Waldimir Ferreira da Silva Filho

Especialista em Botânica Universidade Federal do Ceará-UFC em 1995 com graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB em 1995. No período de dezembro de 2018 a dezembro de 2020, atuou como Assessor Técnico de Base e Técnico Especialista no Programa ATER Mais Gestão, executado pelo Instituto Flor do Cajueiro, em 04 empreendimentos da Agricultura Familiar no Estado do Piauí, nas cadeias produtivas de hortifrutigranjeiros em transição agroecológica, agroindustria de produção de polpa de frutas e produtos de panificação. Atuou nos anos de 2017 a 2019 com Assessoria Técnica a municípios piauienses no Centro Colaborador em Nutrição e Alimentação Escolar ? CECANE/UFPI, realizando o monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNae em 50 municípios do Estado do Piauí, através da articulação e mobilização dos atores sociais (gestores, nutricionistas e agricultores familiares) envolidos na execução do programa. De 2015 a 2017 foi bolsista de extensão do CNPq (EXP-B), atuando como Assessor Territorial de Inclusão Produtiva no Território Entre Rios (PI) em projeto aprovado na chamada CNPq/MDA/SPM-PR n 11/2014 executado pela UFPI, desenvolvendo ações de pesquisa, extensão e articulação de Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar junto ao Colegiado Territorial e ações voltadas para a inclusão produtiva de mulheres e empreendimentos econômicos e solidários, orientando e apoiando na divulgação dos produtos e serviços dos produtores familiares no referido território. Entre 2005 e 2011 atuou com Assessoria Técnica aos territórios do Entre Rios e Serra da Capivara no Estado do Piauí junto aos Colegiados Territoriais acompanhando e articulando a execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Prestou Consultoria em gestão de Programas Sociais para a Food and Agricultural Organization of the United Nations ? FAO/2006 objetivando apoiar as redes de organizações sociais na execução do PAA Leite no Estado do Piauí juntos aos produtores familiares e e aos consumidores. Realizou a elaboração de planos de negócios da cadeia produtiva da apicultura (COOSERT/2007-2008). Coordenou a Comissão Estadual de Produção Orgânica no Piaui CPORG/PI no biênio 2015/2017 e compôs o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ? CONSEA/PI representando a Sociedade Civil nos anos de 2012-2017. Tem atuado com Capacitação e formação de de Agricultores Familiares e suas organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Territorial, Agricultura Familiar, Cooperativismo e Produção Orgânica e Agroecológica.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Botânica

1995 - 1995

Universidade Federal do Ceará

Graduação em Agronomia

1991 - 1995

Universidade Federal da Paraíba
Orientador: Daniel Duarte Pereira

Formação complementar

2021 - 2021

Introdução à Produção Integrada e Gestão e Planejamento da Empresa Rural. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2021 - 2021

Manejo Produtivo na Piscicultura. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2021 - 2021

Contabilidade e Finanças. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2021 - 2021

Políticas Públicas e Agricultura Familiar: características e mecanismos de. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2021 - 2021

Gestão de Empreendimentos Coletivos e Mercados. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2021 - 2021

Meliponicultura para iniciantes. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2021 - 2021

Governança Participativa, Redes de Sociabilidade e Meio Ambiente. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2020 - 2021

Gestão e inovação na produção e comercialização de ovos e galinha caipira. (Carga horária: 36h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Meio Norte, EMBRAPA, Brasil.

2018 - 2018

PNAE e a Agricultura Familiar - EaD. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Formação de Agentes de ATER Mod I. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, ANATER, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2016 - 2016

Aproveitamento do pedúnculo do caju. (Carga horária: 40h). , Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piaui, EMATER/PI, Brasil.

2016 - 2016

II Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânicapor Ensino à Distância. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação das equipes dos NEDETs. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Desenvolvimento Territorial, SDT/MDA, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais. (Carga horária: 40h). , Ministério da Integração Nacional, MI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Desenvolvimento Territorial - à distância. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Fomento e Gestão de Cooperativas de Crédito Rural. (Carga horária: 56h). , Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste, ASSOCENE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Economia Solidária e Desenvolvimento Local. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2003 - 2003

Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Projetos. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Planejamento, SEPLAN - PI, Brasil.

