Rafael Gonzaga de Macedo

Licenciado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010), local em que atuou como bolsista no Centro Cultural Martha Watts, exercendo a função de auxiliar na restauração de documentos e na composição e montagem de exposições de obras artísticas do Museu e também da cidade; nessa Universidade atuou também como bolsista junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular (NEPEP). Entre 2009 e 2010 foi contemplado com bolsa de iniciação cientifica FAPESP junto ao projeto ?Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring?, sob orientação da Profa. Dra. Valéria Alves Esteves Lima. Obteve o título de mestrado e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o mestrado (2014) com a dissertação de mestrado intitulada ?PAUL HARRO-HARRING: visualidade melancólica da escravidão no Rio de Janeiro ? 1840? e, o doutorado (2019) com a tese Arte africana: invenções em que se debruça sobre os olhares modernistas sobre as diversas expressões plásticas africanas. Tem experiência na área de história, com ênfase em História da Arte africana no século XX, também participa de conselhos municipais da cidade de Piracicaba. Atualmente é docente na área de história junto aos Cursos de História, Música e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Metodista de Piracicaba.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2015 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Invenções: arte africana
Maria Antonieta Martines Antonacci. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História da Arte; Carl Einstein; Agnaldo Manoel dos Santos; Leo Frobenius; Primitivismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em História

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: PAUL HARRO-HARRING: visualidade melancólica da escravidão - 1840,Ano de Obtenção: 2014
Maria Antonieta Martines Antonacci.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Harro-Harring; Viajantes; romantismo; escravidão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estudos Visuais. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Graduação em História

2007 - 2010

Universidade Metodista de Piracicaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

Extensão universitária em PEDAGOGIA FREINET: VIDA E CIDADANIA NA ESCOLA. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos Visuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACEDO, R. G. . Jornadas Historiográficas do Curso de História - UNIMEP - Denegações da História. 2017. (Outro).

MACEDO, R. G. ; RIBEIRO, R. D. P. ; LIMA, V. A. E. ; CAMILOTTI, V. C. ; SIQUEIRA, U. . Viagem de estudos: Rio - cidade-paisagem. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Ciclo de Cinema do Projeto RI/UNIMEP.Roda de Conversa sobre a Primavera Árabe. 2018. (Outra).

III Encontro de psicologia e fenomenologia de Campinas e região. Corpo da imagem. 2018. (Congresso).

15 Semana de Museus - IBRAM.Arte Primitiva: entre curadoria e educação. 2017. (Encontro).

Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História.Expressões da estética barroca nas Minas Setecentistas. 2017. (Outra).

Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep.História da Arte Africana. 2017. (Outra).

III Colóquio Internacional da ADHILAC Brasil. Agnaldo Manoel dos Santos - imagens em performances. 2016. (Congresso).

Seminário de Pesquisa e Ensino do Curso de História.Olhares sobre as Áfricas. 2016. (Seminário).

XVII Semana de História da Univás.Questão Racial e Gênero I: 'Arte em Yorùbá: imagens em performances'. 2016. (Seminário).

Existe uma História da Arte Global?. 2014. (Encontro).

I Encontro Internacional de Estudos da Imagem (I Enimagem).Escravidão, Povo e Nação no olhar de Paul Harro-Harring. 2013. (Encontro).

VII Seminário Nacional do Centro de Memória UNICAMP (CMU) ? Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades..Liberdade e melancolia: visões de um revolucionário sobre a escravidão no Brasil. 2012. (Seminário).

VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari. Paul Harro-Harring e revolução: correlações possíveis.. 2011. (Congresso).

8ª Mostra Acadêmica. Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring. 2010. (Congresso).

XX Encontro Regional de História.Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring. 2010. (Encontro).

?DELEUZE: PROVOK-ACOES A EDUCACAO?. 2009. (Seminário).

7ª Mostra Acadêmica da UNIMEP.. 2009. (Seminário).

V Semana de Estudos Históricos do Curso de História da UNIMEP. 2009. (Seminário).

6ª Mostra Acadêmica da UNIMEP.. 2008. (Seminário).

IV Semana de Estudos Históricos do Curso de História da UNIMEP. 2008. (Seminário).

5ª Mostra Acadêmica da UNIMEP.. 2007. (Seminário).

