processo de corresponsabilidades como alternativa à demanda de moradia. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional | XVIII ENANPUR, 2019, Natal. Arquitetura, Urbanismo e Cidade Contemporânea, 2019.
-
MAIA, M. N. ; MENESES, B. F. ; MELO, G. N. O. . O Estudo de Impacto de Vizinhança como instrumento potencializador da conservação ambiental. In: Arena ANTP - Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019, 2019, São Paulo. Questões Urbanas ? Meio Ambiente ? Transporte Não Motorizado, 2019.
-
MENESES, B. F. ; BRITO, J. C. A. . Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | V ENANPARQ, 2018, Salvador. Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania, 2018. v. 5. p. 9175-9196.
-
BRITO, J. C. A. ; MENESES, B. F. . Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR-CE). In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | V ENANPARQ, 2018, Salvador. Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania, 2018. v. 5. p. 9197-9223.
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Persistências latino-americanas: Centro de visitantes Banco dos Cajuais. In: VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ8, 2024, Rio de Janeiro. Outras Práticas, Outras Teorias, 2024.
-
CAVALCANTI, F. B. S. V. ; MENESES, B. F. . A Trinca dos Hubs cearense e o caso do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: desenvolvimento para quem?. In: Congresso Observatório das Metrópoles 20 anos, 2018, Rio de Janeiro. As metrópoles e o direito à cidade: dilemas, desafios e esperanças, 2018. p. 3187-3190.
-
MENESES, B. F. ; PEQUENO, L. R. B. . Financeirização do desenvolvimento urbano na Região Metropolitana de Fortaleza: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. In: XXXVII Encontro de Iniciação Científica, 2018, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, 2018. v. 3. p. 1464-1464.
-
MENESES, B. F. . Plataforma de Estratégias para uma Arquitetura-Suporte. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CATTONY, L. M. ; BRAGA, B. M. ; MENESES, B. F. . Complexo Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - AQUASIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Arquitetura Apropriada: Conjunto MBV2 em Sobral-CE. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Outra lógica para o projeto da moradia popular. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAGA, B. M. ; MENESES, B. F. . Arquitetura e Apropriação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENESES, B. F. ; BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; LINS, G. M. . Solo Comum. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Produção do escritório Rede Arquitetos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAGA, B. M. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Persistências latino-americanas: Centro de visitantes Banco dos Cajuais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. . Prática e academia no processo de projeto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Estratégias de projeto para uma Arquitetura-Suporte da Moradia Popular. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENESES, B. F. ; RODRIGUES, B. P. ; PARENTE, D. B. . A permanência dos edifícios ordinários frente à dinâmica imobiliária: uma proposta de intervenção para o Edifício Don Inácio, em Fortaleza-CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENESES, B. F. ; NASCIMENTO, D. M. . Leitura da Cidade Fractal na Região Metropolitana de Fortaleza. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIANA, F. R. ; CASTRO, I. R. ; MENESES, B. F. . Apresentação do Projeto Lagoa do Tabapuá. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENESES, B. F. . Arquitetura em processo: por uma abordagem possível. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENESES, B. F. . Do conflito às convergências: processo de corresponsabilidades como alternativa à demanda de moradia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENESES, B. F. ; BRITO, J. C. A. . Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, J. C. A. ; MENESES, B. F. . Financeirização do desenvolvimento urbano: um estudo de caso sobre o Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR-CE). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENESES, B. F. . Financeirização do desenvolvimento urbano na Região Metropolitana de Fortaleza: um estudo de caso sobre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTI, F. B. S. V. ; MENESES, B. F. . A Trinca dos Hubs cearense e o caso do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: desenvolvimento para quem?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENESES, B. F. . Arquitetura em processo: por uma abordagem possível. 2018 (Trabalho Final de Graduação).
Outras produções
MENESES, B. F. ; PINTO, I. H. . Casa Planos | Projeto de interiores. 2020.
BRAGA, B. M. ; RIBEIRO, I. L. ; OLIVEIRA, B. P. ; CATTONY, L. M. ; MENESES, B. F. ; LIMA, B. A. ; PAIVA, M. L. . Casa Planos. 2017.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Outra lógica da prática para moradia e cidade: o direito de existir, Descrição: Propomos a transposição das abordagens transdisciplinares - Linguagem de padrões, Arquitetura-Suporte, Ecologia política da urbanização, Leitura do lugar, Intervenções mnemônicas, Territórios minerários - como subsídios para, criticamente, se desvelar uma outra lógica da prática para a moradia e a cidade que alicerce instrumentos de projeto e planejamento e de políticas públicas inclusivos, resilientes e sustentáveis, contrários às estratégias unilaterais, institucionais e tecnicistas próprias da cidade neoliberal. A proposta deverá originar novos conhecimentos teórico-metodológicos e resultados propositivos inovadores no sentido de ampliar e assegurar aos moradores o direito de existir, isto é, poderem livremente pensar e agir na cidade a partir das diferenças que lhes constituem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bianca Feijão de Meneses - Integrante / Denise Morado Nascimento - Coordenador / André Costa Braga Soares - Integrante / Daniel Medeiros de Freitas - Integrante / Rogério Palhares Zschaber de Araújo - Integrante / Monique Sanches Marques - Integrante / Juliana Torres de Miranda - Integrante / Gabriel da Cruz Nascimento - Integrante / Erika Robb Larkins - Integrante / Kristal Bivona - Integrante / Flora d'El Rei Lopes Passos - Integrante / Ana Paula Emídio Barbosa - Integrante / Carolina Maria Soares Lima - Integrante / Davi Rodrigues dos Santos - Integrante / Thalles Anthony Silva de Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
Lugares [auto]construídos e fronteiras urbanas, Descrição: Descrição: Identificar as camadas de formação da autoconstrução e, sobretudo, criar ferramentas para a sua análise a partir de suas práticas. Nesse sentido, o espaço autoconstruído é entendido a partir de linhas de análise: território, tempo, renda e recursos financeiros, práticas construtivas, autonomia, agentes e cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bianca Feijão de Meneses - Integrante / Denise Morado Nascimento - Coordenador / André Costa Braga Soares - Integrante / Elena Oliveira Carneiro - Integrante / Larissa Muniz Rovadoschi - Integrante / Danielle de Fátima Cunha - Integrante.
Prêmios
2025
Premiação IAB - Edição 2025. Etapa Departamental. Eixo Cultura Arquitetônica: Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis, Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará - IAB-CE.
2025
Premiação IAB - Edição 2025. Etapa Departamental. Eixo Cultura Arquitetônica: Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular, Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará - IAB-CE.
2025
Menção Honrosa - 3º Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Cidade CAU/CE: Casa do Mar, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará - CAU/CE.
2024
1º lugar - 2º Prêmio de patrocínio literário em arquitetura e urbanismo: Arquitetura-Suporte para a Moradia Popular, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará - CAU/CE.
2024
2º lugar - 2º Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Cidade CAU/CE: Ampliação do Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará - CAU/CE.
2019
2º lugar - I Concurso de Ideias Vamos pela Sombra, Instituto Iracema.
2019
Distinção Acadêmica Summa cum Laude, Universidade Federal do Ceará.
2018
Reconhecimento de destaque de rendimento acadêmico durante o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Ceará.
2013
Reconhecimento de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2012, Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Ceará.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora no projeto de pesquisa intitulado "Outra lógica da prática para moradia e cidade: o direito de existir", do grupo PRAXIS-EA/UFMG
2017 - 2018
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16
Outras informações:
Intitulada "Direito à cidade e financeirização do desenvolvimento urbano: processos e formas, alterações nos instrumentos de planejamento e resistências locais na Região Metropolitana de Fortaleza", a bolsa de Iniciação Científica PIBIC - CNPq se deu junto ao Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB), sob orientação de Luis Renato Bezerra Pequeno e integrando a Rede de Pesquisa Observatório das Metrópoles.
2013 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16
Outras informações:
Bolsista de iniciação científica para o programa Jovens Talentos Para a Ciência/CAPES, com foco no levantamento e sistematização de um acervo fotográfico de Fortaleza, sob orientação de Beatriz Helena Nogueira Diógenes.
2015 - 2015
Consultec Jr.Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 4
2014 - 2015
Consultec Jr.Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Vice-presidente, Carga horária: 8
Outras informações:
Desenvolvimento e sistematização de mapeamento de processes; desenvolvimento de manuais internos e treinamentos.
2014 - 2014
Consultec Jr.Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assessora de Qualidade, Carga horária: 8
Outras informações:
Desenvolvimento de mapeamento de processos e de treinamentos.
2013 - 2013
Consultec Jr.Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Trainee da Presidência, Carga horária: 8
2016 - 2016
Donald Insall AssociatesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio realizado no contexto do Ciências sem Fronteiras, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, em um escritório de patrimônio em Bath, Inglaterra. Estudo de edifícios históricos na cidade com foco no edifício Cleveland Pools, e sua adequação para demandas atuais.
2017 - 2017
Construtora ColmeiaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em escritório e em obra, com foco na compatibilização do projeto arquitetônico com os projetos auxiliares, para posterior adequação do projeto compatibilizado com o edifício construído. Elaboração e ajustes do manual do proprietário de um edifício residencial.
2017 - 2017
OIKE ArquitetosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em arquitetura, urbanismo e interiores. Participação em projetos arquitetônicos e de interiores em todas as suas fases. Auxílio no desenvolvimento de projeto arquitetônico executivo em BIM.
2023 - 2024
CERTARE - Engenharia e ConsultoriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 30
Outras informações:
Colaboração em estudos técnicos urbanísticos e de mobilidade, no planejamento e na realização de pesquisas e levantamentos de campo, no tratamento de dados, no desenvolvimento de modelagens e simulações, na elaboração de relatórios e apresentações, e na participação em consultas públicas.
2019 - 2021
CERTARE - Engenharia e ConsultoriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 40
Outras informações:
Participação em projetos arquitetônicos, urbanísticos de de mobilidade, desde as etapas conceituais à elaboração dos projetos executivos. Colaboração em estudos técnicos de mobilidade e ambientais.
2018 - 2019
CERTARE - Engenharia e ConsultoriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Colaboração em projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, em todas as suas fases, em projetos de sinalização viária e em Relatórios de Impacto sobre o Sistema de Tráfego (RIST). Concepção e desenvolvimento de comunicação visual para materiais gráficos, tais como relatórios e apresentações. Participação em projetos de intervenção urbana, com foco em mobilidade e transportes.
2022 - 2023
ARQUITETOS ASSOCIADOSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca Feijão de Meneses e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?