Vera Rudge Werneck

Doutorado em filosofia pela universidade Gama Filho (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963) e possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1959), graduação em Formação de psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), graduação em Orientação educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e outro (especifique) - Colégio Padre Antônia Vieira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, cultura e educação, processos históricos e culturais da educação e valores.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em filosofia

1988 - 1988

Universidade Gama Filho
Título: Uma Teoria da Educação para o Brasil fundamentada na Fenomenologia de Husserl
Orientador: Ana Maria Moog Rodrigues

Mestrado em Filosofia

1963 - 1963

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Ideologia na Educação um Estudo sobre a interferência da Ideologia na Educação,Ano de Obtenção: 1963
Orientador: Creusa Kapalbo

Graduação em Orientação educacional

1963 - 1963

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Graduação em Formação de psicólogos

1958 - 1961

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Ensino Médio. 2015. (Outra).

IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015. (Outra).

IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola. 2015. (Outra).

IV Colóquio - Política e Educação: o caso do Plano Nacional de Educação. 2015. (Outra).

VI Colóquio - Educação e CUltura. 2015. (Encontro).

12ª Conferência internacional sobre representações sociais eIV Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais. As representações sociais e a religião. 2014. (Congresso).

1º Colóquio - Refelxão sobre o futuro da avaliação e ética no contexto da produção científica. 2014. (Outra).

Colóquio de Fenomenologia e Enfermagem.Interfaces filosóficas e teóricas da fenomenologia e sua contribuição para o saber em saúde e para o cuidado de enfermagem. 2014. (Simpósio).

II Colóquio - Enem: teoria e prática. 2014. (Simpósio).

I Seminário Educacional Rede Sagrado. 2013. (Seminário).

VIII SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação.A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania. 2013. (Simpósio).

VII Seminário Internacional: As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidadede.A rede educativa como agente de transformação social. 2013. (Seminário).

V Simpósio Internacional em educação e Filosofia.Poética e Política x Educação e Cultura. 2013. (Simpósio).

10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pesquisa em Pós-graduação em Educação e Culturas. 2011. (Encontro).

VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporanidade.A Função Pedagógica da Cultura: A Cultura como parte da Rede Educativa. 2011. (Seminário).

VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED.Nativos Digitais: uma nova era da educação contemporânea. 2011. (Simpósio).

III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Metodologia e Pesquisa Científicas no Ensino Médio. 2010. (Congresso).

XVI Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto.Educação, Saúde, Trabalho e Valores. 2010. (Outra).

Aula Magna do Curso de Pedagogia e Aula Inaugural.O Valor de uma Faculdade de Educação no contexto da Baixada Fluminense. 2009. (Outra).

Cerimônia de Abertura da Universidade da Terceira Idade.Sensibilidade na Educação: a intelectualidade na terceira idade. 2009. (Outra).

I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de paises e comunidades da Língua Portuguesa. A contribuição da fenomenologia para o processo de emancipação da pessoa. 2009. (Congresso).

II Semana do CTH - Pensamento em Diálogo.A importãncia da reflexão filosófica na foramção docente. 2009. (Outra).

VIII Workshop de Educação e III Semana Pedagógica da Coordenadoria Regional 19 - Metropolitana I. Valores e Educação. 2009. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Diversidade - Igualdade e Educação: A questão da avaliação. 2009. (Congresso).

Simpósio sobre Ensino - Aprendizagem no contexto clínico e escolar.A vivência da normalidade e a capacidade de superação. 2008. (Simpósio).

VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e no III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas - CIAVE. As diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia e a formação da sensibilidade do educador. 2008. (Congresso).

II Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação CPGE - Centro.O Papel da Tecnocultura na Constituição da Subjetividade da Juventude. 2007. (Simpósio).

IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: políticas e actores. A cultura como fonte de educação não formal. O papel da tecnocultura. 2007. (Congresso).

Programa de Formação Continuada SEEDUC/AVSI - Acompanhar o desejo de crescer: a relação educativa na escola.O que significa educar.. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Universidade e a cultura: um estudo sobre a relação entre as práticas pedagógicas e as produções culturais. 2007. (Encontro).

La influencia del cientificismo en la educación de Brasil.XIV Jornadas Argentinas de História de la Educación. 2006. (Outra).

A urgência da filosofia.A necessidade da filosofia no panorama contemporâneo. 2005. (Outra).

Programa de edicação médica continuada.A questão do fracasso escolar sob a ótica pedagógica. 2005. (Seminário).

Semana da Educação: Educação e contemporaneidade.Infância e Educação: Produção de saberes e valores. 2005. (Simpósio).

VII Encontro de Pesquisa e Educação da região sudeste.A relação Cultura e Educação. 2005. (Encontro).

VI Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Fundamentos Teóricos para a avaliação dos currículos. 2004. (Outra).

11º seminario nacional de pesquisa em enfermagem.considerações a cerca do valor dado perlas mães à amamentação. 2001. (Outra).

1º Encontro sobre Avaliação.Avaliação numa perspectiva holística. 2001. (Encontro).

1º Forum de subjetividade da UERJ.educação e sensibilidade. 2001. (Outra).

1º semana científica da enfermagem.Enfermagem sociedade e valores. 2001. (Outra).

4º Jornada Nacional de História da Enfermagem.Considerações acerca do valor dado pelas mães à amamentação na 4º Jornada Nacional de História da Enfermagem. 2001. (Outra).

53º congresso brasileiro de enfermagem. amamentação: uma valor em questão ou uma questão de valor?. 2001. (Congresso).

Palestra: Agenda Cultural da Coordenação Regional Metropolitana I.Escola que vale: Avelha e a Nova Questão da Avaliação. 2001. (Outra).

Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Biomédicas do Curso de Graduação em Medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos.Na mesa redonda sobre o Projeto Genoma. 2001. (Outra).

6º Congresso Brasileiro de Filosofia. Cultura em Miguel Reale. 1999. (Congresso).

Palestra.Educação e Sensibilidade. 1999. (Outra).