2002 - 2002

Implantação e Gestão de Cooperativas de Crédito. (Carga horária: 160h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

1993 - 1994

Extensão universitária em Extensão Florestal nas Comunidades de Engenho Cipó. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Capacitação de Agricultores Familiares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Elaboração e Acompanhamento de Projetos Produtivos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Assistência Técnica e Extensão Rural Em Áreas de Assentamento.

Participação em eventos

2ª Conferência Territorial de ATER - Carnaubais. 2015. (Outra).

2ª Conferência Territorial de ATER - Entre Rios. 2015. (Outra).

5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2015. (Outra).

Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional.Controle Social em SAN. 2015. (Outra).

I Encontro de Conselheiros Estaduais e Municipais de SAN no Piauí e Encontro Preparatório para as Conferências. 2015. (Encontro).

Mesa Redonda: Pesquisa Participativa. 2015. (Outra).

Seminário Nacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2014. (Seminário).

I Conferência Estadual de ATER - CEATER. 2012. (Outra).

I Conferência Nacional de ATER. 2012. (Outra).

Seminário Metropolitano sobre Compras de Gêneros Alimentícios da AF para a Alimentação Escolçar. 2011. (Seminário).

Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais. 2010. (Oficina).

I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2008. (Outra).

Desenvolvimento Regional: Instrumentos de Redução das Desigualdades Territoriais e Sociais. 2007. (Seminário).

Encontro estadual para articulação e mobilização de cooperativas da agricultura familiar do Piauí com vistas a constituição da UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária)..I Encontro Estadual das Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária. 2005. (Encontro).

Encontro regional nordeste para articulação e mobilização de cooperativas da agricultura familiar do Piauí com vistas a constituição da UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária).. 2005. (Encontro).

I Congresso da UNICAFES. I Congresso da UNICAFES. 2005. (Congresso).

Seminário de Sensibilização e Planejamento para o Cooperativismo de Crédito.Seminário de Sensibilização e Planejamento para o Cooperativismo de Crédito. 2005. (Seminário).

Encontro Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.Encontro Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. 2004. (Encontro).

Fórum Nacional das Cooperativas de Crédito de Economia Solidária.Fórum Nacional de Cooperativismo de Crédito de Economia Solidária. 2004. (Outra).

II Oficina de Formação de Agentes em Desenvolvimento Territorial.II Oficina de Formação de Agentes em Desenvolvimento Territorial. 2004. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SILVA FILHO, W. F. ; CARDOSO, E. M. S. ; MORAIS, E. C. ; OLIVEIRA, V. A. ; SINIMBU, A. J. M. ; SANTOS, M. M. . CURSO DE FORMAÇÃO PARA ATORES DO PNAE. In: Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho;Marize Melo dos Santos. (Org.). VIDA SAUDÁVEL: da teoria à pratica. 1ed.Parnaíba: CAJU: Educação, Tecnologia e Editora, 2020, v. 1, p. 143-152.

  • OLIVEIRA, A. R. ; SILVA FILHO, W. F. ; BARBOSA, E. L. ; ALVES, A. A. . A experiência de gestão social do Colegiado Territorial Entre Rios-PI. In: Segundo Encontro da Coordenação Nacional dos NEDET - Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial, 2015, Salvador-BA. Segundo Encontro da Coordenação Nacional dos NEDET - Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial, 2015. v. 1. p. 139-141.

  • SOUSA, Nadja de Fátima A de ; SILVA FILHO, W. F. ; PEREIRA, Daniel Duarte . Efeito de diferentes substratos na produção de mudas de hortênsia (Hydrangea macrophyla L.). In: Reunião Nordestina de Botânica, 1993, Teresina, 1993.

  • ALMEIDA, Algacy Chaves de ; SILVA FILHO, W. F. ; PEREIRA, Daniel Duarte . Propagação Vegetativa de Espatódea (Spathodea campanulata P. Beauv). In: Reunião Nordestina de Botânica, 1993, Teresina, 1993. p. 70-70.