III Semana de Estudos Históricos do Curso de História da UNIMEP. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Muniz

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Caminhos e descaminhos da política externa estadunidense. A questão do fundamentalismo islâmico - Al Qaeda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Eliza Nogueira Antunes

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Ruanda. Uma reflexão acerca do genocídio de 1994. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Guilherme Teixeira

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Santa Sé e as relações internacionais - 1939-1945. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Karin Larissa Munhoz

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Antissemitismo "Mascarado" e imigração no governo Vargas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Luan Fernando Lemos Perna

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Histórias em quadrinhos e a Guerra Fria - Representações das relações internacionais estadunidenses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Mayumi Suguikawa Alencar

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Japão e as relações internacionais no pós-Segunda Guerra Mundial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: André Henrique Biso Lima

RIBEIRO, R. D. P.;MACEDO, R. G.. As bombas atômicas e a Segunda Guerra Mundial. Política estadunidense e as relações internacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Camila Sandalo Broggio

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. Terceiro Reich e Cinema - 1930-1940. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Karen Roberta de Souza Miamoto

RIBEIRO, R. D. P.;MACEDO, R. G.. Desdobramentos da Revolução Islâmica - Irã, 1979. Impacto na política internacional no século XX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Thais Mercadante Neves

MACEDO, R. G.; RIBEIRO, R. D. P.. África do Sul e Guerra Fria: a política do Apartheid. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nirlene Nepomuceno

Antonacci, M. Antonieta; NEPOMUCENO, B.; BAITELLO JUNIOR, N.. A invenção da arte africana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Enio Jose da Costa Brito

ANTONACCI, M. A. M.;BRITO, E. J. C.; LIMA, V. A. E.. Paul Harro-Harring: visualidade melancólica da Escravidão do Rio de Janeiro-1840. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Enio Jose da Costa Brito

BRITO, Ê.J.C.; ANTONACCI, M. A. M.; NEPOMUCENO, N.; BATELLO JUNIOR, N.; LIMA, V. A. E.. Invenções: arte africana. 2019. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Valéria Alves Esteves Lima

ANTONACCI, M. A.; BRITO, E. J. C.;LIMA, V. A. E.. Paul Harro-Harring: visualidade melancólica da escravidão no Rio de Janeiro - 1840. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Valéria Alves Esteves Lima

ANTONACCI, M. A.; BRITO, E. J. C.; NEPOMUCENO, N.; BAITELLO JR., N.;LIMA, V.A.E.. Invenções: arte africana. 2019. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Virgínia Célia Camilotti

História da Historiografia I; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Virginia Célia Camilotti;

Maria Antonieta Martines Antonacci

Paul Harro-Harring: visualidade melancólica da escravidao no Rio de Janeiro - 1840; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Antonieta Martines Antonacci;

Valéria Alves Esteves Lima

Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Valéria Alves Esteves Lima;

Valéria Alves Esteves Lima

Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Valéria Alves Esteves Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACEDO, R. G. . Encruzilhadas: as artes negras e as vanguardas artísticas europeias. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 1, p. 38-55, 2017.

  • MACEDO, R. G. ; RIBEIRO, R. D. P. . Quando as estátuas vivem. Revista de Educação do COGEIME , v. 9, p. 25-43, 2016.

  • MACEDO, R. G. . Negerplastik: a invenção da arte africana. Projeto História (PUCSP) , v. 56, p. 408-421, 2016.

  • MACEDO, R. G. . Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring.. CADERNOS DE HISTÓRIA (UFOP. MARIANA) , v. IV, p. 40-65, 2012.

  • MACEDO, R. G. ; PEREIRA, F. ; AQUINO, N. . Afreaka - África sem estereótipos - Livro de atividades. 1. ed. São Paulo: Afreaka, 2017. v. 4. 42p .

  • MACEDO, R. G. . Arte para Exu. Afreaka, Afreaka, 15 nov. 2016.

  • MACEDO, R. G. . Osborne Macharia: Photography as hope. Afreaka, Site e redes sociais, 11 nov. 2016.

  • MACEDO, R. G. . A Indústria do Holocausto. Revista PET, Araraquara-SP, p. 35 - 37, 01 mar. 2010.

  • MACEDO, R. G. . Resenha - Memórias do subsolo - Fiódor Dostoievski. Revista PET, Araraquara-SP, p. 68 - 69, 01 mar. 2010.

  • MACEDO, R. G. . A discriminalização das drogas. Revista PET farmácia, Araraquara, SP, p. 31 - 40, 10 ago. 2009.

  • MACEDO, R. G. . Corpo africano 'gramática' do cosmos. Projeto Afreaka, http://www.afreaka.com.br.

  • MACEDO, R. G. . Na ruína, uma flor ? Estética e Graffiti nos combates pela cidade. Projeto AFREAKA -.

  • MACEDO, R. G. . Cultura afro-brasileira na galeria de arte: ?objeto/oriki: corpus e habitus = arte?. Projeto Afreaka, Site e Redes Sociais.

  • MACEDO, R. G. . Expedição punitiva ao Benim de 1897. Projeto Afreaka, Site e redes sociais.

  • MACEDO, R. G. . Osborne Macharia: a fotografia como esperança. Afreaka -, Site e redes sociais.

  • MACEDO, R. G. . O Antigo Egito e a África Negra. Projeto Afreaka, Site e redes sociais.

  • MACEDO, R. G. . Escravidão, Povo e Nação no olhar de Paul Harro-Harring. In: I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina. IV - ENEIMAGEM - Anais 2013, 2013.

