Luiz Pedro Dario Filho

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2021). Áreas de especialização: Brasil colonial, Bandeirantes paulistas e São Paulo colonial sec. XVI-XVIII.

Informações coletadas do Lattes em 04/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2017 - 2021

Universidade Federal Fluminense
Título: De sertanistas das matas a eruditos da história: História paulista como reação à perda da hegemonia das famílias antigas na São Paulo do século XVIII
Ronald José Raminelli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Lealdade em construção: A (re)inserção de São Paulo nas malhas administrativas do Império português (1641-1698)
, Ano de Obtenção: 2016.Ronald José Raminelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

2008 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Os bandeirantes e a questão da identidade: o caso paulista dentro das conformações sociais do Brasil Colonial
Orientador: Ronald Raminelli
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Participação em eventos

2ª Semana de História da UFF."Os bandeirantes paulistas e o conceito de grupo étnico". 2013. (Seminário).

Seminário PIBIC e Prêmio UFF Vasconcellos Torres."A dinâmica da política imperial na periferia do Império português: O bandeirante Domingos Jorge Velho e o Quilombo dos Palmares". 2012. (Seminário).

Visões do Ultramar: III Seminário de Graduandos em História Moderna." Historiografia paulista: entre tradição e as novas perspectivas". 2012. (Seminário).

Maquiavel Dissimulado: Heterodoxias político-culturais no Mundo luso-brasileiro. 2011. (Seminário).

Ordem e ruptura em debate: escravidão e alforria. 2011. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Thiago Nascimento Krause

RAMINELLI, Ronald; VILARDAGA, J. C.;KRAUSE, Thiago. LEALDADE EM CONSTRUÇÃO: A (re)inserção de São Paulo nas Malhas administrativas do Império Português (1641-1698). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

BICALHO, M. F.; RAMINELLI, R.;WANDERLEY, M. R.. Entre a lealdade e a rebeldia: a comunicação política entre os colonos da vila de São Paulo de Piratininga e a Coroa Portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Jucá de Sampaio

SAMPAIO, Antonio Carlos Jucá de; RAMINELLI, R.; Borrego, Maria Aparecida. Uma cidade em mutação: conformação e conflito, de descobrimento do ouro à formação da teia mercantil reinol na São Paulo Setecentista (1721-1797). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Bicalho, Maria Fernanda B.; RAMINELLI, R.; Wanderley, M. da R. Entre a Lealdade e a Rebeidia: a comunicação política entre os colonos da vila de São Paulo de Piratininga. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Ronald José Raminelli

Lealdade em construção: A (re)inserção de São Paulo nas malhas administrativas do Império português (1641-1698; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronald José Raminelli;

Ronald José Raminelli

De sertanistas das matas a eruditos da história: História paulista como reação à perda da hegemonia na São Paulo do século XVIII; 2021; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronald José Raminelli;

Ronald José Raminelli

Os Bandeirantes e a questão da identidade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu Em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronald José Raminelli;

Ronald José Raminelli

Os paulistas e as confrontações sociais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronald José Raminelli;

Produções bibliográficas

  • DARIO FILHO, LUIZ PEDRO ; Segurança jurídica no ultramar: Domingos Jorge Velho, Conselho Ultramarino e o contrato de guerra aos Palmares. HISTÓRIA UNICAP , v. 6, p. 291-308, 2019.

  • 2016 As Minas de Paranaguá e a Restituição da Companhia de Jesus a São Paulo (1649-1653). ARS HISTORICA , v. 13, p. 93-111, 2016.

  • 2016 Dos conflitos internos às guerras nos sertões: a restituição do colégio jesuítico em São Paulo e a entrada paulista na Guerra dos Bárbaros (1653-1660). Revista Escrita da História , v. 3, p. 46-75, 2016.

  • A historiografia bandeirante e o pensamento evolucionista.. In: Márcia Maria Menendes Motta; Alan Dutra Cardoso; Sarah Vanessa Santos Correia; Vanessa Costa Ferreira. (Org.). Diálogos com a História 2. 1ed.Niterói: PPGHistória-UFF, 2016, v. 1, p. 84-95.

  • Da guerra interior à guerra exterior: os levantes tapuias e as suas possibilidades para os colonos de São Paulo (1653-1660). In: VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - UERJ, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas, 2015. p. 1830-1839.

  • Os bandeirantes paulistas e o mundo atlântico moderno: circularidades atlânticas e suas influências na vila de São Paulo do século XVII. In: IX Jornada Discente de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado - UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais da IX Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2014. p. 76-86.

  • DARIO FILHO, L. P. ; A lenda negra bandeirante e seus reflexos sociopolíticos. In: Semana de História Política / Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017, Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017. p. 264.

  • A historiografia bandeirante e o pensamento evolucionista: a contribuição de Alfredo Ellis Júnior. In: 3ª Semana de História da UFF, 2015, Niterói. Caderno de Resumos 3ª Semana de História da UFF, 2015. p. 70-71.

  • Da guerra interior à guerra exterior: os levantes tapuias e as suas possibilidades para os colonos de São Paulo (1653-1660). In: X Semana de História Política / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos / X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015. p. 309-310.

  • Os bandeirantes paulistas e o mundo atlântico moderno: circularidades atlânticas e suas influências na vila de São Paulo do século XVII. In: IX Jornada Discente de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado - UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da IX Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2014.

  • Os bandeirantes paulistas e o conceito de grupo étnico. In: 2ª Semana de História da UFF, 2013, Niteroi. Caderno de Resumos 2ª Semana de História da UFF, 2013.

  • Historiografia paulista: entre tradição e as novas perspectivas. In: Visões do Ultramar: III Seminário de Graduandos em História Moderna, 2012, Niterói. Caderno de Resumos Visões do Ultramar, 2012.

  • Segurança jurídica no ultramar: Domingos Jorge Velho, Conselho Ultramarino e o contrato de guerra aos Palmares (1687-1698). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A lenda negra bandeirante e seus reflexos sociopolíticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Domingos Jorge Velho e o quilombo dos Palmares: da guerra armada à guerra escrita (1687-1698). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A historiografia bandeirante e o pensamento evolucionista: a contribuição de Alfredo Ellis Júnior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Domingos Jorge Velho e a lealdade bandeirante: o caso do quilombo dos Palmares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Da guerra interior à guerra exterior: os levantes tapuias e as suas possibilidades para os colonos de São Paulo (1653-1660). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Os bandeirantes paulistas e o mundo atlântico moderno: circularidades atlânticas e suas influências na vila de São Paulo do século XVII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Entre colonos e jesuítas: caminhos e descaminhos da sociedade paulista até meados do século XVII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Os bandeirantes paulistas e o conceito de grupo étnico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Entre a lealdade e a rebeldia: a comunicação política entre os colonos da vila de São Paulo de Piratininga e a Coroa portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Historiografia paulista: entre tradição e as novas perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A dinâmica da política imperial na periferia do Império português: O bandeirante Domingos Jorge Velho e o Quilombo dos Palmares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense. , Campus do Gratoatá, s/n, 24000-000 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (021) 24000000

Experiência profissional

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2017 - 2021

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

2015 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

2019 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Ofertou a disciplina "Historiografia de São Paulo colonial: da tradição às novas perspectivas" na graduação do curso de História.