Larissa Meira de Vasconcelos
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mestra em Educação pelo PPGE/UFPB, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP) e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/GT-PB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como professora tutora no curso de pós-graduação lato sensu em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa (CLELP), da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPB Virtual). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em História da Educação, atuando como professora de Sociologia na ECI Liceu Paraibano.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
2015 - 2018
Universidade Federal da Paraíba
Título: Homens em reclame!: Educação e masculinidades em anúncios publicados durante o Estado Novo (1937-1945)
Charliton José dos Santos Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Masculinidades; pedagogia cultural; Estado Novo; revista Careta.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
2013 - 2015
Universidade Federal da Paraíba
Título: ESCULPINDO CORPOS E FORMANDO HÁBITOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-EDUCACIONAL SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA IMPRENSA PARAIBANA (1913-1932),Ano de Obtenção: 2015
Charliton José dos Santos Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gênero; história da educação; imprensa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Ciências Sociais
2011 - 2017
Universidade Federal da Paraíba
Título: Barba, cabelo e bigode: a barber shop como espaço de homossociabilidade masculina
Orientador: Mónica Lourdes Franch Gutiérrez
Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
2007 - 2010
Formação complementar
2018 - 2018
Cidadania Fiscal: Lei de Acesso à Informação - LAI. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
2018 - 2018
Controle Social e o Sistema de Informação ao Cidadão: SIC. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
2018 - 2018
Conhecendo os Tributos. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ESTUDOS DE GÊNERO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: FEMINISMOS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: MASCULINIDADES.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História da Imprensa.
Organização de eventos
FIALHO, L. M. F. ; VASCONCELOS, L. M. . V Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (V SEPEMO). 2018. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. ; MATOS, Denilson Pereira de ; ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa ; SENA, Fábia Sousa de . II Jornada de Pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas Teorias Linguísticas de Base: Simpósio Temático Língua, Linguagem, Ensino e EaD. 2017. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. ; NUNES, M. L. S. ; MACHADO, C. J. S. ; SANTIAGO, I. M. F. L. ; SILVA, Shirley Targino . VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais. 2017. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. . V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais. 2015. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. . VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: subjetividades e contradiscursos. 2013. (Outro).
KATEMBERRA, S. ; VASCONCELOS, L. M. ; FERREIRA, J. . Minicurso sobre Anarquismos. 2011. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. ; AVELINO, G. . Foucault, Sexualidade e Política. 2011. (Outro).
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2011. (Outro).
Participação em eventos
II Jornada de Pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas Teorias Lis Linguísticas de Base.Simpósio Temático Língua, Linguagem, Ensino e EaD. 2017. (Outra).
I Jornada de Estudos da Infância: vozes do CRIAS (grupo de pesquisa Criança, Sociedade e Cultura). 2017. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Desafio metodológico: é possível utilizar os anúncios publicitários como fonte à história da educação?. 2017. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. 2017. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Eixo Temático 8: Teoria da História e Historiografia da Educação. 2017. (Congresso).
VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.Coordenação do GT 3: Gênero, homens e masculinidades. 2017. (Seminário).
VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.Coordenação do GT 5: Gênero, corpo e sexualidades. 2017. (Seminário).
VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.Barba, cabelo e bigode: novas barbearias e (re)produção da(s) masculinidade(s). 2017. (Seminário).
Congresso Nacional de Educação. HOMENS EM RECLAME! EDUCAÇÃO E MASCULINIDADES NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS (1937/1945). 2016. (Congresso).
Congresso Nacional de Educação. ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO ? SIGNATÁRIA DOS JARDINS DE INFÂNCIA NA PARAÍBA DA DÉCADA DE 1930.. 2016. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS ENQUANTO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).
V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.Homens e masculinidades no Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais. 2015. (Seminário).
XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE: OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO SUPORTES ÀS TESSITURAS DE GÊNERO. 2015. (Outra).
1 Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos.1 Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos. 2014. (Encontro).
V Encontro Norte-Nordeste de História da Educação: instituições escolares e profissão docente."Ela parece que nunca escova os dentes": gênero, educação e produção de sentidos sobre a saúde na Paraíba dos anos de 1920. 2014. (Encontro).
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na história da educação luso-brasileira. "A morte segue em seu rastro": gênero, educação e higienismo nos anúncios publicitários da primeira república paraibana. 2014. (Congresso).
IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: subjetividades e contradiscursos.Feminização do Magistério no Brasil: entre as estratégias de sujeição e as táticas de resistência. 2013. (Seminário).
XX Encontro de Iniciação Científica: caminho para o despertar da vocação pela ciência.A imprensa como fonte histórica educacional. 2012. (Encontro).
