Luciane Karvat

Enfermeira Especialista em Enfermagem do Trabalho (2009). Atualmente professora do curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho . Tem como principais linhas de pesquisa a Saúde do Trabalhador, Saúde Coletiva e Saúde do Idoso.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2008 - 2009

INstituto Brasileiro de Pós Graduação e Extenção
Orientador: Gerson Joni Fischer

Graduação em Graduação em Enfermagem

2005 - 2008

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE
Orientador: Elke Thiessen Juliano

Formação complementar

2009 - 2009

Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

2009 - 2009

Inplicações Eticas em Enfermagem e Bioética. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

2007 - 2007

Alterações e Intervenções Associadas ao Envelhecim. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

2007 - 2007

Distúrbios Emocionais e Comportamentais do Cliente. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

2007 - 2007

Quimioterapia: atualizando o saber e o fazer do en. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

2007 - 2007

Ações Governamentais em Políticas Públicas de Saúd. (Carga horária: 30h). , Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Semana de Qualificação Pedagógica. 2010. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. 2007. (Congresso).

I Seminário Sobre Tratamento de Feridas do Hospital Erasto Gaertner. 2007. (Seminário).

IV ENEPE - Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão das Faculdades Pequeno Principe. 2007. (Encontro).

IV Seminário de Cuidado Humano em Enfermagem. 2006. (Seminário).

IV Seminário de Cuidado Humano em Enfermagem.O Cuidado de Enfermagem a Adolescentes em uso de Quimioterápicos. 2006. (Seminário).

Reciclagem em Quimioterapia.Reciclagem em Quimioterapia. 2005. (Oficina).

II ENEPE - Encontro de Ensino Pesquisa e Extenção do Instituto de Ensino Superior Pequeno Principe. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • KARVAT, Luciane. ; JULIANO. E.T. . O cuidado do enfermeiro no desenvolvimento do autocuidado do idoso diabético. Correio do Contestado, Papanduva, 14 jan. 2009.

  • KARVAT, Luciane. ; BUENO, C. F. ; Bueno, D.F. ; ZAGONEL, I.P.S. ; PUSCH, A.C.F. ; VOISKI, R.O. . O cuidado de enfermagem ao idoso com AVC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KARVAT, Luciane. ; Silva. af ; PUSCH, A.C.F. ; VEIGA, E.R. ; ZAGONEL, I.P.S. . O cuidado de enfermagem a adolescentes em uso de quimioterápicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

KARVAT, Luciane. . Segurança do Trabalho. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Enfermagem do Trabalho).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Reciclagem e sustentabilidade: a qualidade da saúde dos catadores de lixo urbano, Descrição: A motivação para a realização dessa pesquisa está focada em trabalhadores que realizam a atividade de catar e reciclar o lixo urbano e que utilizam essa prática para sua sustentabilidade, sendo que, muitas vezes desconhecem os riscos que seu trabalho pode trazer a sua saúde. Para a efetivação da pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico e os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos catadores de lixo possui condições de vida muito precária, baixa escolaridade, e sofrem diariamente com o olhar de reprovação que a sociedade exerce sobre eles, conseqüentemente sofrem com a exclusão social e a falta de apoio governamental. Dessa forma ficam expostos a vários riscos de origem física, química, biológica e mecânica, portanto, cabe aos enfermeiros do trabalho e demais profissionais de saúde alertar e orientar essa população, quanto à manutenção da saúde associada ao seu ambiente de trabalho, além de conscientizar a toda a sociedade que o catador de lixo é um importante e necessário elemento no ciclo da reciclagem e desenvolvimento econômico. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Karvat - Coordenador / Gerson Joni Fischer - Integrante.

  • 2008 - 2008

    O cuidado do enfermeiro no desenvolvimento do autocuidado do idoso diabético, Descrição: A pesquisa tem como objetivo desvelar como o idoso diabético realiza o autocuidado conforme as orientações da equipe de enfermagem. Estudo de abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa-cuidado, realizado com dez idosos acima de 60 anos de uma Unidade Municipal de Saúde do Município de Curitiba-PR. Foi utilizado para a coleta dos dados entrevista semi-estruturada após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Diante do apresentado, observa-se a necessidade da mudança do cuidado com pacientes idosos. A assistência de enfermagem deve criar condições que possibilitem ao paciente idoso manter e implementar o autocuidado no tratamento do diabetes, levando em consideração a individualidade de cada paciente, para que os mesmos adquiram maior independência e convivam junto a seus familiares da melhor maneira possível dentro das suas limitações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Luciane Karvat - Coordenador / Elke Thiesen Juliano - Integrante.

