Vicente Paulo Campos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1970), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1973), doutorado em Fitopatologia pela Universidade estadual de Carolina do Norte- Raleigh, N. C., USA. (1979) e pós doctor em morfologia de Fitonematóides pelo Biologische Bundesanstalt fuer Land-und Forstwirstschaft, Institut fuer Nematologie, Muenster, Alemanha (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico de fitonematóides, migração, parasitismo e controle alternativo de fitonematóides, toxicidade, atração e repelência de moléculas voláteis aos fitonematoides. Foi sempre bolsista do CNPq sendo rankeado como 1A por várias décadas. Deu parecer a mais de 175 projetos do CNPq. Em 2021 foi reconhecido como um dos cientistas mais produtivos e influentes da América Latina e do BRICS, citado no ranking publicado pelo AD Scientific Index e parabenizado pelo Reitor, Pró-reitor de Pesquisa e Pró-reitora de Pós-graduação da UFLA e em 2022 foi eleito membro honorário da Sociedade Brasileira de Nematologia. Tem desenvolvido um projeto de extensão intitulado "Fortalecimento das atividades de extensão do setor de Nematologia/DFP" no laboratório de de Nematologia da UFLA sempre credenciado no Renasem no MAPA-MG para a realização de análises de Meloidogyne em mudas de cafeeiro para atendimento da IN 35/2012. Já lecionou mais de 10.000 horas de aulas na graduação e pós-graduação.

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Fitopatologia

1976 - 1979

University of North Caroline, Raleigh, N. C.
Título: Soybean response resulting from single or combined inoculation with Phytophthora megasperma var sojae and Macroposthonia ornata or Heterodera glycines
Orientador: Dr D. P. Schmitt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Soja; Phytophthora megasperma; Macrosposthonia ornata.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)

1971 - 1973

Universidade Federal de Viçosa
Título: Caracterização das raças de Helminthosporium maydis Nisikado & Miyake e purificação de seus princípios tóxicos produzidos in vitro"., Ano de Obtenção: 1973
Orientador: Murilo Geraldo de Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Agronomia

1967 - 1970

Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado

1985 - 1986

Pós-Doutorado. , Biologische Bundesanstalt Fuer Land und Forstwirstschaft Institut fuer Nema, BBFLUFIFN, Alemanha. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.

Formação complementar

2001 - 2001

Rizobactérias e bactérias endofíticas-Dr.Kloepper. (Carga horária: 360h). , Universidade de Auburn, ALABAMA, Estados Unidos.

1995 - 1995

Pasteuria penetrans (Dr. D. Dickson). (Carga horária: 360h). , Florida State University em Gainsville, FLORIDA, Estados Unidos.

1990 - 1990

Fungos Predadores de Fitonematóides. (Carga horária: 300h). , Estação de Pesquisa de Antibes, ANTIBES, França.

1990 - 1990

Fungos endoparasitas de nematóides. (Carga horária: 2000h). , Universidade de Bonn, BONN, Alemanha.

1987 - 1987

Morfologia e Taxonomia de Fitonematóides. (Carga horária: 720h). , Universidade da Califórnia, DAVIS, Estados Unidos.

1986 - 1986

Taxonomia de Xiphinema. (Carga horária: 720h). , Museu Nationale, PARIS, França.

1986 - 1986

Morfologia e Taxonomia de Criconematidae. (Carga horária: 720h). , Universidade de Wageningen, WAGENINGEN, Holanda.

1970 - 1970

Fitopatologia Geral. (Carga horária: 720h). , Instituto Biológico, SÃO PAULO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Organização de eventos

SOUZA, Ricardo Magela de ; CAMPOS, V. P. . 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2008. (Congresso).

CAMPOS, V. P. . XVI Congresso Brasileiro de Nematologia. 1992. (Congresso).

Participação em eventos

ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM FITOPATOLOGIA.ATUALIZAÇÃO EM FITOPATOLOGIA. 2018. (Encontro).

XVIII SIMPOSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS.MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2018. (Simpósio).

XVII SIMPÓSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. PRELECIONISTA EM MESA REDONDDA NNI.MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2017. (Simpósio).

XXXII Congresso Brasileiro de Nematologia. 2015. (Congresso).

III ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEMATOLOGIA - SUL DE MINAS.AVANÇOS NO CONTROLE DE FITONEMATOIDES. 2014. (Encontro).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA. CONTROLE CULTURAL DE FITONEMATOIDES/ CONTROLE BIOLÓGICO DE FITONEMATOIDES. 2013. (Congresso).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS PRODUZIDOS POR PLANTAS E MICRO-ORGANISMOS NO CONTROLE DE NEMATOIDES PARASITAS DE PLANTAS. 2011. (Congresso).

SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEMATOLOGIA TROPICAL (ONTA-SBN). Efeito de doses de silicato de cálcio e potássio no controle de Heterodera glycines em soja em cada de vegetação. 2009. (Congresso).

41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Efeito de bactérias endofíticas no controle de Meloidogyne incognita e sua relação com a colonização de raízes de tomateiro. 2008. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Manejo de Fitonematóides. 2007. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Influência da nutrição mineral na distribuição espacial do nematóide do cisto do soja.. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia. REVOLVIMENTO DO SOLO E IRRIGAÇÃO NO CONTROLE DE Meloidogyne SPP.. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia. Eclosão de Meloidogyne javanica em glicerina.. 2007. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Nematologia. Controle Biológico de fitonematóides e fitobactérias. 2006. (Congresso).

V Simposio de controle de doenças de plantas na UFLA.Manejo integrado de nematóides do cafeeiro. 2005. (Simpósio).

V Simpósio de controle de doenças na UFLA.Manejo integrado de nematóides do cafeeiro. 2005. (Simpósio).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Manejo integrado de fitonematóides com medidas alternativas de controle. 2005. (Congresso).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 2005. (Congresso).

X Encontro sul mineiro de cafeicultura em Lavras. 2004. (Encontro).

IX Encontro Sul Mineiro de Cafeicultora-Lavras.Nematóides do Cafeeiro. 2003. (Encontro).

IV Simpósio sobre doenças e Pragas de Frutiferas.Manejo de doenças causadas por nematóides em frutíferas. 2002. (Simpósio).

XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Ocorrência de nematóides em cafezais do sul de Minas Geraisz. 2001. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 2000. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 2000. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1998. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1997. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 1997. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro Brasileiro de Fitopatologia. z. 1996. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1995. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 1995. (Congresso).

Seminário sobre Repensando a Pesquisa Científica.Repensando a Pesquisa Científica. 1994. (Seminário).

XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia. z. 1994. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia. z. 1994. (Congresso).

XI Semana de Ciências Agrárias de Lavras.Controle Biológico de Fitonematóides. 1993. (Outra).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia. z. 1993. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia. z. 1993. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1992. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1992. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1991. (Congresso).

Seminário sobre Pesquisas na UFLA.Seminário sobre Pesquisas na UFLA. 1990. (Seminário).

Seminário sobre Siivo-agropecuária.A Política de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Minas Gerais. 1990. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1990. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1989. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Controle Biológico de Fitonematóides. 1989. (Congresso).

International Seminar on Vegetable Cropping Development in Latin America and the Caribbean.Crop rotation for controlling plant parasitic nematodes. 1988. (Seminário).

Plant Parasitic Nematode in Subtropical and Tropical Agriculture.Nematodes of Coffee and Cocoa. 1988. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1988. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 1988. (Congresso).

Congresso da Sociedade Americana de Nematologia. z. 1987. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1987. (Congresso).

Seminário sobre ensino na América Latina.Ensino na América Latina. 1986. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1985. (Congresso).

Reunião sobre pesquisa em Cafeeiro em Minas Gerais.Reunião sobre pesquisa em cafeeiro. 1984. (Outra).

Simpósio sobre fatores que afetam a produtividade do cafeeiro.Fatores que afetam a produtividade do cafeeiro. 1984. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1984. (Congresso).

Reunião Técnica Sobre Pesquisa em Feijoeiros.Reunião de pesquisa sobre feijoeiros. 1983. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1983. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 1982. (Congresso).

Progressos dos Nematóides das Galhas na Região III.Root Knot Nematode Problems of Sunflower. 1982. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Nematologia. z. 1982. (Congresso).

I Reunião de Pesquisa do Girassol.Reunião de pesquisa sobre girassol. 1981. (Outra).

Congresso Brasileiro de Fitopatologia. z. 1980. (Congresso).

II Semana de Ciencias Agrárias de Lavras.Palestra sobre fitonematóides. 1980. (Outra).

I Semana de Atualização da Cafeicultura em Machado/MG.Palestra sobre cafeicultura. 1979. (Outra).

Congresso da Sociedade Americana de Nematologia. z. 1978. (Congresso).

II World Soybean Research Conference.Conferência sobre a cultura da soja. 1978. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lara Nascimento Guimarães

CAMPOS, V. P.. Compostos orgânicos voláteis emitidos pelas raizes de tomateiros na atração e repelência de Meloidogyne javanica.. 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Larissa F

CAMPOS, V. P.. ANDRADE SOUZA. Chamada a distância: quimiotaxia de Meloidogyne javanica a 16 compostos orgânicos voláteis emitidos por raizes de soja (Glycine max L. marril). 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Simone Ribeiro de Souza

CAMPOS, V. P.. Ovolatiloma da manipueira e seus componentes, Butanoato de Etila e ácido butanoico controlam Meloidogyne spp.. 2021. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Letícia Lopes de Paula

CAMPOS, V. P.. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE Annona muricata NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita.. 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: MAYSA SIQUEIRA G

CAMPOS, V. P.. DA SILVA. COMPOSTOS VOLÁTEIS DO SORO DO LEITE SÃO TÓXICOS A Meloidogyne incognita. 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcela de Freitas Silva

CAMPOS, V. P.. TOXICIDADE DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS DE Cymbopogon nardus, Dysphania ambrosioides, Nasturtium officinale e Passiflora edulis a Meloidogyne incognita.. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Vanessa Alves Gomes

CAMPOS, V. P.. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE SEMENTES DE MAMÃO TÓXICOS A Meloidogyne incognita. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Amanda Flausino de Faria

CAMPOS, V. P.. EFEITO DAS MOLÉCULAS VOLÁTEIS ÁCIDO 3-METILBUTANOICO E ÁCIDO 2-METILBUTINOICO EMITIDOS POR Bacillus spp. SOB Colletotrichum lindemuthianum.. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Wendel Oliveira Maciel

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de conclusão de WENDEL OLIVEIRA MACIEL: compostos voláteis emitidos pelo alho são retidos em água e controlam Meloidogyne incognita.. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Karina Campos Lopes

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de conclusão de Karina Campos Lopes: substancias para o controle de Meloidogyne incognita. 2015. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LILIANA ESTUPIÑAN LÓPEZ

CAMPOS, V. P.. TORTAS DE ALGODÃO EMITE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS TÓXICOS A Meloidogyne incongnita. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Giovanna Cardoso Gajo

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. SELEÇÃO VIRTUAL DE SUBSTÂNCIAS INIBIDORAS DE CORISMATO MUTASE PRODUZIDA POR Meloidogyne incognita E ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE CONTRA FORMIGAS CORTADEIRAS, Atta sexdens Linaraeus (Hymenoptora: Formicidae) DE Croton florinundus Spreng. 2014. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Livia Pimenta

FERREIRA, M. A.;CAMPOS, V. P.. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS PRODUZIDOS POR FUNGOS ASSOCIADOS A MADEIRA EM DECOMPOSIÇÃO E TÓXICOS A PATÓGENOS DE IMPORTÂNCIA FLORESTAL E AGRONOMICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: FELIPE AUGUSTO MORETTI

ABREU, M.S.;CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOPATOLOGIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Rodolfo Goulart Fonseca

CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Willian César Terra

CAMPOS, V. P.. MEIOS DE CULTURA, ÁGUA OU NUTRIENTES ADICIONADOS AO SOLO, NA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS PELA MICROBIOTA NATURAL E POR Fusarium oxysporum TÓXICOS A Meloidogyne incognita. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Julio Carlos Pereira da Silva

CAMPOS, V. P.. TOXICIDADE DE COMPOSTOS ORGÃNICOS VOLÁTEIS EMITIDOS POR Cymbopogon nardus, Piper nigrum, Brassica oleracea, Helianthus annus e Bertholletia excelsa A Meloidogyne incognita. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: MARCIA SOUZA DE OLIVEIRA

GOMES, L. A. A.CAMPOS, V. P.. CARACTERIZAÇÃO DE FAMÍLIAS F3 DE ALFACE AMERICANA QUANTO À RESISTÊNCIA AO MILDIO E AOS NEMATOIDES DE GALHAS E ASPECTOS COMERCIAIS. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: DAVID BITTAR DO CARMO

CAMPOS, V. P.. Pasteuria penetrans E COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS TÓXICOS A Meloidogyne sp. EM CAFEZAIS COMERCIAIS DO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Ana Crisitna A

RESENDE, Mario Lúcio Vilela de;CAMPOS, V. P.. Monteiro. Membro da banca de defesa de mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: WILLIAM JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em agroquímica e agrobioquimica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Maria Clara Carli

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de dissertação: Compostos orgânicos voláteis e extrato de alho no controle de Meloidogyne incognita. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LILIAN SIMARA ABREU SOARES COSTA

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de dissertação: PERSPECTIVAS DE SUPRESSIVIDADE E QUALIDADE DO INÓCULO RIZOSFÉRICO DE Meloidogyne exigua NO CAFEEIRO EM ALGUNS PERÍODOS DO ANO. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alan Rodrigues Teixeira

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de mestrado. 2010. Dissertação (Mestrado em agroquímica e agrobioquimica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Henrique Monteiro Ferro

SOUZA, Ricardo Magela deCAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de mestrado: Bactérias Endosporogênicas no Manejo de Doenças do Algodoeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em agroquímica e agrobioquimica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Esdras Henrique da Silva

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de dissertação: Toxicidade de aldicarbe em Meloidogyne incognita nas relações nematoide-planta e no teor do lipídio corporal. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Jucilayne Fernandes Vieira

CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de mestrado: Quimioterapia e termoterapia no controle do Colletotrichum gloeosporioides, agente da mancha manteigosa. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alexandro da Silva Nunes

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de dissertação. 2008. Dissertação (Mestrado em agroquímica e agrobioquimica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renata Silva Canuto de Pinho

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de dissertação: ASPECTOS DO ANTAGONISMO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS A Meloidogyne incognita EM TOMATEIRO. 2008. Dissertação (Mestrado em agroquímica e agrobioquimica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renata Silva Canuto de Pinho

CANUTO, R. S.;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de dissertação da mestranda Renata Silva Canuto de Pinho em Agronomia (Fitopatologia-UFLA). 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: EDUARDO SOUZA FREIRE

FREIRE, E. S.CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de dissertação do mestrando Eduardo Souza Freire em Agronomia (Fitopatologia). 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: José Luiz Sandes de Carvalho Filho

CARVALHO FILHO, J. L. S.; CAMPOS, Juliana Resende;CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa da dissertação do mestrando Jose Luiz Sandes de Carvalho Filho. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fernanda Carvalho de Aquino Lopes

LOPES, F. C. A.;CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa da dissertação da mestranda Fernanda Carvalho de Aquino Lopes (Agronomia-Fitopatologia-UFLA). 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fernando da Silva Rocha

CAMPOS, V. P.ROCHA, Fernando da Silva. Presidente da banca de defesa de dissertação do mestrando Fernando da Silva Rocha (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Letícia Lopes de Paula

CAMPOS, V. P.TERRA, W. C.; BARROS, A. F.;SALGADO, S. M. DE L.; SILVA, JULIO C. P.. Microbial-based products and papaya-derived compounds against root-knot nematodes. 2024. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitopatologia-UFLA) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Daniele de Brum

CAMPOS, V. P.; SALGADO, SÔNIA M. DE L.; BARROS, A. F.. Early detection of Meloidogyne exigua and bacteria diversities associated to eggmasses of the pathogen in coffee.. 2024. Tese (Doutorado em Mestrado e Dourotado em Agronomia - Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Vytória Piscitelli Cavalcanti

CAMPOS, V. P.. Medicinal plants, Bacillus subtilis BV09 and precision agriculture in the management of Meloidogyne spp.. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Paulo Victor Magalhães Pacheco

CAMPOS, V. P.. Role of volatile organic compounds emitted by nematophagous fungi in the interaction with Meloidogyne spp.. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Paula Soares Alves

CAMPOS, V. P.. CHARACTERIZATION OF THE RESISTANCE RESPONSES OF THE WILD GERMOPLASM AMPHILLO OF Coffea arabica TO Meloidogyne paranaensis AND IN SILICO STYDY OF THE ENZYMATIC TARGET OF PHIOPYRAN IN Meloidogyne spp.. 2020. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LUMA ALAÍS PEDROSO

CAMPOS, V. P.. ETHANOL AND VOLATILES FROM CASTOR BEAN CAKE ON PLANT-PARASITIC NEMATODES CONTROL.. 2020. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fabíola de Jesus Silva

CAMPOS, V. P.. CHALCONE ANALOGES ON THE CONTROL OF Meloidogyne incognita AND GENOMIC STUDIES OF THE BIOCONTROL AGENT Bacillus velezensis.. 2020. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Rafaela Araújo Guimarães

CAMPOS, V. P.. MICROBIOME-MEDIATED TANDEM BIOLOGICAL AND CHEMICAL CONTROL, ALTERNATIVES IN INTEGRATED MANAGEMENT AND RELATIVE LOSSES FUMONISINS: Fusarium verticillioides BASED IN MAIZE PRODUCTION SYSTEMS.. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LILIANE ESTUPIÑAN LOPEZ

CAMPOS, V. P.. FUNGOS E BACTÉRIAS EM MASSAS DE OVOS DE Meloidogyne paranaensis DO CAFEEIRO E O EFEITO TÓXICO DE SUAS EMISSÕES VOLÁTEIS A Meloidogyne incognita.. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Iselino Nogueira Jardim

CAMPOS, V. P.. ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS COMPONENTES NO CONTROLE DE DOENÇAS AGRÍCOLAS. 2017. Tese (Doutorado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Natálya Monique Ribeiro Barbosa

CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de conclusão de Natalya Monique Ribeiro Barbosa. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Julio Cesar P

CAMPOS, V. P.. DA SILVA. COMPOSTO ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE PLANTAS E O ETANOL NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita.. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: William César Terra

CAMPOS, V. P.. MOLÉCULAS VOLÁTEIS DE Fusarium oxysporium SÃO RETIDAS EM ÁGUA E CONTROLAM Meloidogyne incognita.. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Celso Mattes de Oliveira

MALUF, W.R.;CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de conclusão de Celso Mattes de Oliveira. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Nara Edreira Alencar

FIGUEIRA, A. R.;CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de conclusão de Nara Edreira Alencar. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Arinaldo Pereira da silva

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de conclusão de ARINALDO PEREIRA DA SILVA. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Mônica Aparecida de Freitas

MEDEIROS, F. H. V.;CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de conclusão de Monica Aparecida de Freitas. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: ALINE FERREIRA BARROS

CAMPOS, V. P.. COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE PLANTAS NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Viviane Aparecida Costa Campos

OLIVEIRA, D. F.CAMPOS, V. P.. PROSPECÇÃO E ESTUDO IN SILICO DE METABÓLITOS PRODUZIDOS POR ESPÉCIES VEGETAIS PARA O CONTROLE DE Meloidogyne spp.. 2014. Tese (Doutorado em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Lilian Simara A

CAMPOS, V. P.. S. Costa. VOLATILES PRODUCED FROM Meloidogyne exigua EGG MASSES AND PLANT VOLATILE EMISSIONS IN RESPONSE TO SINGLE AND DUAL INFESTATIONS WITH SPIDER MITE AND NEMATODE. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Priscilla de Sousa Geraldino

FIGUEIRA, A. R.;CAMPOS, V. P.. ESTUDO GENOMICO DE DOIS ISOLADOS DE Potyvirus E Carlavirus E PURIFICAÇÃO DE PROTEINAS ENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Cristhiane Rohde

CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de tese. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Aline das Gracas Souza

CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de tese: Caracterização Molecular, Citogenética e Seleção de Espécies de Myrtaceae Resistentes ao nematóide. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Márcia Toyota

RESENDE, M. L. V.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de tese: Prospecção de novos indutores de resistência em cafeeiro (Coffea arabica L.) contra Hemileia vastatrix e caracterização dos eventos bioquímicos e moleculares da resposta de defesa induzida. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renata Silva Canuto de Pinho

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de tese: Efeito de metabólitos bacterianos em diferentes estádios de Meloidogyne incognita. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: EDUARDO SOUZA FREIRE

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de tese: COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS PRODUZIDOS POR Fusarium oxysporum E OUTROS MICRO-ORGANISMOS NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alex Oliveira Botelho

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de tese. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Syndynara Ferreira

GOMES, L. A. A.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de tese. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Maria de Fátima Silva Muniz

MUNIZ, Maria de Fátima SCAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de Tese da doutoranda Maria de Fatima Silva Muniz em Agronomia (Fitopatologia-UFLA). 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fernando da Silva Rocha

ROCHA, Fernando da SilvaCAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de Tese do doutorando Fernando da Silva Rocha. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Jadir Borges Pinheiro

PINHEIRO, J. B.CAMPOS, V. P.. Membro da banca de Tese do doutorando Jadir Borges Pinheiro em Agronomia (Fitopatologia-UFLA). 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alessandra Keiko Nakasone

CAMPOS, V. P.; NAKASONE, A. K.. Membro da banca de defesa de tese da doutoranda Alessandra K. Nakasone (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2004. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcos Roberto Dutra

CAMPOS, V. P.DUTRA, Marcos Roberto. Presidente da banca de defesa de tese do doutorando Marcos Roberto Dutra (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2004. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Waldir Pereira Dias

CAMPOS, V. P.DIAS, Waldir Pereira. Presidente da banca de defesa de tese do doutorando Waldir Pereira Dias (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Hercules Diniz Campos

CAMPOS, V. P.CAMPOS, Hércules Diniz. Presidente da banca de defesa de tese do doutorando Hercules Diniz Campos (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: João Luiz Coimbra

CAMPOS, V. P.COIMBRA, João Luiz. Presidente da banca de defesa da tese do doutorando João Luiz Coimbra (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Oneida de Almeida Silva

CAMPOS, V. P.; SILVA, O. A.. Membro da banca de defesa de tese da doutoranda Oneida de Almeida Silva (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Cacilda Márcia Duarte Rios Faria

CAMPOS, V. P.FARIA, Cacilda Márcia Duarte Rios. Presidente da banca de defesa da tese da doutoranda Cacilda Marcia Duarte Rios Faria (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Juliana Barros Ramos

CAMPOS, V. P.. Exame de qualificação (Doutorado em Agronomia/Fitopatologia). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Larissa Maia de Oliveira

CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE LARISSA MAIA DE OLIVEIRA... 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: GIZELI DE SOUZA SANTOS

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE GIZELI DE SOUZA SANTOS... 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fabíola de Jesus Silva

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE FABÍOLA DE JESUS SILVA.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: William César Terra

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE WILLIAM CÉSAR TERRA.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Julio Carlos Pereira da Silva

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de qualificação de JULIO CARLOS PEREIRA DA SILVA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Gilvane Aparecida de Carvalho

CAMPOS, V. P.. Participação na banca de exame de qualificação de GILVANE APARECIDA DE CARVALHO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Viviane Aparecida Costa Campos

CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROQUÍMICA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: ALINE FERREIRA BARROS

CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOPATOLOGIA. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LILIANA ESTUPIÑAN LÓPEZ

CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOPATOLOGIA. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: João Eduardo Melo de Almeida

FIGUEIRA, A. R.;CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOPATOLOGIA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Lilian Simara A

CAMPOS, V. P.. S. Costa. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOPATOLOGIA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Elsa Judith Guevara Agudelo

MOINO JR, Alcides;CAMPOS, V. P.. MEMBRO DA BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/ENTOMOLOGIA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Emi Raimildes Lorenzetti

CAMPOS, V. P.. Membro da banca de exame de qualificação de doutorado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Roberto Lanna Filho

SOUZA, Ricardo Magela deCAMPOS, V. P.. Membro da banca de exame de qualificação de doutorado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renata Silva Canuto de Pinho

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de qualificação de doutorado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: EDUARDO SOUZA FREIRE

CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de doutorado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alex Oliveira Botelho

BOTELHO, A. O.;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de qualificação do doutorando Alex Oliveira Botelho em Agronomia (Fitopatologia-UFLA). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Flávio H

MEDEIROS, F. H. V.;CAMPOS, V. P.. V. de Medeiros. Membro da banca de Exame de Qualificação do doutorando Flavio H. V. de Medeiros em Agronomia (Fitopatologia-UFLA). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Maria de Fátima Silva Muniz

MUNIZ, Maria de Fátima SCAMPOS, V. P.. Presidente da banca de exame de qualificação da doutoranda Maria de Fatima Silva Muniz (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Vanessa Andaló Mendes de Carvalho

MOINO JR, Alcides;CAMPOS, V. P.. Membro da banca de exame de qualificação da doutoranda Vanessa Andaló Mendes de Carvalho (Agronomia-Entomologia_UFLA). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Entomologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fernando da Silva Rocha

CAMPOS, V. P.ROCHA, Fernando da Silva. Presidente da banca de exame de qualificação do doutorando Fernando da Silva Rocha (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcos Roberto Dutra

CAMPOS, V. P.DUTRA, Marcos Roberto. Presidente da banca do exame de qualificação do aluno de doutorado Marcos Roberto Dutra (Agronomia-Fitopatologia_UFLA). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Fabio Ramos Alves

CAMPOS, V. P.ALVES, F. R.. Membro da banca de exame de qualificação do doutorando Fabio Ramos Alves. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcos Rodrigues Teixeira

TEIXEIRA, M. R.;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa de monografia do aluno Marcos Rodrigues Teixeira no curso lato sensu (Tutoria a distancia-UFLA). 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tutoria a distancia-Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcos Augusto Langrova

LANGROVA, M. A.;CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa de monografia do aluno Marcos Augusto Langrova no curso de lato sensu (Tutoria a Distancia-UFLA). 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tutoria a distancia-Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Adriana Couto Pereira Rocha

CAMPOS, V. P.; ROCHA, A. C. P.. Membro da banca de defesa de monografia da aluna Adriana Couto Pereira Rocha no curso Lato Sensu Manejo de Doenças (Tutoria a distância_UFLA). 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tutoria a distancia-Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Gustavo Morais de Assis

CAMPOS, V. P.. Trabalho de conclusão de curso (Agronomia - Bacharelado). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Letícia Lopes de Paula

CAMPOS, V. P.. PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE LETÍCIA LOPES DE PAULA. PRESIDENTE DA BANCA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DE LETÍCIA LOPES DE PAULA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: FRANCIELY MARIA P

CAMPOS, V. P.. DE RESENDE.Presidente da banca de defesa do trabalho de conclusão de curso de graduação em Agronomia de FRANCIEL MARIA P. DE RESENDE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: LUMA ALAÍS PEDROSO

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Esdras Henrique da Silva

SILVA, E.H.;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa do relatório final do projeto orientado do aluno de graduação Esdras Henrique da Silva em Agronomia-UFLA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Ana Beatriz Zacaroni

ZACARONI, A. B.;CAMPOS, V. P.. Membro da banca de defesa do relatório final do projeto orientado da graduanda Ana Beatriz Zacaroni em Agronomia-UFLA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Alisson Souza de Oliveira

OLIVEIRA, Alisson Souza de;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa do relatorio final do Projeto orientado do graduando Alisson Souza de Oliveira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Departamento de Fitopatologia, UFLA.

