Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, onde têm orientado teses e dissertações, coordenando projetos e grupos de pesquisa em ensino de ciências e propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire, entre elas, educação ambiental, educação do campo e educação a distância, tendo sido Pró Reitora de Graduação da UFRN de 1996-1999. Integrou, de 1989 a 1992, a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular concebido durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, mantendo posteriormente assessorias a várias administrações populares, municipais e estaduais, em processos de reorientação curricular via tema gerador. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Paulo Freire, dialogicidade, educação do campo, ensino de ciências naturais e educação ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1989 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Educação e escola como Movimento - Do ensino de Ciência à Transformação da Escola Pública
Luís Carlos de Menezes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tema Gerador; Paulo Freire; Momentos Pedagógicos; dialogicidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)

1976 - 1982

Universidade de São Paulo
Título: Ensino de Ciências a partir de problemas da comunidade,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: Ernst Wolfgang Hamburger
Palavras-chave: ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental; Tema Gerador; ensino rural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Graduação em Licenciatura em Física

1970 - 1972

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2015 - 2015

Pós-Doutorado. , Faculdade de Educação Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul, FE PUCRS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SANTOS, Z. T. S. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . I Fórum de Formação de Professores de Física do RN. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

II Encontro Potengiense dos Estudantes de Licenciatura.Escola, diversidades e democracia: perspectivas para a educação inclusiva. 2009. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL conhecendo o Campus Santa Cruz.Currículo Escolar. 2009. (Seminário).

Seminário de Formação de Formadores do Plano Setorial de Qualificação em Economia Solidária.Metodologia da Aternância e auto-gestão pedagógica. 2009. (Seminário).

IISeminário de Avaliação de Pesquisa da Pós Graduação em Ciências e Matemáticas.Criterios nortedores do cultivo da qualidada da pesquisa doutoral em Educação em ciências e Matemáticas. 2008. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE PESQUISA DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS.ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS; CRITÉRIOS NORTEADORES DO CULTIVO DA QUALIDADE DA PESQUISA DOUTORAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS.. 2008. (Seminário).

III Colóquio Internacional de Políticas Curriculares "Globalização e Interculturalidade: curriculo, espaço em litígio?".A formação de professores(as) na escola. 2007. (Encontro).

XVIII EPENN.Refletindo sobre a articulação teoria-prática: uma experiência em análise. 2007. (Encontro).

29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Curr+iculos e desconstruçºao da subalternidade_ gªenero, meio ambiente e emancipação social. 2006. (Congresso).

Colóquio Habitat e Cidadania: Habitação de Interesse Social.Educação do Campo e Cidadania. 2006. (Outra).

I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores.A Educação Profissional no CEFET-SE: Reformas e Relações Dialógicas na Construção do Currículo. 2006. (Encontro).

II Seminário da Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores.Educação do Campo. 2006. (Seminário).

XII Seminário de pesquisa do CCSA.As reformas na educação profissional: as possibilidadesrelações dialógicas no currículo do ensino profissional do CEFET-SE. 2006. (Seminário).

XII Seminário de Pesquisa do CCSA.Corporeidade, dialogicidade e educação a distância: desvelando a aprendizagem. 2006. (Seminário).

XII Seminário de Pesquisa so CCSA.A construção da identidade individual e coletiva no educador. 2006. (Seminário).

XIV Semana de Humanidades.Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje/UFPA: Locus Empirico de um Estudo. 2006. (Outra).

1º Seminário de Educação Ambiental: Desafios e Perspectivas Atuais.1º Seminário de Educação Ambiental: Desafios e Perspectivas Atuais. 2005. (Seminário).

Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.Educação no Campo: Um Desafio Para a Escola no Brasil. 2005. (Outra).

I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física. Conferência da Mesa Redonda: Epistemologia, Ciência e Educação. 2003. (Congresso).

II Bienal do Livro de Natal.Painel Ciência, Cultura e Comunicação do Salão de Idéias da Bienal do Livro de Natal. 2003. (Simpósio).

IX Seminário de Pesquisa do CCSA.Coordenação do Grupo de Trabalho Estratégias do Pensamento e Produção do Conhecimento. 2003. (Seminário).

Semana Pedagógica.Palestra Escola e Cidadania: Escola Agrícola de Jundiaí e sua Função Social. 2003. (Encontro).

Seminário de Avaliação e Aperfeiçoamento para o acesso ao Ensino Superior.Palestra Novas Pesrpectivas para o Ensino Médio e o acesso ao ensino superior. 2003. (Seminário).

4º Congresso Nacional de educação. Palestrante no 4º Congresso de Educação em São Paulo O projeto político pedagógico democrático como instrumento de construção da escola de qualidade social. 2002. (Congresso).

Encontro Estadual Sobre Pesquisa Sobre Pesquisa Participante Pedagógica.Assessorou Encontro Estadual sobre Pesquisa Participante Pedagógica. 2001. (Encontro).

II Congresso Internacional de Motricidade Humana. Apresentação do Pôster Motricidade: Consciência de Si, Consciência do Mundo. 2001. (Congresso).

II Encontro Nacional de Museus Universitários.Coordenadora de Mesa Redonda. 2001. (Encontro).

II Encontro Nacional de Museus Universitários - Museus: Desafios do Milênio.Coordenadora da mesa redonda: 'Concepções pedagógicas: Abordagens e perspectivas. 2001. (Encontro).

III Colóquio Internacional Paulo Freire.Pedagogia e Reinvenção da Sociedade. 2001. (Outra).

IX Seminário Nacional de educação de Porto Alegre: Uma cidade Educadora para uma Cultura solidária.Palestrante no IX Seminário Nacional de educação em Porto Alegre. 2001. (Seminário).

23º Reunião Anual da ANPED. Apresentou pôster: Arte presente na construção do projeto pedagógico : Um relato de caso. 2000. (Congresso).

Cultura, Ciência e Reforma do Ensino Médio.Coordenou a Conferência : Cultura, Visões de Mundo e Evolução Estética. 2000. (Seminário).

Curso Planejamento e Organização do Ensino na Escola Cidadã.Palestrante no Curso de Planejamento e Organização do Ensino na Escola Cidadã. 2000. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Pedagogia - Os Saberes necessários à Educação no Futuro.Conferencista : A Universidade e o Ensino em Tempos de Incerteza. 2000. (Outra).

IX Encontro de educação infantil : educação Infantil na Comtemporaneidade: dimensões e desafios da prática pedagógica.Apresentação do trabalho : A Construção do projeto Pedagógico e os Significados da Arte: Um relato de caso. 2000. (Encontro).

Seminário Nacional de educação - Das Práticas Cotidianas às Políticas curriculares.Conferencista - Mesa: perspectivas Sócio Culturais da Construção do Conhecimento no espaço escolar. 2000. (Seminário).

O Museu, A Cidade, A História de seus Habitantes.Coordenadora da Conferência: Museus universitários e preservação de Patrimônio, ministrada pela Prof Ana Maria Gantois. 1999. (Outra).

15º Bienal Internacional do Livro - Seminário:"Pesquisa e ensino em Ciências: teoria e Prática"..Integrante na mesa redonda: Paramêtros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais.. 1998. (Seminário).

50º Reunião Anual da SBPC.Ciência e Tecnologia em Saúde no Brasil. 1998. (Simpósio).

"Paulo Freire: Educação e Tranformação".Integrante da Mesa redonda: O Ensino das ciências numa perspectiva Freireana. 1997. (Seminário).

I Fórum de debates sobre Ações Educacionais e Integração da PPNE.Expositora do Painel : Instituições e Integração no 1º Fórum de Debates sobre Ações Educacionais e integração da PPNE. 1997. (Outra).

19º Reunião Anual da ANPED. Debatedora no GT de Formação de Professores na 19º Reunião Anual da ANPED. 1996. (Congresso).

Reunião Técnica Nacional : formação e profissionalização do magistério: Subsídios para uma Política Nacional.Participante na Reunião Técnica Nacional Formação e Profissionalização do magistério: subsídios para uma Política Nacional. 1996. (Outra).

Seminário internacional "Professores: Formação, Carreira e Salário".Coordenadora de Grupo de Trabalho. 1996. (Seminário).

V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física.Apresentou trabalho:Ítalo Calvino e Umberto eco: Literatura e Ensino de Ciências. 1996. (Encontro).

18º reunião Anual da ANPED. Apresentou trabalho: Didática e formação de professores: A pedagogia na Licenciatura. 1995. (Congresso).

Encontro de Educação Física infantil.Palestrante no I Encontro de Educação Física infantil. 1995. (Encontro).

Leitura e Sociedade. Trabalho apresentado no 10º Congresso de Leitura do Brasil - Leitura e Sociedade. 1995. (Congresso).

XIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Apresentação de trabalho: Especialização em ensino de Física segundo Nova proposta Metodológica. 1995. (Encontro).

17º Reunião anual da ANPED. Educação e escola como movimento: Uma proposta de trabalho com conteúdos e metodologias na escola atual.. 1994. (Congresso).

17º reunião anual da ANPED : Ética, Ciência e Educação. Apresentou o trabalho : A Educação e escola como Movimento: Uma Proposta de trabalho com conteúdos e metodologias na escola Atual. 1994. (Congresso).

467 reunião anual da SBPC. Apresentou o trabalho: Educação e Escola como Movimento - Do ensino de ciências à transformação da escola pública. 1994. (Congresso).

46º Reunião Anual- SBPC. Educação e escola como movimento- Do ensino de Ciências à transformação da escola pública. 1994. (Congresso).