Twentieth World Congress of Philosophy. Valeur e Culture. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nathalia Quintella Suarez Mouteira

WERNECK, V. R.; OLIVEIRA, C. E. R.; ANTUNES, K. C. V.. O atendimento ao aluno surdo no ensino superior: um estudo de caso em uma faculdade particular do município de Teresópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Marcos Antonio Almeida de Araújo

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; RAMOS, L. M. P. C.. O ensino fundamental como perspectiva de vida: Escola Muniicpaç Dr. Radamés Marzullo - Vila Inca. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Roberta Ramos Brand

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; ALVES, V. H.. A avaliação como prática docente em estágio supervionado em enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria Elisa Russel Prates

WERNECK, V. R.; OLIVEIRA, C. E. R.; RAMOS, L. M. P. C.. O aluno e sua representação social da disciplina sociologia em duas escolas do município de Petrópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Sirlene Marques Pereira

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; RAMOS, L. M. P. C.. Os valores apreendidos pela rede educativa: o caso da escala paroquial Bom Jesus. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ana Maria Moreira Fragoso

WERNECK, V. R.. Avaliação do Código de Ética: direitos e deveres do corpo discente do Colégio Pedro II. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

Aluno: João Ricardo de Oliveira Ventura

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; RAMOS, L. M. P. C.. As escolas paroquiais conveniadas com a prefeitura de Petrópolis: O ensino religioso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria Inês Damasceno de Souza

WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; DANGELO, B.. Ensino da Religião, uma aventura hodierna e desafiadora. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: VALÉRIA TELLES DA CUNHA

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; RAMOS, L. M. P. C.. Exame da Ordem: a importância das avaliações da OAB e do MEC para o aluno da Universidade Católica de Petrópolis. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Magda Copello

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; GRINSPUN, M. P. S. Z.. A influência do sentido de vida do professor no exercício do magistério. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Jorge Luis Estrela

WERNECK, V. R.; SEGENREICH, S. C. D.; NEVES, A. M. C.. O Curso de Direito Civil da Universidade Católica de Petrópolis: o referencial do MEC versus o referencial da OAB. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Sandra Cristina Motta Bortolotti

EARP, M. L. S.;WERNECK, V. R.; MELLO, M. B.. O lugar e o espaço na Educação Infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carlo Pagani

VASCONCELOS, M. C. C.;WERNECK, V. R.; SCHIAVO, C.. A imigração italiana no Rio de Janeiro e em Petrópolis e a educação para os filhos dos imigrantes (1875-1920). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Marlene Borges da Silva

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; RAMOS, L. M. P. C.. A representação social do ensino religioso de alunos da escola estadual Yonne Maria Siqueira Andrade. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Márcia Freitas Diaz

WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; GRINSPUN, M. P. S. Z.. A consciência da hierarquia de valores nos profissionais do magistério da área do Direito Penal. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Cláudia Elizangela Barbosa dos Santos Almeida

VARGAS, S. M.;WERNECK, V. R.; FANTINATO, M. C. C. B.. Alunos idosos na EJA: a importância da família e dos grupos de convivência no processo de escolarização. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Marcelle Castellano

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; AQUINO, L. M. M. L. L.. A questão do valor nas práticas pedagógicas da educação infantil em uma escola municipal de Juiz de Fora. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Mychelyne Barros Costa Ferreira

WERNECK, V. R.; GRINSPUN, M. P. S. Z.; FARIA, L. C. M.. Culturas Juvenis e Valores no Marco da Pós-modernidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Fátima Queiroz de Oliveira

WERNECK, V. R.; GRINSPUN, M. P. S. Z.; FARIA, L. C. M.. Juventude, Tecnologia e Educação: perspectivas para o ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Carlos Leal Gastão

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; BARROS, J. C. D.. A representação social da música clássica pelo jovem de Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Claudia de Sá Pessanha

WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; RAMOS, L. M. P. C.. A identidade do Colégio Santa Isabel em Petrópolis e a Filosofia da Educação de Jacques Maritain: uma possível relação. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria das Graças Tavares Monteiro

WERNECK, V. R.; EARP, M. L. S.; SILVA, A. C.. Inclusão escolar: percepções e práticas docentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Isli Melanie Ganhoto Gabrich

WERNECK, V. R.; DUARTE, C. Z. C. G.; GRINSPUN, M. P. S. Z.. Um estudo sobre a influência da leitura literária na redação dos alunos de Ensino Médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Cláudio Antônio Hirle Lima

WERNECK, V. R.; DUARTE, C. Z. C. G.; BERKENBROCK, V. J.. Um estudo sobre os valores da educação adventista em três escolas do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Cleber Luciano Silva Nascimento

WERNECK, V. R.; DUARTE, C. Z. C. G.; RAMOS, L. M. P. C.. A motivação para aprendizagem de adolescentes de uma escola pública estadual de Ensino Médio integrado do Rio de Janeiro - RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Christianne Reis de Souza Lara

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; ALVES, V. H.. A educação do idoso como fator de melhoria de sua sáude: um estudo sobre uma experiência do ESF Machado Fagundes em Cascatinha Petrópolis. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Sandra Simeão de Oliveira

WERNECK, V. R.; DUARTE, C. Z. C. G.; FERNANDES, A. H.. Bullying Escolar: discutindo a percepção de escolas no Município de Juiz de Fora - MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: MÕnica Fontes Simeão

WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; RAMOS, L. M. P. C.. A interferência da mídia na comunidade carente do Caxambú no município de Petrópolis. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: MARIA INEZ ALVARENGA

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; PERNAMBUCO, D. L. C.. O "catador de papel" em Juiz de Fora e a sua identidade: um olhar focado na sua alto representação social. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

WERNECK, V. R.; VASCONCELOS, M. C. C.; FARIA, L. C. M.. Canto orfeônico e as representações sociais na Era Vargas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Vanessa dos Santos Novais

WERNECK, V. R.; DUARTE, C. Z. C. G.; BERKENBROCK, V. J.. A educação não formal: O Programa Curumim de Juiz de Fora. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria do Carmo Vegi de Souza

DUARTE, C. Z. C. G.;WERNECK, V. R.; RAMOS, L. M. P. C.. Educação moral e sentido de vida em adolescentes de Escolas Públicas do Ensino Médio de Muriaé - MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Rosa De Salvia