III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
BARRETO, Iolanda de;MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.. A importância e as contribuições da prática da leitura na infância e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
BARRETO, Iolanda de;MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.. Leitura: prática fundamental na construção do conhecimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
BARRETO, Iolanda de;MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.. Reinvenções de si: quando a ficção (re)encontra o homem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELOS, L. M.; BARRETO, Iolanda de;MATOS, Denilson Pereira de. O udo do jornal como ferramenta pedagógica de auxílio à aquisição de leitura e produção escrita. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
VASCONCELOS, L. M.MATOS, Denilson Pereira de; BARRETO, Iolanda de. Práticas de letramento no ciclo de alfabetização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
BARRETO, Iolanda de;MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.. O estímulo à leitura mediado pelo trabalho com o gênero textual "História em Quadrinhos". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.; BARRETO, Iolanda de. As diretrizes sobre o ensino de leitura e os entraves vivenciados na educação de jovens e adultos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.; BARRETO, Iolanda de. Aspectos relevantes do letramento na educação infantil, na escola municipal no município de Solânea. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.; BARRETO, Iolanda de. Prática de leitura em sala de aula no ensino fundamental I e II. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
MATOS, Denilson Pereira deVASCONCELOS, L. M.; BARRETO, Iolanda de. A compreensão acera do ensino significativo da língua e a sua utilização no processo comunicativo em sala de aula. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
BARRETO, Iolanda de;VASCONCELOS, L. M.MATOS, Denilson Pereira de. O gênero textual no ciberespaço: a publicação em grupo do Facebook de artigo de opinião produzidos por alunos do 9 ano no ensino fundamental II. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
O uso de blogs como ferramenta no ensino de literatura do ensino fundamental e médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Larissa Meira de Vasconcelos;
O uso do jornal como ferramenta pedagógica de auxílio à aquisição de leitura e produção de escrita; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Larissa Meira de Vasconcelos;
Reinvenções de si: quando a ficção (re)encontra o homem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Larissa Meira de Vasconcelos;
O gênero textual propaganda e as práticas de leitura e escrita no ensino fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Larissa Meira de Vasconcelos;
Práticas de letramento no ciclo de alfabetização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Larissa Meira de Vasconcelos;
Produções bibliográficas
-
VASCONCELOS, LARISSA MEIRA ; FIALHO, LIA MACHADO FIUZA ; MACHADO, CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS . Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 40, p. 41145, 2018.
-
MACHADO, C. J. S. ; NUNES, M. L. S. ; VASCONCELOS, L. M. . Lições de um amigo: cartas de Drummond a Zila Mamede. Revista HISTEDBR On-line , v. 18, p. 107-122, 2018.
-
VASCONCELOS, LARISSA MEIRA DE ; FIALHO, LIA MACHADO FIUZA ; MACHADO, CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS . Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 16, p. 451-473, 2017.
-
MACHADO, C. J. S. ; VASCONCELOS, L. M. . Higienismo, imprensa e educação na Parahyba do Norte: o papel da mulher e a pedagogização dos hábitos. Educação em Foco , v. 20, p. 187-213, 2016.
-
MACHADO, C. J. S. ; NUNES, M. L. S. ; VASCONCELOS, L. M. . O presidente Castro Pinto e a Universidade Popular: ideais da educação na Parahyba do Norte publicados no jornal A União (1912-1915). Educacao Unisinos (Online) , v. 19, p. 184-195, 2015.
-
MACHADO, C. J. S. ; FIALHO, L. M. F. ; VASCONCELOS, L. M. . PELOS FIOS DAS MEMÓRIAS DO LIVRO E DA LEITURA: O ARQUIVO ZILA DA COSTA MAMEDE. Holos (Natal. Online) , v. 5, p. 333-346, 2013.
-
VASCONCELOS, L. M. . Resenha: Catharina Moura e o feminismo na Parahyba do Norte. Revista HISTEDBR On-line , v. 13, p. 300-302, 2013.
-
NUNES, M. L. S. ; MACHADO, C. J. S. ; VASCONCELOS, L. M. . Diálogos sobre Gênero, Cultura e História. 1. ed. Fortaleza: EdUCE, 2015. 175p .
-
MATOS, Denilson P. de ; VASCONCELOS, L. M. . Apresentação. In: Denilson P. de Matos. (Org.). Língua e Linguagem na EaD: pesquisas possíveis (CLELP). 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 09-15.
-
SILVA, Marília. G. G. ; VASCONCELOS, L. M. . O uso do jornal como ferramenta pedagógica de auxílio à aquisição de leitura e produção escrita. In: Denilson P. de Matos. (Org.). Língua e Linguagem na EaD: pesquisas possíveis (CLELP). 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 82-99.
-
RODRIGUES, Hermano de F. ; VASCONCELOS, L. M. . Reinvenções de si: quando a ficção (re)encontra o homem. In: Denilson P. de Matos. (Org.). Língua e linguagem na EaD: pesquisas possíveis (CLELP). 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 329-346.
