Zaqueu Luiz Bobato

Pós Doutorando em Geografia, na linha de pesquisa Análises Socioeconômicas e Dinâmicas Regionais e Urbanas na Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG (2025). Doutor em Geografia, na linha de pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2013-2017). Mestre em Geografia, área de concentração em Gestão do Território: Sociedade e Natureza na linha de pesquisa Dinâmicas Regionais e Urbanas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2010-2012), e graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati-PR (2006-2009). Atuou como Professor Colaborador no curso de Geografia da UNICENTRO (2011-2021), com experiência consolidada no ensino de graduação, na formação continuada de professores (PDE) e na Especialização em Docência Universitária. Em 2012, coordenou os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Ensino a Distância da UEPG no âmbito do PROLICEN, com atuação em 10 polos no Paraná e fora do Estado, resultando na defesa e aprovação de 64 monografias. Desenvolve trabalhos com Educação a Distância, com domínio de plataformas online como o Moodle. Atualmente é Professor Formador no curso de Geografia Licenciatura UAB da UEPG, atuando na formação inicial de professores. Também desenvolveu projetos de extensão em áreas como Guarda Mirim, Agroecologia, Educação Ambiental e Políticas Públicas. Possui trajetória em gestão pública: Prefeito em exercício de Imbituva-PR (2022-2024), Vice-prefeito (2021-2024), Secretário Municipal de Educação e Cultura (2021-2022), Vereador Municipal (2017-2020) e Primeiro Secretário da Câmara Municipal (2017-2018). Foi coautor da Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, Regional Sul 2 (2018). É pesquisador atuante no Grupo de Estudos sobre Geodesenvolvimento-GeoDes, grupo este que promove uma reflexão sobre os novos sentidos do desenvolvimento, os quais buscam superar os padrões setoriais, economicistas, etnocentristas e historicistas das concepções tradicionais de desenvolvimento. A ênfase recai sobre as abordagens que buscam considerar um viés espacial/geográfico/territorial nas novas concepções de desenvolvimento tendo como linhas de pesquisa: Análise da relação urbano-rural; Desenvolvimento sustentável e crise ambiental; Desenvolvimento, cidade e pobreza; Economia Solidária, Pluralidade Econômica e Economias Plurais; Educação Geográfica; Espaço rural e agricultura familiar; Estudos Regionais; Geografia Econômica e Desenvolvimento Regional. Práticas Sociais e Políticas Públicas.

Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2013 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: A FUMICULTURA COMO PARTE INTEGRANTE DA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL SUL-BRASILEIRA: (DES) CAMINHOS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA OS PRODUTORES E A REGIÃO
, Ano de obtenção: 2017. Nilson Cesar Fraga. Palavras-chave: Formação socioespacial; Tabaco; Fumicultura; Monopolização do Território; Processo histórico-geográfico.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regional.

Mestrado em Geografia

2010 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PERSPECTIVA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-APLS: O CASO DO APL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR, Ano de Obtenção: 2012
Dr. LUIZ ALEXANDRE GONÇALVES CUNHA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS; TERRITÓRIO; POLÍTICAS PÚBLICAS.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Econômica.

Graduação em Geografia

2006 - 2009

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE O CIRCUITO
Orientador: Roberto França da Silva Junior

Pós-doutorado

2025

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Formação complementar

2024 - 2024

Moodle Básico para Professores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2015 - 2015

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2011 - 2011

Funcionalidades Moodle aplicado a Pró-Licenciatura. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2011 - 2011

A construção dos conceitos geográficos na escola... (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento do Portal de periódicos da CAPES. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2010 - 2010

Docência Universitária: identidades e práticas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2008 - 2008

PROCESSOS HIDRODINÂMICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2007 - 2007

"Movimentos sociais: da teoria a prática". (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

Organização de eventos

BOBATO, Z. L. . 7º Salão de Extensão e Cultura da Unicentro: Extensão Universitária e Políticas Públicas: Conhecimento e transformação social. 2014. (Outro).

BOBATO, Z. L. . IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade. 2013. (Outro).

BOBATO, Z. L. . VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?. 2012. (Outro).

BOBATO, Z. L. . IV Semana de Geografia de Irati -. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Feira de Pesquisa e PósGraduação ? UEPG. 2025. (Feira).

34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? SEURS.A ARTICULAÇÃO ?EXTENSÃO E ENSINO? EM DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICENTRO, CAMPUS DE IRATI-PR. 2016. (Seminário).

33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS.TRABALHANDO O TEMA ?FAUNA E FLORA PARANAENSE? NA GUARDA MIRIM DO MUNICÍPIO DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNICENTRO. 2015. (Seminário).

XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO.CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS NOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A 4ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE PESQUISA QUALITATIVA. 2015. (Outra).

XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO.TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI. 2015. (Outra).

7º Salão de Extensão e Cultura da Unicentro.TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI. 2014. (Outra).

VII SIMPGEO. SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.PRODUÇÃO DE TABACO NO SUL DO BRASIL E A IDEIA DE ?DESENVOLVIMENTO?. 2014. (Simpósio).

X Semana de Geografia ?Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia?.CONTROLE DA PRODUÇÃO DE TABACO, POLÍTICAS PÚBLICAS E RIQUEZA ECONÔMICA EM IVAÍ -PR. 2014. (Outra).

XV JORNADA DO TRABALHO.QUESTIONANDO O ?DESENVOLVIMENTO? A PARTIR DAS CONTRADIÇÕES GERADAS PELO CULTIVO E COMERCIALIZAÇÃO DE FUMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2014. (Outra).

Feira das Profissões da Unicentro-2013. 2013. (Feira).

VI SEMINÁRIO ESTADUAL DE ESTUDOS TERRITORIAIS E I JORNADA DE PESQUISADORES SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ. 2013. (Seminário).

Congresso virtual Internacional "Economia verde e inclusão sócio po produtiva: o papel da agricultura familiar - reflexões para a Rio +20. 2012. (Congresso).

VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?.A PERSPECTIVA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PELA VIA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs): A TRANSPOSIÇÃO DE UM MODELO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO. 2012. (Outra).

"Geodiversidade e Valorização do Patrimônio" evento promovido pelo Mestrado em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 2011. (Outra).

"Los Impactos da la Reconversión de la Indústria Azucarena en Cuba" Palestra do Mestrado em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 2011. (Outra).

"Território e Desenvolvimento" Aula Inaugural do Mestrado em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 2011. (Outra).

IV Simpósio de Pós-Graduação da UEPG. 2011. (Simpósio).

IX ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs), MECANISMOS DE RESISTÊNCIAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2011. (Encontro).

VII Semana de Geografia: A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer ensino, pesquisa e extensão..Resistências culturais ao sistema-mundo: uma análise mediante o caso do Arranjo produtivo Local do tricot de Imbituva-Pr.. 2011. (Encontro).

AULA INAUGURAL DO MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO "CLIMA, TEMPO E VARIABILIDADE CLIMÁTICA". 2010. (Outra).

I SEMINÁRIO REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, DESENVOLVIMENTO LOCAL E SEGURANÇA ALIMENTAR DOS CAMPOS GERAIS. 2010. (Seminário).

PALESTRA PROMOVIDA PELO MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO. 2010. (Outra).

Protección del Território en España y en La Unión Europea. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL APOIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-APLs: O CASO DO APL DE MALHAS DE IMBITUVA-PR. 2010. (Seminário).

VII ECOPAR ENCONTRO DE ECONOMIA PARANAENSE.A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS NA PERSPECTIVA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-APLs: O CASO DO APL DE MALHAS EM TRICOTT DE IMBITUVA-PR. 2010. (Encontro).

VI SEMANA DE GEOGRAFIA O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ, REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO.O USO DO MÉTODO HERMENÊUTICO ASSOCIADO AO QUALITATIVO E QUANTITATIVO NO CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR. 2010. (Outra).

ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EAIC).O USO DO TERRITÓRIO NO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2009. (Encontro).

SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIEPE).GEOGRAFIA E AMBIENTE EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: O CASO DAS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA. 2009. (Outra).

V SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI: EPISTEMOLOGIA (S) CONTEMPORÂNEA (S): PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA E OUTROS SABERES.O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR: UM CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO. 2009. (Outra).

II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROIC/UNICENTRO.O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE IMBITUVA, O USO DO TERRITÓRIO E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2008. (Encontro).

IV SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI-OCUPAÇÃO DO ESPAÇO: ISSO É O (UM) MÉTODO DE ANÁLISE GEOGRÁFICA?. 2008. (Outra).

XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA E XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. 2008. (Seminário).

XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - XVII EAIC.O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA, O ESPAÇO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO : ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. 2008. (Encontro).

CICLO DE DEBATES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO. 2007. (Outra).

III SEMANA DE GEOGRAFIA - A QUESTÃO SOCIEDADE-NATUREZA NA PESQUISA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2007. (Outra).

NOVA DELHI/ÍNDIA: CRESCIMENTO ECONÔMICO, SOCIEDADE CIVIL E URBANISMO. 2007. (Outra).

OCORRÊNCIA DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS E SUA REPERCUSSÃO SÓCIO-AMBIENTAL NO LITORAL NORTE PAULISTA. 2007. (Outra).

II SEMANA DE GEOGRAFIA - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI. 2006. (Outra).

XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA, XIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I JORNADA PARANAENSE DE GRUPOS PET. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Tatiellen Cristina Prudentes

SILVA, M.; BRUMES, K. R.; MARIN, M. Z.; FREITAS, E. P.;BOBATO, Z. L.. POLÍTICAS PÚBLICAS ESPACIAIS NA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE GUARAPUAVA/PR. 2023. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ? PPGG) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luiz Carlos Basso

BOBATO, Z. L.; LICCARDO, A.; ROSSO, A. J.; MORO, P. R.; SILVA, J. M. F.. GEODIVERSIDADE DE IRATI, PARANÁ: ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO LOCAL. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Émerson Dias de Oliveira

FRAGA, N. C.; CAMPOS, M. C.;BOBATO, Z. L.; LUDKA, V. M.; VIANA, G. S.; LOSADA, J. Z.. A agricultura camponesa na microrregião geográfica de Faxinal/PR: territórios de resistência frente aos avanços da agricultura capitalista. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Patrícia dos Santos

SILVA, M.; VIDEIRA, S. L.;BOBATO, Z. L.. O PODER DA MADEIRA NO PARANÁ: O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO, OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE REDES POLÍTICAS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ? PPGG) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luiz Carlos Basso

BOBATO, Z. L.. GEODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Miguel Angelo Basso

BOBATO, Z. L.; CHIMIN JUNIOR, A. B.; SANTOS, W. T. P.. A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DE PROFESSORES PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência Universitária) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elaine Surmacz

BOBATO, Z. L.; ZANON, D. P.; SANTOS, W. T. P.. O "BOM PROFESSOR" DE GEOGRAFIA DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO-GUARAPUAVA-PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO.

Aluno: Samara Moleta Alessi

BOBATO, Z. L.. GEODIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Maria Claudia Bobek

BOBATO, Z. L.; STEFENON, D. L.; MOCHIUTTI, N. F.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adeline Gabrielle Delfino

BOBATO, Z. L.; STEFENON, D. L.; BARRETO, M.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Angelis Inácio dos Santos

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; BRUMES, K. R.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ivan Kojunski

BOBATO, Z. L.; BRUMES, K. R.; FREITAS, A. R.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ronaldo Cordeiro da Rocha

BOBATO, Z. L.; BEDNARZ, J. A.; BRUMES, K. R.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luis Felipe Carvalho

BOBATO, Z. L.; CHIMIN JUNIOR, A. B.; BARRETO, M.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Taís de Oliveira

BOBATO, Z. L.; ANTONELI, V.; BARRETO, M.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Solange Franciele Mageroski

BOBATO, Z. L.; ANTONELI, V.; IKUTA, F. K.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Leia Aparecida Gomes Bueno

BOBATO, Z. L.; MOCHIUTTI, N. F.; SILVA, J. M. F.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016 - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vanessa Mazurek

BOBATO, Z. L.; ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jéssica Fernanda Taiok

BOBATO, Z. L.; MOCHIUTTI, N. F.; ANTONELI, V.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jose Laudilino Bueno Junior

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GOOGLE MAPS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA NA DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Janaína de Melo Boaventura

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. TRABALHANDO COM MAPAS: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Hedna Torres Ribeiro

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. CARACTERIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE TELÊMACO BORBA - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Tatiana Aparecida Roque

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. NOVAS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS GARANTEM ESTABILIDADE E CONFORTO PARA O JOVEM DO CAMPO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Carla Caroline Correia

BOBATO, Z. L.CUNHA, L. A. G.; ROSAS, C. A. R. F.. Desenvolvimento territorial rural a partir de políticas públicas para a agricultura familiar: o caso do PAA no município de Tibagi/Pr. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Alice Romão da Silva

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. Reciclagem de lixo na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Anderson T

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. Souza; Rita de Cássia Malagolli Marinho et. al..Aula de campo como recurso didático no ensino de Geografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Leyla Mara Rodrigues Ribeiro

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. O uso de mídia na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: José Maurício Disaró

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. Percepções do urbano com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Hégles Aparecida Cardoso Bouvakíades et

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. al..O uso de jogos e brincadeiras no ensino de Geografia para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Vanessa Santos Padilha

BOBATO, Z. L.; LETICIA, S.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Paulo José Chuproski

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; CAMPOS, V. D.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Mariane Aparecida Trzaskos

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; CAMPOS, V. D.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Léo Marcos Mehret Filho

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.; SILVA, J. M. F.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Leandro Lemos de Jesus

BOBATO, Z. L.; CHIMIN JUNIOR, A. B.; ANTONELI, V.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Inês Valéria Antoczecen

BOBATO, Z. L.; MOCHIUTTI, N. F.; SILVA, J. M. F.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Antonio Roberto Roza

BOBATO, Z. L.; IKUTA, F. K.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernanda Byczkovzki

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; CAMPOS, V. D.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Francisnei Pereira da Luz

BOBATO, Z. L.; LETICIA, S.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014 - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Daiane Kielt Ribeiro

BOBATO, Z. L.; IKUTA, F. K.. Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Alfrânio Gonzaga Ferreira da Rosa; Aroldo Costa

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. Livro didático de Geografia: uso e aplicabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Maritana Aparecida Neves Pinto et al

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. .Redescobrindo a Congada e um povo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Tania Aparecida Dambros

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. A participação popular e as políticas públicas no ordenamento das cidades: o caso de São Bento do Sul-SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Eliane Krainski Dula Barbosa

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. A NOVA VISÃO DA RESERVA LEGAL NO PARANÁ PELO ATUAL CÓDIGO FLORESTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ísis Therezio Ribeiro

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.. A TRANSFORMACAO DO ESPACO NO ASSENTAMENTO CONTESTADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jeferson Fabiano Hraber

BOBATO, Z. L.; BASSO, L. C.; STEFENON, D. L.. A visão de professores sobre o uso das diferentes linguagens didáticas no Ensino de Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elenise Andreia Renhuki

BOBATO, Z. L.; FREITAS, A. R.; STEFENON, D. L.. A visão de formandos de Pedagogia acerca da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Evandro Eurich

BOBATO, Z. L.; BASSANI, A.; RIGONI, E.. ESPACIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS E ECONÔMICAS DE UMA REDE DE POSTOS DE COMBUSTIVEIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lulian Cristina de Oliveira

BOBATO, Z. L.. A construção do Território Assentamento Rio d'Areia de Cima no Espaço agrário brasileiro: Territorialização e Espacialidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luis Selomar Ribeiro; Jeferson Gaio

BOBATO, Z. L.. A ÉTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA FRENTE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia-Prolicen) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Anastacia Bernardo; Márcia Ortz; Luciano Reginatto; Celia R

BOBATO, Z. L.. .RECICLAR: A ARTE DE EDUCAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia-Prolicen) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Joseli Novaki de Paula

BOBATO, Z. L.. AGRICULTURA FAMILIAR ASSOCIADA AO LEGADO POLONÊS EM CAMPO DO TENENTE: UM ELO DE AMOR COM O TRABALHO NO CAMPO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia-Prolicen.) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: José C

BOBATO, Z. L.. Rabello; Morche R. Almeida; Rosimeri de A. Pinheiro.LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: BLUMENAU, UMA PROPOSTA DE CADERNOS TEMÁTICOS PARA O 5 ANO DE GEOGRAFIA REGIONAL DE SANTA CATARINA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia-Prolicen.) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Rodrigo Vieira Kindermann

BOBATO, Z. L.. A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: UM EXEMPLO NO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia-Prolicen.) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Cleyton Renato Muchom

BOBATO, Z. L.; SILVA, J. M. F.; STEFENON, D. L.. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DO COTIDIANO COM O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ana Cleide Schneider Ferreira Bobato