  • SILVA FILHO, W. F. ; CARVALHO, Luzineide Fernandes de ; AFONSO JÚNIOR, Severino ; PEREIRA, Daniel Duarte . Dados de Produção de Mudas de Ingá (Inga bahiensis Benth). In: Reunião Nordestina de Botânica, 1993, Teresina. Reunião Nordestina de Botânica, 1993. p. 143-143.

  • ARAÚJO NETO, João Correia de ; AFONSO JÚNIOR, Severino ; SILVA FILHO, W. F. ; FERREIRA, Vilma Marques ; PEREIRA, Daniel Duarte . Dados Preliminares de Produção de Mudas de Macherium aculeatum Raddi. In: Reunião Nordestina de Botânica, 1993, Teresina, 1993. p. 144-144.

  • SILVA FILHO, W. F. ; ARAÚJO NETO, João Correia de ; SILVA, Rui Borges da ; PEREIRA, Daniel Duarte . Dados Preliminares sobre a Propagação Vegetativa de Angélica da Mata (Himathanthus bracteatus).. In: Reunião Nordestina de Botânica, 1993, Teresina. Reunião Nordestina de Botânica, 1993. p. 145-145.

  • SILVA FILHO, W. F. ; CARVALHO, L. F. ; BRITO, J. R. S. ; PEREIRA, D. D. . EFEITO DO USO DE DIFERENTES PROFUNDIDADES E POSIÇÕES DE SEMEADURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE INGÁ (INga bahiensis Benth). In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1993, João Pessoa. Resumos - I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB. João Pessoa: Editora Universitária, 1993. p. 33-33.

  • SILVA FILHO, W. F. . Efeito de Diferentes Substratos, Diferentes Profundidades e Posições de Semeadura na Produção de Mudas de Ingá (Inga bahiensis Benth).. 1995 (Estágio Supervisionado) .

  • SILVA FILHO, W. F. . Projeto - Extensão Florestal na Comunidade Engenho Cipó - Areia PB. 1994 (Extensão Rural) .

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - Atual

    Gestão Participativa nosTerritórios Rurais de Desenvolvimento - Serra da Capivara (PI), Descrição: Projeto que visa contribuir para o processo de desencadeamento e consolidação de dinâmicas estimuladoras do processo de desenvolvimento, a partir de ações constantes de mobilizações, capacitação dos atores locais para conceber e atuar no e sobre o território, bem como abrir processo de diálogo para a constituição e fortalecimento da Comissão de Implantação de Ações Territoriais, enquanto ator social do Território da Serra da Capivara, comprometido com o processo de gestão e controle social das políticas públicas para o desenvolvimento territorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Waldimir Ferreira da Silva Filho - Coordenador., Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Territorial Mda - Cooperação.

  • 2005 - Atual

    Gestão Participativa nosTerritórios Rurais de Desenvolvimento - Serra da Capivara (PI), Descrição: Projeto que visa contribuir para o processo de desencadeamento e consolidação de dinâmicas estimuladoras do processo de desenvolvimento, a partir de ações constantes de mobilizações, capacitação dos atores locais para conceber e atuar no e sobre o território, bem como abrir processo de diálogo para a constituição e fortalecimento da Comissão de Implantação de Ações Territoriais, enquanto ator social do Território da Serra da Capivara, comprometido com o processo de gestão e controle social das políticas públicas para o desenvolvimento territorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Waldimir Ferreira da Silva Filho - Coordenador., Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Territorial Mda - Cooperação.

  • 2005 - Atual

    Gestão Participativa nosTerritórios Rurais de Desenvolvimento - Serra da Capivara (PI), Descrição: Projeto que visa contribuir para o processo de desencadeamento e consolidação de dinâmicas estimuladoras do processo de desenvolvimento, a partir de ações constantes de mobilizações, capacitação dos atores locais para conceber e atuar no e sobre o território, bem como abrir processo de diálogo para a constituição e fortalecimento da Comissão de Implantação de Ações Territoriais, enquanto ator social do Território da Serra da Capivara, comprometido com o processo de gestão e controle social das políticas públicas para o desenvolvimento territorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Waldimir Ferreira da Silva Filho - Coordenador., Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Territorial Mda - Cooperação.

