Marcos Allan Gonçalves de Araujo
Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE Recife-PE (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri/URCA- Crato-CE (2012) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro - SP Unisa (2020), Especialização em Docência do Nível Superior Pela FIP Faculdades Integradas de Patos-PB/UNIFIP. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Cultural , Geografia Urbana, Ensino de Geografia, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagem, Bairro, Lugar, Religiosidade. Na Pedagogia atuando na grande área das Ciências Humanas com foco, Formação Docente, o Geográfico nas séries iniciais, Filosofia e Sociologia da educação, Formação de professores, Estágio e Pesquisa educacional. Tem experiência como professor Temporário do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará- UECE/(CECITEC) Tauá-Ce pelo período de quatro anos no curso presencial (2017/2021), lecionando também disciplinas de Geografia no programa de formação de professores PARFOR/CECITEC, tem experiência na rede estadual de educação SEDUC-CE, tem experiência como professor substituto Instituto Federal do Ceará - IFCE, atualmente atuando como professor efetivo da Rede municipal de educação da SME- Crato-CE, na Escola de ensino fundamental Dom Quintino e Escola Coronel Filemom Teles.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2014 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: LUGAR, PAISAGEM E RELIGIOSIDADE: moradores e romeiros no cotidiano do bairro Socorro, Juazeiro do Norte-CE
, Ano de Obtenção: 2016.Caio Augusto Amorim Maciel.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bairro do Socorro; Lugar; Paisagem; Remeiros; Moradores; Juazeiro do Norte. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em PRÁTICA DOCENTE DO NÍVEL SUPERIOR
2013 - 2020
Faculdades Integradas de Patos
Título: PRÁTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR: ANALISANDO MEIOS E FINS
Orientador: Glaucea Maria Ferreira Leite
Graduação em GEOGRAFIA
2008 - 2012
Universidade Regional do Cariri
Título: Formação Continuada em Geografia: Uma Necessidade de Um Mundo Dinâmico e Complexo
Orientador: Antonia Carlos da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Formação docente para o uso de ferramentas Google no ensino remoto. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
Competências Digitais para docência (Seduc-CE/CIEB). (Carga horária: 150h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
2020 - 2020
o Programa de Formação Continuada de Professores Itinerários Formativos. (Carga horária: 150h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Docência do Nível Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Cultural e Urbana.
Organização de eventos
Maciel, C.A.A ; ARAUJO, Marcos Allan G. . IV Seminário LECgeo - Cidadania e Políticas da Paisagem. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
V Seminário Nacional Espaço, Cultura e Política..Lugar, paisagem e Religiosidade:apontamentos em bairros religiosos. 2017. (Seminário).
VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte. 2014. (Outra).
ENPEG: encontro nacional de prática de ensino. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: experiência e prática do PIBID.. 2011. (Congresso).
III ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC CARIRI.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE. 2011. (Encontro).
IX semana de Geografia da URCA.Processos de modernizações globalizante no interior do Nordeste: Suas configurações e conseqüências.. 2011. (Outra).
SALA ABERTA.PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Outra).
VII ENCONTRO ALAGOANO DE GEOGRAFIA - EAG.GEOGRAFIA: A AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Encontro).
X ECHE ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO E III ECEGE ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO.ESPAÇO CULTURAL E TERRITORIALIDADE NO CARIRI: UMA ANÁLISE PARA EDUCAR. 2011. (Encontro).
XIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI.ORAL. 2011. (Outra).
XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URCA.O PIBID DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO E APREENSÃO DO CARÁTER DOCENTE. 2011. (Outra).
1ª CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DE GEOPARQUES. 2010. (Outra).
I COLOQUIO DE GEOGRAFIA AGRARIA DO CARIRI CEARENSE. 2010. (Outra).
II Congresso Cearense de Agroecologia. UMA NOVA DIMENSÃO ECOLÓGICA: PRÁTICA DA AGROFLORESTA NA REGIÃO DO CARIRI. 2010. (Congresso).