BOBATO, Z. L.; CHIMIN JUNIOR, A. B.; STEFENON, D. L.. A capela Nossa Senhora de Fátima e seu papel na construção do lugar e do sentimento de pertencimento da comunidade de Valinhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elaine Faganelli

BOBATO, Z. L.; STEFENON, D. L.; RIGONI, E.. Vende-se Beleza: Os salões de beleza na cidade de Irati, notas para discussão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luciane Gryczak

BOBATO, Z. L.; SENETRA, A.;CUNHA, L. A. G.. TERRITÓRIOS RURAIS: A CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO CAMINHOS DO TIBAGI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Claudinei de Jesus Romão

BOBATO, Z. L.; BASSO, L. C.; RIGONI, E.. Moradia popular em Irati-PR: um estudo do conjunto habitacional "Novo Irati".. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elidiane Aparecida Belo

BOBATO, Z. L.. A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL DE VILA PALMIRA - SÃO JOÃO DO TRIUNFO - PR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: ELLEN FERNANDA GHISI

ALBUQUERQUE, D. E. S.;BOBATO, Z. L.. RELAÇAO ENTRE ESTRUTURA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE NAS MESORREGIÕES CENTRO-SUL E SUDOESTE DO PARANÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BAHR, G. C.; RAGUSA, P.;BOBATO, Z. L.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Geografia-IFPR, campus Telêmaco Borba. 2025. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS TELEMACO BORBA.

FAJARDO, Sérgio; FRANÇA DA SILVA, Júlio Manoel;BOBATO, Z. L.. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores, DEGEO/GUARAPUAVA: GEOGRAFIA FÍSICA - RT 20. 2021. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.. Banca de seleção de alunos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Geografia. Unicentro/Irati.. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SILVA, J. M. F.; BEDNARZ, J. A.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Cartografia e Geocartografia. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; IKUTA, F. K.; SILVA, J. M. F.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Metodologia em Geografia. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SILVA, J. M. F.; BEDNARZ, J. A.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Biogeografia. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SILVA, J. M. F.; BEDNARZ, J. A.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Geomorfologia. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; MOCHIUTTI, F.. Banca de seleção de alunos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Geografia. Unicentro/Irati.. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; SANTOS, W. T. P.; BASSO, L. C.. Banca de seleção de alunos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Geografia. Unicentro/Irati.. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; BASSO, L. C.; SILVA, J. M. F.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Geomorfologia. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; BASSO, L. C.; SILVA, J. M. F.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Geologia. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BOBATO, Z. L.; BASSO, L. C.; SILVA, J. M. F.. Banca de seleção de alunos para o Programa de Monitoria na Disciplina de Cartografia e Geocartografia. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientou

Elaine Surmacz

O "BOM PROFESSOR" DE GEOGRAFIA DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO-GUARAPUAVA-PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Vanessa Mazurek

Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Jéssica Fernanda Taiok

Relatório final de estágio supervisionado (Trabalho de Conclusão de Curso); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Odeni Eliton Neves de Lima

Experiências a partir da prática em estágios supervisionados no ensino fundamental e médio; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Francisnei Pereira da Luz

Experiências a partir da prática em estágios supervisionados no ensino fundamental e médio; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Vanessa Santos Padilha

Experiências a partir da prática em estágios supervisionados no ensino fundamental e médio; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Alcemir Junior

A LÓGICA ESCALAR GLOBAL/LOCAL: O CASO DA EMPRESA MULTINACIONAL YAZAKI NO TERRITÓRIO DE IRATI-PR EM EVIDÊNCIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Cleiton Marcelo Campos

O TERRITÓRIO MUNICIPAL DE FERNANDES PINHEIRO-PR: DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Sonia Vanessa Langaro

O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA ÓTICA DA POLÍTICA DESCENTRALIZADA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Robson Christian Barankievicz

A INSTALAÇÃO DA EMPRESA BELAGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR E O USO DO TERRITÓRIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Tedimar Costa

Descentralização política e saúde pública: o caso do Município de Irati-Pr; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Adriano Pinto Godoi

Turismo e Identidade Cultural: Um olhar sobre o conjunto arquitetônico em Treze Tílias - SC; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

ERINTON MACHADO

Combate e Prevenção a Incêndio Ambiental: Uma Reflexão Geográfica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Marta Veloso Farias; Michela Dalarosa da Silva

A IMPORTÂNCIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA PARA A SOCIEDADE SÃO CRISTOVENSE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia (Prolicen)) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Denise S

BRANDÃO; LETICIA F; TITON; MARIA HELIANI GOMES; A PERSPECTIVA DA AGROECOLOGIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NO ESTADO DE SANTA CATARINA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia-Prolicen; ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Edilson F

; DINAMAR BAZEGGIO; LUCIANA WEBER; VALÉRIA SANTOS; O APRIMORAMENTO DA CARTOGRAFIA NO CONTEXTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia-Prolicen; ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Rafael Paviani; Sirlene Conte

AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DE CONCÓRDIA-SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia-Prolicen; ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

José Silvestre Alves Soczek

Recursos imagéticos no Ensino de Geografia: trabalhando o tema da "globalização" com o auxílio de fotos, charges e cartuns; Orientando do Programa de desenvolvimento da Educação-PDE; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Zaqueu Luiz Bobato;

Produções bibliográficas

  • BOBATO, Zaqueu Luiz . REGIÃO OFICIAL, REGIÃO VIVIDA: A AMCESPAR E A INVENÇÃO DO CENTRO-SUL DO PARANÁ. REVISTA DE GEOPOLITICA , v. 17, p. 1-34, 2026.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz . Geotecnologias acessíveis: como estimular o pensamento espacial na Educação Básica sem dominar softwares complexos. CADERNOS CAJUÍNA , v. 11, p. 1-36, 2026.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz ; CUNHA, LUIZ ALEXANDRE GONÇALVES . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA TRANSFORMAÇÃO AGRÍCOLA PARANAENSE: DO CAFÉ ÀS COMMODITIES (1985-2024). REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 15, p. e3136-13, 2026.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz ; CUNHA, LUIZ ALEXANDRE GONÇALVES . A SOJA COMO PROJETO TERRITORIAL: EVIDÊNCIAS PRODUTIVAS E EXPRESSÃO ESPACIAL DA HOMOGENEIZAÇÃO AGRÁRIA EM IMBITUVA (PR), 1995-2024. REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO NORDESTE MINEIRO , v. 2, p. 1-31, 2026.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz . O Poder das Imagens e das Narrativas Visuais: Geopolítica da Crise no Canal de Suez/Mar Vermelho. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 22, p. 112-127, 2025.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz ; FRAGA, N. C. . DOCUMENTAR, ANALISAR, INTERPRETAR: O POTENCIAL EPISTÊMICO DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA DA FUMICULTURA DA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS(PR). CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 35, p. 869-897, 2025.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz . DO TERRITÓRIO À COMMODITY: A REESTRUTURAÇÃO DA CAFEICULTURA BRASILEIRA E A GEOGRAFIA DOS PREÇOS (1950-2025). GEOGRAPHIA OPPORTUNO TEMPORE , v. 11, p. 1-31, 2025.

  • BOBATO, Zaqueu Luiz ; JESUS, FABIO CAIAN DE . DESIGUALDADES TERRITORIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: desafios para o ensino crítico de Geografia. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 11, p. 455-469, 2025.

  • JESUS, L. L. ; BOBATO, Z. L. ; LIMA, O. E. N. . CENAS SOBRE O FIM DO MUNDO: TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA A PARTIR DA LINGUAGEM FÍLMICA. Revista de Ensino de Geografia , v. 10, p. 177-192, 2019.

  • BOBATO, Z. L. . DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO BRASIL: PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. s.v, p. 1-8, 2018.

  • BOBATO, Z. L. ; FERREIRA, D. . ?PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL: PLANEJAMENTO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 2017, p. 01-06, 2017.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . OS DESAFIOS DA OPERACIONALIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI ? PARANÁ, BRASIL. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. Nov. 2017, p. 1-7, 2017.

  • BOBATO, Z. L. ; SCHLEAN JUNIOR, A. A. . A LÓGICA ESCALAR GLOBAL/LOCAL: O CASO DA EMPRESA MULTINACIONAL YAZAKI NO TERRITÓRIO DE IRATI-PR. Revista de Geografia (Recife) , v. 33, p. 30-47, 2016.

  • BOBATO, Z. L. ; BARANKIEVICZ, R. C. . A instalação da empresa Belagrícola no município de Imbituva-PR e o uso do território.. TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE) , v. 10, p. 199-218, 2016.

  • BOBATO, Z. L. ; COSTA, T. . OS REFLEXOS DA DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E ORÇAMENTÁRIA NA SAÚDE PÚBLICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 29, p. 1-12, 2015.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . TRABALHANDO O TEMA ?FAUNA E FLORA PARANAENSE? NA GUARDA MIRIM DO MUNICÍPIO DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNICENTRO. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-08, 2015.

  • BOBATO, Z. L. ; FARIAS, M. V. ; DALAROSA, M. S. . CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE SÃO CRISTÓVÃO DO SUL-SC. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 30, p. 01-13, 2015.

  • BOBATO, Z. L. ; FERNANDES, F. . OS SABERES TRADICIONAIS DO HOMEM DO CAMPO SOBRE OS PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS E SUAS FORMAS: DIAGNÓSTICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ?BARRO BRANCO? MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS-PARANÁ. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 30, p. 01-11, 2015.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI-PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-06, 2014.

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Resistências culturais ao sistema-mundo: uma análise mediante o caso do Arranjo Produtivo Local do tricot de Imbituva-PR. TERR@ PLURAL (UEPG. IMPRESSO) , v. 7, p. 11-28, 2013.

  • BOBATO, Z. L. . A ?possibilidade? de uma transformação a partir da apropriação das tecnologias da ?informação?: refletindo as recentes manifestações que ocorreram no Brasi. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-05, 2013.

  • BOBATO, Z. L. ; MATHIAS, H. J. A. . MIGRAÇÕES INTRATERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENTES NA PERSPECTIVA DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO DE GUAMIRIM EM IRATI - PR. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , v. 21, p. 75-87, 2013.

  • BOBATO, Z. L. . Empresas, redes e uso do território: uma reflexão teórica. P@rtes (São Paulo) , v. sv, p. 01-07, 2013.

  • BOBATO, Z. L. . O impacto socioeconômico gerado pela fumicultura na microrregião geográfica de Prudentópolis-PR. GEOSUL (UFSC) , v. 28, p. 31-54, 2013.

  • BOBATO, Z. L. ; ZARPELON, F. . Custo Brasil nos transportes. P@RTES (SÃO PAULO) , v. s/v, p. 01, 2012.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . DESENVOLVIMENTO LOCAL NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MALHAS DE TRICOT DE IMBITUVA-PR. Caminhos de Geografia , v. 13, p. 244-254, 2012.

  • BOBATO, Z. L. ; SOARES, J. G. . O caso do arranjo produtivo local (PL) de tricot de Imbituva-PR e sua possível vinculação com o Turismo. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 1-5, 2011.

  • BOBATO, Z. L. . O processo de globalização e fragmentação do espaço geográfico. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-04, 2011.

  • BOBATO, Z. L. . A aplicação do método hermenêutico em conjunto ao qualitativo no caso do Arranjo Produtivo Local do Tricot de Imbituva - PR. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-06, 2011.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . Geografia e ambiente empresarial contemporâneo: o caso das relações de cooperação no Arranjo Produtivo Local do Tricot de Imbituva-PR. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-05, 2011.

  • BOBATO, Z. L. ; RIGONI, E. . A Guerra Fria e as transformações no espaço geográfico. P@rtes (São Paulo) , v. s/v, p. 01-06, 2011.

  • BOBATO, Z. L. ; FRAGA, N. C. . ICONOGRAFIAS GEOGRÁFICAS NA PAISAGEM, O USO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS NA PESQUISA ACADÊMICA ENQUANTO METODOLOGIA QUALITATIVA. In: Alides Baptista Chimin Junior; Andreza Rocha de Freitas. (Org.). Tecnologias geográficas: o uso de diferentes metodologias na produção do conhecimento Geográfico. 1ed.Curitiba-PR: CVR, 2016, v. 1, p. 127-152.

  • BOBATO, Z. L. . DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO TERRITÓRIO DE CALMON, SC: OS REFLEXOS DE UM CONTEXTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DE FORMAÇÃO CONFLITUOSA. In: Nilson Cesar Fraga. (Org.). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO TERRITÓRIO DE CALMON, SC: OS REFLEXOS DE UM CONTEXTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DE FORMAÇÃO CONFLITUOSA. 1ed.Florianópolis: Insular, 2016, v. , p. 01-20.

  • BOBATO, Z. L. . A PERSPECTIVA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PELA VIA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs): a transposição de um modelo de desenvolvimento europeu. In: ANTONELI, Valdemir; CHIMIN JUNIOR, Alides Baptista. (Org.). DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-IRATI-PR. 1ed.Curitiba: Editora CVR, 2013, v. 1, p. 53-65.

  • BOBATO, Z. L. . Fumicultura envolve mais de 1.700 famílias em Prudentópolis. Boletim Agro Regional, Irati-PR, 16 ago. 2018.

  • BOBATO, Z. L. . O PROCESSO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CONSTRUÇÃO DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE IMBITUVA-PR. Paróquia Santo Antônio de Imbituva-PR, 23 mar. 2015.

  • BOBATO, Z. L. . O CASO DA FUMICULTURA NO SUL DO BRASIL. Jornal Imbituva Hoje Regional, Imbituva-PR, p. 03 - 03, 01 jun. 2014.

  • BOBATO, Z. L. . O PROCESSO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE DE VALINHOS. Comunidades da Paróquia Santo Antônio de Imbituva-PR, Imbituva-PR, 24 maio 2014.

  • BOBATO, Z. L. . O trabalho do Conselho Comunitário de Segurança de Imbituva-CONSEG. Folha de Imbituva, Imbituva-PR, 10 maio 2014.

  • BOBATO, Z. L. . Participação sociopolítica e desenvolvimento: reflexões sobre o município de Imbituva-PR. Jornal Imbituva: Hoje Regional, Imbituva-PR, p. 02 - 02, 30 set. 2013.

  • BOBATO, Z. L. ; FRAGA, N. C. . QUESTIONANDO O ?DESENVOLVIMENTO? A PARTIR DAS CONTRADIÇÕES GERADAS PELO CULTIVO E COMERCIALIZAÇÃO DE FUMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL. In: XV Jornada do Trabalho ?Conflitos territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências do trabalho para além do capital?, 2014, Guarapuava-PR. Anais da Jornada do Trabalho, 2014.

  • IKUTA, F. K. ; MACHADO, R. E. ; JESUS, F. C. ; PIMENTEL, A. G. ; BOBATO, Z. L. . A AGROEOCOLOGIA EM IRATI: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE DEBATE E RESISTÊNCIA. In: XV Jornada do Trabalho ?Conflitos territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências do trabalho para além do capital?, 2014, Guarapuava-PR. Anais da Jornada do Trabalho, 2014.

  • BOBATO, Z. L. ; FRAGA, N. C. . PRODUÇÃO DE TABACO NO SUL DO BRASIL E A IDEIA DE ?DESENVOLVIMENTO?. In: VII SIMPGEO. SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2014, Maringá. VII SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA: Multidisciplinaridades na pesquisa geográfica contemporânea. Maringá: UEM-PGE, 2014. p. 01-2538.

  • BOBATO, Z. L. . FUMICULTURA NO SUL DO BRASIL E A PROPAGAÇÃO DA IDEIA DE ?DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO?. In: XXII ENGA ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2014, Natal-RN. XXII ENGA ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2014. p. 2056-2072.

  • LANGARO, S. V. ; BOBATO, Z. L. . ?MINHA CASA MINHA VIDA? E POLÍTICA DESCENTRALIZADA: O CASO DO CONJUNTO HABITACIONAL JOAQUIM ZARPELON-IRATI-PR. In: SEURB. II SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS: A DINÂMICA DAS CIDADES E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO, 2013, CAMPO MOURÃO-PR. SEURB. II SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS: A DINÂMICA DAS CIDADES E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO, 2013. v. S/V. p. 01-21.

  • BOBATO, Z. L. . A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO BRASIL: PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA. In: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013, Irati-PR. IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013.

  • BOBATO, Z. L. . A PERSPECTIVA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PELA VIA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs): A TRANSPOSIÇÃO DE UM MODELO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • MATHIAS, H. J. A. ; BOBATO, Z. L. . MIGRAÇÕES INTRA-TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENTES NA PERSPECTIVA DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO DE GUAMIRIM EM IRATI-PR.. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS NA PERSPECTIVA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-APLS: O CASO DO APL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR. In: VII Encontro de Economia Paranaense (ECOPAR), 2011, Guarapuava. ANAIS DO VII ECOPAR, 2011. p. 01-17.