VASCONCELOS, M. C. C.;WERNECK, V. R.; RAMOS, L. M. P. C.. A implantação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no contexto da sistematização acadêmica da cultura católica no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Adriana Calazans Vargas

WERNECK, V. R.; VASCONCELOS, M. C. C.; RAMOS, L. M. P. C.. Representações sociais de alunos do primeiro ano do Ensino Médio em relação ao Ensino de Língua Inglesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Cintia Chung Marques Corrêa

WERNECK, V. R.; VASCONCELOS, M. C. C.; RAMOS, L. M. P. C.. Educação e Cultura: atitudes e valores no ensino da arte nas escolas do município de Petrópolis. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ediana Abreu Avelar

WERNECK, V. R.; VASCONCELOS, M. C. C.; BITTENCOURT, L. C.. O Imaginário da formatura: um estudo sobre o pensamento dos formandos do Curso de Direito pertencentes à classe média. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Sonia Martins de Pina Cabral

Moreira, A.F.;WERNECK, V. R.; NEVES, M. A. C. M.. O Curso de Pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis: história e currículos praticados de 1958 a 2006. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Sandra Maria Nascimento de Mattos

WERNECK, V. R.; AQUINO, L. M. M. L. L.; ESTEVES, V. V.. O educador oculto: em busca do imaginário pedagógico na prática docente. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carmelita de Almeida Souza

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; ALVES, V. H.. Percepções sobre ética profissional por professores de Graduação em Enfermagem e enfermeiros assistenciais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Lara Sayão Lobato de Andrade Ferraz

WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; LISBONA, D. K. N.. Uma Fundamentação para o Ensino Religioso na Filosofia do Encontro de Martins Buber. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Márcia Sueli Ferrari Muniz

WERNECK, V. R.; RAMOS, L. M. P. C.; AQUINO, L. M. M. L. L.. A educação do adolescente infrator no município de Petrópolis em 2005. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Miriam Heidemann

WERNECK, V. R.; AQUINO, L. M. M. L. L.; CARVALHO, V. L.. Fundamentos científicos, sociais, filosóficos, legais e profissionais da consulta de enfermagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

WERNECK, V. R.; Moog Rodrigues, A.; Moreira, A.F.. Formação socioeconomica profissional e acadêmica docente entre paradigmas hegêmonicos e emergentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ormezinda de Deus Erthal

WERNECK, V. R.. O processo ensino aprendizagem em uma faculdade de Odontologia do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Helena Maria Rodrigues Alves

WERNECK, V. R.. Fundamentação axiológica na avaliação educacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Tamine Maria Raposo Elmôr

WERNECK, V. R.. Quando o aprender se torna vida. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Célio Alves Espínola

WERNECK, V. R.. Programas de aceleração de estudos em Minas Gerais: Oque mudou na vida de seus egressos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Tania Dias Mendes

WERNECK, V. R.. A ignorância como paixão e o saber como verdade. "O paradoxo da educação". 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Tania Dias Mendes

WERNECK, V. R.. A ignorância como paixão e o saber como verdade. "O paradoxo da educação". 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carlos Cesar Mendes de Toledo

WERNECK, V. R.. Um novo olhar sobre a cultura organizacional em instituições públicas de ensino. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria Luiza Monteiro Vieira Braga Barone

LUDKE, M.;WERNECK, V. R.; GARCIA, P. B. C. S.; BRUNO, A. R.; BITTENCOURT, M. B. G.. A prática como meio e como fim da aprendizagem: estratégia de ensino do professor de faculdades privadas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Rayssa Lopes Bastos

Moreira, A.F.; GARCIA, P. B. C. S.;WERNECK, V. R.; CARVALHO, M. A. O.; CASTRO, M. M. C. E.. A Proposta Curricular de Língua Portuguesa: o processo de recontextualização na prática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria de Fátima Godinho Mornado Kall Patricio

MACHADO, J. C.;WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; SOUZA, E. G.; CARNEIRO, R. F.. Um olhar para o ensino da matemática sob as lentes da psicologia cognitiva. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Diego Pereira Rodrigues

ALVES, V. H.;WERNECK, V. R.; PEREIRA, E. R.; PAULA, C. C.; SILVA, R. M. C. R. A.. Valores, crenças e sua influência na atuação dos profissionais de saúde: a violência obstétrica como questão axiológica. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilberto de Lima Guimarães

VIANA, L. O.; ROSAS, A. M. M. T. F.;WERNECK, V. R.; ALVES, V. H.; SANTOS, M. S. S.. O ensino de graduação e os valores transmitidos pelo docente ao acadêmico no ato de ensinar: uma contribuição para a enfermagem. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CELIO ALVES ESPÍNDOLA

NUNES, E. J. F.; RAMOS, L. M. P. C.; DICK, S. M.; CAVALCANTE, L. O. H.;WERNECK, V. R.. Desencontros entre Teorias e Propostas de Alfabetização de Adultos na Perspectiva da Pessoa Analfabeta. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilberto de Lima Guimarães

WERNECK, V. R.. O valor do docente ou o docente de valor? Uma questão para o ensino de graduação da enfermagem. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Valdecyr Herdy Alves

WERNECK, V. R.. Amamentação uma questão de valor ou um valor em questão. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana da Silva Costa

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; OLIVEIRA, C. E. R.. Formação de professores: um olhar para o profissional de Educação Infantil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Gilberto de Lima Guimarães

WERNECK, V. R.. O Ensino da graduação e os valores transmitidos pelo docente ao acadêmico de enfermagem no ato de ensinar: uma contribuição para a enfermagem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Ramos Brand

HORA, D. M.;WERNECK, V. R.; OLIVEIRA, C. E. R.. A avaliação como prática docente em estágio supervionado de enfermagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Morcos Antonio Almeida de Araujo

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; OLIVEIRA, C. E. R.. Educação Fundamental como perspectiva de vida em Vila Inca - Magé com 449 anos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Adriana Silveira Castro Gasquez

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; GARCIA, P. B. C. S.. Prática, Valores e a Cultura Escolar: um estudo de caso de uma escola de internato misto na cidade de Petrópolis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Kelly Cristina Felix Gonçalves Grandi