  • MACEDO, R. G. . Agnaldo Manoel dos Santos ? imagens em performances. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC-BRASIL, 2017, São Paulo. RUPTURAS E CONTINUIDADES NA DINÂMICA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE: ATÉ O SÉCULO XXI, 2016. p. 74.

  • MACEDO, R. G. . Liberdade e Melancolia: visões de um revolucionário sobre a escravidão no Brasil. In: VII Seminário Nacional Centro de Memória-UNICAMP, 2012, Campinas. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas: Centro de Memória Unicamp, 2012. p. 232-232.

  • MACEDO, R. G. . PAULO HARRO-HARRING E A REVOLUÇÃO: CORRELAÇÕES POSSÍVEIS. In: VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011, CAMPINAS. Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011.

  • MACEDO, R. G. . O corpo da imagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, R. G. . 'Arte Primitiva': entre curadoria e educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, R. G. . Arte yorùbá: entre curadoria e educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. . Expressões da estética barroca nas Minas Setecentistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, R. G. . Questão Racial e Gênero I: 'Arte em Yorùbá: imagens em performances'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, R. G. . Olhares sobre as Àfricas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. . Agnaldo Manoel dos Santos: das muitas africas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. . Liberdade e melancolia: visões de um revolucionário sobre a escravidão no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. . Paul Harro-Harring e revolução: correlações possíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. ; LIMA, V. A. E. . Usos e Funções da Imagem: As aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, R. G. ; LIMA, V. A. E. . Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACEDO, R. G. . CECAFRO ( Centro de Estudos Africanos e da Diáspora) 2012 (Grupo de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACEDO, R. G. . Conselho de Turismo de Piracicaba. 2018.

MACEDO, R. G. . Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. 2017.

MACEDO, R. G. ; RIBEIRO, R. D. P. ; LIMA, V. A. E. ; CAMILOTTI, V. C. ; SIQUEIRA, U. . Rio - cidade-paisagem. 2016; Tema: Blog com o roteiro de uma viagem de estudos. (Blog).

MACEDO, R. G. . Estudos Visuais. 2014; Tema: A CULTURA VISUAL MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM PERSPECTIVA. (Blog).

MACEDO, R. G. . Arte africana: introdução ao universo estético da África. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, R. G. . Membro Representante pela UNIMEP no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. 2017. (Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba - CODEPA).

MACEDO, R. G. . Demiurgos da forma. 2018. Escultura.

RIBEIRO, R. D. P. ; LIMA, V. A. E. ; MACEDO, R. G. . Minas barroca - Ouro Preto e Mariana. 2017 (Viagem de Estudos do Curso de História).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    (R)EXISTÊNCIA DAS ÁFRICAS EM PIRACICABA ? 1820-1850, Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica, em diálogo com a produção historiográfica acerca da escravidão das duas últimas décadas, pretende se debruçar sobre documentos (materiais manuscritos como inventários post-mortem, processos-crime, ações de liberdade, correspondência policial, atas oficiais da câmara, etc.) criados entre 1820 a 1850 e que estão depositados no Centro Cultural Martha Watts e no Arquivo Municipal da cidade, para compreender e analisar de que forma essas tradições culturais africanas foram percebidas, vividas e representadas por escravizados, pessoas livres e autoridades da cidade de Piracicaba. Para isso, pretendemos, por meio de uma leitura ?a contrapelo?, catalogar dados como origem, etnia, gênero e idade dos escravizados de origem africana. Traçar, quando possível, sua trajetória de vida e também procurar rastros que nos levem a uma cartografia dos possíveis espaços de socialização nos quais tais tradições podem ter existido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Gonzaga de Macedo - Coordenador / Cinthia Simoes de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    Usos e Funções da Imagem: as aquarelas brasileiras de Paul Harro-Harring, Descrição: Projeto de Iniciação Científica com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que teve como objeto de estudo a análise histórica e iconográfica das aquarelas brasileiras do pintor e jornalista dinamarquês Paul Harro-Harring (1798-1870), nomeadamente daquelas que abordam o tema da escravidão no Brasil, no final da primeira metade do século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Gonzaga de Macedo - Integrante / Valéria Alves Lima Esteves - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11

Outras informações:
Profssor de História Antiga e História Medieval Professor de Arte e Tecnica I e II (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) Professor de História da Arte Contemporânea (Licenciatura em Música)

Atividades

  • 03/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, .,Cargo ou função, Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do Diretório Central dos Estudantes da Unimep - Piracicaba.

  • 06/2008 - 01/2009

    Estágios , Faculdade de Filosofia, História e Letras, .,Estágio realizado, Centro Cultural Martha Watts/IEP.

  • 03/2008 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, .,Cargo ou função, Presidente do Centro Acadêmico "Ernesto Cheguevarra" de História.

  • 03/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, .,Cargo ou função, Representante discente do Conselho de Curso de Graduação de História.

2011 - Atual

CURUMIM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

2019 - Atual

COLEGIO SALESIANO DOM BOSCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 21