MINICURSO BARRAGEM SUBTERRANEAS-ASPECTOS CONSTRUTIVOS E PROBLEMATICAS. 2010. (Oficina).
PALESTRA;COMO LIDAR COM A SITUAÇAO ATUAL DO ENSINO? ESCOLA E UNIVERSIDADE. 2010. (Outra).
SEMINÁRIO REGIONAL DAS ÁGUAS. 2010. (Seminário).
PALESTRA ''CARTOGRAFIAS DO CARIRI''. 2009. (Outra).
VIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA URCA. 2009. (Outra).
COLOQUIO DA GEOGRAFIA. 2008. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, M. S.; BRITO, D. A.;ARAUJO, Marcos Allan G.. A importância do professor produzir as vídeo aulas no ensino remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.ARAUJO, Marcos Allan G.; MAIA, M. E. N.. Educação contextualizada: o lugar e ao aluno como ponto de partida do currículo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
GONCALVES, M. T. L.;MOTA, A. P. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. Avaliação educacional: análise sobre as formas como osresultados são trabalhados na escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
HALLEY, B. M.; LIRBORIO, L. F.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Tecnologia em sala de aula: o uso de novos recursos no ensino de Geografia na Unidade Escolar Átila Lira ? Cabeceiras do Piauí. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
HALLEY, B. M.; LIRBORIO, L. F.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Degradação ambiental: os impactos na Barragem do Riacho Grande na cidade de Batalha-PI.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
HALLEY, B. M.; LIRBORIO, L. F.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Cartografia e Geografia: os desaios do ensino cartografico na unidade Escolar Átila Lira em Cabeceiras do Piauí.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
OLIVEIRA, P, W, A; PEREIRA, C. E. G.;ARAUJO, Marcos Allan G.SILVA, J, F. ?Educação patrimonial como instrumento para a sustentabilidade cultural no município de Barbalha?.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Regional do Cariri.
PEREIRA, C. E. G.;ARAUJO, Marcos Allan G.; FERNANDES, G. V.;OLIVEIRA, P, W, A. ?Fotografia e Paisagem na Geografia Escolar: uma análise a partir do livro didático do 6° ano?.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Regional do Cariri.
MOTA, A. P. A.; SOUSA, T. A.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Os impactos do projeto pedagógico individualizado na inclusão escolar do aluno com autismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, J. A. V.; BENEDITO, I. M. R.;ARAUJO, Marcos Allan G.. A utilização dos documentos não escritos nos anos inciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.MOTA, L. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. A utilização de jogos como ferramentaeducacional alternativas para o ensino de Sociologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.MOTA, L. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. Concepções de rotina para professores da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.ARAUJO, Marcos Allan G.; COSTA, G. P.. Concepções de professores sobre brincadeiras e o usodo parquinho na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.; COSTA, G. P.;ARAUJO, Marcos Allan G.. O currículo do 1º ano do ensino fundamental: continuidades e descntinuiddades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.; SOUSA, R. A. F.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Concepções de conflitos: o que diz uma professora da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
LOPES, T. M. R.; SILVA, M. A.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Dondon Feitosa (1827-1962): Biografia de uma educadora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.MOTA, L. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. As mudanças ocorridas na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental na perpectiva do lúdico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.MOTA, L. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. O uso de histórias infantis para trabalhar matemática na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
MOTA, A. P. A.MOTA, L. A.ARAUJO, Marcos Allan G.. O uso de histórias infantins para trabalhar matemática na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, M. S.; SANTOS, G. C. S.;ARAUJO, Marcos Allan G.. Comissão de Avaliação das Atividades Complementares dos Alunos do Curso de Pedagogia. 2018. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Contextualizando noções geográficas no processo de desenvolvimento de crianças pequenas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental em tempos de pandemia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
A arte nos anos iniciais do ensino fundamental: o que é mencionado nos docuenttos e o que é realizado na prática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
O uso da Cartografia tátil como recurso didático no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Tauá-CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
O uso das ferramentas metodológicas no ensino da educação ambiental noensino fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
A utilização do lúdico na disciplina de geografianos anos iniciais do esnino fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
A trajetória e as experiências da educação básica de Tauá; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ANALISES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE TAUÁ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marcos Allan Gonçalves de Araujo;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . PAISAGEM E ESPAÇO DO BAIRRO: OLHARES SOBRE A MORFOLOGIA, GEOSSÍMBOLOS, SUJEITOS E AÇÕES INSTITUCIONAIS. Revista de Geografia (Recife) , v. V. 33, p. 161-178, 2016.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . O Ensino de Geografia e Suas Complexidades No Estágio Supervisionado: Análises Em Uma Escola Na Cidade Do Crato-Ceará. CADERNOS DE PESQUISA , v. 18, p. 95-101, 2011.