MACHADO, J. C.;WERNECK, V. R.; BRUNO, A. R.; BATISTA, D. P.. A formação continuada e sua articulação com a prática docente na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis: sentidos atribuídos, caminhos possíveis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria de Fátima Godinho Morando Kalil Patricio

MACHADO, J. C.; HORA, D. M.;WERNECK, V. R.; SOUZA, E. G.; CARNEIRO, R. F.. A interface entre a Psicologia Cognitiva e a Educação Libertadora no Ensino de Matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Vanessa Vieira Arruda

OLIVEIRA, C. E. R.;WERNECK, V. R.; SOUZA, E. G.. Os mecanismos de controle nas escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro e seus efeitos para autonomia docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Nathalia Quintella Suarez Mounteira

WERNECK, V. R.; HORA, D. M.; GARCIA, P. B. C. S.. O atendimento ao aluno surdo no ensino superior: um estudo de caso em uma faculdade particular do município de Teresópolis - RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: VALÉRIA TELLES DA CUNHA

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; HORA, D. M.. A importância do Exame de Ordem para o profissional do Direito. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Giselle Kreischer

LUDKE, M.; HORA, D. M.;WERNECK, V. R.. Em compasso de espera. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: João Ricardo de Oliveira Ventura

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; GARCIA, P. B. C. S.. As escolas paroquiais conveniadas com a prefeitura de Petrópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Magda Copello

WERNECK, V. R.; VASCONCELOS, M. C. C.; HORA, D. M.. A influência do sentido de vida do professor no exercício do magistério. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Cláudia Elizangela Barbosa dos Santos Almeida

VARGAS, S. M.;WERNECK, V. R.; FANTINATO, M. C. C. B.. EJA e a participação da família no processo de aprendizagem do aluno idoso. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carla Suzi de Mendonça Piccoli

GARCIA, P. B. C. S.; VARGAS, S. M.;WERNECK, V. R.. O processo de construção da escrita e da leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adulltos de uma escola pública de caráter semipresencial, do município de Petrópolis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Marlene Borges da Silva

WERNECK, V. R.; VARGAS, S. M.; GARCIA, P. B. C. S.. A representação social do ensino religioso de alunos da escola estadual Yonne Maria Siqueira Andrade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria Inês Damasceno de Souza

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; GARCIA, P. B. C. S.. Aventura Antropológica para o ensino da religião. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Márcia Freitas Diaz

WERNECK, V. R.; Moreira, A.F.; GARCIA, P. B. C. S.. A importância da consciência da hierarquia de valores para os profissionais do magistério da área de Direito Penal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Mariana Lima de Medeiros Silva

WERNECK, V. R.. A obesidade: uma visão Freudiana do comer em demasia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anna Maria Moog Rodrigues

RODRIGUES, A. M. M.. Uma Teoria da Educação para o Brasil fundamentada na fenomenologia de Husserl. 1988. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Gama Filho.

Ricardo Vélez Rodríguez

RODRÍGUEZ, R. V.. Uma teoria da educação para o Brasil, fundamentada na fenomenologia de Husserl. 1988. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Filosofia) - Universidade Gama Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Silveira Castro Gasquez

Práticas, valores e a cultura escolar: um estudo de caso em uma escala de internato misto na cidade de Petrópolis (RJ); Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis; (Orientador);

Luana da Silva Costa

Formação de professores: um olhar para o profissional de Educação infantil; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis; (Orientador);

Nathalia Quintella Suarez Monteiro

O atendimento ao aluno surdo no ensino superior: um estudo de caso em uma faculdade particular do município de Teresópolis/RJ; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Roberta Ramos Brand

A avaliação como práica docente em estágio supervionado em enfermagem relaçao valroes e instrumentos de avaliação; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Anacleta de Araújo Magalhães

A escola profissional de pedagogia na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Marcela de Castro Alves

Avaliação na educação infantil um ato de valor: a sensibilidade do professor frente a escrita do relatório; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Marcos Antonio Almeida de Araújo

Educação fundamental como perspectiva de vida em Vila Inca - Magé/RJ com 499 anos; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Bianca Rodrigues Cardoso

Autoridade e autoritarismo em sala de aula: um estudo sobre o magistério na rede pública de Petrópolis; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Maria Inês Damasceno

Ensino religioso, uma aventura hodierna e desafiadora; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

VALÉRIA TELLES DA CUNHA

Exame da Ordem: a importância das avaliações da OAB e do MEC para o aluno da Universidade Católica de Petrópolis; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Sirlene Marques Pereira

A nova noção de rede educativa e o aprendizado da ética; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Jorge Luis Estrela

O Curso de Direito Civil da Universidade Católica de Petrópolis: o referencial do MEC versus o referencial da OAB; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Ricardo Patulea

A questão dos valores na formação do profissional em enfermagem; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

João Ricardo de Oliveira Ventura

As escolas paroquiais conveniadas com a Prefeitura de Petrópolis; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Márcia Freitas Diaz

A sensibilidade como valor para os profissionais do magistério da área de Direito Penal; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Magda Copello

A influência do sentido de vida do professor no exercício do magistério; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Isli Melanie Ganhoto

Um estudo sobre a influência da leitura literária na redação dos alunos de Ensino Médio; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Christiane Reis de Souza Lara

A educação do idoso como fator de melhoria de sua sáude: um estudo sobre uma experiência do ESF Machado Fagundes em Cascatinha Petrópolis; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Marlene Borges da Silva

As representações sociais de moral e ética por alunos do Ensino Médio em Campo Grande; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Vanessa dos Santos Novais

A educação não formal: O Programa Curumim de Juiz de Fora; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Antonio Carlos Leal Gastão

A representação social da música clássica pelo jovem de Ensino Médio; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Claudia Pessanha Fernandes

A identidade do Colégio Santa Isabel em Petrópolis e a Filosofia da Educação de Jacques Maritain: uma possível relação; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Marcelle Castelano

A questão do valor nas práticas pedagógicas da educação infantil em uma escola municipal de Juiz de Fora; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Adriana Calazans Vargas

