Lucimar da Silva
Possui graduação em Letras pela Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU - (2010), com ênfase em Licenciatura e Habilitação em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; Licenciatura em Pedagogia pela a UNIFRAN - Universidade de Franca (2018), e Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM - (2014).
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Curso de especialização PROEJA
2013 - 2014
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Título: A Prática Pedagógica Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos: Experiência em Uberaba-MG.
Orientador: Humberto Marcondes Estevam.
Graduação em LETRAS
2005 - 2010
Faculdades Associadas de Uberaba
Título: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DAS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM EL TRES DE MAYO EN MADRID, DE FRANCISCO DE GOYA E AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES, DE MANUEL JOSÉ QUINTANA
Orientador: Profª. Esp. Maria Beatriz de Souza Almeida
Formação complementar
2019 - 2019
Tecnologia e Currículo para Professores. (Carga horária: 60h). , O Instituto Singularidades, o Instituto Natura e a Fundação Telefônica Vivo, ISESP, Brasil.
2019 - 2019
Avaliação Textual: Análises e Propostas. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária., CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Prevenção do Uso de Drogas pra Educadores de Escolas Públoicas. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Curso Saúde Vocal para Professores - Turma 4. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, SES-MG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Consultoria pedagógica - Cespe/Cebraspe. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
VIII Curso de Atualizaçã para Prof. de Espanhol. (Carga horária: 60h). , MAGISTRA - a escola da escola, MAGISTRA, Brasil.
2013 - 2013
Curso A2 - Aula Virtual de Español (AVE). (Carga horária: 80h). , Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2013 - 2013
?EDUCAÇÃO INTEGRAL, LINGUAGENS E EXPRESSÕES. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2013 - 2013
Currículo e Avaliação. (Carga horária: 8h). , Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, E.E.A.L.C, Brasil.
2012 - 2013
Português Instrumental. (Carga horária: 180h). , Centro Interescolar Estadual de Línguas, C.I.E.L, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução a Neurociência do Aprendizado. (Carga horária: 10h). , INSTITUTO PASSO 1, IP1, Brasil.
2012 - 2012
GRAMÁTICA PARA CONCURSO. (Carga horária: 2h). , FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA, FAZU, Brasil.
2008 - 2008
O USO DA CRASE. (Carga horária: 3h). , FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA, FAZU, Brasil.
2005 - 2005
A LUCIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL. (Carga horária: 2h). , FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA, FAZU, Brasil.
2001 - 2001
RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. (Carga horária: 40h). , FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO, FCETM, Brasil.
2001 - 2001
ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENO E MÉDIO EMPRESÁRIO. (Carga horária: 30h). , FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO, FCETM, Brasil.
1999 - 1999
COOPERATIVISMO. (Carga horária: 100h). , MACROLOGIC, MACRO, Brasil.
1996 - 1998
MARGISTÉRIO. , ESCOLA ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO, E.E.F.L.C., Brasil.
1992 - 1995
TÉCNICO EM CONTABILIDADE. , ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, E.M.STª.M, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
2º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE REDES DE PROTEÇÃO AO EDUCANDO. 2019. (Seminário).
1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA REDE DE PROTEÇÃO AO EDUCANDO. 2018. (Seminário).
IXª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - IX CMDCA. 2018. (Outra).
XXII CONGRESSO DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA - PARA ONDE VAI A ESCOLA? ENSINAR, APRENDER, SUJEITOS E SABERES,. 2018. (Congresso).
XXI Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO DE FORMAÇÃO PROJETO PARENTALIDADE E ESCOLA. 2017. (Congresso).
I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do Pibid/UFTM.UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA BÁSICA. 2016. (Seminário).
I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do Pibid/UFTM. 2016. (Seminário).
XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Uberaba,. 2016. (Congresso).
X Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 2015. (Seminário).
I Encontro Brasil-Angola: escola, cultura e formação. 2014. (Encontro).
Seminário do PIBID sobre Temas Transversais. 2014. (Seminário).
Seminário de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento ?EDUCAÇÃO INTEGRAL, LINGUAGENS E EXPRESSÕES: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES? (Docência na Educação em Tempo Integral).DOS CONTOS DE FADAS À LITERATURA INFANTIL. 2013. (Seminário).
XI SEMINÁRIO DE LETRAS."Relato de experiência de língua espanhola". 2013. (Seminário).