  • 2005 - Atual

    Gestão Participativa nosTerritórios Rurais de Desenvolvimento - Serra da Capivara (PI), Descrição: Projeto que visa contribuir para o processo de desencadeamento e consolidação de dinâmicas estimuladoras do processo de desenvolvimento, a partir de ações constantes de mobilizações, capacitação dos atores locais para conceber e atuar no e sobre o território, bem como abrir processo de diálogo para a constituição e fortalecimento da Comissão de Implantação de Ações Territoriais, enquanto ator social do Território da Serra da Capivara, comprometido com o processo de gestão e controle social das políticas públicas para o desenvolvimento territorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Waldimir Ferreira da Silva Filho - Coordenador., Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Territorial Mda - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTO FLOR DO CAJUEIRO. , Pov. Cajueiro ? S/N, Zona Rural, 64580000 - Patos do Piauí, PI - Brasil, Telefone: (89) 994087190

Experiência profissional

2020 - 2020

Instituto Flor do Cajueiro

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Técnico de Base, Carga horária: 20

Outras informações:
Extensionista na função de Técnico de Base através da execução do Projeto ?Ater Mais Gestão?, executado através de chamada pública da ANATER prestando serviço de assessoria técnica especializada e assistência técnica direta a 04 empreendimentos coletivos (associações e cooperativas), tendo o mesmo atuado prestando informações técnicas nas principais cadeias produtivas adotadas pelos produtores e principalmente nas áreas de Governança Organizacional, Gestão de Processos Produtivos, Gestão Financeira, Gestão Socioambiental, Gestão de Pessoas e Gestão Comercial, destacando atividades de elaboração e acompanhamento de Planos de gestão, elaboração de planejamento estratégico, regularização documental dos empreendimentos, elaboração de projetos de acesso a mercados institucionais, chamadas públicas e outras atividades de acordo com o plano de trabalho do projeto e o plano de gestão elaborado para os empreendimentos.

2018 - 2019

Instituto Flor do Cajueiro

Vínculo: Assessoria Técnica, Enquadramento Funcional: Técnico Especialista, Carga horária: 20

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES: Prestar assessoria aos atores envolvidos em 03 Empreendimentos Rurais como especialista, desenvolvendo as atividades abaixo relacionadas, conforme Plano de Trabalho, no âmbito do Projeto ATER Mais Gestão/ANATER/IFC; Principais Atividades Desenvolvidas ? 1 - Ampliação das capacidades de governança e de liderança das organizações da agricultura familiar por meio do cooperativismo e do associativismo; ? 2 ? Implementação de um sistema de melhoria da gestão nas organizações da agricultura familiar via rede das instituições de ATER; ? 3 ? Ampliação do acesso das organizações a produtos e serviços de apoio gerencial disponíveis em instituições dos setores público e privado; ? 4 ? Desenvolvimento de mecanismos que viabilizem o acesso das organizações aos mercados institucionais e privados; ? 5 ? Facilitação do acesso das organizações ao crédito; ? 6 ? Construção de parcerias estratégicas com os setores público e privado em prol do cooperativismo e associativismo da agricultura familiar; ? 7 ? Construção de redes de cooperação nos processos de caráter econômico, político e social.

2019 - 2019

Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino e Extensão

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Assessoria aos municípios, Carga horária: 30

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES: Prestar assessoria aos atores envolvidos no PNAE, em conformidade com a Lei 11947/09, Resolução FNDE 38/09 e demais legislações relacionadas, em 20 municípios do Estado do Piauí através do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE/UFPI; Principais Atividades Desenvolvidas ? Diagnosticar e identificar as condições de gestão, execução e operacionalização do PNAE nos municípios do PI; ? Assessorar os gestores e/ou nutricionistas na manutenção e alimentação do Sistema de Monitoramento do PNAE; ? Auxiliar e orientar a Entidade Executora, nutricionistas, membros do CAE, manipuladores/as de alimentos e educadores sobre questões relativas ao PNAE; ? Redigir e elaborar documentações técnicas e científicas quanto á execução do PNAE; ? Analisar os cardápios executados na alimentação escolar e coletar dados relevantes para a execução da comercialização da Agricultura Familiar e empreendimentos familiares rurais, conforme legislações vigentes; ? Contribuir no processo de tabulação, processamento, avaliação e análise de banco de dados;

2018 - 2018

Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino e Extensão

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Assessoria aos municípios, Carga horária: 30

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES: Prestar assessoria aos atores envolvidos no PNAE, em conformidade com a Lei 11947/09, Resolução FNDE 38/09 e demais legislações relacionadas, em 14 municípios do Estado do Piauí através do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE/UFPI;; Principais Atividades Desenvolvidas ? Diagnosticar e identificar as condições de gestão, execução e operacionalização do PNAE nos municípios do PI; ? Assessorar os gestores e/ou nutricionistas na manutenção e alimentação do Sistema de Monitoramento do PNAE; ? Auxiliar e orientar a Entidade Executora, nutricionistas, membros do CAE, manipuladores/as de alimentos e educadores sobre questões relativas ao PNAE; ? Redigir e elaborar documentações técnicas e científicas quanto á execução do PNAE; ? Analisar os cardápios executados na alimentação escolar e coletar dados relevantes para a execução da comercialização da Agricultura Familiar e empreendimentos familiares rurais, conforme legislações vigentes; ? Contribuir no processo de tabulação, processamento, avaliação e análise de banco de dados;

2017 - 2017

Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino e Extensão

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica aos Municípios, Carga horária: 30

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES: Prestar assessoria aos atores envolvidos no PNAE, em conformidade com a Lei 11947/09, Resolução FNDE 38/09 e demais legislações relacionadas, em16 municípios do Estado do Piauí através do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE/UFPI;; Principais Atividades Desenvolvidas ? Diagnosticar e identificar as condições de gestão, execução e operacionalização do PNAE nos municípios do PI; ? Assessorar os gestores e/ou nutricionistas na manutenção e alimentação do Sistema de Monitoramento do PNAE; ? Auxiliar e orientar a Entidade Executora, nutricionistas, membros do CAE, manipuladores/as de alimentos e educadores sobre questões relativas ao PNAE; ? Redigir e elaborar documentações técnicas e científicas quanto á execução do PNAE; ? Analisar os cardápios executados na alimentação escolar e coletar dados relevantes para a execução da comercialização da Agricultura Familiar e empreendimentos familiares rurais, conforme legislações vigentes; ? Contribuir no processo de tabulação, processamento, avaliação e análise de banco de dados;

2015 - 2017

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão no País (EXP-B), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como Assessor Técnico de Inclusão Produtiva ? ATIP junto ao PROJETO: TERRITORIALIZANDO AÇÕES, PLANTANDO VIDAS, COLHENDO CIDADÃOS: Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos e Solidários nos Territórios de Desenvolvimento Entre Rios e Carnaubais, por meio da pesquisa e da extensão com foco territorial ? Contrato 463181/2014-0 CNPq/UFPI/MDA/SDT/DPMR, através do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial -NEDET Entre Rios, desenvolvendo ações de pesquisa, extensão e articulação de Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar junto ao Colegiado Territorial e ações voltadas para a inclusão produtiva de mulheres e empreendimentos econômicos e solidários, orientando e apoiando na divulgação dos produtos e serviços dos produtores familiares no referido território, de acordo com as atribuições abaixo relacionadas: Principais Atribuições ? Assessorar na definição e avaliação dos empreendimentos financiados pelo PROINF, Pronaf e ATER; ? Articular com o Colegiado do Território, em parceria com a Assessora de Gênero, a inclusão produtiva de mulheres a mercados locais e institucionais: PAA E PNAE; ? Articular com o Colegiado do Território, em parceria com a Assessora de Gestão Social, a inclusão produtiva de empreendimentos econômicos e solidários, ligados às cadeias da ovinocaprinocultura e cajucultura; ? Realizar pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a cadeia produtiva da cajucultura no Território do Entre Rios; ? Acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas discentes (IEX) vinculados ao projeto, de acordo com o planejamento e orientação prévia da Coordenação; ? Assessorar o Colegiado Territorial do Entre Rios e instituições parceiras na elaboração do Plano Territorial da Piscicultura;