A abordagem instrumental da Língua Inglesa como elemento integrador transdisciplinar do currículo no processo de formação humana para o convívio social; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Cláudio Antônio Hirle Lima

Um estudo sobre os valores da educação adventista em três escolas do Estado do Rio de Janeiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Sandra Nascimento de Mattos

O educador oculto: em busca do imaginário pedagógico na prática docente; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Ediana Abreu Avelar

O Imaginário da formatura: um estudo sobre o pensamento dos formandos do Curso de Direito pertencentes à classe média; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Cintia Chung Marques Corrêa

Educação e Cultura: atitudes e valores no ensino da arte nas escolas do município de Petrópolis; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Carmelita de Almeida Souza

Percepções sobre ética profissional por professores de Graduação em Enfermagem e enfermeiros assistenciais; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

MARIA INEZ ALVARENGA

A representação social do catador na cidade de Juiz de Fora; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

MÕnica Fontes Simeão

A interferência da mídia na comunidade carente do Caxambu no Município de Petrópolis; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

Canto orfeônico e as representações sociais na Era Vargas; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Márica Sueli Ferrari Muniz

A Educação do adolescente infrator no Município de Petrópolis em 2005; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Miriam Heidemann

Fundamentos científicos, sociais, filosóficos, legais e profissionais da consulta de enfermagem; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Lara Sayão de Andrade Ferraz

Uma Fundamentação para o Ensino Religioso na Filosofia do Encontro de Martin Buber; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Carlos Eduardo de Souza Gonçalves

´Formação socioeconomica profissional e academica docente: entre paradigmas hegemônicos emergentes; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Miriam Heidemann

Fundamentos Científicos, sociais, folosóficos, legais e profissionais da consulta de enfermagem; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Ormezinda de Deus Erthal

O processo ensino aprendizagem em uma faculdade de Odontologia do Rio de Janeiro; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Geise Braga de Andrade Clavery de Oliveira

A escola enquanto orientadora da relação da criança carente e o meio ambiente; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Vera Rudge Werneck;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, VALDECYR HERDY ; BAREA, RUDIMAR ; WERNECK, VERA RUDGE ; GRZIBOWSKI, SILVESTRE ; RODRIGUES, DIEGO PEREIRA ; SILVA, LUANA ASTURIANO DA . Ethical care of the other: Edith Stein and Max Scheler's contributions. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 22, p. 1-6, 2018.

  • WERNECK, V. R. . Uma Reflexão sobre a Avaliação da Relação Ética e Educação. Meta: Avaliação , v. 5, p. 1-11, 2013.

  • WERNECK, V. R. . Novos valores ou nova hierarquia de valores?. Meta: Avaliação , v. 1, p. 73-86, 2010.

  • WERNECK, V. R. . Relato de uma prática pedagógica inovadora: metodologia científica e iniciação à pesquisa do ensino médio. Revista de Educação ANEC , v. 1, p. 9-20, 2009.

  • WERNECK, V. R. . Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 16, p. 413-436, 2008.

  • WERNECK, V. R. . Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 14, p. 173-196, 2006.

  • WERNECK, V. R. . A tecnocultura e a educação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 12, p. 844-863, 2004.

  • WERNECK, V. R. . Globalização e Educação - Uma proposta para a avalição. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 9, n.31, p. 205-222, 2001.

  • WERNECK, V. R. . A Cultura e suas fontes. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 7, n.25, 1999.

  • WERNECK, V. R. . Ecologia e Valor. Presença Filosófica , Sociedade Brasileira de Filóso, v. 23, n.1, 1998.

  • WERNECK, V. R. ; organizador . Ética e imaginário social. Ética, Filosofia e Estética, Rio de Janeiro, 1997.

  • WERNECK, V. R. . A velha e a anova questão da avaliação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 4, n.13, 1997.

  • WERNECK, V. R. . O Padre Antonio Vieria e o imaginário social do século XVII. Revista de Ciências Humanas (UGF) , v. 20, n.2, 1997.

  • WERNECK, V. R. . A importância da Axiologia na constituição de um projeto pedagógico. Revista da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, v. 5, n.16, 1997.

  • WERNECK, V. R. . A relação fim e objetivo em Max Sheler. O critério de valor da produção cultural in Presença Filosófica, v. 21, n.1-2, 1996.

  • WERNECK, V. R. . Pessoa e Educação. Revista da Universidade Católica de Petrópolis, Revista da UCP, 1994.

  • WERNECK, V. R. . O Pensamento do Padre Antonio Vieira na Cultura Brasileira. Presença Filosófica , v. XIV, 1989.

  • WERNECK, V. R. . O ensino médio: identidade e valor. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 126p .

  • WERNECK, V. R. . 30 Questões para Educadores, Pais e Professores. 1. ed. Rio de Janeiro: Sinergia, 2014. v. 1. 120p .

  • WERNECK, V. R. . Cultura e Valor. Rio de Janeiro: , 2003. v. 1. 119p .

  • WERNECK, V. R. . Educação e conhecimento: novas leituras para artigos problemas. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2003.

  • WERNECK, V. R. . A Cultura e contrução do sujeito. Petrópolis: Editora vozes, 2001. v. 95. 18p .

  • WERNECK, V. R. . Globalização e Educação: uma proposta para avaliação. Petrópolis: Fundação Ceengranrio, 2001. v. 9. 17p .

  • WERNECK, V. R. . O valor da amamentação: uma aproximação conceitual sob a ótica de Max Schellex. Curitiba: , 2001. v. 1. 12p .

  • WERNECK, V. R. . Educação e Sensibilidade: Um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1996.

  • WERNECK, V. R. . O Eu educado - Uma teoria da educaçãoo fundamentada na Fenomenologia. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1991.

  • WERNECK, V. R. . A Ideologia na Educação. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

  • WERNECK, V. R. . Sobre a importância do ensino médio. O ensino médio: identidade e valor. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 13-44.

  • WERNECK, V. R. . Individualismo versus responsabilidade social. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. A-15 - A-15, 26 set. 2012.

  • WERNECK, V. R. . O papel da educação sustentável. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. A-13 - A-13, 09 jul. 2012.