PALESTRA ORGANIZADA PELA ASSOCIAÇÃO DOS EDUCADORES POR UM PAÍS MELHOR EM PARACERIA COM A UFTM.- COMO VALORIZAR A PROFISSÃO DO PROFESSOR? AS LINCENICIATURAS E OS PROFESSORES ENQUANTO PEÇAS-CHAVES DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2011. (Outra).
VIII Seminário de Letras da FAZU. 2011. (Seminário).
10º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - SEM. 2010. (Congresso).
10º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC - SEMESP). ?AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EM MADRID? DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA - UM ESTUDO COMPARATIVO ?. 2010. (Congresso).
IX Jornada Científica da FAZU.?UM ESTUDO COMPARATIVO ABORDANDO AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EM MADRID? DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA?. 2010. (Outra).
VII Seminário de Letras da FAZU.?UM ESTUDO COMPARATIVO EVIDENCIANDO AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EM MADRID? DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA?. 2010. (Seminário).
VII Seminário de Letras da FAZU. 2010. (Seminário).
XIV PORTEIRA ADENTRO, apresentando o trabalho intitulado ?PORTUNHOL?, realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2010; promovido pela FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba..PORTUNHOL. 2010. (Outra).
XVIII Seminário de Dificuldades Específicas de La Enseñanza del Español a Lusohablantes. 2010. (Seminário).
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Cadê o ?cujo?: Uma Análise Linguística. 2009. (Simpósio).
I JORNADA DE ESTUDOS POLIFÔNICOS (I JEP). 2009. (Outra).
Palestra: Vocação, Mercado de Trabalho e Formação Profissional, promovido pela FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba. 2009. (Outra).
VIII Jornada Científica da FAZU.?AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?OS FUZILAMENTOS DE 03 DE MAIO? DE GOYA E ?VOZES D? ÁFRICA? DE CASTRO ALVES ? UMA ANÁLISE COMPARATIVA?. 2009. (Outra).
VI Seminário de Letras.?Cadê o ?cujo?: uma análise linguística?. 2009. (Seminário).
VI Seminário de Letras. 2009. (Seminário).
XV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2009. (Congresso).
I Encuentro Regional de Profisionales de Español de Minas Gerais. 2007. (Encontro).
IV Seminário de Letras.?PPP- Uma analise do Processo de Elaboração e de Projetos Educacionais em Língua Portuguesa de Uma Escola de Ensino Fundamental?. 2007. (Seminário).
IV Seminário de Letras. 2007. (Seminário).
XI PORTEIRA ADENTRO, promovido pela FAZU.LÚDICO - ENSAÑANZA. 2007. (Outra).
XI PORTEIRA ADENTRO, promovido pela FAZU. 2007. (Outra).
?Passeio ? O fazer e o pensar no cotidiano da FAZU?. 2006. (Outra).
10ª Edição do PROJETO PORTEIRA ADENTRO, realizado na FAZU.?COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS DA ESPANHA". 2006. (Outra).
10ª Edição do PROJETO PORTEIRA ADENTRO, realizado na FAZU. 2006. (Outra).
CONFERÊNCIA CIENTÍFICO-CULTURAL, realizada na UFTM. 2006. (Outra).
III Seminário do Curso de Licenciatura em Letras.?A Variação Linguística e Atividade de Letramento em Sala de Aula?. 2006. (Seminário).
IX Encontro Regional do Proler em Uberaba.?O Livro e a Leitura: Argumentação & Experiências?. 2006. (Encontro).
XII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2006. (Congresso).
XII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. ?A Variação Linguística e Atividade de Letramento em Sala de Aula?. 2006. (Congresso).
IV Jornada Científica realizada na FAZU.?A História e a Literatura Hispanoamerica: Caminos que se cruzam?. 2005. (Outra).
XI Seminário de Dificuldades Específicas de La Enseñanza del Español a Lusohablantes. 2003. (Seminário).
X Seminário de Dificuldades Específicas de La Enseñanza del Español a Lusohablantes. 2002. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. . UM ESTUDO COMPARATIVO ABORDANDO AS QUESTÕES SÓCIOHISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EN MADRID?, DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES?, DE MANUEL JOSÉ QUINTANA. In: IX JORNADA CIENTÍFICA DA FAZU, 2010, UBERABA. RESUMOS CIENTIFICOS ? LETRAS. UBERABA: ALESSANDRA COSTA VILAÇA, 2010. p. 01-13.
-
SILVA, L. . ?AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EM MADRID? DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA - UM ESTUDO COMPARATIVO ?. In: 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC - SEMESP, 2010, SÃO PAULO - SP. 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC - SEMESP, 2010.