Aluno: Bernardo Reis Teixeira Lacerda

LACERDA, B. R. T.;CAMPOS, V. P.. Presidente da banca de defesa do relatorio final do Projeto orientado do graduando Bernardo Reis Teixeira Lacerda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Flávia Barbosa Silva

CAMPOS, V. P.; SILVA, F. B.. Membro da banca de defesa do relatório final do projeto orientado da graduanda Flávia Barbosa Silva (Agronomia_UFLA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: André Luis Alvarenga Garcia

CAMPOS, V. P.; GARCIA, A L A. Presidente da banca de defesa do relatório final do projeto orientado do graduando André Luis Alvarenga Garcia (Agronomia_UFLA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. Participação na banca de concurso público de Prof. DENILSON F. DE OLIVEIRA para promoção à classe E de Prof. Titular. 2015. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE CONCURSO PÚBLICO DO PROF. LUDWIG H. PFENNING PARA PROMOÇÃO À CLASSE DE PROF. TITULAR DO DEPTO DE FITOPATOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2014. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE CONCURSO PÚBLICO DO PROF. RICARDO MAGELA DE SOUZA PARA PROMOÇÃO À CLASSE DE PROF. TITULAR DO DEPTO DE FITOPATOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2014. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE CONCURSO PÚBLICO DO PROF. EDSON A. POZZA PARA PROMOÇÃO À CLASSE DE PROF. TITULAR DO DEPTO DE FITOPATOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2014. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. PRESIDENTE DA BANCA DE CONCURSO PÚBLICO DO PROF. MÁRIO LÚCIO VILELA RESENDE PARA PROMOÇÃO À CLASSE DE PROF. TITULAR DO DEPTO DE FITOPATOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2014. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.SOUZA, Ricardo Magela de; FIGUEIRA, A. R.. Membro da banca examinadora de concurso público para a classe de professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Lavras.

CAMPOS, V. P.. Membro da banca examinadora de concurso publico fundacional, promovido pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde para seleção de Professor Adjunto no Dep. de Agronomia, área de conhecimento Fitopatologia.. 2003. Fundação do Ensino Superior de Rio Verde.

Orientou

Lara Nascimento Guimarães

Compostos orgânicos voláteis emitidos pelas raízes do tomateiro (Solanum lycopersicon) na atração e repelência de Meloidogyne javanica; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Larissa Fernanda Andrade Souza

Chamada a distância: quimiotaxia de Meloidogyne javanica a 16 compostos orgânicos voláteis emitidos por raiz de soja (Glycine max L; Marril); 2022; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Simone Ribeiro de Souza

O volatiloma da manipueira e seus componentes, Butanoato de etila e ácido butanoico, controlam Meloidogyne sp; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Letícia Lopes de Paula

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE Annona muricata NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita; 2020; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

MAYSA SIQUEIRA G

DA SILVA; COMPOSTOS VOLÁTEIS DE SORO DE LEITE SÃO TÓXICOS A Meloidogyne incognita; 2020; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Vanessa Alves Gomes

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE SEMENTES DE MAMÃO TÓXICOS A Meloidogyne incognita; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcela de Freitas Silva

TOXICIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE Cymbopogon nardus, Dysphania ambrosioides, Nasturtium officinale e Passiflora edulis A Meloidogyne incognita; 2018; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Wendel Oliveira Maciel

Compostos voláteis emitidos pelo alho são retidos em água e controlam Meloidogyne incognita; 2016; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

LILIANA ESTUPIÑAN LÓPEZ

TORTAS DE ALGODÃO EMITE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS TÓXICOS A Meloidogyne incongnita; 2014; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Davi Bittar do Carmo

Pasteuria penetrans e compostos orgânicos voláteis tóxicos a Meloidogyne sp; em cafezais comerciais do Sul de Minas Gerais; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Willian César Terra

Meios de cultura, água ou nutrientes adicionados ao solo, na produção de compostos orgânicos voláteis, pela microbiota natural e por Fusarium oxysporum tóxicos a Meloidogyne incognita; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Julio Carlos Pereira da Silva

Toxicidade de compostos orgânicos voláteis de Cymbopogon nardus, Piper nigrum, Brassica oleracea, Helianthus annuus e Bertholletia excelsa a Meloidogyne incognita; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Maria Clara Carli

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS E EXTRATO DE ALHO NO CONTROLE DE Meloidogyne inconita; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Julio Carlos Pereira da Silva

PRODUTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE PLANTAS NO CONTROLE DE Meloidogyne SPP; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

LILIAN SIMARA ABREU SOARES COSTA

PERSPECTIVAS DE SUPRESSIVIDADE E QUALIDADE DO INÓCULO RIZOSFÉRICO DE Meloidogyne exigua NO CAFEEIRO EM ALGUNS PERÍODOS DO ANO; 2010; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

DAVID BITTAR DO CARMO

AVALIAÇÃO DO ALDICARBE E DE FATORES NATURAIS SUPRESSIVOS A meloidogyne exigua EM CAFEEIROS DO SUL DE MINAS; 2010; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Willian César Terra

EFEITO DE CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS NA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS TÓXICOS A Meloidogyne incognita EM MEIO DE CULTURA E NO SOLO; 2010; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Esdras Henrique da Silva

Toxicidade de aldicarbe em Meloidogyne incognita nas relações nematóide-planta e no teor do lipídio corporal; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Renata Silva Canuto de Pinho

Aspectos do parasitismo de bactérias endofíticas a Meloidogyne incognita do tomateiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

EDUARDO SOUZA FREIRE

Controle dos nematóides de galhas (Meloidogyne spp; ) e do cisto (Heterodera glycines) com silicatos; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Fernando da Silva Rocha

Fatores biológicos e químicos que afetam a eclosão, mobilidade, mortalidade e parasitismo de Juvenil do segundo estádio de Meloidogyne incognita; 2003; 103 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcos Roberto Dutra

Manejo do solo e da água, no controle de nematóides de galhas (Meloidogyne sp; ) e estudos "in vitro" da temperatura e umidade na infectividade desses patógenos; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Mauro Junior Natalino Costa

FILTRADOS DE CULTURAS FÚNGICAS E EXTRATOS DE PLANTAS E DE ESTERCOS ANIMAIS, COM AÇÃO ANTAGONISTA A Meloidogyne incognita (KOFOID & WHITE) CHITWOOD; 2000; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

CRISTIAN ROGÉRIO FREIRE

CROMOSSOMAS DE TRÊS ESPÉCIES DE NEMATÓIDES DO GÊNERO Meloidogyne QUE OCORREM NO BRASIL; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Coorientador: Vicente Paulo Campos;

Fabio Ramos Alves

EFEITO DA TEMPERATURA NA REPRODUTIVIDADE E NO CONTROLE BIOLÓGICO DE Meloidogyne javanica (TREUB) CHITWOOD E Meloidogyne incognita RAÇA 3 (KOFOID & WHITE) CHITWOOD; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Cleber Maximiniano

FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO E INFECTIVIDADE DE Pasteuria penetrans (THORNE, 1940) SAYRE & STARR, 1983 EM Meloidogyne spp; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

João Luiz Coimbra

Rhizobactérias antagonistas a Meloidogyne javanica , isolamento e parasitismo de fungos de fêmeas de Meloidogyne spp; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

JORGE TEODORO DE SOUZA

EPIDEMIOLOGIA, INFECTIVIDADE E PARASITISMO DE PASTEURIA SPP; EM FITONEMATOIDES; 1997; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Andrei Muratore Gurvitz

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE FUNGOS ANTAGONISTAS A FITONEMATOIDES PELO TEOR DE GLUCOSAMINA; 1997; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Samara Belém Costa

Isolamento de fungos associados ao nematóide do cisto da soja e patogenicidade desses isolados em fêmeas de Heterodera glycines e Meloidogyne spp; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

CLÁUDIO NEY DÁNGIERI FLIHO

Controle de Meloidogyne javanica em jaborandi (Pilocarpus microphillus com Arthrobotrys conoides, Paecilomyces lilacinus e Verticillium chlamidosporium; 1996; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Hercules Diniz Campos

Controle de Meloidogyne incognita raca 2 em feijoeiro e Meloidogyne exigua em cafeeiro com fungos predadores e parasitas de ovos de fitonemtaóides; 1994; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

VALÉRIA DE OLIVEIRA FALEIRO MACHADO

PRODUÇÃO MASSAL DE FUNGOS ANTAGONISTAS PARA O CONTROLE DE FITONEMATÓIDES; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

SÔNIA MARIA DE LIMA SALGADO

FORMULAÇÃO DO FUNGO Arthrobotrys conoides EM ALGINATO DE SÓDIO PARA O CONTROLE DE FITONEMATÓIDES; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Regina Cassia Ferreira Ribeiro

OCORRÊNCIA DE FUNGOS PARASITAS DE OVOS DE Meloidogyne spp; NO SUL DE MINAS GERAIS E POTENCIAL PARA O CONTROLE DE M; javanica; ; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Christian Thoroe Scherb

FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Meloidogyne incognita (Kofoid & White 1919) Chtwood, 1949 EM FIGUEIRAS (Ficus caricae L; ) INOCULADAS NO CAMPO; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Oswaldo Guimaraes Filho

REAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO (Zea mays L; ) A Meloidogyne javanica; ; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

JANE SOARES

DINÂMICA POPULACIONAL DE Meloidogyne javanica E Meloidogyne incognita EM CULTIVOS DE DIFERENTES ESPÉCIES VEGETAIS EM MICROPARCELAS DELIMITADAS POR FIBRA DE VIDRO; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Rosemeire de Lellis Naves

FUNGOS PREDADORES DE NEMATÓIDES NO SUL DE MINAS GERAIS: OCORRÊNCIA E POTENCIAL PARA O CONTROLE BIOLÓGICO; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

JOÃO FÁVIO V

SILVA; Fungos endoparasitas de nematóides na região de Lavras e São Sebastião do Paraíso: ocorrência, caracterização e potencial do controle biológico; ; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Vicente F

DE ALMEIDA; Reprodutividade e sobrevivência de Meloidogyne exigua em áreas de cafezal infestadas submetidas a alternância de culturas; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Cacilda Márcia Duarte Rios

QUANTIFICAÇÃO DA PATOGENICIDADE DE Meloidogyne incognita; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

SANDRA ELISABETH DE SOUZA

DINÂMICA POPULACIONAL DE Meloidogyne exigua (Goeldi, 1887) EM CAFEEIROS NOVOS Coffea arabica L; ; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

OSWALDO K, SASSAKI

Influência da densidade de infestação na reprodutividade de Meloidogyne javanica em plantas olerícolas; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Letícia Lopes de Paula

Microbial-based products and papaya-derived compounds against root-knot nematodes; 2024; Tese (Doutorado em Mestrado e Dourotado em Agronomia - Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Daniele de Brum

Early detection of Meloidogyne exigua and bacteria diversities associated to eggmasses of the pathogen in coffee; ; 2024; Tese (Doutorado em Mestrado e Dourotado em Agronomia - Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Paulo Victor Magalhães Pacheco

Role of volatile organic compounds emitted by nematophagous fungi in the interaction with Meloidogyne spp; ; 2022; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Letícia Lopes de Paula

PROJETO EM EXECUÇÃO; 2020; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

LUMA ALAÍS PEDROSO

ETHANOL AND VOLATILES FROM CASTOR BEAN CAKE ON PLANT PARASITIC NEMATODES CONTROL; 2020; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Fabíola de Jesus Silva

CHALCONE ANALOGES ON THE CONTROL OF Meloidogyne incognita AND GENOMIC STUDIES OF THE BIOCONTROL AGENT Bacillus velezuensis; 2020; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

JEANNY ALICE VELOSO

Influence of plant volatiles on the Heterodera glycines hatching and temperature effects and life cycle of Meloidogyne floridensis; 2020; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

LILIANE ESTUPIÑAN LOPEZ

FUNGOS E BACTÉRIAS EM MASSA DE OVOS DE Meloidogyne paranaensis DO CAFEEIRO E O EFEITO TÓXICO DE SUAS EMISSÕES VOLÁTEIS A Meloidogyne incognita; 2017; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Julio Cesar P

DA SILVA; COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE PLANTAS E ETANOL NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita; 2016; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

William César Terra

MOLÉCULAS VOLÁTEIS DE Fusarium oxysporium SÃO RETIDAS EM ÁGUA E CONTROLAM Meloidogyne incognita; 2016; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Arinaldo Pereira da silva

Caracterização molecular de Bursaphelenchus cocophilus e controle de Meloidogyne incognita por moléculas voláteis; 2015; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Lilian Simara A

S; Costa; VOLATILES PRODUCED FROM Meloidogyne exigua EGG MASSES AND PLANT VOLATILE EMISSION IN RESPONSE TO SINGLE AND DUAL INFESTATIONS WITH SPIDER MITE AND NEMATODE; 2014; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

ALINE FERREIRA BARROS

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DE PLANTAS TÓXICOS A Meloidogyne spp; ; 2014; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

EDUARDO SOUZA FREIRE

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS PRODUZIDOS POR Fusarium oxysporum E OUTROS MICRO-ORGANISMOS NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Renata Silva Canuto de Pinho

EFEITO DE METABÓLITOS BACTERIANOS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE Meloidogyne incognita; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Alex Oliveira Botelho

FATORES ENVOLVIDOS NA SUPRESSIVIDADE DE MELOIDOGYNE EXIGUA EM CAFEEIRO: NOVA TÉCNICA PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS VOLÁTEIS TÓXICOS A FITONEMATOIDE; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Sindynara Ferreira

CONTROLE GENÉTICO DA RESISTÊNCIA A Meloidogyne incognita RAÇA 1 EM Phaseolus vulgaris L; ; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Coorientador: Vicente Paulo Campos;

Fernando da Silva Rocha

Aspectos do coloração, ciclo de vida, parasitismo por Pasteuria penetrans e suas relações com a reserva energética de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne spp; ; 2007; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Maria de Fátima Silva Muniz

Variabilidade genética e biológica de Meloidogyne exigua e patogenicidade de Meloidogyne spp; em genótipos de cafeeiro; ; 2007; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcos Roberto Dutra

Controle de nematóides de galhas (Meloidogyne spp; ) com silício; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Waldir Pereira Dias

Genética da resistência da soja à raça 4+ do nematóide de cisto, Heterodera glycines; 2003; 130 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Hercules Diniz Campos

Aspectos do parasitismo e da privação alimentar dos nematóides Meloidogyne javanica e Heterodera glycines em soja; 2003; 115 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Cacilda Márcia Duarte Rios Faria

Efeito do logo de esgoto em nematóides de galhas; 2003; 110 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

João Luiz Coimbra

Actinomicetos como agentes de controle biológicos dos nematóides de galhas; 2003; 135 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Gabriel Ferreira Bartholo

Desenvolvimento fenológico e produtividade de cultivares de Coffea arabica L sob parcelamentos da adubação; 2001; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

SÔNIA MARIA DE LIMA SALGADO

Produtos Naturais no Controle de Fitonematóides; 2001; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)) - Universidade Federal de Lavras, ; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Rosemeire de Lellis Naves

BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DO SISTEMA RADICULAR: ISOLAMENTO E POTENCIAL PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE FITONEMATÓIDES; ; 2000; Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo Campos;

William César Terra

2023; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

William César Terra

2018; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

EDUARDO SOUZA FREIRE

2016; Universidade Federal de Lavras, ; Vicente Paulo Campos;

ALINE FERREIRA BARROS

2016; Universidade Federal de Lavras, ; Vicente Paulo Campos;

Regina Cassia Ferreira Ribeiro

2008; Universidade Estadual de Montes Claros, ; Vicente Paulo Campos;

José Mauro da Cunha e Castro

2006; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

José Mauro da Cunha e Castro

2005; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

José Mauro da Cunha e Castro

2004; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

José Mauro da Cunha e Castro

2003; Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Paulo Campos;

Gustavo Morais de Assis

Controle de Meloidogyne incognita com compostos orgânicos voláteis extraídos de Annona muricata; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Letícia Lopes de Paula

ÓLEO ESSENCIAL DE Cinnamomum zeylanicum NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

FRANCIELY MARIA P

DE RESENDE; O uso do etanol no controle de Meloidogyne incognita; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

LUMA ALAÍS PEDROSO

TORTA DE MAMONA APRESENTA EFEITO NEMATICIDA CONTRA Meloidogyne incognita ENVOLVENDO TAMBÉM COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Julio Carlos Pereira da Silva

EFEITO DA DISTÂNCIA DO INÓCULO DE JUVENIL DO SEGUNDO ESTÁDIO NA REPRODUÇÃO E DANOS DE MELOIDOGYNE INCOGNITA EM TOMATEIRO NA PRESENÇA DE ACINETOBACTER JOHNSONI; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Willian César Terra

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS VOLÁTEIS PRODUZIDAS POR BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS NO CONTROLE DE Meloidogyne incognita; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Lilian Simara A

S; Costa; Controle de Meloidogyne exigua com bacterias endofiticas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcia Oliveira

Controle de Meloidogyne com actinomicetos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Lilian Simara A

S; Costa; Controle de Meloidogyne exigua com bacterias endofiticas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcia Oliveira

Controle de Meloidogyne com actinomicetos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Alisson de Souza Oliveira

Controle de Meloidogyne exigua com bactérias endofíticas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Bernardo dos Reis T

L; Paiva; Controle de Nematoides de galhas com silicio; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Bernardo dos Reis T

L; Paiva; Controle de Nematoide de galhas com silicio; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Alisson de Souza Oliveira

Controle de Meloidogyne exigua com bactérias endofíticas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Alisson de Souza Oliveira

Controle de Meloidogyne exigua com bactérias endofíticas; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Bernardo dos Reis T

L; Paiva; Controle de Nematoide de galhas com silicio; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

BERNARDO DOS REIS T L PAIVA

Controle de nematóide de galhas com silício; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Paulo Jose Montano Braga

Controle de Meloidogyne exigua com rizobactérias; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Bianca de Moura

Controle de Meloidogyne com lodo de esgoto; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Márcia Toyota

Controle de Meloidogyne incognita da soja com rizobactérias; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Régis Camargo

Controle de Meloidogyne javanica da batatinha com bactérias endofíticas e rizobactérias; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Paulo José Montãns Braga

Controle de Meloidogyne exigua do café com bactérias endofíticas e rizobactérias; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Hernani Martins Junior

Controle de Meloidogyne incognita da soja com bactérias endofíticas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Anderson Resende Almeida

Efeito de fungos parasitos de cistos de Heterodera glycines na população de Meloidogyne incognita no solo; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Fernando da Silva Rocha

Patogenicidade de isolados de Pasteuria penetrans de Minas Gerais; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Anderson Resende Almeida

Fungos que ocorrem em cisto de Heterodera glycines; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Mauro Junior Natalino da Costa

Sobrevivência de nematóide do gênero Melodogyne; ; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcos Roberto Dutra

Revolvimento do solo no controle de fitonematóides; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Charleston Gonçalves

Controle biológico com fungos predadores; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Lamartine S

Martins; Efeito do esterco bovino e de material orgânico vegetal triturado na eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica; 1997; Iniciação Científica - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Adriana M

S; Novelino; Efeito da colonização do solo com fungos antagonistas na população de juvenis do segundo estadio de Meloidogyne javanica; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Fernando da Silva Rocha

Ocorrência de Pasteuria penetrans em Minas Gerais; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Geraldo L

F; de Carvalho; Ocorrência e distribuição de fitonematóides na região do sul de Minas e Triângulo Mineiro; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Rosemary Carvalho Resende Nosaki

Controle biológico de fitonematóides; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Cláudio Ney D'angieri Filho

Controle biológico de fitonematóides; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Helio H

Nozaki; Flutuação populacional de Pratylenchus sp; em milho e arroz e de Tylenchulus semipenetrans em citros; ; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

André A

Ávila; Ocorrência e distribuição de fitonematóides na região do sul de Minas e Triângulo mineiro; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Gario F

de Carvalho; Avaliação de prejuízos causados por Meloidogyne javanica; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Orivaldo José Saggin Jr

; Manejo de população dos nematóides das lesões (Pratylenchus sp; ); 1986; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Luiz Odilon Tinoco Cabral Lima

Manejo de populações de nematóides das galhas (Meloidogyne sp; ); 1986; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Sílvio Shinjii Salomura

Resistência varietal do feijoeiro às raças de Meloidogyne e monitoramento da população deste organismo em rotação de culturas; 1985; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Marcelo Mencarini Lima

Caracterização das raças de Meloidogyne incognita que ocorrem nos cafezais brasileiros; 1985; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

David Accord Tassara

Controle de nematóides com plantas antagonistas; 1985; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Gregório Eduardo Franco Vino

Reprodução dos nematóides das galha em plantas forrageiras visando selecionar hospedeiros para programas de rotação de culturas; 1983; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Vicente Paulo Campos;

Produções bibliográficas

  • DE PAULA, LETÍCIA L. ; CAMPOS, VICENTE P. ; TERRA, WILLIAN C. ; de Brum, Daniele ; PACHECO, PAULO V.M. ; SOARES, FILIPPE ELIAS DE FREITAS . Papaya Latex and Papain as Promising Solutions for the management of Meloidogyne javanica associated with tomato plants. CROP PROTECTION , v. 190, p. 107122, 2025.

  • BRUM, DANIELE DE ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; TERRA, WILLIAN CESAR ; DE PAULA, LETICIA LOPES ; TAKETANI, RODRIGO GOUVEA ; KAVAMURA, VANESSA NESSNER ; MELO, DIRCEU DE SOUSA ; PYLRO, VICTOR SATLER ; CARVALHO, TEOTONIO SOARES DE ; MARTINS, SAMUEL . Bacterial Composition of Egg Masses from Symptomatic and Asymptomatic Coffee Plants. Phytobiomes Journal , v. ., p. ., 2025.

  • CAVALCANTI, VYTÓRIA PISCITELLI ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; DE SOUZA, JORGE TEODORO ; PACHECO, PAULO VICTOR MAGALHÃES ; DE SOUSA, LÍLIAN FERREIRA ; BELIZARIO, REGIANE ALVES ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DE MEDEIROS, FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS ; RODRIGUES, FILIPE ALMENDAGNA ; DÓRIA, JOYCE . A commercial formulation of Bacillus subtilis induces metabolomic changes in root exudates that invert the chemotactic responses of the nematode Meloidogyne incognita to host and non-host plants. Journal of Plant Diseases and Protection , v. x, p. x, 2024.

  • CAVALCANTI, VYTÓRIA PISCITELLI ; DOS SANTOS, ADÃO FELIPE ; RODRIGUES, FILIPE ALMENDAGNA ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; ARAÚJO, RONILSON CARLOS ; RIBEIRO, CLERIO RODRIGUES ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; RIGOBELO, EVERLON CID ; MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS ; DÓRIA, JOYCE . Use of RGB images from unmanned aerial vehicle to estimate lettuce growth in root-knot nematode infested soil. Smart Agricultural Technology , v. 3, p. 100100, 2023.

  • COQUEIRO, ALINE ; FERNANDES, DANIARA CRISTINA ; DANUELLO, AMANDA ; REGASINI, LUIS OCTÁVIO ; CARDOSO-LOPES, ELAINE MONTEIRO ; YOUNG, MARIA CLÁUDIA MARX ; BRANDÃO TORRES, LUCE MARIA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; SILVA, DULCE HELENA SIQUEIRA ; DA SILVA BOLZANI, VANDERLAN ; DE OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA . Nematostatic activity of isoprenylated guanidine alkaloids from Pterogyne nitens and their interaction with acetylcholinesterase. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY , v. ., p. 108542-.., 2023.

  • CAVALCANTI, VYTÓRIA PISCITELLI ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; DA SILVA, JÚLIO CARLOS PEREIRA ; OLIVEIRA, ALTINO JÚNIOR MENDES ; FONSECA, KAMILLY MARIA FERNANDES ; SILVA, BRENDA MIRIAM ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; RODRIGUES, FILIPE ALMENDAGNA ; DE MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS ; DÓRIA, JOYCE . Attractive response of Meloidogyne javanica varies among non-host plants, while all of them reduce the nematode population when intercropped with host plants. PLANT AND SOIL , v. x, p. x-x, 2023.

  • DE PAULA, LETÍCIA L. ; CAMPOS, VICENTE P. ; TERRA, WILLIAN C. ; de Brum, Daniele ; JACOB, DUSTIN C. ; BUI, HUNG ; DESAEGER, JOHAN . The combination of Bacillus amyloliquefaciens and Purpureocillium lilacinum in the control of Meloidogyne enterolobii. BIOLOGICAL CONTROL , v. 1, p. 105438, 2023.

  • DE PAULA, LETÍCIA L. ; CAMPOS, VICENTE P. ; TERRA, WILLIAN C. ; PEDROSO, MÁRCIO P. ; BARROS, ALINE F. ; PACHECO, PAULO V. M. ; DA SILVA, MAYSA S. G. . Effect of 4-Ethylbenzaldehyde from the Volatilome of Annona muricata on Meloidogyne incognita. PLANT DISEASE , v. X, p. X, 2023.

  • PACHECO, PAULO VICTOR MAGALHÃES ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; PEDROSO, MARCIO POZZOBON ; DE PAULA, LETÍCIA LOPES ; DA SILVA, MAYSA SIQUEIRA GONÇALVES ; MONTEIRO, THALITA SUELEN AVELAR ; DE FREITAS, LEANDRO GRASSI . Attraction and toxicity: Ways volatile organic compounds released by Pochonia chlamydosporia affect Meloidogyne incognita. MICROBIOLOGICAL RESEARCH , v. 255, p. 126925, 2022.

  • VANEGAS, JAVIER A. G. ; PACULE, HORÁCIO B. ; CAPITÃO, REBECA M. ; CORREIA, CARLOS R. D. ; TERRA, WILLIAN C. ; CAMPOS, VICENTE P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Methyl Esters of ( E )-Cinnamic Acid: Activity against the Plant-Parasitic Nematode Meloidogyne incognita and In Silico Interaction with Histone Deacetylase. JOURNAL OF AGRICULTURAL AND FOOD CHEMISTRY , v. x, p. x-xx, 2022.

  • VELLOSO, JEANNY A. ; MAQUILAN, MARY ANN D. ; CAMPOS, VICENTE P. ; BRITO, JANETE A. ; DICKSON, DONALD W. . Temperature Effects on Development of and. Journal of Nematology , v. 54, p. x-xx, 2022.

  • SOUZA, SIMONE RIBEIRO DE ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; PAULA, LETÍCIA LOPES DE ; PEDROSO, MARCIO POZZOBON ; TERRA, WILLIAN CÉSAR . Ethyl Butanoate, Constituent of Cassava Wastewater Volatiloma, a Potential Soil Fumigant Against Meloidogyne javanica. Journal Of Nematology , v. 54, p. 1, 2022.

  • PACULE, HORÁCIO B. ; VANEGAS, JAVIER A.G. ; TERRA, WILLIAN C. ; CAMPOS, VICENTE P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . (R)-Carvone is a potential soil fumigant against Meloidogyne incognita whose likely enzymatic target in the nematode is acetylcholinesterase. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY , v. 241, p. 108359, 2022.

  • FERREIRA BARROS, ALINE ; PAULO CAMPOS, VICENTE ; LOPES DE PAULA, LETÍCIA ; ALAÍS PEDROSO, LUMA ; JESUS SILVA, FABÍOLA ; CARLOS PEREIRA DA SILVA, JÚLIO ; FERREIRA DE OLIVEIRA, DENILSON ; HUMBERTO SILVA, GERALDO . The role of Cinnamomum zeylanicum essential oil, ( E )-cinnamaldehyde and ( E )-cinnamaldehyde oxime in the control of Meloidogyne incognita. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 00, p. 1-10, 2021.

  • SILVA, M. S. G. ; CAMPOS, VICENTE P ; TERRA, WILLIAN CESAR ; PACHECO, P. V. M. ; PAULA, L. L. ; BARROS, A. F. ; PEDROSO, M. P. . Volatile fatty acids from whey volatilome as potential soil fumigants to control Meloidogyne incognita. CROP PROTECTION , v. 143, p. 1, 2021.

  • VELLOSO, JEANNY A. ; CAMPOS, VICENTE P. ; TERRA, WILLIAN C. ; BARROS, ALINE F. ; PEDROSO, MÁRCIO P. ; PEDROSO, LUMA A. ; PAULA, LETÍCIA L. . Slight induction and strong inhibition of Heterodera glycines hatching by short-chain molecules released by different plant species. JOURNAL OF NEMATOLOGY , v. 53, p. 1-12, 2021.

  • SILVA, JULIO C. P. ; NUNES, THAISA C. S. ; GUIMARÃES, RAFAELA A. ; PYLRO, VICTOR S. ; COSTA, LILIAN S. A. S. ; ZAIA, RAFAEL ; CAMPOS, VICENTE P. ; MEDEIROS, FLAVIO H. V. . Organic practices intensify the microbiome assembly and suppress root-knot nematodes. JOURNAL OF PEST SCIENCE , v. 01, p. 10-14, 2021.

  • CRUZ'MAGALHÃES, VALTER ; GUIMARÃES, RAFAELA A ; SILVA, JULIO CP ; FARIA, AMANDA F ; PEDROSO, MÁRCIO P ; CAMPOS, VICENTE P ; MARBACH, PHELLIPPE AS ; MEDEIROS, FLÁVIO HV ; DE SOUZA, JORGE T . The combination of two Bacillus strains suppresses Meloidogyne incognita and fungal pathogens, but does not enhance plant growth. PEST MANAGEMENT SCIENCE , v. x, p. x-x, 2021.

  • FRÁGUAS, RODRIGO M. ; COSTA, VIVIANE A. ; TERRA, WILLIAN C. ; AGUIAR, ALCINO P. ; MARTINS, SAMUEL J. ; CAMPOS, VICENTE P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Toxicities of 4,5-Dihydroisoxazoles Against Root-Knot Nematodes and in Silico Studies of Their Modes of Action. JOURNAL OF AGRICULTURAL AND FOOD CHEMISTRY , v. 68, p. 523-529, 2020.

  • SILVA, MARCELA DE FREITAS ; PAULO CAMPOS, VICENTE ; BARROS, ALINE FERREIRA ; PEREIRA DA SILVA, JULIO CARLOS ; PEDROSO, MÁRCIO POZZOBON ; SILVA, FABÍOLA DE JESUS ; GOMES, VANESSA ALVES ; JUSTINO, JÚLIO CÉSAR . Medicinal plant volatiles applied against the root-knot nematode Meloidogyne incognita. CROP PROTECTION , v. 130, p. 105057, 2020.

  • GOMES, VANESSA ALVES ; CAMPOS, VICENTE P. ; DA SILVA, JULIO CARLOS PEREIRA ; DE JESUS SILVA, FABÍOLA ; DE FREITAS SILVA, MARCELA ; PEDROSO, MARCIO POZZOBON . Activity of papaya seeds (Carica papaya) against Meloidogyne incognita as a soil biofumigant. JOURNAL OF PEST SCIENCE , v. 1, p. 1, 2020.

  • PASQUALOTTO, ALAN TEIXEIRA ; SALGADO, SÔNIA MARIA DE LIMA ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; FATOBENE, BÁRBHARA JOANA DOS REIS ; SILVEIRA, HELBERT REZENDE DE OLIVEIRA ; SANTOS, MELINE OLIVEIRA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; SILVA, VÂNIA APARECIDA . Root morphology, gas exchange and chlorophyll fluorescence of coffee cultivars and progenies are altered by Meloidogyne paranaensis infestation and water deficit. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 00, p. 1-8, 2020.

  • JARDIM, I. N. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, G. H. ; SOUZA, P. E. . Garlic essential oil reduces the population of Meloidogyne incognita in tomato plants. EUROPEAN JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY , v. 1, p. 1-13, 2020.

  • BARROS, A. F. ; CAMPOS, V. P. ; PAULA, L. L. ; OLIVEIRA, D. F. ; Silva, Geraldo H. . Synergism of citral from Cymbopogon citratus essential oil and undecan-2-one against Meloidogyne incognita. NEMATOLOGY , v. 1, p. 1-10, 2020.

  • DA SILVA, ESDRAS HENRIQUE ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; ROCHA, Fernando da Silva ; ZEVIANI, WALMES MARQUES ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; RIGITANO, RENÊ LUÍS DE OLIVEIRA . INTERFERENCE OF ALDICARB IN INFECTIVE FORMS OF Meloidogyne incognita AND ITS EFFECTS ON REPRODUCTION IN SOYBEAN. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 7, p. 1-8, 2020.

  • ALVES, PAULA S. ; TERRA, WILLIAN C. ; PINTO, GISELLE B. ; PACHECO, PAULO V.M. ; FATOBENE, BÁRBHARA J.R. ; CAMPOS, VICENTE P. ; DE SOUZA, JORGE T. . Starvation-induced lipid reserve depletion in Pratylenchus brachyurus leads to decreased infectivity in maize roots. NEMATOLOGY , v. 1, p. 1-9, 2020.

  • DA SILVA, JULIO CARLOS PEREIRA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; BARROS, ALINE FERREIRA ; PEDROSO, LUMA ALAIS ; SILVA, MARCELA DE FREITAS ; DE SOUZA, JORGE TEODORO ; PEDROSO, MARCIO POZZOBON ; DE MEDEIROS, FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS . Performance of volatiles emitted from different plant species against juveniles and eggs of Meloidogyne incognita. CROP PROTECTION , v. 116, p. 196-203, 2019.

  • SILVA, FABÍOLA J. ; CAMPOS, VICENTE P. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; GOMES, VANESSA A. ; BARROS, ALINE F. ; DIN, ZIA UD ; RODRIGUES-FILHO, EDSON . Chalcone analogues: Synthesis, activity against Meloidogyne incognita , and in silico interaction with cytochrome P450. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 1, p. 1-12, 2019.

  • OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA ; COSTA, V. A. C. ; TERRA, WILLIAN C. ; CAMPOS, V. P. ; PACELLI, M. P. ; MARTINS, S. J. . Impact of phenolic compounds on Meloidogyne incognita in vitro and in tomato plants. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY (ONLINE) , v. 199, p. 17, 2019.

  • ALVES, PAULA S. ; FATOBENE, BÁRBHARA J. DOS R. ; SALGADO, SÔNIA M. DE L. ; GOMES, ANA C.M.M. ; CAMPOS, VICENTE P. ; CARNEIRO, REGINA M.D.G. ; DE SOUZA, JORGE T. . Early and late responses characterise the resistance derived from Ethiopian wild germplasm -Amphillo? of Coffea arabica to Meloidogyne paranaensis. NEMATOLOGY , v. 2019, p. 1-12, 2019.

  • BARROS, ALINE F. ; CAMPOS, VICENTE P. ; DE PAULA, LETÍCIA L. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; DE SILVA, FABÍOLA J. ; TERRA, WILLIAN C. ; Silva, Geraldo H. ; SALIMENA, JULIANA P. . Nematicidal screening of essential oils and potent toxicity of Dysphania ambrosioides essential oil against Meloidogyne incognita in vitro and in vivo. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY , v. 2019, p. 1-10, 2019.

  • BARROS, ALINE FERREIRA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DE OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA ; SILVA, FABIOLA DE JESUS ; JARDIM, ISELINO NOGUEIRA ; COSTA, VIVIANE APARECIDA ; MATRANGOLO, CARLOS AUGUSTO RODRIGUES ; RIBEIRO, REGINA CÁSSIA FERREIRA ; SILVA, Geraldo Humberto . Activities of essential oils from three Brazilian plants and benzaldehyde analogues against Meloidogyne incognita. NEMATOLOGY , v. 1, p. 1-9, 2019.

  • SILVA, ESDRAS HENRIQUE DA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; ROCHA, Fernando da Silva ; ZEVIANI, WALMES MARQUES ; TERRA, WILLIAN CÉSAR . EFEITO DO ALDICARBE NO CICLO DE VIDA DE Meloidogyne incognita. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 6, p. 82-91, 2019.

  • PEDROSO, LUMA A. ; CAMPOS, VICENTE P. ; BARROS, ALINE F. ; SILVA, JULIO C.P. ; ASSIS, GUSTAVO M. ; RIBEIRO, CLERIO R. . Nematicidal activity of ethanol solutions on soybean cyst nematode Heterodera glycines. NEMATOLOGY , v. 01, p. 1-11, 2019.

  • BOTELHO, ALEX OLIVEIRA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; SILVA, JULIO CARLOS PEREIRA DA ; FREIRE, Eduardo Souza ; PINHO, RENATA SILVA CANUTO DE ; BARROS, ALINE FERREIRA ; OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA . Physicochemical and biological properties of the coffee ( Coffea arabica ) rhizosphere suppress the root-knot nematode Meloidogyne exigua. BIOCONTROL SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-16, 2019.

  • SILVA, FABÍOLA DE JESUS ; FERREIRA, LARISSA CARVALHO ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; CRUZ-MAGALHÃES, VALTER ; BARROS, ALINE FERREIRA ; ANDRADE, JACKELINE PEREIRA ; ROBERTS, DANIEL P ; DE SOUZA, JORGE TEODORO . Complete Genome Sequence of the Biocontrol Agent Bacillus velezensis UFLA258 and Its Comparison with Related Species: Diversity within the Commons. Genome Biology and Evolution , v. 11, p. 2818-2823, 2019.

  • PEDROSO, LUMA A. ; CAMPOS, VICENTE P. ; BARROS, ALINE F. ; JUSTINO, JÚLIO C. ; DE PAULA, LETÍCIA L. . Activity against Meloidogyne incognita of volatile compounds produced during amendment of soil with castor bean cake. NEMATOLOGY , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • SILVA, MARCELA F ; CAMPOS, VICENTE P ; BARROS, ALINE F ; TERRA, WILLIAN C ; PEDROSO, MÁRCIO P ; GOMES, VANESSA A ; RIBEIRO, CLERIO R ; SILVA, FABÍOLA F . Volatile emissions of watercress ( Nasturtium officinale ) leaves and passion fruit ( Passiflora edulis ) seeds against Meloidogyne incognita. PEST MANAGEMENT SCIENCE , v. 1, p. 1, 2019.

  • TERRA, WILLIAN CÉSAR ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; MARTINS, SAMUEL JULIO ; COSTA, LILIAN SIMARA ABREU S. ; DA SILVA, JÚLIO CARLOS PEREIRA ; BARROS, ALINE FERREIRA ; LOPEZ, LILIANA ESTUPIÑAN ; SANTOS, THAISA CONRADO NUNES ; SMANT, GEERT ; OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA . Volatile organic molecules from Fusarium oxysporum strain 21 with nematicidal activity against Meloidogyne incognita. CROP PROTECTION , v. 106, p. 125-131, 2018.

  • SILVA, JULIO CARLOS PEREIRA DA ; MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE ; CAMPOS, VICENTE PAULO . Building soil suppressiveness against plant-parasitic nematodes. BIOCONTROL SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 28, p. 423-445, 2018.

  • TERRA, WILLIAN CÉSAR ; PEREIRA DA SILVA, JÚLIO CARLOS ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; SALGADO, SÔNIA MARIA DE LIMA . ROOT-KNOT AND LESION NEMATODES IN COFFEE SEEDLINGS PRODUCED IN THE STATE OF MINAS GERAIS, BRAZIL. COFFEE SCIENCE , v. 13, p. 178, 2018.

  • PEDROSO, LUMA A ; CAMPOS, VICENTE P ; PEDROSO, MARCIO P ; BARROS, ALINE F ; FREIRE, Eduardo S ; RESENDE, FRANCIELY MP . Volatile organic compounds produced by castor bean cake incorporated into the soil exhibit toxic activity against Meloidogyne incognita. PEST MANAGEMENT SCIENCE , v. 00, p. 00, 2018.

  • SILVA, J. C. P. ; CAMPOS, V. P. ; BARROS, A. F. ; PEDROSO, MÁRCIO P. ; TERRA, W. C. ; ESTUPIÑAN-LÓPEZ, LILIANA ; SOUZA, J. T. . Plant Volatiles Reduce the Viability of the Root-Knot Nematode Meloidogyne incognita Either Directly or When Retained in Water. PLANT DISEASE , p. PDIS-01-18-0143-xx, 2018.

  • TERRA, WILLIAN CESAR ; DE LIMA SALGADO, SONIA MARIA ; FANTOBENE, BÁRBHARA JOANA ; CAMPOS, VICENTE PAULO . Expanded Geographic Distribution of Meloidogyne paranaensis Confirmed on Coffee in Brazil. PLANT DISEASE , v. xx, p. xx, 2018.

  • GOULART, ROSELI DOS R. ; TERRA, WILLIAN C. ; SALGADO, SÔNIA M. DE L. ; ALVES, JOSÉ D. ; CAMPOS, VICENTE P. ; FATOBENE, BÁRBHARA J. DOS R. ; MARCHIORI, PAULO E.R. ; DE SOUZA, SIMONE R. ; OLIVEIRA, ROSÂNGELA D?A. DE L. . Meloidogyne paranaensis and M. exigua alter coffee physiology. Nematology , v. x, p. 1-9, 2018.

  • OLIVEIRA, CLEITON LOURENÇO DE ; OLIVEIRA, NATÁLIA SOUZA ; OLIVEIRA, MÁRCIA SOUZA DE ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; MALUF, WILSON ROBERTO ; GOMES, LUIZ ANTÔNIO AUGUSTO . Reaction of common bean to Meloidogyne incognita race 1 and Meloidogyne javanica. REVISTA CERES , v. 65, p. 321-328, 2018.

  • BARROS, ALINE F ; CAMPOS, VICENTE P ; SOUZA, LARISSA N ; COSTA, SARAH S ; TERRA, WILLIAN C ; LESSA, JOSIMAR HL . Morphological, enzymatic and molecular characterization of root-knot nematodes parasitizing vegetable crops. HORTICULTURA BRASILEIRA , v. 36, p. 473-479, 2018.

  • ESTUPIÑAN-LÓPEZ, LILIANA ; CAMPOS, VICENTE P. ; SILVA, ARINALDO P. ; BARROS, ALINE F. ; PEDROSO, MÁRCIO P. ; SILVA, JÚLIO C. P. ; TERRA, WILLIAN C. . Volatile organic compounds from cottonseed meal are toxic to Meloidogyne incognita. Tropical Plant Pathology , v. 10, p. 20, 2017.

  • TERRA, WILLIAN C?SAR ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; PEDROSO, M?RCIO POZZOBON ; DA COSTA, ALISSON LUCR?CIO ; FREIRE, Eduardo Souza ; DE PINTO, IOHANA PINTO ; DA SILVA, J?LIO CARLOS PEREIRA ; LOPEZ, LILIANA ESTUPI?AN ; SANTOS, THAISA CONRADO NUNES . Volatile molecules of Fusarium oxysporum strain 21 are retained in water and control Meloidogyne incognita. BIOLOGICAL CONTROL , v. 10, p. 20, 2017.

  • JARDIM, ISELINO NOGUEIRA ; OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA ; SILVA, Geraldo Humberto ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DE SOUZA, PAULO ESTEVÃO . (E)-cinnamaldehyde from the essential oil of Cinnamomum cassia controls Meloidogyne incognita in soybean plants. JOURNAL OF PEST SCIENCE , v. n, p. 1-9, 2017.

  • PIMENTA, LÍVIA ; FERREIRA, MARIA ALVES ; PEDROSO, MARCIO POZZOBON ; CAMPOS, VICENTE PAULO . Wood-associated fungi produce volatile organic compounds toxic to root-knot nematode. SCIENTIA AGRICOLA , v. 74, p. 303-310, 2017.

  • TERRA, WILLIAN C. ; SILVA, JULIO C.P. ; FREIRE, EDUARDO S. ; LOPEZ, LILIANA E. ; CAMPOS, VICENTE P. . Toxicity of ethanol solutions and vapours against Meloidogyne incognita. NEMATOLOGY , v. 19, p. 271-280, 2017.

  • ESTUPIÑAN-LÓPEZ, LILIANA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DA SILVA JÚNIOR, JÚLIO CESAR ; PEDROSO, MÁRCIO POZZOBON ; TERRA, WILLIAN CÉSAR ; DA SILVA, JÚLIO CARLOS PEREIRA ; DE PAULA, LETÍCIA LOPES . Volatile compounds produced by Fusarium spp. isolated from Meloidogyne paranaensis egg masses and corticous root tissues from coffee crops are toxic to Meloidogyne incognita. Tropical Plant Pathology , v. 10, p. 00, 2017.

  • MOTA, MANUEL ; SILVA, ARINALDO P. ; VICENTE, CLÁUDIA S.L. ; CAMPOS, VICENTE P. ; SOUZA, RICARDO M. ; PARRA, PEDRO P. ; COSTA, SARA S. ; FERREIRA, LETÍCIA G. . Genetic diversity of Bursaphelenchus cocophilus in South America. Nematology , v. 18, p. 605-614, 2016.

  • CAMPOS, V. V. C. ; MACHADO, A. R. T. ; SILVA, W. J. R. ; LOPES, K. C. ; TERRA, W. C. ; CAMPOS, V. P. . Estiril-lactonas de Cryptocarpa aschersoniana Mez. (Lauraceae Juss.) com atividade contra Meloidogyne spp. e interação in silico com provável fumarase de Meloidogyne hapla.. Química Nova (Impresso) , v. 39, p. 130, 2016.

  • LOPES, K. C. ; TERRRA, W. C. ; Freire, E.S. ; JARDIM, I. N. ; CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, V. A. C. ; OLIVEIRA, D. F. . Analogues of dihydrouracil and 9H-purine control Meloidogyne incognita in tomato plants. NEMATROPICA , v. 46, p. 138-146, 2016.

  • Rocha, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; FERNANDES, M. F. G. ; MUNIZ, M. F. S. . Migration and reproduction of Meloidogyne incognita in two soil textures. NEMATROPICA , v. 46, p. 162-171, 2016.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; CATAO, H. C. R. M. ; MUNIZ, Maria de Fátima S ; CIVIL, N. . Correlations among methods to estimate lipid reserves of second-stage juveniles and its relationships with infectivity and reproduction of Meloidogyne incognita. Nematology (Leiden. Print) , v. 17, p. 345-352, 2015.

  • COSTA, L. S. A. ; CAMPOS, V. P. ; TERRA, W. C. ; PFENNING, L. H. . Microbiota from Meloidogyne exigua egg masses and evidence for the effect of volatiles on infective juvenil survivel. Nematology , v. 00, p. 1, 2015.

  • BARROS, ALINE FERREIRA ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DA SILVA, JÚLIO CARLOS PEREIRA ; PEDROSO, MÁRCIO POZZOBON ; MEDEIROS, FLÁVIO HENRIQUE VASCONCELOS ; POZZA, Edson Ampélio ; REALE, ANA LUIZA . Nematicidal activity of volatile organic compounds emitted by Brassica juncea, Azadirachta indica, Canavalia ensiformis, Mucuna pruriens and Cajanus cajan against Meloidogyne incognita. Applied Soil Ecology (Print) , v. 80, p. 34-43, 2014.

  • SOUZA, A. G. ; CHALFUN, N. N. J. ; MUSSER, R. S. ; FACHIELLO, J. C. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, A. A. . Behavior of peach and mume rootstocks to the nematode Meloidogyne enterolobii. Revista de Ciências Agrárias (Belém) , v. 57, p. 108, 2014.

  • OLIVEIRA, Denilson F. ; SANTOS JÚNIOR, HELVÉCIO M. DOS ; NUNES, ALEXANDRO S. ; CAMPOS, VICENTE P. ; PINHO, RENATA S.C. DE ; GAJO, GIOVANNA C. . Purification and identification of metabolites produced by Bacillus cereus and B. subtilis active against Meloidogyne exigua, and their in silico interaction with a putative phosphoribosyltransferase from M. incognita. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2014.

  • BARROS, ALINE FERREIRA ; CAMPOS, V. P. ; DA SILVA, JÚLIO CARLOS PEREIRA ; Lopez, L.E. ; Silva, A.P. ; POZZA, E. A. ; Pedroso, L.A. . Tempo de exposição da juvenis de segundo estádio a voláteis emitidos por macerados de nim e de mostarda e biofumigação contra Meloidogyne incognita.. Nematropica , v. 44, p. 190-199, 2014.

  • NUNES, A S ; CAMPOS, V. P. ; MASCARELLO, A. ; STUMPF, T. R. ; CHIARADIA-DELATORE, L. D. ; MACHADO, A. R. T. ; SANTOS JUNIOR, H. M. ; YUNES, R. A. ; NUNES, R. J. ; OLIVEIRA, D. F. . Activity of chalcones derived from 2,4,4-trimethoxybenzaldehyde against Meloidogyne exigua and in silico interaction of one chalcone with a putativee caffeic acid 3-0-methyltransferase from Meloidogyne incognita. Experimental Parasitology , v. 135, p. 661, 2013.

  • SILVA, WILLIAN R. J. ; MACHADO, ALAN R. T. ; CAMPOS, VIVIANE A. C. ; ZERI, ANA C. M. ; CAMPOS, VICENTE P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Volatile organic compounds for the control of Meloidogyne exigua in Coffea arabica. Tropical Plant Pathology (Impresso) , v. 38, p. 375-386, 2013.

  • ANDALÓ, Vanessa ; ROCHA, Fernando da Silva ; MAXIMINIANO, C. ; MOINO JR, Alcides ; CAMPOS, V. P. . n vivo and in vitro study of the effects of entomopathogenic bacteria and their filtrates on Meloidogyne incognita.. International Research Journal of Microbiology , v. 3, p. 5-9, 2012.

  • MACHADO, A. R. T. ; CAMPOS, V. A. C. ; SILVA, W. J. R. ; CAMPOS, V. P. ; ZERI, A. C. M. ; OLIVEIRA, D. F. . Metabolic profiling in the roots of coffee plants exposed to the coffee root-knot nematode, Meloidogyne exigua. European Journal of Plant Pathology , v. 22, p. 2012, 2012.

  • CAMPOS, V. A. C. ; MACHADO, A. R. T. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; CHAGAS, R. ; NUNES, A. S. . Changes in metabolites in plant roots after inoculation with Meloidogyne incognita. Nematology (Leiden. Print) , v. 14, p. 579, 2012.

  • RIBEIRO, H. B. ; RIBEIRO, R. C. F. ; XAVIER, A. A. ; CAMPOS, V. P. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. ; MIZOBUTSI, E. H. . Residuos de frutos de pequi no controle do nematoide de galhas em tomateiro. Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 30, p. 453, 2012.

  • Ferreira, Sindynara ; GOMES, LUIZ ANTONIO AUGUSTO ; MALUF, WILSON ROBERTO ; FURTINI, ISABELA VOLPI ; CAMPOS, VICENTE PAULO . Genetic control of resistance to Meloidogyne incognita race 1 in the Brazilian common bean (Phaseolus vulgaris L.) cv. Aporé. Euphytica (Dordrecht. Online) , v. 186, p. 867-873, 2012.

  • FREIRE, E. S. ; CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; FARIA, M. R. ; POHLIT, A. ; NOBERTO, N. P. ; REZENDE, E. L. ; PFENNING, L.H. ; SILVA, J.R.C. . Volatile substances produced by Fusarium oxysporum from coffee rhizosphere and other microbes affect Meloidogyne incognita and Arthrobotrys conoides. Journal of Nematology , v. 44, p. 321, 2012.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; CAMPOS, V. P. ; XAVIER, A.A. ; ROCHA, L. S. ; RIBEIRO, H. B. ; AGUIAR, F. M. ; SOUZA, R.M. ; MIZOBUTSI, E. H. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. . Rizobacterias no controle de Meloidogyne javanica e mal do Panamá em bananeiras.. Nematropica , v. 42, p. 218-226, 2012.

  • COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. ; TERRA, W. C. . SUPRESSIVIDADE DO INÓCULO RIZOSFÉRICO DE Meloidogyne exigua NO CAFEEIRO EM ALGUNS PERÍODOS DO ANO.. Nematologia Brasileira , v. 36, p. 15, 2012.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CAMPOS, V. P. ; PASQUAL, M. . Selection of phytotoxin producing rhizobacteria. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 83, p. 1091-1096, 2011.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; SILVA, Juliana Resende Campos ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; COSTA, L. S. A. S. ; SILVA, W. J. R. . Efeito da temperatura do solo na infectividade e reproduçao de Meloidogyne javanica e Heterodera glycines em cultivares de soja.. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 35, p. xxx-xxx, 2011.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; COSTA, L. S. A. S. ; TERRA, W. C. . Atraçao e penetraçao de Meloidogyne javanica e Heterodera glycines em raizes excisadas de soja.. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 41, p. 1496-1502, 2011.

  • ANDALÓ, Vanessa ; MOINO JR, Alcides ; MAXIMINIANO, C. ; CAMPOS, V. P. ; MENDONÇA, L.A. . Influence of temperature and duration of storage on the lipid reserves of entomopathogenic nematodes.. Revista Colombiana de Entomología , v. 37, p. 203-209, 2011.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. A. C. ; MACHADO, A. R. T. ; SILVA, W. R. J. ; ZERI, A.C.M. ; CAMPOS, V. P. . Influência de substâncias orgânicas voláteis sobre a reprodução de Meloidogyne incognita em soja e algodoeiro. Nematologia Brasileira , v. 35, p. 55, 2011.

  • Ferreira, Sindynara ; GOMES, L. A. A. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO FILHO, J. L. S. ; Santos, Daniela Costa . Resistance of Dry Bean and Snap Bean.. HortScience , v. 45, p. 320-322, 2010.

  • ROCHA, F. S. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, J. T. . Variation in lipid reserves of second-stage juveniles of Meloidogyne exigua in a coffee field and its relationship with infectivity.. Nematology (Leiden) , v. 12, p. 365-371, 2010.

  • CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. ; FREIRE, E. S. . Volatiles produced by interacting microorganisms potentially useful for the control of plant pathogens.. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 34, p. 525-535, 2010.

  • CARVALHO FILHO, J. L. S. ; GOMES, L. A. A. ; WESTERICH, J.N. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; FERREIRA, S. . INHERITANCE OF RESISTANCE OF SALINAS 88 LETTUCE OF THE ROOT-KNOT NEMATODE Meloidogyne incognita. HortScience , v. 45, p. 320-322, 2010.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; COSTA, L. S. A. S. ; MACHADO, A. R. T. . EFEITO DO TEMPO DE INOCULAÇÃO E DE ESTOCAGEM NA PENETRAÇÃO E MIGRAÇÃO DE JUVENIS DO SEGUNDO ESTÁDIO DE Meloidogyne javanica E Heterodera glycines EM SOJA.. Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas , v. 4, p. 23-33, 2010.