  • WERNECK, V. R. . Estudar não é aprender. Jornal do Comérico, Rio de Janeiro, p. B1-11 - B-11, 30 jan. 2012.

  • WERNECK, V. R. . A escola não é o problema. O Globo, Rio de Janeiro, p. 07 - 07, 22 set. 2011.

  • WERNECK, V. R. . O problema do Enem. O Globbo, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 25 nov. 2010.

  • WERNECK, V. R. . Sobre a questão dos direitos humanos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A11 - A11, 14 maio 2010.

  • WERNECK, V. R. . O Ensino Médio: seus objetivos e sua práticas. Ventura, Rio de Janeiro/ São Paulo, p. 146 - 146, 01 nov. 2009.

  • WERNECK, V. R. . Conhecimento e avaliação do conhecimento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A10 - A10, 10 ago. 2009.

  • WERNECK, V. R. . Esporte também é cultura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 25 jun. 2007.

  • WERNECK, V. R. . Educação! Educação! Educação!. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 23 mar. 2007.

  • WERNECK, V. R. . Cultura: contra ou a favor da educação. Jornal do Brasil, p. A14 - A14, 06 fev. 2004.

  • WERNECK, V. R. . Cultura e Violência. Jornal da PUC, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 10 mar. 2002.

  • WERNECK, V. R. . Poética e Política x Educação e Cultura. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de Fora. Anais do V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. Juiz de Fora: UFJF, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • WERNECK, V. R. . A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania. In: VIII SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2013, Resende/RJ. Anais do VIII SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende/RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • WERNECK, V. R. . A Função Pedagógica da Cultura: A Cultura como parte da Rede Educativa. In: VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporanidade, 2011, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporanidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 25-39.

  • WERNECK, V. R. . Nativos Digitais: uma nova era da educação contemporânea. In: VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2011, Resende. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende: Associação Educaional Dom Bosco, 2011. v. 1. p. 1-19.

  • WERNECK, V. R. . Metodologia e Pesquisa Científicas no Ensino Médio. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. Anais do III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Niterói: UFF, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • WERNECK, V. R. . Diversidade - Igualdade e Educação: a questão da avaliação. In: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009, Bragança. Anais X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2009. p. 1-12.

  • WERNECK, V. R. . O Papel da Tecnocultura na Constituição da Subjetividade da Juventude. In: II Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação CPGE - Centro, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação CPGE -. Resende - Rio de Janeiro: Associação Educacional Bom Bosco, 2007. v. 1. p. 69-82.

  • WERNECK, V. R. . A Relação Cultura e Educação. In: VII Encontro de Pesquisa e Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa e Educação da Região Sudeste, 2005.

  • WERNECK, V. R. . Fundamentos Teóricos para a avaliação dos currículos. In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. v. 1. p. 257-258.

  • WERNECK, V. R. . O valor e a questão da avaliação. In: I Forum de Educação do Extremo Sul da Bahia, 2003, Bahia. O Valor e a questão da avaliação, 2003. v. 1. p. 1-131.

  • WERNECK, V. R. . Poética e Política x Educação e Cultura. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de Fora. Anais do V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. Juiz de Fora: UFJF, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • WERNECK, V. R. . A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania. In: VIII SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2013, Resende/RJ. Anais do VIII SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende/RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • WERNECK, V. R. . Nativos Digitais: uma nova era da educação contemporânea. In: VI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2011, Resende. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende: Associação Educacional Dom Bosco, 2011. v. 1. p. 68-68.

  • WERNECK, V. R. . Metodologia e Pesquisa Científicas no Ensino Médio. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. Anais do III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Niterói: UFF, 2010. v. 1. p. 125-125.

  • WERNECK, V. R. . Diversidade - Igualdade e Educação: A questão da avaliação. In: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009, Bragança. Anais X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2009. p. 177-177.

  • WERNECK, V. R. . A operacionalidade de conceitos segundo Max Scheler. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . Cultura, Multiculturalismo e Avaliação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . O Currículo do ensino médio na cultura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . O Pensamento Católico e o papel das escolas confessionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . As representações sociais e a religião. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . A rede educativa como agente de transformação social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Poética e Política x Educação e Cultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Ética, Valores e Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . O perfil do Educador do Século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . A Função Pedagógica da Cultura: A Cultura como parte da Rede Educativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Pesquisa em Pós-graduação em Educação e Culturas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Nativos Digitais: uma nova era da educação contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Metodologia e Pesquisa Científicas no Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . O valor da autonomia e o papel da autonomia na hierarquia de valores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . Novos valores ou nova hierarquia de valores?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . Educação, Saúde, Trabalho e Valores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . O Valor de uma Faculdade de Educação no contexto da Baixada Fluminense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . Diversidade - Igualdade e Educação: a questão da avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Valores e Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . A contribuição da fenomenologia para o processo de emancipação da pessoa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WERNECK, V. R. . Sensibilidade na Educação: a intelectualidade na terceira idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . A vivência da normalidade e a capacidade de superação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, V. R. . As diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia e a formação da sensibilidade do educador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WERNECK, V. R. . Consultoria AD HOC para Revista da Faculdade de Educação do PPGE da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2014.

WERNECK, V. R. . Parecerista Ad Hoc da revista da Faculdade de Educação. 2014.

WERNECK, V. R. . Membro do Conselho da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2011.

WERNECK, V. R. . Membro do Conselho da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2011.

WERNECK, V. R. . Revista Meta: Avaliação. 2010.

WERNECK, V. R. . Novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores e algumas novas ficções na leitura da escola. 2010.

WERNECK, V. R. . Membro do Conselho da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2009.

WERNECK, V. R. . Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das diretrizes curriculares para a formação docente. 2005.

WERNECK, V. R. . O cuidado total do humano. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WERNECK, V. R. . Conselho Acadêmico do Centro de Teologia e Humanidades. 2009. (Membro de Comitê).

WERNECK, V. R. . Enfoque fenomenológico em MAX Scheler. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WERNECK, V. R. . Conselho Acadêmico do Centro de Teologia e HUmanidades. 2008. (Membro de Comitê).

WERNECK, V. R. . Semana de Educação da UCP. 2007. (Membro de Comitê).