  • 2007 - 2007

    O cuidado de enfermagem a idosos com AVC, Descrição: O envelhecimento tem vencido os desafios, sendo em alguns momentos, discriminado e às vezes valorizado pela sociedade em geral. É um processo natural e pessoal da vida humana e traz muitas modificações biopsicosociais que alteram o homem com o meio em que ele está inserido. Para a realização desse estudo optamos pela metodologia qualitativa por meio do método exploratório-descritivo.Os sujeitos escolhidos para nosso estudo foram idosos acima de 65 anos de idade, ambos os sexos, que vivem em casa de repouso. Foi incluído um paciente interno da casa de repouso com menos de 65 anos, com AVC, por considerarmos pertinentes suas expressões sobre a situação vivida. Assim, a amostra totalizou 6 sujeitos. O estudo foi realizado em casas de repouso para idosos, localizadas em Curitiba. Para a análise das informações foi utilizado a análise de conteúdo de Turato (2003), Nosso estudo abordou e respeitou os aspectos éticos propostos na Resolução 196/96 que envolve seres humanos (BRASIL, 1996). Os sujeitos do estudo receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para optar em participar do estudo.Diante disso, nos deparamos com a necessidade da mudança do cuidado idoso, principalmente do idoso que encontra-se em asilos, esquecidos e muitas vezes enfermo , sendo um grande desafio para a enfermagem gerontológica, trabalhar com idosos atendendo a todas as suas necessidades biopsicossociais, respeitando a especificidade e a individualidade de cada um contribuindo assim, para o aprimoramento de técnicas e cuidados específicos a essa população. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Karvat - Coordenador / Caroline Freitas Bueno - Integrante / Daniele Freitas Bueno - Integrante / Ariana Caroline Freire Pusch - Integrante / Ruth Oliveira Voiski - Integrante / Ivete Palmira Sanson Zagonel - Integrante.

  • 2006 - 2006

    O cuidado de enfermagem a adolescentes em uso de quimioterápicos, Descrição: A motivação para a realização desse trabalho está focada em adolescentes que possuem algum tipo de câncer e se submetem ao tratamento de quimioterápicos, pois essa doença tem alta prevalência e impacto social, além de estar associada à dor, sofrimento e morte. Afeta o adolescente e toda a sua família, tem sua vida transformada pelos tratamentos e conseqüências impostas pela doença, podendo levá-los a um processo de desintegração familiar e principalmente social. A quimioterapia é uma forma de tratamento do câncer e afeta de maneira geral o adolescente, pois o afasta de sua rotina, amigos, escola, família e o prende em um tratamento rígido e doloroso fazendo-o sentir-se impotente aumentando sua insegurança, ameaçando sua integridade e alterando a sua aparência, que nesta fase faz parte da identidade do adolescente. O presente estudo buscou responder a seguinte questão: Qual o impacto do uso de quimioterápicos entre adolescentes? Como objetivos delineamos: desvelar entre os adolescentes como percebem o tratamento quimioterápico ao vivenciar o câncer nessa fase da vida; estabelecer as necessidades de cuidado durante o tratamento quimioterápico, a partir de suas expressões; propor estratégias de cuidado de enfermagem ao adolescente que levem em consideração as necessidades apontadas. Para a realização desse estudo optamos pela metodologia qualitativa através do método exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada em dois hospitais da cidade de Curitiba. O primeiro é o maior complexo hospitalar exclusivamente pediátrico do Sul do Brasil. O segundo hospital é uma das Unidades Operacionais da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, em funcionamento desde 1972. Os sujeitos foram adolescentes de 10 a 19 anos de idade, com algum tipo de câncer e que são submetidos ao tratamento quimioterápico. Para a coleta das informações foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Para a análise das informações utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (1997), inclui três etapas. . . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Karvat - Coordenador / Ariana Caroline Freire Pusch - Integrante / Ruth Oliveira Voiski - Integrante / Ivete Palmira Sanson Zagonel - Integrante / Aretha Frrancisca da Silva - Integrante / Eliane Regina Veiga - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

Instituto São Gabriel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

2010 - Atual

Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de várias disciplinas para o curso técnico em enfermagem do trabalho.

2009 - Atual

Colégio Rui Barbosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2008 - 2009

INstituto Brasileiro de Pós Graduação e Extenção

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: ...

2007 - 2008

Programa de Aprimoramento Profissional - PROFICIÊNCIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

2007 - 2007

Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

2007 - 2007

Clinica Los Angeles

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

2006 - 2006

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: ...