-
SILVA, A. CARLOS (Org.) ; SILVA, J, F (Org.) ; OLIVEIRA, J, C, A (Org.) ; OLIVEIRA, P, W, A (Org.) ; OLIVEIRA, S, G (Org.) ; ARAUJO, Marcos Allan G. (Org.) . GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA: produzindo saberes.. 1. ed. Curitiba: EDITORA CVR, 2012. v. 1000. 260p .
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SOUSA, R. A. F. . OS CONCEITOS DE PAISAGEM E LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS OU MEROS CONCEITOS?. In: Francisco Kennedy Silva dos Santos, Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos e Ronaldo Antônio Ramos Filho. (Org.). GEOGRAFIAS QUE ENSINAM: sentidos e aproximações. 1ed.Recife-PE: Editora- UFPE, 2024, v. 1, p. 438-448.
-
SOUSA, R. A. F. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR ACADÊMICO. In: Francisco Kennedy Silva dos Santos, Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos e Ronaldo Antônio Ramos Filho. (Org.). GEOGRAFIAS QUE ENSINAM: sentidos e aproximações. 1ed.Recife-PE: Editora- UFPE, 2024, v. 1, p. 301-311.
-
Souza, Lindete Fernandes ; SOUSA, R. A. F. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . ANÁLISE DO USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DEASSÚ ? RN. In: Francisca Elizonete de Souza Lima, Heronilson Pinto Freire, Zenis Bezerra Freire, Carla Camila Gomes Freitas, Anderson Matheus André de Oliveira.. (Org.). Geo-grafias do RN em debate [livro eletrônico]: entre crises, redefinições e olhares sobre o porvir: XXVII Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte / organização Francisca Elizonete de Souza Lima...[et al.]. -. 1ªed.Assú, RN:: Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN), 2024, v. 1, p. 710-716.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . FESTA, RELIGIOSIDADE E TERRITORIALIDADE POLÍTICA: O CASO DA FESTA DA MARRECAS TAUÁ-CE ENTRE TRADIÇÕES E DISPUTAS. In: ARAUJO, Marcos Allan. G. In: SILVA, Josier Ferreira da; OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves de; PEREIRA, Cássio Expedito Galdino; COSTA, Ana Paula Rodrigues da.. (Org.). FESTA, RELIGIOSIDADE E TERRITORIALIDADE POLÍTICA: O CASO DA FESTA DA MARRECAS TAUÁ-CE ENTRE TRADIÇÕES E DISPUTAS. 1ed.Fortaleza-CE: DIN.CE, 2021, v. , p. 95-104.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . Lugar, Paisagem e Religiosidade: apontamentos e bairros religiosos. In: Bruno Mais Halley (organizador dos anais) Lecgeo UFPE. (Org.). V Seminário Espaço, Cultura e Política: Cultura Identidades Territoriais e Cidadania. 1ªed.Recife - PE: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 60-74.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, A. CARLOS . FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA: uma necessidade de um mundo dianâmico e complexo. In: ANTÔNIA CARLOS DA SILVA; JOSIER FERREIRA DA SILVA; JOÃO CÉSAR ABREU DE OLIVEIRA; SALVANÍ GONÇALVES DE OLIVEIRA; PAULO WENDEL ALVES DE OLIVEIRA, MARCOS ALLAN GONÇALVES DE ARAUJO. (Org.). GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA: produzindo saberes.. 1ed.Curitiba: EDITORA CVR, 2012, v. , p. 237-253.