Encontro de Educadores do RN.Coordenadora de Mesa no Encontro de Educadores do RN. 1994. (Encontro).

III Semana de Humanidades do CCHLA.Apresentou o trabalho no IV Seminário de Pesquisa : Filosofia no 2º grau: Propondo um Programa e Construindo Instrumentos. 1994. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Conferencista e Participante no VII Encontro Nacional de Didática e Prática do Ensino. 1994. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Paulo Roberto Lima de Souza

DANTAS, J. M.; MENDES, I. A.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; NUNES, A. O.; SILVA, L. L. S.. Alfabetização Científica a partir de experimentos: uma vivência nas séries iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariane Rochelle Mendonça

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; DIAS, M. A.; SILVA, R. F.;Nascimento, Hostina M. F. do; VALADARES, J. M.. A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Angélica Bellodi Sant'Ana Furlan

PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.; TORRES, J. R.. Concepção de um currículo crítico: a ética como referência paraxiológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Laís Baldissarelli de Araújo

PERNAMBUCO, M. M. C. A.DELIZOICOV, D.; MUENCHEN, C.; AULER, D.. Os Três Momentos Pedagógicos como estruturadores de currículos: potencialidades e desafios de uma escola pública de Santa Maria/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carla Garcia de Santana Gomes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.; TORRES, J. R.. Da experiência não autêntica à busca por vivências humanizadoras: a prática curricular freireana em ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Hugo Belarmino de Morais

SILVEIRA, R. M. G.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A dialética entre a Educação Jurídica e Eduação do Campo: a experiência da turma "Evandro LIns e Silva" da UFG derrubando as cercas do saber jurídico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ronaldo Fernando Costa

ARAÚJO, J. S.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. "A oficina de ilulminação cênica e consturção do espetáculo: uma abordagem pedagógica". 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SANDRA MARIA DE MORAIS GOMES

OLIVEIRA, S. S. B.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PINHEIRO, M. G. S. P.. Educação a distância na Formação Superior em Roraima. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cláudia de Souza Cardoso Meirelles

PAIVA, I. A.; GERMANO, J. W.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Os diálogos a distância: um desafio de uma nova era. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gylka Silva Pimentel

ARAGÃO, A. L. A.; CÂMARA, T.; RÊGO, M. C. F. D.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Escuta de professoras: uma experiência dialógica na Educação Infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosemeri Scalabrin

PAIVA, I. A.; MOLINA, M. C.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Caminhos da Educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores (as) do campo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hostina Maria Ferreira do Nascimento

ALMEIDA, M. C.; OLIVEIRA, J. S.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Mala na mão, pé na estrada: a procura de uma pedagogia das singularidades. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Albano Oliviera Nunes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BARRETO, C. L.; NOBRE, E. F.. O ensino de óptica no nível fundamental: uma proposta de esnino-aprendizagem contextualizaada para oitava série. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gilberto Ferreira Costa

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ARAGÃO, A. L. A.; JESUS, S. M. S. A.. A construção da identidade na formação do Professor: um olhar sobre os alunos do curso de Pedagogia da Terra. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cícero Gomes Correia

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; JESUS, S. M. S. A.; ARAUJO, S. G.. As Ações Político-Pedagógicas do Serviço de Assistência Rural-SAR. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Daniel Meirelles Ferreira

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PIRES, João Maria; ANDRADE, Arnon Alberto Mascarenhas de; AMARAL, Vera Lúcia Do. Estratégias de Busca na Internet: Uma abordagem sobre a biblioteca virtual e ciberusuários. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nádia Gebara

HOSOUME, Y.; ZANETIC, J.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Ensino de Ciências na educação do trabalhador: um olhar dos educadores sobre um progzante. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jonas de Lima Sales

ROCHA, V. L. P.; NOBREGA, T. P.; FARIAS, S. C. B.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. O Estético e o Artísitico no Maracatu: uma leitura na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Albano Oliveira Nunes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; FERREIRA NETO, J.; BARRETO, C. L.. O ensino de ótica no nível fundamental: uma proposta de ensino parendizagem contextualizada para oitava série.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SOARES, M. A. L.; ARAGÃO, A. L. A.; MELO, José Pereira de. Pensamento e ação do professor de aluno surdo em sala de aula regular: a trma e o bordado. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Ademir da SIlva

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de; NOGUEIRA, M. A. L.; PEREIRA, W. F.. Literatura como esocla de vida: a propósito das narrativas da tradição. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARGARETH DE LIMA

ROCHA, V. L. P.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. O Ensino de Arte no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Djalma Maranhão. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliana Rezende Torres

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Estratégias Educacionais no Contexto da Educação Científica: Diretrizes para a Articulação das dimensões locais e global diante da problemática ambiental. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Morais Diniz

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PEREIRA, F. A.; SANTIAGO, E.. Avaliação e diálogo: percursos e prática na Escola infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sérgio Cardoso de Morais

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. De Homens e Peixes: A metamorfose da vida na água. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gilvania Mauricio Pontes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A presença da Arte na Educação Infanti: Olhares e intenções.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernando Cesar Ferreira

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Reflexos poéticos no ensino de Física: Imagens do Campo Eletromagnético. 1999. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Sávio Oliveira de Araújo

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Teatro e educação: Uma visão de Área a partir de Práticas de Ensino. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karenine de Oliveira Porpino

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. O Professor de Educação Física (des)construindo o Conceito de Corpo. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jairo Alves Pereira

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Uma Reelaboração de Conteúdo de Física do 2º Grau - A Eletricidade como exemplo. 1995. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carmem Freire D

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Rêgo. Recortes e Relatos: a criança de dois e três anos no espaço escolar. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: "Vera Lourdes Rocha P

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. ferreira. Ensaios e perspectivas na Formação do Professor de Arte.. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELÍ CELSO DE ARAUJO DANTAS DA SILVEIRA

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A Paideia Infinita Bachelardiana e o Ensino da Ciência. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jair Moisés de Sousa

ALMEIDA, M. C.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; OLIVEIRA, J. S.; DANTAS, A. G. A.; AZEVEDO, M. A.; COSTA, D. M.; TABOSA, W. A. F.. Sobe a construção das ideias científicas ou Darwin e seus demônio. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosangela Conceição Gomes do Nascimento

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CARVALHO, I. C. M.; MOROSINI, M. C.; FRANCO, M. E. D. P.. Políticas Educacionais e qualidade na equidade: o IDEB em duas redes municipais de ensino do RS. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaime Biella

ALMEIDA, M. C.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CARVALHO, Edgard de Assis; CRUZ, A. M. P.. Errar: verbo plural. Uma crítica à concepção individualizante do erro. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcelo Lambach

MARQUES, C. A.;SILVA, A. F. G.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SANTOS, W. L. P.;DELIZOICOV, D.; LAFFIN, M. H. L. F.. Formação Permanente de Professores de Química da EJA na perspectiva Dialógico-Problematizadora Freiriana. 2013. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Jailson de Almeida Junnior

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SOARES, M. G.; CORDEIRO, G. N. K.; NOBREGA, T. P.; DOMINGOS SOBRINHO, M.. A formação do enfermeiro na reflexividade. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Peridigão Nass

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MENEZES, L. C.;ANGOTTI, J. A. P.; ALMEIDA, F. J.; LEAL, S. H. B. S.. Licenciatura a distância em Física e Química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Mota

ANGOTTI, J. A. P.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SOUZA, S. C. de; ABEGG, I.; SCHNEIDER, M. C. K.. Tecnologias e as competências docentes para atuação em cursos de EaD - O caso do IF-SC. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Remeri Scalabrin

ARAGÃO, A. L. A.; MOLINA, M. C.; XAVIER, M. S. B.;PAIVA, I. A.PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hilda Mara Lopes Araújouf

SILVA, R. F.; VIANA, D. M.; MOURA, M. G. C.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PEREIRA, F. A.. Processo Identitário profissional: as experiêncis formaivas de licenciandos do curso de Física - UFPI. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hostina Maria Ferreira do Nascimento

PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.; SANTIAGO, E.; FERREIRA, M. S.; SILVA, R. F.. Círculo de ação-refexão-ação: uma possibilidade praxiologica para a prática pedagógica da formação de professores. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aparecida da Silva Fernandes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; STEIL, C. A.; GONÇALVES, L. G.; LOPES JR, E.; ALVES, M. L. B.. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristiane Muenchen

DELIZOICOV, D.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SLONGO, I. P.; CRUZ, F. F. S.; MAESTRELLI, S. R. P.. A Disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renata Hernandez Lindemann

MAESTRELLI, S. R. P.; MARQUES, C. A.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; GALIAZZI, M. C.; GONCALVES, F. P.. Ensino de Quimica em Escolas do Campo com proposta agroecológica: contirbuições a partir do refencial freireano de educação. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gilberto Ferreira da Costa

SILVA, A. F. G.; ARAÚJO, J. S.; PEREIRA, F. A.; ARAGÃO, M. G. S.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A participação dos sujeitos e a reflexão coletiva das práticas na formação docente. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Georgina Negrão Kalife Cordeiro

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MOLINA, M. C.; XAVIER, M. S. B.; ARAGÃO, A. L. A.;PAIVA, I. A.. A relação teoria-prática do curso de formação de professores do campo na UFPA. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição Alves Rodrigues

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; OLIVEIRA, I. B.; GUERRA SOBRINHO, L. D.; PAIVA, M. M.;PAIVA, I. A.. Saberes e práticas em experiência de constução da sustentabilidade no meio rural nordestino. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Alberto de Jesus