WERNECK, V. R. . "Teoria de Valores e a Educação. 2006. (Palestra).

WERNECK, V. R. . Apresentação do livro. 2006. (Mesa Redonda).

WERNECK, V. R. . "Da Filosofia ao Marketing". 2006. (Palestra).

WERNECK, V. R. . Max Scheler. 2004. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Valores e avaliação no Ensino Médio, Descrição: A pesquisa tem por objeto o preconceito contra os que não cursaram a Universidade e por objetivo conhecer o valor que pais de crianças do Nível Infantil e jovens do último ano universitário dão ao Ensino Superior. A pesquisa fundamenta-se teoricamente na Teoria dos Valores de M. Scheler e Y. Gobry e na Teoria do Imaginário especialmente segundo P. Ricoeur, R. Barbier, C. Castoriadis e na Teoria das Representações Sociais no pensar de S. Moscovici e de D. Jodelet. Parte da hipótese da existência de um preconceito contra os que não cursaram a universidade levando a que sejam considerados como cidadãos de menor valor humano, menos capazes de participar da sociedade e de exercer o seu direito de cidadania. Embora o nível universitário seja da maior importância, deve-se admitir que há outras formas de realização pessoal. Pode-se viver de modo muito digno e produtivo atuando na área da arte, da tecnologia ou do serviço sem o ensino superior. O trabalho, por si só, como atividade exige competência podendo garantir uma boa qualidade de vida seja no aspecto social, no econômico/financeiro, no exercício consciente, especialmente no aprimoramento humano. Deve-se cada vez mais, considerar a importância do Ensino Médio, o papel da educação não formal e informal na promoção e aprimoramento da cultura individual e coletiva. Por outro lado, encontra-se, com frequência, o aluno de nível médio qu visa a universidade somente pelo certificado, pelo título como se a sua simples posse pudesse alterar a sua vida. O Ensino Superior tem objetivos bem definidos: conhecimentos especializados para determinadas profissões, pesquisa científica e extensão. Para a determinação do preconceito vai-se utilizar como metodologia da pesquisa de campo o questionário, por ser um método mais objetivo e impessoal e aplicá-lo aos que tem crianças no início da escolarização ou que ainda não as tem mas que provavelmente as terão. Espera-se determinar com maior precisão a ideia que os entrevistados tem sobre o Ensino Superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    O preconceito no ensino médio considerações sobre pesquisa de campo, Descrição: A pesquisa tem como objetivo, refletir sobre o preconceito no Ensino Médio contra os que não visam a universidade pretendendo o ingresso imediato no mercado de trabalho. Com esse intuito analisa a possibilidade e a conveniência da diversificação do seu currículo. Procura explicar o preconceito pelas noções de imaginário, de cosmo visão e de ideologia. Analisar ainda a legislação sobre o Ensino Médio e a exigência de sua qualidade. Apoia-se teoricamente em Candau V. M., Cury J. e A. F. Moreira. Finaliza interpretando os dados colhidos na pesquisa de campo com professores desse nível de ensino que demonstram insatisfação com o Ensino Médio e propõem um nível médio com qualidade e identidade própria. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Vera Rudge Werneck - Coordenador / Roberta Ramos Brand - Integrante / Luana da Silva Costa - Integrante / Adriana Silveira Castro Gasquez - Integrante.