-
VASCONCELOS, LARISSA MEIRA DE ; MACHADO, C. J. S. ; NUNES, M. L. S. . Palavras de formação: cartas de Drummond a Zila Mamede. In: Lia Machado Fiuza Fialho; Tania Maria Rodrigues Lopes. (Org.). Docência e Formação: percurso e narrativas. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2017, v. 1, p. 11-32.
-
NUNES, M. L. S. ; VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Em prol da leitura e da formação de leitoras: ações da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino (1933-1939). In: NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; VASCONCELOS, Larissa Meira de.. (Org.). Diálogos sobre Gênero, Cultura e História. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. , p. 147-171.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . A imprensa como fonte histórica educacional. In: ALMEIDA, Bernadete de Lourdes Figueiredo de. (Org.). Trabalhos Premiados no XX Encontro de Iniciação Científica da UFPB - Série Iniciados. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, v. 18, p. 282-294.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Barba, cabelo e bigode: novas barbearias e (re)produção da(s) masculinidade(s). In: VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2018, João Pessoa. Anais do VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais: 22 a 24 de novembro de 2017. Fortaleza: EdUECE, 2018.
-
VASCONCELOS, LARISSA MEIRA DE ; MACHADO, CHARLITON JOSÉ DOS SANTOS . Desafio Metodológico: é possível utilizar anúncios publicitários como fonte à História da Educação?. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Cadernos de Resumos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação - SBHE, 2017. p. 6416-6431.
-
VASCONCELOS, L. M. ; DORNELAS, Bruna Gomes de Oliveira ; SILVA, Shirley Targino ; MACHADO, C. J. S. . Homens em reclame! Educação e Masculinidades nos anúncios publicitários (1937-1945). In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal/RN. III CONEDU - Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. Campina Grande/PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
SILVA, Shirley Targino ; VASCONCELOS, L. M. ; DORNELAS, Bruna Gomes de Oliveira . ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO ? SIGNATÁRIA DOS JARDINS DE INFÂNCIA NA PARAÍBA DA DÉCADA DE 1930.. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal/RN. III CONEDU - Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. Campina Grande/PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. ; PALHARI, H. M. L. C. ; NUNES, M. L. S. . Educação na Parahyba do Norte: os anúncios publicitários como suportes às tessituras de gênero. In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades, 2015, Campina Grande/PB. ANAIS GÊNERO E SEXUALIDADE XI - 2015, 2015. v. 1.
-
PALHARI, H. M. L. C. ; NUNES, M. L. S. ; VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Desvelando memórias educacionais e de gênero através da História Oral: Maria da Piedade Medeiros Paiva. In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades, 2015, Campina Grande/PB. Anais Gênero e Sexualidade XI - (2015), 2015. v. 1.
-
VASCONCELOS, L. M. . Os anúncios publicitários enquanto fonte para a História da Educação. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MATRIZES INTERPRETATIVAS E INTERNACIONALIZAÇÃO, 2015, Maringá (PR). VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MATRIZES INTERPRETATIVAS E INTERNACIONALIZAÇÃO, 2015.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. ; FERREIRA, M. G. A. . Homens e masculinidades no Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais. In: V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2015, Fortaleza. VSNGPC: Feminismos, cidadania e participação política no Brasil. FORTALEZA: EdUCE, 2015. p. 724-732.
-
VASCONCELOS, L. M. ; SOUTO, E. . Notas para um debate entre Michel Foucault e Michel De Certeau. In: 1 Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: governamentalidade e segurança, 2014, João Pessoa. 1 Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: governamentalidade e segurança, 2014.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . 'Ela parece que nunca escova os dentes': gênero, educação e produção de sentidos sobre a saúde na Paraíba dos anos de 1920. In: V Encontro Norte-Nordeste de História da Educação, 2014, Teresina/PI. V Encontro Norte-Nordeste de História da Educação: instituições escolares e profissão docente, 2014.
-
VASCONCELOS, L. M. ; FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. . 'A morte segue em seu rastro': gênero, educação e higienismo nos anúncios publicitários da primeira república paraibana. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba/PR. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Esculpindo corpos e formando hábitos: um olhar sobre as práticas educacionais e identidades de gênero na imprensa paraibana. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013, Recife. XXI EPENN: Internacionalização da educação e desenvolvimento regional, 2013.
-
VASCONCELOS, L. M. ; ARRUDA, S. L. ; SOUTO, E. . Feminização do magistério no Brasil: entre as estratégias de sujeição e as táticas de resistência. In: IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2013, João Pessoa/PB. IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: subjetividades e contradiscursos, 2013.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. ; ARRUDA, Kalyne Barbosa . Educação, sexualidade e feminismos: diálogos possíveis. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil: história da educação brasileira - experiências e peculiaridades, 2012, João Pessoa - PB. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.