2006 - 2006

Food And Agricultural Organization Of The United Nations

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor Estadual

Outras informações:
CARGO(S) E FUNÇÃO(ÕES) EXERCIDA(S: Consultoria Estadual em Gestão de Programas Sociais - Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Leite - Piauí (PI) - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome ? MDS - Secretaria nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ? SESAN - Projeto UTF ?BRA/BRA/064/BRA ? (FAO) ATRIBUIÇÕES: Apoiar as redes de organizações sociais no controle social sobre as duas etapas do Programa de Aquisição de alimentos ? PAA Leite: Produção (pequenos agricultores familiares) e distribuição (famílias em situação de vulnerabilidade alimentar) no estado do Piauí, através da realização das seguintes atividades: 1. Propor metodologia para o estabelecimento e implantação da rede de organizações sociais para o controle social do Programa de aquisição de Alimentos ? PAA Leite no estado do Piauí 2. Atualizar cadastro de beneficiários consumidores a ser realizado em conjunto com a rede de organizações sociais; 3. Apresentar recomendações para o aprimoramento da rede de organizações sociais no estado; 4. Acompanhar o processo de formação da rede e suas atividades junto ao controle social nas duas pontas do programa.

2009 - 2010

Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Articulador Territorial

Outras informações:
CARGO(S) E FUNÇÃO(ÕES) EXERCIDA(S): ARTICULADOR TERRITORIAL ? TERRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DO ENTRE RIOS ATRIBUIÇÕES: Atuar como mediador do processo de DT; articular; mediar e facilitar o processo de negociação entre organizações/instituições; apoiar o Colegiado Territorial no cumprimento de seu papel enquanto instância compartilhada de gestão do desenvolvimento;

2008 - 2008

Cooperativa de Prod e Serv dos Tec Agric do Piauí Associados

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuando como facilitador através do Termo de Cooperação Técnica entre a COOTAPI E ASSOCIADOS E ASSOCIAÇÃO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS ? AP1MCCR/PT, objetivando a realização de Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos ? GRH junto à comunidades rurais do Território Serra da Capivara atendidas pelo P1MC/COOTAPI.

2005 - 2007

Cooperativa de Prod e Serv dos Tec Agric do Piauí Associados

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Articulador Territorial, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando como Articulador Territorial no Território da Serra da Capivara - PI através do CR/PT ? 01699783-2004 COOTAPI /CAIXA/MDA/SDT Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável, objetivando: Contribuir no processo de organização e fortalecimento institucional dos atores locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável dos territórios, assessoramento no processo de gestão e integração das políticas públicas e tendo como principais atribuições: ? Apoiar o Colegiado/Fórum/Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território. ? Apoiar a elaboração dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS; ? Apoiar a elaboração dos projetos de infraestrutura e serviços aos territórios rurais; ? Apoiar a articulação de políticas públicas para os territórios; ? Apoiar a elaboração de estudos, diagnósticos e análises relacionadas com as demandas do Colegiado/Fórum/Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável. ? Apoiar a formação de agentes de desenvolvimento territorial;

2005 - 2006

Cooperativa de Prod e Serv dos Tec Agric do Piauí Associados

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Coordenador no projeto Formação de agricultores familiares em cooperativismo de crédito na Serra da Capivara e Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira - CR/PT ? 0169.749-94/2004 COOTAPI/MDA/SDT/CAIXA, objetivando: Capacitação de Agricultores Familiares em Cooperativismo de Crédito e tendo como principais atribuições: ? Realizar o planejamento e execução de projeto, de acordo com o plano de ação e o cronograma estabelecido; ? Operacionalizar os eventos, cursos e palestras do projeto; ? Acompanhar e avaliar os resultados da execução do projeto. ? Orientar a equipe técnica envolvida no projeto. ? Organizar os recursos disponíveis para a execução do projeto; ? Planejar, solicitar e prestar contas dos recursos financeiros e materiais necessários à execução das atividades previstas.