-
SILVA, L. . UM ESTUDO COMPARATIVO EVIDENCIADO NAS QUESTÕES SÓCIOHISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EN MADRID?, DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES?, DE MANUEL JOSÉ QUINTANA. In: VII SEMINÁRIO DO CURSO DE LETRAS, 2010, UBERABA. Resumos do 7º Seminário do Curso de Letras. UBERABA, 2010. p. 01-33.
-
SILVA, L. . AS QUESTÕES SOCIO-HISTÓRICAS EM ?OS FUZILAMENTOS DE 03 DE MAIO. In: VIII JORNADA CIENTÍFICA DA FAZU, 2009, UBERABA. ARTIGOS CIENTÍFICOS ?LETRAS. UBERABA: ALESSANDRA COSTA VILAÇA, 2009.
-
BIZINOTO, M. I. S. ; SILVA, L. . CADÊ O "CUJO": UMA ANÁLISE. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (II SELL ), 2009, UBERABA. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. UBERABA: UFTM, 2009. p. 132-132.
-
FERREIRA, C.A.S. ; SILVA, L. . ?A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ATIVIDADE DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA?. In: XII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, 2006, UBERABA. ESCOLA: CAMINHOS E DESAFIOS. UBERABA: GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA, 2006. p. 65-66.
-
SILVA, L. . ?AS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EM MADRID? DE FRANCISCO DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA - UM ESTUDO COMPARATIVO?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. . UM ESTUDO COMPARATIVO EVIDENCIADO NAS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EN MADRID? DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLA CONTRA LOS FRANCESES? DE MANUEL JOSÉ QUINTANA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, L. . 'UM ESTUDO COMPARATIVO ABORDANDO AS QUESTÕES SÓCIOHISTÓRICAS EM ?EL TRES DE MAYO EN MADRID?, DE GOYA E ?AL ARMAMENTO DE LAS PROVINCIAS ESPAÑOLAS CONTRA LOS FRANCESES?, DE MANUEL JOSÉ QUINTANA'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. ; BIZINOTO, M. I. S. . ?Cadê o ?cujo?: uma análise linguística?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, L. . AS QUESTÕES SOCIO-HISTÓRICAS EM ?OS FUZILAMENTOS DE 03 DE MAIO? DE GOYA E ?VOZES D? ÁFRICA? DE CASTRO ALVES - UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. . ?A Variação Linguística e Atividade de Letramento em Sala de Aula?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CEMEI MÔNICA MACHIYAMA, Centro Municipal de Educação Infantil. , Rua Carolina Pucci Molinar, Conjunto Alfredo Freire, 38056080 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33154155
Experiência profissional
2012 - 2017
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Supervisora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora Supervisora do Subprojeto de Língua Espanhola - PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento
da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública
brasileira.
2013 - 2014
Escola Estadual Lauro FontouraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - PROFESSOR DE EDUCACAO BASICA
Outras informações:
Função exercida como Professora de Língua Portuguesa.
2012 - 2015
Escola Estadual Aurélio Luiz da CostaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Outras informações:
Função exercida como Professora de Língua Espanhola.
2012 - 2012
INSTITUTO DE FORMAÇÃO ESTUDOS E PESQUISA SÃO JOSÉ OPERÁRIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EDUCADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Outras informações:
Função exercida como Professora de Língua Portuguesa e Redação no Projeto Gerando o Futuro da Petrobras.
2009 - 2009
COLÉGIO ANTÔNIO AUGUSTO ALVARENGA LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE 1ª A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL
2003 - 2006
Colégio Arte e VidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE 1ª A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL
2015 - 2015
Escola Municipal Frei EugênioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 20
2015 - 2015
Centro Municipal de Educação Infantil Gervásio Pedro AlvesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - Professora de Mesas Pedagógicas, Carga horária: 8
2016 - 2018
Escola Municipal Monteiro LobatoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 11
2019 - Atual
CEMEI MÔNICA MACHIYAMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 25
2017 - 2018
Escola Municipal Sebastião Antônio LealVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFª ORIENTADORA DOS GRUPOS DE LIDERANÇA, Carga horária: 12
Outras informações:
GRUPOS DE LIDERANÇA: GRÊMIO ESTUDANTIL - AGENTES DO MEIO AMBIENTE - JOVENS EMPREENDEDORES.
2019 - 2019
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA STELLA CAVESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 30
Outras informações:
PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2025 - Atual
Escola Estadual Horizonta LemosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário Função Magistério
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucimar da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?