-
Souza, Lindete Fernandes ; SOUSA, R. A. F. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . ANÁLISE DO USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ASSÚ-RN. In: 27° Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte - EGEORN, 2024, Assú-RN. ?Geo-grafias do RN em debate: entre crises, redefinições e olhares sobre o por vir?, 2023. v. 1.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . Lugar, paisagem e Religiosidade:apontamentos em bairros religiosos. In: V Seminários Nacional Espaço Cultura e Política, 2017, Recife - PE. Cultura Identidade Territoriais e Cidadania. Recife-PE: Editora da UFPE, 2017.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; Maciel, C.A.A . Um Entendimento da Cidade Pelo Reconte do Bairro: dos Sujeitos aos Seus Imaginários. In: Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente - SP. A Diversidade da Geografia Brasileira: Escalas e Dimeensões da Análise e da Ação. Dourados MS: Editora da UFGD, 2015.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; Silva, F, D ; SILVA, J, F . Educação Ambiental na Iniciação a Docência no Ensino de Geografia: Experência e Prática do PIBID. In: ENPEG: encontro nacional de prática de ensino, 2011, Goiânia. A produção do concinhento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia., 2011.
-
Silva, F, D ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . Aplicando a Educação Ambiental na Escola: Uma Experiência na Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino no Município de Crato. In: ENPEG: encontro nacional de prática de ensino, 2011, Goiânia. A produção do concinhento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia., 2011.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . Estágio, Pesquisa e Prática na Formação da Identidade Docente no Ensino de Geografia. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, CRATO. XIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011.
-
OLIVEIRA, P, W, A ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . O Estágio na Formação Docente Atravez da Prática do Ensino-Pesquisa. In: X ECHE ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - III ECEGE/ ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO., 2011, FORTALEZA. CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO. FORTALEZA - CE: Faculdade de Educação/UECE Avenida Paranjana, 1700 ? Itaperi ? Fortaleza-Ceará Campus do Itaperi, 2011.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F ; OLIVEIRA, P, W, A . Espaço Cutural e Territorialidade no Cariri: Uma Análise Para Educar. In: X ECHE ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - III ECEGE/ ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO., 2011, FORTALEZA. CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO. FORTALEZA - CE: Faculdade de Educação/UECE Avenida Paranjana, 1700 ? Itaperi ? Fortaleza-Ceará Campus do Itaperi, 2011.
-
LOBO, M. F. ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; MOTA, R. C. . A Internet Como ferrameta Pedagógica: Reflexões Sobre o Uso da Internet na Educação Superior na Cidade de Juazeiro do Norte. In: Encontro Estadual de Estudantes de Geografia do Ceará, 2015, Fortaleza-ce. Resistir, Construir e Mobilizar: A Mudança Vem das Ruas ?, 2015.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . O Bairro e a Religiosidade, Paisagem e Lugar:A identidade e as transformações do Socorro no contexto sagrado do Juazeiro do Norte. In: IV Seminário LECgeo - Cidadania e Políticas da Paisagem, 2015, Recife- PE. Cidadania e Políticas da Paisagem, 2015.
-
MOTA, R. C. ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; LOBO, M. F. . A Perspectiva dos Alunos do Ensino Médio em Relação ao Ensino Superior na Escola Raimundo Moacir Alencar Mota- Assaré- Ce. In: Encontro Estadual de Estudantes de Geografia do Ceará, 2015, Fortaleza. Resistir, Construir e Mobilizar: A Mudança vem das Ruas ?, 2015.
-
BRÌGIDO, H, S ; ARAUJO, Marcos Allan G. . Processos de Moderniações Globalizantes no Interior do Nordestee: Suas Configurações e Consequências. In: SEMANA DE GEOGRAFIA DA URCA, 2011, CRATO. GEOGRAFIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI: AS CIDADES OS LUGARES E AS TERRITORIALIDADES, 2011.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, A. CARLOS . Formação Continuada de Professores de Geografia: Uma Possibilidade de Debate. In: III ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC CARRI, 2011, JUAZEIRO DO NORTE. Encontros Universitários da UFC no Cariri. JUAZEIRO DO NORTE: UFC - CARIRI, 2011.
-
OLIVEIRA, S, G ; OLIVEIRA, J, C, A ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, F, M, A . Uma Nova Dimensão Ecológica: Prática da Agrofloresta na Região do Cariri. In: II congresso cearense de Agroecologia, 2010, Juazeiro do Norte. Agroecologia rumo ao desenvolvimento sustentável.. JUAZEIRO DO NORTE: Bibliotecária da UFC, CRB-3/925, 2010.
-
MONTEIRO, L. G ; LIMA, E. C. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . O ensino/aprendizagem da Geografia através da imagem: uma análise inserção de ferramentas no processo. In: VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, 2014, Juazeiro do Norte. "Integridade e Interdisciplinaridade em pesquisa: ética e os diversos saberes na produção do conhecimento científico", 2014.
-
LIMA, E. C. ; MONTEIRO, L. G ; LIRA, M. B. C. ; SIMIAO, C. A. M. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . Ensino, Prática e Aprendizagem: Uma Análise Sobre Ferramentas Pedagógicas no Auxílio do Ensino na Geografia. In: VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, 2014, Juazeiro do Norte. Integridade e Interdisciplinaridade em Pesquisa: Éticas e os Diversos Saberes na Produção do Pensamento Científico, 2014.
-
MONTEIRO, L. G ; LIMA, E. C. ; LIRA, M. B. C. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . O Ensino da Geografia Como Ferramenta de Entendimento e Compreensão da Realidade: Contextos Dinâmicas e Processos. In: VI Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, 2014, Juazeiro do Norte. Integridade e Interdisciplinaridade em Pesquisa: Éticas e os Diversos Saberes na Produção do Pensamento Científico, 2014.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, A. CARLOS . Olhares Sobre o Professor Pesquisador: do Estágio à Prática Docente. In: SINECGEO, 2013, Crato - Ceará. HIERÓPOLES: O SAGRADO, O PROFANO E O URBANO, 2013.
-
OLIVEIRA, D, C ; SILVA, J, F ; ARAUJO, Marcos Allan G. . A Necessidade de Trabalhar Educação Ambiental na Região do Cariri: Desafios Para o Professor de Geografia. In: XIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, 2011, CRATO-CE. CIÊNCIA E CULTURA: PERCURSOS E DESAFIOS. CRATO: URCA, 2011.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . O PIBID de Geografia e sua Importância na Formação e Apreensão do Caráter Docente. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, CRATO. ?Ciência e Desenvolvimento Regional?. CRATO: URCA, 2011.
-
RODRIGUES, Q. ARSÊNIO ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . Espaço e Cultura Na Construção da Espacialidade na Região do Cariri. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, CRATO. CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. CRATO: URCA, 2011.
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . Paisagem, lugar e religiosidade: alguns apontamentos sobre o Bairro do Socorro Juazeiro do Norte-CE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOTA, R. C. ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; LOBO, M. F. . A Perspectiva do Alunos do Ensino Médio em Relação ao ensino Superior na Escola Raimundo Moacir Alencar Mota- Assaré - Ce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; Maciel, C.A.A . UM ENTENDIMENTO DA CIDADE PELO RECORTE DO BAIRRO: DOS SUJEITOS AOS SEUS IMAGINÁRIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. . O BAIRRO E A RELIGIOSIDADE, PAISAGEM E LUGAR:A identidade e as transformações do Socorro no contexto sagrado do Juazeiro do Norte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOBO, M. F. ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; MOTA, R. C. . A Internet como Ferramenta Pedagógica: Reflexões Sobre o Uso da Internet na Educação Superior na Cidade de Juazeiro do norte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, A. CARLOS . OLHARES SOBRE O PROFESSOR PESQUISADOR: DO ESTÁGIO À PRÁTICA DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva, F, D ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . APLICANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM QUINTINO NO MUNICÍPIO DE CRATO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; Silva, F, D ; SILVA, J, F . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICA DO PIBID.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRÌGIDO, H, S ; ARAUJO, Marcos Allan G. . PROCESSOS DE MODERNIZAÇÕES GLOBALIZANTES NO INTERIOR DO NORDESTE: SUAS CONFIGURAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, P, W, A ; SILVA, J, F . ESPAÇO CULTURAL E TERRITORIALIDADE NO CARIRI: UMA ANÁLISE PARA EDUCAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, P, W, A ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ENSINO-PESQUISA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, A. CARLOS . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . O PIBID DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO E APREENSÃO DO CARÁTER DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Q. ARSÊNIO ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, J, F . ESPAÇO E CULTURA NA CONSTRUÇÃO DA ESPACIALIDADE NA REGIÃO DO CARIRI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; OLIVEIRA, J, C, A . ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, R.A. ; SANTOS, R.J. ; SILVA, A. CARLOS . GEOGRAFIA: A AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S, G ; OLIVEIRA, J, C, A ; ARAUJO, Marcos Allan G. ; SILVA, F, M, A . UMA NOVA DIMENSÃO ECOLÓGICA: PRÁTICA DA AGROFLORESTA NA REGIÃO DO CARIRI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANTOS, G. C. S. ; SILVA, M. S. ; ARAUJO, Marcos Allan G. . Comisssão de Avaliação das Atividades Complementares. 2018.
OLIVEIRA, S, G ; MONTEIRO, L. G ; ARAUJO, Marcos Allan G. . CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEIROZ, I. S ; ARAUJO, Marcos Allan G. . MEMÓRIAS DA CIDADE CENTANÁRIA; LUGARES E REPRESENTAÇÕES SÓCIO-ESPACIAS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA URBANA DE JUAZEIRO DO NORTE.. 2011. (Monitoria).
ARAUJO, Marcos Allan G. . PALESTRA COMUNICATIVA: PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (PALESTRA).
URCA ; ARAUJO, Marcos Allan G. . Monitoria de pesquisa na expocrato 2010. 2010. (Monitoria).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Desativado, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Allan Gonçalves de Araujo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Educação do Estado do Ceará. , Rua Jornalista Helder Feitosa, Planalto dos Colibris, 63660000 - Tauá, CE - Brasil, Telefone: (88) 982239161
Experiência profissional
2017 - 2021
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Lecionou as disciplinas
Pesquisa e Práticas Pedagógicas I
Pesquisa e Práticas Pedagógicas III
Corporeidade e Psicomotricidade
Jogos e Psicomotricidade
Ensino de Geografia
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Antropologia
Estágio em Gestão
Estágio em Educação Infantil
Introdução a Educação
Pedagogia Empresarial
Educação Ambiental
Cultura Docente
Currículo e Políticas
Pesquisa Educacional
2014 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estudante pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 12
2010 - 2012
Universidade Regional do CaririVínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR BOLSISTA DO PIBID, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PESQUISANDO ENSINO DE GEOGRAFIA
2017 - 2018
EEM JOSE BEZERRA DE MENEZESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 15
2013 - 2014
Gabriel Bezerra de MoraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 35
2020 - Atual
EEM. Maria das Dores Cidrão AlexandrinoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
2022 - Atual
EEMI. Liceu Lili FeitosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de CratoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da rede básica, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Allan Gonçalves de Araujo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?