  • SANTOS JUNIOR, H. M. ; TIRELLI, A.A. ; CARVALHO, H. W. P. ; OLIVEIRA, D. F. ; PRADO, N. R. T. ; CAMPOS, V. P. . PURIFICAÇÃO DO FLAVONÓIDE DE TRANS-TILIROSIDEO DO EXTRATO METANÓLICO DAS FOLHAS DE Gochnatia barrosi Cabrera (ASTERACEAE) E AVALIAÇÃO DA SUA ATIVIDADE NEMATICIDA.. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 34, p. 1224-1231, 2010.

  • FERREIRA, S. ; GOMES, L. A. A. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO FILHO, J. L. S. de ; SANTOS, D.C. . Resistance of common bean and snap bean cultivars to root-knot nematodes. HortScience , v. 45, p. 320-322, 2010.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CARVALHO, H. W. P. ; NUNES, Alexandro S ; SILVA, G. H. ; CAMPOS, V. P. ; S. JUNIOR, H. M. ; CAVALHEIRO, A. J. . The activity of amino acids produced by Paenibacillus macerans and from commercial sources against the root-knot nematode Meloidogyne exigua. European Journal of Plant Pathology , v. 124, p. 57-63, 2009.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. ; ALMEIDA, M. R. A. ; Gomes, A. C. M. M. ; Santos, M. F. ; Mota, F. C. ; CARNEIRO, R. G. . Additional information on an atypical population of Meloidogyne exigua Goldi, 1887 (Tylenchida: Meloidogynidae) parasitising rubber tree in Brazil. Nematology (Leiden) , v. 11, p. 95-106, 2009.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; SILVA, Juliana Resende Campos ; OLIVEIRA, M. S. ; PIMENTEL, G. C. S. ; COSTA, L. S. A. S. . Efeito de bactérias endofíticas no controle de Meloidogyne incognita e sua capacidade de colonização de raízes de tomateiro. Nematologia Brasileira , v. 33, p. 54-60, 2009.

  • OLIVEIRA, D. F. ; AMARAL, Daniel Rufino ; CAMPOS, V. P. ; PANTALEAO, J. A. ; CARVALHO, D. A. ; NUNES, Alexandro S . EFFECT OF PLANT AND FUNGOUS METABOLITES ON Meloidogyne exigua. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 33, p. 1861-1865, 2009.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; XAVIER, F. R. P. ; XAVIER, A. A. ; ALMEIDA, V. F. ; MIZOBUTSI, E. H. ; CAMPOS, V. P. ; FERRAZ, S. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. . Flutuação populacional e efeito da distância e profundidade sobre nematóides em bananeira no norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 31, p. 103-111, 2009.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; COSTA, C. C. ; XAVIER, A. A. ; FIGUEIREDO, F. P. ; CAMPOS, V. P. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. ; MIZOBUTSI, E. H. . Efeito de diferentes lâminas de irrigação sobre a população de Meloidogyne javanica e a produtividade de bananeira no norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 31, p. 90-95, 2009.

  • ANDALÓ, Vanessa ; MOREIRA, G. F. ; MAXIMINIANO, C. ; MOINO JR, Alcides ; CAMPOS, V. P. . Influence of herbicides on lipid reserves, mortality and infectivity of Heterorhabditis (Rhabditida: Heterorhabditidae).. Nematologia Mediterranea , v. 37, p. 11-15, 2009.

  • Oliveira, A. S. ; CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, Juliana Resende ; OLIVEIRA, M. S. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de bactérias endofíticas sobre Meloidogyne javanica e métodos de inoculação em tomateiro. Nematologia Brasileira , v. 33, p. 45-53, 2009.

  • PINHEIRO, J. B. ; POZZA, Edson Ampélio ; POZZA, A. A. A. ; MOREIRA, A. S. ; CAMPOS, V. P. . Estudo da influência do potássio e do cálcio na reprodução do nematóide do cisto da soja. Nematologia Brasileira , v. 33, p. 17-27, 2009.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; PASQUAL, M. ; CAMPOS, V. P. . Rizobactérias produtoras de promotores do crescimento de plantas. Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG) , v. 39, p. 338-341, 2009.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; PANTALEÃO, J. A. ; NUNES, A S . Effect of plant and fungus metabolites on Meloidogyne exitgua. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 33, p. 1861-1865, 2009.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. ; MOITA, A. W. ; GONCALVES, W. ; ALMEIDA, M. R. A. ; SOUZA, F.R. ; CARNEIRO, R. G. . Reaction of coffee genotypes to different populations of Meloidogyne spp.: detection of naturally virulent M. exigua population. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , v. 34, p. 370-378, 2009.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CARVALHO, H. W. P. ; NUNES, Alexandro S ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, G.H. ; CAMPOS, V.A.C. . ACTIVE SUBSTANCES AGAINST Meloidogyne exigua PRODUCED IN A LIQUID MEDIUM BY BACILLUS MEGATERIUM. Nematologia Brasileira , v. 33, p. 271-277, 2009.

  • Rocha, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. ; Souza, Ricardo Magela de . Efeito do armazenamento na energia corporal de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita infestados por Pasteuria penetrans. Summa Phytopathologica (Impresso) , v. 35, p. 15-19, 2009.

  • ANDALÓ, Vanessa ; MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; MOINO JR, Alcides . Efeito de filtrados entomobacterianos sobre juvenis de Meloidogyne spp.. Nematologia Brasileira , v. 31, p. 186-194, 2008.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CARVALHO, H. W. P. ; NUNES, Alexandro S ; SILVA, G. H. ; CAVALHEIRO, A. J. ; CAMPOS, V. P. . Atividade de Carboidrato Purificado a Partir da Cebola (Alium cepa L.) e de Carboidratos Comerciais sobre juvenis de Meloidogyne exigua Goeldi. Nematologia Brasileira , v. 31, p. 202-209, 2008.

  • CASTRO, J M C ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio ; NAVES, R. L. ; ANDRADE JUNIOR, Valter Carvalho de ; DUTRA, Marcos Roberto ; COIMBRA, João Luiz ; MAXIMINIANO, C. ; SILVA, Juliana Resende Campos . Levantamento de fitonematoides em cafezais do Sul de Minas Gerais. Nematologia Brasileira , v. 32, p. 56-64, 2008.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio . Efeito da temperatura na multiplicacão celular, no desenvolvimento embrionario e na eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. Summa Phytopathologica , v. 34, p. 29-33, 2008.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, VICENTE P. ; CASTAGNONE-SERENO, P. ; CASTRO, J M C ; ALMEIDA, M. R. A. ; CARNEIRO, R. G. . Diversity of Meloidogyne exigua (Tylenchida: Meloidogynidae) populations from coffee and rubber tree. Nematology (Leiden) , v. 10, p. 897-910, 2008.

  • ANDALÓ, Vanessa ; MOREIRA, G. F. ; MAXIMINIANO, C. ; MOINO JR, Alcides ; CAMPOS, V. P. . Suscetibilidade de Heterorhabditis amazonensis (Rhabditida: Heterorhabditidae) a fungos predadores de nematóides.. Nematologia Brasileira , v. 32, p. 177-184, 2008.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; PINHEIRO, J. B. ; CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Relação entre populações iniciais de Meloidogyne javanica e Heterodera glycines e o desenvolvimento radicular da soja. Nematologia Brasileira , v. 32, p. 161-166, 2008.

  • ROCHA, F. S. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, E. H. ; ROCHA, S. P. S. ; CARLI, M C ; COSTA, L. S. A. S. . Migração de Meloidogyne incognita para as raizes de soja "in vitro".. Nematologia Brasileira , v. 32, p. 294-302, 2008.

  • PINHEIRO, J. B. ; POZZA, Edson Ampélio ; POZZA, A. A. A. ; MOREIRA, A. S. ; ALVES, M. C. ; CAMPOS, V. P. . Influência da nutrição mineral na distribuição espacial do nematóide de cisto da soja. Nematologia Brasileira , v. 32, p. 270-278, 2008.

  • SALGADO, S. M. L. ; OLIVEIRA, R. D. L ; SILVA, R. V. ; CAMPOS, V. P. . Aspectos importantes dos fitonematoides do cafeeiro. Informe Agropecuário , v. 29, p. 42-45, 2008.

  • CARVALHO FILHO, José Luiz Sandes de ; GOMES, Luiz Antonio Augusto ; WESTERICH, Juliana Nogueira ; MALUF, Wilson Roberto (=MALUF, W.R. ; CAMPOS, V. P. ; FERREIRA, Sindynara . Inheritance of resistance of 'Salinas 88' lettuce to the rootknot nematode Meloidogyne incognita (Kofoid & White) Chitwood.. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 14, p. 279-289, 2008.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; AMARAL, Daniel Rufino ; NUNES, Alexandro S ; PANTALEAO, J. A. ; COSTA, D. A. . Selection of rhizobacteria able to produce metabolitos active against Meloidogyne exigua. European Journal of Plant Pathology , v. 119, p. 477-479, 2007.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; CORREA, R. S. B. ; CAMPOS, V. P. ; GUIMARÃES, R. M. ; COIMBRA, João Luiz . Rhizobacteria able to produce phytotoxic metabolites. Brazilian Journal of Microbiology , v. 38, p. 759-765, 2007.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto ; SILVA, Juliana Resende Campos ; POZZA, Edson Ampélio . Infectividade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita em tomateiro após a privação alimentar em solo e água em diferentes condições.. Summa Phytopathologica , v. 33, p. 270-274, 2007.

  • FIORINI, C. V. A. ; GOMES, L. A. A. ; LIBANIO, R. A. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; LICURSI, V. ; MORETO, P. ; SOUZA, L. A. ; FIORINI, I. V. A. . Avaliação de famílias F2-3 de alfaces homozigotas resistentes aos nematóides de galhas. Horticultura Brasileira , v. 25, p. 509-513, 2007.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CARVALHO, Hudson Wallace Pereira de ; NUNES, Alexandro da Silva ; SILVA, Geraldo Humberto ; CAVALHEIRO, Alberto José ; CAMPOS, V. P. . Atividade de carboidrato purificado a partir da cebola (Allium cepa L.) e de carboidratos comerciais sobre juvenis de Meloidogyne exigua Goeldi. Nematologia Brasileira , v. 31, p. 202-209, 2007.

  • CARVALHO FILHO, J. L. S. de ; GOMES, L. A. A. ; WESTERICH, J. N. ; MALUF, W.R. ; CAMPOS, V. P. . Caracterização de famílias F4 de alface de folhas lisas quanto à homozigose para resistência à Meloidogyne incognita. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 13, p. 331-336, 2007.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio . Efeito do tempo, substrato e temperatura na penetração de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica e Heterodera glycines em soja. Summa Phytopathologica , Botucatu, v. 32, n.2, p. 156-160, 2006.

  • MORAES, Sylvia Raquel Gomes ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio ; FONTANETTI, Anastácia ; CARVALHO, Gabriel J ; MAXIMINIANO, Cleber . Influência de Leguminosas no Controle de Fitonematóides no Cultivo Orgânico de Alface Americana e de Repolho. Fitopatologia Brasileira , Lavras, v. 31, n.2, p. 188-191, 2006.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; COIMBRA, João Luiz . Efeito de Exsudato Radicular de Brachiaria decumbens e do Sorgoleone de Sorghum bicolor no Desenvolvimento de Meloidogyne javanica. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 30, n.1, p. 59-65, 2006.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, Fernando da Silva ; FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, Juliana Resende ; POZZA, Edson Ampélio . Efeito do Armazenamento de Ovos de Meloidogyne incognita Raça 3 em Água e no Solo, e de Galhas no Solo, na Infectividade de Juvenis do Segundo Estádio em Tomateiro. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 30, n.1, p. 51-58, 2006.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio . Efeito do tempo e da temperatura de incubação de juvenis do segundo estádio (J2) no teor de lipídeo corporal, na penetração, no número de fêmeas e na reprodução de Meloydogyne javanica em soja. Fitopatologia Brasileira , v. 31, p. 387-394, 2006.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, Juliana Resende Campos ; POZZA, Edson Ampélio . Manejo do solo e da irrigação no controle de Meloidogyne incognita em cultivo protegido. Fitopatologia Brasileira , v. 31, p. 405-407, 2006.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; PASQUAL, M. ; GUIMARÃES, R. M. ; CORREA, R. S. B. . Avaliação da capacidade de produzir fitotoxinas in vitro por partes de fungos com propriedades antagônicas e nematóides. Ciência e Agrotecnologia , v. 30, p. 1230-1235, 2006.

  • FARIA, Cacilda Márcia Duarte Rios ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; MOREIRA, F. M. S. ; MOURA, B ; RIBEIRO, L. O. ; FARIA, M. V. . Isolamento e caracterização de bactérias do lodo de esgoto com potencial antagonista a nematóides. Ambiência (UNICENTRO) , v. 2, p. 247-256, 2006.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de extrato de calos de diversas plantas na adesão de endósporos de Pasteuria penetrans e na infectividade e parasitismo de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita.. Summa Phytopathologica , v. 31, n.1, p. 46-51, 2005.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Efeito de Exsudatos de Colônias e de Filtrados de Culturas de Actinomicetos na Eclosão, Motilidade e Mortalidade de Juvenis do Segundo Estádio de Meloidogyne javanica. Fitopatologia Brasileira , Fortaleza, v. 30, n.3, p. 232-238, 2005.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto ; NUNES, Alexandro S ; SILVA, Juliana Resende Campos . Ação de exsudatos radiculares de plantas na eclosão, motilidade, mortalidade e penetração de juvenis de Meloidogyne incognita. Summa Phytopathologica , Botucatu, v. 31, n.2, p. 187-193, 2005.

  • DIAS, Waldir Pereira ; CAMPOS, V. P. ; KIIHL, R A S ; ARIAS, C A A ; TOLEDO, J F F . Genetic control in soybean of resistance to soybean cyst nematode race 4+. Euphytica (Wageningen) , v. 145, p. 321-329, 2005.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Rizobactérias antagonistas a Meloidogyne javanica. Magistra , Salvador, v. 17, n.2, p. 88-95, 2005.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Estudos do inóculo, inoculação e de extração do nematóide de galhas (Meloidogyne javanica). Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 29, n.1, p. 45-82, 2005.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. . Coloração de Fitonematoides com Corantes Usados na Indústria Alimentícia Brasileira. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 29, n.2, p. 293-297, 2005.

  • NUNES, Alexandro S ; FRAGUAS, R. M. ; OLIVEIRA, D. F. ; BARREIRA, M. E. S. ; CARVALHO, D. A. ; ROSA, Mariane Silva ; CAMPOS, V. P. . Identificação de extratos vegetais potencialmente úteis para o controle de Helmintos. Pro Homine , v. 4, p. 9-14, 2005.

  • ROCHA, F. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de Exsudatos de Cultura de Células de Plantas em Juvenis de Segundo Estádio de Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 29, n.3, p. 294-299, 2004.

  • ROCHA, F. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de Exsudatos de Cultura de Células de Plantas em Juvenis de Segundo Estádio de Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 29, n.3, p. 294-299, 2004.

  • CASTRO, José Mauro C ; CAMPOS, V. P. . Detecção de Meloidogyne paranaensis em cafeeiros do sul de Minas Gerais.. Summa Phytopathologica , v. 30, n.4, p. 507-507, 2004.

  • DIAS, Waldir Pereira ; CAMPOS, V. P. ; ARIAS, C A A ; KIIHL, R A S ; SILVA, João Fávio V. . Identificação de marcadores SSR associados a locos de resistencia à raça 4+ do nematóide de cisto da soja.. Nematologia Brasileira , v. 28, n.1, p. 63-75, 2004.

  • CASTRO, J M C ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Ocorrencia de Meloidogyne coffeicola em cafeeiros do município de Coromandel, região do Alto Paranaíba em Minas Gerais.. Fitopatologia Brasileira , v. 28, n.2, p. 227-227, 2004.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Filtrados de culturas bacterianas endofíticas na motilidade, mortalidade e eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica.. Fitopatologia Brasileira , v. 29, n.4, p. 384-388, 2004.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito Antagônico de Actinomicetos Isolados de Diferentes Culturas na Formação de Galhas e na Reprodução de Meloidogyne javanica em Tomateiro. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 28, n.2, p. 231-234, 2004.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, Juliana Resende . Exsudatos Radiculares e de Cultura de Células de Diversas Plantas na Reprodução de Meloidogyne incognita. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 28, n.2, p. 207-213, 2004.

  • SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, Juliana Resende ; DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Aumento da Resistência de Cultivares de Tomate a Meloidogyne incognita com Aplicações do Acibenzolar-S-Metil. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 28, n.2, p. 199-206, 2004.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, Juliana Resende . Extrato de Cultura de Células de Diversas Plantas em Juvenis de Segundo Estádio de Meloidogyne incognita. Nematologia Brasileira , Brasilia, v. 28, n.2, p. 191-198, 2004.

  • CUNHA, F. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Extratos vegetais com propriedades nematicidas e purificação do princípio ativo do extrato de Leucaena leucocephala. Fitopatologia Brasileira , Lavras, v. 28, n.4, p. 438-441, 2003.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. ; TOYOTA, M. . Manejo do solo e da irrigação para o controle de Meloidogyne javanica em alface. Nematologia Brasileira , Lavras, v. 27, n.1, p. 29-34, 2003.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. . Extratos naturais na patogenicidade e reprodução de Meloidogyne exigua em cafeeiro e de Meloidogyne incognita Raça 3 em feijoeiro. Nematologia Brasileira , Lavras, v. 27, n.1, p. 41-48, 2003.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. ; CARDOSO, M. G. ; SALGADO, A. P. S. . Eclosão e mortalidade de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne exigua em óleos essenciais. Nematologia Brasileira , Lavras, v. 27, n.1, p. 17-22, 2003.

  • SALGADO, S. M. DE L. ; CAMPOS, V. P. . Eclosão e mortalidade de Meloidogyne exigua em extratos e em produtos naturais. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 28, n.2, p. 166-170, 2003.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Efeito do manejo do solo e da água na população de Meloidogyne javanica (Treub, 1885) em quiabeiro no campo. Summa Phytopathologica , v. 29, n.3, p. 249-254, 2003.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Manejo do solo e da irrigação como nova tática de controle de Meloidogyne incognita em feijoeiro. Fitopatologia Brasileira , v. 28, n.6, p. 608-614, 2003.

  • CASTRO, José Mauro C ; CAMPOS, V. P. ; NAVES, Rosemeire de Lellis . Ocorrência de Meloidogyne paranaensis em cafeeiros na região do Alto Paranaíba em Minas Gerais. Fitopatologia Brasileira , v. 28, n.5, p. 565-569, 2003.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Efeito de baixa dose de Aldicarbe nos processos de eclosão a penetração de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita.. Nematologia Brasileira , v. 27, n.2, p. 185-192, 2003.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, F. E. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Purification of two substances from bulbs of onion (Allium cepa L.) with nematicidal activity against Meloidogyne exigua Goeldi. Nematology (Leiden) , Leiden, v. 5, n.6, p. 859-864, 2003.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; COELHO, Silvério José ; CAMPOS, V. P. . Nematóides em plantas ornamentais e floríferas em Lavras, MG.. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental , v. 9, n.2, p. 183-186, 2003.

  • ALVES, F. R. ; CAMPOS, V. P. . Efeitos da temperatura sobre a atividade de fungos no controle biológico de Meloidogyne javanica e M. incognita raça 3. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , Lavras, v. 27, n.1, p. 91-97, 2003.

  • AMARAL, D. R. ; OLIVEIRA, F. E. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; Silva, G.H. . Purificação de um metabólito fúngico produzido por Fusarium moniliforme J. Sheld tóxico a Meloidogyne exigua.. Summa Phytopathologica. Ciencia Agronomica (UNESP.Jaboticabal) , v. 29, p. 25-29, 2003.

  • SILVA, G. H. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Purificação de metabólitos fúngicos com efeitos tóxicos sobre Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 27, n.6, p. 594-598, 2002.

  • SOUZASOBRINHO, F. ; MALUF, W. R. ; GOMES, L. A. A. ; CAMPOS, V. P. . Inheritance of resistance to Meloidogyne incognita race 2 in the hot pepper cultivar Carolina Cayenne (Capsicum annuum L.). Genetics and Molecular Research , v. 1, n.3, p. 271-279, 2002.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, D. A. . Efeito de alguns extratos vegetais na eclosão, mobilidade, mortalidade e patogenicidade de Meloidogyne exigua do cafeeiro. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 26, n.1, p. 43-48, 2002.

  • NAVES, R. L. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Antagonismo de bactérias endofíticas e formação de galhas em Meloidogyne javanica. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 26, n.1, p. 13-19, 2002.

  • SALGADO, S. M. DE L. ; CAMPOS, V. P. ; RESENDE, M. L. V. ; KRZYZANOWSKI, A. . Reprodução de Meloidogyne exigua em cafeeiros IAPAR-39 e Catuaí. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 26, n.2, p. 205-207, 2002.

  • FREIRE, C. R. ; DAVIDE, L. C. ; CAMPOS, V. P. . Cromossomos de três espécies brasileiras de Meloidogyne. Ciência e Agrotecnologia , Lavras, v. 26, n.5, p. 900-903, 2002.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; Oliveira, F. E. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, G.H. . Purificação de metabólito produzido por Fusarium moniliforme tóxico a Meloydogyne exigua. Summa Phytopathologica , v. 29, p. 25-29, 2002.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Toxicidade de extratos vegetais e de estercos a Meloidogyne incognita. Summa Phytopathologica , Jaboticabal, v. 27, n.2, p. 229-239, 2001.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de Solo Argiloso e Substratos Orgânicos e Mineral na Adesão de Endósporos de Pasteuria penetrans. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.1, p. 15-20, 2001.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; ALMEIDA, A. R. . Efeito do pH e Filtrados Bacterianos na Adesão de Endósporros de Pasteuria penetrans. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.1, p. 21-26, 2001.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; ALMEIDA, A. R. . Flutuação Populacional de Meloidogyne exigua em Cafezal Infestado por Pasteuria penetrans. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.1, p. 63-69, 2001.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; PFENNING, L.H. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Toxicidade de filtrados fúngicos a Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , Fortaleza, v. 26, n.4, p. 749-755, 2001.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de enzimas na adesão de endósporos, e de raças de Meloidogyne incognita na infectividade de Pasteuria penetrans. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.1, p. 27-34, 2001.

  • ALVES, F. R. ; CAMPOS, V. P. . Efeito do aquecimento do solo na resistência de plantas a Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita raça 3. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.2, p. 153-162, 2001.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. . Aspectos da sobrevivência de Meloidogyne incognita. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 25, n.2, p. 163-170, 2001.

  • GOMES, L. A. A. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Inheritance of the resistant reaction of the lettuce cultivar 'Grand Rapids' to the southern root-knot nematode Meloidogyne incognita (Kofoid & White) Chitwood.. Euphytica (Wageningen) , v. 114, p. 37-46, 2000.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Efeito de filtrados fúngicos na adesão de endósporos de Pasteuria penetrans e na infectividade e parasitismo de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne incognita. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 24, n.2, p. 239-244, 2000.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; PFENNING, L.H. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Patogenicidade e reprodução de Meloidogyne incognita em tomateiros (Lycopersicon esculentum ) com aplicação de filtrados fúngicos ou extratos de plantas e de estercos animais.. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 24, n.2, p. 219-226, 2000.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. . Flutuação populacional de Fitonematóides associados a Pasteuria spp. em duas áreas naturalmente infestadas.. Ciência e Agrotecnologia , Lavras - MG, v. 23, n.2, p. 339-344, 1999.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; SILVA, T. G. ; SOUZA, C. R. ; FERREIRA, E. A. ; PEREIRA, A. F. ; PEREIRA, G. E. ; REGINA, M. A. ; CAMPOS, V. P. . Nematóides e Pausteria spp. associados a frutíferas de clima temperado no sul do Estado de Minas Gerais, Brasil. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 23, n.1, p. 1-10, 1999.

  • SOUZA, J. T. ; MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. . Nematóides parasitos encontrados em cafeeiros em campo e em viveiros de mudas do estado de MInas Gerais. Summa Phytopathologica , São Paulo, v. 1, p. 180-183, 1999.

  • SOUZA, J. T. ; MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. . Nematóides associados a plantas frutíferas em alguns estados brasileiros. Ciência e Agrotecnologia , Lavras, v. 23, n.2, p. 353-357, 1999.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Isolamento e parasitismo de fungos de fêmeas de Meloidogyne javanica e Meloidogyne exigua. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 23, n.1, p. 25-33, 1999.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação de linhagens, híbridos F1 e cultivares de pimentão quanto a resistência a Meloidogyne spp.. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 34, p. 2259-2265, 1999.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. . Quantificação de endósporos de Pasteuria penetrans em solo e raízes.. Nematologia Brasileira , Brasília, v. 22, n.1, p. 22-31, 1998.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. ; MAXIMINIANO, Cleber . Ocorrência e distribuição de nematóides associados a hortaliças em plantas medicinais.. Summa Phytopathologica , São Paulo, v. 24, p. 283-291, 1998.

  • SILVEIRA, M. A. ; AZEVEDO, S. M. de ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; MONTÉ, V. G. . Canuanã e Palmas: Novas cultivares de batata-doce resistentes aos nematóides das galhas. Horticultura Brasileira, v. 15, n.2, p. 122-123, 1997.

  • COSTA, S. B. ; CAMPOS, V. P. . Obtenção de Fêmeas de Heterodera glycines em hidroponia e testes de patogenicidade de fungos isolados de cistos a fêmeas de H. glycines e de Meloidogyne spp.. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 23, p. 239-243, 1997.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Resistência de linhagens, híbridos F1 e cultivares de pimentão a Meloidogyne incognita (raças 1,2,3) e a M. javanica. Horticultura Brasileira, v. 15, n.2, p. 98-103, 1997.

  • DÁNGIERI FILHO, C.N. ; CAMPOS, V. P. . Controle de Meloidogyne javanica em Jaborandi (Pilocarpus microphyllus) com Arthrobotrys conoides, Paecilomyces lilacinus e Verticillium chlamydosporium. Nematologia Brasileira, Piracicaba - SP, v. 21, n.2, p. 23-30, 1997.

  • COSTA, S. B. ; CAMPOS, V. P. ; MENEZES, M. . Fungos associados a cistos de Heterodera glycines no Brasil. Nematologia Brasileira, Piracicaba, v. 21, n.2, p. 31-37, 1997.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. . Efeito do isolado P1-UFLA de Pasteuria penetrans sobre a primeira geração de Meloidogyne javanica (Treub) Chitwood.. Nematologia Brasileira, Piracicaba, v. 21, n.2, p. 93-102, 1997.

  • MACHADO, V. O. F. ; CAMPOS, V. P. . Cultivo de fungos antagonistas em diferentes substratos e avaliação no controle de Meloidogyne javanica. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 22, n.3, p. 387-391, 1997.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Efeito da época e forma de aplicação dos fungos Arthrobotrys musiformis, Paecilomyces lilacinus e Verticillium chlamidosporium no controle de Meloidogyne exígua no cafeeiro.. Fitopatologia Brasileira , Brasilia, v. 22, n.3, p. 361-365, 1997.

  • CAMPOS, V. P. . Nematóides na cultura da figueira. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 18, n.188, p. 33-38, 1997.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. ; SANTOS, J. B. dos . Selection of sweet pepper (Capsicum annum) lines resistant to Meloidogyne incognita race 2. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 21, n.1, p. 55-58, 1996.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Efeito da matéria orgânica e da época e forma de aplicação dos fungos Arthrobotrys musiformis, Paecilomyces lilacinus e Verticillium chlamidosporium no controle de Meloidogyne incognita raça 2 no feijoeiro.. Summa Phytopathologica, Piracicaba - SP, v. 22, n.2, p. 168-171, 1996.