  • 2014 - 2016

    A representação social da cultura, Descrição: A pesquisa dá continuidade a investigações anteriores sobre a questão dos valores no processo da educação e da relação da educação com a cultura. Tendo concluído a etapa anterior sobre valor e avaliação tem agora por objetivo a representação social da noção de cultura e por objetivo conhecer como estudantes do 8º período de Pedagogia a representam. Busca saber como relacionam a cultura com a educação, a cultura com o valor e com a avaliação. Partindo da hipótese de que o termo cultura como polissêmico é entendido com diferentes significados o que vai repercutir na sua relação com a educação e em sua práticas pedagógicas, justifica assim o interesse em conhecer, não as conceituações teóricas sobre a cultura, mas as representações sociais de dela se fazem. Para esse fim vai apoiar-se na Teoria de Valores especialmente no pensar de M. Scheler, de Y.Gobry e de J. Hessen, e na Teoria das Representações Sociais especialmente segundo S. Moscovici e D. Jodelet. Como procedimento metodológico a pesquisa vai valer-se de uma modalidade de análise qualitativa, a análise de conteúdo como instrumento para a interpretação dos dados coletados em questionários aplicados a alunos do 8º período de Pedagogia da U.C.P em 2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Vera Rudge Werneck - Coordenador / Anacleta de Araújo Magalhães - Integrante / Marcela de Castro Alves - Integrante / Bianca Rodrigues Cardoso - Integrante / Marcos Antonio Almeida de Araújo - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A avaliação da educação e dos processos culturais, Descrição: A pesquisa dá continuidade a investigações anteriores sobre a questão dos valores no processo da educação e da relação da educação com a cultura. Nessa etapa, visa conhecer o que os professores e estudantes da UCP entendem por ?educação de qualidade?, como avaliam a religião e o seu ensino na universidade e que papel atribuem a ela no aprimoramento dos aspectos culturais do seu meio social. Considerando que, qualquer processo de avaliação decorre sempre da hierarquia de valores do avaliador, procura-se conhecer o que julgam essencial para uma educação de qualidade, que valor dão à religião e ao seu ensino e que papel pensam caber à universidade como instituição de ensino, na sociedade petropolitana. Como metodologia de pesquisa vai-se utilizar um questionário sobre os temas em questão. Vai-se empregar, de início o método quantitativo categorizando as respostas obtidas pela semelhança de significado. Em seguida uma modalidade de análise qualitativa buscando uma interpretação dos sentidos dos seus conteúdos. A pesquisa apóia-se teoricamente na Teoria dos Valores especialmente segundo M. Scheler e Y. Gobry e na Teoria das Representações Sociais na visão de S. Moscovici e D. Jodelet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Vera Rudge Werneck - Coordenador / Ricardo Patulea - Integrante / João Ricardo de Oliveira Ventura - Integrante / Sirlene Marques Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A relação avaliação e valores, Descrição: A pesquisa dá continuidade a investigações anteriores sobre a questão dos valores no processo da educação e da relação da educação com a cultura. Nessa etapa tem como objetivo conhecer como estudantes do último período da graduação em Educação justificam o processo de avaliação da produção escolar de seus futuros alunos. Considerando que, qualquer processo de avaliação decorre sempre da hierarquia de valores do avaliador, procura-se conhecer o que os futuros professores vão entender como essencial e o que pensam ser de menor importância na produção escolar. Se vão priorizar a originalidade, a criatividade, a capacidade de análise e de crítica, a fidelidade ao conteúdo transmitido, a capacidade de síntese, de estabelecer relações ou outros valores possíveis. De acordo com o critério de avaliação do professor, são elaboradas as provas, testes e exames e julgados os seus resultados. Quer-se ainda saber em que medida existe a consciência da relação da avaliação com o valor e se ela é considerada nos momentos da elaboração dos instrumentos de verificação e na própria avaliação do rendimento escolar do aluno. Apóia-se teoricamente do ângulo filosófico na Teoria dos Valores especialmente no pensar de M. Scheler e de Y. Gobry e no pedagógico em educadores que tratam da questão da avaliação como C. Luckesi, P. Perrenoud, N. J. Machado, E. A. Machado entre outros. Como procedimento metodológico a pesquisa utiliza uma modalidade de análise qualitativa ? a análise de conteúdo como instrumento para a interpretação dos dados coletados em questionários aplicados a alunos do 8º período de Educação da U.C.P.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    A Universidade e a cultura: um estudo sobre as práticas pedagógicas e as produções culturais. ? 2ª etapa, Descrição: A pesquisa tem por objetivo conhecer o modo pelo qual estudantes de Educação do 5º período na U.C.P. em 2008 entendem a relação da Universidade com a cultura. Visa analisar a interferência que a Universidade como instituição de Educação, pode exercer sobre a Cultura como resultado do agir e do fazer do homem e, ao mesmo tempo, a influência que dela sofre no seu procedimento pedagógico. Aceitando serem a educação e a cultura processos complementares e não contrários e muito menos contraditórios, busca saber como ocorre essa complementaridade na visão desses alunos. Estaria a Cultura colaborando para o aprimoramento da prática pedagógica e a Educação melhorando a produção cultural por torná-la mais adequada ao desenvolvimento humano? Qual o valor pedagógico das práticas culturais e como as práticas pedagógicas podem se transformar em Cultura? Como referencial teórico toma, do ângulo filosófico, a Teoria dos Valores de M. Scheler e Y. Gobry, a Teoria do Imaginário, especialmente segundo P. Ricoeur, R, Barbier, C. Castoriadis e a Teoria das Representações Sociais no pensar de S. Moscovici e de D. Jodelet. Tendo sido finalizada a 1ª etapa dessa pesquisa feita com professores universitários em cargo de direção de Universidades do Rio de Janeiro em 2007, vai-se agora direcioná-la para os alunos, focalizando um determinado segmento. Como procedimento metodológico a pesquisa utiliza uma modalidade de análise qualitativa ? a análise de conteúdo ? como instrumento que permite inferências específicas a partir dos dados obtidos. Serão aplicados questionários aos estudantes da série selecionada e feita a análise do material recebido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2010

    Valores em Educação. A questão da cultura, Descrição: A pesquisa tem como objeto os valores em educação e a questão da cultura. Seu objetivo é conhecer como se dá à interação entre a educação entendida como o processo que leva ao reconhecimento, apreensão e hierarquização de valores de modo próprio e adequado ao desenvolvimento do sujeito enquanto pessoa humana e enquanto personalidade, e a cultura, entendida como resultado da instauração de valores, em si mesmo, no outro e na natureza. Aceitando serem a educação e a cultura processos complementares e não contrários, buscar saber como ocorre essa complementaridade. Estaria a cultura colaborando para o aprimoramento da prática pedagógica e a educação melhorando a produção cultural por torná-la mais adequada ao aprimoramento humano? Qual o valor pedagógico das manifestações culturais e como as práticas pedagógicas podem-se transformar em cultura? Com esse objetivo a pesquisa vem-se desenvolvendo ao longo dos anos em várias etapas já concluídas. Formando por fundamentação teórica a Teoria dos Valores no pensar de Mase Sheler e de Y. Gobry e a Teoria das Representações Sociais especialmente segundo S. Moscovici e D. Jodelet vai investigar em 2009, em escolar de nível fundamental quais manifestações culturais, como, por exemplo as festas de Carnaval e Juninas, são incorporadas ao calendário escolar e com quais objetivos pedagógicos e, ao mesmo tempo que conhecimentos transmitidos pela escola como as informações sobre higiene e sobre nutrição, podem ser reconhecidos como transformadores das práticas culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Vera Rudge Werneck - Coordenador / Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte - Integrante / Marlene Borges da Silva - Integrante / Marcelle Castellano - Integrante / Claudia Pessanha Fernandes - Integrante / Antonio Carlos Leal Gastão - Integrante.

  • 2004 - 2007

    Cultura e Educação, Descrição: A pesquisa tem por objeto: 1)Conhecer a hierarquia de valores dos professores e alunos e o modo pelo qual interfere nos processos da instrução e da cultura. 2)Analisar a relação educação e cultura nas suas múltiplas faces.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Vera Rudge Werneck - Coordenador / Ediana Abreu Avelar - Integrante / Lara Sayão Lobato de A. Ferraz - Integrante / Marcia Sueli Ferrari Muniz - Integrante / Cíntia Chumg M. Corrêa - Integrante / Sandra Maria Nascimento de Mattos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Grande Dama da Educação Brasileira, FABEL (Faculdade Belford Roxo).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Católica de Petrópolis, Faculdade de Educação. , Rua Benjamin Constant, 213, Centro, 25620-000 - Petropolis, RJ - Brasil, Telefone: (24) 22375062, Ramal: 314, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1986 - Atual

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1986

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Valores

  • 1956 - Atual

    Colégio Padre Antônia Vieira

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 25

    Atividades

    • 01/1960

      Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretora.

    • 01/1960

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

    • 01/1960

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral