Anikele Frutuoso

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestra em Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) estudos do Texto, Discurso e Ensino, também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Graduação em Letras também pela UERN/CAWSL. Tem experiência em estudos da Transitividade da oração na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Ensino de Língua Portuguesa e ensino e produção de textos acadêmicos. Membro do grupo de pesquisa - EFEL - Estudos Funcionalistas e o ensino de Línguas (UERN/CAWSL) e do Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL).

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: TRANSITIVIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: os processos mentais em teses de doutorado
João Bosco Figueiredo -Gomes. Palavras-chave: Anikele Frutuoso.

Doutorado em Doutorado em Letras

2017 - 2021

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Análise Sistêmico-Funcional do Português Brasileiro: usos dos processos mentais em teses de doutorado
João Bosco Figueiredo Gomes. Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional; Transitividade; Processos mentais; Tese de doutorado.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras

2014 - 2015

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: T PROCESSOS RELACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO GÊNERO DISSERTAÇÃO
, Ano de Obtenção: 2015.João Bosco Figueiredo -Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2017 - 2017

Melhoria do Ensino, na qualidade da aprendizagem e no desempenho acadêmico. (Carga horária: 5h). , Prefeitura Municipal de Itajá (RN), PMI, Brasil.

2017 - 2017

Que espaços o mundo reserva para meu filho?. (Carga horária: 3h). , Prefeitura Municipal de Itajá (RN), PMI, Brasil.

2015 - 2015

Avaliação de textos/redação. (Carga horária: 120h). , Editora Cespe Administradora e Consultoria, CESPE, Brasil.

2014 - 2014

Funcionamento Discursivo do texto. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

Decomposição de predicados verbais: uma metodologia de classificação verbal. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Formação de professores em língua inglesa. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

FRUTUOSO, A. . WEBINÁRIO LINGUÍSTICA FUNCIONAL E ENSINO. 2020. (Outro).

FRUTUOSO, A. . Seminário Interno de Literatura:marcas de violência contra a mulher no romance ' O lago' de Sid Batalha. 2019. (Outro).

FERREIRA, B. P. ; FRUTUOSO, A. ; Temóteo, A. S. S. G . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2019. (Congresso).

FERREIRA, B. P. ; Temóteo, A. S. S. G ; FRUTUOSO, A. . I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. 2019. (Congresso).

FRUTUOSO, A. . Seminário interno de literatura: gritos silenciosos na representação da realidade no romance 'O lago' de Sid Batalha. 2018. (Outro).

FRUTUOSO, A. . Seminário interno de Leitura e Produção de textos científicos. 2018. (Outro).

FRUTUOSO, A. . EREF - III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas. (Monitora). 2015. (Outro).

FRUTUOSO, A. . MELO, N,M,S; FRUTUOSO, A. III - SEMINÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, Uma viagem do século XII ao XX. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I CICLO INTERNACIONAL DE WEBNÁRIOS EM LINGU´SITICA SISTÊMICO FUNCIONAL. 2020. (Encontro).

Colóquio Nacional de Hipertexto.OS PROCESSOS RELACIONAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA INTRODUÇÃO DO GÊNERO DISSERTAÇÃO: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL,. 2019. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. 2019. (Oficina).

I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA.A INFLUENCIA DAS hQS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2019. (Oficina).

II - SEMINÁRIO DE PROJETO DE TESE DE LETRAS - II SETELL.Transitividade e construção de sentidos: os processos mentais em teses de doutorado. 2018. (Seminário).

II - SEMINÁRIO DE PROJETO DE TESE DE LETRAS - II SETELL.Transitividade e construção de sentidos: os processos mentais em teses de doutorado. 2018. (Seminário).

III EREF - Encontro Regional de Estudos Funcionalistas, 40h.Análise dos aspectos formais e discursivos em redações do ENEM. 2015. (Encontro).

25ª Jornada Nacional do GELNE.O processo relacional SER no português moderno falado e escrito na cidade de Natal. 2014. (Outra).

Colóquio Nacional de Análise do Discurso.Transitividade e construção de sentido: O processo relacional no gênero relato de opinião. 2014. (Outra).

I colóquio Nacional de Análise do Discurso - MINICURSO. 2014. (Outra).

Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.USOS DO SER NA HISTÓRIA DO MUI VESPARINO EMPERADOR DE ROMA. 2013. (Outra).

EREF - ENCONTRO DE ESTUDOS FUNCIONALISTAS DO NORDESTE- 40h. 2013. (Encontro).

EREF - ENCONTRO DE ESTUDOS FUNCIONALISTAS DO NORDESTE- 40h. 2013. (Outra).

EREF - ENCONTRO DE ESTUDOS FUNCIONALISTAS DO NORDESTE-MONITOR. 2013. (Encontro).

III - CONLIND - Colóquio Nacional de linguagem e discurso.USOS DO SER NA HISTÓRIA DE MUI NOBRE VESPARINO EMPERADOR DE ROMA. 2013. (Outra).

III - CONLIND - Colóquio Nacional de linguagem e discurso - 40h. 2013. (Seminário).

I SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UERN/ IX SALÃO DE INICIAÇÃO C CIENTÍFICA.CONSTRUÇÕES COM SER E USOS DO É O QUE NO PORTUGÊS MÉDIO. 2013. (Outra).

I SEMINÁRIO DO PIBID LETRAS CAWSL. 2013. (Seminário).

I SEMINÁRIO DO PIBID LETRAS CAWSL - minicurso. 2013. (Outra).

Minicurso - Utilização do programa Wordsmith tools 6.0 - carga horária 8h. 2013. (Outra).

1º Seminário de Teoria da Literatura "um cortejo à prosa literária Brasileira". 2012. (Seminário).

GELNE - Jornada Nacional de Estudos Lingísticos do Nordeste. 2012. (Outra).

Grupos de Estudos Linguísticos do Nordeste -GELNE.Construções com SER: usos do É O QUE no portugues médio. 2012. (Outra).

III- SEMINÁRIO DE DIACRONIA DA LINGUA PORTUGUESA,Uma viagem Linguística do século XII ao XX.História da Língua Portuguesa Século XV a meados do século XVI. 2012. (Seminário).

III - SEMINÁRIO DE PESQUISA GRUPO D&G/MINICURSO: DECOMPOSIÇÃO DE PREDICADOS: UMA A METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO VERBAL. 2012. (Seminário).

II- Seminário de Práticas discursivas e ensino: multiplos papeis da linguagem.OFICINA: o poder das palavras na construção dos sentido. 2012. (Oficina).

I SARAU POÉTICO, POEMAS MÚSICAS E ALFININS.. 2012. (Seminário).

IV SEMOL - Seminário de Projeto de Monografias em Letras -. 2012. (Seminário).

Seminário de Discurso e Gramática. 2012. (Seminário).

Encontro Acadêmico: LInguagem, Gêneros Dsicursivos e Ensino - UERN/CAWSL. 2011. (Encontro).

I - Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Encontro).

II- SEMINÁRIO DE DIACRONIA DA LINGUA PORTUGUESA,Uma viagem Linguística do século XII ao XX. 2011. (Seminário).

I- Letras em Conferência - Grupo de Pesquisa PRADILE. 2011. (Outra).

II SEMOL - Seminário de Projeto de Monografias em Letras. 2010. (Seminário).

I - SEMINARIO DE LETRAS:Estudos do Texto e do Dsicurso. 2010. (Seminário).

I - Seminario de Literatura Brasileira. 2010. (Seminário).

SIMLEVA: I Simpósio de Letras do Vale do Açu. 2010. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Tiago Soares Vieira

MENDES, W, V;FRUTUOSO, A.; VIEIRA, T, S.; MENDES, V. R. N.. EXPERIÊNCIAS ACERCA DA COVID-19 EXPRESSAS EM COLUNAS PUBLICADAS NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO: interpretação a partir do Sistema de transitividade da LSF. 2022 - pROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS.

Aluno: Francisco Martins Morais Júnior

MENDES, W, V; MORAIS JUNIOR, F. M;FRUTUOSO, A.; SALES, M.; Souza Rosendo, J. M; QUEIROZ, M. E.; SOUZA, M.M; LIMA, E.P. ?AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO A PARTIR DA ESTRUTURA TEXTUAL E DAS CONDIÇÕES DISCURSIVAS?,. 2023.

Aluno: PAULO GARCEZ LEÃES

FRUTUOSO, A.; MENDES, W, V; Leães, P. G;BERTULEZA, C. D. S.; Souza Rosendo, J. M; MORAIS, E.F.C.L.. Avaliação das questões de língua portuguesa na prova do enceja para a certificação do ensino médio. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA

MENDES, W, V;FIGUEIREDO-GOMES, J. B.; FORMIGA, F. D; AQUINO, L. D; BERNARDINO, R. A. S.; MENDES, V. R. N.; QUEIROZ, M. E.;FRUTUOSO, A.. ?USOS DE MODALIZADORES E MODULADORES NA ARGUMENTAÇÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL?. 2022.

Aluno: Tiago Soares Vieira

FRUTUOSO, A.FIGUEIREDO-GOMES, J. B.; VIEIRA, T, S.; MENDES, W, V. EXPERIÊNCIAS ACERCA DA COVID-19 EXPRESSAS EM COLUNAS PUBLICADAS NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO: interpretação a partir do Sistema de transitividade da LSF. 2021.

Aluno: Jéssica Severo da Silva

SILVA, J. S; MORAES, M. C. B.; NASCIMENTO, F. L. S.; SOARES, E. S.;FRUTUOSO, A.. AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIêNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CÍCERO VARELA(JOÃO CâMARA-RN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em ciências na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARLI DAIANE CRISPIM BARBOSA

BARBOSA, M. D. C.; NASCIMENTO, F. L. S.; TOLEDO, M. C. B.; SILVA, E. S.;FRUTUOSO, A.. Formação docente e ensino de Ciências da Natureza: Base Comum Curricular. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em ciências na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELCIA BATISTA CARNEIRO DA SILVA

ELCIA BATISTA CARNEIRO; NASCIMENTO, F. L. S.;FRUTUOSO, A.; TOLEDO, M. C. B.. A CONCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE OS JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em ciências na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Natália Clementino da Silva

TOLEDO, M. C. B.; NASCIMENTO, F. L. S.; SOARES, E. S.;FRUTUOSO, A.. HISTORICIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em ciências na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCILENE COSME DA SILVA REBOUÇAS

NASCIMENTO, F. L. S.; SOARES, E. S.;FRUTUOSO, A.; TOLEDO, M. C. B.. PANORAMA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL (1950-2019): TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em ciências na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: GILMARA KEILA FERNANDES FONSECA

FRUTUOSO, A.; MENDES, V. R. N; SILVA, P. L. P.; FONSECA, G. K. F. ICENTIVO A PRÁTICA DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO INSTITUTO MUNICIPAL PADRE IBIAPINA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André.

Aluno: Wallisson Jonatan de Araújo Maia

FRUTUOSO, A.; TOMÈ, Cláudia Maria Felício; Temóteo, A. S. S. G; MAIA, W.J.A.. Jair Messias Bolsonaro no Maracanã: as construções de sentidos nas reproduções de notícias por sites jornalísticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Roberta Menezes

Oliveira, M, K; SILVA, B. S. S.;FRUTUOSO, A.; MENEZES, A. R. Educação e inclusão: um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes no ensino de alunos com transtorno do espectro autista. 2020 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: IRANILSON PEDRO DE FREITAS

sILVA.T. X; FERNANDES. L. M;FRUTUOSO, A.. O AMOR EXPRESSIVO EM POEMAS DE FLORBELA ESPANCA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: KALINE MARIA AGUIAR BRAGA PAULO

AGUIAR. K.M; sILVA.T. X;FRUTUOSO, A.. OS IMPACTOS DA FALTA DE LEITURAA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS/; UMA ANÁLISE DE REDAÇÕES DISSERTATIVAS-ARGUMENTATIVAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita Nogueira da Silva

Oliveira, M, K;FRUTUOSO, A.; Torres, L. R. Lucíola: a mulher como representatividade de uma sociedade burguesa. 2019 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raída Karla da Silva

Silva, R, K;FIGUEIREDO-GOMES, J. B.BERTULEZA, C. D. S.FRUTUOSO, A.. OS USOS DOS CLÍTICOS NA FALA E NA ESCRITA DO NATALENSE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

FRUTUOSO, A.; SILVA, D. A.; CARNEIRO, G.. II Seminário Interno do Curso de Energias Renováveis. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Orientou

Monica Alline Dantas Batista

Ensino de Leitura literária: práticas de professores no ensino fundamental; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do professor em práticas interdisciplinares) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Gledna Solano de Andrade

Um "olhar digital" à prática docente: contribuições no processo de ensino e aprendizagem; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do professor em práticas interdisciplinares) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

WELLIGTON FELIPE DE OLIVEIRA

METODOLOGIA LÚDICA NA SALA DE AULA:QUAL SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL?; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

FRANCISCO JOILSON DE SOUZA FRANÇA NUNES

A MUSICA E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

MARIA JUCIENE ARAÚJO FONSECA MACEDO

LETRAMENTO E ALFABETIZAAÇÃO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS: DESASFIOS E PERSPECTIVAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

NÍVEA MEDEIROS DE ASSIS BRITO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

WEDYLLA EVELYN FONSECA DA SILVA

IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

CELIA TAINARA MACEDO DE OLIVEIRA

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

MARIA FERNANDA FRANCELINO NUNES

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

MARIA BEATRIZ DA SILVA GALDINO

REPRESENTAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

LUCINÁRIA DE SOUZA SIQUEIRA CUNHA

METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFATIL: O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

TEODORA VIEIRA DA COSTA

ASPECTOS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - faculdade do Complexo Educacional Santo André; Orientador: Anikele Frutuoso;

Anikele Frutuoso

A transitividade de orações mentais em introduções de textos monográficos: uma investigação Sistêmico-Funcional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Anikele Frutuoso;

Gercivan de Oliveira

Discursos de ódio nas construções discursivas de Jair Messias Bolsonaro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Anikele Frutuoso;

Produções bibliográficas

  • FRUTUOSO, A. . Processos mentais e a construção de sentidos na fundamentação teórica da tese de doutorado. Diálogo das Letras , v. 10, p. 1-19, 2021.

  • FRUTUOSO, A. . Do SER ao É QUE: tudo na língua é funcional. 1. ed. Petrolina: IFSertão, 2023.

  • FRUTUOSO, A. ; Oliveira, M, K (Org.) ; FERREIRA, B. P. (Org.) . SABERES LINGUAGENS E ENSINO. 1. ed. MOSSORO: QUEIMA BUCHA, 2022.

  • FRUTUOSO, A. ; BERTULEZA, C. D. S. . VERBOS INTRODUTORES DE DISCURSO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E NOPORTUGUÊS DE PORTUGAL. VERBOS INTRODUTORES DE DISCURSO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E NOPORTUGUÊS DE PORTUGAL. 1ed.: , 2021, v. 1, p. 141-157.

  • FRUTUOSO, A. ; BERTULEZA, C. D. S. ; sILVA.T. X . ANÁLISE RETÓRICA DE ARTIGO ACADÊMICO-CIENTÍFICO EM LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. In: Kélvya Freitas Abreu; João Bosco Figueiredo-Gomes. (Org.). Gêneros Acadêmicos: reflexões teóricas e metodológicas. IXed.Petrolina: IFRN, 2020, v. 1, p. 1-168.

  • FRUTUOSO, A. . POBRE E DE DIREITA: REPRESENTAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS VERBO-IMAGÉTICO. In: Ana Maria Pereira Lima; João Bosco Figueiredo-Gomes; José Marcos Rosendo de Souza. (Org.). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, v. 1, p. 88-95.

  • FRUTUOSO, A. ; SA, C. A. A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . OS PROCESSOS RELACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA INTRODUÇÃO DO GÊNERO DISSERTAÇÃO: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL. In: Ana Maria Pereira Lima; João Bosco Figueiredo-Gomes; José Marcos Rosendo de Souza. (Org.). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, v. 1, p. 43-50.

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . PROCESSO RELACIONAL SER E A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM INTRODUÇÕES DO GÊNERO ACADÊMICO DISSERTAÇÃO. In: EREF - III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas, 2015, Açu. EREF, 2015. v. 3.

  • FRUTUOSO, A. ; SILVA, A. D. ; SILVA, J. R. R. ; PONTES, V. M. A. . Gêneros textuais e o livro didático: uma abordagem sociodiscursiva. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INCLUSÃO, 2015, Rio de Janeiro/RJ. Gêneros textuais e o livro didático: uma abordagem sociodiscursiva, 2015.

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . O processo relacional SER no português moderno falado e escrito na cidade de Natal. In: 25ª Jornada Nacional do Gelne - Grupo de estudos linguísticos do Nordeste, 2014, Natal. Anais da 25ª Jornada Nacional do Gelne, 2014.

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. ; BERTULEZA, C. D. S. . Transitividade e construção de sentido: O processo relacional no gênero relato de opinião. In: Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I CNDA, 2014.

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . USOS DO SER NA HISTÓRIA DO MUI VESPARINO EMPERADOR DE ROMA. In: Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoro: UERN, 2014. v. III.

  • ALCANTARA, I. K. F. ; FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . Entre a Ativa e a passiva:um continuum de vozes. In: EREF: II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas, 2013, Assu. Anais do EREF, 2013.

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. ; ALCANTARA, I. K. F. . Estudo da Construção medial no português antigo. In: EREF: II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas, 2013, Assu. Anais do EREF, 2013.

  • MENEZES, A. L. A. ; FRUTUOSO, A. ; MELO ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . Análise dos aspectos formais e discursivos em redações do ENEM. In: EREF, 2015, Açu. EREF. Mossoró: UERN, 2015. v. 3.

  • FRUTUOSO, A. ; SOUZA, M. A. . Transitividade e construção de opinião: os Processos relacionais SER e ESTAR no gênero acadêmico dissertação. In: EREF, 2015, Açu. EREF. Mossoró: UERN, 2015.

  • FRUTUOSO, A. ; BALBINO, A. . A pesquisa na universidade: metodologias de pesquisa em educação e em Letras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRUTUOSO, A. ; SOUZA, M. A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . Transitividade e construção de opinião: os processos relacionais ser e estar no gênero relato de opinião. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEZES, A. L. A. ; MELO ; FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . Análise dos aspectos formais aos discursivos em redações do ENEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRUTUOSO, A. . O DESENVOLVIMENTO DE CONSTRUÇÕES COM SER: USOS DO É O QUE NO PORTUGUÊS MÉDIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRUTUOSO, A. . A TRANSITIVIDADE DE ORAÇÕES PROCESSOS RELACIONAS COM SER RM USO NO PORTUGUÊS MODERNO FALADO E ESCRITO NA CIDADE DO NATAL/RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRUTUOSO, A. ; ALCANTARA, I. K. F. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . ENTRE A ATIVA E A PASSIVA: UM CONTINUM ENTRE VOZES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALCANTARA, I. K. F. ; FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . ESTUDO DA CONSTRUÇÃO MÉDIAL NO PORTUGUÊS ANTIGO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRUTUOSO, A. ; FIGUEIREDO-GOMES, J. B. . Construções com SER: usos do É O QUE no portugues médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRUTUOSO, A. . PROCESSOS RELACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO GÊNERO DISSERTAÇÃO 2015 (DISSERTAÇÃO).

  • FRUTUOSO, A. . A TRANSITIVIDADE DE ORAÇÕES PROCESSOS RELACIONAS COM SER EM USO NO PORTUGUÊS MODERNO FALADO E ESCRITO NA CIDADE DO NATAL/RN 2014 (MONOGRAFIA).

Outras produções

BALBINO, A. ; FRUTUOSO, A. . A produção textual na universidade: aspectos metodológicos da pesquisa em Educação e Letras.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FRUTUOSO, A. ; LIMA, R. M. A ; SILVA, D. C. P. ; GUEDES. F. A . IV - SEDILP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRUTUOSO, A. . Formação do Professor em debate: ensino de línguas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    TRANSITIVIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: os processos mentais em teses de doutorado, Descrição: Este projeto Investiga o funcionamento da transitividade das orações mentais no texto acadêmico tese de doutorado segundo as unidades retóricas, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão nas diferentes áreas do conhecimento/CNPq. Para a análise dos processos mentais, embaso-me essencialmente na LSF representada pelos autores Halliday (1985, 1994),Halliday e Matthiessen (2004), Fuzer e Cabral (2010). Esses autores compreendem o fenômeno da transitividade como uma categoria gramatical para se representar a atividade humana.O corpus desta pesquisa é constituído por um conjunto de Textos Acadêmicos Tese de doutorado ? TACTESE (FIGUEIREDO-GOMES; BERTULEZA, 2016), que compila teses de doutorado, distribuídas conforme as seis áreas do CNPq, e por questões metodológicas agrupadas em três grupos: ciências formais, ciências factuais naturais,ciências factuais culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anikele Frutuoso - Coordenador / João Bosco Figueiredo-Gomes - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PROCESSOS RELACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO GÊNERO DISSERTAÇÃO, Descrição: A gramática tradicional, por sua visão estática das normas do falar e escrever bem, não dá conta da dinamicidade do uso das formas linguísticas, tampouco explica os papéis de interação entre os elementos da transitividade da oração como um todo, sobretudo, no que diz respeito às funções e relações que esses elementos assumem nas situações comunicativas diversas. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar como pós-graduados constroem a argumentação através da Transitividade da oração com Processos Relacionais no gênero dissertação. Fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional, que tem como principal expoente Halliday (1985;1994) e Halliday e Matthiessen (2004). Essa teoria estuda a língua como resultante das interações advindas das relações sociais entre os usuários e defende que estes realizam escolhas léxico-gramaticais para construírem sentidos nos textos socialmente produzidos. Para tanto, analisa os dados amostrais de 25 dissertações produzidas por pós-graduados em Letras/Linguística que versam sobre a temática gramaticalização no português do Brasil e que constituem o Corpus DISSERTES, organizado por Figueiredo-Gomes; Bertuleza; Frutuoso (2015). Para a busca dos Processos Relacionais, foi utilizado o Software WordSmith Tools (SCOTT, 2008), visando à frequência e à seleção dos Processos em seus contextos de ocorrência. Com auxílio desse software, foi contabilizado um total de 8.451 ocorrências distribuídas em 26 Processos Relacionais no gênero dissertação. Desse levantamento, foram escolhidos os Processos ser, ter, estar, tornar, constituir, indicar, representar, funcionar e possuir por apresentarem, decrescentemente, maior frequência em relação aos demais Processos Relacionais encontrados nas cinco unidades retóricas que compõem uma dissertação. Os resultados empíricos mostram que os Processos Relacionais ser, ter e estar têm maior frequência em todas as unidades retóricas do gênero dissertação. Os demais Processos Relacionais têm um uso menor, porém mais especializado conforme as unidades retóricas: na Introdução, tiveram maior frequência indicar e constituir; no Referencial Teórico, os Processos tornar e constituir; na Metodologia, constituir e representar; na Análise dos dados, indicar e funcionar; e na Conclusão, os Processos funcionar e possuir. A análise qualitativa da Transitividade da oração no gênero dissertação sugere que os Processos Relacionais associados aos Participantes, Portador e Atributo, no modo Atribuição (mais frequente), e Característica e Valor, no modo Identificação, contribuem na produção de significados variados nos textos dos pós-graduados em Letras/Linguística: na representação de categorias técnico-científicas, na atribuição de conceitos nas categorias analisadas, na definição, classificação e identificação de entidades teóricas da gramaticalização e nas características conclusivas do estudo realizado. Os Processos Relacionais ser, ter e estar têm maior frequência em todas as unidades retóricas do gênero dissertação. Os demais Processos Relacionais têm um uso menor, porém mais especializado conforme as unidades retóricas: na Introdução, tiveram maior frequência indicar e constituir; no Referencial Teórico, os Processos tornar e constituir; na Metodologia, constituir e representar; na Análise dos dados, indicar e funcionar; e na Conclusão, os Processos funcionar e possuir. Conclui-se que essa especialização dos Processos Relacionais às unidades retóricas da dissertação parece dever-se à finalidade acadêmica que, dado o caráter científico, requer maior formalidade, sobretudo, clareza, precisão e objetividade, além da verdade das informações atributivas e identificadoras das entidades teóricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Anikele Frutuoso - Coordenador / João Bosco Figueiredo-Gomes - Integrante.

  • 2012 - Atual

    DESEVOLVIMENTO DAS CONSTRUÇÕES COM SER: USOS DO É O QUE NO PORTUGUES MÉDIO, Descrição: Comumente a gramaticalização é definida como o processo pelo qual um item lexical ou uma sequência de itens tornam-se um morfema gramatical, mudando sua distribuição e função no processo. Contudo, mais recentemente, tem sido observado que a gramaticalização de itens lexicais ocorre entre construções particulares e que a gramaticalização cria novas construções (BYBEE, 2010). Com base nisto, dando continuidade ao interesse pela gramaticalização do item lexical ser, esta investigação tem como objetivo verificar o percurso dos usos do ser em construções, com destaque para a construção É O QUE, garimpadas no Português Médio (Sécs. XV e XVI). No paradigma funcionalista em que se abriga o estudo da gramaticalização, analisa diacronicamente dados amostrais do Corpus Diacrônico do Português ? CODIPO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anikele Frutuoso - Integrante / João Bosco Figueiredo-Gomes - Coordenador.

Prêmios

2021

Doutora, UERN.

2016

Aprovação em Processo seletivo simplificado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2015

Mestra, UERN.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2024

Secretaria de Cultura do RN

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2023

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO ASSU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Língua Portuguesa e Redação

Atividades

  • 02/2022 - 04/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, lLÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

2019 - 2021

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Fonética e Fonologia do Português Português Instrumental 1 Argumentação Sociologia da linguagem Análise do Discurso

2016 - 2017

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
FONÉTICA E FONOLOGIA, CARGA HORÁRIA - 90h MORFOSSINTAXE, CARGA HORÁRIA - 60h ANÁLISE DO DISCURSO, CARGA HORÁRIA -60h LINGUÍSTICA II , CARGA HORÁRIA - 60h

Atividades

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia do Português Brasileiro

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia do Português Brasileiro, Linguística II, Análise do Discurso, Morfossintaxe II

2017 - 2017

Escola Municipal Libania Lopes Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 30

Outras informações:
Redação Língua Portuguesa

2016 - 2016

Escola Municipal Libania Lopes Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Língua Portuguesa e Redação

2009 - 2009

Escola Municipal Libania Lopes Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

2014 - 2014

DEGRAU COLÉGIO E CURSO

Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de Itajá (RN)

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Recursos Humanos

2023 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Médio Integrado Técnico Profissionalizante.

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produçao de textos acadêmicos

  • 04/2018

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 09/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III (Curso técnico em Eletrotécnica, Curso técnico em Informática)

  • 05/2023 - 10/2023

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua portuguesa e Literatura

  • 09/2017 - 02/2018

    Ensino, Curso Superior em Energias Renováveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

2019 - Atual

FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - modalidade EaD, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia Disciplinas: Metodologia Cientifica Introdução à escrita acadêmica Fundamentos teóricos metodológicos do ensino de Língua portuguesa

2021 - 2022

Complexo Educacional Santo André

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2022 - 2025

FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra disciplinas Introdução à escrita AcadêmicaMetodologia do Trabalho científico

Atividades

  • 07/2021

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambientes de aprendizagem, Aspectos teóricos metodológicos do ensino de Língua Portuguesa, Gestão Educacional II, Introdução à escrita acadêmica, Metodologia do trabalho científico, Tópicos de Pedagogia hospitalar, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da EJA

2023 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do Alto do Rodrigues

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30