  • MALUF, W. R. ; AZEVEDO, S. M. de ; CAMPOS, V. P. . Heredability of root-knot nematode (Meloidogyne spp.) resistance in sweet potatoes. Journal of genetics and breeding, v. 50, n.2, p. 161-165, 1996.

  • SOUZA, J. T. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência e flutuação populacional de Pasteuria penetrans em Minas Gerais. Nematologia Brasileira, Piracicaba, v. 20, n.2, p. 41-51, 1996.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação de genótipo de pimentão quanto à resistência a Meloidogyne incognita raça 4 e a Meloidogyne javanica. Horticultura Brasileira , v. 13, n.2, p. 154-158, 1995.

  • CAMPOS, V. P. . Doenças causadas por nematóides em alface, alcachofra, quiabo, chicória e morango.. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 17, p. 17-22, 1995.

  • SCHERB, C. T. ; CAMPOS, V. P. ; CHALFUN, N. N. J. . Penetração e reprodução de Meloidogyne incognita em pessegueiro das variedades Okinawa e R-15-2.. Revista Brasileira de Fruticultura , v. 16, n.1, p. 134-138, 1994.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; CAMPOS, V. P. . Controle de Meloidogyne javanica com fungos parasitas de ovos. Nematologia Brasileira , v. 17, n.2, p. 193-202, 1993.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Época de aplicação e testes de isolado de fungos predadores no controle de Meloidogyne javanica em tomateiro.. Nematologia Brasileira , Piracicaba, v. 17, n.2, p. 182-192, 1993.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. . Formulação do fungo Arthrobotrys conoides em alginato de sódio para o controle de nematóides.. Nematologia Brasileira , v. 17, n.2, p. 140-151, 1993.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; CAMPOS, V. P. . Isolamento, identificação e efeito da temperatura no crescimento in vitro de fungos parasitas de ovos de Meloidogyne spp. no sul de Minas Gerais,. Nematologia Brasileira , Piracicaba, v. 17, n.2, p. 132-139, 1993.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. . Sobrevivência de Meloidogyne exigua no solo e em raízes de cafeeiro no campo.. Fitopatologia Brasileira , v. 18, p. 147-150, 1993.

  • BARBOSA, M.D. ; SILVA, J, F. ; OLIVEIRA, M.C. ; SASSAKI, O. K. ; CAMPOS, V. P. . Nematóides associados a planta daninhas.. Revista da Universidade do Amazonas. Série Ciências Agrárias , Manaus, v. 2, p. 11-18, 1993.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da temperatura na capacidade parasitaria de Haptaglossa heterospora em Panagrellus redivivus.. Fitopatologia Brasileira , v. 17, n.1, p. 110-111, 1992.

  • CAMPOS, V. P. . Perspectivas do controle biológico de fitonematóides. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 16, p. 26-30, 1992.

  • CAMPOS, V. P. . Implicação da sobrevivência dos nematóides em solo e raízes de plantas no controle destes fitopatógenos.. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 16, p. 15-16, 1992.

  • CAMPOS, V. P. . Danos e prejuízos causados por fitonematóides. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 16, p. 14-15, 1992.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Fungos endoparasitos de nematóides que ocorrem no sul de Minas, Brasil. Aspectos morfológicos e do parasitismo.. Nematologia Brasileira , v. 15, n.2, p. 94-103, 1991.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência de fungos predadores de nematóides no sul de Minas Gerais e estudo da capacidade predatória e crescimento in vitro de alguns de seus isolados.. Nematologia Brasileira , v. 15, n.2, p. 152-162, 1991.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. . Alternância de culturas e sobrevivência de Meloidogyne exigua em áreas de cafezal infestado e erradicado. Nematologia Brasileira , v. 15, n.1, p. 30-42, 1991.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. . Reprodutividade de Meloidogyne exigua em plantas antagonistas e em culturas de interesse econômico. Nematologia Brasileira , v. 15, n.1, p. 24-29, 1991.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Fungos endoparasitos de nematóides que ocorrem no sul de Minas Gerais, Brasil. Resultados de tratamento e avaliação in vitro da capacidade predatória de Haptaglossa heterospora. Nematologia Brasileira , v. 15, n.2, p. 104-110, 1991.

  • CAMPOS, V. P. ; RESENDE, I. C. . Efeito de nematicida no ciclo de vida de Meloidogyne exigua em mudas de café (Coffea arabica).. Ciência e Prática , v. 12, n.1, p. 34-39, 1989.

  • CAMPOS, V. P. . Morfologia, morfometria e hospedeiros de Discocriconemella repleta, Pinochet & Raski. Nematologia Brasileira , v. 12, p. 62-68, 1988.

  • CAMPOS, V. P. . Resistência de cultivares de Girassol (Helianthus annus L) aos nematóides Meloidogyne incognita e M. javanica.. Summa Phytopathologica , v. 13, n.3-4, p. 185-190, 1987.

  • CAMPOS, V. P. . Sobrevivência de Meloidogyne javanica no solo e em raízes de tomateiros. Summa Phytopathologica , v. 13, n.3-4, p. 191-196, 1987.

  • CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de ; ALMEIDA, V. F. . Nematóides parasitas de grandes culturas. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 226-232, 1987.

  • CAMPOS, V. P. ; STURHAN, D. . Ocorrência e distribuição de nematóides em hortaliças em Minas Gerais. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 153-158, 1987.

  • CAMPOS, V. P. . Efeito da população inicial de Meloidogyne javanica e M. incognita em girassol plantado em microparcelas delimitadas por fibra de vidro no campo.. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 204-211, 1987.

  • CAMPOS, V. P. ; MELLES, C. C. A. . Ocorrência e distribuição de espécies de Meloidogyne em cafezais dos campos das Vertentes e do Sul de Minas. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 233-241, 1987.

  • CAMPOS, V. P. . Caracterização de raças de M. incognita e estudos sobre níveis de inóculo de M. javanica e M. incognita em batata (Solanum tuberosum L.).. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 249-259, 1987.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de . Distribuição vertical e horizontal de nematóides na rizosfera do cafeeiro.. Nematologia Brasileira , v. 11, p. 159-175, 1987.

  • N. Vovlas ; F. Lamberti ; J. P. Pimentel ; R. O. Sharma ; CAMPOS, V. P. . Morphological characteristics of Neolobocriconema cataracticum Andrassy.. Nematologia Mediterranea , v. 15, n.2, p. 253-258, 1987.

  • LIMA, R. D. de ; CAMPOS, V. P. ; HUANG, S. P. ; MELLES, C. C. A. . Reprodutividade e parasitismo de Meloidogyne exigua em ervas daninhas que ocorrem em cafezais.. Nematologia Brasileira , v. 9, p. 63-72, 1985.

  • CAMPOS, V. P. . Doenças causadas por nematóides.. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 11, p. 21-28, 1985.

  • CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de ; ALMEIDA, V. F. . Nematóides parasitas do cafeeiro.. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 11, p. 50-58, 1985.

  • HUANG, S. P. ; SOUZA, P. E. ; CAMPOS, V. P. . Seasonal variation of a Meloidogyne exigua population in a coffee plantation. Journal of Nematology , v. 16, n.11, p. 115-117, 1984.

  • HUANG, S. P. ; RESENDE, I. C. ; SOUZA, P. E. ; CAMPOS, V. P. . Effect of Aldicarb, Ethoprop and Carbofuran on control of coffee root-knot nematodes Meloidogyne exigua.. Journal of Nematology , v. 15, n.4, p. 510-514, 1983.

  • CAMPOS, V. P. ; HUANG, S. P. ; TANAKA, M. A. S. ; RESENDE, A. M. . Ocorrência de Meloidogyne incognita em culturas de girassol (Helianthus annus) no Estado de Minas Gerais. Fitopatologia Brasileira , v. 7, n.2, p. 309-310, 1982.

  • BARKER, K. ; SCHMITT, D. P. ; CAMPOS, V. P. . Response of peanut, corn, tobacco and soybean to Criconemella ornata.. Journal of Nematology , v. 14, n.4, p. 576-581, 1982.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . Histological analysis of the Phytophthora root and stem rot disease of soybean. Fitopatologia Brasileira , Brasil, v. 6, n.2, p. 229-236, 1981.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . Nematode population, soybean emergence and development as a result of simultaneous inoculation with Heterodera glycines and Phytophthora megasperma var. sojae.. Fitopatologia Brasileira , v. 6, n.3, p. 489-496, 1981.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . The role of Macroposthonia ornata in predisposing soybean to Phytophthora megasperma var. sojae in field micropots.. Nematologia Brasileira , Piracicaba, v. 5, p. 257-269, 1981.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . The association of Macrosposthonia ornata and Phytophthora megasperma var. sojae in the etiology of root and stem disease of soybean. Summa Phytopathologica , Jaboticabal, v. 7, n.3-4, p. 63-72, 1981.

  • CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, M. G. ; SILVA, D. O. . Pathotoxins produced in vitro by brasilian isolates of Helminthosporium maydis Nisikado & Miyake.. Revista de Microbiolobia, v. 11, n.3, p. 97-103, 1980.

  • CAMPOS, V. P. ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; J. T, SPILLER . Alternância de fungicidas sistêmicos com protetores no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix).. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 6, p. 86-104, 1975.

  • MARIO SOBRAL DE ABREU ; CAMPOS, V. P. ; J. T, SPILLER . Competição de fungicidas sistêmicos e não sistêmicos veiculados em óleo mineral puro e aplicados em dosagens diferentes no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix).. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 6, p. 90-95, 1975.

  • CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, M. G. . Caracterização de raças de Helminthosporium maydis Nisikado and Miyake e testes de linhagens de milho Zea mays L., visando resitência à raça T do patógeno.. Ceres: the FAO Review on Agriculture and Development , Viçosa, v. 21, n.11, p. 299-343, 1974.

  • Rocha, Fernando da Silva ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; MUNIZ, M. F. S. ; TERRA, WILLIAN C. . Pest Management: Methods, Applications and Challenges. 1. ed. , 2022.

  • SILVA, J. C. P. ; TERRA, W. C. ; BARROS, A. F. ; CAMPOS, V. P. . Compostos orgânicos voláteis no controle de fitonematoides. 01. ed. Lavras: UFLA, 2018.

  • CAMPOS, V. P. . Manejo de doenças causadas por fitonematóides. 1. ed. Lavras: Gráfica Universitária-UFLA, 1999. v. 1. 106p .

  • CAMPOS, V. P. . Produção científica na ESAL- Vol 2. Lavras: Gráfica Universitária, 1992. 425p .

  • CAMPOS, V. P. . Produção científica na ESAL- Vol 1. Lavras: Gráfica Universitária, 1990. 210p .

  • Terra, William César ; LOPES DE PAULA, LETÍCIA ; de Brum, Daniele ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DE OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA ; DE SOUZA, JORGE TEODORO . Chemotaxis in Root-Knot Nematodes. Root-Galling Disease of Vegetable Plants. xed.: Springer Nature Singapore, 2023, v. , p. 85-115.

  • Rocha, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; MUNIZ, M. F. S. ; TERRA, WILLIAN CESAR . Field Applications of Bacteria for Plant-Parasitic Nematode Management. Pest Management: Methods, Applications and Challenges. 1ed.: , 2022, v. x, p. 1-2.

  • Rocha, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; MUNIZ, M. F. S. ; TERRA, WILLIAN CESAR . Field Applications of Bacteria for Plant-Parasitic Nematode Management. In: Askany, T. S. (Org.). Pest Management: Methods, Applications and Challenges. 1ed.: Agriculture Issues and Polices, 2022, v. 1, p. 235-279.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. . Sintomas do Parasitismo de Fitonematoides em Cafeeiro. In: Rubens Jose Guimaraes, Antonio Nazareno Guimaraes Mendes, Danielle Pereira Baliza. (Org.). Semiologia do Cafeeiro. 1ed.Lavras: Editora UFLA, 2010, v. , p. 143-168.

  • CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos . Meloidogyne sp. management in coffe.. In: Souza, Ricardo M.. (Org.). Plant-Parasitic Nematodes of Coffee. : Springer, 2008, v. , p. 149-164.

  • CAMPOS, V. P. ; VILLAIN, Luc . Nematode Parasites of Coffee and Cocoa. In: Luc, M.; Sikora, R. A.; Bridge, J.. (Org.). Plant Parasitic Nematodes in Subtropical and Tropical Agriculture. 2nded.London: CAB International, 2005, v. , p. 529-579.

  • FARIA, Cacilda Márcia Duarte Rios ; SALGADO, S. M. DE L. ; CAMPOS, Hércules Diniz ; RESENDE, M. L. V. ; CAMPOS, V. P. ; COIMBRA, João Luiz . Mecanismos de ataque e defesa na interação nematóide-planta. In: Wilmar Corio Luz. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. 1ed.Passo Fundo: Embrapa, 2003, v. 11, p. 373-410.

  • CAMPOS, V. P. ; MAXIMINIANO, Cleber ; FERREIRA, Ester A. . Doenças causadas por nematóides em videira. In: Thor Vinícius Martins Fajardo. (Org.). Uva para processamento Fitossanidade. 1ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003, v. , p. 72-81.

  • CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, Juliana Resende ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; DUTRA, Marcos Roberto . Manejo de doenças causadas por fitonematóides em frutíferas. In: Laércio Zambolim. (Org.). Manejo integrado-frutíferas tropicais: doenças e pragas.. Viçosa: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 2002, v. , p. 185-238.

  • CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, Juliana Resende ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; DUTRA, Marcos Roberto . Manejo de nematóides em hortaliças. In: SILVA, L. H. C. P.; CAMPOS, J. R.; NOJOSA, G. B. A.. (Org.). Manejo integrado: doenças e pragas em hortaliças. Lavras: Gráfica universitária, 2001, v. , p. 125-158.

  • CAMPOS, V. P. . Doenças causadas por nematóides em tomate. In: Zambolim, L.; Do VALE, F. X. R.; COSTA, H.. (Org.). Controle de Doenças de Plantas-Hortaliças. 1ed.Visconde do Rio Branco: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 2000, v. 2, p. 801-841.

  • CAMPOS, V. P. . Controle biológico de Heterodera glycines no Brasil. In: SILVA, J.F.V.. (Org.). O Nematóide do Cisto da Soja: A experiência Brasileira. 1ed.Jaboticabal - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1999, v. , p. 83-94.

  • CAMPOS, V. P. ; SOUZA, J. T. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Controle de Fitonematóides por Meio de Bactérias.. In: LUZ, W.C.. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. 1ed.Passo Fundo - RS: RAPP, 1998, v. 6, p. 285-327.

  • CAMPOS, V. P. . Doenças causadas por nematóides no cafeeiro.. In: Do VALE, F. X. R.; ZAMBOLIM, L.. (Org.). Controle de Doenças de Plantas: Grandes Culturas. 1ed.Viçosa - MG: Universidade Federal de Viçosa, 1997, v. 1, p. 141-170.

  • CAMPOS, V. P. ; SIVAPALAN, P. ; GNAPRAGASM, N. C. . Nematodes of coffee, cocoa and tea. In: LUC, M.; SIKORA, R.A.; BRIDGE, J.. (Org.). Plant parasitic nematode in sub tropical and tropical agriculture. 1ed.Londres: C.A.B. International, 1990, v. , p. 420-451.

  • CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de . Nematóides parasitos do cafeeiro.. In: RENA, A.B.; MALAVOLTA, E.; ROCHA, M.; IMADA, T.. (Org.). Cultura do cafeeiro: fatores que afetam a produtividade.. 1ed.Piracicaba: Nagycolor Editora Ltda., 1986, v. , p. 379-389.

  • MEDEIROS, F. H. V. ; CAMPOS, V. P. . Produtos à base de Bacillus no manejo de nematoides em hortaliças.. Campo e negócios HF, Uberlândia, p. 01, 01 mar. 2013.

  • CAMPOS, V. P. . Nematóides: uma preocupação para a cafeicultura de Minas Gerais. Pesquisando, Belo Horizonte, p. 1 - 4, 16 ago. 1985.

  • CAMPOS, V. P. . Root Knot problems of sunflower. Proceedings of the Research and Planning Conference on Root-knot nematodes Meloidogyne, p. 67 - 70, 15 abr. 1982.

  • CAMPOS, V. P. ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; CHALFOUN, S.M. . Programa café-controle químico da ferrugem do cafeeiro. Pipaemg, Lavras, 12 jul. 1973.

  • CAMPOS, V. P. . Coffee Nematodes: Occurence, economic importance and prospects for control.. In: Third International Nematology Congress, 1996, Guadalupe, Antilhas. Anals of Third International Nematology Congress, 1996. p. 44-44.

  • CAMPOS, V. P. . Root knot nematode problems of sunflower.. In: Research and Planning of Root Knot Nematodes Meloidogyne sp., 1982, Brasília. Proceeding of the Research and Planning Conference on root knot nematodes Meloidogyne sp.. Raleigh: North Caroline State University Graphics, 1982. v. 1. p. 67-70.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; GOMES, L. A. A. ; MAGRO, F. O. ; COSTA, L. S. A. S. ; KOURANI, D. H. . Efeito de lixiviados de adubo verde na mobilidade e mortalidade de Meloidogyne incognita.. In: XV Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação da UFLA, 2006, Lavras. Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação da UFLA, 2006.

  • PAULA, L. L. ; SOUZA, L. N. ; BARROS, A. F. ; JUSTINO, J. C. ; SANTOS, T. P. F. ; CAMPOS, V. P. . Análise Filogenética de Populações de Meloidogyne spp. que parasitam hortaliças baseada nas sequencias do gene rDNA ITS. In: XXX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2017, Lavras - MG. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2017.

  • PAULA, L. L. ; SOUZA, L. N. ; BARROS, A. F. ; JUSTINO, J. C. ; SANTOS, T. C. N. ; CAMPOS, V. P. . Análise Filogenética de Populações de Meloidogyne spp. que parasitam hortaliças baseada nas sequencias do gene rDNA 18s. In: XXX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2017, Lavras - MG. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2017.

  • OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. A. C. ; TERRA, W. C. ; CAMPOS, V. P. ; PAULA, P. M. . Fenois para o controle de Meloidogyne incognita em tomateiros.. In: 34 Congresso Brasileiro de Nematologia, 2017. Anais do 34 Congresso Brasileiro de Nematologia, 2017. v. 1. p. 10.

  • OLIVEIRA, C. L. ; OLIVEIRA, M. S. ; OLIVEIRA, A.A. ; QUEIROZ, D.A. ; CAMPOS, V. P. ; MALUF, WILSON ROBERTO ; GOMES, LUIZ ANTONIO AUGUSTO . REACTIONS OF DIFFERENT GENOTYPES OF COMMON BEAN TO Meloidogyne. In: 66th International Symposium on Crop Protection, 2014, GENT. 66th International Symposium on Crop Protection, 2014.

  • CAMPOS, VIVIANE A. C. ; ALVES, D.S. ; LIMA, L.B. ; OLIVEIRA, D. F. ; CARVALHO, G.A. ; CAMPOS, V. P. . ALCALÓIDE OXOPORFÍNICO ISOLADO DO EXTRATO DE Guatteria australis ATIVO CONTRA Meloidogyne incognita. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLOGIA QUÍMICA, 2013, NATAL. ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLOGIA QUÍMICA, 2013.

  • MEDEIROS, F. H. V. ; CAMPOS, V. P. . PRODUTOS A BASE DE BACILLUS NO MANEJO DE FITONEMATOIDES EM HORTALIÇAS. In: CAMPOS E NEGÓCIOS HF, 2013, UBERLÂNDIA. CAMPOS E NEGÓCIOS HF, 2013.

  • BARROS, A. F. ; SILVA, J. C. P. ; COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. . Compostos Orgânicos Voláteis Produzidos a partir de Extratos Secos de Plantas Tóxicos a Meloidogyne incognita. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37.

  • GOULART, R. R. ; BARROS, A. F. ; CAMPOS, V. P. . Relato da Ocorrência de Meloidogyne paranaensis no Trevo Azedo (Oxalis corniculata) Associado a Plantas de Cafeeiro em Casa de Vegetação. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2012. v. 37.

  • VIANA, F. G. ; BARROS, A. F. ; SILVA, J. C. P. ; CAMPOS, V. P. ; DIAS, I. E. . Toxicidade de Compostos Orgânicos Voláteis Produzidos a Partir de Extratos Aquosos de Plantas a Meloidogyne incognita. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2012. v. 37.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; PEDROSO, L. A. ; VIANA, F. G. ; SANTOS, T. C. N. ; LOPEZ, L. E. . ACTIVIDAD DE COMPUESTOS ORGÁNICOS VOLÁTILES DE FUSARIUM OXYSPORUM EN JUVENILES DE SEGUNDO ESTADIO DE MELOIDOGYNE INCOGNITA UTILIIZANDO FRASCOS SUPELCO. In: XLIV ONTA Annual Meeting, 2012, Cancún - México. XLIV ONTA Annual Meeting Cancun - Abstract Book, 2012. p. 91-91.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; PEDROSO, L. A. ; CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. . Volatile Organic Compound Toxic to Meloiodogyne incognita Emitted by Soil Incorporated with Castor Bean Cake. In: XLIV ONTA Annual Meeting, 2012, Cancún - México. XLIV ONTA Annual Meeting Cancun - Abstract Book, 2012.

  • BOTELHO, A. O. ; CAMPOS, V. P. . Volatile organic compounds produced in soils on the control of plant parasitic nematodes: new techique for their detection. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 74-89.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. . Volatile organic compounds produced by fungi on the control of plant parasitic nematodes. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 85-91.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. . Volatile organic compounds produced by bacteria on the control of plant-parasitic nematodes. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 92-99.

  • CAMPOS, V.A.C. ; MACHADO, A. R. T. ; SILVA, W. J. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; PRADO, N. R. T. ; PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. . Seleção de plantas com atividade nematicida e purificação e identificação dos metabólitos produzidos por Cryptocarya aschersomiana MEZ ativos contra Meloidogyne exigua Goeldi. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 170-171.

  • SILVA, W. J. R. ; MACHADO, A. R. T. ; COSTA, V. A. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Substâncias orgânicas voláteis no controle de Meloidogyne exigua em cafeeiros (Coffea arabica).. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 171-171.

  • BOTELHO, A. O. ; CAMPOS, V. P. ; FREIRE, Eduardo Souza ; PINHO, R. S. C. . Fatores de supressividade a Meloidogyne exigua na rizosfera cafeeira no campo: nova e simples técnica: nova e simples técnica para a avaliação de compostos orgânicos voláteis tóxicos a fitonematoides. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 184-185.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, M. O. ; FREIRE, Eduardo Souza ; PEDROSO, L. A. . Compostos orgânicos voláteis produzidos por bactérias endofíticas na mobilidade e mortalidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 200-201.

  • COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. ; PINHO, R. S. C. ; TERRA, W. C. ; CARLI, Maria Clara . Avaliação da eclosão de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne exigua em quatro períodos de amostragem em cafezais de Lavras e Varginha, MG. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 207-208.

  • COSTA, L. S. A. S. ; Carmo, D. B. ; PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; TERRA, W. C. . Avaliação do desenvolvimento embrionário dentro dos ovos extraídos de raízes de cafeeiros de Lavras e Varginha, MG, infestados por Meloidogyne exigua em quatro períodos do ano. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 213-213.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; Pedroso, A.L. ; FARIA, M. R. ; PINHO, R. S. C. ; BARROS, A. F. . Atividade de compostos orgânicos voláteis (COVs) de Fusarium oxysporum em juvenis de segundo estádio (J2) de Meloidogyne incognita. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 219-220.

  • OLIVEIRA, D. F. ; SILVA, W. J. R. ; MACHADO, A. R. T. ; CAMPOS, V. P. . Seleção de substâncias orgânicas ativas contra Meloidogyne spp.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 234-235.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; FARIA, M. R. ; PINHO, R. S. C. ; Pedroso, A.L. . Efeito de compostos orgânicos voláteis (COVs) de Fusarium oxysporum em ovos de Meloidogyne incognita. In: 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2011, Bento Gonçalves. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2011.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; PEDROSO, L. A. ; FARIA, M. V. ; PINHO, R. S. C. . ATIVIDADE DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (COVs) DE Fusarium oxysporum EM OVOS DE Meloidogyne incognita. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 219-220.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, M. ; FREIRE, Eduardo Souza ; FARIA, M. R. . COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLATÉIS PRODUZIDOS POR BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS NA INFECTIVIDADE DE JUVENIS DE SEGUNDO ESTÁDIO DE Meloidodogyne incognita EM TOMATEIRO. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2011, BRASÍLIA. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2011. p. 201-202.

  • CARLI, Maria Clara ; CAMPOS, V. P. ; NOZAKI, D. ; Carmo, D. B. . Efeito de extratos de alho em água na eclosão de juvenisde segundo estádio de Meloidogyne incognita. In: XXXIV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2011, Botucatu. Summa Phytopathologica, 2011.

  • CARLI, Maria Clara ; COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. ; NOZAKI, D. . Efeito de volátil produzido por Allium sativum na mortalidade de Meloidogyne incognita. In: XXXIV Congresso Paulista de Fitopatologia, 2011, Botucatu. Summa Phytopathologica, 2011.

  • COSTA, L. S. A. S. ; Carmo, D. B. ; PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; FREIRE, Eduardo Souza ; TERRA, W. C. . Fases do desenvolvimento embrionario de Meloidogyne exigua do cafeeiro antes e apos o estabelecimento da camara de eclosao.. In: 44o Congresso Brasileiro de Nematologia, 2011. Anais do 44o Congresso Brasileiro de Nematologia, 2011.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; FARIA, M. R. ; PINHO, R. S. C. ; PEDROSO, L. A. . Efeito de compostos orgânicos voláteis (COVs) de Fusarium oxysporum em ovos de Meloidogyne incognita.. In: 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011. Anais do 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, M. O. ; FREIRE, Eduardo Souza ; FARIA, M. R. . Efeito de compostos organicos volateis produzidos por bacterias endofiticas na eclosao de juvenis de segundo estadio de Meloidogyne incognita.. In: 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011. Anais do 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011.

  • FARIA, M. R. ; FREIRE, Eduardo Souza ; PINHO, R. S. C. ; COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da aplicação de doses de silicatos no controle de Meloidogyne incognita em alface. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010. v. 65.

  • OLIVEIRA, A.A. ; FREIRE, Eduardo Souza ; PINHO, R. S. C. ; COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito do silicato de potássio em fertirrigação no controle de Meloidogyne incognita. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; FREIRE, Eduardo Souza ; OLIVEIRA, M. S. ; TERRA, W. C. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Associação entre bactérias endofíticas para controle de Meloidogyne incognita em tomateiro. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010.

  • SILVA, E.H. ; CAMPOS, V. P. ; TERRA, W. C. ; ZEVIANE, W. M. ; SANTOS, R.R. ; RIGITANO, R. L. O. ; ROCHA, Fernando da Silva . Aldicarbe nas alterações do ciclo de vida de Meloidogyne incognita em soja e na reserva lipídica corporal de juvenis do segundo estádio. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010. v. 35. p. 588-588.

  • SILVA, E.H. ; CAMPOS, V. P. ; TERRA, W. C. ; SANTOS, R.R. ; RIGITANO, R. L. O. ; ROCHA, Fernando da Silva ; FURLANETTO, C. . Efeito da incubação do juvenil de segundo estádio em aldicarbe na eclosão, penetração e reprodução de Meloidogyne incognita em soja. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010.

  • TERRA, W. C. ; SILVA, E.H. ; CAMPOS, V. P. ; COSTA, L. S. A. S. ; MARTINS, S. J. ; SANTOS, R.R. ; RIGITANO, R. L. O. . Danos e reprodução de Meloidogyne incognita a partir de juvenis de segundo estádio (J2) incubados em solo umidecido com aldicarbe. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2010. v. 35.

  • TERRA, W. C. ; SILVA, F. H. ; CAMPOS, V. P. ; COSTA, L. S. A. S. ; MARTINS, S. J. ; SANTOS, R.R. ; ZEVIANE, W. M. . Efeito do tempo de exposição de juvenis do segundo estádio (J2) e de concentrações de aldicarbe na mortalidade do J2.. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010. TROPICAL PLANT PATHOLOGY.

  • CAMPOS, V. P. ; FREIRE, Eduardo Souza ; FARIA, M. R. ; SILVA, E.H. ; OLIVEIRA, M. S. . Effect of Meloidogyne incognita on the metabolite production by soya and tomato plants resistant and susceptible to plant-parasitic nematodes. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA.

  • CAMPOS, V. P. ; FREIRE, Eduardo Souza ; FARIA, M. R. ; SILVA, E.H. ; OLIVEIRA, M. S. . Efeito de doses de silicato de cálcio e potássio no controle de Heterodera glycines em soja em cada de vegetação. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; FARIA, M. R. ; PINHO, R. S. C. ; ABREU, F. A. . Efeito de restritores hídricos no crescimento de Arthrobotrys conoides in vitro. In: 42º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009. TROPICAL PLANT PATHOLOGY.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CARLI, Maria Clara ; TOYOTA, M. ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, M. S. . Efeito de doses de silicato de potássio aplicado na semeadura da soja no controle de Meloidogyne incognita em tubo de ensaio. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; FARIA, M. R. ; GOULART, M. ; MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. . Isolamento de fungos antagonistas a nematoides de superfícies das raízes de cafeeiro. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • MACHADO, A. R. T. ; CAMPOS, V.A.C. ; CHAGAS, R. C. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Effect of volatile organic substances on the metabolic production and resistance of Phaseolus vulgaris to the root-knot nematode Meloidogyne incognita. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • MACHADO, A. R. T. ; CAMPOS, V.A.C. ; CHAGAS, R. C. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, W. J. R. . Metabolic variations in the roots of plants exposed to Meloidogyne exigua and Meloidogyne incognita. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. ; ALMEIDA, M. R. A. ; Gomes, A. C. M. M. ; Mota, F. C. ; CARNEIRO, R. G. . Additional information on an atypical population of Meloidogyne exigua Goldo, 1987. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009. NEMATOLOGIA BRASILEIRA.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; COSTA, L. S. A. S. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; OLIVEIRA, D. F. ; OLIVEIRA, M. S. . Efeito de metabólitos de bactérias endofíticas no controle de Meloidogyne incognita. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009, Maceió. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; XAVIER, A. A. ; ROCHA, L. S. ; AGUIAR, F. M. ; CAMPOS, VICENTE P. ; PIMENTA, L. ; LOPES, P. S. ; NIETSCHE, S. . Efeito do tratamento de mudas de bananeira prata-anã no controle de Meloidogyne javanica e Fusarium oxysporum. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009, Maceió. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • SANTOS JUNIOR, H. M. ; NUNES, Alexandro S ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, R. C. . Bacterial metabolites active against the root-knot nematode Meloidogyne exigua. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009, Maceió. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • SILVA, W. J. R. ; MACHADO, A. R. T. ; CAMPOS, V.A.C. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, E.H. . Activities of organic substances against Meloidogyne sp.. In: Second International Congress of Tropical Nematology, 2009, Maceió. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, 2009.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, S. P. S. ; SILVA, E.H. ; COSTA, L. S. A. S. ; CARLI, Maria Clara . Efeito da migração na perda de energia corporal e reprodução de Meloidogyne incognita. In: 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2008.

  • PINHO, R. S. C. ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos ; SOUZA, Ricardo Magela de ; PIMENTEL, G. C. S. . Efeito da migração de juvenil de segundo estádio na presença de Acinobacter johnsonii nos dados e reprodução de Meloidogyne incognita em tomateiro. In: 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2008.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; XAVIER, A. A. ; ROCHA, L. S. ; GONÇALVES, F. C. ; RIBEIRO, H. B. ; MIZOBUTSI, E. H. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de diferentes isolados de rizobacterias de bananeiras no controle de Meloidogyne javanica "in vitro". In: 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2008.

  • PINHO, R. S. C. ; CARLI, Maria Clara ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito do armazenamento de juvenil de segundo estádio na presença de Acinobacter johnsonii nos danos e reprodução de Meloidogyne em tomateiro. In: 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2008.

  • PINHO, R. S. C. ; FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, Juliana Resende Campos ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de bactérias endofíticas no controle de Meloidogyne incognita e sua relação com a colonização de raízes de tomateiro. In: 41º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, 2008.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, E.H. ; CANUTO, R. S. ; ROCHA, S. P. S. ; CAMPOS, V. P. . Eclosão de Meloidogyne javanica em glicerina. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 78-78.

  • SILVA, E.H. ; SALGADO, S. M. L. ; VILELA, A. E. ; TOYOTA, M. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação da aplicação de produtos químicos e naturais na infectividade de Meloidogyne exigua. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 78-78.

  • OLIVEIRA, D. F. ; Prado, N.R. ; CAMPOS, V. P. ; SCOLFORO, J. R. S. . Seleção de plantas de cerrado de Minas Gerais ativas contra Meloidogyne exigua. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; COSTA, L. S. A. S. ; SILVA, E.H. ; BOTELHO, A. O. ; CANUTO, R. S. . Efeito de doses de silicato de potássio na reprodução e penetração de Meloidogyne incognita em soja cultivada em ambiente controlado. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 94-94.

  • COSTA, L. S. A. S. ; FREIRE, Eduardo Souza ; CAMPOS, V. P. ; GOMES, L. A. A. ; OLIVEIRA, M. S. . Efeito de doses de silicato de cálcio e potássio na semeadura no controle de Meloidogyne javanica. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 82-82.

  • CARVALHO, H. W. P. ; NUNES, Alexandro S ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, D. F. . Purificação de metabólito rizobacteriano ativo contra Meloidogyne exigua. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 94-94.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, S. P. S. ; CANUTO, R. S. ; SILVA, E.H. . Conteúdo líquido de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne exigua e M. incognita e sua infectividade e reprodução. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 43-43.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, S. P. S. ; CANUTO, R. S. ; SILVA, E.H. . Avaliação das reservas lipídicas pela análise de imagem da área escura do corpo de Meloidogyne incognita. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 43-43.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; SILVA, E.H. ; ROCHA, S. P. S. ; CANUTO, R. S. . Flutuação populacional e reserva energética corporal de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne exigua. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 44-44.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. ; MOITA, A. W. ; GONCALVES, W. ; CARNEIRO, R. G. . Reação de genótipos de cafeeiro a população de Meloidogyne exigua. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiania. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 84-84.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; COSTA, L. S. A. S. ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, M. S. ; BOTELHO, A. O. . Efeito de doses de silicato de cálcio e potássio no controle de Meloidogyne incognita em pepino em casa-de-vegetação. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Braisleira, 2007. v. 32. p. 240-240.

  • PINHEIRO, J. B. ; POZZA, Edson Ampélio ; POZZA, A. A. A. ; ALVES, M. C. ; CARVALHO, E.A. ; CARVALHO, J. G. ; CAMPOS, V. P. . Influência da nutrição mineral na distribuição espacial do nematóide do cisto do soja. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 319-319.

  • CARVALHO, E.A. ; POZZA, Edson Ampélio ; ALVES, M. C. ; PINHEIRO, J. B. ; CAMPOS, V. P. . Variabilidade espacial do nematóide do cisto da soja e sua relação com a nutrição mineral do solo no sistema de plantio direto. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 563-563.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CANUTO, R. S. ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; ROCHA, S. P. S. . Efeito do armazenamento na energia corporal de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita infestados por Pasteuria penetrans. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 680-680.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, S. P. S. ; SILVA, E.H. ; CARLI, Maria Clara ; CANUTO, R. S. . Migração de Meloidogyne incognita para raízes de soja in vitro. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 681-681.

  • FREIRE, Eduardo Souza ; BOTELHO, A. O. ; CAMPOS, V. P. ; CAMARGO, R. ; COSTA, L. S. A. S. ; CARLI, Maria Clara . Efeito da aplicação de doses de silicato de cálcio na semeadura e de silicato de potássio na fertirrigação no controle de Meloidogyne incognita em tomateiro no campo. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 713-713.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; CARLI, Maria Clara ; ROCHA, S. P. S. . Migração de Meloidogyne incognita e hospedabilidade de cultivares de tomareiros à Meloidogyne exigua. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 987-987.

  • MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. ; CASTAGNONE-SERENO, P. ; CASTRO, José Mauro C ; ALMEIDA, M. R. A. ; CARNEIRO, R. G. . Diversity of Meloidogyne exigua (Tylenchida: Meloidogynidae) populations from coffee and rubber tree. In: Organization of Nematologists of Tropical America, 2007. Nematologists Of Tropical America, 2007. p. 85-86.

  • PINHEIRO, J. B. ; POZZA, Edson Ampélio ; POZZA, A. A. A. ; ALVES, M. C. ; CARVALHO, E. A. ; CAMPOS, V. P. . Influência da nutrição mineral na distribuição espacial do nematóide do cisto do soja.. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Anais do XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia.. Maringá, 2007. v. 32. p. 319-319.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, E.H. ; ROCHA, S. P. S. ; CANUTO, R. S. ; CAMPOS, V. P. . Eclosão de Meloidogyne javanica em glicerina.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiânia. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia. Goiânia, 2007. p. 78-78.

  • COSTA, L. S. A. S. ; FREIRE, E. S. ; CAMPOS, V. P. ; ROCHA, Fernando da Silva ; CASTRO, J M C ; GOMES, L.A.A. ; CARLI, M C . Efeito da aplicação de silício na semeadura de alface para o controle de Meloidogyne incognita. In: XXVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 2006, Campos dos Goytacazes. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Nematologia. Brasilia, 2006. v. 30. p. 110-110.

  • DIAS, Waldir Pereira ; CAMPOS, V. P. ; KIIHL, R A S ; ARIAS, C A A ; TOLEDO, J F F . Genética de resistência da soja à raça 4+ do nematóide de cisto, Heterodera glycines. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2004. p. 63-63.

  • CASTRO, José Mauro C ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio ; NAVES, Rosemeire de Lellis ; ANDRADE JUNIOR, Valter Carvalho de ; DUTRA, Marcos Roberto ; COIMBRA, João Luiz ; MAXIMINIANO, Cleber ; SILVA, Juliana Resende Campos . Levantamento de fitonematóides em cafezais do Sul de Minas Gerais. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 64-64.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; ANDALÓ, Vanessa ; CAMPOS, V. P. ; MOINO JR, Alcides . Efeito de filtrados entomobacterianos sobre juvenis de Steinernema spp. Heterorhabditis spp. e Meloidogyne spp.. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 75-75.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; MUNIZ, Maria de Fátima S ; CAMPOS, V. P. . Coloração de fitonematóides com corantes usados na indústria alimentícia brasileira. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 90-90.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Quantificação de esporos de fungos predadores de nematóides em solos com diferentes vegetações. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 91-91.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Efeito de filtrados de culturas de actinomicetos na eclosão, mobilidade e mortalidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 91-91.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CASTRO, José Mauro C ; DUTRA, Marcos Roberto ; BOTTON, M ; CAMPOS, V. P. . Espécies de Meloidogyne associadas à rizosfera de videira na serra gaúcha. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 111-111.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; CARLI, Maria Clara ; VIANA, Paula M ; FREIRE, Eduardo Souza . Influência da densidade de inóculo de Heterodera glycines no peso do sistema radicular de soja.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 171-171.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; VIANA, Paula M ; CARLI, Maria Clara ; FREIRE, Eduardo Souza . Viabilidade de ovos e de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne incognita após coloração com corantes usados na indústria alimentícia brasileira.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 175.

  • SALGADO, Sonia Maria de Lima ; RESENDE, Mario Lúcio Vilela de ; CAMPOS, V. P. . Efeito do ASM, AS e sais de fósforo e potássio sobre Meloidogyne exigua do cafeeiro.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 169-169.

  • ROCHA, F. S. ; CAMPOS, V. P. . Viabilidade de ovos e de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne incognita após coloração com corantes usados na indústria alimentícia brasileira.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasilia. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasilia, 2005.

  • CAMPOS, V. P. . Manejo integrado de nematoides do cafeeiro. In: V Simposio de controle de doenças de plantas na UFLA, 2005, Lavras. Anais do V Simposio de controle de doenças de plantas na UFLA. Lavras, 2005.

  • CASTRO, José Mauro C ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência de Meloidogyne paranaensis em cafeeiros na região Sul de Minas Gerais. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 89-89.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; POZZA, Edson Ampélio . Efeito do tempo e da temperatura de incubação de juvenis do segundo estádio na penetração e na reprodução de Meloidogyne javanica em soja. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 109-109.

  • CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, Hércules Diniz ; POZZA, Edson Ampélio . Flutuações térmicas na eclosão e desenvolvimento embrionar de Meloidogyne javanica. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 110-110.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Efeito da temperatura do solo no desenvolvimento e reprodução de Meloidogyne javanica e Heterodera glycines em cultivares de soja. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 110-110.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; BORGES, I D ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, D A . Extratos de plantas na mobilidade e mortalidade de Meloidogyne incognita. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 160-160.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; GARCIA, Andre Luiz A ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Efeito do silício aplicado na semeadura do feijoeiro no controle dos nematóides de galhas. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 172-172.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; GARCIA, Eduardo Piedade ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; SILVA, Ronaldo V B ; CAMPOS, V. P. . Controle do nematóide Meloidogyne exigua em cafeeiros com produtos alternativos no município de Varginha. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 174-174.

  • PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; DUTRA, Marcos Roberto ; FALEIROS, Saulo C ; MENDES, Antonio Nazareno G ; CAMPOS, V. P. . Reação do cafeeiro (Coffea canephora) ao nematóide Meloidogyne incognita. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. p. 182-182.

  • PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; REZENDE, Anderson Roberto de ; CAMPOS, V. P. . Controle do nematóide Meloidogyne exigua em cafeeiro com produtos alternativos no município de Carmo da Cachoeira-MG. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. p. 182-182.

  • BORGES, D L ; OLIVEIRA, Denilson F. ; FRÁGUAS, R M ; NUNES, A S ; CAMPOS, V. P. ; ROSA, M S . Estudos iniciais visando a identificação de plantas para o controle de Meloidogyne incognita e de Heterodera glycines. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 193-193.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, Denilson F. ; ROSA, Mariane Silva ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, Douglas Antonio . Espécies vegetais ativas contra Meloidogyne exigua. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 193-193.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; BOTELHO, Deila Magna dos Santos ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; CAMPOS, V. P. . Silício no controle de Meloidogyne incognita e no desenvolvimento do feijoeiro. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 210-210.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CARLI, Maria C ; FREIRE, Eduardo S ; CAMPOS, V. P. . Efeito de fontes e doses de produtos silicatados na mobilidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 222-222.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; CARLI, Maria C ; FREIRE, Eduardo S ; CAMPOS, V. P. . Efeito do silício no controle de Meloidogyne exigua do cafeeiro. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 224-224.

  • BARRETTI, P B ; FARIA, Cacilda Márcia Duarte Rios ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; CASTRO, José Mauro C ; MOURA, B ; BETTIOL, Wagner . Efeito de filtrado de culturas bacterianas do lodo de esgoto na eclosão, mobilidade e mortalidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 231-231.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Controle alternativo de Meloidogyne javanica do tomateiro com produtos silicatados. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 241-241.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; MENDONÇA, Pedro L P de ; GONZAGA, Alexandre ; CAMPOS, V. P. . Controle do nematóide Meloidogyne exigua em cafeeiro irrigado. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 244-244.

  • PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; DUTRA, Marcos Roberto ; OLIVEIRA, Julio Maia de ; FERREIRA, Andre D ; CAMPOS, V. P. . Resistência de cafeeiros a Meloidogyne exigua. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 260-260.

  • PAIVA, Bernardo dos Reis T L ; OLIVEIRA, Julio Maia de ; GARCIA, Eduardo Piedade ; CAMPOS, V. P. . Controle do nematóide Meloidogyne exigua em cafeeiro com produtos alternativos no município de Três Pontas-MG. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 263-263.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. ; FREIRE, e S ; MASSAROTO, J A ; SCHMIDT, P A ; MENEZES, M . Controle alternativo dos nematóides de galhas (Meloidogyne sp.) em tomateiros pela utilização de fonte silicatada. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 293-293.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Exsudatos de cultura de células de plantas na eclosão, mobilidade e mortalidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado, 2004. p. 297-297.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Efeito de exsudatos radiculares de diversas plantas na eclosão, mobilidade e na penetração de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne incognita. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004. p. 299-299.

  • ANDALÓ, Vanessa ; MAXIMINIANO, Cleber ; MOINO JR, Alcides ; CAMPOS, V. P. ; NEGRISOLI JÚNIOR, Aldomário Santo . Influência do tempo e da temperatura na reserva lipídica de nematóides entomopatogênicos em armazenamento. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Anais do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 268-268.

  • CAMPOS, V. P. . z. In: X Encontro sul mineiro de cafeicultura em Lavras, 2004, Lavras. Anais do X Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura. Lavras, 2004.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; GUIMARÃES, R. M. ; COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Obtenção de substância fitotóxica de origem rizobacteriana. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. 10-10.

  • CARVALHO, D. D. C. ; CHAGAS, S. B. ; OLIVEIRA, D. F. ; PASQUAL, M. ; CAMPOS, V. P. . Isolados rizobacterianos produtores de metabólitos promotores de crescimento de plantas. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. 24-24.

  • FRÁGUAS, R M ; NUNES, A S ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Extratos vegetais potencialmente úteis para o controle de nematóide do cisto da soja (Heterodera glycines Ichinode). In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. 28-28.

  • FRÁGUAS, R M ; NUNES, A S ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Atividade de extratos vegetais sobre Meloidogyne incognita e Parragrellos sp. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. 36-36.

  • PANTALEÃO, J. A. ; OLIVEIRA, F. E. R. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Obtenção de novos nematicidas de origem bacteriana. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. 37-37.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; PANTALEÃO, J. A. ; NUNES, A S ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Isolados bacterianos potencialmente úteis para o controle de Meloidogyne exigua em cafeeiro. In: III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003. v. 1. p. 203-204.

  • PANTALEÃO, J. A. ; AMARAL, Daniel Rufino ; NUNES, A S ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de extrato de plantas sobre Meloidogyne exigua do cafeeiro. In: III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003. v. 1. p. 196-196.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; PANTALEÃO, J. A. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; NUNES, A S . Desenvolvimento de metodologia para o controle de Meloidogyne exigua em cafeeiro por produtos de origem fúngica. In: III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003. v. 1. p. 193-193.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; GUIMARÃES, R. M. ; CAMPOS, V. P. . Identificação de fungos produtores de metabólitos fitotóxicos para emprego no controle de plantas daninhas em cafezais. In: III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003. v. 1. p. 299-299.

  • CARVALHO, D. D. C. ; OLIVEIRA, D. F. ; PASQUAL, M. ; GUIMARÃES, R. M. ; COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Obtenção de isolados rizobacterianos potencialmente úteis para o controle de plantas daninhas. In: III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisas dos cafés do Brasil, 2003. v. 1. p. 305-305.

  • CAMPOS, V. P. . Nematóides do Cafeeiro. In: IX Encontro Sul Mineiro de Cafeicultora-Lavras, 2003. Anais IX Encontro Sul Mineiro de Cafeicultura. Lavras, 2003.

  • CARVALHO, D. D. C. ; CORRÊA, R. S. B. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. ; PASQUAL, M. . Fungos potencialmente úteis no controle de plantas daninhas. In: XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Anais da XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. 10-11.

  • PANTALEÃO, J. A. ; AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Desenvolvimento de metodologia para obtenção de novos nematicidas de origem bacteriana. In: XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Viçosa. Anais do XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. 11-11.

  • MARANI, A. ; AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Fracionamento do extrato de mamona (Picinus comunis L.) direcionado por testes in vitro com Meloidogyne exigua Goeldi, 1887. In: XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Viçosa. Anais do XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. 5-5.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, F. E. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Purificação de substâncias tóxicas ao nematóide das galhas (Meloidogyne exigua) produzidas pos cebola (Allium cepa L.). In: XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Viçosa. Anais do XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. 38-38.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; MARANI, A. ; OLIVEIRA, D. F. ; CAMPOS, V. P. . Fracionamento do extrato de Guarden com vistas a purificação de substâncias nematicidas. In: XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Viçosa. Anais do XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. 58-58.

  • CAMPOS, V. P. . Manejo de doenças causadas por nematóides em frutíferas. In: IV Simpósio sobre doenças e Pragas de Frutiferas, 2002, Viçosa. Anais do IV Simpósio sobre Doenças e Pragas de Frutíferas. Viçosa, 2002.

  • CAMPOS, V. P. ; CORRÊA, L.E.A. ; ROCHA, Fernando da Silva . Controle de Meloidogyne incognita em batata (Solanum tuberosum) através do uso de Rugby 200 CS aplicado no plantio e Rugby 200 CS, Furadan 350 SC e Marshall 400 SC em cobertura.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001, Marília. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Garça-SP: FAEFE/SBN, 2001. p. 123-123.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto ; COIMBRA, João Luiz ; ANDRADE JUNIOR, Valter Carvalho de . Ocorrência de nematóides em cafezais do sul de Minas Gerais. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001, Marília-Garça. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001. p. 89-89.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Isolamento de bactérias endofíticas do sistema radicular de diferentes espécies de plantas.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2000, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 128-128.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Antagonismo de bactérias endofíticas à formação de galhas e à reprodução de Meloidogyne javanica em tomateiro.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 2000, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 129-129.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; ALMEIDA, A. R. . Flutuação populacional de Meloidogyne exigua associada a Pasteuria sp. em área naturalmente infestada.. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 130-130.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de isolados de bactérias endofíticas na motilidade, mortalidade e eclosão de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne javanica.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 339-339.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; PFENNING, L.H. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Filtrados de culturas fúngicas com ação antagonista a Meloidogyne incognita (Kofloid & White) Chitwood.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 335-336.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; PFENNING, L.H. . Extratos de plantas e estercos animais com ação antagonista a Meloidogyne incognita (Kofoid & White) Chitwood.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 336-336.

  • CAMPOS, V. P. ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; ROCHA, Fernando da Silva . Adesão de endósporos de Pasteuria penetrans em Meloidogyne incognita incubados em filtrados fúngicos.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 328-329.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, V. P. . Antagonismo fúngico e adesão monospórica de Pasteuria penetrans na infectividade e parasitismo de Meloidogyne incognita.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 329-329.

  • SILVA, G.H. ; COSTA, Mauro Junior Natalino da ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CAMPOS, V. P. ; PFENNING, L.H. . Estudos iniciais visando a obtenção de novos nematicidas a partir de filtrados fúngicos.. In: 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, poços de Caldas - MG. 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 2000. v. 2. p. QB001-QB001.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CAMPOS, V. P. ; CARVALHO, D.A. . Estudo inicial visando ao controle dos nematóides das galhas (Meloidogyne spp.) através das utilização dos extratos de plantas antagônicas a fitonematóides.. In: 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas - MG. 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 2000. v. 2. p. QB029-QB029.

  • PINTO. A.C.S. ; POZZA, Edson Ampélio ; CHALFOUN, S.M. ; ABREU, M.S. ; CAMPOS, V. P. ; GUIMARÃES, P.T.G. ; CARVALHO, G.A. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Estruturação de uma base de conhecimento para desenvolvimento de um sistema especialista para diagnose de doenças do cafeeiro.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém - PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 344-344.

  • AMARAL, Daniel Rufino ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CARVALHO, A. C. ; CAMPOS, V. P. . Controle dos nematóides das galhas (Meloidogyne exigua) em café (Coffea arabica) através da utilização dos extratos de plantas antagonistas a fitonematóides. In: XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileiro de Química, 2000, Uberlândia. Anais do XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileiro de Química, 2000. p. 119-119.

  • SILVA, G.H. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; CAMPOS, V. P. ; XAVIER, V. A. . Obtenção de substância nematicida a partir do fungo ATNE-01. In: XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Uberlândia. Anais do XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. 121-121.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Patogenicidade de nematóides em cafeeiros submetidos a estresse. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000. p. 107-107.

  • CAMPOS, V. P. ; COSTA, Mauro Junior Natalino da . Efeito de suspensões orgânicas, filtrados fúngicos e esterco a Meloidogyne incognita. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000. p. 125-125.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Patogenicidade de nematóides em cafeeiros submetidos a estresse. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1999, Lavras. Anais do XII CICESAL. Lavras: UFLA, 1999. v. 12. p. 235-235.

  • ALMEIDA, A. R. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de substratos orgânicos na capacidade de Fusarium solani e F. oxysporum em degradar a parede do cisto da soja, Heterodera glycines. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1999, Lavras. Anais do XII CICESAL. Lavras: UFLA, 1999. v. 12. p. 236-236.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Filtrados fúngicos na adesão de endósporos e na patogenicidade de Pausteria penetrans em Meloidogyne spp.. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1999, Lavras. Anais do XII CICESAL. Lavras: UFLA, 1999. v. 12. p. 237-237.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; AMARAL, Daniel Rufino ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Efeito de extratos vegetais na mobilidade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne sp.. In: XIII Encontro Regional da Sociedade Brasileiro de Quimica, 1999, São João Del Rei. Anais do XIII Encontro Regional da Sociedade Brasileiro de Quimica, 1999.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; OLIVEIRA, S. ; CAMPOS, V. P. ; COELHO, Silvério José . Nematóides em plantas ornamentais e floríferas em Lavras - MG. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1998. p. 30-31.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Consórcio de milho e crotalária no controle dos nematóides das galhas (Meloidogyne spp.). In: XXI congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1998. p. 35-36.

  • DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Efeito do preparo do solo na população de nematóides das galhas (Meloidogyne spp.). In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 45-45.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. . Redução populacional de Meloidogyne sp. por fungos do solo. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 47-47.

  • GONÇALVES, C. ; CAMPOS, V. P. ; MAXIMINIANO, Cleber . Matéria orgânica no controle de Meloidogyne javanica.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 48-48.

  • ALMEIDA, A. R. ; COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. . Avaliação do crescimento e esporulação de fungos antagonistas de nematóides, e efeito do filtrado desses fungos sobre a eclosão de juvenis do segundo estádio de Heterodera glycines e Meloidogyne javanica. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 58-59.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. ; MAXIMINIANO, Cleber . Quantificação de endósporos de Pasteuria thornei em Pratylenchus brachyurus de solo naturalmente infestado. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 59-59.

  • COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Isolamento e parasitismo de fungos de fêmeas de Meloidogyne.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1998, Maringá - PR. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba, 1998. p. 59-60.

  • GURVITZ, A. M. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação do crescimento de fungos antagonistas a nematóides pelo teor de glucosamina. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza - CE. Resumos XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1998. v. 23. p. 248-248.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; CAMPOS, V. P. ; ALMEIDA, A. R. . Efeito do pH sobra a adesão de endósporos de Pasteuria penetrans em juvenis de Meloidogyne javanica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza - CE. Resumos XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1998. v. 23. p. 212-212.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; SILVA, T. G. ; SOUZA, C. R. de ; FERREIRA, Ester A. ; PEREIRA, A. F. ; PEREIRA, G. E. ; REGINA, M. de A. ; CAMPOS, V. P. . Levantamento de fitonematóides e de Pasteuria spp. associados a frutíferas de clima temperado no sul de Minas Gerais. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998, Poços de Caldas. XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998. p. 732-732.

  • COSTA, S. B. ; CAMPOS, V. P. . Obtenção de fêmeas de Heterodera glycines em hidroponia e testes de patogenicidade de fungos isolados de cistos em fêmeas de H. glycines e de Meloidogyne spp.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas - MG. Resumos XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 325-325.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; ÁVILA, F. B. . Isolamento de fungos endofíticos do sistema radicular de tomateiro.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas - MG. Resumos do XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 327-327.

  • SANTOS Jr., R. F. ; CAMPOS, V. P. . Influência de diferentes fontes de material orgânico sobre a degradação de cistos de Heterodera glycines.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas - MG. Resumos XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 328-329.

  • SOUZA, J. T. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; CAMPOS, V. P. . Efeito do isolado P1-UFLA de Pasteuria spp. sobre o desenvolvimento de Meloidogyne javanica. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas - MG. Resumos XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 329-329.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. ; MAXIMINIANO, Cleber . Densidades populacionais de Meloidogyne spp. e de Pasteuria spp. em microparcelas instaladas no campo.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas - MG. Resumos XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 329-329.

  • SOUZA, J. T. ; ROCHA, Fernando da Silva ; CAMPOS, V. P. . Flutuação populacional de Pasteuria sp e de Tylenchulus semipenetrans. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado - RS. Anais XX Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1997. p. 68-68.

  • SOUZA, J. T. ; MAXIMINIANO, Cleber ; COIMBRA, João Luiz ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência e distribuição de fitonematóides em plantas medicinais e Hortaliças.. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado - RS. Anais XX Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1997. p. 83-83.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; ÁVILA, F. B. . Isolamento dos fungos endofíticos do sistema radicular da soja.. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado - RS. Anais XX Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - RS: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1997. p. 69-69.

  • SOUZA, J. T. ; CAMPOS, V. P. . Hospedeiros do isolado P1-UFLA de Pasteuria penetrans. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado - RS. Anais XX Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1997. p. 66-66.

  • CAMPOS, V. P. . Distribuição de Heterodera glycines na cultura da soja em Minas Gerais. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado - RS. Anais XX Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba - RS: Sociedade Brasileira de Nematologia, 1997. p. 56-56.

  • MAXIMINIANO, Cleber ; SOUZA, J. T. ; ALMEIDA, A. R. ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência e distribuição de fitonematóides em culturas anuais. In: XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997, Gramado. Anais do XX Congresso Brasileiro de Nematologia, 1997.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. . Sobrevivência de Meloidogyne no solo.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande - MS. Resumos XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1996. v. 21. p. 414-414.

  • COSTA, S. B. ; CAMPOS, V. P. ; MENEZES, M. . Ocorrência de fungos parasitas de Heterodera glycines em amostras de solo coletadas nos estados de Minas Gerais e Goiás.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande - MS. Resumos XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1996. v. 21. p. 414-414.

  • MARTINS, L. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito do esterco bovino e de material orgânico vegetal triturado na eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande - MS. Resumo XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1996. v. 21. p. 416-416.

  • NOVELINO, A. M. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da colonização do solo com fungos antagonistas na população de juvenis do segundo estádio (J2) de Meloidogyne javanica.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande - MS. Resumos XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1996. v. 21. p. 417-417.

  • CAMPOS, V. P. . Coffee nematodes: occurrence, economic importance and prospects for control. In: International Nematology Congress, 1996, Gosier. Anals of International Nematology Congress, 1996.

  • MARTINS, L. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito do esterco bovino e de material orgânico vegetal triturado na eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996.

  • NOVELINO, A. M. S. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da colonização do solo com fungos antagonistas na população de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne javanica. In: IV Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1996, Lavras. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1996.

  • CALORE, L. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação da viabilidade do fungo Arthrobotrys conoides formulado em grânulos de alginato de sódio. In: IV Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1996, Lavras. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 1996.

  • CAMPOS, V. P. . z. In: XXIX Congresso Brasileiro Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande. Anais do XXIx Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Campo Grande, 1996.

  • SOUZA, J. T. ; SOUZA, Ricardo Magela de ; GERALDO P. CIRILO ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência sazonal de Pasteuria penetrans em fitonematóides na região de Lavras, MG.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1995. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia., 1995. p. 362-362.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Seleção de linhagens de pimentão (Capsicum annum L.) resistentes a Meloidogyne incognita raça 2. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1995, Ilhéus. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1995.

  • MACHADO, V. O. F. ; CAMPOS, V. P. . Cultivo e eficiência de fungos antagonistas em substrato de baixo custo no controle de Meloidogyne javanica. In: Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995, Rio Quente. Anais do Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995.

  • MACHADO, V. O. F. ; CAMPOS, V. P. . Eficiência de fungos antagonistas cultivados em substratos de baixo custo no controle de Meloidogyne javanica em casa-de-vegetação. In: Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995, Rio Quente. Anais do Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995.

  • PEIXOTO, J. R. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação fitopatológica de linhagens, híbridos F1 e cultivares de pimentão (Capsicum annum) quanto a resistência a Meloidogyne incognita raças 1, 2, 3, 4 e a Meloidogyne javanica. In: Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995, Rio Quente. Anais do Congresso Internacional de Nematologia Tropical, 1995.

  • ADRIANE V. REIS ; CAMPOS, V. P. . Efeito de Arthrobotrys conoides e Paecilomyces lilacinus na reprodutividade de Meloidogyne incognita em tomateiro.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1994. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1994. p. 281-281.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Efeito de matéria orgânica, época e forma de aplicação de fungos antagonistas no controle de Meloidogyne incognita raça 2 do feijoeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994, Campinas. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994.

  • SCHERB, C. T. ; CAMPOS, V. P. ; CHALFUN, N. N. J. . Flutuação populacional de Meloidogyne incognita em figueiras inoculadas no campo. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994, Campinas. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994.

  • DÁNGIERI FILHO, C.N. ; SILVA, João Fávio V. ; CARNEIRO, R. G. ; PIZA, S. M. ; CAMPOS, V. P. . Quantificação do parasitismo de ovos de Meloidogyne incognita em diversos sistemas de sucessão de cultura. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994, Campinas. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1994.

  • CAMPOS, V. P. . Processo rápido no preparo de nematóides para exame. In: XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993, Jaboticabal. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. . Sobrevivência de Meloidogyne exigua no solo e em raízes de cafeeiros no campo. In: XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993, Jaboticabal. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; CAMPOS, V. P. . Controle de Meloidogyne javanica por fungos parasitos de ovos. In: XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993, Jaboticabal. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993.

  • SCHERB, C. T. ; CAMPOS, V. P. . Resistência de pessegueiro (Prunus carica) variedade Okinawa ER15-2 ao nematóide Meloidogyne incognita. In: XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993, Jaboticabal. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1993.

  • NOZAK, H. H. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de diferentes sistemas de plantio e infestação de Meloidogyne javanica no desenvolvimento e produção de mudas de tomate no inverno. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992. p. 79-79.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Capacidade antagonista de Arthrobotrys musiformis e A. conoides a Meloidogyne javanica. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992. p. 35-35.

  • CAMPOS, V. P. . Biological control of plant parasitic nematodes in Brazil. In: XXI Simpósio Internacional de Nematologia, 1992. Anais do XXI Simpósio Internacional de Nematologia, 1992.

  • GUIMARÃES FILHO, O. ; CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. . Controle do nematóide das galhas do cafeeiro (Meloidogyne exigua) com o uso do Terbufós (Counter). In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992.

  • RIBEIRO, R. C. F. ; CAMPOS, V. P. . Isolamento de fungos parasitas de ovos de Meloidogyne spp ocorridos no sul de Minas Gerais. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992.

  • SILVEIRA, M. A. ; CAMPOS, V. P. . Melhoramento genético do tomateiro para o estado do Tocantins. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992.

  • SILVEIRA, M. A. ; MALUF, W. R. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação da resistência a Meloidogyne javanica em uma coleção de clones de batata-doce. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia. Lavras, 1992.

  • SOARES, J. ; CAMPOS, V. P. . Rotação de culturas em microparcelas delimitadas por fibra de vidro visando o controle de Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita. In: XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992, Lavras. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1992.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência de fungos predadores de nematóides no Sul de Minas Gerais. In: XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991, Botucatu. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991. p. 31-31.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Capacidade predatória. In: XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991, Botucatu. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991. p. 05-05.

  • CAMPOS, V. P. . Controle de nematóides fitoparasitas no Brasil: situação atual, problemas e perspectivas. In: XXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1991, Rio de Janeiro. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1991.

  • NOZAK, H. H. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da aplicação de aldicarbe e carbofuran no crescimento e produção de tomate e mandioquinha salsa em microplots. In: XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991, Botucatu. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1991.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Fungos endoparasitas de nematóides associados a diferentes ecossistemas no Sul de Minas Gerais. In: XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990, Londrina. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990. p. 30-30.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Testes in vitro da capacidade parasitaria de Haptaglossa heterospora em algumas especies de nematoides.. In: XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990, Londrina. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990. p. 31-31.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Dinâmica populacional de Meloidogyne exigua (Goeldi, 1887) em mudas de café no campo. In: XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990, Londrina. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990. p. 33-33.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Efeito da patogenicidade de Meloidogyne exigua (Goeldi, 1887) no desenvolvimento de mudas de café no campo. In: XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990, Londrina. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Nematologia, 1990. p. 34-34.

  • CAMPOS, V. P. ; SILVA, João Fávio V. . Isolation of endoparasitic and ectoparasitic fungi associated with nematodes in Brazil and "in vitro" tests of parasitic efficacy of Haptaglossa heterospora. In: Second International Congress of Nematology, 1990, Veldhoven. Annals of Second International Congress of Nematology, 1990. p. 61-61.

  • CAMPOS, V. P. ; NOZAK, H. H. . Flutuação populacional de Pratylenchus sp. e Tylenchulus semipenetrans em campo. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 30-30.

  • RIO, C. M. D. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação quantitativa da patogenicidade de Meloidogyne incognita em diferentes hortaliças. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 31-31.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Aspectos quantitativos e de patogenicidade de M. exigua em mudas de café (Coffea arabica L,) no campo. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 32-32.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de . Sobrevivência de Meloidogyne exigua em solos e raízes de cafeeiros no campo. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 36-36.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de . Sobrevivência de Meloidogyne exigua em áreas submetidas a rotação de culturas em cafezais erradicados. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 37-37.

  • SASSAKI, O. K. ; CAMPOS, V. P. . Influência da densidade de infestação na reprodutividade de Meloidogyne javanica em plantas olerícolas. In: XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989, Maceió. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1989. p. 29-29.

  • CAMPOS, V. P. . Controle biológico de nematóides. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989, Recife. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989. p. 112-112.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Aspectos comparativos e de patogenicidade de M. exigua em mudas de café no campo. In: II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989, Lavras. Anais do II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989. p. 18-18.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Efeito de M. exigua no desenvolvimento de mudas de café no campo. In: II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989, Lavras. Anais do II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989. p. 19-19.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência de fungos predadores de nematóides no Sul de Minas Gerais. In: II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989, Lavras. Anais do II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989. p. 46-46.

  • SILVA, João Fávio V. ; CAMPOS, V. P. . Ocorrência de fungos endoparasitas de nematóides no Sul de Minas Gerais. In: II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989, Lavras. Anais do II Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1989. p. 45-45.

  • CAMPOS, V. P. . Host suitability and population dynamics of Meloidogyne javanica in fiber glass microplots. In: XIX Congresso Europeu de Nematologia, 1988, Upsala. Anais do XIX Congresso Europeu de Nematologia, 1988.

  • CAMPOS, V. P. . Morfologia, morfometria e hospedeiros de Discocriconemella repleta. In: XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988, Dourados. Anais do XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988. p. 12-12.

  • CAMPOS, V. P. ; I. C. Resende . Efeito de nematicidas no ciclo de vida de Meloidogyne exigua em mudas de café (Coffea arabica). In: XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988, Dourados. Anais do XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988. p. 18-18.

  • CAMPOS, V. P. ; I. C. Resende . Dinâmica populacional de M. exigua na presença de diferentes nematicidas. In: XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988, Dourados. Anais do XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988. p. 29-29.

  • CAMPOS, V. P. . Dinâmica populacional de M. javanica em rotação de cultivos em microparcelas delimitadas por fibra de vidro no campo. In: XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988, Dourados. Anais do XII Congresso Brasileiro de Nematologia, 1988. p. 37-37.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. . Sobrevivência de Meloidogyne exigua no campo. In: I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988, Lavras. Anais do I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988. p. 9-9.

  • SOUZA, S. E. ; CAMPOS, V. P. . Aspectos quantitativos e de patogenicidade de M. exigua em mudas de café no campo. In: I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988, Lavras. Anais do I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988. p. 46-46.

  • RIO, C. M. D. ; CAMPOS, V. P. . Avaliação quantitativa da patogenicidade de M. incognita em diferentes hortaliças. In: I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988, Lavras. Anais do I Congresso da Pós-graduação da ESAL, 1988. p. 13-13.

  • CAMPOS, V. P. . Nematodes of coffee and cocoa. In: I Workshop on plant parasitic nematodes in subtropical and tropical agriculture, 1988, Bonn. Anais do I Workshop on plant parasitic nematodes in subtropical and tropical agriculture, 1988.

  • CAMPOS, V. P. . Crop rotation for controlling plant parasitic nematodes. In: International Seminar on Vegetable Cropping Development in Latin America and Caribbean, 1988, Port of Spain. Annals of International Seminar on Vegetable Cropping Development in Latin America and Caribbean, 1988.

  • CAMPOS, V. P. . Criconematidae from Brazil. In: XXVI Congresso da Sociedade Americana de Nematologia, 1987, Honolulu. XXVI Congresso da Sociedade Americana de Nematologia, 1987.

  • CAMPOS, V. P. . Ocorrência de fitonematóides em Minas Gerais. In: XI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1987, Viçosa. XI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1987.

  • ALMEIDA, V. F. ; CAMPOS, V. P. ; LIMA, R. D. de . Distribuição vertical e horizontal de nematóides na rizosfera do cafeeiro. In: XI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1987, Viçosa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Nematologia, 1987.

  • CAMPOS, V. P. . Nível de dano dos nematóides das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) em girassol (Helianthus annus). In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia, 1985, Piracicaba. IX Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia, 1985.

  • CAMPOS, V. P. . Nematóides parasitos do cafeeiro. In: Simpósio: Fatores que afetam a produtividade do cafeeiro, 1984, Poços de Caldas. Simpósio: Fatores que afetam a produtividade do cafeeiro, 1984.

  • CAMPOS, V. P. . Resistência de cultivares e híbridos de girassol aos nematóides das galhas. In: VII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia, 1983, Brasília. VII Congresso da Sociedade Brasileira de Nematologia, 1983.

  • HUANG, S. P. ; CAMPOS, V. P. . Eficácia de químicos de contato no controle de nematóides das galhas (Meloidogyne exigua) em café. In: XV Congresso Brasileiro de Fitopatologia da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1982, São Paulo. XV Congresso da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1982.

  • HUANG, S. P. ; CAMPOS, V. P. . Variação estacional da população de Meloidogyne em cafeeiros. In: XV Congresso Brasileiro de Fitopatologia da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1982, São Paulo. XV Congresso da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1982.

  • CAMPOS, V. P. . Root Knot nematodes problems of sunflower. In: Regional Progress Conference on root knot nematode for Region III, 1982, Brasília. Regional Progress Conference on root knot nematodes for Region III, 1982.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . Histopatologia da podridão do caule e raízes de soja causada por Phytophthora megasperma var. sojae. In: XIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Fitopatologia, 1980. XIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Fitopatologia, 1980.

  • CAMPOS, V. P. ; SCHMITT, D. P. . Disease complex of soybean created by inoculation with Macroposthonia ornata and Phytophthora megasperma var. sojae.. In: Reunião da Sociedade Americana de Nematologia realizada em Hot Springs, 1978, Hot Springs. Reunião da Sociedade Americana de Nematologia, 1978.

  • MARIO SOBRAL DE ABREU ; CAMPOS, V. P. ; L. A. dos SANTOS ; C. S. MORAIS . Avaliação comparativa da eficiência de fungicidas no controle da ferrugem alaranjada do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk & Br.).. In: VIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1975, Mossoró. Anais do VIII Congressso Brasileiro de Fitopatologia, 1975.

  • CAMPOS, V. P. ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; . C. MACHADO ; J. T, SPILLER ; P. S. RESENDE . Alternancia de fungicidas sistemicos e protetor no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br.). In: VIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1975, Mossoró. VIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1975.

  • CAMPOS, V. P. ; . C. MACHADO ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; J. T, SPILLER ; P. S. RESENDE . Competição de fungicidas sistemicos e não sistemicos veiculados em óleo mineral puro e aplicados em dosagens diferentes no controle de ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br.). In: VIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Fitopatologia, 1975, Mossoro. VIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1975.

  • MARIO SOBRAL DE ABREU ; . C. MACHADO ; CAMPOS, V. P. ; L. A. dos SANTOS ; C. S. MORAIS ; SOUZA, P. E. . Avaliação comparativa da eficiência de fungicidas no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br.). In: Terceiro Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 1975, Curitiba. III Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 1975.

  • CAMPOS, V. P. ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; MACHADO, J. C ; P. S. RESENDE ; J. T, SPILLER . Alternância de fungicidas sistêmicos e protetores no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix). In: III Congresso Brasileiro de Pesquisas do Cafeeiro, 1975, Curitiba. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisas do Cafeeiro, 1975.

  • MACHADO, J. C ; MARIO SOBRAL DE ABREU ; CAMPOS, V. P. ; J. T, SPILLER ; P. S. RESENDE . Competição de fungicidas sistêmicos veiculados em óleo mineral puro e em dosagens diferentes no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk & Br.). In: III Congresso Brasileiro de Pesquisas do Cafeeiro, 1975, Curitiba. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisas do Cafeeiro, 1975.

  • J.M.C., C. ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Ocorrência de Meloidogyne coffeicola em Cafeeiros do Município de Coromandel, Região do Alto Paranaíba em Minas Gerais. Fitopatologia Brasileira , v. 29, n.2, p. 227-227, 2003.

  • CAMPOS, Hércules Diniz ; CAMPOS, V. P. ; RIBEIRO, L. O. ; CAMPOS, Juliana Resende . Efeito de exsudato radicular de Brachiaria decumbens sobre a eclosão e mobilidade de juvenis. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 185-185, 2002.

  • CAMPOS, Juliana Resende ; DUTRA, Marcos Roberto ; CAMPOS, V. P. . Infectividade de ovos de Meloidogyne incognita incubados em água em diferentes temperaturas. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 186-186, 2002.

  • CASTRO, J M C ; CAMPOS, V. P. ; NAVES, Rosemeire de Lellis . Ocorrência de Meloidogyne paranaensis em cafeeiros dos Municípios de Serra do Salitre e Patrocínio em Minas Gerais. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 186-186, 2002.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. . Eclosão e mortalidade de Meloidogyne exigua em extratos e em produtos naturais. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 194-194, 2002.

  • SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, Juliana Resende ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Época da aplicação do acibenzolar-S-Metil e da Abamectina no controle de Meloidogyne sp. em tomateiro. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 194-194, 2002.

  • SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, Juliana Resende ; CAMPOS, V. P. ; DUTRA, Marcos Roberto . Efeito do Acibenzolar-S-Metil (ASM) e da Abamectina na proteção de cultivares de tomateiro contra Meloidogyne sp.. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 194-194, 2002.

  • TEBALDI, N. D. ; DUTRA, Marcos Roberto ; OLIVEIRA, C. A. ; CAMPOS, V. P. . Infectividade de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita após períodos de privação alimentar em diferentes temperaturas. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 195-195, 2002.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. ; CARDOSO, M. G. ; SALGADO, A. P. S. . Eclosão e mortalidade de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne exigua do cafeeiro em óleos essenciais. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 27, n.Suplemento, p. 233-233, 2002.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, V. P. . Adesão de endósporos de Pasteuria penetrans em Meloidogyne incognita incubados em filtrados fúngicos. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.Suplemento, p. 328-328, 2000.

  • ROCHA, Fernando da Silva ; SILVA, Luís Henrique Carregal Pereira ; CAMPOS, V. P. . Antagonismo fúngico e adesão monospórica de Pasteuria penetrans na infectividade e parasitismo de Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.Suplemento, p. 329-329, 2000.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; PFENNING, L.H. ; OLIVEIRA, Denilson F. . Filtrados de culturas fúngicas com ação antagonista a Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.Suplemento, p. 335-335, 2000.

  • COSTA, Mauro Junior Natalino da ; CAMPOS, V. P. ; OLIVEIRA, Denilson F. ; PFENNING, L.H. . Extratos de plantas e de estercos animais com ação antagonista a Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.Suplemento, p. 336-336, 2000.

  • NAVES, Rosemeire de Lellis ; CAMPOS, V. P. ; SOUZA, Ricardo Magela de . Efeito de isolados de bactérias endofíticas na motilidade, mortalidade e eclosão de juvenis do segundo estádio de Meloidogyne incognita. Fitopatologia Brasileira , v. 25, n.Suplemento, p. 339-339, 2000.

  • SALGADO, S. M. L. ; CAMPOS, V. P. ; RESENDE, M. L. V. ; KRZYANOWKSI, A. A. . Reprodução de Meloidogyne exigua em cafeeiros IAPAR-59 e Catuaí. Brasília: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2002 (Comunicação Científica).

Outras produções

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 306741/2019-9. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 309319/2019-6. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 303274/2019-0. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 306311/2019-4. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 159732/2019-0. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 202818/2019-5. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 442112/2019-0. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 441944/2019-1. 2019.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 150528/2018-3. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 45006/2018-0. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 154110/2018-3. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 306386/2018-6. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 312571/2018-6. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 310666/2018-0. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 315364/2018-1. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 443657/2018-1. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 431269/2018-1. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 439316/2018-9. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 420932/2018-6. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 424435/2018-7. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 315237/2018-0. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 429476/2018-3. 2018.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 311738/2017-6. 2017.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 306937/2017-4. 2017.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 310061/2017-2. 2017.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DO CNPq, PROCESSO N. 313588/2017-1. 2017.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 402136/2016-0 DO CNPQ. 2016.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 421833/2016-0 DO CNPQ. 2016.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 423488/2016-3 DO CNPQ. 2016.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 426364/2016-3 DO CNPQ. 2016.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 404843/2016-6 DO CNPQ. 2016.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 310986/2015-0 DO CNPQ. 2015.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 205879/2015-2 DO CNPQ. 2015.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 201942/2015-1 DO CNPQ. 2015.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 307530/2014-0 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 454064/2014-4 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 446719/2014-5 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 449281/2014-0 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 500683/2014-0 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 500779/2014-7 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO450194/2014-0 DO CNPQ. 2014.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 307035/2013-0 DO CNPQ. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 307642/2013-5 DO CNPQ. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 305664/2013-1 DO CNPQ. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 505196/2013-1. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO211477/2013-3 DO CNPQ. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 309237/2013-0. 2013.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 302310/2012-6. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 307667/2012-0. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 311291/2012-0 DO CNPQ. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 310907/2012-8 DO CNPQ. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 237698/2012-9. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 503424/2012-9. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 479485/2012-7 DO CNPQ. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 483796/2012-3 DO CNPQ. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 501337/2012-1. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 473437 DO CNPQ. 2012.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 471660/2011-6 DO CNPQ. 2011.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 480633/2011-8. 2011.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 311055/2011-7. 2011.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 310052/2011-4. 2011.

CAMPOS, V. P. . PARECER DE CONSULTORIA AD HOC A PROJETO DE PESQUISA, PROCESSO 500481/2011-3 DO CNPQ. 2011.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 309376/2010-6 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Molecular Analyses of Genetic Variation among populations of Meloidogyne incognita in China.. 1997.

CAMPOS, V. P. . Avaliação de diferentes manejos na cultura do abacaxi no controle de fitonematóides. 1996.

CAMPOS, V. P. . Reprodução e danos causados por fitonematóides em cultivares de canola. 1996.

CAMPOS, V. P. . China Field avaliation of cowpea cultivars for susceptibility and yeld response to Meloidogyne javanica en Foumbot, Cameron. Aplication N AC 9374. 1995.

CAMPOS, V. P. . Controle biológico do nematóide do cisto da soja (Heterodera glycines). 1995.

CAMPOS, V. P. . Estudo do comportamento de cafeeiros visando resistência ao nematóide das galhas, Meloidogyne exigua em áraes infestadas. 1993.

CAMPOS, V. P. . Ocorrência, danos e controle de Aphelenchoides besseyi em arroz nas regiões do Sul de Minas Gerais e Alto São Francisco. 1993.

CAMPOS, V. P. . Projeto de Viagem Ciêntífica - Participação no V World Soybean Research Conference. 1993.

CAMPOS, V. P. . Caracterization moleculaire d'spece d'Heterodera et de populations d'H. glycines. 1993.

CAMPOS, V. P. . Fisiologia e controle de Heterodera glycines Ichinobe no estado de Minas Gerais. 1993.

CAMPOS, V. P. . Diversos projetos do subprograma de biotecnologia/Agropecuária_PADCT. 1991.

CAMPOS, V. P. . Controle de nematóides parasitas do milho através de métodos biológicos. 1990.

CAMPOS, V. P. . Implantação do curso de mestrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1989.

CAMPOS, V. P. . Utilização de fungos de controle biológico de nematóides do gênero Meloidogyne. 1988.

CAMPOS, V. P. . Identificação, seleção e definição de resistência aos nematóides das galhas em introduções de quiabeiros. 1987.

CAMPOS, V. P. . Análise comparativa dos diferentes métodos de criaçào e manutenção de Pratylenchus brachyurus, Pratylenchus zeae, Radopholus similis, etc.. 1986.

CAMPOS, V. P. . Multiplicação de plantas de café (C. canephora) tolerantes a nematóides do gênero Meloidogyne, através de cultura de tecidos.. 1986.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 476611/2009-1 do CNPq. 2011.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 306350/2010-6 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 308090/2010-9 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 453399/2010-0 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 481116/2010-9 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 482540/2010-9 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 303530/2010-3 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 481796/2009-6 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 453293/2010-7 do CNPq. 2010.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 1689 da Summa Phytopathogica. 2010.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 141 da Tropical Plant pathology. 2010.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 1027 da Tropical Plant pathology. 2010.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 142/10 da Revista Brasileira de Fruticultura. 2010.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 481796/2009-6 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 476611/2009-1 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 504806/2009-2 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 305425/2009-9 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 300120/2009-5 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 310541/2009-3 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 310773/2009-1 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 453698/2008-5 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 475802/2008-0 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 471070/2008-4 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 476778/2008-5 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 490317/2008-1 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 451275/2008-0 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 151070/2008-3 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 151159/2008-4 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 561255/2008-3 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 567861/2008-2 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 306908/2008-5 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 306039/2008-7 - CNPq. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8105 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 9070 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8075 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8058 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8158 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8067 da Tropical Plant Pathology. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 064/09 da Revista Brasileira de Fruticultura. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 4971/08 da Ciência e Agrotecnologia. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 21/09 da Nematologia Brasileira. 2009.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8057 da Tropical Plant Pathology. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8105 da Tropical Plant Pathology. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8015 da Tropical Plant Pathology. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8075 da Tropical Plant Pathology. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 8067 da Tropical Plant Pathology. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 62 da Coffee Science. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 53 da Coffee Science. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 4736/08 da Ciência e Agrotecnologia. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 4654/08 da Ciência e Agrotecnologia. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 4655/08 da Ciência e Agrotecnologia. 2008.

