Danielle Muller de Andrade
Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora da EBTT no IFSul/CaVG e da Especialização em Esporte Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos do IFSul/Pelotas. Pesquisadora do grupo CEAMECIM- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas no campo da Educação, Educação Física, Educação Ambiental e Educação Estético-Ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 07/03/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Ambiental
2017 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Cúpula geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental
Elisabeth Brandão Schmidt. Palavras-chave: Cúpula Geodésica; Educação Estético-Ambiental; Ensino Formal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Mestrado em Educação Física
2009 - 2011
Universidade Federal de Pelotas
Título: Caracterização dos professores de Educação Física que trabalham com esporte extraclasse: motivações, trajetórias, saberes e identidades,Ano de Obtenção: 2011
Prof. Dr. Flávio Medeiros Pereira.Palavras-chave: identidade; saberes docentes; motivação docente; esporte extraclasse; trajetórias docentes.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação Física , Corpo e Qualidade de Vida
2003 - 2004
Universidade Federal de Pelotas
Título: Perfil dos professores de hidroginástica da cidade de Pelotas-RS
Orientador: Prof. Dr. Telmo Pagana Xavier
Formação complementar
2021 - 2021
ÁRVORES COMPANHEIRAS: A POTÊNCIA DE EXPERIMENTOS MULTIESPÉCIES PARA ABRIR N. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2021 - 2021
FEPAE - Como gerar impacto com a sua publicação?. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2020 - 2020
Formação continuada de servidores em Tecnologias digitais e metodologias a:. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSUL, Brasil.
2014 - 2014
Estilos de vida sustentável. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2014 - 2014
Sustentabilidade na Administração Pública. (Carga horária: 12h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2014 - 2014
Educação Física EScolar: lutas, ginásticas e atividades de aventura. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Punhobol. (Carga horária: 8h). , INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, IFSUL, Brasil.
2013 - 2013
Educação a Distância: O que é e como se faz? (EAD). (Carga horária: 95h). , INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, IFSUL, Brasil.
2012 - 2013
Aluna especial no programa de doutorado em Educação Ambiental. , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Comunicative English Program. (Carga horária: 40h). , Instituto Yazigi, RS, YAZIGI, Brasil.
2011 - 2011
Esporte de Aventura como produto turístico. (Carga horária: 10h). , Escola Superior de Educação Física, ESEF, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Esporte Educacional. (Carga horária: 40h). , Instituto Esporte & Educação, IEE, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Esporte Educacional. (Carga horária: 16h). , Instituto Esporte & Educação, IEE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação ambiental.
Organização de eventos
ANDRADE, D. M. . 2 Congresso Científico Internacional da RedeCT. 2021. (Congresso).
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; GUIMARAES, M. ; MENDES, V. R. ; SINOTI, D. A. ; COSTA, J. B. B. . Roda de conversa "Educação Física Escolar na pandemia: trabalho docente, currículo e aprendizagens. 2020. (Outro).
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; GUIMARAES, M. ; WURDIG, R. ; ROSSETO JUNIOR, A. . Roda de conversa "O ser e o estar na Pós-Graduação em tempo de pandemia". 2020. (Outro).
Participação em eventos
16ª Feira de Inovação Tecnológica. Minha Tese em 180 Segundos. 2021. (Feira).
2 Fórum Virtual Colaborativo: aproximando a Educação Física nos Institutos Federais. 2021. (Outra).
30 anos Design IFSul- Ciclo de palestras e oficinas.Educação Física, Corpo e Meio Ambiente. 2021. (Outra).
40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação - ANPEd.ENTRE BAMBUS E AFETOS: A CÚPULA GEODÉSICA POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL. 2021. (Outra).
II Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - UNISC, Pesquisando com Paulo Freire. 2021. (Outra).
I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica. 2021. (Seminário).
Paulo Freire Centennial - 7 Talks in preparation for de next 100 years. 2021. (Outra).
Workshop "O ser e estar de proessoras em tempos de atividades remotas".O ser e estar de professoras em tempos de atividades remotas. 2021. (Outra).
XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e III Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - III MOLA. 2021. (Encontro).
XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e III Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - III MOLA.Trilhas virtuais e Educação Estético-Ambiental: uma proposta pedagógica no Ensino Técnico de Nível Médio. 2021. (Encontro).
XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e III Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - III MOLA.Trilhas virtuais e Educação Estético-Ambiental: um projeto de pesquisa interinstitucional. 2021. (Encontro).
XIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e III Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - III MOLA.EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: ROMPER COM REPRESENTAÇÕES SIMPLISTAS DA CRISE CLIMÁTICA É UMA TAREFA NECESSÁRIA!. 2021. (Encontro).
A questão ambiental e a Covid-19. 2020. (Seminário).
Ciclo de Debates Paulo Freire e o Brasil: educação popular na pandemia. 2020. (Outra).
Compartilhando Experiências e Estratégias no Ensino Superior Remoto. 2020. (Outra).
Conversas que transformam: congresso digital para educadores. 2020. (Congresso).
Diálogos sobre Inclusão na Educação Profissional: Experiências e Perspectivas. 2020. (Outra).
Educação Ambiental: rumo a novos tempo. 2020. (Outra).
Estabilidade emocional na Pandemia, O que fazer?. 2020. (Outra).
I Colóquio de Formação Docente. 2020. (Outra).
I Encontro Nacional Movimentos Docentes. 2020. (Encontro).
II Web Seminários Interdisciplinares: edição Paulo Freire e I Jornada Freireana. 2020. (Seminário).
Iniquidades sociais e atividade física antes e durante a pandemia. 2020. (Outra).
Intersaberes da Educação Fisica. 2020. (Outra).
Intersaberes da Educação Física. 2020. (Outra).
IV Encontro de Saberes Inclusivos. 2020. (Encontro).
IV Seminário Virtual Internacional do grupo de estudos e pesquisas ?EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E MUNDO DO TRABALHO?. 2020. (Seminário).
IX Colóquio Internacional de Políticas Públicas e Práticas Curriculares. 2020. (Outra).
Live Profissão Docente. 2020. (Outra).
Meditação na Educação Física Escolar. 2020. (Outra).
Mesa Redonda: Influência da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Física Escolar. 2020. (Outra).
Novos rumos para o Qualis?. 2020. (Outra).
O Espaço Escolar rumo a novos tempos - Educação Ambiental: diálogos para um ambiente educacional transformador. 2020. (Outra).
O ser e o estar na Pós-Graduação em Tempo de pandemia.O ser e o estar na Pós-Graduação em tempo de pandemia. 2020. (Outra).
Palestra On Line - LIVE com Ricardo Antunez_ a precarização do do trabalho docente. 2020. (Outra).
Rede Federal em Foco: Educação e pedagogia em Cuba pós-revolução de 1959: Possíveis contribuições para a Rede Federal. 2020. (Outra).
Rede Federal em Foco - Escola pública e pobreza no Brasil. 2020. (Outra).
VII Ciclo de Palestras Ambientais_ Atuação da Gestão e da Educação Ambiental em tempos de pandemia.Trilhas sustentáveis. 2020. (Outra).
V Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas. 2020. (Seminário).
XII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e II Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - II MOLA.avaliadora de trabalhos. 2020. (Encontro).
XII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e II Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - II MOLA. 2020. (Encontro).
XII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e II Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental - II MOLA.GT7 Formação de Educadores Ambientais. 2020. (Encontro).
XI Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental,. 2019. (Encontro).
XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Tema: Democracia e Lutas Sociais: denúncias e anúncios.Espaço educador sustentável: uma experiência coletiva na e da escola. 2019. (Outra).
II Seminário Internacional Elogio da Escola. 2018. (Seminário).
X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental.Espaço Educador Sustentável ? Cúpula Geodésica da Escola Santa Rita ? Pelotas, RS. 2018. (Encontro).
X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental.Cúpula Geodésica e Educação Estético-Ambiental: reflexões sobre o ambiente escolar. 2018. (Encontro).
X Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental.Pistrak e a escola politécnica: contribuições à Educação Ambiental. 2018. (Encontro).
XII Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos: em busca da escola ideal. 2018. (Congresso).
IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambinetal.Cúpula Geodésica e a ambientalização das Instituições de Ensino: o estado da arte. 2017. (Encontro).
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental.Cúpula Geodésica: uma proposta transdiciplinar. 2017. (Outra).
VI Extremos do Sul. 2017. (Outra).
XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Práticas Socioambientais: uma experiência de ensino e pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tencológica. 2017. (Outra).
12 Congresso Internacional de Ciência e Tecnologias na Educação. Educação Ambiental e Inclusão social no CaVG/IFsul. 2016. (Congresso).
12 Congresso Internacional de Ciência e Tecnologias na Educação. 2016. (Congresso).
Seminário Ambientalização Curricular Potencialidades e Desafios. 2016. (Seminário).
4ª Mostra de Extensão e Cultura do IFSul.Mediadora de Mesa de Troca de Experiências de Extensão. 2015. (Outra).
II Seminário Interno da Educação Física. 2014. (Seminário).
IV Extremos do Sul - Educação Física: digressões, controvérsias e perspectivas. 2014. (Outra).
XXXIII Simpósio Nacional de Ginástica. 2014. (Simpósio).
I Workshop de Punhobol Escolar do IFSul- Campus Camaquã. 2013. (Outra).
V Encontros e Diálogos coma Educação Ambiental. 2013. (Encontro).
V Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental - V EDEA. 2013. (Encontro).
II Forum Nacional de Políticas Públicas de Educação Física, esporte e lazer dos Institutos Federais. 2012. (Outra).
I Seminário Interno de Educação Física do IFSul. 2012. (Seminário).
II Congresso Internacional de Educação Ambiental e VI Seminário Municipal do meio Ambiente. Gerenciamento do resíduos em escola agrícola: mudanças de paradigma. 2011. (Congresso).
II Congresso INternacional de Educação Ambiental e VI Seminário Municipal do Meio Ambiente. 2011. (Congresso).
II Encontros e Diálogos em Educação Ambiental.Ecoturismo no interior da cidade de Pelotas - RS. 2011. (Encontro).
VI CBAA - Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. 2011. (Congresso).
XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
3 Seminário de Pesquisa Qualitativa: Pesquisa e Formação de Professores. 2010. (Seminário).
Fórum Estadual de Pesquisas em PROEJA. 2010. (Outra).
III Congresso Internacional de Educação - Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Saberes e Identidades do Professor. 2009. (Congresso).
VI Ciência e Cultura.A importância da formação do professor de hidroginástica. 2009. (Outra).
VI Ciência e Cultura.Percepção dos alunos do IF Sul-rio-grandense de Pleotas sobre a prática de esportes. 2009. (Outra).
VI Ciência e Cultura.Saberes docentes e desenvolvimento de habilidades motoras: teoria X prática. 2009. (Outra).
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados. Trajetória e Identidade docente: um estudo a partir do Currículo Lattes. 2009. (Congresso).
8 Encontro sobre o Poder Escolar. 2008. (Encontro).
XXVII Simpósio Nacional de Educação Física. 2008. (Simpósio).
XXVI Simpósio Nacional de Educação Física. 2007. (Simpósio).
1 Encontro Gaucho de Esportes para Crianças e Jovens. 2004. (Encontro).
Encontros de Formação pedagógicas da área da Educação Física Escolar. 2004. (Encontro).
Seminário: A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).
Seminário: A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).
Seminário: A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).
XXIII Simpósio Nacional de Educação Física. 2004. (Simpósio).
XXII Simpósio nacional de educação Física. 2003. (Simpósio).
4 Meeting Sports/Fitness & Fisioterapia. 2000. (Outra).
6ª Convenção de Fitness e Atividades Físicas. 1999. (Outra).
Curso de personal training. 1999. (Outra).
5ª Convenção GF de Fitness e Atividades Físicas. 1998. (Outra).
Curso de Afro-aeróbica e Personal Training. 1998. (Outra).
1 Convenção Fitness in Santa Maria. 1997. (Outra).
II Encontro de Educação Física, Esportes , Dança e Recreação. 1996. (Encontro).
1 Congresso Internacional de Atividades Físicas do Mercosul. 1995. (Congresso).
Convenção Reebock University / Fitness Brasil. 1995. (Outra).
7ª Jornada Paranaense de Educação Física. 1994. (Outra).
9 Congresso Internacional de Educação Física, Desporto e recreaçãp. 1994. (Congresso).
Curso de Hidroginástica - Novas Tendências dos Exercícios Aquáticos. 1994. (Outra).
XVI Semana Acadêmica. 1994. (Outra).
1 Workshop Festival Fitness. 1993. (Outra).
6ª Jornada Paranaense de Educação física. 1993. (Outra).
Curso de Atualização em Ginástica de Academia. 1993. (Outra).
13 Simpósio Nacional de Pelotas. 1992. (Simpósio).
Curso de Atualização em Natação. 1992. (Outra).
Mini curso de volibol. 1992. (Outra).
12 Simpósio Nacional de Pelotas. 1991. (Simpósio).
I Semana Acadêmica da Área da Saúde e XIII da educação Física. 1991. (Outra).
11 Simpósio Naciolnal de Ginástica. 1990. (Simpósio).
10 Simpósio Nacional de Ginástica. 1989. (Simpósio).
Curso de Daças Gauchas Cultuadas - teoria e prática. 1986. (Outra).
Participação em bancas
FERNANDES, C. M. B.; MENDES, V. R.;ANDRADE, D. M.. A Educação Física e as atividades extraclasse na formação omnilateral dos estudantes do IFSul/Pelotas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
SOUZA, M. A. S.;ANDRADE, D. M.; MOREIRA, L. P. B.. As relações das atividades físicas com a formação do sujeito ecológico. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
SOUZA, M. A. S.;ANDRADE, D. M.. A importância da inteligência emocional na Educação Infantil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.; CASSANA, F.; HARTWIG, M.. Geodésica: inserção de práticas de educação ambiental como ferramenta na construção do conhecimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Profissional com habilitação p Docência do IFSul) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.. O olhar do aluno sobre a escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ANDRADE, D. M.. A influência da música na aprendizagem da língua espanhola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.. Uso das mídias impressa, computador e vídeo no ensino e aprendizagem de estudantes do 1° ano da escola municipal de ensino fundamental Cecília Meireles. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ANDRADE, D. M.. Aprendizagem por projetos na educação profsssional: Produção e autoria através da convergência de eixos tecnológicos da informação e comunicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ANDRADE, D. M.. As variações sociolinguísticas no meio impresso e na radiodifusão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ANDRADE, D. M.; LEAL, E. M.. O uso da informática e do livro didático pelos professores de física do 3 ano na Escola Média Estadual Jacinto Inácio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.; KREMER, M. M.. Utilização do vídeo e a internet, auxiliados da música para despertar interesse pelos estudos dos alunos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.; BORDINI, A.. Uma abordagem de ensino e a aprendizagem de história através da mídias: blog e jornal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.; KREMER, M. M.. A literatura e o vídeo na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense.
ANDRADE, D. M.. BANCA (MESA DE AVALIAÇÃO) EM SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE ARTIGOS APROVADOS. 2021.
ANDRADE, D. M.; ALQUATTI, P. M. O.; GUTIERREZ, F. J.. Concurso Cultural para os uniformes das equipes esportivas do Campus Pelotas- Visconde da GRaça. 2013. Instituto Federal Sul-rio-grandense-campus Pelotas-Visconde da Graça.
ANDRADE, D. M.. Banca examinadora dos trabalhos Desenvolvidos na Disciplina de Práticas Socioambientais do CaVG. 2013. Instituto Federal Sul-rio-grandense-campus Pelotas-Visconde da Graça.
ANDRADE, D. M.; MONTIEL, F. C.; MORAES, M. L. B.; DUMMER, L. H.. Seleção para professor substituto. 2012. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
Comissão julgadora das bancas
PEREIRA, F. M.;SCHILD, J. F. G.AFONSO, M. R.; KRUG, H. N.. Perfil dos professores que trabalham com esporte extraclasse: motivações, trajetórias, saberes e identidades.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.
SCHILD, J. F. G.; NUNES, V. G. S.; XAVIER, T. P.. Perfil dos Professores de Hidroginástica na cidade de Pelotas - RS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.
NUNES, V. G. S.; SCHILD, J.F.G.; XAVIER, T. P.. PERFIL DOS PROFESSORES DE HIDROGINÁSTICA DA CIDADE DE PELOTAS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física E Promoção da Saúde) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUG, H. N.; PEREIRA, F. M.; AFONSO, Mariângela da Rosa; SCHILD, J. F. G.. Perfil dos professores que trabalham com esporte extraclasse: motivações, trajetórias, saberes e identidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.
PEREIRA, F. M.;KRUG, H. N.; SCHILD, J. F. G.; AFONSO, Mariângela da Rosa. A motivação dos professores que trabalham com esporte extraclasse: trajetórias, saberes e identidade(s). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.
PEREIRA, F. M.SCHILD, J. F. G.AFONSO, M. R.KRUG, H. N.. Perfil dos professores que trabalham com esporte extra classe: motivações, trajetórias, saberes e identidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas.
SCHMIDT, E. B.;GALIAZZI, M. C.; CRIVELLARO, C. V. L.; ESTEVEZ, P. R.;SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula; MARCOMIN, F. E.. Cúpula geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
SCHMIDT, E. B.;GALIAZZI, M. C.; GARCIA, N. M.; ESTEVEZ, P. R.;SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula; MARCOMIN, F. E.; CRIVELLARO, C. V. L.. Cúpula Geodésica: uma experiência em Educação Estético-ambiental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
SCHMIDT, E. B.;GARCIA, N. M.; FREITAS, D. P. S.; RODRIGUEZ, P. R. E.; CRIVELLARO, C. V. L.; MARCOMIN, F. E.. Cúpula Geodésica: Uma experiência em Educação Estético-Ambiental. 2018.
SCHMIDT, E. B.; GALIAZZI, M. C.; GARCIA, N. M.; MARCOMIN, F. E.; RODRIGUES, P. R. E.;CRIVELLARO,C.V.L. Cúpula Geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
SCHMIDT, E. B.; GARCIA, N. M.; GALIAZZI, M. C.; FREITAS, D. P. S.; MARCOMIN, F. E.; RODRIGUES, P. R. E.;CRIVELLARO,C.V.L. Cúpula Geodésica: Uma Experiência Estético-Ambiental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
RODRIGUEZ, P. R. E.; SCHMIDT, E. B.; GALIAZZI, M. C.; CRIVELLARO, C. V. L.; FREITAS, D. P. S.; GARCIA, N. M.;MARCOMIN, F. E.. Cúpula geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
SCHMIDT, E. B.; GALIAZZI, M. C.;MARCOMIN, F. E.; FREITAS, D. S.; GARCIA, N. M.. Cúpula Geodésica: uma experiência em Educação Estético-Ambiental. 2018.
SCHMIDT, ELISABETH B.; GARCIA, N. M.; GALIAZZI, M. C.; FREITAS, D. P. S.; MARCOMIN, F. E.; RODRIGUES, P. R. E.; CRIVELARO, C. V. L.. Cúpula geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
SCHMIDT, ELISABETH BRANDÃO; GARCIA, N. M.; GALIAZZI, M. C.; FREITAS, D. P. S.; MARCOMIN, F. E.; RODRIGUES, P. R. E.; CRIVELARO, C. V. L.. CÚPULA GEODÉSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Orientou
O vídeo e o facebook como agentes socializantes na educação de jovens e; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
As mídias intermediando as dificuldades no ensino/aprendizagem da leitura e escrita; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Reconstrução de uma litoteca com auxílio da tecnologia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
As mídias intermediando as dificuldades no ensino/aprendizagem da leitura e da escrita; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Sensibilizando sobre o descarte correto do lixo a partir do uso da mídia impressa e da internet; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
A utilização de mídia impressa e vídeo nas séries iniciais do ensino fundamental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O impacto do uso das mídias no relacionamento família escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Integração da narrativa fílmica e do livro para a formação do leitor; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Limites e potencialidades do uso de mídias no ensino de história; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Contribuições das mídias e tecnologias na educação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O uso do software educativo na prática pedagógica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Tecnologias e educação: contribuições do google drive no processo ensino aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O uso do blog e mídias impressas para estimular a leitura e escrita nas séries iniciais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Diferença no desempenho dos alunos em relação às aulas ministradas com o uso das TICS e aulas sem o uso das mesmas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O uso pedagógico de mídias na alfabetização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O USO DO VÍDEO E INTERNET NO ENSINO?APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O USO DAS MÍDIAS NA PRODUÇÃO DE TEXTO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA:; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA ESPANHOLA COM O AUXÍLIO DO RÁDIO E DA MÍDIA IMPRESSA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
A MIDIA IMPRESSA E O RADIO AUXILIANDO NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS QUANTO A COLETA SELETIVA DE LIXO NA ESCOLA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Midias na Educa) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Música e o uso da tv e vídeo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Coleta seletiva no meio ambiente; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Informando a comunidade sobre os malefícios provocados pelo tabagismo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
percepção dos futuros gestores ambientais sobre o uso de trilhas para a promoção da educação ambiental; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) - IFSUL Câmpus Pelotas Visconde da Graça; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Utilização da bicicleta em deslocamentos diários por participantes do grupo de pedalada Pedal Domingueira; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) - IFSUL Câmpus Pelotas Visconde da Graça; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
utilização de Trilhas como ferramenta para educação ambiental; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal Sul-rio-grandense-campus Pelotas-Visconde da Graça; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Capturando vida: levantamento qualitativo da avifauna presente no Campus pelotas-Visconde da Graça; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal Sul-rio-grandense-campus Pelotas-Visconde da Graça; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
ATIVIDADES ECOTURÍSTICAS E TURISMO DE AVENTURA: UMA ANÁLISE DAS EMOÇÕES ENVOLVIDAS NA PRÁTICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Danielle Müller de Andrade;
Foi orientado por
Perfil dos professores que trabalham com esporte extraclasse: motivações, trajetórias, saberes e identidades; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Flávio Medeiros Pereira;
CÚPULA GEODÉSICA: UM LUGAR POTENCIALIZADOR DA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ; Orientador: Elisabeth Brandão Schmidt;
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . A Educação Estético-Ambiental na construção de uma cúpula geodésica: trabalho coletivo, participativo e integrador. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-12, 2021.
-
MONTIEL, F. C. ; ROSSETO JR., A. J. ; ANDRADE, D. M. ; AFONSO, M. R. . PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46, p. 1-17, 2021.
-
ANDRADE, Danielle Müller de ; MONTIEL, Fabiana Celente ; GUIMARÃES, MÁRCIA REJANE VIEIRA . Educação física, formação continuada e Paulo Freire: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota. Teias (Rio de Janeiro) , v. 22, p. 217-231, 2021.
-
OLIVEIRA, LARISSA RODRIGUES DE ; ANDRADE, Danielle Müller de ; Schmidt, Elisabeth Brandão ; MONTIEL, Fabiana Celente . O Projeto Cirandar na formação docente: Registros formativos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e19410514863, 2021.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Educação Estético-Ambiental e Cúpula Geodésica: conexões pedagógicas. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 37, p. 145-165, 2020.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; MONTIEL, F. C. . A utilização do Software NVivo como ferramenta auxiliar da organização de informações na análise textual discursiva. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA , v. 8, p. 948-970, 2020.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; MONTIEL, F. C. ; ZITZKE, V. A. . Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 6, p. 1-17, 2020.
-
JARDIM, DANIELE BARROS ; SOUZA, ANDRESSA QUEIROZ ; DE ANDRADE, DANIELLE MÜLLER . Pistrak e a escola politécnica: contribuições à Educação Ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 6, p. 1-14, 2020.
-
ANDRADE, Danielle Müller de ; Schmidt, Elisabeth Brandão . OS LUGARES, O PERTENCIMENTO E A AMBIENTALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul) , v. 13, p. 71-87, 2019.
-
MONTIEL, F. C. ; THEIL, L. Z. ; SILVA, P. R. L. ; ANDRADE, D. M. . Transformações em movimentos: um olhar para a s políticas públicas educacionais do Ensino Médio. Interfaces: Educação e Sociedade , v. 1, p. 65-82, 2016.
-
MONTIEL, F. C. ; SILVA, P. R. L. ; ANDRADE, D. M. . Políticas Públicas em Educação - Foco no Ensino Médio. Revista Didática Sistêmica , v. 16, p. 347-361, 2014.
-
NASCIMENTO, D. E. ; Silvia Teixeira de Pinho ; ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. . A percepção dos alunos em relação ao esporte escolar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 147, p. 1-4, 2010.
-
ANDRADE, D. M. ; RODRGUES, C.N. ; MONTIEL, F. C. ; NASCIMENTO, F. M. ; SANTOS, L. L. ; AFONSO, M. R. . O perfil dos docentes da ESEF/UFPel atraves do Currículo Lattes. Revista Didática Sistêmica , v. esp., p. 165-177, 2010.
-
NASCIMENTO, F. M. ; SANTOS, L. L. ; ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; AFONSO, M. R. ; CHIVIACOWSKY, S. . Saberes mobilizados no desenvolvimento das habilidades motoras básicas na Educação Física escolar. Revista Didática Sistêmica , v. Esp, p. 234-246, 2010.
-
AFONSO, M. R. ; MONTIEL, F. C. ; NASCIMENTO, F. M. ; ANDRADE, D. M. ; SANTOS, L. L. ; PEREIRA, F. M. . Universidade e educação física:um estudo dos grupos de pesquisa da ESEF/UFPel. Educação (Rio Claro. Online) , v. 20, p. 93-94, 2010.
-
Silvia Teixeira de Pinho ; ANDRADE, D. M. . Perfil dos professores de Hidroginástica da cidade de Pelotas, RS. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 137, p. 1, 2009.
-
ORSATTO, A. (Org.) ; ANDRADE, D. M. (Org.) ; CORLETT, F. M. F. (Org.) . Meio ambiente e agroecologia: Estudo realizados nas práticas socioambientais. 1. ed. Pelotas: Editora e Cópias Santa Cruz, 2015. v. 1. 404p .
-
ANDRADE, D. M. ; ORSATTO, A. (Org.) ; SCHIAVON, G. A. (Org.) ; LAROQUE, M. F. (Org.) . Práticas socioambientais: Estudos Interdisciplinares em Agroecologia e Saúde. 1. ed. Pelotas: Editora e Cópias Santa Cruz, 2014. v. 1. 185p .
-
MONTIEL, F. C. ; ANDRADE, D. M. . Trilhas virtuais no Ensino Médio Integrado: uma experiência pedagógica em Educação Física escolar. In: Daniel Teixeira Maldonado; Maria Eleni Henrique da Silva; Raphaell Moreira Martins. (Org.). Educação Física escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica. sned.Curitiba: Editora CRV, 2022, v. 47, p. 1-270.
-
MONTIEL, Fabiana Celente ; ANDRADE, Danielle Müller de ; Zitzke, Viviane Aquino . ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO. In: Diogo Luiz Lima Augusto; Roger Goularte Mello. (Org.). História da educação: aportes teóricos em interlocução. s/ned.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021, v. , p. 226-239.
-
MONTIEL, Fabiana Celente ; ANDRADE, Danielle Müller de . Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física - uma experiência no IFSUL. Tecnologias educacionais: uma abordagem contemporânea. 1ed.Maringá, PR: Uniedusul Editora, 2020, v. , p. 132-141.
-
ANDRADE, Danièlle Müller de ; MONTIEL, Fabiana Celente ; Pereira, Flávio Medeiros . Motivação docente e o trabalho com o esporte extraclasse. Série Educar - Volume 46 Formação e Prática docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 46, p. 111-116.
-
ANDRADE, Danielle Müller de ; Schmidt, Elisabeth Brandão . CÚPULA GEODÉSICA E A AMBIENTALIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. In: Jorge González Aguilera; Alan Mario Zuffo. (Org.). Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 56ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. , p. 43-51.
-
SOUZA, E. A. ; ANDRADE, D. M. . Atividades Ecoturísticas e turismo de aventura: uma análise das emoções envolvidas na prática. In: Andréia Orsato; Danielle Müler de Andrade; Francisco marinaldo Fernandes Corlett. (Org.). Meio ambiente e agroecologia: Estudos realizados nas Práticas Socioambientais. 1ed.Pelotas: Editora Santa Cruz, 2015, v. 01, p. 333-361.
-
ABREU, J. A. ; ANDRADE, D. M. ; PERLEBERG, T. D. . Capturando Vida: levantamento qualitativo da avifauna presente no Campus Pelotas -Visconde da Graça. In: Francisco Marinaldo Fernandes Corlett; Gabriela lobato de Souza; Maria lúcia da Silva Monteiro. (Org.). Práticas Socioambientais: Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente. 1ed.Pelotas: Editora e Cópias Santa Cruz, 2014, v. 2, p. 43-67.
-
BITTENCOURT, G. C. ; ANDRADE, D. M. . Utilização de trilhas como ferramenta para educação ambiental. In: Francisco Marinaldo Fernandes Corlett; Gabriela lobato de Souza; Maria Lúcia da Silva Monteiro. (Org.). Práticas Socioambientais: Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente. 1ed.Pelotas: Editora e Cópias Santa Cruz, 2014, v. 2, p. 69-86.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; SCHIAVON, G. A. . Espaço educador sustentável: uma experiência coletiva na e da escola. In: XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2019, Caxias do Sul, RS. Anais do XXI Fórum de Estudos [recurso eletrônico]: leituras de Paulo Freire. Caxias do Sul: Educs, 2019. v. 3. p. 363-374.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Praticas socioambientais: uma experiência de ensino e pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande - RS. Anais do XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Rio Grande- RS: Editora da Furg, 2017.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . CÚPULA GEODÉSICA E A AMBIENTALIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O ESTADO DA ARTE. In: IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental: Educação Ambiental como espaço de resistência, 2017, Rio Grande, RS. Anais do IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental: Educação Ambiental como espaço de resitsência. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 180-188.
-
MONTIEL, F. C. ; ANDRADE, D. M. . Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de educação Física - uma experiência no IFSul. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em educação a distância, 2016. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em educação a distância, 2016.
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; PEREIRA, F. M. . Motivação dos professores de Educação Física que trabalham com o esporte extraclasse. In: XXXIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2014, Pelotas, RS. Anais do XXXIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2014.
-
SOUZA, E. A. ; ANDRADE, D. M. . Ecoturismo no interior da cidade de Pelotas. In: 3 Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e 3ª Semana do Meio Ambiente, 2011, Rio Grande. Anais do 3 Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e 3ª Semana do Meio Ambiente, 2011.
-
RODRGUES, C.N. ; NASCIMENTO, F. M. ; MONTIEL, F. C. ; SANTOS, L. L. ; ANDRADE, D. M. ; AFONSO, M. R. . Espaços de produção de pesquisa na ESEF/UFPel: um estudo focado nos diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. In: XXiX simpósio Nacional de Educação Física, 2010, Pelotas. XXIX Simpósio Nacional de Educação Física, 2010.
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; AFONSO, M. R. . Configuração dos Grupos de Pesquisa na Pós-Graduação da ESEF/UFPel. In: 3 Seminário de pesquisa Qualitativa:Pesquisa e Formação de Professores, 2010, Porto Alegre. 3 Seminário da Pesquisa Qualitativa: pesquisa e Formação de Professores, 2010.
-
NASCIMENTO, F. M. ; AFONSO, M. R. ; MONTIEL, F. C. ; SANTOS, L. L. ; ANDRADE, D. M. ; RODRGUES, C.N. . Diretório de grupos de pesquisa na Pós-graduação: um estudo da produção de conhecimento na ESEF/UFPel. In: VI Ciclo de Estudos - Educação e Filosofia: tem jogo neste campo?, 2010, Pelotas. VI Ciclo de Estudos - Educação e Filosofia: tem jogo neste campo, 2010.
-
ANDRADE, D. M. . Saberes e Identidades do Professor. In: III Congresso Internacional de Educação - Educação humanizadora e os desafios da diversidade, 2009, Santa Maria. III Congresso Internaciona de Educação - Educação humanizadora e os desafios da diversidade, 2009.
-
Silvia Teixeira de Pinho ; ANDRADE, D. M. . A Importância da Formação do Professor de Hidroginástica. In: VI Ciência e Cultura, 2009, Pelotas. Educação Física e Responsabilidade Social. Pelotas, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; NASCIMENTO, F. M. ; PEREIRA, F. M. ; AFONSO, M. R. . Trajetória Docente: o curriculo lattes em questão. In: VI Ciência e Cultura, 2009, Pelotas. Educação física e Responsabilidade Social. Pelotas, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; PEREIRA, F. M. ; SCHILD, J. F. G. ; SANTOS, L. L. ; AFONSO, M. R. ; CHIVIACOWSKY, S. . Saberes docentes e desenvolvimento de Habilidades Motoras: teoria X prática. In: VI Ciência e Cultura, 2009, Pelotas. Educação Física e responsabilidade Social, 2009.
-
ANDRADE, D. M. . Trajetória e Identidade Docente: um estudo a partir do curriculo lattes. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Educação e tecnologias: sujeitos (des)conectados, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; MONTIEL, F. C. ; SANTOS, L. L. ; CHIVIACOWSKY, S. ; AFONSO, M. R. . Conteúdos das aulas de Educação Física: uma análise a partir dos saberes docentes das práticas pedagógicas. In: XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009, Pelotas, RS. XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009.
-
MONTIEL, F. C. ; ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; PEREIRA, F. M. ; AFONSO, M. R. . Docência e identidade: coerência na trajetória profissional no ensino superior. In: XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009, Pelotas. XXVIII simpósio Nacional de Educação Física, 2009.
-
SANTOS, L. L. ; ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; NASCIMENTO, F. M. ; AFONSO, M. R. ; CHIVIACOWSKY, S. . habilidades motoras básicas - teoria e prática. In: XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009, Pelotas, RS. XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, D. E. ; Silvia Teixeira de Pinho . Instituto Esporte & Educação: Núcleo Jovem de Esporte - Pelotas. In: XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009, Pelotas. XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, D. E. ; Silvia Teixeira de Pinho . Alunos do IF-Sul Campus Pelotas: um olhar sobre o esporte. In: XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009, Pelotas. XXVIII Simpósio Nacional de Educação Física, 2009.
-
MONTIEL, F. C. ; ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; PEREIRA, F. M. ; AFONSO, M. R. . Currículo Lattes: Configuração da trajetória docente na ESEF/UFPel. In: XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. Anais do XI Encontro de Pós-Graduação, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . ENTRE BAMBUS E AFETOS: A CÚPULA GEODÉSICA POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL. In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 2021, on-line. Anais da 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 2021. p. 1-6.
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; SCHMIDT, E. B. . A Educação Estético-Ambiental no ensino formal em tempos de distanciamento social .. In: XII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental -EDEA, 2020, Rio GRande. ANAIS DO XII ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EDEA, 2020. v. 1. p. 951-955.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Cúpula Geodésica: uma proposta transdisciplinar em Educação Ambiental. In: IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Balneário Camboriú - SC. Anais do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2017. p. 624-625.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; BRISOLARA, C. V. . Educação Ambiental e Inclusão Social. In: IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Balneário Camboriú - SC. Anais do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental. São Paulo - SP: Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2017. v. 2. p. 626-627.
-
ANDRADE, D. M. ; SOUZA, E. A. . Ecoturismo e atividades de aventura no interior da cidade de Pelotas - RS. In: Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2011, Pelotas. VI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura: Esporte e Turismo: parceiros da sustentabilidade nas atividades de aventura, 2011.
-
MONTIEL, F. C. ; PEREIRA, F. M. ; AFONSO, M. R. ; ANDRADE, D. M. . Impacto das 400 Horas de Estágio curricular Surpervisonado nos Cursos de Licenciatura em Educação Física do RS. In: X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2014, Florianópolis, SC. Anais do X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2014.
-
ANDRADE, D. M. ; LEITZKE, C. P. ; NEVES, E. S. . Produção Científica no Ensino Médio: o caso da PSA. In: II Seminário Internacional de Educação Ambiental e VI Seminário Municipal do Meio Ambiente: trabalhando para a sustentabilidade, 2011, Panambi, RS. II Seminário Internacional de Educação Ambiental e VI Seminário Municipal do Meio Ambiente: trabalhando para a sustentabilidade, 2011.
-
Silvia Teixeira de Pinho ; ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, D. E. . Percepção dos alunos do IF Sulriograndense de Pelotas sobre a prática de esportes. In: VI Ciência e Cultura, 2009, Pelotas. Educação Física e Responsabilidade Social. Pelotas, 2009.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; MONTIEL, F. C. . EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: CORPOS NO CONTEXTO ESCOLAR. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL , 2022.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; MONTIEL, F. C. . EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESTÉTICO-AMBIENTAL E CÚPULA GEODÉSICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , 2022.