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MOURA, D. H.;DELIZOICOV, D.; PEREIRA, F. A.; ARAGÃO, A. L. A.. Intencionalidades e práticas na constução de metodologias no ensino para o CEFET-SE. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Zanoni Tadeu Saraiva dos Santos

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MENEZES, L. C.;ANGOTTI, J. A. P.MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H.. Ensino de entropia: um enfoque histórico e epistemológico. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nilvânia dos Santos Silva

PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.; BARRETO, S. P.; MEDEIROS, C. P.; RIBEIRO, M. M. G.. Formação moral das crianças: construção de regras fundamentais aso valores do Movimeto dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Vivi Cordeiro

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; GONÇALVES, L. G.; ANDRADE, A. M.; NOBREGA, T. P.. Corporeidade e Diálogo na Educação a Distância. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Inés Prieto Schmidt Sauerwein

DELIZOICOV, D.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; KAWAMURA, M. R. D.; ZYLBESZTAJN, A.; SOUZA, S. C. de. A formação de professores de física - natureza, desafios e perspectivas. 2008. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wyllys Abel Farkat Tabosa

ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de; CARVALHO, Edgard de Assis; SILVA, V. P. da;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PEREIRA, W. F.; TAVARES, O. A. de A.; VASCONCELOS, A.. Uma ecologia de base complexa. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Célia Maria de Araújo

ANDRADE, Arnon Alberto Mascarenhas de; CAVALCANTE, P. S.; MOURA, D. H.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ARAUJO, S. K.. Educação em Rede: condições pedagógicas para a promoção do diálogo. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Carmem Diógenes Rêgo

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; DELIZOICOV NETO, D.; PINHEIRO, A. C. F.; RIBEIRO, M. M. G.; MELO, José Pereira de; CURI, C. E.; ARAGÃO, A. L. A.. A Formação Docente no Fazer e Refazer da Prática Docente. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vera Lúcia Bahl de Oliveira

FERRARI, N.; DELIZOICOV NETO, D.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, L. H. A.; MAESTRELLI, S. R. P.. Fronteiras do Conhecimento Escolar: o Tema da Reprodução Assistida e a Formação de Professores de Biologia. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira

ARAGÃO, A. L. A.; BUENO, José G. S.; Souza, Ângela Terezinha de;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Apoio Pedagógico, Ação Coletiva e Diálogo: trama da formação continuada em Educação Inclusva. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hiramisis Paiva de Paula

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CURI, C. E.; BORGES, A. H.. Educação e Sustentabilidade: Assentamento Maria da Paz. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cheng Hsin Nery Chao

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CARVALHO, I. C. M.; MENEZES, L. C.. Universidade e Educação Ambiental. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Sávio Oliveira de Araújo

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PUPO, M. L. S. B.; SANTANA, A. N. P.; RAMALHO, B. L.; MELO, José Pereira de. A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Almira Navarro da Costa Farias

ARAGÃO, A. L. A.; MENEZES, L. C.; OLIVEIRA, M. B. F.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CARVALHO, Edgard de Assis. Diálogos e Reflexões. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marta Genú Soares Aragão

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; KUNZ, Elenor; MELO, José Pereira de; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de; MOREIRA, Wagner Ney. Resignificação do movimento em práticas escolares:O diálogo, a consciência, a intencionalidade. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ALMEIDA, M. C.; MACEDO, R. S.; ARAGÃO, A. L. A.; SÁ, L. M.. Navegar é preciso - viver é traduzir rumos.rotas do MST. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Irne Alves de Paiva

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ESPÓSITO, M. P.; MARTINS, H. H. T. S.; FISCHER, N. B.; BEISIEGEL, C. R.. Os aprendizados da prática coletiva: assentados e militantes no MST. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alvamar Costa de Queiroz

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CLEONICE; CARVALHO, I. C. M.;DELIZOICOV, D.; RAMALHO, B. L.. A práxis ambiental e a educação escolar. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vera Lucia do Amaral

PERNAMBUCO, M. M. C. A.ANGOTTI, J. A. P.; PRETTO, N.; ARAGÃO, A. L. A.; ANDRADE, A. M.. Tão longe, tão perto:diálogo a distância. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita de Cássia de Alcântara Braúna

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A Formação Continuada em Ciências de Professores do Ensino Fundamental numa Perspectiva interdisciplinar e as Possibilidades de Mudanças.. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vera Lourdes Pestana Rocha

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Construindo Caminhos -Linguagem Artísticas na formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Denise Maria de Carvalho

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Aprender-Ensinar a Linguagem Escrita: do movimentodo fazer ao saber em movimento. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wani Fernandes Pereira

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Por uma Pedagogia da Complexidade: Cartografia e idéias de clarival Prado .. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alice Helena Campos Pierson

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. O Cotidiano e a Busca de Sentido no Ensino da Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alvamar Costa de Queiroz

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. A Inserção da Dimensão Ambiental na Reorientação Curricular do Ensino Fundamental. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Regiani Magalhães de Oliveira Iamazaki

PERNAMBUCO, M. M. C. A.DELIZOICOV, D.. A formação de professores indígenas em educação em ciências: (re)organização curricular. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA

MOLINA, M. C.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Tabalho docente e formação por área do conhecimento: realidaes e Possibilidades. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Gllauco Smith Avelino de Lima

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SANTIAGO, E.; COUTINHO, K. D.. Cartografia Simbólica do conceito de Currículo Encarnado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcelo Lambach

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MARQUES, C. A.;DELIZOICOV, D.SILVA, A. F. G.; GONCALVES, F. P.. Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Hunsche

PERNAMBUCO, M. M. C. A.DELIZOICOV, D.; GONCALVES, F. P.; MAESTRELLI, S. R. P.. Formação inicial de professores na perspectiva de propostas de ações educativas balizadas epla abordagem de temas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Laércia Maria Bertulino de Medeiros

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PENIDO, M C; GRECA, I; Nóbrega, H. F. B. A produção do discurso de professores formadores: estudo sobre concepções epistemológicas, pedagógicas e curriculares de um curso de licenciatura em Física. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hilda Mara Lopes Araujo

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MACEDO, R. S.; SILVA, R. F.. Processo Identitário profissional: as experiêncis formaivas de licenciandos do curso de Física - UFPI. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Hernandez Lindemann

MARQUES, C. A.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; FERRARI, N.; MORAES, E. C.. Desfios ao ensino de química em escolas do campo com perspectiva agroecológica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sâmala Soraya G

YAMAMOTO, O.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Oliveira. Novas diretrizes nacionais para os cursos de Psicologia: avanços ou retrocessos para uma graduação produtiva. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P. - Ufrn) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jáder Ferreira Leite

DIMENSTEIN, M.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Amizade e subjetivação militante no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P. - Ufrn) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carley Rodrigues Alves

ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CRUZ, D.. Percepção climática no planalto de Vitória da Conquista: etnoclimatologia e saberes da tradição. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nilza Helena Souza de Jesus

SOARES, M. G.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MONTEIRO, A. L.. A formação continuada e a organização do trabalho pedagógico dos professores do ensino fundamental no Município de Marabá. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Angélica Bellodi Sant´Ana Furlan

SILVA, A. F. G.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; TORRES, J. R.. Concepção de um currículo crítico: a ética como referência praxiológica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carla Garcia de Santana Gomes

SILVA, A. F. G.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; TORRES, J. R.. ?A prática curricular em ciências realizada no contexto de uma escola pública de rede municipal de São Paulo, sob o referencial da educação crítico-libertadora de Paulo Freire?,. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Angélica Gonçalves de Souza

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BRICK, E. M.; SANTOS, C. A.; FRAILE, O. O.. Reflexões sobre uma prática educativa de ciências da natureza e matemática inspirada na perspectiva freireana a partir da realidade do assentamento antônio Conselheiro Tangará da Serra MT. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar nas áreas de CN e Mat) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marilda Rodrigues

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BRITO, N. S. Q.; MEDEIROS, M. O.. Educação do Campo como diálogo com a Perspectiva Freirean e o Ensino de Ciências: potencialidades e limites de uma prática interdisciplinar a partir da realidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar nas áreas de CN e Mat) - Universidade de Brasília.

