Vanessa Soares do Nascimento

é professora da Rede municipal de Maricá. Com graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação em Literatura Infantil pela Universidade Federal Fluminense (2009).

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Literatura Infantil e Juvenil

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Nilma Gonçalves Lacerda

Graduação em andamento em Portugues/Literaturas

2003 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 0

Extensão universitária em Letras. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Língua, Literatura e Cultura Galegas.. (Carga horária: 2h). , Núcleo de Estudos Galegos (NUE / UFF Campos Gragoatá).

2004 - 2004

Ler e Contar é só Começar. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ensino Evelina Picanço, Niterói..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário FFP para Todos. FFP para Todos. 2006. (Participação em eventos / Seminário)..A EJA e São Gonçalo. 2006. (Seminário).

VIII Encontro Regional de estudantes de Letras. 2005. (participações em eventos / Encontro)..Entre signos e nós,pela ação de incluir para transformar. 2005. (Encontro).

I Congresso de Letras da UERJ. 2004. (Participação em evento / Congresso).. I Congresso de Letras da UERJ - são Gonçalo. 2004. (Congresso).

II Seminário de Educação: Memória(s), História(s) e Educação: fios e Desafios na Formação de Professores. 2004. (participação em eventos/ Seminário)..Memória(s), História(s) e Educação: fios e Desafios na Formação de Professores.. 2004. (Seminário).

XXV ENEL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2004. (participações em eventos / Encontro). XXV ENEL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Margareth Silva de Mattos

MATTOS, Margareth Silva de. As identidades infantis e juvenis na pós-modernidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infanto-Juvenil) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

NILMA GONCALVES LACERDA

As Identidades Infantis e Juvenis na Pós-modernidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infanto-juvenil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Nilma Goncalves Lacerda;

Flavio García Queiroz de Melo

Questões de gênero literário em literaturas da lusofonia: as narrativas curtas de Méndez Ferrín, Mário de Carvalho e Murilo Rubião; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio García Queiroz de Melo;

Ana Carla Dantas Cavalcanti

AS DIFICULDADES DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; BASES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ana Carla Dantas Cavalcanti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Questões de gênero literário em literaturas da lusofonia: as narrativas curtas de Méndez Ferrín, Mário de Carvalho e Murilo Rubião, Descrição: O que se pretende com a pesquisa, dando continuidade efetiva ao trabalho que vinha sendo desenvolvido no PIBIC 2005/2006 e que também integra o projeto de Estágio Pós-Doutoral ora em fase de desenvolvimento, é demonstrar que, no século XX, acompanhando o Realismo-Maravilhoso, desenvolveu-se um outro gênero que, semelhante àquele, não constrói uma representação absolutamente referencial da realidade exterior. A diferença fundamental está em a narrativa realista maravilhosa negar o caráter único e singular da verdade, procurando torná-la plural e relativa, e esse outro gênero negar a própria existência da verdade, exterminando-a. Méndez Ferrín, Mário de Carvalho e Murilo Rubião têm narrativas que servem de paradigma para a delimitação de traços significativos desse gênero. Assim, este estudo visa a ler a obra desses escritores na perspectiva de inscrevê-las nas tendências da Pós-Modernidade e apontar para a emergência desse outro gênero. A narratologia (Estudos da Narrativa), a teoria dos gêneros (Teoria Literária) e o comparatismo (Literatura Comparada) fornecem os instrumentais teóricos básicos que se vêm empreendendo na expectativa de poder escrever/inscrever nova linha na teoria e na crítica literárias: apontar a existência de outro e novo gênero na esteira do Maravilhoso, do Fantástico, do Realismo Maravilhoso, porém diferente e independente desses. Objetivos 1. Atualizar e ampliar a leitura e os instrumentais teóricos da teoria dos gêneros literários (Teoria Literária), da narratologia (Estudos da Narrativa), e do comparatismo (Literatura Comparada), para além do que já se fez no período 2005-2006; 2. Formar leitores em língua galega, divulgando sua existência e importância histórica, em particular para o português; 3. Dar visibilidade à Literatura Galega, especialmente à narrativa, com ênfase na obra de Méndez Ferrín, e, conseqüentemente, à cultura da Galiza; 4. Estabelecer leituras crítico-teóricas das narrativas curtas de Méndez Ferrín, Mário de Carv. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Vanessa Soares do Nascimento - Integrante / Flavio García - Coordenador / Angélica Santa Batista - Integrante / Rafael Santana Gomes - Integrante / Rodrigo de Moura Santos - Integrante / Yolanda de Souza Leite - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo. , Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, 24435000 - Sao Goncalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26043232

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - Atual

Prefeitura Municipal de Maricá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista-Voluntário de PIBIC, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 0

Outras informações:
bolsista-voluntário de PIBIC: Questões de gênero literário em literaturas da lusofonia: as narrativas curtas de Méndez Ferrín, Mário de Carvalho e Murilo Rubião

Atividades

  • 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo.,Linhas de pesquisa

2004 - 2005

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.