  • BOBATO, Z. L. . ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs), MECANISMOS DE RESISTÊNCIAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. In: IX ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2011, Goiânia. Encontro Nacional da ANPEGE, 2011. v. s/v. p. 01-08.

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Resistências culturais ao sistema-mundo: uma análise mediante o caso do Arranjo Produtivo Local do Tricot de Imbituva-Pr.. In: VII Semana de Geografia: A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer ensino, pesquisa e extensão., 2011, Irati-Pr. VII Semana de Geografia, 2011.

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Descentralização política e Arranjos Produtivos Locais: um enfoque mediante a complexidade do APL de tricott de Imbituva-Pr. In: V SEMINÁRIO DE PESQUISA, 2010, PONTA GROSSA. V SEMINÁRIO DE PESQUISA, 2010.

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . O USO DO MÉTODO HERMENÊUTICO ASSOCIADO AO QUALITATIVO E QUANTITATIVO NO CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR. In: VI SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI ?O Ontem, o Hoje e o Amanhã: Algumas Reflexões Sobre o Espaço Geográfico?, 2010, Irati- PR. ANAIIS VI SEMANA DE GEOGRAFIA "O ONTEM, O HOJE E O AMANHA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRAFICO, 2010. v. 1. p. 263-283.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . A ARTICULAÇÃO ?EXTENSÃO E ENSINO? EM DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICENTRO, CAMPUS DE IRATI-PR. In: 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? SEURS, 2016, Camburiú. 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? SEURS, 2016. p. 1-2.121.

  • LINS, D. ; WIEZBICKI, M. ; BOBATO, Z. L. . CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS NOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A 4ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE PESQUISA QUALITATIVA. In: XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO, 2015, Irati-PR. XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO, 2015. p. 01-05.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . TRABALHANDO AS GEOCIÊNCIAS NA GUARDA MIRIM DE IRATI-PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO, 2015, Irati-PR. XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO, 2015. p. 01-05.

  • SANTOS, W. T. P. ; BOBATO, Z. L. ; ROZA, A. R. . TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI.. In: 7° Salão de Extensão e Cultura da UNICENTRO ?Extensão Universitária e Políticas Públicas: conhecimento e transformação social?, 2014, Irati-PR. 7° Salão de Extensão e Cultura da UNICENTRO ?Extensão Universitária e Políticas Públicas: conhecimento e transformação social?, 2014.

  • RODRIGUES, J. ; BOBATO, Z. L. . CONTROLE DA PRODUÇÃO DE TABACO, POLÍTICAS PÚBLICAS E RIQUEZA ECONÔMICA EM IVAÍ -PR. In: X Semana de Geografia intitulada de ?Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia?, 2014, Irati-PR. X Semana de Geografia intitulada de ?Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia?, 2014.

  • BOBATO, Z. L. ; LUZ, F. P. ; LIMA, O. E. N. . PROJETO GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: A IMPORTÂNCIA DO ?TRABALHO DE CAMPO? NA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: X Semana de Geografia 'Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia?, 2014, Irati-PR. X Semana de Geografia ?Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia?, 2014.

  • LANGARO, S. V. ; BOBATO, Z. L. . O PROGRAMA ?MINHA CASA MINHA VIDA? NA ÓTICA DA DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA: O CASO DO CONJUNTO HABITACIONAL JOAQUIM ZARPELON-IRATI-PR EM EVIDÊNCA. In: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013, Irati-PR. IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013.

  • BARANKIEVICZ, R. C. ; BOBATO, Z. L. . A INSTALAÇÃO DA EMPRESA BELAGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR E O USO DO TERRITÓRIO.. In: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013, Irati-PR. IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013.

  • SCHLEAN JUNIOR, A. A. ; BOBATO, Z. L. . A LÓGICA ESCALAR GLOBAL/LOCAL NA GEOGRAFIA: O CASO DA EMPRESA MULTINACIONAL YAZAKI NO TERRITÓRIO DE IRATI-PR. In: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013, Irati-PR. IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013.

  • CAMPOS, C. M. ; BOBATO, Z. L. . DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO TERRITÓRIO DE FERNANDES PINHEIRO-PR: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. In: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013, Irati-PR. IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade, 2013.

  • BOBATO, Z. L. . A FUMICULTURA NA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR: UMA PROPOSTA GEOGRÁFICA DE PESQUISA. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • COSTA, T. ; BOBATO, Z. L. . DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E ORÇAMENTÁRIA: AS COMPETÊNCIAS DA ESCALA MUNICIPAL PARA COM A SAÚDE PÚBLICA APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • MACHADO, E. L. ; BOBATO, Z. L. . COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIO AMBIENTAL ? UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, T. ; BOBATO, Z. L. . A GEOGRAFIA DO TURISMO: UMA REFLEXÃO EM TORNO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • BOBATO, Z. L. ; SOARES, J. G. ; CUNHA, L. A. G. . O CASO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE MALHAS DE IMBITUVA-PR E SUA POSSÍVEL VINCULAÇÃO COM O TURISMO. In: VIII JORNADA ACADÊMICA DE TURISMO FITUR, 2010, IRATI -PR. VIII FITUR - FÓRUM IRATIENSE DE TURISMO, 2010.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . GEOGRAFIA E AMBIENTE EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: O CASO DAS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA. In: SIEPE - SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2009, IRATI - PR. SIEPE - SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2009. p. 1-4.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O USO DO TERRITÓRIO NO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EAIC), 2009, LONDRINA - PR. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009. p. 1-4.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA, O ESPAÇO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. In: XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - XVII EAIC, 2008, FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ. XVII EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. In: XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA E XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, IRATI. Anais ... Seminário de Pesquisa ... Semana de Iniciação Científica (Guarapuava. CDRom), 2008.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE IMBITUVA, O USO DO TERRITÓRIO E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. In: II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROIC/UNICENTRO, 2008, IRATI. II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROIC/UNICENTRO, 2008.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE ENDÓGENA DO SETOR DE MALHAS DE IMBITUVA-PR. In: IV Semana de Geografia: Ocupação do Espaço: isso é o (um) método de análise geográfica?, 2008, IRATI. ANAIIS VI SEMANA DE GEOGRAFIA "O ONTEM, O HOJE E O AMANHA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRAFICO, 2008. v. 1.

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, T. ; BOBATO, Z. L. . O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E SUA SISTEMATIZAÇÃO. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?, 2012.

  • KOJUNSKI, I. ; MANEIRA, D. M. ; BOBATO, Z. L. . ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ANARQUISTA. In: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI, 2012, Irati-PR. VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI, 2012.

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR: UM CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO. In: V Semana de Geografia de Irati, 2009, Irati - PR. Anais da V Semana de Geografia de Irati, 2009. p. 54-54.