Aluno: Flavíula Araújo da Costa

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MORENO, G. S.; ROCHA, E. N.; NEVES, M.. Experiência de construção de uma intervenção curricular organizada por temas geradores baseada na perspectiva freireana na Escola Nova Canaã. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar nas áreas de CN e Mat) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marjorie da Fonseca e Silva Medeiros

CHAO, Cheng Hsin Nery;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da. Universidade, Educação Ambiental e Sociedade: Conexão necessária para um futuro sustentável. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Ferreira dos Santos

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Análise de Prática Educativa voltada para o Sistema de Agrofloresta. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Roberto de França da Silva

SILVA, Paulo Roberto Palhano da; PAULA, H. P. DE;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Um Ecossistema que pede socorro. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jean Caslos Costa Machado

SOARES, M. G.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; CORREA, S. R. M.. A pedagogia histórico-crítica e a sistematização dos conteúdos da cultura corporal para o ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: LUCICLÉIA MIRANDA DA SILVA

SAMPAIO, M. N.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; COSTA, V. A.. MEMÓRIAS EM PERCURSO: REFLETINDO SOBRE CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE E SEU INACABAMENTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danyelle Rosana Guedes

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; DOMINGOS SOBRINHO, M.; GUEDES, G. B.. Trajetória, Lutas, Desafios: a militância política como espaço de formação acadêmica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: IVANA LUÍSA FERREIRA DE MEDEIROS

AGUIAR, A. S.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BARBOSA JUNIOR, W. P.. DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR E AS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL: Experiências no cursinho popular do DCE/UFRN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jeremias Alves de Araujo e Silva

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SCHWADE, E.; LOPES JR, E.. Educação e Participação no Curso de Magistério da Terra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jinaldo de Jesus Santos

PAIVA, I. A.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; COSTA, G. F.. A Escola Municipal Zumbi dos Palmares no Assentamento Jacará-Curitiba - Poço Redondo/Sergipe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Henrique P

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SOUSA, L. M.; VITULLO, G. E.. Xavier Pinto.A construção coletiva do Assentamento Resistência I - RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daliane Fernandes Torres Luiz

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Pedagogia da Terra: Uma proposta de formação de professores para Assentamentos Rurais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edna Maria Chagas Rodrigues da Silva

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. ALFALIT em uma perspectiva pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MENDES, I. A.; GARNICA, -. A. V. M.; GOBARA, S. T.; GONCALVES, T. O.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ROCHA, M. L. P. C.. Comissão Especial de Avaliação de Memorial Descritivo para fins de promoção à Classe E da carreira de Professor do Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MALDANER, O. A.; COPETTI, M. I. M.; TAMBARA, E. A. C.. Comissão Especial de Avaliação para acesso à classe E Professor Titular. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

MOREIRA, G. C.; OLIVEIRA, I. A.; KUNZ, E.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Concurso para professor titular em Educação Física. 2013. Universidade do Estado do Pará.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PIMENTA, S. G.; VALLE, M. T. E.. Concurso público de provas e títulos para o magistério superior, classe A, na área de Organização do Trabalho Pedagógico. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.; DELIZOICOV, N. C.. Concurso Público para professor efetivo na área de Didática e Ciências Biológicas. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, E. P. Q.; CARVALHO, L. M.; CAMELO, M. H.; BARRETO, A. L. P.; VASCONCELOS FILHO, S. D.. Concurso Público para professor efetivo na área de Didática e Ciências Biológicas. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MARTINS, A. F. P.; TABOSA, W. A. F.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Concurso para Professor Adjunto na área de Ensino de ciências/DEPED/CCSA. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.MARTINS, A. F. P.; ARAUJO, M. F. F.. Processo simplificado para Professor substituto área disciplina Prática de Ensino de Ciências Físicas e Biológicas e .... 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; DOURADO, A. B. F.; LOPES JR, E.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MARTINS, A. F. P.PERNAMBUCO, M. M. C. A.SILVA, A. F. G.. Concurso Público para Professor Adjunto Área de Esnino de Ciências. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GUIMARAES, E. M.; PULINO, L. H.;PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Ensino de Ciencias em Educação do Campo. 2008. Universidade de Brasília.

MARTINS, A. F. P.PERNAMBUCO, M. M. C. A.; LIMA F°, N.. Concurso Público para Professor Substituto a área de prática de Prática Ensino de Física. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ARAUJO, M. F. F.;MARTINS, A. F. P.. Concurso para professor substituto na área de Prática de Ensino em biologia e Pratica de Ensino em Ciências Físicas e Biológicas. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BORBA, G. L.; ABRANCHES, S. P.. Concurso Público para Professor Adjunto Área Educação a distância disciplina Tecnologia Educacional. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro das etapas de aplicação e correção das provas, análise de projetos e enrrevistas para os níveis de Mestradoe e Doutorado. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da banca examinadora do concurso de provas e títulos para Professor Adjunto do Departamento de Química. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; BARRETO, C. L.; OLIVEROS, M. C.. Concurso publico para professor substituto na área de Prática de ensino da Física. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; ANDRADE, J. M. V.; GOMES, R. C. C.. Concurso público para professor substituto na área de Filosofia da Ciência, Prática de Ensino em Filosofia. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro integrante da Banca examinadora da prova de Conhecimentos II da Prova de conhecimentos II - Concurso Público da Prefeitura do munícipio de São Paulo.. 1991. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007. Ciência e Educação (UNESP) (1516-7313).

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; JESUS, S. M. S. A.; ARAGÃO, A. L. A.; AMARAL, V. L.. Presidente da Comissão Examinadora do processo de mudança de nível (Mestrado/Doutorado) dos pós-graduando Gilbero Ferreira Costa.. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.; RIBEIRO, M. M. G.. membro da Coordenação do processo de seleção 2003 do Programa de Pós Graducação em Educação. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão Examinadora do processo de Mudança de nível ( mestrado/doutorado) do mestrando Sérgio Cardoso de Moraes. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão de Coordenação Processo de Seleção para os níveis de Mestrado e Doutorado. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão do processo de Seleção para os níveis de Mestrado e Doutorado. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão do Processo de Seleção para os Níveis de Mestrado e Doutorado. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão do Processo de Seleção para os Níveis de Mestrado e Doutorado. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PERNAMBUCO, M. M. C. A.. Membro da Comissão do Processo de seleção para os Níveis de Mestrado e Doutorado. 1987. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Danyelle Rosana Guedes

Dinâmica escolar da Escola Estadual Presidente Kennedy Natal RN; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Acácia Barros Fernandes Dutra

O Programa Cubano de Alfabetização ?Sim; Eu Posso? e os educandos do assentamento Sebastião II, Ceará-Mirim/RN; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ariane Rochelle Mendonça

Ações em rede: Analisando as (im) possibilidades, descontinuidades e permanências nos processos de Reorientação Curricular de natureza freireana; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

ILDISNEI MEDEIROS DA SILVA

ENCEN; ; ; AÇÃO! ? REESCREVENDO O ROTEIRO: POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA QUE CODIFICA, DECODIFICA E INTERVÉM NA(S) CENA(S) COTIDIANA(S); Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

MARIA CLARA SANTANA MAROJA

Problematização no ensino de saúde coletiva: uma anállise a partir de mudanças nas práticas profissionais; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

José Jailson de Almeida Júnior

Início: 2017; Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Ariane Rochelle Mendonça

A aposta da reorientação curricular via tema gerador no projeto Parnamirim Interdisciplinar; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Anete Alves da Silva Nogueira

Evasão na Educação de Jovens e Adultos do município de Natal; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Gilberto Ferreira Costa

A construção da identidade na formação do professor: um olhar sobre os alunos do curso Pedagogia da Terra da UFRN; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Pedro Daniel Meirelles Ferreira

Estratégias de Busca na Internet: Uma abordagem sobre biblioteca virtual e ciberusuários; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Cícero Gomes Correia

As ações pedagógicas do serviço de assistência rural-SAR-; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Andréa Morais Diniz

Avaliação e dialógo: percurso e prática na escola infantil; 2002; 123 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Gilvania Mauricio Pontes

A presença da arte na educaçào infantil: olhares e intenções; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Josë Sávio de Araújo

Teatro e educação: Uma Visão de Área a Partir de Práticas de Ensino; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Alvamar Costa de Queiroz

A Inserção da Dimensão Ambiental na reorientação Curricular do Ensino Fundamental; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

ELÍ CELSO DE ARAUJO DANTAS DA SILVEIRA

A Padeia Infinita Bachelardiana e o Ensino de Ciências; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

José Gllauco Smith Avelino de Lima

Currículo encarnado: cartografia simbólica e afinidades pós-coloniais; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

José Jailson de Almeida Júnior

A A REFLEXIVIDADE E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria Aparecida da Silva Fernandes

Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: ação eductiva de Pe; Sabino em Mãe Luiza - Natal/RN; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Círculo de ação-refexão-ação: uma possibilidade praxiologica para a prática pedagógica da formação de professores; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Gilberto Ferreira Costa

A participação dos sujeitos e a reflexão coletiva das práticas na formação docente; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Carlos Alberto de Jesus

Intencionalidades e práticas na constução de metodologias no ensino para o CEFET-SE; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Georgina Negrão Kalife Cordeiro

A relação teoria-prática do curso de formação de professores do campo na UFPA; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Zanoni Tadeu Saraiva

Ensino de entropia: um enfoque histórico e epistemológico; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria Conceição Alves Rodrigues

Saberes e práticas em experiência de constução da sustentabilidade no meio rural nordestino; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Nilvânia dos Santos Silva

Formação moral das crianças: construção de regras fundamentais aso valores do Movimeto dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Renata Vivi Cordeiro

Corporeidade, dialogicidade e educação a distância: desvelando a aprendizagem; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo

A formação docente no fazer e refazer da Prática Pedagógica; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Hiramisis Paiva de Paula

Educação e Sustentabilidade: assentamento Maria da Paz; 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Chehg Hsin Nery Chao

Universidade e Educação Ambiental; 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Josë Sávio de Araújo

A cena ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro; 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Marta Genú Soares Aragão

Resignificação do Movimento em práticas Escolares: o diálogo, a consciência, a intencionalidade; 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Vera Lucia do Amaral

Tão longe, tão perto: experimentando o diálogo a distância; 2002; 153 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Alvamar Costa de Queiroz

A Práxis Ambiental e a Educação Escolar; 2002; 181 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Vera Lourdes Pestana da Rocha

Construindo Caminhos- Linguagem Artísticas na Formação de Professores; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Denise Maria de Carvalho

Aprender-Ensinar a Linguagem escrita: do movimento do fazer ao saber em movimento; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria da Conceição Alves Rodrigues

2016; Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Juarez Melgaço Valadares

2016; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Margareth Rose Ferrari do Amaral