-
ARRUDA, Kalyne Barbosa ; VASCONCELOS, L. M. ; SILVA, Viviane Freitas da . 'FONTES OFICIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PARAIBANA'. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012, João Pessoa - PB. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.
-
MENDES, Márcia Cristiane Ferreira ; SILVA, Viviane Freitas da ; VASCONCELOS, L. M. ; SILVA, Emiliane Maria Holanda da . FIOS DE MEMÓRIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (1900-1974). In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012, João Pessoa - PB. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.
-
SILVA, Viviane Freitas da ; MENDES, Márcia Cristiane Ferreira ; VASCONCELOS, L. M. ; ARRUDA, Kalyne Barbosa . LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (19111978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012, João Pessoa - PB. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.
-
VASCONCELOS, L. M. . Maria Lacerda de Moura e Judith Butler: pós-feminismo. In: VI Congreso de Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), 2012, Quito-Equador. VI Congreso de Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), 2012.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . A imprensa como fonte história educacional. In: XX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2012, João Pessoa - PB. XX Encontro de Iniciação Científica: caminho para o despertar da vocação pela ciência, 2012.
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Barba, cabelo e bigode: novas barbearias e (re)produção da(s) masculinidade(s). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Shirley Targino ; VASCONCELOS, L. M. ; DORNELAS, Bruna Gomes de Oliveira . Alice de Azevedo Monteiro - Signatária dos Jardins de Infância na Paraíba da década de 1930. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; DORNELAS, Bruna Gomes de Oliveira ; SILVA, Shirley Targino ; MACHADO, C. J. S. . Homens em reclame! Educação e masculinidades nos anúncios publicitários (1937-1945). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. ; PALHARI, H. M. L. C. ; NUNES, M. L. S. . Educação na Parahyba do Norte: os anúncios publicitários como suportes às tessituras de gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PALHARI, H. M. L. C. ; NUNES, M. L. S. ; VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . Desvelando memórias educacionais e de gênero através da História Oral: Maria da Piedade Medeiros Paiva (1936-2010). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; SOUTO, E. . Notas para um debate entre Michel Foucault e Michel De Certeau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; FIALHO, L. M. F. ; MACHADO, C. J. S. . 'A morte segue em seu rastro': gênero, educação e higienismo nos anúncios publicitários da primeira República paraibana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . 'Ela parece que nunca escova os dentes': gênero, educação e produção de sentidos sobre a saúde na Paraíba dos anos de 1920. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; SOUTO, E. ; ARRUDA, S. L. . Feminização do Magistério no Brasil: entre as estratégias de sujeição e as táticas de resistência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. ; ARRUDA, Kalyne Barbosa . Educação, sexualidade e feminismos: diálogos possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARRUDA, Kalyne Barbosa ; VASCONCELOS, L. M. ; SILVA, Viviane Freitas da . Fontes oficiais: história e memória da educação paraibana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDES, Márcia Cristiane Ferreira ; SILVA, Viviane Freitas da ; VASCONCELOS, L. M. ; SILVA, Emiliane Maria Holanda da . FIOS DE MEMÓRIA: LYLIA GUEDES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL E POLÍTICO DA PARAÍBA (19001974). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Viviane Freitas da ; MENDES, Márcia Cristiane Ferreira ; VASCONCELOS, L. M. ; ARRUDA, Kalyne Barbosa . LUZIA SIMÕES BARTOLLINI (19111978): FAZENDO HISTÓRIA NA PARAÍBA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VASCONCELOS, L. M. ; MACHADO, C. J. S. . A imprensa como fonte história educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
VASCONCELOS, L. M. ; NUNES, M. L. S. . Anais do IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: subjetividades e contradiscursos. 2013. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX:PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES (1910-1920), Descrição: Identificar as práticas, representações e leituras sobre as educadoras paraibanas e a educação no estado da Parahyba no decorrer do século XX, bem como discutir as relações de gênero que perpassam esses processos. A reflexão sobre o material coletado coopera para dar visibilidade não só às mulheres, mas também, possibilita ampliar o conhecimento sobre a configuração educacional, política, ideológica e cultural da sociedade paraibana no período destacado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Meira de Vasconcelos - Integrante / Charliton José dos Santos Machado - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2012
Prêmio Jovem Pesquisador - XX Encontro de Iniciação Científica: Caminho para o despertar da vocação, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2018
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora mediadora (tutora) da UAB, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora tutora do Curso de Especialização em Linguagem com Ênfase no ensino de Língua Portuguesa (CLELP), da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
2013 - 2015
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em História da Educação (CAPES), Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: bolsista PIBIC/CNPQ, Enquadramento Funcional: pesquisadora PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20
2018 - Atual
Escola Estadual de Ensino Medio Lyceu ParaibanoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Meira de Vasconcelos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?