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; MONTIEL, F. C. . A Educação Estético-Ambiental no ensino formal em tempos de distanciamento social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, D. M. . Trilhas sustentáveis. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; SCHIAVON, G. A. . Espaço educador sustentável: uma experiência coletiva na e da escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. . Softwares de análise de dados qualitativos: aproximações com a Educação Física. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Cúpula Geodésica e Educação Estético-Ambiental: reflexões sobre o ambiente escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHIAVON, G. A. ; ANDRADE, D. M. ; ROCHA, L. F. P. ; LEAL, G. S. ; BRISOLARA, C. V. . Espaço Educador Sustentável Cúpula Geodésica da Escola Santa Rita Pelotas, RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Práticas Socioambientais: uma experiência de ensino e pesquisa na Educação Básica, Técnica e Tencológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Cúpula Geodésica: uma proposta transdisciplinar em Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. ; BRISOLARA, C. V. . Educação Ambiental e Inclusão Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, D. M. ; SCHMIDT, E. B. . Cúpula Geodésica e a ambientalização das Instituições de Ensino: o estado da arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, D. M. ; ORSATTO, A. . Oficina de Inovação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, D. M. . Análise da produção científica na disciplina de prática sócio ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, D. M. . Práticas pedagógicas na Educação Física do IFSul Campus Visconde da Graça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITZKE, C. P. ; ANDRADE, D. M. ; NEVES, E. S. . Produção Científica no Ensino Médio: o caso da PSA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; AFONSO, M. R. . Configuração dos Grupos de Pesquisa na Pós-Graduação da ESEF/UFPel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, D. M. ; MONTIEL, F. C. ; NASCIMENTO, F. M. ; SANTOS, L. L. ; RODRGUES, C.N. ; AFONSO, M. R. . Espaços de Produção de Pesquisa na ESEF/UFPel: um estudo focado nos Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPQ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MONTIEL, F. C. ; ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, F. M. ; PEREIRA, F. M. ; AFONSO, M. R. . Curriculo Lattes: configuração da trajetória docente na ESEF/UFPel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, D. M. . Trajetória e identidade docente: um estudo a partir do Currículo Lattes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, D. M. ; NASCIMENTO, D. E. ; Silvia Teixeira de Pinho . Instituto Esporte & Educação: Nucleo Jovem de Esporte Pelotas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ANDRADE, D. M. . Atividade Física para a Terceira Idade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDRADE, D. M. . Palestra na disciplina teoria e Prática pedagógica - "Avaliação Escolar". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDRADE, D. M. . Curso De Hidroginástica. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
A constituição de educadores ambientais em contextos educativos institucionalizados, Descrição: O projeto que se apresenta refere-se à investigação acerca de processos educativos e formativos em espaços onde acontece a educação formal, intentando identificar possibilidades, dificuldades e compreender concepções presentes nos processos de Educação Ambiental instaurados nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior. Agrega outros projetos afins desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa CEAMECIM ? comunidades aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática para a melhor compreensão do fenômeno em estudo. A pesquisa é qualitativa e terá o cunho hermenêutico dialético em que o caráter interpretativo crítico estará presente nas análises. Tem como objetivo compreender as condições em que se desenvolvem os processos de Educação Ambiental efetivados no ensino formal, analisando metodologias, concepções dos professores e estudantes envolvidos em tais processos. A partir dos aportes teóricos de Sauvé, Larrosa, Maturana e Varela, Luckács, Estévez, Anastasiou, entre outros, a investigação se orientará pelas seguintes questões: 1. De que forma e em que sentido os conceitos que os professores têm sobre Educação Ambiental estão implicados em suas práticas educativas? 2. Como este processo se concretiza e se evidencia no currículo? Os dados produzidos por meio de entrevistas, observações participantes, grupos focais, registros fotográficos, entre outros, serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva ? ATD, proposta por Moraes e Galiazzi e/ou outras metodologias de análise. Com os resultados da pesquisa intenta-se contribuir para a identificação de possibilidades, metodologias inovadoras, dificuldades e também para a qualificação dos processos de Educação Ambiental desenvolvidos na educação formal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danielle Müller de Andrade - Integrante / Fabiana Celente Montiel - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Coordenador / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / Michelle Coelho Salort - Integrante / Andreisa Damo - Integrante / Walter Nunes Oleiro - Integrante / Andressa Queiroz Souza - Integrante / Viviane Aquino Zitzke - Integrante / Alana Neves Pedruzzi - Integrante / Karine Ferreira Sanchez - Integrante / Lurima Estevez Alvarez - Integrante / Márcia Cristina Souza Madeira - Integrante / Pablo René Estevez Rodriguez - Integrante / Tamires Podewils - Integrante / Gessana Damasceno Gomes - Integrante / Luiza Corrêa Eloi - Integrante.
-
2021 - Atual
A EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS/AS EM MEIO AMBIENTE E EDUCADORES/AS AMBIENTAIS, Descrição: Esta pesquisa insere-se no campo da Educação Ambiental, especificamente na Educação Estético-Ambiental, a ser desenvolvida no âmbito do ensino formal, tendo como locus de investigação uma atividade pedagógica, de caráter estético-ambiental, denominada ?trilhas virtuais?. Tem como participantes professores/as e alunos/as das disciplinas Atividades Ecoturísticas do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense ? Campus Pelotas-Visconde da Graça; Educação Ambiental no Ensino Formal, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande; e Educação Física VIII, dos cursos de Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica e Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense ? Campus Pelotas. Os dados, produzidos a partir da escrita de memórias reflexivas oriundas da participação dos/as estudantes em duas trilhas virtuais, uma internacional e outra nacional, serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2011) com o auxílio do software NVivo. Os achados, decorrentes do estudo, poderão contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e sensibilizadoras que promovam reflexões estético-ambientais e a formação de potenciais educadores/as ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danielle Müller de Andrade - Coordenador / Fabiana Celente Montiel - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Integrante / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / Luciana Netto Dolci - Integrante / Narjara Mendes Garcia - Integrante / Ruani Herbertz da Silva - Integrante / Kaylane Pieper Vasconcelos - Integrante.
-
2016 - 2021
Processos formativos e perspectivas da Educação Ambiental na Educação Básica e Superior, Descrição: Investigar os processos de Educação Ambiental efetivados no ensino formal pode contribuir para se pensar em alternativas que possibilitem uma maior imersão da Educação Ambiental nas escolas e universidades. O projeto que se apresenta refere-se à investigação acerca de processos educativos e formativos em espaços onde acontece a educação formal, intentando identificar possibilidades, dificuldades e compreender concepções presentes nos processos de Educação Ambiental instaurados nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior. Agrega outros projetos afins desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa CEAMECIM ? comunidades aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/FURG e do GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI que se entrelaçam para a melhor compreensão do fenômeno em estudo. A pesquisa é qualitativa e terá o cunho hermenêutico dialético em que o caráter interpretativo crítico estará presente nas análises. Tem como objetivo compreender as condições em que se desenvolvem os processos de Educação Ambiental efetivados no ensino formal, analisando metodologias, concepções dos professores e estudantes envolvidos em tais processos. A partir dos aportes teóricos de Sauvé, Larrosa, Maturana e Varela, Luckács, Estévez, Anastasiou, entre outros, a investigação se orientará pelas seguintes questões: 1. De que forma e em que sentido os conceitos que os professores têm sobre Educação Ambiental estão implicados em suas práticas educativas? 2. Como este processo se concretiza e se evidencia no currículo? Os dados produzidos por meio de entrevistas, observações participantes, grupos focais, registros fotográficos, entre outros, serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva ? ATD, proposta por Moraes e Galiazzi e/ou outras metodologias de análise. Com os resultados da pesquisa intenta-se contribuir para a identificação de possibilidades, metodologias inovadoras, dificuldades e também para a qualificação dos processos de Educação Ambiental desenvolvidos na educação formal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Danielle Müller de Andrade - Integrante / Elisabeth Brandão Schmidt - Coordenador / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / Ivalina Porto - Integrante / Mara Lúcia Figueiredo - Integrante / Michelle Coelho Salort - Integrante / Andreisa Damo - Integrante / Alana das Neves Pedruzzi - Integrante / Wagner Passos - Integrante / Walter Nunes Oleiro - Integrante / Luciano Soares Lima - Integrante / Vanezza Papaléo - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Sul-rio-grandense-campus Pelotas-Visconde da Graça. , Av. Ildelfonso Simões Lopes, 2791, Bairro Arco Íris, 96060290 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 33095550
Experiência profissional
2021 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandenseVínculo: , Enquadramento Funcional:
2010 - Atual
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2022
Ensino, Programa de Pós- Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Estético-Ambiental no ensino formal
-
07/2019
Ensino, Especialização em Esporte Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Esporte e Meio Ambiente, Redação de textos acadêmicos
-
06/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física I; Educação Física II; Educação Física III; Atividades Ecoturísticas.
-
05/2021 - 11/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pelotas.,Cargo ou função, Presidente da comissão de reformulação do Curso de Especialização em Esporte Escolar do IFSul/Pelotas.
-
05/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Cargo ou função, Responsável pelo NUGAI ( Nùcleo de Gestão Ambiental Integrada do CaVG. POrtaria 1405/2016.
-
11/2015 - 03/2017
Direção e administração, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Cargo ou função, Responsável pela área de Educação Física e Arte - Portaria 2729/2015.
-
03/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Pelotas - Visconde da Graça, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Atividade realizada, Supervisora de dois estagiários da graduação de alunos da Escola Superior de Educação Física da UFPel.
-
03/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Cargo ou função, Núcleo de Gestão Ambiental INtegrada ( NUGAI) - Portaria 583/2016.
-
07/2011 - 07/2013
Direção e administração, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Cargo ou função, Responsável pela Área de Educação Física e Arte do Campus Pelotas - Visconde da Graça.
-
03/2013 - 06/2013
Serviços técnicos especializados , Campus Pelotas.,Serviço realizado, Tutoria no Ciclo Intermediário do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
-
08/2012 - 03/2013
Serviços técnicos especializados , Campus Pelotas.,Serviço realizado, Tutoria no Ciclo Básico do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
-
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Atividade de extensão realizada, Programa de Educação Ambiental do Campus Pelotas - Visconde da Graça.
-
04/2012 - 10/2012
Extensão universitária , Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Atividade de extensão realizada, Concurso cultural para os uniformes das equipes esportivas do Campus Pelotas - Visconde da Graça.
-
07/2011 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora dos Jogos Inter-Campi do IFSul - 2011.
-
09/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Campus Pelotas.,Serviço realizado, Tutoria no Ciclo Intermediário do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
-
05/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pelotas - Visconde da Graça.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração de um Plano de Acão para Gerenciamento de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos gerados no Campus.
-
12/2010 - 08/2011
Serviços técnicos especializados , Campus Pelotas.,Serviço realizado, Tutoria no Ciclo Básico do Curso de Especialização em Midias na Educação.
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Participante grupo pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante
Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa
Atividades
-
08/2021
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental no ensino formal
2010 - 2010
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Técnica e Tecno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2010 - 06/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2003 - 2005
Centro federal de Educacao tecnológica de pelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2003 - 04/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2009 - 2010
Instituto Esporte & EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Núcleo, Carga horária: 20
2004 - 2009
Secretária Municipal de Educação de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor II, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2003 - 04/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2005 - 2007
Prefeitura Municipal de Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor II, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2005 - 03/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2012 - 2012
Faculdades AnhangueraVínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações:
Docente da disciplina Teconologias Aplicadas ao Ensino Superior do curso de Pós Graduação em Didática e Metodologia no Ensino Superior.
1991 - 2010
Clube DiamantinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Atividades
-
08/1991 - 01/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, professora de ginástica, hidroginástica e musculação
1993 - 2002
Spieker Centro de Ginástica e Esportes ltdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora
Atividades
-
09/1993 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, professora de ginástica, natação e musculação
1992 - 1993
Escola Superior de Educação FísicaVínculo: Monitor de Rítmica I e II, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Carga horária total de 384 horas.
1990 - 1990
Escola Superior de Educação FísicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Basquete, Carga horária: 45
Outras informações:
Num total de 90 horas.
Você é Danielle Muller de Andrade?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danielle Muller de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?