Uma proposta de Educação Ambiental para umNúcleo de Ação Social; 2005; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Francisca Alves de Lima

´Práticas Pedagógicas e a implantação de uma escola ecológica no Município de Pium; 2005; 47 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Danyelle Rosana Guedes

Trajetória, Lutas, Desafios: a militância política como espaço de formação acadêmica; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Izabel Conceição de Freitas

Diferentes ações, horizontes iguais: a importância da análise freiriana no trabalho coletivo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Janny Kelly Monteiro Freire

Pedagogia e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: relatos da prática de ensino realizada na Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado; Natal RN; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Jeremias Alves de Araujo e Silva

Educação e participação no curso de magistério da terra da UFRN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Aracanja Pedrina de Jesus

Acompanhamento à Escola Amadeus Carvalho no Assentamento Marrecas: limites e possibilidades do acompanhar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Francisco Rodrigues de Sousa

A relação escola comunidade no Assentamento Lisboa - São João do Piauí; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Genario Souza dos Reis

A relação da juventude assentada do MST, no estudo, no trabalho, na militância, no Assentamento Riacho Fundo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Janaides Fontes Honorato Salgado

A práxis pedagógica da Escola José Gomes Novaes - Vitória da Conquista/BA: desafios e possibilidades; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Jarede Felicio Feijão

O Conselho Escolar como instrumento de participação da comunidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria Arlete Gomes da Silva

A participação coletiva na Escola Margarida Alves; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

maria de Jesus Vieira de Castro

O planejamento como forma de repensar as práticas pedagógicas na Escola de Ensino Fundamental Álvaro de Araújo Carneiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Maria do Socorro Silva Vitor

Análise das práticas pedagógicas da escola Paulo Freire do Assentamento Marreca: limites e perspectivas para a formação do sujeito Sem-Terra; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Raimunda Maria da Silva

Por uma proposta curricular específica para a Educação do Campo no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Sandra Maria Vitor Alves

A implementação da Pedagogia do MST na Escola Margarida Alves no Assentamento 25 de março/CE: avanços e recuos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Pedro Henrique P Xavier Pinto

Participação e resistência: a construção coletiva do Assentamento Resistência I -RN; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Daliane Fernandes Torres Luiz

Pedagogia da Terra: uma proposta de formação de porfessores para assentamentos rurais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Edna Maria Chagas Rodrigues da Silva

ALFALIT em uma perspectiva pedagógica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Agenor Florencio

O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E AÇÕES NO RN; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Ramiro Teixeira da Silva Junior

Educação do campo: escolarização em assentamentos do RN; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Evelyn Santos de Sousa

Ações sociais da UFRN, participação e aprendizado; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Jeremias Alves de Araujo e Silva

Ações sociais da UFRN, participação e aprendizado; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Aline de Pinho Dias

Educação do Campo: consolidação como temática de pesquisa; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós Graudação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Paulo Roberto Palhano Silva

Educação do Campo: consolidação como temática de pesquisa; 2009; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós Graudação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Ildisnei M. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . SOBRE TEATRO E REALIDADE(S): REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG , v. 7, p. 150-164, 2017.

  • LIMA, J. G. S. A. ; COSTA, J. S. G. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . ENSINO MÉDIO E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. Holos (Natal. Online) , v. 2, p. 174-183, 2012.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Lutas sociais e currículos escolares: questões, intenções e práticas. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 18,n.2, p. 65-76, 2007.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ARAGÃO, M. G. S. . Emergencia Disciplinar: cuando los saberes dialogan. Revista consentido: Colección en-acción , Popayán-Colombia, v. 1, p. 11-163, 2005.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ANGOTTI, J. A. P. ; DELIZOICOV NETO, D. ; RUDINGER, E. ; CALDAS, I. L. . Teaching relativity with a different phylosophy. American Journal of Physics , v. 46, n.12, p. 1258-1262, 1978.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. (Org.) . Práticas coletivas em assentamentos rurais. 1. ed. Natal: EDURFN, 2014. v. 500.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. (Org.) . Práticas Coletivas na escola. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013. 190p .

  • MARTINS, A. F. P. (Org.) ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. (Org.) . Formação de Professores: interação Universidade Escola no PIBID/UFRN As falas dos atores v 4. 1. ed. Natal: EDURFN, 2013. v. 500. 384p .

  • MARTINS, A. F. P. (Org.) ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. (Org.) . Formação de Professores: interação Universidade Escola no PIBID/UFRN reletindo sobre os projetos/Edital 2009 V3. 1. ed. Natal: EDDUFRN, 2012. v. 500. 232p .

  • CORREA, C. G. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . AÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL SAR. 1. ed. BRASILIA: LIBER LIVRO, 2011. v. 500. 156p .

  • MARTINS, A. F. P. (Org.) ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. (Org.) . Formação de porfessores: interação Universidade-Escola no PIBID/UFRN v1Refletindo sobre os projetos. 1ª. ed. Natal: EDUFRN, 2011. v. 500. 188p .

  • MARTINS, A. F. P. (Org.) ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. (Org.) . Formação de porfessores: interação Universidade-Escola no PIBID/UFRN v2 As falas dos atores. Natal: EDUFRN, 2011. v. 500. 340p .

  • DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ensino de Ciências:fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo/SP: Cortez, 2011. v. 50 mil. 366p .

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Caderno Didático I: Pesquisando as Expressões da Linguagem Corporal (Artes e Educação Física). 1º. ed. Natal: EDUFRN, 2005. v. 1. 68p .

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Caderno Didático 3: Interdisciplinaridade no ensino de Artes e Educação Física. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2005. v. 1. 100p .

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Educação e Realidade: Interdisciplinar. 1º. ed. Natal: EDUFRN, 2005. v. 1. 252p .

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A. . Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 8000. 365p .

  • SILVA, A. F. G. ; DELIZOICOV, D. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Posfácio. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). (Org.). Licenciatura em Educação do Campo e Ensino de Ciências Naturais. 1ed.Brasília: Editora da UNB, 2017, v. II, p. 451-481.

  • SILVA, A. F. G. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Paulo Freire: uma proposta pedagógica ético-crítica para a Educaão Ambiental. In: Carlos Frederico Bernardo Loureiro; Juliana Rezende Torres. (Org.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo freire. 1ed.São Paulo: Cortez, 2014, v. , p. 116-154.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Pedagogia da terra: uma prática social de formação. In: Paiva, Irene Alves e Pernambuco, Marta M C A. (Org.). Práticas coletivas em assentamentos rurais. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. , p. 42-55.

  • BRICK, E. M. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. ; DELIZOICOV, D. . Paulo Freire: interfaces entre o Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. 1ed.Brasília: MDA, 2014, v. , p. 15-54.

  • SOARES, M. G. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Corpo, cultura e ruralidade. In: Paiva, Irene Alves; Pernambuco, Marta Maria. (Org.). Práticas Coletivas em assentamentos rurais. 1ed.Natal: EDURFN, 2014, v. , p. 85-94.

  • LIMA, J. G. S. A. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; COSTA, J. S. G. ; GERMANO, J. W. . Entre o discurso e a prática (reflexões sobre a formação do professor de sociologia. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves. (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o ensino médio. 1ed.Mossoró RN: UERN, 2014, v. , p. 177-196.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A construção do Programa Escolar via Tema Gerador. In: PERNAMBUCO, M M C A; PAIVA, I A. (Org.). Práticas Coletivas na escola. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. , p. 55-73.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; Nascimento, Hostina M. F. do ; MELO, M. F. S. . Expansão do Ensino Médio no Brasil: conhecimentos tradicionais e práticas curriculares emancipadoras. In: SANTOS, J M C T; PAZ, S R. (Org.). Ensino Médio: Profissão Docente, Currículos e Novas Tecnologias. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. , p. 149-161.

  • CHAO, Cheng Hsin Nery ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Universidade e Educação Ambiental. In: CABRAL Neto, A ntonio; MACEDO Filho, Francisco Dutra; BATISTA, Maria do Socorro da Silva. (Org.). Educação Ambiental caminhos traçados, debates políticos e práticas escolares. 1ed.Brasília: Liber Livro Editora, 2010, v. , p. 93-116.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Escola hoje e o ensino de física. In: André Ferrer P. Martins. (Org.). Física ainda é cultura?. 1ed.São Paulo/SP: Editora Livaria da Fisica, 2009, v. , p. 97-112.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: Isabel Cristina de Moura Carvalho; Mauro Grun e rachel Trajber. (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. 1ed.Brasilia: Ministério da Educação,SECAD, UNESCO, 2009, v. , p. 207-220.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Paulo freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel. (Org.). Pensar o ambiente: as bases filosóficas para educação ambiental. 1ed.Brasília: MEC, UNESCO, 2006, v. 26, p. 197-210.

  • ARAGÃO, M. G. S. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Emergencia disciplinar: cuando los saberes dialogan. In: Eugenia Trigo; Deibar René Hurtado Herrera; Luis Gullermo Jaramillo Echeverri. (Org.). En-acción 1 Consentido. Cauca: Popayán, 2005, v. , p. 149-153.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Quando a troca se estabelece. In: Nídia Nacib Pontuschka. (Org.). Ousadia no Diálogo. São Paulo-SP: Edições Loiola, 1992, v. 01, p. 19-35.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Significações e realidade: conhecimento. In: 'Nídia Nacib Pontuschka. (Org.). Ousadia no Diálogo. São Paulo: Edições Loiola, 1992, v. 01, p. 67-91.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Acertando o Passo. In: Nídia Nacib Pontucha. (Org.). Ousadia no Diálogo. São Paulo: Edições Loiola, 1992, v. 01, p. 119-127.

  • MARTINS, A. F. P. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Editorial - Reflexões sobre o PIBID-UFRN. Jornal da Escola, Natal, p. 2 - 3, 04 dez. 2014.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; QUEIRÓZ, A. C. . Dimensão ambiental da educação escolar. DA Vinci - Diário de Natal, Natal RN, p. 07 - 07, 29 jun. 2002.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Contemporaneidade, diálogo e consciência em Paulo Freire. Tribuna do Norte, Natal / RN, p. 06 - 06, 14 jan. 2002.

  • LIMA, J. G. S. A. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A prática da interdisciplinaridade: considerações críticas. In: V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2011, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: UFPB, 2011. p. 3774-3785.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; COSTA, G. F. ; Nascimento, Hostina M. F. do ; ARAGÃO, M. G. S. . Pedagogia da Terra: outras experiências em Paulo Freire. In: V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2011, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: UFPB, 2011. p. 5675-5688.

  • LIMA, J. G. S. A. ; COSTA, J. S. G. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ensino médio e a prática da interdisciplinaridade (considerações críticas sobre o ensino de sociologia). In: Seminário Nacional do Ensino Médio; : história, mobilização, perspectivas, 2011, Mossoró RN. Anais do Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização, perspectivas. Mossoró RN: Ed. UERN, 2011. v. 3. p. 257-269.

  • Nascimento, Hostina M. F. do ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Os três momentos pedagógicos: contribuições de Paulo Freire à formação de professores. In: 19° Encontro de Pesquisa Educaional do Norte Nordeste, 2009, joâo Pessoa. Anais do 19 ° EPENN, 2009.

  • TRINDADE, M. A. S. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Itinerários de um bairro: a busca pela resistência fomerntando processos organizativos e formativos. In: 19° Encontro de Pesquisa Educaional do Norte Nordeste, 2009, joâo Pessoa. Anais do 19 ° EPENN, 2009.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A formação do professor em diferentes espaços socializadores: um olhar sobre os alunos do curso de Pedagogia da Terra da UFRN. In: II Encontro Nacioal de Pesquisa em Educação do Campo e ...., 2008, Brasília DF. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília, 2008.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, N. DOS S. . A FORMAÇÃO DE REGRAS NA INFÃNCIA: ALICERCES DA ADOÇÃO E MANUTENÇÃO DOS VALORES DO MOVIMENTO SEM TERRA (MST). In: III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro, 2007, Cidade Universitária/SE. III Colóquio InternacionalIII Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro. Aracaju: UFS, 2007.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE:UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DO CURSO PEDAGOGIA DA TERRA DA UFRN. In: III Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", 2007, Cidade Universitária/SE. III Colóquio Internacional "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento", 2007.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A Formação do professor e a cosntução de sua identidade: um olhar sobre os alunos do curso de Pedagogia da Terra da UFRN. In: III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro, 2007, Aracajú. III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro. Aracajuú: UFS, 2007.

  • CORDEIRO, G. N. K. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Os movimentos sociais e a relação teoria-prática na formação de educadores do campo. In: III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro, 2007, Aracajú. III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro. Aracajú: UFS, 2007.

  • JESUS, C. A. DE ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Análises sobre prática pedagógica. In: III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro, 2007. III Colóquio Internacional Ciência Tecnologia e Desenvolvimento e I Seminário sobre Educação Superiror para o Desenvolvimento do campo brasileiro. Aracajú: UFS, 2007.

  • RÊGO, M. C. F. D. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A formação de professores(as) na escola. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa: UFPB, 2007.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Refletindo sobre articulação teoria prática. In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18 EPENN. Maceió: UFAL, 2007.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . O papel da linguagem e a formação da consciência crítica em professores de Assentamentos. In: XIII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Educação, Questões Pedagógicas e processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social., 2006, Recife. XIII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Educação, Questões Pedagógicas e processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social, 2006.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A construção de Identidades na Formação do Sujeito: um olhar sobre os educadores de assentamentos do MST. In: II Congresso Internacional Sobre Pesquisa (Auto) biográfica tempos, narrativas e ficções: a invenção de si., 2006, Salvador. II Congresso Internacional Sobre Pesquisa (Auto) biográfica tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. - Anais, 2006.

  • JESUS, C. A. DE ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A educação profissional no CEFET-SE: reformas e relações dialógicas na construção do Currículo. In: I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores - LABOR/UFC, 2006, Fortaleza. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores - LABOR/UFC - Anais, 2006.

  • JESUS, C. A. DE ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . As Reformas na educação profissional: as posssibilidades relações dialógicas no currículo do ensino profissional do CEFET-SE. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA Universidade , Direitos e Diversidade, 2006, Natal. XII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade , Direitos e Diversidade, 2006.

  • JESUS, C. A. DE ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação profissional: possibilidades de diálogo no curículo do Ensino Médio Profissional. In: IV Seminário Regonal de Política e Adminstração da Educação do Nordeste, 2006, Natal. Anais do Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. Natal, 2006.

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação e aprendizagem como elementos formadores da identidade individual e coletiva do sujeito. In: Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2006, Natal. Anais do Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2006.

  • CORDEIRO, R. V. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Corpo, diálogo e tecnologias de comuincação e informação: um estudo sobre aprendizagem. In: Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2006, Natal. Anais do Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. Natal, 2006.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; FERREIRA, P. D. M. . A Ação Dialógica Freireana e a Interatividade o Ambiente de Internet. In: XVII EPENN, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; CORDEIRO, R. V. . Pensando a Docência e a Formação de Professores: O professor universitário diante da virtualidade. In: XVII EPENN, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ARAGÃO, M. G. S. . Relações dialógicas na escola. In: II Congresso Ibero-americanos sobre violência nas escolas, 2005, Belém. Anis do II Congresso Ibero-americanos sobre violência nas escolas. Belém: Data Memory produção Fonográfica, 2005.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ARAGÃO, M. G. S. . O diálogo e a consicência freiranos no ensino da educação física escolar. In: XVI encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristovão SE. Anasi do XVI Esncontro de Pesqusia Educacional do N e Ne, 2003.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; CHAO, Cheng Hsin Nery . A gênese do campo acadêmico no Brasil. In: XVI encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São CRistovão SE. anais do XVI encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003.

  • DINIZ, A. M. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Construção de identidades e heterogeneidade: caminhos da avaliação na escola infantil. In: X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2002, Natal. X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2002.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ARAGÃO, M. G. S. . Corporeidade e identidade Social. In: 2º Congresso Científico Latino-Americano da FIEP-UNIMEP, 2002, Piracicaba SP. Coletâneas do 2º Congresso Científico Latino-Americano da FIEP-UNIMEP. Piracicaba SP: UNIMEP, 2002. v. unico. p. 371-374.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; AMARAL, V. L. ; ARAGÃO, M. G. ; PAIVA, I. A. ; QUEIRÓZ, A. C. . O diálogo e a consciência freireana frente às questões contemporâneas. In: X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001, Natal, 2001.

  • CARVALHO, D. M. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Alfabetização e letramento na escola: unidades na diversidade do aprender e do ensinar. In: X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001, Natal, 2001.

  • RÊGO, M. C. F. D. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Metodologia na escola infantil: critérios e parâmetros de escolha. In: X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001, Natal, 2001.

  • AMARAL, V. L. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Diálogos a cerca da opressão e da loucura. In: II Colóquio Internacional Paulo Freire, 2001, Recife. II Colóquio Internacional Paulo Freire, 2001.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Interdisciplinaridade via tema gerador: instrumentos para cosntrução coletiva de programas escolares. In: Congresso Internacional Um olhar sobre Paulo Freire, 2000, Évora, 2000.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Didática e formação de professores: a pedagogia na licenciatura. In: 18ª Reunião Anual da ANPED, 1995, Caxambú/MG, 1995.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação e Escola como Movimento: uma proposta de trabalho com conteúdos e metodologias na escola atual. In: 17ª Reunião anual da ANPED, 1994, Caxambú, 1994.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Didática e prática de ensino: aproximações e especificidades. In: VII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1994, Goiania. Anais: conferências, mesas redondas e simpósios.. Goiania, 1994. v. II. p. 91-100.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A construção do Programa Escolar: conhecimento do aluno, conhecimento científico e conteúdos escolares. In: 16 ª Reunião anual da ANPED, 1993, caxambú/MG, 1993.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; RÊGO, M. C. F. D. . Formação de Professores e Educação do Campo: Saberes que se Constroem na Interação. In: Colóquio Brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2006, Braga/Portugal. Globalização e desigualdades : Os desafios curriculares, 2006.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . O projeto político-pedagógico democrático como instrumento de construção da escola de qualidade. In: 4º Congresso Nacional de Educação, 2002, São Paulo. Programa do 4º Congresso Nacional de Educação, 2002.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Epistemologia, Ciência e Educação. In: I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física, 2002, Natal. Programa e Resumos do I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física. Natal: UFRN, 2002.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PONTES, G. M. . Arte presente na Construção do projeto pedagógico: um relato de caso. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação, 2000, Caxambú. 23ª Anped, 2000.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ensino Escolar a partir de problemas da comunidade: estudo comparativo entre rural e urbano no Nordeste brasileiro. In: Um Olhar sobre Paulo Freire, 2000, Évora- Portugal. Um Olhar sobre Paulo Freire, 2000.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ação Reflexão Ação; momentos pedagógicos e reorganização do programa escolar. In: Um Olhar sobre Paulo freire, 2000, Évora- Portugal. Anais do congresso: Um Olhar sobre Paulo freire, 2000.

  • REGO, M. C. F. D. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Um conhecimento a partir da prática. In: 19 ª reunião anual da ANPED, 1996, Caxambú/MG. 19ª Reunião anual ANPED, 1996.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Italo Calvino e Umberto Eco: literatura e ensino de ciências. In: V Encontro de Pesquisadores em ensino de Física, 1996, Lindóia. V Encontro de Pesquisadores em ensino de Física, 1996.

  • JAFELICE, L. C. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; BARRETO, C. L. ; BORBA, G. L. ; FERREIRA NETO, J. . Especialização em Ensino de Física segundo nova proposta metodológica. In: XIII Encontro de Físicos Norte Nordeste, 1995, Recife, 1995.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; BARRETO, C. L. ; BORBA, G. L. ; FERNANDES e SILVA, C. M. ; FERREIRA NETO, J. ; SANTOS, M. S. ; SKEETE JR, A. W. . Curso de Licenciatura em F'sica com abordagem Problematizadora. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1994, Niterói, 1994.

  • VALADARES, J. M. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . O silêncio na sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Reformas Previdenciária e Trabalhista: repercussões socioeducacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SORRENTINO, M. . Educação ambiental e sustentabilidade em Insituições de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; GEHRKE, M. . Círculos de diálogos: Paulo Freire e a Educação como Prática da Liberdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Formação docente no contexto atual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Diálogos entre Paulo Freire e Vigotski. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Estratégias de ensino-aprendizagem em Física: a influência dos três momentos pedagógicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Processos de Reorientação Curricular via Tema gerador no enfrentamento de desafios curriculares da Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; DELIZOICOV, D. . Pesquisa em Educação em Ciência e sua relação com a escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . O pensamento de Paulo Freire e a pesquisa como princípio pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação do Campo e pressupostos freireanos na Educação em Ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A dialogicidade como essência para educação como prática da liberdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ensino de Ciências Naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Ensino Médio Desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A docência na perspectiva freireana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; HAGE, S. A. M. . Paulo Freire e a educação escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SAUL, A. ; MENEZES, M. G. . Mesa de Diálogo: Conhecimento, Ensino e Pesquisa referenciados em Paulo Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; AZEVEDO, M. A. ; LEAO, R. F. . Mesa de Diálogo: Responsabilidade ética, política e profissional dos professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação, Ciência e Tecnologia: caminhos par o desenvolvimento humano e social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Desafios da Educação em Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . As bases de pesquisa científica contemporânea e o doutorado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; FERNANDES, M. A. ; PALHANO SILVA, P. R. . Mesa Redonda A práxis de Paulo Freire e a Educação Campesina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Sessão Especial A pesquisa sobre educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, R. F. ; DOMINGOS SOBRINHO, M. . Pedagogia ativa e popular e educação deocrática sob a perspectiva dos direitos humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; CORDEIRO, G. N. K. . Mesa Redonda Educação do campo: Políticas Públicas e Experiências Alternativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Disciplinaridades na sala de aula ou Docência para a Multi, Inter e Transdisciplinaridade?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; MENDES, I. A. . Mesa de Debates: Interdisciplinaridade e reorientação curricular no Ensino Médio: contribuições das áreas de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ISLA GUERRA, M. ; ALMEIDA, C. R. . Educando com metodologias libertadoras. Olhares sobre práticas educativas metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; VILANI, A. ; ALMEIDA, M. J. . Mesa Redonda: Evolução das idéias de ensino aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Mesa Redonda: O ensino de física no Brasil e em Tocantins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Paulo Freire e o ensino de Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Profissão docente no Ensino Médio: currículo e novas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A importância de Alan Turing para a Ciência e a Tecnologia dos séculos XX e XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SCHWADE, E. . Diversidade e Inclusão social: desafios para formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Formação de Professores de Ciências do Campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Mesa Redonda: Situação Profissional do estudante de Ciências Naturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; LIMA, J. G. S. A. . Entre o discurso e a prática: reflexões sobre a formação do professor de sociologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Paulo Freire e a Educação Ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, G. F. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação e Aprendizagem como Elementos Formadores da identidade Individual e Coletiva do Sujeito: Uma Reflexão sobre o Professor do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, C. A. DE ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação Profissional: Possibilidades de Diálogos no Currículo do Ensino Médio Profissional do CEFET-SE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO, R. V. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Corpo, Diálogo e Tecnologias de comunicação e Informação: Um Estudo sobre Aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Sessão Especial: currículos e descontrução da subalternidade: gênero, meio ambiente e emancipação social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Prefácio de O morro pede passagem Educação Libertadora em Mãe Luiza Natal/RN. Natal/Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Apresentação de Uma incursão sobre o que vivi até aqui: memorial. Jundiaí/SP, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Apresentação de Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de ciências: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINS, A. F. P. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . PIBID-UFRN Construção e Realidade. Natal, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. . Apresentação de Práticas Coletivas na escola. Campinas SP, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A implementação da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras. Natal/RN, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINS, A. F. P. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . PIBID-UFRN Construção e Realidade. Natal, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ARAGÃO, M. G. S. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Corpo, cultura e ruralidade 2006 (Documento).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; ARAGÃO, M. G. S. . O Movimento e as Práticas Escolares. Bélem, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Avaliação e Diálogo na Escola Infantil: reflexões para o educador. Natal, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MELLO, M. A. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A Pesquisa da Realidade na Construção Social do Conhecimento. Porto Alegre: Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do sul, 2002 (colaboração e revisão de Caderno Pedagógico).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . A construção do Programa Escolar via Tema Gerador. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação, 2002 (artigo em Caderno Pedagógio da SEd/RS).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Plano Nacional de Graduação - coordenação 1998 (Documento).

  • PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; CARVALHO, L. M. ; MENEZES, L. C. ; MALDANER, O. A. ; BIZZO, N. . Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais- 5ª à 8ª séries - consultoria. Brasília: MEC/SEF, 1998 (Documento).

Outras produções

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Construção Social do Conhecimento e Änálise da Realidade Sócio-Econômico-Educacional - Secretaria de Educação do RS. 2002.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Assessoria à equipe de elaboração de provas do Vestibular. 2002.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Encontro Sobre Pesquisa Participante Pedagógica. 2001.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Assessoria à equipe de elaboração de provas do Vestibular. 2001.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Assessoria às equipes de elaboração e correção de provas do Vestibular. 2000.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Assessoria às equipes de elaboração e correção de provas do Vestibular. 1999.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Assessoria às equipes de elaboração e correção de provas do Vestibular. 1998.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Avaliação e reprogramação das atividades do Centro de estudos de Ação Social e Rural (CEAS RURAL). 1994.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SOUZA, C. N. B. . Avaliação do Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal. 1993.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; AMARAL, Vera Lúcia Do . Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância. 2009.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Revista Ciência e Tecnologia. 2005.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Atas do V ENPEC. 2005.

ARAGÃO, M. G. S. ; PERNAMBUCO, M. M. C. A. . O Movimento e as Práticas Escolares. 2005.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Educação no Brasil e no RN. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Programa Salto para o Futuro. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. ; DELIZOICOV, D. ; MOLINA, M. C. . Seminário Práticas Pedagógicas contra hegemônicas na formação de educadores do campo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; DELIZOICOV, D. ; SILVA, A. F. G. ; MOLINA, M. C. . Seminário Práticas Pedagógicas contra hegemônicas na formação de educadores do campo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Formação de Educadores: currículos para educação do campo V. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Formação de Educadores: currículos para educação do campo III. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Formação de Educadores: currículos para educação do campo IV. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; DELIZOICOV, D. ; SILVA, A. F. G. ; MOLINA, M. C. . Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação do Campo para trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática e. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. ; DELIZOICOV, D. ; MOLINA, M. C. . III Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação do Campo para trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. ; DELIZOICOV, D. ; MOLINA, M. C. . IV Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação do Campo para trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Oficina de produção de material didático na Formação de Educadores por Área de Conhecimento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; SILVA, A. F. G. . Formação de Educadores: currículos para educação do campo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Coordenação da produção de Materiais impressos para as disciplinas dos cursos de licenciatura da SEDIS/UFRN. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais Didáticos para Educação a Distância).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relatorio de Pesquisa Projeto Integrado UFS/UFPB/UFRN. 2007. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; REGO, M. C. F. D. ; PAIVA, I. A. . Relatório Anual das Bases de Pesquisa. 2007. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relátorio Anual das Bases de Pesquisa. 2006. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relatório final do Curso de Graduação Pedagogia da Terra. 2006. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. ; PAIVA, I. A. ; JESUS, S. M. S. A. ; ARROYO, M. . Formação de Professores na Educação do Campo. 2006. (reunião técnica).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relátorio Anual das Bases de Pesquisa. 2005. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relátorio Anual das Bases de Pesquisa. 2004. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relátorio Anual das Bases de Pesquisa. 2003. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relatório Técnico Projeto Integrado de Pesquisa. 2002. (Relatório de pesquisa).

PERNAMBUCO, M. M. C. A. . Relatório Anual das Bases de Pesquisa. 2002. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas de ensino a partir da década de 1990 etapa 2 subprojeto UFRN, Descrição: O projeto intitulado "Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990 - 2ª etapa" apresenta o grande desafio de aprofundar e ampliar o trabalho de investigação da materialidade da matriz de pensamento desse educador em sistemas públicos de educação no Brasil, na perspectiva de captar, com rigorosidade metódica e crivo crítico, a práxis de reinvenção desse legado. Essa pesquisa teve a sua primeira etapa apoiada pelo CNPq,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco - Coordenador / Hostina Maria Ferreira do Nascimento - Integrante / José Gllauco Semith Avelino de Lima - Integrante / marta genu soares - Integrante / Araine Rochelle Mendonça - Integrante.

  • 2010 - 2012

    O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 90., Descrição: O projeto objetiva identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil, com especial ênfase sobre as políticas de currículo, com a intenção de subsidiar o fazer político-pedagógico das redes públicas de ensino comprometidas com a democratização da educação, visando a contribuir para a criação/recriação de políticas e de práticas educativas de qualidade, em uma perspectiva crítico-emancipadora. O contexto onde se realizará esta pesquisa é a Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, criada em 1998, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), sob a coordenação da Professora Dra. Ana Maria Saul. Nos quatro últimos anos, a Cátedra Paulo Freire vem desenvolvendo uma pesquisa piloto sobre a influência de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino, em municípios que tem , explicitamente, se pautado nos referenciais freireanos. No presente projeto pretende-se que a investigação se amplie e passe a envolver a participação de pesquisadores das várias regiões brasileiras, que atuam em diferentes cursos de Pós-Graduação, no Brasil. Um conjunto de pesquisadores, da PUCSP, UFSCAR, UFPA, UEPA, UFRN, UFPE, UFPb, já manifestaram interesse em estudar a influência de Freire nos sistemas públicos de seus respectivos estados e municípios, articulados com a pesquisa que se desenvolve na Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. O acúmulo teórico-metodológico dessas investigações subsidiará o aprofundamento, sistematização e ampliação do escopo da pesquisa que até o momento foi realizada em âmbito mais restrito, e registrada em dissertações e teses já defendidas, sob orientação da professora Ana Maria Saul. Os resultados desta investigação serão organizados em um banco de dados disponibilizado no site da Cátedra Paulo Freire, www.pucsp.br/paulofreire, possibilitando a consulta de educadores, pesquisadores e gestores de políticas públicas. Pesquisar a influência do pensamento de Paulo Freire, um dos mais importantes educadores do século XX, inclu. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco - Coordenador / Marta Genú Soares Aragão - Integrante / Antonio Fernando Gouveia da Silva - Integrante / Demétrio Delizoicov - Integrante / Eliete Santiago - Integrante / Georgina Negrão Kalife Cordeiro - Integrante / Gilberto Ferreira Costa - Integrante / Hostina Maria Ferreira do Nascimento - Integrante / Ana Maria Saul - Integrante / IVANILDE NEPOMUCENO - Integrante / JOSÉ CLEBER DE FREITAS - Integrante / RITA DE CÁSSIA CAVALCANTI PORTO - Integrante / José Gllauco Smith Avelino de Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5

  • 2008 - 2010

    Educação do Campo: consolidação como temática de pesquisa., Descrição: As pesquisas na temática são considerados prioritárias pela urgência da definição de ações de políticas públicas, fundamentadas nas particularidades da área, bem como na necessidade de formar educadores, construir propostas didáticas e materiais de apoio a ação docente, que levem em conta as especificidades das comunidades, sua cultura e seu modo de vida. - Produção de dissertações de Mestrado e Teses cujo objeto de análise serão as experiências e os resultados obtidos pelos cursos de educação superior ofertados aos grupos sociais rurais, - Análise dos impactos desencadeados nas comunidades rurais a partir das ações desenvolvidas pelos grupos e redes sociais rurais pesquisados - Consolidação de subsídios para proposição de políticas públicas de educação superior indutoras da promoção do desenvolvimento rural sustentável - Criação de um Banco de Dados com a íntegra dos projetos destes cursos superiores, e com os relatórios e avaliações produzidos sobre eles. - Solidificação dos Programas, Núcleos e Linhas de Pesquisa em Educação do Campo - Fortalecimento da rede de pesquisadores em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco - Coordenador / Paulo Roberto Palhano da Silva - Integrante / ALINE DE PINHO DIAS - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação. , Centro de Educação sala 15 UFRN Campus Universitário, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422270, Ramal: 294

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1984 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1976 - 1978

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2003

    Serviços técnicos especializados , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, .,Serviço realizado, Coordenação Pedagógica dos Cursos de Educação a Distância.

  • 10/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 10/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário: Desenvolvimento Conceitual e Hisórico da Ciência, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Formação Doutoral I, Programa de Estudos V, Programa de Estudos II, Programa de Estudos I

  • 07/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ENSINO DAS CIENC. FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU I

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ENSINO DAS CIENC. FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU I

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Formação Doutoral II, Programa de Estudos IV, Programa de Estudos I, Seminário de Pesquisa IV, Seminário de Pesquisa III, Seminário de Pesquisa I

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docência Assistida III, Programa de Estudos III

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA EM ENSINO DE FISICA I

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, CIENCIAS BIOLOGICAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, PEDAGOGIA DA TERRA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELABORAÇÃO DE PROJETO EDUCACIONAL

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Formação Doutoral I, Programa de Estudos VI, Programa de Estudos II

  • 04/2005 - 04/2005

    Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Educação Ambiental II

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Orientação de Dissertação I, Seminário de Pesquisa IV, Seminário de Pesquisa I, Programa de Estudos VI, Programa de Estudos V, Programa de Estudos I, Seminário: Fundamentos Epistemológicos I

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ENSINO DAS CIENC. FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU II

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, PEDAGOGIA DA TERRA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIAS E METODOS DA EDUCAÇÃO

  • 09/2004 - 11/2004

    Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental e disciplinas escolares I e II

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, PEDAGOGIA DA TERRA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEOIRIAS E MÉODOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário: Técnicas de Pesquisa em Educação, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Pesquisa III, Programa de Esudos V, Programa de Estudos IV

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MONOGRAFIA I, O ENSINO DAS CIENC FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU I

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Formação Doutoral I, Seminário de Pesquisa IV, Seminário de Pesquisa III, Programa de Esudos VI, Programa de Estudos IV, Programa de Estudos III

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ENSINO DAS CIENC. FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU II

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA EM ENSINO DE FISICA I

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ENSINO DAS CIENC. FISICAS E BIOL. NO 1º GRAU I

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário: Esratégias de Conhecimentos do Processo Educativo, Seminário de Pesquisa IV, Seminário de Pesquisa III, Seminário de Pesquisa II, Programa de Estudos V, Programa de Estudos II, Programa de Estudos I

  • 04/2002 - 02/2003

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Ensino de Física

  • 10/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, parecerista ad hoc Revista Ciência e Educação.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Formação Doutoral I, Seminário de Pesquisa IV, Programa de Estudos VI, Programa de Estudos IV, Programa de Estudos II

  • 07/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão para Professores de Assentamenos Rurais.

  • 06/2002 - 07/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, cosnultoria ad hoc FAPEAL.

  • 01/2002 - 06/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa III, Seminário de Pesquisa II, Seminário de Pesquisa I, Programa de Estudos V, Programa de Estudos III, Programa de Estudos I

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências Físicas e Biológicas II

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Formação Doutoral I, Seminário de Pesquisa II, Programa de Estudos IV, Programa de Esudos II, Corpo Natureza e Cultura

  • 11/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de Psicopatologia on line: uma experiência de ensino.

  • 10/2001 - 11/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora "ad hoc" da FAPEAL.

  • 06/2001 - 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora "ad hoc"da CAPES processos de afastamento no exterior.

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Formação Doutoral II, Seminário de Pesquisa II, Seminário de Pesquisa I, Programa de Estudos VI, Programa de Esudos III, Programa de Estudos I, Filosofia das Ciências

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências Físicas e Biológicas I

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário: Estratégias de conhecimentos do Processo Educativo, Seminário de Formação Doutoral I, Seminário de Pesquisa IV, Programa de Estudos V, Programa de Estudos II, Filosofia da Ciência

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa III, Programa de Estudos I, Programa de Estudos IV, Seminário de Orientação de Dissertação IV, Seminários de pesquisa I, Seminário: Técnicas de Pesquisa em Educação

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O ensino de ciências físicas e biológicas no 1º grau

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em ensino de física

  • 11/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora äd hoc" Parecer de proceço de solicitação de auxílio no exterior- CAPES.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências Físicas e Bilológicas I

  • 03/1999 - 12/1999

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa, Seminários de Orientação de Dissertação, Filosofia da ciência

  • 08/1999 - 09/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora da Área de educação - Avaliação continuada dos programas de Pós-graduação "Stricto Sensu".

  • 03/1999 - 08/1999

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa, Seminários de orientação de dissertação

  • 06/1999 - 07/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora "ad hoc" - Avaliação de novos cursos de Pós graduação / CAPES.

  • 04/1999 - 05/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Consultora "ad hoc" -Avaliação de novos cursos de pós-graduação "stricto sensu".

  • 05/1997 - 05/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Diretoria do Fórum Nacional dos Pró Reitores de Graduação.

  • 06/1995 - 05/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Pró-reitor de Graduação.

  • 08/1996 - 12/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 06/1995 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.

  • 03/1996 - 07/1997

    Ensino, Ensino de Física, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ensino de Física I, Ensino de Física II

  • 01/1996 - 06/1996

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa, Seminários de Orientação, Filosofia da Ciência

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II

  • 09/1984 - 12/1988

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa