Naiara Cristine Spiller

Naiara Cristine Spiller é Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (Fortaleza, CE), possui experiência em diversas tipologias de projetos arquitetônicos, arquitetura de interiores e gestão de obras. Iniciou sua carreira profissional formando-se em Técnica em nível médio em Informática pelo Colégio Técnico Industrial ?Isaac Portal Roldán? ? UNESP (Bauru, SP), no ano de 2011. Nessa área estagiou na WebTVC, na cidade de Bauru,SP, dos meses de abril à julho de 2011, desenvolvendo sites para empresas nas linguagem PHP e Javascript. No mesmo ano, dos meses de julho à dezembro, pertenceu ao corpo de funcionários da Empresarial Sistemas, em Pederneiras, SP, como estagiária, desenvolvendo telas para ERP nas linguagem PHP, Javascript, JQuery e SQL Server. Em 2012, em Fortaleza, Ceará, iniciou os estudos no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Estácio do Ceará. Em agosto de 2014, com a concessão da Bolsa de Graduação Sanduíche no exterior pelo CNPQ, a através do programa Ciência sem Fronteiras, estudou na Universidad de Zaragoza, em Zaragoza (Espanha), no curso de 'Estudios en Arquitectura', até junho de 2015. No segundo semestre do mesmo ano, participou do grupo de estudos 'O Memorial das casas de Fazenda do Ceará', no Laboratório de Habitação do Centro Universitário Estácio do Ceará, até agosto de 2016, quando tornou-se bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Centro Universitário Estácio do Ceará, no projeto 'Arquitetura Residencial Vernacular: Memorial das Casas de Fazenda do Ceará' até julho de 2017, apresentando e publicando artigos em diversos congressos, nacionais e internacionais, na área de Patrimônio Histórico. Em 2016, começou a trabalhar no escritório Oficina da Boa Arquitetura como estagiária e posteriormente como Arquiteta Associada, onde atuou em projetos de arquitetura e interiores e gestão de obras, até o início de 2019. Atualmente é sócia da Strauss Arquitetura e Interiores, onde desenvolve projetos de Arquitetura das Edificações, Arquitetura de Interiores, Consultoria Técnica, Orçamento e Cronograma de obras e Administração de Obras e também é Pós graduanda no curso de Iluminação, Ergonomia e Paisagismo para Interiores na Unisagrado. Em softwares, tem habilidades em AutoCAD, SketchUp, Vray, ARCHICAD, CorelDraw, Lumion, Photoshop, Illustrator e também em pacote Office (Word, Excel, PowerPoint). Fluente em Espanhol, também possui conhecimentos intermediários em Inglês e básicos em Italiano.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Iluminação, Ergonomia e Paisagismo para Interiores

2019 - Atual

Universidade do Sagrado Coração

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2012 - 2018

Centro Universitário Estácio do Ceará
Título: Centro Comunitário e Revitalização da Praça Santa Maria, no bairro Parque Santa Maria em Fortaleza, Ceará
Orientador: Profª. Ms. Camila Maria Nogueira de Santana

Graduação em Estudios en Arquitectura

2014 - 2015

Universidad de Zaragoza
Orientador: em Universidad de Zaragoza ( Lucía Perez Moreno)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2009 - 2011

Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - Unesp Bauru

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Expresión gráfica arquitectónica 5. (Carga horária: 150h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

2015 - 2015

Extensão universitária em Taller Integrado de Proyectos 3. (Carga horária: 150h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

2015 - 2015

Extensão universitária em Proyectos 6. (Carga horária: 150h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

2014 - 2014

Extensão universitária em Urbanismo 1. (Carga horária: 150h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

2014 - 2014

Extensão universitária em Proyectos 5. (Carga horária: 300h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

2014 - 2014

Extensão universitária em Composición arquitectónica 2. (Carga horária: 150h). , Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura de Interiores.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio Histórico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CUMEEIRA ? Congresso da Arquitetura e Urbanismo na Cultura Popular. 2018. (Congresso).

CUMEEIRA ? Congresso da Arquitetura e Urbanismo na Cultura Popular. Experiências Exitosas que promovem a Conservação do Patrimônio: Estratégias de salvaguarda da arquitetura popular. 2018. (Congresso).

Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio do Ceará.O contexto contemporâneo dos Espaços Públicos. 2018. (Seminário).

Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio do Ceará. 2018. (Seminário).

1º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil.Arquitetura Vernacular Rural - O quadro no estado do Ceará. 2017. (Simpósio).

4º CIHEL - Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono | A Cidade Habitada. Arquitetura Residencial Vernacular: O memorial das casas de fazenda no Ceará, Brasil. 2017. (Congresso).

XV Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Estácio do Ceará.Arquitetura Vernacular Rural: O Memorial das Casas de Fazenda do Ceará. 2017. (Encontro).

Concurso de Projetos de Arquitetura 015 Brasil em Veneza.Equipe Miscigenação. 2016. (Outra).

3ª SEMAU do Centro Universitário Estácio do Ceará. 2015. (Outra).

1º SEMAU do Centro Universitário Estácio do Ceará. 2013. (Outra).

2º Fórum Jovens Arquitetos Latino Americanos - [Des]Construindo Fronteiras. 2013. (Congresso).

Parlamento Jovem Paulista.Inclusão de aulas de política nas turmas do Oitavo ano do Ensino Fundamental. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Camila Maria Nogueira de Santana

CENTRO COMUNITÁRIO E REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA SANTA MARIA, EM FORTALEZA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Camila Maria Nogueira de Santana;

Larissa de Carvalho Porto

Programa de Monitoria do Centro Universitário Estácio do Ceará; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Larissa de Carvalho Porto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SPILLER, Naiara Cristine ; ALMEIDA, André A. . Experiências exitosas que promovem a conservação do patrimônio: Estratégias de salvaguarda da arquitetura popular. In: CUMEEIRA ? Congresso da Arquitetura e Urbanismo na Cultura Popular, 2018, Quixadá, Ceará. CUMEEIRA ? Congresso da Arquitetura e Urbanismo na Cultura Popular, 2018.

  • ALMEIDA, André A. ; PORTO, L. C. ; SPILLER, N. C. . Arquitetura Residencial Vernacular: O memorial das casas de fazenda no Ceará, Brasil. In: 4º CIHEL - Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono | A Cidade Habitada, 2017, Porto e Covilhã, Portugal, 2017. 4º CIHEL Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017.

  • SPILLER, Naiara Cristine ; AQUINO, G. A. ; MOREIRA, I. F. ; LEITE, K. P. ; PORTO, L. C. . Arquitetura Vernacular Rural - o quadro no estado do Ceará. In: 1º Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL, 2017, Belo Horizonte. Simpósio Científico 2017: ICOMOS-BRASIL, 2017.

  • ALMEIDA, André A. ; PORTO, L. C. ; SPILLER, N. C. ; ARAÚJO, I. M. G. . Arquitetura Residencial Vernacular: O memorial das casas de fazenda do Ceará. In: VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2016. v. 1. p. 195-195.

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos do 3º ano do Ensino Médio - Sesi Pederneiras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos do 3º ano do Ensino Médio - Manhã. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos do 3º ano do Ensino Médio - Noite. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos do 2º ano do Ensino Médio - Manhã. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos do 2º ano do Ensino Médio - Noite. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine . Apresentação Profissional para os alunos da Escola Estadual Alva Fabri Miranda. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPILLER, Naiara Cristine ; ALMEIDA, André A. . Experiências Exitosas que promovem Conservação do Patrimônio: Estratégias de salvaguarda da arquitetura popular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPILLER, Naiara Cristine ; SANTANA, M. C. N. . O contexto contemporâneo dos Espaços Públicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, André A. ; PORTO, L. C. ; SPILLER, Naiara Cristine . Arquitetura Residencial Vernacular: O memorial das casas de fazenda no Ceará, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, K. P. ; PORTO, L. C. ; SPILLER, Naiara Cristine ; AQUINO, G. A. ; MOREIRA, I. F. . Arquitetura Vernacular: O memorial das casas de fazenda do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SPILLER, Naiara Cristine ; AQUINO, G. A. ; MOREIRA, I. F. ; LEITE, K. P. ; PORTO, L. C. . Arquitetura Vernacular Rural - O quadro no estado do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Arquitetura Residencial Vernacular: O memorial das casas de fazenda no Ceará, Descrição: O GPARV ? Grupo de Pesquisa de Arquitetura Regional Vernacular- tem como foco de investigação a arquitetura vernácula cearense, através de edifícios residenciais rurais construídos entre o século XVIII até a segunda metade do século XX, tal recorte temporal correspondente as primeiras ocupações na região, consequência do crescimento da atividade pecuária do estado, mais especificamente as casas de fazenda, até o início do processo de urbanização do Ceará. O interesse por pesquisar tal tema partiu de uma investigação preliminar pessoal sobre a arquitetura vernacular do Ceará, durante o período acima citado, onde se constatou que os principais objetos de estudos são edifícios urbanos, fazendo com que haja uma certa carência de informação sobre os rurais. Assim, pretende-se estudá-los, de modo à serem conhecidos pela população e poder público, possibilitando assim, ações de conservação, símbolo de consideração dos mesmos como de importância histórica para a região ou município onde estão inseridos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Naiara Cristine Spiller - Integrante / Larissa de Carvalho Porto - Integrante / Kelma Pinheiro Leite - Coordenador / Grasiely Araujo de Aquino - Integrante / Inessa Fernandes Moreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2015 - 2016

    O memorial das Casas de Fazenda do Ceará, Descrição: O GPARV ? Grupo de Pesquisa de Arquitetura Regional Vernacular- tem como foco de investigação a arquitetura vernácula cearense, através de edifícios residenciais rurais construídos entre o século XVIII até a segunda metade do século XX, tal recorte temporal correspondente as primeiras ocupações na região, consequência do crescimento da atividade pecuária do estado, mais especificamente as casas de fazenda, até o início do processo de urbanização do Ceará. O interesse por pesquisar tal tema partiu de uma investigação preliminar pessoal sobre a arquitetura vernacular do Ceará, durante o período acima citado, onde se constatou que os principais objetos de estudos são edifícios urbanos, fazendo com que haja uma certa carência de informação sobre os rurais. Assim, pretende-se estudá-los, de modo à serem conhecidos pela população e poder público, possibilitando assim, ações de conservação, símbolo de consideração dos mesmos como de importância histórica para a região ou município onde estão inseridos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Naiara Cristine Spiller - Integrante / Larissa de Carvalho Porto - Integrante / André Araújo Almeida - Coordenador / Grasiely Araujo de Aquino - Integrante / Inessa Fernandes Moreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Empresarial Sistemas LTDA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2011 - 10/2011

      Estágios , Empresarial Sistemas LTDA, .,Estágio realizado, Estágio em programação em PHP, com o uso de JavaScript e JQuery.

  • 2014 - 2015

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Ciência sem Fronteiras, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras na modalidade de Graduação Sanduíche no Exterior, Universidad de Zaragoza, na cidade de Zaragoza, Espanha, no curso de 'Estudios en Arquitectura'

  • 2018 - 2019

    Oficina da Boa Arquitetura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta associada, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Interiores comerciais, residenciais e corporativos, acompanhamento de obras, elaboração de cronograma e orçamento de obras.

  • 2016 - 2018

    Oficina da Boa Arquitetura

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área de arquitetura, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Interiores comerciais, residenciais e corporativos, acompanhamento de obras, elaboração de cronograma e orçamento de obras.

  • 2016 - 2017

    Centro Universitário Estácio do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Pesquisadora

    Outras informações:
    Bolsista do Centro Universitário Estácio do Ceará como Aluna Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica com o projeto "Arquitetura Residencial Vernacular: Memorial das Casas de Fazenda do Ceará".

  • 2016 - 2016

    Centro Universitário Estácio do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Monitora da disciplina de História da Arquitetura II do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, com carga horária total de 400 horas.

  • 2019 - Atual

    Strauss - Arquitetura e Interiores

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de projetos de Arquitetura das edificações, Arquitetura de interiores, Consultoria Técnica, Orçamento e Cronograma de Obra e Administração de obra.

  • 2011 - 2011

    José de Souza Lopes Junior Produções ME

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio em desenvolvimento Web e programação na área de informática.