Elen Cristina da Silva

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- Marília-SP (2012-2015). Atualmente faz parte do Programa de Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar na FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - S J do Rio Preto - SP. Durante a graduação foi membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Interesse na área de Avaliação e Intervenção dos Transtornos da Atenção; no qual desenvolveu o projeto financiado pela PIBIC: O uso do modelo de resposta a intervenção (RTI) para a identificação do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em escolares em fase inicial de alfabetização.

Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Fonoaudiologia

2012 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O uso do modelo de resposta a intervenção (RTI) para a identificação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolares em fase inicial de alfabetização
Orientador: Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

E.E Álvaro Alvim

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2007

Alvaro Alvim

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Organização de eventos

CAPELINI, S. A. ; SILVA, E. C. . 6º Encontro Multidisciplinar dos transtornos da Aperndizagem e Transtornos da Atenção. 2015. (Congresso).

CAPELINI, S. A. ; SILVA, E. C. . 5º Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção. 2014. (Congresso).

SILVA, E. C. . Feira de Profissões 2012. 2012. .

Participação em eventos

CAIC- CONGRESSO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA DE PACIENTES TIREOIDECTOMIZADOS. 2016. (Congresso).

II SIMPOSIO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA/;INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. 2016. (Simpósio).

SIMPOSIO SOBRE ALZHEIMER. 2016. (Simpósio).

6º Encontro Mulidiscuplinar dos Transtornos da Aperdizagem e Transtornos da Atençção. 2015. (Congresso).

Atendiemnto Multidisciplinar para Crianças com Transtorno da Aprendizagem. 2015. (Outra).

II Happy Hour Artístico Cultural (XXII Campanha da Semana da Voz). 2015. (Outra).

Método Scliar de Alfabetização. 2015. (Outra).

V LANCHE COM CIÊNCIA ?News do Dysphagia Research Society 2015 ?. 2015. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2015. (Congresso).

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE ESCOLARES DE RISCO PARA O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. 2015. (Congresso).

"Voz Cantada, cuidado, avaliação e aperfeiçoamento vocal".XVIII Happu Hour Cultural em comemoração a XI Semana da Voz. 2014. (Outra).

5º Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e. 2014. (Congresso).

Apresentação de Casos Clínicos envolvendo o Gerenciamento de Distúrbios de Fala com enfoque em Anomalias Craniofaciais. 2014. (Outra).

Capacitação em Aleitamento Materno. 2014. (Outra).

Estratégias para Avaliação e Intervenção da Memória e Atenção. 2014. (Outra).

Estratégias para Avaliação e Intervenção das Habilidades Percepto-Viso-Motorass. 2014. (Outra).

I Happy Hour Artístico Cultural. 2014. (Outra).

II Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa "Avaliação da Fala e da Linguagem." Perspectivas Interdisciplinares em Fonoaudiologia e I Encontro de Pesquisadores em Linguagem.. 2014. (Simpósio).

IV LANCHE CO CIÊNCIA ?A Avaliação Nasoendoscópica da Deglutição em Adultos Após o Acidente Vascular Encefálico. 2014. (Outra).

IV LANCHE COM CIÊNCIA ? News do Dysphagia Research Society 2014?. 2014. (Outra).

XIX Happy Hour Cultural. 2014. (Outra).

COMPORTAMENTO E LINGUAGEM NO ESPECTRO AUTÍSTICO. 2013. (Outra).

CUIDADO COM A VOZ PROFISSONAL. 2013. (Outra).

Disfagia orofaríngea em bebês com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas. 2013. (Outra).

Eletroestimulação neuromuscular na terapia de voz. 2013. (Outra).

Fonoaudiologia estética: a contribuição da terapia no envelhecimento. 2013. (Oficina).

Fonoaudiologia Forence. 2013. (Oficina).

Habilidades psicolinguísticas e o desenvolvimento da linguage oral e escrita. 2013. (Outra).

II FÓRUM DE ESTÁGIOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E 5 ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA. 2013. (Encontro).

III LANCHE COM CIÊNCIA "A frequência cardíaca como método de avaliação". 2013. (Outra).

III LANCHE COM CIÊNCIA "Eletroestimulação Neuromuscular na Disfagia Orofaríngea". 2013. (Outra).

III LANCHE COM CIÊNCIA "O Brasil no Ranking Mundial das Pesquisas na área de Disfagia". 2013. (Outra).

Intervenção de linguagem em pacientes com necessidades especiais. 2013. (Outra).

Reabilitação de linguagem em adultos: avanços no conhecimento e aplicação práticas. 2013. (Oficina).

Terapia de fala em individuos com histórico de fissura labiopalatina. 2013. (Outra).

Terapia para Gagueira? e ?Processamento Auditivo (Central) na Gagueira. 2013. (Outra).

XX JORNADA FONOAUDIOLÓGICA DE BAURU"PROFA. DRA. GIÉDRE BERRETIN-FELIZ. 2013. (Outra).

Aspectos Fisiologicos Integrativos da Audição. 2012. (Encontro).

CUIDADOS COM A VOZ. 2012. (Outra).

Feira de Profissões 2012. 2012. (Feira).

I Forúm de Estágios do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Encontro).

II FÓRUM GERAL DE ESTÁGIOS: O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO ACADÊMICA-PROFISSONAL. 2012. (Outra).

II LANCHE COM CIÊNCIA "Visualização ultrassonográfica do movimento de língua nas funções orais". 2012. (Encontro).

I PASSEATA DE COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAPELINI, S. A. ; SILVA, E. C. ; Germano, G.D. . O USO DO MODELO DE RESPOSTA A INTERVENÇÃO (RTI) PARA A IDENTIFICAÇÃO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. In: Andréa Carla Machado; Karina Kelly Borges; Suzelei Faria Bello. (Org.). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE TDAH. 1ed.Marília: Fundepe, 2015, v. 1, p. 119-132.

  • SILVA, E. C. ; Germano, G.D. ; CAPELINI, S. A. . IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLARES DE RISCO PARA O TDA: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL . In: XXII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2015, Salvador. IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLARES DE RISCO PARA O TDA: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL , 2015.

  • SILVA, E. C. ; VILLEGA C.C.S ; FIGUEIREDO I.C ; VENDRAMINI S.H.F ; LOURENÇÃO L.G . ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA DE PACIENTES TIREOIDECTOMIZADOS. In: XIII CONGRESSO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CAIC, 2016, SAO JOSE DO RIO PRETO. ACS- ARQUIVOS DE CIENCIAS DA SAUDE JOURNAL OF HEALTH SCIENCES. SAO JOSE DO RIO PRETO: FAMERP, 2016. v. 23. p. 42-42.

  • SILVA, E. C. ; VILLEGA C.C.S ; FIGUEIREDO I.C ; VENDRAMINI S.H.F ; LOURENÇÃO L.G . ATUAÇÃO FONOAUDIOLOGICA DE PACIENTES TIREOIDECTOMIZADOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. C. ; Germano, G.D. ; CAPELINI, S. A. . IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLARES DE RISCO PARA O TDA: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. C. ; CAPELINI, S. A. . Identificação Precoce de Escolares de Risco para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Projeto de Pesquisa: O uso do modelo de resposta a intervenção (RTI) para a identificação da dislexia, do TDAH e do TDC em escol(ares em fase inicial de alfabetização. (Edital MCT/CNPq No 14/2012 - Universal), Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é propor dois estudos: o Estudo 1 tem como objetivo de identificar os sinais de risco para a dislexia, o TDAH e o TDC em escolares em fase inicial de alfabetização. Participarão deste estudo 500 escolares de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 anos a 7 anos e 11 meses de idade, que serão submetidos ao Teste matrizes progressivas coloridas-Raven, as provas de fonologia do Teste de Linguagem Infantil, o Teste de vocabulário por figuras, o Protocolo para identificação precoce dos problemas de leitura, ao Movement assessment battery for children e ao Teste de atenção visual. Os pais e professores destes escolares serão submetidos a aplicação do questionário específico para investigação do histórico familial positivo, do developmental coordination disorder questionnaire e do questionário de capacidades e dificuldades. Os resultados serão analisados estatisticamente. O Estudo 2 tem como objetivos (1) adaptar para a realidade brasileira três programas de intervenção utilizando o modelo de resposta a intervenção para escolares de risco para a dislexia, o TDAH e o TDC e (2) realizar o diagnóstico interdisciplinar de escolares de risco que não responderam ao modelo de resposta a intervenção aplicado neste estudo para confirmação diagnóstica ou não destes transtornos e suas co-ocorrências. Participarão somente os escolares de risco identificados no estudo 1 que serão submetidos aos diferentes tipos de intervenção de forma combinada ou não dependendo dos sinais e sintomas identificados. Os resultados serão analisados estatisticamente.. Palavras Chave: Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade, avaliação, intervenção precoce.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elen Cristina da Silva - Coordenador / Simone Aparecida Capelini - Integrante.

Prêmios

2015

Prêmio de Excelência em Fonoaudiologia pelo Trabalho Intitulado "Identificação de escolares de risco para o TDA: uma proposta de atuação fonoaudiologica educacional", Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

2015

Menção honrosa pelo trabalho Intitulado "O uso do Modelo de Resposta a Intervenção (RTI) para a identificação de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade., II Encontro em Desenvolvimento Infantil- II IBNequinho, Salvador (BA).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Membro do grupo CNPq, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10

Atividades

  • 10/2013 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.,Linhas de pesquisa