CAMPOS, V. P. . Revisão de artigos científicos nº 07/2008 da Nematologia Brasileira. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 453698/2008-5 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 455802/2008-0 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 471070/2008-4 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 476778/2008-5 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 490317/2008-1 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 451275/2008-0 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 151070/2008-3 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 151159/2008-4 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 561255/2008-3 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 567861/2008-2 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 306908/2008-5 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 306036/2008-7 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 572787/2008-1 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer de consultoria AdHoc a projeto de pesquisa processo 561265/2008-9 do CNPq. 2008.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo científico número 1143/00 submetido a "Bragantia" para publicação: "Efeitos de baixos níveis de Meloidogyne incognita em algodoeiro".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo científico FB 00025 submetido à Fitopatologia Brasileira para publicação: "Effect of continous growing of resistant genotypes on Meloidogyne arenaria race 1 reproduction".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer como consultor 'ad hoc' do projeto 521889/97-9 submetido à aprovação pelo CNPq: "Produção massal de três isolados de pasteuria penetrans e seu uso no biocontrole de Meloidogyne javanica em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) no campo".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer como consultor 'ad hoc' do pedido 301798/84-2 de bolsa de produtividade em pesquisa submetido ao CNPq:. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer como consultor 'ad hoc' dp pedido 300640/96-0 de bolsa de produtividade em pesquisa submetido ao CNPq: "Estudo de doenças causadas por fungos e nematóides de mamoeiro".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer como consultor 'ad hoc' do projeto AC/12052 submetido à aprovação pela International Foundation for Science: "Plant - parasitism by nematodes. I. An ultrastructural study of nematode-induced changes in the host cells and tissues".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer como consultor 'ad hoc' do relatório do projeto IFS número C/2238-1P: "Interactions of Meloidogyne sp. with a rod-shaped virus associated with banana yellow (bunchy-top) disease in China".. 2000.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo N.599 submetido a Summa Phytopathologica para publicação. 1999.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo NB26/99 submetido a Nematologia Brasileira para publicação. 1999.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo NB23/99 submetido a Nematologia Brasileira para publicação. 1999.

CAMPOS, V. P. . Parecer técnico de artigo NB22/99 submetido a Nematologia Brasileira para publicação. 1999.

CAMPOS, V. P. . Elaboração de projeto: "Levantamento de fitonematóides do cafeeiro na região sul de Minas Gerais".. 1999.

CAMPOS, V. P. . Elaboração de projeto: "Levantamento de fitonematóides do cafeeiro". - Código 07.01.98.155. 1999.

CAMPOS, V. P. . Elaboração de projeto: "Levantamento e estudos do parasitismo de espécies de Meloidogyne no cafeeiro visando ao controle desses patógenos".. 1998.

CAMPOS, V. P. . Elaboração de projeto: "Controle biológico do cisto da soja (Heterodera glycines) e avaliação quantitativa de fungos antagonistas importantes no controle de fitonematóides.". 1997.

CAMPOS, V. P. . Controle dos nematóides das galhas com fungos predadores de ovos. 1993.

CAMPOS, V. P. . Produção massal e potencial de fungos e bactérias antagonistas de fitonematóides no controle desses partógenos. 1992.

CAMPOS, V. P. . Estudos epidemiológicos da galha do cafeeiro causada por Meloidogyne exigua visando o controle deste patógeno. 1990.

CAMPOS, V. P. . Controle biológico e cultural de fitonematóides. 1989.

CAMPOS, V. P. . Controle biológico e cultural de fitonematóides. 1989.

CAMPOS, V. P. . Estudos ecológicos, ocorrência e distribuição de fitonematóides em regiões do estado de Minas Gerais como suporte as práticas de controle desses patógenos. 1988.

CAMPOS, V. P. . Rotação de cultura no controle de fitonematóides. 1987.

CAMPOS, V. P. . Identification and morphology of Brazilian plant parasitic nematodes as a suport for control strategies programs. 1986.

CAMPOS, V. P. . Crop rotation for controlling plant parasitic nematodes. 1986.

CAMPOS, V. P. . Estudo da população de Meloidogyne spp em hortaliças visando rotação de cultura. 1985.

CAMPOS, V. P. . Controle de nematóides e cigarras e aplicações práticas do uso de micorrizas na formação de mudas de café e seus efeitos na produção do cafeeiro. 1984.

CAMPOS, V. P. . Ocorrência de nematóides parasitas do cafeeiro no Sul de Minas. 1983.

CAMPOS, V. P. . Resistência variental do feijão às raças de Meloidogyne e monitoramento da população deste organismo em rotação de cultura. 1983.

CAMPOS, V. P. . Avaliação, controle e monitoramento da qualidade sanitária de sementes. 1982.

CAMPOS, V. P. . Caracterização de doenças que ocorrem nos principais cultivares de batata. 1982.

CAMPOS, V. P. . Controle da ferrugem, de nematóides e de organismos transmitidos por sementes de girassol (Helianthus annus) em apoio ao programa de expansão desta oleaginosa no país.. 1982.

CAMPOS, V. P. . Doenças do girassol em Minas Gerais. 1982.

CAMPOS, V. P. . Caracterização morfológica, resistência variental e danos causados por nematóides do girassol. 1982.

CAMPOS, V. P. . Ecologia de nematóides parasitas do cafeeiro. 1980.

CAMPOS, V. P. . Mecanismo de resitência do cafeeiro ao nematóide Meloidogyne exigua. 1980.

CAMPOS, V. P. . Competição de fungicidas sistêmicos e não sistêmicos veiculados em óleo mineral puro e aplicados em dosagens diferentes no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br). 1974.

CAMPOS, V. P. . Estudos da competição da eficiência do zincofol e difolatan 4 F com oxicloreto de cobre no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br.). 1973.

CAMPOS, V. P. . Avaliação comparativa de fungicidas sitêmicos e protetores no controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk et Br). 1973.

CAMPOS, V. P. . Divulgação técnica exibida na Tv Universitária Notícias. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Voláteis tóxicos, enzimas, microbiomas, atração e repelência nas relações nematoides e plantas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / TERRA, WILLIAN C - Integrante / LETICIA L. DE PAULA - Integrante / PAULO VICTOR MAGALHAES PACHECO - Integrante / DANIELE DE BRUM - Integrante / LARISSA F. ANDRADE SOUZA - Integrante / LARA NASCIMENTO GUIMARAES - Integrante.

  • 2015 - 2020

    Análise filogenética de população de Meloidogyne spp parasitas de hortaliças e de Bursaphelenchus cocophilus visando o reconhecimento de espécies, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / JORGE TEODORO DE SOUZA - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante / BARROS, ALINE FERREIRA - Integrante / SILVA, ARINALDO P. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Caracterização enzimática e molecular de espécies de Meloidogyne em hortaliças e efeito tóxico de voláteis emitidos por torta de algodão em Meloidogyne incognita, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / CLEBER MAXIMINIANO - Integrante / LILIANA ESTUPIAN LOPEZ - Integrante / BARROS, ALINE FERREIRA - Integrante / PEDROSO, MÁRCIO POZZOBON - Integrante / EDUARDO SOUZA FREIRE - Integrante / TARLEI LUIZ DE PAULA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    inibidores da corismato mutase para o controle de Meloidogyne incognita, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Denilson Ferreira de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Aumentando a sustentabilidade da produção integrada de tomate: obtenção de linhagens resistentes ao estresse hídrico e com resistência múltipla a pragas e doenças, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilson Roberto Maluf em 14/12/2014., Descrição: O tomate é a hortaliça-fruto mais produzida e consumida no país, e sua cadeia produtiva tem relevância econômica no agronegócio, pois movimenta, anualmente, mais de R$ 2 bilhões (cerca de 16% do PIB gerado pela produção de hortaliças no Brasil). Em 2012 a produção nacional foi de 4 milhões de toneladas em uma área de 63 mil hectares. No cenário mundial, o Brasil é o nono maior produtor, sendo a China a maior produtora, seguida dos Estados Unidos e Índia (AGRIANUAL, 2013). O consumo de água pelo tomateiro é bastante elevado, situando-se em torno de 580 mm (ou 5800 m3/ha) ao longo do ciclo da cultura (Santana et al., 2010). A quase totalidade das lavouras é irrigada, o que impõe à cultura considerável impacto ambiental, tanto diretamente pela utilização de elevadas quantidades de água via irrigação, quanto indiretamente pelo gasto de energia envolvido com sua aplicação. Variações de disponibilidade de água podem ocasionar redução do potencial produtivo da cultura, provocando diversas alterações morfoanatômicas na planta. Uma das principais anomalias induzidas pelo estresse hídrico em tomateiro é a podridão apical dos frutos (Filgueira, 2000), que os inutiliza para fins comerciais. A variabilidade genética para tolerância a seca é encontrada em espécies selvagens de tomateiros que são capazes de crescer e se reproduzir em ambientes que apresentam quantidades mínimas de água. Dentre as principais espécies selvagens que se desenvolvem em ambientes áridos, destacam-se o S. pennellii e o S. chilense. Assim, essas espécies podem servir como fonte genética de caracteres morfológicos, fisiológicos e bioquímicos que proporcionam a tolerância ao estresse hídrico. Os principais avanços neste sentido no sentido de obter tomateiros com resistência ao estresse hídrico foram obtidos no Lancaster Environment Centre, Inglaterra, através de cruzamentos da espécie selvagem S. pennellii com o microtomateiro da cv. Micro-Tom, obtendo-se a linhagem denominada WELL (Water Economy Lycopersicon Locus). Nesse caso, fez-se a introgressão de um alelo da espécie selvagem no microtomateiro MICRO-TOM, num lócus responsável por aumentar a eficiência no uso da água. Contudo, a cultivar WELL tem o mesmo gene de nanismo dos microtomateiros, sendo também uma cultivar anã, que não está portanto num background comercial. Assim, a partir da linhagem WELL, realizaram-se em Lavras-MG retrocruzamentos adicionais para linhagens-elite de tomateiro, e obtiveram-se 20 famílias já com características próximas de materiais comerciais. Estas famílias foram testadas sob deficit hídrico por meio da suspensão da irrigação aos 35 dias após o transplantio das mudas para o campo. Duas destas famílias (T5 e T9) foram consideradas tolerantes ao estresse hídrico, tendo apresentado incidência de podridão apical entre 12 e < 25%, enquanto testemunhas comerciais tiveram incidências >80%. Apesar de suas limitações agronômicas atuais (desuniformidade de frutos e suscetibilidade a algumas pragas e doenças-chave da cultura), T5 e/ou T9 poderão ser empregadas em programas de melhoramento que visem a obter novas linhagens-elite de tomateiro também tolerantes ao estresse hídrico, mas que possuam resistência a uma maior gama de pragas e doenças. O objetivo do presente trabalho será obter linhagens potencialmente comerciais, com resistência múltipla a pragas e doenças, e tolerantes a deficit hídrico, a partir de cruzamentos com as famílias T5 e/ou T9, e determinar possíveis associações desta resistência com características morfoanatômicas foliares que possam ser usadas como critério indireto de seleção, especialmente densidade estomática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador / Maria das Graças Cardoso - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante / LUCIANE VILELA RESENDE - Integrante / Evaristo Mauro de Castro - Integrante / ERNANI CLARETE DA SILVA - Integrante / Lazaro Eustáquio Pereira Peres - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Conservação e uso racional da água de irrigação na cultura do tomate através do desenvolvimento de irrigação na cultura do tomate através do desenvolvimento de cultivares tolerantes ao estresse hídrico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilson Roberto Maluf em 14/12/2014., Descrição: O tomate é a hortaliça-fruto mais produzida e consumida no país, e sua cadeia produtiva tem relevância econômica no agronegócio, pois movimenta, anualmente, mais de R$ 2 bilhões (cerca de 16% do PIB gerado pela produção de hortaliças no Brasil). Em 2012 a produção nacional foi de 4 milhões de toneladas em uma área de 63 mil hectares. No cenário mundial, o Brasil é o nono maior produtor, sendo a China a maior produtora, seguida dos Estados Unidos e Índia (AGRIANUAL, 2013). O consumo de água pela cultura do tomateiro é bastante elevado, situando-se em torno de 580 mm (ou 5800 m3/ha) ao longo do ciclo da cultura (Santana et al., 2010). A quase totalidade das lavouras é irrigada, o que impõe à cultura considerável impacto ambiental, tanto diretamente pela utilização de elevadas quantidades de água via irrigação, quanto indiretamente pelo gasto de energia envolvido com sua aplicação. Variações de disponibilidade de água podem ocasionar redução do potencial produtivo da cultura, provocando diversas alterações morfoanatômicas na planta. Uma das principais anomalias induzidas pelo estresse hídrico em tomateiro é a podridão apical dos frutos (Filgueira, 2000), que os inutiliza para fins comerciais. Embora a causa primária desta anomalia seja a deficiência de cálcio no tecido da porção estilar do fruto, ela pode ocorrer mesmo em condições de satisfatória disponibilidade do elemento no solo: frequentemente a causa agronômica imediata é a carência hídrica, no solo e na planta, resultando em concentração excessiva de sais solúveis e prejudicando a utilização do cálcio (Filgueira, 2000). A variabilidade genética para tolerância à seca é encontrada em espécies selvagens de tomateiros que são capazes de crescer e se reproduzir em ambientes que apresentam quantidades mínimas de água. Dentre as principais espécies selvagens que se desenvolvem em ambientes áridos, destacam-se o S. pennellii e o S. chilense. Assim, essas espécies podem servir como fonte genética de caracteres morfológicos, fisiológicos e bioquímicos que proporcionam a tolerância ao estresse hídrico. Os principais avanços neste sentido no sentido de obter tomateiros com resistência ao estresse hídrico foram obtidos no Lancaster Environment Centre, Inglaterra, através de cruzamentos da espécie selvagem S. pennellii com o microtomateiro da cv. Micro-Tom, obtendo-se a linhagem denominada WELL (Water Economy Lycopersicon Locus). Nesse caso fez-se a introgressão de um alelo da espécie selvagem no microtomateiro MICRO-TOM, num lócus responsável por aumentar a eficiência no uso da água. Contudo, a cultivar WELL tem o mesmo gene de nanismo dos microtomateiros, sendo também uma cultivar anã, portanto em um background não comercial. A partir da linhagem WELL, realizaram-se em Lavras-MG retrocruzamentos adicionais para linhagens-elite de tomateiro, e obtiveram-se 20 famílias já com características próximas de materiais comerciais. Estas famílias foram testadas sob deficit hídrico por meio da suspensão da irrigação aos 35 dias após o transplantio das mudas para o campo. Duas destas famílias (T5 e T9) foram consideradas tolerantes ao estresse hídrico, tendo apresentado incidência de podridão apical entre 12 e < 25%, enquanto testemunhas comerciais tiveram incidências >80%. Apesar de suas limitações agronômicas atuais (desuniformidade de frutos e suscetibilidade a algumas pragas e doenças-chave da cultura), T5 e/ou T9 poderão ser empregadas em programas de melhoramento que visem a obter novas linhagens-elite de tomateiro também tolerantes ao estresse hídrico, mas que possuam resistência a uma maior gama de pragas e doenças. O objetivo do presente trabalho será obter linhagens potencialmente comerciais e tolerantes a deficit hídrico a partir de cruzamentos com as famílias T5 e/ou T9 ,e determinar possíveis associações desta resistência com características morfoanatômicas foliares... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador / Maria das Graças Cardoso - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante / LUIZ ANTONIO AUGUSTO GOMES - Integrante / LUCIANE VILELA RESENDE - Integrante / Evaristo Mauro de Castro - Integrante / ERNANI CLARETE DA SILVA - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Melhoramento genético do tomateiro e da páprica visando a resistência a estresses bióticos e abióticos., Descrição: O tomate e as pimentas do gênero Capsicum têm seu cultivo limitado por grande número de estresses abióticos e bióticos, cujo manejo é frequentemente é bastante oneroso e tem considerável impacto ambiental. A presente proposta compreende três subprojetos de pesquisa, que visam a contribuir, através do melhoramento genético, para a obtenção de cultivares mais tolerantes a estes estresses: 1) Resistência a pragas em tomateiro obtida a partir de cruzamentos com o acesso selvagem S. galapagense LA-1401 O tomateiro cultivado é susceptível a um grande número de pragas, e, embora haja espécies selvagens resistentes, estas não possuem valor comercial imediato. Linhagens de tomateiro pré-comerciais ricas em acilaçúcares e selecionadas a partir do cruzamento original com S. pennelii têm mostrado bons níveis de resistências a pragas, que incluem a mosca branca Bemisia spp, a traça Tuta absoluta, os ácaros Tetranychus spp.,a Liriomyza trifolli,e o afídeo Myzus persicae.Nestas linhagens, o alto teor de acilaçúcar é controlado primariamente por um único loco gênico. Acessos de S. galapagense também possuem alto teor de acilaçúcares. O modo de herança do alto teor de acilaçúcares em S. galapagense não é conhecido, bem como as possíveis relações de alelismo entre os genes que controlam alto teor de acilaçúcares em S. pennellii e S. galapagense. Este subprojeto se propõe a estudar as relações de alelismo entre o gene que controla alto teor de acilaçúcar na linhagens derivadas de S. pennellii LA-716 e o(s) gene(s) que controlam alto teor de acilaçúcar no acesso S. galapagense LA-1401. Igualmente, pretende verificar o nível de associação entre o teor de acilaçúcares e a resistência a pragas em geração segregante oriunda do cruzamento S. lycopersicum x S. galapagense LA-1401. 2)Obtenção de linhagens melhoradas de pimentas tipo páprica As pimentas Capsicum spp. são divididas em três grupos, de acordo com o sabor, aroma e formato/tamanho de frutos: pimentões, pimentas doces e pimentas picantes. O termo páprica designa pimentas doces C. annuum utilizadas na produção do pó condimentar não pungente utilizado como corante e condimento em alimentos processados. A maior parte de trabalhos com páprica são de origem húngara e espanhola. Uma das poucas exceções no Brasil foi o programa de melhoramento de páprica conduzido com sucesso pela Embrapa-Hortaliças, em parceria com empresa privada. As cultivares de páprica utilizadas no Brasil são em geral suscetíveis a patógenos limitantes à produção. Isto se reflete em quebras na produtividade por área, e na necessidade de medidas de controle químico, que resultam em maiores custos de produção e nem sempre são plenamente eficientes. Aliar alta produtividade com resistência a doenças e alta qualidade para processamento são objetivos que podem ser mais facilmente obtidos com a utilização de híbridos. Contudo, no mundo todo, ainda predomina na produção de páprica a utilização de cultivares de polinização aberta. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivos específicos: (1) identificar linhagens de Capsicum annuum tipo páprica com boa capacidade combinatória, cujo eventual uso como parentais viabilize a utilização de hibridos F1; (2) introduzir, nas linhagens identificadas como possuidoras de boa capacidade combinatória, resistência múltipla a patógenos de importância econômica, como o potyvirus PepYMV (Pepper Yellow Mosaic Virus), o fungo Phytophthora capsici, o nematoide Meloidogyne incognita, e a bactéria Xantomonas axonopodis pv. vesicatoria. 3)Seleção para eficiência no uso da água e tolerância ao estresse hídrico em tomateiro. O objetivo será obter linhagens potencialmente comerciais e tolerantes a deficit hídrico, e determinar possíveis associações desta resistência com características morfo-anatômicas que possam ser usadas como critério indireto de seleção, especialmente densidade estomá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Maria das Graças Cardoso - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante / MALUF, WILSON ROBERTO - Coordenador / LUIZ ANTONIO AUGUSTO GOMES - Integrante / LUCIANE VILELA RESENDE - Integrante / Evaristo Mauro de Castro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Caracterizaçao da supressividade de solos a fitonematoides por compostos organicos volateis e epidemiologia de Pasteuria penetrans em cafezais., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / Denilson Ferreira Oliveira - Integrante / EDUARDO SOUZA FREIRE - Integrante / RENATA S. CANUTO PINHO - Integrante / Willian C. Terra - Integrante / PEDROSO, L. A. - Integrante / Davi Bittar do Carmo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq) - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Efeitos de fenóis, análogos de citocininas e de extratos vegetais sobre a mortalidade, energia corporal e secreção esofageal de juvenis de segundo estádio de Melodogyne incognita., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / Denilson Ferreira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    XII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas - Avanços na Otimização do uso de Defensivos, Descrição: Solicitação de recursos para realização de evento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador.

  • 2011 - 2016

    ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA SUPRESSIVIDADE A FITONEMATOIDES E PARA O MANEJO E DIAGNÓSTICO DE FITODOENÇAS, Descrição: Integra o programa PNPD do MEC/CAPES e objetiva: - Subprojeto A: Supressividade do solo e rizosfera no controle de Meloidogyne exigua (fase I) e desenvolvimento de padrões para a definição de supressividade no laboratório (fase II). - Subprojeto B: Caracterização de populações de fitopatógenos do complexo Fusarium solani (Haematonectria) e desenvolvimento de protocolos de diagnose por PCR, com ênfase nas culturas da soja e da pimenta do reino. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / RICARDO MAGELA DE SOUZA - Integrante / LUDWIG H. PFENNING - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Novas substancias para o controle de Meloidogyne incognita, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Denilson Ferreira de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE NEMATICIDA DE ANÁLOGOS DA CISTEÍNA, Descrição: Teste em laboratório e no campo do efeito de análogos da L cisteína no controle de Meloidogyne exigua do cafeeiro. Valor: R$ 24.313,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / DENILSON F. OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    MELHORAMENTO DE ALFACE PARA RESISTÊNCIA MÚLTIPLA A DOENÇAS E TOLERÂNCIA AO PENDOAMENTO PRECOCE, VISANDO AOS CULTIVOS EM SISTEMA ORGÂNICO E CONVENCIONAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    BATATA DOCE, A BIOMASSA PARA O ETANOL, BIOCOMBUSTÍVEL QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    MELHORAMENTO GENÉTICO DA BATATA-DOCE PARA USOS MÚLTIPLOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA, NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL, NA AGROINDÚSTRIA E NA PRODUÇÃO DE ETANOL BIOCOMBUSTÍVEL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES MELHORADAS VISANDO A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE HORTALIÇAS EM MINAS GERAIS., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / Wilson Roberto Maluf - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    BIONEMATICIDA PARA O CONTROLE DE Meloidogyne exigua EM CAFEEIROS, Descrição: Teste em campo de isolados bacterianos após a desidratação de culturas com eficácia comprovada "in vitro".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / Denilson Ferreira Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS PARA O CONTROLE DE Meloidogyne spp., Descrição: Testes "in vitro" e "in vivo" de compostos orgânicos no antagonismo a nematoides do gênero Meloidogyne. Valor: R$ 35.085,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / DENILSON F. OLIVEIRA - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    MELHORAMENTO DE ALFACE AMERICANA PARA A RESISTÊNCIA MÚLTIPLA A DOENÇAS E TOLERÂNCIA AO PENDOAMENTO PROCOCE, VISANDO AOS CULTIVOS EM SISTEMA ORGÂNICO E CONVENCIONAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    VIABILIZAÇÃO DA BATATA-DOCE COMO ALTERNATIVA PARA A DIVERSIFICAÇÃO DE MATÉRIAS PRIMAS PARA O ETANOL BIOCOMBUSTÍVEL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    AQUISIÇÃO DE SISTEMA DE MICROSCOPIA DE EPIFLUORESCÊNCIA COM SPINNING DISK CONFOCAL E BASE PARA MICROSCOPIA LASER CONFOCAL, Descrição: A presente proposta objetiva obter recursos junto ao EDITAL PRO-EQUIPAMENTOS 01/2007 da CAPES, para aquisição de um Sistema de Microscopia de Epifluorescência com Spinning Disk Confocal e base para Microscopia Laser Confocal para o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultra-Estrutural (LME), unidade multiusuária localizada no Departamento de Fitopatologia da Ufla. Este tem atendido a 12 programas de Pós-Graduação da Ufla. Este sistema virá se juntar aos demais equipamentos da unidade permitindo dar mais um passo na consolidação do Laboratório como um centro de referência multiusuária na área de microscopia na Ufla e região. Também irão contribuir para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível e para o aumento do número de publicações de qualidade, o que irá colaborar para a melhoria dos conceitos dos programas de pós-graduação da Universidade. Valor: R$ 165.908,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador / RICARDO MAGELA DE SOUZA - Integrante / LUDWIG H. PFENNING - Integrante / JOSE DA CRUZ MACHADO - Integrante / ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    OBTENÇÃO DE CULTIVARES MELHORADAS DE BATATA-DOCE APROPRIADAS A PRODUÇÃO DE ETANOL BIOCOMBUSTÍVEL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Integrante / Wilson Roberto Maluf - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    AMINOÁCIDOS, ALCALÓIDES E ANÁLOGOS PARA O CONTROLE DE FITONEMATÓIDES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    EXTRATOS DE PLANTAS PARA O CONTROLE DO NEMATOIDE DAS GALHAS DO CAFEEIRO (Meloidogyne exigua Goledi)., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    MELHORAMENTO DE ALFACE DE FOLHAS CRESPAS SOLTAS PARA RESISTÊNCIA AO MILDIO (Brenia lactucae), AOS NEMATOIDES DAS GALHAS E TOLERÂNCIA AO FLORESCIMENTO PRECOCE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES ÓTIMAS DE PRESERVAÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS ANTAGÔNICAS A NEMATOIDES POR LIOFILIZAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    SUBSTÂNCIAS DE ORIGEM NATURAL PARA O CONTROLE DO NEMATOIDE DAS GALHAS E DO BICHO-MINEIRO DO CAFEEIRO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    OBTENÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJÃO-VAGEM RESISTENTES AO NEMATOIDES DE GALHAS Meloidogyne incognita raça 3, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    MELHORAMENTO GENÉTICO DE HORTALIÇAS-FRUTOS VISANDO À RESISTÊNCIA A ESTRESSES BIÓTICOS E ABIÓTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo Campos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia, UFLA. , Campus Universitário, ---, 37200-000 - Lavras, MG - Brasil - Caixa-postal: 3037, Telefone: (35) 38291469, Ramal: 1469, Fax: (35) 38291283

Experiência profissional

1973 - Atual

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/1979

    Direção e administração, Laboratório de Nematologia.,Cargo ou função, Chefia.

  • 06/1973

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitopatologia Geral, Fitopatologia Aplicada

  • 01/1973

    Ensino, Agronomia (Fitopatologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Nematóides de Plantas Cultivadas, Doenças e Pragas no Cafeeiro, Métodos e princípios em fitopatologia

  • 01/1973

    Serviços técnicos especializados , Conselho Departamental.,Serviço realizado, Membro.

  • 01/1988

    Direção e administração, Conselho Departamental.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/1973

    Direção e administração, Congregação.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/1991

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1988

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função

  • 01/1979

    Direção e administração, Conselho Departamental.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/1979

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1973

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia, Laboratório de Fitopatologia.,Cargo ou função, Chefia.

  • 01/1973

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Suplente de Chefia.

  • 01/1973

    Direção e administração, Departamento de Fitopatologia.,Cargo ou função, Secretário do Departamento.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)