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . A ARTICULAÇÃO ?EXTENSÃO E ENSINO? EM DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICENTRO, CAMPUS DE IRATI-PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . TRABALHANDO O TEMA ?FAUNA E FLORA PARANAENSE? NA GUARDA MIRIM DO MUNICÍPIO DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNICENTRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. . TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LINS, D. ; WIEZBICKI, M. ; BOBATO, Z. L. . CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS NOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A 4ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE PESQUISA QUALITATIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; FRAGA, N. C. . QUESTIONANDO O ?DESENVOLVIMENTO? A PARTIR DAS CONTRADIÇÕES GERADAS PELO CULTIVO E COMERCIALIZAÇÃO DE FUMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; FRAGA, N. C. . PRODUÇÃO DE TABACO NO SUL DO BRASIL E A IDEIA DE ?DESENVOLVIMENTO?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOBATO, Z. L. ; SANTOS, W. T. P. ; ROZA, A. R. . TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO ? CAMPUS DE IRATI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, J. ; BOBATO, Z. L. . CONTROLE DA PRODUÇÃO DO TABACO, POLITICAS PÚBLICAS E RIQUEZA ECONÔMICA EM IVAÍ-PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; LUZ, F. P. ; LIMA, O. E. N. . PROJETO GUARDA MIRIM DE IRATI ? PR: A IMPORTÂNCIA DO ?TRABALHO DE CAMPO? NA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKUTA, F. K. ; MACHADO, R. E. ; JESUS, F. C. ; PIMENTEL, A. G. ; BOBATO, Z. L. . A AGROEOCOLOGIA EM IRATI: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE DEBATE E RESISTÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. . A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO BRASIL: PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANGARO, S. V. ; BOBATO, Z. L. . O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA ÓTICA DA DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA: O CASO DO CONJUNTO HABITACIONAL JOAQUIM ZARPELON-IRATI-PR EM EVIDÊNCA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARANKIEVICZ, R. C. ; BOBATO, Z. L. . A INSTALAÇÃO DA EMPRESA BELAGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR E O USO DO TERRITÓRIO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, C. M. ; BOBATO, Z. L. . DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO TERRITÓRIO DE FERNANDES PINHEIRO-PR: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHLEAN JUNIOR, A. A. ; BOBATO, Z. L. . A LÓGICA ESCALAR GLOBAL/LOCAL NA GEOGRAFIA: O CASO DA EMPRESA MULTINACIONAL YAZAKI NO TERRITÓRIO DE IRATI-PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; SAQUET, M. A. ; FRAGA, N. . Epistemologias Contemporâneas: Caminhos para a Pesquisa na Geografia Humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOBATO, Z. L. . A PERSPECTIVA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PELA VIA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs): A TRANSPOSIÇÃO DE UM MODELO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATHIAS, H. J. A. ; BOBATO, Z. L. . MIGRAÇÕES INTRA-TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENTES NA PERSPECTIVA DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO DE GUAMIRIM EM IRATI-PR.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. . A FUMICULTURA NA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR: UMA PROPOSTA GEOGRÁFICA DE PESQUISA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, T. ; BOBATO, Z. L. . DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E ORÇAMENTÁRIA: AS COMPETÊNCIAS DA ESCALA MUNICIPAL PARA COM A SAÚDE PÚBLICA APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, E. L. ; BOBATO, Z. L. . COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIO AMBIENTAL ? UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, T. ; BOBATO, Z. L. . O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E SUA SISTEMATIZAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, T. ; BOBATO, Z. L. . A GEOGRAFIA DO TURISMO: UMA REFLEXÃO EM TORNO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KOJUNSKI, I. ; MANEIRA, D. M. ; BOBATO, Z. L. . ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ANARQUISTA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. . ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs), MECANISMOS DE RESISTÊNCIAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Resistências culturais ao sistema-mundo: uma análise mediante o caso do Arranjo Produtivo Local do tricot de imbituva-Pr.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . O USO DO MÉTODO HERMENÊUTICO ASSOCIADO AO QUALITATIVO NO CASO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA ? PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . O USO DO MÉTODO HERMENÊUTICO ASSOCIADO AO QUALITATIVO E QUANTITATIVO NO CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; SOARES, J. G. ; CUNHA, L. A. G. . O CASO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE MALHAS DE IMBITUVA-PR E SUA POSSÍVEL VINCULAÇÃO COM O TURISMO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS NA PERSPECTIVA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-APLS: O CASO DO APL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Descentralização política e Arranjos Produtivos Locais: um enfoque mediante a complexidade do APL de tricott de Imbituva-Pr. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O USO DO TERRITÓRIO NO ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. . O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA-PR: UM CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. . GEOGRAFIA E AMBIENTE EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO: O CASO DAS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE IMBITUVA, O USO DO TERRITÓRIO E AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE IMBITUVA, O ESPAÇO E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO GEOGRÁFICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPAKI, M. ; BORN, R. C. ; BOBATO, Z. L. . Cartilha de Orientação Política. Os cristãos e as Eleições 2018. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB.. Curitiba-PR: CNBB, 2018 (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB).

  • SOCZEK, J. S. A. ; BOBATO, Z. L. . Recursos Imagéticos no Ensino da Geografia: Trabalhando o conteúdo da Globalização com o auxílio de fotos, charges e cartuns.. Curitiba: Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2014 (Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE).

Outras produções

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 60 (RCG-2025-76938) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2025.

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 61 (RCG-2025-78589) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2025.

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 62 (RCG-2025-78525 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2025.

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 63 (Revista Terra Livre) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). 2025.

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 64 (Revista Fluminense de Geografia) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Niterói-RJ. 2025.

BOBATO, Zaqueu Luiz . 2025 Parecer em artigo 65 (RCG-2025-78589 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2025.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 59 (RCG-2019-50914) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2019.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 55 (- 30626-122877-1-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2016.

BOBATO, Z. L. . Parecer 56 (Processo nº: 07010/2016 (1)). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2016.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 57 (-34531-140895-1-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2016.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 58 (- 36017-147893-1-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2016.

BOBATO, Z. L. . Parecer 43 (Processo nº: 02293/2015). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 44 (Processo nº: 09248/2014). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 45 (Processo nº: 05317/2015). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 46 (Processo nº: 05317/2015-2). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 47 (Processo nº: 12803/2013). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 48 (Processo nº: 15199/2013). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 49 (-29597-118065-1-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 50 ( 24/08, ano 2015) da Revista Terra Plural. Periódico científico dos Programas de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 51 (Processo nº: 08619/2015). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 52 (Processo nº: 01408/2014). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer 53 (Processo nº: 10622/2015). Comissão Interna do Conselho Departamental-CONDEP do Departamento de Geografia-DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 54 (- 29445-117452-3-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2015.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 23 (- 24419-95319-2-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 24 (Processo nº: 01408/2014.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 25 (Processo nº: 12875/2013.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 26 (Processo nº: 13738/2011) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 27 (- 23689-91763-2-RV, ano 2014 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 28 (Processo nº: 05359/2014). Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 29 (Processo nº: 05359/2014_2).Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 30 (- 24388-95159-2-RV, ano 2014 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 31 (Processo nº: 13172/2013) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 32(- 1.481, ano 2014) da Revista Holos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 33 (- 1.531, ano 2014) da Revista Holos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 34 (-2013-21475) da Revista Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 35 (-2014-23511) da Revista Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 36 (Processo nº: 11308/2014) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 37 (artigo 01, ano 2014 ) VII Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Universidade Estadual de Maringá-UEM. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 38 (artigo 02, ano 2014 ) VII Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Universidade Estadual de Maringá-UEM. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer 39 (artigo 03, ano 2014 ) VII Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Universidade Estadual de Maringá-UEM. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 40 (- 27967-110723-2-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 41 (- 26686-104416-2-RV, ano 2014 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 42 (- 26686-104416-3-RV, ano 2014 ) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2014.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 8 (- 20964-79105-2-RV, ano 2013.) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 9 da Revista Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 12-03 a 02-04 de 2013. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 10 (- 21028-79621-2-RV, ano 2013) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 11 (- 23153-89023-2-R.DOC, ano 2013) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 12( ID 5392, ano 2013) da Revista Terra Plural. Periódico científico dos Programas de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 13 ( ID 5221, ano 2013) da Revista Terra Plural. Periódico científico dos Programas de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . COMISSÃO CIENTÍFICA DA: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade.. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer 14 (- Processo nº: 08274/2013.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer 16 (- Processo nº: 03962/2012-1.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer 17 (- Processo nº: 03962/2012-2.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer 18 (Processo nº: 04443/2013.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer 22 (- Processo nº: 12803/2013.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2013.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 1 (RCG-2011-1786) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. ; STEFENON, D. L. ; BRUMES, K. R. ; ANTONELI, V. ; SANTOS, W. T. P. . Membro da Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEP) do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Irati-Pr.. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 3 (- 16644-62182-1-RV) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 4 (- 16706-62402-1-RV ano 2012) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 5 da revista NUPEM (2 semestre de 2012). Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Segundo semestre.. 2012.

BOBATO, Z. L. . COMISSÃO CIENTÍFICA DA: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 6 (17889-67408-2-RV ano 2012) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 7 (19725-74382-3-RV ano 2012) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer 15 (- Processo nº: 08492/2012-1.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer 19 (- Processo nº: 08492/2012-2.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer 20 (- Processo nº: 10654/2011.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer 21 (- Processo nº: 12416/2011.) Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), do DEGEO/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. 2012.

BOBATO, Z. L. . Parecer em artigo 2 (RCG-2012-1874) da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2012.

BOBATO, Z. L. . COMISSÃO CIENTÍFICA DA: VII Semana de Geografia - A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011.

BOBATO, Z. L. . COMISSÃO CIENTÍFICA DO: XX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) - UEPG.. 2011.

BOBATO, Z. L. . Fumicultura envolve mais de 1.700 famílias em Prudentópolis. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . Iratienses começam a se mobilizar para o 'Impeachment Já'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . É justo o que o seu vereador recebe?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . Afinal de contas: estamos no Centro-Sul ou no Sudeste do Paraná?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO/Debatedor. XI SEMANA DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DE IRATI ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO GEOGRÁFICO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. ; IKUTA, F. . Agroecologia e Economia Solidária - Cultura FM Irati 87.9. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . Insucesso nas urnas: Centro-Sul não terá representantes locais na Alep e Câmara Federal, mesmo contando com eleitorado de mais de 184 mil pessoas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . Projeto de extensão da Unicentro visa aquisição de alimentos agroecológicos em Irati. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . 7º Salão de Extensão e Cultura da Unicentro: Extensão Universitária e Políticas Públicas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO. X Semana de Geografia intitulada de ?Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . Brasileiros escolhem seu representante no domingo (26): Disputa entre as duas frentes é considerada uma das mais difíceis da história do país. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO: IX Semana de Geografia. Ensino, Pesquisa e Extensão na Geografia: um olhar sobre os conflitos da sociedade para além das fronteiras da Universidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . IX SEMANA DE GEOGRAFIA: GEOGRAFIA, INTERDICIPLINARIDADE E REALIDADE REGIONAL: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ACADÊMICAS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SAQUET, M. A. ; FRAGA, N. ; BOBATO, Z. L. . VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . XVII Semana de Iniciação Científica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃOda: VIII Semana de Geografia ?Geografias contemporâneas: Percursos do conhecimento geográfico para o século XXI?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . MONITOR INTERNO da Feira das Profissões da Unicentro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO DA: II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE ? UNICENTRO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO DA: VII Semana de Geografia: A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer ensino, pesquisa e extensão. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . COORDENADOR DE SESSÃO DO : XX Encontro Anual de Iniciação Científica, X Encontro de Pesquisa da UEPG e I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOBATO, Z. L. . O PROCESSO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CONSTRUÇÃO DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE IMBITUVA-PR. 2015. (Site).

BOBATO, Z. L. . O PROCESSO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE DE VALINHOS. 2014. (Site).

BOBATO, Z. L. . Problemas ambientais e escala de vivência. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . Música e meio ambiente. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KOJUNSKI, I. ; MAZUREK, V. ; BOBATO, Z. L. . AS TRANSFORMAÇÕES DO MEIO AMBIENTE: AÇÕES QUE AJUDAM A PRESERVAR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . Epistemologia da Geografia e seus conceitos e categorias de análise. 2014. .

BOBATO, Z. L. . Fauna e Flora do Estado do Paraná, 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . ELEMENTOS DE GEOGRAFIA ECONÔMICA CONTEMPORÂNEA: A CONCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOCZEK, J. S. A. ; BOBATO, Z. L. . Recursos Imagéticos no Ensino da Geografia: Trabalhando o conteúdo da Globalização com o auxílio de fotos, charges e cartuns.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE).

BOBATO, Z. L. . Metodologia da Pesquisa-curso II- Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). 2013. .

BOBATO, Z. L. ; CUNHA, L. A. G. . Elementos de Geografia Econômica Contemporânea: Arranjos Produtivos Locais ? APLs e o desenvolvimento regional e local.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . A Geografia em sala de aula: Problemas e perspectivas. 2013. .

BOBATO, Z. L. . Mobilidade Urbana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BOBATO, Z. L. . A importância da reciclagem e a questão ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . Fauna e flora no Estado do Paraná. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . Educação ambiental e problemas urbanos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOBATO, Z. L. . O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS EM TRICOT DE IMBITUVA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE O CIRCUITO. 2009. (Relatório de pesquisa).

BOBATO, Z. L. ; SILVA JUNIOR, R. F. . O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE MALHAS DE IMBITUVA-PR. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Dinâmicas Regionais no Paraná: Trajetórias Histórico-Geográficas e Desafios da Leitura Regional, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as diferenças regionais no Estado do Paraná, buscando compreender de que maneira trajetórias histórico-geográficas específicas moldaram dinâmicas territoriais desiguais. A pesquisa parte da constatação de que regiões geograficamente próximas podem apresentar realidades socioeconômicas contrastantes, propondo interpretar essas disparidades como expressões de processos históricos, sociais, políticos e econômicos inter-relacionados. Fundamentado em concepções críticas de região enquanto construção dinâmica, relacional e multiescalar , o estudo articula métodos quantitativos e qualitativos, combinando o cruzamento de indicadores territoriais e validação por especialistas e agentes locais. Espera-se, com a análise crítica das regionalizações vigentes e a identificação de novas configurações, subsidiar interpretações mais sensíveis às especificidades regionais, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento territorial no Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador / LUIZ ALEXANDRE GONÇALVES CUNHA - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Projetos de políticas públicas alternativas ao cultivo de tabaco no Estado do Paraná: territorialização ou desterritorialização da fumicultura no Estado?, Descrição: A pesquisa versou trazer para o debate a possível decadência da atividade fumageira no território político/administrativo do Estado do Paraná. Para tanto, foi necessário identificar os projetos de políticas públicas alternativas que tramitaram no poder Legislativo Federal e Estadual no período compreendido entres os anos de 2005-2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    O impacto social e econômico gerado pela atividade fumageira na microrregião geográfica de Prudentópolis-Pr., Descrição: A microrregião geográfica de Prudentópolis objeto da presente proposta de estudo é composta pelos municípios de Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Prudentópolis, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro (IPARDES 2012). Na referida microrregião, dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) apontam que a atividade fumageira (tabaco) se caracteriza sendo de grande importância para a geração de emprego e renda, garantindo a sobrevivência de centenas de famílias que habitam o território microrregional. Ao se deparar com informações que evidenciam a importância do cultivo de tabaco no território da microrregião, despertou o interesse em realizar um levantamento de dados visando compreender o impacto social e econômico que a atividade exerce no território, bem como os projetos de políticas públicas que visam proporcionar alternativas para as famílias que tem a atividade fumageira como principal meio para obtenção de renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Desenvolvimento local e a implantação da política pública de Arranjo Produtivo Local-APL: o caso do APL do tricot de Imbituva-PR, Descrição: A pesquisa desenvolvida ao objetivar compreender o processo histórico e geográfico de implantação da política pública de desenvolvimento Local na perspectiva de Arranjo Produtivo Local-APL, considerando a concentração territorial das empresas do tricot do município de Imbituva-PR, constatou que: o modelo de APL adentrou no Brasil após o processo de descentralização política conferido pelos resultantes da constituição de 1988. No entanto, foi na década de 1990 em meio a valorização da escala geográfica local que a perspectiva de APL se consolidou no país, logo, sendo disseminada para diversos Estados, como fora o caso do Paraná, que, por conseguinte disseminou a proposta para alguns de seus municípios. No caso da implantação do projeto de APL no território municipal de Imbituva, este ocorreu a partir no ano de 2005 pela via de uma proposta do governo do Estado que contou com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Constatou-se em pesquisas de campo que o modelo implantado carece de várias ações tanto da parte do poder público Estadual como municipal. No entanto, tais ações não dispensam a necessidade de articulação do coletivo empresarial local, pois percebe-se que as relações de cooperação que são indispensáveis para o êxito de uma proposta de APL tem sido incipientes no âmbito do território municipal de Imbituva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    O ARRANJO PRODUTIVO DE MALHAS DE IMBITUVA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA, Descrição: A presente pesquisa sendo uma continuação do projeto "O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE MALHAS DE IMBITUVA-PR" permitiu compreender que apesar da proximidade geográfica das empresas existir, as relações de cooperação se dão com pouca intensidade, até mesmo aguçando a competitividade. Portanto, é possível afirmar que o APL imbituvense se caracteriza sendo possuidor de formas de cooperação incipientes, o que motiva a acreditar numa ampliação desse processo. Contudo, faz-se necessário desenvolver projetos que visem a melhoria da competitividade para fora (vantagem competitiva), beneficiando o setor e o município de Imbituva, haja vista que o setor de malhas é de extrema importância para a economia da cidade, pois gera diversos empregos diretos e indiretos, e por Imbituva ser uma cidade relativamente pequena, a decadência do segmento de malhas acarretaria sérias conseqüências. Portanto, entende-se ser necessário estudar a realidade em que se encontra o segmento hoje, e assim contribuir para o debate sobre o desenvolvimento deste ramo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    O CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE MALHAS DE IMBITUVA-PR, Descrição: No processo de desenvolvimento do modo capitalista de produção, territórios se tornaram cada vez mais especializados, no contexto de uma divisão territorial do trabalho. Os territórios passam a atender a um novo imperativo de formas diferenciadas, desigualmente dispostas. A cidade de Imbituva-PR, embora seja periférica, se destacou na produção de malhas por ter se especializado neste ramo a pelo menos duas décadas, formando um pequeno aglomerado de empresas na forma de cluster, mas que todavia, carece de maior impulso ao seu desenvolvimento. Este desenvolvimento seria pleno, se caso as formas embrionárias de cooperação fossem adotadas por todas as firmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zaqueu Luiz Bobato - Coordenador.

Prêmios

2025

Aprovado e classificado no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste 2025 (EDITAL Nº 174/2025-DIRCOAV/UNICENTRO)..

2025

Aprovação e classificação no Concurso Público para Professor de Geografia (EDITAL Nº 225/2025-DIRCOAV/UNICENTRO RESULTADO FINAL DO CONCURSO PÚBLICO), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

2025

Aprovado e classificado (1° Lugar) no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa 2025 (Edital PROGESP/DICON nº 2025.937). (Resultado PROGESP-DICON - Nº 2026.28), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

2024

Aprovado e classificado no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste 2024 (EDITAL Nº 207/2024-DIRCOAV/UNICENTRO)..

2023

Aprovação e classificação no Concurso Público para Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação do Paraná..

2016

1° lugar no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste 2016 (EDITAL Nº 72- DIRCOAV/UNICENTRO)..

2014

1 lugar no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste 2014 (EDITAL Nº 031/2014-DIRCOAV/UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)..

2014

Aprovado em concurso público para professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

2012

1 lugar no teste seletivo para prof. colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste 2012 (EDITAL Nº 050/2012-DIRCOAV/UNICENTRO), Unicentro.

2012

Aprovado em concurso público para professor efetivo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).

2012

Aprovado no processo de seleção para Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

2012

Aprovado no processo de seleção para Doutorado em Geografia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Maringá (UEM).

2011

Segundo Lugar no teste seletivo para professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) campus de Irati-Pr., Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

2008

Prêmio Destaque Iniciação Científica 2008, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa. , Avenida General Carlos Cavalcanti 4748, Uvaranas, 84030000 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32203721, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 38

Outras informações:
Disciplinas Ministradas- Geografia Humana- Epistemologia da Ciência Geográfica- Metodologia da Pesquisa em Geografia- Metodologia em Geografia- Geografia do Turismo- Organização do Espaço Brasileiro- Prática de Ensino de Geografia II

2019 - 2019

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas:- Diferentes Linguagens no Ensino de Geografia- Geografia Política- Pensamento Geográfico- Metodologia de Pesquisa em Geografia- Geografia do Turismo- Prática de Ensino em Geografia II

2018 - 2018

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas - Geografia Política - Diferentes Linguagens no Ensino de Geografia - Geografia, Ensino e Multiculturalismo - Geografia Geral curso Turismo - População e Dinâmicas Migratórias

2017 - 2017

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Ministradas - Estágio Supervisionado para o Ensino Médio - Geografia Geral curso Turismo - Geografia Política - Geografia Social e Cultural - Metodologia da Pesquisa em Geografia - Organização do Espaço Brasileiro - Geografia do Turismo

2016 - 2016

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas sendo ministradas: - Metodologia da Pesquisa em Geografia - Geografia do Turismo - Geografia Política - Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental - Geopolítica das Relações Internacionais

2015 - 2016

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas sendo ministradas: - Metodologia da Pesquisa em Geografia - Organização do Espaço Regional - Prática de Ensino em Geografia - Estágio Supervisionado para o Ensino Médio

2014 - 2014

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas sendo ministradas:- Metodologia da Pesquisa em Geografia- Geografia do Turismo- Prática de Ensino em Geografia- Estágio Supervisionado para o Ensino Médio- Disciplina na pós-graduação em "Docência Universitária" (Seminários de Pesquisa).

2013 - 2013

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - Redes e Organização do Território. - Seminários de Pesquisa em Geografia 1. - Estágio Supervisionado para Ensino Fundamental 2.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas:- Geografia Cultural- Metodologia da Pesquisa em Geografia- Organização do Espaço Regional

2012 - 2012

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - Estágio Supervisionado para Ensino Médio II; - Biogeografia; - Pensamento Geográfico; - Metodologia da Pesquisa em Geografia; - Organização do Espaço Regional.

2011 - 2011

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aulas ministradas: Métodos de Pesquisa em Geografia (turma A e B)- Geotecnologias Aplicadas à Geografia (turma A e B)- Geografia da Produção e da Circulação.

Atividades

  • 01/2014

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade de extensão realizada, Meio ambiente, produção e comercialização agroecológica.

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Ensino Pesquisa e Extensão (CIEPE)..

  • 05/2014 - 05/2014

    Ensino, Epistemologia da Geografia e seus conceitos e cat, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia e seus conceitos e categorias de análise

  • 01/2014

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade de extensão realizada, Projeto Guarda Mirim.

  • 06/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade de extensão realizada, O projeto "Trabalhando a Educação Ambiental na Guarda Mirim" realiza dinâmicas em grupo, palestras, construção de painéis através de colagens e pinturas, discussão de documentários, pesquisa em textos de jornais e revistas, saídas de campo, entre outras..

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, A Geografia em sala de aula: Problemas e perspecti, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, A Geografia em sala de aula: Problemas e perspectivas. Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE.

  • 05/2013 - 05/2013

    Ensino, Metodologia da Pesquisa, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, - Curso Metodologia da Pesquisa. Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE. (61 alunos).

  • 12/2012 - 12/2012

    Ensino, Docência Universitária, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa

  • 03/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.Atividade de extensão realizada, Mini-cursos desenvolvidos junto as crianças e adolescentes do Projeto Guarda Mirim (Projeto conveniado a Unicentro).

2025 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Outras informações:
- Disciplina: Cartografia I (Primeiro Semestre).- Disciplina: Geografia Política I (Segundo Semestre). - Editor Auxiliar na Revista Terr@ Plural

2014 - 2014

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Professor extensionista, Enquadramento Funcional: Professor da UAB/UEPG

Outras informações:
Curso de Extensão "Elementos de Geografia Econômica Contemporânea: a concepção do desenvolvimento territorial".

2012 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Coordenador de TCC. Prolicen, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador/ TCC., Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Ensino a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O trabalho de coordenação geral de TCC foi desenvolvido nos 10 polos espalhados dentro e fora do Estado do Paraná, dentro do curso PROLICEN durante todo o ano de 2012.

2012 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Professor Formador de TCC, Enquadramento Funcional: Professor/Formador de TCC, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Formador das Disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Ensino a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O trabalho de Formação dentro das disciplinas de TCC foi desenvolvido com alunos dos 10 polos espalhados dentro e fora do Estado do Paraná, dentro do curso PROLICEN durante todo o ano de 2012.

2011 - 2011

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Professor tutor do Prolicen, Enquadramento Funcional: Professor tutor do ensino a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas trabalhadas: - Introdução a Astronomia- Educação Ambiental

Atividades

  • 07/2013 - 07/2013

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão " ELEMENTOS DE GEOGRAFIA ECONÔMICA CONTEMPORÂNEA: ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS ? APLs E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL"..

2019 - 2019

Colégio Estadual Santo Antônio, Ensino Fundamental e Médio-Imbituva-PR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da rede pública de ensino, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor da Disciplina de Geografia. Turno: Noturno. Série: 1 ano do Ensino Médio.

2020 - 2020

Colégio Estadual Alcides Munhoz, Ensino Fundamental e Médio-Imbituva-PR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da rede pública de ensino, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor da Disciplina de Geografia nas séries: 6 C, 9 A, 9 B, 9 C, 9 D do ensino Fundamental. Turno: Manhã.

2019 - 2019

Colégio Estadual Alcides Munhoz, Ensino Fundamental e Médio-Imbituva-PR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da rede pública de ensino, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor da Disciplina de Geografia nas turmas de Sexta série: A, B, C do Ensino Fundamental. Turno: manhã.

2021 - 2023

Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Imbituva-PR

Vínculo: Secretário Municipal, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Educação e Cultura, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2024

Prefeitura Municipal de Imbituva

Vínculo: Vice-Prefeito de Imbituva, Enquadramento Funcional: Vice-Prefeito, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2023

Prefeitura Municipal de Imbituva

Vínculo: Secretário Municipal, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Planejamento, Regime: Dedicação exclusiva.