2007 - 2008

Cooperativa de Trabalho e Serviços Técnicos

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
CARGO(S) E FUNÇÃO(ÕES) EXERCIDA(S): CONSULTOR ? ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS DA APICULTURA NO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA ATRIBUIÇÕES: Avaliar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade da apicultura para o Território Serra da Capivara/PI através da elaboração de um plano de negócios.

2009 - 2010

Obra Kolping Estadual do Piauí

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Moderador

Outras informações:
CARGO(S) E FUNÇÃO(ÕES) EXERCIDA(S): MODERADOR ? JORNADAS TERRITORIAIS DE COOPERATIVISMO (TERRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DA SERRA DA CAPIVARA, ENTRE RIOS, VALE DO GUARIBAS E CARNAUBAIS) ATRIBUIÇÕES: Atuar como mediador do processo de Dinamização Econômica dos Territórios Rurais; articular; mediar e facilitar o processo de negociação entre organizações/instituições com foco no cooperativismo e outras formas de organização dos atores sociais dos territórios apoiados.

2002 - 2003

Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica

Outras informações:
CARGO(S) E FUNÇÃO(ÕES) EXERCIDA(S): Assessor Técnico no Projeto Integrado de Capacitação - AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO NORDESTE DO BRASIL. ATRIBUIÇÕES: Assessoria Técnica, Capacitação em Cooperativismo de Crédito e Elaboração de Diagnóstico Rápido Participativo nas Comunidades: PA Padre Gino, PA 21 de Abril e PA Boa Vista - Sapé/PB, PA Nova Vivência, Antas do Sono II e Figueiras - Sobrado/PB e PA Novo TaIpu - PB.

2004 - 2004

Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Técnico III, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES Assessorar a Diretoria Geral do órgão no que compete a elaboração e acompanhamento de projetos de cooperativismo.

Atividades

  • 05/2004 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí.,Serviço realizado, Elaboração e acompanhamento de projeto de capacitação.

2003 - 2004

Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piaui

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico III, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATRIBUIÇÕES: Assessorar a Diretoria Geral do órgão no que compete a elaboração de projetos.

Atividades

  • 07/2003 - 05/2004

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí.,Serviço realizado, Elaboração de projetos.

  • 07/2003 - 04/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede Estadual, Diretoria Geral.,Cargo ou função, Outro.

1997 - 2003

Cooperativa de Apoio Às Organizações de Gestão e Produção Ltda

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/2000 - 07/2003

    Serviços técnicos especializados , Cooperativa de Apoio Às Organizações de Gestão e Produção Ltda.,Serviço realizado, Elaboração de Projetos Agropecuários, Assessoramento Técnico e Gerencial de Associações de Pequenos Produtores Rurais nas Comunidades de: Figueiras, Vale de Antas, Antas do Sono II, Sapucaia e Assentamentos: PA Novo Taipu, Santa Helena I e Rainha dos An.

  • 10/2002 - 03/2003

    Treinamentos ministrados , Cooperativa de Apoio Às Organizações de Gestão e Produção Ltda.,Treinamentos ministrados, Assessoria Técnica, Capacitação em Cooperativismo de Crédito e Elaboração de Diagnóstico Rápido Participativo (Comunidades: PA Padre Gino, PA 21 de Abril e PA Boa Vista - Sapé/PB, PA Nova Vivência, Antas do Sono II e Figueiras - Sobrado/PB e PA Novo Ta

  • 01/2000 - 01/2001

    Direção e administração, Cooperativa de Apoio Às Organizações de Gestão e Produção Ltda.,Cargo ou função, Membro do Conselho Fiscal.